A Sporting SAD revelou esta sexta-feira o Relatório e Contas referente à época 2022/23. Os leões conseguiram um resultado líquido positivo de 25 milhões de euros, além do maior volume de negócios de sempre. Este resultados permitem ao emblema de Alvalade «elevar o nível de investimento, quer desportivo quer de negócio, sem comprometer o curto prazo e a sustentabilidade do clube», revelou Frederico Varandas na mensagem de abertura do extenso documento.
Para o volume de negócios estão incluídos aspetos como bilheteira, receitas televisivas, patrocínios, publicidade, transações ou receitas de participação nas Competições Europeias.
O Sporting congratula-se também pelo regresso a um registo positivo de capitais próprios, pela primeira vez desde 2016.
O passivo foi reduzido em 27,4 milhões (total de 309 milhões), com o Sporting a aumentar a sua participação na SAD de 63,8% para 83,9%, através da conversão de VMOC´s em ações. O valor do plantel masculino, de 99,1 milhões, é também o maior de sempre.
9 Setembro, 2023 at 10:01
Os homens das finanças que se cheguem á frente…para quem não percebe das contas parece que estamos no bom caminho mas com estes gajos ,aquilo que parece por norma não é..
9 Setembro, 2023 at 10:25
Não gosto desta direção, mas há que anos oiço dizer que vamos falir, acabar e o caraças, mas a verdade é que afinal Não.
Calculo que se vão aumentar numa proxima AG da SAD.
10 Setembro, 2023 at 13:45
Já se “aumentaram”:
«A Sporting SAD anunciou esta quarta-feira ter aumentado o vencimento dos seus três administradores executivos, incluindo o presidente Frederico Varandas, tendo também passado a remunerar os administradores não executivos e todos os órgãos sociais da sociedade.
Numa nota enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o atual quarto colocado da I Liga de futebol confirmou que a revisão salarial dos órgãos sociais da SAD foi aprovada numa assembleia geral extraordinária de acionistas, realizada na terça-feira.
A proposta foi aprovada por maioria, tendo obtido mais de 1,26 milhões de votos a favor, cerca de 200 mil votos contra e 20 abstenções, revelou a Sporting SAD.
A Comissão de Acionistas, responsável pela apresentação da política de remunerações dos titulares dos órgãos sociais da administração, propunha incrementar em quase 32% o vencimento de Frederico Varandas, de 182.000 euros brutos anuais para 240.000 euros.
Já a componente fixa dos vice-presidentes executivos Francisco Salgado Zenha e André Bernardo irá subir 45% a partir da próxima época, dos 131.000 para 190.000 euros anuais brutos.» (in Diário de Noticias, 17 Maio 2023)
SL
9 Setembro, 2023 at 10:52
Goste-se ou não do FV. A transformação do clube finalmente aconteceu. Infraestrutura, plantel, capacidade negocial e finalmente.. capitais próprios..
É deixar o homem trabalhar porque estabilidade trás confiança e resultados.
9 Setembro, 2023 at 11:13
Tem acontecido sim a transformação. Basta olhar para o futsal!
9 Setembro, 2023 at 12:27
*traz
10 Setembro, 2023 at 14:11
Goste-se ou não do Filipe Vieira a transformação do clube aconteceu.
10 Setembro, 2023 at 14:12
Er…não era Filipe Vieira, era Frederico Varandas. Fiz confusão…
10 Setembro, 2023 at 14:55
Ahahahaha 🙂
10 Setembro, 2023 at 14:31
Qual transformação? CS a soldo para passar propaganda? Infraestrutura? Colchões, dois campos relvados, uma tabela de basket e uma dúzia de latas de tinta? Capacidade negocial (risos)… e sobre capitais próprios o Malcolm explicou tão bem que até causou incómodo!
10 Setembro, 2023 at 15:06
Transformação:
Infraestruturas:
– Uma demão de tinta e uma tabela de basket. Pavilhões ao pé disto são obras para meninos.
Plantel:
– Vejam lá que eles venderam jogadores e…..compraram jogadores para essas posições. Nunca visto!
Alguma delas com 1 ano de atraso mas não é grave. Mais 4° lugar, menos 4° lugar, o Varandas já o conseguiu pôr 2x por isso já ninguém se admira.
Capacidade Negocial:
– Dois meses a negociar Gyokeres para no fim lhes darmos o valor que eles queriam e ainda mais uns pozinhos. Top, top, top!
– Palhinha vendido por caramelos para passado um ano estar a caminho do Bayern por quase 5 vezes o valor a que foi vendido.
– Paulinho que custou mais que os avançados do fruteiros todos juntos.
– Isto sim é capacidade negocial, estamos impressionados, ainda vem os árabes cá buscar o Varandas para pagarem menos pela transferências deles.
Capitais próprios:
– 5 anos, 300 milhões em vendas, contrato NOS de 400 e tal milhões, 2 entradas na Champions depois conseguimos! Só ao alcance de predestinados!
Portugal, quisemos, acreditamos, conseguimos!!
Deixem o homem trabalhar que a este ritmo vai acabar a limpar meio milhão anual como prémio de tanta “sabedoria” e gestão de topo!
9 Setembro, 2023 at 11:42
Vou ser polémico e sei que muito provavelmente não vou ao encontro da maioria aqui. Mas tal como já disse, eu penso pela minha cabeça e não me deixo influenciar pela CS nem pelos outros.
Não votei em FV nenhuma das duas eleições. Na 1a votei em Benedito, na 2a não fui votar, mas dificilmente teria votado em FV.
Apesar de um início franquissimo a todos os níveis (os primeiros 2 anos de mandato foram horríveis! em todos os sentidos. A preocupação em tentarem culpabilizar a antiga direção é a herança pesada cegou-os. A contratação de treinadores no Futebol masculino roçou o ridículo.
Mas a verdade é que a “loucura ” na contratação de Amorim salvou-os. O clube passou a ter um rumo no futebol masculino, as contratações nos últimos 4 anos foram mais critériosas, houve uma real aposta nos produtos da formação, os jogadores atingiram níveis altos e valorização que permitiram vendas históricas. A estabilidade no comando técnico é um fator positivo. Falo no futebol masculino em qje vejo uma melhoria evidente, realçado o bom mercado esta época. Existem outros pontos positivos como a continuação e reforço da hegemonia no futsal, a aposta no basket, as alterações na academia de Alcochete, as cadeiras do estádio, o nível de comunicação. A forma como nos atiramos ao Porto que apesar de tudo é o clube que representa o pior que o futebol português é…
Obvio que nem tudo é perfeito. Nem tudo é bom sequer. Nos momentos menos bons Varandas é mau. Não aparece, é se aparece só diz asneiras. A firma como o ano passado deixou Amorim as feraspor sua responsabilidade, exigia outro tipo de conduta. O desinvestimento no FF e no votei. A guerra com os adeptos, que é culpa das duas partes e nunca deveria partir da direção. A forma como passamos a mão no pelo ao Bemfica e à liga de Proença.
Deixo por ultimo as contas porque não sou especialista. Giro as minhas. Parece me que estao em crescendo em termos de sustentabilidade. A recompra das Vmoc. Acho que o medo que eu próprio tinha de perdermos a maioria da Sad em breve esfumou-se. E bem.
Nao simpatizo com Varandas. Acho que verdadeiramente nunca simpatizei com Bruno. Acho difícil votar Varandas alguma vez. Mas que o trabakho melhorou é um facto.
9 Setembro, 2023 at 12:08
Foda-se, outro que veio de Marte…
O pior que representa o futebol português, e até o país, porque extrapola muito o que se passa no desporto, é o Benfic@. Por isso é que se chama, meio a brincar, meio a sério, a isto o benfiquistão.
O Benfic@ mina TODA a sociedade portuguesa, desde o desporto à Justiça, passando pelo Estado em todas as vertentes possíveis.
O Porto é um grupo de mafiosos, que, há força, tenta impor a sua vontade e ter benefícios próprios disso. É muito diferente do Benfic@, que está enraizado em toda a sociedade “chico-esperta” que é a nossa.
O Porto é um grupo limitado de pessoas que forçam um certo poder. O Benfic@ é um grupo ilimitado de pessoas, algumas com poder elas próprias, que trabalham para a causa que está enraizada no país há décadas – muito antes do Porto se ter tornado um grupo de mafiosos.
A diferença, que leva as pessoas a falarem mais do Porto do que do Benfic@, é que o método do Porto é óbvio, visível e arruaceiro, dando nas vistas em 90% ou 95% dos casos, enquanto que o método do Benfic@ é mais sofisticado, mais nos corredores do poder, e é muito menos visível para o cidadão comum.
Eu falei aqui há uns dias que o que o Porto faz é claro e óbvio até para quem não segue o fenómeno desportivo, enquanto o que o Benfic@ faz cai muitas vezes no domínio do duvidoso – pode ser mas…
Depois… reforço da hegemonia do Futsal…
Mais uma vez, completamente ao contrário.
São, pelo menos, 3 anos consecutivos de desinvestimento no Futsal. E se na época passada ainda sacaste o campeonato – perdendo as 2 Taças, uma das quais nem à final foste – este ano a coisa vai ser muito mais complicada. Para já, já vais em défice em relação à época passada, por teres perdido a Supertaça – em que o Benfic@ foi superior, diga-se!
Manténs o que tens feito no Atletismo, está-se a trabalhar bem no Andebol, mas tudo o resto deixa muito a desejar, a começar pelo FF.
Desculpa que te diga, a tua visão da coisa não faz sentido nenhum porque os factos desmentem-te completamente.
9 Setembro, 2023 at 12:21
Até para comprar as VMOCs se teve de fazer um empréstimo…
Com facturações recordes todos os anos, não conseguiram juntar dinheiro para as comprar? E só compraram uma parte…
9 Setembro, 2023 at 14:12
Caro Miguel,
“O Benfic@ mina TODA a sociedade portuguesa, desde o desporto à Justiça, passando pelo Estado em todas as vertentes possíveis.”
A diferença para o FC Porto é que é algo muito mais recente. Pinto da Costa é sem sombra dúvidas o dirigente mais corrupto da história do futebol. E se noutros casos até não há provas, a verdade é que após o apito dourado se ficou a perceber a força que PDC tem e que o Porto tem no país. O Benfica hoje em dia domina várias vertentes. O Benfica dois dos últimos 3 ex presidentes detidos. E com muito menos provas que no Porto. O Benfica tem uma força extra judicial? E o Porto não?
Outra diferença é que conheço infelizmente muitos portistas da sociedade que representam instituições públicas, factos nacionais, bandeira anti corrupção mas quando se trata de falar do Porto, tudo o que dizemos é inveja do presidente mais titulado do.mundo. Sao vários exemplos. Além do facto de no Porto quem manda além do presidente é o líder dos SD. Esse líder que teve um clube do qual assisti ao vivo á forma como mandaram na AF Porto.
Quanto ao reforço da hegemonia está á vista. Nas últimas 5 Champions, 4 finais, 2 vitórias. Tricampeão na Liga. Não é reforço da hegemonia?
A minha visão é a minha. E baseada em factos.
9 Setembro, 2023 at 15:55
A tua visão é, como bem dizes, tua.
Baseada em factos já não me parece porque te dei factos que contrariam isso.
Temos uma visão muito diferente, e analisamos os factos de maneira diferente também. Eu acrescentaria que tu não ligas a alguns factos que eu ligo, porque acho importantes.
O Porto sempre teve uma corrupção baseada na força – por isso todos os “players” têm medo dos SuperDragões, sejam eles árbitros, dirigentes, juízes ou outros.
O Benfic@ está entranhado no poder do Estado desde o tempo da outra senhora. O Benfic@ é visto por essa gente como a grande instituição do país, por isso tem braços tentaculares em todo o lado, desde o desporto – que é transversal a todas as modalidades – à justiça e ao poder politico, como aliás se viu no tal powerpoint que tinham onde diziam que poderes tinham de dominar!
Não percebo que factos tens tu que possam contrariar isto, que é factual.
Ninguém coloca em causa quem é o Pinto da Costa. Olha que caralho, o gajo está no poder há 40 anos. Como é que querias que não fosse o mais corrupto? Só o Vieira e o Salvador tiveram metade desse tempo, e todos os outros muito menos que isso. Nunca podiam ser mais corruptos que o PC.
O PC não tem força no país – é aí que erras grosso! Tem força numa vertente do país, que é muito pontual fora da zona do Porto. Quem tem força no país, seja onde for, inclusive até no Porto, é o Benfic@.
Se nem esta merda percebes, percebes o quê?
Mas alguma vez se pode comparar a influência do Benfic@ em Portugal com a do Porto? Por não terem influência nacional é que foi preciso aparecer O Jogo, caralho! Porque não tinham voz. E depois o Porto Canal.
É o que eu digo… Tu és de Marte e deitas um olhinho à Terra de vez em quando…
Não, não é assim que reforças a hegemonia…
Ainda vives das sobras da grande equipa que tiveste há 4 e 5 anos… E cada vez mais vais perdendo qualidade. Se isso é REFORÇAR a hegemonia, epá, nem sabes o significado de “reforçar”!
Tu não entendes, sequer, que nós vimos de 11 anos de continuidade… 11 (onze) anos! O Benfic@ muda todos os 3 ou 4 anos… Nunca consegue estabilizar. Nós temos um ciclo enorme – 1 só em 11 anos – e eles vão de pequeno ciclo em pequeno ciclo, tentando chegar à nossa qualidade. E nós temos perdido qualidade nos ultimos 3 anos, claramente, e só o facto de estarmos estáveis e termos (provavelmente) o melhor treinador do mundo nos tem mantido à tona. Este ano já duvido que isso seja suficiente porque perdemos nítida qualidade e o Benfic@ não só não perdeu como se reforçou.
Mas cá estaremos em Maio/junho para ver quem tem razão – que espero que sejas tu, que fique claro.
9 Setembro, 2023 at 17:29
A vantagem dos números é que cada um os “trata” á sua maneira, no teu caso vens muito satisfeito dizer que no Futsal nos últimos 5 champions 4 finais 2 vitórias, certo e em que anos é que ganhaste a última champions?
O que o Miguel está a dizer é que desde que ganhamos a última é sempre a descer e a desinvestir (até podes ter o mesmo budget, mas o rival mete mais dinheiro, os salários dos jogadores com qualidade aumentam por causa do custo de vida e da competitividade da modalidade, logo manter o budget não é o “mesmo” dinheiro é MENOS dinheiro)
E isto sim é a realidade, porque mandar para aqui números e não meter uma cronologia é de quem ou não pensou bem no assunto ou quer que os outros pensem baseados em dados que não são nem reais nem factuais…
É tão simples como isto (hipótese extrema apenas demonstrativa) se o SCP descer de divisão este ano, podes dar exactamente a mesma interpretação errada dos numeros que estás a dar e.g. Nas ultimas 6 champions 5 finais 2 vitórias e tricampeão nas ultimas 4 épocas…
Estás a perceber?
9 Setembro, 2023 at 23:27
É o que digo, há muito tempo. Tiram os contexto às coisas e querem discutir as coisas abstratamente, como se uma mesma coisa num contexto absolutamente diferente não tivesse de ser vista, analisada e resolvida de uma forma diferente.
Mas é isto em tudo… Por isso é que o povinho é roubado e mantém-se fiel em quem vota…
9 Setembro, 2023 at 19:04
Outro que confunde gravidade com irritação…
A “corrupção” a favor do carnide é transversal á sociedade porque é estrutural quase cultural e isso é irritante e desesperante, tal e qual como a corrupção que existe no resto das actividades deste País, tira-nos do sério irrita-nos pela mesquinhez e omnipresença…
A corrupção do fcporko é violenta e mafiosa não há comparação possível
Para exemplificar se estes “casos” dos roxos fossem julgados nos EUA por exemplo, vários elementos afectos ao fcporko levavam penas perpétuas e nalguns estados até pena de morte, nenhum caso “organizado” pelos lampiões implicavam as mesmas penas, embora um ou outro individualmente pudessem ter penas parecidas, mas não é organizacional, já no fcporko é institucional e organizado, nos USA aquilo começava pelos executantes e só parava nos mandantes, são crimes de ódio, crimes violentos, execuções públicas etc etc etc
As vantagens batoteiras que cada um dos roxos usufrui equivalem-se nos efeitos, mas não se podem equiparar nos métodos, nem na gravidade do “modus operandis” e nem precisas saber de leis, basta teres senso comum…
9 Setembro, 2023 at 23:25
Para mim é tão evidente que fico estupefacto por haver pessoas com alguma cultura que não percebam a enorme diferença entre os métodos usados. É que em nada são parecidos.
Mas enfim, cada um com a sua…
10 Setembro, 2023 at 10:00
Em relação ao futsal, não vi um benfica superior. Marcaram 3 golos dignos de insólitos.
Os dois primeiros foram remates de merda que o nosso redes ofereceu.
O golo da vitória foi conseguido num 5×4 em que perdemos a bola, já no fim do prolongamento.
Sinceramente, não senti o Benfica superior
10 Setembro, 2023 at 14:01
«(…) A forma como nos atiramos ao Porto que apesar de tudo é o clube que representa o pior que o futebol português (…)»
Pois … “só” nos últimos 8 anos não devem ter existido casos como:
– vouchers e pacote Eusébio para as equipas de arbitragens e delegados em TODOS os jogos em casa das equipas A e B durante 2 época e parte de outra (40 jogos por época a 7 “juízes” desportivos;
– escândalos de arbitragem na época 2015-16 (campeonato ROUBADO ao SCP):
-Mala-ciao com tentativas (só?) de corrupção activa de dirigentes e jogadores e equipas adversárias para perderem jogos;
– e-mails com o destapar das redes de influência em áreas como a arbitragem (os padres), a justiça ou a polícia e respectiva distribuição de benesses a elementos de destaque netas àreas.
Só para citar alguns dos tentáculos do polvo e apenas nos últimos 8 anos
SL
10 Setembro, 2023 at 15:13
Nem mais.
Os sportinguistas e quem os governa são tão simplórios, tão vistas curtas, tão coitadinhos que caem sempre nas mesmas esparrelas.
Quando os lampiões voltarem ao registo desses 8 anos (já para lá caminham a passos largos) estes coitados vão dar de frente com a realidade e chorar sobre o leite derramado. Aí vai ser tarde.
10 Setembro, 2023 at 15:10
Tudo dito pelo Miguel sobre a diferença entre os poderes dos Frutas e Toupeiras e o porquê de o poder das Toupeiras ser muito mais perigoso, difícil de combater e que nos vai prejudicar imensamente mais a curo/médio prazo.
Mas os vistas curtas que emprenham pelos ouvidos com toda a palha que Varandas e companhia lhes dão a comer só vão perceber isso quando for tarde demais.
9 Setembro, 2023 at 11:51
Sobre as contas, conto com um comentário detalhado do Malcolm para nos elucidar mais claramente a todos.
Bastou o pequeno comentário dele de ontem, onde diz que a redução do passivo se deve só ao dinheiro da NOS, para perceber que temos de estar atentos a estas “pequenas” jogadas.
222M€ de receita, 25M€ de lucro… portanto gastou-se 197M€… Se o orçamento do futebol, dizem, anda nos 60/80 M€, em que se gastou o resto se as dividas a fornecedores se mantêm iguais – diminuíram 400 mil euros num ano?
22/23 foi um mau ano desportivo.
Não me venham falar em sucesso desportivo, caramba!
21/22 já não tinha sido famoso, há que recordar isso.
Este ano, vejo o Futebol masculino melhor, vejo o Andebol masculino igualmente bem, vejo o Atletismo (masculino e feminino) igualmente bem, mas tudo o resto vejo pior ou igualmente fraco. Só no fim saberemos os resultados desportivos, mas as perspectivas não são animadoras – como o ano passado não eram e deram no que deram!
Portanto, sinceramente, sucesso desportivo, para mim, é muito mais que isto.
Como já disse ontem, surpreendentemente noto um empolgamento nos sportinguistas que, na minha humilde opinião, tem pouco de realismo… Parece, claramente, que voltámos à era “este ano é que é”… O 2.0 deve ser disso, de termos voltado a ter uma esperança pouco sustentada.
Enfim, é a minha opinião.
No fim, lá para Maio e Junho de 2024, logo se vê quem estava certo…
Em três coisas dou-lhes todo o mérito este ano:
a) no volume de negócios – muito à base de vendas de jogadores por valores já muito aceitáveis
b) no mercado de verão do FM
c) a transformação do Estádio para melhor – pelo menos esteticamente
Acho é que continua a ser curto para a grandeza do Clube e, principalmente, para as necessidades do Clube. O Sporting precisa muito mais que isto!
9 Setembro, 2023 at 12:35
Subscrevo
9 Setembro, 2023 at 12:38
Miguel, não vou fazer grandes avaliações ou comparações de números, há algumas ideias básicas que posso deixar que podem ajudar a melhor compreender a situação pois como digo mais abaixo estamos dependentes de conseguir anos apôs ano grandes vendas, na verdade é os roxos tem feito nos últimos anos, nós apenas entramos mais tarde neste ciclo, ou circo …. só desejo que este risco de gestão tal qual tem acontecido nos roxos, nos possa trazer algum sucesso no futebol sénior masculino.
Vemos que num ano excecional em que batemos records de rendimentos, continuamos a dever basicamente o mesmo aos fornecedores e o investimento em infra estruturas é residual, uma boa noticia é o facto de não terem aumentado as dividas e há uma melhoria na gestão das dividas pois diminui o valor do curto prazo e aumentou a divida a medio prazo, se isto mais tarde se transformar numa herança, aí sim pode ser um problema mas é uma situação que não se perspetiva …
A redução do passivo basicamente é feita pela redução do financiamento da Sagasta relativa à cedência dos direitos televisivos de épocas futuras, ou seja a Nós pagou os direitos da época 22/23 e esse valor foi direitinho para a Sagasta que já tinha adiantando o valor em anos anteriores, a boa noticia é que não se fez mais nenhum adiantamento, possivelmente já nada ou pelo menos pouco deve ainda haver de direitos televisivos que seja possível adiantar … mais uma vez o problema será de herança, mas como disse por enquanto não se perspetiva.
Olhando para outras rubricas, verificamos que ao contrario dos fornecedores cuja divida não reduz inclusive continua em divida 5M ao porto relativo ao negocio simulado, dos clientes quase nada há para receber e como ninguém acredita que os clientes comprem a pronto indicia que estamos a utilizar factoring sem recurso, o que explica um pouco o elevado gasto em juros, são já 15M anuais.
Neste momento não consigo aceder ao relatório (o link de acesso ao relatório publicado na cmvm não está a funcionar) pois gostava de mencionar o enorme deficit operacional que existe, basicamente aumentamos o gasto em salários que é também já record de sempre mas principal batemos e por enorme margem o recordo de gastos em serviços, estamos a gastar muito mais de 10M face ao que gastávamos à relativamente pouco tempo. E por outro lado e é uma boa noticia os rendimentos operacionais também aumentaram embora a um ritmo muito inferior ao crescimento dos gastos e este ano as receitas europeias mesmo admitindo uma boa campanha na LE vão ser significativamente inferiores.
Por fim e é também uma boa noticia nestas contas ainda não entraram as mais valias de Ugarte e Porro, que mesmo admitindo alguma partilha serão significativas mas claramente insuficientes para as necessidades da época pois do outro lado também a divida aos fornecedores derivadas do record de compras ainda não está reconhecido nos atuais 110M de dividas a fornecedores.
9 Setembro, 2023 at 12:48
“o que explica um pouco o elevado gasto em juros, são já 15M anuais.”
Na ordem de grandeza que disse, talvez há um ou 2 meses, e que se riram de que era muito mais!
Enfim…
Pois, eu bem digo que a situação não é tão boa como a pintam mas hoje o mundo vive de narrativas repetidas à exaustão para que o povinho as tome por verdadeiras e as engula sem mastigar.
Sinceramente, já nem sei o que é pior, se ter “os Chicos desta vida” a não ligarem a minima às contas, ou se ter “os carneiros acéfalos amestrados” que engolem toda e qualquer narrativa que lhes dão!
O futuro não será bom!
9 Setembro, 2023 at 19:05
15 M € em dois trimestres … Faltam outros dois trimestres…
Tal como tinha referido… O gasto anual com juros deve ser superior a 25 M €. Ou seja, um jogador de qualidade a menos por época.
Juros a quanto obrigas …
9 Setembro, 2023 at 22:54
Isto são as contas anuais, pá!
Estão 4 trimestres lá.
9 Setembro, 2023 at 11:59
É o que é, é o que temos e é com isto que temos de seguir em frente.
Não vou discorrer sobre números embora alguns continuem a ser preocupantes, já o fiz em breves comentários nos dias anteriores, acho importante deixar apenas esta reflexão.
As contas demonstram a extrema importância atual de duas coisas.
– Apesar de muitos não gostaram, a relação com o mendes ou se quiserem com os “mendes” são essenciais para a manutenção do negocio em funcionamento. São eles que nos momentos de aperto desbloqueiam negócios de dezenas de milhões que enchem a botija de oxigénio por mais uns meses e não deixam a maquina parar.
– O Amorim, ou se preferirem os “amorims” com arte e engenho para potenciar jogadores e época apôs época repetirem o ciclo reconstruindo a equipa, com objetivo de tentar obter rendimento desportivo e sobretudo como referi potenciar a venda de mais jogadores que são essenciais para o pagamento das “coisas básicas”
Projetando o futuro e esta forma de gerir (que não é exclusiva do Sporting) que não permite olhar a longo prazo mas apenas para o futuro imediato, verificamos que as vendas de Ugarte e Porro (nestas contas apenas entraram 5M do empréstimo pois a opção de compra é apenas reconhecida nas contas da presente época) são manifestamente insuficientes para as necessidades financeiras da época, é fácil prever que em Janeiro temos a necessidade imperiosa de efetuar uma grande venda assim como no próximo mercado de verão vamos assistir à saída de jogadores que o Amorim tenha conseguido potenciar desportivamente e os “mendes” consigam potenciar financeiramente. Isto é tão claro que até um cego vê.
Só um maluquinho pode dizer que um lucro de 25M não é excelente, mas acho que um comedor de gelados com a testa sabe que meses antes do colapso o BES apresentava quase 100M de lucro e que notáveis economistas na praça inclusive um deles até era presidente da republica asseguravam a solidez e a estabilidade da empresa …. que colapsou passadas umas poucas semanas.
Termino como comecei, é o que é, podia ser diferente? Podia, mas não era a mesma coisa.
9 Setembro, 2023 at 12:20
É bom ver o que o sistema de gestão que os roxos usavam, e que agora nós também usamos, fez com eles…
O Benfic@ é o clube que mais facturou no século XXI, no mundo, e nem assim desceu o passivo, antes pelo contrário.
O Porto é o 2º clube dessa lista, e não só não desceu passivo nenhum como apresenta actualmente a pior situação económica da sua história e está metido num buraco que o torna absolutamente dependente da venda de jogadores e do dinheiro da CL – os outros também têm esse problema mas nenhum no grau do Porto!
Nós termos entrado neste ciclo, bem, é fácil perceber onde nos vai levar… Por alguma razão facturamos como nunca – assim de cabeça, provavelmente estamos a facturar o dobro do que se facturava quando o Bruno de Carvalho pegou no Clube – e não baixamos a divida a fornecedores e o que se baixou – em 5 anos de Varandas – do passivo é ridículo!
9 Setembro, 2023 at 12:50
Miguel o passivo atual, apôs esta redução e depois de records sucessivos em vendas é de 309M ainda muito acima do passivo herdado em 2018 que era de 282M.
Já agora o gasto em serviços externos era em 2018 de 22M e que tanta critica geraram a razoabilidade de alguns dos contratos de serviços e nestas contas foram gastos que totalizaram 36M. Foram mais 6M face ao ano anterior e mais 14M face a 2018.
9 Setembro, 2023 at 13:00
O sucesso desportivo tem o seu preço.
Não te esqueças que ficamos a frente do Vitória de Guimarães e fomos Campeões em Futsal…
10 Setembro, 2023 at 15:15
🙂
10 Setembro, 2023 at 15:25
Aprende bicha brunista está clínic de rooftop de borla do Malcolm !?.
10 Setembro, 2023 at 16:58
Estou confuso…
És tu que estás na fila para mamar aqui no outro post ou é para tirar outra senha?
Elucida-me rabolho.
9 Setembro, 2023 at 19:23
E qual era o Activo em 2018?
Pois… E o Capital Próprio?
Só refiro 2018 porque falas desse ano… Mas quando é que o capital próprio foi positivo pela última vez?
9 Setembro, 2023 at 21:27
2018, pelo menos é o que me lembro.
Uma das partes mais preocupantes, para mim, é pagarmos 15M por ano em Juros, ou seja, só em juros pagamos quase o Orçamento todo do Clube para as modalidades, o que das duas uma, ou temos mil e um empréstimos para pagar, ou temos dois ou três bem grandes o que é um paradigma bem diferente com o que tínhamos da ultima vez em que os capitais próprios eram positivos.
9 Setembro, 2023 at 23:30
Em 2018 vinhamos dum contexto de 2013, quase na falência.
Em 2023 vimos de 2018, com contas positivas ao fim de 5 anos e uma enorme recuperação do clube.
Mas tu queres mesmo comparar 2013-2018 com 2018-2023? A sério?
Mas vocês vivem em Marte?
10 Setembro, 2023 at 8:48
Tu é que vives em Marte.
10 Setembro, 2023 at 0:02
O capital próprio positivo? A última vez? Foi quando o gigantone bêbado vendeu os terrenos, o prédio…
Muito boa a tua análise, sim senhor!!! Deves ser daqueles que achas que é bom negócio vender a televisão para comprar o leitor de dvd’s…
10 Setembro, 2023 at 8:48
E que tal aprenderes a ler?
Fiz alguma análise?
Apenas perguntei qual era o Activo e o capital próprio porque falar a titulo ISOLADO do passivo não faz sentido e no caso de quem sabe do que fala é desonesto.
Ai e tal temos um passivo maior que 2018…refere o Malcolm.
E?
Faltou foi dizer que o Activo é bem superior, razão pela qual o Capital Próprio voltou a ser positivo.
Por isso em vez de fazeres figura de ignorante e idiota seria mais inteligente não opinares sobre aquilo que não sabes
10 Setembro, 2023 at 11:01
Faltou foi dizer …..
Não era para responder pois esta discussão é estéril e vamos falar novamente de cenas já explicadas.
O Miguel explicou já e bem o contexto que é completamente diferente, fiz referencia apenas porque ele refere os records de vendas e receitas e nessa perspetiva a descida do passivo é ridícula e para fundamentar avancei os números ….
Em 30/09/2018, quando varandas recebe a gestão os capitais próprios estavam positivos. Ponto, é facto e mesmo apôs as rescisões.
Mas se achas que me esqueci de falar do ativo então talvez fale dos 30M que tens no ativo relativos à divida do Sporting Clube à Sporting SAD que vão ser pagos NUNCA, espero eu … pois se forem deve ser sinal que o Sporting Clube vende as ações que detém de forma a pagar a sua divida à SAD pois no Sporting clube com as receitas e os restantes ativos que detém vai pagar nunca.
Retirando isto, o que sobra do ativo corrente aquele que pode no imediato ser convertido em euros que podem pagar as dividas a fornecedores, a situação herdada era significativamente melhor do que a atual em que mantêns apos records de receitas, 110M para pagar ou transmitir de herança.
Talvez a tua ideia seja falar do ativo valor do plantel, que dos 81M em 2018 estamos agora nos 99M, mas olha que este facto, este record, até deveria envergonhar o varandas pois é ele quem publicita a politica de aposta na formação e ter aqui um valor maior apenas evidencia que agora está a comprar mais ou pelo menos está a comprar mais caro. Pois se fores veres a comparação do valor de mercado do plantel, o plantel herdado muito provavelmente era superior ao atual. A diferença é que em 2018 tinhas muitos jogadores de produção interna que contabilisticamente contribuíam para o ativo com zero e agora tens menos jogadores a concorrer com zero e tens jogadores que foram bem pagos como por exemplo o vinagre e por isso concorrem para o valor contabilístico apresentado.
Quando olho para os ReC tento não pensar se são ReC da gestão do varandas ou do bruno ou do porco ou das toupeiras, tento explanar as ideias e as conclusões que retiro e quem não sejam os high lights distribuídos pela propaganda e neste caso é simples, estamos no mesmo caminho dos roxos, em que parece existir um buraco negro que sorve os records de receitas, sei bem o que acontece mas isso fica para outra avaliação nesta altura apenas desejo que o caminho escolhido tal qual acontece nos roxos de quando em vez nos traga algum sucesso desportivo.
Termino aqui a participação desta discussão pois a mesma é estéril, não escondo o odio que sinto pelo varandas devido ao processo que o levou onde está e que me dispenso de fundamentar novamente mas também deverias assumir o odio que sentes pelo bruno quando olhas sem espirito critico ou pelo menos com muita condescendia pela gestão de varandas que coitado herdou uma situação muito difícil e não é possível fazer melhor …. enfim!!!
10 Setembro, 2023 at 13:58
Não fiques enervado.
Isso faz mal à tua saúde.
É que eu SÓ perguntei o valor do activo e do capital próprio.
10 Setembro, 2023 at 14:09
Afinal o Ricardo não queria muita coisa.
Leva o desenho todo e mais o molho para dar sabor…
10 Setembro, 2023 at 15:17
Afinal o Ricardo, a julgar pelas respostas curtas e secas, não estava assim tão interessado naa explicações e esclarecimentos. É pena.
10 Setembro, 2023 at 16:01
O problema das pessoas limitadas é que não só se limitam a elas como tentam limitar os outros, como é claramente o teu caso.
As sad’s do futebol (em PT) não têm como missão gerar dividendos, mas sim sustentar os projectos desportivos, mesmo sacrificando alguns indicadores financeiros…
Capitais próprios positivos, são realmente positivos e motivo de satisfação se a sad estiver bem de saúde, ou seja se tiver, no mínimo, equilíbrio operacional e orçamental, porque senão é como aquele gajo que veste um fatinho Italiano, mas por dentro tem as cuecas borradas e as meias rotas, ou seja é bom para a propaganda e mais nada…
Como o dinheiro não cresce nas árvores, nem o SCP tem um poço de petroleo, para alguém te dar dinheiro (nomeadamente o dinheiro que usas para comprar jogadores, porque os da formação não têm valor de mercado e portanto não impactam o valor dos activos) tens de dar a esse alguém alguma coisa em troca!!!
Aquilo que eu estava a dizer e que pensei que fosse claro com as menções ao gigantone bêbado e á rabula da tv vs dvd é que eu preferia por exemplo ter ficado com o Palhinha, ou o Matheus Nunes, ou o Ugarte e não ter uns resultados financeiros tão positivos, mas ter melhores resultados desportivos, como é o objectivo de uma SAD do futebol…
Estás a perceber ó rapazinho?
Por último vai chamar idiota a quem te fez os cornos, assim simples!!!
10 Setembro, 2023 at 9:54
São 8,9M de Capital próprio positivo.
O cheque do Lille para pagamento daquele jovem cujo caso fez Frederico Varandas depôr contra o Sporting em tribunal foram de 19,7M.
“Não obstante, a EY, responsável pela auditoria às contas da Sporting SAD, refere no relatório e contas da sociedade que, “na sequência de prejuízos ocorridos em anos anteriores, em 30 de junho de 2023, o capital próprio é inferior a metade do capital social (sendo por isso aplicáveis as disposições do artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais) e o passivo corrente é bastante superior ao ativo corrente“
De qualquer forma estou a caminho do Marquês com a minha vuvuzela. Encontramo-nos lá…
9 Setembro, 2023 at 12:58
Aquilo que fizeram foi “arrouxar” o Sporting copiando aos rivais aquilo que muitos de nós criticávamos e que agora passou a ser um excelente acto de gestão apesar de continuarmos a dever 100M a fornecedores e o lucro pouco mais é que o cheque do Lille por Rafael Leão (“sucesso financeiro”), tendo sido arrumados das provas nacionais antes do Natal, empurrados para Liga Europa pelo Braga, e conquistado apenas o Campeonato de Futsal a nível das modalidades de Pavilhão (sucesso desportivo).
Copiaram aos rivais as avenças à CS colocando os seus homens de bolso para passarem a cartilha verde, e baixaram as calças ao Jorge Mendes para vender tudo que mexe no Sporting, seja ele o representante ou não. É essa a fórmula do sucesso.
Felizmente as colunas de muitos sportinguistas são inacreditavelmente flexíveis…
9 Setembro, 2023 at 13:14
Tudo dito!
Que tristeza do caralho!
Realmente, sem os 20M€ do Leão, era um lucro residual, como o do Benfic@, que consegue vender um gajo por 120M€, ter a maior receita de sempre na CL, e ter 5M€ de lucro no ano.
E quero ver as contas do Porto, que devem estar bem negativas… Só podem estar à espera dum jogo qualquer bem conseguido para as apresentarem!
9 Setembro, 2023 at 19:14
É isso mesmo caro Miguel.
São as tais engenhocas dos números.
Vá lá um gajo, acreditar nos R&C dos clubes.
Tapar o sol com a peneira.
9 Setembro, 2023 at 14:54
Infelizmente subscrevo JHC
9 Setembro, 2023 at 19:08
É isso mesmo.
Só não vê quem não quiser.
10 Setembro, 2023 at 15:17
Nem mais!
9 Setembro, 2023 at 12:13
Tudo resumido, a agulha virou depois da venda de BF, com a Santa Aliança.
Quero ver, são os 100 milhões aos fornecedores como irão ser pagos.
Puxa-se a manta de um lado e destapa-se do outro, como no futebol, na engenharia financeira é igual, ou quase.
100 milhões, gostava era de ver estratégias para acabar com estes 100 milhões, que crescem cada vez mais.
As vendas fizeram-se, fazem e vão-se continuar a fazer-se, com esta Santa Aliança, que eu não sei qual será o futuro. Qualquer dia, uma venda já não chega para pagar esses 100 milhões, terão que ser duas ou três vendas.
Quando romper a Santa Aliança, quais irão ser as exigências do outro lado ? Á pois é.
Estamos cada vez a ficar mais presos de pés e mãos.
Explicações sobre isto, é que era.
9 Setembro, 2023 at 12:14
100 milhões não são 100 euros.
9 Setembro, 2023 at 12:16
Na Santa Aliança, a super dependência não me preocupa, aterroriza-me, que é bem pior.
Á muito tempo.
9 Setembro, 2023 at 12:22
Tudo o resto são engenharias financeiras, do põe aqui, tira dali, mete acolá.
E normalmente, mete-se na frente as coisas mais bonitas, para luzirem mais, brilharem mais, para ocultarem as piores.
100 milhões a fornecedores.
Muito preocupante.
Deveras preocupante.
Na hora de pagar.
9 Setembro, 2023 at 12:29
Reaparem.
Vende-se um miúdo, que não conta para nós, por 4 ou 5 milhões, podia-se aproveitar para abater a esses 100 milhões, mas não se abate.
E miúdos têm sido alguns.
E abatimentos podiam ter já sido alguns.
Verbas pequenas em jogadores, que não nos servem, podiam ser canalizadas, para esse abatimento aos fornecedores, e a dívida ir sendo diminuída.
Poderíamos ficar com as vendas maiores, que têm sido grandes, para a gestão do plantel e do clube, que não tem só o futebol.
Explicações ? Não temos tido nenhumas em relação a esses 100 milhões, provavelmente, nem iremos ter.
9 Setembro, 2023 at 12:24
Todos sabem que nas contas se fazem muitos malabarismos, Sempre foi assim, para mim o que conta é a bola entrar e nos dar alegrias, como eu tive na Quarta feira, quando fui ao Andebol, com um dos meus netos, um dos meus filhos e um afilhado e tirei fotos com o meu neto com o Martim que fez 15 golos, com o grande capitão Salvador e com a estrela da companhia o Kiko. Isso nos encheu a alma
9 Setembro, 2023 at 12:39
Para a bola entrar também há muitos malabarismos…
Uns interessam, os outros não?
Eu gostava era de saber como raio tu geres a tua casa…
Desde que haja comida em cima da mesa, siga?
Não interessa o que pagas, se te endividas, etc? É preciso é comer…
Nunca vou entender quem pensa como tu!
Nada se faz sem dinheiro.
É a mesma merda na política. Nenhum país pobre pode realmente ajudar o povo que precisa. Há que produzir riqueza para que se possa ajudar quem precisa. Esta merda é básico!
9 Setembro, 2023 at 12:49
Preocupa-te é em ganhar, que o dinheiro aparece. Agora com os manfios que existem e proliferam á volta do futebol em Portugal é difícil. Eu bem luto contra eles dentro das minhas possibilidades mas isto está tudo podre . Quem for há liga dos campeões, fica com uma vantagem terrível e a tua direção o ano passado fez um trabalho muito mau. Este ano não sei o que vai dar. A única coisa que sei é que vai haver muitas missas e café com leite por esse país fora porque todos querem pôr a mão nos 80 milhões
9 Setembro, 2023 at 13:19
Claro, o dinheiro aparece…
Acabei de comentar as contas do Benfic@, com sucesso desportivo, com uma venda de 120M€, entre outras, com a maior receita de sempre na CL, e no fim dá um saldo positivo de 5M€…
Chico, só o Enzo e a CL são mais de 200M€ de facturação, que é quase o que o Sporting facturou. Estádio sempre cheio, RP esgotado, outras vendas, as maiores receitas de publicidade do país, e sobram 5M€… Isto num ano de absoluto sucesso desportivo no clube e duma onda vermelha no país!
Tu vives duma maneira que não consigo compreender…
9 Setembro, 2023 at 18:38
Como muita gente no país, o Chico vive de pão e circo. Espertos eram os romanos…
Acabaram bem, esses, já agora.
9 Setembro, 2023 at 19:14
É isso que eu não entendo, LS.
Epá, a bola é um divertimento. Um gajo fica chateado se o nosso clube perde, e mais alegre se o nosso clube ganha, mas isso não põe nem tira pão da mesa.
Nas políticas e contas do país, isso já nos afecta. Mais a uns, menos a outros, mas normalmente as contas e a política afectam a população em geral. Não consigo entender como 50% da população não vota (sempre) e como não protestam com as merdas que os diferentes (des)governos têm feito… que lhe vai ao bolso!
Quando o petróleo bateu nos 150$ o barril e o gasóleo ficou no 1,5€, foi um escândalo… Agora, com o petróleo a bater nos 100$ o barril, o gasóleo quase a chegar aos 2€ e tudo tranquilo… Que povinho mais cona de sabão… Em cada litro de gasóleo, mais de 1€ vai para o Estado. Menos de 1€ dá para pagar o gasóleo, pagar às refinadoras e pagar às bombas de gasolina…
E é assim em tudo… No aluguer da casa o Estado leva 30% sem fazer um cu – e ainda cobra IMI. Com os 70% temos de pagar rouba, limpeza, arranjos, equipamento, e ter algum para meter no bolso – sem contar com o que se pagou pela casa (que é nossa) e o IMI!
Enfim, e há países muito piores do que nós!
9 Setembro, 2023 at 23:38
Já uma vez aqui disse, que cada bomba de gasolina no nosso país, é como se fosse, um poço de petróleo pró estado.
10 Setembro, 2023 at 0:02
“Em cada litro de gasóleo, mais de 1€ vai para o Estado. Menos de 1€ dá para pagar o gasóleo, pagar às refinadoras e pagar às bombas de gasolina…”
Continua a acreditar que o dinheiro que pagas a mais no combustíveis vai para o Estado…
A Galp agradece…
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/lucro-da-galp-cresce-21-para-508-milhoes-no-primeiro-semestre
10 Setembro, 2023 at 0:11
É a Galp e é o estado, são dois comilões.
10 Setembro, 2023 at 0:17
No sítio onde moro, a maior parte do ano, a Galp, ou quase todo o ano, a Galp tem sempre o gasóleo mais caro um cêntimo que a Repsol que é espanhola.
Um cêntimo, em milhões de litros por dia, e em 365 dias , não hão-de ter esses milhões todos de lucro.
10 Setembro, 2023 at 0:22
As empresas, seja de que ramo for, já não ficam satisfeitas em ter lucro, o que seria já muito bom, querem, bater recordes de lucros, ou seja, se este ano tiverem 500 milhões de lucro, no ano a seguir, querem ter 600 milhões.
Neste país, as empresas lutam por recordes dos números de lucros, o que é triste e doloroso pro povo.
Já não lhes basta terem lucros.
10 Setembro, 2023 at 10:10
“É a Galp e é o estado, são dois comilões.”
Correcto.
10 Setembro, 2023 at 12:24
Grilo tens de perguntar ao Estado qual a necessidade de levar quase metade do litro do Gasólio em ISP… E apesar da Galp mandar no Governo, tal como a Altice e a EDP, eles mandam 0 na incapacidade que o Estado tem para baixar os impostos (e são incapazes porque têm de alimentar todas as gorduras que criaram)
10 Setembro, 2023 at 8:21
Bom dia, atenção que faturação não é resultado… há mais a ter em conta.
9 Setembro, 2023 at 12:33
Desculpem.
Não gosto de falar de contas nem de números.
Só gosto de falar da tática, da técnica e do físico.
9 Setembro, 2023 at 14:56
Levantome e aplaudo ; )
10 Setembro, 2023 at 10:46
Excelente exercício…. mais um.
Assim de repente capitais próprios positivos e esmagadora maioria do capitalsocial…..Pimbas!!!!
10 Setembro, 2023 at 15:18
Fizeste outra vez de conta que não leste os comentários?
Já ninguém se admira 🙂
10 Setembro, 2023 at 15:25
Malcolm obrigado pelos esclarecimentos.
De repente o arco-íris perdeu a cor. Bastou seriedade e um desconstruir das acrobacias financeiras.
O povo quer é pão e circo. Como o pão num clube como o Sporting é a vertente desportiva e essa tem sido miserável sobra o circo.
E o circo pode ser muita coisa, desde as declarações fantasiosas do Vagangas em que 1 em cada 2 frases não tem aderência à realidade, podem ser acrobacias financeiras ao melhor estilo capa de jornal em que só se destacam as gordas e o resto fica escondido a letra pequena no interior para quem souber/quiser.
Ou até pode ser o circo da CS e dos avençados para quem por exemplo dever 40 milhões a fornecedores era um escândalo e agora dever 100 é nota de rodapé.
Há circo para todos os gostos….e colunas.