Podia ter sido uma semana de merda, mas uma besta escandinava resolveu sair do bolo imaginário em que gente parva acha que o coloca, para marcar dia golos num minuto e deixar o Sporting cada vez mais perto do título
Começou com uma viagem a Londres, despropositada, fora de tempo, desvalorizada pela direcção e pelo treinador. Continuou com uma conferência de imprensa que resulta na palavra “perdido”, coisa que deixou a nação leonina incrédula. Estava prestes a terminar com um jogo fraco, fraquíssimo, repleto de equívocos por alguém que pareceu perder-se, também, na preparação do jogo e na escolha do onze que subiria ao relvado do dragão.
Com Gyokeres tocado, Paulinho era a referência ofensiva, e até aí tudo bem, mas, depois, vinha um conjunto de invenções onde Gonçalo Inácio era defesa esquerdo, Diomande voltava a jogar à esquerda do trio de centrais, e St Juste era um híbrido entre central à direita e polícia de Galeno.
Ora, é verdade que tanto Galeno como Chico Conceição foram anulados naquilo que de mais perigoso fazem, isto se não levarmos em linha de conta as vezes que berram e se atiram para o chão, até porque foi assim que o primeiro sacou um amarelo ridículo para St Juste, o mesmo amarelo que se ignora olimpicamente para poder dizer que o holandês escapou à segunda cartolina, a abrir a segunda parte.
Escrevia eu, que é verdade que tanto Galeno como Chico Conceição foram anulados naquilo que de mais perigoso fazem, mas essa preocupação matou o Sporting em termos de rotinas de circulação de bola, de movimentos que abrem espaço nas alas e nas costas das defesa. Pote sentiu sempre a falta de um Nuno Santos ou de um Matheus Reis, pois Inácio estava sempre desconfortável nesse papel de correr ala fora, procurando sempre o interior, o que obrigava Pote a ser ele a procurar a linha. Perdeu-se tudo o que de bom acontece nesses movimentos, e quando saía cruzamento era sempre uma verdadeira merda.
Para piorar as coisas, Israel, que tem reflexos felinos e faz defesas incríveis como aquela que fez em cima do intervalo, evitando o 3-0, continua a alternar esses momentos com disparates como aquele que resultou no primeiro golo adversário, ainda antes dos dez minutos: com tempo de sobra, fez um passe aos trambolhões para Diomande que tarda em recuperar da CAN e do ramadão; o adversário recuperou a bola e com a defesa completamente descompassada, Evanilson fez o 1-0.
Palminhas para Pinto da Costa, palmilhas para Vilas Boas, que isto de festejar com dois presidentes tem que se lhe diga, e o Sporting naquele marasmo de onde apenas saía quando Daniel Bragança borrifava de perfume uma exibição quase tão escura quanto o equipamento negro usado (contrastando com a maravilha do listado com que entrámos, em homenagem a Manuel Fernandes, em dias complicado face à doença).
O 2-0 viria na sequência de uma arrancada de um tal Martim, que na estreia aos 18 anos ia aproveitando o brinde de Amorim de livrá-lo do vendaval que costuma ser a ala canhota dos Leões, que viu Hjulmand escorregar como se estivesse com sapatinho de sintético em relva natural (aconteceu o mesmo a Bragança no lance que quase dava o 3, vejam lá que raio de chutarias estão a usar), e depois abriu-se uma autoestrada para a entrada de Pepê, que foi por ali fora e bujardou o desamparado Franco.
Ora, Amorim parecia apostado em fazer linha numa semana repleta de acções estúpidas, e ao intervalo tirou aquele que estava a ser o mais esclarecido jogador dos Leões. Bragança saiu, Gyokeres entrou, Pote recuou para o lado de Hjulmand, o sueco junta-se a Paulinho e a Trincão na frente. Pouco ou nada mudou.
Até que o mister lá se lembrou que o problema estava onde todos já tinham visto: Morita e Nuno Santos lá para dentro, Diomande e Paulinho para a duche, e finalmente o Sporting voltava a ter condições para ser a equipa que costuma ser, restava saber o que poderia fazer na meia hora que faltava para o final.
Os cruzamentos, quase sempre pela esquerda, passaram a representar perigo, mas o FCP ia abdicando cada vez mais de tentar sair, tapando todos os caminhos para a baliza do regressado Diogo Costa. O tempo passava, ria-se aos 85, quando Edwards entrou para o lugar do desinspirado Pote.
Coates, capitão, meteu teleguiado na subida de Nuno Santos, e o camisola 11 cruzou a régua e esquadro para o salto de Gyokeres, para o ataque à bola perfeito, para a cabeçada à deus do trovão! Bola ao meio, Nico faz um passe manhoso, Geny acredita e intercepta, Gyokeres recebe de primeira na molhada e deixa em Edwards, e quando Edwards se aproxima da área com a bola colada ao pé há sempre esperança de qualquer coisa boa. Vem um cruzamento, com a redonda a passar por entre as pernas de dois adversários, e nós já só pedimos que nada a impeça de chegar ao Viktor, que espera por ela como se espera por quem se ama na plataforma da linha de comboio.
O resto, é futebol. É gritaria, é o mundo às cambalhotas divertidas (e raismapartam se nós não merecemos todas estas cambalhotas), é o Edwards a ser expulso não fosse acontecer a reviravolta completa, é um sueco revolucionário a sair do bolso imaginário, a acenar bem alto para que quiser escutá-lo: está quase, camaradas!
I’m broke, but I’m happy
I’m poor, but I’m kind
I’m short, but I’m healthy, yeah
I’m high, but I’m grounded
I’m sane, but I’m overwhelmed
I’m lost, but I’m hopeful, baby
And what it all comes down to
Is that everything’s gonna be fine, fine, fine
‘Cause I’ve got one hand in my pocket
And the other one is giving a: High five!
29 Abril, 2024 at 14:21
é ridiculo a bajulação que alguns ainda fazem ao Amorim.. vamos ser campeões? vamos! mas queremos um treinador que goste e queira estar no nosso clube ou este “perdido” que já mostrou que não quer estar no Sporting? Curioso que ontem voltou ao mesmo registo de criticar alguns jogadores e defender sempre o Paulinho que foi apenas um dos piores jogadores em campo.. já para nao falar nas invenções todas que cometeu.. que seja campeão e vá para onde tanto quer ir
29 Abril, 2024 at 14:24
Bem… e a saga das bilheteiras é a mesma de sempre.
Impossível de adquirir online, site completamente bloqueado, app bloqueada também e nas bilheteiras físicas sao 100m de fila ao sol, 3 ou 4 guichets…
Quando vi a fila a descer e subir a escadaria desisti.
Tenho de tirar um dia de trabalho para poder comprar bilhete?
29 Abril, 2024 at 14:30
Queriam que fosse facil 500.000 pessoas ou mais a tentar comprar 10.000 bilhetes ou menos?!
Sempre que há bilhetes à venda para muita gente é dificil comprar. Não percebo qual é o espanto de todas as vezes que acontece…
A única maneira de isto funcionar é partir o universo em pequenos pedaços…e é ver o pessoal a rasgar as vestes cada vez que isso acontece…
É uma merda…porque Alvalade passa o ano a meio gás e agora tudo quer ir……Até agora raramente houve problemas em comprar bilhetes para Alvalade…
29 Abril, 2024 at 14:44
Claro, eu nos ultimos anos não tenho tido gamebox porque houve aqui uma idade do meu filho que me tem impedido de ir à esmagadora maioria dos jogos por causa dos horários a que são. Agora bem quero arranjar um mas como é óbvio já estou à espera que seja muito difícil.
Contra o SLB ainda consegui arranjar para este está dificíl mas é o que é.
29 Abril, 2024 at 14:49
É isso…
Eu adorava levar o meu puto a este jogo porque é a horas decentes…nem é pelo jogo em si. Sempre que o jogo é a um horário decente ele vai.
E não vou conseguir levar. Vou só eu. Já esperava que fosse assim, percebo. É o que é.
29 Abril, 2024 at 14:49
Nestas fases é normal.
Toda a gente quer ir à festa.
Mas quando está mau para os lados de alvalade ou ainda estamos muito cedo e todos com dúvidas não é este stress para arranjar bilhete.
Natural.
29 Abril, 2024 at 14:52
Claro.
Eu nunca percebi é esta indignação sempre porque não há uma maneira fácil de uma pessoa comprar bilhete para estes jogos que todos querem ir.
Claro que não há!
E mesmo que fosse fácil e o site funciona-se…estava tudo doido porque esgotou em 4 ou 5 minutos e não deu para comprar e o crl….
É sempre a mesma conversa.
29 Abril, 2024 at 15:36
Claro.
O mais certo era o site crashar.
E até porque com muitas GB vendidas não há assim tantos lugares.
É uma merda o estádio ter lugares limitados 🙂
Parece que a alternativa é ir pelos núcleos já que será um jogo de núcleos ao que parece.
29 Abril, 2024 at 14:59
Epa… tens razao mas acho que é normal, sobretudo num clube que promete tudo menos ambiçao… e num ano em que por acaso há por causa de um sueco e nao falhamos na hora h (raridade) é normal haver desconfiança e depois ter vontade de ir.
Porque sabemos que é altamente improvâvel repetir.
29 Abril, 2024 at 14:54
Sim… queria que fosse facil, sendo sócio, pagar um bilhete (caro).
Em termos tecnicos compreendo a dificuldade.
Previsível sim e por isso mesmo tinham de se organizar:
– Prioridade a sócios (que nao deram)
– Criar mais pontos de venda (precisamente porque vender 10 mil lugares naquelas bilheteiras é só ridículo)
Podes dizer que se tivesse comprado GB que nao teria este problema.
É um facto… mas também é um facto que gastar 200 a 400€ para ver o scp competitivo é uma lotaria, com muito baixa probabilidade.
Ja dei muito para esse peditorio, gastar fortunas para alimentar mendilhoes via esgaios e afins…Vamos ser campeoes mas essa ambição, esse acaso não terá seguimento portanto duvido que volte a comprar tao cedo… o que é uma pena.
29 Abril, 2024 at 14:57
No site só dá para comprar de sócio, eu e o meu filho somos sócios, vai dar ao mesmo. Há milhares de sócios a querer comprar.
29 Abril, 2024 at 14:59
Sou sócio… nao consigo.
29 Abril, 2024 at 15:13
A venda só está aberta a sócios.
29 Abril, 2024 at 22:56
Meu caro, então batemos no peito porque somos o Sporting Clube de Portugal é depois o site estrategicamente, porque não é a primeira vez, está em baixo o dia todo e só quem tem possibilidade de ir ao estádio é que consegue comprar bilhete?? Somos todos obrigados a ter game box?? Somos o SCP!? A sério?? E depois ainda temos isto!!
Respeitem os sócios!
https://x.com/Ricardo07016031/status/1785002640629211240
29 Abril, 2024 at 15:02
Percebo que a procura seja imensa e que apenas alguns tenham essa sorte…
Já não percebo tão bem que o site esteja sempre indisponivel e que dificilmente online se consiga comprar.
Os bilhetes deviam ser acessiveis a todos os socios em Portugal !
Tanta conversa com um Sporting 2.0 e o site trabalha a carvão
29 Abril, 2024 at 15:03
Exacto..
29 Abril, 2024 at 16:01
Se há 5 ou 6000 bilhetes para 20 ou 30 mil sócios a tentar comprar se o site aguentar a procura desaparecem em 3 ou 4 min é sempre complicado. Podia ter um sistema de fila como os sites que vendem bilhetes para espectáculos, mas ai quando a procura é muito superior à oferta acontece o mesmo ou tens sorte ou quando chega a tua vez na fila já foram todos.
29 Abril, 2024 at 16:05
Impossível os bilhetes estarem acessíveis a todos os sócios em Portugal.
Pah eu de informática não percebo nada…tenho a sensação que não é assim tão fácil como isso ter milhares a fio a quererem comprar bilhetes e o site aguentar. Devem ter milhões de tentativas de acesso…
Ou pelo menos que para isso acontecer tinha de ser feito um investimento grande o que seria estupido para 1 ou 2 jogos por ano (já que nos outros jogos não é assim tão complicado quanto isso). Uma coisa é uma plataforma que faz disto vida e que precisa disto constantemente, outra é um clube que precisa disto 1 ou 2 vezes por ano, quando corre tudo MUITO bem….
29 Abril, 2024 at 16:16
Do que sei depende sempre do tamanho do servidor. E para o Sporting, para o trafego que tem normalmente no site, não há vantagem em pagar mais por um servidor maior se não tem necessidade para tal. E mesmo aí não há garantias que o site não vá abaixo porque provavelmente são milhares de pessoas a tentar ao mesmo tempo, alguns até em diferentes dispositivos…
29 Abril, 2024 at 16:22
Faz sentido, a procura é imensamente superior à procura e agora somos todos clientes… quando estão na merda entulham o mail com “lixo”…
29 Abril, 2024 at 16:23
*superior à oferta
29 Abril, 2024 at 16:35
Mas a culpa também é da maioria dos Sportinguistas, no qual me incluo. Esta equipa merecia em média acima de 30mil todos os meses. Não os têm. O Sporting vai ser 2x campeão em 4 anos e ainda não teve uma média de assistências superior a 2015/16. Se a procura fosse maior todos os meses do campeonato eles melhoravam a capacidade do servidor, agora, se em Outubro, Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro, há jogos com pouco mais de 20mil, qual é mesmo a necessidade de melhorar?
29 Abril, 2024 at 16:40
Concordo contigo. Parece-me até que esta direção pouco preocupada em tentar unir ainda mais os sportinguistas, criar uma melhor atmosfera e maior afluência ao seu estádio, preferiu recorrer ao aumento da bilhética. Percebo que dê muuuiitttoo menos trabalho! Como não amar…
29 Abril, 2024 at 17:43
E parece que em vez de deixarem a bilheteira aberta ate as 20h como habitual fecharam as 17h e claro, deu confusao.
Mta bons na vertente comercial.
29 Abril, 2024 at 17:47
Pois… mas nao sera sintomático da divisao do universo leonino e da gestao do clube?
Tudo isto parece normal e previsível quando corre mal e aleatorio quando corre bem e isso nao traz confiança, vontade e militância.
29 Abril, 2024 at 14:55
Gyo e Huj, muito determinantes.
Mas e a época do Pote?
18 golos e 15 assistências, com 3 jogos por jogar.
29 Abril, 2024 at 15:10
Os números não costumam enganar mas o Pote não me convence, a sua influência na manobra da equipa não está ao nivel do Gyo e do Huj.
29 Abril, 2024 at 15:18
Isso acho que se deve ao estilo “molengão” que ele tem em campo, mas que o homem tem colocado números nos 4 anos que tem estado com a nossa camisola, isso não temos que ter dúvidas.
29 Abril, 2024 at 15:19
O pior Gyo apareceu nos jogos sem o Pote. Não é coincidência.
29 Abril, 2024 at 15:43
Os números de Pote são fantásticos e a sua influência na equipa durante toda a época foi determinante para a conquista do campeonato.
Então o que falta à Pote para ter uma valorização maior?
Internacionalizações?
Mudar para uma equipa de topo europeia?
Render o mesmo com outro treinador e modelo de jogo?
29 Abril, 2024 at 15:49
A pergunta que se coloca, é porque os nossos para serem selecionáveis, é sempre com muita dificuldade isto já vem de anos atrás.
Quanto a ser valorizado, não sei, há jogadores que não possuem esse fator, o Rafa do benf@s é um deles, sempre foi regular e nunca saiu.
29 Abril, 2024 at 16:05
João Mário e Rafa também desistiram da Seleção por não terem lugar cativo no 11.
Rafa é dos jogadores mais bem pagos do Benfica e geriu a carreira de forma a manter-se em Portugal enquanto esteve no auge.
Provavelmente irá agora para o campeonato árabe jogar 1 ou 2 épocas para encher os cofres e abandonar o futebol.
Pote é 5 anos mais novo e tem obrigatoriamente de valorizar para ajudar a vencermos mais vezes, e conseguirmos vendê-lo com mais valias.
29 Abril, 2024 at 16:51
O Pote tem elevada qualidade cá, ele que não saia. Bem, das duas uma, ele terá que escolher, ou adquire a independência económica (legítimo) e não dará nas vistas e roçara um flop lá fora, ou continuará a ganhar bem (mas menos) e sempre lá em cima, cá.
É uma questão de opção dele.
Se quiser sair, não lhe levaremos a mal, é normal. Se ficar estará sempre lá em cima como já disse, e os sportinguistas não esperem que seja daqueles jogadores que se rasgam todos, não, tem a sua qualidade, é verdade, mas nunca terá alguma coisa a ver com, jogador deslumbrante. Mas é indiscutivelmente um valor que temos, tem a sua própria maneira de jogar. Não lhe peçam confronto físico, isso não.
29 Abril, 2024 at 17:56
Imaginem se corresse e não fosse “molengão”, já cá não estaria. Até mete nojo aos cães a atitude em campo.
29 Abril, 2024 at 15:10
Frase do dia !
“O Sporting (como qualquer equipa grande que se preze) só pode ter nas suas fileiras jogadores que acrescentem ou, no mínimo, não diminuam ou comprometam a qualidade da equipa.”
Posto isto, é fazer uma lista de quem está a mais e agradecer os anos prestados.
Há que elevar e muito a fasquia se para o ano queremos lutar por um campeonato e estar na Champions
Conseguir ser campeão com este plantel tão curto e desiquilibrado só prova como temos jogadores que realmente são de outro nivel e jogam por 2
29 Abril, 2024 at 15:19
E o treinador montou mais uma vez um coletivo/balneário fortíssimo. Essas individualidades só aparecem com tanta regularidade por isso mesmo.
29 Abril, 2024 at 17:21
Stally acho que não é bem isso que está escrito 🙂
29 Abril, 2024 at 15:15
O RA fez merda, ele sabe, nòs sabemos e os jogadores sabem, basta ver a reação do Gyo quando lhe perguntaram isso, começou logo a “patinar” mas agora chega, pior do que a merda que fez é deixar que isso o afecte ao ponto de começar a “inventar” ele tem de parar de “compensar” e voltar ao rame, rame e depois logo se vê se consegue compor a coisa ou não….
Depois é com grande prazer que vos digo que embora o fcporko tenha feito um jogo bonzinho não teve “arcaboiço para aguentar a reação do SCP… porque os jogadores deles são fracos psicologicamente!!!”
Aos mais velhos que se lembram destes slogans da CS do tempo do apito dourado, deve dar tanto prazer como a mim…
Quanto ao resto é justiça divina que o bode velho cuja estratégia sempre foi (e com sucesso) tentar destruir o SCP para ficar mano a mano com o carnide (não tem conta as vezes que ele se aliou ao carnide para nós foder) veja na altura em que sai a pontapé o ressurgimento desportivo do Clube que tanto prejudicou ä margem das leis!!!!
Nós nunca fomos entendidos como adversários pela estrutura do fcporko sempre fomos tratados como inimigos e o que está a acontecer esta época e aconteceu ontem é o que se pode chamar de justiça cósmica (ou o princípio dela) e se o Conceição pai quase chorou no nosso 2 golo espero sinceramente que o bode velho tenha sentido isso a triplicar
SL
29 Abril, 2024 at 15:51
Tenho para mim que tudo o que sentem em relação às derrotas ou frustrações da época, desaparece nos dias seguintes com a forte convicção de injustiça nacional.
Perder por culpa própria não existe no vocabulário deles.
O que lhes dá força é a ideia de terem o mundo contra eles!
A única coisa que os pode realmente travar (e momentaneamente) é não terem dinheiro para investir e reforçar o plantel.
Temos uma oportunidade de ouro para durante algum tempo termos apenas os encarnados como adversários concorrentes aos títulos, e vencê-los.
29 Abril, 2024 at 16:10
Vi um video feito do lado oposto à nossa claque e fiquei Impressionado com o apoio dos adeptos ontem no Ladrão com o sporting a perder 2-0. Uma palavra de apreço pelo que o Sporting tem de melhor.
Ao contrário de treinadores e jogadores que se vendem por qualquer tostão estes serão sempre fiéis ao clube até morrer.
29 Abril, 2024 at 16:19
Reparei nisso durante o jogo…apoio incondicional e durante toda a partida!! Bem melhor que em Alvalade!!
29 Abril, 2024 at 16:20
Reparei nisso durante o jogo…apoio incondicional e durante toda a partida!! Bem melhor que em Alvalade!!
Obrigado e parabéns a quem lá esteve e não se calou!!
29 Abril, 2024 at 16:45
Zero ídolos!
Merecíamos uma festa em Alvalade e sermos campões em casa. Dos 3 campeonatos que já vi, um deles foi no Vidal Pinheiro no Porto, o outro foi em Setubal onde beneficiamos de uma vitoria do slb sobre o Boavista e o mais recente foi em casa mas sem publico.
Não será em 2024 que teremos a sorte de em casa e com o nosso publico festejar. Uma pena!!
29 Abril, 2024 at 16:47
Mas vamos ter direito a jogo de consagração e mais festa!! Vão ter de levar connosco!
29 Abril, 2024 at 23:21
Ninguém desistiu. Ainda não recuperei a voz. Parece que fumei meia duzia de Winstons.
29 Abril, 2024 at 16:51
Como ja foi tudo escrito sobre o 11 inicial… o “erro” da viagem… etc….
Fico pelo essencial (para “amanhã”): venham daí duas vitorias!!!
29 Abril, 2024 at 22:29
Estrela de campeão.
Amorim ia-se espalhando ao cumprido.
Um empate que soube a vitória.
Valeu o Viking destruidor que foi o abono de família desde a 1ª jornada , para quando uma musica Sueca na crónica em homenagem ao rapaz? Rockalhada obviamente.
* Bela homenagem a MF na entrada, com a mais linda camisola da história do clube.
30 Abril, 2024 at 1:46
Oh pá, que camisola linda mesmo!!
30 Abril, 2024 at 11:09
A mentalidade certa.
https://pbs.twimg.com/media/GMWkBC3XoAAc9UN?format=jpg&name=large
30 Abril, 2024 at 15:47
É boca pró treinador?