O Sporting bateu o Benfica por 3-1, na Academia, em jogo a contar para o Campeonato Nacional de Futebol Feminino, e encurtou para dois pontos a distância que nos separa das encarnas, actuais líderes da prova.
Olivia Smith, a menina que surge na foto deste post, voltou a fazer das suas (assistência deliciosa para o primeiro golo + golaço a fechar as contas do encontro), e nas bancadas cantou-se “se a Olivia mostra os dentes, elas até caem!”, mas… mas é impossível não ficar um amargo de boca, conforme deixou claro a mister Mariana Cabral: “A responsabilidade do nosso segundo lugar não tem nada a ver com os jogos com o Benfica. Como se viu hoje, fomos mais fortes, mais competentes e ganhámos os dois jogos. Tem a ver com jogos em que fomos pouco eficazes e não marcámos. Isso é responsabilidade da treinadora, que dormiu mal muitas noites e às vezes ainda dorme mal, mas faz parte. Temos de seguir em frente a aprender com essas lições.”
É realmente à conta de empates com equipas menores que, a três jornadas do fim, olhamos para o campeonato com a perspectiva de ver as rivais celebrarem o título depois de lhes termos ganho duas vezes por 3-1.
Não dependemos de nós na Liga, mas dependemos de nós na Taça de Portugal, onde, no próximo domingo, voltamos a receber o Benfica depois de termos perdido 1-0 na primeira mão, no Seixal, tal como dependemos de nós na final da Taça da Liga, agendada para dia 1 de Maio, onde voltamos a defrontar as lampiãs.
Que sejam jogos onde voltamos a ganhar e que ajudem a disfarçar o amargo de boca do campeonato.
15 Abril, 2024 at 10:07
A primeira parte foi jogada praticamente no nosso meio campo.
A estratégia foi a mesma utilizada no Seixal, assumimos que não conseguíamos jogar taco a taco, defendemos como pudemos e com chutões para a Olívia e a Raphino (que bicho!).
Raphino arrebentou com as trinca-espinhas do Benfica. Não é um Gyokeres, está mais para um Marega.
Depois foi jogando com a impaciência e o desespero do Benfica em chegar ao empate. E bem!
Penso que não há outra forma de contrariar este Benfica.
E este campeonato ainda não acabou!
Para a Taça a história é outra pois temos de reverter o resultado negativo da primeira mão, e teremos de abdicar de passar o jogo a defender.
Mesmo assim temos a melhor guarda-redes do campeonato e acredito que vamos limpar as Taças!
15 Abril, 2024 at 11:41
Concordo muito com essa analise.
A redes do Benfic@ também é boa – se não está ao nível da nossa, está lá quase.
Dificilmente seremos campeões e perderemos o campeonato por desperdiçar pontos com equipas muito inferiores à nossa – o empate com o Vilaverdense é absolutamente inaceitável, mas não só!
Não estou tão confiante nas Taças porque basta o Benfic@ ter outra abordagem ao jogo e já te vês aflito para fazeres este jogo de transições e de explorar o erro das adversárias – que nas mulheres é mato!
Mas vamos ver.
15 Abril, 2024 at 10:19
Não percebo nada de futebol feminino e não vejo…
Mas isto não é grande sinal, normalmente.
Significa é que está tudo por fazer.
Significa normalmente que a equipa não sabe jogar como equipa grande e que se sente muito mais cómoda a jogar no espaço e não em criar o espaço…
Não costuma ser bom sinal porque dar a volta a isto é muito mais dificil do que o inverso.
15 Abril, 2024 at 11:44
É exactamente isso.
Ou jogamos em transição, e aí temos alguma velocidade, que coloca em perigo as adversárias, ou jogamos em posse, e somos lentos que dói, com um futebol mastigado que cansa, e criamos muito menos perigo!
O Futebol da Mariana Cabral não me encanta. Além que a condição física da equipa é muito fraca.
15 Abril, 2024 at 11:47
Ontem, a 2ª parte foi um sufoco até fazermos o 3-1 num golão da Olivia, completamente contra a corrente do jogo – esperava-se o empate a qualquer momento quando a Olivia soltou aquele coelho da cartola.
E esse golo deu cabo do Benfic@ que desapareceu depois disso, passando o jogo a ser equilibrado a partir daí. Isto quando até ao 3º golo, até para chegar à linha do meio campo tínhamos dificuldade!
15 Abril, 2024 at 10:38
A Olivia, a Raphino e a Maísa deram um boost importante à equipa!
15 Abril, 2024 at 10:57
Sem dúvida.
A Maísa chegou em 2021 ao Sporting e desde aí vem crescendo de época para época.
Para o ano teremos muita juventude na frente de ataque.
15 Abril, 2024 at 11:41
Sem duvida!
16 Abril, 2024 at 12:10
Falta-nos apenas:
– uma central com a capacidade da Hasenbegovic ou, particularmente da Nevena, para jogar ao lado da norueguesa;
devíamos tentar tudo para fazer regressar a Joana Marchão por forma a reforçar com muita qualidade e raça leonina, a ala esquerda;
e contratar uma trinco que seja ágil e possante, com capacidade de recuperar muitas bolas, qualidade de passe curto, capaz de pensar o jogo e executar rápido (uma Vanessa Marques , mas a que jogava antes de ter ido para o Ferencváros; depois da sua lesão prolongada na Hungria, nunca mais foi a mesma).
As aquisições deste ano forma muito boas e já deu para compensaar bastante as sangrias das 2 épocas anteriores.
Também acho que se está acriar um ambiente coletivo engraçado, porque as estrangeiras que vieram (especialmente as da frente) integraram-se muito bem e transmitem uma alegria contangiante e
maior agressividade ao nosso jogo.
Eu gosto do trabalho da Mariana Cabral … quando lhe dão mais ferramentas para trabalhar a competitividade … porque continua a fazer boas apostas na formação.
É preciso não esquecer que o fifica já fazia um investimento que era mais do dobro do nosso e que o fosso foi aumentando neste últimos 3 anos com o dinheiro ganho nas Champions (só isso dava para 2 anos de orçamento total da nossa equipa).
Nós com as tais aquisições cirúrgicas, mantendo a base deste ano e até com algumas “poupanças” (saidas, por exemplo, da Cláudia Neto – 35 anos já pesam -, da Maiara Niehues) estaremos em boas condições para preencher o bocadinho que faltou este ano para termos campeãs. Ganhando o campeonato é manter a mesma equipa, fazer 2 aquisições “surpreendentes” (tipo Gyokeres e Hjulmand nos Masculinos) e começar a pensar apenas nas que virão a substituir a Ana Borges e a Brenda Perez para renovação futura (até poderão ser de dentro da casa). Aí o objetivo seria sempre tentar manter o título de campeões e ir progredindo nas prestações da Champioms para sustentar progressivamente o investimento necessário a criar uma equipa de topo 8 europeu.
Dá trabalho, exige capacidade e rigor de boas escolhas para ir fazendo sempre mais com menos não desperdiçar os parcos recursos, potenciar e optimizar as caraterísticas diferenciadoras do Sporting (dimensão nacional e internacional, ecletismo, estrutura orgânica de suporte em todo o território através dos Núcleos,peso das mulheres no Clube, reforço da marca acompanhando cerscimento da modalidade e e mediatização) da sua visibilidade para garantir maiores receitas regulares (bilhética, merchandising próprio, sponsoring, publicidade, receitas televisivas e outras).
Uma maneira simples de acelerar tudo isto, seria, nos próximos 2 orçamentos, a SAD cativar para todo o nosso FF, 2M€/ano para garantir o tipo de escolhas atrás faladas para o plantel A, para:
– melhorar as condições de treino,
– proceder a melhorias orgânicas estrurantes (modelo de maior envolvimento dos sócios e dos Núcleos – mais jogos em Alvalade, gameboxes, programas de atração dos Núcleos, campanhas de marketing, produção de merchandising própria, promoção do jogo e das equipas, etc);
– e para continuar a acrescentar qualidade à formação, particularmente afinando uma boa rede nacional de scouting.
Devo dizer que as materiais e anímicas geradas este ano podem e DEVEM ser um ÓTIMO ponto de partida para mudar o paradigma do nosso FF e apostar de vez em torná-lo um projeto VENCEDOR sustentado.
Um abraço e saudações leoninas
15 Abril, 2024 at 12:20
Vamos lá ver:
1) apesar das 2 vitórias, o Benfica tem muito melhor equipa que nós. Apenas conseguimos arranjar forma, e mérito da nossa treinadora por isso, de conseguir encontrar uma fórmula para as vencer, mas elas são superiores e por isso vai ser provavelmente campeãs;
2) A modalidade – FF – está em clara evolução e hoje em dia equipas como o Racing Power, Damiense, Valadares já têm orçamentos importantes dentro da nossa realidadee nas suas equipas é já possivel encontrar várias jogadores interessantes (mtas estrangeiras também). Aliás, acho que o Racing este ano vai ficar em terceiro, á frente do Braga.
3) Dito isto, o caminho que o Sporting tem que seguir não é o da resignação. É procurar como em outras modalidades, ter uma identidade própria, uma capacidade de scouting/formação, uma organização que permita fazer mais com menos. E eu acho que isso este ano foi parcialmente conseguido. Duas das jogadoras estrangieras de maior valor da nossa liga vieram este ano: Raphino e Smith. Vemos também novas jogadoras da formação a evoluir – A Maiara, a Martins, a Andreia. É preciso agora dar o passo seguinte, para ganhar titulos, mas ter em conta o ponto seguinte…
4) Antes de analisar a vertente feminina de várias modalidades, temos que ter em conta que o Benfica através desta nova direção (já tinha começado com a anterior) está a procurar construir hegemonias. Não procurar competir, formar, projectar estas modalidades para outros níveis…. nada disso, querem ganhar e ponto. E por isso têm equipas com orçamentos muito maiores que os rivais para conseguir até que o seu presidente diga destas coisas:
Rui Costa: «Ganhámos mais do que todos os outros clubes em conjunto»
Presidente do Benfica confiante no discurso que abre a gala do 120.º aniversário
15 Abril, 2024 at 12:30
Com todo o respeito pelo resto que disseste…
O Sporting também tem de querer ganhar e ponto.
O resto é conversa de quem perde. E de quem perde à anos mais do que suficientes para já ter dado o passo seguinte à muito tempo…
Sem ter conhecimento profundo de causa, como digo sempre…para quem está de fora já ouve essa conversa à muito tempo. O Sporting tem de ser muito maior do que isso…
15 Abril, 2024 at 12:34
Sim, claro tem que haver a ambição de ganhar.
Mas existe vários formas de o fazer e era isso que estava a explicar.
Porque tem que haver também formas de valorizar como se ganha.
Eu quero ver o Sporting ganhar, mas não só apenas pelo poder do cifrão.
É importante fortalecer a formação, a identidade das equipas, ter uma equipa técnica inspirada nos principios do clube etc etc
15 Abril, 2024 at 14:49
Mas ganhar….
Coisa que não fazemos à montes de anos….
E que não parecemos, ano após ano, muito mais perto de o fazer…
15 Abril, 2024 at 16:41
Especialmente se tivermos em consideração que o Braga desinvestiu bastante mais e hoje é uma equipa quase banal – tanto que luta pelo 3º lugar com o Racing (vai a 2 pontos mas tem menos 2 jogos) e o Marítimo (vai a 4 pontos mas tem menos 1 jogo).
E o Benfic@ joga muito menos este ano, porque perdeu as 2 melhores jogadoras – Lacasse e Vitória – além da Pauleta estar agora a voltar duma lesão grave e longe do que era na altura em que se lesionou. Melhorou na redes mas no resto está pior!
15 Abril, 2024 at 12:46
Todos os fins de semana eles festejam títulos nas diversas modalidades.
Ontem foi no Andebol Feminino e não sei no que mais.
E com isso continuam a crescer em adeptos, receitas, marca, dimensão.
Nós não só extinguimos modalidades como estamos a trabalhar e investir em um número reduzido para conquistar alguma coisa. E não podemos reclamar pois poderia ser bem pior.
O Porto de Villasboas tem todo um projeto para projectar o ecletismo a Norte e se ganhar a eleição teremos mais um adversário de peso.
Continuo a não ver viabilidade para mantermo-nos como a maior potência desportiva nacional com o Clube endividado como está, algo que também receio na SAD e no futebol caso Amorim saia (o que não acredito de todo).
15 Abril, 2024 at 13:42
Eu estou cansado de desculpas…
O Benfica tem um investimento de 150M€ ou quase 200M€ no FM e nós chagamos aos 100M€ ou 120M€ com enorme dificuldade… Estamos a falar de uma diferença enorme, que será sempre de mais de 50M€, o que é muito dinheiro – dá para outro nível de aquisições, quer em valor, quer em quantidade, e para outro nível de ordenados.
Quando o assunto foge para o FF, a diferença é 1M€ ou 2M€… Nós tão temos maneira de competir?
Claro que temos.
Não há vontade.
Nunca houve.
Depois, dentro das desculpas, temos aqui os adeptos com total falta de vergonha nas analises que fazem e nos critérios que usam…
Na formação do FM, onde o nível dos iniciados, dos juvenis e dos juniores, está entre os melhores – por isso vamos regularmente às fases finais e até disputamos títulos – ver 1 ou 2 jogadores chegarem ao plantel principal numa época – não estou a falar de titulares no 11 mas de estarem integrados no principal plantel – é um feito e não se pode esperar muito mais! É isso que se diz…
No que toca ao FF, meter 12 jogadoras da formação, em 2 anos, num plantel de 23 ou 24 jogadoras, já se acha normal e que é o caminho a seguir… E isto num nível onde a formação do FF só com muita dificuldade luta para entrar em fases finais de campeonatos da Europa e nem sonha em ir a mundiais!
Que jogadoras da formação criou o Sporting de algum valor?
1!
A Andreia Jacinto, que foi jogar para Espanha, mas nem titular é da selecção!
Não criou, em quase 10 anos, mais nenhuma jogadora de jeito a não ser a Maísa que está a aparecer agora. Portanto, 2 jogadoras em 10 anos, ou quase.
No Benfic@, miúdas até aos 22/23 anos, temos a Lúcia Alves, a Amado, a Seiça, a Kikas… 4 em menos anos – porque o Benfic@ leva menos 2 anos de FF!
Jóia nunca será uma redes para um clube que lute por algo que sejam títulos ou participar em provas europeias – como a Rute não é e a Vilão nunca será. Não têm altura para isso, que é fundamental para a função.
Mariana Rosa alguma vez será uma jogadora razoável? Nunca passará do sofrível que é hoje. E se a Alícia já pensei que iria ser alguma coisa, hoje já acho que será isto… e mais nada. E ainda a metem a jogar a central, com 1,60m…
A Bravo e a Cid, nunca passaram disto – muito longe do que a Andreia Jacinto já mostrava nesta idade – porque não têm velocidade, não têm corpo e a Cid nem altura tem. Muito do mesmo com a Joaninha, que só lhe falta mesmo mais 20cm… Tem tudo o resto, menos corpo e altura, ainda que não seja rápida. Uma pena não ter as condições atléticas e morfológicas porque tem pés e cabeça.
Sobra a Maísa, que, sim, tem potencial para ser alguém no nosso panorama – coisa que as outras nem isso conseguem.
Estou farto de aqui dizer que o Villas-Boas vai levar o Porto para outro nível – por isso espero que o Pinto ganhe, ainda que cada vez menos acredite nisso. O projecto que falas, de maior ecletismo no Porto, vai abafar todos os outros clubes – em especial o Braga, que hoje compete sozinho no norte em muitas modalidades. Nós vamos sempre competir com o Benfic@, e com menos dinheiro. E é bom lembrar que, em termos de modalidades fora do futebol e em especial na vertente feminina, vão contar essencialmente 2 coisas: a localização do clube e o dinheiro que podem ganhar. No norte, obviamente, será mais fácil o Porto apanhar tudo o que são bons atletas – masculinos ou femininos! No sul, o facto do Benfic@ ter mais dinheiro pode fazer a grande diferença entre escolher o Sporting ou o Benfic@.
Ou nós trabalhamos melhor, muito na base da antecipação e até na criação de condições para trazer atletas de todo o país – tens de criar essas estruturas, pelo que era bom ter uma Academia para as modalidades – ou vamos ter dificuldades dentro de algum tempo – mais do que já temos hoje.
Agora, e voltando ao FF, ou se aposta mais e melhor, ou não vamos passar disto – que para mim é curto. Já foi aceitável, mas hoje já é curto! O FF precisa de treinadores estrangeiros e de trazer boas jogadoras estrangeiras, que realmente façam a diferença e sejam cabeças de cartaz para trazer mais publico e mais interesse pela modalidade!
15 Abril, 2024 at 14:42
Consideras a Lúcia Alves, que tem 26 anos e chegou ao Benfica aos 22, vinda do Valadares e a Catarina Amado, que tem quase 25 e chegou ao Benfica, aos vinte, vinda do Estoril, ou a Ana Seica que tem 23 e chegou aos 19, vinda do Condeixa, todas para o plantel sénior, como jogadoras de formação?
15 Abril, 2024 at 14:45
Sim, tens razão… Não devia considerar.
Não é muito relevante para o que quero relevar, mas, sim, dou-te razão. Era mais no sentido de que o Benfic@ as soube aproveitar e nós não.
15 Abril, 2024 at 15:52
Confesso que não perco muito tempo com futebol feminino. Ja tentei ver alguns jogos mas passados alguns minutos desisto…a velocidade de execução e a (pouca) qualidade do futebol…não dá!
Mas ontem fui acompanhando o jogo (não que tivesse a ser bom) mas porque tínhamos acabado de marcar e até estávamos a conseguir sair a jogar.
O inicio da 2 parte foi um massacre daqueles, acho quem em 20 minutos não devem ter passado do meio campo…depois um golo caído do nada acabou com o jogo.
Olhando assim sem grande conhecimento…só a GR, a Borges (apesar daquele penalty ridiculo), a miúda do meio campo (Joana?) e a Olivia (a melhor de lonnngeee) me parecem ter qualidade acima da média. Parece me pouco.
15 Abril, 2024 at 16:36
A Borges está uma sombra da jogadora fantástica que foi. Acabou de renovar mais um ano. Faz aquele papel de central do lado direito – como a Alicia faz do lado esquerdo – e vale pelo empenho que sempre teve, e tem, e por ter ainda alguma velocidade em curto espaço.
Era a minha jogadora favorita e, para mim, a melhor jogadora portuguesa quando veio do Chelsea para o Sporting. Hoje, ela e a Claudia, estão a um passinho de acabar a carreira.
A Joana, é como digo, tem qualidade mas não dá para mais do que este futebol que se joga por cá, por causa da sua condição morfológica – pequena e leve! O que é uma pena porque a miúda tem qualidade, é esforçada, e com mais 20cm seria uma jogadora de bom nível – metia a Kika no bolso.
15 Abril, 2024 at 16:17
Eu fui vendo o jogo e a sensação que me dá (de outros jogos também), é que as miúdas não treinam. Parece, sinceramente, embora não acredite.
Falham demasiados passes, a condição física da maioria é fraca (temos lá 3 ou 4 que são excepções), a movimentação deixa muito a desejar, parecem meio perdidas em campo. Por tudo isto, vão para a tática mais fácil, que é despejar bolas na frente e alguém que corra. Talvez falte mesmo treinador, não sei.
15 Abril, 2024 at 16:31
Ora aí está o que me parece também!
15 Abril, 2024 at 17:37
A malta vê o FF habituado a ver jogos do Futebol Masculino.
Apesar de ser a mesma modalidade, é jogado de forma bem diferente. Um jogo de FF, mesmo aqueles jogados ao mais alto nivel, nunca terá a intensidade e o componente fisicao da vertente masculina. O pessoal dizer que não treinam ou não correm, é para mim, analisar a coisa de forma incorrecta.
E a evolução em Portugal nos ultimos anos tem sido muito boa. Passamos quase de um nivel de distrital para o nivel de uma segunda divisão Europeia.
E vê-se a nivel da seleção (jovens tb) que está bem melhor (o ranking mostra isso mesmo), e a nivel de clubes tb ( o Benfica esteve nos quartos finais da Champions, lutando contra o Lyon e chegando mesmo a empatar em casa com o Barcelona).
Agora claro, há ainda um caminho a percorrer para serem consideradas tão boas como as melhores.
15 Abril, 2024 at 20:17
“Um jogo de FF, mesmo aqueles jogados ao mais alto nivel, nunca terá a intensidade e o componente fisicao da vertente masculina.”
A sério?
Caramba.
Isso é uma surpresa.
Ainda bem que avisaste mas, foda-se, já podias ter dito isso há anos, que escusávamos de achar que jogam mais devagar do que deviam…
Ó J., vai dar banho ao cão!
Tu tens um problema qualquer, ou na visão, ou no cérebro…
Tu olhas para a Patrícia Mamona, ou qualquer gaja de quase todas as especialidades no Atlétismo, ou nas gajas do Voleibol, e vês ali atletas com “barriguinha” como vês no FF – mete os olhos na Cid ou na Bravo, e em muitas que já lá andaram e foram de vela?
No Voleibol não vês atletas com barriga. No atletismo é igual.
No FM qualquer gajo da formação tem um corpo de atleta.
No FF, em especial na formação, tu não vês isso e vês uma percentagem altíssima – para mim, que uma gordita já era uma a mais do que devia existir – de jogadoras com barriguita e que nem correr sabem – e falam do Esgaio?
Que falta de pachorra para a desonestidade…
Mete uma merda na cabeça, rapaz, eu já via FF ainda tu nem sabias o que era o FM… Vai dar banho às cadelas…
Tu não deves ver jogos internacionais de FF, porque se visses percebias que há uma diferença grande entre a condição física de campeonatos como Espanha, França, Alemanha ou Inglaterra e o que se vê cá.
Aliás, basta lembrar dos 2 jogos entre o Benfic@ e o Bayern na época passada, onde as vermelhas deram luta até aos 60 minutos e a partir daí só deu Bayern – e uma das coisas que a Patão referiu foi exactamente a falta de capacidade para manter a intensidade nos 90 minutos.
Tu, já deu para perceber, és uma pessoas pouco exigente, com tudo, diga-se. É isso que se tira dos teus comentários que são sempre a desculpar as merdas todas… Há sempre uma razão para o insucesso – o que é verdade, como há uma razão para o sucesso. Não é ser coitadinhas, como tu queres fazer crer…
Eu disse aqui a época passada, que vi alguns jogos da Liga espanhola, seguindo a Tatiana, a Fátima e a Andreia, que só a Tatiana conseguia jogar ao ritmo e com a intensidade que as espanholas metiam no jogo. A Fátima andou sempre aos papeis grande parte da época e jogava numa equipa fraquíssima – que acho que até desceu! A Andreia lá disfarçava um bocado mas tinha dificuldade e foi melhorando com o decorrer da época.
Outra foi a Marchão, que jogava numa equipa que desceu em Itália e também se via aflita para jogar regularmente e ao ritmo delas.
Tem juízo e para de dizer disparates, que já há pouca pachorra para isso!
Só nessa cabeça de Stasi é que se pode achar que uma pessoa espera que uma mulher faça igual a um homem… Nessa e nos anormais que defendem os Trans a competir com mulheres!
15 Abril, 2024 at 18:51
é verdade Cherba, a concretizar-se a vitória final do rival no campeonato será a primeira vez que pode acontecer no feminino a de um clube ser campeão e perder os dois jogos com o adversário directo na luta pelo título. Nesse aspecto a culpa é só nossa, da equipa, da treinadora e da estrutura e de mais ninguém como disse bem a MC. Bastaria um dos nossos deslizes não ter acontecido e estariamos na frente e com vantagem no confronto directo para as 3 jornadas que faltam.
O Sporting desde da reativação da secção que tem tido qualidade nos planteis para consumo interno, melhor ou pior tivemos sempre equipa para vencer os principais rivais braga e mais tarde benfica, excepção no ano passado entre Janeiro e Março que parecia que tudo por se ía desmoronar, felizmente a direcção não foi atrás do que muitos pediam e conseguimos segurar a equipa, a treinadora e melhoramos a estrutura depois disso.
Mas lá está, para mim o principal problema do Sporting é ter achado e aparentemente continuar a achar que o que tivemos e temos é suficiente… quando deviamos ter pensado em criar um plantel com capacidade de competir lá fora a sério pelo menos desde o último ano do Prof. Nuno Cristovão no Sporting, depois de nunca termos conseguido passar ás fases a eliminar da UWCL, para mim o alerta foi esse.
Mas se quisermos fazer boa figura para o ano na UWCL não podemos cair no mesmo erro do rival e que muitos gostam de enaltecer pois o que o ésseélebê está a fazer é o que eu não quero no meu clube: gastar mais e pior, usar a politica da terra queimada e contratar tudo o que mexe internamente sem grande critério… ainda há alguém que sofra por a Chandra ter ido para o seixal ou a Paige Almendariz, eu não! e por fim achar que grandes feitos foram alcançados com 1 ou 2 exibições positivas e esticadas no limite na UWCL.
Em relação ao jogo de ontem a mim pouco me importa se jogamos em contra ataque ou ataque continuado, o objectivo de um jogo de futebol é marcar mais que o adversário se é assim que temos que fazer sempre para vencer o ésseélebê que seja. Mesmo com a Fátima, a Maiara, a Andreia Bravo e a Maísa lesionadas e que tornaria o nosso jogo mais consistente a meio campo jogamos melhor que as lamparinas neste sector, é a minha opinião. E a coisa só equilibrou com a entrada da Jéssica na segunda parte. Onde temos que melhorar bastante é nas saídas e na primeira construção pois frente a equipas que pressionam um pouco mais ainda cometemos erros, alguns graves e que não podem acontecer.
Assim como só festejarei a revalidação do título da equipa masculina quando vencermos no dragão, em relação ao título deste ano da liga BPI, não dependemos só de nós por culpa própria é verdade, mas ainda pode acontecer e não está fechado, veremos!
15 Abril, 2024 at 20:28
O erro foi preferir ficar com o Cristóvão em vez de ficar com a Sampaio, que foi quem montou o FF do Sporting, e muito bem.
Começou aí o descalabro, e, para mim, temos vindo sempre a descer, ao ponto deste ano perdermos contra o Racing Power, contra o Valadares e empatarmos contra o Vilaverdense e contra o Damaiense… coisas nunca vistas antes.
Se o plantel do FM é curto e desequilibrado, o do FF é muito pior! Mais curto, mais desequilibrado. No FM o Amorim tem disfarçado bem. No FF não há disfarce que valha…
É preciso também perceber que o Braga está pior que nós – portanto este ano nem luta deu… e o Benfic@ está bem mais fraco que na época passada – como já disse aqui a época toda. E mesmo assim perdemos o campeonato, o que só quer dizer que não fizemos um bom trabalho, quando todos os rivais ficaram mais fracos! Se tivéssemos feito, tínhamos ganho isto a brincar, como as 2 vitórias sobre as vermelhas indiciam!
Tudo o resto é conversa para encher chouriço e desculpar a incompetência e a falta de visão! E, para que não fiquem duvidas, só as atletas não têm culpa, porque dão o que têm – que nalguns casos é pouco mas não é culpa delas lá estarem!
15 Abril, 2024 at 22:29
concordo que temos um plantel curto, mas desiquilibrado só em parte é verdade, porque pelo menos esta época, temos tido sempre jogadoras importantes lesionadas até a GR Hannah Seabert teve lesionada muitas semanas.
Se repararmos no nosso banco neste jogo comparado com o das “vermillus” lol e que poderiam ser jogadoras titulares… nós: Capeta, Cláudia Neto, Bruna, Fontemanha e elas tinham Jéssica, Pauleta, Seiça, Norton, Nycole e Falcon. Se a Fátima, a Maiara, a Maísa e até a Andreia Bravo (para mim uma das jogadoras que mais tem evoluído e com condições para se impôr o 11 na falta da Fátima Pinto) podessem estar pelo menos no banco preferiria o nosso banco. Por tudo isso não concordo nada com a tua opinião de que temos vindo sempre a descer. O que aconteceu entretanto e muita gente não quer dar mão à palmatória é que as outras equipas também têm crescido e por isso a tendência é e será para que os jogos sejam mais competitivos daqui para a frente. Como explicas que o Damaiense que roubou pontos ao Sporting e ésseélebê perde por 2-1 com o Lank Vilaverdense? mas claro que isto tudo que digo só é válido no contexto nacional. Se formos comparar com os melhores campeonatos lá fora continua a existir um fosso enorme na qualidade do jogo, na intensidade como costumas dizer e muitas outras coisas relacionadas com o negócio em sí e que cá continuamos a ignorar.
Os desaires desta época do Sporting o ésseélebê também os teve dois, com o RP (empatou mesmo no fim do jogo) e com o Damaiense também empataram. Falta saber se vencerão o Valadares lá em Gaia num relvado sintético espectacular, o RP no seixal (o adversário mais lixado que defrontamos nas várias competições… dos jogos que vi ao vivo foi o que tivemos mais à nora, num jogo extremamente fisico mas que até ganhamos 2-1 com muito sofrimento!).
E não quero arranjar desculpas para o empate com o Lank fora, tinhamos a obrigação de ir lá ganhar, mesmo que fosse 0-1 mas a verdade é que falhamos, a treinadora falhou e a equipa que entrou também falhou, todas pensaram que por terem dado 8 no jogo em Alcochete ía ser a mesma coisa lá em Vila Verde, falha brutal.
Reforçar o plantel para o ano sim sem dúvida e vamos de precisar de pelo menos 30 jogadoras para podermos fazer um bom trabalho nas pre-eliminatórias da UWCL e não começar em falso nas primeiras jornadas da liga BPI. Quanto à estrutura e treinadora claro que vai depender do que conseguir fazer até ao fim da época mas uma coisa sei, o plantel gosta dela e acredita no seu trabalho por isso #ficaMariana 🙂
15 Abril, 2024 at 23:09
As outras equipas subiram um pouco, sim…
Nos 2 anos anteriores tinhas 4 equipas com um bom nível para cá: Benfic@, Sporting, Braga e Famalicão.
Este ano tens 2, ou 1,5, que é mais a minha opinião: Benfic@ e Sporting. Famalicão desapareceu e Braga está uma merda pois ainda desinvestiu mais que nós.
O resto melhorou?
Sim! O Racing e o Marítimo melhoraram, o Damaiense está na mesma – já dava alguma luta antes. Talvez o Valadares tenha melhorado…
A questão é: melhoraram mesmo ou são o Sporting e o Benfic@ que jogam menos?
E eu acho que são o Sporting e o Benfic@ que jogam menos – e tu deves achar que foram os outros que melhoraram. E eu acho isso porque o futebol jogado, mesmo ao nível das 2 melhores equipas, Benfic@ e Sporting, é muito fraco. Para mim um Benfic@-Sporting hoje não é melhor que um Sporting-Braga quando ambas as equipas voltaram ao FF. Era bem mais interessante um duelo desses do que é hoje um Benfic@-Sporting, em termos de futebol jogado – e hoje há melhores estrangeiras, sem duvida!
Portanto, não concordo contigo.
E já percebi que a Mariana é fraca, sendo melhor que a Patão, que também é fraca!
Enfim, respeito a tua opinião mas não concordo nada com ela.
O FF português precisa fazer o que fez o FM nos anos 70 e 80, que é ir buscar treinadores conceituados lá fora, que tragam valências e conhecimentos sobre o FF que me parece que faltam cá, e também trazer jogadoras de bom nível – podiam ter trazido a Asllani quando saiu de Espanha já com 33 anos, que seria um exemplo para as jovens e lhes passaria experiência e qualidade. É só um exemplo.
Claro que contratações como a Maiara e a Olivia, e até a Raphinoe, são boas contratações e com futuro, que devem manter, mas trazer uma ou outra craque mais velha, para fazer 2 anitos, também faz falta – vêm dum nível competitivo muito superior, trazem uma capacidade física ainda superior ao que se vê cá, e tem tudo para fazerem 2 bons anos e aportarem algo ao clube e às suas jogadoras, até pelo marketing.
E como eu disse num outro comentário, estamos a falar de valores de investimento de 1 a 1,5 M€ a mais do que se gasta, que é praticamente o que o Clube gasta em multas dos adeptos e dos dirigentes por época – e nem é preciso comparar com o que se gastou em pinos durante estes 6 anos de Varandas!
Não fazem porque não querem.
O resto é conversa para arranjar desculpas!
15 Abril, 2024 at 23:13
Quando eu falei na Blackstenius há 3 anos, estava lá no Hacken e era perfeitamente possível ter sido contratada, se apostassem como deve ser no FF. E quem diz essa, diz outras…
16 Abril, 2024 at 1:38
epá o Sporting está melhor que estava no ano passado mas para um contexto de UWCL acho que ainda não, o benfica baixou um pouco com a saída da Lacasse mas fez isso fez com que a Kika ganhasse importância e até é a melhor marcadora do campeonato… o braga baixou não porque não tem tido estabilidade na estrutura e em quem treina, mas depois as outras equipas jogam mais agora e já vemos algumas jogadoras NFL acima do nivel de à 3 ou 4 anos. O Lank por exemplo que não consegue pontuar tem jogos que tenta construir, notam-se rotinas, disciplina e plano de jogo, etc, tirando duas ou três goleadas tem perdido sempre pela margem mínima.
Em relação a jogadoras, de acordo, deviamos fazer um esforço para tentar trazer uma ou duas jogadoras do nível que referes por todas as razões e mais alguma. Novos talentos finalmente temos estado a acertar nas contratações e da formação temos duas ou três na calha para subir.
Sempre que penso nisto, lembro-me sempre do Peter Schmeichel e do impacto que teve na equipa do Sporting nesse ano em que fomos campeões.
16 Abril, 2024 at 15:32
Não acho que seja evidente que está melhor que na época passada…
Acho que anda ela por ela, eventualmente ligeiramente melhor – nada significativo e/ou relevante – mas muito abaixo do que devia ser. E é isso, no geral, que conta.
O que nos aproximámos do Benfic@ é muito mais pelo que elas regrediram do que pelo que nós melhorámos, e isso mostra muito do trabalho que não foi feito.
O que as outras equipas melhoraram é um pouco irrelevante porque a diferença há 2 anos era grande, e aí já o Sporting estava mais fraco do que inicialmente, quando foi campeão. Se não melhorassem é que era de estranhar. Mas para mim a melhora é muito insuficiente. É uma melhora, mas são fraquíssimas na mesma.
Andam lá só para fazer numero, pois se houvesse uma qualidade mínima exigível, tinhas 6 ou 7 equipas no máximo. Até por isso o meu modelos de competição – 12 equipas a 2 voltas mais 2 séries de 6 equipas a 2 voltas, sempre a somar os pontos – seria bastante interessante, porque juntarias na 2ª fase as 6 melhores equipas a competir entre si, e aí, sim, podias ter uma fase interessante que puxaria o FF para cima.
Enfim, temos visões diferentes mas ambas bem melhores do que a do Varandas… 😀 😀 😀
16 Abril, 2024 at 19:21
se calhar gosto mais de ver o copo meio cheio e tu o copo meio vazio, mas na boa sem stress 🙂
Em relação ao modelo competitivo a FPF já revelou os seus planos para a liga BPI, segunda liga e terceira liga de 2025/26 para a frente e parece que caminhamos para um micro campeonato com 10 equipas sem playoff, 18 jornadas apenas com a desculpa de andarmos a ter jogos a mais, pouco competitivos e que poderão atrapalhar as prestações das equipas que jogarão na Europa. Isto porque poderemos passar a ter 3 ou 4 equipas nacionais a competir lá fora, para além da nova UWCL (semelhante à nova LC masculina) está em estudo uma segunda competição internacional uma espécie de Liga Europa Feminina.
https://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-notícias/Notícia/news/43988
À primeira vista parece-me uma má abordagem da FPF pois em vez de puxarem pelas equipas mais fracas, estão a assumir que algumas nunca conseguirão melhorar e pior, a FPF está a dizer a essas equipas (algumas com história na competição como é o Ouriense, o Albergaria, o Estoril, o Amora e o Gil Vicente) que não estará disponível para as ajudar, é o que parece.
A não ser que a nova UWCL e a nova UWEL garantam sempre um mini campeonato Europeu sem pre-elimintórias aleatórias que poderiam compromentam uma época inteira das equipas mais fortes tal como aconteceu este ano a equipas alemãs, inglesas e italianas. Se para Sporting, ésseélebê e Braga até poderá ser interessante as restante equipas tchau chapéu e estou mesmo a ver por exemplo um Damaiense ou um Torreense num ano a fazerem um bom campeonato e no seguinte descerem de divisão e nunca mais conseguirem subir. Não sei o que diga.
16 Abril, 2024 at 19:23
*comprometer!
18 Abril, 2024 at 13:07
Subscrevo no essencial, o que ‘mirko’ escreveu.
15 Abril, 2024 at 19:43
Sugiro que deixem de chamar aos lampiões de “encarnados”. A cor deles é o vermelho e é por esta cor que eles devem ser tratados.
A palavra vermelho tem a sua origem no latim vermillus, que significa “pequeno verme”, remetendo-se à cochonilha, insecto do qual é extraído o corante carmim utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar.
Portanto como podem ver não há cor e palavra melhor que defina um lampião.
15 Abril, 2024 at 22:47
🙂
18 Abril, 2024 at 5:40
Começando pelo texto introdutório do Cherba…
Isto de chamar ‘menina’ a Olivia Smith, de 19A (e segundo reza o zerozero) casada com o luso-canadiano de 20A Dylan Lopes, que joga no Atlético do Cacém, deve derivar de uma de duas coisas: ou desconhece estas realidades (a idade e ser casada) ou então quis empregar um termo carinhoso.
Porque, se formos a ver, no plantel profissional estão outras ‘meninas’: Andreia Bravo 19A, Maísa Correia 17, Maiara Niehues 19…
Dos resultados havidos e do que é que teve a ver com a situação actual, cada um olha para o que entende, para o que lhe dê mais jeito à narrativa, ou seja o que for.
Certo é que quanto ao ´É realmente à conta de empates com equipas menores que, a três jornadas do fim…’, ele há circunstâncias que derivam de quem designa a equipa para um jogo (as sua escolhas de quem levar a jogo), se se joga como equipa, os rasgos e ou falhanços individuais.
Com isto queria dizer/reafirmar o que já deixei noutro tópico:
14JAN2024: Racing Power 1-1 SLB (este a empatar aos 83′)
14JAN2024: Sporting CP 1-1 SF Damaiense (Cláudia Neto FALHA penálti aos 90′) e com isso impediu que o SCP assumisse a liderança.
Certo que o Cherba designa, no que acompanho, ‘empates com equipas menores’, que devem ser as mesmas que um ‘guru’ desta praça designou há dias usando a frase “Eu duvido, porque o Benfic@ não vai perder pontos com equipas de merda, como nós”.
Aliás o que esse tal ‘guru’ alinhavou numa prosa neste tópico, talvez vá abordar, para desmontar algumas aldrabices.