Na próxima jornada no campeonato italiano, provavelmente se decidirá se o nosso rival, irá ou não á champions diretamente, porque em Itália, na próxima jornada se defrontarão Atalanta\Roma, duas equipas que jogaram hoje (desgaste nas duas) e aquela que vencer, ficará 3 pontos á frente da outra e faltarão depois desse jogo 2 jornadas pró final, mas, a Atalanta tem também menos um jogo que a Roma.
Atalanta\Roma, em casa da Atalanta, tudo a jogar, a favor do rival, em teoria.
Vamos ver
Esta época tens real Madrid e Bayern Leverkusen a vencerem os respectivos campeonatos e a irem às finais da Champions e da liga Europa respectivamente…
Quando a malta aqui exige isto e aquilo é por querermos mais e melhor do SCP! Depois tens uns quantos que fingem não perceber isso!
o TCL menciona na outra pagina que o nosso plantel rodou 18 jogadores….mas sejamos sinceros que a qualidade não é a mesma com esses 18.
Tivessemos tido azar com o Gyoko, Morten ou Pote que os afastasse algumas semanas e seria um ai jesus.
Só na defesa tivemos tranquilos pois temos varias opções com relativa qualidade !
Evidentemente… Não é que a malta não goste de exigir, mas exigir o que vai além das nossas limitações é que fica difícil… E reconheçamos que, porventura, se houver capacidade (o que dificilmente acontecerá) para reter o superlativo que temos e acrescentar qualidade e diversidade ao plantel, o potencial e a exigência será naturalmente maior…
Recordemos que ainda à coisa de mês e meio andávamos com as mãos na cabeça e a comer as unhas com o cansaço que a equipa, no geral, demonstrava…
É assim tão dificil substituir Neto, Paulinho, Esgaio e um dos redes ?
parece que o defesa e o avançado já estão orientados….
Se conseguirmos subir um degrau na qualidade ficamos mais descansados a jogar o campeonato e podemos fazer uma brincadeira na champions
Não me parece que seja muito dificil convencer Goykeres a ficar para jogar a champions e tendo uma equipa mais competitiva….embora o PSG pudesse ser atrativo para ele
O Neto não é substituível. O Neto não conta para nada…não vai ser substituído. Não vamos substituir o Neto no plantel. Para centrais já temos Quaresma, Diomande, St. Just, Coates, Inácio e M. Reis. O Neto é um 7º central que não é por aquilo que joga que está lá.
O Paulinho, é. Tenho muitas duvidas que consigamos substituir por alguém que consiga os golos e assistências do Paulinho deste ano…não acho nada nada fácil. O Paulinho tem numeros iguais ou melhores que os titulares das outras equipas grandes.
O Esgaio parece já ter substituto no plantel. Temos Fresneda e Geny…tem o Fresneda que jogar. Claramente o Amorim não acha que podemos ser MUITO melhores com o Fresneda, se não já tinha sido titular este ano.
O GR é o único que acho que não é muito dificil de substituir. Mas vai custar dinheiro a sério…
Mas voltamos ao mesmo…Para fazer melhor do que este ano temos de ganhar o campeonato (possivelmente com record nacional de pontos), ir aos quartos ou meias da liga europa ou oitavos da champions e ir à final da taça. Dificilmente é por substituir bem o GR ou o Esgaio que vamos fazer bem melhor do que este ano. É preciso muito mais do que isso. É preciso encontrar novas dinamicas, é preciso encontrar variações, é preciso os que jogaram este ano como jogaram mantenham a forma, é preciso manter ou substituir por igual os melhores…há tantas variáveis…
É claro que é isso a que temos de aspirar. Mas as pessoas estão com pouca noção que o que o Sporting fez este ano já foi MUITO bom. Melhorar o MUITO bom é MUITO MUITO dificil.
“O Paulinho, é. Tenho muitas duvidas que consigamos substituir por alguém que consiga os golos e assistências do Paulinho deste ano…não acho nada nada fácil. O Paulinho tem numeros iguais ou melhores que os titulares das outras equipas grandes.”
E quem te garante que os outros no lugar do Paulinho não fariam melhor?
Tudo bem.
Mas eu não tenho essa convicção toda que os titulares das outras equipas grandes não fariam o mesmo ou melhor que o Paulinho.
Até tenho um feeling que o mais certo era fazerem melhor.
Imagina um Evanilson no lugar do Paulinho.
Tenho mesmo muitas dúvidas que não faria melhor trabalho.
Já agora o Evanilson custou ao porto 8,8 milhões de euros por 80 por cento do seu passe.
O paulinho….
Mas isso acontece com todos os planteis. Pobre do plantel que não tem 2 ou 3 jogadores especiais que são quase insubstituíveis.
A questão é que a rodar uma equipa, seja ela qual for…é muito dificil conseguir ir longe em todas as frentes, a não ser que tenhamos uma grande vantagem no campeonato.
Claro que temos de aspirar a isso mas…acham mesmo que é possivel ter no plantel 2 Gyokeres? Ou 2 Potes?! E 2 Mortens? E já viram quanto custa isso em ordenados e transferências? É muito dificil para uma equipa com as restrições do Sporting. A gestão do plantel que foi feita é a que terá de ser feita no próximo ano. Temos de trabalhar para ter melhores jogadores de forma a que a equipa consiga perder menos mas vai sempre perder quando roda a equipa. E mesmo conseguir esse aumento de qualidade não é nada fácil face ao que temos.
Não precisamos de mais jogadores, precisamos de melhores alternativas. E não vai ser nada fácil. Porque isso exige um orçamento bem maior, exige gastar muito dinheiro, exige acertar em cheio no que se contrata.
Eu tenho uma grande “irritação” pela forma como se coloca tudo como sendo simples. O Sporting fazer mais e melhor do que fez este ano não tem NADA de simples…
E digo mais…substituir bem jogadores que dizem que são fáceis de substituir como o Paulinho…e substituir por quem consiga os números do Paulinho este ano…não vai ser nada fácil.
É preciso reconhecer que os plantéis são incomparáveis. Não é possível comentar constantemente que o nosso banco é uma merda e que jogamos com 2 ou 3 titulares que não têm lugar e ao mesmo tempo dizer que dava para ganhar em todas as frentes.
Claro que é possivel. Principalmente se conseguiram abrir um KM de pontos para o 2º, foram campeões à pai 4 jornadas.
E nesta altura perderam muito gás no campeonato exatamente porque estão a rodar a equipa…estão imbatíveis por golos nos últimos minutos, mesmo a jogar sem pressão nenhuma. Têm 4 empates nos últimos 6 jogos e mesmo ontem correram o risco de serem eliminados em casa.
A grande dificuldade que há é conseguir fazer isso num campeonato disputado taco a taco em que não se pode ceder sequer um empate na prova interna.
Se me perguntares se é possivel…é. Se me disseres que é o exigível …não é. O que o Leverkursen fez este ano é extraordinário, não tem nada de normal.
Epá, o campeonato espanhol ou o alemão são 10 vezes mais competitivos que o nosso – o grau de exigência para se ganhar esses campeonatos é muito superior.
E vês isso quando os nossos 4º ou 5º classificados vão às provas da UEFA e lavam na pá de qualquer mija na escada de qualquer país razoável.
O nosso plantel não é tão bom, é verdade, mas competimos num nível 4 ou 5 degraus abaixo internamente. É uma questão de mentalidade e, evidentemente, de gestão do plantel e da condição física que as equipas têm.
O Porto e o Benfic@, de vez em quando, fazem boas campanhas europeias e nós é sempre uma chatice do caralho. Não é à toa que eles por vezes estão nos 10 primeiros do ranking europeu, muitas vezes entre o 10º e o 20º e raramente estão nos lugares que nós ocupamos regularmente – acima do 20º, muitas vezes acima do 30º ou do 40º!
Eu não vejo adeptos do Benfic@ ou do Porto a dizerem para cagar na Europa, como é o normal ver nos adeptos do Sporting – esse síndroma de pequenez que me arrepia!
Agora, que vocês não queiram ver estas merdas, enfim, é lá com vocês… Até porque o Leverkusen tem um plantel do caralho… Foda-se, tem é um treinador que mudou aquela mentalidade e colocou aqueles gajos a jogar à bola… Fez um trabalho competente, e está aí o resultado disso, ao colocar uma equipa boazita da Alemanha a ganhar aos grandes clubes alemães e a dar cartas na Europa!
E lá competem contra Dortmund – finalista da CL – e Bayern – 11 campeonatos ganhos seguidos e sempre nas meias finais da CL… O Leverkusen é, no máximo, um Braga lá do sitio…
O Alemão é competitivo? Em que sentido?! O campeão foi campeão pai a 7 jornadas do fim sem derrotas.
O Bayern foi campeão 10 anos com uma perna ás costas e foi preciso fazer merda brutal 3 ou 4 anos seguidos para conseguir não ser…
Aliás…sabes qual é o campeonato que exporta os jogadores que se dão melhor e menos notam a diferença entre campeonatos? O Português….exatamente porque é muito competitivo. Um grande Sporting teve de penar até ao fim e resolve isto no jogo em casa com os lampiões num golo no ultimo minuto, se não ia mesmo até à ultima jornada.
Não estou a dizer qual é o melhor campeonato, com melhores equipas. É o mais competitivo, o que mais obriga as equipas a estarem sempre a topo para o ganhar porque os pontos perdidos são caros pa crl. O Português é muito assim. O Alemão ou o Espanhol, não foram este ano.
Se os lamps tivessem perdido muito mais pontos e nós tivessemos mais cedo uma vantagem confortável, era outra conversa.
É muito dificil uma equipa que está a lutar taco a taco e a ter de ganhar todos os jogos, conseguir ir longe nas competições europeias.
Consegue o City porque é uma super-equipa e consegue o Real, Bayern e o Barcelona em anos bons porque passeiam nas ligas respetivas. Podem mudar a equipa toda que ganham facilmente.
E isto é valido para qualquer equipa portuguesa. Não quer dizer que devamos desistir e eu acho que o Sporting nunca desistiu este ano. Aliás, ia fodendo tudo com o forçar de usar o Pote este ano…O Sporting não conseguiu passar por cima de uma excelente equipa. E não é por mudar o Esgaio que passar por uma Atalanta ou uma equipa do Top 4 que vai ser muito mais fácil…
Para mim Leverkusen e Atalanta foram as equipas mais competitivas desta época.
No caso da Atalanta a única equipa que vi realmente contrariar o nosso jogo…
Obviamente basta estar atento mas lá está a jogar fm tudo é fácil,na vida real as coisas mudam um bocadinho..
Nós fomos campeões,estamos na final da taça,a taça da liga foi o que foi,e na liga Europa foste eliminado pela atalanta que limpou fácil o Liverpool onde foi dar 3 secos a Anfield e que deu um amasso no Marselha que eliminou os lampiões onde segundo muitos entendidos daqui tinham um super plantel,mas lá está tudo mal,o treinador é uma merda porque nao tentou ganhar a liga Europa o que é mentira,nao devem ter visto o jogo de bergamo onde o problema foi mete la dentro da baliza, não faltaram oportunidades, falar é tao fácil….só heróis do sofá.
Diz-se – e sei o que se diz porque fui eu que disse! – que só no Sporting é que há adeptos que desvalorizam as provas europeias e defendem que nunca se consegue ser competitivo ao mesmo tempo internamente e na Europa.
O resto és tu com a tua normal desonestidade a falar de merdas que não se falou…
Mete o 4º classificado alemão a competir com o 4º português, o 5º alemão com o 5º português, e por aí a diante e vais ver que em 10 jogos ganhas um no máximo…
Nem sempre concordo contigo mas coisas idiotas deste calibre não me lembro de ouvir da tua parte…
Tu és mesmo burro ou essa merda é uma personagem!?!?
Não sabes ler?
Eles têm mais dinheiro, os clubes deles são melhores. Mas o campeonato é menos competitivo. A diferença entre elas é maior.
A competitividade não tem a ver com o valor individual de cada equipa. Tem a ver com as diferenças de pontos entre elas. O Leverkursen está com 15 pontos a mais que o 2º. Em PT estamos + 8. O Lerverkursen é campeão à 3 ou 4 jornada. O Leverkursen está a gerir a distancia à 10 jornadas.
O campeonato alemão este ano foi menos competitivo que o nosso. A diferença entre as equipas foi muito maior do que o nosso. O que lhes permitiu sempre rodar a equipa no campeonato e jogar com tudo na Liga Europa, ao contrário de nós que não podíamos perder pontos até ao jogo com os lampiões e andámos o tempo todo até esse jogo no fio da navalha de não poder perder pontos.
O que não tem nada a ver com a valia individual das equipas.
A competitividade dum campeonato não se vê só pela diferença entre o campeão e o 2º, caralho.
Vê-se pelo nível médio das equipas e pelo equilíbrio os jogos.
Deve ser tão difícil o Leverkusen ganhar ao Bayern como o Braga ganhar ao Benfic@ ou Sporting – acontece uma vez por outra.
Este ano foi uma excepção, e já opinei porque acho que isso aconteceu, porque o normal não é isto – tal como o normal não era o Bayern ganhar 10 campeonatos seguidos.
O nível competitivo lá é maior, seja porque as melhores equipas são melhores que as nossas, seja porque as piores também são melhores que as nossas.
Mas, mesmo pela tua bitola, tiras o 1º lugar, e no resto perdes em toda a linha… E agora podes ir chamar burro ao teu tio…
Além disso, mesmo que fosse verdade e num ano a luta pelo campeonato alemão fosse menos interessante – o que tu chamas menos competitivo – isso não quer dizer que o campeonato todo seja menos competitivo.
Mais depressa o 2º ou 3º na Alemanha perde com uma equipa do meio da tabela do que os 3 grandes perdem com equipas do meio da tabela.
Entre o 2º e o 6º classificado, só um tem 6 derrotas e o resto são de 7 para cima… O que destoa é o Leverkusen ter 0.
O equilibrio é evidente, com excepção do Leverkusen que fez uma época fora do normal.
Cá tens o Sporting com 2, o 2º com 4, o 3º com 6, o 4º com 7, o 5º com 8 e o 6º com 11… Cá, isto é o normal… Domínio sempre dos mesmos 3, com o Braga em 4º em 90% dos casos!
Se esta merda é um campeonato competitivo, enfim, são opiniões…
Lá é tão não competitivo que ganhou um clube pela 1ª vez…
Eu acho que é mais fácil para o ano procurar melhor sucesso na europa do que era este ano, porque o que o Sporting tem de fazer é nivelar a equipa por cima, e usar alternativas que não usou o ano passado.
Por exemplo para o ano vamos começar o ano com 3 médios e não com 2. Acho que o Amorim vai começar o ano muito mais confortável a rodar o meio campo do que começou o ano passado.
A ala direita também tem tudo para melhorar. Se ele não tiver complexos em usar o Fresneda temos tudo para ter uma ala direita que pode jogar como jogou este ano, como também para jogar como jogávamos com o Porro, com muito mais largura e profundidade.
A ala esquerda tem de ser nivelada por cima. Este ano assistimos à Esgaização do NS. Está naturalmente mais lento, e na frente já praticamente contribui apenas com cruzamentos. Precisa de uma alternativa que traga qualidade ofensiva também (o MR não é alternativa ofensiva), mas que saiba defender melhor que o Nuno Santos.
Precisamos de melhorar na frente. Sim o Paulinho marcou uma boa quantidade de golos, mas a equipa não jogava melhor com o Paulinho na frente. E na minha opinião, o Gyokeres jogava pior com o Paulinho ao lado e tinha de se desdobrar no esforço, porque o Paulinho é limitadíssimo no que dá ao jogo do Sporting quer à esquerda quer no meio.
Acho que vai ser mais fácil melhorar o plantel como um todo de 23/24 para 24/25 do que foi melhorar de 22/23 para 23/24, porque mantendo os melhores jogares, só precisamos nivelar o banco por cima.
Eu não concordo que vai ser mais fácil melhorar este ano do que melhorar o ano passado.
Nada.
Melhorar o ano passado era arrumar a equipa, contratar certo 2 ou 3 e ter um sistema mais variado. Era fácil melhorar o 4º lugar e uma equipa previsível.
Melhorar um campeão muito perto do record de pontos, com um futebol muito bonito e variado, final da taça e oitavos da LE é muito, mas MUITO mais dificil.
Aliás, até é muito possivel melhorares o plantel e piorares os resultados…
É a minha opinião pessoal, porque apesar do Sporting jogar bem, tivemos vários jogadores em sub-rendimento. E acho claramente que ainda há dinâmicas fáceis de introduzir na equipa que o Sporting não tinha e que facilmente pode vir a ter. Por exemplo acho que contra uma equipa de fundo da tabela podemos ter um meio campo com Bragança e Mateus Fernandes o que nos dá um jogo interior muito superior a nível de combinações. Podemos ter um Trincão a jogar bem o ano inteiro em vez de jogar 3 bons meses. Podemos ter um suplente ao nível do Trincão. Podemos ter uma ala direita mais versátil coisa que não tínhamos e o Edwards sentiu muito isso na pele. Há tanta coisa para melhorar mantendo o mesmo core de jogadores que não acho assim tão difícil. Aliás se trouxermos o Ionidas ou o crlho do Grego, em vez de termos um pino que mata a ala esquerda por completo, e obriga o médio a fazer de interior, podemos ter lá o Gyokeres a dar profundidade e a variar movimentações com o NS por exemplo.
Mas isto claro, depende muito de quem fica, quem sai, e quem entra.
E claro depende muito de como o Amorim “cresce” e dos complexos que vai ter este ano. Se partir com a mentalidade de que o Paulinho é o suplente do Pote, acho que vamos perder oportunidades para crescer como equipa. Se continuar a achar que uma equipa com NS e Geny é desequilibrada, podemos ter problemas com equipas mais fracas.
Lá está tudo depende da perceção que Amorim tem da equipa.
Quanto mais ele entender do que é preciso fazer para evoluir a equipa e deixar-se se certos preconceitos mais a equipa pratica bom futebol e atinge os objetivos de forma mais fácil.
Quantos comentadores não focaram nessa questão de que Amorim entendia que Paulinho era suficiente e que Chermiti era a alternativa?
Aliás todos nos lembramos das palavras de Amorim que se Chermiti renovasse não era preciso reforçar.
Não depende apenas do Amorim, depende de uma complexidade de factores que cabe ao Amorim percepcionar e gerir naquela que é a sua capacidade de influência, que vão do momentum dos players, à capacidade anímica, lesões, etc.
Mas foi ele que personificou essa intenção numa CI.
Se era uma forma de renovar com Chermiti ou não, ninguém saberá.
Mas foi dito…
E o que é certo é que jogamos nesse ano com Paulinho e Chermiti.
E já o ano anterior era apenas Paulinho. Valeu termos no plantel um Sarabia que jogava a avançado direito e não jogava em vez do Paulinho a PL.
E no anterior a esse era Paulinho e TT. Valeu o Pote e uma margem muito boa para compensar alguns “acidentes” no fim da época.
Hoje temos um Gyokeres e acho que qualquer pessoa consegue perceber a diferença brutal em termos de jogo.
Na segunda metade da época esse complexo só existiu em jogos grandes e na gestão da equipa para esses jogos grandes. Quando o modelo estava consolidado. Para mim em jogos grandes, isso é uma necessidade, não é um complexo. E para usar em jogos grandes a equipa tem de ter essa rotina e tem de preparar esses jogos.
E ao inicio achava absolutamente normal. Foi preciso assentar o sistema, a equipa crescer e consolidar-se, o Geny crescer na posição, para jogar assim. E mesmo assim tivemos jogos (Rio Ave, por exemplo) em que claramente a equipa estava demasiado exposta nas alas.
O que chamas complexo, eu chamo necessidade de equilibrar a equipa.
Espero que isso continue. Geny e Nuno Santos juntos só em jogos muito específicos e com um meio campo forte.
À 2 anos era impossivel o Bragança jogar num meio campo a 2 e fazia uma falta doida um 6 do tipo Palhinha.
Agora achamos que é fácil jogar com um meio campo M. Fernandes e Bragança.
Haverá sempre jogadores em sub-rendimento. É do futebol. Momentos de forma superlativos, momentos de forma abaixo, erros. O Trincão não vai estar em boa forma o ano todo, garanto-te. O Edwards teve um bom momento antes de 2024, depois fica dificil ter 2 jogadores em boa forma o ano todo para a mesma posição…isso é coisa de FIFA. Na realidade é muito raro acontecer e impossivel acontecer para uma equipa inteira o ano todo.
E muito mais dificil ainda no principio da época. Porque é quando crias as maiores rotinas e por isso precisas de ter um 11/13 mais estabilizado para criar essas rotinas e só depois consegues ir encaixando o resto. Este ano foi mais fácil porque tivemos Liga Europa, para o próximo com champions é muito mais dificil. O trio de meio campo (a manter-se) vai começar o ano e vai haver o duo títulos e um terceiro que roda…o quarto médio no inicio do ano vai ter muito mais dificuldade em jogar porque é preciso criar primeiro rotinas nos primeiros…E isto estende-se a todas as posições.
Lá está…
Partimos de um ano em que ganhamos campeonato com muitos pontos e por mérito próprio, vamos à final da taça e aos oitavos da liga Europa. Isto só é possivel de bater ganhando campeonato, taça e com oitavos de champions ou pelo menos meias da liga europa. E isto é MUITO dificil de conseguir. É preciso algo de absolutamente brilhante e extraordinário para o conseguir. E sorte.
Não quero o Trincão em pico de forma, quero o Trincão jogador de futebol. Não peço um Trincão de Janeiro/Fevereiro, chega-me o de Abril. O que eu não quero é o Trincão do ano passado, ou de Setembro/Dezembro. Quero um gajo que jogue à bola. O mesmo para o Edwards, não peço a melhor forma do Edwards só que não desapareça do jogo quando não está em forma. Na minha mente não são coisas difíceis de atingir, e se são, a solução também não me parece ser muito difícil.
Depois a coisa de criar rotinas é um não assunto quando os jogadores são os mesmos e as rotinas serão em principio as mesmas. O Mateus sim vai ter trabalho porque vai ser inserido num contexto novo. Agora o Bragança, Morita e Morten levam um ano a jogar os 3, com todas as combinações possíveis. Não me parece que precisam de criar rotinas. O mesmo para a defesa. Os alas serão os mesmos. A menos que o Amorim queira mudar a maneira de como o Sporting joga, o que para mim é um completo erro.
O Sporting precisa de vender pouco, e por isso, mantendo o core importante, poucas rotinas vai ter de criar, e pouco jogador vai ter de ambientar. Precisa de preencher os espaços que há no plantel, e nivelar o banco. Substituir o Koba pelo Mateus Fernandes, é nivelar o banco. Tirar o lugar que o Esgaio ocupou e por lá o Fresneda, é para mim nivelar o banco.
Não me parece ser assim tão difícil, se contratarmos o que é preciso e bem. Até porque o Sporting mexendo mais ou menos, num ano com CAN/Asia, um Gr que sofria um golo a cada dois remates, ganhou a muita gentinha por margem mais que confortável. Aliás a rotatividade do Sporting em muitos jogos não foi maior porque o Amorim não quis.
Eles precisam de ganhar rotinas na mesma. Rotinas, ritmo…até porque o Sporting vai ter de mudar para ganhar, não vai ser possivel ganhar a fazer exatamente a mesma coisa.
Ninguém começa o ano com as rotinas com que acabou o ano e muito menos com o ritmo.
Vamos ver o que vai acontecer. Volto ao mesmo…não vai ser fácil sequer igual o que fizemos este ano, muito menos superar. E não vai ser, de certeza, com retoques…não vai ser com M. Fernandes por Koba que isso vai acontecer, por mais que eu adore o M. Fernandes. Vai ser preciso muito mais do que isso…
Dizes isso porque antes foi mau demais e nesse sentido é mais fácil de melhorar.
É como dizeres que alguém com 150kg tem mais facilidade de emagrecer porque consegue abater uns 50kg de gordura enquanto que um gajo de 100 kg tem mais dificuldade e pode emagrecer uns 20 ou 30.
No entanto o gajo que atingiu um peso de 70kg está muito mais perto de ser mais saudável que o gajo que emagrecendo mais atingiu os 100kg.
Resumindo não é porque a época de 22/23 correu muito mal que foi mais fácil melhorar para a época 23/24. Se me disseres que foi mais notório…sim concordo, mas ninguém previa que viesse aí um super Gyokeres e um grande Hjulmand.
No entanto a equipa continua com posições deficitárias. E se reforçares nestas 2/3 posições, sem ser preciso um super Gyokeres ou outro grande Hjulmand a equipa obviamente vai jogar ainda melhor. Mas isto é uma palissada.
Se viesse agora um Ederson, um N. Mendes, um Sarabia ou um Porro a equipa não ia melhorar muito? Obviamente que não estou a falar em contratar hoje jogadores deste nível e já com créditos firmados mas o meu foco é na posição e numa contratação estilo Gyokeres que se mostrou super certeira.
Ou seja a facilidade de melhorar é proporcional ao facto de acerto nas contratações para posições que ainda precisamos e muito e não se acabamos numa posição melhor ou pior no ano anterior.
Percebes a tua contradição entre o ninguém previa que viesse um Gyokeres ou um Morten e que jogassem o que jogaram e a facilidade de contratar muito melhor do que temos. Falas em contratar Nuno Mendes ou Sarabia como se fosse fácil e eles andassem aí ao pontapé e fossem até baratos.
Na verdade estás a falar entre um gajo obeso que tinha 150 Kg e ficou com 80 mas fit e depois conseguires passar de 80kg para culturismo …
O 2º é muito mais dificil do que o primeiro.
Porque desengana-te…
Ter melhores resultados do que tivemos este ano…é MUITO dificil….
Aliás, melhores jogadores não significam sequer melhores resultados. O que não faltam é exemplos de equipas que fizeram upgrades (Porto quando recontratou o Pepe, Benfica quando contratou o Weigl ou agora este ano, etc) que não resultaram nada em melhores resultados, antes pelo contrário…resultaram em meltdown das equipas.
Volto ao mesmo. Devemos trabalhar sempre para melhorar. Tentar contratar melhores jogadores, melhorar plantel, etc. Mas isso traduzir-se em melhores resultados não é nada fácil…
É passar para culturismo substituir Adan ou Israel?
É passar para culturismo substituir Paulinho?
É passar para culturismo substituir Esgaio?
É passar para culturismo arranjar um Ala esquerdo que ofereça um pouco mais que o M. Reis e o N. Santos?
Eu acho que não….
Se tiveres um aumento qualitativo na baliza, se tiveres alguém na frente que seja verdadeiramente alternativa ao Gyokeres para ele não se partir todo como diz o Amorim, se tiveres alguém que faça mais que atrapalhar como o Esgaio……achas que a equipa não melhora e muito. E não falo apenas em opções para entrar no 11 direto mas para permitir ter um banco e alternativas para não andarmos depois aqui a chorar que não podemos jogar 2 jogos por semana.
E o meu raciocínio não é nada contraditório.
Tu é que disseste que tinha sido mais fácil melhorar na época em que acabámos em 4º para esta em que acabámos em 1º.
O facto do Gyokeres e Hjulmand terem sido essas tais contratações brutais é que mostra que não foi assim tão fácil, lá está porque é como dizes, não há aos pontapés.
Mais fácil para mim é acertar num GR melhor que o Adan ou um Ala melhor que o Esgaio ou até um PL melhor que um Paulinho.
E assim em vez de teres a equipa titular a carburar a 70% e com medo de dar o estoiro….podes ter a equipa titular a carburar a 90% ou no limite nos 80% mas com alternativas no banco para não darem o estoiro.
Estás a falar de melhorar pequenos pontos mais fracos por algo muito melhor gastando o menos possivel. Estás a falar de melhorar pormenores e melhorar tão substancialmente que leve a equipa a ganhar tudo o que há para ganhar.
E lá está…contratar um avançado que renda tão mais que 18 que permita ao Sporting jogar todas as frentes é um pincel….se multiplicarmos este pincel por outros 4 ou 5 que falas que são pontos fracos, sem falar de substituir os titulares…
Sim…é culturismo.
Criares uma equipa para ganhar tudo é culturismo..
“Deve ser feito um trabalho das deficiências do plantel. Que as há, não nos iludamos.
Verificar se há condições financeiras para suplantar essas deficiências.
Não havendo para todas devem-se estabelecer prioridades.
Reforçar se possível.
Não sendo possível teremos que levar com os mesmo e dar um jeito.”
Volto a perguntar:
Quem disse que era para ganhar tudo?
Eu quando falo em melhorar é na forma como a equipa joga.
Eu quando falo em melhorar é ter outras alternativas no banco.
Eu quando falo em melhorar é em ter facilidade de rodar mais a equipa sem decréscimo na equipa.
Pode até chegar ao ponto de conquistarmos exatamente a mesma coisa mas de forma mais tranquila que para mim já é melhorar.
Em relação aos alvos não me vou imiscuir nessa questão.
Está lá o Amorim e o departamento do Scouting.
Falam no grego. Não sei exatamente o que ele vale. Está a ter uma boa época este ano mas as anteriores estão longe destes números. Falam numa oferta recusada de 16M e em novas abordagens na casa do 18 com objetivos a chegar aos 20.
Mas repito em relações a contratações só vendo quando vestirem a camisola e a bola começar a rolar.
Estabelecem prioridades e vejam de acordo com as condições financeiras o que é possível reforçar.
Mas não tenhamos dúvidas que precisamos de reforçar.
E reforçando ficaremos melhor.
E melhorar acho que já expliquei o que quero dizer com isso.
Eu acho que é mais difícil passar de 4o para campeão indiscutível, que foi o que aconteceu, do que solidificar o plantel, que é o que precisamos de fazer. Mas acho que estás a ser quase que hiperbólico na facilidade com que falas de encontrar um Morten e um Gyokeres. Eu não acho isso fácil. O que acho fácil é substituir o Esgaio, o Adan, contratar alguém para suplente do Pote que acrescente qualidade. Mas quando se fala no Gyokeres e no Morten estamos a falar de uma qualidade superlativa para a nossa realidade que não se encontra por aí aos pontapés.
Dificil é contratar melhor que o Esgaio sem gastar uma fortuna (que depois impeça de contratar para outras posições) e que seja um upgrade de tal dimensão que te coloque num patamar acima do que estamos.
É que quem diz Esgaio diz Paulinho, diz suplente para o Nuno Santos, diz GR, diz suplente para o Pote…raios até já se falou de substituir o Edwards. Aqui estamos a falar de 5/6 reforços sem falar titulares que têm de ser tão melhores que empurrem a equipa para um patamar superior a ser campeão, ganhar a taça e fazer oitavos da Liga Europa.
Em dinheiro que gastámos este ano em reforços, estão aqui 100 Milhões em suplentes fácil…e nem sequer falei de substituir titulares…
Mas se não conseguirmos reforçar as 6 que reforçamos 3.
Para o ano mais 1 ou 2.
Tentar manter os melhores.
É assim que evoluímos.
Ninguém está aqui a falar em hipotecarmos a nossa situação financeira.
Mas foi mais dificil acertar num Gyokeres que será trazer melhor que um Esgaio.
Se vier um Porro, melhor ainda. Se vier por 5M e permita reforçar outras posições, espetáculo.
Deve ser feito um trabalho das deficiências do plantel. Que as há, não nos iludamos.
Verificar se há condições financeiras para suplantar essas deficiências.
Não havendo para todas devem-se estabelecer prioridades.
Reforçar se possível.
Não sendo possível teremos que levar com os mesmo e dar um jeito.
Mas gastando 30/40M fazes isso tudo. Já se fez antes, pode-se voltar a fazer com mais ou menos dificuldade. Quem gastou 4M no NS, também consegue arranjar alguém com um perfil parecido pelo mesmo preço. Se o Gustavo Sá custa 8M/10M, o suplente do Pote andará à volta desse preço. Depois há sempre os negócios à Trincão… Etc.
Eu acho que o Sporting precisa de nivelar o banco e não contratar titulares. E nivelar o banco é sempre muito mais barato do que contratar titulares.
Temos sempre de aspirar a melhorar o plantel e melhorar todos os pontos possíveis do plantel.
Mas não é fácil. E o pessoal fala em melhorar o que fizemos esta ano como se fosse fácil.
Tu falar de trocar o Esgaio pelo Porro como se houvesse por aí Porros ao pontapé e como se o próprio Porro fosse uma escolha obvia. Trocar o Esgaio por um Porro é muito dificil. É preciso um enorme trabalho de scouting, negociação, ver o que mais ninguém vê, estrutura da equipa técnica para potenciar, encaixar no sistema, etc etc etc…
Fix nessa conversa já não me meto.
Não sei se conseguimos ou não.
Aí acho que já é entrar na tal discussão que o TCdL quer entrar.
Pode ser um mercado que corra muito bem.
Pode ser um mercado onde gastamos em flops e ainda ficamos pior.
Ninguém sabe.
Para isso estão lá outros que têm responsabilidades e são pagos para analisar e tomar decisões e depois assumir os erros e lidar com as consequências.
É um trabalho ingrato? Não têm competências?
Têm bom remédio…
Eu não disse trocar o Esgaio pelo Porro. O que eu disse foi jogar como jogávamos quando tínhamos o Porro. E isso não é difícil, é apenas aproveitar o espaço que criávamos este ano com o ala a fazer os overlaps na largura e profundidade. Eu acho difícil o Fresneda ao fim de 2 meses a jogar dar a mesma qualidade de jogo que o Porro, mas pode perfeitamente meter a ala direita do Sporting a jogar de maneira diferente. Este ano foram muito raras as vezes em que a ala direita ganhou a linha através de combinações. Os dois faziam sempre os mesmos movimentos interiores e o Geny só a espaços é que explorava por fora, mesmo em movimentos individuais.
Lá está isto não é difícil de mudar ou ganhar. Overlap é dos movimentos mais básicos e recorrentes dos últimos 20 anos e é uma coisa que a nossa ala direita não tinha.
“Nuno Santos, recorde-se, foi transferido para os leões no mercado de verão em 2020/2021, numa operação que envolveu €3,7 milhões de euros, mais os passes de Gelson Dala e Francisco Geraldes” Achas isto caro? Eu não acho. Se for preciso dar 4M + o Justo para ir buscar um suplente/alternativa para o Nuno Santos, a dificuldade não parece ser assim muito extrema e o esforço financeiro não é algo do outro mundo.
Temos de arranjar um jogador que consiga fazer isso com qualidade ao mesmo tempo que tenha jogo interior, que seja rápido e forte defensivamente…
Não é assim tão fácil e barato.
Volto ao mesmo. Até podes melhorar a equipa (é esse o proposito, claro) e ter piores resultados. Melhorar o plantel e isso dar-te possibilidade de lutares por tudo é MUITO complicado.
Relembro que isto começou exatamente em melhorar a equipa para lutar por tudo sem ter de fazer escolhas.
E isso significa que tens de arranjar um jogador que empreste a mesma qualidade que o Geny. Ou o Nuno Santos. Em tudo o que fazem. E vai ter de ser capaz de defender na ultima linha como estes não conseguem (para poderem rodar). E ele vai ter de encaixar bem com todos os que o rodeiam. E vai ter de aceitar trabalhar muito para ganhar um espaço que é atualmente totalmente do Geny….etc…
Não sei se o Fresneda é esse gajo. Espero que sim. Para mim nem é tema a ala direita, é do Fresneda. Lá está…antes das mil reformas a trocar uns por outros, eu quero um avançado como deve ser para suplente do Pote, quero um ala para suplente do Nuno Santos ou um central para suplente do Esgaio (e o M. Reis assume a que sobrar) e quero um GR. Isto são buracos do plantel que existem. Depois temos de substituir os que saírem titulares. E só depois disso vem a troca de homens à procura de melhor e é se tiverem mercado. Edwards e Paulinho os que me vêm à cabeça. Porque se não tiverem mercado que se veja, claramente não vamos ter dinheiro para os substituir. Pelo menos contratando com a certeza que são um upgrade claro a Paulinho e Edwards.
Para mim o Esgaio não é assunto. Há 3 alas direitos….preciso que me convençam que o Fresneda não serve, e eu não estou convencido.
E podemos fazer tudo isto e acabar sem ser sequer campeões. Porque o momento de forma de alguns jogadores entalam a equipa em momentos decisivos, porque alguns não encaixam no coletivo, porque mentalmente alguns cedem, etc…
O Dala e o Geraldes eram titulares do Rio Ave na altura.
O Justo não é sequer titular no Casa Pia…
Podes conseguir o Pina do Estoril por…imagina…5M + Tanlongo + vá…Justo.
Mas achas que o Pina é um jogador que vai acrescentar imenso ao Sporting?! Porra…muitas duvidas…
Não é isso que eu quero para o Sporting. Para isso prefiro ir pelo seguro, pelo que tenho, e guardar dinheiro para posições mais fragilizadas e nessas ir pela certa e com contratações ao estilo de Gyokeres e Morten. + Gyokeres e Morten, – Arthures e Rochinhas….
O ponto onde até podes ter razão de ficarmos pior é mesmo na questão das rotinas adquiridas.
Mais aí o FIX também falou numa merda muito certa.
Há movimentos que não temos que são fáceis de atingir e que nem é preciso muita rotina.
Vamos ver como corre.
Eu espero que corra bem.
Mas lixa-me mais a confiança virem aí os tubarões em cima da hora do fecho do mercado lixar a construção do plantel do que propriamente arranjar uma boa alternativa ao Esgaio ou Paulinho.
Eu acho que estás com a ideia errada de que eu estou a dizer que temos de ir buscar um lateral para substituir o Esgaio, quando o que eu digo é que o lateral já lá está. Para mim a ala esquerda do Sporting é Geny e Fresneda. Não é preciso ir buscar ninguém. O que eu digo é que para mim só o facto de a ala ser Geny Fresneda em vez de Geny Esgaio é nivelar o banco por cima, neste caso sem custos nenhuns.
Temos as mesmas prioridades. A diferença é que eu acho que para além do suplente do Pote, do Gr, do Debast e do Grego, com pouco investimento, consegues nivelar o banco porque na realidade só precisas de contratar mais 1 gajo, partindo do principio que o Edwards fica, e apenas vendemos o Diomande. SE vendermos o Paulinho, ainda mais facil as coisas ficam, porque o Paulinho não era suplente de ninguém. O Paulinho ou era usado para o desenrasque quando o Pote se aleijou, ou para alternativa tática que nunca era usada contra os rivais. Saindo não precisa de ser substituído.
Acho que ninguém disse que é impossível.
Mas isto é o que eu chamo de demagogia.
Pegar no caso do Leverkusen e extrapolar para o nosso só porque jogam num campeonato mais competitivo e ignorar que vão com 15 pontos de avanço…. Vais-me dizer que só porque o campeonato é mais dificil que tinham menos margem para gerir o plantel física e mentalmente.
Podemos dizer que o Real Madrid e o Leverkusen provam que é possível mas podemos dizer que o Dortmund e Atalanta provam que é impossível?
Podemos dizer que o Arsenal e o Liverpool por tentarem os 2 vão ficar sem nenhum?
Cada caso é um caso e os planteis são todos diferentes, até as fases dos clubes. O que se exige de Ajax de 2019 não é o que se exige ao mesmo clube em 2024.
Se há coisa que não me posso queixar desta equipa é de falta de ambição. Nunca tive um treinador que dissesse: Somos candidatos ao título e ou ganhamos títulos ou vou embora porque este clube não pode ficar tanto tempo se ganhar.
Aliás, falar em falta de exigência logo este ano em que fomos eliminados contra o finalista da Liga Europa e até perdemos um dos melhores jogadores por lesão, precisamente por sermos ambiciosos não faz qualquer sentido.
Possível, claro que é. Mas o desporto não é feito de certezas mas sim de probabilidades. Escolher dar primazia a uma competição sobre outra qualquer é uma escolha de probabilidades e sinal de inteligência, nunca falta de ambição.
Disseram-me ontem que com a entrada directa na Champions o Sporting recebe apenas 18M de euros, o resto virá do market pool (ranking UEFA + “impacto televisivo caseiro”).
Preocupa-me, quando o City recebeu na época passada “apenas” 28M de market pool.
Quanto iremos receber?
Acho que o City não é um bom exemplo, porque o City é um clube oco. Vais ver o top de merch vendido na Europa o City não entra no top 10. Nem top 5 da EPL é. O City está a “construir” a sua base adepta agora.
“Mais os 18.6M já confirmados da entrada da Champions.
Mas da Champions há mais.
Aqui está a explicação:
“Mas o valor com a participação na Liga dos Campeões 2024/25 vai, inevitavelmente, ser maior.
O Sporting irá arrecadar uma parcela através do agora designado value pillar, bloco que representa 35 por cento dos prémios totais na Liga dos Campeões e que combina o antigo market pool (valor de mercado) com o coeficiente dos clubes na UEFA. Algo que só será conhecido com mais exatidão no verão, já mais perto do início da época e quando forem conhecidos todos os apurados para a Liga dos Campeões e quando forem fechados os contratos televisivos.
De recordar que este bloco de prémios é dividido em duas partes: a europeia e a não-europeia e o rácio entre as duas vai ser baseado nos contratos concluídos com os mercados de media até 1 de julho, para se chegar ao valor da cota por clube. Por exemplo, se na Champions o valor dos direitos televisivos europeus for 75% do total de receitas televisivas, o value pillar da competição é dividido em 75% para a parte europeia e 25% para a não-europeia.”
“A UEFA vai distribuir 4,4 mil milhões de euros. Porém, com várias deduções, o bolo total final para os clubes participantes é de 3,317 mil milhões de euros, sendo a maior fatia para Liga dos Campeões e Supertaça Europeia: 2,467 mil milhões de euros (74,38%). Para a Liga Europa estão destinados 565 milhões de euros (17,02%) e, para a Liga Conferência, 285 milhões de euros (8,60%).
Para o próximo ciclo de três anos, a UEFA aumentou a percentagem destinada a valores fixos (+2,5%) e para a performance desportiva (+7,5%). A percentagem destinada ao valor da marca baixou de 45 para 35%.
Apesar de ser ainda cedo para se ter noção exata de quanto isso representará para os clubes portugueses (na próxima época, apenas o campeão tem presença garantida na fase de grupos e o segundo irá jogar pré-eliminatórias), é certo que o aumento estará na linha do aumento do valor global – cerca de 20%.
Esta época, Benfica e FC Porto tiveram direito a cerca de 40 milhões de euros à cabeça.
– 2.467 M€ distribuídos por todos os clubes que vão participar na competição.
– 18.62 M€ garantidos para cada clube que garantir a presença na fase de liga, onde participam 36 equipas.
– 4.29 M€ para os clubes eliminados no playoff, a eliminatória que antecede a fase de liga para os clubes que não conseguiram acesso direto.
– 2.1 M€ por vitória na fase de liga, assim como 700 mil euros por empate.
– Os clubes que acabarem a fase de liga entre os 1.º e 8.º lugares recebem 2 M€ extra, e os que terminarem entre o 9.º e o 16.º lugares (playoff de acesso aos oitavos-de-final onde vão defrontar um dos clubes que terminaram entre as 17.ª e 24.ª posições), recebem 1 M€ extra.
Qualificação para os playoffs (entre o 9.º e o 16.º lugares): 1M€
Qualificação para os oitavos-de-final: 11 M€
Qualificação para os quartos-de-final: 12.5 M€
Qualificação para as meias-finais: 15 M€
Qualificação para a final: 18.5 M€
O vencedor recebe 6.5 M€ adicionais.
Comparando com a Liga Europa:
– 565 M€ distribuídos por todos os clubes que vão participar na competição.
– 4.31 M€ garantidos para cada clube que garantir a presença na fase de liga, onde participam 36 equipas.
– 450 mil euros por vitória na fase de liga, assim como 150 mil euros por empate.
– Os clubes que acabarem a fase de liga entre os 1.º e 8.º lugares recebem 600 mil euros extra, e os que terminarem entre o 9.º e o 16.º lugares (playoff de acesso aos oitavos-de-final onde vão defrontar um dos clubes que terminaram entre as 17.ª e 24.ª posições), recebem 300 mil euros extra.
Qualificação para os playoffs (entre o 9.º e o 16.º lugares): 300 mil euros
Qualificação para os oitavos-de-final: 1.75 M€
Qualificação para os quartos-de-final: 2.5 M€
Qualificação para as meias-finais: 4.2 M€
Qualificação para a final: 7 M€
As pessoas ficam mesmo inebriadas com o sucesso e têm uma tendência enorme de dormir à sombra da bananeira e acomodarem-se.
Eu também gostei de ver os nosso atletas a festejarem.
Eu também gostei de ler e ouvir o fervor sportinguista dos nossos atletas.
Cantaram as nossas músicas, disseram muitas das nossas palavras e escreverem em post pessoais muitas das nossas ideias.
Mas temos que abrir os olhos e acordar para a realidade.
O mesmo pessoal que disse que Amorim era um pobre coitado porque tinha um banco de merda;
O mesmo pessoal que disse que tínhamos que abdicar da Liga Europa porque o plantel não dava para tudo;
Esse mesmo pessoal não pode vir agora dizer que ficará satisfeito de arrancar uma nova época com os mesmos.
Haja noção.
Precisamos de retocar o nosso plantel, sim.
Temos no plantel jogadores com qualidade abaixo do nível desejado, sim.
Serem bons rapazes e terem feito uma festa linda é merecedor de lugar cativo no plantel já de si curto, não.
Ontem li aqui comentários a dizer que não percebiam quem colocasse em causa os jogadores que para a próxima época teriam que ter guia de marcha ou levarem a um reforço do plantel.
Também ouvi na rua pessoal a dizer que o Paulinho era para ficar para o próximo ano e que não preciso ir buscar grego nenhum ou outro porque o gajo sabia as nossas músicas e tal.
Não vou apontar nomes porque não é esse o intuito.
Apenas alertar para um estado de espirito que não considero o mais correto e que nos pode prejudicar a não termos a noção que é preciso melhorar e que há muita coisa que podemos melhorar ainda.
É dificil perceber como é que os mesmos dizem isso.
O que eu vejo é os mesmos dizerem que o plantel é uma merda, o Amorim fraco e depois dizerem que esta época ficámos aquém do possivel na LE com o que temos…isso é que é dificil de conjugar.
Agora que uns achem que o plantel era fraco e que precise de uma semi revolução, que outros achem que era bom e não precisa de grandes upgrades apenas contratações cirúrgicas…isso é o normal.
Eu só acho que precisamos de contratações cirurgicas.
Se tivessemos o Paulinho, nao ia buscar o grego
ou
Tendo 6 alternativas para jogar nas 3 posicoes da frente…. ter o Pote e o Paulinho como alternativa para aquela posicao. O grego como alternativa ao Gyo e o Edwards como alternativa ao Trincão. Só assim fazia sentido para mim e fechava assim para os lugares da frente.
Epah desculpa lá mas não vou fazer aqui esse papel de policia e apontar nomes. Nem ando aí com prints como alguns para apanhar o pessoal na curva.
Até porque a ideia não era falar da opinião do A ou B mas do sentimento que poderá estar instalado em algumas pessoas.
Volto a dizer o meu intuito é alertar para um estado de espirito que não considero o mais correto e que nos pode prejudicar a não termos a noção que é preciso melhorar e que há muita coisa que podemos melhorar ainda.
Quando se ganha entra-se numa lua de mel que nos pode lixar mais à frente.
Está tudo muito contente hoje.
E os atletas até sabem as nossas músicas e festejam bem e tal…É tudo muito giro mas no fim interessa sobretudo é que joguem bem futebol.
Se amanhã ficar tudo na merda porque se vendeu o Gyokeres ou este se lesionou e acabou o abono e não se encontraram soluções para reformar o plantel e tapar lacunas na baliza ou nas outras posições, não se queixem.
Sempre que ganhamos, há malta que de repente desculpa tudo e todos, e que acha que já não há lacunas no plantel, só porque vencemos o campeonato, e que por isso podem lá ficar os mesmos jogadores durante uns 3 ou 4 anos porque temos uma dívida de gratidão eterna para com eles.
Claro que estamos todos felizes por termos sido campeões, mas se queremos dar o próximo passo, que é voltar a ser campeões, vencer com mais frequência, e subir um patamar na Europa, é preciso melhorar o plantel.
Esgaio vai continuar a ser Esgaio, não é por ter sido campeão que de repente se vai transformar num Porro.
Edwards vai continuar a ter uma técnica acima da média, mas pouca cabeça. Não é por ter sido campeão que se vai transformar num Sarabia.
Adan está na curva descendente da carreira. Não é por ter sido duas vezes campeão que de repente se vai transformar num Courtois, ou num Neuer.
Estou muito agradecido ao esforço que estes e outros atletas deram ao Sporting, ficarão para sempre na nossa história, mas para dar o próximo passo é preciso melhorar a equipa em algumas posições.
Estou tranquilo porque acho que o Amorim fica, e ficando, acho que ele próprio já percebeu isto, e vai tentar convencer a direcção a ter um melhor plantel e a preencher algumas lacunas. Acima de tudo acho que todos (Amorim e direcção) aprenderam com a cagada que fizeram há dois anos no mercado de Verão, e com a que não fizeram no ano passado, e acho que vão tentar tudo para que o plantel fique fechado e melhorado o mais cedo possível, como disse hoje o Amorim.
Por isso estou confiante para o futuro. Mas confiante não significa que ache que está tudo bem, e que com este plantel actual limpamos isto outra vez.
E mesmo o Amorim também concordo contigo que já percebeu.
Aliás ele falou nesse receio quando abordou a questão da viagem de avião a Inglaterra. O receio de ter que reformular o plantel para o próximo ano e de como falaria com atletas que já lhe deram tanto.
Mesmo sem ter que ambicionar a fazer melhor na Champions, temos de ter noção que para o ano seremos o alvo a abater e os nosso rivais não vão ficar quietos.
Sendo que um deles tem um orçamento maior e um sistema favorável que não os ajudando também não os irá prejudicar.
E melhorar será sempre possível quando temos jogadores no plantel aquém. E isso não retira a sua utilidade ou a ajuda na conquista do titulo. Ou simplesmente por terem tido sempre um comportamento correto enquanto atletas do Sporting.
Mas se queremos ser melhores….
Mas isso é uma merda natural.
Até eu olhei para o Neto a cantar e pensei, foda-se este gajo tem de continuar.
Ou para o paulinho, ou para o esgaio, ou para todos os outros…até para o varandas durante 5min 🙂
No ano passado pedi á Tasca a saída do Adan, do Pote e do Inácio porque achava que o preço não ia aumentar para os 2 últimos e o primeiro para mim morreu em Marselha. Cheirou me a Mala Ciao. Não há como recuperar a confiança.
Este ano ganhamos como equipa e não como plantel. Temos de ter em atenção isso. Ganhamos porque temos Quaresma e Geny. O Amorim entende que o chão da equipa tem de subir, espero que saiba equilibrar entre querer mínimos mais altos e não desfazer o mojo dos campeões.
A entrada do redes já vai demorar a assimilar. Se desse para não mexer em mais nada já era fixe mas acho mesmo que o Sporting não deve repetir a parvoíce de achar que jogadores com 4 anos de casa estão com pica para outros 3 ou 4 só porque somos SPORTING! A mim, um prato de pevides e jogava até aos 50 mas esta malta é profissional e tem timings de saída. O Martinez não promove os nossos jogadores e a liga vai fazer zero diferença. Creio que Pote, Inácio, Nuno Santos pelo menos tem de ser escutados com atenção para não ficarem aqui qual Taremi á espera do final do contrato. Pior do que não vender é pagar para não ter o jogador que tínhamos.
De resto bons dias aos campeões! Os outros estão mais ralados que nos.
Depois dias de festa e dias a meter toupeiras e fruteiros cheios de azia no devido lugar por essas redes sociais fora (ganhamos tão pouco e despertamos tanto ressabiamento, imaginem se comprávamos títulos à apito dourado ou à César das malas. A taxa de suicídios batia algum recorde anual) venho dar os meus 3 cêntimos:
Coates (sempre presente nos momentos e jogos mais difíceis)
Hul (um senhor médio e líder)
Gyo (um autêntico extraterrestre marcador de golos e amassador profissional de defesas)
Estes 3 foram para mim os grandes pilares deste título. Como no anterior (Coates, Palhinha e Pote) é um jogador destacado em cada sector da equipa.
Muito perto desse trio, o mágico Pote (FUNDAMENTAL) logo seguido por Geny.
Claro que é um título de equipa e a esmagadora maioria contribuiu decisivamente (a exceção serão os guarda redes, Esgaio e Edwards) mas estes são os meus destaques.
E claro, Amorim…..Muitos dogmas abandonados, erros corrigidos, muito mais flexível. Continua teimoso e com algumas amarras, mas desfez-se de muitas das que o ano passado nos levaram a uma época miserável e o resultado está à vista.
E um gajo que é campeão com um plantel curto destes, sem guarda redes e com Esgaios e Paulinhos tem que levar todo o mérito.
Por muito que embirre com algumas teimosias que mantém e tenha ainda atravessado aquela viagem e pós declarações surreais de há umas semanas, levou o barco a bom porto e permitiu aquela festa de arromba como nunca se viu.
Por isso, viola no saco aqui do meu lado e PARABÉNS e OBRIGADO AMORIM.
Esse é o principal receio meu nesta pré época.
Virem tubarões á última da hora, depois de star quase tudo programado e levarem um ou dois, que estejamos a contar prá próxima época.
Torna-se depois difícil colmatar, e pode dar cabo de tudo programado.
Quando se batem clausulas, não se pode fazer nada.
É que na europa e noutros lugares, já tudo tem tudo arrumado.
Mas vamos ver como corre.
Mas o medo principal é esse.
Olhando apenas para as fases finais (4.os e meias) só vejo as 3 equipas inglesas que verdadeiramente estavam envolvidas numa luta ombro a ombro pelos campeonatos internos… De resto só equipas com poucas hipóteses de ganhar ou com vantagens por margens perfeitamente respiráveis.
Ouçam as palavras do RUBEN hoje na conferência de imprensa no que concerne aos objetivos europeus (CL) do NOSSO SPORTING.
Acredito que AMORIM tenha pressionado a estrutura para termos um plantel com mais soluções do que o desta época!
Crucial:
1 GR titular de caras …
1 extremo esquerdo para fazer sombra ao POTE
1 PL para fazer sombra ao sueco e que coloque o RUBEN a pensar em ter um sistema alternativo
Depois seriam contratações por mera substituição
Perceber se FRESNEDA é mesmo solução
Perceber se M REIS deve ser DC esquerda ou ala esquerdo … e depois, caso não haja nos nossos jovens solução viável, contratar um DC esquerdo ou ala esquerdo conforme se fixe o M REIS …
Jogadores vendáveis …
ST JUST ou DIAMONDE / ESGAIO / PAULINHO / EDWARDS …
Redes, lateral esquerdo, extremo e avançado.
Saindo Adan e Paulinho. Em ano de campeão é mais detectar os que vão ficar gordos e arrogantes para a próxima época e tratar de os escovar dali. Comprar 2 titulares – redes e extremo.
Tenho o feeling que Pote estará no ponto certo para sair ou renovar por 4 anos e romper o tecto salarial.
Para analisar como deve ser, falta nos muita informação contratual e a percepção do Amorim sobre os que já não dão mais como antes. Era o Varandas mandar publicar outra auditoria forense na Bola e falávamos todos com propriedade.
Estão a retirar os ecrãns gigantes de Alvalade, segundo o Rascord.
Alguém sabe se vão ser substituídos no mesmo lugar ou se vão colocá-los noutro sítio?
Nem quero pensar já já no que precisamos para a próxima época, e sim precisamos de algumas coisas URGENTES e já não são deste ano.
Nem vou já falar em modalidades e formação que……MEU DEUS….que terraplanagem….
Para já temos é de desfrutar destas 2 jornadas e a seguir meter os pés no chão para atacar a dobradinha.
Não se deixem levar pelas “facilidades” da arbitragem.
Com muito boa vontade e jeitinho arranja-se sempre uma expulsão daquelas que só acontece ao Sporting na última jornada para facilitar a homenagem na Taça ao criminoso-mor do reino dos últimos 40 anos. Um Gyokeres ou um Hul ou um Pote ou até um guarda redes jovem para ficamos mais aflitos ainda na posição.
E não tenham dúvidas que muito boa gentinha vai querer que O Sporting perca essa final.
Por ser o campeão, por agradecimento final ao Bimbo para ele sair com 1 troféu. Até as Toupeiras o preferem só para não aziarem ainda mais por terem derretido mais umas centenas de milhões e verem o Sporting a alcançar uma dobradinha.
Nao tenham mesmo dúvidas, vamos ser nós contra o resto do país.
Além disso o Porto tem um nível nas taças que nos não temos. Eles são mais equipa de taça do que nós. No entanto jogamos em “casa”, somos campeões e estamos em altas.
9 Maio, 2024 at 21:55
Portanto com uma final Leverkussen – Atalanta , o benfica terá entrada direta na champions, é isso ?
a não ser que a atalanta possa perder um lugar de champions até lá e ganhe a liga europa
9 Maio, 2024 at 22:10
Na próxima jornada no campeonato italiano, provavelmente se decidirá se o nosso rival, irá ou não á champions diretamente, porque em Itália, na próxima jornada se defrontarão Atalanta\Roma, duas equipas que jogaram hoje (desgaste nas duas) e aquela que vencer, ficará 3 pontos á frente da outra e faltarão depois desse jogo 2 jornadas pró final, mas, a Atalanta tem também menos um jogo que a Roma.
Atalanta\Roma, em casa da Atalanta, tudo a jogar, a favor do rival, em teoria.
Vamos ver
9 Maio, 2024 at 22:21
Deixemos os rabolhos enterrados no lodo …
Eu pura e simplesmente não me interessa nada dessa rabolhagem, excepto quando perdem connosco…
Eu não sigo aquela lenga lenga de apoiar os rabolhos nas provas europeias… Que percam sempre!
9 Maio, 2024 at 22:57
Por mim, ignoro-os.
Não me aquecem nem me arrefecem.
Nem quero saber se são uma equipa portuguesa.
9 Maio, 2024 at 21:58
2-2 aos 90+6′
Leverkusen há 49 jogos sem conhecer o sabor amargo da derrota…
Excelente final da liga Europa em perspectiva…
10 Maio, 2024 at 10:08
E bateram o recorde do Benfica que durava desde 1965…
9 Maio, 2024 at 22:02
Parece que é possível ser campeão no campeonato interno e depois fazer uma prova europeia do caralho e ir à final…
Quer dizer, noutras equipas e em campeonatos competitivos.
No Sporting e contra Aroucas, Amadoras, Rio Aves e quejandos é um bocado impossível!
Acordem para a vida, caralho.
Tentem ter alguma exigência!
9 Maio, 2024 at 22:25
Claro que é possível…
Esta época tens real Madrid e Bayern Leverkusen a vencerem os respectivos campeonatos e a irem às finais da Champions e da liga Europa respectivamente…
Quando a malta aqui exige isto e aquilo é por querermos mais e melhor do SCP! Depois tens uns quantos que fingem não perceber isso!
9 Maio, 2024 at 22:26
A época passada tiveste o Man City… E, ao longo das últimas décadas tens n casos desses …
E equipas de campeonatos com mais jogos do que cá pelo burgo…
9 Maio, 2024 at 22:53
não com o nosso plantel….
É curto em opções de qualidade !
9 Maio, 2024 at 22:57
o TCL menciona na outra pagina que o nosso plantel rodou 18 jogadores….mas sejamos sinceros que a qualidade não é a mesma com esses 18.
Tivessemos tido azar com o Gyoko, Morten ou Pote que os afastasse algumas semanas e seria um ai jesus.
Só na defesa tivemos tranquilos pois temos varias opções com relativa qualidade !
10 Maio, 2024 at 0:03
Evidentemente… Não é que a malta não goste de exigir, mas exigir o que vai além das nossas limitações é que fica difícil… E reconheçamos que, porventura, se houver capacidade (o que dificilmente acontecerá) para reter o superlativo que temos e acrescentar qualidade e diversidade ao plantel, o potencial e a exigência será naturalmente maior…
Recordemos que ainda à coisa de mês e meio andávamos com as mãos na cabeça e a comer as unhas com o cansaço que a equipa, no geral, demonstrava…
10 Maio, 2024 at 9:21
Isso.
Já viram o que é fazer o esforço que teremos de fazer para manter o Gyokeres…
E ao mesmo tempo exigir que se contrate outro que garanta a mesma qualidade quando ele não estiver a jogar.
Pior…
Fazer esse esforço e depois andar a rodar os 2 e o Gyokeres que podia sair, começar a ir mais para o banco…coisa que ele claramente “adora”?!
Volto a dizer…quem acha que é simples melhorar o que tivemos este ano…anda a sonhar…
10 Maio, 2024 at 9:40
É assim tão dificil substituir Neto, Paulinho, Esgaio e um dos redes ?
parece que o defesa e o avançado já estão orientados….
Se conseguirmos subir um degrau na qualidade ficamos mais descansados a jogar o campeonato e podemos fazer uma brincadeira na champions
Não me parece que seja muito dificil convencer Goykeres a ficar para jogar a champions e tendo uma equipa mais competitiva….embora o PSG pudesse ser atrativo para ele
10 Maio, 2024 at 10:00
O Neto não é substituível. O Neto não conta para nada…não vai ser substituído. Não vamos substituir o Neto no plantel. Para centrais já temos Quaresma, Diomande, St. Just, Coates, Inácio e M. Reis. O Neto é um 7º central que não é por aquilo que joga que está lá.
O Paulinho, é. Tenho muitas duvidas que consigamos substituir por alguém que consiga os golos e assistências do Paulinho deste ano…não acho nada nada fácil. O Paulinho tem numeros iguais ou melhores que os titulares das outras equipas grandes.
O Esgaio parece já ter substituto no plantel. Temos Fresneda e Geny…tem o Fresneda que jogar. Claramente o Amorim não acha que podemos ser MUITO melhores com o Fresneda, se não já tinha sido titular este ano.
O GR é o único que acho que não é muito dificil de substituir. Mas vai custar dinheiro a sério…
Mas voltamos ao mesmo…Para fazer melhor do que este ano temos de ganhar o campeonato (possivelmente com record nacional de pontos), ir aos quartos ou meias da liga europa ou oitavos da champions e ir à final da taça. Dificilmente é por substituir bem o GR ou o Esgaio que vamos fazer bem melhor do que este ano. É preciso muito mais do que isso. É preciso encontrar novas dinamicas, é preciso encontrar variações, é preciso os que jogaram este ano como jogaram mantenham a forma, é preciso manter ou substituir por igual os melhores…há tantas variáveis…
É claro que é isso a que temos de aspirar. Mas as pessoas estão com pouca noção que o que o Sporting fez este ano já foi MUITO bom. Melhorar o MUITO bom é MUITO MUITO dificil.
10 Maio, 2024 at 10:48
Só o facto de conseguirmos um bom GR e não dar tantos minutos a Esgaio (por exemplo) já seria um upgrade brutal!!
10 Maio, 2024 at 10:55
“O Paulinho, é. Tenho muitas duvidas que consigamos substituir por alguém que consiga os golos e assistências do Paulinho deste ano…não acho nada nada fácil. O Paulinho tem numeros iguais ou melhores que os titulares das outras equipas grandes.”
E quem te garante que os outros no lugar do Paulinho não fariam melhor?
Como é que consegues chegar a essa conclusão?
10 Maio, 2024 at 12:24
Se o Paulinho sair e o que vier fizer mais golos e assistências, conseguimos.
Se não fizer, não conseguimos.
Eu acho que não vai ser fácil, mas espero que consigamos…
E acima de tudo acho que não vai ser nada barato…
10 Maio, 2024 at 13:05
Tudo bem.
Mas eu não tenho essa convicção toda que os titulares das outras equipas grandes não fariam o mesmo ou melhor que o Paulinho.
Até tenho um feeling que o mais certo era fazerem melhor.
Imagina um Evanilson no lugar do Paulinho.
Tenho mesmo muitas dúvidas que não faria melhor trabalho.
Já agora o Evanilson custou ao porto 8,8 milhões de euros por 80 por cento do seu passe.
O paulinho….
10 Maio, 2024 at 10:29
Todos são substituíveis, mas não é disso que se fala, duma merda troca de caras.
Eu gostava de trocar esses pelo Ioanjidis, o Jota Silva, o Gustavo Sá e o Lunin… Mas isto sou eu em modo FM.
10 Maio, 2024 at 10:32
*mera
10 Maio, 2024 at 9:19
Mas isso acontece com todos os planteis. Pobre do plantel que não tem 2 ou 3 jogadores especiais que são quase insubstituíveis.
A questão é que a rodar uma equipa, seja ela qual for…é muito dificil conseguir ir longe em todas as frentes, a não ser que tenhamos uma grande vantagem no campeonato.
Claro que temos de aspirar a isso mas…acham mesmo que é possivel ter no plantel 2 Gyokeres? Ou 2 Potes?! E 2 Mortens? E já viram quanto custa isso em ordenados e transferências? É muito dificil para uma equipa com as restrições do Sporting. A gestão do plantel que foi feita é a que terá de ser feita no próximo ano. Temos de trabalhar para ter melhores jogadores de forma a que a equipa consiga perder menos mas vai sempre perder quando roda a equipa. E mesmo conseguir esse aumento de qualidade não é nada fácil face ao que temos.
Não precisamos de mais jogadores, precisamos de melhores alternativas. E não vai ser nada fácil. Porque isso exige um orçamento bem maior, exige gastar muito dinheiro, exige acertar em cheio no que se contrata.
Eu tenho uma grande “irritação” pela forma como se coloca tudo como sendo simples. O Sporting fazer mais e melhor do que fez este ano não tem NADA de simples…
E digo mais…substituir bem jogadores que dizem que são fáceis de substituir como o Paulinho…e substituir por quem consiga os números do Paulinho este ano…não vai ser nada fácil.
10 Maio, 2024 at 0:05
É preciso reconhecer que os plantéis são incomparáveis. Não é possível comentar constantemente que o nosso banco é uma merda e que jogamos com 2 ou 3 titulares que não têm lugar e ao mesmo tempo dizer que dava para ganhar em todas as frentes.
10 Maio, 2024 at 8:46
Portanto…
Há que reforçar o plantel, com a qualidade que permita ambicionarmos mais …
10 Maio, 2024 at 9:10
Claro que é possivel. Principalmente se conseguiram abrir um KM de pontos para o 2º, foram campeões à pai 4 jornadas.
E nesta altura perderam muito gás no campeonato exatamente porque estão a rodar a equipa…estão imbatíveis por golos nos últimos minutos, mesmo a jogar sem pressão nenhuma. Têm 4 empates nos últimos 6 jogos e mesmo ontem correram o risco de serem eliminados em casa.
A grande dificuldade que há é conseguir fazer isso num campeonato disputado taco a taco em que não se pode ceder sequer um empate na prova interna.
Se me perguntares se é possivel…é. Se me disseres que é o exigível …não é. O que o Leverkursen fez este ano é extraordinário, não tem nada de normal.
10 Maio, 2024 at 9:58
Epá, o campeonato espanhol ou o alemão são 10 vezes mais competitivos que o nosso – o grau de exigência para se ganhar esses campeonatos é muito superior.
E vês isso quando os nossos 4º ou 5º classificados vão às provas da UEFA e lavam na pá de qualquer mija na escada de qualquer país razoável.
O nosso plantel não é tão bom, é verdade, mas competimos num nível 4 ou 5 degraus abaixo internamente. É uma questão de mentalidade e, evidentemente, de gestão do plantel e da condição física que as equipas têm.
O Porto e o Benfic@, de vez em quando, fazem boas campanhas europeias e nós é sempre uma chatice do caralho. Não é à toa que eles por vezes estão nos 10 primeiros do ranking europeu, muitas vezes entre o 10º e o 20º e raramente estão nos lugares que nós ocupamos regularmente – acima do 20º, muitas vezes acima do 30º ou do 40º!
Eu não vejo adeptos do Benfic@ ou do Porto a dizerem para cagar na Europa, como é o normal ver nos adeptos do Sporting – esse síndroma de pequenez que me arrepia!
Agora, que vocês não queiram ver estas merdas, enfim, é lá com vocês… Até porque o Leverkusen tem um plantel do caralho… Foda-se, tem é um treinador que mudou aquela mentalidade e colocou aqueles gajos a jogar à bola… Fez um trabalho competente, e está aí o resultado disso, ao colocar uma equipa boazita da Alemanha a ganhar aos grandes clubes alemães e a dar cartas na Europa!
E lá competem contra Dortmund – finalista da CL – e Bayern – 11 campeonatos ganhos seguidos e sempre nas meias finais da CL… O Leverkusen é, no máximo, um Braga lá do sitio…
10 Maio, 2024 at 10:08
O Alemão é competitivo? Em que sentido?! O campeão foi campeão pai a 7 jornadas do fim sem derrotas.
O Bayern foi campeão 10 anos com uma perna ás costas e foi preciso fazer merda brutal 3 ou 4 anos seguidos para conseguir não ser…
Aliás…sabes qual é o campeonato que exporta os jogadores que se dão melhor e menos notam a diferença entre campeonatos? O Português….exatamente porque é muito competitivo. Um grande Sporting teve de penar até ao fim e resolve isto no jogo em casa com os lampiões num golo no ultimo minuto, se não ia mesmo até à ultima jornada.
Não estou a dizer qual é o melhor campeonato, com melhores equipas. É o mais competitivo, o que mais obriga as equipas a estarem sempre a topo para o ganhar porque os pontos perdidos são caros pa crl. O Português é muito assim. O Alemão ou o Espanhol, não foram este ano.
Se os lamps tivessem perdido muito mais pontos e nós tivessemos mais cedo uma vantagem confortável, era outra conversa.
10 Maio, 2024 at 10:15
É muito dificil uma equipa que está a lutar taco a taco e a ter de ganhar todos os jogos, conseguir ir longe nas competições europeias.
Consegue o City porque é uma super-equipa e consegue o Real, Bayern e o Barcelona em anos bons porque passeiam nas ligas respetivas. Podem mudar a equipa toda que ganham facilmente.
E isto é valido para qualquer equipa portuguesa. Não quer dizer que devamos desistir e eu acho que o Sporting nunca desistiu este ano. Aliás, ia fodendo tudo com o forçar de usar o Pote este ano…O Sporting não conseguiu passar por cima de uma excelente equipa. E não é por mudar o Esgaio que passar por uma Atalanta ou uma equipa do Top 4 que vai ser muito mais fácil…
10 Maio, 2024 at 10:25
Para mim Leverkusen e Atalanta foram as equipas mais competitivas desta época.
No caso da Atalanta a única equipa que vi realmente contrariar o nosso jogo…
10 Maio, 2024 at 10:18
Obviamente basta estar atento mas lá está a jogar fm tudo é fácil,na vida real as coisas mudam um bocadinho..
Nós fomos campeões,estamos na final da taça,a taça da liga foi o que foi,e na liga Europa foste eliminado pela atalanta que limpou fácil o Liverpool onde foi dar 3 secos a Anfield e que deu um amasso no Marselha que eliminou os lampiões onde segundo muitos entendidos daqui tinham um super plantel,mas lá está tudo mal,o treinador é uma merda porque nao tentou ganhar a liga Europa o que é mentira,nao devem ter visto o jogo de bergamo onde o problema foi mete la dentro da baliza, não faltaram oportunidades, falar é tao fácil….só heróis do sofá.
10 Maio, 2024 at 15:57
Epá, ninguém diz que está tudo mal.
Diz-se – e sei o que se diz porque fui eu que disse! – que só no Sporting é que há adeptos que desvalorizam as provas europeias e defendem que nunca se consegue ser competitivo ao mesmo tempo internamente e na Europa.
O resto és tu com a tua normal desonestidade a falar de merdas que não se falou…
10 Maio, 2024 at 15:54
Epá, deixa-te de tretas…
Mete o 4º classificado alemão a competir com o 4º português, o 5º alemão com o 5º português, e por aí a diante e vais ver que em 10 jogos ganhas um no máximo…
Nem sempre concordo contigo mas coisas idiotas deste calibre não me lembro de ouvir da tua parte…
10 Maio, 2024 at 16:03
Foda-se…
Tu és mesmo burro ou essa merda é uma personagem!?!?
Não sabes ler?
Eles têm mais dinheiro, os clubes deles são melhores. Mas o campeonato é menos competitivo. A diferença entre elas é maior.
A competitividade não tem a ver com o valor individual de cada equipa. Tem a ver com as diferenças de pontos entre elas. O Leverkursen está com 15 pontos a mais que o 2º. Em PT estamos + 8. O Lerverkursen é campeão à 3 ou 4 jornada. O Leverkursen está a gerir a distancia à 10 jornadas.
O campeonato alemão este ano foi menos competitivo que o nosso. A diferença entre as equipas foi muito maior do que o nosso. O que lhes permitiu sempre rodar a equipa no campeonato e jogar com tudo na Liga Europa, ao contrário de nós que não podíamos perder pontos até ao jogo com os lampiões e andámos o tempo todo até esse jogo no fio da navalha de não poder perder pontos.
O que não tem nada a ver com a valia individual das equipas.
Percebes a diferença ou precisas de um desenho?!
10 Maio, 2024 at 18:22
Burro é a tua tia, caralho…
A competitividade dum campeonato não se vê só pela diferença entre o campeão e o 2º, caralho.
Vê-se pelo nível médio das equipas e pelo equilíbrio os jogos.
Deve ser tão difícil o Leverkusen ganhar ao Bayern como o Braga ganhar ao Benfic@ ou Sporting – acontece uma vez por outra.
Este ano foi uma excepção, e já opinei porque acho que isso aconteceu, porque o normal não é isto – tal como o normal não era o Bayern ganhar 10 campeonatos seguidos.
O nível competitivo lá é maior, seja porque as melhores equipas são melhores que as nossas, seja porque as piores também são melhores que as nossas.
Mas, mesmo pela tua bitola, tiras o 1º lugar, e no resto perdes em toda a linha… E agora podes ir chamar burro ao teu tio…
10 Maio, 2024 at 18:31
Além disso, mesmo que fosse verdade e num ano a luta pelo campeonato alemão fosse menos interessante – o que tu chamas menos competitivo – isso não quer dizer que o campeonato todo seja menos competitivo.
Mais depressa o 2º ou 3º na Alemanha perde com uma equipa do meio da tabela do que os 3 grandes perdem com equipas do meio da tabela.
Entre o 2º e o 6º classificado, só um tem 6 derrotas e o resto são de 7 para cima… O que destoa é o Leverkusen ter 0.
O equilibrio é evidente, com excepção do Leverkusen que fez uma época fora do normal.
Cá tens o Sporting com 2, o 2º com 4, o 3º com 6, o 4º com 7, o 5º com 8 e o 6º com 11… Cá, isto é o normal… Domínio sempre dos mesmos 3, com o Braga em 4º em 90% dos casos!
Se esta merda é um campeonato competitivo, enfim, são opiniões…
Lá é tão não competitivo que ganhou um clube pela 1ª vez…
10 Maio, 2024 at 10:24
Eu acho que é mais fácil para o ano procurar melhor sucesso na europa do que era este ano, porque o que o Sporting tem de fazer é nivelar a equipa por cima, e usar alternativas que não usou o ano passado.
Por exemplo para o ano vamos começar o ano com 3 médios e não com 2. Acho que o Amorim vai começar o ano muito mais confortável a rodar o meio campo do que começou o ano passado.
A ala direita também tem tudo para melhorar. Se ele não tiver complexos em usar o Fresneda temos tudo para ter uma ala direita que pode jogar como jogou este ano, como também para jogar como jogávamos com o Porro, com muito mais largura e profundidade.
A ala esquerda tem de ser nivelada por cima. Este ano assistimos à Esgaização do NS. Está naturalmente mais lento, e na frente já praticamente contribui apenas com cruzamentos. Precisa de uma alternativa que traga qualidade ofensiva também (o MR não é alternativa ofensiva), mas que saiba defender melhor que o Nuno Santos.
Precisamos de melhorar na frente. Sim o Paulinho marcou uma boa quantidade de golos, mas a equipa não jogava melhor com o Paulinho na frente. E na minha opinião, o Gyokeres jogava pior com o Paulinho ao lado e tinha de se desdobrar no esforço, porque o Paulinho é limitadíssimo no que dá ao jogo do Sporting quer à esquerda quer no meio.
Acho que vai ser mais fácil melhorar o plantel como um todo de 23/24 para 24/25 do que foi melhorar de 22/23 para 23/24, porque mantendo os melhores jogares, só precisamos nivelar o banco por cima.
10 Maio, 2024 at 10:33
Eu não concordo que vai ser mais fácil melhorar este ano do que melhorar o ano passado.
Nada.
Melhorar o ano passado era arrumar a equipa, contratar certo 2 ou 3 e ter um sistema mais variado. Era fácil melhorar o 4º lugar e uma equipa previsível.
Melhorar um campeão muito perto do record de pontos, com um futebol muito bonito e variado, final da taça e oitavos da LE é muito, mas MUITO mais dificil.
Aliás, até é muito possivel melhorares o plantel e piorares os resultados…
10 Maio, 2024 at 10:46
É a minha opinião pessoal, porque apesar do Sporting jogar bem, tivemos vários jogadores em sub-rendimento. E acho claramente que ainda há dinâmicas fáceis de introduzir na equipa que o Sporting não tinha e que facilmente pode vir a ter. Por exemplo acho que contra uma equipa de fundo da tabela podemos ter um meio campo com Bragança e Mateus Fernandes o que nos dá um jogo interior muito superior a nível de combinações. Podemos ter um Trincão a jogar bem o ano inteiro em vez de jogar 3 bons meses. Podemos ter um suplente ao nível do Trincão. Podemos ter uma ala direita mais versátil coisa que não tínhamos e o Edwards sentiu muito isso na pele. Há tanta coisa para melhorar mantendo o mesmo core de jogadores que não acho assim tão difícil. Aliás se trouxermos o Ionidas ou o crlho do Grego, em vez de termos um pino que mata a ala esquerda por completo, e obriga o médio a fazer de interior, podemos ter lá o Gyokeres a dar profundidade e a variar movimentações com o NS por exemplo.
Mas isto claro, depende muito de quem fica, quem sai, e quem entra.
10 Maio, 2024 at 10:59
E claro depende muito de como o Amorim “cresce” e dos complexos que vai ter este ano. Se partir com a mentalidade de que o Paulinho é o suplente do Pote, acho que vamos perder oportunidades para crescer como equipa. Se continuar a achar que uma equipa com NS e Geny é desequilibrada, podemos ter problemas com equipas mais fracas.
10 Maio, 2024 at 11:12
Lá está tudo depende da perceção que Amorim tem da equipa.
Quanto mais ele entender do que é preciso fazer para evoluir a equipa e deixar-se se certos preconceitos mais a equipa pratica bom futebol e atinge os objetivos de forma mais fácil.
Quantos comentadores não focaram nessa questão de que Amorim entendia que Paulinho era suficiente e que Chermiti era a alternativa?
Aliás todos nos lembramos das palavras de Amorim que se Chermiti renovasse não era preciso reforçar.
De repente aparece o Gyokeres e é o que é….
10 Maio, 2024 at 13:14
Não depende apenas do Amorim, depende de uma complexidade de factores que cabe ao Amorim percepcionar e gerir naquela que é a sua capacidade de influência, que vão do momentum dos players, à capacidade anímica, lesões, etc.
10 Maio, 2024 at 13:22
Não sei se foi uma opção exclusiva do Amorim.
Mas foi ele que personificou essa intenção numa CI.
Se era uma forma de renovar com Chermiti ou não, ninguém saberá.
Mas foi dito…
E o que é certo é que jogamos nesse ano com Paulinho e Chermiti.
E já o ano anterior era apenas Paulinho. Valeu termos no plantel um Sarabia que jogava a avançado direito e não jogava em vez do Paulinho a PL.
E no anterior a esse era Paulinho e TT. Valeu o Pote e uma margem muito boa para compensar alguns “acidentes” no fim da época.
Hoje temos um Gyokeres e acho que qualquer pessoa consegue perceber a diferença brutal em termos de jogo.
10 Maio, 2024 at 11:25
Na segunda metade da época esse complexo só existiu em jogos grandes e na gestão da equipa para esses jogos grandes. Quando o modelo estava consolidado. Para mim em jogos grandes, isso é uma necessidade, não é um complexo. E para usar em jogos grandes a equipa tem de ter essa rotina e tem de preparar esses jogos.
E ao inicio achava absolutamente normal. Foi preciso assentar o sistema, a equipa crescer e consolidar-se, o Geny crescer na posição, para jogar assim. E mesmo assim tivemos jogos (Rio Ave, por exemplo) em que claramente a equipa estava demasiado exposta nas alas.
O que chamas complexo, eu chamo necessidade de equilibrar a equipa.
Espero que isso continue. Geny e Nuno Santos juntos só em jogos muito específicos e com um meio campo forte.
10 Maio, 2024 at 11:05
À 2 anos era impossivel o Bragança jogar num meio campo a 2 e fazia uma falta doida um 6 do tipo Palhinha.
Agora achamos que é fácil jogar com um meio campo M. Fernandes e Bragança.
Haverá sempre jogadores em sub-rendimento. É do futebol. Momentos de forma superlativos, momentos de forma abaixo, erros. O Trincão não vai estar em boa forma o ano todo, garanto-te. O Edwards teve um bom momento antes de 2024, depois fica dificil ter 2 jogadores em boa forma o ano todo para a mesma posição…isso é coisa de FIFA. Na realidade é muito raro acontecer e impossivel acontecer para uma equipa inteira o ano todo.
E muito mais dificil ainda no principio da época. Porque é quando crias as maiores rotinas e por isso precisas de ter um 11/13 mais estabilizado para criar essas rotinas e só depois consegues ir encaixando o resto. Este ano foi mais fácil porque tivemos Liga Europa, para o próximo com champions é muito mais dificil. O trio de meio campo (a manter-se) vai começar o ano e vai haver o duo títulos e um terceiro que roda…o quarto médio no inicio do ano vai ter muito mais dificuldade em jogar porque é preciso criar primeiro rotinas nos primeiros…E isto estende-se a todas as posições.
Lá está…
Partimos de um ano em que ganhamos campeonato com muitos pontos e por mérito próprio, vamos à final da taça e aos oitavos da liga Europa. Isto só é possivel de bater ganhando campeonato, taça e com oitavos de champions ou pelo menos meias da liga europa. E isto é MUITO dificil de conseguir. É preciso algo de absolutamente brilhante e extraordinário para o conseguir. E sorte.
10 Maio, 2024 at 11:17
Não quero o Trincão em pico de forma, quero o Trincão jogador de futebol. Não peço um Trincão de Janeiro/Fevereiro, chega-me o de Abril. O que eu não quero é o Trincão do ano passado, ou de Setembro/Dezembro. Quero um gajo que jogue à bola. O mesmo para o Edwards, não peço a melhor forma do Edwards só que não desapareça do jogo quando não está em forma. Na minha mente não são coisas difíceis de atingir, e se são, a solução também não me parece ser muito difícil.
Depois a coisa de criar rotinas é um não assunto quando os jogadores são os mesmos e as rotinas serão em principio as mesmas. O Mateus sim vai ter trabalho porque vai ser inserido num contexto novo. Agora o Bragança, Morita e Morten levam um ano a jogar os 3, com todas as combinações possíveis. Não me parece que precisam de criar rotinas. O mesmo para a defesa. Os alas serão os mesmos. A menos que o Amorim queira mudar a maneira de como o Sporting joga, o que para mim é um completo erro.
O Sporting precisa de vender pouco, e por isso, mantendo o core importante, poucas rotinas vai ter de criar, e pouco jogador vai ter de ambientar. Precisa de preencher os espaços que há no plantel, e nivelar o banco. Substituir o Koba pelo Mateus Fernandes, é nivelar o banco. Tirar o lugar que o Esgaio ocupou e por lá o Fresneda, é para mim nivelar o banco.
Não me parece ser assim tão difícil, se contratarmos o que é preciso e bem. Até porque o Sporting mexendo mais ou menos, num ano com CAN/Asia, um Gr que sofria um golo a cada dois remates, ganhou a muita gentinha por margem mais que confortável. Aliás a rotatividade do Sporting em muitos jogos não foi maior porque o Amorim não quis.
10 Maio, 2024 at 14:11
Eles precisam de ganhar rotinas na mesma. Rotinas, ritmo…até porque o Sporting vai ter de mudar para ganhar, não vai ser possivel ganhar a fazer exatamente a mesma coisa.
Ninguém começa o ano com as rotinas com que acabou o ano e muito menos com o ritmo.
Vamos ver o que vai acontecer. Volto ao mesmo…não vai ser fácil sequer igual o que fizemos este ano, muito menos superar. E não vai ser, de certeza, com retoques…não vai ser com M. Fernandes por Koba que isso vai acontecer, por mais que eu adore o M. Fernandes. Vai ser preciso muito mais do que isso…
10 Maio, 2024 at 11:09
Dizes isso porque antes foi mau demais e nesse sentido é mais fácil de melhorar.
É como dizeres que alguém com 150kg tem mais facilidade de emagrecer porque consegue abater uns 50kg de gordura enquanto que um gajo de 100 kg tem mais dificuldade e pode emagrecer uns 20 ou 30.
No entanto o gajo que atingiu um peso de 70kg está muito mais perto de ser mais saudável que o gajo que emagrecendo mais atingiu os 100kg.
Resumindo não é porque a época de 22/23 correu muito mal que foi mais fácil melhorar para a época 23/24. Se me disseres que foi mais notório…sim concordo, mas ninguém previa que viesse aí um super Gyokeres e um grande Hjulmand.
No entanto a equipa continua com posições deficitárias. E se reforçares nestas 2/3 posições, sem ser preciso um super Gyokeres ou outro grande Hjulmand a equipa obviamente vai jogar ainda melhor. Mas isto é uma palissada.
Se viesse agora um Ederson, um N. Mendes, um Sarabia ou um Porro a equipa não ia melhorar muito? Obviamente que não estou a falar em contratar hoje jogadores deste nível e já com créditos firmados mas o meu foco é na posição e numa contratação estilo Gyokeres que se mostrou super certeira.
Ou seja a facilidade de melhorar é proporcional ao facto de acerto nas contratações para posições que ainda precisamos e muito e não se acabamos numa posição melhor ou pior no ano anterior.
10 Maio, 2024 at 11:17
Percebes a tua contradição entre o ninguém previa que viesse um Gyokeres ou um Morten e que jogassem o que jogaram e a facilidade de contratar muito melhor do que temos. Falas em contratar Nuno Mendes ou Sarabia como se fosse fácil e eles andassem aí ao pontapé e fossem até baratos.
Na verdade estás a falar entre um gajo obeso que tinha 150 Kg e ficou com 80 mas fit e depois conseguires passar de 80kg para culturismo …
O 2º é muito mais dificil do que o primeiro.
Porque desengana-te…
Ter melhores resultados do que tivemos este ano…é MUITO dificil….
Aliás, melhores jogadores não significam sequer melhores resultados. O que não faltam é exemplos de equipas que fizeram upgrades (Porto quando recontratou o Pepe, Benfica quando contratou o Weigl ou agora este ano, etc) que não resultaram nada em melhores resultados, antes pelo contrário…resultaram em meltdown das equipas.
Volto ao mesmo. Devemos trabalhar sempre para melhorar. Tentar contratar melhores jogadores, melhorar plantel, etc. Mas isso traduzir-se em melhores resultados não é nada fácil…
10 Maio, 2024 at 11:32
É passar para culturismo substituir Adan ou Israel?
É passar para culturismo substituir Paulinho?
É passar para culturismo substituir Esgaio?
É passar para culturismo arranjar um Ala esquerdo que ofereça um pouco mais que o M. Reis e o N. Santos?
Eu acho que não….
Se tiveres um aumento qualitativo na baliza, se tiveres alguém na frente que seja verdadeiramente alternativa ao Gyokeres para ele não se partir todo como diz o Amorim, se tiveres alguém que faça mais que atrapalhar como o Esgaio……achas que a equipa não melhora e muito. E não falo apenas em opções para entrar no 11 direto mas para permitir ter um banco e alternativas para não andarmos depois aqui a chorar que não podemos jogar 2 jogos por semana.
E o meu raciocínio não é nada contraditório.
Tu é que disseste que tinha sido mais fácil melhorar na época em que acabámos em 4º para esta em que acabámos em 1º.
O facto do Gyokeres e Hjulmand terem sido essas tais contratações brutais é que mostra que não foi assim tão fácil, lá está porque é como dizes, não há aos pontapés.
Mais fácil para mim é acertar num GR melhor que o Adan ou um Ala melhor que o Esgaio ou até um PL melhor que um Paulinho.
E assim em vez de teres a equipa titular a carburar a 70% e com medo de dar o estoiro….podes ter a equipa titular a carburar a 90% ou no limite nos 80% mas com alternativas no banco para não darem o estoiro.
10 Maio, 2024 at 11:38
É. Claro que é.
Estás a falar de melhorar pequenos pontos mais fracos por algo muito melhor gastando o menos possivel. Estás a falar de melhorar pormenores e melhorar tão substancialmente que leve a equipa a ganhar tudo o que há para ganhar.
E lá está…contratar um avançado que renda tão mais que 18 que permita ao Sporting jogar todas as frentes é um pincel….se multiplicarmos este pincel por outros 4 ou 5 que falas que são pontos fracos, sem falar de substituir os titulares…
Sim…é culturismo.
Criares uma equipa para ganhar tudo é culturismo..
10 Maio, 2024 at 11:40
Mas quem disse que para o ano é para ganhar tudo?
Repito o que te disse mais em baixo:
“Deve ser feito um trabalho das deficiências do plantel. Que as há, não nos iludamos.
Verificar se há condições financeiras para suplantar essas deficiências.
Não havendo para todas devem-se estabelecer prioridades.
Reforçar se possível.
Não sendo possível teremos que levar com os mesmo e dar um jeito.”
Mais claro que isto não consigo.
10 Maio, 2024 at 11:41
Um avançado do nivel Gyokeres custou 24M.
Estamos a falar de ir buscar 2 desse nivel…só em avançados estamos a falar de 50M….
E nem fomos ao GR, ao ala esquerdo, ao ala direito, a substituir o Edward (outro avançado).
Se for conseguido….é um trabalho DO CARALHO.
10 Maio, 2024 at 11:42
Então, como é que melhoras ser campeão, ir à final da taça e ir aos oitavos da LE?!
É ganhar tudo. Ganhar campeonato, ganhar taça e estar em cima ou ganhar LE.
10 Maio, 2024 at 11:53
Volto a perguntar:
Quem disse que era para ganhar tudo?
Eu quando falo em melhorar é na forma como a equipa joga.
Eu quando falo em melhorar é ter outras alternativas no banco.
Eu quando falo em melhorar é em ter facilidade de rodar mais a equipa sem decréscimo na equipa.
Pode até chegar ao ponto de conquistarmos exatamente a mesma coisa mas de forma mais tranquila que para mim já é melhorar.
Em relação aos alvos não me vou imiscuir nessa questão.
Está lá o Amorim e o departamento do Scouting.
Falam no grego. Não sei exatamente o que ele vale. Está a ter uma boa época este ano mas as anteriores estão longe destes números. Falam numa oferta recusada de 16M e em novas abordagens na casa do 18 com objetivos a chegar aos 20.
Mas repito em relações a contratações só vendo quando vestirem a camisola e a bola começar a rolar.
Estabelecem prioridades e vejam de acordo com as condições financeiras o que é possível reforçar.
Mas não tenhamos dúvidas que precisamos de reforçar.
E reforçando ficaremos melhor.
E melhorar acho que já expliquei o que quero dizer com isso.
10 Maio, 2024 at 12:22
A conversa começou na questão de ser simples melhorar a equipa para lutar por campeonato, taça e liga europa como fez o Leverkursen…
No “afinal era possivel” fazer melhor porque eles fizeram.
E fazer melhor do que este ano…é isso.
10 Maio, 2024 at 13:07
Ah ok então mea culpa.
Não era essa a minha abordagem.
10 Maio, 2024 at 11:22
Eu acho que é mais difícil passar de 4o para campeão indiscutível, que foi o que aconteceu, do que solidificar o plantel, que é o que precisamos de fazer. Mas acho que estás a ser quase que hiperbólico na facilidade com que falas de encontrar um Morten e um Gyokeres. Eu não acho isso fácil. O que acho fácil é substituir o Esgaio, o Adan, contratar alguém para suplente do Pote que acrescente qualidade. Mas quando se fala no Gyokeres e no Morten estamos a falar de uma qualidade superlativa para a nossa realidade que não se encontra por aí aos pontapés.
10 Maio, 2024 at 11:30
Mas a questão é mesmo essa…
Contratar melhor que o Esgaio não é dificil.
Dificil é contratar melhor que o Esgaio sem gastar uma fortuna (que depois impeça de contratar para outras posições) e que seja um upgrade de tal dimensão que te coloque num patamar acima do que estamos.
É que quem diz Esgaio diz Paulinho, diz suplente para o Nuno Santos, diz GR, diz suplente para o Pote…raios até já se falou de substituir o Edwards. Aqui estamos a falar de 5/6 reforços sem falar titulares que têm de ser tão melhores que empurrem a equipa para um patamar superior a ser campeão, ganhar a taça e fazer oitavos da Liga Europa.
Em dinheiro que gastámos este ano em reforços, estão aqui 100 Milhões em suplentes fácil…e nem sequer falei de substituir titulares…
10 Maio, 2024 at 11:39
Já estamos a falar melhor 🙂
Mas se não conseguirmos reforçar as 6 que reforçamos 3.
Para o ano mais 1 ou 2.
Tentar manter os melhores.
É assim que evoluímos.
Ninguém está aqui a falar em hipotecarmos a nossa situação financeira.
Mas foi mais dificil acertar num Gyokeres que será trazer melhor que um Esgaio.
Se vier um Porro, melhor ainda. Se vier por 5M e permita reforçar outras posições, espetáculo.
Deve ser feito um trabalho das deficiências do plantel. Que as há, não nos iludamos.
Verificar se há condições financeiras para suplantar essas deficiências.
Não havendo para todas devem-se estabelecer prioridades.
Reforçar se possível.
Não sendo possível teremos que levar com os mesmo e dar um jeito.
10 Maio, 2024 at 11:44
Mas gastando 30/40M fazes isso tudo. Já se fez antes, pode-se voltar a fazer com mais ou menos dificuldade. Quem gastou 4M no NS, também consegue arranjar alguém com um perfil parecido pelo mesmo preço. Se o Gustavo Sá custa 8M/10M, o suplente do Pote andará à volta desse preço. Depois há sempre os negócios à Trincão… Etc.
Eu acho que o Sporting precisa de nivelar o banco e não contratar titulares. E nivelar o banco é sempre muito mais barato do que contratar titulares.
10 Maio, 2024 at 11:46
Eu digo desde o inicio.
Temos sempre de aspirar a melhorar o plantel e melhorar todos os pontos possíveis do plantel.
Mas não é fácil. E o pessoal fala em melhorar o que fizemos esta ano como se fosse fácil.
Tu falar de trocar o Esgaio pelo Porro como se houvesse por aí Porros ao pontapé e como se o próprio Porro fosse uma escolha obvia. Trocar o Esgaio por um Porro é muito dificil. É preciso um enorme trabalho de scouting, negociação, ver o que mais ninguém vê, estrutura da equipa técnica para potenciar, encaixar no sistema, etc etc etc…
10 Maio, 2024 at 11:57
“Mas gastando 30/40M fazes isso tudo.”
Fix nessa conversa já não me meto.
Não sei se conseguimos ou não.
Aí acho que já é entrar na tal discussão que o TCdL quer entrar.
Pode ser um mercado que corra muito bem.
Pode ser um mercado onde gastamos em flops e ainda ficamos pior.
Ninguém sabe.
Para isso estão lá outros que têm responsabilidades e são pagos para analisar e tomar decisões e depois assumir os erros e lidar com as consequências.
É um trabalho ingrato? Não têm competências?
Têm bom remédio…
10 Maio, 2024 at 11:59
Pois…mas eu não quero nada % de passe abaixo dos 80% e muito menos andar a trocar jogadores duvidosos por duvidosos.
O Sá não deve custar menos de 15M.
O Nuno Santos custou 7. 4M + Dala + Geraldes.
E foi à 4 anos. O mercado não ficou na mesma.
O Diomande veio da 2ª e custou 8. O Morten custou 15M.
10 Maio, 2024 at 11:59
TCdL não é isso que eu e pelo que entendo o FIX estamos a dizer.
Eu sei que tu tens a ideia que a reforçar é sempre por um titular e dar grandes quantias de dinheiro.
Eu e acho que o FIX estamos a falar em nivelar o banco pelo menos.
Bem sei que te faz confusão.
Mas se nivelasses o banco já era uma melhoria.
Não é aquela melhoria que estás a pensar em ganhar campeonato e uma competição europeia, mas é melhorar.
10 Maio, 2024 at 12:02
Eu não disse trocar o Esgaio pelo Porro. O que eu disse foi jogar como jogávamos quando tínhamos o Porro. E isso não é difícil, é apenas aproveitar o espaço que criávamos este ano com o ala a fazer os overlaps na largura e profundidade. Eu acho difícil o Fresneda ao fim de 2 meses a jogar dar a mesma qualidade de jogo que o Porro, mas pode perfeitamente meter a ala direita do Sporting a jogar de maneira diferente. Este ano foram muito raras as vezes em que a ala direita ganhou a linha através de combinações. Os dois faziam sempre os mesmos movimentos interiores e o Geny só a espaços é que explorava por fora, mesmo em movimentos individuais.
Lá está isto não é difícil de mudar ou ganhar. Overlap é dos movimentos mais básicos e recorrentes dos últimos 20 anos e é uma coisa que a nossa ala direita não tinha.
10 Maio, 2024 at 12:05
“Nuno Santos, recorde-se, foi transferido para os leões no mercado de verão em 2020/2021, numa operação que envolveu €3,7 milhões de euros, mais os passes de Gelson Dala e Francisco Geraldes” Achas isto caro? Eu não acho. Se for preciso dar 4M + o Justo para ir buscar um suplente/alternativa para o Nuno Santos, a dificuldade não parece ser assim muito extrema e o esforço financeiro não é algo do outro mundo.
10 Maio, 2024 at 12:17
Temos de arranjar um jogador que consiga fazer isso com qualidade ao mesmo tempo que tenha jogo interior, que seja rápido e forte defensivamente…
Não é assim tão fácil e barato.
Volto ao mesmo. Até podes melhorar a equipa (é esse o proposito, claro) e ter piores resultados. Melhorar o plantel e isso dar-te possibilidade de lutares por tudo é MUITO complicado.
Relembro que isto começou exatamente em melhorar a equipa para lutar por tudo sem ter de fazer escolhas.
E isso significa que tens de arranjar um jogador que empreste a mesma qualidade que o Geny. Ou o Nuno Santos. Em tudo o que fazem. E vai ter de ser capaz de defender na ultima linha como estes não conseguem (para poderem rodar). E ele vai ter de encaixar bem com todos os que o rodeiam. E vai ter de aceitar trabalhar muito para ganhar um espaço que é atualmente totalmente do Geny….etc…
Não sei se o Fresneda é esse gajo. Espero que sim. Para mim nem é tema a ala direita, é do Fresneda. Lá está…antes das mil reformas a trocar uns por outros, eu quero um avançado como deve ser para suplente do Pote, quero um ala para suplente do Nuno Santos ou um central para suplente do Esgaio (e o M. Reis assume a que sobrar) e quero um GR. Isto são buracos do plantel que existem. Depois temos de substituir os que saírem titulares. E só depois disso vem a troca de homens à procura de melhor e é se tiverem mercado. Edwards e Paulinho os que me vêm à cabeça. Porque se não tiverem mercado que se veja, claramente não vamos ter dinheiro para os substituir. Pelo menos contratando com a certeza que são um upgrade claro a Paulinho e Edwards.
Para mim o Esgaio não é assunto. Há 3 alas direitos….preciso que me convençam que o Fresneda não serve, e eu não estou convencido.
E podemos fazer tudo isto e acabar sem ser sequer campeões. Porque o momento de forma de alguns jogadores entalam a equipa em momentos decisivos, porque alguns não encaixam no coletivo, porque mentalmente alguns cedem, etc…
10 Maio, 2024 at 12:21
O Dala e o Geraldes eram titulares do Rio Ave na altura.
O Justo não é sequer titular no Casa Pia…
Podes conseguir o Pina do Estoril por…imagina…5M + Tanlongo + vá…Justo.
Mas achas que o Pina é um jogador que vai acrescentar imenso ao Sporting?! Porra…muitas duvidas…
Não é isso que eu quero para o Sporting. Para isso prefiro ir pelo seguro, pelo que tenho, e guardar dinheiro para posições mais fragilizadas e nessas ir pela certa e com contratações ao estilo de Gyokeres e Morten. + Gyokeres e Morten, – Arthures e Rochinhas….
10 Maio, 2024 at 13:12
O ponto onde até podes ter razão de ficarmos pior é mesmo na questão das rotinas adquiridas.
Mais aí o FIX também falou numa merda muito certa.
Há movimentos que não temos que são fáceis de atingir e que nem é preciso muita rotina.
Vamos ver como corre.
Eu espero que corra bem.
Mas lixa-me mais a confiança virem aí os tubarões em cima da hora do fecho do mercado lixar a construção do plantel do que propriamente arranjar uma boa alternativa ao Esgaio ou Paulinho.
10 Maio, 2024 at 13:21
Eu acho que estás com a ideia errada de que eu estou a dizer que temos de ir buscar um lateral para substituir o Esgaio, quando o que eu digo é que o lateral já lá está. Para mim a ala esquerda do Sporting é Geny e Fresneda. Não é preciso ir buscar ninguém. O que eu digo é que para mim só o facto de a ala ser Geny Fresneda em vez de Geny Esgaio é nivelar o banco por cima, neste caso sem custos nenhuns.
Temos as mesmas prioridades. A diferença é que eu acho que para além do suplente do Pote, do Gr, do Debast e do Grego, com pouco investimento, consegues nivelar o banco porque na realidade só precisas de contratar mais 1 gajo, partindo do principio que o Edwards fica, e apenas vendemos o Diomande. SE vendermos o Paulinho, ainda mais facil as coisas ficam, porque o Paulinho não era suplente de ninguém. O Paulinho ou era usado para o desenrasque quando o Pote se aleijou, ou para alternativa tática que nunca era usada contra os rivais. Saindo não precisa de ser substituído.
10 Maio, 2024 at 12:11
Acho que ninguém disse que é impossível.
Mas isto é o que eu chamo de demagogia.
Pegar no caso do Leverkusen e extrapolar para o nosso só porque jogam num campeonato mais competitivo e ignorar que vão com 15 pontos de avanço…. Vais-me dizer que só porque o campeonato é mais dificil que tinham menos margem para gerir o plantel física e mentalmente.
Podemos dizer que o Real Madrid e o Leverkusen provam que é possível mas podemos dizer que o Dortmund e Atalanta provam que é impossível?
Podemos dizer que o Arsenal e o Liverpool por tentarem os 2 vão ficar sem nenhum?
Cada caso é um caso e os planteis são todos diferentes, até as fases dos clubes. O que se exige de Ajax de 2019 não é o que se exige ao mesmo clube em 2024.
Se há coisa que não me posso queixar desta equipa é de falta de ambição. Nunca tive um treinador que dissesse: Somos candidatos ao título e ou ganhamos títulos ou vou embora porque este clube não pode ficar tanto tempo se ganhar.
Aliás, falar em falta de exigência logo este ano em que fomos eliminados contra o finalista da Liga Europa e até perdemos um dos melhores jogadores por lesão, precisamente por sermos ambiciosos não faz qualquer sentido.
Possível, claro que é. Mas o desporto não é feito de certezas mas sim de probabilidades. Escolher dar primazia a uma competição sobre outra qualquer é uma escolha de probabilidades e sinal de inteligência, nunca falta de ambição.
10 Maio, 2024 at 10:28
Disseram-me ontem que com a entrada directa na Champions o Sporting recebe apenas 18M de euros, o resto virá do market pool (ranking UEFA + “impacto televisivo caseiro”).
Preocupa-me, quando o City recebeu na época passada “apenas” 28M de market pool.
Quanto iremos receber?
10 Maio, 2024 at 10:38
Acho que o City não é um bom exemplo, porque o City é um clube oco. Vais ver o top de merch vendido na Europa o City não entra no top 10. Nem top 5 da EPL é. O City está a “construir” a sua base adepta agora.
10 Maio, 2024 at 10:39
Eu disse aqui ontem na pag 1 deste post.
“Mais os 18.6M já confirmados da entrada da Champions.
Mas da Champions há mais.
Aqui está a explicação:
“Mas o valor com a participação na Liga dos Campeões 2024/25 vai, inevitavelmente, ser maior.
O Sporting irá arrecadar uma parcela através do agora designado value pillar, bloco que representa 35 por cento dos prémios totais na Liga dos Campeões e que combina o antigo market pool (valor de mercado) com o coeficiente dos clubes na UEFA. Algo que só será conhecido com mais exatidão no verão, já mais perto do início da época e quando forem conhecidos todos os apurados para a Liga dos Campeões e quando forem fechados os contratos televisivos.
De recordar que este bloco de prémios é dividido em duas partes: a europeia e a não-europeia e o rácio entre as duas vai ser baseado nos contratos concluídos com os mercados de media até 1 de julho, para se chegar ao valor da cota por clube. Por exemplo, se na Champions o valor dos direitos televisivos europeus for 75% do total de receitas televisivas, o value pillar da competição é dividido em 75% para a parte europeia e 25% para a não-europeia.”
10 Maio, 2024 at 10:46
Se o benfica entrar vai levar a maior fatia
10 Maio, 2024 at 10:54
“A UEFA vai distribuir 4,4 mil milhões de euros. Porém, com várias deduções, o bolo total final para os clubes participantes é de 3,317 mil milhões de euros, sendo a maior fatia para Liga dos Campeões e Supertaça Europeia: 2,467 mil milhões de euros (74,38%). Para a Liga Europa estão destinados 565 milhões de euros (17,02%) e, para a Liga Conferência, 285 milhões de euros (8,60%).
Para o próximo ciclo de três anos, a UEFA aumentou a percentagem destinada a valores fixos (+2,5%) e para a performance desportiva (+7,5%). A percentagem destinada ao valor da marca baixou de 45 para 35%.
Apesar de ser ainda cedo para se ter noção exata de quanto isso representará para os clubes portugueses (na próxima época, apenas o campeão tem presença garantida na fase de grupos e o segundo irá jogar pré-eliminatórias), é certo que o aumento estará na linha do aumento do valor global – cerca de 20%.
Esta época, Benfica e FC Porto tiveram direito a cerca de 40 milhões de euros à cabeça.
– 2.467 M€ distribuídos por todos os clubes que vão participar na competição.
– 18.62 M€ garantidos para cada clube que garantir a presença na fase de liga, onde participam 36 equipas.
– 4.29 M€ para os clubes eliminados no playoff, a eliminatória que antecede a fase de liga para os clubes que não conseguiram acesso direto.
– 2.1 M€ por vitória na fase de liga, assim como 700 mil euros por empate.
– Os clubes que acabarem a fase de liga entre os 1.º e 8.º lugares recebem 2 M€ extra, e os que terminarem entre o 9.º e o 16.º lugares (playoff de acesso aos oitavos-de-final onde vão defrontar um dos clubes que terminaram entre as 17.ª e 24.ª posições), recebem 1 M€ extra.
Qualificação para os playoffs (entre o 9.º e o 16.º lugares): 1M€
Qualificação para os oitavos-de-final: 11 M€
Qualificação para os quartos-de-final: 12.5 M€
Qualificação para as meias-finais: 15 M€
Qualificação para a final: 18.5 M€
O vencedor recebe 6.5 M€ adicionais.
Comparando com a Liga Europa:
– 565 M€ distribuídos por todos os clubes que vão participar na competição.
– 4.31 M€ garantidos para cada clube que garantir a presença na fase de liga, onde participam 36 equipas.
– 450 mil euros por vitória na fase de liga, assim como 150 mil euros por empate.
– Os clubes que acabarem a fase de liga entre os 1.º e 8.º lugares recebem 600 mil euros extra, e os que terminarem entre o 9.º e o 16.º lugares (playoff de acesso aos oitavos-de-final onde vão defrontar um dos clubes que terminaram entre as 17.ª e 24.ª posições), recebem 300 mil euros extra.
Qualificação para os playoffs (entre o 9.º e o 16.º lugares): 300 mil euros
Qualificação para os oitavos-de-final: 1.75 M€
Qualificação para os quartos-de-final: 2.5 M€
Qualificação para as meias-finais: 4.2 M€
Qualificação para a final: 7 M€
O vencedor recebe 6 M€ adicionais.”
10 Maio, 2024 at 10:46
As pessoas ficam mesmo inebriadas com o sucesso e têm uma tendência enorme de dormir à sombra da bananeira e acomodarem-se.
Eu também gostei de ver os nosso atletas a festejarem.
Eu também gostei de ler e ouvir o fervor sportinguista dos nossos atletas.
Cantaram as nossas músicas, disseram muitas das nossas palavras e escreverem em post pessoais muitas das nossas ideias.
Mas temos que abrir os olhos e acordar para a realidade.
O mesmo pessoal que disse que Amorim era um pobre coitado porque tinha um banco de merda;
O mesmo pessoal que disse que tínhamos que abdicar da Liga Europa porque o plantel não dava para tudo;
Esse mesmo pessoal não pode vir agora dizer que ficará satisfeito de arrancar uma nova época com os mesmos.
Haja noção.
Precisamos de retocar o nosso plantel, sim.
Temos no plantel jogadores com qualidade abaixo do nível desejado, sim.
Serem bons rapazes e terem feito uma festa linda é merecedor de lugar cativo no plantel já de si curto, não.
10 Maio, 2024 at 11:07
Quem é que é essa mesma pessoa?!
10 Maio, 2024 at 11:22
Ontem li aqui comentários a dizer que não percebiam quem colocasse em causa os jogadores que para a próxima época teriam que ter guia de marcha ou levarem a um reforço do plantel.
Também ouvi na rua pessoal a dizer que o Paulinho era para ficar para o próximo ano e que não preciso ir buscar grego nenhum ou outro porque o gajo sabia as nossas músicas e tal.
Não vou apontar nomes porque não é esse o intuito.
Apenas alertar para um estado de espirito que não considero o mais correto e que nos pode prejudicar a não termos a noção que é preciso melhorar e que há muita coisa que podemos melhorar ainda.
10 Maio, 2024 at 11:33
O ponto do comentário era serem os mesmos…
É dificil perceber como é que os mesmos dizem isso.
O que eu vejo é os mesmos dizerem que o plantel é uma merda, o Amorim fraco e depois dizerem que esta época ficámos aquém do possivel na LE com o que temos…isso é que é dificil de conjugar.
Agora que uns achem que o plantel era fraco e que precise de uma semi revolução, que outros achem que era bom e não precisa de grandes upgrades apenas contratações cirúrgicas…isso é o normal.
10 Maio, 2024 at 11:37
Eu só acho que precisamos de contratações cirurgicas.
Se tivessemos o Paulinho, nao ia buscar o grego
ou
Tendo 6 alternativas para jogar nas 3 posicoes da frente…. ter o Pote e o Paulinho como alternativa para aquela posicao. O grego como alternativa ao Gyo e o Edwards como alternativa ao Trincão. Só assim fazia sentido para mim e fechava assim para os lugares da frente.
10 Maio, 2024 at 11:43
Pois mas disseram.
Achas que é assim tão dificil de observar o conceito “Passar de besta a bestial” neste país e principalmente no que a futebol diz respeito?
Também há o inverso…
Eu já vi isso acontecer inúmeras vezes.
Futebol e lógica é uma relação muito dificil de conjugar.
10 Maio, 2024 at 12:01
Então mas quem é que disse?
Eu não me lembro de ler as mesmas pessoas dizerem que o plantel é uma merda e que o plantel chega para o próximo ano sem retoques…
10 Maio, 2024 at 13:38
Epah desculpa lá mas não vou fazer aqui esse papel de policia e apontar nomes. Nem ando aí com prints como alguns para apanhar o pessoal na curva.
Até porque a ideia não era falar da opinião do A ou B mas do sentimento que poderá estar instalado em algumas pessoas.
Volto a dizer o meu intuito é alertar para um estado de espirito que não considero o mais correto e que nos pode prejudicar a não termos a noção que é preciso melhorar e que há muita coisa que podemos melhorar ainda.
Quando se ganha entra-se numa lua de mel que nos pode lixar mais à frente.
Está tudo muito contente hoje.
E os atletas até sabem as nossas músicas e festejam bem e tal…É tudo muito giro mas no fim interessa sobretudo é que joguem bem futebol.
Se amanhã ficar tudo na merda porque se vendeu o Gyokeres ou este se lesionou e acabou o abono e não se encontraram soluções para reformar o plantel e tapar lacunas na baliza ou nas outras posições, não se queixem.
10 Maio, 2024 at 16:39
Eu concordo a 100% contigo.
Sempre que ganhamos, há malta que de repente desculpa tudo e todos, e que acha que já não há lacunas no plantel, só porque vencemos o campeonato, e que por isso podem lá ficar os mesmos jogadores durante uns 3 ou 4 anos porque temos uma dívida de gratidão eterna para com eles.
Claro que estamos todos felizes por termos sido campeões, mas se queremos dar o próximo passo, que é voltar a ser campeões, vencer com mais frequência, e subir um patamar na Europa, é preciso melhorar o plantel.
Esgaio vai continuar a ser Esgaio, não é por ter sido campeão que de repente se vai transformar num Porro.
Edwards vai continuar a ter uma técnica acima da média, mas pouca cabeça. Não é por ter sido campeão que se vai transformar num Sarabia.
Adan está na curva descendente da carreira. Não é por ter sido duas vezes campeão que de repente se vai transformar num Courtois, ou num Neuer.
Estou muito agradecido ao esforço que estes e outros atletas deram ao Sporting, ficarão para sempre na nossa história, mas para dar o próximo passo é preciso melhorar a equipa em algumas posições.
Estou tranquilo porque acho que o Amorim fica, e ficando, acho que ele próprio já percebeu isto, e vai tentar convencer a direcção a ter um melhor plantel e a preencher algumas lacunas. Acima de tudo acho que todos (Amorim e direcção) aprenderam com a cagada que fizeram há dois anos no mercado de Verão, e com a que não fizeram no ano passado, e acho que vão tentar tudo para que o plantel fique fechado e melhorado o mais cedo possível, como disse hoje o Amorim.
Por isso estou confiante para o futuro. Mas confiante não significa que ache que está tudo bem, e que com este plantel actual limpamos isto outra vez.
10 Maio, 2024 at 16:44
Exatamente.
E mesmo o Amorim também concordo contigo que já percebeu.
Aliás ele falou nesse receio quando abordou a questão da viagem de avião a Inglaterra. O receio de ter que reformular o plantel para o próximo ano e de como falaria com atletas que já lhe deram tanto.
É o que é…
10 Maio, 2024 at 16:45
o Ruben já disse hoje que poupou na Europa para apostar no campeonato e gostaria de para o ano não ter de o fazer,
isso implica um plantel melhor !
Quem achar que com este plantel somos bi-campeoes e fazemos boa figura na champions só pode estar a sonhar
10 Maio, 2024 at 16:49
Ainda bem que tem essa consciência.
Mesmo sem ter que ambicionar a fazer melhor na Champions, temos de ter noção que para o ano seremos o alvo a abater e os nosso rivais não vão ficar quietos.
Sendo que um deles tem um orçamento maior e um sistema favorável que não os ajudando também não os irá prejudicar.
E melhorar será sempre possível quando temos jogadores no plantel aquém. E isso não retira a sua utilidade ou a ajuda na conquista do titulo. Ou simplesmente por terem tido sempre um comportamento correto enquanto atletas do Sporting.
Mas se queremos ser melhores….
10 Maio, 2024 at 16:51
Lá está…
Eu não conheço ninguém que diga que temos de ir com este plantel e que não é preciso reforços…mas há malucos para tudo…
10 Maio, 2024 at 19:03
Pois mas há.
E quando a festa está boa…
Mas isso é uma merda natural.
Até eu olhei para o Neto a cantar e pensei, foda-se este gajo tem de continuar.
Ou para o paulinho, ou para o esgaio, ou para todos os outros…até para o varandas durante 5min 🙂
10 Maio, 2024 at 19:41
No ano passado pedi á Tasca a saída do Adan, do Pote e do Inácio porque achava que o preço não ia aumentar para os 2 últimos e o primeiro para mim morreu em Marselha. Cheirou me a Mala Ciao. Não há como recuperar a confiança.
Este ano ganhamos como equipa e não como plantel. Temos de ter em atenção isso. Ganhamos porque temos Quaresma e Geny. O Amorim entende que o chão da equipa tem de subir, espero que saiba equilibrar entre querer mínimos mais altos e não desfazer o mojo dos campeões.
A entrada do redes já vai demorar a assimilar. Se desse para não mexer em mais nada já era fixe mas acho mesmo que o Sporting não deve repetir a parvoíce de achar que jogadores com 4 anos de casa estão com pica para outros 3 ou 4 só porque somos SPORTING! A mim, um prato de pevides e jogava até aos 50 mas esta malta é profissional e tem timings de saída. O Martinez não promove os nossos jogadores e a liga vai fazer zero diferença. Creio que Pote, Inácio, Nuno Santos pelo menos tem de ser escutados com atenção para não ficarem aqui qual Taremi á espera do final do contrato. Pior do que não vender é pagar para não ter o jogador que tínhamos.
De resto bons dias aos campeões! Os outros estão mais ralados que nos.
10 Maio, 2024 at 11:24
Bom dia Campeões!
Depois dias de festa e dias a meter toupeiras e fruteiros cheios de azia no devido lugar por essas redes sociais fora (ganhamos tão pouco e despertamos tanto ressabiamento, imaginem se comprávamos títulos à apito dourado ou à César das malas. A taxa de suicídios batia algum recorde anual) venho dar os meus 3 cêntimos:
Coates (sempre presente nos momentos e jogos mais difíceis)
Hul (um senhor médio e líder)
Gyo (um autêntico extraterrestre marcador de golos e amassador profissional de defesas)
Estes 3 foram para mim os grandes pilares deste título. Como no anterior (Coates, Palhinha e Pote) é um jogador destacado em cada sector da equipa.
Muito perto desse trio, o mágico Pote (FUNDAMENTAL) logo seguido por Geny.
Claro que é um título de equipa e a esmagadora maioria contribuiu decisivamente (a exceção serão os guarda redes, Esgaio e Edwards) mas estes são os meus destaques.
E claro, Amorim…..Muitos dogmas abandonados, erros corrigidos, muito mais flexível. Continua teimoso e com algumas amarras, mas desfez-se de muitas das que o ano passado nos levaram a uma época miserável e o resultado está à vista.
E um gajo que é campeão com um plantel curto destes, sem guarda redes e com Esgaios e Paulinhos tem que levar todo o mérito.
Por muito que embirre com algumas teimosias que mantém e tenha ainda atravessado aquela viagem e pós declarações surreais de há umas semanas, levou o barco a bom porto e permitiu aquela festa de arromba como nunca se viu.
Por isso, viola no saco aqui do meu lado e PARABÉNS e OBRIGADO AMORIM.
É desfrutar estes dias.
SPOOOOOOOOOORTING!
10 Maio, 2024 at 13:23
Esse é o principal receio meu nesta pré época.
Virem tubarões á última da hora, depois de star quase tudo programado e levarem um ou dois, que estejamos a contar prá próxima época.
Torna-se depois difícil colmatar, e pode dar cabo de tudo programado.
Quando se batem clausulas, não se pode fazer nada.
É que na europa e noutros lugares, já tudo tem tudo arrumado.
Mas vamos ver como corre.
Mas o medo principal é esse.
10 Maio, 2024 at 13:27
Olhando apenas para as fases finais (4.os e meias) só vejo as 3 equipas inglesas que verdadeiramente estavam envolvidas numa luta ombro a ombro pelos campeonatos internos… De resto só equipas com poucas hipóteses de ganhar ou com vantagens por margens perfeitamente respiráveis.
10 Maio, 2024 at 13:56
Ouçam as palavras do RUBEN hoje na conferência de imprensa no que concerne aos objetivos europeus (CL) do NOSSO SPORTING.
Acredito que AMORIM tenha pressionado a estrutura para termos um plantel com mais soluções do que o desta época!
Crucial:
1 GR titular de caras …
1 extremo esquerdo para fazer sombra ao POTE
1 PL para fazer sombra ao sueco e que coloque o RUBEN a pensar em ter um sistema alternativo
Depois seriam contratações por mera substituição
Perceber se FRESNEDA é mesmo solução
Perceber se M REIS deve ser DC esquerda ou ala esquerdo … e depois, caso não haja nos nossos jovens solução viável, contratar um DC esquerdo ou ala esquerdo conforme se fixe o M REIS …
Jogadores vendáveis …
ST JUST ou DIAMONDE / ESGAIO / PAULINHO / EDWARDS …
QUENDA pode ser a surpresa no plantel …
M FERNANDES uma certeza …
ESSUGO e outros … rodar …
RAFAEL PONTELO – emprestar ?!?
SL
10 Maio, 2024 at 14:11
Eu quando ouço o Amorim fico sempre na dúvida se ele já bebeu as tais 2 cervejas como ele disse ou se só bebeu água, 3 cervejas, 2 copos de tinto… 🙂
10 Maio, 2024 at 19:32
Redes, lateral esquerdo, extremo e avançado.
Saindo Adan e Paulinho. Em ano de campeão é mais detectar os que vão ficar gordos e arrogantes para a próxima época e tratar de os escovar dali. Comprar 2 titulares – redes e extremo.
Tenho o feeling que Pote estará no ponto certo para sair ou renovar por 4 anos e romper o tecto salarial.
Para analisar como deve ser, falta nos muita informação contratual e a percepção do Amorim sobre os que já não dão mais como antes. Era o Varandas mandar publicar outra auditoria forense na Bola e falávamos todos com propriedade.
10 Maio, 2024 at 16:15
Deixo aqui algo que poderia ser feito amanhã nas deslocações Alvalade – Estoril e no regresso após o jogo, ou seja, Estoril – Alvalade…
Um cordão humano com sócios e adeptos a aplaudirem os nossos Leões Campeões!
Vamos Sporting!!!
10 Maio, 2024 at 16:49
Estão a retirar os ecrãns gigantes de Alvalade, segundo o Rascord.
Alguém sabe se vão ser substituídos no mesmo lugar ou se vão colocá-los noutro sítio?
Eu colocava-os na Cobertura…
10 Maio, 2024 at 19:05
Comentei sem ver o teu.
Eu faria o mesmo, como tem o real por exempo.
Agora não sou engenheiro nem sei se é possível.
10 Maio, 2024 at 16:56
Mais novidades em Alvalade: Sporting está a mudar os ecrãs gigantes.
Era porreiro que os conseguissem colocar suspensos no topo como os estádio modernos e assim sempre conseguiam mais alguns lugares.
10 Maio, 2024 at 21:21
Isso é que era….de onde estou nao vejo nada…tmb o que lá está é simplesmente horrivel…gigante e sem resolução nenhuma
10 Maio, 2024 at 16:58
Nem quero pensar já já no que precisamos para a próxima época, e sim precisamos de algumas coisas URGENTES e já não são deste ano.
Nem vou já falar em modalidades e formação que……MEU DEUS….que terraplanagem….
Para já temos é de desfrutar destas 2 jornadas e a seguir meter os pés no chão para atacar a dobradinha.
Não se deixem levar pelas “facilidades” da arbitragem.
Com muito boa vontade e jeitinho arranja-se sempre uma expulsão daquelas que só acontece ao Sporting na última jornada para facilitar a homenagem na Taça ao criminoso-mor do reino dos últimos 40 anos. Um Gyokeres ou um Hul ou um Pote ou até um guarda redes jovem para ficamos mais aflitos ainda na posição.
E não tenham dúvidas que muito boa gentinha vai querer que O Sporting perca essa final.
Por ser o campeão, por agradecimento final ao Bimbo para ele sair com 1 troféu. Até as Toupeiras o preferem só para não aziarem ainda mais por terem derretido mais umas centenas de milhões e verem o Sporting a alcançar uma dobradinha.
Nao tenham mesmo dúvidas, vamos ser nós contra o resto do país.
10 Maio, 2024 at 19:28
Além disso o Porto tem um nível nas taças que nos não temos. Eles são mais equipa de taça do que nós. No entanto jogamos em “casa”, somos campeões e estamos em altas.