Frederico Varandas tinha anunciado que iria pedir a um juiz de instrução para “corrigir” a acusação do Ministério Público que deixou de fora o Benfica e Luís Filipe Vieira no Caso César Boaventura, mas ficou-se por um pedido de intervenção hierárquica no Ministério Público que foi recusado.

Recuemos a Abril deste ano, quando Frederico dizia, na Sporting TV: “Comecemos pelo caso recente de César Boaventura. Com todo o respeito que o Ministério Publico nos merece, não concordamos com a acusação. Ou melhor, concordamos com tudo o que está lá, mas entendemos que falta uma peça central do puzzle. Ou seja, o MP está a acusar o mensageiro mas não está a acusar o verdadeiro mentor e beneficiário de todo este esquema de crime organizado. Como tal, não é uma decisão tomada a quente, mas sim por todo o nosso gabinete jurídico: vamos pedir a abertura da instrução deste caso. Analisámos com muito cuidado todo o processo e de facto analisámos que o próprio MP reconhece que Boaventura tinha uma relação de grande confiança e proximidade com Luís Filipe Vieira, que falavam constantemente quer por telefone como SMS’s sobre assuntos do futebol e de outro tipo”.

Nessa mesma entrevista ao canal do Clube, Varandas afirmou: “Acredito que o presidente Rui Costa não se tivesse envolvido e não sabia do que se passava, mas agora sabe. Penso que muito mais importante do que aquilo que dizemos é o que fazemos. Não basta dizermos que somos diferentes, temos de o mostrar. E muitas vezes são estas decisões ou não decisões, que nos marcam para a vida. Penso que independentemente do momento, esteja-se a ganhar ou perder, é preciso demonstrar com atos que somos diferentes. Discordo do presidente Rui Costa quando disse, num discurso qualquer há poucos meses, a apelar a todos os benfiquistas para se manterem imunes a todo este ruído exterior. Não é ruído exterior, é ruído bem interior e ensurdecedor. Não basta dizer que pensa o lado do bem, é preciso demonstrar. O que é preciso? O presidente Rui Costa sabe.”

Pronto, o presidente Rui Costa sabe, e o mais certo é o presidente Rui Costa ter dito ao Dr. Frederico Varandas que tinha muito tempo para colocar em prática as suas intenções. Tanto tempo que passou do prazo…