O caminho faz-se caminhando. É preciso aumentar as praticantes para haver mais qualidade em primeiro lugar. Enquanto não for assim, a qualidade de jogo será sempre inferior a um jogo de campeonato de veteranos.
Acho que continuam a cometer o erro de quererem copiar a fórmula do masculino quando nunca vão conseguir atingir o nível físico do mesmo. Se calhar um campo mais pequeno, balizas mais pequenas e menos tempo de jogo iriam fazer com que fosse um jogo mais original e onde a compleição física não seria tão decisiva.
A igualdade está presente no simples facto de poderem praticar o jogo livremente, tal comos os homens. A questão da qualidade do produto é que já não se deve misturar com questões sociais ou humanísticas… porque são conceitos paralelos por muito que queiram que se sobreponham.
Epá, acho que não deixando de teres alguma razão, não acho que seja por aí…
Óbvio que o FF será sempre diferente do FM, pela condição física de base que é muito diferente entre homens e mulheres. Isso não tem discussão.
Também é verdade, e também não tem discussão, que há mais praticantes masculinos do que femininos, e isso ajuda a que haja mais qualidade a nível de mais equipas.
Portanto, é este o contexto, que se assume, e não se discute.
O que se discute é que a condição física das atletas deixa muito a desejar.
No masculino, seja na formação, seja no profissional, o nível de preparação física é bom – vamos considerar, para se perceber, que se o nível máximo possível for 100, os masculinos têm normalmente de 80/85 para cima e muitos apresentam níveis acima dos 90. No feminino, é raro veres jogadoras com o nível 90 ou mais… O que se vê é que a maioria está muito abaixo dos 80 que são o normal dos homens. E é isso que, pelo menos eu, critico e falo! Falta muita condição física nas mulheres – e, repito, não estou a comparar com os homens. Estou a dizer que para jogarem num nível competitivo máximo (para o que é o desporto feminino) precisavam aumentar a condição física que têm – e isto quer dizer correrem mais e mais tempo, aumentarem a velocidade, aumentarem a intensidade.
Toma atenção, nos próximos jogos, à Bravo, à Fátima, por exemplo, e vê como correm. São 2 exemplos claros. A Bravo tem 18 anos… Se isto é o máximo que corre, se só sabe correr assim, foda-se!
Mete os olhos noutras atletas femininas… Vê a condição física das atletas de velocidade do Sporting, das atletas dos saltos, das atletas de médias e longas distâncias. Tu olhas para essas raparigas/mulheres, e percebes que são atletas profissionais. Aquilo está tudo trabalhado. Olhas para as futebolistas, e não tem nada a ver.
Basta comparar a Dutra ou a Chandra com grande parte do plantel.
Basta lembrar o que era a Brenda quando chegou – corria o campo todo, tinha alguma velocidade, era intensa – e o que é a Brenda hoje.
Há aqui, para mim, um problema óbvio e factual. Pelo menos é o que eu vejo.
Não basta dizer que nunca serão como os homens – isso até um miúdo de 8 anos já sabe e só anormais acham que podem ser, como o anormal trans que bateu todos os recordes de halterofilismo femininos, por mais de 100 quilos, e disse que as mulheres tinham de treinar mais! Um gajo que quando competia nos masculinos nem aparecia nas grandes competições.
Há que ser mais exigente – não chega ser exigente só no que toca aos ordenados – e subir o nível do desporto feminino.
No atletismo, por exemplo, o desporto feminino está num nível de treino similar ao masculino – a diferença que existe é de condição física diferente entre o masculino e o feminino. No futebol, talvez noutros desportos, o nível de treino masculino vai muito à frente do feminino. E é aqui que têm de trabalhar!
Elas têm os mesmos meios neste momento, sobretudo nestes clubes profissionais de topo. Fazendo parte de uma SAD como a do Sporting, mais condições terão.
O que difere no treino? A qualidade dos treinadores e preparadores? A ética de trabalho dos atletas?
Os atletas de outros desportos como as diferentes modalidades de atletismo já têm um “know how” de décadas no capítulo do treino, é normal que apresentem um tipo de competição, comparando homens e mulheres, muito similares. É isso que falta ao futebol feminino, o “know how” do futebol masculino?
Continuo a achar que existe uma tendência de tentar aproximar as duas vertentes de futebol e vender como se fosse um produto idêntico… não é… nunca será… e acho que isso desvirtua o potencial do futebol feminino. Lá fora é mais intenso e com um pouco mais de qualidade… mas é o suficiente para dizer que é um produto que dá vontade de consumir? É uma indústria com potencial multi-bilionario? Algum dia terá biliões de pessoas a ver e, por conseguinte, aproximar os ganhos monetários do futebol masculino?
Acho que iriam beneficiar do que referi no final. A WNBA também tem dimensões de campo diferentes, a bola é mais pequena e mais leve e isso favorece o jogo.
Eu sou a favor de igualdade de género e de oportunidades. Também penso que não há mal nenhum em adaptar e moldar o ambiente que nos rodeia a nosso favor. Se o objetivo é atrair praticantes e espectadores, acho que seria uma boa forma de o conseguir.
Entendo, mais uma vez, o teu ponto de vista, mas, mais uma vez, não concordo.
O campo ser igual, a bola ser igual, para mim, não é um factor importante, ou, pelo menos, o mais importante e o que faz realmente a diferença.
O Voleibol feminino NUNCA será igual ao Voleibol feminino, e, neste caso essa diferença, na minha opinião, favorece o espectáculo do Voleibol feminino – mais tempo de bola em jogo, principalmente, que é um factor que torna muito mais agradável o Voleibol feminino.
O campo é igual, a bola é a mesma. Só a altura da rede é ajustada, porque seria impossível para as mulheres atacarem com a altura da rede masculina. É, na minha opinião, uma alteração que se justifica.
No Futebol, no Andebol, no Hóquei, no Basquetebol, não faz sentido, para mim, mudar o tamanho das balizas, nem o tamanho das bolas – talvez a excepção pudesse ser o tamanho das bolas do Andebol porque as mãos das mulheres são mais pequenas e, aqui, haveria algum paralelismo com o baixar da altura das redes por as mulheres serem mais baixas. Mas, mesmo assim, é discutível.
Voltando ao caso do Futebol, aceitaria que os jogos só tivessem 40 minutos, mas, também é discutível e não acho que esses 5 minutos a menos em cada parte fizessem uma uma “enorme” diferença.
Mantenho que o problema está no nível de preparação e exigência que existe no FF.
Não há qualquer razão para se precisar de uma década ou duas para elevar o treino no FF, porque basta aproveitar tudo o que se sabe do FM.
O treino do Atletismo F é similar ao treino do Atletismo M, com a natural adaptação ao corpo das mulheres. É isso que têm de fazer no Futebol. E nos outros desportos.
A propósito da WNBA, há uns meses – 4 ou 5 estive a ler umas cenas e a ver uns videos do YouTube sobre o assunto, onde, mais uma vez, se debatia a qualidade e as diferenças etre a NBA e a WNBA, claro, a propósito das queixas das jogadores das diferenças entre o que ganhavam os homens e o que ganhavam as mulheres.
Ao fim de não sei quantos artigos e vídeos, ficou para mim óbvio o seguinte:
a) a WNBA existia porque a NBA a financiava – ou seja, não gerava receita sequer para existir e pagar às atletas, e isto quer dizer que não havia interesse suficiente do publico e das marcas para que a competição existisse.
b) o ponto a) acontece porque a qualidade é muito inferior ao que o publico está habituado e tem interesse em assistir, que é a NBA.
c) perante estes 2 pontos anteriores, termos as jogadoras a achar que devem ganhar mais, se nem o que ganham vem do trabalho delas mas dum “subsidio” do trabalho dos homens, é, no mínimo, ridículo.
No Futebol é muito similar.
As grandes competições masculinas financiam-se a elas próprias – TODAS, sem excepção.
As maiores competições femininas, em pelo 2023, vivem de subsídios e não das próprias receitas. O Mundial Feminino foi financiado pela FIFA, definindo prémios num valor que nunca antes tinha sido alcançados em receitas – este anos estiveram ela por ela, mais ou menos, pela primeira vez, por uma pressão enorme da FIFA junto de patrocinadores – algo que não é preciso fazer nas competições masculinas.
A WCL é patrocinada pela UEFA, o que não acontece na CL masculina, que dá M€ aos clubes e dá M€ à UEFA.
E isto tem por base um desinteresse da população no FF, quando se compara com o FM, que tem obviamente a ver com a qualidade da competição. E, a qualidade da competição já tem em conta que o FF nunca será igual ao FM, ou seja, é aceite essa diferença. Mas para além dessa diferença há a diferença que eu falo, e isso sim, afasta as pessoas de terem interesse, porque fica uma cena demasiado amadora…
No Atletismo não vês isso. Ou, pelo menos, eu não vejo que se veja. O pessoal interessa-se também pelo Atletismo feminino, mesmo sabendo que nos 100m os homens correrão a uma velocidade que as mulheres não conseguem, e que nos saltos os homens saltarão muito mais que as mulheres. Mas reconhecem a competitividade extrema que há entre as mulheres, como há entre os homens, com qualidade e esforço também. Isso não se vê no Futebol, no Andebol, no Basquetebol, no Hóquei… Acho que se vê um pouco no Voleibol, que tem a tal vantagem que eu falei, porque é uma modalidade um pouco diferente.
Portanto, eu acho que há um longo caminho a percorrer no FF, no que diz respeito à preparação atlética que dão às jogadoras. Isto a nível geral.
Em Portugal, para mim, é só mais evidente, porque nem ao nível médio da Europa estamos,
No caso concreto do Sporting, não te sei explicar.
Há 2 anos – com este será a 3ª época – que eu critico a condição física da equipa do Amorim.
Já criticava a condição física do FF do Sporting no 1 ano da Cova – já passaram 2 anos da Cova e 2 anos da Mariana, e eu não vejo nenhuma melhoria, antes pelo contrário.
Por esta razão, passei a dar atenção ao que se passava na formação neste capitulo, e há 2 anos – que é o tempo que levo de analise nisto – que também acho as equipas com défice físico, pouca velocidade e pouca intensidade.
Não estou lá, não te si explicar porque raio isto parece ser um problema transversal a todas as equipas de futebol do Clube.
Eu pratiquei vários desportos, sempre fui super competitivo, sei o que se fazia nos inícios de época para termos sempre uma condição física boa toda a época. Estive no ISEF – não acabei o curso porque mudei para outra área – e tenho umas noções da coisa. Há algo que ali não bate certo, mas não sei o que será. Mas gostava de saber…
Tudo similar à época passada, em termos de jogo e de opções.
O que estava bem, mantém-se bem. O que estava mal, mantém-se mal.
Os 2 reforços estrangeiros?
A defesa alemã jogou bem e parece um upgrade em relação ao que eram as opções da época passada.
A Jacynta… bem, vai ter dificuldade em tirar o lugar à Maísa (16 anos). Ainda é só o 1º jogo mas, foda-se, não fez uma bola. Uma!
Faltou a Fátima e a Maiara, no meio campo, que acho que serão titulares, com a Neto.
A Dutra também tem tudo para ser titular – dá muito mais profundidade ao lado esquerdo e também defende bem.
O jogo com o Benfic@ já vai dar uma ideia melhor do que pode ser a época. Acho que o nosso problema vai ser ter a velocidade e a intensidade delas, para equilibrar o jogo. O Benfic@ também não fez um bom jogo, no geral – fraquíssima 1ª parte e boa 2ª parte, e mostrou uma guarda-redes de qualidade muito duvidosa.
A central não é alemã, é norueguesa.
As ausências devem ter sido, porque a Fátima e a Olivia, estão lesionadas. A Dutra também esteve durante o estágio e a Maiara, não deve ter jogado, se calhar, porque vai estar ausente até dia 24, ao serviço da seleção do Brasil de sub 19. Mas tens razão. Deste meio campo, só deve ficar a Neto.
Informação pró nosso treinador abrir a pestana.
A 5 de Agosto, pró campeonato Austríaco, o Sturm Graz ganhou ao Lask Linz, em casa 2-0.
Neste momento, o Sturm Graz é segundo e o Lask Linz é terceiro.
Sorriso irónico.
Agora no Arsenal x Man. United houve uma jogada em que Havertz cai na área do United que só marcam pênaltis daqueles em Portugal a favor do Benfica e do Porto
Gostava era que me explicasses o que isto tem a ver com o cortar a liberdade de expressão às pessoas, ameaçando-as de não as deixarem exercer a sua profissão…
Eu já percebi que defendes isso, mas, lembra-te, um dia pode acontecer a ti quando deixares de ser conivente com quem manda e te obriga a fazer o que querem!
Se leres quem é Jordan Peterson e qual a sua ideologia, chegas lá.
Eu ajudo:
“Politicamente, Peterson se descreve como um liberal clássico britânico tradicionalista.[13][17][18][19]
Afirma ser geralmente apresentado como direitista, um rótulo que rejeita.[20][21]
O New York Times descreve Peterson como “inclinado ao conservadorismo”,[22] enquanto o Washington Post o descreveu como “conservador”[23].”
“Sua perspectiva sobre a influência do pós-modernismo nos departamentos de humanidades norte-americanos foi comparada às teorias da conspiração do marxismo cultural, incluindo seu uso errôneo de “marxismo cultural” e “pós-modernismo” como termos equivalentes e sua ideia de que a filosofia pós-moderna é uma derivação ou vertente do neo-marxismo.[30][31][32][33][34] Acadêmicos como Matthew Sharpe da Deakin University e Tanner Mirrlees do Ontario Institute of Technology, por exemplo, consideram Peterson um dos principais responsáveis pela popularização da teoria da conspiração do marxismo cultural, em especial por suas alegações de que essa suposta ideologia seria um ataque à liberdade de expressão.[31][34][35][36]
Diz que “disciplinas como estudos das mulheres devem ser financiadas” e aconselha os alunos a evitar disciplinas como sociologia, antropologia, literatura inglesa, estudos étnicos e raciais, além de outros campos de estudo que ele acredita terem sido corrompidos pela ideologia neomarxista.[37][38][39]”
Também cortaram o direito à greve, bloqueando o acesso às suas contas bancárias.
E acho fantástico haver pessoas que se acham inteligentes a defender estas merdas, sem perceberem que um dia, com isto implementado a nível mundial, qualquer pessoa fora do poder estará completamente manietada e às ordem do que o poder quiser fazer – como já acontece na China, onde a implementação do sistema de pontos sociais define o que podes ou não podes ter acesso.
E o burro era o Scolari…
Esta merda está à vista de toda a gente – felizmente ainda há as redes sociais que vão mostrando o que acontece, não que não tentem censurar – e ainda há quem tente negar isto! Enfim…
Se o que fazem no país dele é merda, o gajo tem de ser contra, olha que caralho?
Portanto, o gajo é de direita, e não é imparcial.
E o Trudeau, com a agenda de esquerda, é imparcial?
Olha que caralho, que tu me saíste um belo vendedor de banha da cobra fora de prazo…
Não é essa marda que está em causa.
É retirar o direito às pessoas de se expressarem.
E, foda-se, se há gajo que se expressa fundamentando com factos e estudos, é o Jordan. Ou o Trudeau faz isso?
Quantas mentiras queres que te meta aqui do Trudeau que andam pela net, desde merdas das vacinas a tudo o resto?
O Trudeau é doa maiores canalhas que há à frente dum país… O gajo que destruiu a reputação do Canadá, que há 20 ou 30 anos era visto como um exemplo de domocracia no Mundo!
Foda-se, ó Grilo, tu és um fundamentalista do caralho. Estás ao nível de qualquer Khomeini desta vida…
Ninguém é imparcial. Não existe tabula rasa.
Há outros conceitos como tolerância para com opiniões divergentes ou ideologias que não aplicamos a nós próprios (o grande problema actual é o excesso de religião e empolamento da virtude, pessoas que se acham impolutas e não concebem ideias diferentes, por estas serem serem forçosamente erradas), mas são conceitos filosóficos difíceis de explicar a pessoal que passa a vida a marrar em muros que eles próprios erguem.
Pessoalmente nao creo na cultura cancel, mas que ja reecebi umas palestras sobre como me comportar, si. E a minha empresa não é caso único.
A China é uma ditadura (em termos políticos). Ponto.
E é assim que eles controlam.
Tem as suas vantagens (como o pagamento sem usares dinheiro nem cartões, apenas usando o reconhecimento facial) e as desvantagens do controlo do Estado (big brothe is watching you).
É como o propalado chip que querem implementar nas pessoas (do mundo), programado com inteligência artificial, que permite diagnosticar futuras doenças. Tem o seu lado bom, que descrevi, mas tem o lado mau (quando se fala que regista o pensamento de cada indivíduo, podendo se usado contra o próprio).
Nesse vídeo aparece o Jordan Peterson, mas não é sobre ele, nem sequer faz parte do canal dele….foi feito pelo Daily Telegraph e versa sobre o tema da cultura do “wokismo” (cancelamento social) no Canadá, embora eu reconheça que só vê a perspetiva de um dos lados…
Foicomput@s a empatar com o arouca ao intervalo no estádio do ladrão …
Muita solicitação para o árbitro ajudar os corruptos do norte … Um golo anulado ao piscineiro do taremi… Ainda agora e já nos descontos da 1a parte houve um lance com o galeno, grande fita a ver se o árbitro expulsava o central do arouca… Foi um grande corte mas, a tendência para o teatro por parte destes jogadores porcos bimbos e corruptos, metem me nojo!
Para quando ?
Simples.
Nunca
O rapaz já treme por todos os lados.
Já só aposta em valores com calo no ..
Já não está para aventuras, depois do quarto lugar, já viu, que está á beirinha do precipício, mais um passo e zás catratpás, lá em baixo estatelado.
É por isso, que o Bragancinha foi pró lado, ele já não vai em romances de formação.
A formação estar lá, ou não estar, é igual.
Aliás, ele até já disse, á uns tempos, que já não tinha crédito, lembram-se ?
Eu não acredito que fosse propositado. Tal como não acredito que as entradas a varrer e pisadelas na Sissi, que a obrigaram a sair mais cedo, tenham sido propositada.
Arsenal x United foi um bom jogo. Gabriel Jesus joga muito à bola, jogador incrível. Ten Hag é um treinador com muito “hype”, mas o futebol que implementa deixa muito a desejar, sobretudo no processo defensivo.
3 Setembro, 2023 at 17:01
O FF tem evoluído em PT? Continuam a jogar mal, muito mal.
Eu sei que é um “jogo diferente” mas isto é muito pouco…
3 Setembro, 2023 at 17:09
O comentador discorda disso… “O jogo foi excelente”!
3 Setembro, 2023 at 17:16
Ele viu tudo, apreciou melhor. A mim bastou-me ver durante alguns minutos.
Mas atenção que só estive a tentar apreciar futebol!
3 Setembro, 2023 at 17:18
🙂
Eu tendo a concordar contigo.
Já aqui disse, e mantenho, que só os doentes pelo FF do Sporting aguentam ver estes espectáculos…
3 Setembro, 2023 at 17:16
O caminho faz-se caminhando. É preciso aumentar as praticantes para haver mais qualidade em primeiro lugar. Enquanto não for assim, a qualidade de jogo será sempre inferior a um jogo de campeonato de veteranos.
Acho que continuam a cometer o erro de quererem copiar a fórmula do masculino quando nunca vão conseguir atingir o nível físico do mesmo. Se calhar um campo mais pequeno, balizas mais pequenas e menos tempo de jogo iriam fazer com que fosse um jogo mais original e onde a compleição física não seria tão decisiva.
3 Setembro, 2023 at 17:37
E onde fica a igualdade de género no meio disso tudo? 🙂
3 Setembro, 2023 at 18:56
A igualdade está presente no simples facto de poderem praticar o jogo livremente, tal comos os homens. A questão da qualidade do produto é que já não se deve misturar com questões sociais ou humanísticas… porque são conceitos paralelos por muito que queiram que se sobreponham.
3 Setembro, 2023 at 17:40
Epá, acho que não deixando de teres alguma razão, não acho que seja por aí…
Óbvio que o FF será sempre diferente do FM, pela condição física de base que é muito diferente entre homens e mulheres. Isso não tem discussão.
Também é verdade, e também não tem discussão, que há mais praticantes masculinos do que femininos, e isso ajuda a que haja mais qualidade a nível de mais equipas.
Portanto, é este o contexto, que se assume, e não se discute.
O que se discute é que a condição física das atletas deixa muito a desejar.
No masculino, seja na formação, seja no profissional, o nível de preparação física é bom – vamos considerar, para se perceber, que se o nível máximo possível for 100, os masculinos têm normalmente de 80/85 para cima e muitos apresentam níveis acima dos 90. No feminino, é raro veres jogadoras com o nível 90 ou mais… O que se vê é que a maioria está muito abaixo dos 80 que são o normal dos homens. E é isso que, pelo menos eu, critico e falo! Falta muita condição física nas mulheres – e, repito, não estou a comparar com os homens. Estou a dizer que para jogarem num nível competitivo máximo (para o que é o desporto feminino) precisavam aumentar a condição física que têm – e isto quer dizer correrem mais e mais tempo, aumentarem a velocidade, aumentarem a intensidade.
Toma atenção, nos próximos jogos, à Bravo, à Fátima, por exemplo, e vê como correm. São 2 exemplos claros. A Bravo tem 18 anos… Se isto é o máximo que corre, se só sabe correr assim, foda-se!
Mete os olhos noutras atletas femininas… Vê a condição física das atletas de velocidade do Sporting, das atletas dos saltos, das atletas de médias e longas distâncias. Tu olhas para essas raparigas/mulheres, e percebes que são atletas profissionais. Aquilo está tudo trabalhado. Olhas para as futebolistas, e não tem nada a ver.
Basta comparar a Dutra ou a Chandra com grande parte do plantel.
Basta lembrar o que era a Brenda quando chegou – corria o campo todo, tinha alguma velocidade, era intensa – e o que é a Brenda hoje.
Há aqui, para mim, um problema óbvio e factual. Pelo menos é o que eu vejo.
Não basta dizer que nunca serão como os homens – isso até um miúdo de 8 anos já sabe e só anormais acham que podem ser, como o anormal trans que bateu todos os recordes de halterofilismo femininos, por mais de 100 quilos, e disse que as mulheres tinham de treinar mais! Um gajo que quando competia nos masculinos nem aparecia nas grandes competições.
Há que ser mais exigente – não chega ser exigente só no que toca aos ordenados – e subir o nível do desporto feminino.
No atletismo, por exemplo, o desporto feminino está num nível de treino similar ao masculino – a diferença que existe é de condição física diferente entre o masculino e o feminino. No futebol, talvez noutros desportos, o nível de treino masculino vai muito à frente do feminino. E é aqui que têm de trabalhar!
3 Setembro, 2023 at 18:52
Elas têm os mesmos meios neste momento, sobretudo nestes clubes profissionais de topo. Fazendo parte de uma SAD como a do Sporting, mais condições terão.
O que difere no treino? A qualidade dos treinadores e preparadores? A ética de trabalho dos atletas?
Os atletas de outros desportos como as diferentes modalidades de atletismo já têm um “know how” de décadas no capítulo do treino, é normal que apresentem um tipo de competição, comparando homens e mulheres, muito similares. É isso que falta ao futebol feminino, o “know how” do futebol masculino?
Continuo a achar que existe uma tendência de tentar aproximar as duas vertentes de futebol e vender como se fosse um produto idêntico… não é… nunca será… e acho que isso desvirtua o potencial do futebol feminino. Lá fora é mais intenso e com um pouco mais de qualidade… mas é o suficiente para dizer que é um produto que dá vontade de consumir? É uma indústria com potencial multi-bilionario? Algum dia terá biliões de pessoas a ver e, por conseguinte, aproximar os ganhos monetários do futebol masculino?
Acho que iriam beneficiar do que referi no final. A WNBA também tem dimensões de campo diferentes, a bola é mais pequena e mais leve e isso favorece o jogo.
Eu sou a favor de igualdade de género e de oportunidades. Também penso que não há mal nenhum em adaptar e moldar o ambiente que nos rodeia a nosso favor. Se o objetivo é atrair praticantes e espectadores, acho que seria uma boa forma de o conseguir.
3 Setembro, 2023 at 19:43
Entendo, mais uma vez, o teu ponto de vista, mas, mais uma vez, não concordo.
O campo ser igual, a bola ser igual, para mim, não é um factor importante, ou, pelo menos, o mais importante e o que faz realmente a diferença.
O Voleibol feminino NUNCA será igual ao Voleibol feminino, e, neste caso essa diferença, na minha opinião, favorece o espectáculo do Voleibol feminino – mais tempo de bola em jogo, principalmente, que é um factor que torna muito mais agradável o Voleibol feminino.
O campo é igual, a bola é a mesma. Só a altura da rede é ajustada, porque seria impossível para as mulheres atacarem com a altura da rede masculina. É, na minha opinião, uma alteração que se justifica.
No Futebol, no Andebol, no Hóquei, no Basquetebol, não faz sentido, para mim, mudar o tamanho das balizas, nem o tamanho das bolas – talvez a excepção pudesse ser o tamanho das bolas do Andebol porque as mãos das mulheres são mais pequenas e, aqui, haveria algum paralelismo com o baixar da altura das redes por as mulheres serem mais baixas. Mas, mesmo assim, é discutível.
Voltando ao caso do Futebol, aceitaria que os jogos só tivessem 40 minutos, mas, também é discutível e não acho que esses 5 minutos a menos em cada parte fizessem uma uma “enorme” diferença.
Mantenho que o problema está no nível de preparação e exigência que existe no FF.
Não há qualquer razão para se precisar de uma década ou duas para elevar o treino no FF, porque basta aproveitar tudo o que se sabe do FM.
O treino do Atletismo F é similar ao treino do Atletismo M, com a natural adaptação ao corpo das mulheres. É isso que têm de fazer no Futebol. E nos outros desportos.
A propósito da WNBA, há uns meses – 4 ou 5 estive a ler umas cenas e a ver uns videos do YouTube sobre o assunto, onde, mais uma vez, se debatia a qualidade e as diferenças etre a NBA e a WNBA, claro, a propósito das queixas das jogadores das diferenças entre o que ganhavam os homens e o que ganhavam as mulheres.
Ao fim de não sei quantos artigos e vídeos, ficou para mim óbvio o seguinte:
a) a WNBA existia porque a NBA a financiava – ou seja, não gerava receita sequer para existir e pagar às atletas, e isto quer dizer que não havia interesse suficiente do publico e das marcas para que a competição existisse.
b) o ponto a) acontece porque a qualidade é muito inferior ao que o publico está habituado e tem interesse em assistir, que é a NBA.
c) perante estes 2 pontos anteriores, termos as jogadoras a achar que devem ganhar mais, se nem o que ganham vem do trabalho delas mas dum “subsidio” do trabalho dos homens, é, no mínimo, ridículo.
No Futebol é muito similar.
As grandes competições masculinas financiam-se a elas próprias – TODAS, sem excepção.
As maiores competições femininas, em pelo 2023, vivem de subsídios e não das próprias receitas. O Mundial Feminino foi financiado pela FIFA, definindo prémios num valor que nunca antes tinha sido alcançados em receitas – este anos estiveram ela por ela, mais ou menos, pela primeira vez, por uma pressão enorme da FIFA junto de patrocinadores – algo que não é preciso fazer nas competições masculinas.
A WCL é patrocinada pela UEFA, o que não acontece na CL masculina, que dá M€ aos clubes e dá M€ à UEFA.
E isto tem por base um desinteresse da população no FF, quando se compara com o FM, que tem obviamente a ver com a qualidade da competição. E, a qualidade da competição já tem em conta que o FF nunca será igual ao FM, ou seja, é aceite essa diferença. Mas para além dessa diferença há a diferença que eu falo, e isso sim, afasta as pessoas de terem interesse, porque fica uma cena demasiado amadora…
No Atletismo não vês isso. Ou, pelo menos, eu não vejo que se veja. O pessoal interessa-se também pelo Atletismo feminino, mesmo sabendo que nos 100m os homens correrão a uma velocidade que as mulheres não conseguem, e que nos saltos os homens saltarão muito mais que as mulheres. Mas reconhecem a competitividade extrema que há entre as mulheres, como há entre os homens, com qualidade e esforço também. Isso não se vê no Futebol, no Andebol, no Basquetebol, no Hóquei… Acho que se vê um pouco no Voleibol, que tem a tal vantagem que eu falei, porque é uma modalidade um pouco diferente.
Portanto, eu acho que há um longo caminho a percorrer no FF, no que diz respeito à preparação atlética que dão às jogadoras. Isto a nível geral.
Em Portugal, para mim, é só mais evidente, porque nem ao nível médio da Europa estamos,
No caso concreto do Sporting, não te sei explicar.
Há 2 anos – com este será a 3ª época – que eu critico a condição física da equipa do Amorim.
Já criticava a condição física do FF do Sporting no 1 ano da Cova – já passaram 2 anos da Cova e 2 anos da Mariana, e eu não vejo nenhuma melhoria, antes pelo contrário.
Por esta razão, passei a dar atenção ao que se passava na formação neste capitulo, e há 2 anos – que é o tempo que levo de analise nisto – que também acho as equipas com défice físico, pouca velocidade e pouca intensidade.
Não estou lá, não te si explicar porque raio isto parece ser um problema transversal a todas as equipas de futebol do Clube.
Eu pratiquei vários desportos, sempre fui super competitivo, sei o que se fazia nos inícios de época para termos sempre uma condição física boa toda a época. Estive no ISEF – não acabei o curso porque mudei para outra área – e tenho umas noções da coisa. Há algo que ali não bate certo, mas não sei o que será. Mas gostava de saber…
3 Setembro, 2023 at 17:09
Estamos na final, dia 13.
Que dizer?
Tudo similar à época passada, em termos de jogo e de opções.
O que estava bem, mantém-se bem. O que estava mal, mantém-se mal.
Os 2 reforços estrangeiros?
A defesa alemã jogou bem e parece um upgrade em relação ao que eram as opções da época passada.
A Jacynta… bem, vai ter dificuldade em tirar o lugar à Maísa (16 anos). Ainda é só o 1º jogo mas, foda-se, não fez uma bola. Uma!
Faltou a Fátima e a Maiara, no meio campo, que acho que serão titulares, com a Neto.
A Dutra também tem tudo para ser titular – dá muito mais profundidade ao lado esquerdo e também defende bem.
O jogo com o Benfic@ já vai dar uma ideia melhor do que pode ser a época. Acho que o nosso problema vai ser ter a velocidade e a intensidade delas, para equilibrar o jogo. O Benfic@ também não fez um bom jogo, no geral – fraquíssima 1ª parte e boa 2ª parte, e mostrou uma guarda-redes de qualidade muito duvidosa.
3 Setembro, 2023 at 18:27
A central não é alemã, é norueguesa.
As ausências devem ter sido, porque a Fátima e a Olivia, estão lesionadas. A Dutra também esteve durante o estágio e a Maiara, não deve ter jogado, se calhar, porque vai estar ausente até dia 24, ao serviço da seleção do Brasil de sub 19. Mas tens razão. Deste meio campo, só deve ficar a Neto.
3 Setembro, 2023 at 18:38
Isso! 🙂
3 Setembro, 2023 at 17:55
Informação pró nosso treinador abrir a pestana.
A 5 de Agosto, pró campeonato Austríaco, o Sturm Graz ganhou ao Lask Linz, em casa 2-0.
Neste momento, o Sturm Graz é segundo e o Lask Linz é terceiro.
Sorriso irónico.
3 Setembro, 2023 at 17:56
Agora no Arsenal x Man. United houve uma jogada em que Havertz cai na área do United que só marcam pênaltis daqueles em Portugal a favor do Benfica e do Porto
3 Setembro, 2023 at 18:00
O Arsenal reforçou-se bem esta época com Bruno Fernandes, Martial e Rashford.
Entretanto para equilibrar contrataram também o McGuire…
3 Setembro, 2023 at 18:01
Queria dizer Newcastle…
3 Setembro, 2023 at 18:33
Parece que tínhamos um gajo que sabia marcar livres, está é no Basileia. Golaço de Renato Veiga na estreia. Boa sorte miudo
3 Setembro, 2023 at 18:38
Eu acho que o gajo dava um central interessante…
Outro caso que não entendo como não teve a oportunidade que o Lamba teve!
3 Setembro, 2023 at 18:42
Não conheço bem o caso, mas diria que provavelmente não é um jogador estruturado.
3 Setembro, 2023 at 18:37
https://www.youtube.com/watch?v=75Rl737EY1E
Canadá, outrora o exemplo da democracia ocidental, transformou-se nisto…
Deixo aqui para o cegos que pararam no tempo, e acham que o Canadá ainda é o que era!
Agenda 2030 a avançar à velocidade de cruzeiro, enquanto os burros comem palha!
3 Setembro, 2023 at 18:42
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jordan_Peterson
3 Setembro, 2023 at 18:50
🙂
Obrigado!
3 Setembro, 2023 at 18:50
https://www.youtube.com/watch?v=l4chjruML5A
3 Setembro, 2023 at 18:54
Concordo. E não é sequer por acaso.
Acho mesmo isso.
Gostava era que me explicasses o que isto tem a ver com o cortar a liberdade de expressão às pessoas, ameaçando-as de não as deixarem exercer a sua profissão…
Eu já percebi que defendes isso, mas, lembra-te, um dia pode acontecer a ti quando deixares de ser conivente com quem manda e te obriga a fazer o que querem!
3 Setembro, 2023 at 19:03
Se leres quem é Jordan Peterson e qual a sua ideologia, chegas lá.
Eu ajudo:
“Politicamente, Peterson se descreve como um liberal clássico britânico tradicionalista.[13][17][18][19]
Afirma ser geralmente apresentado como direitista, um rótulo que rejeita.[20][21]
O New York Times descreve Peterson como “inclinado ao conservadorismo”,[22] enquanto o Washington Post o descreveu como “conservador”[23].”
“Sua perspectiva sobre a influência do pós-modernismo nos departamentos de humanidades norte-americanos foi comparada às teorias da conspiração do marxismo cultural, incluindo seu uso errôneo de “marxismo cultural” e “pós-modernismo” como termos equivalentes e sua ideia de que a filosofia pós-moderna é uma derivação ou vertente do neo-marxismo.[30][31][32][33][34] Acadêmicos como Matthew Sharpe da Deakin University e Tanner Mirrlees do Ontario Institute of Technology, por exemplo, consideram Peterson um dos principais responsáveis pela popularização da teoria da conspiração do marxismo cultural, em especial por suas alegações de que essa suposta ideologia seria um ataque à liberdade de expressão.[31][34][35][36]
Diz que “disciplinas como estudos das mulheres devem ser financiadas” e aconselha os alunos a evitar disciplinas como sociologia, antropologia, literatura inglesa, estudos étnicos e raciais, além de outros campos de estudo que ele acredita terem sido corrompidos pela ideologia neomarxista.[37][38][39]”
3 Setembro, 2023 at 19:48
Sorry, nada disso é relevante para o assunto.
Que o gajo é conservador, eu sei.
Quem o segue, ou o ouve, sabe isso.
Como disse, é irrelevante para o caso.
O caso é o gajo discordar do que está a ser feito, e ameaçarem retirar-lhe a licença de trabalho e quererem educá-lo.
E, meu caro, com todo o respeito que sempre me mereceste aqui na Tasca, se tu não percebes isto, o que caralho percebes tu no mundo?
Por um gajo discordar do que está a ser feito no país dele, ameaças tirar-lhe a licença de trabalho e queres educá-lo?
É esta merda que tu defendes?
E dizes tu que não és pró Venezuela?
És pró-quê? Ditadura?
3 Setembro, 2023 at 20:21
Estou casado de repetir do que é que eu sou pró e tu, volta não volta, achas que eu sou pró-Venezuela, Marxismos, ditaduras, etc.
Que mais posso eu dizer?
Hoje digo que não, amanhã voltas a acusar-me.
Isto é cansativo…
Não concordo com o que estão a fazer com ele.
Assim já está bem?
3 Setembro, 2023 at 19:02
Também cortaram o direito à greve, bloqueando o acesso às suas contas bancárias.
E acho fantástico haver pessoas que se acham inteligentes a defender estas merdas, sem perceberem que um dia, com isto implementado a nível mundial, qualquer pessoa fora do poder estará completamente manietada e às ordem do que o poder quiser fazer – como já acontece na China, onde a implementação do sistema de pontos sociais define o que podes ou não podes ter acesso.
E o burro era o Scolari…
Esta merda está à vista de toda a gente – felizmente ainda há as redes sociais que vão mostrando o que acontece, não que não tentem censurar – e ainda há quem tente negar isto! Enfim…
3 Setembro, 2023 at 19:05
Eu sei disso.
E, ao contrário do que dizes em cima, eu não concordo com isso.
Mas isso não faz de Jordan Peterson uma pessoa imparcial. Muito pelo contrário. E olha que eu concordo com alguns dos seus pontos de vista.
3 Setembro, 2023 at 19:57
🙂
Se o que fazem no país dele é merda, o gajo tem de ser contra, olha que caralho?
Portanto, o gajo é de direita, e não é imparcial.
E o Trudeau, com a agenda de esquerda, é imparcial?
Olha que caralho, que tu me saíste um belo vendedor de banha da cobra fora de prazo…
Não é essa marda que está em causa.
É retirar o direito às pessoas de se expressarem.
E, foda-se, se há gajo que se expressa fundamentando com factos e estudos, é o Jordan. Ou o Trudeau faz isso?
Quantas mentiras queres que te meta aqui do Trudeau que andam pela net, desde merdas das vacinas a tudo o resto?
O Trudeau é doa maiores canalhas que há à frente dum país… O gajo que destruiu a reputação do Canadá, que há 20 ou 30 anos era visto como um exemplo de domocracia no Mundo!
Foda-se, ó Grilo, tu és um fundamentalista do caralho. Estás ao nível de qualquer Khomeini desta vida…
3 Setembro, 2023 at 20:17
Ayatollah Grilo 😀
3 Setembro, 2023 at 20:31
Ninguém é imparcial. Não existe tabula rasa.
Há outros conceitos como tolerância para com opiniões divergentes ou ideologias que não aplicamos a nós próprios (o grande problema actual é o excesso de religião e empolamento da virtude, pessoas que se acham impolutas e não concebem ideias diferentes, por estas serem serem forçosamente erradas), mas são conceitos filosóficos difíceis de explicar a pessoal que passa a vida a marrar em muros que eles próprios erguem.
Pessoalmente nao creo na cultura cancel, mas que ja reecebi umas palestras sobre como me comportar, si. E a minha empresa não é caso único.
3 Setembro, 2023 at 19:11
“como já acontece na China, onde a implementação do sistema de pontos sociais define o que podes ou não podes ter acesso.”
Estás a falar disto?
https://www.youtube.com/watch?v=kj4ECnMpvsk
A China é uma ditadura (em termos políticos). Ponto.
E é assim que eles controlam.
Tem as suas vantagens (como o pagamento sem usares dinheiro nem cartões, apenas usando o reconhecimento facial) e as desvantagens do controlo do Estado (big brothe is watching you).
É como o propalado chip que querem implementar nas pessoas (do mundo), programado com inteligência artificial, que permite diagnosticar futuras doenças. Tem o seu lado bom, que descrevi, mas tem o lado mau (quando se fala que regista o pensamento de cada indivíduo, podendo se usado contra o próprio).
3 Setembro, 2023 at 19:13
Flic Flac’s sugiro que vejas então este vídeo que é bem melhor sobre o assunto….
https://youtu.be/Qt2AuVQKpq0?si=15UBzT-Fn_X1WZIF
By Clone
3 Setembro, 2023 at 19:16
Outro vídeo do Jordan Peterson…
3 Setembro, 2023 at 19:31
Nesse vídeo aparece o Jordan Peterson, mas não é sobre ele, nem sequer faz parte do canal dele….foi feito pelo Daily Telegraph e versa sobre o tema da cultura do “wokismo” (cancelamento social) no Canadá, embora eu reconheça que só vê a perspetiva de um dos lados…
By Clone
3 Setembro, 2023 at 20:21
Sim.
3 Setembro, 2023 at 18:39
Final de jogo de loucos no Arsenal x Man Utd …
Golo anulado por fora de jogo ao Utd aos 88′ … Já nos descontos o Arsenal faz o 2-1 na sequência de um canto e fez ainda o 3-1 num contra ataque …
3 Setembro, 2023 at 18:55
Foicomput@s a empatar com o arouca ao intervalo no estádio do ladrão …
Muita solicitação para o árbitro ajudar os corruptos do norte … Um golo anulado ao piscineiro do taremi… Ainda agora e já nos descontos da 1a parte houve um lance com o galeno, grande fita a ver se o árbitro expulsava o central do arouca… Foi um grande corte mas, a tendência para o teatro por parte destes jogadores porcos bimbos e corruptos, metem me nojo!
3 Setembro, 2023 at 18:56
Para quando a aposta em Callai?
Com o me(r)d(r)oso RA lá, nunca! Não lhe serve os interesses?
3 Setembro, 2023 at 19:07
Para quando ?
Simples.
Nunca
O rapaz já treme por todos os lados.
Já só aposta em valores com calo no ..
Já não está para aventuras, depois do quarto lugar, já viu, que está á beirinha do precipício, mais um passo e zás catratpás, lá em baixo estatelado.
É por isso, que o Bragancinha foi pró lado, ele já não vai em romances de formação.
A formação estar lá, ou não estar, é igual.
Aliás, ele até já disse, á uns tempos, que já não tinha crédito, lembram-se ?
3 Setembro, 2023 at 18:57
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/dolores-silva-acusa-elemento-do-benfica-de-tentar-lesionar-uma-jogadora-do-sp-braga-veja-o-video?ref=HP_DestaquesPrincipais
Há merdas que não dá para entender!
3 Setembro, 2023 at 19:09
Não escolhemos a nossa família, infelizmente.
3 Setembro, 2023 at 19:19
Eu não acredito que fosse propositado. Tal como não acredito que as entradas a varrer e pisadelas na Sissi, que a obrigaram a sair mais cedo, tenham sido propositada.
3 Setembro, 2023 at 19:08
Arsenal x United foi um bom jogo. Gabriel Jesus joga muito à bola, jogador incrível. Ten Hag é um treinador com muito “hype”, mas o futebol que implementa deixa muito a desejar, sobretudo no processo defensivo.
3 Setembro, 2023 at 19:09
Rakow, já começou.
6´ minutos de jogo, em casa , 0-0
3 Setembro, 2023 at 19:22
Rakow marcou.
Ganha 1-0
3 Setembro, 2023 at 19:31
11 do Sporting é fixe!
3 Setembro, 2023 at 19:36
O normal. Eu colocaria Bragança no lugar do Morita
3 Setembro, 2023 at 19:40
Vejo uma espécie de 3-4-3, com Pote atrás dos 2 avançados, se for gosto
3 Setembro, 2023 at 19:41
Ou 3-5-2 se preferirem mas com Pote a médio atrás dos PL
3 Setembro, 2023 at 19:48
Arouca marca, mas quase de certeza que é anulado
3 Setembro, 2023 at 19:49
Não? Ui
3 Setembro, 2023 at 19:48
Golo Arouca
3 Setembro, 2023 at 19:54
Que puta de vergonha.
3 Setembro, 2023 at 19:54
Taremi não vacila, saca sempre um
3 Setembro, 2023 at 19:56
Nao funciona o VAR AHAHAHAHAHAHAHAHA
3 Setembro, 2023 at 19:57
O futebol português é pantanoso
3 Setembro, 2023 at 19:58
HAHAHA
Este penalty HAHAHAHAHAHAHA
3 Setembro, 2023 at 19:58
Podre futebol português…
3 Setembro, 2023 at 19:58
O freitas lobo é tão filho da puta
3 Setembro, 2023 at 19:58
Ou podre futebol português
3 Setembro, 2023 at 20:00
Teve coragem de nao marcar? Fdx.. Homem com coragem..
3 Setembro, 2023 at 20:00
15/20 minutos de desconto
3 Setembro, 2023 at 20:00
Que caralho estes comentadores estão para aqui a dizer?????? nao é penalti em lado nenhum do mundo caralho
3 Setembro, 2023 at 20:01
Bastaram só alguns anos para o futebol português destruir por completo o VAR.
Cenas ridículas no Dragão.
3 Setembro, 2023 at 20:02
17 minutos de desconto
3 Setembro, 2023 at 20:02
Sério?
3 Setembro, 2023 at 20:03
Eh, eh, eh, eh,eh.
Futebol português no seu melhor.
No seu habitual.
3 Setembro, 2023 at 20:02
17 minutos de descontos quando já passaram 7….
3 Setembro, 2023 at 20:02
17 minutos de compensação
3 Setembro, 2023 at 20:02
O comentador, acha que os descontos, e sobre os descontos..
Fdx como este gente e paga pra comentar jogos?
3 Setembro, 2023 at 20:04
Quinhentinhos
3 Setembro, 2023 at 20:04
17m + 7m que entretanto decorreram desde a paragem! Só rir…
3 Setembro, 2023 at 20:05
E depois dos 17, ainda vai mais um ou dois, pra gorjeta.
Que tristeza, ninguém mete travão a esta tristeza.
3 Setembro, 2023 at 20:05
17 min hahahahahaha
3 Setembro, 2023 at 20:06
Mais vale dizer que só acaba quando o Porto marcar o 2 golo
3 Setembro, 2023 at 20:06
Um lá em cima e outro cá em baixo.
E como é que o Sporting tem possibilidades com esta porca miséria?