É um estádio bonito, novo, arejado
Sturm Graz vs Sporting Clube de Portugal
20h
Merkur Arena
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Está bom tempo na Áustria, nomeadamente em Graz, onde deverão estar cerca de 18 graus à hora do início da partida. Nas bancadas, estarão algumas centenas de Sportinguistas, sendo que os 16 mil lugares do estádio não deverão estar ocupados na sua totalidade
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O Sturm Graz segue em segundo no campeonato, com 5 vitórias e 2 empates, dois pontos atrás do RB Salzburgo que ontem foi à Luz servir um 0-2 ao Benfica, para a Champions. As duas equipas defrontaram-se no passado sábado, precisamente onde o Sporting joga hoje, e o resultado final foi um 2-2, portanto não estamos a falar propriamente de uns mancos. Por outro lado, a forma como foram varridos pelo PSV na pré eliminatória da Champions – 4-1 fora e 1-3 em casa – mostra debilidade defensivas, muito por culpa de uma pressão bem alta sobre a saída de bola adversária que, quando não resulta abre longos caminhos nas alas. Taticamente, oscilam entre o 4-4-2 e o 4-3-3.
Este homem é um Mister!
Christian Ilzer é um austríaco de 45 anos, que já ganhou uma Taça da Áustria ao serviço do Graz, mas que não tem sido capaz de quebrar a hegemonia do RB Salzburgo na disputa do campeonato. Diz que o Sporting é uma equipa de Champions, e que a sua equipa terá que estar ao melhor nível para conseguir contrariar os Leões.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
O extremo/avançado, Sarkaria, é um daqueles quebra cabeças para os adversários (atenção, Esgaio!), juntado velocidade, potencia física e técnica. O médio georgiano, Kiteishvili, não usa a camisola 10 à toa.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Olá, Rúben! Rapid, Salzburgo, Lask… a minha memória de confrontos com clubes austríacos não me traz propriamente boas recordações, e esta parece-me ser uma boa noite para invertermos isso! Calculo que tenhas visto alguns jogos do Sturm Graz, e que tenhas percebido que vamos ter que ser intensos para não sermos surpreendidos. Por outro lado, se os gajos pressionarem bem lá em cima como gostam, podemos ter uma oportunidade de ouro para dar ao Gyo o espaço que ele tanto gosta. Já anunciaste que o Bragança vai ser titular, muito provavelmente para o Morita descansar, portanto sobra a curiosidade de ver se jogadores como Paulinho, Matheus Reis, Fresneda, Geny ou Trincão saltam para a titularidade. Ah, até entendo que o campeonato seja a prioridade, mas, por favor, também vai estando na altura de percebermos que um Clube grande tem que querer sê-lo em mais do que uma competição. Vamos, rapazes! SPOOOOOOOORTING!!!
Vamos jogar no totobola
Sturm Graz vs Sporting Clube de Portugal – 2
22 Setembro, 2023 at 12:34
Já que não há cronica, vai aqui…Eu vi o jogo muito pelo canto do olho, por isso posso fazer uma análise muito parcial…mas…
A primeira coisa que não gostei foi do 11. Se eu defendi que devia haver alguma rotatividade mas sem prejuízo da qualidade de jogo ou com o mínimo impacto na qualidade de jogo, o Amorim levou longe demais. E não sei sugestionado por isso ou não…notou-se. A velocidade e a aceleração do jogo interior do Sporting com o Moreirense foi com os porcos…só sobrou a posse de bola e a incapacidade de romper a não ser por ações individuais.
Pelas alas, claro que faz diferença o Nuno Santos vs o Geny, especialmente porque o Geny teve muita dificuldade em rebentar o defesa esquerdo do Strum (epah, lá está…vi o jogo pelo canto do olho mas…sim senhor…bom defesa). Mas por aí só fica que pelas ações individuais tivemos dificuldade em furar. E mesmo assim o Geny tem 2 ou 3 arrancadas que conseguiu furar e criou perigo. Volto à minha…não fez muita diferença. Esgaio para o M. Reis idem. Não me parece que o jogo fosse muito diferente com Nuno Santos e Esgaio.
No meio-campo sim, está muita da diferença. Eu acho que o Morten ontem mostrou completamente o que eu disse antes. O esteio da equipa, o jogador chave do meio-campo neste momento…é o Morita. O Morten jogou muito pior do que com o Moreirense e isso notou-se imenso apesar do bom jogo do Bragança (a par dos centrais, para mim o melhor em campo). Muito mais perdido, os buracos dele notavam-se muito mais, a aceleração que dá o Morita ninguém deu, o meio-campo ficou muito mais solto. E não tinha de ser o Bragança a dar porque o Bragança é o que vem do banco com menos ritmo. Era o Bragança que devia estar mais “à nora”. É verdade que o relvado era uma espécie de batatal austríaco e não ajudava, mas acho que isso se notou. E mesmo ontem, tinha de confirmar, mas parece-me que o Bragança recuperou mais bolas que ele. A isto somou-se um Trincão…mais uma vez, normalmente inconsequente, complicativo, incapaz de dar velocidade ao jogo.
Na frente, os 2 da frente…o jogo chegou lá normalmente muito atabalhoado e sempre cheios de defesas em volta. Apesar disso fizeram o que conseguiram, não conseguiram grande coisa.
Ou seja…mudar a mais tornou o jogo muito lento a meio-campo e isso depois notou-se a forma como tivemos dificuldade em criar perigo. Apesar disso o jogo esteve sempre controlado e a vitória é mais que justa naquele que será, para mim, claramente o 2º jogo mais dificil do grupo a seguir a Bergamo.
Uma nota para o Adan…Pah…cada vez tenho menos confiança no Adan. É frango?! Não. É defensável? É. Quer a bola que vai ao poste quer a recarga são defensáveis. Parece lento, hesitante, pouco confiante…à 1 ano ou mais. Não são só os erros que se vão acumulado, é esta sensação que já nem é só um frango de vez em quando, é que qualquer bola que vai à baliza pode entrar mesmo que seja defensável. A sensação que não podemos permitir remates de todo ou corremos o risco sério de sofrer golos.
Fico com a sensação que falámos antes e que eu não queria ter ficado. Usou a liga europa não para rodar a equipa mas para dar ritmo aos jogadores. E depois logo se via. Calhou ganhar. E eu não gosto disso. Apesar do Amorim dizer diferente, parece-me evidente que foi isso. Morita foi para o banco para dar ritmo ao Morten, não foi por conjugar o melhor meio-campo. O Trincão entrou para ganhar ritmo, não foi por mais nada. Foi porque tem sido sempre o preterido e pronto, entra aqui. Uma coisa é dar rotação à equipa, mas escolher a melhor equipa dentro de uma pequena rotação. Outra coisa é escolher quase toda a equipa em função apenas em quem se quer dar ritmo.
Está ganho, era importante ganhar, correu bem. Mas não gostei e o que eu não gostei mais não foi da exibição, foi das escolhas e desta sensação de que a Liga Europa foi menosprezada. E não queria nada. Espero que “pague” a longo prazo e que realmente estes jogadores vão tendo mais e mais ritmo e que a diferença se note cada vez menos…
22 Setembro, 2023 at 12:41
Repare que o Sporting sem fazer um bom jogo, marcou 2 golos e ainda teve pelo menos umas 3 oportunidades flagrantes de golo (Trincão de cabeça e dps Paulinho/Inácio no mesmo lance).
O golo deles, lá está, coisas que acontecem ao Sporting quando se põe a tentar controlar/especular com o resultado.
Remate num lance de contra-ataque a a mais de 30 metros da baliza, vai ao poste, ressalta directamente para o jogador deles que estava sozinho entre os nossos centrais.
Golo!!!
Respondemos depois bem ao golo sofrido.
Como disse mais acima, acho de uma tremenda injustiça aquilo que se tem dito do Bragança. O puto vem de uma lesão complicadissima, 1 ano de fora e agora que tem a sua oportunidade e até esteve num plano aceitável, é logo criticado.
Tal como foi criticado em Braga.
Indecente até!!!
22 Setembro, 2023 at 12:49
Indecentes são os teus comentários!
22 Setembro, 2023 at 12:49
Uma nota para o Adan…Pah…cada vez tenho menos confiança no Adan. É frango?! Não. É defensável? É. Quer a bola que vai ao poste quer a recarga são defensáveis. Parece lento, hesitante, pouco confiante…à 1 ano ou mais. Não são só os erros que se vão acumulado, é esta sensação que já nem é só um frango de vez em quando, é que qualquer bola que vai à baliza pode entrar mesmo que seja defensável. A sensação que não podemos permitir remates de todo ou corremos o risco sério de sofrer golos.
+1. Precisamos de um guarda redes ASAP
22 Setembro, 2023 at 13:08
Para ontem! Ou então apostar de vez no Israel, pior não é.
22 Setembro, 2023 at 13:29
Notas soltas:
– Do jogo que vi ontem, gostaria de nomear os piores elementos em campo, pela seguinte ordem:
1. Trincão
2. Relvado
Justiça seja feita ao relvado, que pelo menos participou e, ainda que em mau estado, parece estar vivo!
– Dizem algures acima que o Bragança é mau? Epá estou 1000% em desacordo! Não tem ritmo, vem de paragem prolongada e jogou num terreno pouco próprio para as suas características, num jogo que em alguns momentos me fazia lembrar um solteiros contra casados das festas de Sto António da Passarinha!
– O Diomande fez um belíssimo jogo. Alguém sabe porque é que a cláusula dele é 80M e a do Inácio é “só” 60M?
– O lateral esquerdo do Strum Graz é bom. Ou foi ontem. O suficiente para limitar muito o Geny, que ainda assim merece muito.mais a titularidade numa posição mais avançada, que o Trincão e o Edwards
– Gosto do Hjulmand. Mas vejam a repetição do golo do SG ontem. Ficou nas lonas atrás do gajo que faz o remate ao poste. Não, o Hujlmand não é nem será um Palhinha. Mas dá outras coisas ao jogo. Gosto, mas ontem esteve uns furos abaixo.
– Depois do jogo, no meu zapping, parei no Canal 11. Estavam a falar com o Vitor Pereira no Futebol Total. O Vítor Pereira disse algo muito interessante sobre o futebol e os jogadores japoneses. Afirma que é um filão de talento incrível, que apesar de já começar a ser explorado, ainda tem muito mais jogadores de qualidade do que se imagina. Foi só uma nota, a ver se a malta do scouting do clube que nos vem ler (not!) todos os dias, olha mais para os conterrâneos do Morita!
Bom fim de semana
22 Setembro, 2023 at 13:55
Já falamos aqui em tanta coisa, e esta que vou dizer, possivelmente também falaram e eu não me apercebi, mas lá vai.
E o toque de classe seguido de remate do Pote no segundo golo ?
Para mim, é obra de arte.
Belo e maravilhoso lance.
Neste segundo golo este foi o trabalho que originou a concretização do Gyokeres também oportuno.
Eu até me arrepiei quando vi o Gyokeres no chão agarrado ao joelho, pensei no pior.
Já passou.
22 Setembro, 2023 at 17:20
Também vi e fiquei em pânico, mas eii muito pior é bater com os cornos no poste como o defesa que o estava a marcar eh eh eh…
Na Europa ainda dá para rir se aquele lance fosse em PT provavelmente além de anularem o golo, porque toda a gente sabe que os jogadores do SCP no geral e os avançados em particular não têm nada que andar par ali a correr e a esticar a perna, ainda expulsavam o Gyo porque como ele estava todo esticado ao lado do defesa impediu-o de se desviar do poste e isso é considerado agressão se o jogador em causa for do Sporting…