Uma equipa , e o treinador principalmente, que durante esta época chegou a ser injustiçada por alguns perante alguns maus momentos.
Mas para mim foi sempre uma equipa com ADN Sporting.
Uma equipa que perante adversidades e face a rivais com mais recursos, dá sempre o que pode com um crença incrível
O que eles fizeram nesta Champions foi incrível. Incrível!
Não é a modalidade que mais sigo no Sporting, mas é mais uma das equipas que sigo incondicionalmente
1. O Sporting deve ganhar ou tentar ganhar qualquer competição, em qualquer modalidade em que participe. Esteja essa modalidade na moda ou não. Ser campeão do Padel ao Tiro ao Arco.
2. Hóquei tem uma tradição enorme em Portugal. Nem que seja uma modalidade que apenas se jogue em Portugal, é para vencer tudo. Ainda por cima uma secção que nos diz tanto. Prefiro uma LC em hóquei ou futsal do que 2 LC no Voleibol ou no Basket(embora fosse também muito positivo).
3. Estiveram 4 equipas da final four, porque essas mesmas equipas portuguesas eliminaram as espanholas e italianas que estavam em prova. Temos a melhor liga do mundo, é normal termos os melhores jogadores e as melhores equipas.
Z, já há uns 6 anos para cá que o Campeonato português é, de longe, o mais competitivo do mundo.
Foram estas equipas com todo o mérito e, nesta final four houve um jogo decididio a penalties e os outros 2 pela diferença mínima.
Isto quer dizer que qualquer das 4 equipas poderia ter conquistado o título sem muita injustiça.
E é bom lembrar que há ainda o Benfica, o Valongo e o Sporting de Tomar que ficaram de fora das decisões finaisneste ano, mas também marcaram presença nas final four (e algumas finais) das Taças europeias nos últimos 3/4 anos.
E isso também se tem refeletido a nível de seleções e na incrível retoma de praticantes nos escalões mais novos da modalidade.
O que eu acho verdadeiramente um caso de estudo é Portugal, com tão pouca população e tão pouco PIB, conseguir destaques desportivos assinaláveis em várias modalidades, seja por Clubes, por seleções, individuais, no desporto adaptado, e até nos 2 géneros (embora o feminino ainda esteja e fase de afirmação internacional em algumas das modalidades, já começa a aparecer muito mai com destaque).
É ver o que acontece com o Futebol, o Hoquei, o Rugby, o Andebol, o Atletismo, o Judo, o Goalball e agora até a Ginástica e a Natação
E é um enorme orgulho poder perceber o enormíssimo contributo do Sporting Clube Portugal para esta importante (porque mediática) vertente da afirmação externa do nosso País.
Um abraço e saudações leoninas
Por alguma razão dizem que vencer o camp. português é mais difícil que ser camp. europeu!
Mas a modalidade está bem, mesmo que sempre os mesmos países dominem.
PT, ES e IT e fora da Europa entra a Argentina ao barulho.
Isto é o mesmo que o hóquei no gelo ou hóquei em campo, uns países ligam a isso e outros ignoram por completo.
Que o Sporting é o melhor clube em Portugal? Obviamente.
Não sei porque raio têm de meter sempre o Benfica ao barulho.
Assim de cabeça, vencemos o campeonato de futebol, liga dos campeões em hóquei, taça de portugal em vólei, com muito menos investimento levámos a final à negra, chegámos aos quartos da liga europeia em andebol e estamos muito bem encaminhados para sermos campeões nacionais, no futsal somos os grandes favoritos à conquista do campeonato.
Sim, o Benfica tem vencido títulos. Mas isso invalida que nós também não possamos estar a fazer uma época positiva no geral? Falhámos em alguns objetivos que eles sucederam, e outros vice-versa.
Mas sim, o Benfica vencer o campeonato de futsal feminino deve-nos deixar apreensivos.
O Sporting é o melhor clube para qualquer sportinguista… E não o é “actualmente” como o Chico diz, só porque ganhámos o campeonato de futebol e a CL de Hóquei…
É um absurdo dizer uma merda dessas quando, por exemplo, o Benfic@ limpa tudo no feminino, excepto no voleibol que ganhou o Porto. Inclusive ganharam o campeonato de atletismo de pista coberta, que era nosso há mais de 10 anos…
Agora, se há calimeros que ficam melindrados por se dizer a verdade e apontar factos, enfim, é problema vosso…
Essa é que foi a época, mas foram 4 modalidades de pavilhão mais o fut.fem. E como recompensa correram com o Presidente…. aqui se vê bem as prioridades!
O Miguel tem de arranjar argumentos para justificar o seu catastrofismo do início de época: nas modalidades é para perder tudo, no futebol o Porto e o Conceição são os maiores. Deve ser lixado agora perceber que as previsões foram uma boa merda.
Quantos Miguel?
Volei Masculino (onde eram crónicos passeios e tiveram de ir à negra) e Futebol Feminino (mas este ano com um grande aperto e um empurrãozito arbitral), muito provavelmente Futsal Feminino (mas também aqui já sem a hegemonia categórica dos últimos 10 anos).
O resto está para se ver mas as probabilidades não lhes são nada favoráveis.
E, diga-se, o investimento dos lampiões é mais do dobro do nosso em menos de metade das Modalidades.
Um abraço e saudações leoninas
Caro Álvaro,
Não são apenas essas.
São Campeonatos, Taças de Portugal, Taças da Liga( as que têm), Supertaças, títulos todas as semanas.
No Feminino limpam praticamente tudo (e nós vamos extinguindo, como o Hóquei Feminino).
Tenho um colega benfiquista que mais não faz que enviar-me uma mensagem a cada nova conquista.
E felizmente que na formação também estão com as mesmas dificuldades que nós contra outros adversários.
Felizmente ainda cá estão Carlos Carneiro (excelente trabalho!), Girão, Nolito, Jorge Fonseca entre outros para alimentar com brio e transmitir carácter leonino as nossas conquistas. Mas não podemos fingir que hoje o Clube está extremamente endividado e a conquistar cada vez menos…
Pois estou!
Por isso é que talvez convenha fazer as contas no fim.
Até agora:
Sporting ganhou o FM sem espinhas
Benfica ganhou o Vólei com espinhas (após quase uma décda de domínio quase total).
Benfica ganhou o FM com o incondicional apoio da APAF.
(O curioso era que … em outras eras … não muito distantes … os rivais diziam que qualquer título conquistado pelo Sporting – como não era no FM – era de berlindes ou de caricas. MUDAM-SE OS TEMPOS MUDAM-SE AS VONTADES; no caso dos lampiões … mudam-se as hegemonias … sobrevalorizam-se as modalidades (onde até já colocam conquistas antecipadas ou feitos imaginários)
As outras contas convém fazer mesmo no fim: como na Champions do Hóquei em que, na fase de grupos, porque perdemos em casa com os rabolhos, já diziam que estávamos eliminados e, afinal, quem ficou atrás foi o “colossal” ass-hole-bê e o “paupérrimo” Sporting ainda teria de eliminar Barcelona, Porto e Oliveirnese para se sagrar DE NOVO Campeão Europeu; ou como no futsal em que após o 2º jogo com o Braga na fase regular já nos punham no 2 lugar e a disputar a meia-final dos playoff com o fifica … afinal parece que ficámos em 1ºs da Fase regular.
Até no Andebol … bastou perder 1 jogo no Dragão Caixa para começarem a duvidar da conquista do título (pô … foi uma derrota, no Porto, em 26 jogos para o Campeonato; os outros 25 são tudo VITÓRIAS … o tal colosso vermelhusco nem nos seus sonhos mais húmidos pode esperar melhor que um 3º lugar a larga distância dos rivais).
Já agora algumas simples perguntas (para consultarem no Google, talvez):
quantos títulos europeus conquistaram os rabolhos desde que ganharam esa tal de “hegemonia” nas modalidades?
nos últimos 9 anos, quantos títulos europeus conquistaram as toupeiras e quantos os leões?
EM TODA A SUA HISTÓRIA, QUANTOS TÍTULOS EUROPEUS E INTERCONTINENTAIS CONQUISTARAM – JUNTOS – TRIPEIROS E TOUPEIRAS E QUANTOS CONQUISTARAM OS LEÕES?
E EM QUANTAS MODALIDADES? [AQUI CONVÉM LEMBRAR QUE O SPORTING É O CLUBE MUNDIAL COM TÍTULOS CONTINENTAIS E INTERCONTINENTAIS CONQUISTADOS EM MAIS MODALIDADES: SETE (7!!!)]
Mesmo que os carmesins conquistassem uma porrada de títulos nacionais este ano, isso não os tornaria mais ecléticos que o Sporting. Essa é uma argumentação à Trolha da Cidade dos Arcebisbos que, porque num ano ficou à frente do Sportimg e no seguinte foi finalista da Liga Europa, se punha em bicos de pés a dizer que o 3º grande era o Braga e não o SCP. Nem uma andorinha faz uma primavera, nem uma primavera faz um bando de andorinhas (diria que o que se passou naqueles anos foi um “fenómeno conjuntural de alteração climática”).
O fifica e até o Porto, ainda têm de comer muito pão para voltar a ganhar a hegemonia conjuntural e ainda mais para ganhar a hegemonia histórica sobre o ecletismo leonino.
O único factor que os permitiu “sonhar” em se aproximarem foi o descalabro pré-(c)roquetista, (c)roquetista e pós- (c)roquetista (de Lopes, o Santana até Lopes, o Godinho) em que o despudor eclitista ia acabando progressivamente com o ecletismo fechando modalidades atrás de modalidades e encerrando Pavilhão e NAV.
Que se não esqueça que outro dos MUTOS apports positivos do “maluco coreano que entrou em burnout e vestia casco de cabedal” foi reverter essa situação calamitosa e passar de 27 modalidades a definhar para 54 modalidade cheias de pujança e ainda criar condições para a sua sustentabilidade, quer ao fazer aprovar em AG que a TOTALIDADE das verbas das quotas dos associados permanecessem no Sporting Clube e nem 1 quota fosse entregue às contas da Sporting SAD, quer ao conseguir concretizar, com a mobilização de sócios e adeptos, a construção do mais moderno pavilhão multidesportivo do País.
São TODAS essas contas que eu faço. Não me deixo iludir pela conjuntura da “Espuma dos Dias”. O nosso ecletismo está imtrincado na nossa massa adepta. Viu-se hoje, na conquista e na festa, com centenas de sportinguistas, idefectíveis apoiantes da equipa a esperar a sua chegada ao PJR para celebrar em FAMÍLIA: e viu-se na cultura de compromisso eclético dos atletas , quando vês os irmãos Paçó ou os jovens de outros escalões do hóquei a celebrar com os novos campeões europeus uma conquista que MUITO BEM também sentem com sua.
E é por estas e por outras que não fico minimamnet preocupado com as bravatas e muito memos com a garganta dos rivais. Para chegarem aonde nós estamos e aonde nós ainda podemos evolir exponencialmente teriam de ser OUITROS Clubes. Não é com a sua “cultura” (ou ausência dela), não é com a sua soberba, não é com a submissão promordial dos seus atletas aos valores monetários em vez de valorizrem em primeiro lugar o compromisso com as cores, o emblema, a História, os valores e a estrutura associativa FAMILIAR, não será nunca com nada disso que nos consegurão REALMENTE fazer oposição. Até poderão conseguir algumas conquistas, ora fruto de muito mais investimento , ora fruto de muita batota … mas como nem uma nem outra duram eternamente .. se não houver o resto … que nós temos … demorarão décadas a destronar-nos. Para já a tendência até tem jogado anosso favor!
Quias modalidades José?
Andebol? Hóquei? Basquetebol? Atletismo? Natação? Ginástica? Ténis de Mesa? (nem falo das paralímpicas e desporto adaptado).
Sabe qual a diferença de investimento no Futebol Masculino para não serem campeões e arriscar não estar na Champions?
Sabe qual a diferença de investimento no plantel de Futebol Feminino para só serem campeãs na última jornada graças a uma de muitas arbitragens que as beneficiou (confirmando que lhes dá mais proveito competitivo o “investimento” nas estruturas reguladoras que nas condições desportivas)?
Sabe qual é a diferença de investimento no Andebol para acabarem a época com menos de 20 pontos que o Sporting?
Sabe qual é a diferença de investimento (há anos) no Volei) para conquistar o campeonato na negra do quinto jogo da final?
Sabe qual a diferença de investimento no Atletismo para continuar atrás no Feminino e continuamente a perder terreno para nós no Masculino?
Sabe qual a diferença de investimento no Basket e com décadas de avanço de estrutura, para só no ano passado terem ficado à nossa frente e do Porto?
Claro que não posso falar do ténis de mesa ou nas modalidades do desporto paralímpico ou adaptado porque é coisa que quase não existe para os lados de carnide. …. Dizem que isso é berlinde … ou caricas .
Um abraço e saudações leoninas
A época passada o Cherba fez um post com o quadro de títulos dos 3 grandes em que (salvo erro) perguntava se iríamos conquistar alguma das modalidades que faltavam para equilibrar as contas. Não equilibramos.
O Sporting não é apenas desporto mas tem de lutar e conquistar muitas delas, principalmente com a dimensão que tem e o arcaboiço financeiro que tem relativamente a todas as outras associações e agremiações.
Ver Novasemente e NunAlvares lutarem para chegar a uma final contra o Benfica entristece-me…
Cada um investe de acordo com o que quer e com o que ganha.
Nós também não investimos mais que o Braga, que a Oliveirense, que outros clubes?
Já chega desse argumento.
Lá fora ainda aceito, porque estamos a falar de 5 ou 10 vezes mais…
Cá, é o que é!
Investir, ou melhor, gastar metade do Benfic@ não nos impediu de sermos campeões nacionais de futebol, pois não?
O que se investe, por exemplo, no FF é ridículo… E mesmo assim só perdemos o campeonato porque empatámos contra o ultimo classificado num campeonato onde a qualidade média é deprimente.
O Cruijjf dizia, e bem, que nunca viu uma nota marcar golos… Não é só o dinheiro que conta. Se fosse, epá, o Benfic@ ganhava tudo em Portugal, e não ganha.
Conta muito a competência e a estratégia para cada modalidade ser competente.
Mandar embora o Paulo Freitas foi um erro.
E tem zero a ver com dinheiro. Tem a ver com vontade.
No FF vais me dizer que não podem meter mais 1M€ na modalidade?
Ou o problema é que não há vontade para isso?
O Benfic@ tem mais dinheiro, é verdade.
Há muito tempo que é assim, e vai continuar a ser assim.
Desistimos de competir?
Ou temos de ter visão e ser mais competentes?
No Andebol há uma visão e há competência.
No Atletismo há uma visão e há competência – que também há no Benfic@.
No Futsal há uma visão e há competência.
No Hóquei houve uma visão durante anos e competência. Agora não sei… Alguma competência haverá… Visão não sei!
O voleibol e o basquetebol têm zero visão e competência muito questionável… Melhorou a competência este ano no Voleibol… Não sei se há visão…
Há uma maior aposta no Benfic@, ainda que nem sempre com visão e com competência – o facto de terem modalidades que perdem regularmente atrapalha bastante porque cometem os mesmos erros que nós temos cometido no voleibol.
Enfim, nós que sempre nos batemos pelas modalidades, hoje estamos muito atrás do Benfic@ que, por exemplo, domina o feminino a 90%… Se fizerem os 33% que lhes cabem no masculino, dominam no geral…
E, para mim, como sportinguista, o que o Sporting faz no desporto feminino é manifestamente insuficiente e não honra o clube!
“O Benfica sagrou-se hoje campeão nacional da Divisão de Honra feminina de râguebi, após vencer o Sporting na final disputada no Jamor, por 25-0, e colocou um ponto final numa série de sete títulos consecutivos das ‘leoas’.”
Eu desfruto SEMPRE nas vitórias do Sporting – muito mais, sem comparação sequer, que nas vitórias de Portugal. Mas isso não me tolda o cérebro nem me cega!
Sou tão capaz de debater o Sporting depois duma vitória como depois duma derrota.
E, para que fique claro, eu questiono algumas coisas que se fazem nas modalidades e digo, claramente, que prefiro competir em 4 modalidades de pavilhão para as ganhar do que competir em 5 e vamos ver no que dá…
A maneira como introduziram o basquetebol foi errada e vamos ver que o FCP não vai introduzir assim nem o Futsal, nem o FF…
Muitos parabéns! Grande campeões! Era menino e adormecia nos anos setenta a ouvir o relato das grandes noites europeias do Sporting. A melhor equipa de sempre da modalidade, em todo o mundo.
Mais um título europeu para o Sporting! Somos enormes.
»As modalidades não estão bem, é mais do que óbvio.
O hóquei falhou em toda a linha«
Também acho. Não fora este falhanço e poderíamos ter feito algo na Champions. Ainda por cima tivemos o caminho facilitado para a final ao enfrentarmos os adversários que nos calharam.
Pois é. Mas tal não muda a nossa performance nas competiões internas – fantástica, não foi?
Quando se confunde exigência máxima com botaabaixismo, nada como vir falar depois de um grande vitória, para deitar abaixo os supostos “adversários internos”, “descrentes”, “viúvos”, etc, etc, etc.
Nenhum clube, nenhuma empresa, nenhuma organização que se pretenda de excelência se constrói sem exigência máxima – o que exige não sermos complacentes com nada que não funcione perto do seu máximo potencial, no que dependa de nós.
Exactamente Valdemar, mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. Ser do Sporting não é ser de um presidente, excepto se o presidente for aquele que eu quero. Já agora assume os teus nicks em vez de seres um rastejante invertebrado.
Merecidissimo, limparmos o Barça o fcporko e na final uma grande oliveirense, não é para todos, outra coisa importante é que nas modalidades já não é xito, embora eu espere mais 2 títulos (futsal e andebol) mas o “suponhamos” não é o “exactamente” e neste momento é o hóquei que já conquistou um título (o mais importante da modalidade) para as nossas modalidades…..
Quanto mais incensarem o vagabandas mais tempo vai demorar a sarar esta merda. Mas deve ser mesmo esse o propósito. Então com nicks gamados o propósito só pode mesmo ser o de manter o merdelim em lume brando
Anda, Miguel! Esta crise das modalidades está a ser espetacular! Este título vale mais do que os títulos todos do Panelas este ano no hóquei. Devias estar contente
12 Maio, 2024 at 16:53
Temos já com 4 Champions
Os tripas têm 3, os lampiões 2….
12 Maio, 2024 at 16:55
Parabéns, campeões! 🙂
12 Maio, 2024 at 16:57
E-xac-to. Grande boost para o título.
Girão, és Grande, Romero, és Deus.
12 Maio, 2024 at 17:00
Parabéns Campeões!
12 Maio, 2024 at 17:03
43° Título Europeu. A maior potência desportiva nacional!
Ecletismo!…
12 Maio, 2024 at 20:29
Trofeus europeus, não títulos europeus.
Em termos de títulos temos agora 32 títulos de campeão europeu:
https://www.martiperarnau.com/la-copa-de-europa-el-santo-grial/
(15 cross, 3 hockey patines, 2 atletismo femenino, 2 cross femenino, 2 fútbol sala UEFA, 2 goalball, 2 goalball femenino, 2 judo y 1 atletismo)
12 Maio, 2024 at 17:05
Parabéns grande Sporting és o maior entre os maiores.
12 Maio, 2024 at 17:05
Parabéns campeões. Orgulho enorme.
12 Maio, 2024 at 17:10
E com um percurso digno de registo, só assim de cabeça: Benfica, Barcelona e Porto no caminho.
12 Maio, 2024 at 17:10
O girão faz lá uma defesa ainda na primeira parte …. Que ídolo!!!
12 Maio, 2024 at 17:11
Brava Rapazes!!!
12 Maio, 2024 at 17:16
CAMPEÕES, CAMPEÕES,
NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!
12 Maio, 2024 at 17:16
Muitos parabéns leões!!!
Nunca pensei que conseguissem ganhar a prova!! Como estava enganado, felizmente!!
Mais um título europeu!!! Siga para o campeonato
12 Maio, 2024 at 17:30
Uma equipa , e o treinador principalmente, que durante esta época chegou a ser injustiçada por alguns perante alguns maus momentos.
Mas para mim foi sempre uma equipa com ADN Sporting.
Uma equipa que perante adversidades e face a rivais com mais recursos, dá sempre o que pode com um crença incrível
O que eles fizeram nesta Champions foi incrível. Incrível!
Não é a modalidade que mais sigo no Sporting, mas é mais uma das equipas que sigo incondicionalmente
12 Maio, 2024 at 17:46
Que discurso do Souto!!!!
12 Maio, 2024 at 17:33
Excelente vitória… Mas quando 4 equipas portuguesas chegam à final four… parece-me que o futuro da modalidade não é risonho…
🙁
Z
12 Maio, 2024 at 17:38
É aposta apenas para alguns.
Também no futsal tem sido assim, com.praticamente as mesmas equipas a lutarem pelos títulos europeus. É o que é…
12 Maio, 2024 at 18:19
1. O Sporting deve ganhar ou tentar ganhar qualquer competição, em qualquer modalidade em que participe. Esteja essa modalidade na moda ou não. Ser campeão do Padel ao Tiro ao Arco.
2. Hóquei tem uma tradição enorme em Portugal. Nem que seja uma modalidade que apenas se jogue em Portugal, é para vencer tudo. Ainda por cima uma secção que nos diz tanto. Prefiro uma LC em hóquei ou futsal do que 2 LC no Voleibol ou no Basket(embora fosse também muito positivo).
3. Estiveram 4 equipas da final four, porque essas mesmas equipas portuguesas eliminaram as espanholas e italianas que estavam em prova. Temos a melhor liga do mundo, é normal termos os melhores jogadores e as melhores equipas.
12 Maio, 2024 at 19:21
Z, já há uns 6 anos para cá que o Campeonato português é, de longe, o mais competitivo do mundo.
Foram estas equipas com todo o mérito e, nesta final four houve um jogo decididio a penalties e os outros 2 pela diferença mínima.
Isto quer dizer que qualquer das 4 equipas poderia ter conquistado o título sem muita injustiça.
E é bom lembrar que há ainda o Benfica, o Valongo e o Sporting de Tomar que ficaram de fora das decisões finaisneste ano, mas também marcaram presença nas final four (e algumas finais) das Taças europeias nos últimos 3/4 anos.
E isso também se tem refeletido a nível de seleções e na incrível retoma de praticantes nos escalões mais novos da modalidade.
O que eu acho verdadeiramente um caso de estudo é Portugal, com tão pouca população e tão pouco PIB, conseguir destaques desportivos assinaláveis em várias modalidades, seja por Clubes, por seleções, individuais, no desporto adaptado, e até nos 2 géneros (embora o feminino ainda esteja e fase de afirmação internacional em algumas das modalidades, já começa a aparecer muito mai com destaque).
É ver o que acontece com o Futebol, o Hoquei, o Rugby, o Andebol, o Atletismo, o Judo, o Goalball e agora até a Ginástica e a Natação
E é um enorme orgulho poder perceber o enormíssimo contributo do Sporting Clube Portugal para esta importante (porque mediática) vertente da afirmação externa do nosso País.
Um abraço e saudações leoninas
12 Maio, 2024 at 20:15
Por alguma razão dizem que vencer o camp. português é mais difícil que ser camp. europeu!
Mas a modalidade está bem, mesmo que sempre os mesmos países dominem.
PT, ES e IT e fora da Europa entra a Argentina ao barulho.
Isto é o mesmo que o hóquei no gelo ou hóquei em campo, uns países ligam a isso e outros ignoram por completo.
12 Maio, 2024 at 17:50
Fizemos história
Os jogadores foram bravos num jogo muito difícil.
A superação á Sporting foi fantástica
O clube está a viver momentos lindos
Neste momento somos o melhor clube de Portugal
12 Maio, 2024 at 17:58
Não tens a mínima noção de quantos títulos o Benfic@ já conquistou este ano… infelizmente!
12 Maio, 2024 at 18:02
Que comentário fodasse….
12 Maio, 2024 at 18:05
Achas realista o que o Chico afirmou?
Sinceramente.
12 Maio, 2024 at 18:25
Que o Sporting é o melhor clube em Portugal? Obviamente.
Não sei porque raio têm de meter sempre o Benfica ao barulho.
Assim de cabeça, vencemos o campeonato de futebol, liga dos campeões em hóquei, taça de portugal em vólei, com muito menos investimento levámos a final à negra, chegámos aos quartos da liga europeia em andebol e estamos muito bem encaminhados para sermos campeões nacionais, no futsal somos os grandes favoritos à conquista do campeonato.
Sim, o Benfica tem vencido títulos. Mas isso invalida que nós também não possamos estar a fazer uma época positiva no geral? Falhámos em alguns objetivos que eles sucederam, e outros vice-versa.
Mas sim, o Benfica vencer o campeonato de futsal feminino deve-nos deixar apreensivos.
12 Maio, 2024 at 19:21
O Sporting é o melhor clube para qualquer sportinguista… E não o é “actualmente” como o Chico diz, só porque ganhámos o campeonato de futebol e a CL de Hóquei…
É um absurdo dizer uma merda dessas quando, por exemplo, o Benfic@ limpa tudo no feminino, excepto no voleibol que ganhou o Porto. Inclusive ganharam o campeonato de atletismo de pista coberta, que era nosso há mais de 10 anos…
Agora, se há calimeros que ficam melindrados por se dizer a verdade e apontar factos, enfim, é problema vosso…
12 Maio, 2024 at 20:17
Vai na volta ainda vamos ver aqui este vira-casacas dizer que sente falta do grande Presidente Bruno de Carvalho.
12 Maio, 2024 at 21:29
É graças a ele que temos hóquei!
12 Maio, 2024 at 19:19
Foda-se, Escreve-se foda-se.
12 Maio, 2024 at 18:11
Miguel, conquistamos o Futebol Senior Masculino e a Champions de Hóquei.
Já superamos a época passada…
12 Maio, 2024 at 18:26
Já superamos quase todas as outras temporadas no clube.
Olha fodasse…. Que conversa
Tens que superar isso rapaz
Ganhamos 3 Champions de hóquei e 2 no futsal nos últimos 5 anos
Mais 2 campeonatos no futebol!!
E sim, incluindo também a época passada
12 Maio, 2024 at 18:54
Temos uma noção da dimensão do Clube completamente distintas…
12 Maio, 2024 at 19:00
Enquanto puseres a tua fixação por determinadas pessoas á frente de qualquer conversa á volta do clube vais sempre andar neste registo.
12 Maio, 2024 at 19:10
Um Clube é mais que pessoas e 3 modalidades.
E um Clube como o Sporting é muito mais que só desporto.
Aqui também estamos em campos diametralmente opostos…
12 Maio, 2024 at 19:16
Não vale a pena, JHC…
Tens um debate melhor com uma parede, que tem mais bom senso!
12 Maio, 2024 at 19:23
Enfim, temos de levar com estas merdas…
Há poucos anos limpámos as 5 modalidades de pavilhão… que é uma cena rara de acontecer por cá.
12 Maio, 2024 at 20:19
Essa é que foi a época, mas foram 4 modalidades de pavilhão mais o fut.fem. E como recompensa correram com o Presidente…. aqui se vê bem as prioridades!
12 Maio, 2024 at 18:16
Sabes ler ? Eu disse neste momento. É a minha opinião. Neste momento . A vida é o momento, daqui a 2 dias até podemos estar mortos
12 Maio, 2024 at 18:25
O Sporting será sempre o melhor, quer ganhe ou não…
12 Maio, 2024 at 18:29
Para nós, sempre. Agora, hoje somos para todos
12 Maio, 2024 at 19:25
Dizes tu!
O Benfic@ tem muito mais títulos esta época do que nós… Ou já só interessa o futebol?
12 Maio, 2024 at 20:17
O Miguel tem de arranjar argumentos para justificar o seu catastrofismo do início de época: nas modalidades é para perder tudo, no futebol o Porto e o Conceição são os maiores. Deve ser lixado agora perceber que as previsões foram uma boa merda.
12 Maio, 2024 at 21:43
Ah! Ah! Ah!
Deves estar-me a confundir…
Eu fui o único aqui a prever uma época fraca do FCPorto…
Deixa de ser parvo, caralho. Que figurinha idiota que fizeste…
12 Maio, 2024 at 19:28
Quantos Miguel?
Volei Masculino (onde eram crónicos passeios e tiveram de ir à negra) e Futebol Feminino (mas este ano com um grande aperto e um empurrãozito arbitral), muito provavelmente Futsal Feminino (mas também aqui já sem a hegemonia categórica dos últimos 10 anos).
O resto está para se ver mas as probabilidades não lhes são nada favoráveis.
E, diga-se, o investimento dos lampiões é mais do dobro do nosso em menos de metade das Modalidades.
Um abraço e saudações leoninas
12 Maio, 2024 at 20:04
Caro Álvaro,
Não são apenas essas.
São Campeonatos, Taças de Portugal, Taças da Liga( as que têm), Supertaças, títulos todas as semanas.
No Feminino limpam praticamente tudo (e nós vamos extinguindo, como o Hóquei Feminino).
Tenho um colega benfiquista que mais não faz que enviar-me uma mensagem a cada nova conquista.
E felizmente que na formação também estão com as mesmas dificuldades que nós contra outros adversários.
Felizmente ainda cá estão Carlos Carneiro (excelente trabalho!), Girão, Nolito, Jorge Fonseca entre outros para alimentar com brio e transmitir carácter leonino as nossas conquistas. Mas não podemos fingir que hoje o Clube está extremamente endividado e a conquistar cada vez menos…
12 Maio, 2024 at 20:21
Esse colega deve andar sempre no marquês….
Ou então não…
O que interessa é dizer que a lampionagem é campeã em Campismo
12 Maio, 2024 at 20:29
Eu já não meto conversa.
Esse já tem um almoço a pagar a conta do futebol.
12 Maio, 2024 at 21:45
Álvaro, no fim fazemos as contas mas digo-te já que estás desactualizado…
13 Maio, 2024 at 1:21
Pois estou!
Por isso é que talvez convenha fazer as contas no fim.
Até agora:
Sporting ganhou o FM sem espinhas
Benfica ganhou o Vólei com espinhas (após quase uma décda de domínio quase total).
Benfica ganhou o FM com o incondicional apoio da APAF.
(O curioso era que … em outras eras … não muito distantes … os rivais diziam que qualquer título conquistado pelo Sporting – como não era no FM – era de berlindes ou de caricas. MUDAM-SE OS TEMPOS MUDAM-SE AS VONTADES; no caso dos lampiões … mudam-se as hegemonias … sobrevalorizam-se as modalidades (onde até já colocam conquistas antecipadas ou feitos imaginários)
As outras contas convém fazer mesmo no fim: como na Champions do Hóquei em que, na fase de grupos, porque perdemos em casa com os rabolhos, já diziam que estávamos eliminados e, afinal, quem ficou atrás foi o “colossal” ass-hole-bê e o “paupérrimo” Sporting ainda teria de eliminar Barcelona, Porto e Oliveirnese para se sagrar DE NOVO Campeão Europeu; ou como no futsal em que após o 2º jogo com o Braga na fase regular já nos punham no 2 lugar e a disputar a meia-final dos playoff com o fifica … afinal parece que ficámos em 1ºs da Fase regular.
Até no Andebol … bastou perder 1 jogo no Dragão Caixa para começarem a duvidar da conquista do título (pô … foi uma derrota, no Porto, em 26 jogos para o Campeonato; os outros 25 são tudo VITÓRIAS … o tal colosso vermelhusco nem nos seus sonhos mais húmidos pode esperar melhor que um 3º lugar a larga distância dos rivais).
Já agora algumas simples perguntas (para consultarem no Google, talvez):
quantos títulos europeus conquistaram os rabolhos desde que ganharam esa tal de “hegemonia” nas modalidades?
nos últimos 9 anos, quantos títulos europeus conquistaram as toupeiras e quantos os leões?
EM TODA A SUA HISTÓRIA, QUANTOS TÍTULOS EUROPEUS E INTERCONTINENTAIS CONQUISTARAM – JUNTOS – TRIPEIROS E TOUPEIRAS E QUANTOS CONQUISTARAM OS LEÕES?
E EM QUANTAS MODALIDADES? [AQUI CONVÉM LEMBRAR QUE O SPORTING É O CLUBE MUNDIAL COM TÍTULOS CONTINENTAIS E INTERCONTINENTAIS CONQUISTADOS EM MAIS MODALIDADES: SETE (7!!!)]
Mesmo que os carmesins conquistassem uma porrada de títulos nacionais este ano, isso não os tornaria mais ecléticos que o Sporting. Essa é uma argumentação à Trolha da Cidade dos Arcebisbos que, porque num ano ficou à frente do Sportimg e no seguinte foi finalista da Liga Europa, se punha em bicos de pés a dizer que o 3º grande era o Braga e não o SCP. Nem uma andorinha faz uma primavera, nem uma primavera faz um bando de andorinhas (diria que o que se passou naqueles anos foi um “fenómeno conjuntural de alteração climática”).
O fifica e até o Porto, ainda têm de comer muito pão para voltar a ganhar a hegemonia conjuntural e ainda mais para ganhar a hegemonia histórica sobre o ecletismo leonino.
O único factor que os permitiu “sonhar” em se aproximarem foi o descalabro pré-(c)roquetista, (c)roquetista e pós- (c)roquetista (de Lopes, o Santana até Lopes, o Godinho) em que o despudor eclitista ia acabando progressivamente com o ecletismo fechando modalidades atrás de modalidades e encerrando Pavilhão e NAV.
Que se não esqueça que outro dos MUTOS apports positivos do “maluco coreano que entrou em burnout e vestia casco de cabedal” foi reverter essa situação calamitosa e passar de 27 modalidades a definhar para 54 modalidade cheias de pujança e ainda criar condições para a sua sustentabilidade, quer ao fazer aprovar em AG que a TOTALIDADE das verbas das quotas dos associados permanecessem no Sporting Clube e nem 1 quota fosse entregue às contas da Sporting SAD, quer ao conseguir concretizar, com a mobilização de sócios e adeptos, a construção do mais moderno pavilhão multidesportivo do País.
São TODAS essas contas que eu faço. Não me deixo iludir pela conjuntura da “Espuma dos Dias”. O nosso ecletismo está imtrincado na nossa massa adepta. Viu-se hoje, na conquista e na festa, com centenas de sportinguistas, idefectíveis apoiantes da equipa a esperar a sua chegada ao PJR para celebrar em FAMÍLIA: e viu-se na cultura de compromisso eclético dos atletas , quando vês os irmãos Paçó ou os jovens de outros escalões do hóquei a celebrar com os novos campeões europeus uma conquista que MUITO BEM também sentem com sua.
E é por estas e por outras que não fico minimamnet preocupado com as bravatas e muito memos com a garganta dos rivais. Para chegarem aonde nós estamos e aonde nós ainda podemos evolir exponencialmente teriam de ser OUITROS Clubes. Não é com a sua “cultura” (ou ausência dela), não é com a sua soberba, não é com a submissão promordial dos seus atletas aos valores monetários em vez de valorizrem em primeiro lugar o compromisso com as cores, o emblema, a História, os valores e a estrutura associativa FAMILIAR, não será nunca com nada disso que nos consegurão REALMENTE fazer oposição. Até poderão conseguir algumas conquistas, ora fruto de muito mais investimento , ora fruto de muita batota … mas como nem uma nem outra duram eternamente .. se não houver o resto … que nós temos … demorarão décadas a destronar-nos. Para já a tendência até tem jogado anosso favor!
Saudações leoninas
12 Maio, 2024 at 22:46
Álvaro sempre tive respeito pelas tuas opiniões aqui na Tasca. Tive e tenho. Ontem fiquei fxxxo com as freiras no futebol feminino.
Nas modalidades femininas estamos atrás do carnide, exceto no Atletismo.
Sei que a lampionagem gasta muito mais que nós nas modalidades.
12 Maio, 2024 at 18:06
Os mais honestos e mais gamados sempre fomos.
Desportivamente…
12 Maio, 2024 at 19:10
Ganhámos o título nacional de futebol. Nas modalidades estamos muito atrás dos lamps.
12 Maio, 2024 at 19:47
Quias modalidades José?
Andebol? Hóquei? Basquetebol? Atletismo? Natação? Ginástica? Ténis de Mesa? (nem falo das paralímpicas e desporto adaptado).
Sabe qual a diferença de investimento no Futebol Masculino para não serem campeões e arriscar não estar na Champions?
Sabe qual a diferença de investimento no plantel de Futebol Feminino para só serem campeãs na última jornada graças a uma de muitas arbitragens que as beneficiou (confirmando que lhes dá mais proveito competitivo o “investimento” nas estruturas reguladoras que nas condições desportivas)?
Sabe qual é a diferença de investimento no Andebol para acabarem a época com menos de 20 pontos que o Sporting?
Sabe qual é a diferença de investimento (há anos) no Volei) para conquistar o campeonato na negra do quinto jogo da final?
Sabe qual a diferença de investimento no Atletismo para continuar atrás no Feminino e continuamente a perder terreno para nós no Masculino?
Sabe qual a diferença de investimento no Basket e com décadas de avanço de estrutura, para só no ano passado terem ficado à nossa frente e do Porto?
Claro que não posso falar do ténis de mesa ou nas modalidades do desporto paralímpico ou adaptado porque é coisa que quase não existe para os lados de carnide. …. Dizem que isso é berlinde … ou caricas .
Um abraço e saudações leoninas
12 Maio, 2024 at 20:15
A época passada o Cherba fez um post com o quadro de títulos dos 3 grandes em que (salvo erro) perguntava se iríamos conquistar alguma das modalidades que faltavam para equilibrar as contas. Não equilibramos.
O Sporting não é apenas desporto mas tem de lutar e conquistar muitas delas, principalmente com a dimensão que tem e o arcaboiço financeiro que tem relativamente a todas as outras associações e agremiações.
Ver Novasemente e NunAlvares lutarem para chegar a uma final contra o Benfica entristece-me…
SL
12 Maio, 2024 at 20:39
Sempre a desculpa do investimento…
Cada um investe de acordo com o que quer e com o que ganha.
Nós também não investimos mais que o Braga, que a Oliveirense, que outros clubes?
Já chega desse argumento.
Lá fora ainda aceito, porque estamos a falar de 5 ou 10 vezes mais…
Cá, é o que é!
Investir, ou melhor, gastar metade do Benfic@ não nos impediu de sermos campeões nacionais de futebol, pois não?
O que se investe, por exemplo, no FF é ridículo… E mesmo assim só perdemos o campeonato porque empatámos contra o ultimo classificado num campeonato onde a qualidade média é deprimente.
O Cruijjf dizia, e bem, que nunca viu uma nota marcar golos… Não é só o dinheiro que conta. Se fosse, epá, o Benfic@ ganhava tudo em Portugal, e não ganha.
Conta muito a competência e a estratégia para cada modalidade ser competente.
Mandar embora o Paulo Freitas foi um erro.
E tem zero a ver com dinheiro. Tem a ver com vontade.
No FF vais me dizer que não podem meter mais 1M€ na modalidade?
Ou o problema é que não há vontade para isso?
O Benfic@ tem mais dinheiro, é verdade.
Há muito tempo que é assim, e vai continuar a ser assim.
Desistimos de competir?
Ou temos de ter visão e ser mais competentes?
No Andebol há uma visão e há competência.
No Atletismo há uma visão e há competência – que também há no Benfic@.
No Futsal há uma visão e há competência.
No Hóquei houve uma visão durante anos e competência. Agora não sei… Alguma competência haverá… Visão não sei!
O voleibol e o basquetebol têm zero visão e competência muito questionável… Melhorou a competência este ano no Voleibol… Não sei se há visão…
Há uma maior aposta no Benfic@, ainda que nem sempre com visão e com competência – o facto de terem modalidades que perdem regularmente atrapalha bastante porque cometem os mesmos erros que nós temos cometido no voleibol.
Enfim, nós que sempre nos batemos pelas modalidades, hoje estamos muito atrás do Benfic@ que, por exemplo, domina o feminino a 90%… Se fizerem os 33% que lhes cabem no masculino, dominam no geral…
E, para mim, como sportinguista, o que o Sporting faz no desporto feminino é manifestamente insuficiente e não honra o clube!
12 Maio, 2024 at 21:18
Até no rugby feminino, que eram heptacampeãs, perderam esta época para as rabolhas.
12 Maio, 2024 at 21:20
“O Benfica sagrou-se hoje campeão nacional da Divisão de Honra feminina de râguebi, após vencer o Sporting na final disputada no Jamor, por 25-0, e colocou um ponto final numa série de sete títulos consecutivos das ‘leoas’.”
12 Maio, 2024 at 21:20
(28 jan 2024)
12 Maio, 2024 at 21:40
Mas dizer isso fica mal e é populismo…
Falta de paciência para o politicamente correcto!
Eu desfruto SEMPRE nas vitórias do Sporting – muito mais, sem comparação sequer, que nas vitórias de Portugal. Mas isso não me tolda o cérebro nem me cega!
Sou tão capaz de debater o Sporting depois duma vitória como depois duma derrota.
E, para que fique claro, eu questiono algumas coisas que se fazem nas modalidades e digo, claramente, que prefiro competir em 4 modalidades de pavilhão para as ganhar do que competir em 5 e vamos ver no que dá…
A maneira como introduziram o basquetebol foi errada e vamos ver que o FCP não vai introduzir assim nem o Futsal, nem o FF…
12 Maio, 2024 at 17:50
Muitos parabéns! Grande campeões! Era menino e adormecia nos anos setenta a ouvir o relato das grandes noites europeias do Sporting. A melhor equipa de sempre da modalidade, em todo o mundo.
Mais um título europeu para o Sporting! Somos enormes.
12 Maio, 2024 at 17:56
Todos os que vivam nos arredores de Lisboa têm que estar às 21.30 no pavilhão João Rocha a receber esta grande equipa de campeões.
12 Maio, 2024 at 17:56
https://www.record.pt/modalidades/hoquei-em-patins/detalhe/alejandro-dominguez-emocionado-faltei-a-muitos-jogos-devido-a-um-problema-pessoal?ref=HP_Ultimas
12 Maio, 2024 at 18:04
Lido na Tasca ontem,
»As modalidades não estão bem, é mais do que óbvio.
O hóquei falhou em toda a linha«
Também acho. Não fora este falhanço e poderíamos ter feito algo na Champions. Ainda por cima tivemos o caminho facilitado para a final ao enfrentarmos os adversários que nos calharam.
Talvez para o ano…
12 Maio, 2024 at 18:07
🙂 Também li.
O eterno pessimismo e o receio do gamanço misturam-se muitas vezes…
13 Maio, 2024 at 8:49
Pois é. Mas tal não muda a nossa performance nas competiões internas – fantástica, não foi?
Quando se confunde exigência máxima com botaabaixismo, nada como vir falar depois de um grande vitória, para deitar abaixo os supostos “adversários internos”, “descrentes”, “viúvos”, etc, etc, etc.
Nenhum clube, nenhuma empresa, nenhuma organização que se pretenda de excelência se constrói sem exigência máxima – o que exige não sermos complacentes com nada que não funcione perto do seu máximo potencial, no que dependa de nós.
De nada.
Parabéns pela nossa enorme conquista de ontem!
13 Maio, 2024 at 11:29
Tudo dito, Sniper!
12 Maio, 2024 at 18:08
Que mudança de discurso.
Dantes o Sporting não era só um homem, nem que fosse o presidente.
Hoje é o reinado do rei Varandas.
Acho espetacular o baixar de calças.
12 Maio, 2024 at 20:33
Exactamente Valdemar, mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo. Ser do Sporting não é ser de um presidente, excepto se o presidente for aquele que eu quero. Já agora assume os teus nicks em vez de seres um rastejante invertebrado.
12 Maio, 2024 at 18:46
Fdx, comentem com os vosso nicks!!
12 Maio, 2024 at 20:15
Bem me pareceu!
12 Maio, 2024 at 18:50
Merecidissimo, limparmos o Barça o fcporko e na final uma grande oliveirense, não é para todos, outra coisa importante é que nas modalidades já não é xito, embora eu espere mais 2 títulos (futsal e andebol) mas o “suponhamos” não é o “exactamente” e neste momento é o hóquei que já conquistou um título (o mais importante da modalidade) para as nossas modalidades…..
12 Maio, 2024 at 19:16
Uma modalidade que não sigo, mas sabe sempre bem ver o Sporting a conquistar mais um título, desta vez internacional. Muitos parabéns
12 Maio, 2024 at 19:25
Quanto mais incensarem o vagabandas mais tempo vai demorar a sarar esta merda. Mas deve ser mesmo esse o propósito. Então com nicks gamados o propósito só pode mesmo ser o de manter o merdelim em lume brando
12 Maio, 2024 at 19:46
Parabéns Sporting!! Parabéns à secção de hóquei. Mais um título internacional para a nossa Glória!
12 Maio, 2024 at 20:44
Parabéns aos nossos novos campeões europeus em hóquei.
12 Maio, 2024 at 21:12
Um post de uma conquista, vem sempre discussões de merda, ou se ganhamos pouco com este ou com o outro.
Ou os que fazem do outro da segunda circular.
Somos campeões Europeus de Hóquei.
São 5 títulos Europeus nos últimos 5 ou 6 anos? É desfrutar.
12 Maio, 2024 at 21:21
Mai nada!
12 Maio, 2024 at 21:41
Podes crer…
Idolatram a infelicidade.
Só falta falar na falta de exigência depois de sermos campeões europeus.
Grande Vítoria.
Mais uma grande alegria para os sportinguistas.
12 Maio, 2024 at 21:49
De 2000 à 2013, 13 anos = 2 títulos europeus
De 2013 à 2024, 11 anos = 21 títulos europeus
13 Maio, 2024 at 7:36
Sporting Clube de Portugal foi fundado em 1906
13 Maio, 2024 at 11:35
De 1906 à 2013, 107 anos!!! = 22 títulos europeus
12 Maio, 2024 at 21:43
O pavilhão João Rocha já está a ficar bem composto para a festa aos campeões europeus
12 Maio, 2024 at 21:49
Binde pá festa!!!!
12 Maio, 2024 at 21:51
Anda, Miguel! Esta crise das modalidades está a ser espetacular! Este título vale mais do que os títulos todos do Panelas este ano no hóquei. Devias estar contente
12 Maio, 2024 at 21:55
Ja estou no JR !
Vinde para a festa !
12 Maio, 2024 at 23:05
Onde estás?