Não desculpando o fraco ranking, que tem sido recorrente ao longo dos anos e que é o espelho de falta de consistência na Europa, deixo só uma contribuição.

Como sabemos, o ranking de cada época resulta do somatório dos pontos das 5 épocas anteriores. Olhemos para o Sporting, nas 5 épocas anteriores, com a respectiva pontuação e fase em que foi eliminado:

Sporting
Total: 52,500
2022/23: 14,000 – 4os LEuropa (via Champions), Juventus
2021/22: 16,000 – 8vos Champions, Man City
2020/21: 2,500 – play-off LEuropa, LASK
2019/20: 10,000 – 16vos LEuropa, Istambul BB
2018/19: 10,000 – 16vos LEuropa, Valência

Olhando para estes números, e sem considerar os resultados dos jogos individualmente, podemos perceber algumas coisas:

– a época do título, sem Europa, ainda vai pesar mais dois anos nas contas;
– épocas da treta (fase de grupos da LE e eliminação na primeira ronda a eliminar) dão poucos pontos e são o espelho da pouca aposta do clube nesta prova, mas também são os anos de maior instabilidade… se se lembram dos jogos, tanto o Valencia como o BB estavam bastante ao nosso alcance.
– os últimos dois anos, não sendo brilhantes, são positivos; com 5 anos positivos teríamos perto (ou acima) dos 70 pontos, provavelmente acima do Bayer Leverkusen, numa posição muito mais alinhada com o que esperamos.
– os últimos dois anos foram interessantes (com Champions, claro) e este terceiro pode confirmar que a estabilidade de treinador também contribui para a estabilidade nas provas europeias.
– este ano temos de fazer uma boa caminhada (e todos os anos…), fazer bem mais que os 10 pontos da época 2018/19 que deixará de contar este ano.
– na última época, a título de exemplo e vindo da fase de grupos, a Roma fez 22 pontos sendo finalista vencido, o Feyenoord fez 17, sendo eliminado nos quartos…

Claro que isto são números.
E será tão mais fácil quanto mais tempo conseguirmos evitar as melhores equipas do Pote 1.

No imediato é torcer pelos clubes mais abaixo que nós. Mas era uma boa oportunidade para pensar no que queremos enquanto clube para os próximos anos europeus. Um bom ranking coloca nos sempre mais próximos do sucesso.

 

COMENTÁRIO DE luisvt NO POST “Sporting entre o Pote 1 e o Pote 2 da Liga Europa

*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos