Não vou voltar a repetir as palavras que te deixei, há coisa de cinco meses, aqui.
Mas vou voltar a agradecer-te por teres sido um exemplo daquilo que é (ou podia ser, ou devia ser…) a Tasca, tentando, sempre, ser o elo em vez de fogo para rastilho, ser a ponte para que, quando sem teclado à frente, um abraço e um sorriso mostrassem que existe algo maior do que guerrilhas virtuais.
Soubeste ultrapassar, sempre, o desafio que poucos conseguem colocar em prática.
Soubeste, sempre, alimentar a vontade que permite fotos como esta, que é aquela que guardo tua, que é aquela que mostra o que é a Tasca à moda do Max.
Que agora possas descansar, sem o sofrimento que, de todo, não merecias, mas que ainda assim encaraste com aquele forma de estar que é uma lição constante.
Até sempre, Max.
p.s. – o funeral do Max realiza-se amanhã, sexta feira, às 14h, no Santuário do Senhor da Pedra, em Óbidos
15 Dezembro, 2023 at 9:49
Bom dia, estamos todos de passagem, mas há os que deixam a sua “marca”, que tocam os outros, Max é um desses, infelizmente são poucos.
15 Dezembro, 2023 at 9:56
Carissimos consócios,
Como sabem ha mt me afastei aqui de comentar mas vou sempre (como se diz na minha terra): botando o olho!
Farto deste scp da croquetagem (do golpe de alcochete e do q fizeram – sim nos verdadeiros scp temos culpa pq deixamos/permitimos – a um dos melhores presidentes q ja tivemos).
Mas e e um enorme mas hj n poderia deixar de deixar aqui entre vos a minha tristeza – ontem ao tomar por aqui conhecimento levei um baque potente…
O Sr Max representa fielmente o verdadeiro sportinguismo, tao la todos os predicados clavados no adn do clube… ate sempre rampante Leao!
Sejamos resilientes em respeito do seu marcante exemplo.
Um abraço deste seu admirador açoriano,
Filipe
15 Dezembro, 2023 at 10:15
Já não comento aqui praticamente desde os tempos do Cacifo embora seja um assiduo na mesa do canto mas a passagem do Sr.Max não deixa ninguém indiferente , sempre me habituei de o ver entre nós , á família e amigos os meus mais sinceros pêsames.
Um grande abraço e até sempre Sr.Max
15 Dezembro, 2023 at 10:31
O Max era um exemplo.
Todos fôssemos como o Max e o mundo era um lugar melhor.
Ter partilhado palavras ou momentos com ele é um privilégio
e não o esqueçamos nunca.
Obrigado Max.
15 Dezembro, 2023 at 10:49
Descanse em paz Leão!
15 Dezembro, 2023 at 12:10
Grande Max!!! Grande Sportinguista!!! Descansa em Paz!!!
Abraço Eterno!!!
Sporting Sempre!!!
SL
15 Dezembro, 2023 at 12:36
Os meus sentimentos à família do Sr. Max. Um grande Sportinguista com um contributo positivo entre nós , vai fazer falta. Bem haja! SL
15 Dezembro, 2023 at 12:51
Caro Max, tenho andado arredado da Tasca, porque não me revejo nos extremismos e na facilidade com que se atacam os nossos, mas a forma como o Max agregava ao invés de alienar, moderava ao invés de incendiar, fez crescer ao longo destes anos de leitor assíduo (desde o Cacifo) a minha admiração incondicional pelo grande Sportinguista, mas sobretudo pelo homem e os seus valores. Sempre que morre um homem bom, a sociedade fica mais pobre. Hoje, estamos todos mais pobres. Saudações Leoninas, grande Leão!!
15 Dezembro, 2023 at 13:03
Que o Senhor Maximino encontre o eterno descanso
Em maio, no marquês, estaremos juntos a festejar a conquista do nosso Sporting!
Sentidos pêsames a toda a família e amigos
15 Dezembro, 2023 at 14:24
É voz comum que Deus chama para o seu lado apenas os seres humanos que entende serem merecedores de tal privilégio. Não querendo debater a bondade deste facto, quase que juro que o nosso Max vai interceder e chagar o Todo-poderoso em favor do seu (e nosso) Sporting. Não se admirem portanto se num futuro não distante aparecerem imagens de Deus envergando a nossa listada.
Sr. Max, Obrigado.
15 Dezembro, 2023 at 14:54
Tal como muitos tasqueiros, não tive o privilégio de conhecer pessoalmente o Max, mas desde que acompanho a Tasca que sempre o vi como um exemplo agregador e sobretudo como um exemplo de sportinguismo, um pouco como olhava para o meu avô e como ainda olho para o meu pai.
Estranho sentimento este de sofrermos por alguém que acaba por nos marcar desta forma virtual.
O SPORTING também é isto..
SL
15 Dezembro, 2023 at 14:54
Um até sempre a um excelente Sportinguista e, certamente, ainda melhor Homem.
Que encontre eterno e merecido descanso.
15 Dezembro, 2023 at 15:47
Não visito a ‘Tasca’ como dantes, por isso só hoje -sexta feira, às 15:00, é tive conhecimento do falecimento do nosso grande amigo Max.
Lamento a sua morte. Teria tentado ir ao funeral se tivesse tido conhecimento mais cedo.
Tenho poucos amigos, mas Max estava entre esses poucos. Trocávamos sempre votos de Boas-Festas todos os anos…
Foi alguém que conheci aquando de alguns almoços da Tasca onde compareci, e nunca deixei de ter admiração por esse Velho Leão, que sempre foi um exemplo de alguém que tem um comportamento correcto, demonstrando amizade por todos sem excepção. Quem me dera conseguir ser um pouco como ele foi.
Deixou a sua marca no mundo.
Lamento que o Max não tenha conseguido ver mais vezes os momentos de glória do nosso Sporting…
Nesta hora triste recordo que, em língua Inglesa, um grupo de leões se diz: «A Pride of Lions», e é isso de certeza que resta em todos nós, os que através do SCP o conhecemos, um grande orgulho por termos privado algumas vezes com ele, e comungado da sua alegria quando qualquer equipa do nosso grande amor marcava um golo ou conquistava algo.
Não vão mais ouvir -como eu ouvi- a sua voz tonitruante nas bancadas do Alvalade, mas espero que continuem com a sua tradição de fazer presente uma garrafa de ginja de óbidos a cada reunião da Tasca do Cherba. Brindem ao Sporting, mas também à sua memória.
Dizem que quando morremos a nossa alma continua viva no plano espiritual. Se isso for assim, tenho a certeza que o grande Maximiliano Martins, leão dos sete costados, estará sempre atento ao SCP e a “torcer” pelos seus sucessos como nós todos.
Votos de boa saúde para todos os amigos, e Viva o Sporting!
Ari_El
15 Dezembro, 2023 at 21:39
Leitor assíduo desde o Cacifo quase que nunca comento, mas o sr. Max, que nunca conheci pessoalmente, fez-me abrir a exceção.
Pelo seu Sportinguismo, e pela bondade, paciência e espírito conciliador que sempre transparecia nos seus comentários.
E pelo olhar lírico (no qual me revejo completamente) que tinha sobre o futebol.
Envio os meus sinceros pêsames à família e amigos que com ele privaram.
Sporting sempre sr. Max!
15 Dezembro, 2023 at 21:46
Caro cherba,
Não é o momento de troca de galhardetes, mas lamento que tenhas apagado o meu post de condolências pelo Sr. Max.
Foi feio da tua parte.
Sir. Bobby Robson
16 Dezembro, 2023 at 11:31
Os meus sentimentos para Toda a família do Srº Max.
16 Dezembro, 2023 at 12:25
Bom dia meus caros
ontem o dia foi duro, uma despedida nunca é boa ainda para mais se for para sempre e mais ainda se for de uma pessoa que nos diz bastante como é o caso do Amigo Max.
Eu, o Tenham Orgulho, o Jorge Leão e o Assentador estivemos presentes no último adeus ao nosso Amigo.
Nós de cachecol do Sporting fizemos a nossa homenagem ao “hooligan da A22” como lhe chamávamos carinhosamente, sim, foi o Sporting e a Tasca que nos uniu e nos deu o imenso prazer de partilhar dezenas de jogos com o nosso Amigo.
Que esteja em Paz onde quer que esteja e que olhe por todos, familia, amigos e pelo nosso Sporting!
Abraço a todos
PS: este post não é para “guerrinhas” pelo menos por respeito ao Maximino
16 Dezembro, 2023 at 22:15
Não queria deixar de escrever um comentário de homenagem ao nosso amigo Max.
Conheci-o no nosso sector A22 onde, com mais uns quantos bons amigos, partilhávamos abraços, festejos e até as desilusões de cada jogo.
Eu que não vou a Alvalade tantas vezes como as que queria, encontrava-o lá sempre com o cachecol gigante e o bolso cheio de rebuçados que distribuía a quem estava por perto.
Quando reclamavamos de algum jogador ou com o árbitro, ele conseguia sempre apaziguar os ânimos e ter palavras sensatas.
Aqui na Tasca, era a voz da razão a tentar sempre ser conciliador e evitar que as pessoas entrassem em conflito.
Não me esqueço de alguns momentos. Simples mas reveladores da pessoa que ele era…por exemplo, no final dos jogos telefonava ou mandava mensagem para saber se eu já tinha chegado a casa das 2h de viagem que tinha pela frente. Sempre preocupado com as pessoas que iam para mais longe.
O livro de memórias que lançou e que um dia me telefonou a pedir a minha morada porque fazia questão de me enviar um exemplar com dedicatória e que guardo com carinho.
Enfim…partiu um grande Homem e todos devemos honrar a sua memória e recordar as suas virtudes e tentar seguir o seu exemplo.
Por tudo isto, fiz questão de estar presente ontem no funeral para a última despedida.
Até sempre Max!
16 Dezembro, 2023 at 22:52
Péssima notícia. Daquelas que custam mais de mil derrotas. Pelo Max tinha imensa estima, como se de um avô se tratasse. Doi me na alma saber que partiu, pese embora saiba que a luta já ia longa e que trazia muitos sacrifícios com ela.
Para o Max, onde quer que esteja, um grande abraço, que continue a olhar por nós e pelo nosso Sporting. Para a família um grande abraço e muita força.
Para todos nós, que usemos o exemplo do Max para nos inspirar a defender o Sporting acima de qualquer interesse pessoal como ele sempre fez com o seu tom conciliador.
Por cada leão que cair, outro se levantará. No caso do Max justifica-se que se levantem dez leões!!
S.L.
17 Dezembro, 2023 at 0:00
Incrível como alguém que não se conhece pessoalmente consegue mexer conosco,o Max sempre foi um Senhor com letra S grande como o nosso Sporting,não merecia sofrer,que descanse em paz,mais pessoas boas como o Max precisa se neste mundo.
Abraço a família e conhecidos neste difícil momento.
17 Dezembro, 2023 at 2:02
Que descanse em paz.
17 Dezembro, 2023 at 15:42
Só soube hoje… Uma pessoa respeitada até por quem não o conhecia pessoalmente… Os meus pêsames à família e amigos mais chegados.
17 Dezembro, 2023 at 20:28
Descanse em paz caro Max.
Li praticamente todos os comentários, especialmente daqueles que o conheciam pessoalmente.
Fica o seu bom senso, o seu sportinguismo.
Os meus sentimentos à família. Descanse em paz!
17 Dezembro, 2023 at 22:42
Só soube hoje..
O Sr. Max era (e ainda é) um exemplo do que é ser Sporting.
Sentidos pêsames à família que deve estar muito orgulhosa da pessoa que foi (e ainda é) o Sr. Max.
Muita força!
Spoooorting!
18 Dezembro, 2023 at 0:40
Sim, o Max melhorou… saiu do Hospital, casou a neta… esteve em casa de Agosto até quinta-feira passada. Quis Deus que fosse embora. Resta-nos pedir que descanse em Paz ❤️
Alexandra
18 Dezembro, 2023 at 0:44
Se alguém que viva perto de Óbidos estiver interessado, na próxima terça-feira pelas 19h irá celebrar-se a missa de Sétimo Dia, na igreja de Santo António em A-da-Gorda de Óbidos.
Quero dizer-vos que o Max levou com ele um cachecol do Sporting… ia arrumadinho pois estando paramentado de Diácono e sendo a missa celebrada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, achámos por bem não deixar o cachecol à vista de todos.
18 Dezembro, 2023 at 14:26
Alexandra, esse pormenor não sabia. Obrigado por partilhar conosco.
Um pormenor cheio de simbolismo, pois o Sporting era uma parte muito importante da vida dele.
Só pode ficar orgulhosa do seu Pai! Aqui neste cantinho virtual ele era muito amado e respeitado.
Bjs
Jorge
18 Dezembro, 2023 at 21:59
O meu Pai também gostava muito de todos vós… até dos ” mais rebeldes ” de escrita, sentia que clm ” jeitinho ” a acabava por acalmar os ânimos dos mais exaltados…sempre foi um fio condutor de paz e tranquilidade. É um orgulho ler todas estas mensagens. Obrigada ❤️
18 Dezembro, 2023 at 0:46
❤️
18 Dezembro, 2023 at 7:00
O meu caro Max… Escrevo só agora pois precisei desse pouco de tempo.
Mais que elogios, o meu caro Max recebeu e muito companheirismo, elogios francos.
E isso diz muito. Nunca faltou no cumprimento, no desejo de melhoras, nos parabéns. Apesar de estarmos próximos apenas virtualmente, o Max fez parte de uma importante fatia da minha vida.
Quando acompanhava o meu filho no apoio e nas palavras de incentivo, nunca vi um espírito, uma Alma menos que inquebrantável.
Não tanto na sua força, mas na sua razão.
Deixa-nos o meu caro Max, é verdade, mas que todos nós, um pouco cada um, pense no que era a sua postura, num mundo onde é mais fácil a zaragata, com ou sem razão, ele mostrava e sem esforço o que era a Razão.
Um abraço a todos os que de mais perto com ele privaram, e à sua família.
Ao seu Tomás, que numa tarde no Jamor com o meu Gui e a mini Cherba levaram a sua bandeira para o topo do Jamor e ali apoiaram e sofreram e tiram e cantaram.
Até sempre.
Carlos