Adaptar Giovany Quenda a ala (acabou de ser testado) ou deixá-lo ser o que ele realmente é (extremo)?
Adaptar Giovany Quenda a ala (acabou de ser testado) ou deixá-lo ser o que ele realmente é (extremo)?
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
14 Julho, 2024 at 10:29
Fatawu 2.0?
14 Julho, 2024 at 10:47
Geny, Nuno Santos…
Está na moda, adaptar extremos a laterais (mesmo que sejam alas).
Espero é que não seja mesmo um fatawu 2.0 (no sentido de adaptar o gajo e despachá-lo a seguir).
14 Julho, 2024 at 10:51
Os nossos alas são extremos em muitos jogos e momentos. Muitas vezes já no ano passado o central do lado direito é lateral e o ala extremo. Já o ano passado defendemos muitas vezes a 4, mesmo quando temos 3 centrais de origem em campo. E depois hoje não há extremos encostados á porta linha que não tenham de saber defender. Não há sistema que os use. Na ala, no esquema do Sporting e na maior parte dos jogos do campeonato é a coisa mais parecida com um extremo á antiga que há no futebol moderno.
14 Julho, 2024 at 11:28
As “invenções” do futebol moderno.
Metam o miúdo a jogar onde rende
14 Julho, 2024 at 12:06
Nos Sub19?
14 Julho, 2024 at 12:16
Ou seja na lateral com espaço e onde o conseguem colocar no 1×1. Ou seja no nosso esquema na ala. Nos não jogamos com laterais jogamos com alas que são mais extremos que laterais. E quando fazemos linha de 4 são just/quaresma e Mateus Reis que fazem de laterais.
14 Julho, 2024 at 12:37
Jonny , sem me querer pronuciar sobre a vantegem de uma ou outra opção com este jogador específico. Acho que será tão válido «meter o jogador onde rende», quanto formatá-lo para outras funções on possa vir a render mais.
Nem tem que ver com o «futebol moderno» ou quaisquer suas «invenções» ; trata-se de potenciar jogadores jovens (quando ainda “vale a pena” tentar) para cumprir novas soluções tacticas e assim a equipa ganhar novas nuances no(s) seu(s) modelo(s) estratégico(s) de jogo.
E isso já era assim quando em 1925 o senhor herbert Chapman criava no Arsenal o esquema tactico de 3-2-2-3 ou M-W. Este esquema predominou durante quase 39 anos, tendo sido inclusive o esquema adoptado (e daptado) pelo húngaro Joseph Szabo que treinoa nossa equipa dos 5 violimos (os 5 da frente ou do W, mas onde, Szabo ia constantemente introduzindo, durante o jogo, nuances, ao próprio sistema base; só o fazia porque tinha jogadores completos com capacidade para serem “formatados” para se adaptrem permanentemente a essas nuances). E a História da Evolução do Futebol foi sempres sendo feita com novos conceitos edtratégicos (ou modelos tacticos de jogo: os “feios” catenaccio italiano de Viktor Pozzo, mas suficientemente eficaz ou com bons intérpretes para garantir os 1ºs 2 Mundiais à Itália e o “ferrolho suiço” de Karl Rippman que incomodava os adversários mas pouco mais obtinha de sucesso (lá está, precisaria de ter jogadores mais versateis para tormar o sitema meno previsível. O 4-2-4 de Sir Alf Ramsey que garantiu o único grande título internacional em seleçções da pátria do Futebol. em 1966.
O Futebol total de Rinus Mitchel no Ajax e na “laranja mecânica”, depois tão bem continuado por Johan Cruyjft (e outros) no Barcelona. Só possível graças à quase aboluta versatilidade táctica de TODOS os jogadores.
Resumindo, serve isto para lembrar que o futebol faz-se EXATAMENTE da evolução de conceitos (técnicos, tácticos, oranizacionais, estratégicos, de avaliação e monitoração de performance, de scouting, de metodologias e ferramentas de treino, etc., etc).; neste tão exigente contexto, só consegue vingar quem esteja disposto a aprender sempre, trabalhar muito e .. adaptar-se.
Um abraço e saudações leoninas
14 Julho, 2024 at 12:06
Eu estou mais preocupado em que mudem a mentalidade dele e o tornem um jogador competitivo e com cabeça…
14 Julho, 2024 at 12:23
+1
O maior trabalho será dar agressividade e ensiná-lo o que fazer quando não tem a bola nos pés.
Nos sub-17, Portugal só ganhava objetividade quando Quenda saía de campo…
14 Julho, 2024 at 12:30
Pois! E ainda o querem adaptar a Lateral…
14 Julho, 2024 at 12:39
Não foi isso que deu maior objectividade e disciplina ao Geny Catamo!?
SL
14 Julho, 2024 at 12:58
É verdade Álvaro.
Mas Catamo teve empréstimos e competição antes de Amorim o preparar para a função.
Na minha opinião Fatawu era mais ofencivo e vertical, mas defensivamente e posicionalmente Catamo dava outras garantias, para além de maior percentagem do passe…
14 Julho, 2024 at 13:12
Empréstimos com lesões e sem muitos jogos. Foi a aposta numa reformatação do jogador para o tornar mais completo (atenção, sem perder os atributos que já o diferenciavam) que foram determinante ba evolução extraordinária do Catamo.
Até o treinado moçambicano reconhecu o Catamo como um jogadr que evoliu muito no último ano e usa-o a avançado.
Saudações leonina
14 Julho, 2024 at 13:51
Verdade.
Mas teve utilização, inclusive a extremo direito com Vasco Seabra (não recordo se Pepa também o utilizou nessa posição), e oportunidade de jogar num nível superior.
Geny é um rapaz humilde e trabalhador, disponível e que quer sempre aprender, predicados que fazem toda a diferença na evolução de um jogador.
14 Julho, 2024 at 13:01
Não sei.
14 Julho, 2024 at 12:39
Vai ser o substituto do Edwards quando este sair…
Para ala já temos o Fresneda e o Geny
14 Julho, 2024 at 19:25
Edwards…esse craque…
Z
15 Julho, 2024 at 8:27
Yep, concordo. Acho que será mais isto!
14 Julho, 2024 at 12:46
Depois de Diogo Brás, Bruno Tavares, Joelson Fernandes e Isnabá Mané, deixei de vaticinar futuros “melhores do mundo”.
E já agora, parem de utilizar o puto para propaganda e comparações com outros craques mundiais da mesma idade, deixem que o puto faça o seu percurso normal de formação e cresça.
Ao invés de acelerar, ponham a mão na consciência e perguntem-se porque putos “mais velhos”, com idade senior para estarem já nas opções no plantel principal, ainda säo promessas para completar equipas de pré-época…
14 Julho, 2024 at 15:10
À semelhança do que diz o Miguel ali em cima, voto mais em fazerem dele um jogador com mentalidade competitiva. Se ele tiver a atitude de um Porro, é meio caminho para colocar em prática a qualidade que tem. Se por outro lado, for um cona mole, bem pode ter os pés do Ronaldinho Gaúcho.
Se a velha história de “O Paim tinha mais qualidade que o Cristiano Ronaldo” for verdade, então ainda sai mais reforçada a ideia de que mais vale a mentalidade certa para potenciar a qualidade do jogador, do que muita qualidade para ser desperdiçada por falta de atitude!
Façam dos nossos miúdos gajos com garra. O resto, com um bom treino, vem.
14 Julho, 2024 at 18:16
Subscrevo totalmente este comentário – e nem é por partires da minha opinião de base.
É que estou farto e cansado de fazerem de “projectos de jogadores” uns “craques do caralho” que depois não dão porra nenhuma e ainda acham que não se lhe deram oportunidades…
O nosso Clube tem muito mais “Pains” do que “Moutinhos” – e nem vou aos “Ronaldos”!
E qualidade técnica numa percentagem alta dos jogadores da formação nunca faltou. O que falta é tudo o resto em 95% dos putos que lá andam e já se julgam os tais “craques do caralho”!
Eu já me contentava com 1 ou 2 “Adriens” por ano, um “William”, um “Inácio”, um Nuno Mendes”… Miúdos que aliam a cabeça à competitividade e à qualidade…
Este Quenda faz um jogo fantástico em 10… Nos outros 9 jogos, em 4 faz uns lances bons no meio duma apatia irritante e em 5 anda a pastar em campo…
Lá está, reconhece-se qualidade no miúdo mas falta-lhe tudo o resto para ser um jogador de futebol… E se é assim na formação – nos Sub17, nos Sub19, etc – imaginem esta atitude no contexto competitivo da 1ª equipa do Sporting!
Aqui há uns dias, acho que nesta semana que passou, vinha uma declaração que penso que era do Ivanildo, que comentava o que o JJ lhe dizia quando treinava na equipa principal… E isso diz bem da diferença que existe entre o contexto formação e o contexto e exigência que existe depois na equipa principal.
E eu acho que o “normal” no Sporting é descurar muito a competitividade que se exige na formação, o que depois cria muita dificuldade para os jogadores se afirmarem na equipa principal.
E os poucos que se afirmam, tem muito mais a ver com a própria mentalidade particular do jovem do que com o trabalho que o Sporting faz nesse aspecto, na minha opinião.
14 Julho, 2024 at 21:32
Eu diria que além do óbvio, que é ter capacidades técnicas para se ser jogador de futebol, há duas coisas na passagem para uma equipa A que são absolutamente determinantes. Uma é o físico. E aqui, havendo uma estrutura profissional, inclusive em escalões mais jovens, não entendo como chegam miúdos franzinos à primeira equipa e não jogadores prontos caso necessário! A outra é esta parte mental que falamos. No mínimo têm de perceber que ainda não são ninguém e querer muito estar ali.
Tivemos recentemente um exemplo ali nos tipos de Carnide, que lançaram um miúdo (João Neves) que tem ambas as coisas. O puto de facto é bom e foi, principalmente, a parte mental que o fez sobressair.
Se há quem esteja no clube que ainda não tenha percebido isto, parece-me que não estão lá a fazer muito…
14 Julho, 2024 at 23:26
Concordando com ambos em tudo o que dizem, não consigo perceber como é que jogadores como o Edwards ou o trincão chegam à equipa principal do Sporting e se mantém por lá como titulares, possivelmente várias épocas.
Jogadores jovens, com qualidades técnicas acima da média, mas a quem falta atitude ou garra… Mentalidade competitiva. Vindo da formação, não servem. Mas podemos gastar milhões a comprar jogadores com exatamente as mesmas características, formados noutro sítio qualquer… Sendo nós considerados um “clube formador”.
14 Julho, 2024 at 18:47
Com tantos defeitos que aqui atribuem ao Quenda não percebo como é que foi escolhido pela uefa para integrar o onze ideal do último europeu de sub 17. Muito gostam alguns sportinguistas de desdenhar e deitar abaixo tudo o que é nosso. Possivelmente só viram 2 ou 3 jogos do miúdo e já lhe estão a fazer o funeral.
14 Julho, 2024 at 19:10
Provavelmente o incluiram para não parecer mal a equipa finalista ter só Rodrigo Mora no 11 ideal…
14 Julho, 2024 at 19:48
E nao pode ter sido o contrário?
Mas, pelos comentários que aqui costumas postar, admirava-me era que dissesses alguma coisa em favor do Sporting.
14 Julho, 2024 at 20:01
Por acaso vi todos os jogos transmitidos, e Cardoso Varela foi de longe o jogador mais influente do ataque português a seguir ao Mora.
Mas é a minha opinião.
Agora se fores ver os números, assistências, passes, golos, cruzamentos bem sucedidos, relates, de Quenda, também ficas com dúvidas se os tipos da UEFA não terão condundido com outro.
Já agora, vistes algum jogo?
14 Julho, 2024 at 20:27
Possivelmente, ainda nem sequer tinhas ouvido falar no Quenda já eu estava farto de ver jogos do miúdo, pois felismente vivo perto da Academia e acompanho muito a nossa formação.
Entretanto, não deixa de ser curioso que numa seleção em que havia 5 atletas do Sporting, 4 deles titulares e um deles capitão e talvez (para mim) o mais influente na equipa, apenas tenhas tido olhos para dois jogadores dos tripeiros. Mas isso, vindo de ti, não me surprende nada.
14 Julho, 2024 at 21:02
Pois claro que não surpreende…. É sempre isto todos os dias.
Não eram 4, mas 5…. Rafael mota, felicíssimo, Simões, Quenda e Gabriel silva.
Fez uma bela época nos sub23 o Quenda comandado pelo mister João Pereira.
Este ano vai lhe fazer bem a rodagem nos B.
14 Julho, 2024 at 21:24
A ti não respondo, por não perceberes o que está escrito…
14 Julho, 2024 at 22:36
A ti já te percebemos todos o que te move a escrever…é sempre a mesma coisa
14 Julho, 2024 at 21:22
Aparentemente não fui só eu.
Acompanhei Joelson e Isnaba desde o Torneio da Pontinha até a chegada a seniores.
Pode parecer exagero, mas quando ainda Junior, surgiram noticias que Joelson não queria renovar e o Porto estava envolvido, julgava que iríamos perder o jogador mais promissor desde CR7.
Enganei-me.
Espero também estar enganado em relação à Quenda, agora que identifico muitos dos “sintomas” dos que antes referi…
15 Julho, 2024 at 9:45
Eu já o digo à algum tempo….
O Quenda dá-me muito mais vibes de Joelson do que de outro jogador qualquer.
Espero estar enganado….
15 Julho, 2024 at 9:44
O J Simões foi o único que se destacou a sério, a par do Varela e do Mora….
O J Simões sim, fez um belíssimo europeu…deu 10-0 ao euro do Quenda.
15 Julho, 2024 at 10:27
Há que ter calma também, são ainda muito putos….
https://www.zerozero.pt/jogo/2016-05-21-portugal-espanha/4936557
Na última vez que fomos campeões era o Zé Gomes a estrela desta equipa
14 Julho, 2024 at 19:54
E quem terá metido a cunha pra ele fazer parte do melhor onze do torneio.
Provavelmente o mesmo de sempre.
15 Julho, 2024 at 9:42
Das escolhas mais bizarras…
O Quenda fez um europeu mediano (para ser simpático), com meia duzia de rasgos somando todos os jogos…
Aliás, o teu argumento ser ele ter estado no 11 ideal dá ideia do gajo que só vê os resumos….
Ele nem na B se estabeleceu a sério, quanto mais…
15 Julho, 2024 at 13:12
Bom comentário.
O tempo trará algo para voltarmos a esta discussão…
15 Julho, 2024 at 13:09
Eu também não percebo como o Queda está no 11 ideal do Euro Sub17… Qualquer um extrema da Itália fez um campeonato melhor do que ele…
Mas eu estou a cagar para o que a UEFA/FIFA diz, porque eu também não entendo como o Messi tem 6 bolas de ouro… e gajos como o Iniesta ou o Snjeider não têm nenhuma…
15 Julho, 2024 at 9:21
É preciso ter calma e ver como ele cresce. A pré época por norma é importante para avaliar o nível destes miúdos, principalmente se têm velocidade e capacidade fisica para fazer a diferença. O Afonso tinha uma técnica elevada e no escalão dele fazia o que queria, mas a subida foi demasiado. Acho que há que aprender com estes erros e mudar a maneira como se fazem as coisas. Subir para A já parece-me um erro. Já se estabeleceu na B como opção sólida? Pelo que sei não, talvez esse devesse ser o primeiro passo.
15 Julho, 2024 at 13:14
O Afonso só durava 60 minutos…
Tanta vez que eu disse isso aqui!
O Quenda tem muito esta parte também… quando joga com alguma intensidade. Quando só joga de vez em quando, consegue aguentar os 90 minutos na boa. E nos jogos que está a pastar, até acho que faziam o prolongamento se houvesse…
15 Julho, 2024 at 9:39
Primeiro que tudo tenho muitas duvidas que esteja pronto. Muitas. Eu acho que nos estamos a precipitar a subir o puto quando ainda não se estabeleceu sequer na equipa B.
E espero que o Amorim desta vez tenha a certeza do que quer, porque se vai entrar no mesmo io io que os outros, mais vale estar quieto e deixá-lo na B. Ver como corre e como se cimenta na B e depois logo se vê. Porque de resto só se tem atrasado evolução ou estragar.
Quanto à posição, pode com facilidade fazer as 2. Depende do ala ou avançado com que jogar. Ele tem de jogar aberto como joga o Edwards ou o Geny.
No plantel atual não me parece ter espaço de todo. Trincão, Edwards, Geny e Fresneda enchem a ala direita. Eventualmente aparece o espaço se sair o Edwards. Como 5º jogador para “o caso” é mesmo o que eu não quero que aconteça. Prefiro mil vezes que fique na B e se fixe em vez de estar no plantel para se um dia eventualmente for preciso.
MUITO mais importante do que se é a ala, se é a extremo, se é a avançado…é que ele só esteja na A se o treinador tiver a certeza absoluta que acredita nele e está disponível a dar todo o tempo do mundo para ele atingir o seu potencial.
E receio também que estejam a fazer isto para agradar a ele e ao pai para que ele se motive…e isso é o pior de todos os mundos.
15 Julho, 2024 at 9:59
+1
15 Julho, 2024 at 10:00
Acho que é claro que ainda não está pronto.
Teve uma boa época nos sub23, um europeu algo errático e tem agora um novo desafio na equipa B onde continuará a ser treinado por João Pereira.
Eu diria que ainda precisa de um par de anos….
15 Julho, 2024 at 13:15
Precisa de 1 par de anos e de outra mentalidade, diria eu.
15 Julho, 2024 at 11:42
Aquilo que o Tiago defende é também para mim o mais lógico.
Antes de subir de escalão um jovem tem de dominar o escalão em que está, e esses sobe e desce só causam confusäo e dificultam a sua evolução.
Isso e criar expectativas que facilmente podem resultar em dúvida e frustração…
15 Julho, 2024 at 13:16
Também penso assim.
Tens de ser “O” jogador do escalão para ires para o escalão a seguir antes de tempo…
15 Julho, 2024 at 14:22
Penso que o problema de Quenda, Joelson, Isnaba e outros passa pelo mesmo: o facto de a Academia Sporting ter quase uma obrigacao, aos olhos do grande publico, de produzir extremos. Futre, Figo, Quaresma, Ronaldo, Nani e Bruma (alem de Varela e outros que ‘nao deram’ ou ‘nao deram tanto’ como Fabio Paim, Carlos Mane, Podence ou Gelson) fizeram com que os adeptos estejam sempre a espera de ver o proximo jogador desse tipo, o que, por sua vez, leva a que os responsaveis se sintam quase que forcados a apressar essa evolucao nos seus jovens mais promissores, ‘queimando etapas’ para os colocar o mais rapidamente possivel no plantel principal e poder dizer que esta ali o proximo grande valor da formacao.
As outras posicoes tem menos esse problema, porque os exemplos de sucesso e boas carreiras sao menos – excepto no meio campo, onde tivemos Moutinho, Veloso, Adrien, William, Joao Mario, Palhinha e agora Braganca, mas que por alguma razao nao sofre o mesmo escrutinio das alas. De resto, sao 2 ou 3 por posicao – Rui na baliza, Nuno Mendes, Cedric e Thierry Correia nas laterais, no centro da defesa Carrico, Dier e Inacio, e na frente…o Yannick Djalo conta?
Acaba por ser uma situacao semelhante, embora distinta, da dos vizinhos da frente: enquanto que os jovens deles fazem seis meses em bom plano e ja sao os melhores do Mundo, os nossos ja vem com esse rotulo da formacao – o que depois, claro, leva a que deem um toque errado na bola e lhes caia o Tribunal de Alvalade em cima. Nisso, considero os rivais melhores do que nos, porque eles verdadeiramente acarinham os jovens jogadores, e ate os maiores cepos sao futuros Messis; entretanto, em Alvalade, o proximo grande talento faz um passe errado e passa logo a ser ‘curto’, ou a ‘nao ter nivel para jogar no Sporting’.
17 Julho, 2024 at 16:40
No SCP ha decadas que treinadores e dirigentes aplicam essa teoria de que a formação é para fazer jogadores para a primeira equipa , e ganhar ou jogar para ganhar nesses escalões é secundario …. erro crasso , originado por decadas de dirigentes rascas ( e que aproveitava tambem aos treinadores das camadas jovens , pois podiam perder á vontade , não havia qualquer cobrança ) . Depois , quando chegam aos seniores , no SCP ou noutra equipa , a maior parte deles desaparece , pois não lhes foi incutido aquela coisinha que é ganhar a qualquer custo , que se chama mentalidade competitiva