O futebol de formação não gera paixões como o dos “adultos”, nunca irá criar, mesmo em clubes como o Sporting, cuja formação faz parte do seu ADN. Mas talvez a sua importância tenha de ser revista.
No caso específico do nosso clube, defendo a teoria que um jogador acompanhado pelos sócios e adeptos desde muito novo, quando chega à equipa principal é mais valorizado e depara-se com uma maior tolerância por parte de quem está nas bancadas. Isso não significa redução do nível de exigência e realisticamente permitirá uma análise mais racional por parte dos adeptos, do desempenho daqueles que são lançados.
No entanto, o Sporting tem dificuldades em conseguir essa aproximação, que não se justifica com a distância compreendida entre Alvalade e a Academia Cristiano Ronaldo.
Na passada quinta-feira (05/10), os Iniciados receberam a Académica de Santarém e a Sporting TV transmitiu em diferido o Strurm Graz-Sporting (de dia 21/09). No Domingo (08/10), os Juvenis receberam os Belenenses e a Sporting TV transmitiu o Sporting-Rio Ave (de dia 25/09).
Ambos os jogos foram realizados no campo N.°6 da Academia, mas tal não poderá justificar a ausência de transmissão televisiva. Poderia ter menos qualidade de transmissão, mas seria certamente mais útil para o universo leonino que a repetição de jogos da equipa principal.
Se essa for a justificação, acrescento que esta situação já deveria estar devidamente assegurada, pois os jogos naquele campo, são gravados pelos elementos da Observação e Análise de cada escalão, e estes deveriam ter mais condições para exercer a sua função. O incremento de condições facilitaria o trabalho da equipa técnica, bem como dos profissionais da Sporting TV.
Esta otimização das condições, poderia ainda permitir a transmissão dos jogos num dos outros canais de comunicação do clube (YouTube ou Facebook). Um excelente exemplo, da utilização dessas plataformas é o Canal 11/ FPF, nos jogos das Seleções, Liga 3 e Liga Revelação, através do seu YouTube. Alguns clubes, como Alverca ou Estoril, também fazem a utilização dessa plataforma. Depois outros clubes, de uma forma mais elementar, fazem a utilização do Facebook, como o Sporting de Braga, até à criação do portal SCB Next.
A utilização das outras formas de comunicação do clube com os adeptos, bem como uma gestão adequada de recursos, permitiria a transmissão de um maior número de jogos. E com esta utilização, a procura da melhor experiência para os utilizadores, deveria ser um objetivo.
Tais medidas seriam certamente do agrado dos adeptos da formação, bem como dos familiares e amigos dos jovens jogadores, que residem a uma distância que os impede de estarem mais frequentemente na Academia.
A vida pessoal e profissional, obriga a fazer opções. Por exemplo, na quinta-feira desloquei-me a Alvalade para ver a receção à Atalanta, pelo que gostaria de ter visto o jogo dos Iniciados de manhã na TV. No Sábado à tarde fui à Academia ver a equipa B e no Domingo fui a Alvalade ver a receção ao Arouca, pelo que apreciaria ter visto os Juvenis na TV. Se tivessem sido transmitidos na Sporting TV, jogos das Modalidades, aceitava perfeitamente. Contudo, a opção por jogos em diferido, não me parece que faça sentido.
Falando agora do jornal de clube mais antigo da Europa, o Jornal Sporting. Ano após ano, este apresenta os plantéis da formação depois do início das competições. Esta época, ainda nem sequer foi apresentado o plantel da Equipa B e alguns jogadores dos diferentes plantéis da formação, não tiveram direito a foto oficial. Os jogadores dos plantéis dos Juvenis B e Iniciados B, não têm direito a apresentação.
Antigamente o Sporting publicava o Anuário Oficial, com todos jogos da formação realizados e as estatísticas dos campeonatos. Algo que não é realizado atualmente.
Por vezes, parece até que a comunicação do Sporting há 25 anos, relativamente à formação, era melhor que no presente. Claro que atualmente a informação se obtém facilmente, mas o Sporting comunica efetivamente pior. Existem outras formas de se extraírem as informações, mas o Sporting deveria ter o dever de o fazer.
O Site do clube, tem a constituição dos plantéis das Equipas B, Sub 23, Juniores e Juvenis. O separador dos Iniciados, inclui jogadores de 2007 que já abandonaram o clube e que já são juvenis de segundo ano. Os separadores dos Juvenis B e Iniciados B, estão vazios. Não pode ser admissível.
Contudo, era bom que os problemas de comunicação relativamente à formação, ficassem por aqui:
– Desde a criação da Sporting TV, apenas foi transmitido um jogo dos Juvenis B;
– Os Iniciados B nunca tiveram direito a uma transmissão televisiva na televisão do clube, ao contrário das equipas do nosso rival que até jogos dos Infantis transmite;
– A Sporting TV faz a antevisão dos jogos da formação, mas com imagens dos treinos de arquivo;
– Os jogadores têm lesões prolongadas e os sportinguistas, não merecem qualquer informação, impossilitando os mesmos de transmitirem aos jogadores o seu apoio;
– Existem jogadores que ficam de fora semanas a fio e ninguém percebe o que se passa (por exemplo, Adam Arvelo) ou porque é que não são inscritos Anderson Ariel ou Domingos Muxito);
– As renovações dos contratos, raramente são acompanhadas da duração e muitas delas são anunciadas meses depois da sua concretização, gerando preocupação nos sportinguistas. Por exemplo, o contrato profissional de Geovany Quenda, foi assinado na primeira semana de Maio, dias depois de fazer 16 anos e antes do Europeu Sub 17, para o qual foi convocado. Foi anunciado no início de Agosto! E alguns sportinguistas diziam que iria sair para o SLB, criando uma celeuma desnecessária;
– Alguns jogadores contratados, apenas são anunciados dias depois de se estrearem oficialmente pelo clube.
Parece claro que, existe muito espaço de melhoria:
– O Sporting de Braga apresentou a sua equipa B e Sub 23 na “Pedreira”, no mesmo dia da equipa principal;
– A última vez que uma equipa B teve direito a apresentação, foi em 2012/2013, no Estádio Municipal de Rio Maior, que foi a “nossa casa” nessa temporada;
– Longe vão os tempos em que a equipa B e Juniores (fases finais dos campeonatos nacionais e jogos da Next Gen Series, competição que antecedeu a UEFA Youth League).
Analisando os tempos mais recentes, de positivo:
– Desempenho de Tiago Labreca, nos seus programas (Lado B) e narração dos jogos, onde dá a conhecer aos sportinguistas, um pouco dos jogadores da formação;
– O Twitter do clube, onde são apresentados (30 minutos antes) os onzes titulares e suplentes dos jogos das Equipas B, Sub 23, Sub 19, Sub 17 e Sub 15, bem como os resultados ao intervalo e final das partidas. Foi esse o motivo de ter criado o sporting_343.
Claro que com a transformação digital e melhoria da comunicação, os jogadores mais promissores estarão cada vez mais próximos dos abutres (empresários) e do scouting internacional, até porque os contratos profissionais apenas podem ser assinados aos 16 anos, para além que até aos 18 anos os mesmos apenas podem ter a duração de 3 anos.
Existe esta vulnerabilidade e talvez não sejam muitos os sócios e adeptos preocupados com o futebol de formação, contudo vejo uma estreita ligação entre a melhoria da comunicação, aumento de interesse pelo futebol jovem e aposta mais harmoniosa nas jovens promessas na equipa principal.
*”Crónicas para Formação Lovers é um espaço da autoria de sporting_343
11 Outubro, 2023 at 17:05
tema muito interessante, ao qual prometo voltar com mais calma!
11 Outubro, 2023 at 19:20
Muito obrigado. Um tema pertinente – e, já agora, penso que aplicável também a várias modalidades.
As boas notícias: há margem para melhorar, assim exista vontade, capacidade (incluindo a capacidade de obter os meios necessários e de criar as condições de base).
11 Outubro, 2023 at 21:20
Merecem bem mais atenção, principalmente pelo canal do clube. Se os varandettes lerem este blog, pode ser que reajam, saiam da toca e tomem decisões que atraiam a juventude, para que haja cada vez mais sócios e simpatizantes!
11 Outubro, 2023 at 21:48
Horas depois de o post estar “activo”, 3 comentários são elucidativos sobre o que dezenas, centenas, ou mesmo milhares de adeptos e sócios do Sporting clube de Portugal, NÃO sabem sobre os seus escalões de formação de futebol.
Os órgãos de comunicação do clube, como o jornal ou a TV Sporting, praticamente nada dizem sobre os mesmos, a não ser os resultados e constituições das equipas.
Há muito a fazer sobre o tópico em causa e alguns exemplos estão expostos no mesmo.
O rival eterno está anos á frente do nosso, não só pelo dinheiro que gasta, e que toda a gente acha que é o diferencial de vitórias e títulos, mas principalmente,
pela inovação e ideias novas que produzem conhecimento às massas adeptas.
O FF idem aspas , aspas, as modalidades idem. Há “toneladas” de acções, atitudes, valenças, que em muito se traduziriam num aproximar entre o clube, futebol e modalidades, masculino ou feminino, e os sócios e adeptos.
Basta querer. Não é preciso copiar. Às vezes é preciso seguir certos conselhos, certas orientações para que haja um Sporting cada vez mais dos sócios e adeptos e não apenas nos super experts que têm que pesquisar na NET o que o clube facultaria nos seus órgãos de informação.
SL
11 Outubro, 2023 at 21:57
Concordo em absoluto.
Lembro-me bem de receber lá em casa o jornal do Sporting à quarta-feira e rever tudo o que se passava no clube, fim-de-semana anterior e próximo, nervoso para saber se tínhamos ganho aquele jogo difícil de que se falava anteriormente.
Bons tempos em que os jornais informavam, principalmente o nosso.
11 Outubro, 2023 at 23:43
Obrigado pela lucidez.
11 Outubro, 2023 at 22:12
Gostava que houvesse mais proximidade, mas ao mesmo tempo, são apenas crianças e o excesso de notoriedade, pode ser prejudicial ao desenvolvimento dos miúdos.
Muitos fazem grandes sacrifícios emocionais, afastados dos pais e de quem mais gostam para perseguir o sonho.
Confesso que estou dividido.
11 Outubro, 2023 at 22:16
Podem-se fazer outras coisas, cadernetas de cromos da formação, por exemplo.
Um ou dois dias de estádio aberto a jogos de formação… Em pausas da seleção.
Cartões de ratings dos jogadores tipo EA FC…
12 Outubro, 2023 at 1:15
Mais um excelente post, este com a particularidade de apontar muito do que ainda falta fazer ou deveria estar sendo feito, e que parece ter sido negligenciado como a informação detalhada dos plantéis, calendário dos jogos ou a falta de televisionamento quando é possível.
Percebo que a intenção do post é alertar positivamente e sugerir melhorias, mas é incompreensível que existindo os meios de divulgação, as ferramentas e tendo sido significativamente aumentados os meios humanos da estrutura, ainda encontremos tanta coisa a melhorar e que aparentemente apenas necessitam de boa vontade, organização e liderança.
Obrigado e SL
12 Outubro, 2023 at 8:53
Excelente artigo. Vejo o excelente trabalho que faz o braga na formação por estes lados e tendo amigos no meio sei o quão ridículo é o custo de fazer as transmissões pela tv.
Para além dos sócios, parece óbvio que séria também um canal de promoção que poderia ser utilizado para atrair mais jogadores, promover as escolas e mesmo ter publicidade própria.
É pena mas desta gestão já não espero muito
12 Outubro, 2023 at 9:39
Não é o Braga que tem um canal do YouTube para transmitir as modalidades?
Tenho a ideia que sim…
12 Outubro, 2023 at 17:00
Gostava de dar mais destaque ao futebol de formação.
Mas depois lembro-me de alguns putos que falharam redondamente e para os quais tinha grandes expectativas e que temos um treinador estruturado.