o novo modelo táctico
obviamente que faz toda a diferença ter duas referências no centro do ataque, mesmo que uma dessas referências seja tudo menos um rapaz com apetite pela baliza. Num campeonato como o nosso, em que oitenta por cento das equipas joga para o pontinho quando defronta o Sporting, estaremos sempre mais perto de ganhar se tivermos quem jogue para marcar, nomeadamente se isso não acontecer em desespero e fé em Coates.
A colocação de Pote no meio campo é algo que não me incomoda frente a esses mesmos adversários (esteve nos dois primeiros golos e ainda apareceu a marcar o terceiro), mas não me parece que avançar para uma época acreditando que não precisamos compensar a saída de Ugarte seja a melhor ideia.
as saudades que nós já tínhamos de um ponta de lança
eu tinha, até porque não temos um ponta de lança a sério desde que Bas Dost foi despachado (juntamente com Raphinha), ainda antes de arrancar a época 19/20 e de trazermos reforços incríveis como Rosier, Eduardo, Rafael Camacho, Vietto, Fernando, Jesé e Bolasie.
Forte fisicamente, com perfeita noção do que deve fazer nos vários momentos do jogo (pressionar, segurar, ir para cima do adversário, abrir espaço, atacar o espaço, rematar, marcar), Gyokeres mostrou tudo aquilo que, ao longo de mais de dois anos, andaram a dizer-nos não ser preciso. Tem tudo para fazer-nos felizes várias vezes, tem tudo para tornar-se um ídolo da criançada (já tenho um pedido de camisola estampada cá em casa), só faltava ter alguém ao seu lado que o acompanhasse nessa noção do que deve fazer um ponta de lança (vejam o lance do primeiro golo, em que Paulinho faz aquela merda que quase sempre faz, não atacando a baliza, não dando uma linha de passe, ficando para trás sem sequer raciocinar que se o camarada ataca o primeiro poste ele deveria ir ao segundo).
as preocupações
Esgaio marcou, Esgaio cumpriu, Esgaio continua a não ter qualidade para ser titular do Sporting Clube de Portugal. Se conseguirmos o milagre de trazer Zanoli, ainda por cima por empréstimo com opção de compra, temos o problema da lateral direita resolvido. Se conseguíssemos trazer o André, do Fluminense, para a posição 6, então as coisas mudariam realmente de figura e as preocupações iriam ser atiradas para baixo do tapete.
26 Julho, 2023 at 17:13
Eu sei que é um reforço de “embirração” mas prefiro1000x o Trincão ao Edwards é que nem há dúvidas e se deixarem a “embirração” de lado e olharem para os numeros*, vocês sabem que tenho razão…
*Não tenho bem a certeza mas acho que são 13 golos e 4 assistências para um extremo embora não seja estratosférico não é de todo mau…
26 Julho, 2023 at 20:22
Também é a minha opinião, o Trincão acumula estatísticas com facilidade. O Edwards anda um ano inteiro para fazer um golo ou uma assistência.
26 Julho, 2023 at 20:40
Em termos de números, os dois são parecidos.
26 Julho, 2023 at 18:51
André é carta fora do baralho. Deverá ir para Inglaterra, provavelmente directamente para um grande. Fala se de 25M€.
Mas concordo a 100% com o cherba. Esgaio não tem qualidade para ser o titular do Sporting e necessitamos de um médio.
Diria mais: necessitamos de 2 médios. Colocaria o pote no lugar do Paulinho. Penso que seria uma excelente dupla, gyokeres e pote
26 Julho, 2023 at 19:47
Por acaso até prefiro o Pote no meio campo além de marcar golos faz assistências NINGUÉM no SCP consegue meter bolas como ele
26 Julho, 2023 at 20:03
Se faz assistências no meio, ainda fará mais se jogar perto da área.
27 Julho, 2023 at 0:26
Ele é um 10 á antiga é centro campista que inventa, marca e assiste e a não ser que comece as jogadas, tabele com ele mesmo e depois marque é muito melhor para a equipa jogar como o médio mais avançado do que como avançado mesmo, porque no Sporting actual ninguém consegue “imaginar” jogadas como ele logo se o colocas a avançado perdes meio Pote…
26 Julho, 2023 at 20:13
Eu compreendo. Claro que em certos momentos do jogo dá jeito a qualidade do pote naquela posição, mas preferia um jogador mais intenso num meio campo a dois
27 Julho, 2023 at 0:27
O “intenso” tem de ser o outro que por acaso…não temos!!!
26 Julho, 2023 at 19:54
Primeiras indicacoes de Gyokeres deixam as expectativas la em cima. Poderá ser um grande reforco.
Esperemos que nao perca a intensidade assim que for se adaptando ao tugao… Coisa ja vista em muitos e muitos jogadores que quando chegam tem uma pedalada bem acima dos demais…
26 Julho, 2023 at 20:44
Paulinho: 417 jogos 136 golos na carreira, média 0.32.
Apenas a jogar pelo Sporting
Hernán Barcos 0 / 8 = 0.00
Tiago Tomas 9 / 66 = 0.14
Hélder Postiga 18 / 113 = 0.16
Paulinho 32 / 98 = 0.32
Beto Acosta 26 / 63 = 0.41
Ricky Van Wolfswinkel 45 / 88 = 0.51
Liedson 163 / 299 = 0.55
Bas Dost 93 / 127 = 0.73
Jardel 60 / 57 = 1.05
2 anos e meio cumpridos faltam mais 3 anos até terminar o contrato.
Paulinho está em linha com a média da sua carreira. Entre um Postiga e um Acosta parece me mais razoável do que o pior de sempre.
Não quero estragar o ambiente mas a mesma lista para troncos e vedetas dos nossos rivais devia dar uns números interessantes.
26 Julho, 2023 at 20:53
Problema do Paulinho, é o preço e até á época passada, todo o jogo ofensivo acabar no Paulinho, que nunca foi um goleador.
Parece-me correto dizer agora, que o Gyo ou um jogador com mais golo, já devia ter chegado o ano passado.
O Paulinho nunca foi nem nunca será um goleador.
Nunca mostrou nada para valer o que valeu, no máximo uns 8M, olhando para o que mostrou em Braga.
Ainda ontem tem um lance isolado e quase pede licença para rematar.
Podes pedir ao Paulinho pressão aos centrais, puxar os centrais para abrir espaço, vir buscar jogo, jogar nos apoios, o jogador que tem uma componente fisica interessante, não se lesionada e corre os 90 minutos atrás da bola.
Agora pedir coisas á Liedson ou á Bas Dost, nunca vamos sair disto, porque ele não é esse jogador nem nunca o vai ser.
Por isso nunca se devia ter dado o que se deu, nem nunca se devia achar que ele devia ser a única arma do ataque.
Mal a estrutura e mal o RAmorim.
26 Julho, 2023 at 21:11
Tenho essa listagem e posso dizer que estas redondamente enganado. O joao paulo esta mesmo nos piores.
Nunca podes fazer a estatistica pelo numero de jogos, tens que fazer pelos minutos jogados.
Pelos minutos jogados, numa lista de 20 e tal nomes (avancados do sec xxi) o joao paulo esta muito mas muiiiitooooo ca em baixo. Pior que os kutuzovs desta vida.
Ps. A lista contemplava somente jogadores com mais de 1000 minutos jogados.
27 Julho, 2023 at 2:35
Isso é uma lista muito interessante. Concordo que pode ser feita melhor análise com outras ideias. Percentagem de vitórias com e sem X. Ao fim de 100 jogos vêem se coisas.
Queres publicar só a lista ordenada?
O Paulinho entre os piores. Espanta me menos do que pensava.
26 Julho, 2023 at 22:19
Eu cá acho que o problema não é o Paulinho não ser um goleador. Nem são os números.
O problema é tão somente não ter qualidade de jogador para o Sporting.
Ver o jogo de ontem e comparar as ações de Paulinho e as de Gyokeres. É noite e dia e ainda só se viu um jogo do sueco!
Eu reconheço todo o esforço do.mundo ao Paulinho, mas não dá! Se calhar a praia dele são clubes mais pequenos onde não tem pressão para marcar/jogar bem!!
26 Julho, 2023 at 22:45
Completamente
26 Julho, 2023 at 23:29
Exatamente.
Aquela perdida, isolado mesmo frente ao G.R. é um belo exemplo de como o rapaz, pode ter jeito para tudo, menos para PdL, um PdL é um verdadeiro matador, um verdadeiro “assassino”, o rapaz isolado, deixou ainda os dois defesas ganharem-lhe corrida e desviarem a bola, quando ele, depois de lhe terem metido a bola em profundidade e isolá-lo e sabendo que vinha a ser perseguido por dois adversários, só tinha que resolver rápido o lance e “matar” a jogada rápido, não o fez, olhou, contemporizou e quando ia para rematar, já não tinha o pão na boca.
Essa jogada define, criteriosamente, que o rapaz Paulinho, nasceu para tudo menos para PdL, para mim, para jogador também não, quem eu punha a jogar com Gyokeres era sempre o Pote, um pouquinho mais atrás que o sueco, pró lances a desmarcar colegas e mesmo a finalizar também.
Mas isso, era eu, treinador de meia tigela.
26 Julho, 2023 at 23:44
Eu até admito, nessa jogada, o Paulinho rematar contra o G.R., porque os G.R. estão lá também para defenderem, ou até rematar ao lado, nem todas que se rematam entram, agora, isolado uns 4 ou 5 metros em corrida, e deixar-se antecipar por quem vinha atrás, não compreendo, o tal instinto voraz, não faz parte dele. Pode ser que uma vez por outra, possa aparecer, mas não faz parte da sua génese .
É pena esta assustadora teimosia do seu chefe, desde que cá chegou, que temos pago essas favas, e com juros altos.
Com um PdL como o Gyokeres, eu pensaria, tenho que colocar ao pé deste sueco, um que o saiba ajudar, alimentar (Pote).
27 Julho, 2023 at 2:42
As coisas a não correr bem e nunca mais apanhou o fio á meada. Talvez a família não goste de Lisboa. O que é facto é que ele sempre esteve abaixo das expectativas.
No entanto não esperar dele golos… Ele já marcou belíssimos golos, sabe faze lo, tem tudo o que precisa menos a cabeça. Era de esperar que sendo o Amorim esse fosse o aspecto não problematico. O preço, o estatuto, a entrada a meio do ano campeão sem acrescentar muito, o descrédito junto dos adeptos. Enrolou parece me. Ter entrado alguém mais caro pode ajudar o Paulinho. Está a meio do contrato, creio que é assim que o Amorim olha para ele.
26 Julho, 2023 at 23:48
“um que o saiba ajudar, alimentar”, e acrescento, e que finalize também, para tirar o aproveitamento de ter dois.
26 Julho, 2023 at 23:55
Desculpem a insistência, dou exemplos.
Um PdL desta envergadura gosta que o sirvam, só a força que têm, não chega, CR7 sempre gostou que o servissem, ainda hoje gosta, CR7 era, nos seus tempos aureos muito possante quando arrancava, sei que a dimensão de CR7 não é a mesma deste sueco, mas foi só para exemplificar a necessidade de jogadores possantes, Lukaku idem, possante, tinha que ser também servido, e haveria mais.
Espero que me tenha feito compreender, Paulinho não sabe servir e muito menos marcar.