Pataniscas de borrego
Borrego á Brás
Borrego de escabeche
Borrego na púcara
Hambúrguer de borrego
Caldeirada de borrego
Borrego assado no forno
Buffet de borrego
Borrego na caçarola
Este tipo de critica (incessante e contínua) há-de sempre acontecer neste espaço por parte de alguns, aconteça o que acontecer. São um tipo de perfis e personalidades que foram criados e se unem aqui por este mesmo motivo.
Há que saber identificar isso, e concentrar-se em aqueles que dentro da critica conseguem perceber e viver o positivo tb e com isso conseguem ter uma opinião ponderada. E para já, registo com bom sinal que a malta se queixe de um empate em Braga e de uma vitória por 1 golo apenas na Austria. É bom sinal!!!
A tal exigência porque alguns clamam aqui….
Como nota pessoal, apenas digo que obviamente o Sporting ainda tem que melhorar se quiser ter reais oportunidades de sucesso. Mas vejo uma base, uma ideia, jogadores que vieram para reforçar e essa ideia, e isso deixa-me optimista.
Mas lá está é preciso melhorar ainda para poder ganhar os próximos anos de forma mais clara.
Porra pah….vamos em primeiro e ganhamos na Áustria.
Contratamos um ponta de lança de elite, e que nos vai dar muitos golos. Epah que chatice.
É para complicar O Diamonde promete bastante.
Epah….estou convertido.
E ainda não falei do Paulinho que foi o nosso abono de início de campeonato. O Zerinho.
Este é o mesmo apu mandado que o ano passado, durante uma das piores épocas de sempre do Sporting, não tinha nada a apontar, nem ao mercado, nem aos jogadores, nem ao treinador, nem às contratações e há dois dias chegou aqui e afinal as contratações da altura foram más, as opções não foram as melhores e jogavamos mal.
E pegando nas palavras acima escritas do esfregona mas dando-lhe um toque de realidade:
“Este tipo de defesa do indefensável (incessante e contínua) há-de sempre acontecer neste espaço por parte de alguns, aconteça o que acontecer. São um tipo de perfis e personalidades que foram criados e se unem aqui por este mesmo motivo.”
Nem mais Jotinha. Para isso que foi criado o exército do noJo: para defender o status quo. Projecto cRoquete sempre!
Agora faz que não leste e fala para a parede mais abaixo.
1º, nem percebe que o comentário é do Stalley, que está longe de ser quem critica tudo. Muito longe até. O J. só mostra o desatento que é, no mínimo!
2º, o que aponta aos outros, os tais “haters”, faz ele no sentido oposto, passando um paninho húmido sobre toda a porcaria que a Direcção faz, ou, na melhor das hipóteses, nem comentando essa porcaria, fazendo de conta que não existe – como é o caso das contas!
Aposto que se for procurar nos posts do ano passado por esta altura, tens exactamente o mesmo tipo de comentário e depois todos sabemos o que aconteceu e as lamúrias que aqui deixaste ao longo da época.
Com a agravante de as “viúvas” na altura terem razão no que objectivamente apontamos: qualidade do futebol, opções e gestão de plantel. Bateu tudo certo.
Mas tu na altura eras o rei da ironia e do “e se corre bem”. Excelente resultados que daí vieram.
É repetir os erros do passado e esperar resultados diferentes. Genial.
Vai-se aguentando de tudo mas dificil, dificil é aguentar um gajo que custou 23m a acertar em cheio no redes quando tem uma area de 7,5 metros a sua disposição e a uns escassos 5 metros, give or take.
Apostar na mesma treta e esperar resultados diferentes é só estupido.
23m e Trincão não podem estar ao mesmo tempo num onze.
Um aguenta-se, dois não e três é para morrer.
Rapaziada ,estamos contentes.
Vou explicar.
A frase ” está a ser um jogo entretido ” foi uma frase dita por um grande treinador já falecido de nome Quinito, foi treinador do belenenses e do braga e salvo erro do Setúbal também, pelo menos ele morou em Setúbal .
Ele disse isso, naquela de quando um jogo estava a ser bem disputado e que entusiasmava quem o estivesse a ver.
Foi um treinador, para quem o conheceu, que não levava o futebol como se fosse a coisa mais importante do mundo, ele desfrutava do futebol sem stresses.
Quinito para quem se lembra .
Abraço pra vocês todos sportinguistas.
Olhem que o Rio Ave não vai ser fácil.
Apesar de muitos problemas de saúde o Quinito não morreu.
Vi o homem com um fraque branco no Estádio Nacional em 1982 numa final da taça em que o braga foi derrotado pelo Sporting.
O mais importante, a vitória, foi conseguido. Agora que é exasperante ver este Sporting…
E eu nem acho que os nossos jogadores sejam assim tão inferiores aos Porto ou Benfica, mas que jogam muito menos isso é evidente.
Faço aqui um parêntese ao Trincão: não tem qualidade para ser jogador do Sporting e arrisco em dizer que não tem lugar como avançado em nenhuma equipa da 1a divisão.
Siga a marinha, enquanto ganharmos está tudo bem (exactamente como na época passada).
O Trincão já mostrou, em várias épocas, que tem qualidade.
Realmente, desde que saiu do Braga parece que piora de ano para ano… Isso é verdade. Algo se passa, e o facto do Amorinho insistir nele nesta forma miserável só o queima. O gajo nem tem a inteligência para defender o jogador e activo do Sporting, insistindo sempre em metê-lo a jogar, o que faz os adeptos desesperarem com o jogador!
É mais umas das burrices do Amorinho.
Era deixar o gajo de fora, umas semanas, para o gajo ver se volta a ser jogador de futebol – e deixa de ser um pino que ali anda!
Eh pá… trincão é muito mau. O Paulinho para mim é o pior, por imensas razões, mas numa coisa é inatacável, dá sempre tudo. Pena é o tudo dele ser uma merda…
Trincão em contraponto, vejo-o um gajo minimamente rápido, alguma técnica, poderia ser alguma coisa… mas parece que tem mais vontade de estar em todo o lado menos no campo…
Com a crónica a marinar, aproveito para voltar ao ReC e a análise feita no Pelo Meu Sporting às contas da SAD, por ter passado quase despercebida num fim de semana, e por pensar que merece ser lida.
Terminou mais uma época futebolística, com resultados líquidos positivos de cerca de 25 milhões de euros. O mesmo não se pode dizer dos resultados desportivos que foram negativos. Analisemos o Relatório e Contas do Sporting Clube de Portugal – SAD época 2022/23
À primeira vista, os resultados económicos e financeiros foram bastante melhores que a parte desportiva. Mas:
– Será que foram assim tão melhores?
– Será que os custos estão controlados?
– São resultados que estão suportados numa atividade saudável ou em fatores únicos irrepetíveis?
Vamos analisar o Relatório e Contas do Sporting Clube de Portugal – SAD época 2022/23 para além das parangonas para que cada um possa tirar as suas próprias conclusões, de forma factual.
A Importância das mais valias no atual modelo de gestão
O modelo que a Sporting SAD está a seguir é sustentar todo o modelo em cima das mais valias que as transações de jogadores geram. Este modelo “obriga” a que essas mais valias tenham de ser geradas de forma constante e num montante tal que tenham de ser suficientes para suportar duas linhas diferentes da gestão:
1. O défice operacional que a atividade gera, ou seja, os gastos correntes com salários e com contratos de serviços que são superiores ao que se recebe em bilheteira, prémios, TV e merchandise
2. O investimento em aquisição de jogadores para colmatar a saída dos que têm de ser vendidos para gerar as tais “mais valias”. Ora este investimento tem aumentado de ano para ano com recordes sucessivos de gastos.
Quadro2: Adições ao ativo = 54,8 Milhões de euros
É interessante verificar que na página 10 do Relatório e Contas do Sporting Clube de Portugal – SAD época 2022/23 consta um gráfico (Fig. 1) com a evolução do investimento ao longo dos últimos anos. Neste pode verificar-se que o atual nível de investimento é duas vezes maior que o nível de investimento anteriormente caracterizado pejorativamente como all-in.
O tão vangloriado resultado de 25 Milhões de euros positivos teve como grande fonte o evidente enfraquecimento do plantel. Mesmo assim foi necessário ter o pagamento extraordinário, que não era esperado, dos cerca de 20 Milhões de Rafael Leão, no último dia de exercício de 2022/23, pois, de outra forma teríamos apenas 5 Milhões positivos.
Com este dado, percebe-se melhor o “empréstimo” de Pedro Porro no mercado de inverno com o recebimento de 5 Milhões de euros, pois sem estes o resultado teria sido próximo de zero, se não mesmo negativo.
Tudo isto em ano de recordes anunciados de vendas, bilhética, merchandise e participação na Champions. É caso para perguntar: mas afinal para onde vai o dinheiro?”
Comecemos pelos juros, consequência da gestão “empurra com a barriga os pagamentos e antecipa o que temos a receber”. No quadro seguinte, vemos que os juros correspondem a mais de 16 Milhões de euros de gastos, decorrentes em boa parte das antecipações/factoring a que a SAD recorre para ter dinheiro para pagar os salários. Aumentou 4 milhões num só ano.
Na época passada tivemos o maior gasto de sempre com o Pessoal. Para referência, em 2017/18 o gasto de 73,8 Milhões foi considerado gestão irresponsável, numa caracterização dada pela atual Direção do Sporting Clube de Portugal.
Não se ficou pelo Pessoal o recorde de gastos. Nos Fornecimentos e Serviços Externos o montante chegou a quase 36 Milhões de euros, mais 6 Milhões do que em 2021/22 e mais 13 Milhões do que em 2017/18, o tal ano do all-in.
Juntemos a estes custos os de Amortizações do Plantel. Foram mais de 38 Milhões de euros (atenção que estes custos são os contabilísticos que são amortizados ao longo dos contratos com os jogadores e não correspondem às saídas do ano de dinheiro/cash) e explicam os mais de 195 Milhões de euros em custos, custos que não vão baixar, pelo contrário estão em tendência de subida.”
“Perspetiva de evolução do Resultado Líquido para a época de 2023/24
Partindo da época passada e deste Relatório e Contas do Sporting Clube de Portugal – SAD época 2022/23 em concreto é possível fazer uma previsão com a informação já disponível.
Assim, para simplificação vamos deixar os custos nos mesmo valores, sem adições, contrariando a tendência galopante do seu crescimento.
Partindo das mais valias de 85 Milhões de euros do exercício passado temos como estimativa que, pelas vendas desta época, teremos como mais valias cerca de 65 Milhões de euros (diferença de -13 Milhões) correspondentes às transferências de:
• Porro = 24 Milhões
• Ugarte = 30 Milhões
• Chermitti = 11 Milhões
• TT = 7 Milhões
Prémios por participação na Champions League da época passada foram de 34 Milhões. Este ano será prudente esperar que este valor baixará e que, mesmo passando a fase de grupos da Europa League, o valor tenha um diferencial negativo de cerca de 20 Milhões de euros.
Desta forma, mantendo-se tudo o resto constante, temos uma situação potencial de prejuízos entre os 10 e os 5 Milhões de euros o que implicará, muito provavelmente no mercado de inverno, uma venda que gere as mais valias suficientes para garantir que os resultados serão positivos, ao nível dos da época passada.”
“Necessidades de Tesouraria sempre muito exigentes
Por tudo o já analisado é fácil de notar que a situação da tesouraria continua a ser difícil e sem melhorias à vista. Aliás, quanto mais assentar o modelo em vendas futuras para manter o equilíbrio, maior será a necessidade de fazer novas vendas, pois as mais valias tendem a descer na justa medida em que se recorre cada vez mais as avultadas compras e menos em jogadores da formação.
Atentando do mapa de Demonstração de Fluxos de Caixa vemos que o ciclo operacional continua muito deficitário, quase 42 Milhões de Euros negativos, que são compensados pelas entradas de dinheiro de venda de jogadores, mais de 120 Milhões, mas aos quais tem de se deduzir os 60 Milhões de Euros pagos.”
“A conta de fornecedores que não desce e pressiona a Tesouraria
A este ponto de análise do Relatório e Contas do Sporting Clube de Portugal – SAD época 2022/23 já se deve ter apercebido que uma coisa é o que se diz outra são os factos reais. Os números que são o que são e por isso não devemos ficar admirados por continuarmos a ter uma conta demasiado grande a pagar a Fornecedores.
Por estas razões, durante o próximo ano temos 61 Milhões a vencer pagamento e a mais de 1 ano temos 48,5 Milhões de euros a pagar. Se a estes quase 110 Milhões de euros juntarmos os valores que, entretanto, resultam das aquisições de Fresneda, Gyokeres e Huldjman, num total de cerca de 53 Milhões de euros, então temos o cenário e o tamanho do desafio.
Por outro lado, o da conta Clientes temos apenas a receber cerca de 14 Milhões de vendas anteriores a 1 de julho, pois é usual esta Direção antecipar todas as receitas.
Além deste valor teremos ainda as entradas líquidas das vendas de Porro, Chermitti, Ugarte e TT que rondarão os 60 Milhões, após uma vez mais serem imediatamente descontados, a um juro elevado, que engordará o montante enorme de juros que a Sporting SAD paga todos os anos em virtude desta gestão económica e financeira.
Como se pode ver, as entradas previstas não cobrirão as necessidades de tesouraria, pelo que é natural que a conta Fornecedores vá mantendo a bitola em valores superiores aos 100 Milhões Euros.
Longe vão os tempos em que dever 40 Milhões era um problema para esta Direção, que como se comprova, nunca o foi na realidade.
Conclusão
À primeira vista os resultados económicos e financeiros foram bastante melhores que a parte desportiva, mas agora podemos responder: se calhar não foram assim tão bons!
Será que os custos estão controlados?
Agora podemos responder: não parece, pelo contrário estão em trajetória crescente muito acima da inflação.
São resultados que estão suportados numa atividade saudável ou em fatores únicos irrepetíveis?
Agora podemos responder que, embora em termos operacionais haja bons sinais de aumento de receitas, estamos muito dependentes de vendas de jogadores que colocam em causa os resultados desportivos.
O Sporting Clube de Portugal é um projeto desportivo, não deve ser um entreposto comercial de venda e compra de jogadores, em que quem ganha sempre são os agentes, os comissionistas e as instituições financeiras. Quem perde neste modelo é o Clube, com a degradação constante da qualidade do seu plantel e consequentemente dos resultados desportivos.”
Após ter lido na totalidade esta análise, ocorreram-me de imediato duas perguntas:
Teríamos condições de competir em igualdade com os rivais sem apostar no actual all-in, sem os maiores investimentos da história do Sporting nas últimas 2 épocas, apostando num modelo assumidamente dependente de receitas extraordinárias ao mesmo tempo que a SAD continua a endividar-se para valores nunca antes vistos?
O que acontecerá ao Sporting se o futuro substituto de Amorim fracassar e a actual “reciclagem” bem sucedida de jogadores não resultar em activos valiosos capazes de sustentar o actual modelo?
E se a SAD, com tanto recorde, apresenta riscos caso os resultados desportivos fiquem aquém do esperado, que dizer do Clube que para além de gravemente endividado vai assistindo o rival encarnado limpar todas as Supertaças, depois de na época anterior ter conquistado quase todos os campeonatos…
“O que acontecerá ao Sporting se o futuro substituto de Amorim fracassar e a actual “reciclagem” bem sucedida de jogadores não resultar em activos valiosos capazes de sustentar o actual modelo?”
O Mendes arranja umas transferências fabulásticas e inesperadásticas, no valor de que precisarmos, nem que fiquemos em 10.º lugar no campeonato. O Carrossel não pode emperrar. Tem sido assim desde que nos pusémos nas mãos dele. Temos o exemplo do Benfica, que consegue vender Félixes por 125 milhões mas precisa de emitir empréstimos obrigacionistas. O problema, portanto, não é se o Amorim falha, se os jogadores não ganham. É se o Jorge Mendes decidir deixar de “ajudar” o amigo Varandas.
Este é o mesmo pau mandado que o ano passado, durante uma das piores épocas de sempre do Sporting, não tinha nada a apontar, nem ao mercado, nem aos jogadores, nem ao treinador, nem às contratações e há dois dias chegou aqui e afinal as contratações da altura foram más, as opções não foram as melhores e jogavamos mal.
E pegando nas palavras acima escritas do esfregona mas dando-lhe um toque de realidade:
“Este tipo de defesa do indefensável (incessante e contínua) há-de sempre acontecer neste espaço por parte de alguns, aconteça o que acontecer. São um tipo de perfis e personalidades que foram criados e se unem aqui por este mesmo motivo.”
Nem mais Jotinha. Para isso que foi criado o exército do noJo: para defender o status quo. Projecto cRoquete sempre!
Agora faz que não leste e fala para a parede mais abaixo.
Este é o maior risco de completar o Totalitarismo no SCP sob a capa de uma maior democratização do voto.
O voto electrónico universal só é democrático se houver a disponibilização universal dos documentos a votos e respectivos debates.
Por isso é que defendo:
– VOTO ELECTRÓNICO UNIVERSAL não obrigatoriamente presencial APENAS NAS AGs ORDINÁRIAS ELEITORAIS (porque nestas não há debate ou propaganda das propostas, devendo os mesmos ser efectuados em paridade nas plataformas do Clube – Sporting TV, Jornal Sporting, podcast, redes sociais do Clube, etc – e/ou da responsabilidade dos candidatos):
– Em todas as outras AGs, VOTO ELECTRÓNICO UNIVERSAL OBRIGATÓRIAMENTE PRESENCIAL (apenas quer na AG “Central” convocada nos moldes actuais; quer nos Núcleos do Clube que se creditem e preparem para isso, garantindo com a MAG do Clube a difusão integral dos trabalhos da AG via streaming ou teledifusão emitida pela Sporting TV).
Se assim não for, será um fartar-vilanagem de votações de “cheque em branco” ou, pior, de muito duvidosa validação.
SL
“Este é o maior risco de completar o Totalitarismo no SCP sob a capa de uma maior democratização do voto.”
No Sporting?
Em todo o mundo, para TODAS as situações!
Isto abre a porta às maiores trafulhices que existirão na história, como já se viu no Brasil.
Haver pessoas a defender isto, ou têm interesse nisso, ou são burros comó caralho! É a negação da inteligência!
Diz-me a experiência que, de há uns 50 anos a esta parte, as coisas (Contas) têm vindo sempre a piorar…
O que fazer? Bom, esperar que o próximo CD melhore as coisas aqui e ali, piorando acoli e acolá – como é norma na casa e porque não há santos milagreiros.
Mas se indefectíveis adversários deste CD conhecem melhor… avancem nomes, agradeço desde já .
Ao JHC, que não conheço mas saúdo pelo excelente trabalho, deixo, no entanto, uma questão:
o momento da apresentação da sua análise nada tem a ver com o momento em que o CD informa que vai levar a votos o grande e velho anseio dos sócios verem reconhecido o seu legitimo direito à universalidade, ou seja, terem a possibilidade de votar em qualquer local, seja no país, seja no estrangeiro.
Gostava que o Liondamaia me explicasse como raio consegue qualquer Sócio, em qualquer parte do mundo que não perto de Lisboa, votar À DISTÂNCIA os Relatórios e Contas (só para dar um exemplo) se, COM AS DIRECÇÕES DESTE Presidente, os documentos á ser votados só foram disponibilizados para leitura na Secretaria do Clube e a poucos dias da respectiva AG (em 2 anos a menos de 48 horas do começo das mesmas)? Como é que, nestas condições, eu na Ilha de Santa Maria posso votar EM CONSCIÊNCIA (que deveria ser condição obrigatória para o voto leonino) as Contas ou o Orçamento do Clube, a partir da Ilha de Santa Maria, nos Açores?
Ou como é que posso votar EM CONSCIÊNCIA quaisquer outros assuntos (desde alterações de Estatutos a Sanções a Sócios, a venda de património, etc.) sem me ser dada a oportunidade de conhecer os argumentos que justifiquem o mérito ou demérito das propostas a votação?
COMO PODE TUDO ISSO SER COMPATÍVEL COM O ASSOCIATIVISMO DEMOCRÁTICO BASEADO NA DECISÃO COLECTIVA ESCLARECIDA?
Peço-lhe encarecidamente que reflita nisto sem preconceitos.
Um abraço e saudações leoninas
Podem votar ode houver condições para isso, que é o que sempre se fez, por exemplo, para as eleições portuguesas ou de qualquer país – e isso custa dinheiro.
Deve-se poder votar nos núcleos, mas voto presencial e em papel.
Não se pode estar a exigir que se possa votar sentado comodamente no cu de judas porque a única maneira de o fazer é pelo voto electrónico e isso abre a porta à trafulhice!
Não há sistema perfeito, ponto!
O que tem de haver, é um sistema o mais abrangente possível e que garanta o máximo de segurança em termos de verdade eleitoral!
São as tais votações impossíveis de passarem que miraculosamente passam…
Como é que o outro disse…hoje vai um com o crl e a seguir vão vocês…
Mas a malta não está preocupada.
Aliás tenho dúvidas que se preocupem com alguma coisa.
Minto…talvez se preocupem com quem aponta o dedo a estas situações e alerta para os perigos destas merdas que acontecem com mais regularidade do que aquelas que se pensam.
Mas pode-se alargar o Voto Electrónico PRESENCIAL aos Núcleos que se certifiquem para isso (garantia de confidencialidade do voto, verificação e validação das votações pela MAG do Núcleo + 2 Sócios entre grupo de 10 previamente eleitos para integrar a Comissão de Validação; garantia de presença no acompanhamento dos trabalhos da AG; lista de presenças validada pela Comissão; garantias técnicas, etc).
Com isso conseguia-se:
– maior atractividade para os Núcleos;
– maior responsabilidade para os seus membros, Sócios SCP;
– maior capacidade de captação de novos sócios em áreas afastadas de Lisboa;
– maior implantação territorial do SCP;
– maior capacitação orgânica, nacional e internacional do Clube;
– muito maior e mais qualitativa participação dos Sócios na vida do Clube;
– maior escrutínio dos sócios a toda a vida do Clube (e SAD);
– muito maior peso e força das decisões do Clube em todos os foruns externos (porque baseadas em maior democraticidade).
Sem as condições acima expostas, o Voto Electrónico Universal é arma para ditadores e não instrumento de maior participação associativa.
Um abraço e saudações leoninas
Não Miguel. será tão fácil “gamar” como nas actuais AGs.
O processo seria exactamente o mesmo em réplica.
Os Núcleos até funcionariam Também em AGs com a mesma O.T da “AG Central” não tendo os sócios nos Núcleos apenas o direito de intervenção.
Mas acompanhariam os debates e votariam EM SIMULTÂNEO em terminais de computador com chaves de acesso disponibilizada pela MAG Central (uma para cada diferenciação de voto).
Os números de votos seriam registados pela MAG do Núcleo e a MAG Central teria a obrigação de enviar a cada Núcleo os resultados globais de cada terminal.
Até acho que seria mais escrutinado.
Inclusive este processo não impediria que os Núcleos que o desejassem disponibilizassem TAMBÉM o voto físico em urna (pelo menos nos primeiros actos de Voto Electrónico alargado) para dissipar dúvidas sobre integridade do processo global.
A vantagem do voto electrónico em núcleos a serem debitados em rede para a AG Central é a da contagem poder ser quase simultânea.
As vantagens organizativas e associativas já as elenquei atrás e acho que não são nada despicientes.
Um abraço e saudações leoninas
P.S.1: Para os actos eleitorais (AGOE – Assembleias Gerias Ordinárias Eleitorais), desde que se ofereçam garantias muito razoáveis de integridade e confidencialidade, acho que a universalidade deveria ser assumida
P.S.2: Muito mais relevante e “revolucionária” seria a decisão de Um Sócio = 1 Voto (mesmo que de aplicação progressiva mas rápida e imediatamente calendarizada e regulamentada)
Presencial e COM ACOMPANHAMENTO TELEVISIVO (ou streaming) DOS TRABALHOS DA AG (não falo das AGs Eleitorais, mas sim de todas as outras).
Não só se descentralizaria o voto, aumentando-o exponencialmente e tornando as decisões mais democráticas, mais colectivas e LOGO mais assumidas, como daria acesso dos debates associativos à esmagadora maioria do Universo de Sócios do SCP aumentando e melhorando a massa crítica do Clube e capacitando para cada vez melhores decisões.
Saudações leoninas
A questão que eu tenho é,os sócios fora de Lisboa então como podem fazer para votar??ou só servem para pagar cotas?tem que haver uma forma para todos os sócios poderem fazer parte do clube
“atual nível de investimento é duas vezes maior que o nível de investimento anteriormente caracterizado pejorativamente como all-in.”
Aumento dos custos com pessoal, aumentos nos Fornecimentos de Serviços Externos e nos juros pagos à conta do factoring (antecipação de receitas).
Se não fosse os 20M do Rafael Leão o tal lucro de 25M passaria para 5M.
“Desta forma, mantendo-se tudo o resto constante, temos uma situação potencial de prejuízos entre os 10 e os 5 Milhões de euros o que implicará, muito provavelmente no mercado de inverno, uma venda que gere as mais valias suficientes para garantir que os resultados serão positivos, ao nível dos da época passada”
“Como se pode ver, as entradas previstas não cobrirão as necessidades de tesouraria, pelo que é natural que a conta Fornecedores vá mantendo a bitola em valores superiores aos 100 Milhões Euros.
Longe vão os tempos em que dever 40 Milhões era um problema para esta Direção, que como se comprova, nunca o foi na realidade.”
Resolvido?
Esse é aquele grupo que pensa que resolvem problemas com críticas viscerais constantes, imediatas, e pseudo profundas.
Dispenso o formulário.
Entre os varandetes e os malhoes há demasiadas semelhancas – dispenso susceptibilidades e toda a espécie de orgulhos elitistas….
Obrigado de todas as formas. ..
O que o Bragança precisa é de jogo nas pernas e criar dinâmicas com o Morita e Hjulmand.
Não fica nada atrás de nenhum deles tecnicamente, precisa é de jogar e ganhar ritmo competitivo que, parecendo que não, se ganha em jogos e não em treinos.
Para mim, também ia a jogo com o Rio Ave e descansava o Hjulmand.
Na frente, claramente Paulinho, mesmo com as suas debilidades técnicas. Trincão é que não por favor.
Porra, então agora criticam-se os adeptos que querem receber a equipa?? Foda-se.
150 foram também os que estiveram na partida e aí nao festejavam nada a não ser gostarem do Sporting. Em Beja, provavelmente, não têm muitas oportunidades de ver os seus ídolos.
Eu gosto de passar por aqui, mas isto começa a ser tóxico.
Estranho se fosse nos roxos, no SCP castigos desmesurados, sem atender a circunstancias atenuantes, ou sequer ao contexto é apenas o normal dia a dia…
Há gajos nesses comites, conselhos e federaçõesinhas que até se espumam de raiva se durante um mês não encontrarem um “pecado” do SCP para “cumprirem a lei” de forma “justa e imparcial” é só comparares as penas de jogadores dos roxos que foram apanhados e aquilo que fizeram ao Cavinato…
Tens de compreender o Cavinato com a quantidade incrivel de golos que marcou ao carnide, deu muitos desgostos a esses senhores, agora estão a acertar contas, pura e simplesmente!!!
Passei 2 dias a “massacrar” os benfiquistas do meu trabalho com o informático que tinha o maior laboratório de droga, e o Cavinato a seguir é apanhado nas malhas do doping.
Eu até isa dizer que o Sporting deveria apoiar o jogador se a situação foi mesmo um descuido, mas 3 anos de castigo dá que pensar…
Não é verdade, várias federações Internacionais, reviram e nalguns casos reverteram, noutros amenizaram as penas devido a circunstancias atenuantes, a única federação que bate forte e feio sem olhar a nada é (e com muita razão) a de ciclismo…
Isto é apenas uma “vingançazinha” de uns merdas que não têm aonde cair mortos cujo sonho húmido é prejudicar o SCP, apenas e só!!!
Vou dizer aquilo que sinto e relação ao jogo de ontem e do futebol do Sporting. Trincão é o principal culpado do Sporting não jogar nada. Ele emperra o jogo todo da equipa, o nosso Futebol com ele é Zero, a principal culpa de Amorim é dar-lhe hipóteses. Trincão comigo nunca mais calçava
22 Setembro, 2023 at 12:52
bom dia a tod@s!
a crónica está a marinar e será servida assim que possível (sorry)
22 Setembro, 2023 at 13:03
Sem pressas, o Sporting ontem também só entrou em campo quase no fim.
22 Setembro, 2023 at 13:05
Parece que fazem o mínimo dos mínimos.
Este aprendiz de treinador ainda não aprendeu. Prefere correr atrás do prejuízo do que ditar a nossa lei.
22 Setembro, 2023 at 13:38
LOL
22 Setembro, 2023 at 13:31
Na 2ª parte metes os teus melhores sentidos a funcionar e vais ver que correrá tudo melhor.
Nós aguentamos.
Sportinguista está mais que habituado a sofrer.
22 Setembro, 2023 at 13:02
O meu almoço de hoje é empadão.
Vem logo à memória os “empadões” do futebol, com Trincão à cabeça.
Quando a qualidade não é muita, um gajo pode desculpar muita coisa, mas nunca a falta de garra, de esforço, de luta.
Mas do banco também parece faltar o espicaçar desta gente amorfa. É um “vai-se andando”.
22 Setembro, 2023 at 13:04
O almoço hoje é “ensopado de borrego”…
Descansemos …
22 Setembro, 2023 at 13:17
Mas no menu hoje há também …
Pataniscas de borrego
Borrego á Brás
Borrego de escabeche
Borrego na púcara
Hambúrguer de borrego
Caldeirada de borrego
Borrego assado no forno
Buffet de borrego
Borrego na caçarola
…
É escolher !!!
22 Setembro, 2023 at 13:21
Mas assim não dá 11 borregos diferentes
22 Setembro, 2023 at 14:13
Falta aí aquele vinho vulgar de 55 paus. Não o tinto, o branco…
22 Setembro, 2023 at 13:04
Eu vou pedir umas costeletas de borrego.
Ainda que não haja muito que comer, o que se come é de bom sabor e de bom proveito.
22 Setembro, 2023 at 13:24
Os miseráveis, liderados pelo Miserável-mor, voltam a jogar Segunda…vs Rio Ave, no Estádio dos miseráveis XXI
22 Setembro, 2023 at 13:33
Enquanto formos ganhando está tudo bem.
Como dizia o Janela quando era um dos melhores funcionários do Sporting, tenham calma que isto é só futebol.
Também só temos mesmo obrigação de ganhar de 18 em 18 anos para quê tanto barulho…
22 Setembro, 2023 at 13:46
Este tipo de critica (incessante e contínua) há-de sempre acontecer neste espaço por parte de alguns, aconteça o que acontecer. São um tipo de perfis e personalidades que foram criados e se unem aqui por este mesmo motivo.
Há que saber identificar isso, e concentrar-se em aqueles que dentro da critica conseguem perceber e viver o positivo tb e com isso conseguem ter uma opinião ponderada. E para já, registo com bom sinal que a malta se queixe de um empate em Braga e de uma vitória por 1 golo apenas na Austria. É bom sinal!!!
A tal exigência porque alguns clamam aqui….
Como nota pessoal, apenas digo que obviamente o Sporting ainda tem que melhorar se quiser ter reais oportunidades de sucesso. Mas vejo uma base, uma ideia, jogadores que vieram para reforçar e essa ideia, e isso deixa-me optimista.
Mas lá está é preciso melhorar ainda para poder ganhar os próximos anos de forma mais clara.
22 Setembro, 2023 at 14:08
Há que saber conviver com a crítica
Porra pah….vamos em primeiro e ganhamos na Áustria.
Contratamos um ponta de lança de elite, e que nos vai dar muitos golos. Epah que chatice.
É para complicar O Diamonde promete bastante.
Epah….estou convertido.
E ainda não falei do Paulinho que foi o nosso abono de início de campeonato. O Zerinho.
22 Setembro, 2023 at 14:58
Por falar em perfis e análises, vai ali abaixo ver. JHC. Não tem que enganar.
22 Setembro, 2023 at 15:03
Ahahahahahahahahahahahaha 😀 😀
Este é o mesmo apu mandado que o ano passado, durante uma das piores épocas de sempre do Sporting, não tinha nada a apontar, nem ao mercado, nem aos jogadores, nem ao treinador, nem às contratações e há dois dias chegou aqui e afinal as contratações da altura foram más, as opções não foram as melhores e jogavamos mal.
E pegando nas palavras acima escritas do esfregona mas dando-lhe um toque de realidade:
“Este tipo de defesa do indefensável (incessante e contínua) há-de sempre acontecer neste espaço por parte de alguns, aconteça o que acontecer. São um tipo de perfis e personalidades que foram criados e se unem aqui por este mesmo motivo.”
Nem mais Jotinha. Para isso que foi criado o exército do noJo: para defender o status quo. Projecto cRoquete sempre!
Agora faz que não leste e fala para a parede mais abaixo.
22 Setembro, 2023 at 16:34
Isso.
1º, nem percebe que o comentário é do Stalley, que está longe de ser quem critica tudo. Muito longe até. O J. só mostra o desatento que é, no mínimo!
2º, o que aponta aos outros, os tais “haters”, faz ele no sentido oposto, passando um paninho húmido sobre toda a porcaria que a Direcção faz, ou, na melhor das hipóteses, nem comentando essa porcaria, fazendo de conta que não existe – como é o caso das contas!
É o que é…
22 Setembro, 2023 at 16:41
Oh Cherba tens de ver esta merda dos roubos dos nicks…
Assim um gajo até se desorienta.
Depois não percebemos bem quem são os gajos que dizem hoje uma merda e amanhã o seu contrário.
22 Setembro, 2023 at 15:17
Isso Stanley.
Aposto que se for procurar nos posts do ano passado por esta altura, tens exactamente o mesmo tipo de comentário e depois todos sabemos o que aconteceu e as lamúrias que aqui deixaste ao longo da época.
Com a agravante de as “viúvas” na altura terem razão no que objectivamente apontamos: qualidade do futebol, opções e gestão de plantel. Bateu tudo certo.
Mas tu na altura eras o rei da ironia e do “e se corre bem”. Excelente resultados que daí vieram.
É repetir os erros do passado e esperar resultados diferentes. Genial.
22 Setembro, 2023 at 13:38
Vai-se aguentando de tudo mas dificil, dificil é aguentar um gajo que custou 23m a acertar em cheio no redes quando tem uma area de 7,5 metros a sua disposição e a uns escassos 5 metros, give or take.
Apostar na mesma treta e esperar resultados diferentes é só estupido.
23m e Trincão não podem estar ao mesmo tempo num onze.
Um aguenta-se, dois não e três é para morrer.
22 Setembro, 2023 at 14:45
Isto.
22 Setembro, 2023 at 16:35
Obviamente!
22 Setembro, 2023 at 13:40
Rapaziada ,estamos contentes.
Vou explicar.
A frase ” está a ser um jogo entretido ” foi uma frase dita por um grande treinador já falecido de nome Quinito, foi treinador do belenenses e do braga e salvo erro do Setúbal também, pelo menos ele morou em Setúbal .
Ele disse isso, naquela de quando um jogo estava a ser bem disputado e que entusiasmava quem o estivesse a ver.
Foi um treinador, para quem o conheceu, que não levava o futebol como se fosse a coisa mais importante do mundo, ele desfrutava do futebol sem stresses.
Quinito para quem se lembra .
Abraço pra vocês todos sportinguistas.
Olhem que o Rio Ave não vai ser fácil.
22 Setembro, 2023 at 13:41
O antes e o depois de uma competição europeia é um problema.
22 Setembro, 2023 at 13:54
É mudar o chip…
22 Setembro, 2023 at 14:17
O meu caro Opinião é da velha guarda. Saudades do futebol com o sabor do Quinto, dentro e fora das quatro linhas.
Um forte abraço.
22 Setembro, 2023 at 15:39
Apesar de muitos problemas de saúde o Quinito não morreu.
Vi o homem com um fraque branco no Estádio Nacional em 1982 numa final da taça em que o braga foi derrotado pelo Sporting.
22 Setembro, 2023 at 16:54
O Quinito, ainda está vivo.
22 Setembro, 2023 at 13:44
Para mais, voltamos a uma realidade bem diferente.
O campeonato português.
22 Setembro, 2023 at 13:50
E pensar q essa frase, para o c@rnide, é motivacional…
22 Setembro, 2023 at 13:55
Só me pronuncio depois de saber quem é o artista do apito para o jogo de 2@ feira.
Descansemos…
22 Setembro, 2023 at 14:12
Não é um tal Cláudio Pereira?
22 Setembro, 2023 at 14:07
O mais importante, a vitória, foi conseguido. Agora que é exasperante ver este Sporting…
E eu nem acho que os nossos jogadores sejam assim tão inferiores aos Porto ou Benfica, mas que jogam muito menos isso é evidente.
Faço aqui um parêntese ao Trincão: não tem qualidade para ser jogador do Sporting e arrisco em dizer que não tem lugar como avançado em nenhuma equipa da 1a divisão.
Siga a marinha, enquanto ganharmos está tudo bem (exactamente como na época passada).
22 Setembro, 2023 at 15:33
É evidente que este Sporting joga muito menos que o Porto?
Continuo a dizer, enquanto para uns está tudo bem e para outros é tudo merda, é impossível ter um discussão construtiva sobre o Sporting neste espaço.
22 Setembro, 2023 at 15:45
O Sporting joga muito pior que o Porto?!?!?!
Foda-se…………..
22 Setembro, 2023 at 16:23
Fodasse cherba, dá para bloquear este caralho que está a gozar o prato com o meu nick?
À falta de opiniões sustentadas, usam nicks diferentes…
22 Setembro, 2023 at 16:43
O Trincão já mostrou, em várias épocas, que tem qualidade.
Realmente, desde que saiu do Braga parece que piora de ano para ano… Isso é verdade. Algo se passa, e o facto do Amorinho insistir nele nesta forma miserável só o queima. O gajo nem tem a inteligência para defender o jogador e activo do Sporting, insistindo sempre em metê-lo a jogar, o que faz os adeptos desesperarem com o jogador!
É mais umas das burrices do Amorinho.
Era deixar o gajo de fora, umas semanas, para o gajo ver se volta a ser jogador de futebol – e deixa de ser um pino que ali anda!
22 Setembro, 2023 at 20:22
Eh pá… trincão é muito mau. O Paulinho para mim é o pior, por imensas razões, mas numa coisa é inatacável, dá sempre tudo. Pena é o tudo dele ser uma merda…
Trincão em contraponto, vejo-o um gajo minimamente rápido, alguma técnica, poderia ser alguma coisa… mas parece que tem mais vontade de estar em todo o lado menos no campo…
22 Setembro, 2023 at 14:21
Com a crónica a marinar, aproveito para voltar ao ReC e a análise feita no Pelo Meu Sporting às contas da SAD, por ter passado quase despercebida num fim de semana, e por pensar que merece ser lida.
https://pelomeusporting.pt/analise-ao-relatorio-e-contas-do-sporting-clube-de-portugal-sad-epoca-2022-23
Terminou mais uma época futebolística, com resultados líquidos positivos de cerca de 25 milhões de euros. O mesmo não se pode dizer dos resultados desportivos que foram negativos. Analisemos o Relatório e Contas do Sporting Clube de Portugal – SAD época 2022/23
À primeira vista, os resultados económicos e financeiros foram bastante melhores que a parte desportiva. Mas:
– Será que foram assim tão melhores?
– Será que os custos estão controlados?
– São resultados que estão suportados numa atividade saudável ou em fatores únicos irrepetíveis?
Vamos analisar o Relatório e Contas do Sporting Clube de Portugal – SAD época 2022/23 para além das parangonas para que cada um possa tirar as suas próprias conclusões, de forma factual.
A Importância das mais valias no atual modelo de gestão
O modelo que a Sporting SAD está a seguir é sustentar todo o modelo em cima das mais valias que as transações de jogadores geram. Este modelo “obriga” a que essas mais valias tenham de ser geradas de forma constante e num montante tal que tenham de ser suficientes para suportar duas linhas diferentes da gestão:
1. O défice operacional que a atividade gera, ou seja, os gastos correntes com salários e com contratos de serviços que são superiores ao que se recebe em bilheteira, prémios, TV e merchandise
2. O investimento em aquisição de jogadores para colmatar a saída dos que têm de ser vendidos para gerar as tais “mais valias”. Ora este investimento tem aumentado de ano para ano com recordes sucessivos de gastos.
https://pelomeusporting.pt/wp-content/uploads/2023/09/quadro-1-1024×310.jpeg
Quadro1: Mais valias geradas = 85 Milhões de euros
https://pelomeusporting.pt/wp-content/uploads/2023/09/quadro2-1024×470.jpeg
Quadro2: Adições ao ativo = 54,8 Milhões de euros
É interessante verificar que na página 10 do Relatório e Contas do Sporting Clube de Portugal – SAD época 2022/23 consta um gráfico (Fig. 1) com a evolução do investimento ao longo dos últimos anos. Neste pode verificar-se que o atual nível de investimento é duas vezes maior que o nível de investimento anteriormente caracterizado pejorativamente como all-in.
https://pelomeusporting.pt/wp-content/uploads/2023/09/quadro3.jpeg
Quadro3: Evolução das compras de jogadores no mercado de transferências
22 Setembro, 2023 at 14:22
“Resultado líquido de 25 Milhões de euros
O tão vangloriado resultado de 25 Milhões de euros positivos teve como grande fonte o evidente enfraquecimento do plantel. Mesmo assim foi necessário ter o pagamento extraordinário, que não era esperado, dos cerca de 20 Milhões de Rafael Leão, no último dia de exercício de 2022/23, pois, de outra forma teríamos apenas 5 Milhões positivos.
Com este dado, percebe-se melhor o “empréstimo” de Pedro Porro no mercado de inverno com o recebimento de 5 Milhões de euros, pois sem estes o resultado teria sido próximo de zero, se não mesmo negativo.
Tudo isto em ano de recordes anunciados de vendas, bilhética, merchandise e participação na Champions. É caso para perguntar: mas afinal para onde vai o dinheiro?”
22 Setembro, 2023 at 14:23
“O gasto recorde que não é comunicado
Comecemos pelos juros, consequência da gestão “empurra com a barriga os pagamentos e antecipa o que temos a receber”. No quadro seguinte, vemos que os juros correspondem a mais de 16 Milhões de euros de gastos, decorrentes em boa parte das antecipações/factoring a que a SAD recorre para ter dinheiro para pagar os salários. Aumentou 4 milhões num só ano.
https://pelomeusporting.pt/wp-content/uploads/2023/09/quadro4.jpeg
Quadro4: Resultados Financeiros
Na época passada tivemos o maior gasto de sempre com o Pessoal. Para referência, em 2017/18 o gasto de 73,8 Milhões foi considerado gestão irresponsável, numa caracterização dada pela atual Direção do Sporting Clube de Portugal.
https://pelomeusporting.pt/wp-content/uploads/2023/09/quadro5.jpeg
Quadro5: Gastos com Pessoal
Não se ficou pelo Pessoal o recorde de gastos. Nos Fornecimentos e Serviços Externos o montante chegou a quase 36 Milhões de euros, mais 6 Milhões do que em 2021/22 e mais 13 Milhões do que em 2017/18, o tal ano do all-in.
https://pelomeusporting.pt/wp-content/uploads/2023/09/quadro6-768×413.jpeg
Quadro6: Fornecimentos e Serviços Externos
Juntemos a estes custos os de Amortizações do Plantel. Foram mais de 38 Milhões de euros (atenção que estes custos são os contabilísticos que são amortizados ao longo dos contratos com os jogadores e não correspondem às saídas do ano de dinheiro/cash) e explicam os mais de 195 Milhões de euros em custos, custos que não vão baixar, pelo contrário estão em tendência de subida.”
22 Setembro, 2023 at 14:24
“Perspetiva de evolução do Resultado Líquido para a época de 2023/24
Partindo da época passada e deste Relatório e Contas do Sporting Clube de Portugal – SAD época 2022/23 em concreto é possível fazer uma previsão com a informação já disponível.
Assim, para simplificação vamos deixar os custos nos mesmo valores, sem adições, contrariando a tendência galopante do seu crescimento.
Partindo das mais valias de 85 Milhões de euros do exercício passado temos como estimativa que, pelas vendas desta época, teremos como mais valias cerca de 65 Milhões de euros (diferença de -13 Milhões) correspondentes às transferências de:
• Porro = 24 Milhões
• Ugarte = 30 Milhões
• Chermitti = 11 Milhões
• TT = 7 Milhões
Prémios por participação na Champions League da época passada foram de 34 Milhões. Este ano será prudente esperar que este valor baixará e que, mesmo passando a fase de grupos da Europa League, o valor tenha um diferencial negativo de cerca de 20 Milhões de euros.
Desta forma, mantendo-se tudo o resto constante, temos uma situação potencial de prejuízos entre os 10 e os 5 Milhões de euros o que implicará, muito provavelmente no mercado de inverno, uma venda que gere as mais valias suficientes para garantir que os resultados serão positivos, ao nível dos da época passada.”
22 Setembro, 2023 at 14:25
“Necessidades de Tesouraria sempre muito exigentes
Por tudo o já analisado é fácil de notar que a situação da tesouraria continua a ser difícil e sem melhorias à vista. Aliás, quanto mais assentar o modelo em vendas futuras para manter o equilíbrio, maior será a necessidade de fazer novas vendas, pois as mais valias tendem a descer na justa medida em que se recorre cada vez mais as avultadas compras e menos em jogadores da formação.
Atentando do mapa de Demonstração de Fluxos de Caixa vemos que o ciclo operacional continua muito deficitário, quase 42 Milhões de Euros negativos, que são compensados pelas entradas de dinheiro de venda de jogadores, mais de 120 Milhões, mas aos quais tem de se deduzir os 60 Milhões de Euros pagos.”
https://pelomeusporting.pt/wp-content/uploads/2023/09/quadro7-768×347.jpeg
Quadro7: Fluxos de Caixa Ciclo Operacional
https://pelomeusporting.pt/wp-content/uploads/2023/09/quadro8-768×262.jpeg
Quadro8: Fluxos de Caixa Ciclo Investimento
Se a tudo isto juntarmos o ciclo de financiamento (também ele deficitário) então chegamos ao fim do exercício com 8,6 Milhões de euros na caixa.
https://pelomeusporting.pt/wp-content/uploads/2023/09/quadro9-768×144.jpg
Quadro9: Valor Final
22 Setembro, 2023 at 14:27
“A conta de fornecedores que não desce e pressiona a Tesouraria
A este ponto de análise do Relatório e Contas do Sporting Clube de Portugal – SAD época 2022/23 já se deve ter apercebido que uma coisa é o que se diz outra são os factos reais. Os números que são o que são e por isso não devemos ficar admirados por continuarmos a ter uma conta demasiado grande a pagar a Fornecedores.
Por estas razões, durante o próximo ano temos 61 Milhões a vencer pagamento e a mais de 1 ano temos 48,5 Milhões de euros a pagar. Se a estes quase 110 Milhões de euros juntarmos os valores que, entretanto, resultam das aquisições de Fresneda, Gyokeres e Huldjman, num total de cerca de 53 Milhões de euros, então temos o cenário e o tamanho do desafio.
Por outro lado, o da conta Clientes temos apenas a receber cerca de 14 Milhões de vendas anteriores a 1 de julho, pois é usual esta Direção antecipar todas as receitas.
Além deste valor teremos ainda as entradas líquidas das vendas de Porro, Chermitti, Ugarte e TT que rondarão os 60 Milhões, após uma vez mais serem imediatamente descontados, a um juro elevado, que engordará o montante enorme de juros que a Sporting SAD paga todos os anos em virtude desta gestão económica e financeira.
Como se pode ver, as entradas previstas não cobrirão as necessidades de tesouraria, pelo que é natural que a conta Fornecedores vá mantendo a bitola em valores superiores aos 100 Milhões Euros.
Longe vão os tempos em que dever 40 Milhões era um problema para esta Direção, que como se comprova, nunca o foi na realidade.
Conclusão
À primeira vista os resultados económicos e financeiros foram bastante melhores que a parte desportiva, mas agora podemos responder: se calhar não foram assim tão bons!
Será que os custos estão controlados?
Agora podemos responder: não parece, pelo contrário estão em trajetória crescente muito acima da inflação.
São resultados que estão suportados numa atividade saudável ou em fatores únicos irrepetíveis?
Agora podemos responder que, embora em termos operacionais haja bons sinais de aumento de receitas, estamos muito dependentes de vendas de jogadores que colocam em causa os resultados desportivos.
O Sporting Clube de Portugal é um projeto desportivo, não deve ser um entreposto comercial de venda e compra de jogadores, em que quem ganha sempre são os agentes, os comissionistas e as instituições financeiras. Quem perde neste modelo é o Clube, com a degradação constante da qualidade do seu plantel e consequentemente dos resultados desportivos.”
22 Setembro, 2023 at 14:31
Após ter lido na totalidade esta análise, ocorreram-me de imediato duas perguntas:
Teríamos condições de competir em igualdade com os rivais sem apostar no actual all-in, sem os maiores investimentos da história do Sporting nas últimas 2 épocas, apostando num modelo assumidamente dependente de receitas extraordinárias ao mesmo tempo que a SAD continua a endividar-se para valores nunca antes vistos?
O que acontecerá ao Sporting se o futuro substituto de Amorim fracassar e a actual “reciclagem” bem sucedida de jogadores não resultar em activos valiosos capazes de sustentar o actual modelo?
E se a SAD, com tanto recorde, apresenta riscos caso os resultados desportivos fiquem aquém do esperado, que dizer do Clube que para além de gravemente endividado vai assistindo o rival encarnado limpar todas as Supertaças, depois de na época anterior ter conquistado quase todos os campeonatos…
22 Setembro, 2023 at 14:57
Vou roubar a sua análise, excelente, objectiva, sportinguista.
22 Setembro, 2023 at 16:06
Não é minha, Valdemar.
Tens aqui o link: https://pelomeusporting.pt/analise-ao-relatorio-e-contas-do-sporting-clube-de-portugal-sad-epoca-2022-23
SL
22 Setembro, 2023 at 15:24
O Amorim tem de ir para o rua. Qual é o pior que pode acontecer?
22 Setembro, 2023 at 15:59
Peseiro?
22 Setembro, 2023 at 16:57
Não concordo.
Já conseguimos 1 primeiro lugar, 1 segundo lugar e 2 quarto lugares.
Falta o terceiro lugar.
22 Setembro, 2023 at 17:37
Bem lembrado Jaime…
22 Setembro, 2023 at 16:26
“O que acontecerá ao Sporting se o futuro substituto de Amorim fracassar e a actual “reciclagem” bem sucedida de jogadores não resultar em activos valiosos capazes de sustentar o actual modelo?”
O Mendes arranja umas transferências fabulásticas e inesperadásticas, no valor de que precisarmos, nem que fiquemos em 10.º lugar no campeonato. O Carrossel não pode emperrar. Tem sido assim desde que nos pusémos nas mãos dele. Temos o exemplo do Benfica, que consegue vender Félixes por 125 milhões mas precisa de emitir empréstimos obrigacionistas. O problema, portanto, não é se o Amorim falha, se os jogadores não ganham. É se o Jorge Mendes decidir deixar de “ajudar” o amigo Varandas.
23 Setembro, 2023 at 0:49
Obrigada JHC
22 Setembro, 2023 at 15:05
Ahahahahahahahahahahahaha 😀 😀
Este é o mesmo pau mandado que o ano passado, durante uma das piores épocas de sempre do Sporting, não tinha nada a apontar, nem ao mercado, nem aos jogadores, nem ao treinador, nem às contratações e há dois dias chegou aqui e afinal as contratações da altura foram más, as opções não foram as melhores e jogavamos mal.
E pegando nas palavras acima escritas do esfregona mas dando-lhe um toque de realidade:
“Este tipo de defesa do indefensável (incessante e contínua) há-de sempre acontecer neste espaço por parte de alguns, aconteça o que acontecer. São um tipo de perfis e personalidades que foram criados e se unem aqui por este mesmo motivo.”
Nem mais Jotinha. Para isso que foi criado o exército do noJo: para defender o status quo. Projecto cRoquete sempre!
Agora faz que não leste e fala para a parede mais abaixo.
22 Setembro, 2023 at 15:19
Outro comentário deslocado. Vais ter de descer mais para falar para a parede J.
22 Setembro, 2023 at 15:40
É lá onde é que já vi algo parecido ….
https://www.abola.pt/futebol/noticias/sporting-ag-para-mudar-estatutos-e-garantir-voto-eletronico-universal-2023092211181253920
22 Setembro, 2023 at 16:07
Já fomos…
22 Setembro, 2023 at 16:51
Este é o maior risco de completar o Totalitarismo no SCP sob a capa de uma maior democratização do voto.
O voto electrónico universal só é democrático se houver a disponibilização universal dos documentos a votos e respectivos debates.
Por isso é que defendo:
– VOTO ELECTRÓNICO UNIVERSAL não obrigatoriamente presencial APENAS NAS AGs ORDINÁRIAS ELEITORAIS (porque nestas não há debate ou propaganda das propostas, devendo os mesmos ser efectuados em paridade nas plataformas do Clube – Sporting TV, Jornal Sporting, podcast, redes sociais do Clube, etc – e/ou da responsabilidade dos candidatos):
– Em todas as outras AGs, VOTO ELECTRÓNICO UNIVERSAL OBRIGATÓRIAMENTE PRESENCIAL (apenas quer na AG “Central” convocada nos moldes actuais; quer nos Núcleos do Clube que se creditem e preparem para isso, garantindo com a MAG do Clube a difusão integral dos trabalhos da AG via streaming ou teledifusão emitida pela Sporting TV).
Se assim não for, será um fartar-vilanagem de votações de “cheque em branco” ou, pior, de muito duvidosa validação.
SL
22 Setembro, 2023 at 17:00
Boas, Álvaro.
Agora, já está, já está.
Respira-se democracia.
22 Setembro, 2023 at 18:02
“Este é o maior risco de completar o Totalitarismo no SCP sob a capa de uma maior democratização do voto.”
No Sporting?
Em todo o mundo, para TODAS as situações!
Isto abre a porta às maiores trafulhices que existirão na história, como já se viu no Brasil.
Haver pessoas a defender isto, ou têm interesse nisso, ou são burros comó caralho! É a negação da inteligência!
22 Setembro, 2023 at 16:12
Diz-me a experiência que, de há uns 50 anos a esta parte, as coisas (Contas) têm vindo sempre a piorar…
O que fazer? Bom, esperar que o próximo CD melhore as coisas aqui e ali, piorando acoli e acolá – como é norma na casa e porque não há santos milagreiros.
Mas se indefectíveis adversários deste CD conhecem melhor… avancem nomes, agradeço desde já .
Ao JHC, que não conheço mas saúdo pelo excelente trabalho, deixo, no entanto, uma questão:
o momento da apresentação da sua análise nada tem a ver com o momento em que o CD informa que vai levar a votos o grande e velho anseio dos sócios verem reconhecido o seu legitimo direito à universalidade, ou seja, terem a possibilidade de votar em qualquer local, seja no país, seja no estrangeiro.
22 Setembro, 2023 at 17:12
Gostava que o Liondamaia me explicasse como raio consegue qualquer Sócio, em qualquer parte do mundo que não perto de Lisboa, votar À DISTÂNCIA os Relatórios e Contas (só para dar um exemplo) se, COM AS DIRECÇÕES DESTE Presidente, os documentos á ser votados só foram disponibilizados para leitura na Secretaria do Clube e a poucos dias da respectiva AG (em 2 anos a menos de 48 horas do começo das mesmas)? Como é que, nestas condições, eu na Ilha de Santa Maria posso votar EM CONSCIÊNCIA (que deveria ser condição obrigatória para o voto leonino) as Contas ou o Orçamento do Clube, a partir da Ilha de Santa Maria, nos Açores?
Ou como é que posso votar EM CONSCIÊNCIA quaisquer outros assuntos (desde alterações de Estatutos a Sanções a Sócios, a venda de património, etc.) sem me ser dada a oportunidade de conhecer os argumentos que justifiquem o mérito ou demérito das propostas a votação?
COMO PODE TUDO ISSO SER COMPATÍVEL COM O ASSOCIATIVISMO DEMOCRÁTICO BASEADO NA DECISÃO COLECTIVA ESCLARECIDA?
Peço-lhe encarecidamente que reflita nisto sem preconceitos.
Um abraço e saudações leoninas
22 Setembro, 2023 at 17:41
Obrigado Liondamaia, mas o trabalho não é meu, apenas o partilhei.
22 Setembro, 2023 at 18:17
E bem, acrescento eu.
Saudações leoninas.
22 Setembro, 2023 at 18:07
Podem votar ode houver condições para isso, que é o que sempre se fez, por exemplo, para as eleições portuguesas ou de qualquer país – e isso custa dinheiro.
Deve-se poder votar nos núcleos, mas voto presencial e em papel.
Não se pode estar a exigir que se possa votar sentado comodamente no cu de judas porque a única maneira de o fazer é pelo voto electrónico e isso abre a porta à trafulhice!
Não há sistema perfeito, ponto!
O que tem de haver, é um sistema o mais abrangente possível e que garanta o máximo de segurança em termos de verdade eleitoral!
22 Setembro, 2023 at 16:24
Saudações Leoninas a todos!
O que me apraz escrever:
Fdx, gostava de gostar do Trincão. No entanto, o trincão não trinca nada…
Votos de um bom-fim-de-semana!
22 Setembro, 2023 at 16:58
Saudações Leoninas, Acosta.
22 Setembro, 2023 at 16:41
Fala-se em venda de parte da SAD e volta questão do voto eletrónico à baila…
22 Setembro, 2023 at 16:56
São as tais votações impossíveis de passarem que miraculosamente passam…
Como é que o outro disse…hoje vai um com o crl e a seguir vão vocês…
Mas a malta não está preocupada.
Aliás tenho dúvidas que se preocupem com alguma coisa.
Minto…talvez se preocupem com quem aponta o dedo a estas situações e alerta para os perigos destas merdas que acontecem com mais regularidade do que aquelas que se pensam.
22 Setembro, 2023 at 18:09
Acho que é mais um “as eleições não se ganham, tomam-se!”
22 Setembro, 2023 at 17:00
E por isso que eu sou contra o voto eletronico…
Mas estou claramente em minoria…há montes de gente a pedir à anos a fio o voto eletronico.
Eu não confio no voto eletronico. E não é uma questão de sistema informático…mas isso sou eu…
22 Setembro, 2023 at 17:08
Voto eletronico que não seja presencial.
Voto eletronico presencial é o que já existe…
22 Setembro, 2023 at 18:17
Mas pode-se alargar o Voto Electrónico PRESENCIAL aos Núcleos que se certifiquem para isso (garantia de confidencialidade do voto, verificação e validação das votações pela MAG do Núcleo + 2 Sócios entre grupo de 10 previamente eleitos para integrar a Comissão de Validação; garantia de presença no acompanhamento dos trabalhos da AG; lista de presenças validada pela Comissão; garantias técnicas, etc).
Com isso conseguia-se:
– maior atractividade para os Núcleos;
– maior responsabilidade para os seus membros, Sócios SCP;
– maior capacidade de captação de novos sócios em áreas afastadas de Lisboa;
– maior implantação territorial do SCP;
– maior capacitação orgânica, nacional e internacional do Clube;
– muito maior e mais qualitativa participação dos Sócios na vida do Clube;
– maior escrutínio dos sócios a toda a vida do Clube (e SAD);
– muito maior peso e força das decisões do Clube em todos os foruns externos (porque baseadas em maior democraticidade).
Sem as condições acima expostas, o Voto Electrónico Universal é arma para ditadores e não instrumento de maior participação associativa.
Um abraço e saudações leoninas
22 Setembro, 2023 at 20:03
Mas tem de ser electrónico porquê?
É para alguém poder gamar?
23 Setembro, 2023 at 14:59
Não Miguel. será tão fácil “gamar” como nas actuais AGs.
O processo seria exactamente o mesmo em réplica.
Os Núcleos até funcionariam Também em AGs com a mesma O.T da “AG Central” não tendo os sócios nos Núcleos apenas o direito de intervenção.
Mas acompanhariam os debates e votariam EM SIMULTÂNEO em terminais de computador com chaves de acesso disponibilizada pela MAG Central (uma para cada diferenciação de voto).
Os números de votos seriam registados pela MAG do Núcleo e a MAG Central teria a obrigação de enviar a cada Núcleo os resultados globais de cada terminal.
Até acho que seria mais escrutinado.
Inclusive este processo não impediria que os Núcleos que o desejassem disponibilizassem TAMBÉM o voto físico em urna (pelo menos nos primeiros actos de Voto Electrónico alargado) para dissipar dúvidas sobre integridade do processo global.
A vantagem do voto electrónico em núcleos a serem debitados em rede para a AG Central é a da contagem poder ser quase simultânea.
As vantagens organizativas e associativas já as elenquei atrás e acho que não são nada despicientes.
Um abraço e saudações leoninas
P.S.1: Para os actos eleitorais (AGOE – Assembleias Gerias Ordinárias Eleitorais), desde que se ofereçam garantias muito razoáveis de integridade e confidencialidade, acho que a universalidade deveria ser assumida
P.S.2: Muito mais relevante e “revolucionária” seria a decisão de Um Sócio = 1 Voto (mesmo que de aplicação progressiva mas rápida e imediatamente calendarizada e regulamentada)
22 Setembro, 2023 at 21:41
Presencial nos núcleos sou mais do que a favor. Mas sempre presencial.
24 Setembro, 2023 at 12:11
Presencial e COM ACOMPANHAMENTO TELEVISIVO (ou streaming) DOS TRABALHOS DA AG (não falo das AGs Eleitorais, mas sim de todas as outras).
Não só se descentralizaria o voto, aumentando-o exponencialmente e tornando as decisões mais democráticas, mais colectivas e LOGO mais assumidas, como daria acesso dos debates associativos à esmagadora maioria do Universo de Sócios do SCP aumentando e melhorando a massa crítica do Clube e capacitando para cada vez melhores decisões.
Saudações leoninas
22 Setembro, 2023 at 18:10
Outro aqui.
Mas eu vou mais longe, porque não sou de falinhas mansas…
Quem pede voto electrónico, está a pedir para ser enganado, e isso, para mim, é burrice!
22 Setembro, 2023 at 19:18
A questão que eu tenho é,os sócios fora de Lisboa então como podem fazer para votar??ou só servem para pagar cotas?tem que haver uma forma para todos os sócios poderem fazer parte do clube
22 Setembro, 2023 at 20:01
Têm de abrir as votação nos núcleos, mas nunca de forma electrónica.
22 Setembro, 2023 at 22:23
Sendo assim,ok,aceito,só acho que toda gente de longe de Lisboa sendo sócio tem tanto direito como os outros.
22 Setembro, 2023 at 16:53
Coisas que retiro:
“atual nível de investimento é duas vezes maior que o nível de investimento anteriormente caracterizado pejorativamente como all-in.”
Aumento dos custos com pessoal, aumentos nos Fornecimentos de Serviços Externos e nos juros pagos à conta do factoring (antecipação de receitas).
Se não fosse os 20M do Rafael Leão o tal lucro de 25M passaria para 5M.
“Desta forma, mantendo-se tudo o resto constante, temos uma situação potencial de prejuízos entre os 10 e os 5 Milhões de euros o que implicará, muito provavelmente no mercado de inverno, uma venda que gere as mais valias suficientes para garantir que os resultados serão positivos, ao nível dos da época passada”
“Como se pode ver, as entradas previstas não cobrirão as necessidades de tesouraria, pelo que é natural que a conta Fornecedores vá mantendo a bitola em valores superiores aos 100 Milhões Euros.
Longe vão os tempos em que dever 40 Milhões era um problema para esta Direção, que como se comprova, nunca o foi na realidade.”
22 Setembro, 2023 at 17:03
A aguardar moderação outra vez.
Porra, não se pode dizer bem de certos jogadores e treinador neste blog…?
22 Setembro, 2023 at 17:45
Vou te enviar o formulário de adesão à Turma do Malhão e o problema fica resolvido…
23 Setembro, 2023 at 3:23
Resolvido?
Esse é aquele grupo que pensa que resolvem problemas com críticas viscerais constantes, imediatas, e pseudo profundas.
Dispenso o formulário.
Entre os varandetes e os malhoes há demasiadas semelhancas – dispenso susceptibilidades e toda a espécie de orgulhos elitistas….
Obrigado de todas as formas. ..
22 Setembro, 2023 at 17:19
Este já passou.
Pro Rio Ave temos pelo menos meia equipa fresquinha.
Esgaio
N. Santos
Morita
Pote
Edwards
É juntar
Adan
Diamonde
Coates
G. Inácio
Hjulmand
Gyokeres
22 Setembro, 2023 at 17:22
E se corresse bem a primeira parte com 2 ou três golinhos, era fazer descansar o homem, quer dizer, o bulldozer Gyokeres.
22 Setembro, 2023 at 18:24
Acho que o Gyokeres deve ser daqueles que, se parar, estraga qualquer coisa ou gripa o motor.
Só de ver cansa!
SL
22 Setembro, 2023 at 17:27
Hjulmand ou Bragança?
Edwards ou Paulinho?
Eu acho que escolhia os 2os em ambos os casos…
Só se o Bragança estiver cansado de Quinta e como está sem ritmo de 1 ano parado, for melhor ele ir ao banco e depois entrar…
22 Setembro, 2023 at 17:50
O que o Bragança precisa é de jogo nas pernas e criar dinâmicas com o Morita e Hjulmand.
Não fica nada atrás de nenhum deles tecnicamente, precisa é de jogar e ganhar ritmo competitivo que, parecendo que não, se ganha em jogos e não em treinos.
Para mim, também ia a jogo com o Rio Ave e descansava o Hjulmand.
Na frente, claramente Paulinho, mesmo com as suas debilidades técnicas. Trincão é que não por favor.
22 Setembro, 2023 at 17:54
Estes croquetes satisfazem-se com pouca, não sabem o que é ser um verdadeiro sportinguista
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/equipa-do-sporting-recebida-em-festa-no-aeroporto-de-beja?ref=HP_DestaquesPrincipais
22 Setembro, 2023 at 17:56
Lá em Beja não devem fazer nada á Sexta feira
22 Setembro, 2023 at 19:15
Porra, então agora criticam-se os adeptos que querem receber a equipa?? Foda-se.
150 foram também os que estiveram na partida e aí nao festejavam nada a não ser gostarem do Sporting. Em Beja, provavelmente, não têm muitas oportunidades de ver os seus ídolos.
Eu gosto de passar por aqui, mas isto começa a ser tóxico.
22 Setembro, 2023 at 19:59
O Chico está a brincar…
22 Setembro, 2023 at 18:10
Foi um acontecimento histórico.
O Sheriff até hoje deve estar arrependido de não ter criado uma festa anual para comemorar a vitória em Madrid…
22 Setembro, 2023 at 19:14
Jovane a marcar em Itália pela Salernitana.
22 Setembro, 2023 at 19:58
Selecção de FF no canal 1…
22 Setembro, 2023 at 20:08
O cavigol leva 3 anos de castigo. Fim de carreira.
Muito estranho. Por umas pastilhas para emagrecer?!
22 Setembro, 2023 at 20:27
Estranho se fosse nos roxos, no SCP castigos desmesurados, sem atender a circunstancias atenuantes, ou sequer ao contexto é apenas o normal dia a dia…
Há gajos nesses comites, conselhos e federaçõesinhas que até se espumam de raiva se durante um mês não encontrarem um “pecado” do SCP para “cumprirem a lei” de forma “justa e imparcial” é só comparares as penas de jogadores dos roxos que foram apanhados e aquilo que fizeram ao Cavinato…
Tens de compreender o Cavinato com a quantidade incrivel de golos que marcou ao carnide, deu muitos desgostos a esses senhores, agora estão a acertar contas, pura e simplesmente!!!
22 Setembro, 2023 at 20:33
Percebo o que dizes. Mas o pesado castigo faz-me questionar se foram só umas pastilhas…
Mas isso dos castigos é facto.
22 Setembro, 2023 at 20:38
Pois…
23 Setembro, 2023 at 4:53
É para acabar a hegemonia no futsal…
O mote já tinha sido dado …
Esta é só mais uma farpa…
22 Setembro, 2023 at 20:36
Passei 2 dias a “massacrar” os benfiquistas do meu trabalho com o informático que tinha o maior laboratório de droga, e o Cavinato a seguir é apanhado nas malhas do doping.
Eu até isa dizer que o Sporting deveria apoiar o jogador se a situação foi mesmo um descuido, mas 3 anos de castigo dá que pensar…
22 Setembro, 2023 at 21:09
Pode ter sido mesmo descuido… O facto de como foi que tomou doping não interessa. Interessa o resultado.
23 Setembro, 2023 at 0:55
Não é verdade, várias federações Internacionais, reviram e nalguns casos reverteram, noutros amenizaram as penas devido a circunstancias atenuantes, a única federação que bate forte e feio sem olhar a nada é (e com muita razão) a de ciclismo…
Isto é apenas uma “vingançazinha” de uns merdas que não têm aonde cair mortos cujo sonho húmido é prejudicar o SCP, apenas e só!!!
22 Setembro, 2023 at 20:09
Vou dizer aquilo que sinto e relação ao jogo de ontem e do futebol do Sporting. Trincão é o principal culpado do Sporting não jogar nada. Ele emperra o jogo todo da equipa, o nosso Futebol com ele é Zero, a principal culpa de Amorim é dar-lhe hipóteses. Trincão comigo nunca mais calçava
22 Setembro, 2023 at 20:22
A recuperação da carreira de Trincão é uma exigência do Senhor do Carrossel.
Mendes está entalado com o Barça, e como é o maior credor do Sporting…
22 Setembro, 2023 at 20:23
Edwards a mesma merda.
E pote também mas este salva muitas vezes a equipa. Vai marcando e assistindo a grande ritmo. Mas atitude é zero
22 Setembro, 2023 at 20:29
O maior problema é Trincão
22 Setembro, 2023 at 21:08
Ou o Amorim, que mete o Trincão…
22 Setembro, 2023 at 20:09
Portugal França futebol feminino no canal 1
22 Setembro, 2023 at 20:30
Esta bola com a Inês, 10cm mais baixa, tinha entrado!
22 Setembro, 2023 at 20:35
Temos uma guarda redes canadiana convocada para a seleção?
https://www.zerozero.pt/player_bio.php?id=964866
22 Setembro, 2023 at 20:35
Deolinda
22 Setembro, 2023 at 20:37
Nome mais canadiano era impossível…
22 Setembro, 2023 at 20:38
😀 😀 😀