É um estádio bonito, novo, arejado
Benfica vs Sporting Clube de Portugal
20h30
Estádio da Luz

Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Temperatura amena na capital, a rondar os 18 graus à hora do apito inicial, bom para jogar e para ir à bola. Nas bancadas, com lotação esgotada, cerca de 4 mil Sportinguistas estão prontos a rugir bem alto na defesa do primeiro lugar.

A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O Benfica vive dias complicados, e a última exibição, em San Sebastián, roçou o miserável e libertou um odor a Vigo (podia estar 6-0 ao intervalo, para os bascos, não fossem dois golos anulados e um penálti falhado), colocando em cheque a revolução tática que Schmidt resolveu fazer sem, parece, haver o mínimo trabalho de casa feito: o habitual 4-2-3-1 deu lugar a um 3-4-2-1, em Chaves, como preparação para o desastre na Champions (já eliminados, com zero pontos em quatro jogos).
Ora, a favor das invenções do treinador encarnado, podem alegar-se as lesões de Bah, Kokçu ou Neres, embora a colocação de João Neves como lateral direito seja uma aberração sem qualquer desculpa, tal como se torna caricato ouvir o mister alemão dizer que o planeamento da época foi bem feito quando, por exemplo, já se percebeu que a saída de Grimaldo deixou um buracão no lado esquerdo da defesa, que nem os 14 milhões gastos em Jurasek foram capazes de disfarçar. Resumindo e baralhando, a grande dúvida para esta noite é se os encarnados regressam aos quatro defesa ou se matêm a tripla de centrais. Eu aposto nesta última, numa partida que pode mudar tudo no que toca ao estado anímico que se vive na Luz: ganhando, igualam o Sporting no topo da classificação.

Este homem é um Mister!
Roger Schmidt parece completamente perdido, estando a um passo de passar de bestial a besta.

Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Di Maria, mais sonante reforço encarnado, já mostrou esta época que faz a diferença quando está inspirado, e foi assim que o Benfica ganhou duas vezes ao Porto, mesmo depois dos azuis terem sido superiores até sofrerem o golo. O puto João Neves faz-me lembrar João Moutinho quando apareceu, e é dono de uma qualidade que não engana. Que o técnico alemão volte a colocá-lo como lateral direito, privando a equipa do melhor jogador que pode colocar no miolo.

E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Rúben, imagina tu que, assim de repente, a última antevisão que me recordo com um treinador a assumir de forma clara que ia à Luz para ganhar, foi com… Fernando Santos! Na altura, o engenheiro disse qualquer coisa como “se já ganhei na Luz com o Estoril, era o que faltava não achar que vou ganhar como treinador do Sporting!”. Ora, tudo isto para dizer-te que não imaginas a satisfação que me deu ouvir-te dizer, “Podemos ficar com seis pontos de avanço e temos que estar obcecados com essa ideia. O que interessa são os seis pontos de avanço e estarmos no Marquês no final do ano”. Assim sendo, a palestra está dada, os buracos no novo sistema tático do Benfica estão à vista, e só falta perceber se joga Daniel Bragança ou se joga Morita. Muito importante: é entrar para ganhar e para marcar, pois como as coisas estão para o treinador alemão, assim que isso acontecer o inferno da Luz torna-se num concerto dos Rammstein para os da casa! Vamos, Leões!  SPOOOOOOOORTING!!!

Vamos jogar no totobola
Benfica vs Sporting Clube de Portugal – 2