O Sporting perdeu a final da Taça de Portugal frente ao FCPorto, por 2-1, numa partida que chegou a parecer um tributo a Pinto da Costa, que se despediu da presidência dos azuis e brancos ao fim de quatro décadas de arbitragens viciadas
Há quem vá dizer que devíamos ter feito mais e melhor. Há quem vá apontar o dedo ao jovem guarda redes, Diogo Pinto. Há quem defenda que é complicado analisar as incidências de um jogo, onde acontecem demasiadas incidências a cheirar a apitadas dos anos 90. Eu estou neste terceiro grupo, não invalidando que perceba os restantes argumentos.
É verdade que não gostei que as nossas substituições, até ao penálti que deu o 2-1, fossem todas numa perspectiva de solidificar o processo defensivo e garantir mais posse de bola. Curiosamente, a primeira, assim que Juste é expulso, ainda antes dos 30 minutos, manteve Trincão em campo, fazendo sair Morita (não entendo o porquê da titularidade, quando vem em quebra há semanas, e quando Bragança fez o percurso contrário) para colocar Pote a jogar no miolo, com Hjulmand.
É verdade que o puto sentiu, e muito a responsabilidade de defender as nossas redes no Jamor, nunca sendo capaz de gerir a profundidade quando a defesa esteve mais subida, e acabando por cometer um penálti disparatado quando resolveu sair à maluca ao encontro de uma bola que nem ia directamente rumo à baliza.
Mas, desculpem, fará sentido falar de futebol jogado, numa partida onde acontecem coisas como
– Diogo Costa segura a bola já dentro da baliza, num um golo legal, que seria o 2-0, anulado por um suposto fora de jogo que eu ainda não percebi de quem foi?
– expulsão de St Juste num lance que, em meu entender, nem falta é (Galeno já vai em modo Taremi ainda antes do holandês chegar ao pé dele)
– expulsão perdoada a João Mário e a Alan Varela, com os segundos amarelos a ficarem no bolso, e com Sérgio Conceição a substituí-los assim que teve oportunidade?
– penálti não assinalado por mão na bola de Otávio, já no prolongamento
Cheirou, e muito, a anos 90, num jogo difícil de digerir, onde mesmo a jogarmos com 10 desde os 29 minutos, deixámos a nu a incapacidade do adversário para ser avassalador e criar grandes oportunidades de golo (diga uma, como diria o outro). Aliás, os dois golos do Porto, nascem de duas ofertas: a má recepção de Geny que isola Evanilson, e a saída estapafúrdia de Diogo, que resulta no penálti.
Perdeu-se uma oportunidade de ouro para fazer a dobradinha, mas parece que foi bonito porque Pinto da Costa se despediu em lágrimas, num jogo onde Sérgio Conceição, já depois de ser expulso, chamou a equipa toda à bancada para lhes dar instruções. É o futebol que temos, por isso sabe tão bem quando ganhamos.
27 Maio, 2024 at 15:14
Só de pensar que podia ter sido uma época com 3 títulos…. até fico com azia!
De facto não se faz omeletes sem ovos, mesmo que se seja um bom treinador!
Ontem foram erros individuais crassos !
Uma coisa que eu critico no Amorim é quando se vê com menos um elemento… simplesmente deixar de atacar, não tem capacidade de carburar a equipa na parte ofensiva mesmo jogando com menos 1, isso não pode acontecer!
Bem , é trabalhar para a próxima época, de preferencia contratar pouco e de forma certeira, como foi este ano.
27 Maio, 2024 at 16:11
Amorim é mediocre a partir do banco qd tem que mexer por motivos que não está à espera. Teimosia tb nao ajuda.
O puto aqui em casa disse, tira Trincão mete Quaresma, o meio continua bloquado e o Pote, mesmo a passo tem mais capacidade de meter a bola com qualidade no Gyo que Trincão.
Tem 12 anos.
27 Maio, 2024 at 16:30
Off-Sporting
Foda-se!
Como é que o Portimonense perde em casa cop o Aves (2-1) na 1.ª mão do play-off?
27 Maio, 2024 at 16:30
(o jogo foi há 2 dias ma só agora vi o resultado)
27 Maio, 2024 at 16:52
O Portimonense é uma equipa para lá de banal com gajos moles e os do Aves têm barba rija e vêm da segunda liga, com um nível competitivo muito superior, muito mais físico e confiante.
27 Maio, 2024 at 16:47
Eu só quero saber o que diz o tribunal d’O Jogo…
27 Maio, 2024 at 16:53
Arbitragem excelente. Estás à espera de algo diferente? Foi uma vitória “à Porto Calor da Noite”
27 Maio, 2024 at 16:58
O Iturralde diz que não é lance para expulsão…só hoje vi a repetição e nem me parece falta
27 Maio, 2024 at 17:34
Pisa-lhe o abono de família e poderia pôr em risco o pós-carreira do gajo…
27 Maio, 2024 at 17:48
Quem é?
27 Maio, 2024 at 17:35
Nem a favor nem contra, pura e simplesmente não ligo patavina ao que Iturralde diz ou comenta.
Ele que vá pró país dele ,que nem lhe ligam.
Iturralde ? A favor ou contra, ignoro-o simplesmente.
27 Maio, 2024 at 17:46
O Iturralde tem a “vantagem” de não ser um gajo ligado a nenhum clube português – o que todos os outros são, de um dos 3 grandes, com excepção do Coroado que é do Belenenses.
Na Bola, um benfiquista ferrenho que andou anos a ajudar a causa – é independente agora?
No Record, 2 benfiquistas, um ferrenho, o Faustino, e o outro mais suave.
No Jogo, tens o Coroado e 2 portistas… que andaram anos a receber da boa fruta!
27 Maio, 2024 at 17:54
O FC das Putas ainda se queixa da arbitragem…
Inacreditável!
27 Maio, 2024 at 18:30
Um clube com menos recursos consegue organizar-se bem, ser eficiente e passar a perna a um clube mais rico. O que é que a UEFA pensa disso? Penaliza o mais pobre em 21 ,4 milhões de euros. Brutal, não é?
27 Maio, 2024 at 18:30
Perdão, não era aqui
27 Maio, 2024 at 18:47
Quanto ao ranking, é o que é.
Participamos nas provas europeias como uns pedintes, mais preocupados com ter pernas para as provas internas do que com a ambição de vencer o maior numero de jogos e amealhar o Mexico de pontos possivel.
Até batemos palmas quando só enfardamos por 5 com o City.
O que não percebo é o porque desta época recebermos menos que a 2 épocas e o Benfica receber mais.
A época passada recebemos salvo erro a volta de 26M pela entrada, e esta época baixou para 18M.
E para o ano Benfica e Porto receberão no mínimo 50M cada pela participação no Mundial de Clubes…
27 Maio, 2024 at 18:49
máximo e não Mexico…
27 Maio, 2024 at 18:56
A análise de Duarte Gomes só lance do Diamonde … Priceless
115′ Diomande antecipou-se a Grujic, tocando na bola. Para isso o central atravessou a perna direita à frente do sérvio. O contacto existiu depois, sendo inevitável naquelas circunstâncias. O jogador do FC Porto não fo imprudente ou negligente em nenhum momento.
27 Maio, 2024 at 19:58
O gajo é um FDP desonesto. O resto é a vida normal neste país corrupto até ao tutano!
27 Maio, 2024 at 19:00
O Diamonde antecipou-se e chegou primeiro, por isso atravessou a perna à frente do sérvio que coitado, teve um contacto inevitável que não é imprudente nem negligente.
Agora por diversão vou só trocar os nomes e escrever exactamente a mesma coisa de outro lance.
“Galeno antecipou-se a st Juste , tocando na bola. Para isso o central atravessou o corpo à frente do brasileiro . O contacto existiu depois, sendo inevitável naquelas circunstâncias. O jogador do Sporting não foi imprudente ou negligente em nenhum momento.”
Dá para safar ou não?
27 Maio, 2024 at 19:09
por mim, já eras Internacional
27 Maio, 2024 at 19:59
Por mim substituías os corno do Duarte Gomes na Bola…
27 Maio, 2024 at 19:05
Portanto sempre que um jogador chegar primeiro e se antecipar, caso haja contacto não é falta porque o outro é que pôs o corpo ou perna à frente, quem faz a falta não pode evitar contacto e não é imprudente nem negligente. Como digo priceless, a colocar nos compêndios
27 Maio, 2024 at 19:30
Está quase tudo certo.
Só faltou o pormenor de Só se aplicar essa leitura se o jogador que se antecipar for do Sporting Clube de Portugal
27 Maio, 2024 at 19:22
É incrível que haja aqui gente a afirmar que não fomos ROUBADOS.
Amorim errou ao substituir Morita e a não trocar Catamo de posição: o rapaz é para jogar à frente e não à defesa – mas tudo o resto foi tão Escandaloso como os dois últimos roubos da escória azeiteira que os safou do 4o.lugar.
PS- Espero que o Cão tenha as ventas partidas o quanto antes e, visto que não há hortaliça para por o velho na choldra, que esse fdp tenha uma agonia semi breve e dolorosa.
27 Maio, 2024 at 19:36
Incrível como há tanto suposto Sportinguista a rasgar de alto a baixo os jogadores e treinador que fizeram uma época brilhante em que o pouco tempo em que não fomos lideres se justificou por termos menos jogos.
E sim temos um excelente equipa e o porto é uma valente merda, sendo essa a unica razão por terem disputado o 3lugar até ao fim e acabarem a 18 pontos do Campeão, apesar das enorme ajudar que tiveram…..
Nem vale a pena falar como começaram a época. Apenas relembro que com o jogo de ontem foi o quinto jogo seguido em que a equipa adversário teve alguem expulso
E burros como o amarelo e outros iguais que se fartam de dizer mal do Pote apenas me dão pena.
Para a próxima epoca vamos ao BI
27 Maio, 2024 at 20:02
Burro é o cabrão do teu tio, ó imbecil…
Ninguém tem culpa que não entendas português, a não ser tu. Estudasses, coração de minhoca!
27 Maio, 2024 at 21:21
A sério…para teu bem procura ajuda médica.
Tu és doente e dás pena
27 Maio, 2024 at 20:10
ROU BA DOS !!!
Até amanhã…
27 Maio, 2024 at 20:12
O Quenda falta-lhe ser um “animal competitivo” para ser um jogador de topo… Muita qualidade mas pouco competitivo!
27 Maio, 2024 at 20:59
Ora aí está Miguel, é esse clique que muitos jogadores que são bons não têm quando chegam aos AA.
Disseste e bem, “animal competitivo” muitos quando chegam aos AA, pensam que “já está” e não está nada, o mais difícil é tentar mostrar e quiçá destronar quem lá está.
Essa é que é a diferença, é esgatalharem-se para lá chegar, e depois sofrem uma desilusão porque pensavam que já estava.
Mais aí o treinador tem um papel muito importante, em saber explicar-lhes isso.
Depois é com os meninos, ou querem ou não estão para isso, ou pensam que num treino ou num jogo, fizeram uma maravilha e é o suficiente.
Nesta seleção, o Quenda chegou aureleado com nome, e em vez de esfarrapar-se, tem feito só o suficiente, claro, não tem chegado.
É essa a razão de muitos floparem.
27 Maio, 2024 at 21:07
Bem visto.
E mais.
Muitas vezes têm que ser emprestados, para verem, que nos clubes para onde vão, ou dão o corpo ao manifesto, ou a carreirinha vai por água abaixo, depois, uns desanimam e não têm feitio prá competição, prá luta, ou outros arregaçam as mangas e percebem afinal como têm que ser, penso que é o que está a acontecer ao M. Fernandes, arregaçou as mangas, mas ele que não se convença que o Sporting é o Estoril, ele que pense que são apenas degraus, e na próxima época quando chegar, que pense que ainda faltam uns degraus pró topo, se quiser lá chegar.
27 Maio, 2024 at 21:13
Um miúdo que chega aos AA, o treinador deve-lhe dizer, vês aquele ali a correr e já tem uns anos disto ? vais ter que correr e lutar pelo teu lugar duas ou três vezes mais que ele, e não desperdiçares qualquer lance, se fizeres isso, fica descansado que não me esqueço de ti, contarás sempre para mim, e confio em ti, serás sempre mais um aqui, e nunca desistas, mesmo que as coisas não corram bem, caso não o faças, vais ter dificuldades, agora é contigo.
27 Maio, 2024 at 20:50
Telma no Sporting…
27 Maio, 2024 at 21:08
169 cm de pura classe
28 Maio, 2024 at 9:47
grande contratação, mas falta o resto….
Que não se fiquem por aqui pois só uma “Gyokeres” não chega para destronar o benfica
27 Maio, 2024 at 21:38
Comentadores de futebol, e de arbitragem, nem lhes ligo patavina.
Aliás, até vejo todos os jogos de futebol, com o som desligado.
Não preciso de os ouvir.
Nos comentários, neutralidade Á MUITO, que deixou de haver, por isso, para mim, ficam caladinhos.
E tenho também a sensação, muitas vezes, que aquilo que estou a ver, não é verdade.
Mas pronto.
27 Maio, 2024 at 21:56
Vamos rebentar dizia o paspalho com aquela dicção de mongoloide, aquela cara de pavão aluado e aquele carisma de uma hemorroida.
É o deboche por essas redes fora, amigos e família com essa tirada ridícula.
Bazófia, arrogância, falta de noção, presunção e desonestidade intelectual.
Eis o burro encartado à frente dos destinos do Sporting.
Tudo a antítese dos valores do Sporting e o que criticamos nos outros 2 clubes de merda.
Vai demorar a passar a azia.
27 Maio, 2024 at 22:01
Infelizmente, tenho de subscrever isso… 🙁
28 Maio, 2024 at 9:08
É isso tudo e mais um par de botas.
Além do que descreves ainda fomos GAMADOS até ao tutano por um ladrão encartado… Faltas e foras de jogo inventados, golo por assinalar, penalties e o inacreditável critério dos amarelos sempre a nosso desfavor… Continuo a manter a minha ideia inicial, naquele lance que deu a expulsão do st juste não houve falta mas sim TEATRO…
27 Maio, 2024 at 22:18
Os melhores períodos de governação de Varandas são indubitavelmente aqueles em que fica calado.
28 Maio, 2024 at 10:36
O melhor periodo da governação vagandas vai ser o dia que o pusermos na alheta!
Z
28 Maio, 2024 at 12:39
SUBSCREVO
SL
27 Maio, 2024 at 23:10
2 palavras:
Apito Dourado.
28 Maio, 2024 at 9:15
Ontem estive a ver partes dos jogos do Europeu sub17… A França deu um amasso em Portugal e só venceu 1-2. Portugal apura se por causa dos golos contra a Inglaterra… A mentalidade dos jogadores portugueses continua a ser muito pequenina… Tiveram sorte, perderam 1-2, mas podiam ter ficado 1-4 ou 1-5 …
Mas há algo neste campeonato europeu que não compreendo. Como é que em 4 grupos, calhou um grupo com França, Inglaterra, Portugal e Espanha?!? Absurdo…
28 Maio, 2024 at 11:42
Subscrevo!
Mas acho que são só 2 grupos…
28 Maio, 2024 at 12:40
4…
28 Maio, 2024 at 9:33
Bom dia tasca!
Algumas soltas. Não há Off, vai aqui:
Ouvi o Amorim e achei curioso. O caminho do próximo ano “se calhar” é jogar com 2 alas bem subidos e 3 defesas. A juntar à ideia que aparenta (e até acho que ele já falou nisso) do Sporting estar com vontade de jogar com 2 avançados…será que vamos passar a 3 médios. Temos médios para isso. Morten/Morita; Pote/M. Fernandes; Bragança/Koba. Saindo Koba (se não mostrar qualidade para ficar na pré-época), eventualmente temos de procurar alternativa. Isto exclui automaticamente Esgaio, M. Reis e Edwards. Eventualmente o Fresneda mas não conheço bem. M. Reis pode ficar como Joker para jogos específicos, mas eu não gosto muito disso. Ficamos curtos num central pela esquerda, um ala esquerdo, um avançado e eventualmente um ala direito, depende do Fresneda. Para além de um GR, claro. Curioso para ver. Claro que isto é tirar muito de uma frase, pode cair por terra tudo ao fim de 6 ou 7 treinos de pré-época ou até ele ter dito a pensar em coisas especificas e não na big picture…mas…
Tenho acompanhado os sub 17…tanto talento e tão pouco treinador. Das 4 equipas do grupo, pelo que vi somos a equipa com o futebol mais pobrezinho a nivel coletivo. Mas depois temos MUITO, mas MUITO talento individual na frente que ajuda a equipa que joga na retranca e no pontapé para a frente e fé nos putos. Destaque claro para os 2 do Porco da frente, especialmente o Mora (foda-se…joga muito este puto…este é daqueles que é praticamente impossível não dar craque, está lá tudo). Do Sporting, não tenho gostado do Quenda…é verdade que tem de correr muito, está a jogar muito atrás e muito preocupado em fechar a ala, tenta estar em muito lado mas…não está a conseguir “passar” muitas vezes, está dificil de romper. O Varela é pior jogador e está a destacar-se muito mais. O que faz melhor, não está a conseguir fazer. Mantenho o que disse ao longo de todo o ano, é MUITO, mas MUITO cedo para o Quenda subir e se subir, vai seguir o caminho do RR ou do Afonso. Precisa de +1 ano completo nos sub23 e precisa de se destacar de forma evidente lá. Tenho gostado muito mais do João Simões, esse sim. Também precisa também de subir, de jogar com seniores, precisa de aguentar o jogo todo…mas qualidade e intensidade está lá.
Ao contrário de muitos, eu não gostei da saída do Ceição. Acho que se o AVB acerta no treinador, o Porto será muito mais forte no próximo ano. O plantel é muito melhor do que parece, há muita qualidade e se aparece um treinador que procura mais do que muita correria e muito coração, se encaixa bem…o Porto será muito mais perigoso do que foi este ano, mesmo com as necessárias vendas e com pequenos ajustes apenas. O Porto do Ceição estava completamente estafado, muito fácil de contrariar por equipas mais pequenas, muito conflituoso…falta claramente novos “olhos” e se acertam nesses novos “olhos”, não vai ser bom. Acho que os lamps vão ser muito mais fortes porque acho que vão livrar-se se problemas facilmente e basta acertarem 2 ou 3 contratações que ficam equipa para muitos muitos muitos pontos. Apesar disso, mais instável do que o Porto porque têm tolerância zero. O Braga…vamos ver…o treinador promete mas a estrutura não me parece grande coisa…de qualquer forma digo do próximo o que disse este ano o tempo todo. Se fizermos o nosso trabalho, estaremos lá em cima na luta com eles.
Mijo-me a rir desta ode ao Fair Play na final da taça. Só há problema de fair play quando o porto perde. E mesmo assim ás vezes…o Ceição na hora da saída está bem mais calmo, já está mais calmo desde que perdeu as eleições e percebeu que estava na corda bamba. E…corredores aos derrotados não é fair play nem é dificil. Dificil é fazer aos vencedores. E o Porto não fez aos vencedores, como ouvi. O Porto fez aos derrotados. Se fosse pelo campeonato tinha feito no início do jogo. Eu nem sou destas merdas…detesto a cena de meter os derrotados a prestar homenagem aos vencedores. Os vencedores são homenageados pela vitoria e por todos os outros…não precisam de mais “mimo” e muito menos por quem está a rebentar de azia. Se eu fosse treinador, ganhando prestava homenagem aos derrotados. Perdendo, eles que fizessem a festa e pronto. Ainda assim…o Amorim tem aqui lenha para o próximo ano inteiro. Pode meter de forma permanente no balneário a imagem dos jogadores do Sporting a subir a escadaria e a ver a festa deles…
28 Maio, 2024 at 9:39
Outra.
Total desacordo com quem diz que faltou um terceiro GR.
Para mim a estrutura dos GR do Sporting está absolutamente correta, falta apenas qualidade ao titular.
GR titular de muita qualidade, metia uma suplente capaz de jogar em necessidade (apesar de mais fraco claramente que o titular…por mim comprando um titular, pode ficar o Israel a suplente na boa) e depois um puto como 3º GR. Não gastava nunca recursos “a sério” num 3º GR.
28 Maio, 2024 at 10:24
O terceiro guarda redes deveria ser o Callai, mas este empréstimo não ajudou nada
28 Maio, 2024 at 10:43
O Callai precisa mesmo de jogar. Não pode ser ele…ele tem de ser emprestado.
Não gostei de o ver na B este ano e o empréstimo já foi uma merda. O Callai não pode passar mais 1 ano no banco e a jogar de vez em quando na B…
28 Maio, 2024 at 11:14
Eu acho que esse ritmo competitivo teria sido dado com uma equipa B na segunda liga.
Escusava de andar neste tipo de empréstimos…
28 Maio, 2024 at 11:19
Até pode ser na liga 3 mas tem de ser época completa e por isso não pode ser 3º GR da equipa principal…
Acho que o melhor mesmo é emprestar.
Até porque confesso que não sou grande fã do treinador de GR do Sporting, por isso…não percebo puto de GR e de treinadores de GR mas ter 3 GR exatamente com os mesmos problemas com todos eles a trabalharem com ele múltiplos anos…não me dá grande confiança…
É bom ele sair, ter novos treinadores, ter novos desafios e novos treinos…a ver se cresce, ganha confiança…
28 Maio, 2024 at 10:38
É evidente… E falta há dois anos e meio… Mas é amigo do treinador e faz parte do nucleo duro. O Rubão funciona assim. Eu não gosto, mas o homem ganhou dois campeonatos por isso compreendo quem o defenda. Por mim quero mais do que isto.
Z
28 Maio, 2024 at 11:42
Tu queres e eu também….
Mas onde está a aptidão?
Dois campeonatos em quatro ?
É pouco …?
28 Maio, 2024 at 12:29
No meu entender sim, muito por demérito dos nossoes advesários… O nosso campeonato é fraquismo…
Como diz o TdC deixa o Vilas Boas acertar no treinador, e vais ver uma coisa…
Z
28 Maio, 2024 at 12:37
Tu serás sempre o eterno insatisfeito, 2 campeonatos em 4 anos é pouco.
O nosso campeonato é fraco e tu faz parte dele.
28 Maio, 2024 at 12:41
Este ano é muito dificil perceber isso…
Para mim já era dificil no primeiro ano, neste então…
O Sporting deste ano era campeão em todos – 2 anos nos últimos 50, se não me engano….
28 Maio, 2024 at 13:07
O de Jardel, Niculae e JVP era sempre campeão.
O Porto de James, Falcão e Hulk tb…
28 Maio, 2024 at 13:55
O Sporting do Balakov, Figo, Iordanov, Paulo Sousa, Cherbakov, etc so não foi campeão uma porrada de anos seguidos porque a besta do Sousa Cintra fez o favor de entregar o Bobby Robson de bandeja ao Porto.
28 Maio, 2024 at 14:08
Esse Sporting fez….anota bem…menos 15 pontos que este. Marcou menos 20 golos, tem uma diferença de golos de 17 a menos que esta equipa e ficou com o 2º muito mais perto (a 5). Até o 3º ficou mais perto que o 2º este ano.
O Porto do AVB teria ganho contando como vitórias as jornadas a menos (faria 92 pontos e é uma das que considerei que ficaria à frente) e o do Kelvin faria os mesmos pontos mas a nossa diferença de golos é bem superior (tinham de ter uma diferença de golos nesses 4 jogos superior a 11).
De resto só o do Ceição à 2 anos.
28 Maio, 2024 at 14:14
O Bobby Robson tinha condições para ser muitas vezes campeão no Sporting.
A besta do Cintra como dizes e bem estragou tudo isso.
Só tiros nos pés este clube….
O pior é que os sportinguistas têm uma memória de merda…
28 Maio, 2024 at 14:16
Estás a fazer o critério com a pontuação, ok.
Jardel chegou com o campeonato em andamento, e nós afastados do título, diziam alguns….depois era voar sobre os centrais….
28 Maio, 2024 at 13:22
O Z não fala seguramente dos campeonatos ganhos.
Quando o pessoal critica aqui também é importante que quem lê preste alguma atenção em vez de reduzir a coisa a não gosta do Amorim, O Amorim que ganha jogos e que é campeão 2 vezes em 4 anos…turma do malhão que malha em tudo o que vê.
Se calhar quem critica o Amorim é pela questão A, B ou C, sendo que gosta muito do que ele faz em relação ao assunto D, E e F.
Se melhorasse a questão A, B e C talvez conseguisse ganhar 3 em 4 ou ganhar os mesmos 2 em 4 de forma mais fácil e tentarmos por exemplo dedicar mais tempo e energias em competições europeias e ganharmos 40M em vez de 18M.
28 Maio, 2024 at 11:08
Há muitos sistemas bons.
Na minha opinião depende mais dos jogadores que o plantel tem do que propriamente do sistema tático.
Se Amorim quer mudar de sistema para provocar dúvidas nos adversários de como podem contrariar o nosso jogo, acho que faz bem. Precisa é de jogadores para isso.
Depois lá está, é como tudo no futebol….depende dos gostos de cada um…
Em relação aos nossos rivais e mesmo ao nosso plantel para 24/25 não vou fazer adivinhação. Isto é como os melões….só depois de abertos é que se vai ver.
Nem mesmo só mandar palpites. É tudo tão incerto…
Ninguém consegue prever como vai funcionar a próxima época.
Só se quiserem roubar o papel do Chico 🙂
28 Maio, 2024 at 11:45
Por acaso eu torço o olho o Amorim querer mudar o desenho tático, principalmente porque acho que o Sporting ainda não conseguiu jogar na máxima capacidade com este modelo de jogo. Ofensivamente ainda pode ser mais trabalhado e melhorado. E depois acho que se a mudança for para um 3-5-2 como o Tiago diz, não me parece que tenhamos jogadores para isso, até porque o Geny e o NS tem grandes debilidades defensivas e num 3-5-2 vão se ter de desdobrar ainda mais entre a defesa e o ataque. Mas também só vendo é que um gajo pode realmente opinar, eu abomino o 4-4-2 do Amorim e ele tem resultado…
28 Maio, 2024 at 11:57
Eu digo que os sistemas são todos bons na teoria, mas é preciso que estejam bem rotinados também e lá está que haja jogadores para executar a ideia.
Agora que levantas a questão e à partida a ideia até ser boa porque mexe com a habituação dos nossos adversários, fiquei agora com algum receio, visto o histórico do Amorim e o tempo que levou até conseguir tornar esta ideia de jogo numa coisa mais eficaz. Eu tenho a opinião que o sucesso se deveu muito pela contratação do Gyokeres….mas já sei que não será uma opinião consensual… e lá está havendo jogadores….
Neste momento não temos jogadores para um 3X5x2, ou as nossas alas irão sofrer bastante.
Disso não tenho dúvidas também.
Mas depois acontece futebol….mercado de verão…um gajo sabe lá 🙂 …
28 Maio, 2024 at 12:21
Pois por isso é que disse que tenho de ver, mas pessoalmente prefiro que um treinador desenvolva a tática ao máximo e só depois tire conclusões de que se funciona ou não. E eu já disse que apesar do futebol apresentado, esta tática não está a ser explorada ao máximo. Fomos campões a jogar melhor do que toda a gente, praticamente sem usar largura. O nosso jogo não tinha combinações que exploravam bem a largura, nem combinações que rapidamente obrigavam os adversários a cobrir a largura para depois conseguirem explorar o interior. Acho que faltaram coisas, muito porque os alas que mais jogaram não as conseguem dar, e que podiam elevar a equipa a outro patamar.
28 Maio, 2024 at 12:25
Acho que estás a ser muito injusto sobre “quase não usar a largura” e basta ver a época do Geny e do Nuno Santos para isso não se confirmar…
Eu acho que este sistema está bastante esgotado e é por isso que andámos o tempo todo em “hibridos”. Melhor do que isto acho muito dificil. Muito fortes no jogo interior, fortes na profundidade, fortes na largura (e por isso o Nuno Santos e o Geny têm as suas melhores épocas…dizer do Geny não é grande coisa mas do Nuno Santos é)…
Acho que para evoluir, lá está…ou temos de usar cada vez mais “híbridos” ou mudar de sistema.
28 Maio, 2024 at 12:36
É veres como usamos o overlap numa ala e na outra para veres que do lado direito não se explora realmente a largura. O Geny se vai uma vez à linha de fundo por jogo é muito, e não acontece em todos os jogos. O Geny e o Trincão exploram demasiado os mesmos terrenos, e depois nenhum joga por fora, e quando jogam é sempre mas sempre para ir para dentro. O NS usa, mas muitas vezes está um pouco desamparado por isso é que passa muitas vezes para trás. A melhor altura em que o Sporting explora a largura é quando o MR joga como central esquerdo. O NS aparece mais subido, o Pote dá o apoio mais por dentro, e depois o MR aparece no overlap e ganha a linha de fundo.
Quando falo em dar largura, é mais isto, é explorar o espaço junto à linha lateral, para depois procurar a linha de fundo e o cruzamento tenso sair. Do lado esquerdo isso acontece muito pontualmente, porque o NS gosta de cruzar mais atrás, do lado direito isso nunca acontece porque o Geny joga de pé trocado e vai sempre procurar o espaço interior para usar o pé esquerdo.
28 Maio, 2024 at 12:40
Assim de cabeça, até acho que o jogador que mais vai á linha de fundo para cruzar ou fazer o passe, até é o Gyokeres. Posso estar muito errado, mas é a impressão que tenho.
Pode parecer pouco, mas acho que é uma arma que o Sporting raramente usa, que podia dar outro humpf ao nosso ataque, que obrigaria os adversários a cobrir mais a largura, e isso ia abrir mais espaço no meio.
Mas logo vejo todos os golos que marcamos para a Liga e tiro as dúvidas, no entanto a ideia que tenho é que isto acontece poucas vezes.
28 Maio, 2024 at 12:44
Mas isso é porque o Sporting não quer.
O Sporting é claramente mais forte no cruzamento de pé contrário, como faz o Geny. Não é por uma questão de modelo, é vontade.
Mesmo o Nuno pela esquerda faz muito mais cruzamento rasteiro do que por alto. Por alto é só quando tem muito espaço para isso.
E claramente quem cruza mais no Sporting é o Nuno Santos, e depois até deve ser o Edwards ou o Pote. O Gyokeres está MUITO longe de ser.
O City quase nunca vai à linha de fundo. Quase nunca foi. Isso quer dizer que não aplica o seu modelo a fundo?! Não concordo.
28 Maio, 2024 at 13:28
Não estás muito errado FIX.
Eu vejo o mesmo.
“(…) eu já disse que apesar do futebol apresentado, esta tática não está a ser explorada ao máximo. Fomos campões a jogar melhor do que toda a gente, praticamente sem usar largura.”
E com isto não quero dizer que não aproveitamos as alas quando pudemos.
Aliás é ver a quantidade de assistências do N. Santos por exemplo.
Ou o desempenho do Geny este ano.
Mas eu acho que podíamos fazer melhor.
Criar em vez de apenas aproveitar.
Acho que é aqui que reside a diferença e onde se vê isso é sobretudo na incapacidade que temos de furar a defesa, sobretudo em 1×1 e ir à linha.
Invariavelmente em 90% das vezes, o passe vai para trás.
Assente sobretudo na incapacidade do N. Santos de ir no 1×1 ou no Geny de ir à linha e ir sempre para o seu lado esquerdo.
28 Maio, 2024 at 13:37
Mas o City tem mais que qualidade para não jogar a toda a largura, aliás o facto de não ir à linha de fundo, na minha opinião, também lhes tira muito jogo, principalmente quando se tem um PdL fisicamente imponente como o Haaland.
Eu acho que é mais importante criar dinâmicas para que a tática se torne mais imprevisível (ter facilidade em explorar o interior e a largura criando a duvida ao adversário), até porque temos jogadores fortes nas combinações, do que estar a mudar o desenho tático a meio do jogo, esperando que a equipa esteja sempre equilibrada, que os erros não aconteçam e que durante a mudança não haja ninguém fora de posição.
28 Maio, 2024 at 12:10
A forma como interpreto isto:
Ele a meio deste ano percebeu que jogámos muitas vezes coxos (a ala que tinha o lateral ou o espaço entre o Paulinho e o resto aquando o 442 com o médio (Pote) a ter de abrir muito) e que a forma de “remendar” isso é solidificar o meio.
O 352 vai “resolver” esse problema porque tens 2 avançados + 2 interiores. E depois um médio mais fixo que permita os centrais fecharem a ala em caso de necessidade. Também ficamos com mais gente para fechar o meio na pressão.
Por principio gosto mais do 352. Porque torna melhor o jogo interior e a equipa mais “equilibrada” ao meio. É mais perto do Inter do Conte, da Atalanta que mais gostei, Leipzig….
Vamos ver.
28 Maio, 2024 at 12:31
Vai obrigar a equipa a jogar mais subida, com os médios a serem obrigados a dar apoio por dentro e ao mesmo tempo terem de cobrir as costas do ala que vai ter obrigatoriamente de jogar mais subido. Acho que vai expor demasiado a equipa defensivamente, principalmente se tivermos o Paulinho e o Trincão em campo. Vamos ter de jogar duas velocidades acima, o que olhando para o plantel de hoje vai ser muito difícil. E nem quero pensar de um 3-5-2 com o Geny na ala direita, que gosta de jogar isolado e partir para o meio, onde vai estar o médio, e mais uma vez vai faltar largura. E pior de tudo, se mudarem realmente a lei do fora de jogo, a defesa a jogar tão subida vai ter um ano realmente dificil.
Eu acho que o 3-4-3 está bem trabalhado, já é conhecido pelos jogadores todos, e é uma tática que preenche melhor o campo do que o 3-5-2 ou o 4–4-2 aberrante do Amorim. Acho que era preciso melhorar a qualidade em campo, dar mais velocidade ao nosso jogo, e integrar realmente o Fresneda para que a ala direita ganhe largura.
Primeiro que mudar o sistema tático é preciso melhorar a qualidade em campo, e dar mais armas á tática. Estar a mudar para usar 2 táticas, vai tornar a equipa mestre em nenhuma, ou vai ser uma perda de tempo como se viu com o 4-4-2 e rapidamente vamos voltar ao conforto do 4-3-3
28 Maio, 2024 at 13:37
Concordo.
Mais do que alterar o sistema neste momento, seria alterar alguns jogadores.
Isso acho eu que já poderia aumentar em muito o nosso desempenho e criar a tal incerteza nos adversários.
Sobretudo se aumentarmos em termos de intensidade e consistência.
Aliás é ver o impacto que teve um jogador como o Gyokeres e o Hjulmand.
Agora imaginem um avançado rápido que seja bom no toque de bola e forte no 1×1, ou até um ala que saiba ir à linha e defenda bem e ainda um GR que realmente acrescente.
Tenho dúvidas que o Amorim tenha capacidade de implementar assim tão rápido um novo sistema a jogadores que estão tão habituados ao 3-4-3.
Pior ainda quando eu acho que nem temos para já, jogadores para isso.
Vamos ver.
Posso estar completamente errado e a coisa até funcionar.
Em Agosto logo se vê.
28 Maio, 2024 at 14:24
Nem por isso. Não concordo contigo. Antes pelo contrário. Acho que o 352 preenche muito melhor o campo. O meio campo vai estar mais cheio, a variação do jogo é muito maior. Normalmente é o médio centro que está mais para as dobras, e normalmente não é preciso assim tantas. É mais fácil ter os jogadores juntos em combinações curtas e para recuperação. O central dobra o ala e o médio fecha o meio. Os médios têm mais liberdade que têm hoje.
Vamos ver como a coisa fica arrumada (se é que fica, isto é tudo suposições minhas baseadas em nada) mas de origem, acho exatamente o contrário de ti. Que o 352 preenche muito melhor o campo, a equipa fica com muito mais qualidade e mobilidade, pressiona melhor e defende melhor. Sempre achei.
28 Maio, 2024 at 18:22
O 3x5x2 também seria a tática que preferia ver o Sporting jogar.
Atualmente há sempre muito espaço para iniciar ataques adversários no nosso corredor central que depois a equipa compensa não deixando jogar nas laterais e de ter uma linha defensiva bem organizada e alta.
A atalanta feriu-nos muito no jogo dos grupos em Alvalade pela incapacidade que tivemos de estancar o jogo interior deles e depois faziam overlaps pelas laterais e matavam-nos. Melhorámos quando aumentamos a nossa intensidade para a segunda parte.
Na segunda metade da época melhorámos a defender as laterais, muitas vezes com os médios a virem fechar juntamente com o lateral. Anulando o jogo lateral dos adversários, no entanto, fomos muitas vezes feridos pelos cruzamentos à distância ou pela passividade da linha defensiva a cortar lances de bola perigosa pelo interior.
Agora, obviamente não temos jogadores para o 3x5x2 nesta altura. Não tanto por aquilo que vê-mos cá atrás, porque com mais 1 gajo a ajudar a equilibrar a equipa e no controlo da bola, teríamos tudo para melhor em todos os aspectos de disputas e posse de bola, mas no ataque simplesmente não temos um gajo diferenciado o suficiente para jogar com o Gyokeres.
Imagino o Pote como número 10 atrás dele descaindo para uma das alas conforme necessário e ajundando no meio campo. De certa maneira imagino o Pálinho, mas nunca descaído para as alas. O papel dele seria sempre quando o Sporting quisesse atacar e para o chuveirinho. Não consigo encaixar o Edwards nem o Trincão. Edwards não defende, não mete o pé, não disputa. O Trincão pode tentar fazer isso, e melhorou muito na segunda metade da época, mas não tem a clarividência que um médio ofensivo centro ou segundo avançado precisa de ter na parte central do campo. A vir de fora para dentro é onde ele consegue destacar-se normalmente rematando, mas depois não tem o passe da morte para o PdL ou para o ala em overlap – que diga-se, somos uma valente merda a fazê-lo e não é deste ano.
28 Maio, 2024 at 18:29
Falta um gajo mesmo muito bom para jogar com o Gyokeres e consequentemente jogar nesse sistema. Não podemos é agora ir ao mercado naquela de: “gastámos 20 M em dois jogadores que mudaram completamente o campeonato… se gastarmos outra vez 20 M então virá outro da mesma qualidade” isso é o que faz a merda do panelas e ainda bem que perdem dinheiro.
Volto a insistir que para mim era outro nórdico ou um alemão para jogar com o Gyokeres. Um gajo com um índice de trabalho enorme para andar a comer a relva o jogo todo como o Gyokeres.
28 Maio, 2024 at 9:49
Bom dia, Rafa e Sergio Gomez, é para ontem
28 Maio, 2024 at 11:41
Rafa no Sporting teria uma vida dificil em Lisboa….
Não acredito que o SLB não possa pagar mais do que nós para o manter
28 Maio, 2024 at 12:11
O Rafa sem estar em modo contrato da vida já gosta pouco de treinar e de dar tudo, imagino na altura em que só se preocupa me fazer guita….
28 Maio, 2024 at 14:14
Eu também cheguei a falar no Rafa… Mas rapidamente percebi pelo que me disseram aqui que não iria funcionar… E concordei…
Z
28 Maio, 2024 at 11:43
Sporting quer no mínimo 60M por Diomande, sendo que este valor pode ser atingido por objetivos.
O meu palpite é que será na casa dos 50M….+10 por objetivos
A ser assim já seria um bom negócio.
28 Maio, 2024 at 12:04
Acho que 40M já era bem vendido!!
28 Maio, 2024 at 13:38
Não sei se 40M dá para não termos que vender mais ninguém…
28 Maio, 2024 at 14:10
É realmente espantoso como se pode falar nesses números por um jogador como o Diomandé…
A malta que achava estarnhos os negócios do slb não sei o que pensa agora…
Z
28 Maio, 2024 at 14:13
Até percebo mais ou menos o hype que pode haver num jogador como o Diomande num campeonato como o inglês.
Jogador que eu acho muito bom na marcação e relativamente rápido. Tem de melhorar algumas coisas como saber trabalhar com a linha do fora de jogo e no passe e receção.
Fala-se no Newcastle.
Vamos ver…
28 Maio, 2024 at 14:36
Diomandé por meio felix era mel ! 🙂
28 Maio, 2024 at 14:41
Não seria um bom negócio, seria um excelente negócio!
28 Maio, 2024 at 12:38
https://www.abola.pt/futebol/video/goncalo-esteves-necessita-de-alguem-que-o-chame-a-razao-2024052616284456417
28 Maio, 2024 at 12:46
Mais um que se perdeu…
28 Maio, 2024 at 14:38
é novo e pode ser recuperado…haja alguem que o possa fazer !
28 Maio, 2024 at 14:47
Vieram 3 ou 4 “craques” do FCP e aparentemente não “vingou” nenhum.
Em que colchões têm colocado os rapazes?
28 Maio, 2024 at 15:03
LOL