Devia era destabilizar os rivais que têm deixado sair jogadores de graça!
Eu vejo como o econhecimento do próprio jogadoe do seu valor e da bia negociação que o Sporting fez!
Tomara eu haver mais “destabilizações” destas!
PS- Ontem o tópico do Morita à Superleão foi muito bom: deu para discutir futebol; confrontar opções – potencial vs rendimento imediato; e ainda fazer uma devida homenagem a um dos nossos grandes jogadores!
é ires ver o que ele disse, nessa curta entrevista à chegada à selecção sueca. Não falou para um único jornalista português, mas os editores dos três desportivos preferiram descontextualizar o que ele disse para fazer chamadas de capa mais aliciantes.
Também, mas quantos dos nossos apenas lêem as “gordas” dos pasquins?
Aguardo resposta do mister numa próxima CI, a questão relacionada e bem rebuscada…
Ainda sobre o mercado, e como ainda acho que era útil ter um central experiente, há um dinamarquês que está disponível a custo zero, o Simon Kjaer.
Poderia ser uma boa opção para adicionar a tal experiência ao centro da defesa e juntar mais um a armada dinamarquesa.
Coates chegou com 25, afirmou-se logo e sendo confrontado com as diferentes fases do clube, algumas bem difíceis, foi assumindo a liderança progressivamente. Isso não aconteceu logo quando chegou com 25 e vocês querem que os putos façam o mesmo com 20 anos…
A liderança é uma questão de personalidade, vem com a experiência mas assumir isso nessas idades não vem por magia como alguns pensam aqui…
Um exemplo disso, Inácio, o mais velho tem 22, supostamente mais experiente, é titular desde 2020/2021, campeão 2 vezes e borra-se todo em qualquer jogo de maior pressão.
Falo no mais experiente… Mas Debast e Diomande ja tiveram e teem muitos momentos folcloricos, não há milagres… nestas idades há que fazer merda para aprender mas fazer merda no Sporting tem um custo maior, para o clube, até podermos tirar dividendos (uma supertaça já foi).
O caminho faz-se caminhando e na liga tuga poderá chegar (vamos ver quando chegarmos aos momentos decisivos). Este défice de experiêncua vai-se ver mais na Champions.
Parece que perde a noção do timming. Depois atrapalha-se um pouco. Corre bem porque consegue ainda assim reagir. Mas numa Premier League não sei se teria a mesma sorte.
Defensivamente o Inácio é um gajo que não dá muito nas vistas, não é de grandes cortes mas não é de grandes fífias nem de se borrar todo.
É muito certinho nos duelos, na bola aeria, não é muito rápido nem muito lento…
Os maiores “apertos” em que se vê é em construção e é porque é tão bom no passe que o Amorim lhe pede mesmo que arrisque. É o único central que arrisca no passe e por isso ás vezes corre mal.
Claro que tem jogos que lhe corre mal mas tem um rendimento muito estável todo o ano, muito certinho.
“Os maiores “apertos” em que se vê é em construção e é porque é tão bom no passe que o Amorim lhe pede mesmo que arrisque. É o único central que arrisca no passe e por isso ás vezes corre mal.”
Agora temos o Debast também..
Mas era a isso que me referia.
Ele, em determinados momentos, temporiza demasiado no momento de fazer o passe. E por vezes já tem o adversário em cima dele.
Eu percebo que passe por ele grande parte da construção. Mas ele tem de perceber os timings. Quando não dá….
Agora o que vejo é algumas situações o adversário tira-lhe a bola, ou o passe esbarra no adversário ou ainda o passe para os colegas sai de forma defeituosa e permite a recuperação da bola ao adversário levando a que beneficie do nosso desequilíbrio posicional.
Como não? É o nosso central com melhor passe longo, de longe… Debast também parece ser bom e o quaresma não é mau, mas o Inácio é o melhor. O diomande mais vale não tentar, porque é cada bola prá bancada…
O Inácio já apanhou com muita merda pela frente e raramente deu buraco. Entre Sakas e espalha brasas acho que há margem para dizer que meteu a maioria no bolso.
Arrisco-me a dizer que tem sido o central mais sólido dos últimos 3 anos, muito mais consistente que o Coates e com muitos menos erros.
Não consigo entender essa dos centrais experientes…só funciona para o Sporting??os lampiões e comentadores dizem que a melhor dupla do slb devia ser o Beckenbauer e o Baresi ,vulgo Antônio silva e o Araújo…aí ja não interessa a experiência??vamos buscar um gajo só por ser experiente?e arrumamos com quem??
Ainda por cima já temos a tesouraria à rasca e ainda vamos acrescentar mais um bruto salário?
Estou contigo Koki: altura de Diomandé, Inácio, Debast e Quaresma crescerem mentalmente!
Não encontras Coates em lado nenhum,vocês falam em Hummels,matip,kjaer gajos que nem se quer tão habituados a jogar com 3 centrais… basicamente preciso ser experiente,de resto que se foda,mas o futdvol não é assim…
As melhores duplas de centrais da história sempre passaram por velhas raposas, jogadores experientes. Podemos ter um misto, admito que sim. Mas não há nenhuma dupla histórica constituída por jovens, muito jovens.
Se queremos ganhar, é melhor não andarmos com apostas.
De cabeça lembro-me daquela passadeira que estendeu ao Gyokeres, numa jogada muito parecida à do último Sporting-porto em que o Otávio demonstrou não ter aprendendido com o colega de profissão argentino.
Tiago, ver grande maioria de vocês a queixarem se de centrais, o que diriam se tivessem Otamendi, Araújo e António… Eu sei o que vai acontecer… Aursnes a jogar a central algumas vezes… Vocês queixam de de barriga cheia
Tenho de ver mais do Araújo (o que vi no Gil ou nos sub21 achei um gajo muito falivel…com muitas qualidades técnicas mas que comete erros com alguma facilidade…tipo Quaresma à 3 anos…) e não conheço o gajo que o Porto foi buscar mas eu não trocava os nossos 4 por nenhum dos outros grandes.
Como digo, ainda tenho de ver melhor alguns mas…se for para dizer hoje, não trocava.
Porra o Aursnes a jogar a central seria uma nova aberração para esse jogador.
O benfica está uma confusão do….
E o Bruno Lage é o pateta alegre que não tem grande carreira para se queimar.
É uma oportunidade que tem, porque nem tem outra mesmo, para limpar a sua carreira.
Ter perdido o campeonato do Botafogo ainda pesa…e muito.
Agora o plantel é um saco de gatos.
Algum talento, outros endeusados pela CS, outros sem nível nenhum que não encontraram colocação.
O Tia Maria fode-os a todos. Se o Schmit ainda fresco de ser campeão não tinha mão naquilo, o fracassado do Lage ainda será pior.
O Schmit foi queimado à força toda, o homem consegue ser despedido com 1 campeonato e 2 segundos lugares.
Não sei porquê mas acho que há outros que fazem pior balneário.
KoçaoKu se não joga ou se joga numa posição que não a que gosta vai amuar.
Otamendi quando as merdas começam a correr mal.
O picanhas deve andar com umas trombas que ninguém o atura.
O TiMaria também faz, mas acho que menos que os primeiros.
E não sei ainda onde vai encaixar o Renato…ou até mesmo este camião de jogadores novos que não sei como vão jogar com regularidade…
O Otamendi é completamente descontrolado nas entradas e tentativas de antecipação. Houve alturas que tinha físico para ganhar a esmagadora maioria ou ir buscar quando não conseguia mas agora?! Porra…é mato….
É mato… Mas o António não vai para melhor, a não ser que algo mude com Lage… Mas fdx… 3 centrais? Para uma época longa? Os meus amigos vermelhos têm muita fé no puto albanês, mas fdx… Tem tudo para correr mal… Esperar que os tripeiros não cresçam mais e que o Braga continue instável… Dá para um segundo lugar
Primeiro ponto, estou-me a cagar para o que os comentadores dizem, e menos ainda para os lampiões.
Segundo ponto, acredito que a super taça não teria sido perdida se tivéssemos lá um central com experiência que pudesse ser a voz de comando lá atrás.
Terceiro ponto, não ponho em causa a qualidade de nenhum central do actual plantel, e com a quantidade de jogos que vamos ter há espaço para jogarem todos, até os 3/4 jogos que o St. Juste faz por ano, e até era bom para os nossos centrais irem crescendo sem terem a pressão de serem eles a força de comando.
Eu acho que não teríamos perdido a supertaça se não tivéssemos tido cargas de pré época demasiado pouco tempo antes do jogo.
Foi o que me pareceu.
Mais ainda quando tivemos o Debast que ainda precisa de mais alguns treinos para se adaptar. Com o Diomande e condição física adequada tenho sérias dúvidas que tínhamos perdido aquele jogo.
Mesmo com essas cargas, acredito que com Coates não perdíamos o jogo.
E o Kjaer, por exemplo, tem as características que o Coates tem, é forte no jogo aéreo, não é muito rápido, mas tem bom posicionamento e perfil de liderança.
Epa… mas queres comentar a qualidade de saída do neo patrão Diomande? E mesmo a do Inácio…
Nesse ponto só vejo Debast mesmo bom mas globalmente se tremem quando pressionados podem ser lindos, ter pezinhos fantasticos etc mas se nao defendem bem não servem.
Qual é o central que constrói melhor que o Inácio?! Não há nem é em Portugal…e praticamente no mundo. É a característica que mais o distingue dos outros…tem uma qualidade de passe brutal. É o que o faz valer o dinheiro todo que vale. Entre linhas, em profundidade, curto, longo…é por isso que ele é “O” nosso jogador que constrói a sério. É o central que tem ordem para arriscar o passe dali.
Qualquer um dos 4 centrais que temos dá 10-0 à saída do Kjaer. O Debast e o Inácio dão 30…..
Eu não tenho o teu conhecimento Tiago, apenas digo que me custa a crer que o Inácio seja dos melhores do mundo nesse capitulo, porque em minha opinião falha demasiado…
Falha alguns passes porque é o central que arrisca. O Amorim já disse…é o central a quem ele pede sempre para arriscar o passe porque tem uma enorme qualidade na construção.
O Quaresma falha menos passes mas não arrisca quase nada. Nem é suposto que arrisque.
Ele faz bem em arriscar de vez em quando o transporte da bola e arrancar, mas tem de aprender qual o momento para a soltar.
Não é só baixar a cabeça e arrancar por ali a fora para esbarrar numa parede.
Se corre bem dá um show. Mas é muito mais provável que corra mal.
Não quero com isto dizer que não gosto que os jogadores arrisquem….muito pelo contrário, aliás quem presta atenção ao que escrevo por aqui sabe que é o que prefiro. Mas com objetividade.
Entre encarnar o Matheus Nunes e encarnar o Trincao (mas na quina da area oposta) a fazer aquelas voltinhas e bailados irritantes junto a nossa bandeirola…qualquer dia da merda. Ja na Supertaca podia ter dado 2 ou 3 vezes.
Não sei se o Debast não é neste momento o nosso melhor central a sair.
Principalmente em visão e passe longo.
O Inácio vem logo atrás.
A defender é outra histórias, mas….sinto que está apenas a uma distância de adaptação, um pouco à imagem do que aconteceu com o Hjulmand quando chegou.
No Debast vejo ali muita qualidade, mas vejo ali também algumas dificuldades no jogo aéreo.
Pensava que com a estatura que tem, que fosse já mais dominador.
Um aspecto a melhorar claramente….
A nível de construção já vi o Debast fazer coisas que o Inácio ainda não consegue.
As bolas que o Debast meteu a cruzar um lado ao outro do campo com uma qualidade brutal….muito bom.
Posicionamento e jogo aéreo são aspetos a melhorar.
E ele sabe disso.
Já identificou as dificuldades que encontrou e isso é meio caminho andado para evoluir.
Inácio é bom em praticamente tudo, sem ser excelente, se é que me faço entender.
A construir.
Jogo Aéreo principalmente nas bolas paradas a nosso favor.
Posicionamento.
Entrada à bola.
Mas é ainda um puto e a malta esquece-se um pouco.
Claro que não corre sempre tudo bem, mas já está num nível muito bom.
O Inácio “borra-se” não é por falta de qualidade.
Acho mesmo que é daqueles gajos que sente ainda muito os grandes ambientes.
Mas lá está, é puto ainda. 22 anitos?
Este ano com o Sporting a jogar assim e com a Champions acho que vai ser o ano da afirmação plena.
Fodasse, nunca mais é dia 13 de Setembro. Já estou aqui a pensar em ir até Arouca e tudo 🙂
Porque não é função dele. Quem metia a bola nas alas era o Coates.
Se procurares jogos que o Inácio jogou ao meio, vais ver que fez…
O Debast fez isso ao meio.
Mas eu estou de acordo contigo. O Debast parece-me ser muito especial na construção. Agora se ainda é melhor do que o Inácio, se é diferente…ainda vamos ver.
O Coates também não era o melhor do mundo no passe, e para mim o central do meio tem de fazer passes faceis, ou para um dos outros centrais, ou para um dos médios que esteja próximo.
Também não era por essa característica que iria buscar o ‘tal’ central, se a tivesse tanto melhor, mas não seria a essencial.
O problema do Diomande é que pensa que está a chutar a bola e não a passar. Saem sempre demasiado fortes os cruzamentos dele. Mas também é para isso que ele lá está, ser um tronco com força para aguentar a defesa, mas acho que é de longe o gajo mais fraco nesse capitulo, a seguir ao Mateus Reis que é um burro do crlho.
No último jogo já se começou a ver a qualidade de saída do Diomande… quando começarem a acontecer golos através de cantos e livres bombeados para a entrada da área, aqueles que agora não vêm razão para a aquisição de um central experiente, sobretudo com envergadura para ganhar a maioria dos lances no jogo aéreo, arranjarão outra desculpa qualquer. Na CL aquela defesa vai tremer que nem varas verdes, que, tirando o inácio e não contanto com o St. Juste (não se pode contar com ele), é o que eles são.
Espero que me venha a enganar redondamente!
O Diomande tem dimensão física, é o ponto forte dele. O problema é mais de posicionamento e leitura de jogo, inteligência de jogo, quando fazer a linha da defesa etc
Isso é quando não encontra linha de passe e por momentos perde a noção da posição do adversário.
Isso ainda vai melhorar com a experiência.
O campeonato português não é das melhores escolas para ele aprender uma vez que 90% das equipas joga encostada na área.
Cheira-me que quando ele pisar relvados ingleses…ou vai ficar melhor central, ou vai acentuar as suas fraquezas.
Quaresma, Diomande, Inácio, para já estou descansado.
Debast vai continuar a integração, e é craque mesmo, não duvidem disso.
Saint Just, irá regressar em pleno, e será mais valia.
Temos ainda Matheus Reis, para descansar Inácio.
Provocaram-me pq eu defendi essa teoria há uas semanas, portanto vou ter de me defender 😉 :
Obviamente não é só azar – há jogadores com tend^ncias para lesões (musculares e/ou articulares).
Mas se fosse recorrente seria muito mais grave e provavelmente estaria sempre a voltar. Por outras palavras não haveria esperança.
No caso do St Juste, eu ainda tenho esperança que possa fazer uma época inteira, não digo a jogar sempre, mas de forma a ser bastante útil.
Eu acho que com o Juste também é muito a sua maneira de jogar.
Por ser um jogador extremamente rápido, uso e abusa dessa caracteristica no seu estilo de jogo.
Não sei se fazer 4/5 sprints desde cá atrás seja o mais adequado para a sua condição física.
Por isso dizia, que achava que devia ser cada vez mais opção como central do meio. Joga também muito bem de cabeça e usar mais os seus sprints em lances de recuperação defensiva, em vez de ir lá para a frente criar desequilibrios
Um dia perceberás que tiveste o privilégio de ver um dos nossos mister´s de sempre.
Este ano, por exemplo, estou a fazer os possíveis para me conter, porque há sempre aquela probabilidade de acontecer Sporting, mas estou tão, tão optimista/confiante com esta equipa.
Eu sei que já apercebeste disso… dizes estas coisas por um exercicio de extrema má vontade com outras coisas em relação ao Sporting.
Mas pronto, cada qual sabe de si…
Mas longe do Amorim ser perfeito e ser impossível de salientar coisas menos positivas.
Mais longe ainda das pessoas que criticam não quererem o melhor para o clube que ainda está acima de qualquer funcionário.
Ainda mais longe as pessoas que criticam não estarem agradecidas por todas as conquistas que Amorim, jogadores e demais deram ao clube e toda a felicidade associada.
Isto devia ser óbvio de perceber, mas há quem insista em colocar quem critica numa posição de estar contra o clube.
Tentando ter uma boa discussão, até porque isto ainda não descambou hoje (lol), eu acho que estamos prestes a ver história aconcretizar-se no Sporting.
O treinador com melhor % de vitórias para o campeonato.
Um ambicionado “Bi” que já não vemos há tantas décadas.
Uma equipa que se mostra tão, tão superior aos adversários em Portuga. 4 jogos, 4 vitórias (16-2).
E vamos lá ver até onde conseguimos chegar na Champions.
Mas eu sinto isso, este optimismo, e ao mesmo tempo sei que um gajo tem que se controlar, que esta equipa tem que ser ciente das dificuldades, etc etc
Mas está a ser dificil… a forma que tenho para tenter conter este optimismo, é partilhar e falar do Sporting nestes espaços.
Mas não é na critica que devemos estar agora. É no controlo emocional!!!
Tantos anos em que isso acontecia em que viamos coisas mal feitas em catadupa e era quase sempre puro sofrimento ser do Sporting.
Agora não…. sim que podiamos ter mais um médio, o Fotis e o central experiente. Epá, mas ainda assim, é tudo tão bom.
E não é só no futebol masculino. Ainda ontem vimos uma equipa do Sporting a meio gás a espetar 40 golos fora ao Aguas Santas. E o FF finalmente a ter um caminho de vitórias….
Enfim, está a ser dificil controlar tanto optimismo
Eu tb estou bastante optimista e a esforçar-me por controlar isso pq não traz nada de positivo!
Mas não está fácil.
Se a época fôr má (madeira, madeira, madeira) vai ser muito frustante pq este ano temos tudo para ser histórico!
E mereceríamos tanto …..
Nessa matéria ninguém te vai pedir para te controlares.
Fala à vontade na confiança que tens.
Pessoalmente não tenho problemas do pessoal estar confiante.
Eu estou. Acho mesmo que temos tudo para sermos bicampeões.
Assim como também não censuro quem tem mais caldos de galinha e queira ver tudo perfeito e critique pormenores.
As pessoas são fruto também das suas experiências de vida.
Há pessoas que são muito mais perfecionistas que outras porque já falharam mais vezes na vida por “pintelhices”.
Há que tentar perceber as coisas….e por vezes não há vontade…
A Roma acaba de contratar uma dupla de centrais, Hermoso e Hummels. Pena não conseguirmos, ainda?, andar neste campeonato. Não precisamos dos dois, mas que jeitaço nos daria um deles, nomeadamente o Hummels. E calo-me com a história do central. Não vai acontecer, até Janeiro, pelo menos. E pode ser que não seja mesmo necessário – seria um óptimo sinal.
Qual campeonato? Não falo do Hermoso… mas o Hummels custou 5M, quase tanto como metade do passe do vinagre. Não o queria! Tivemos ao nosso alcance o Milenkovic https://www.thepfsa.co.uk/pt/battle-hardened-milenkovic-a-fine-get-for-nottingham-forest/ por 14M mas isso seria pedir demais… foi para o todo poderoso Nottingham Forest, treinado por Nuno Espirito Santo… o clube é uma bosta mas, está na montra!…
Tirando a demora em chegar o tal ponta de lança e o alvo em questão de dias, passar para um jogador de “acrescentar já”…para um jogador com “potencial e ser trabalhado”, foi quase uma master-class de Viana/RA.
É notório que ao 4º ano aos prioridades são outros, o budget é outro e os alvos são outos, do que quando isto começou no primeiro campeonato.
Mais importante que tudo, mantivemos a base do titulo do ano passado, á cabeça Inácio, Huj, Pote e Gyo.
Acrescentamos um guarda redes, central, ala esquerdo e por final um ponta de lança.
Hoje temos um 11 base que dá muitas garantias, com um banco que tem um misto de jogadores de rotação, com outros com potencial para ser trabalhado.
Iniciamos muito bem o campeonato, estamos isolados na liderança e o que passa cá para fora é que estamos a atingir o ponto “rebuçado” com RA.
Agora é jogo-a-jogo como sempre, veremos os próximos capítulos, mas uma coisa temos a certeza, é que temos material para atacar o BI e fazer boa figura na montra Europeia.
Miguel Veloso acabou a carreira.
Um jogador que a minha “geração” viu crescer.
Pensei sempre que tinha qualidade para atingir outros voos, mas parece que se perdeu o timing da venda, como vinha sendo habitual no Sporting (felizmente isso mudou) e acabou por fazer uma carreira nível médio a nível desportivo, financeiramente chegou a ser o 2º PT mais bem pago quando jogava na Ucrania.
Um gajo profissional.
E o tempo passa a correr, infelizmente.
O Veloso é um daqueles casos que devia ter ficado a carreira toda no Sporting….
Ele quis mesmo sair…infelizmente para ele e para nós, acho eu.
Eu gostava bastante dele a meio campo. E as utilizações dele a defesa esquerdo era só estupido…nunca na vida ele tem velocidade para ser lateral….isso era só estupido.
Um ano mais novo que eu, fez parte daquela leva de putos ‘da minha idade’ que vi evoluir ao vivo – foi ele, o CR7 (seis meses mais velho que eu), o Quaresma (dois anos), o Moutinho, o Nani e o Djalo (todos tambem de 86).
A minha mae diz que chegou a andar com ele ao colo, ja que o meu pai conhecia socialmente o Veloso.
Sempre me pareceu um gajo leal (apesar de o pai ser benfiquista) e que poderia ter ‘dado’ mais. Podiamos ter ido busca-lo ha um par de anos quando estava em fim de contrato/desempregado.
Está instalada a polémica, em Espanha, depois de, na quarta-feira, Vinícius Júnior ter avisado, em entrevista concedida à estação televisiva norte-americana CNN, que o Campeonato do Mundo poderá ter de “mudar de lugar”, devido aos casos de racismo.
Palavras que geraram indignação generalizada, de tal maneira que, já esta quarta-feira, o ministro do Interior do país vizinho, Fernando Grande-Marlaska, veio a público repudiar estas palavras, reiterando o total repúdio aos episódios de discriminação de que o jogador do Real Madrid tem vindo a ser vítima.
“A única coisa que posso dizer é que o nosso país é um país onde o respeito à diversidade faz parte do ADN, daí a nossa luta efetiva e direta contra toda a conduta discriminatória”, afirmou, em declarações reproduzidas pela agência noticiosa EFE.
“No âmbito do desporto, é algo que nos preocupa, e continuar a trabalhar na nova instrução que foi ditada pela Secretaria de Estado de Segurança, para clarificar mais a função do coordenador de segurança dentro das suas competências”, completou.
Eu sou daqueles que acha que há uma diferença entre malta genuinamente racista, e malta que diz merdas racistas só para provocar.
Noutro ponto, acho que nunca vi um jogador tão odiável como o Vinicius. O bacano consegue fazer um lance genial, provocar toda a gente, e depois quando é provocado vem-se chorar.
Um gajo que chama macaco a outro só porque é preto para o provocar não é racista, é isso?!
Alguém que usa o insulto racista para insultar à partida é racista…há milhões de insultos que não são racistas para usar, se usa é porque acha que é de uma raça menor….
Há é alguns casos (vários) que não há racismo nenhum e anda montes de atrasados a rasgar as vestes a dizer que é. Mas isso é outra coisa…
“Um gajo que chama macaco a outro só porque é preto para o provocar não é racista, é isso?!”
Racista é uma pessoa que acha que a sua raça é superior a outra.
Chamar “macaco” a um preto pode ser sinal que essa pessoa acha a sua raça superior ou pode ser só parva e estar a irritar a outra.
Tens de saber o que a pessoa acha sobre as raças, e se acha a sua raça superior à outra.
É a mesma merda que chamares “maricas” ou “paneleiro” a outra pessoa. Pode ser porque és homofóbico, ou podes estar só a tentar irritar a outra pessoa sendo parvo…
Uma das minhas melhores amigas é preta e eu chamo-lhe “preta do caralho” quando me quero meter com ela – ao que ela responde “branquelo de merda”. Nenhum de nós é racista. E aqui nem é parvoíce, é mesmo brincadeira! E até é brincadeira a gozar com o racismo!
E o que o FixTix diz é a verdade.
O gajo é uma merda de pessoa porque está sempre a provocar e quando leva troco vem-se chorar…
Mas se estás a usar a raça para insultar é porque partes sempre de superioridade. Se não, usarias outra característica para insultar.
Lá está…se queres irritar uma pessoa e usas a raça dela…não estou a ver como o faças sem seres racista.
Claro que ele é provocador, eu percebo perfeitamente os insultos ao gajo. Mas se usas a raça…
Aliás, Espanha é claramente dos países mais racistas que eu conheço. E não é só com a cor de pele….não quer dizer que sejam todos, claro…mas há muitos que acham-se superiores aos outros….
Ainda mais num caso há confiança para isso.
No outro não e pode ser entendido de que maneira for.
Quem se sente ofendido ainda tem de ir perguntar?
Olha lá, estás a ofender-me porque és racista ou só estúpido?
Quem ofende usando a raça “coloca-se a jeito”.
A malta tem de uma vez por todas ter sentido de responsabilidade e saber no que se está a meter.
Antigamente dizia-se que quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele.
Usas o que é fácil, quer para ti que ofendes, quer para quem queres ofender. É assim que o ser humano funciona, principalmente o ser humano básico e bronco, que é quem faz estas ofensas…
Isso não quer dizer que seja racista.
Eu já vi gajos pretos chateados com outros pretos e dizerem “pretos do caralho”… Não tem nada a ver com racismo. Tem a ver com uma forma clara e objectiva de ofender alguém.
Tiago, ser racista é achares que a tua raça é superior.
Isso, por exemplo, serve para toda uma raça, não para o individuo A ou B. Um gajo racista, contra os pretos, não se dá com preto nenhum. Não tem um amigo preto. O preto é inferior, para essa pessoa.
Isso é que é ser racista.
Quando tu chamas “filho da puta” a um gajo é porque achas que as mulheres são todas putas? ou que a mãe dele é puta? Não! É uma maneira fácil e objectiva de ofenderes o gajo, e que o gajo entende facilmente que o estás a ofender.
O racismo tem um significado. É uma raça julgar-se superior a outra.
E um racista é um gajo que acha que a sua raça é superior a outra.
Um gajo branco que se dá com pretos, mas chama “macaco” a um preto pontualmente, não é racista. É parvo. Que já é suficientemente mau!
Um gajo que mata um judeu não é um genocida. Um genocida é alguém que quer acabar com uma raça ou uma religião, e vai tudo a eito… É a mesma merda!
O facto de ofenderes uma pessoa, com uma sua característica particular – por exemplo, “judeu do caralho” – não quer dizer que sejas contra essa característica em particular – neste caso, contra todos os judeus! Quer dizer que é a maneira como, no momento, facilmente ofendeste essa pessoa de uma forma clara para ambos.
Acho que encontramos o problema para o racismo no mundo 🙂
Outra coisa diferente é um gajo não poder dizer a mesma merda que diz a um branco que diz a um preto, amarelo, vermelho, cinzentos às pintinhas amarelas que leva esse desaforo automaticamente para questões racistas, que também há esse aproveitamento.
Agora, não tenho dúvidas nenhumas que ofendendo usando a raça como arma de arremesso que deva ser considerado racismo.
Para mim é bastante óbvio.
Mais uma vez, quem não quer ser lobo, não lhe vista a pele.
Tenham mais juizinho e percebam o mundo em que vivem.
Por acaso no outro dia levei a minha filhota ao parque e ela gosta de se pendurar nas barras e diz que isso é “fazer macaquinho”.
andava por lá um pequenote negro, que também se foi pendurar nas barras. E ela não disse por “racismo” que nem sabe o que é isso, mas eu não pude deixar de me sentir um bocado constrangido quando ela disse “o menino está a fazer macaquinho”
Acho Vinícius Jr um dos mais talentosos jogadores da sua geração… Como pessoa é o que é, não vale a casca de uma pevide.
Esta Auto-vitimização irrita me. Faz lembrar os ciganos serem apanhados a roubar e chamam racistas aos agentes da autoridade, ou andarem com os carros sem seguro e depois têm um acidente, vem a polícia e chamam os agentes de racistas, etc…
Imagina que tu és uma pessoa pacata, mas um gajo leva-te ao extremo e tu como não aguentas mais partes para agressividade. Isso faz de ti agressivo? Eu acho que não. É mais ou menos nesse estado que eu encaro a coisa. Porque um individuo o chama macaco, isso não impede que no dia a dia não tenha comportamentos dignos para com outras raças ou sentimentos naturais. Eu a ver a bola chamo cenas que não lembram ao menino Jesus, e por vezes saem derrogatórios racistas, mas isso não implique que não trate o meu vizinho cabo-verdiano como trato toda a gente, ou que olhe para toda a gente da mesma maneira. Acho que é um caso especifico, com contextos anormais, que muitas vezes podem envolver álcool ou simples mentalidade de grupo, e por isso deixam uma pessoa mais inibida e mais agressiva.
Acho que o gajo generalizou e extrapolou demasiado.
Menos inibida.
Quanto ao Mundial que querem organizar, fds era só o que faltava mudarem porque o Vinicios diz o que diz, principalmente depois de termos feito um no Catar sitio bem pior a todos os níveis.
Os espanhóis racistas não devem ser, mas que são uns xenófobos do crl….
Proteção da sua cultura é uma coisa. O que os espanhóis fazem é outra diferente…
Cometendo o erro de generalizar…
Obviamente há exceções…
Os europeus, sejam portugueses, espanhóis, de que país forem, são gente tranquila e que sempre aceitou a “globalização” das pessoas pelo mundo – e falo mais do século XX em diante! Quer indo europeus para outros lados e respeitando os povos daí, quer aceitando povos doutros lados vindo para cá.
Esse sempre foi o padrão da Europa.
O que se passa nos últimos 20/25 anos é outra coisa. É uma invasão da Europa por outras culturas e isso tem destruído a cultura europeia que, no geral, era a mais avançada do mundo – quer em conhecimento, quer nas artes!
E basta perceber que desde os anos 80 que, por exemplo, lideres muçulmanos diziam que iriam conquistar a Europa sem disparar balas – ou seja, que havia o propósito de entrarem na Europa e mudarem o que era a cultura europeia. Fazem essa merda há 50 anos – desde os anos 70 – com mais incidência nos últimos 25.
Se há povo educado e conhecedor, é o povo europeu, que tem o entendimento que todas as raças e culturas devem ser respeitadas. Não é o facto de haver uma minoria muito minoria de gente parva que não pensa assim que isso faz a Europa ou um país ser racista ou xenófobo.
O problema com a imigração em Espanha é muito superior ao que temos aqui. Têm todos os problemas que temos aqui – falta de habitação, subsídios para toda a gente sem contribuírem nada, aumento da violência, etc, agravado com leis que permitem a essas pessoas ocuparem casas (estejam desabitadas ou não) e com o facto de ser tudo numa grandeza muito maior!).
Claro que isso leva a alguma má vontade contra a situação mas isso tem zero a ver com o que o Vinicius fala…
Analisando o problema de uma forma muito superficial, vai a um cinema em Espanha e depois conta-me como foi….
Globalização bem aceite 🙂
Os problemas da imigração são outro assunto.
Um assunto que devia ser discutido com seriedade e não de forma populista.
Nalguns casos são vistos num prisma de crise social noutros como por exemplo os casos do partido Vox (Espanha), Rassemblement National (França) e do Chega (Portugal) é num prisma xenófobo.
Há é malta que não sabe disfarçar os lobos disfarçados de cordeiros.
E depois admiram-se muito…
Estão longe de ser o povo que mais aceita as diferenças culturais e que abraça muitas delas…
Deite o exemplo mais acima e muito pela rama do cinema em Espanha e a forma como dobram tudo.
A questão do inglês em Espanha no ensino ser uma miséria.
Ser um povo que mais falta ao respeito quando visita outros povos.
Entre outras coisas.
Mas longe de ser esse povo global que aceita outras culturas chegando ao ponto de as integrar na sua própria cultura.
Obviamente há exceções.
Mas genericamente….
Dobrarem os filmes é uma questão cultural. Acontece noutros países.
Muita da falta de fluência no Inglês vem daí – da questão cultural de dobrarem os filmes, que, dizem eles, também tem a ver com haver mais trabalho para actores.
Claro que há sempre países um pouco mais abertos que outros.
Ninguém sequer discute isso.
O que eu digo é que, no geral, na Europa o facto de haver um bom ensino há muitas décadas, essa cena do racismo e da xenofobia há muito que está minimizada até onde é possível – há sempre gente parva que vai contra o bom senso!
Se há no mundo uma zona onde o racismo e a xenofobia são muito reduzidas, é na Europa.
Eu acredito que o que se vê hoje, com este problema da imigração, não tem a ver com racismo, de todo. Pode entrar na xenofobia, se nada se fizer para minimizar a imigração ilegal e legal desregulada, pelo simples facto de que isso afectará a vida normal dos cidadãos de cada país – e já se sabe que isso leva a excessos e que nos excessos, pessoas boas pagarão pelo que pessoas más fazem! Portanto, caberia às autoridades, nomeadamente ao Governo, prevenir isto, mas não o fazem pelo que depois haverá consequências.
Nós estamos a fazer o que a Suécia e a Dinamarca, a Inglaterra e a Bélgica, a França e a Holanda, fizeram há pouco mais de 20 anos – talvez uns 25 anos.
Suécia e Dinamarca estão agora a reverter tudo isso – não aceitam mais imigrantes a não ser com medidas muito restrictas, acabaram com subsídios para tudo e para todos, e começaram a deportar quem é preso e quem não quer trabalhar. Falam em fazer o mesmo na Holanda, na Alemanha e em Inglaterra. Falam em cortar subsídios em França e na Bélgica.
Nós, com estes dados todos, mantemos o caminho traçado pelo PS de aceitar toda a gente e logo se vê, enganando o povinho com dados falsos na TV – que não batem certos com os dados da SS ou do Governo, por exemplo.
Isso é verdade, os espanhóis têm a mania que são mais que nós. Vai na volta acham que cagam rosas ao contrário de nós. Espanhóis e avecs para mim são insuportáveis. Mas não gosto de generalizar lol (ya tudo merda esses fdp ahaha).
Pois, tu chamas a esta rivalidade de xenofobia… Para mim o erre é mesmo esse, usares os termos errados para coisas diferentes…
Uma merda é a rivalidade. Outra merda é ser xenófobo!
Não são a mesma coisa.
Meu caro, eu tive um sócio espanhol na minha empresa. Mais de 10 anos.
Quando se pensou de forma diferente, ele foi embora na boa e deixou a empresa para eu continuar do modo que queria.
Sempre me respeitou.
Aliás, sem me conhecer, só através do conhecimento de um amigo comum, que por acaso é espanhol, metem mais de 100 mil euros na minha mão para iniciarmos a empresa que neste momento é toda minha.
Não confundo rivalidade com o resto.
Por isso tenho amigos de quem gosto bastante, uns benfiquistas e outros portistas, e não me dou com toda a gente, só porque são do Sporting ou pensam politicamente como eu.
Acho que tu misturas as coisas… e assim é complicado debater os assuntos.
É muito importante, por exemplo, quando o tema é racismo, ter a perfeita noção do que é um racista – que é alguém que se julga superior pela sua raça ou etnia a outra raça ou etnia – ou fica complicado estar a discutir o assunto.
FixTix, essa merda tem zero a ver com racismo, porque um espanhol ou um francês é da mesma raça que um português.
Essa merda tem a ver com rivalidade e algo cultural nos povos.
Os franceses também não suportam os espanhóis e o contrário também é verdadeiro. É rivalidade cultural!
Não é racismo e muito menos xenofobia – como é que há xenofobia na UE se as pessoas pode movimentar-se livremente entre os países, há décadas?
Claro que os europeus são xenófobos, eu pessoalmente sou extremamente xenófobo. A minha tia que vive há 40 anos em Barcelona, claramente xenófoba, e pelo que ela conta, há muito catalão xenófobo. Eu aceito 99% das pessoas com os mesmos princípios morais que eu, quem não os tem faz-me claramente urticária. Eu olho para o que se passa na França, Reino Unido e o que se passa cá e dá-me uma xenofobia que nem imaginas.
Fã das politicas xenófobas de imigração da Suiça, Hungria e Dinamarca
Tens de definir o que é xenófobia primeiro para podermos discutir o que colocaste neste comentário.
As políticas de imigração da Suíça, da Dinamarca e da Hungria têm zero de xenofobia. São políticas de imigração com regras iguais para toda a gente, venham de onde vierem, dentro do que se aplica nesse país.
No fundo disseste o que eu disse noutro comentário, que foi “para muita gente eu sou xenófobo”!
O que tu fizeste foi desconversar!
E isso não nos leva a lado nenhum…
A xenofobia é normalmente a descriminação com base na nacionalidade. Se as próprias leis dificultam a entrada com base em nacionalidade, são leis xenófobas.
Eu acho que o que se pode dizer é que a xenofobia não deve ser vista como uma coisa má, porque é uma maneira de proteger a sociedade como ela é. Não deixa de ser xenofobia, mas não significa que seja mau.
O racismo é outra coisa completamente diferente, mas acho que também pode ser contextualizado, e não generalizado.
O Vinicius fala mais de racismo que todos os outros jogadores juntos… Essa merda parece doença! Quanto mais falar, mais se metem com ele para o chatear!
Gente racista nunca vai desaparecer do planeta, tal como gente parva também não… Mas isso não faz um país ser racista e se há continente que não é racista é a Europa!
Enfim, tu não falas aqui mas o Carvajal, que é colega de equipa, contestou muito bem a opinião dele.
Eu não quero que venham para a Europa gajos que queiram mudar a cultura europeia, que para mim estava porreira como era em 1980, por exemplo.
Não quero quero gajos a rezar na estrada, de cu para o ar, e eu ter de esperar que acabem de rezar para eu continuar a minha viagem. Quero é que esses gajos vão para a terrinha deles…
Não quero em Portugal o que se passa em Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, e quase na Alemanha, onde essa gente vai ocupando os bairros inteiros e obrigam os locais a sair de lá porque se torna impossível viver ali de forma civilizada – e depois chegam ao ponto de a lei ali ser a da Sharia e nem a policia lá entra.
Para muita gente eu serei um xenófobo do caralho…
Mas não sou.
Porque eu aceito qualquer muçulmano que venha para cá e se integre na cultura que cá existe, mesmo sendo muçulmano. Não quero é gajos radicais que acham que podem vir para cá e achar que podem andar todos tapados menos os olhos, que não se pode servir porco nas escolas e o caralho a sete ou oito!
E, já que falamos no assunto, quem aceita esta merda, e coloca em causa o futuros dos filhos, dos netos, e de toda uma cultura ocidental que já foi a mais avançada do mundo, é um “cona de sabão” do caralho e estou-me a cagar para que me aponte o dedo!
Pois…eu percebi à um tempo onde é que querias chegar…
Estás a defender uma merda para tentar encaixar em outras discussões que não têm nada a ver com que se está a falar aqui.
O que não faltam é espanhóis que acham que são superiores aos tugas. Aliás, o que não faltam é espanhóis a achar que são superiores aos espanhóis!
Não tem nada a ver com a discussão que estás a ter em relação aos emigrantes e aceitação de emigrantes na europa vs aceitação de emigrantes noutros continentes.
Muitos e muitos espanhóis aceitam emigrantes…que venham ser subalternos deles.
Pior…
Os espanhóis aceitam parcerias com portugueses….desde que sejam eles a mandar. Não conheci uma empresa que tivesse colaboração iberica….que os espanhóis não mandassem ou fizessem uma força brutal para mandar porque nós somos pequeninos e eles, porra…são espanhóis!! Quem tem de mandar são eles! Mesmo que a empresa tenha de origem sede em PT, vão foder-se todos para levar tudo para lá e fazer de nós coutada deles…
Foda-se…o que não falta são Espanhois que fingem não saber falar inglês porque “estão em espanha…falem espanhol!” É mato….
“O que não faltam é espanhóis que acham que são superiores aos tugas. Aliás, o que não faltam é espanhóis a achar que são superiores aos espanhóis!”
Man, isso são rivalidades!
Não tem nada a ver.
O que não falta são sportinguistas que se acham superiores a benfiquistas e o contrário também, ingleses que se acham superiores aos franceses e o contrário também, suíços que se acham superiores aos alemães e o contrário também, etc., etc., etc.
Tudo na base da rivalidade.
Não tem nada a ver com o que falamos, que é racismo, que é uma raça achar que é superior a outra. Não há nada na ciência que prove que uma raça é intelectualmente superior a outra, e qualquer pessoa com conhecimento sabe disso. Depois há os parvos que acham que não…
Isto não tem nada a ver com rivalidades, nem com religião, nem com cultura, ainda que tudo possa ser discutido.
“Muitos e muitos espanhóis aceitam emigrantes…que venham ser subalternos deles. ”
É o que se quer cá, não?
Deixas entrar toda a gente sem estudos, sem conhecimento, sem valências… e é para quê? Para mandar em ti?
Durante décadas a Espanha esteve muito à frente de Portugal. É normal que parecerias, à partida, tenham empresas espanholas à frente, que são mais desenvolvidas. Um caso ou outro pode ser ao contrário.
Na minha área a coisa até está equilibrada – há tanta qualidade cá como há em Espanha, e também se faz merda cá como se faz em Espanha. Em termos de fornecedores grandes, as empresas estão todas sediadas em Espanha porque o mercado lá tem 6 ou 7 vezes o tamanho de cá – é normal mas tu se calhar não entendes isso. Demora o mesmo tempo a chegar, encomendar uma coisa vinda de Espanha ou de Portugal.
Portanto, as coisas são como são, e esse choradinho todo só mostra a nossa pequenez.
“Foda-se…o que não falta são Espanhois que fingem não saber falar inglês porque “estão em espanha…falem espanhol!” É mato….”
E?
Não devia ser assim?
Claro que por uma questão de cordialidade deve-se facilitar – e quem não o faz, é só parvo, e contra isso batatas! – mas a realidade é que as pessoas devem saber a língua de onde trabalham – aceito que no turismo seja diferente.
De qualquer maneira, este argumento vale o quê? Bola!
Achares que és superior só porque nasceste noutra região ou pais é rivalidade!??!?!
Eu não quero! Eu quero que venham os melhores e se um Espanhol for melhor no seu trabalho que um Tuga, deve ser o espanhol a mandar. Não é o tuga mandar só porque nasceu cá ou o Espanhol porque nasceu lá.
Não conheço 1 pessoa que trabalhe recorrentemente com vários espanhóis que nunca tenha sentido aquele ar de superioridade dos espanhóis com a mania que português é bom para empregado…
E não. Não é assim que deve ser. Somos todos humanos e ninguém é melhor ou pior só porque nasceu 10Km do outro lado da fronteira….
A rivalidade entre Portugal e Espanha, entre França e Espanha, é secular, caralho. Sempre existiu.
Há quem se deixe levar por isso e há quem não ligue.
É a mesma merda da rivalidade entre clubes… Exactamente a mesma merda!
“Eu não quero! Eu quero que venham os melhores e se um Espanhol for melhor no seu trabalho que um Tuga, deve ser o espanhol a mandar. Não é o tuga mandar só porque nasceu cá ou o Espanhol porque nasceu lá.”
Mas tu não és toda a gente, caralho, nem a maioria!
Eu falo da maioria.
Esta merda das quotas, de terem de haver x mulheres, y pretos, z homossexuais é essa merda de “serem escolhidos os melhores” ou é uma merda que vai exactamente contra “serem escolhidos os melhores”.
Foda-se, Tiago, confundes-te todo!
Nem te estou a reconhecer!
“E não. Não é assim que deve ser. Somos todos humanos e ninguém é melhor ou pior só porque nasceu 10Km do outro lado da fronteira….”
Finalmente concordamos em algo…
O que tu não entendes é que uma coisa é o que tu e eu achamos correcto, e outra é o que acontece com a maioria das pessoas.
E, já agora, pessoas competentes e justas são contra cotas nisto e naquilo. Querem que os melhores sejam os escolhidos, independente de serem homens ou mulheres, brancos ou pretos, altos ou baixos, magros ou gordos, daqui ou dali… São os melhores que devem ser escolhidos, e ponto!
Gente medíocre é que defende quotas, porque só dessa maneira tem poder e tem um bom tacho!
Agora, meu caro, a maioria das pessoas não são competentes.
sim, fodido é pôr os que não têm onde cair mortos em guetos e bairros todos juntinhos (afinal de contas os cabrões até vieram para cá porvontade própria e vieram a pé), em ilhas (à moda do Porto), para não se misturar a ralé sub-humana com os resto dos puros….
bom , bom é vender bairros à estrangeirada com potencial comprador…. afinal de contas, entre gentrificação endinheirada e acastanhados sem tostão, a tradição e a seiva popular indígena fica muito mais preservada no euroformol branco…
Todos os países têm racistas, xenófobos, homofóbicos, estupidos, ladrões, maricas, putas, gajos super inteligentes, etc…
E?
Quando se diz “a Espanha é um país racista” está-se a afirmar que mais de 50% dos espanhóis são racistas – porque o que um país é corresponde ao que a maioria é. E isso é mentira! Mas é largamente mentira.
Se houver 10% de espanhóis racistas já é uma barbaridade de gente – que eu acho que não são! E 10% de racistas não faz de nenhum país racista ao ponto de se aceitar o que o imbecil do Vinicius diz.
Em nenhum país da Europa há 10% de racistas.
E defender a cultura do próprio país devia ser um dos objectivos de qualquer cidadão desse país.
Acho o cumulo da hipocrisia estar a defender os direitos, por exemplo, dos muçulmanos a terem a sua cultura na Europa, quando nos países está fora de questão qualquer coisa de outra cultura que não seja a deles. Mais, muita dessa gente foge dos países deles, porque acham mal viver lá, e vêm para aqui exigir que se aplique a cultura de lá, que os fez fugir?
Está tudo doido!
Pior que isto, só mesmo ver feministas e os LBGT não sei quê a defender o Hamas…
Não precisas de 50% talvez nem de 10% se os restantes estiverem onde precisam de estar, direta ou indiretamente ligados aos centros de decisão.
Vai observar o que se passa no ensino particular espanhol, nas escolas de elite… e não só em espanha, parece-me óbvio tudo aquilo que se está a passar por toda a europa e com tendência não só para continuar como para aumentar! Tens os exemplos de frança, alemanha and so on.
Pensa que se chegares a octogenário vais andar todo contente…
Da maioria (interna) tratam os donos da Mídia, para além de que grande parte das decisões (as que contam) emanam diretamente de bruxelas por pessoas que não são eleitas pela maioria, uma vez que nem eleitas são… limitam-se a obedecer ás ordens!
Ou é Bruxelas que decide se um país é racista ou não?
E eu falo num conceito que “todos” temos na nossa conversa informal…
Uma coisa ou alguém é determinada coisa se na maioria do tempo é essa coisa, e não se fez isso uma vez.
Alguém disse que nós somos o que fazemos recorrentemente e não o que fazemos ou deixamos de fazer num determinado momento. E é nisso que eu acredito, naquilo que acho que é o bom senso de se “etiquetar” alguém.
Um gajo pode fazer parvoíces, e não ser parvo, porque na maioria do tempo é um gajo decente. Errar todos erramos, ou porque nem nos apercebemos, ou porque no momento nos salta a tampa, ou porque pensamos estar a fazer bem e afinal estamos errados. Não é um momento infeliz que nos caracteriza – nem um momento feliz! Um gajo pode só fazer merda e se ajuda uma velhinha a atravessar a rua não passa a ser boa pessoa.
Nesse exemplo que dás, e que, já agora, se vê na TV e no jornalismo todos os dias, o facto da CS passar determinada narrativa, se não for verdadeira, não faz dela verdade. Pode induzir as pessoas em erro, claramente, mas não a torna verdade.
E esse exemplo que dá é, por exemplo, o que vemos na CS a toda a hora, a trazer o tema do racismo, a trazer o tema da homofobia, a trazer o tema da xenofobia… dando a entender que em Portugal temos esses problemas – que não temos enquanto país. Temos casos pontuais, individuais, que não são demonstrativos do que é o país.
Aliás, tens isso no facto de darem noticias sobre criminalidade, escondendo sempre a identidade dos criminosos, a não ser que seja um português branco.
Ainda agora, naquela noticia do assalto ao MAI, onde disseram que roubaram 8 computadores de mesa – pc’s fixos – que disseram que tinham sido desligados dos monitores e do sistema, agora afinal já eram portáteis, já apanharam o criminoso que era um português branco que tinha fugido de uma prisão em França e que não apanharam os computadores que já tinham sido vendidos – não se sabe a quem. Uma noticia que cheia a treta a léguas…
Discordo 100% da tua opinião.
Não acho de todo que seja o que tu dizes…
10% de racistas em Espanha corresponderia quase a 50% da população portuguesa. Tu achas que há mais?
Eu não acho.
Mas eu entendo que temos um conceito diferente para colocar uma pessoa com o rótulo de racista.
Para mim tem de achar a sua raça superior.
Para ti basta chamar “preto” ou “macaco” a um preto é já tem a etiqueta de racista.
Pelo teu conceito, eu nem devo conhecer nem 10% de pessoas não racistas… Portanto, 90% dos portugueses são racistas e xenófobos.
É óbvio que não é assim!
Eu conheço as pessoas mas tu é que os podes definir como racistas.
Tem juízo, Tiago.
Não fales do que não sabes.
Ninguém tem culpa que confundas uma estupidez dita num momento particular com uma etiqueta que colocas numa pessoa para a vida!
Chamar macaco é fatela à brava, porque estás a considerar o outro ser humano a um nível de macaco e como tal inferior a ti, como tal é racismo sim.
Chamar preto, branco, chinês, zuca ou tuga, não tem nada de racista é uma característica fisiológica ou geográfica apenas descritiva. Só no wookismo idiota dos dias de hoje é que passou a ser racista.
A venda de bilhetes para o jogo com no terreno do Arouca — 13 de setembro, às 20.15 horas —, da 5.ª jornada do campeonato, estão à venda a partir das 16 horas de hoje, exclusivamente online e para sócios do Sporting.
Curiosa a entrada do Nuno Santos para jogar na frente. Já não via o Nuno Santos entrar para a frente à 2 anos.
A explicação está no sistema mais hibrido de 343/442…que faz com que o Pote por exemplo seja interior esquerdo e que não jogue tão dentro como antes. O que vai permitir possivelmente o Nuno Santos e o Maxi de jogarem ali ou jogarem juntos. Lá está…mais perto do 442 do que do 343, com ele a ser o médio aberto. O Pote consegue fazer tudo mas está a abrir bem na ala em vários momentos…
Não será o ideal mas…parece-me que é uma alternativa que podemos ver mais vezes este ano e que estava completamente fora de equação à 2 anos…
Os outros a descansar. Que façam o mesmo no próximo jogo.
Meio campo sem um trinco, mas com os mesmos três médios, que pisam terrenos iguais e são muito semelhantes. Todos eles bons jogadores. Se funciona, tenho as minhas dúvidas.
Eu nunca fui de me preocupar muito com os problemas dos outros… E não é agora que vou começar… Mas, bruno lage?!?
Isto cheira a um misto de desespero com balbúrdia…
Imagino aqueles jogadores internacionais a quem o bacalhau á braz andou a vender a tanga do treinador alemão, experiente e tal e coiso … E agora dizem lhes que o treinador é o bruno lage… Quem?!?
Percebi a ideia, na compra de uma coisa qualquer temos garantia, mas aqui não há garantia de nada, temos que trabalhar e estar concentrados e principalmente DESCONFIADOS.
O trabalho de Bruno Lage, vai ser essencialmente unir o balneário, a partir daí, é um forte candidato, se conseguirá ou não, vamos ver.
A parte de sistema de jogo, é fácil, quando os jogadores querem ,quase qualquer sistema resulta.
Uma coisa, acho que vai fazer e penso muito positiva pró rival, irá devolver a Arsners a sua melhor posição e de origem, no meio campo. É uma medida forte.
Ele tem de unir o clube todo!
Hoje houve dança das cadeiras na direção deles mas continuam lá os vieiristas que darão descanso à Rui Costa até tirá-lo de lá.
O Porto está semi-falido, com presidente novo, treinador novo, filosofia nova, perdeu os 3 avançados, perdeu o.abre-latas e muita da pouca qualidade que ainda mostrava na época passada em que acabou com a maior diferença de pontos para o primeiro de toda a sua história.
Se a equipa da época passada era das piores de sempre, que dizer desta equipa construída com tostões e excedentários de outros clubes.
Para nos impedirem teríam de juntar os 2 plantéis, e mesmo assim precisaríam de ajudas descaradas de árbitros e VAR.
Bruno Lage? No “maior clube do mundo e arredores”?
Mais a sério: nada de subestimar Benfica e Porto. Têm armas que nós não temos, principalmente fora de campo, na cabine do VAR ou dentro de campo, mas vestidos de preto, amarelo, laranja. Não incorramos no pecado da soberba..
Esta é só pra velhos. Este selecionador croata não é a cara de um defesa direito que passou por Alvalade ,também oriundo daqueles lados cujo nome não recordo mas acabava em ic ?
Tens os lugares cativos … Diogo Costa, ruben a dias, Bernardino silva, Bruno Fernandes, Ronaldo e depois… Bem depois é tentar empandeirar os rabolhos de qualquer maneira…
5 Setembro, 2024 at 9:01
Bom dia, já começou.
A nossa superioridade atual está bem vincada, então tenta-se destabilizar.
Dizem, que o Gyo refere que 100M pode ser muito dinheiro.
5 Setembro, 2024 at 9:11
Devia era destabilizar os rivais que têm deixado sair jogadores de graça!
Eu vejo como o econhecimento do próprio jogadoe do seu valor e da bia negociação que o Sporting fez!
Tomara eu haver mais “destabilizações” destas!
PS- Ontem o tópico do Morita à Superleão foi muito bom: deu para discutir futebol; confrontar opções – potencial vs rendimento imediato; e ainda fazer uma devida homenagem a um dos nossos grandes jogadores!
5 Setembro, 2024 at 9:22
é ires ver o que ele disse, nessa curta entrevista à chegada à selecção sueca. Não falou para um único jornalista português, mas os editores dos três desportivos preferiram descontextualizar o que ele disse para fazer chamadas de capa mais aliciantes.
5 Setembro, 2024 at 9:26
Enquanto tivermos o Ruben Amorim não vai ser fácil desestabilizarem-nos. Ele e o Viana tratam disso,
5 Setembro, 2024 at 10:03
Exatamente, descontextualizar, é o forte dos nossos pasquins, agora é aguardar a continuacao da construção da narrativa.
5 Setembro, 2024 at 10:31
Alguns têm o atenuante de não saber ler nem escrever convenientemente….
5 Setembro, 2024 at 10:50
Também, mas quantos dos nossos apenas lêem as “gordas” dos pasquins?
Aguardo resposta do mister numa próxima CI, a questão relacionada e bem rebuscada…
5 Setembro, 2024 at 11:05
Pois…
5 Setembro, 2024 at 10:44
Não li mas ouvi esta manhã fruteiros e toupeiros a comentar.
Então ele não refere que pode sair no mercado de inverno e que a cláusula é alta?
5 Setembro, 2024 at 10:51
Até salivam para ele sair….
5 Setembro, 2024 at 9:02
Rápida recuperação para o Pauleta.
5 Setembro, 2024 at 9:35
Que se passa com ele?
5 Setembro, 2024 at 9:53
Lesão muscular sofrida num treino da seleção na semana passada.
Afastado do Mundial.
5 Setembro, 2024 at 9:46
Ainda sobre o mercado, e como ainda acho que era útil ter um central experiente, há um dinamarquês que está disponível a custo zero, o Simon Kjaer.
Poderia ser uma boa opção para adicionar a tal experiência ao centro da defesa e juntar mais um a armada dinamarquesa.
5 Setembro, 2024 at 10:05
Eu confio totalmente nos centrais que temos, perdemos Coates, um lider por natureza, outros agora terão que assumir.
5 Setembro, 2024 at 10:43
Coates chegou com 25, afirmou-se logo e sendo confrontado com as diferentes fases do clube, algumas bem difíceis, foi assumindo a liderança progressivamente. Isso não aconteceu logo quando chegou com 25 e vocês querem que os putos façam o mesmo com 20 anos…
A liderança é uma questão de personalidade, vem com a experiência mas assumir isso nessas idades não vem por magia como alguns pensam aqui…
Um exemplo disso, Inácio, o mais velho tem 22, supostamente mais experiente, é titular desde 2020/2021, campeão 2 vezes e borra-se todo em qualquer jogo de maior pressão.
Falo no mais experiente… Mas Debast e Diomande ja tiveram e teem muitos momentos folcloricos, não há milagres… nestas idades há que fazer merda para aprender mas fazer merda no Sporting tem um custo maior, para o clube, até podermos tirar dividendos (uma supertaça já foi).
O caminho faz-se caminhando e na liga tuga poderá chegar (vamos ver quando chegarmos aos momentos decisivos). Este défice de experiêncua vai-se ver mais na Champions.
5 Setembro, 2024 at 10:45
O Inácio borra-se todo?!
Ainda no Sábado fez um jogão…
Não me lembro de erros gigantes do Inácio em jogos grandes nem de jogos muito maus…
5 Setembro, 2024 at 10:55
Ele de vez em quando deixa-me fo***.
Parece que perde a noção do timming. Depois atrapalha-se um pouco. Corre bem porque consegue ainda assim reagir. Mas numa Premier League não sei se teria a mesma sorte.
5 Setembro, 2024 at 10:58
Acho exatamente o contrário.
Defensivamente o Inácio é um gajo que não dá muito nas vistas, não é de grandes cortes mas não é de grandes fífias nem de se borrar todo.
É muito certinho nos duelos, na bola aeria, não é muito rápido nem muito lento…
Os maiores “apertos” em que se vê é em construção e é porque é tão bom no passe que o Amorim lhe pede mesmo que arrisque. É o único central que arrisca no passe e por isso ás vezes corre mal.
Claro que tem jogos que lhe corre mal mas tem um rendimento muito estável todo o ano, muito certinho.
É o oposto do Diomande.
5 Setembro, 2024 at 11:10
“Os maiores “apertos” em que se vê é em construção e é porque é tão bom no passe que o Amorim lhe pede mesmo que arrisque. É o único central que arrisca no passe e por isso ás vezes corre mal.”
Agora temos o Debast também..
Mas era a isso que me referia.
Ele, em determinados momentos, temporiza demasiado no momento de fazer o passe. E por vezes já tem o adversário em cima dele.
Eu percebo que passe por ele grande parte da construção. Mas ele tem de perceber os timings. Quando não dá….
Agora o que vejo é algumas situações o adversário tira-lhe a bola, ou o passe esbarra no adversário ou ainda o passe para os colegas sai de forma defeituosa e permite a recuperação da bola ao adversário levando a que beneficie do nosso desequilíbrio posicional.
5 Setembro, 2024 at 21:03
Tão bom no passe??
Não vejo isso
5 Setembro, 2024 at 22:34
Como não? É o nosso central com melhor passe longo, de longe… Debast também parece ser bom e o quaresma não é mau, mas o Inácio é o melhor. O diomande mais vale não tentar, porque é cada bola prá bancada…
5 Setembro, 2024 at 13:06
O Inácio já apanhou com muita merda pela frente e raramente deu buraco. Entre Sakas e espalha brasas acho que há margem para dizer que meteu a maioria no bolso.
Arrisco-me a dizer que tem sido o central mais sólido dos últimos 3 anos, muito mais consistente que o Coates e com muitos menos erros.
5 Setembro, 2024 at 13:12
Não fez nada um jogão.
Muitas faltas parvas, comido aqui e ali…
Não esteve mal mas não fez um jogão.
5 Setembro, 2024 at 10:06
Joel Matip.
5 Setembro, 2024 at 19:20
O St. Juste precisa de companhia ? 🙂
https://www.transfermarkt.com/joel-matip/verletzungen/spieler/82105
5 Setembro, 2024 at 10:24
Há vários no mercado. Teria que ser sempre alguém para i) acrescentar, de forma evidente; ii) acrescentar, de forma imediata.
Eu avançaria para esse retoque no plantel. Até porque o holandês é um a menos.
5 Setembro, 2024 at 10:19
Não consigo entender essa dos centrais experientes…só funciona para o Sporting??os lampiões e comentadores dizem que a melhor dupla do slb devia ser o Beckenbauer e o Baresi ,vulgo Antônio silva e o Araújo…aí ja não interessa a experiência??vamos buscar um gajo só por ser experiente?e arrumamos com quem??
5 Setembro, 2024 at 10:23
Ainda por cima já temos a tesouraria à rasca e ainda vamos acrescentar mais um bruto salário?
Estou contigo Koki: altura de Diomandé, Inácio, Debast e Quaresma crescerem mentalmente!
5 Setembro, 2024 at 10:45
Exacto… à força.
Os novos Coates com 20 anos acabados de fazer.
5 Setembro, 2024 at 11:13
Não encontras Coates em lado nenhum,vocês falam em Hummels,matip,kjaer gajos que nem se quer tão habituados a jogar com 3 centrais… basicamente preciso ser experiente,de resto que se foda,mas o futdvol não é assim…
5 Setembro, 2024 at 10:27
Não concordo nada.
As melhores duplas de centrais da história sempre passaram por velhas raposas, jogadores experientes. Podemos ter um misto, admito que sim. Mas não há nenhuma dupla histórica constituída por jovens, muito jovens.
Se queremos ganhar, é melhor não andarmos com apostas.
5 Setembro, 2024 at 10:32
No nosso caso não há problema.
Nós não funcionamos com duplas, mas com triplas 🙂
5 Setembro, 2024 at 10:43
Chielini-Bonuci-Barzagli
🙂
Z
5 Setembro, 2024 at 10:53
Mas isso já é batota 🙂
5 Setembro, 2024 at 13:16
1o ano da Juve com esses 3 no plantel ficaram em 7o lugar…
5 Setembro, 2024 at 18:29
mas isso n foi na época em que rebentou o escândalo e os relegaram no fim da época para a série B?
5 Setembro, 2024 at 10:47
Por acaso era giro de ver, arrumar Otamendi e ver o show…
O Silva essa ja se viu as abébias derivadas da inexperiência. Entao vezes 2 maravilha.
Eu não quero saber o que eles acham.
5 Setembro, 2024 at 10:48
O Otamendi dá muito mais casas que o António Silva…
Mas muito mais…
5 Setembro, 2024 at 10:52
De cabeça lembro-me daquela passadeira que estendeu ao Gyokeres, numa jogada muito parecida à do último Sporting-porto em que o Otávio demonstrou não ter aprendendido com o colega de profissão argentino.
5 Setembro, 2024 at 10:52
aprendido*
5 Setembro, 2024 at 10:54
Como essa durante o ano são ás dezenas…
A grande maioria o António Silva consegue dobrar e não se vê…
5 Setembro, 2024 at 10:59
UAU
Temos aqui um ‘toino silva lover’.
É uma “maravilha” … Dá barracas em sequência… Mas é um prodígio…
5 Setembro, 2024 at 11:27
Porra…
Onde é que leste isso?!?!
Mas não duvides que se tivesse de escolher 1 entre o António Silva e o Otamendi…porra…escolhia sempre o António Silva. Sempre.
5 Setembro, 2024 at 11:25
Tiago, ver grande maioria de vocês a queixarem se de centrais, o que diriam se tivessem Otamendi, Araújo e António… Eu sei o que vai acontecer… Aursnes a jogar a central algumas vezes… Vocês queixam de de barriga cheia
5 Setembro, 2024 at 11:31
Tenho de ver mais do Araújo (o que vi no Gil ou nos sub21 achei um gajo muito falivel…com muitas qualidades técnicas mas que comete erros com alguma facilidade…tipo Quaresma à 3 anos…) e não conheço o gajo que o Porto foi buscar mas eu não trocava os nossos 4 por nenhum dos outros grandes.
Como digo, ainda tenho de ver melhor alguns mas…se for para dizer hoje, não trocava.
5 Setembro, 2024 at 11:50
Porra o Aursnes a jogar a central seria uma nova aberração para esse jogador.
O benfica está uma confusão do….
E o Bruno Lage é o pateta alegre que não tem grande carreira para se queimar.
É uma oportunidade que tem, porque nem tem outra mesmo, para limpar a sua carreira.
Ter perdido o campeonato do Botafogo ainda pesa…e muito.
Agora o plantel é um saco de gatos.
Algum talento, outros endeusados pela CS, outros sem nível nenhum que não encontraram colocação.
Espero que se enterrem, é o meu desejo 🙂
5 Setembro, 2024 at 13:22
O Tia Maria fode-os a todos. Se o Schmit ainda fresco de ser campeão não tinha mão naquilo, o fracassado do Lage ainda será pior.
O Schmit foi queimado à força toda, o homem consegue ser despedido com 1 campeonato e 2 segundos lugares.
5 Setembro, 2024 at 13:31
Não sei porquê mas acho que há outros que fazem pior balneário.
KoçaoKu se não joga ou se joga numa posição que não a que gosta vai amuar.
Otamendi quando as merdas começam a correr mal.
O picanhas deve andar com umas trombas que ninguém o atura.
O TiMaria também faz, mas acho que menos que os primeiros.
E não sei ainda onde vai encaixar o Renato…ou até mesmo este camião de jogadores novos que não sei como vão jogar com regularidade…
5 Setembro, 2024 at 11:12
Claro que dá casas mas das que dão golos obvios, bolas dadas? Lembro-me de Marselha e o Euro: foi o Silva.
Otamendi tem uma carreira que acho que fala por si. Vamos ver se o Silva é o craque queriam vender ou se é outro Ferro.
5 Setembro, 2024 at 11:33
Golos óbvios?! Por erros do Otamendi?!
Pergunta ao Ginha…
O Otamendi é completamente descontrolado nas entradas e tentativas de antecipação. Houve alturas que tinha físico para ganhar a esmagadora maioria ou ir buscar quando não conseguia mas agora?! Porra…é mato….
5 Setembro, 2024 at 11:37
Que exagero.
É de longe o melhor central deles.
5 Setembro, 2024 at 12:49
Agora imagina…
5 Setembro, 2024 at 12:52
É mato… Mas o António não vai para melhor, a não ser que algo mude com Lage… Mas fdx… 3 centrais? Para uma época longa? Os meus amigos vermelhos têm muita fé no puto albanês, mas fdx… Tem tudo para correr mal… Esperar que os tripeiros não cresçam mais e que o Braga continue instável… Dá para um segundo lugar
5 Setembro, 2024 at 22:39
Nunca deviam ter vendido o ferro…
Podiam agora ter ferro e toino silva.
Calhou de o Ruben dias ter vindo dos lamps, porque podia ser esta a dupla de centrais da seleção. Ahahahah
5 Setembro, 2024 at 10:27
Primeiro ponto, estou-me a cagar para o que os comentadores dizem, e menos ainda para os lampiões.
Segundo ponto, acredito que a super taça não teria sido perdida se tivéssemos lá um central com experiência que pudesse ser a voz de comando lá atrás.
Terceiro ponto, não ponho em causa a qualidade de nenhum central do actual plantel, e com a quantidade de jogos que vamos ter há espaço para jogarem todos, até os 3/4 jogos que o St. Juste faz por ano, e até era bom para os nossos centrais irem crescendo sem terem a pressão de serem eles a força de comando.
5 Setembro, 2024 at 10:34
Na minha óptica o maior responsável pela derrota na Supertaça foi o treinador.
5 Setembro, 2024 at 13:18
Concordo
5 Setembro, 2024 at 10:34
Eu acho que não teríamos perdido a supertaça se não tivéssemos tido cargas de pré época demasiado pouco tempo antes do jogo.
Foi o que me pareceu.
Mais ainda quando tivemos o Debast que ainda precisa de mais alguns treinos para se adaptar. Com o Diomande e condição física adequada tenho sérias dúvidas que tínhamos perdido aquele jogo.
5 Setembro, 2024 at 10:38
Mesmo com essas cargas, acredito que com Coates não perdíamos o jogo.
E o Kjaer, por exemplo, tem as características que o Coates tem, é forte no jogo aéreo, não é muito rápido, mas tem bom posicionamento e perfil de liderança.
5 Setembro, 2024 at 10:41
Achas que o Kjaer tem qualidade com os pés para construir como o Sporting constrói?!
Nunca lhe vi nem de perto essa qualidade….
Não sei…
O ano passado aconteceu o que aconteceu na Luz. E não se repetiu em pior em Alvalade porque o golo foi anulado…
5 Setembro, 2024 at 10:57
Epa… mas queres comentar a qualidade de saída do neo patrão Diomande? E mesmo a do Inácio…
Nesse ponto só vejo Debast mesmo bom mas globalmente se tremem quando pressionados podem ser lindos, ter pezinhos fantasticos etc mas se nao defendem bem não servem.
5 Setembro, 2024 at 11:03
Qual é o central que constrói melhor que o Inácio?! Não há nem é em Portugal…e praticamente no mundo. É a característica que mais o distingue dos outros…tem uma qualidade de passe brutal. É o que o faz valer o dinheiro todo que vale. Entre linhas, em profundidade, curto, longo…é por isso que ele é “O” nosso jogador que constrói a sério. É o central que tem ordem para arriscar o passe dali.
Qualquer um dos 4 centrais que temos dá 10-0 à saída do Kjaer. O Debast e o Inácio dão 30…..
5 Setembro, 2024 at 11:07
Um bocadinho menos Tiago…
🙂
Z
5 Setembro, 2024 at 11:11
Eu conheço poucos…vocês podem conhecer mais do que eu…
Que me lembre de cabeça, com a qualidade de passe do Inácio só o Martinez do United…e não vejo muito mais…
Quem é que achas que constrói melhor que o Inácio?
5 Setembro, 2024 at 11:17
Eu não tenho o teu conhecimento Tiago, apenas digo que me custa a crer que o Inácio seja dos melhores do mundo nesse capitulo, porque em minha opinião falha demasiado…
“Just saying”…
Z
5 Setembro, 2024 at 11:20
Falha alguns passes porque é o central que arrisca. O Amorim já disse…é o central a quem ele pede sempre para arriscar o passe porque tem uma enorme qualidade na construção.
O Quaresma falha menos passes mas não arrisca quase nada. Nem é suposto que arrisque.
5 Setembro, 2024 at 11:21
Epá, o Quaresma faz aquelas calvagadas pela direita que ás vezes também são bastante arriscadas….
5 Setembro, 2024 at 11:25
O Quaresma anda a abusar um pouco.
Ele faz bem em arriscar de vez em quando o transporte da bola e arrancar, mas tem de aprender qual o momento para a soltar.
Não é só baixar a cabeça e arrancar por ali a fora para esbarrar numa parede.
Se corre bem dá um show. Mas é muito mais provável que corra mal.
Não quero com isto dizer que não gosto que os jogadores arrisquem….muito pelo contrário, aliás quem presta atenção ao que escrevo por aqui sabe que é o que prefiro. Mas com objetividade.
5 Setembro, 2024 at 11:26
No passe. Eu estava a falar do passe.
O Quaresma não arrisca tanto no passe como o Inácio.
Arrisca no transporte que é o que ele é bom. Tal como o St. Just.
Cada um arrisca mais no que é bom.
5 Setembro, 2024 at 11:43
O Quaresma nao faz o que?!?!?
Entre encarnar o Matheus Nunes e encarnar o Trincao (mas na quina da area oposta) a fazer aquelas voltinhas e bailados irritantes junto a nossa bandeirola…qualquer dia da merda. Ja na Supertaca podia ter dado 2 ou 3 vezes.
5 Setembro, 2024 at 11:53
No passe, muito pouco.
Aliás tenho-me esquecido de falar nisso aqui.
Porque carga de água quando jogávamos com N. Santos e Geny, jogávamos mais pelo lado direito.
Foi para lá o Quenda e nada?
É assim tão diferente do Geny?
Ou confiam mais no Geny que no Quenda?
Porra quantas vezes o Quenda sozinho e o Quaresma não lhe mete a bola….
5 Setembro, 2024 at 11:12
Não sei se o Debast não é neste momento o nosso melhor central a sair.
Principalmente em visão e passe longo.
O Inácio vem logo atrás.
A defender é outra histórias, mas….sinto que está apenas a uma distância de adaptação, um pouco à imagem do que aconteceu com o Hjulmand quando chegou.
5 Setembro, 2024 at 11:18
É possivel, não vi o suficiente.
Do que vi, é também muito impressionante, sim. E a característica que mais o distinguiu nos jogos que vi.
Mas acho que pode estar ao nivel do Inácio…não o vi ser melhor. Com o tempo, talvez.
5 Setembro, 2024 at 11:22
No Debast vejo ali muita qualidade, mas vejo ali também algumas dificuldades no jogo aéreo.
Pensava que com a estatura que tem, que fosse já mais dominador.
Um aspecto a melhorar claramente….
5 Setembro, 2024 at 11:28
A nível de construção já vi o Debast fazer coisas que o Inácio ainda não consegue.
As bolas que o Debast meteu a cruzar um lado ao outro do campo com uma qualidade brutal….muito bom.
Posicionamento e jogo aéreo são aspetos a melhorar.
E ele sabe disso.
Já identificou as dificuldades que encontrou e isso é meio caminho andado para evoluir.
5 Setembro, 2024 at 11:30
Inácio é bom em praticamente tudo, sem ser excelente, se é que me faço entender.
A construir.
Jogo Aéreo principalmente nas bolas paradas a nosso favor.
Posicionamento.
Entrada à bola.
Mas é ainda um puto e a malta esquece-se um pouco.
Claro que não corre sempre tudo bem, mas já está num nível muito bom.
Que central no mundo não falha?
5 Setembro, 2024 at 11:33
O Inácio “borra-se” não é por falta de qualidade.
Acho mesmo que é daqueles gajos que sente ainda muito os grandes ambientes.
Mas lá está, é puto ainda. 22 anitos?
Este ano com o Sporting a jogar assim e com a Champions acho que vai ser o ano da afirmação plena.
Fodasse, nunca mais é dia 13 de Setembro. Já estou aqui a pensar em ir até Arouca e tudo 🙂
5 Setembro, 2024 at 11:35
Bolas do Inácio da esquerda para a direita (ou da direita para a esquerda quando jogava à direita)?! Ou em profundidade de 40 metros?!
Quantas queres?
Queres só por cima, só rasteiras ou ambas?
Qualquer vídeo que vejas do Inácio tens lá uma coleção delas….
5 Setembro, 2024 at 11:55
Sim tens.
Mas não com muita regularidade.
Tens muitos jogos seguidos em que nem 1.
O Debast chegou e num jogo meteu logo umas 2 ou 3. E todas top.
5 Setembro, 2024 at 11:56
Falo em bolas metidas de quase de uma ponta da área à outra em passe por cima cruzado.
Fiquei impressionado.
5 Setembro, 2024 at 12:03
Porque não é função dele. Quem metia a bola nas alas era o Coates.
Se procurares jogos que o Inácio jogou ao meio, vais ver que fez…
O Debast fez isso ao meio.
Mas eu estou de acordo contigo. O Debast parece-me ser muito especial na construção. Agora se ainda é melhor do que o Inácio, se é diferente…ainda vamos ver.
5 Setembro, 2024 at 13:33
O Coates a colocar a bola na profundidade….era tudo menos top…
5 Setembro, 2024 at 11:25
O Coates também não era o melhor do mundo no passe, e para mim o central do meio tem de fazer passes faceis, ou para um dos outros centrais, ou para um dos médios que esteja próximo.
Também não era por essa característica que iria buscar o ‘tal’ central, se a tivesse tanto melhor, mas não seria a essencial.
5 Setembro, 2024 at 11:39
Em passe longo?!
Enganaste…muito bom. O Coates a meter a bola longa nos alas era ótimo.
Aliás, há uma merda qualquer no Amorim que mete os jogadores a fazer passes longos ótimos. De jogadores que eu não via antes.
Palhinha, Coates, M. Nunes, Pote, Morita, Inácio….todos fazem muito bem com um tempinho de Amorim…
O Diomande também não faz mal mas posso apostar que daqui a 2 ou 3 meses vai fazer muito melhor do que fez nestes jogos….
5 Setembro, 2024 at 12:36
Adoro o Coates mas também concordo que não fosse o ponto mais forte dele, nao era péssimo.
5 Setembro, 2024 at 13:28
O problema do Diomande é que pensa que está a chutar a bola e não a passar. Saem sempre demasiado fortes os cruzamentos dele. Mas também é para isso que ele lá está, ser um tronco com força para aguentar a defesa, mas acho que é de longe o gajo mais fraco nesse capitulo, a seguir ao Mateus Reis que é um burro do crlho.
5 Setembro, 2024 at 13:20
Foda-se, que exagero!
Pára de tomar essas merdas… 😀 😀 😀
5 Setembro, 2024 at 11:13
No último jogo já se começou a ver a qualidade de saída do Diomande… quando começarem a acontecer golos através de cantos e livres bombeados para a entrada da área, aqueles que agora não vêm razão para a aquisição de um central experiente, sobretudo com envergadura para ganhar a maioria dos lances no jogo aéreo, arranjarão outra desculpa qualquer. Na CL aquela defesa vai tremer que nem varas verdes, que, tirando o inácio e não contanto com o St. Juste (não se pode contar com ele), é o que eles são.
Espero que me venha a enganar redondamente!
5 Setembro, 2024 at 12:40
Epa… até o Inácio treme.
O Diomande tem dimensão física, é o ponto forte dele. O problema é mais de posicionamento e leitura de jogo, inteligência de jogo, quando fazer a linha da defesa etc
É um menino com tudo por aprender…
5 Setembro, 2024 at 11:15
Fds o Inácio é dos melhores centrais a construir que aí anda e um gajo ainda lê coisas destas..
5 Setembro, 2024 at 11:28
Não lhe tirando o valor…, quando não perde a bola na fase de construção ou se atrapalha trocando os pés…
5 Setembro, 2024 at 11:33
Isso é quando não encontra linha de passe e por momentos perde a noção da posição do adversário.
Isso ainda vai melhorar com a experiência.
O campeonato português não é das melhores escolas para ele aprender uma vez que 90% das equipas joga encostada na área.
Cheira-me que quando ele pisar relvados ingleses…ou vai ficar melhor central, ou vai acentuar as suas fraquezas.
5 Setembro, 2024 at 11:18
+1
5 Setembro, 2024 at 10:56
Quaresma, Diomande, Inácio, para já estou descansado.
Debast vai continuar a integração, e é craque mesmo, não duvidem disso.
Saint Just, irá regressar em pleno, e será mais valia.
Temos ainda Matheus Reis, para descansar Inácio.
5 Setembro, 2024 at 11:02
Tens direito à tua opiniao mas ela cai em desgraça e credibilidade quando falas no regresso de St Juste, ‘em pleno’.
A aprendizagem com a experiência é claramente uma dificuldade para alguns.
A mentalidade arco iris no Sporting ‘vai ficar tudo bem’ mata-me.
5 Setembro, 2024 at 11:04
Vai regressar em pleno…
2 jogos antes de se lesionar…
5 Setembro, 2024 at 11:19
🙂
Mas sei já de fonte segura que a próxim lesão não tem nada a ver com as anteriores!!!
Z
5 Setembro, 2024 at 11:20
Nunca tem…é tudo azar…
5 Setembro, 2024 at 11:52
Provocaram-me pq eu defendi essa teoria há uas semanas, portanto vou ter de me defender 😉 :
Obviamente não é só azar – há jogadores com tend^ncias para lesões (musculares e/ou articulares).
Mas se fosse recorrente seria muito mais grave e provavelmente estaria sempre a voltar. Por outras palavras não haveria esperança.
No caso do St Juste, eu ainda tenho esperança que possa fazer uma época inteira, não digo a jogar sempre, mas de forma a ser bastante útil.
5 Setembro, 2024 at 11:55
Eu acho que com o Juste também é muito a sua maneira de jogar.
Por ser um jogador extremamente rápido, uso e abusa dessa caracteristica no seu estilo de jogo.
Não sei se fazer 4/5 sprints desde cá atrás seja o mais adequado para a sua condição física.
Por isso dizia, que achava que devia ser cada vez mais opção como central do meio. Joga também muito bem de cabeça e usar mais os seus sprints em lances de recuperação defensiva, em vez de ir lá para a frente criar desequilibrios
5 Setembro, 2024 at 12:46
Jogar no meio implica muitos lances de marcaçao no homem e ele nao tem corpo para isso.
5 Setembro, 2024 at 11:02
E Amorim falou em Fresneda como opção do lado direito. Uma espécie de Matheus Reis do outro lado.
Percebo o argumento/liderança/experiência para a nossa defesa, mas acho que ainda assim estamos bem cobertos.
De todos esses nomes, eu até diria mais o Danilo, que poderia jogar a central ou a trinco, mas este tipo de jogadores vão todos para as Arábias agora:
5 Setembro, 2024 at 11:09
Uma vez também falou do Vinagre…
Z
5 Setembro, 2024 at 11:15
Exacto, é um ilusionista o nosso mister. Fala, mas não diz nada…. heheh
5 Setembro, 2024 at 11:18
Estás a ver como sabes… 😉
Z
5 Setembro, 2024 at 11:25
Um dia perceberás que tiveste o privilégio de ver um dos nossos mister´s de sempre.
Este ano, por exemplo, estou a fazer os possíveis para me conter, porque há sempre aquela probabilidade de acontecer Sporting, mas estou tão, tão optimista/confiante com esta equipa.
5 Setembro, 2024 at 11:28
*melhores mister´s de sempre
5 Setembro, 2024 at 11:34
Por palmarés o Fernando Santos foi o melhor mister de sempre na nossa selecção…
Z
5 Setembro, 2024 at 11:39
Eu sei que já apercebeste disso… dizes estas coisas por um exercicio de extrema má vontade com outras coisas em relação ao Sporting.
Mas pronto, cada qual sabe de si…
5 Setembro, 2024 at 11:41
Não é em relação ao Sporting em si… E tu também sabes isso.
Z
5 Setembro, 2024 at 11:37
Estás tu e estão todos.
Mas longe do Amorim ser perfeito e ser impossível de salientar coisas menos positivas.
Mais longe ainda das pessoas que criticam não quererem o melhor para o clube que ainda está acima de qualquer funcionário.
Ainda mais longe as pessoas que criticam não estarem agradecidas por todas as conquistas que Amorim, jogadores e demais deram ao clube e toda a felicidade associada.
Isto devia ser óbvio de perceber, mas há quem insista em colocar quem critica numa posição de estar contra o clube.
5 Setembro, 2024 at 11:47
Tentando ter uma boa discussão, até porque isto ainda não descambou hoje (lol), eu acho que estamos prestes a ver história aconcretizar-se no Sporting.
O treinador com melhor % de vitórias para o campeonato.
Um ambicionado “Bi” que já não vemos há tantas décadas.
Uma equipa que se mostra tão, tão superior aos adversários em Portuga. 4 jogos, 4 vitórias (16-2).
E vamos lá ver até onde conseguimos chegar na Champions.
Mas eu sinto isso, este optimismo, e ao mesmo tempo sei que um gajo tem que se controlar, que esta equipa tem que ser ciente das dificuldades, etc etc
Mas está a ser dificil… a forma que tenho para tenter conter este optimismo, é partilhar e falar do Sporting nestes espaços.
Mas não é na critica que devemos estar agora. É no controlo emocional!!!
Tantos anos em que isso acontecia em que viamos coisas mal feitas em catadupa e era quase sempre puro sofrimento ser do Sporting.
Agora não…. sim que podiamos ter mais um médio, o Fotis e o central experiente. Epá, mas ainda assim, é tudo tão bom.
E não é só no futebol masculino. Ainda ontem vimos uma equipa do Sporting a meio gás a espetar 40 golos fora ao Aguas Santas. E o FF finalmente a ter um caminho de vitórias….
Enfim, está a ser dificil controlar tanto optimismo
5 Setembro, 2024 at 11:57
Caro J.,
algum dia haveriamos de estar alinhados.
Eu tb estou bastante optimista e a esforçar-me por controlar isso pq não traz nada de positivo!
Mas não está fácil.
Se a época fôr má (madeira, madeira, madeira) vai ser muito frustante pq este ano temos tudo para ser histórico!
E mereceríamos tanto …..
5 Setembro, 2024 at 12:00
Nessa matéria ninguém te vai pedir para te controlares.
Fala à vontade na confiança que tens.
Pessoalmente não tenho problemas do pessoal estar confiante.
Eu estou. Acho mesmo que temos tudo para sermos bicampeões.
Assim como também não censuro quem tem mais caldos de galinha e queira ver tudo perfeito e critique pormenores.
As pessoas são fruto também das suas experiências de vida.
Há pessoas que são muito mais perfecionistas que outras porque já falharam mais vezes na vida por “pintelhices”.
Há que tentar perceber as coisas….e por vezes não há vontade…
5 Setembro, 2024 at 11:55
A Roma acaba de contratar uma dupla de centrais, Hermoso e Hummels. Pena não conseguirmos, ainda?, andar neste campeonato. Não precisamos dos dois, mas que jeitaço nos daria um deles, nomeadamente o Hummels. E calo-me com a história do central. Não vai acontecer, até Janeiro, pelo menos. E pode ser que não seja mesmo necessário – seria um óptimo sinal.
5 Setembro, 2024 at 12:13
Qual campeonato? Não falo do Hermoso… mas o Hummels custou 5M, quase tanto como metade do passe do vinagre. Não o queria! Tivemos ao nosso alcance o Milenkovic https://www.thepfsa.co.uk/pt/battle-hardened-milenkovic-a-fine-get-for-nottingham-forest/ por 14M mas isso seria pedir demais… foi para o todo poderoso Nottingham Forest, treinado por Nuno Espirito Santo… o clube é uma bosta mas, está na montra!…
5 Setembro, 2024 at 12:13
Eu também espero que não seja necessário, mas se agora a minha confiança está no 80% nas conquistas para este ano, com o central estaria a 85%.
Para mim o mercado perfeito neste ano teria sido só a contratação de um bom central experiente, e a manutenção do Mateus.
E em sentido inverso a saída do Esgaio e do St. Juste, que acho que terão muito pouco jogo esta época.
5 Setembro, 2024 at 12:03
Tirando a demora em chegar o tal ponta de lança e o alvo em questão de dias, passar para um jogador de “acrescentar já”…para um jogador com “potencial e ser trabalhado”, foi quase uma master-class de Viana/RA.
É notório que ao 4º ano aos prioridades são outros, o budget é outro e os alvos são outos, do que quando isto começou no primeiro campeonato.
Mais importante que tudo, mantivemos a base do titulo do ano passado, á cabeça Inácio, Huj, Pote e Gyo.
Acrescentamos um guarda redes, central, ala esquerdo e por final um ponta de lança.
Hoje temos um 11 base que dá muitas garantias, com um banco que tem um misto de jogadores de rotação, com outros com potencial para ser trabalhado.
Iniciamos muito bem o campeonato, estamos isolados na liderança e o que passa cá para fora é que estamos a atingir o ponto “rebuçado” com RA.
Agora é jogo-a-jogo como sempre, veremos os próximos capítulos, mas uma coisa temos a certeza, é que temos material para atacar o BI e fazer boa figura na montra Europeia.
5 Setembro, 2024 at 12:16
Ao 5º ano neste caso, erro meu.
5 Setembro, 2024 at 12:09
Miguel Veloso acabou a carreira.
Um jogador que a minha “geração” viu crescer.
Pensei sempre que tinha qualidade para atingir outros voos, mas parece que se perdeu o timing da venda, como vinha sendo habitual no Sporting (felizmente isso mudou) e acabou por fazer uma carreira nível médio a nível desportivo, financeiramente chegou a ser o 2º PT mais bem pago quando jogava na Ucrania.
Um gajo profissional.
E o tempo passa a correr, infelizmente.
5 Setembro, 2024 at 12:11
Heheh
És mais novo que eu.
Muita qualidade técnica, um pouco pesado para a posição talvez.
Para aquela posição há que ser muito mais “dinâmico” acho eu eu
5 Setembro, 2024 at 12:15
inícios de 90’s eu.
5 Setembro, 2024 at 12:49
Veloso nunca teve a disciplina táctica, agressividade, rotação necessária para um 6/8.
Muito bom pé esquerdo mas é tudo, globalmente mediano.
5 Setembro, 2024 at 14:08
O Veloso é um daqueles casos que devia ter ficado a carreira toda no Sporting….
Ele quis mesmo sair…infelizmente para ele e para nós, acho eu.
Eu gostava bastante dele a meio campo. E as utilizações dele a defesa esquerdo era só estupido…nunca na vida ele tem velocidade para ser lateral….isso era só estupido.
5 Setembro, 2024 at 15:00
Um ano mais novo que eu, fez parte daquela leva de putos ‘da minha idade’ que vi evoluir ao vivo – foi ele, o CR7 (seis meses mais velho que eu), o Quaresma (dois anos), o Moutinho, o Nani e o Djalo (todos tambem de 86).
A minha mae diz que chegou a andar com ele ao colo, ja que o meu pai conhecia socialmente o Veloso.
Sempre me pareceu um gajo leal (apesar de o pai ser benfiquista) e que poderia ter ‘dado’ mais. Podiamos ter ido busca-lo ha um par de anos quando estava em fim de contrato/desempregado.
5 Setembro, 2024 at 19:36
Craaaaque
5 Setembro, 2024 at 12:24
É aqui que secomeçam a ganhar os campeonatos, Todos sabem que Nuno Lobo presidente da Associação de futebol de Lisboa é um doente do Benfica
https://www.ojogo.pt/793090960/sporting-contesta-eleicao-do-delegado-em-lisboa-para-ag-eleitoral-da-fpf/
5 Setembro, 2024 at 14:07
Com a eleição de um delegado? Fonix…
5 Setembro, 2024 at 16:12
Não é uma toupeira ?
5 Setembro, 2024 at 16:17
Vai abrir buracos no relvado para o Gyokeres torcer um tornozelo?
5 Setembro, 2024 at 16:28
Não dês ideias…
5 Setembro, 2024 at 13:17
Está instalada a polémica, em Espanha, depois de, na quarta-feira, Vinícius Júnior ter avisado, em entrevista concedida à estação televisiva norte-americana CNN, que o Campeonato do Mundo poderá ter de “mudar de lugar”, devido aos casos de racismo.
Palavras que geraram indignação generalizada, de tal maneira que, já esta quarta-feira, o ministro do Interior do país vizinho, Fernando Grande-Marlaska, veio a público repudiar estas palavras, reiterando o total repúdio aos episódios de discriminação de que o jogador do Real Madrid tem vindo a ser vítima.
“A única coisa que posso dizer é que o nosso país é um país onde o respeito à diversidade faz parte do ADN, daí a nossa luta efetiva e direta contra toda a conduta discriminatória”, afirmou, em declarações reproduzidas pela agência noticiosa EFE.
“No âmbito do desporto, é algo que nos preocupa, e continuar a trabalhar na nova instrução que foi ditada pela Secretaria de Estado de Segurança, para clarificar mais a função do coordenador de segurança dentro das suas competências”, completou.
5 Setembro, 2024 at 14:03
Eu sou daqueles que acha que há uma diferença entre malta genuinamente racista, e malta que diz merdas racistas só para provocar.
Noutro ponto, acho que nunca vi um jogador tão odiável como o Vinicius. O bacano consegue fazer um lance genial, provocar toda a gente, e depois quando é provocado vem-se chorar.
5 Setembro, 2024 at 14:06
Hummm…
Um gajo que chama macaco a outro só porque é preto para o provocar não é racista, é isso?!
Alguém que usa o insulto racista para insultar à partida é racista…há milhões de insultos que não são racistas para usar, se usa é porque acha que é de uma raça menor….
Há é alguns casos (vários) que não há racismo nenhum e anda montes de atrasados a rasgar as vestes a dizer que é. Mas isso é outra coisa…
5 Setembro, 2024 at 14:10
O que não invalida que o Vini seja um fdp provocador como a merda….
Mas lá está…há milhões de insultos sem serem racistas que se pode utilizar….
5 Setembro, 2024 at 14:46
“Um gajo que chama macaco a outro só porque é preto para o provocar não é racista, é isso?!”
Racista é uma pessoa que acha que a sua raça é superior a outra.
Chamar “macaco” a um preto pode ser sinal que essa pessoa acha a sua raça superior ou pode ser só parva e estar a irritar a outra.
Tens de saber o que a pessoa acha sobre as raças, e se acha a sua raça superior à outra.
É a mesma merda que chamares “maricas” ou “paneleiro” a outra pessoa. Pode ser porque és homofóbico, ou podes estar só a tentar irritar a outra pessoa sendo parvo…
Uma das minhas melhores amigas é preta e eu chamo-lhe “preta do caralho” quando me quero meter com ela – ao que ela responde “branquelo de merda”. Nenhum de nós é racista. E aqui nem é parvoíce, é mesmo brincadeira! E até é brincadeira a gozar com o racismo!
E o que o FixTix diz é a verdade.
O gajo é uma merda de pessoa porque está sempre a provocar e quando leva troco vem-se chorar…
5 Setembro, 2024 at 14:57
Misturas 2 coisas diferentes.
Brincar é uma coisa.
Mas se estás a usar a raça para insultar é porque partes sempre de superioridade. Se não, usarias outra característica para insultar.
Lá está…se queres irritar uma pessoa e usas a raça dela…não estou a ver como o faças sem seres racista.
Claro que ele é provocador, eu percebo perfeitamente os insultos ao gajo. Mas se usas a raça…
Aliás, Espanha é claramente dos países mais racistas que eu conheço. E não é só com a cor de pele….não quer dizer que sejam todos, claro…mas há muitos que acham-se superiores aos outros….
5 Setembro, 2024 at 15:05
Ainda mais num caso há confiança para isso.
No outro não e pode ser entendido de que maneira for.
Quem se sente ofendido ainda tem de ir perguntar?
Olha lá, estás a ofender-me porque és racista ou só estúpido?
Quem ofende usando a raça “coloca-se a jeito”.
A malta tem de uma vez por todas ter sentido de responsabilidade e saber no que se está a meter.
Antigamente dizia-se que quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele.
5 Setembro, 2024 at 15:15
Não!
Usas o que é fácil, quer para ti que ofendes, quer para quem queres ofender. É assim que o ser humano funciona, principalmente o ser humano básico e bronco, que é quem faz estas ofensas…
Isso não quer dizer que seja racista.
Eu já vi gajos pretos chateados com outros pretos e dizerem “pretos do caralho”… Não tem nada a ver com racismo. Tem a ver com uma forma clara e objectiva de ofender alguém.
Tiago, ser racista é achares que a tua raça é superior.
Isso, por exemplo, serve para toda uma raça, não para o individuo A ou B. Um gajo racista, contra os pretos, não se dá com preto nenhum. Não tem um amigo preto. O preto é inferior, para essa pessoa.
Isso é que é ser racista.
Quando tu chamas “filho da puta” a um gajo é porque achas que as mulheres são todas putas? ou que a mãe dele é puta? Não! É uma maneira fácil e objectiva de ofenderes o gajo, e que o gajo entende facilmente que o estás a ofender.
O racismo tem um significado. É uma raça julgar-se superior a outra.
E um racista é um gajo que acha que a sua raça é superior a outra.
Um gajo branco que se dá com pretos, mas chama “macaco” a um preto pontualmente, não é racista. É parvo. Que já é suficientemente mau!
Um gajo que mata um judeu não é um genocida. Um genocida é alguém que quer acabar com uma raça ou uma religião, e vai tudo a eito… É a mesma merda!
O facto de ofenderes uma pessoa, com uma sua característica particular – por exemplo, “judeu do caralho” – não quer dizer que sejas contra essa característica em particular – neste caso, contra todos os judeus! Quer dizer que é a maneira como, no momento, facilmente ofendeste essa pessoa de uma forma clara para ambos.
5 Setembro, 2024 at 15:19
Portanto só é racismo se quem ofende usando a raça assumir que é racista porque se sente superior à raça do ofendido é isso?
Boa sorte em provar isso….
😀
5 Setembro, 2024 at 15:22
Acho que encontramos o problema para o racismo no mundo 🙂
Outra coisa diferente é um gajo não poder dizer a mesma merda que diz a um branco que diz a um preto, amarelo, vermelho, cinzentos às pintinhas amarelas que leva esse desaforo automaticamente para questões racistas, que também há esse aproveitamento.
Agora, não tenho dúvidas nenhumas que ofendendo usando a raça como arma de arremesso que deva ser considerado racismo.
Para mim é bastante óbvio.
Mais uma vez, quem não quer ser lobo, não lhe vista a pele.
Tenham mais juizinho e percebam o mundo em que vivem.
5 Setembro, 2024 at 15:26
Estão a chamar macaco a um gajo só porque ele é preto…
E tu achas que isso não é racismo?!
Vá lá…..
Porque não chama macaco a um branco? Não vês aqui onde está o racismo?
5 Setembro, 2024 at 23:26
Por acaso no outro dia levei a minha filhota ao parque e ela gosta de se pendurar nas barras e diz que isso é “fazer macaquinho”.
andava por lá um pequenote negro, que também se foi pendurar nas barras. E ela não disse por “racismo” que nem sabe o que é isso, mas eu não pude deixar de me sentir um bocado constrangido quando ela disse “o menino está a fazer macaquinho”
5 Setembro, 2024 at 15:02
São os tais … Racistas de ocasião …
Acho Vinícius Jr um dos mais talentosos jogadores da sua geração… Como pessoa é o que é, não vale a casca de uma pevide.
Esta Auto-vitimização irrita me. Faz lembrar os ciganos serem apanhados a roubar e chamam racistas aos agentes da autoridade, ou andarem com os carros sem seguro e depois têm um acidente, vem a polícia e chamam os agentes de racistas, etc…
5 Setembro, 2024 at 15:50
Imagina que tu és uma pessoa pacata, mas um gajo leva-te ao extremo e tu como não aguentas mais partes para agressividade. Isso faz de ti agressivo? Eu acho que não. É mais ou menos nesse estado que eu encaro a coisa. Porque um individuo o chama macaco, isso não impede que no dia a dia não tenha comportamentos dignos para com outras raças ou sentimentos naturais. Eu a ver a bola chamo cenas que não lembram ao menino Jesus, e por vezes saem derrogatórios racistas, mas isso não implique que não trate o meu vizinho cabo-verdiano como trato toda a gente, ou que olhe para toda a gente da mesma maneira. Acho que é um caso especifico, com contextos anormais, que muitas vezes podem envolver álcool ou simples mentalidade de grupo, e por isso deixam uma pessoa mais inibida e mais agressiva.
Acho que o gajo generalizou e extrapolou demasiado.
5 Setembro, 2024 at 15:58
Menos inibida.
Quanto ao Mundial que querem organizar, fds era só o que faltava mudarem porque o Vinicios diz o que diz, principalmente depois de termos feito um no Catar sitio bem pior a todos os níveis.
5 Setembro, 2024 at 14:04
Heheheheh
Aperta com eles Vini…que eles são espanhois….
5 Setembro, 2024 at 14:26
Os espanhóis racistas não devem ser, mas que são uns xenófobos do crl….
Proteção da sua cultura é uma coisa. O que os espanhóis fazem é outra diferente…
Cometendo o erro de generalizar…
Obviamente há exceções…
5 Setembro, 2024 at 14:57
Claro. Estamos de acordo.
5 Setembro, 2024 at 14:59
Os espanhóis são xenófobos onde?
Os europeus, sejam portugueses, espanhóis, de que país forem, são gente tranquila e que sempre aceitou a “globalização” das pessoas pelo mundo – e falo mais do século XX em diante! Quer indo europeus para outros lados e respeitando os povos daí, quer aceitando povos doutros lados vindo para cá.
Esse sempre foi o padrão da Europa.
O que se passa nos últimos 20/25 anos é outra coisa. É uma invasão da Europa por outras culturas e isso tem destruído a cultura europeia que, no geral, era a mais avançada do mundo – quer em conhecimento, quer nas artes!
E basta perceber que desde os anos 80 que, por exemplo, lideres muçulmanos diziam que iriam conquistar a Europa sem disparar balas – ou seja, que havia o propósito de entrarem na Europa e mudarem o que era a cultura europeia. Fazem essa merda há 50 anos – desde os anos 70 – com mais incidência nos últimos 25.
Se há povo educado e conhecedor, é o povo europeu, que tem o entendimento que todas as raças e culturas devem ser respeitadas. Não é o facto de haver uma minoria muito minoria de gente parva que não pensa assim que isso faz a Europa ou um país ser racista ou xenófobo.
O problema com a imigração em Espanha é muito superior ao que temos aqui. Têm todos os problemas que temos aqui – falta de habitação, subsídios para toda a gente sem contribuírem nada, aumento da violência, etc, agravado com leis que permitem a essas pessoas ocuparem casas (estejam desabitadas ou não) e com o facto de ser tudo numa grandeza muito maior!).
Claro que isso leva a alguma má vontade contra a situação mas isso tem zero a ver com o que o Vinicius fala…
5 Setembro, 2024 at 15:06
Os espanhóis sempre aceitaram a globalização? 😀 😀 😀
5 Setembro, 2024 at 15:16
Analisando o problema de uma forma muito superficial, vai a um cinema em Espanha e depois conta-me como foi….
Globalização bem aceite 🙂
Os problemas da imigração são outro assunto.
Um assunto que devia ser discutido com seriedade e não de forma populista.
Nalguns casos são vistos num prisma de crise social noutros como por exemplo os casos do partido Vox (Espanha), Rassemblement National (França) e do Chega (Portugal) é num prisma xenófobo.
Há é malta que não sabe disfarçar os lobos disfarçados de cordeiros.
E depois admiram-se muito…
5 Setembro, 2024 at 15:19
Não aceitaram?
Foda-se, há espanhóis em todo o lado.
Há montes de estrangeiros em Espanha desde que o regime do Franco caiu.
Não aceitaram onde e como?
Explica lá…
5 Setembro, 2024 at 15:27
Só te digo isto.
Estão longe de ser o povo que mais aceita as diferenças culturais e que abraça muitas delas…
Deite o exemplo mais acima e muito pela rama do cinema em Espanha e a forma como dobram tudo.
A questão do inglês em Espanha no ensino ser uma miséria.
Ser um povo que mais falta ao respeito quando visita outros povos.
Entre outras coisas.
Mas longe de ser esse povo global que aceita outras culturas chegando ao ponto de as integrar na sua própria cultura.
Obviamente há exceções.
Mas genericamente….
5 Setembro, 2024 at 15:27
E atenção….é a minha opinião…
5 Setembro, 2024 at 16:23
Dobrarem os filmes é uma questão cultural. Acontece noutros países.
Muita da falta de fluência no Inglês vem daí – da questão cultural de dobrarem os filmes, que, dizem eles, também tem a ver com haver mais trabalho para actores.
Claro que há sempre países um pouco mais abertos que outros.
Ninguém sequer discute isso.
O que eu digo é que, no geral, na Europa o facto de haver um bom ensino há muitas décadas, essa cena do racismo e da xenofobia há muito que está minimizada até onde é possível – há sempre gente parva que vai contra o bom senso!
Se há no mundo uma zona onde o racismo e a xenofobia são muito reduzidas, é na Europa.
Eu acredito que o que se vê hoje, com este problema da imigração, não tem a ver com racismo, de todo. Pode entrar na xenofobia, se nada se fizer para minimizar a imigração ilegal e legal desregulada, pelo simples facto de que isso afectará a vida normal dos cidadãos de cada país – e já se sabe que isso leva a excessos e que nos excessos, pessoas boas pagarão pelo que pessoas más fazem! Portanto, caberia às autoridades, nomeadamente ao Governo, prevenir isto, mas não o fazem pelo que depois haverá consequências.
Nós estamos a fazer o que a Suécia e a Dinamarca, a Inglaterra e a Bélgica, a França e a Holanda, fizeram há pouco mais de 20 anos – talvez uns 25 anos.
Suécia e Dinamarca estão agora a reverter tudo isso – não aceitam mais imigrantes a não ser com medidas muito restrictas, acabaram com subsídios para tudo e para todos, e começaram a deportar quem é preso e quem não quer trabalhar. Falam em fazer o mesmo na Holanda, na Alemanha e em Inglaterra. Falam em cortar subsídios em França e na Bélgica.
Nós, com estes dados todos, mantemos o caminho traçado pelo PS de aceitar toda a gente e logo se vê, enganando o povinho com dados falsos na TV – que não batem certos com os dados da SS ou do Governo, por exemplo.
5 Setembro, 2024 at 15:29
Foda-se…estás a falar a sério?!
Tu, como tuga, nunca sentiste xenofobia de espanhois?!!?!?
Tens uma sorte do crl….ou então passaste pouco tempo em Espanha…
5 Setembro, 2024 at 16:19
Isso é verdade, os espanhóis têm a mania que são mais que nós. Vai na volta acham que cagam rosas ao contrário de nós. Espanhóis e avecs para mim são insuportáveis. Mas não gosto de generalizar lol (ya tudo merda esses fdp ahaha).
5 Setembro, 2024 at 16:25
Pois, é basicamente isso….
5 Setembro, 2024 at 16:34
Pois, tu chamas a esta rivalidade de xenofobia… Para mim o erre é mesmo esse, usares os termos errados para coisas diferentes…
Uma merda é a rivalidade. Outra merda é ser xenófobo!
Não são a mesma coisa.
Meu caro, eu tive um sócio espanhol na minha empresa. Mais de 10 anos.
Quando se pensou de forma diferente, ele foi embora na boa e deixou a empresa para eu continuar do modo que queria.
Sempre me respeitou.
Aliás, sem me conhecer, só através do conhecimento de um amigo comum, que por acaso é espanhol, metem mais de 100 mil euros na minha mão para iniciarmos a empresa que neste momento é toda minha.
Não confundo rivalidade com o resto.
Por isso tenho amigos de quem gosto bastante, uns benfiquistas e outros portistas, e não me dou com toda a gente, só porque são do Sporting ou pensam politicamente como eu.
Acho que tu misturas as coisas… e assim é complicado debater os assuntos.
É muito importante, por exemplo, quando o tema é racismo, ter a perfeita noção do que é um racista – que é alguém que se julga superior pela sua raça ou etnia a outra raça ou etnia – ou fica complicado estar a discutir o assunto.
5 Setembro, 2024 at 16:38
FixTix, essa merda tem zero a ver com racismo, porque um espanhol ou um francês é da mesma raça que um português.
Essa merda tem a ver com rivalidade e algo cultural nos povos.
Os franceses também não suportam os espanhóis e o contrário também é verdadeiro. É rivalidade cultural!
Não é racismo e muito menos xenofobia – como é que há xenofobia na UE se as pessoas pode movimentar-se livremente entre os países, há décadas?
Não misturem tudo no mesmo saco…
5 Setembro, 2024 at 16:50
Claro que os europeus são xenófobos, eu pessoalmente sou extremamente xenófobo. A minha tia que vive há 40 anos em Barcelona, claramente xenófoba, e pelo que ela conta, há muito catalão xenófobo. Eu aceito 99% das pessoas com os mesmos princípios morais que eu, quem não os tem faz-me claramente urticária. Eu olho para o que se passa na França, Reino Unido e o que se passa cá e dá-me uma xenofobia que nem imaginas.
Fã das politicas xenófobas de imigração da Suiça, Hungria e Dinamarca
5 Setembro, 2024 at 18:21
Voltamos ao mesmo, FixTix!
Tens de definir o que é xenófobia primeiro para podermos discutir o que colocaste neste comentário.
As políticas de imigração da Suíça, da Dinamarca e da Hungria têm zero de xenofobia. São políticas de imigração com regras iguais para toda a gente, venham de onde vierem, dentro do que se aplica nesse país.
No fundo disseste o que eu disse noutro comentário, que foi “para muita gente eu sou xenófobo”!
O que tu fizeste foi desconversar!
E isso não nos leva a lado nenhum…
5 Setembro, 2024 at 18:46
A xenofobia é normalmente a descriminação com base na nacionalidade. Se as próprias leis dificultam a entrada com base em nacionalidade, são leis xenófobas.
Eu acho que o que se pode dizer é que a xenofobia não deve ser vista como uma coisa má, porque é uma maneira de proteger a sociedade como ela é. Não deixa de ser xenofobia, mas não significa que seja mau.
O racismo é outra coisa completamente diferente, mas acho que também pode ser contextualizado, e não generalizado.
5 Setembro, 2024 at 23:30
Os espanhóis aceitariam bem a globalização se isso significasse se tem eles os donos do mundo.
5 Setembro, 2024 at 14:39
O Vinicius fala mais de racismo que todos os outros jogadores juntos… Essa merda parece doença! Quanto mais falar, mais se metem com ele para o chatear!
Gente racista nunca vai desaparecer do planeta, tal como gente parva também não… Mas isso não faz um país ser racista e se há continente que não é racista é a Europa!
Enfim, tu não falas aqui mas o Carvajal, que é colega de equipa, contestou muito bem a opinião dele.
5 Setembro, 2024 at 15:00
Claro que o Carvajal contestou…é Espanhol…
Um pais não é racista. Muito menos um continente. Mas que Espanha tem xenófobos e racistas como crl….tem….
Tal como a Europa.
5 Setembro, 2024 at 15:06
Confirmo!
🙂
Z
5 Setembro, 2024 at 15:28
Depende do que tu entendes como “como o caralho”…
Eu não quero que venham para a Europa gajos que queiram mudar a cultura europeia, que para mim estava porreira como era em 1980, por exemplo.
Não quero quero gajos a rezar na estrada, de cu para o ar, e eu ter de esperar que acabem de rezar para eu continuar a minha viagem. Quero é que esses gajos vão para a terrinha deles…
Não quero em Portugal o que se passa em Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, e quase na Alemanha, onde essa gente vai ocupando os bairros inteiros e obrigam os locais a sair de lá porque se torna impossível viver ali de forma civilizada – e depois chegam ao ponto de a lei ali ser a da Sharia e nem a policia lá entra.
Para muita gente eu serei um xenófobo do caralho…
Mas não sou.
Porque eu aceito qualquer muçulmano que venha para cá e se integre na cultura que cá existe, mesmo sendo muçulmano. Não quero é gajos radicais que acham que podem vir para cá e achar que podem andar todos tapados menos os olhos, que não se pode servir porco nas escolas e o caralho a sete ou oito!
E, já que falamos no assunto, quem aceita esta merda, e coloca em causa o futuros dos filhos, dos netos, e de toda uma cultura ocidental que já foi a mais avançada do mundo, é um “cona de sabão” do caralho e estou-me a cagar para que me aponte o dedo!
5 Setembro, 2024 at 15:35
Isso que falas são os extremos.
E ninguém quer aqui perder a cultura portuguesa.
A nossa identidade é o que nos faz ser portugueses.
Mas entre Espanha e Portugal vai uma diferença muito grande de tolerância com outras culturas.
5 Setembro, 2024 at 15:36
Pois…eu percebi à um tempo onde é que querias chegar…
Estás a defender uma merda para tentar encaixar em outras discussões que não têm nada a ver com que se está a falar aqui.
O que não faltam é espanhóis que acham que são superiores aos tugas. Aliás, o que não faltam é espanhóis a achar que são superiores aos espanhóis!
Não tem nada a ver com a discussão que estás a ter em relação aos emigrantes e aceitação de emigrantes na europa vs aceitação de emigrantes noutros continentes.
Muitos e muitos espanhóis aceitam emigrantes…que venham ser subalternos deles.
Pior…
Os espanhóis aceitam parcerias com portugueses….desde que sejam eles a mandar. Não conheci uma empresa que tivesse colaboração iberica….que os espanhóis não mandassem ou fizessem uma força brutal para mandar porque nós somos pequeninos e eles, porra…são espanhóis!! Quem tem de mandar são eles! Mesmo que a empresa tenha de origem sede em PT, vão foder-se todos para levar tudo para lá e fazer de nós coutada deles…
Foda-se…o que não falta são Espanhois que fingem não saber falar inglês porque “estão em espanha…falem espanhol!” É mato….
5 Setembro, 2024 at 16:00
“O que não faltam é espanhóis que acham que são superiores aos tugas. Aliás, o que não faltam é espanhóis a achar que são superiores aos espanhóis!”
Man, isso são rivalidades!
Não tem nada a ver.
O que não falta são sportinguistas que se acham superiores a benfiquistas e o contrário também, ingleses que se acham superiores aos franceses e o contrário também, suíços que se acham superiores aos alemães e o contrário também, etc., etc., etc.
Tudo na base da rivalidade.
Não tem nada a ver com o que falamos, que é racismo, que é uma raça achar que é superior a outra. Não há nada na ciência que prove que uma raça é intelectualmente superior a outra, e qualquer pessoa com conhecimento sabe disso. Depois há os parvos que acham que não…
Isto não tem nada a ver com rivalidades, nem com religião, nem com cultura, ainda que tudo possa ser discutido.
“Muitos e muitos espanhóis aceitam emigrantes…que venham ser subalternos deles. ”
É o que se quer cá, não?
Deixas entrar toda a gente sem estudos, sem conhecimento, sem valências… e é para quê? Para mandar em ti?
Durante décadas a Espanha esteve muito à frente de Portugal. É normal que parecerias, à partida, tenham empresas espanholas à frente, que são mais desenvolvidas. Um caso ou outro pode ser ao contrário.
Na minha área a coisa até está equilibrada – há tanta qualidade cá como há em Espanha, e também se faz merda cá como se faz em Espanha. Em termos de fornecedores grandes, as empresas estão todas sediadas em Espanha porque o mercado lá tem 6 ou 7 vezes o tamanho de cá – é normal mas tu se calhar não entendes isso. Demora o mesmo tempo a chegar, encomendar uma coisa vinda de Espanha ou de Portugal.
Portanto, as coisas são como são, e esse choradinho todo só mostra a nossa pequenez.
“Foda-se…o que não falta são Espanhois que fingem não saber falar inglês porque “estão em espanha…falem espanhol!” É mato….”
E?
Não devia ser assim?
Claro que por uma questão de cordialidade deve-se facilitar – e quem não o faz, é só parvo, e contra isso batatas! – mas a realidade é que as pessoas devem saber a língua de onde trabalham – aceito que no turismo seja diferente.
De qualquer maneira, este argumento vale o quê? Bola!
5 Setembro, 2024 at 16:13
Quais rivalidades!?!?
Achares que és superior só porque nasceste noutra região ou pais é rivalidade!??!?!
Eu não quero! Eu quero que venham os melhores e se um Espanhol for melhor no seu trabalho que um Tuga, deve ser o espanhol a mandar. Não é o tuga mandar só porque nasceu cá ou o Espanhol porque nasceu lá.
Não conheço 1 pessoa que trabalhe recorrentemente com vários espanhóis que nunca tenha sentido aquele ar de superioridade dos espanhóis com a mania que português é bom para empregado…
E não. Não é assim que deve ser. Somos todos humanos e ninguém é melhor ou pior só porque nasceu 10Km do outro lado da fronteira….
5 Setembro, 2024 at 18:15
A rivalidade entre Portugal e Espanha, entre França e Espanha, é secular, caralho. Sempre existiu.
Há quem se deixe levar por isso e há quem não ligue.
É a mesma merda da rivalidade entre clubes… Exactamente a mesma merda!
“Eu não quero! Eu quero que venham os melhores e se um Espanhol for melhor no seu trabalho que um Tuga, deve ser o espanhol a mandar. Não é o tuga mandar só porque nasceu cá ou o Espanhol porque nasceu lá.”
Mas tu não és toda a gente, caralho, nem a maioria!
Eu falo da maioria.
Esta merda das quotas, de terem de haver x mulheres, y pretos, z homossexuais é essa merda de “serem escolhidos os melhores” ou é uma merda que vai exactamente contra “serem escolhidos os melhores”.
Foda-se, Tiago, confundes-te todo!
Nem te estou a reconhecer!
“E não. Não é assim que deve ser. Somos todos humanos e ninguém é melhor ou pior só porque nasceu 10Km do outro lado da fronteira….”
Finalmente concordamos em algo…
O que tu não entendes é que uma coisa é o que tu e eu achamos correcto, e outra é o que acontece com a maioria das pessoas.
E, já agora, pessoas competentes e justas são contra cotas nisto e naquilo. Querem que os melhores sejam os escolhidos, independente de serem homens ou mulheres, brancos ou pretos, altos ou baixos, magros ou gordos, daqui ou dali… São os melhores que devem ser escolhidos, e ponto!
Gente medíocre é que defende quotas, porque só dessa maneira tem poder e tem um bom tacho!
Agora, meu caro, a maioria das pessoas não são competentes.
5 Setembro, 2024 at 18:49
sim, fodido é pôr os que não têm onde cair mortos em guetos e bairros todos juntinhos (afinal de contas os cabrões até vieram para cá porvontade própria e vieram a pé), em ilhas (à moda do Porto), para não se misturar a ralé sub-humana com os resto dos puros….
bom , bom é vender bairros à estrangeirada com potencial comprador…. afinal de contas, entre gentrificação endinheirada e acastanhados sem tostão, a tradição e a seiva popular indígena fica muito mais preservada no euroformol branco…
5 Setembro, 2024 at 15:39
Todos os países têm racistas, xenófobos, homofóbicos, estupidos, ladrões, maricas, putas, gajos super inteligentes, etc…
E?
Quando se diz “a Espanha é um país racista” está-se a afirmar que mais de 50% dos espanhóis são racistas – porque o que um país é corresponde ao que a maioria é. E isso é mentira! Mas é largamente mentira.
Se houver 10% de espanhóis racistas já é uma barbaridade de gente – que eu acho que não são! E 10% de racistas não faz de nenhum país racista ao ponto de se aceitar o que o imbecil do Vinicius diz.
Em nenhum país da Europa há 10% de racistas.
E defender a cultura do próprio país devia ser um dos objectivos de qualquer cidadão desse país.
Acho o cumulo da hipocrisia estar a defender os direitos, por exemplo, dos muçulmanos a terem a sua cultura na Europa, quando nos países está fora de questão qualquer coisa de outra cultura que não seja a deles. Mais, muita dessa gente foge dos países deles, porque acham mal viver lá, e vêm para aqui exigir que se aplique a cultura de lá, que os fez fugir?
Está tudo doido!
Pior que isto, só mesmo ver feministas e os LBGT não sei quê a defender o Hamas…
5 Setembro, 2024 at 15:49
Não precisas de 50% talvez nem de 10% se os restantes estiverem onde precisam de estar, direta ou indiretamente ligados aos centros de decisão.
Vai observar o que se passa no ensino particular espanhol, nas escolas de elite… e não só em espanha, parece-me óbvio tudo aquilo que se está a passar por toda a europa e com tendência não só para continuar como para aumentar! Tens os exemplos de frança, alemanha and so on.
Pensa que se chegares a octogenário vais andar todo contente…
5 Setembro, 2024 at 16:01
Podes desenvolver onde queres chegar?
Porque do meu ponto de vista um país só é algo se esse algo corresponder à maioria do país…
5 Setembro, 2024 at 16:13
Da maioria (interna) tratam os donos da Mídia, para além de que grande parte das decisões (as que contam) emanam diretamente de bruxelas por pessoas que não são eleitas pela maioria, uma vez que nem eleitas são… limitam-se a obedecer ás ordens!
5 Setembro, 2024 at 18:05
Ok, mas isso não tem a ver com o que falamos…
Ou é Bruxelas que decide se um país é racista ou não?
E eu falo num conceito que “todos” temos na nossa conversa informal…
Uma coisa ou alguém é determinada coisa se na maioria do tempo é essa coisa, e não se fez isso uma vez.
Alguém disse que nós somos o que fazemos recorrentemente e não o que fazemos ou deixamos de fazer num determinado momento. E é nisso que eu acredito, naquilo que acho que é o bom senso de se “etiquetar” alguém.
Um gajo pode fazer parvoíces, e não ser parvo, porque na maioria do tempo é um gajo decente. Errar todos erramos, ou porque nem nos apercebemos, ou porque no momento nos salta a tampa, ou porque pensamos estar a fazer bem e afinal estamos errados. Não é um momento infeliz que nos caracteriza – nem um momento feliz! Um gajo pode só fazer merda e se ajuda uma velhinha a atravessar a rua não passa a ser boa pessoa.
Nesse exemplo que dás, e que, já agora, se vê na TV e no jornalismo todos os dias, o facto da CS passar determinada narrativa, se não for verdadeira, não faz dela verdade. Pode induzir as pessoas em erro, claramente, mas não a torna verdade.
E esse exemplo que dá é, por exemplo, o que vemos na CS a toda a hora, a trazer o tema do racismo, a trazer o tema da homofobia, a trazer o tema da xenofobia… dando a entender que em Portugal temos esses problemas – que não temos enquanto país. Temos casos pontuais, individuais, que não são demonstrativos do que é o país.
Aliás, tens isso no facto de darem noticias sobre criminalidade, escondendo sempre a identidade dos criminosos, a não ser que seja um português branco.
Ainda agora, naquela noticia do assalto ao MAI, onde disseram que roubaram 8 computadores de mesa – pc’s fixos – que disseram que tinham sido desligados dos monitores e do sistema, agora afinal já eram portáteis, já apanharam o criminoso que era um português branco que tinha fugido de uma prisão em França e que não apanharam os computadores que já tinham sido vendidos – não se sabe a quem. Uma noticia que cheia a treta a léguas…
Enfim…
5 Setembro, 2024 at 15:49
Tomara eu que os xenofobos e racistas em espanha fossem menos de 10%…
Não é por aceitarem que os tugas vão para lá ser empregados deles que eles são muito inclusivos….
5 Setembro, 2024 at 16:06
Discordo 100% da tua opinião.
Não acho de todo que seja o que tu dizes…
10% de racistas em Espanha corresponderia quase a 50% da população portuguesa. Tu achas que há mais?
Eu não acho.
Mas eu entendo que temos um conceito diferente para colocar uma pessoa com o rótulo de racista.
Para mim tem de achar a sua raça superior.
Para ti basta chamar “preto” ou “macaco” a um preto é já tem a etiqueta de racista.
Pelo teu conceito, eu nem devo conhecer nem 10% de pessoas não racistas… Portanto, 90% dos portugueses são racistas e xenófobos.
É óbvio que não é assim!
5 Setembro, 2024 at 16:24
Se 90% das pessoas que conheces usa chamar preto ou macaco como insulto a um preto….
Sim. São racistas.
Eu conheço muitos racistas. Muitos mesmo. Eu próprio estou a ser xenófobo nos comentários todos que estou a ter aqui sobre os espanhóis…
5 Setembro, 2024 at 17:47
Sim, tu é que sabes…
Eu conheço as pessoas mas tu é que os podes definir como racistas.
Tem juízo, Tiago.
Não fales do que não sabes.
Ninguém tem culpa que confundas uma estupidez dita num momento particular com uma etiqueta que colocas numa pessoa para a vida!
5 Setembro, 2024 at 18:50
Chamar macaco é fatela à brava, porque estás a considerar o outro ser humano a um nível de macaco e como tal inferior a ti, como tal é racismo sim.
Chamar preto, branco, chinês, zuca ou tuga, não tem nada de racista é uma característica fisiológica ou geográfica apenas descritiva. Só no wookismo idiota dos dias de hoje é que passou a ser racista.
5 Setembro, 2024 at 19:41
+1906, Rodrigo
5 Setembro, 2024 at 18:52
É exemplar ir à Andaluzia ver como são tratados os estrangeiros e depois recitar o mantra “é tradição, não é racismo”…
5 Setembro, 2024 at 13:49
Vi agora um video do Harder a treinar no ginásio do Sporting.
Parece que temos aqui um “animal” que vai dar trabalho aos defesas 🙂
5 Setembro, 2024 at 14:26
Dizia-me, ontem, um benfiquista: “Vocês, agora, têm lá o Gyokeres e o filho ou o irmão mais novo… não vos chegava só um?”. A brincar, a brincar…
5 Setembro, 2024 at 14:27
Para quem não viu o vídeo sugiro que veja.
O puto está com tudo 🙂
5 Setembro, 2024 at 14:23
A venda de bilhetes para o jogo com no terreno do Arouca — 13 de setembro, às 20.15 horas —, da 5.ª jornada do campeonato, estão à venda a partir das 16 horas de hoje, exclusivamente online e para sócios do Sporting.
5 Setembro, 2024 at 14:24
Sporting: bilhetes para Arouca a 13 euros
5 Setembro, 2024 at 17:14
Curiosa a entrada do Nuno Santos para jogar na frente. Já não via o Nuno Santos entrar para a frente à 2 anos.
A explicação está no sistema mais hibrido de 343/442…que faz com que o Pote por exemplo seja interior esquerdo e que não jogue tão dentro como antes. O que vai permitir possivelmente o Nuno Santos e o Maxi de jogarem ali ou jogarem juntos. Lá está…mais perto do 442 do que do 343, com ele a ser o médio aberto. O Pote consegue fazer tudo mas está a abrir bem na ala em vários momentos…
Não será o ideal mas…parece-me que é uma alternativa que podemos ver mais vezes este ano e que estava completamente fora de equação à 2 anos…
5 Setembro, 2024 at 17:44
https://www.youtube.com/watch?v=gjDfX_uAeLU
Engraçado!
Os vídeos do final do jogo são qualquer coisa de fantástico.
A alegria das miúdas é contagiante.
https://www.youtube.com/watch?v=4JMhPNkhX80
5 Setembro, 2024 at 19:05
Inácio a titular.
Os outros a descansar. Que façam o mesmo no próximo jogo.
Meio campo sem um trinco, mas com os mesmos três médios, que pisam terrenos iguais e são muito semelhantes. Todos eles bons jogadores. Se funciona, tenho as minhas dúvidas.
Leão, Ronaldo e … Neto.
5 Setembro, 2024 at 19:09
Não curto mesmo o Martins… Gosto menos do que gostava do engenheiro do penta comprado…
5 Setembro, 2024 at 19:46
O tipo não tem o mínimo de coerência nas escolhas.
E então quando tenta explicar porque razão escolheu ou não, ainda piora a situação.
5 Setembro, 2024 at 19:27
Os rabolhos estão incrédulos…
Bruno lage no fifica até 2026 …
Eu nunca fui de me preocupar muito com os problemas dos outros… E não é agora que vou começar… Mas, bruno lage?!?
Isto cheira a um misto de desespero com balbúrdia…
Imagino aqueles jogadores internacionais a quem o bacalhau á braz andou a vender a tanga do treinador alemão, experiente e tal e coiso … E agora dizem lhes que o treinador é o bruno lage… Quem?!?
5 Setembro, 2024 at 20:01
Hoje entregaram-nos o bicampenato…
5 Setembro, 2024 at 20:07
O JHC e o porto ?
E este rival que vai de certeza renascer ?
E quem arbitra os jogos ?
É preciso calma, só foram 4 jornadazitas.
Que me desculpe, esse parece ser o pensamento da taça de Portugal e da supertaça, que estavam no papo.
Vamos com calmex.
Este futebol português tem surpresas muito grandes e de onde menos se esperam.
O próximo é o mais importante.
5 Setembro, 2024 at 20:09
Percebi a ideia, na compra de uma coisa qualquer temos garantia, mas aqui não há garantia de nada, temos que trabalhar e estar concentrados e principalmente DESCONFIADOS.
5 Setembro, 2024 at 20:17
O trabalho de Bruno Lage, vai ser essencialmente unir o balneário, a partir daí, é um forte candidato, se conseguirá ou não, vamos ver.
A parte de sistema de jogo, é fácil, quando os jogadores querem ,quase qualquer sistema resulta.
Uma coisa, acho que vai fazer e penso muito positiva pró rival, irá devolver a Arsners a sua melhor posição e de origem, no meio campo. É uma medida forte.
5 Setembro, 2024 at 21:03
Ele tem de unir o clube todo!
Hoje houve dança das cadeiras na direção deles mas continuam lá os vieiristas que darão descanso à Rui Costa até tirá-lo de lá.
O Porto está semi-falido, com presidente novo, treinador novo, filosofia nova, perdeu os 3 avançados, perdeu o.abre-latas e muita da pouca qualidade que ainda mostrava na época passada em que acabou com a maior diferença de pontos para o primeiro de toda a sua história.
Se a equipa da época passada era das piores de sempre, que dizer desta equipa construída com tostões e excedentários de outros clubes.
Para nos impedirem teríam de juntar os 2 plantéis, e mesmo assim precisaríam de ajudas descaradas de árbitros e VAR.
E agora com Harder…
5 Setembro, 2024 at 20:18
Os gajos devem ter levado 2 ou 3 negas e ficaram sem soluções que dessem credibilidade e calassem os sócios e adeptos.
O Lage foi o que arranjaram. Mas o gajo garantiu vitórias e bom futebol, por isso estamos fodidos.
5 Setembro, 2024 at 20:41
Eu já li cada coisa dita pelos rabolhos…
Alguns nem acreditam…
5 Setembro, 2024 at 21:05
“O Lage foi o que arranjaram. Mas o gajo garantiu vitórias e bom futebol, por isso estamos fodidos” 🙂 Tiveste piada agora…
5 Setembro, 2024 at 21:26
Só não estamos completamente fodidos, porque ele não mencionou quando é que eram os títulos que iam ganhar… pode ser só em 2026
5 Setembro, 2024 at 20:22
900.
5 Setembro, 2024 at 20:23
Grande cruzamento do Nunão
5 Setembro, 2024 at 20:23
Bruno Lage? No “maior clube do mundo e arredores”?
Mais a sério: nada de subestimar Benfica e Porto. Têm armas que nós não temos, principalmente fora de campo, na cabine do VAR ou dentro de campo, mas vestidos de preto, amarelo, laranja. Não incorramos no pecado da soberba..
5 Setembro, 2024 at 20:43
Da minha parte não há soberba nenhuma.
No entanto é uma escolha… No mínimo, estranha.
Aquilo não deve estar assim tão famoso financeiramente falando.
5 Setembro, 2024 at 20:25
Bom golo 900 do Goat…
5 Setembro, 2024 at 20:26
Esta é só pra velhos. Este selecionador croata não é a cara de um defesa direito que passou por Alvalade ,também oriundo daqueles lados cujo nome não recordo mas acabava em ic ?
5 Setembro, 2024 at 20:38
Vujacic?
5 Setembro, 2024 at 20:46
Não é esse.
5 Setembro, 2024 at 21:01
Balajic em 96. Obrigado.
5 Setembro, 2024 at 21:06
Ah, ah, ah…
Lembrares da cara desse gajo!
Top.
5 Setembro, 2024 at 21:13
Foi do risco ao meio. Ahahah.
5 Setembro, 2024 at 20:38
As estatísticas ao intervalo, tirando os cantos, são quase iguais…
5 Setembro, 2024 at 20:44
A forma de Portugal defender é, no mínimo, risível.
Tudo a recuar… Ninguém sai ao portador da bola…
Enfim, depois queixem se …
5 Setembro, 2024 at 21:05
Estou quase a dormir…
5 Setembro, 2024 at 21:00
Que substituições foram estas?
Fonix
5 Setembro, 2024 at 21:04
Tu querias era a troca do Diogo Costa pelo Félix…
5 Setembro, 2024 at 21:12
Eh eh eh
5 Setembro, 2024 at 21:07
Nem os jogadores percebem onde tem que jogar. Que grande trapalhada.
5 Setembro, 2024 at 21:08
O neves entrou para que posição mesmo?
5 Setembro, 2024 at 21:10
Para o estádio da Luz…:)
5 Setembro, 2024 at 21:28
Haha, o filho prodígio retorna
5 Setembro, 2024 at 21:49
Podes crer.
Tens os lugares cativos … Diogo Costa, ruben a dias, Bernardino silva, Bruno Fernandes, Ronaldo e depois… Bem depois é tentar empandeirar os rabolhos de qualquer maneira…
5 Setembro, 2024 at 21:08
Discutível e logo que posição.
Mas para mim, o melhor g.r. do mundo é este Livakovic da Croácia.
Para mim, óbvio.
5 Setembro, 2024 at 21:09
Logo a seguir ao Paulinho
5 Setembro, 2024 at 21:13
🙂
5 Setembro, 2024 at 21:15
O lado direito não existe.
5 Setembro, 2024 at 21:17
Inácio aos papéis…e muito
5 Setembro, 2024 at 21:21
O Nuno Mendes apesar de trapalhão é o melhor jogador desta seleção
5 Setembro, 2024 at 21:22
Parece numa forma fisica esperacular.
5 Setembro, 2024 at 21:23
Se eu fosse o Pote dizia que tinha que ir a casa de banho e ia-me embora.
5 Setembro, 2024 at 21:24
Eu nem lá tinha metido os pés
5 Setembro, 2024 at 21:25
Eu igual…
5 Setembro, 2024 at 21:50
Vergonhoso…
5 Setembro, 2024 at 21:24
Tira o Inácio para meter o Antonio??
5 Setembro, 2024 at 21:46
Deixei de ver nesse momento…
5 Setembro, 2024 at 21:25
Importante é que nenhum dos nossos se lesione ao serviço da selecção do Mendes.
5 Setembro, 2024 at 21:26
António Silva para ajudar a vender.
Porque da última vez deu barraca, para resurgir, e jogar no estádio onde costuma jogar, será talvez mais fácil.
5 Setembro, 2024 at 21:26
Acredito que no domingo o 11 seja bem diferente.
5 Setembro, 2024 at 21:27
Que ingenuidade
5 Setembro, 2024 at 21:30
Vamos ver, como diria o Ray Charles.
5 Setembro, 2024 at 21:28
Fdx… Semedo e Dalot não fazem 1. Bernardo está em modo avestruz e Dias e Tóino são 2 Totems…
5 Setembro, 2024 at 21:29
Foda se comecei a ver á pouco, que espectáculo deprimente.
5 Setembro, 2024 at 21:29
Diz o Martins ao Pote:
Entras e fazes aquelas rotundas à Trincão…
5 Setembro, 2024 at 21:32
Vais práli e andas à rodaàrodàroda…
5 Setembro, 2024 at 21:31
Os 2 laterais direitos estão no lado esquerdo??
5 Setembro, 2024 at 21:36
Eles não acreditam num perfil cartesiano que descreve a realidade de forma binária entre esquerda e direita.
5 Setembro, 2024 at 21:34
3 minutos? Fodasse, se isto não é a gozar.
5 Setembro, 2024 at 21:35
O BF não quis sair? Lol