O futebol de formação não gera paixões como o dos “adultos”, nunca irá criar, mesmo em clubes como o Sporting, cuja formação faz parte do seu ADN. Mas talvez a sua importância tenha de ser revista.

No caso específico do nosso clube, defendo a teoria que um jogador acompanhado pelos sócios e adeptos desde muito novo, quando chega à equipa principal é mais valorizado e depara-se com uma maior tolerância por parte de quem está nas bancadas. Isso não significa redução do nível de exigência e realisticamente permitirá uma análise mais racional por parte dos adeptos, do desempenho daqueles que são lançados.

No entanto, o Sporting tem dificuldades em conseguir essa aproximação, que não se justifica com a distância compreendida entre Alvalade e a Academia Cristiano Ronaldo.

Na passada quinta-feira (05/10), os Iniciados receberam a Académica de Santarém e a Sporting TV transmitiu em diferido o Strurm Graz-Sporting (de dia 21/09). No Domingo (08/10), os Juvenis receberam os Belenenses e a Sporting TV transmitiu o Sporting-Rio Ave (de dia 25/09).

Ambos os jogos foram realizados no campo N.°6 da Academia, mas tal não poderá justificar a ausência de transmissão televisiva. Poderia ter menos qualidade de transmissão, mas seria certamente mais útil para o universo leonino que a repetição de jogos da equipa principal.

Se essa for a justificação, acrescento que esta situação já deveria estar devidamente assegurada, pois os jogos naquele campo, são gravados pelos elementos da Observação e Análise de cada escalão, e estes deveriam ter mais condições para exercer a sua função. O incremento de condições facilitaria o trabalho da equipa técnica, bem como dos profissionais da Sporting TV.

Esta otimização das condições, poderia ainda permitir a transmissão dos jogos num dos outros canais de comunicação do clube (YouTube ou Facebook). Um excelente exemplo, da utilização dessas plataformas é o Canal 11/ FPF, nos jogos das Seleções, Liga 3 e Liga Revelação, através do seu YouTube. Alguns clubes, como Alverca ou Estoril, também fazem a utilização dessa plataforma. Depois outros clubes, de uma forma mais elementar, fazem a utilização do Facebook, como o Sporting de Braga, até à criação do portal SCB Next.

A utilização das outras formas de comunicação do clube com os adeptos, bem como uma gestão adequada de recursos, permitiria a transmissão de um maior número de jogos. E com esta utilização, a procura da melhor experiência para os utilizadores, deveria ser um objetivo.

Tais medidas seriam certamente do agrado dos adeptos da formação, bem como dos familiares e amigos dos jovens jogadores, que residem a uma distância que os impede de estarem mais frequentemente na Academia.

A vida pessoal e profissional, obriga a fazer opções. Por exemplo, na quinta-feira desloquei-me a Alvalade para ver a receção à Atalanta, pelo que gostaria de ter visto o jogo dos Iniciados de manhã na TV. No Sábado à tarde fui à Academia ver a equipa B e no Domingo fui a Alvalade ver a receção ao Arouca, pelo que apreciaria ter visto os Juvenis na TV. Se tivessem sido transmitidos na Sporting TV, jogos das Modalidades, aceitava perfeitamente. Contudo, a opção por jogos em diferido, não me parece que faça sentido.

Falando agora do jornal de clube mais antigo da Europa, o Jornal Sporting. Ano após ano, este apresenta os plantéis da formação depois do início das competições. Esta época, ainda nem sequer foi apresentado o plantel da Equipa B e alguns jogadores dos diferentes plantéis da formação, não tiveram direito a foto oficial. Os jogadores dos plantéis dos Juvenis B e Iniciados B, não têm direito a apresentação.

Antigamente o Sporting publicava o Anuário Oficial, com todos jogos da formação realizados e as estatísticas dos campeonatos. Algo que não é realizado atualmente. 

Por vezes, parece até que a comunicação do Sporting há 25 anos, relativamente à formação, era melhor que no presente.  Claro que atualmente a informação se obtém facilmente, mas o Sporting comunica efetivamente pior. Existem outras formas de se extraírem as informações, mas o Sporting deveria ter o dever de o fazer.

O Site do clube, tem a constituição dos plantéis das Equipas B, Sub 23, Juniores e Juvenis. O separador dos Iniciados, inclui jogadores de 2007 que já abandonaram o clube e que já são juvenis de segundo ano. Os separadores dos Juvenis B e Iniciados B, estão vazios. Não pode ser admissível.

Contudo, era bom que os problemas de comunicação relativamente à formação, ficassem por aqui:

– Desde a criação da Sporting TV, apenas foi transmitido um jogo dos Juvenis B;

– Os Iniciados B nunca tiveram direito a uma transmissão televisiva na televisão do clube, ao contrário das equipas do nosso rival que até jogos dos Infantis transmite;

– A Sporting TV faz a antevisão dos jogos da formação, mas com imagens dos treinos de arquivo;

– Os jogadores têm lesões prolongadas e os sportinguistas, não merecem qualquer informação, impossilitando os mesmos de transmitirem aos jogadores o seu apoio;

– Existem jogadores que ficam de fora semanas a fio e ninguém percebe o que se passa (por exemplo, Adam Arvelo) ou porque é que não são inscritos Anderson Ariel ou Domingos Muxito);

– As renovações dos contratos, raramente são acompanhadas da duração e muitas delas são anunciadas meses depois da sua concretização, gerando preocupação nos sportinguistas. Por exemplo, o contrato profissional de Geovany Quenda, foi assinado na primeira semana de Maio, dias depois de fazer 16 anos e antes do Europeu Sub 17, para o qual foi convocado. Foi anunciado no início de Agosto! E alguns sportinguistas diziam que iria sair para o SLB, criando uma celeuma desnecessária;

– Alguns jogadores contratados, apenas são anunciados dias depois de se estrearem oficialmente pelo clube.

Parece claro que, existe muito espaço de melhoria:

– O Sporting de Braga apresentou a sua equipa B e Sub 23 na “Pedreira”, no mesmo dia da equipa principal;

– A última vez que uma equipa B teve direito a apresentação, foi em 2012/2013, no Estádio Municipal de Rio Maior, que foi a “nossa casa” nessa temporada;

– Longe vão os tempos em que a equipa B e Juniores (fases finais dos campeonatos nacionais e jogos da Next Gen Series, competição que antecedeu a UEFA Youth League).

Analisando os tempos mais recentes, de positivo:

– Desempenho de Tiago Labreca, nos seus programas (Lado B) e narração dos jogos, onde dá a conhecer aos sportinguistas, um pouco dos jogadores da formação;

– O Twitter do clube, onde são apresentados (30 minutos antes) os onzes titulares e suplentes dos jogos das Equipas B, Sub 23, Sub 19, Sub 17 e Sub 15, bem como os resultados ao intervalo e final das partidas. Foi esse o motivo de ter criado o sporting_343.

Claro que com a transformação digital e melhoria da comunicação, os jogadores mais promissores estarão cada vez mais próximos dos abutres (empresários) e do scouting internacional, até porque os contratos profissionais apenas podem ser assinados aos 16 anos, para além que até aos 18 anos os mesmos apenas podem ter a duração de 3 anos.

Existe esta vulnerabilidade e talvez não sejam muitos os sócios e adeptos preocupados com o futebol de formação, contudo vejo uma estreita ligação entre a melhoria da comunicação, aumento de interesse pelo futebol jovem e aposta mais harmoniosa nas jovens promessas na equipa principal.

 

*”Crónicas para Formação Lovers é um espaço da autoria de sporting_343