As contas semestrais da Sporting SAD da última época trouxeram dois registos máximos recorde que tiveram forte impacto na situação financeira da sociedade. Por um lado, os seis meses iniciais de 2022/23 fecharam com lucro de 47,5 milhões de euros; por outro, os leões registaram o maior volume de sempre de negócios em períodos homólogos. No entanto, e então ou mais importante, foi nesse comunicado enviado à CMVM que estava um dos pontos fundamentais no projeto verde e branco: pela primeira vez desde 2016/17, os capitais próprios passaram para terreno positivo, neste caso para 31,2 milhões. Agora, chegou a “consolidação”.
“A Sporting SAD registou no primeiro semestre de 2023/24 o seu melhor Resultado Líquido e de Volume de Negócios semestrais de sempre,atingindo os 58,3 milhões e 178,1 milhões de euros, respetivamente. A consolidação da Visão Estratégica prossegue assim a bom ritmo, vendo a SAD reforçados os seus Capitais Próprios, já positivos desde o ano passado, atingindo o valor de 67,2 milhões de euros”, destaca o comunicado enviado na tarde desta quarta-feira pela sociedade verde e branca à CMVM. Para isso, a maior diferença esteve no aumento do total do ativo, que passou de 317,916 para 398,571 milhões de euros (mais 80,7 milhões), e não tanto no passivo, que subiu de 309,016 para 331,412 milhões (mais 22,4 milhões).
Entre os principais destaques que acompanham o Relatório e Contas semestral, a Sporting SAD detalha que “os 178,1 milhões de Volume de Negócios é alavancado pela boa performance operacional e rendimentos de transações de jogadores, mesmo num ano sem receitas da Liga dos Campeões”, à luz de um rendimento de transações de jogadores de 122,8 milhões de euros onde entram as alienações de passes de jogadores como Pedro Porro (que tinha saído em janeiro de 2023), Manuel Ugarte, Tiago Tomás (8,8 milhões fixos mais 1,5 milhões de variáveis e 15% de uma futura mais valia) e Chermiti (12,5 milhões de euros mais 2,5 milhões de variáveis com 12,5% de uma futura mais valia). Renato Veiga, que estava emprestado, também foi vendido a título definitivo ao Basileia por 4,6 milhões de euros mais 10% de uma futura mais valia.
Em paralelo, e fruto dos investimentos que foram sendo feitas, o valor do plantel atingiu os 120,1 milhões de euros, “um dos maiores investimentos de sempre, consequência das compras efetuadas no final da época de 2022/23 e do mercado de transferências de 2023/24″. Aqui entroncam as três contratações feitas no verão para o plantel de Rúben Amorim: Viktor Gyökeres, que custou 20 milhões fixos mais quatro de variáveis por objetivos que em parte já foram atingidos pelo início fulgurante do sueco em Alvalade, Morten Hjulmand (18 milhões mais três por objetivos) e Iván Fresneda (nove milhões fixos mais dois variáveis).
Por fim, e ainda nos principais destaques feitos pelo Relatório, os leões abordam o aumento do capital social na SAD do clube e também os rendimentos via merchardising. “Reestruturação da dívida com a Sagasta através da realização de nova operação de titularização, o Lion Finance 2, e extinção da dívida originalmente pertencente ao Novo Banco e a aquisição dos VMOC por parte do Sporting Clube de Portugal que, com a conversão em ações, passará a ter uma participação, direta e indireta, de 83,895% para 87,994%, consolidando assim a maioria do capital da Sporting SAD”, salienta. “No negócio de merchandising, houve um volume de negócios de 9,2 milhões de euros, quase o dobro do período homólogo, e, em apenas seis meses, um valor idêntico aos 12 meses da época 2022/23″, acrescenta ainda o Relatório enviado à CMVM.
No lado mais preto do que verde e branco do relatório, nota para a dívida a fornecedores, que aumentou 38M no semestre, cifrando-se agora em 147M.
22 Fevereiro, 2024 at 8:20
No tempo do DJ, o último parágrafo daria para muitas capas de jornais e tema para uns bons tempos dos escroques da cmtvmerda.
Neste tempo, o Capitão navega em águas calmas, protegido pelo grupo cofina.
Isto, enquanto a equipa de futebol ( e as modalidades)se mantiverem sempre no topo e a jogar bem e ganhando.
Da minha parte, que continue assim por muito tempo, mas continua a fazer me uma impressão do caralho termos lucros recordes e continuarmos a pedir fiado aos fornecedores.
Agora, que avancem os experts contabilísticos e os amigalhaços do Zenha.
Hoje é mais um jogo para ganhar e fazer descansar jogadores influentes, como Inácio, Hulmmand e Gyokeres. Os suplentes que se mostrem ao técnico e aos adeptos e que possamos confiar também neles.
SL
22 Fevereiro, 2024 at 8:37
Tiveste resposta logo abaixo… “trabalho brutal”, dizem eles.
O pior é que não só pensam assim quando estão à frente do clube como do país.
“Brutal” é o que temos sempre de pagar no fim quando deixam de brincar aos gestores da tanga.
22 Fevereiro, 2024 at 8:25
Trabalho brutal nesta área.
E isto tudo sem Champions….. O impacto que poderá ter nas próximas Contas se conseguimos ter qualificação directa para a edição do próximo ano.
Mas muito mais importante que isso, é ganhar títulos.
Força Sporting, dia de jogo.
22 Fevereiro, 2024 at 8:35
Não há ganhar títulos (plural, logo, longo prazo) sem ter contas controladas – por isso, não deixa de ser tão importante não resvalar como ter sucesso dentro de campo. O fcp que o diga.
Bom trabalho, sem dúvida, mas longe de ser brutal.
Já agora a dívida não se paga mas “controla-se”, como dizia esse “génio” do Sócrates, certo? Ou és mais Pedro Nuno Santos que diz que quem deve está-se a cagar para a dívida? Lindo resultado que isso deu (e está a dar…).
22 Fevereiro, 2024 at 8:38
O Clube mais 5 anos estável e a crescer assim.. vai dar ainda mais luta interna e externa.. o plantel tem tido entradas e saídas mas quase sempre boas vendas e acertos nas entradas. Mérito ao RA e à direcção. Nem sempre concordo mas vejo uma diferença brutal vs os últimos 20 anos (aqueles que me lembro melhor.) o clube está estável e mais respeitado pela comunicação social e adversários. Venha lá o caneco este ano e a jogar a Champions para o ano . Força Sporting, força adeptos!
22 Fevereiro, 2024 at 9:27
É bom que dê luta interna e que fundamentalmente esteja na CL nos próximos 3 anos, caso contrário esta estratégia de gestão financeira vai ruir e começa de novo o descalabro, desvalorização do plantel, dividas a fornecedores, Sagasta e EO…
É “bom” que os padres e seus senhores dispam as batinas e que a bola entre!
22 Fevereiro, 2024 at 9:42
Sabes porque é mais respeitado na CS? Efeito vassalização a JM. É um efeito a nível nacional.
22 Fevereiro, 2024 at 8:53
Bom dia, já agora se aumentou a dívida a fornecedores com tamanho resultado, a dívida dos clientes deve ser colossal, ou não?
22 Fevereiro, 2024 at 8:56
Lucro record mas divida a fornecedores e passivo sobem, o que fizeram ao dinheiro?
22 Fevereiro, 2024 at 9:31
Ora, era isso que vinha aqui perguntar…
É tudo espectacular e a divida sobe?
Não entendo esta merda.
Alguém me explica, sff?
Podes ser tu, J., que achas um trabalho brutal subir a divida?
Está visto que eu estou fodido, que liquidei toda a minha divida… e vou investir com capitais próprios… reais! Não tenho feito um trabalho espectacular e já estou aqui a preparar um email para o Zenha para ele me ensinar a ser espectacular também!
22 Fevereiro, 2024 at 9:07
Bom dia Leões!!!!
Uma coisa é o R&C outra é a tesouraria. Se no primeiro ponto estão a conseguir com algumas engenharias ao barulho meter cá fora bons resultados, no segundo os sinais continuam os mesmos de sempre… Muitas dificuldades… Transversal a todos os clubes de futebol.
E isto leva a que a dívida aos fornecedores suba, que se antecipem receitas pagando juros altos (por exemplo se vendo um jogador por 40M e aceito com o clube comprador receber em 2 anos, para ter logo o dinheiro disponível alguém me vai cobrar por isso…)
Por isso temos de esperar a venda inevitável de jogadores no verão e a ida à champions também era muito importante para não dizer fundamental… é a diferença em vender 1 ou 2 joias de vender 4.
Um ponto positivo foi não ter de vender ninguem no mercado de inverno. Não estava à espera, confesso. Nos ultimos anos tivemos o Bruno e o Porro.
Saudações Leoninas!!
22 Fevereiro, 2024 at 9:19
Enquanto vendermos jogadores por 120M por ano, não vamos ter nenhum problema.
Mas temos de continuar a vender jogadores ao ritmo de 100, 120M por ano (ou 60/70 com champions) para manter lucro…
De qualquer forma tinha de ver as contas mais em pormenor para perceber o que estamos a fazer para não conseguirmos sair desta “camisa de forças” mas pronto. A verdade é que a vender a este ritmo não vamos ter problemas (é preciso ser especialmente burro para ter) e temos 5 ou 6 jogadores para vender a rondar estes valores…Inácio, Diomande, Gyokeres, Morten e Pote. O dificil é segurar alguns destes depois de fazer o que precisamos…se formos à champions, o dificil vai ser só vender 1 destes.
Enquanto o Amorim estiver no Sporting e o Sporting jogar e valorizar jogadores a este ritmo, estou tranquilo.
22 Fevereiro, 2024 at 9:35
Pois eu nunca estou tranquilo quando vejo gastarem “toneladas” de dinheiro sem perceber bem onde…
É isso que obriga a vender e cria pressão em vender, colocando em causa os negócios!
22 Fevereiro, 2024 at 10:46
Não sei em pormenor onde estão a gastar e também não vi ainda bem as contas deste semestre, só li este texto.
Mas a verdade é que temos lucro de forma regular, temos jogadores de muita qualidade para vender, estamos a disputar o titulo e o acesso à champions.
Enquanto isto acontecer, estamos bem. Este era um ano muito critico para perceber a trajetória…e o que fizemos foi comprar pelo menos 2 jogadores que valorizaram já muito e estamos na disputa com mira no acesso à champions, pelo menos…por isso…
O pormenor só vendo depois.
Se eu gosto? Estou cansado de dizer que não…para mim em vez de engordar a estrutura devíamos acabar com o nosso problema de endividamento e ter um clube muito mais estável financeiramente e mais independente. Mas também não posso dizer que a estrutura é “gorda” demais com resultados positivos de forma constante. E isto sou muito eu…passo a vida a ler que devíamos “fazer um esforço” e ir buscar mais um ala, mais um PdL, etc….sou dos únicos que vai dizendo que não quero esforços desses antes de sentir o Sporting estável…
22 Fevereiro, 2024 at 11:59
Sporting sem investimento (bem feito) nao tem viabilidade, não tem estabilidade possível.
22 Fevereiro, 2024 at 9:53
O Pote nao faz parte desse grupo. A nao ser que JM ajude com valores criativos.
22 Fevereiro, 2024 at 9:56
Não sei porquê. Não via assim tão complexo vender o Pote por 40M….
22 Fevereiro, 2024 at 11:31
Se calhar tem de justificar isso em campo?
22 Fevereiro, 2024 at 11:41
13 golos e 12 assistências em meio ano não justifica? Participou em 25 golos este ano.
Ano passado: 20 golos, 13 assistências. Participou e 33 golos
2 anos: 15 golos, 11 assistências. Participou em 26 golos
3 anos: 25 golos, 4 assistências. Participou em 29 golos.
Num médio…
Deve haver aí MONTES de médios com estes números e a justificar…
22 Fevereiro, 2024 at 12:01
Bom… ele está no Sporting a espalhar magia de forma consistente há quanto tempo? Ninguém pega porquê?
22 Fevereiro, 2024 at 12:05
Não digo que nao tenha qualidade e nao seja util mas ja vi o suficiente para perceber que não vai fazer carreira de topo, não vejo intensidade e consistência, margem de progressao para algum clube de um campeonato endinheirado e competitivo meter 40M. Não é sequer jogador de seleccao.
22 Fevereiro, 2024 at 12:10
40M em Inglaterra não é de clube de topo…é de clube do meio da tabela par abaixo….
E nem vou falar do ser ou não jogador de seleção…no dia que o Sporting quiser vender o Pote, tenho a certeza que começa a aparecer na seleção….
22 Fevereiro, 2024 at 12:08
Lembro-me bem dessa conversa com o Montinho de merda…
E depois afinal era bom jogador.
Não sei. Porque só tínhamos metade do passe e nem valia a pena conversar, possivelmente. Perder o melhor ou um dos melhores jogadores (o ano passado para mim era o melhor) para ganhar 20M era absurdo, nem valia a pena conversar.
Mas para mim vale na boa os 40M e não acho assim tão dificil quanto isso ele sair por 40M. Aliás, a minha maior certeza é que por 40M eu não vendia o Pote a não ser em desespero ou se ele quisesse mesmo sair com muita força….
22 Fevereiro, 2024 at 14:11
A verdade é que a vender a este ritmo não vamos ter problemas (é preciso ser especialmente burro para ter).
No porto também pensavam assim e olha onde estão metidos.
22 Fevereiro, 2024 at 15:00
No Porto também tinham essa mentalidade – não interessa o dinheiro desaparecer se vendes muito e bem – e é ver o buraco que cavaram…
22 Fevereiro, 2024 at 15:26
Pois…a questão é sempre a venda.
O Porto tem anos sem vendas que o meteram neste buraco. E mesmo com champions. Nos últimos 4 anos, o Porto tem 2 anos com champions que somam 150M de prejuízo. É brutal.
O Porto é dantesco…inexplicável.
O Sporting se deixar de vender tem o mesmo buraco. A questão é que neste momento vejo o Sporting capaz de vender melhor do que eles…
22 Fevereiro, 2024 at 15:35
Pois neste momento…
Mas não podemos viver de momentos.
Ou pelo menos temos que aproveitar os bons momentos e estar preparados para quando vierem os maus.
22 Fevereiro, 2024 at 15:45
Eu penso assim. Sempre defendi isso.
Mas eu estou claramente em minoria.
Como digo, 90% do pessoal com quem falo o que dizem é que devíamos contatar mais e fazer um esforço adicional para ser campeão porque estamos perto e não vender a não ser pela clausula e tal…
22 Fevereiro, 2024 at 16:09
Eu estou como tu.
Quando falo em contratações estou-me a referir mais à incompetência e ao facto de não termos percebido que os gajos que contratamos para a posição X ou Y não valem um caracol.
Bem sei que não se pode acertar sempre, mas quem contrata um Esgaio a pensar que vai ser solução para um projeto Sporting ou para quem acha que dispensar 23M em activos do clube para trazer um Paulinho, não podem estar bem da mona, seguramente.
Para isso prefiro ir à academia.
22 Fevereiro, 2024 at 16:23
Sim mas isso é custo afundado…
Está comprado.
Para substituir o Esgaio temos de assumir a perda e gastar dinheiro (na verdade o Esgaio até é um mau exemplo porque até já está substituído …pelo Fresneda…).
Vá. O Paulinho.
Para substituir o Paulinho temos de arranjar clube para ele, assumir a perda e investir num novo jogador. Isto custa muito dinheiro. Por isso é que eu digo muitas vezes…há um custo enorme em substituir o Paulinho que enquanto não vir outras lacunas preenchidas, não vejo grande hipótese de o fazermos. O prejuízo da compra do Paulinho está feito. Agora é aproveitar e tentar tirar o melhor dele. Neste momento nem sequer temos suplentes para toda a frente de ataque…quanto mais dispensar quem já lá está.
E nisso…mais uma coisa que gosto do Amorim. Não vê estes custos como pedidos como um JJ via…jogava 3 jogos mal contados e pronto…lixo e venha brinquedo novo. Nisto o Amorim vê como eu. A não ser casos específicos pontuais e que o problema é mais de mentalidade, ele tenta tirar tudo o que pode de contratações.
22 Fevereiro, 2024 at 16:48
A chegada do Gyokeres é reveladora de muita coisa.
Um gajo daqueles na frente influencia o jogo de todos os sectores em campo.
O que não é lacuna neste momento pode ser. E para isso acontecer basta uma lesão ou castigo do sueco, já para não falar da alta probabilidade de o perdermos já no próximo mercado de transferências.
Daí a minha perceção de não ser lacuna, devido à extrema importância que o Gyokeres tem na equipa, entender agora que faz muita falta à equipa ter uma alternativa, muito mais válida que o Paulinho.
Custa muito dinheiro? É muito possível.
Mas o retorno é só sermos competitivos ao ponto de sermos grandes candidatos a ganhar o campeonato, como estamos a ser este ano.
Há muita gordura onde se pode cortar…
22 Fevereiro, 2024 at 16:49
Daí a minha perceção de não ser lacuna *ter alterado*
22 Fevereiro, 2024 at 16:58
É sempre essa a conversa com que eu não concordo.
Fazer o esforço e tal para ter retorno desportivo e depois virá o financeiro e tal…
Lá está…eu estou na minoria…
Eu não quero isto. Quero um treinador que faça o melhor com os recursos que tem. Contratar outro Gyokeres são mais 20M. E mesmo contratando, tinhas de ir buscar ainda outro para substituir o Paulinho porque estamos curtos na frente.
Lá está. Prefiro manter o Paulinho, contratar outro para a frente e preencher mais o plantel noutras posições (tipo GR, ala esquerdo…), para além do jogador que será vendido (ou dos jogadores que serão vendidos). Do que andar a forçar as finanças no clube num esforço para coiso….
Preferia mil vezes que, a terem esse dinheiro, reduzissem o passivo financeiro e o que pagamos pela divida financeira tentando ter um clube mais estável financeiramente e mais dono de si.
22 Fevereiro, 2024 at 9:51
Ou vivemos num universo paralelo ou bagandas e sus muchachos estão a fazer um bom trabalho. E a percepção é tudo, nestes dias.
A sad é credível, temos boa equipa, estamos na luta, tudo sem arruaços e discretos…
Turma do malhão, ide levar no bujão.
Segundo vcs , por esta altura nem a luz do estádio conseguiríamos pagar.
Claramente questão de ressentimentos emocionais a cegueira de alguns…
22 Fevereiro, 2024 at 12:19
Ahahahahahah
Dividas a fornecedores a subirem 400% … De 38 para 147 M € …
Jogadores comprados às postas, com passes partilhados …
Entrada de grupos agiotas Sagasta e Apollo como credores, que anteciparam receitas, direitos televisivos etc, que disponibilizaram os milhões a taxas de juro simpáticas …
Devido a isso o serviço da divida do SCP a estes credores deve rondar os 25-30 M € por época…
Realmente é brutal… É quase como aquele ditado que se diz ás crianças… Com as calças do pai és um grande homem.
É que estes brutais só fizeram isto desta forma, o caminho mais fácil, porque a direção anterior deixou mesmo uma herança pesada.
Depois fizeram umas operações de cosmética … Academia de Alcochete, mudança de cadeiras e pinturas dos corrimões em Alvalade, retirada dos azulejos do exterior do estádio, agora está do polo EUL, etc… Para enganarem os papalvos como tu…
Bate palminhas, apoia muito e, compra muito merchandising…
Brutal!
22 Fevereiro, 2024 at 15:03
Há muita gente que não faz contas, como aconteceu no Porto. É por isso que estão metidos num buraco bem pior que o nosso.
22 Fevereiro, 2024 at 18:49
Eu não estou a falar dos corruptos do norte.
Nem tão pouco de contas …
Estou a falar de factos reais, que estes BILTRES têm feito no SCP á pala do que os outros lhes deixaram…
22 Fevereiro, 2024 at 10:21
É Inanarrável e asqueroso a bajulação ao gordo por estes lados.
Nem com uma notícia destas os gordos e dj’s deixam de vir aqui pregar.
O clube acaba hoje. O Amorim nao presta o Varandas nao fala do benfica
É tudo um caos!
Vao mazé dançar ao som de musica afro e ponham se andar
22 Fevereiro, 2024 at 10:37
Explica lá então:
1. passivo aumentou 38 milhões €;
2. divida a fornecedores na módica quantia de 147 milhões €;
22 Fevereiro, 2024 at 14:14
Eles sabem lá o que é isso.
Metem-lhes um braço inteiro pelo cu acima para repetirem merdas básicas e depois não sabem desenvolver quando lhes é pedido e o patrão não lhes deu mais papinha…
22 Fevereiro, 2024 at 12:39
Não explica. Pos-se a andar.
22 Fevereiro, 2024 at 15:04
És só burro ou tens outras qualidades similares?
22 Fevereiro, 2024 at 10:36
Preciso de mais detalhes para perceber o rumo que está a ser seguido, mas com o que temos é evidente que são as vendas de Porro e Ugarte refletidas no lucro, ou seja, tudo está dependente das receitas extraordinárias, aliás como sempre esteve e que parece ser o modelo adotado. Sem as 2 vendas o prejuízo seria de quase 15M.
Teremos sempre de realizar vendas de 1 centena de milhões de euros para manter esta “vida”, como o Malcolm já várias vezes aqui referiu. É a gestão bola na rede.
A segunda nota é que com “tanto” lucro o passivoaumentou em 7,2%, passando de 309 para 331 milhões. Aqui critico a falta de transparência em relação à passagem da dívida bancária para a Sagasta e em que moldes.
Agora aquilo que realemente é preocupante nestes resultados é o valor da dívida à fornecedores. 147 milhões? Mais 38M num só semestre?
São 100 milhões a mais do que a dívida que tirava o sono a toda a nação de notáveis em 2018!!!
Se esta gente, com todo o lucro que apresentam, continuam a engordar a dívida desta forma e a empurrá-la com a barriga, quem irá pagá-la?
22 Fevereiro, 2024 at 11:29
Confesso que não li com atenção o relatório, mas olhando para o balanço deixo algumas reflexões telegráficas.
– Temos um ativo corrente de 105M, que inclui 43M de dividas das entidades associadas, basicamente é quase tudo do clube e que vamos receber no dia 30 de fevereiro, pelo que o ativo mobilizável é de 62M. Em contrapartida temos um passivo corrente de 170M que terá ser pago e ou negociado nos próximos tempos. Aqui sim, uma diferença brutal, um record superior a 100M.
– Para além de mobilizar o ativo corrente para liquidação do passivo já incorrido teremos ainda os gastos correntes, que tendencialmente e não havendo vendas até 30/06, conduzirão o atual resultado de 58M para valores valores próximos dos 20M. Claro que eventuais vendas até 30/06 e ou uma excelente campanha na UE podem melhorar este resultado expectável.
– Impressionante como dos 122M em vendas de algumas das perolas que existiam, no final apenas tenham gerado um encaixe liquido de 86M. Uma brutal diferença de 36M, ou seja 30% do valor das vendas que foram direitinhas para os bolsos dos comissionistas e ou da partilha de passes.
– O ativo total 398M, inclui 120M direitos de utilização do estádio (digam mal dos andrades por terem decidido incluir nas contas aumentando os capitais próprios os direitos de utilização do estádio) e os já referidos 43M de dividas das entidades associadas, basicamente do clube, pelo que, do ativo total restam 235M mobilizáveis e onde está incluído o atual valor contabilístico do plantel, que contrastam com o passivo total de 331M. Mais um brutal buraco de quase 100M
Claro que e como bem referiu o Tiago enquanto tivermos o Amorim a garantir sucesso desportivo e a produzir novas perolas, estou tranquilo apenas desejo que quando sair se consiga encontrar alguém que se aproxime pois que seja igual ou melhor, parece ser manifestamente impossível.
Por fim já estou no modo do geriátrico das antas, ninguém vai ao museu para ver os resultados líquidos mas sim para ver as taças e os records do sucesso desportivo. Siga!
22 Fevereiro, 2024 at 11:57
“Temos um ativo corrente de 105M, que inclui 43M de dividas das entidades associadas, basicamente é quase tudo do clube e que vamos receber no dia 30 de fevereiro”. Pois, 43M virtuais…
Lembrar que estamos a falar apenas da SAD, esquecendo o rumo actual do Clube que em 2018 tinha alguns centenas de milhares de dívida e hoje já são mais de 4 dezenas de milhões.
Bem vista a analogia entre o “esquema” do Porto com o Estádio para aumentar os capitais próprios, e as “visitas ao museu” que interessam aos adeptos azuis e brancos.
Ainda consigo ver mais pontos em comum com eles no que respeita aos milhões que entram e desaparecem como num passe de magia, ou na aposta nas modalidades mais “populares” relegando as outras (principalmente as modalidades femininas) para segundo plano ou extinção.
Felizmente de futuro os sócios serão poupados a decidir quais as modalidades para manter visto que a sua quota decisória foi preenchida quando foram chamados a decidir o nome de uma porta do Estádio…
22 Fevereiro, 2024 at 14:20
Obrigado Malcolm pelo resumo.
Partilho das tuas preocupações e qualquer pessoa minimamente consciente também estaria.
Mas há ainda quem diga que está tudo espetacular….
22 Fevereiro, 2024 at 15:12
Bem, Malcolm, pode ser que assim esses burros do caralho percebam que a situação não é assim tão boa e que esta Direcção continua no caminho de enganar as ovelhas e os carneiros com números falsos ou adulterados, ou martelados.
Vejo aqui alguns comentários de adeptos – iguais a mim, que querem o melhor para o clube – que me fazem lembrar a fantástica tirada do Pedro Nuno Santos: “o que é que não funciona”?
22 Fevereiro, 2024 at 10:56
O passivo também aumenta porque há mais investimento em jogadores (mais caros), rescisões, investimento nas infraestruturas (estádio, academia), social media, marketing, compra das VMOCS, etc.
De uma forma simplória, primeiro investes e depois obténs lucro (ou não).
O que mais estranho por estes dias é o investimento de 3M no polo EUL quando aquilo nunca vai ser do Sporting, acho eu…
22 Fevereiro, 2024 at 15:20
O passivo aumenta porque contrais divida quando bates o recorde de receita todos os anos…
Fazes uma antecipação de receita de X (e pagas juros por isso) para comprar as VMOCs do BCP que te custaram 1/3 de X. Os outros 2/3 de X foi para quê?
Fazes outra de Y (e pagas juros por isso) para comprar as VMOCs do Novo Banco que te custaram 1/2 de Y. O outro 1/2 foi para quê?
Tens aumentado sempre o valor do EO – para pagar o EO anterior mais os juros – ou seja, cada vez deves mais
Ao mesmo tempo facturas como nunca e em 6 anos passas uma divida a fornecedores de 40M€ – que era uma vergonha, dizia o Varandas – para quase 150M€ e não se passa nada…
Vendes 120M€ em jogadores e encaixas pouco mais de 80M€… e está tudo bem…
E tu achas que está tudo bem porque temos de investir…
Pagar a divida é que parece que não temos de fazer! E, por isso, pagas mais de um Gyokeres por ano em juros… Mas está tudo bem!
22 Fevereiro, 2024 at 18:51
Acho que estes nem com um desenho entendem …
22 Fevereiro, 2024 at 11:07
Os números para quem é dos números. Pessoalmente acho que as dividas são para ser pagas, não geridas, principalmente num Clube como o nosso, em que toda a gente quer foder sempre que possivel. Depois não sei como é que o dinheiro aumenta proporcional á divida quase. O Sporting bate recordes de vendas e recordes de dividas. Mas pronto, como não percebo um crlho, há alguma engenharia financeira que diz que isto é fantástico e que o Sporting nunca esteve tão bem.
A pergunta que eu quero fazer é: O Sporting está fantástico, isso significa que conseguimos sobreviver 1 ano sem CL ou vendas?
22 Fevereiro, 2024 at 11:10
Nem pensar…
Não sobrevivemos sem vendas. Com ou sem Champions.
Sem champions temos de vender mais, com champions podemos vender menos.
22 Fevereiro, 2024 at 12:25
Isto…
Mas enquanto a bola continuar a beijar as redes dos adversários parece que nada disto interessa …
É brutal…
22 Fevereiro, 2024 at 14:22
Ah estão é de facto um “Trabalho brutal nesta área.”. 😀 😀 😀
22 Fevereiro, 2024 at 11:07
Vamos ver como são os pagamentos no 2º semestre.
Mas é dificil engolir essa conversa depois da quantidade de dinheiro que o clube já fez em vendas. Agora já era mais do que altura de ter a situação do clube completamente estabilizada financeiramente e estar numa trajetória clara de diminuição de passivo e de investir com o que vamos gerando em vendas.
O Sporting continua com muitas dificuldades de tesouraria e a viver no fio da navalha, que vai continuando enquanto houver vendas destas. Como temos jogadores para continuar a vender, vamos continuar assim…se um dia falha…é olhar para o Porto…
Resta também perceber como estão organizadas estas dividas a fornecedores e se elas estão ligadas diretamente a valores a receber de clientes.
22 Fevereiro, 2024 at 11:27
Ou seja, o Sporting depois de todo o dinheiro que faz, recordes atrás de recordes, ativo superior ao passivo, continua sem ter capacidade de dar 2 anos a um 11 é isso?
22 Fevereiro, 2024 at 11:33
Sim, isso é garantido.
Com champions e bem vendido, só precisas de vender 1. Sem champions tens de vender 2 ou 3…
22 Fevereiro, 2024 at 11:34
E não vai mudar. A trajetória que leva é consolidação deste modelo, não há nenhuma intensão de reverter esta situação…
Eu não gosto, mas é este o modelo, tem tido resultados financeiros e desportivos…tenho de aceitar…
22 Fevereiro, 2024 at 11:48
Não tens de aceitar, só tens é de ser consciente que não podes fazer nada lol. O engraçado destas coisas é que nunca rebentam, e quando rebentam ninguém sabia de nada. Fazem todos da mesma maneira por isso é pratica comum, e assim ninguém tem culpa de nada, mesmo que todos saibam que no fundo é um plano de gestão de merda que apenas serve para alimentar uma máquina gigante que nada mais faz que sugar tudo e todos.
Por isso é que não me surpreende nada que os bilhetes estejam mais caros todos os anos, mesmo com o Sporting “financeiramente muito melhor” e com os Sportinguistas a terem mais dificuldades em comprar bilhetes. Não é á toa que se batem recordes de vendas de GB e depois não se consegue encher o Estádio, e sim eles contam as GB já vendidas e bem…
22 Fevereiro, 2024 at 14:23
“Trabalho brutal nesta área.”
😀 😀 😀
22 Fevereiro, 2024 at 11:30
O lucro é tão grande que vamos contrair outro empréstimo obrigacionista em vez de pagar o anterior e reduzir os compromissos com juros…
22 Fevereiro, 2024 at 11:53
É normal. A dívida é para gerir não é para se pagar. O Sporting é das poucas coisas que não me deixa anestesiado, mas também não deve ser por muito tempo. No país estamos prestes a eleger um dos maiores mentirosos do ano passado, e um gajo que fez tanta merda que teve de se demitir do cargo de Ministro. No Sporting olha, se um dia rebentar, provavelmente já nem vou sentir nada. As coisas estranhas estão todas à vista, até um gajo com conhecimentos económicos que roçam o mínimo como eu percebe isso. Não é preciso um génio económico para perceber que se fazes dinheiro de barda e mesmo assim tens de pedir financiamento para pagar 30M é porque ou alguém o anda a queimar, ou anda a ser sorvido.
22 Fevereiro, 2024 at 11:58
Há fruteiros, há lampiões mas também há disto ….
“Sooooooooooooou… Sou verde e brancoooooooo… Sou verde e branco de coração… Sporting, meu grande amor Graças a deus não nasci lampião! ”
Subscrevo!
22 Fevereiro, 2024 at 11:58
Ora nem mais.
22 Fevereiro, 2024 at 11:42
“Maior lucro de sempre da SAD do Sporting só chegou com vendas de atletas e não impede novo alerta do auditor.
A situação patrimonial melhorou, mas está aquém do exigido. Sem incluir as vendas de jogadores, as receitas afundaram e os custos cresceram: o saldo da operação ficou em terreno negativo. Os lucros foram realidade devido à transação de atletas como Pedro Porro, mas só houve crescimento face ao ano anterior por conta do impacto da reestruturação financeira. Estes são aspetos que estão por detrás dos valores “mais altos de sempre” que a administração de Frederico Varandas anunciou e insistiu no seu relatório e contas semestral”
https://tribuna.expresso.pt/sporting/2024-02-22-Maior-lucro-de-sempre-da-SAD-do-Sporting-so-chegou-com-vendas-de-atletas-e-nao-impede-novo-alerta-do-auditor-1aef5a78?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1708591719
22 Fevereiro, 2024 at 12:26
“Porém, são recordes que não descrevem a totalidade do que aconteceu no período: se não incluírem os proveitos das vendas de jogadores, os resultados operacionais são negativos e destacam-se, mesmo, como o segundo pior registo nos últimos sete anos.”
Estes gestores sem os 515M do contrato da NOS… nunca se tinham candidatado…
22 Fevereiro, 2024 at 12:29
Ahahahahahah
Alerta do auditor…
O zenha pá … Pffff … Brutal …
22 Fevereiro, 2024 at 13:57
Estes gajos do Expresso também só querem malhar no Varandas…Estamos no fundo a seguir a estratégia do FCPorto com exercícios baseados em vendas de jogadores (sendo que é mais provável eles irem à Champions e fazerem mais dinheiro por lá que nós)…com os resultados que se viu por aqueles lados.
Mas vamos todos bater palmas a esta gestão em que se aumenta o lucro simplesmente porque se deixa de pagar a fornecedores…Para além de péssima gestão é imoral para quem está à espera de receber.
22 Fevereiro, 2024 at 15:24
Os burros nem assim chegam lá…
22 Fevereiro, 2024 at 11:58
Olhar para estas contas e ficar contente só pode ser de alguém que é doente.
Então temos 122M€ em vendas e a dívida cresce??? O dinheiro está a ir para onde?que organização é esta que gasta cada vez mais sem controlo nenhum? É que vendo isto, não há controlo nenhum.
Enfim. Ninguém quer saber das contas mas sim do futebol e dos títulos. Pelo menos até ao dia em que as contas nos baterem de frente nas trombas. Siga…
22 Fevereiro, 2024 at 13:27
Portanto temos um lucro recorde de 49M, mas como nota de rodapé a dívida aumentou 38M.
Eu se deixar de pagar as minhas prestações do banco, das ferramentas e do carro também fico com lucros recorde, sempre a aprender..
22 Fevereiro, 2024 at 13:30
Pior só a trisavo da Morteágua que trabalha numa fábrica de têxteis do Vale do ave a recibos verdes desde 1918
22 Fevereiro, 2024 at 13:49
“zerozero.pt
Seguir
4K Seguidores
Contas do Sporting são boas, mas…há alertas
História de Igor Gonçalves • 17h
Lucro de 58,3 milhões de euros no primeiro semestre de 23/24, valor do plantel de 120 milhões e aumento das vendas de merchandising. Sim, não há dúvidas que os números apresentados no Relatório e Contas do Sporting são positivos e demonstram um trabalho muito interessante (para não dizer muito positivo) da direção liderada por Frederico Varandas. Ainda assim, há alguns alertas que merecem ser referidos, alguns que até são feitos pela empresa que faz a auditoria das contas leoninas.
Primeiro, e antes de irmos aos pontos de alerta, convém dizer que a SAD do Sporting está pronta para o futuro. Quando se fala em futuro fala-se apenas e só de uma coisa: a entrada de um investidor minoritário. Essa possibilidade ficou totalmente aberta quando o clube finalizou a compra das VMOC’s, no final do ano passado, aos Novo Banco. Essa compra das últimas VMOC’s, que permitiu ao clube passar a controlar e ainda aumentar a sua participação na SAD para 88%, foi feita com uma antecipação de receitas, uma situação que deixou algumas dúvidas na altura.
Tal como o FC Porto fez recentemente, também o Sporting antecipou receitas do contrato das transmissões televisivas assinado em 2015. Essa antecipação foi feita sob a mesma base, com uma empresta externa, neste caso a Sagasta, a adiantar cerca de 50 milhões de euros e com os leões a terem de pagar um valor (não divulgado) para acederem a esse dinheiro mais cedo. Porém, ao que foi possível apurar, ao contrário do FC Porto, que já esgotou a totalidade do contrato de transmissões televisivas, o Sporting ainda tem cerca de metade dos 515 milhões que acordou com a NOS.
Alertas
O primeiro alerta vem na sequência da relação cada vez mais «intensa» entre a SAD verde e branca e a empresa Sagasta. Neste momento, com o fim das relação com os bancos, o Sporting tem apenas um credor, a Sagasta. No total, a dívida do clube para com esta empresa está fixada nos 113,9 milhões de euros. Para já a relação tem sido vantajosa para o clube, já que foi essencial para o fim da ligação aos bancos, que, por exemplo, obrigava a SAD leonina a dividir os lucros com as vendas de jogadores com essas instituições.
Ainda assim, fica sempre a dúvida sobre os custos dessa ligação em eventuais juros ou até em exigências futuras. Seria importante que, numa futura Assembleia Geral, a relação entre o Sporting e a Sagasta fosse totalmente clarificada.
A segunda fonte de preocupação vem pelo passivo e pelo «resultado operacional leonina sem a contabilização da transação de passes de jogadores». Explicando: sim, o lucro de 58,3 milhões é ótimo, mas assenta em duas vendas de jogadores, Pedro Porro (45 milhões) e Manuel Ugarte (60 milhões). Por isso, partindo do princípio que até 30 de junho não haverá nenhuma venda a rondar esses valores, será interessante ver como ficam as contas no final da temporada, especialmente sem Liga dos Campeões.
Para além disso, apesar desse valor recorde de lucro, o passivo do clube aumentou em 7,2%, passando de 309 para 331 milhões. Segundo o clube, esse aumento deveu-se ao crescimento dos valores pagos a fornecedores (entenda-se aqui que se fala de clubes a quem o Sporting tem de pagar dívidas, como são o caso de Manchester City e do Famalicão, que tinham direito a percentagens dos passes de Porro e Ugarte, por exemplo) e também à redução dos financiamentos que advém do fim da relação com os bancos. Apesar dessas justificações, não deixam de ser números que merecem ser alvo de alguma preocupação.
Olhando para o «resultado operacional da SAD leonina sem a contabilização da transação de passes de jogadores», vê-se o valor de 14,5 milhões negativos. Ou seja, entre receitas e despesas gerais, o valor é negativo. Numa empresa dita «normal», seria muito preocupante. No caso de um clube de futebol, que vive muitos das vendas de jogadores, não é tanto, mas não deixa de ser importante referir e que ajuda a lembrar a importância de ir à Liga dos Campeões para o Sporting.
O último alerta vem da empresa que faz a auditoria às contas leoninas e está presente na última página do Relatório e Contas. Lá, pode ler-se que «Estas condições [Passivo Corrente maior que o Ativo Corrente, capital próprio inferior à metade do Capital Social e prejuízos de anos anteriores recentes] indicam que existe uma incerteza material que pode colocar dúvidas significativas sobre a capacidade da entidade [Sporting SAD] se manter em continuidade». Porém, o próprio auditor lembra que um clube de futebol tem receitas extraordinárias (vendas de jogadores) que mitigam este tipo de preocupações.”
22 Fevereiro, 2024 at 14:56
Há aqui coisas nestes texto que me deixam duvidas:
Como é que o Sporting ainda tem metade do contrato se já passou metade do tempo e ainda temos pedido adiantado?
O Sporting não dividia os lucros com a banca. O Lucro era do Sporting. O que ia para a banca era amortização de divida.
No final, sem mais vendas o lucro deverá andar nos 20M, algo dentro desses valores. 20/25m…
O Aumento do valor do passivo não se deve a valores pagos a fornecedores…deve-se a valores NÃO pagos a fornecedores…
A continuidade da sociedade está sempre ameaçada a partir do momento que dependemos de financiamento para o dia a dia. Basta a “torneira” fechar e acabou. Mesmo vendendo jogadores…porque precisamos do adiantamento dessas vendas.
22 Fevereiro, 2024 at 15:26
Isso, quem escreveu o texto adormeceu algures em 2018 e acordou agora, não acompanhou as varias reestruturações e muito menos as várias tranches de adiantamentos da Sagasta.
O porto diz que tem ainda uma epoca por receber no Sporting duvido qye nao esteja tudo adiantado pois tem 87M adiantados e no rec menciona a maturidade Setembro de 2027 ou seja ja dentro da ultima época abrangida pelo contrato.
22 Fevereiro, 2024 at 15:31
Outra informação que vai de encontro à ultima parte que escreves o adiantamento do valor das vendas atraves do factoring sem recurso é de 51.723M.
Este valor não aparece e bem em nenhum mapa é soenas informação narrativa inscrita na nota 21 do anexo.
22 Fevereiro, 2024 at 15:34
Isso. Se o Sporting não adiantou tudo, pouco falta…
Eventualmente poderá estar perto é de ter adiantado metade do que ainda falta do contrato….mas mesmo assim tenho duvidas se não está mais perto de ter adiantado tudo ou só metade do que falta…
22 Fevereiro, 2024 at 15:46
Para complementar, o adiantamento do contrato da nós, alem dos 87M dos direitos de transmissão de jogos da Sporting SAD também estão adiantados 27M na Sporting Plataformas 27M de direitos de transmissão da Sporting TV.
Há um comunicado no final do ano que deixa isto clarinho:
” … O valor global emitido pela Sagasta situa-se atualmente em €113.900.000,00, sendo repartido pela Sporting SAD e Sporting Comunicação e Plataformas, SA, com base no volume de créditos titularizados de cada entidade. “
22 Fevereiro, 2024 at 15:43
Este artigo está cheio de erros, como diz o Malcolm e o Tiago, e nem tem os dados todos…
O Porto antecipou os 2 últimos anos do contrato com a MEO (2x40M€=80M€) sendo que fica com 50M€ e 30M€ vão para custos da operação mais juros – um negócio de merda que faz com que o próximo mandato no FCP não tenha um cêntimo a receber dos direitos televisivos!
Nós, entre o que antecipámos na altura das VMOCs do BCP e agora na altura das VMOCs do NB, foram quase 2 anos completos do contrato da NOS – mas não se sabe quanto isso custa, ainda que vendo o que custou o do Porto dê para ter uma ideia.
A ideia que tenho é que com estes 2 movimentos o contrato já foi todo, ou haverá alguma coisa do ultimo ano, pelo que nos próximos 4 anos receberemos, no máximo, 1 ano!
Agora, imaginem… Sem 40M€ por ano da TV interna, com cerca de 25M€ de juros para pagar por ano… Só aqui estão 65M€ de gastos sem fazer nada – sem mexer uma palha ou 1 centímetro. Começas a época com 65M€ para gastar – 25M€ em juros e 40M€ da NOS para dar a quem te antecipou a receita! E depois tens tudo o resto… Se pensares que uma época nunca te custa menos que 80/90M€, precisas de fazer 145/155M€ no mínimo para teres saldo zero!
Se isto é bom…
22 Fevereiro, 2024 at 13:52
Tenho gosto que a maioria dos sportinguistas estejam atentos aos pormenores, as notas de rodapé. Aquelas que nos tempos do gordo faziam manchetes.
Depois há os outros, a turma do broche com a boca ainda a saber a croquete e bocados de pastel de bacalhau entre os dentes.
22 Fevereiro, 2024 at 14:24
“Trabalho brutal nesta área.”
😀 😀 😀
22 Fevereiro, 2024 at 14:30
Os jbidés aparecem todos contentes com a boca cheia de propaganda barata, mas depois levam com os factos pela tromba e desaparecem, e quendo aparecem é com o fom fom fom da cartilha bidé… Já vimos isto, corre bem até correr, quando corre mal, tchau, fogem como ratos que são e quem vier atrás que feche a porta…
22 Fevereiro, 2024 at 15:00
Eu digo uma coisa, se eu deixar de pagar a casa e pedir um crédito para despesas gerais…garanto que chego ao final do ano com a conta cheia. Fico cheio de dívidas mas dou um lucro do caralho nos trimestres todos…fica a dica.
22 Fevereiro, 2024 at 15:26
Olha, acho que nem assim chegam lá…
22 Fevereiro, 2024 at 15:36
Não dás lucro nenhum. Só tens gastos, não tens nenhum proveito (empréstimo não é proveito).
22 Fevereiro, 2024 at 15:26
A iliteracia financeira da esmagadora maioria das pessoas é assustadora.
Faz-me questionar como é que sobrevivem!
22 Fevereiro, 2024 at 15:38
Isto não é uma questão de iliteracia.
Se alguém acha que isto é fácil de analisar ou de perceber inteiramente, é porque não percebe um boi disto.
Quem está deste lado pode ter duvidas, pode ter suspeitas…mas a parte mais importante da informação não temos. Analisar um R&C é tudo menos uma coisa simples…
22 Fevereiro, 2024 at 15:53
Analisar ao detalhe, sim, concordo. Nem eu, que lido com isso, tenho facilidade, ainda que hoje perceba mais do que percebia à 20 anos…
Analisar as contas básicas, não concordo.
E eu falo de contas básicas. Não falo de gestão e dos truques de gestão, que por acaso o Malcolm assinala aqui alguns.
Uma merda básica, por exemplo, é perceber que o valor dum activo é uma coisa estimada – pode ser real ou fictícia – e um valor dum passivo é uma coisa real.
Um jogador – activo – valer 30M€ pode estar certo, pode valer mais ou pode valer menos, depende do que acontecer. O valor do Estádio é igual… e foi com isto que o Porto alterou substancialmente as suas contas, ao aumentar o valor do Estádio.
Uma divida de 147M€ a fornecedores, é uma divida de 147M€. Não pode ser de 120M€ nem de 200M€… É real!
E muita gente não percebe isto.
Outra cena, como diz o Malcolm também, é que tens um activo de X que outra empresa do Grupo Sporting te deve, e que nunca vais receber isso em dinheiro… Vais arranjar uma maneira de anular isso… Portanto, é um activo fictício.
E muita gente não entende isto…
22 Fevereiro, 2024 at 16:03
O Ativo está registado exatamente ao valor que te custou, depreciado.
Se esse valor for inferior ao registado, tens uma imparidade registada e por isso se um ativo estiver em perda, essa perda está registada (ou deve estar).
Se o valor for superior ao registado, ou tens reavaliação feita conforme legalmente aceite ou então está registado abaixo do seu real valor.
E por isso…na verdade o que dizes só dá mais razão a quem diz que o valor do passivo não faz diferença porque o valor do ativo é muito superior ao registado. Especialmente o valor do plantel está brutalmente subavaliado. Qualquer jogador da formação não tem valor e jogadores com 4 ou mais anos de contrato valem pouco mais de zero ou zero mesmo (se não me engano os anos de amortização são 5).
E não, mesmo dentro do grupo não é um ativo fictício. É um verdadeiro ativo que só pode ser anulado mediante pagamento ou perda (considerada como gasto). Depois tem de ser analisado é como vai ser feito o pagamento ou anulação mas a preocupação disso é do lado do clube, não da SAD.
22 Fevereiro, 2024 at 16:33
Certo, mas percebo o ponto do Miguel, por exemplo tens um jogador tipo Vinagre que registas a aquisição por 10M, um ano depois sabes que ninguém paga perto disso para o levar, achas que a imparidade vai ser registada?? Alias basta olhar para as imparidades e normalmente só vês algum registo quando saem por rescisão de mutuo acordo e ainda existe algum valor contabilístico por amortizar …. olha outro exemplo flagrante o o Marco Cruz que só serviu mesmo para aumentar o activo em 10M.
Por outro lado tens como dizes os jogadores da formação que contabilisticamente valem zero mas efetivamente podem valer aquilo que for pago numa eventual venda .. não é fácil mensurar a valia dos ativos intangíveis …. irão valer aquilo que for possível realizar em caso de venda.
Já as dividas das entidades associadas, deveria ser como dizes mas este caso tem a particularidade da devedor ser a empresa mãe e nesta altura com quase 90% do capital, mas na realidade apresentas um ativo que sabes não ser possível receber … se deveria ser feita uma imparidade claro que sim* e se não é feita na minha opinião é um ativo toxico ou fictício (pelo menos neste momento) e como dizes o problema é de quem deve e por isso mesmo não me canso de repetir … preocupa ainda mais.
Alias uma auditoria competente exigiria a contabilização de uma imparidade ou colocava uma reserva nas contas.
A alternativa é para mim terrível, é a SAD ter garantias de cobrabilidade e olhando para os activos do clube dá para imaginar que garantias podem ter sido dadas ….
22 Fevereiro, 2024 at 16:47
Mas o Marco Cruz é novo e vale pai 5M/4M no ativo? O Vinagre deve valer outros tantos se é que já não vale menos.
Além disso precisava de conhecer bem o que foi feito na operação do Marco Cruz porque creio ter ligo algures que ela não concorreu nem para o resultado nem para o aumento do ativo mas não sei.
Olhando para o valor do plantel registado no ativo, creio que facilmente concluímos que o real é brutalmente superior. Está avaliado em 120M, só o Gyokeres e o Diomande superam largamente esse valor.
Quanto à divida do clube…pode não pagar e ir ficando, não pode ser anulado por dá cá aquela palha. Aliás mesmo a imparidade é duvidosa…é dentro do grupo mas uma Sociedade Anonima não pode “perdoar” uma divida só porque é do acionista maioritário. Nem mesmo registar uma imparidade sem ter comprovativos de tentativa de cobrança e mesmo diligências oficiais de cobrança e tudo mais.
Pode ficar lá como pode ser transformado noutro ativo como exploração da marca ou assim. E isso tem valor. A minha preocupação com este valor é, como digo, no clube, não é na SAD. Na Sad ele existe e não pode ficar para sempre só porque sim.
O meu maior problema com todas estas contas é a tesouraria e isso é impossivel de aferir com exatidão pelas contas do Sporting. Pode parecer-me mal (e parece) mas era preciso muito mais informação sobre cada passivo para perceber como está realmente a tesouraria do Sporting. Prazos, juros, planos de tesouraria completos plurianuais, etc…
22 Fevereiro, 2024 at 17:41
Começando por aqui, porque é importante esclarecer:
“Olhando para o valor do plantel registado no ativo, creio que facilmente concluímos que o real é brutalmente superior. Está avaliado em 120M, só o Gyokeres e o Diomande superam largamente esse valor.”
SEM DUVIDA NENHUMA.
Mas, repara, flops todos os clubes contratam e o Sporting não é exceção, não presto atenção aos relatórios de outros clubes mas não me lembro de nenhum caso no Sporting que tenha sido registado uma imparidade devido ao facto do jogador seja porque motivo for não estar a render de acordo com a expectativa e o seu valor de mercado estar em queda. Imparidades só vejo serem feitas aquando das rescisões e o passe ainda não está completamente amortizado.
Olha, foram estas imparidades nas rescisões de 2018 que acabaram por ajudar ao resultado negativo no ultimo ano de BdC negativo.
Na realidade o verdadeiro valor dos atletas só o conseguimos aferir no momento da transação, embora saibamos que em determinadas situações e momentos o seu valor contabilístico é muito inferior ao valor de mercado então nos casos da formação isso é flagrante …
Sim, a imparidade sobretudo a empresas do grupo não pode ser por dá cá aquela palha, mas pela antiguidade do saldo e não existindo a imparidade criada, o auditor deveria efetuar uma reserva, lá está, um parceiro que olhe para as contas vê um ativo e sem qualquer info que na realidade e muito provavelmente não é realizável e o auditor tem a responsabilidade de certificar as contas.
22 Fevereiro, 2024 at 18:54
Eu entendo o vossa discussão a nível do R&C…
Mas o que eu falo é da avaliação de quem não pensa ou quem não vê um boi disto faz…
Exactamente por ser assim, há que há aqui quem discuta as contas e quem ache tudo fantástico, porque não percebe que dever 147M€ implica ter 147M€ para pagar essa divida, e ter um activo de 20M€ não quer dizer ter 20M€ guardados no banco e que se podem usar para abater os 147M€ de divida.
E o cromo acha que pode e é tudo notas!
É esse o ponto que quero relevar.
Epá, peguem no exemplo do Porto, que acabou de baixar os capitais próprios negativos à conta duma valorização do valor do Estádio.
22 Fevereiro, 2024 at 18:46
“O Ativo está registado exatamente ao valor que te custou, depreciado.”
Pega nos últimos 20 anos do Sporting e vê lá quantos jogadores saíram do Clube com o valor do “activo registado”, ou mais que isso, e quantos saíram por menos…
Depois volta cá que nós começamos a debater o assunto!
23 Fevereiro, 2024 at 9:52
Podes ter a certeza que o saldo é brutalmente positivo.
Mas brutalmente positivo. É só veres as mais valias que tivemos vs as menos valias.
É brutal.
22 Fevereiro, 2024 at 16:07
A subida da dívida a fornecedores não é por causa da engenharia financeira para a aquisição das VMOCs?
22 Fevereiro, 2024 at 16:15
Não. Isso foi por financiamento.
A minha duvida é se a divida a fornecedores não está ligada a pagamentos de cliente.
Ou seja…
Vendemos o Ugarte. As tranches de pagamento do PSG do Ugarte estão ligadas aos prazos de pagamentos de fornecedores. Quando recebemos do Ugarte vai direito para eles.
Isto pode acontecer. Eu sou sincero…
Acho isto mais bem feito e mais complexo do que acho que o Sporting é capaz de fazer. Além disso algures no tempo os valores em divida a forneceres começavam a cair abruptamente porque já são muitos jogadores vendidos e até agora foi sempre a crescer…só se os prazos de pagamento do grosso dos clubes a que vendemos ainda está para vir…até porque muito do que vendemos é relativamente recente…
Tudo o que seja comissões e partilhas de passes está quase de certeza ligado aos recebimentos…mas depois o resto, não acredito muito. Acho que era preciso uma máquina financeira bem oleada e o Sporting nunca me pareceu nem perto disso…
22 Fevereiro, 2024 at 16:20
Então resulta em aumento de passivo?
É um factoring, na prática!
22 Fevereiro, 2024 at 16:25
Aumenta o passivo, sim mas não a divida a fornecedores. São as dividas a entidades financeiras. É diferente dos fornecedores.
22 Fevereiro, 2024 at 16:42
Entre corrente e não corrente temos pouco mais de 50M a receber de clientes e mais de 147M a pagar a fornecedores.
Vai ser necessário esticar bastante para chegar para todos 🙂
Uma grande parte das tranches futuras das vendas foi antecipada através de factoring sem recurso e podemos ficar descansados que pelo menos não foi para pagar a fornecedores.
22 Fevereiro, 2024 at 16:52
Mas os contratos de venda dos jogadores são registados pelo valor inteiro na venda ou são à medida que vence cada prestação pela emissão de documento de cobrança?
Não sei como está feito o factoring de cada contrato e se está definido o pagamento a outra entidade ou se veio tudo para cá.
Não sei…como digo, tinha de ver mais e acho que isto é de uma complexidade que não vejo capacidade no Sporting…
22 Fevereiro, 2024 at 17:08
Épa Tiago, basta ver a demonstração de resultados para ver que são de imediato reconhecidos pela totalidade no momento da venda. Na venda emites a fatura pelo total, nos recebimentos emites apenas o recibo, isto se o cliente for exigente e exigir o recibo para os seus registos 🙂
Depois como e quando são pagos é outra historia …
Repara, este semestre, se temos o resultado que temos é porque as vendas de jogadores (136M) ocasionaram um ganho liquido de 86M. Sem este ganho o resultado liquido seria um prejuízo de 28M. E só não seria um prejuízo maior pois este ano há o reconhecimento das mais valias geradas com a reestruturação financeira de 16M. Sem estas mais valias e sem a venda dos jogadores num semestre e diga-se aquele onde entram a maior parte das receitas seria um prejuízo de quase 50M.
22 Fevereiro, 2024 at 17:16
Esquece…estava a ligar só o registo da mais valia mas sim, a contrapartida tem de ser sempre cliente.
Sim. Mesmo o caso em que eu dizia de ser gerido pelo factoring, tinha de ter uma conta corrente no ativo do factoring que acho que não tem.
22 Fevereiro, 2024 at 16:59
Não sendo para ti, uma breve explicação como funciona o factoring com ou sem recurso.
No factoring sem recurso, funciona tipo um recebimento antecipado a troco do pagamento de uma comissão. Eliminas do activo a divida do cliente e não gera nenhum passivo.
Factoring com recurso, funciona tipo um empréstimo em que dás como garantia valores futuros que tenhas para receber. Não ocasiona nenhum movimento no activo pois apenas gera um passivo pelo valor do empréstimo, na pratica é um financiamento com garantia.
22 Fevereiro, 2024 at 17:04
Eu sei.
Mas a minha duvida é que montante da venda de jogadores foi colocado em factoring e como está estruturado depois o pagamento do factoring.
Se é factoring puro ou se eles depois fazem gestão de tesouraria, ou seja se eles cumprem os nossos prazos de pagamentos com fornecedores com os recebimentos dos clientes. Eu já tive clientes que era tudo feito pelo factoring, eles só mandavam para lá os documentos e eles é que geriam depois tudo de recebimentos de clientes e pagamentos a fornecedores.
Pah, não sei…como digo, precisava de mais detalhes para ser definitivo e acho que o Sporting não tem gente para este grau de complexidade. O meu instinto é mesmo que vão pagando conforme forem vendendo e não está nada previsto a não ser a tesouraria do ano…mas posso jurar? Não…
22 Fevereiro, 2024 at 17:11
Essa da empresa de factoring, além da gestão dos recebimento depois gerir também o pagamento a fornecedores não conheço mas parece ser algo interessante …. sinceramente não conhecia que existe esse tipo de serviços, que parece ser bem interessante.
22 Fevereiro, 2024 at 17:17
Sim, mas nesse caso tens uma conta corrente de factoring, normalmente no ativo (porque trocas os recebimentos logo e os pagamentos a fornecedores são faseados e registados à medida dos pagamentos)…e não temos nada disso ou pelo menos eu não a vi….
22 Fevereiro, 2024 at 17:43
Não, no Sporting e bem, nos factoring sem recurso há apenas uma pequena informação narrativa sobre o valor no período.
22 Fevereiro, 2024 at 19:25
Gostei muito de ler esta troca de ideias entre o Malcolm e o Tiago. Foi informativo e elucidative, mas acima de tudo, foi séria e unbiased.
Para quem acha que um treinador é bom ou mau consoante as escolhas que faz para as convocatórias ou para o onze inicial, fica aqui claro que a competência do RA vai muito para além disso. As vendas recentes mais as que já estarão na forja devem-se muito ao salto qualitativo do plantel desde que tem sido progressivo desde que o RA e equipa técnica lá estão. Apesar do quarto lugar na época passada, o trabalho de valorização do plantel nunca parou. E por isso o quarto lugar da época passada nunca me fez pôr em causa o treinador.
Perdemos Palhinha, Matheus Nunes, Sarabia, e Porro em Janeiro. Bragança lesionou-se no início da época e Diomande só foi contratado a meio. E época foi claramente mal planeada e pagámos por isso. Mas também aprenderam com isso, o próprio RA assim o admitiu.
Agora, fico estupefacto quando vejo malta vir para aqui diariamente para malhar e insultar um treinador que tanto nos deu, continua a dar, e oxalá ainda venha a dar.
Há valor mais do que suficiente no plantel para sustentar este modelo de gestão e vê-se que há um planeamento para o futuro, basta olhar para a média de idades no plantel e dos emprestamos. Contratações como Diomande, Rafael Pontelo, Fresneda, mais o Mateus Fernandes, o Essugo, o Quaresma, o Bragança deixam-me confiante no presente e futuro do clube. Não vejo este tipo de planeamento no porto, por exemplo.
Mas o Zandonaide não gosta do Amorinho….
22 Fevereiro, 2024 at 19:35
Felizmente temos tasqueiros como o Tiago e o Malcolm para evitarmos precoces pinginhas na cueca e fazer figuras de urso sempre que são publicitadas as contas…
22 Fevereiro, 2024 at 20:02
Felizmente temos o Malcolm e o Tiago para ajudarem a quem não pensa perceber que nem tudo está bem e que há muita merda que não passa de propaganda…
Devia abrir os olhos a pessoas como o J. ou este JMO, que só diz merda!
23 Fevereiro, 2024 at 9:56
Only shit….
Senão o amaricano não entende…
22 Fevereiro, 2024 at 19:30
O LionUp não gosta do Hjulmand nem do Edwards, e o resto da turma não gosta do Trincão. O Gyo foi caro, o Hjulmand também e se alguém caísse de pára-quedas aqui no site, acharia que nada é bem feito no clube. Está tudo mal. É isso que enoja a malta que vocês pensam que anda cega e a comer palha. Enfim… A malhar é que se vê quem são os verdadeiros Sportinguistas.