Já cancelei a sport TV para o dia a seguir ao chaves.
Mas já tenho lugar cativo no sofá principal da sala …
Sport tv , muito mau.
Que balurdio paguei só para ver os jogos do Sporting.
Mas como tive o feeling que a coisa podia correr bem….quis ver todos os jogos em casa….e ainda bem.
Foi um Leão que se lembrou de mim e … Me ofereceu um bilhete!!!
Vou com alegria!!!
Será o regresso, trajado a rigor … Vou levar um cachecol d’A Tasca do Cherba, cachecol de campeão de 1999/2000, camisola SCP e, só não sei se leve o boné da JL, pois tenho receio que , na revista de entrada do estádio me retirem o mesmo e tenha que prescindir da entrada …
“Está escolhido o sucessor de Filipe Celikkaya que terminou ciclo de quatro épocas; Toda a equipa técnica sub-23, liderada por João Pereira, será ‘promovida’; Despedida marcada para esta sexta-feira num almoço entre o plantel”
Será que o Neto vai treinar a equipa sub-23 e seguir os passos do João Pereira?
Foi no João Pereira que pensei quando ontem disse que íamos promover dentro de casa. Acho que é sempre a melhor solução até porque é um gajo que já sabe como funciona o clube. Os sub23 ficaram em 2o com -1 ponto que o Estoril, mas pelo que fui lendo jogavam bom futebol, e andavam muito menos às aranhas do que a equipa B.
Pena é o João Pereira também ser lampião, ou se calhar também já não é. Não sei, isto de tentar proteger a “casta” tem dessas coisas.
Eu não. Acho que o Neto teria sempre de fazer um trajeto parecido com o do João Pereira até para ter tempo de tirar o curso em condições e para ganhar conhecimentos extras. Isto claro se o Neto quiser ser já treinador.
Sim mas o João Pereira começa como adjunto dos sub23, e se não estou em erro treinou primeiro escalões inferiores. O Neto sair de jogador e ir logo para treinador principal dos sub23 não me parece fazer sentido. Aliás acho que o Sporting tem de perder esta mania de ter gajos a treinador sem que tenham o curso acabado, é sempre só mais uma razão para que nos caiam em cima, o que acontece sempre que possivel.
Parece-me muito prematuro. Sair de jogador e pegar logo nos sub23 assim.
Só se o Neto já se está a preparar desde o final da época, se já prepara a pré-época, já conhece os jogadores, já conhece quem vai estar com ele…mas é dificil.
Eu apontaria sempre para um percurso semelhante ao do JP. Sair de jogador, ser adjunto nos sub23, apalpar terreno… E depois ir para principal quando já perceber bem como funciona a equipa sub23.
Mas só quem os conhece é que sabe. Também é verdade que hoje parece +- evidente que o JP podia ter sido logo principal dos sub23, porque a merda que lá estava não valia nada….
Não sei…vamos ver. Também não é fácil arranjar um treinador que tenha o Neto a adjunto e que sabe que…tem os dias contados.
É arranjar outro Ferro. O Ferro ainda lá está. É arranjar um adjunto competente como treinador, e depois passa a pasta. Se é para promover o Neto que se arranje um Ferro, enquanto o Neto tira o curso. Pessoalmente acho que o Neto perder um ou dois anos a ser adjunto não tem problema nenhum, até porque vai conquistando o lugar, vai avaliando o talento, e o facto de ter menos responsabilidades dá-lhe outra margem para crescer. Mas isto sou eu, claramente que pode assumir já e correr bem.
Se ele estiver preparado (e o Amorim consegue avaliar isso melhor do que ninguém), também não vale a pena adiar e andar a pastar com treinadores fracos.
A escolha deve ser quem está mais preparado para assumir essa função. Não pelo curso ou pela idade ou outra coisa qualquer. Se o Neto está preparado, siga. Se o Neto precisa de tempo (que acho que é o normal), que o tenha e que se procure quem esteja mais preparado.
O paulinho já tem o curso de 1º nível por exemplo.
Não sei se o Neto já não estará mais avançado nessa questão.
Depois vocês acham mesmo que é preciso ter um curso para ser melhor ou pior treinador?
Não é preciso dar muitos exemplos.
Basta dizer o nome do Ruben Amorim.
E esta hein?!?!
O Neto ou tem o perfil ou não tem.
Assim como o João Pereira tinha.
Isso de andar a aprender com outros treinadores que só lá estão para aquecer também não acho nada justo.
E tenho dúvidas que a passagem de pasta seja feita da melhor maneira sabendo o destino que já tem.
Sobre “o Sporting tem de perder esta mania de ter gajos a treinador sem que tenham o curso acabado”:
Não me parecem necessárias mais provas que não ter o curso não faz de quem tenha talento para ser treinador, menos treinador. Não quero com isto desvalorizar o curso. Mas deve haver muito boa gente com o curso e com menos experiência de bola que o Neto.
Por outro lado, acho que o Neto não iria para os Sub-23 ensinar a fazer receções, passes ou remates. Se é por questões táticas (ou mesmo de atitude competitiva) penso que ter alguém que sabe perfeitamente o que é estar no nível acima onde todos quererão (em principio) chegar, quer em termos de jogo quer em termos de forma de estar (e aqui o Neto é irrepreensível) é uma mais valia.
Confiarei no que o RA decidir sobre isso. Porque aposto que a decisão é dele!!
Absolutamente de acordo que para jogadores e principalmente jogadores deste nivel, o curso é um pró-forma. O que têm a aprender é a treinar, o curso não lhes pode ensinar grande coisa que já não saibam.
Quanto ao neto não ir ensinar a fazer receções, passes ou remate, espero que estejas enganado. É bom que vá. É parte crucial do crescimento dos jogadores e uma das enormes mais valias do Amorim…a forma como os jogadores melhoram tecnicamente com ele.
A esmagadora maioria dos jogadores do Sporting, quanto mais tempo estão com o Amorim, melhor recebem a bola, melhor orientam a recepção, melhor passam longo….
Quando te aproveitas das regras soltas de um lobby, eventualmente o lobby, principalmente um como o curso de treinadores, vai apertar as regras. Ainda este ano mandaram vir com o João Pereira, quando foi com o Amorim já foi um banzé, na 2a tenho ideia que também fizeram isso. Porque o Neto tem conhecimentos extra, não vejo necessidade em apressar algo que pode ser feito com tempo e naturalidade, ao mesmo tempo que se continua a antagonizar uma organização que dita quem treina e quem não treina.
Quanto às receções, é quase como o Tiago. Se não for ensinar acaba por perder um bocado de capacidade de progressão. Aliás, um gajo vai ver os treinadores de sucesso que foram jogadores, tudo médios. Ancelotti, Zidane, Guardiola, agora o Xabi Alonso (ainda hoje vi um vídeo dele nos treinos e o nível técnico dos passes dele é uma coisa do outro Mundo), o Amorim, Thiago Motta. Tudo médios.
Por isso é que digo que não deve haver pressa, porque o Neto vai ter de se destacar através dos conhecimentos táticos que tem de adquirir, e não pelas qualidades técnicas que não tem. A leitura de jogo vai ser importante para incutir nos centrais, mas no futebol moderno até o central vai ter de saber fazer passes e aprender a ler o jogo.
Parece ter o nível 2 e precisar do 4. Claro que andarmos nestas brincadeiras, tivemos o Amorim, temos o João Pereira, já querem por o Neto no mesmo role, não é bom. Principalmente num lobby, que pode perfeitamente criar todo o tipo de dificuldades e retardar a formação desta malta. Ao fim do dia conseguem ser treinadores quem a ANTF quer, e por isso estar aqui a antagonizar entidades, sem necessidade nenhuma, não me parece ser o correto.
É quem paga e quem preenche os critérios. Não é “à la carte”.
O Amorim não teve entrave nenhum, PB não teve entrave nenhum…ninguém tem. É sempre uma questão de terem tempo para tirar. Têm de ter tempo, têm de ter estágios como adjuntos e tal…
Eu não estou em desacordo, o que digo é que não há necessidade para se estar a usar estes atalhos, que só antagonizam malta que normalmente está sempre mais do que confiante para nos tentar fder. Se o JP pode tirar o curso em 3 ou 4 anos, qual a necessidade de andarmos nisto? Ele podia perfeitamente ser adjunto enquanto tirava o curso, tal como foi no primeiro ano com certeza.
Eu acho que é fácil seguir as regras, não me parece ser algo do outro mundo, os outros fazem, não vejo o porquê de nós não o fazermos.
Mas os estágios, com certeza que há licenças para tirar, etc porque enchem essas merdas de burocracia para tirar o máximo de dinheiro disponível, têm de vir da ANTF, digo eu, desconhecendo completamente como funciona. E acredito que haja linhas de espera, haja cenas planeadas, etc, e isso pode chegar mais cedo ou mais tarde, se a ANTF quiser.
Eu só não acho que haja necessidade para estas coisas, de processos para aqui e para ali, até porque quanto mais cedo eles poderem estar no banco a mandar, como querem mandar melhor.
É ter o tempo de estágio (ou melhor, tempo de exercício de funções como adjunto (mais propriamente…não é estágio tipo advogados), ter sido jogador profissional (que dá prioridade) e dinheiro…eles têm sempre tudo. Por isso é que é só uma questão de tempo e eles fazem o curso o mais rápido que é possivel.
“Quanto ao neto não ir ensinar a fazer receções, passes ou remate, espero que estejas enganado. É bom que vá.”
Porra também acho.
Se até o Amorim deve malhar ainda mais nos jogadores da A quanto mais os da B ou Sub-23.
Passe, receção, desmarcação, posicionamento, pressão, remate, até o controlo dos movimentos do corpo…merdas básicas que fazem toda a diferença.
Em relação aos níveis de curso de treinador é das merdas que mais nojo me dá.
É só mais uma merda para sacar dinheiro e dar tacho a treinadores de merda.
Fora o corporativismo merdoso que existe.
Lá está quem não sabe ensina.
E tudo serve para mamar à conta de quem realmente trabalha.
Em vez de ajudarem muitas vezes só prejudicam.
Não sei se o Neto tem competências para treinador ou não.
Agora acho que fora as merdices já faladas não vejo qual o impedimento que possa surgir dele assumir a liderança da equipa sub 23.
Motivação os miúdos não iriam sair prejudicados.
Já questões táticas e técnicas não sei o real valor do Neto.
“Em relação aos níveis de curso de treinador é das merdas que mais nojo me dá.
É só mais uma merda para sacar dinheiro e dar tacho a treinadores de merda.
Fora o corporativismo merdoso que existe.”
Também é o que eu acho, mas isto é o mais natural num país com muito chico esperto, e pouca cultura desportiva.
Eu acho que um jogador de futebol a certo nível adquire intangíveis que o curso não ensina, ao mesmo tempo que ganha um conhecimento técnico tático natural, e por isso o curso acaba por ser mais uma formalidade do que outra coisa. De qualquer maneira são as regras que há, e acho que podíamos perfeitamente não antagonizar quem as faz, seguindo as regras. É só isso que eu digo.
Eu disse estágio por simplificação mas não é preciso.
É só trabalhar um tempo num cargo com o nivel que tiverem.
Tipo, se queres ter nivel 3 para entrar no curso (que é um mês ou lá o que é no verão), tens de estar 1 ano a trabalhar num cargo de nivel 2 (tipo adjunto de uma equipa profissional). Não é preciso nenhuma aprovação, é apenas ter estado nesse cargo.
Ando a procura dos resultados desta época na formação.
Normalmente quando ganhamos há publicidade. Como ainda não li nada, ou estão a finalizar ou foi outra época a ver os outros a comemorar…
Não me parece que o Amorim fosse estupido o suficiente para fazer isso. Arriscar o campeonato a meter um puto a frio e que quando jogou não deu segurança nenhuma, ficar sem suplente, para inventarem uma lesão só para o Adan não renovar.
E se fosse assim já o Adan se tinha desbroncado. É impossivel um gajo ser “enrolado” dessa maneira e não se atirar a tudo.
E se fosse possivel, era o gajo mais manso e flexível de sempre e por isso até era simples chegar a acordo com o Adan para sair na mesma e tê-lo no banco para eventualidades.
Não acredito por 1 segundo nessa teoria. Parece-me uma coisa MESMO descabida e que nunca na vida seria possivel manter em segredo.
Eu acho que a expulsão dele e a resposta, não só do Israel, mas da equipa em geral, que tocou a reunir e lhe deu a proteção de que necessitava, foram decisivas para que a “lesão” se perpetuasse e desse lugar a um adeus definitivo.
Nunca ouvi falarem que a CL entreva para os 50% das contratações. O que o Varandas falou, e o Amorim já confirmou, é que 50% das vendas podem ser gastos em contratações…
Pelo que percebi, entra no mesmo bolo. Havendo champions, é champios + venda de jogadores, não havendo champions é só jogadores e têm de vender mais…
Mas isso é o que eu percebo da gestão dos últimos anos…
Vamos ver se é assim ou não. Mas para mim é isso que faz sentido. Aliás, seria estranho não ser porque isso ia querer dizer que tínhamos menos para contratar em anos sem champions do que em anos de champions, porque temos de vender mais jogadores sem champions do que com champions…
Foda-se, ser a filha dum dirigente a meter o vídeo do Varandas online é de uma estupidez brutal. Mas esta merda de gente não pensa? E não avisam os filhos que não podem divulgar nada do que se passa ali, pelo menos sem terem autorização para isso?
Se calhar era uma criança…uma miúda tipo de 14/15 anos, sem maturidade para perceber o alcance e impacto disto, mais para mostrar que estava lá aos amigos…
O que vale é que desde ontem os avençados andam pelos programas desportivos a passar a mensagem de que são palavras de balneário para amenizar a coisa…
A nova estrutura da Liga dos Campeões muito dificilmente vai permitir que um outsider atinja fase finais da competição.
Vi agora um vídeo que exemplifica o sorteio para a fase liga e depois fases finais e vai ser ainda mais dificil uma equipa mais fraca chegar lá. Sendo que é futebol e tudo pode acontecer.
São 36 equipas.
4 potes com 9 equipas.
São sorteadas para cada equipa, 2 equipas de cada um dos 4 potes. Logo cada equipa faz 8 jogos e do pote 1 faz um jogo em casa contra uma equipa e contra a outra equipa faz um jogo fora, do pote 2 igual, 3 e 4.
Os 8 que fizerem mais pontos passam automaticamente aos oitavos de final.
As equipas que acabarem em 9º até ao 24º fazem 2 jogos para ver quais são as últimas 8 equipas que passam para os oitavos de final.
As equipas que acabarem do 25º até ao 36º são eliminadas de todas as competições europeias, deixam de haver equipas da liga dos campeões a transitar para a Liga Europa.
O encadeamento estilo playoff normalmente reduz as possibilidades de haver underdogs.
Vai ser quase impossivel passar. Ainda por cima os países de maior ranking têm ainda mais equipas, com a Alemanha e Itália a apurarem 5 equipas cada.
Dos países mais fortes estão 18 equipas. O objectivo é mesmo eliminar surpresas nos oitavos e ter mais jogos…carregar ainda mais as equipas.
Da nossa parte, o importante vai ser ter um plantel muito “aberto” logo desde o inicio da época, com toda a gente a ter jogo. E isso vai ser MUITO dificil porque normalmente o inicio da época é quando se faz a estrutura base da equipa e quando se criam as primeiras rotinas. Eu acho que o Amorim vai ter praticamente de partir a equipa em 2, com os que vão jogar champions e os que vão jogar campeonato.
Isto reforça ainda mais a necessidade de evitar grandes revoluções.
Acrescentar jogadores onde faltam mesmo opções (GR, avançado, central pela esquerda ou ala esquerdo). Isto eram os “buracos” no plantel do ano passado para ter 2 opções por posição.
E depois colmatar vendas que rendam dinheiro a sério. Não me parece o ano indicado para grandes revoluções….
Mas para ires buscar esses 3, já teras que ter feito alguma(s) venda(s) importante(s)
Não acredito que o Sporting gaste menos de 40 milhões nesses 3 jogadores.
Pela teoria do que se tem dito, para chegar a esse valor (40)tinhas ja que ter feito uns 80 em vendas….
Não sei também, se com a Champions se podem esticar um pouco mais
Pior ainda quando as equipas não se podem preparar bem contra certas equipas porque vão jogar apenas 1 jogo, ou em casa ou fora.
Por exemplo o Amorim contra a Atalanta disse que uma das vantagens era já conhecer melhor como jogavam. Agora assim não.
Para além de não te escapares às equipas do pote 1 e teres de fazeres 2 jogos contra 2 equipas desse pote ainda tens de preparar 2 jogos contra equipas diferentes do pote 2, 3 e 4. Portanto ser do pote 1, 2, 3 ou 4 pelo que percebi já não faz diferença.
A partir dos oitavos mantém-se tudo igual e será pelos vistos por sorteio até à fase final.
O impacto de uma Champions má também vai aumentar. Apanhar 6 goleadas em 8 jogos destrói te para o ano inteiro. Esquece liga e taças, a equipa fica toda moída.
Como o risco é real, mas também é o risco de chegarmos a Janeiro com demasiadas propostas para recusar pelos nossos melhores, sugiro ao Amorim que pense nos cenários e nos mercados. Não temos de ter tudo perdido como no ano passado por causa do efeito mental da Champs.
“Quando ouvia contestação por parte dos adeptos ficava magoado?
— Não. Acredito que no futebol é normal, o próprio Cristiano e o Messi passaram por isso, não vou passar eu? Vamos passar todos, faz parte do futebol, aceito muito bem a exigência dos adeptos e do Sporting, que querem sempre ganhar e querem sempre o melhor. Sou mais um para ajudar e enquanto depender de mim vou fazer o máximo para que eles estejam felizes, é isso que é o meu trabalho.”
Destaco esta frase:
“Aceito muito bem a exigência dos adeptos do Sporting, que querem sempre ganhar.”
Os jogadores percebem o que alguns tasqueiros insistem em não perceber: que quando há criticas, é porque há exigência, e não porque os adeptos querem mandar a equipa abaixo.
Ruben Amorim diz o mesmo. “No dia a seguir aos festejos do titulo ja sentia a responsabilidade de ganhar a taça, e de voltar a ser campeão no ano que vem”. E o discurso dele do ano passado onde disse que “este ano não se pode voltar a repetir” vai na mesma direcção.
É isto que eu quero no Sporting. Exigência, e vontade de vencer, sempre. Não é um treinador nem jogadores acomodados, como alguns adeptos, que por terem sido campeões há três anos, acham que está tudo bem, que se pode desculpar tudo, e que não pode haver críticas.
Não quero que os jogadores sintam que, aconteça o que acontecer, está sempre tudo bem. O clube tem de querer ganhar sempre e isso tem de estar no ADN.
Mas…
Depois há o outro lado. Os clubes têm de saber também que não podem ganhar sempre e os jogadores têm de sentir que mesmo quando perdem, os adeptos os apoiam e acarinham…
Há aqui um equilíbrio que sempre achei muito dificil de “julgar”…e acho que 90% dos adeptos estão fora deste equilíbrio. Para um lado ou para o outro.
E fico estupefacto como há pessoas que acham que a contestação que falamos aqui vai automaticamente impactar num mau desempenho dos atletas.
E a turma do malhão e o crl a 7…
Esta é maior dificuldade de um atleta de alta competição.
Saber lidar com a exigência dos adeptos, clube…e fazer com que isso não interfira com o seu desempenho, porque eles próprios já devem exigir isso deles, porque é disso que depende o sucesso das suas carreiras, as carreiras que eles escolherem seguir.
Senão era um passeio no parque e era tudo uma brincadeira.
Mas para isso ia lá eu.
A forma como lidam tem muito a ver com a personalidade de cada um.
Há gajos que ouvem críticas e vão de faca nos dentes para mostrar que as críticas não têm razão de ser.
Há outros que se são criticados amuam, ou que precisam de ser acarinhados, etc.
Faz parte das funções do treinador saber lidar com isso, e dar a cada um a motivação que precisa.
Mas quem jogar (ou treinar) o Sporting tera de ter sempre exigência máxima consigo próprio.
O que não se pode é passar a imagem de que, como já se ganhou no passado, toda a merda que se fizer a partir de agora será automaticamente desculpada. O Amorim percebeu isso, percebeu que não é por ter vencido em 2021 que ia ter créditos infinitos, daí ele próprio ter mudado o seu discurso (e ainda bem).
No outro dia ouvia o Vidigal falar da passagem pelo Nápoles e ele dizia que os adeptos aceitavam as derrotas se os jogadores dessem tudo em campo. Quando não davam tudo em campo, estavam fodidos porque eram chamados à razão pelos adeptos – e ele disse que aconteceu com alguns.
E os próprios adeptos diziam isso, que desde que dessem “o litro” ninguém os ia chatear… Andarem a pastar em campo ou serem “conas de sabão” dava direito a visita da claque! E houve jogadores que tiveram de sair do clube, outros que lhes partiram os carros todos, etc…
Se o Kvara pega nela fresco, perde a bola e olha para os céus sem ir atrás dela, não está a dar tudo.
Se o Vidigal correu um jogo inteiro, e num canto ao final do jogo, sem oposição evidente, falha um golo fácil de cabeça, continua a ter dado tudo.
Todos sabemos que há imponderáveis e fases chatas. Não é uma coisa só de futebol. Mas também sabemos quando é que um jogador está em último ano de contrato e nota se bem o que é “dar o seu melhor”.
Pois, eu sei avaliar pelo meu critérios. Por isso é que tenho falado nos “conas de sabão” do Sporting, em que o Pote é um bom exemplo. Andou uma fase da época armado em cona de sabão, e nestes últimos 2 ou 3 meses tenho zero a criticá-lo. Para mim há uma evidente diferença entre um Pote “cona de sabão” e este Pote que se esforça e faz a diferença!
Acredito que as claques também saibam ver isso.
E o comentário do Agostinho só mostra que é fácil ver quem dá o litro e quem não dá o litro… E tu, que de parvo não tens nada, não me lixes, também sabes ver…
Não sei.
É tudo uma questão de prioridades e orçamento.
Imagina que precisamos do dinheiro para o tal avançado e defesa.
O facto do Antony Lopes poder vir a custo 0 não se torna atrativo?
Não desenrascava?
Não sei mesmo.
Só vendo se está muito pior do que me lembro ou não.
E lá está a questão das prioridades.
Mesmo o Leo por 6M…vi algumas defesas dele no Vasco e….
Concordo, não me parece redes para atacar as competições da próxima época, a menos que não tenhamos grandes expectativas na Champions.
Já o Lopes pode garantir experiência e tranquilidade a uma defesa que é bastante forte e coesa (se mantivermos Inácio)…
Na minha opinião, começa tudo no futuro que queremos dar ao Israel. Se queremos manter a sua titularidade e deixa lo crescer na baliza ou se achamos que é prematuro.
Quao prematuro? Se muito, mais vale vender em alta e ter dois redes competentes como qualquer equipa tem. Por mim, o Anthony é óptima escolha, pela idade, experiência, profissionalismo. A seguir ao Anthony, mediante o Israel, logo se veria que outro redes. Se um redes menos experiente mas com potencial para ficar a segundo do Anthony e o Israel sai…
Qual é o problema em acabar i contrato em 2025 ?
Falta um ano, e o Lyon certamente quererá realizar algum dinheiro, e não o deixar sair a custo zero.
E certamente, nestas condições, não deverá pedir mundos e fundos.
Prefiro o Antony por 6 milhões mesmo com 33, do que Leo Jardim pelo mesmo dinheiro e menos idade.
Pra jogar na europa, Antony tem muito mais estaleca.
Digo eu.
O que eu faria com o plantel para a próxima época:
GR:
A Contratar (Aqui nao coloco nenhum nome, poque ainda não vi ninguem com potencial, qualidade e a preço que se possa pagar)
Israel
Calai (Acho que Calai precisa de jogar na B e estar connosco mais do que ser emprestado)
Saía Diogo Pinto para ser emprestado.
Centrais:
St Juste e Quaresma
Coates e Diamonde
Matheus Reis e Contratação
Em condições normais preferia vender Inácio do que Diamonde. Por vários factores, porque acho que Inácio já atingiu o seu pico de valorização, porque é da formação e já tem 4 épocas de plantel principal, sai campeão. Em caso de termos já um esquerdino pensado não hesitaria. Na ordem dos 45M era uma boa venda. Diamonde acho que ainda pode crescer mais, tem potencial e um físico que nos faz falta e joga nas 3 posições atrás. Ao ser Diamonde o escolhido para sair, confesso que o que vi de Debast me agrada bastante.
Ala Direito:
Geny Catamo
Fresneda
Confesso que o pouco que se viu de Fresneda não entusiasmou. O que vi no Valladolid valia cada euro dos 9M€. É estranho. Mas acho que lhe dava uma oportunidade. Mas sinceramente tenho dúvidas que Amorim deixe sair Esgaio e ficar “apenas” com Fresneda e Geny em que nenhum dos 2 é forte a defender. Esgaio fez uma 2ª volta a um nível bom (para o nível dele, claro). É curto, para nós, mas tenho dificuldade em ver que Amorim abdique assim dele, e todos os da B não chegam (pena o Travassos).
Ala Esquerdo:
Nuno Santos
Contratação
Havendo sempre Matheus Reis que pode jogar eu apostaria aqui num ala que muito ao estilo de Geny. Sobretudo desequilibrados de pé contrário
Médios:
Mateus
Morita
Bragança
Hujlmand
Emprestar Essugo (Estoril?) e Koba (com opção de compra preferência, acho que é daqueles gajos que emprestado numa liga que lhe deem espaço pode render)
Avançados interiores:
Edwards
Trincão
Pote
Paulinho
Contratando um ala esquerdo pé direito e que pode jogar aqui, assim como Nuno Santos ou Geny, eu ficaria com Paulinho em caso de não aparecer a tal proposta de 10M mínimo. Menos do que isso não vendia. E acho que jogando como Avançado interior em 70% dos nossos jogos, é como ter 2 homens de área.
PL:
Gyokeres
Contratação: Ioaniidis – Gosto bastante
Amorim a preparar a nova época, Neto e Adàn de saída.
Com estas decisões e as contratações em curso fica a certeza da continuidade de Amorim (também por não aparecerem clubes de topo interessados).
Entretanto o rival azul e branco terá novo treinador visto que começam a perfilar-se interessados em Conceição como o Milan e Barcelona…
Outro pensamento em relação a g.r.
Atenção ao pormenor de além de ter qualidade na baliza, o principal fator, com o sistema de RA, já se sabe, que terá que jogar razoavelmente com os pés, e neste campo, um g.r. com experiência tremerá muito menos quando for chamado a isso.
Este é um fator muito importante.
Amanhã podem ficar a 10 pontos, nunca ganhamos um campeonato com esta diferença pontual. Acho que é um pronuncio para o BI, coisa que já não fazemos á 70 anos. Para já é a taça e muito sinceramente tenho más palpitações, vai ser a última vitória de Pinto da Costa como presidente. Estou a vê-lo no final do jogo a ser sarcástico e a gozar com o Varandas pelas bocarras que este deu na janta com os jogadores.
Já hoje o Cãoceição disse que “…estamos habituados a que nos queiram rebentar…”
Vamos engolir esta frase durante muito tempo.
E no final da taça, vamos ter que engolila, ai isso vamos.
Não acredito minimamente na vitória, estou mesmo descrente.
Que burrice.
E os jogadores, é que vão ter que mamar com isto, podem ter vontade, mas os outros vão vir cegos pra cima de nós.
O Rio Ave acaba o campeonato com 19 empates, 6 vitórias e 9 derrotas (as mesmas do Guimarães) – só 6 equipas têm menos de 10 derrotas e se o Vitória perder esta ultima jornada, serão só 5.
Pela equipa apresentada hoje pelos rivais em Vila do Conde, e ficando o alemão prá próxima época, desconfio, que ele hoje só levou aqueles com que conta prá próxima época.
Rafa sai, e talvez Di Maria e Arthur vão de via, como consequência talvez dos problemas que levantaram durante a época.
Desconfio, logo quem, um alemão.
16 Maio, 2024 at 17:25
Abre a boas horas… 😀 😀 😀
16 Maio, 2024 at 17:35
Ainda dá para beber uma bujeca depois do trabalho…
16 Maio, 2024 at 18:05
Sai uma imperial e uma sandes de torresmos…
16 Maio, 2024 at 18:20
Há entremeada?
16 Maio, 2024 at 19:46
João Pereira vai assumir a equipa b
16 Maio, 2024 at 19:47
Já está, bilhete na mão pó chaves.
Estava difícil…
L SL
16 Maio, 2024 at 21:43
Já cancelei a sport TV para o dia a seguir ao chaves.
Mas já tenho lugar cativo no sofá principal da sala …
Sport tv , muito mau.
Que balurdio paguei só para ver os jogos do Sporting.
Mas como tive o feeling que a coisa podia correr bem….quis ver todos os jogos em casa….e ainda bem.
16 Maio, 2024 at 22:07
+1 aqui!!!
Finalmente irei a Alvalade.
Logo no dia da consagração e consequente entrega do troféu de Campeões Nacionais 23/24…
Viva o SCP!!!
17 Maio, 2024 at 0:16
Óptimo!
17 Maio, 2024 at 1:08
Foi um Leão que se lembrou de mim e … Me ofereceu um bilhete!!!
Vou com alegria!!!
Será o regresso, trajado a rigor … Vou levar um cachecol d’A Tasca do Cherba, cachecol de campeão de 1999/2000, camisola SCP e, só não sei se leve o boné da JL, pois tenho receio que , na revista de entrada do estádio me retirem o mesmo e tenha que prescindir da entrada …
SL
17 Maio, 2024 at 13:19
Ainda bem para ti.
Vais entrar como se fosse a 1ª vez 🙂
Estive lá contra o Portimonense e quando vou parece que é sempre a 1ª vez.
Aproveita.
16 Maio, 2024 at 19:48
🙂
Z
16 Maio, 2024 at 22:54
Segundo já li, Sotiris irá regressar ao Sporting, o clube grego parece que não estará interessado no jogador.
17 Maio, 2024 at 0:16
Foda-se……mais um mono de 5 milhões.
O que não faríamos, por exemplo no futebol feminino, com tanto milhão.
17 Maio, 2024 at 17:49
Sugeres que o futebol masculino contribua para o feminino?
17 Maio, 2024 at 9:49
“Está escolhido o sucessor de Filipe Celikkaya que terminou ciclo de quatro épocas; Toda a equipa técnica sub-23, liderada por João Pereira, será ‘promovida’; Despedida marcada para esta sexta-feira num almoço entre o plantel”
Será que o Neto vai treinar a equipa sub-23 e seguir os passos do João Pereira?
17 Maio, 2024 at 11:43
Foi no João Pereira que pensei quando ontem disse que íamos promover dentro de casa. Acho que é sempre a melhor solução até porque é um gajo que já sabe como funciona o clube. Os sub23 ficaram em 2o com -1 ponto que o Estoril, mas pelo que fui lendo jogavam bom futebol, e andavam muito menos às aranhas do que a equipa B.
Pena é o João Pereira também ser lampião, ou se calhar também já não é. Não sei, isto de tentar proteger a “casta” tem dessas coisas.
17 Maio, 2024 at 11:47
Até porque é interessante o facto de poder dar continuidade a jogadores que já conhece num patamar mais à frente.
Eu sugeria o Neto para os sub 23 para o lugar do João Pereira.
O facto de ser benfiquista ou sportinguista é irrelevante para mim.
Desde que faça um bom trabalho…
17 Maio, 2024 at 12:57
Eu não. Acho que o Neto teria sempre de fazer um trajeto parecido com o do João Pereira até para ter tempo de tirar o curso em condições e para ganhar conhecimentos extras. Isto claro se o Neto quiser ser já treinador.
17 Maio, 2024 at 13:18
Deves ter feito confusão.
Estamos a dizer o mesmo 🙂
João Pereira foi para a equipa B para o lugar do Filipe Celikkaya que saiu do Sporting.
Neto iria para o a equipa sub-23 para o lugar do João Pereira que subiu para a equipa B.
17 Maio, 2024 at 13:24
Sim mas o João Pereira começa como adjunto dos sub23, e se não estou em erro treinou primeiro escalões inferiores. O Neto sair de jogador e ir logo para treinador principal dos sub23 não me parece fazer sentido. Aliás acho que o Sporting tem de perder esta mania de ter gajos a treinador sem que tenham o curso acabado, é sempre só mais uma razão para que nos caiam em cima, o que acontece sempre que possivel.
17 Maio, 2024 at 13:38
Concordo contigo…
Parece-me muito prematuro. Sair de jogador e pegar logo nos sub23 assim.
Só se o Neto já se está a preparar desde o final da época, se já prepara a pré-época, já conhece os jogadores, já conhece quem vai estar com ele…mas é dificil.
Eu apontaria sempre para um percurso semelhante ao do JP. Sair de jogador, ser adjunto nos sub23, apalpar terreno… E depois ir para principal quando já perceber bem como funciona a equipa sub23.
Mas só quem os conhece é que sabe. Também é verdade que hoje parece +- evidente que o JP podia ter sido logo principal dos sub23, porque a merda que lá estava não valia nada….
Não sei…vamos ver. Também não é fácil arranjar um treinador que tenha o Neto a adjunto e que sabe que…tem os dias contados.
17 Maio, 2024 at 14:34
É arranjar outro Ferro. O Ferro ainda lá está. É arranjar um adjunto competente como treinador, e depois passa a pasta. Se é para promover o Neto que se arranje um Ferro, enquanto o Neto tira o curso. Pessoalmente acho que o Neto perder um ou dois anos a ser adjunto não tem problema nenhum, até porque vai conquistando o lugar, vai avaliando o talento, e o facto de ter menos responsabilidades dá-lhe outra margem para crescer. Mas isto sou eu, claramente que pode assumir já e correr bem.
17 Maio, 2024 at 14:40
Sim. Não perdia nada.
Mas…
Se ele estiver preparado (e o Amorim consegue avaliar isso melhor do que ninguém), também não vale a pena adiar e andar a pastar com treinadores fracos.
A escolha deve ser quem está mais preparado para assumir essa função. Não pelo curso ou pela idade ou outra coisa qualquer. Se o Neto está preparado, siga. Se o Neto precisa de tempo (que acho que é o normal), que o tenha e que se procure quem esteja mais preparado.
17 Maio, 2024 at 14:57
O paulinho já tem o curso de 1º nível por exemplo.
Não sei se o Neto já não estará mais avançado nessa questão.
Depois vocês acham mesmo que é preciso ter um curso para ser melhor ou pior treinador?
Não é preciso dar muitos exemplos.
Basta dizer o nome do Ruben Amorim.
E esta hein?!?!
O Neto ou tem o perfil ou não tem.
Assim como o João Pereira tinha.
Isso de andar a aprender com outros treinadores que só lá estão para aquecer também não acho nada justo.
E tenho dúvidas que a passagem de pasta seja feita da melhor maneira sabendo o destino que já tem.
17 Maio, 2024 at 15:03
Acho que eles só podem tirar até ao 2º nivel direto porque depois é preciso anos de experiencia como adjuntos e tal para acederem ao 3 e 4….
É uma merda qq assim.
Normalmente quando acabam a carreira de jogador só têm 1 ou no máximo nivel 2…
17 Maio, 2024 at 15:03
De resto, completamente de acordo contigo.
Para mim isto é um pro-forma que eu caga de alto…
17 Maio, 2024 at 14:25
Queria deixar duas notas:
Sobre “o Sporting tem de perder esta mania de ter gajos a treinador sem que tenham o curso acabado”:
Não me parecem necessárias mais provas que não ter o curso não faz de quem tenha talento para ser treinador, menos treinador. Não quero com isto desvalorizar o curso. Mas deve haver muito boa gente com o curso e com menos experiência de bola que o Neto.
Por outro lado, acho que o Neto não iria para os Sub-23 ensinar a fazer receções, passes ou remates. Se é por questões táticas (ou mesmo de atitude competitiva) penso que ter alguém que sabe perfeitamente o que é estar no nível acima onde todos quererão (em principio) chegar, quer em termos de jogo quer em termos de forma de estar (e aqui o Neto é irrepreensível) é uma mais valia.
Confiarei no que o RA decidir sobre isso. Porque aposto que a decisão é dele!!
17 Maio, 2024 at 14:31
Absolutamente de acordo que para jogadores e principalmente jogadores deste nivel, o curso é um pró-forma. O que têm a aprender é a treinar, o curso não lhes pode ensinar grande coisa que já não saibam.
Quanto ao neto não ir ensinar a fazer receções, passes ou remate, espero que estejas enganado. É bom que vá. É parte crucial do crescimento dos jogadores e uma das enormes mais valias do Amorim…a forma como os jogadores melhoram tecnicamente com ele.
A esmagadora maioria dos jogadores do Sporting, quanto mais tempo estão com o Amorim, melhor recebem a bola, melhor orientam a recepção, melhor passam longo….
17 Maio, 2024 at 14:43
Quando te aproveitas das regras soltas de um lobby, eventualmente o lobby, principalmente um como o curso de treinadores, vai apertar as regras. Ainda este ano mandaram vir com o João Pereira, quando foi com o Amorim já foi um banzé, na 2a tenho ideia que também fizeram isso. Porque o Neto tem conhecimentos extra, não vejo necessidade em apressar algo que pode ser feito com tempo e naturalidade, ao mesmo tempo que se continua a antagonizar uma organização que dita quem treina e quem não treina.
Quanto às receções, é quase como o Tiago. Se não for ensinar acaba por perder um bocado de capacidade de progressão. Aliás, um gajo vai ver os treinadores de sucesso que foram jogadores, tudo médios. Ancelotti, Zidane, Guardiola, agora o Xabi Alonso (ainda hoje vi um vídeo dele nos treinos e o nível técnico dos passes dele é uma coisa do outro Mundo), o Amorim, Thiago Motta. Tudo médios.
Por isso é que digo que não deve haver pressa, porque o Neto vai ter de se destacar através dos conhecimentos táticos que tem de adquirir, e não pelas qualidades técnicas que não tem. A leitura de jogo vai ser importante para incutir nos centrais, mas no futebol moderno até o central vai ter de saber fazer passes e aprender a ler o jogo.
17 Maio, 2024 at 14:49
Mandaram vir com o João Pereira?!!?
O JP não tem nivel suficiente para os sub23?!
17 Maio, 2024 at 14:51
https://www.ojogo.pt/2041531201/joao-pereira-absolvido-de-queixa-da-associacao-nacional-de-treinadores-de-futebol/
Pelos vistos não. Eu acho que não há necessidade de andar nestas coisas, mas isso sou eu.
17 Maio, 2024 at 14:55
Parece ter o nível 2 e precisar do 4. Claro que andarmos nestas brincadeiras, tivemos o Amorim, temos o João Pereira, já querem por o Neto no mesmo role, não é bom. Principalmente num lobby, que pode perfeitamente criar todo o tipo de dificuldades e retardar a formação desta malta. Ao fim do dia conseguem ser treinadores quem a ANTF quer, e por isso estar aqui a antagonizar entidades, sem necessidade nenhuma, não me parece ser o correto.
17 Maio, 2024 at 14:57
Para treinar os sub23 é preciso nivel 4?!?!?!
Ridículo.
Eu não ligo nada a isto. Para mim ter curso ou não ter é igual. Eu escolhia o treinador pela qualidade e o resto cagava de alto.
O JP este ano mostrou mais do que qualidade para ser treinador dos sub23 e ser promovido por mérito. Caguei para o nivel que tem.
17 Maio, 2024 at 14:59
Não é quem a ANTF quer.
É quem paga e quem preenche os critérios. Não é “à la carte”.
O Amorim não teve entrave nenhum, PB não teve entrave nenhum…ninguém tem. É sempre uma questão de terem tempo para tirar. Têm de ter tempo, têm de ter estágios como adjuntos e tal…
17 Maio, 2024 at 15:02
Eu não estou em desacordo, o que digo é que não há necessidade para se estar a usar estes atalhos, que só antagonizam malta que normalmente está sempre mais do que confiante para nos tentar fder. Se o JP pode tirar o curso em 3 ou 4 anos, qual a necessidade de andarmos nisto? Ele podia perfeitamente ser adjunto enquanto tirava o curso, tal como foi no primeiro ano com certeza.
Eu acho que é fácil seguir as regras, não me parece ser algo do outro mundo, os outros fazem, não vejo o porquê de nós não o fazermos.
17 Maio, 2024 at 15:05
Mas os estágios, com certeza que há licenças para tirar, etc porque enchem essas merdas de burocracia para tirar o máximo de dinheiro disponível, têm de vir da ANTF, digo eu, desconhecendo completamente como funciona. E acredito que haja linhas de espera, haja cenas planeadas, etc, e isso pode chegar mais cedo ou mais tarde, se a ANTF quiser.
Eu só não acho que haja necessidade para estas coisas, de processos para aqui e para ali, até porque quanto mais cedo eles poderem estar no banco a mandar, como querem mandar melhor.
17 Maio, 2024 at 15:05
Olha…
Eu não sei se há muitos treinadores que fizessem crescer e dessem o que o JP deu aos nossos sub23.
Qual é a necessidade?
É ter o melhor treinador possivel. Isso é o mais importante. Se tem ou não tem curso, para mim é sempre indiferente.
17 Maio, 2024 at 15:08
Os estágios deles estão garantidos….
No Sporting.
Essa é a parte mais fácil.
É ter o tempo de estágio (ou melhor, tempo de exercício de funções como adjunto (mais propriamente…não é estágio tipo advogados), ter sido jogador profissional (que dá prioridade) e dinheiro…eles têm sempre tudo. Por isso é que é só uma questão de tempo e eles fazem o curso o mais rápido que é possivel.
Essa parte está sempre garantida.
17 Maio, 2024 at 15:22
“Quanto ao neto não ir ensinar a fazer receções, passes ou remate, espero que estejas enganado. É bom que vá.”
Porra também acho.
Se até o Amorim deve malhar ainda mais nos jogadores da A quanto mais os da B ou Sub-23.
Passe, receção, desmarcação, posicionamento, pressão, remate, até o controlo dos movimentos do corpo…merdas básicas que fazem toda a diferença.
Em relação aos níveis de curso de treinador é das merdas que mais nojo me dá.
É só mais uma merda para sacar dinheiro e dar tacho a treinadores de merda.
Fora o corporativismo merdoso que existe.
Lá está quem não sabe ensina.
E tudo serve para mamar à conta de quem realmente trabalha.
Em vez de ajudarem muitas vezes só prejudicam.
Não sei se o Neto tem competências para treinador ou não.
Agora acho que fora as merdices já faladas não vejo qual o impedimento que possa surgir dele assumir a liderança da equipa sub 23.
Motivação os miúdos não iriam sair prejudicados.
Já questões táticas e técnicas não sei o real valor do Neto.
17 Maio, 2024 at 15:44
“Em relação aos níveis de curso de treinador é das merdas que mais nojo me dá.
É só mais uma merda para sacar dinheiro e dar tacho a treinadores de merda.
Fora o corporativismo merdoso que existe.”
Também é o que eu acho, mas isto é o mais natural num país com muito chico esperto, e pouca cultura desportiva.
Eu acho que um jogador de futebol a certo nível adquire intangíveis que o curso não ensina, ao mesmo tempo que ganha um conhecimento técnico tático natural, e por isso o curso acaba por ser mais uma formalidade do que outra coisa. De qualquer maneira são as regras que há, e acho que podíamos perfeitamente não antagonizar quem as faz, seguindo as regras. É só isso que eu digo.
17 Maio, 2024 at 15:51
Não não.
Eu disse estágio por simplificação mas não é preciso.
É só trabalhar um tempo num cargo com o nivel que tiverem.
Tipo, se queres ter nivel 3 para entrar no curso (que é um mês ou lá o que é no verão), tens de estar 1 ano a trabalhar num cargo de nivel 2 (tipo adjunto de uma equipa profissional). Não é preciso nenhuma aprovação, é apenas ter estado nesse cargo.
17 Maio, 2024 at 16:06
Porra mas há melhor estágio do que levar com eles “treinadores” os dias todos durante dezenas de anos numa carreira de atleta de alta competição.
Estes cursos enfim.
Em 2 anos chegava para atingir o nível desejado e mais ao nível teórico ou até como fazer powerpoints bonitos e tal 🙂
Agora…jogar à bola…táticas….movimentos no campo….não levaram com essa merda a vida toda?
Não me lixem…
Agora se não sabem, também não vão aprender com gajos que não tiveram sucesso como treinadores por aí além….
17 Maio, 2024 at 11:34
Sai o amigo do Amorim, entra o João Pereira.
Ando a procura dos resultados desta época na formação.
Normalmente quando ganhamos há publicidade. Como ainda não li nada, ou estão a finalizar ou foi outra época a ver os outros a comemorar…
17 Maio, 2024 at 11:36
Outra informação importante seria um resumo de época dos jovens emprestados. Vou ver o que consigo no Transfermarket em termos de números…
17 Maio, 2024 at 12:57
Para quem tinha duvidas, Adan de saída.
O Sporting vai procurar um upgrade para a baliza.
17 Maio, 2024 at 13:12
N percebo é pq se anda a alimentar uma narrativa de lesões quando era mais do que evidente que o Adan n jogava para evitar a renovação automática…
17 Maio, 2024 at 13:44
Não me parece que o Amorim fosse estupido o suficiente para fazer isso. Arriscar o campeonato a meter um puto a frio e que quando jogou não deu segurança nenhuma, ficar sem suplente, para inventarem uma lesão só para o Adan não renovar.
E se fosse assim já o Adan se tinha desbroncado. É impossivel um gajo ser “enrolado” dessa maneira e não se atirar a tudo.
E se fosse possivel, era o gajo mais manso e flexível de sempre e por isso até era simples chegar a acordo com o Adan para sair na mesma e tê-lo no banco para eventualidades.
Não acredito por 1 segundo nessa teoria. Parece-me uma coisa MESMO descabida e que nunca na vida seria possivel manter em segredo.
17 Maio, 2024 at 15:01
Acho que a “lesão” foi inventada para o proteger, para justificar a saída da equipa, porque as exibições estavam de facto a ser muito más…
Não tanto pela questão do contratos… Isso se calhar até foi fácil de resolver…
Z
17 Maio, 2024 at 15:43
Quem é que prefere fingir que está lesionado do que estar no banco e eventualmente voltar a ter hipótese de jogar por ter de ser?!
E o Adan não parece nada, mesmo NADA esse tipo de jogador…acho que seria um jogador que ia aceitar na boa estar no banco.
17 Maio, 2024 at 20:01
Eu acho que a expulsão dele e a resposta, não só do Israel, mas da equipa em geral, que tocou a reunir e lhe deu a proteção de que necessitava, foram decisivas para que a “lesão” se perpetuasse e desse lugar a um adeus definitivo.
17 Maio, 2024 at 14:15
Interessante.
Não sei que margem existe para investir, mas com Debast e provavelmente um avançado, já estaremos a falar de uns 40 milhões de euros.
A saída de Adán dá a entender que se vai investir também na baliza, sobe para 55 – 60 milhões.
Espero que não saia muita gente.
17 Maio, 2024 at 14:53
Acho que em avançado, defesa e GR devemos gastar em torno dos 50M. +- como no ano passado.
E depois tudo o resto deve ficar dependente de saídas. Estou a contar que nestas contas já está a saída do Diomande…
Diomande + Fatawu + pinga pinga de outros + Champions deve igualar o ano passado, rendimentos em torno dos 100M. 50% deve ficar nos 50M.
17 Maio, 2024 at 15:35
Nunca ouvi falarem que a CL entreva para os 50% das contratações. O que o Varandas falou, e o Amorim já confirmou, é que 50% das vendas podem ser gastos em contratações…
17 Maio, 2024 at 15:39
Pelo que percebi, entra no mesmo bolo. Havendo champions, é champios + venda de jogadores, não havendo champions é só jogadores e têm de vender mais…
Mas isso é o que eu percebo da gestão dos últimos anos…
Vamos ver se é assim ou não. Mas para mim é isso que faz sentido. Aliás, seria estranho não ser porque isso ia querer dizer que tínhamos menos para contratar em anos sem champions do que em anos de champions, porque temos de vender mais jogadores sem champions do que com champions…
17 Maio, 2024 at 16:57
Pode ser… Não percebi ser isso, mas pode ser.
17 Maio, 2024 at 15:37
Foda-se, ser a filha dum dirigente a meter o vídeo do Varandas online é de uma estupidez brutal. Mas esta merda de gente não pensa? E não avisam os filhos que não podem divulgar nada do que se passa ali, pelo menos sem terem autorização para isso?
É muita burrice…
17 Maio, 2024 at 15:40
Umas vezes são agredidas, dizem, outras vezes publicam…..dizem
17 Maio, 2024 at 17:33
Atédizem que têm imagens que não existem das agressões…
17 Maio, 2024 at 15:41
Se calhar era uma criança…uma miúda tipo de 14/15 anos, sem maturidade para perceber o alcance e impacto disto, mais para mostrar que estava lá aos amigos…
Enfim…é o que é…
17 Maio, 2024 at 16:59
Pode ter sido mas não impede que se critique o pai não avisar que não podia publicar nada sem autorização.
Mesmo assim, e para mim, com 15 anos tens de ter já uma certa noção… Não desculpa completamente!
17 Maio, 2024 at 17:39
O que vale é que desde ontem os avençados andam pelos programas desportivos a passar a mensagem de que são palavras de balneário para amenizar a coisa…
17 Maio, 2024 at 15:58
A nova estrutura da Liga dos Campeões muito dificilmente vai permitir que um outsider atinja fase finais da competição.
Vi agora um vídeo que exemplifica o sorteio para a fase liga e depois fases finais e vai ser ainda mais dificil uma equipa mais fraca chegar lá. Sendo que é futebol e tudo pode acontecer.
São 36 equipas.
4 potes com 9 equipas.
São sorteadas para cada equipa, 2 equipas de cada um dos 4 potes. Logo cada equipa faz 8 jogos e do pote 1 faz um jogo em casa contra uma equipa e contra a outra equipa faz um jogo fora, do pote 2 igual, 3 e 4.
Os 8 que fizerem mais pontos passam automaticamente aos oitavos de final.
As equipas que acabarem em 9º até ao 24º fazem 2 jogos para ver quais são as últimas 8 equipas que passam para os oitavos de final.
As equipas que acabarem do 25º até ao 36º são eliminadas de todas as competições europeias, deixam de haver equipas da liga dos campeões a transitar para a Liga Europa.
O encadeamento estilo playoff normalmente reduz as possibilidades de haver underdogs.
Veremos…
17 Maio, 2024 at 16:10
Ca granda confusão…
Vai ser quase impossivel passar. Ainda por cima os países de maior ranking têm ainda mais equipas, com a Alemanha e Itália a apurarem 5 equipas cada.
Dos países mais fortes estão 18 equipas. O objectivo é mesmo eliminar surpresas nos oitavos e ter mais jogos…carregar ainda mais as equipas.
Da nossa parte, o importante vai ser ter um plantel muito “aberto” logo desde o inicio da época, com toda a gente a ter jogo. E isso vai ser MUITO dificil porque normalmente o inicio da época é quando se faz a estrutura base da equipa e quando se criam as primeiras rotinas. Eu acho que o Amorim vai ter praticamente de partir a equipa em 2, com os que vão jogar champions e os que vão jogar campeonato.
17 Maio, 2024 at 16:21
Isto reforça ainda mais a necessidade de evitar grandes revoluções.
Acrescentar jogadores onde faltam mesmo opções (GR, avançado, central pela esquerda ou ala esquerdo). Isto eram os “buracos” no plantel do ano passado para ter 2 opções por posição.
E depois colmatar vendas que rendam dinheiro a sério. Não me parece o ano indicado para grandes revoluções….
17 Maio, 2024 at 16:27
Mas para ires buscar esses 3, já teras que ter feito alguma(s) venda(s) importante(s)
Não acredito que o Sporting gaste menos de 40 milhões nesses 3 jogadores.
Pela teoria do que se tem dito, para chegar a esse valor (40)tinhas ja que ter feito uns 80 em vendas….
Não sei também, se com a Champions se podem esticar um pouco mais
17 Maio, 2024 at 17:02
O belga e o grego custam entre 38 e 40 M€…
Só nestes 2 já vão esses 40M€…
17 Maio, 2024 at 17:09
Pois…não sei. Vamos ver.
Estou a contar que a vinda do “belga” é para substituir o Diomande e por isso continua a falta ou central pela esquerda ou ala esquerdo.
17 Maio, 2024 at 17:09
E GR, claro
17 Maio, 2024 at 17:32
Sem contar prémios de assinatura e comissões…
17 Maio, 2024 at 16:45
Pior ainda quando as equipas não se podem preparar bem contra certas equipas porque vão jogar apenas 1 jogo, ou em casa ou fora.
Por exemplo o Amorim contra a Atalanta disse que uma das vantagens era já conhecer melhor como jogavam. Agora assim não.
Para além de não te escapares às equipas do pote 1 e teres de fazeres 2 jogos contra 2 equipas desse pote ainda tens de preparar 2 jogos contra equipas diferentes do pote 2, 3 e 4. Portanto ser do pote 1, 2, 3 ou 4 pelo que percebi já não faz diferença.
A partir dos oitavos mantém-se tudo igual e será pelos vistos por sorteio até à fase final.
17 Maio, 2024 at 17:04
Pois é, se apanhas 3 duas equipas de cada pote, fica quase indiferente em que pote estás…
17 Maio, 2024 at 17:42
O impacto de uma Champions má também vai aumentar. Apanhar 6 goleadas em 8 jogos destrói te para o ano inteiro. Esquece liga e taças, a equipa fica toda moída.
Como o risco é real, mas também é o risco de chegarmos a Janeiro com demasiadas propostas para recusar pelos nossos melhores, sugiro ao Amorim que pense nos cenários e nos mercados. Não temos de ter tudo perdido como no ano passado por causa do efeito mental da Champs.
17 Maio, 2024 at 16:32
Entrevista do Trincão.
“Quando ouvia contestação por parte dos adeptos ficava magoado?
— Não. Acredito que no futebol é normal, o próprio Cristiano e o Messi passaram por isso, não vou passar eu? Vamos passar todos, faz parte do futebol, aceito muito bem a exigência dos adeptos e do Sporting, que querem sempre ganhar e querem sempre o melhor. Sou mais um para ajudar e enquanto depender de mim vou fazer o máximo para que eles estejam felizes, é isso que é o meu trabalho.”
Destaco esta frase:
“Aceito muito bem a exigência dos adeptos do Sporting, que querem sempre ganhar.”
Os jogadores percebem o que alguns tasqueiros insistem em não perceber: que quando há criticas, é porque há exigência, e não porque os adeptos querem mandar a equipa abaixo.
Ruben Amorim diz o mesmo. “No dia a seguir aos festejos do titulo ja sentia a responsabilidade de ganhar a taça, e de voltar a ser campeão no ano que vem”. E o discurso dele do ano passado onde disse que “este ano não se pode voltar a repetir” vai na mesma direcção.
É isto que eu quero no Sporting. Exigência, e vontade de vencer, sempre. Não é um treinador nem jogadores acomodados, como alguns adeptos, que por terem sido campeões há três anos, acham que está tudo bem, que se pode desculpar tudo, e que não pode haver críticas.
17 Maio, 2024 at 16:48
Sempre tive esta duvida dentro de mim….
Não quero que os jogadores sintam que, aconteça o que acontecer, está sempre tudo bem. O clube tem de querer ganhar sempre e isso tem de estar no ADN.
Mas…
Depois há o outro lado. Os clubes têm de saber também que não podem ganhar sempre e os jogadores têm de sentir que mesmo quando perdem, os adeptos os apoiam e acarinham…
Há aqui um equilíbrio que sempre achei muito dificil de “julgar”…e acho que 90% dos adeptos estão fora deste equilíbrio. Para um lado ou para o outro.
17 Maio, 2024 at 16:55
Mas é preciso saber lidar com as coisas.
O futebol é assim.
E fico estupefacto como há pessoas que acham que a contestação que falamos aqui vai automaticamente impactar num mau desempenho dos atletas.
E a turma do malhão e o crl a 7…
Esta é maior dificuldade de um atleta de alta competição.
Saber lidar com a exigência dos adeptos, clube…e fazer com que isso não interfira com o seu desempenho, porque eles próprios já devem exigir isso deles, porque é disso que depende o sucesso das suas carreiras, as carreiras que eles escolherem seguir.
Senão era um passeio no parque e era tudo uma brincadeira.
Mas para isso ia lá eu.
17 Maio, 2024 at 17:16
A forma como lidam tem muito a ver com a personalidade de cada um.
Há gajos que ouvem críticas e vão de faca nos dentes para mostrar que as críticas não têm razão de ser.
Há outros que se são criticados amuam, ou que precisam de ser acarinhados, etc.
Faz parte das funções do treinador saber lidar com isso, e dar a cada um a motivação que precisa.
Mas quem jogar (ou treinar) o Sporting tera de ter sempre exigência máxima consigo próprio.
O que não se pode é passar a imagem de que, como já se ganhou no passado, toda a merda que se fizer a partir de agora será automaticamente desculpada. O Amorim percebeu isso, percebeu que não é por ter vencido em 2021 que ia ter créditos infinitos, daí ele próprio ter mudado o seu discurso (e ainda bem).
17 Maio, 2024 at 17:09
Há perder e há perder…
No outro dia ouvia o Vidigal falar da passagem pelo Nápoles e ele dizia que os adeptos aceitavam as derrotas se os jogadores dessem tudo em campo. Quando não davam tudo em campo, estavam fodidos porque eram chamados à razão pelos adeptos – e ele disse que aconteceu com alguns.
E os próprios adeptos diziam isso, que desde que dessem “o litro” ninguém os ia chatear… Andarem a pastar em campo ou serem “conas de sabão” dava direito a visita da claque! E houve jogadores que tiveram de sair do clube, outros que lhes partiram os carros todos, etc…
17 Maio, 2024 at 17:26
Pois, mas como medes isso?!
O Kvaratskhelia nunca vai correr o que corria o Vidigal.
Nem é suposto. O suposto é ele estar relativamente fresco para decidir.
Como é que consegues medir quem dá tudo e quem não dá?
17 Maio, 2024 at 17:36
Se o Kvara pega nela fresco, perde a bola e olha para os céus sem ir atrás dela, não está a dar tudo.
Se o Vidigal correu um jogo inteiro, e num canto ao final do jogo, sem oposição evidente, falha um golo fácil de cabeça, continua a ter dado tudo.
Todos sabemos que há imponderáveis e fases chatas. Não é uma coisa só de futebol. Mas também sabemos quando é que um jogador está em último ano de contrato e nota se bem o que é “dar o seu melhor”.
17 Maio, 2024 at 18:01
Pois, eu sei avaliar pelo meu critérios. Por isso é que tenho falado nos “conas de sabão” do Sporting, em que o Pote é um bom exemplo. Andou uma fase da época armado em cona de sabão, e nestes últimos 2 ou 3 meses tenho zero a criticá-lo. Para mim há uma evidente diferença entre um Pote “cona de sabão” e este Pote que se esforça e faz a diferença!
Acredito que as claques também saibam ver isso.
E o comentário do Agostinho só mostra que é fácil ver quem dá o litro e quem não dá o litro… E tu, que de parvo não tens nada, não me lixes, também sabes ver…
17 Maio, 2024 at 16:49
Para GR o que se ouve por aí é que poderá vir o Leo Jardim do Vasco da Gama ou o Anthony Lopes.
Pelo Leo Jardim o Vasco diz-se que pretende 6M.
Anthony Lopes pelos vistos termina contrato com o Lyon e poderia vir a custo “0”.
17 Maio, 2024 at 16:51
Anthony Lopes pelos vistos tem acordo com o Lyon para deixar a equipa neste mercado, caso surja um interessado que se adeque às suas pretensões.
Não termina contrato, erro meu.
Tem contrato até 30/06/2025.
17 Maio, 2024 at 16:53
O Leo Jardim não é mau…o Antony Lopes já passou o prime….
Não parece ser do nivel que precisamos…
17 Maio, 2024 at 16:59
Não sei.
É tudo uma questão de prioridades e orçamento.
Imagina que precisamos do dinheiro para o tal avançado e defesa.
O facto do Antony Lopes poder vir a custo 0 não se torna atrativo?
Não desenrascava?
Não sei mesmo.
Só vendo se está muito pior do que me lembro ou não.
E lá está a questão das prioridades.
Mesmo o Leo por 6M…vi algumas defesas dele no Vasco e….
Um tem 33 custo 0.
O outro tem 29 e custa 6M.
17 Maio, 2024 at 17:11
Um faz 2 ou 3 anos ao nível que está… O outro faz 6 ou 7…
17 Maio, 2024 at 17:17
O Leo Jardim esteve cá, não era mau…
Mas lá está…se for ele, fico assim um bocado com amargo de boca…
Leo Jardim era um bom suplente, digamos assim…
17 Maio, 2024 at 17:30
Concordo, não me parece redes para atacar as competições da próxima época, a menos que não tenhamos grandes expectativas na Champions.
Já o Lopes pode garantir experiência e tranquilidade a uma defesa que é bastante forte e coesa (se mantivermos Inácio)…
17 Maio, 2024 at 17:32
Na minha opinião, começa tudo no futuro que queremos dar ao Israel. Se queremos manter a sua titularidade e deixa lo crescer na baliza ou se achamos que é prematuro.
Quao prematuro? Se muito, mais vale vender em alta e ter dois redes competentes como qualquer equipa tem. Por mim, o Anthony é óptima escolha, pela idade, experiência, profissionalismo. A seguir ao Anthony, mediante o Israel, logo se veria que outro redes. Se um redes menos experiente mas com potencial para ficar a segundo do Anthony e o Israel sai…
17 Maio, 2024 at 18:55
Qual é o problema em acabar i contrato em 2025 ?
Falta um ano, e o Lyon certamente quererá realizar algum dinheiro, e não o deixar sair a custo zero.
E certamente, nestas condições, não deverá pedir mundos e fundos.
Prefiro o Antony por 6 milhões mesmo com 33, do que Leo Jardim pelo mesmo dinheiro e menos idade.
Pra jogar na europa, Antony tem muito mais estaleca.
Digo eu.
17 Maio, 2024 at 18:58
Ninguém pense é, seja qual for que vier, que não vai cometer qualquer erro, vai sim senhor, e talvez mais do que um.
17 Maio, 2024 at 18:42
Antony Lopes que bem que me soa.
17 Maio, 2024 at 17:42
O que eu faria com o plantel para a próxima época:
GR:
A Contratar (Aqui nao coloco nenhum nome, poque ainda não vi ninguem com potencial, qualidade e a preço que se possa pagar)
Israel
Calai (Acho que Calai precisa de jogar na B e estar connosco mais do que ser emprestado)
Saía Diogo Pinto para ser emprestado.
Centrais:
St Juste e Quaresma
Coates e Diamonde
Matheus Reis e Contratação
Em condições normais preferia vender Inácio do que Diamonde. Por vários factores, porque acho que Inácio já atingiu o seu pico de valorização, porque é da formação e já tem 4 épocas de plantel principal, sai campeão. Em caso de termos já um esquerdino pensado não hesitaria. Na ordem dos 45M era uma boa venda. Diamonde acho que ainda pode crescer mais, tem potencial e um físico que nos faz falta e joga nas 3 posições atrás. Ao ser Diamonde o escolhido para sair, confesso que o que vi de Debast me agrada bastante.
Ala Direito:
Geny Catamo
Fresneda
Confesso que o pouco que se viu de Fresneda não entusiasmou. O que vi no Valladolid valia cada euro dos 9M€. É estranho. Mas acho que lhe dava uma oportunidade. Mas sinceramente tenho dúvidas que Amorim deixe sair Esgaio e ficar “apenas” com Fresneda e Geny em que nenhum dos 2 é forte a defender. Esgaio fez uma 2ª volta a um nível bom (para o nível dele, claro). É curto, para nós, mas tenho dificuldade em ver que Amorim abdique assim dele, e todos os da B não chegam (pena o Travassos).
Ala Esquerdo:
Nuno Santos
Contratação
Havendo sempre Matheus Reis que pode jogar eu apostaria aqui num ala que muito ao estilo de Geny. Sobretudo desequilibrados de pé contrário
Médios:
Mateus
Morita
Bragança
Hujlmand
Emprestar Essugo (Estoril?) e Koba (com opção de compra preferência, acho que é daqueles gajos que emprestado numa liga que lhe deem espaço pode render)
Avançados interiores:
Edwards
Trincão
Pote
Paulinho
Contratando um ala esquerdo pé direito e que pode jogar aqui, assim como Nuno Santos ou Geny, eu ficaria com Paulinho em caso de não aparecer a tal proposta de 10M mínimo. Menos do que isso não vendia. E acho que jogando como Avançado interior em 70% dos nossos jogos, é como ter 2 homens de área.
PL:
Gyokeres
Contratação: Ioaniidis – Gosto bastante
17 Maio, 2024 at 17:45
Valores que aceitava vender os nossos jogadores.
Israel – 8M
Geny – 30M
Esgaio – 2/3M
Fresneda – 15M
Nuno Santos – 15M
Matheus Reis – 10M
St Just – 25M
Quaresma – 25M
Diamonde – 50M
Coates – 15M
Inácio – 45M
Morita- 15M
Bragança – 25M
Hujlmand – 50M
Mateus Fernandes – 25M
Koba – 10M
Pote – 45M
Trincão – 40M
Edwards – 30M
Paulinho – 12M
Gyo – 80M
17 Maio, 2024 at 17:49
Das coisa que mais gosto são estes nossos palpites nos valores de venda dos nossos jogadores.
Vou pensar nos meus números…
17 Maio, 2024 at 17:54
Comprava te o Nuno Santos. É o único em conta.
17 Maio, 2024 at 17:51
Amorim a preparar a nova época, Neto e Adàn de saída.
Com estas decisões e as contratações em curso fica a certeza da continuidade de Amorim (também por não aparecerem clubes de topo interessados).
Entretanto o rival azul e branco terá novo treinador visto que começam a perfilar-se interessados em Conceição como o Milan e Barcelona…
17 Maio, 2024 at 19:42
Outro pensamento em relação a g.r.
Atenção ao pormenor de além de ter qualidade na baliza, o principal fator, com o sistema de RA, já se sabe, que terá que jogar razoavelmente com os pés, e neste campo, um g.r. com experiência tremerá muito menos quando for chamado a isso.
Este é um fator muito importante.
17 Maio, 2024 at 22:30
Este Rio Ave é mais um clube que presta vassalagem ao rabolhos (não foi só em 2015/16)…
Impressionante…
17 Maio, 2024 at 22:47
Golo!!!!!
1-1
17 Maio, 2024 at 22:53
Vassalagem do caralho…
Vocês não percebem que fazem uma figura triste com essas merdas?
18 Maio, 2024 at 11:49
😀
17 Maio, 2024 at 22:54
Rios Aves, Famalicões e Bragas, a mim nunca me enganam.
17 Maio, 2024 at 22:55
Aí estão 5 pontos perdidos nas ultimas jornadas… Imagina se te enganassem!
17 Maio, 2024 at 23:13
Cada um acredita no que quer, não contesto.
17 Maio, 2024 at 22:52
Amanhã podem ficar a 10 pontos, nunca ganhamos um campeonato com esta diferença pontual. Acho que é um pronuncio para o BI, coisa que já não fazemos á 70 anos. Para já é a taça e muito sinceramente tenho más palpitações, vai ser a última vitória de Pinto da Costa como presidente. Estou a vê-lo no final do jogo a ser sarcástico e a gozar com o Varandas pelas bocarras que este deu na janta com os jogadores.
17 Maio, 2024 at 22:54
O avanço do Benfic@ para nós na época passada era um pronuncio que não tínhamos hipótese…
Afinal, falhaste!
17 Maio, 2024 at 22:58
Já hoje o Cãoceição disse que “…estamos habituados a que nos queiram rebentar…”
Vamos engolir esta frase durante muito tempo.
E no final da taça, vamos ter que engolila, ai isso vamos.
Não acredito minimamente na vitória, estou mesmo descrente.
Que burrice.
E os jogadores, é que vão ter que mamar com isto, podem ter vontade, mas os outros vão vir cegos pra cima de nós.
17 Maio, 2024 at 22:59
O Rio Ave acaba o campeonato com 19 empates, 6 vitórias e 9 derrotas (as mesmas do Guimarães) – só 6 equipas têm menos de 10 derrotas e se o Vitória perder esta ultima jornada, serão só 5.
17 Maio, 2024 at 23:01
Recurso do Conceição para ir para o banco com o Braga, recusado.
Providência cautelar do Pintinho para ir para o banco no Jamor, recusada!
Novos tempos?
18 Maio, 2024 at 0:28
Mudaram os decisores….
18 Maio, 2024 at 3:06
E com o “influenciador” na prisão….
17 Maio, 2024 at 23:22
Pela equipa apresentada hoje pelos rivais em Vila do Conde, e ficando o alemão prá próxima época, desconfio, que ele hoje só levou aqueles com que conta prá próxima época.
Rafa sai, e talvez Di Maria e Arthur vão de via, como consequência talvez dos problemas que levantaram durante a época.
Desconfio, logo quem, um alemão.
18 Maio, 2024 at 0:04
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/novas-camisolas-do-sporting-apaixonam-e-dividem-adeptos-veja-as-imagens-que-circulam-nas-redes-sociais?ref=HP_DestaquesPrincipais
Opiniões?
Por mim só se aproveita a listada normal…