Ainda não tive tempo para ler com atenção tudo o que é dito por quem percebe bem mais de Economia do que eu, mas como forma de lançar a discussão sobre o Relatório Contas ontem apresentado, deixo duas notas:
BOM
A Sporting SAD fechou a época 2023/24 com um resultado líquido de 12,1 milhões de euros (ME), apresentando pela primeira vez três exercícios seguidos com lucros. Este lucro de 12,1 milhões de euros nas contas fechadas em junho de 2024, representa uma queda de 52% face ao resultado líquido de 25,2 milhões de euros no exercício anterior (2022/23), depois de a SAD verde e branca ter lucrado 25 milhões em 2021/22, algo que me parece desde logo estar associado ao facto de não ter existido Champions.
MAU
Começa a ser inexplicável como a dívida a fornecedores continua a crescer de relatório para relatório. Não pagamos? Fizemos acordos de pagamento a longo prazo? Era fixe perceber o que se passa.
11 Setembro, 2024 at 12:42
O que se disse do “Gordo” quando não tinha ainda pago o Rafinha ao Vitória…
Z
11 Setembro, 2024 at 18:37
Sobretudo o que se disse do Gordo quando a dívida a fornecedores ascendia a 40M…
11 Setembro, 2024 at 18:39
Realmente… Alcochete foi uma golpada do caraças…
Z
11 Setembro, 2024 at 13:03
Faturamos 15M em merchandising?
Confere?
Se sim, é um valor considerável.
11 Setembro, 2024 at 13:04
E existe falta de stock, parece-me.
Ou seja dá para melhorar esse ganho.
11 Setembro, 2024 at 13:17
E croquetes! Também há falta de stock! Acho que ainda dá para piorar as contas com refeições/alientação!
Vamos a isso!
Z
11 Setembro, 2024 at 13:53
Essa dos croquetes já está gasta , repassada , fora de validade.
E não ajuda ao esclarecimento de ninguém.
11 Setembro, 2024 at 14:02
Será que está??acabei de ler que se gasta de caralho só em catering..
11 Setembro, 2024 at 14:05
Olha que é mais lavagante e champanhe.
11 Setembro, 2024 at 14:09
Isso é cena á Isaltino…mas seja o que for, é ridículo o valor que se gasta em catering.
11 Setembro, 2024 at 14:10
Também temos de saber quanto esse pessoal gasta ? Se gasta , sei lá
11 Setembro, 2024 at 14:15
Mas já viram o que se poupa em outdoors e em mandar o Espadinha fazer figuras tristes?
Compensa…
11 Setembro, 2024 at 13:14
A palavra aos especialistas da Tasca. Se possivel com isenção sem “presidencialisses “.
Lembrei-me do Malcom.
11 Setembro, 2024 at 14:27
Pacheco, para que não te falte nada!
“Malcolm
11 Setembro, 2024 at 10:12
Que me desculpem os mais puritanos mas não resisto a meter esta farpa.
Transcrição do ReC:
“O aumento da rubrica de subcontratos está relacionado, essencialmente, com o aumento dos gastos com refeições/catering, devido aos consumos dos jogos realizados em casa durante o período corrente e na Academia Cristiano Ronaldo, aos quais se elevou o nível de serviço obtido.”
Não faço ideia se é ou não justificável, apenas como comparação em 2017 o gasto era de 1.2M, em 2023 que já me parecia exagerado foram gastos em refeições 3.375M e este ano aumentou cerca de 1M e passou para um gasto record de 4.317M.”
11 Setembro, 2024 at 18:59
Gastam mais em comida para os convidados do que no FF…
Esta merda é que é uma visão de Clube desportivo!
11 Setembro, 2024 at 14:29
Afinal era este 😉 :
“Malcolm
10 Setembro, 2024 at 21:30
Um abraço para ti também. Mais acima fiz uma breve analise ao balanço dos aspetos que me parecem mais “preocupantes” que vou transcrever acrescentando uma ainda mais breve analise à demonstração de resultados. Não dá para gastar tempo com grandes analises pois havendo e ainda bem sucesso desportivo tudo o resto é irrelevante.
Mas o passivo em comparação com o homologo aumentou, são mais 45M.
De relevante o aumento das dividas a fornecedores que confirmam a tendência já apresentada nas contas semestrais são agora 152M dos quais 104M são divida corrente. Há também um aumento nos financiamentos obtidos de 15M em sentido contrario, entre outras pequenas reduções, registo para a redução da divida à plataformas de 8M.
Na outra face temos um aumento do ativo de 56M, que resulta do aumento do valor do plantel pois estamos a comprar jogadores mais caros, há tb um aumento significativo das dividas de clientes são mais 30M e na minha opinião o facto mais preocupante no aumento do activo é a divida do clube à SAD, que num ano aumento 15M, passou dos 30M em 30/06/2023 para 45M em 30/06/2024.
Sobre a demonstração de resultados dizer desde logo que um resultado positivo é sempre bom. ponto.
Mas quando verificamos que no ano tens 143M relativos a vendas de jogadores parece-me curto, muito mas muito curto mesmo.
Depois temos os salários que não é apenas um problema do Sporting mas do futebol português, acho incomportáveis pelo menos com as receitas atuais os valores que se pagam, já vamos nos 90M,
Nos serviços são 42M, meia dúzia de anos atras gastávamos bem menos de 20M, em relação ao período homologo foram mais 6M, não fiz grande analise para ver se é justificável ao não apenas apresento valor.
Por fim uma palavra para os gastos financeiros, que no ano foram “apenas” 2M fortemente influenciados com o ganho de 17M ocasionado com o ultimo negocio VMOCS, aquilo que os rivais chamam de perdão bancário. Sem este ganho extraordinário os gastos de financiamento teriam sido de 19M mais 5M que no ano anterior e o resultado no ano negativo. Destaco este aspeto pois parece-me que este aumento dos gasto com financiamento será algo que vai ser recorrente e olhar para 2M como aparece nestes contas pode dar uma ideia errada.”
11 Setembro, 2024 at 13:24
Não percebo nada de finanças, mas se não tivessemos dinheiro não faziamos as compras que fizemos este ano. Ainda agora veio o rapaz dinamarquêr por 19 milhões e um uruguaio por 14 milhões, possivelmente este não era preciso mas quiseram ficar com o plantel mais completo. Pago as minhas quotas e o lugar o resto deixo para falar quem sabe ou tem a mania que sabe como também andam para aí alguns.
11 Setembro, 2024 at 13:26
Muito bom… 😀 😀
11 Setembro, 2024 at 14:21
Como gastei todo o guito nas férias, tenho jantado todas as noites num restaurante de um amigo, prometendo que pago a conta quando sair-me os 500 euros nas raspadinhas.
Soube que o Comendador.Berardo também consegue fazer vida de rico sem pagar as dívidas. O Vieira também.
Sempre parece que é possível…
11 Setembro, 2024 at 17:51
Exacto, eu fiz o mesmo, não me tem faltado nada e até mandei vir uma TV nova, cá em casa todos dizem, oh pai dinheiro não te falta.
Aos bancos, aos colégios, ao leasing do carro, à credibom e à worten avisei que pagava quando me saísse o euro milhões. Eles responderam tudo bem se o pai morrer, pagam os filhos, o que sinceramente não entendi.
SL
11 Setembro, 2024 at 19:53
🙂
É incrível a vida que um gajo consegue fazer contraindo dívidas, sem pagá-las!
11 Setembro, 2024 at 13:25
Isso não interessa para nada.
Desde que a bola vá entrando.
Até que esses mesmo fornecedores se lembrem de bater à porta….está tudo impecável.
Ou deves ter agenda, ou és tripeiro ou lampião.
11 Setembro, 2024 at 13:39
Lampião não é, que nem eu penso assim! E se aquela boca foi para o Malcom, foi de muito mau gosto…
11 Setembro, 2024 at 13:45
Estava em modo de ironia ligado.
Também já me chamaram de tudo, simplesmente porque me preocupo com o clube, vejam só o despautério.
Mas não tenhas dúvidas que os lampiões, tripeiros, arouquenses o que quiseres, também os lá têm…
11 Setembro, 2024 at 16:56
Não foi para o Malcolm, esse é dos que sabe. Foi para os outros que opinam sobre todos os assuntos e mais alguns e são douturados neles todos
11 Setembro, 2024 at 13:44
Oh Ginha , não tens problemas desses em tua casa que cheguem ?
Nada contra ti , mas gostava de saber o que te move , lampião assumido para perderes tempo num blogue Leonino.
11 Setembro, 2024 at 13:46
Lampião ou lampiona porque desculpa mas Ginha é nome de gaja.
Lembra-me a revista Gina até Ahahah.
11 Setembro, 2024 at 13:53
E a rubrica “chamuças”?
Se calhar entra na rubrica “acção social” já que pelos vistos o Sporting mata a fome a muita gente.
De resto, mencionar que com recordes atrás de recordes, vendas, camisolas, etc. não se verifica a sustentabilidade do clube.
Sim, fomos campeões duas vezes (e temos todas as condições para ser novamente este ano), algo que foi construído na base do que a anterior direcção lançou.
Veremos o que esta direcção deixa para a seguinte.
Não digo nem sim nem não. Digo apenas “veremos”.
11 Setembro, 2024 at 14:00
Essa base acabou na altura de Alcochete, quando a maioria dos jogadores rescindiu e o futebol do clube ficou sem rumo.
Esse rumo SÓ voltou quando RA entrou no clube e renovou-se toda a estrutura do mesmo.
11 Setembro, 2024 at 14:09
Com 500M no bolso é de facto um rumo tenebroso…..
11 Setembro, 2024 at 14:11
Mas que base é que o futebol tinha para confirmar os dois títulos com o RA?
11 Setembro, 2024 at 14:20
Nenhum.
Era o caos completo.
Ou então era o mesmo kumbaya que cantas aqui constantemente….só que hoje deves estar deprimido com o tempo ou assim…
11 Setembro, 2024 at 14:21
Deixa-te de merdas.
Que base?
11 Setembro, 2024 at 14:35
Mas base é o quê então?!
Ora foda-se entre o primeiro e o segundo titulo tivemos uma das piores épocas da ultima decada… Havia base, se houvesse base não tinhamos feito uma época tão má…
Z
11 Setembro, 2024 at 14:37
Epa a sério?
Foda-se tu ou faz se de burro ou parvo.
Base é o que tu tens tido no futsal por exemplo.
Base é o que tu tens agora com RAmorim, mesmo num ano mediocre, consegues ter uma base para trabalhar e conquistar o 2º titulo em 4 anos.
Está percebido agora?
11 Setembro, 2024 at 14:47
Comparar o dominio no futsal com o futebol é no minimo ridiculo…
A base o ano passado Chamou-se Gyokeres…
Z
11 Setembro, 2024 at 14:52
Continua a escrever merda, que escreves bem.
A base do primeiro ano foi o Covid.
A base do ano passado foi o Gyokeres.
Coisa linda.
11 Setembro, 2024 at 15:39
No primeiro ano… segundo tu mesmo não havia base…
Afinal em que ficamos?
Z
11 Setembro, 2024 at 19:34
E no primeiro foi não haver público, e o que deviam ao Varandas por estar caladinho, e alinhado com o sistema…
11 Setembro, 2024 at 19:16
Óbvio… mas anda tudo esquecido.
Estou farto de dizer que estamos longe de poder dizer que estamos bem no longo prazo no futebol. Essas oscilacoes em performance , ausencia na europa, taças perdidas etc mostram bem que não… Isto vê-se em 5/6 anos.
11 Setembro, 2024 at 19:12
500M dos NOS, Acuña, Rafinha, Bruno Fernandes, Mathieu, Nani, Coates, Bas Dost, Rui Patricio, WC etc etc… ou seja malta com qualidade e/ou mercado que permitiu num 1o tempo gerir o momento do clube sem ter de vender percentagens de passe para pagar a água e a luz…
Isso tudo e a prova que se podia recuperar financeiramente e sobreviver sem Jorge Mendes.
Sem esse pacote podes ter a certeza que hoje não estarias onde estás.
O que é que achas que havia sido deixado pelo GL em 2013?
Labyad? Zezinho?
11 Setembro, 2024 at 14:10
Quando referia à base, era aos valores que a actual direcção pôde ir adiantando (algo que a direcção anterior não teve, recordemos que se teve que usar o truque da venda do Rojo, que se pagou mais tarde, mas que naquele ano foi fulcral para manter o clube à tona)
Mas também um clube já gerido com profissionalismo e ambição, duas coisas que só por engano se poderiam associar às direções pré-BdC. Recordemos que com o campeonato 2015/16 no bolso, 2018 e Alcochete não aconteceria. Ou com a chegada do VAR mais cedo.
Mas a ideia não é tornar isto numa comparação entre esta direcção e a anterior.
É reflectir sobre que Sporting deixará esta direcção. Títulos? Sim. (o vieirismo acabou há muito tempo, há o VAR, repito, e o FC Porto é por estes dias muito mais a equipa que derrotámos no campeonato do que o da supertaça)
Mas e a sustentabilidade? O que virá a seguir?
11 Setembro, 2024 at 14:14
Tu em cima falas em base para os dois títulos.
A direcção anterior no futebol não deixou “nada”.
Se me falares nas modalidades e finanças, correto.
Se há coisa que esta direcção teve de positivo, com golpe de sorte ou não, foi reestruturar o futebol com as mudanças quando entrou o RA.
11 Setembro, 2024 at 14:18
Sim porque tu com dinheiro no bolso, um pavilhão, e modalidades orientadas, restruturação financeira negociada….entre outras coisas estás mesmo na merda para construíres um plantel de qualidade e trazer um treinador…vê lá tu….pagando o que nunca nenhum clube em Portugal pagou por um treinador… e o 3º do Mundo….
Que pobreza….
Que situação dramática…
11 Setembro, 2024 at 14:19
E até me choca que tu, Stalley, uma pessoa tão positiva, vires com esse discurso tão negativo…
Tens dias não é….
11 Setembro, 2024 at 14:23
Deixa-te de merdas caralho.
Que base tinhas tu no futebol para conseguires os dois titulos com RA.
Explica-me.
Estás a falar em pavilhões e o caralho.
11 Setembro, 2024 at 15:03
Acho que já não consigo explicar melhor…
11 Setembro, 2024 at 22:41
E ainda perdes tempo, admiro a paciência….
11 Setembro, 2024 at 16:18
Fora aquilo que se ganhou nos 2 primeiros anos de Varandas com vendas de activos deixados pela pesada herança do “gordo ditador coreano que vestia casacos de cabedal”. Alguns desass vendes ativos até se tornaram passivos (“rescindiram”) apara voltar a ser ativos (“regressaram”) após o vandalismo (na versão oficial croquetista e do poder político, comunicacional e e judicial vigente durante a instrução do processo, “Terrorismo”) executado por uma facção da Juve Leo e de casuals, incentivados por um elemento da Lista inicial de Varandas candidata à sua primeira eleição (na versão oficial croquetista e do poder político, comunicacional e e judicial vigente durante a instrução do processo, o mandante era o tal “gordo ditador coreano que vestia casacos de cabedal” .
É que nem a CLAREZA do acórdão judicial de conclusão do JULGAMENTO chega para alterar as versões distorsoras da VERDADE.
SL
11 Setembro, 2024 at 19:28
Nao esquecer que em 2018 para alem dos 500M da NOS havia ainda muito material humano desportivo para vender. Em 2013, no auge do Virleirismo, sem VAR, não havia jogadores, nada, vinhas do 7o lugar, tinhas um PER, estavas literalmente prestes a fechar as portas…
Realidades bem distintas.
São deal
11 Setembro, 2024 at 14:39
Não deixou “nada” no Futebol?
Deixou 500M para o Frederico tirar o curso de gestor in loco com o Sporting como cobaia.
Deixou uma Reestruturação Financeira para a SAD poder respirar sem o garrote das dívidas e investir em um plantel que rendeu centenas de milhões (e impediu que Varandas falisse o Sporting em 2 anos de (in)gestão.
Deixou uma televisão para alavancar a Marca e garantir mais e melhores patrocínios.
Deixou um Capitão que nos valeu 2 campeonatos.
Essa foi a herança que Varandas herdou.
Agora recua à 2013 e lista aqui a herança deixada ao gordo…
11 Setembro, 2024 at 14:44
Volto a perguntar que base é que a anterior direcção deixou para se confirmar com RA dois títulos em 4 épocas?
Sabes por acaso o que é uma base?
Tu falas em dividas, finanças e o crl…
Olha a Base deixada no futsal e Hóquei por exemplo e agora comparado com futebol.
Mas já agora porque é que a conversa no ano do ataque á Academia era ano zero, bla bla bla, se então existia já uma base para trabalhar? Estava então o Bruno Carvalho mais o Inácio errados também? é isso?
11 Setembro, 2024 at 14:53
Eu falei em base?
Apenas peguei na questão que para mim é totalmente falsa de que no futebol a direcção que antecedeu Varandas não deixou nada. É falso!
E se quiseres falar de base, até digo que os primeiros 2 títulos conquistados pelo Sporting pós-BdC tiveram um plantel cuja base foi construída por Bruno de Carvalho e Sousa Cintra…
11 Setembro, 2024 at 14:55
Sim volto a repetir, no futebol a anterior direcção não deixou nada.
Isto é comprovado pelo próprio BC, quando entra de novo o Inácio e contrata o Sinisa, ia ser o ano zero e verdade não havia muito a fazer, com a situação de Alcochete.
11 Setembro, 2024 at 15:22
Os dois primeiros títulos foram o quê??por alma de quem??
11 Setembro, 2024 at 15:57
Vai ver os 11 dos 2 primeiros títulos e quem o contratou. 🙂
Salvo erro, o único titular não contratado pelo Cintra ou BdC foi o Luiz Philippe…
11 Setembro, 2024 at 16:29
Ahh troféus,pensei que estavas a falar de títulos,percebi.
11 Setembro, 2024 at 16:57
Isso 🙂
11 Setembro, 2024 at 19:32
Nao esquecer que Nani veio com BdC.
11 Setembro, 2024 at 16:26
Quem volta a fazer essa pergunta APAGOU DA HISTÓRIA DO SCP E DA SUA SAD O PERIODO GODINHISTA E O SEU PRECEDENTE.
SÓ ASSIM, se pode justificar a incompreensão da inversão feita no rumo de inexorável falência que o Clube enfrentava e as bases de uma nova realidade e revitalização na vida do SCP geradas por essa inversão.
Desculpe Stalley, mas há que procurar contextualizar os insucessos, do mesmo modo que os sucessos.
E tentar perceber que se podem martelar Contas ainda mais facilmente que assistências no Alvalade.
Um abraço e saudações leoninas
11 Setembro, 2024 at 16:36
Os mesmo que enchem a boca com a palavra gratidão.
Surpreendente….ou então já não…
A bola entrou.
Já nem se lembram o que é um PER ou qual o significado de refundação….
Estes eram os temas das eleições há muito, muito tempo atrás…
11 Setembro, 2024 at 16:38
Eu acho que há aqui alguma confusão,o Stalley falou porque disseram que os campeonatos ganhos no futebol foram devido às bases deixadas pelo bdc,isso não faz sentido nenhum…então daqui a 10 anos também é por causa disso?? sinceramente.
11 Setembro, 2024 at 14:41
Um bocadinho de noção também não custa nada…
11 Setembro, 2024 at 14:24
É uma maneira de ver as coisas… Muito tua.
Outra maneira é ver o valor do plantel mesmo incluindo os “desertores”, somado ao contrato televisivo… Ficou muito, mas muito dinheiro no clube. Creio que essas são as condições de que o Valdemar falava…
Z
11 Setembro, 2024 at 14:25
e o Pavilhão…
Z
11 Setembro, 2024 at 14:29
Foda-se…mas o que é o pavilhão tem haver com o futebol?
Escrevemos sobre “BASE”.
Por exemplo no futsal existia uma base que foi continuidade e BEM por esta direcção.
Igual no Hóquei.
Isto são bases.
No Andebol esta direcção reestruturou a modalidade e está a recolher os frutos agora.
Futebol essa mudança existiu com e entrada de RA e mudanças na estrutura da mesma.
11 Setembro, 2024 at 14:44
No Andebol Miguel Albuquerque teve visão ao colocar a frente da modalidade Carlos Carneiro.
A actual direção reestruturou o Andebol como reestruturou tudo o resto…
11 Setembro, 2024 at 14:50
Mas que Albuquerque?
O gajo saiu ainda era o Carneiro jogador.
Isto só dá para rir.
Daqui nada estás a escrever que o Glopes que reestruturou o futsal, porque foi com ele que entrou o Nuno Dias.
11 Setembro, 2024 at 15:00
Não, Carlos Carneiro foi promovido à Coordenador do Andebol do Sporting por Miguel Albuquerque antes da suspensão deste, no final de 2020.
Passou a Diretor na época seguinte, mas quem lhe deu as “rédeas” da secção foi Miguel Albuquerque.
11 Setembro, 2024 at 15:03
Mas já que falas de reestruturações nas modalidades promovidas por esta direção, se calhar consegues explicar onde estão para as outras modalidades que em 2018/2019 venceram todos os campeonatos. Foram só 19 ao todo…
11 Setembro, 2024 at 16:32
«Por exemplo no futsal existia uma base que foi continuidade (houve gralha; seria “continuada”) e BEM por esta direcção.»
Stalley, eu diria que «… no futsal existia uma base que foI continuada APESAR desta Direção».
Ou também já se esqueceu do que foi feito ao Miguel Albuquerque?
11 Setembro, 2024 at 14:32
Alias não existia “base” nenhuma no futebol, tanto mesmo com BC íamos começar um “ano” zero com o falecido Sinisa.
Com regresso de emprestados e jogadores contratados.
11 Setembro, 2024 at 19:47
Salin, André Pinto, Jefferson, Ristovski, Palhinha, Battaglia, Petrovic, Misic, Bruno César, Wendel, Rafinha, Dost, Mathieu, Acuña, Bruno Fernandes…Coates, etc etc
Goste-se ou não, com maior ou menor qualidade, com maior ou menor rendimento financeiro é tudo malta que veio da anterior direcção ajudou de forma determinante a dar os 2 primeiros títulos a esta direcção.
A juntar a estes Rui Patrício, William e Gelson, malta que noutros tempos teria saído logo assim que teriam dado nas vistas. Nao saíram da melhor forma mas ajudaram minimanente na parte financeira em 2018.
Por fim, o super agente que apoiou e de que forma a debandada hoje dá um jeito. Vamos ver isso quando for preciso vender VG no desespero.
11 Setembro, 2024 at 22:47
Viviano
Risto Coates Mathieu Acuna
Petrovic Wendell
Raphinha Bruno Cesar Matheus Pereira
Fredy
Treinador: Sinisa Mihajlovic
Esta foi a base deixada, negociando as saídas como fizeram era meter o Batta no lugar do Petrovic, o Bruno no lugar do Bruno César e o Dost no lugar do Fredy. Base tinham eles, e um treinador fdd e com muito caracter. Fdd foi o que fizeram a seguir, que foram buscar um treinador horrível, que venderam tudo ao desbarato e que compraram merda em cima de merda. Dizer que não tinham base no futebol é mentira.
11 Setembro, 2024 at 14:34
Foda-se…
Querer imputar o campeonato à base deixada pela outra direção é assim uma coisa mesmo esotérica…
A base do campeonato não tem nada, mas nada, a ver com o que vinha de trás. Zero.
O que vinha de trás foi todo estoirado nos 2 primeiros anos.
A base do campeonato foi o Ruben Amorim. Ponto final…
11 Setembro, 2024 at 14:35
Mesmo com BC ias começar do zero.
Base é o que vinha do Hóquei e no Futsal.
11 Setembro, 2024 at 14:43
Por acaso era engraçado ver o Amorim a arranjar a tal base que vocês falam depois das épocas do Godinho.
Ia ser brutal….
Mentalizem-se que não havendo dinheiro não há palhaços.
Esta é que a base….
Porque senão orientem-se.
Está tudo agora com o coração nas mãos que fizemos um all in este ano para ir ao bicampeonato e que para o ano vamos estar lixados e o crl….
Então mas a base não fica?
Como é que se arranjou a base então?
Com tremoços?
Não houvesse dinheiro do contrato da NOS e vocês iam ver a bela merda de base que o Amorim ia arranjar.
Aliás nem o próprio Amorim vinha porque nem 10M havia para o trazer…perdão 12M.
11 Setembro, 2024 at 15:00
Olha para a equipa do Leonardo Jardim e vê quantos já cá estavam.
Ninguém começa do zero.
Mais do zero do que começou o Amorim é dificil….
O BdC deixou uma base que foi completamente rebentada nos 2 primeiros anos. O Amorim construiu a equipa que construiu completamente do zero.
11 Setembro, 2024 at 15:00
Não estão a entender….
Siga.
11 Setembro, 2024 at 15:13
Tu é que estás a não entender o que é uma base.
O que é finanças tem a ver com uma base para ser trabalhada no futebol?
Uma base é algo que podes continuar ou continuar a trabalhar em cima disso.
Ou um rumo diria, vá para ser mais básico.
11 Setembro, 2024 at 16:20
E vais buscar jogadores com tremoços?
Não tenhas dinheiro que logo vais buscar jogadores, treinador….
Está dificil….
11 Setembro, 2024 at 19:51
Tu cinges-te ao que se passa em campo certo? Para ti a base é apenas a malta que anda a correr no campo.
Com a previsível saída de RA, novo treinador, vendas obrigatórias no mínimo de Inácio, Gyo e Hujlmand, sem cheta vais ver a base que resta…
11 Setembro, 2024 at 14:43
Tiago, já percebeste, ou não?
Tenho que repetir?
11 Setembro, 2024 at 15:02
Eu percebi à primeira.
Não faz é sentido nenhum, na minha opinião.
Nada do BdC chegou ao Amorim. Nada. Zero. Quando o Amorim chegou não sobrava nada.
Ou por outra…sobrar sobrava. Sobra sempre. Ninguém começa do zero. Mas bases, já não havia nada…o Amorim construiu o titulo com as suas próprias mãos, em conjunto com os jogadores.
11 Setembro, 2024 at 15:18
Daqui a 10 ou 20 anos somos campeões devido ao bdc e suas bases,menos..
11 Setembro, 2024 at 16:55
Chegou o Coates, o Palhinha e o Bragança. Creio que não me esqueço de mais ninguém.
11 Setembro, 2024 at 19:57
Chegou o Max.
Teria chegado também o Mathieu se nao fosse o joelho.
11 Setembro, 2024 at 17:32
Tiago, se calhar chegou, O DINHEIRO para “pagar” ao Braga o Amorim … e para dar ao Amorim os jogadores que lhe permitiram ( com muitíssimo mérito seu, sem dúvida) conquistar o tal campeonato de 2020-21.
Assim, de repente, lembro-me que deu para acrescentar ao plantel Ádan, Feddal, Porro, João Pereira, Luis Neto, Antunes, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Matheus Reis, Paulinho, Tabatha. Sem falar dos que vieram da pesada herança directa da anterior do “gordo”: Coates, Quaresma, Palhinha, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Wendell, Pedro Marques, Tiago Tomás, Jvane Cabral.
COISA POUCA!
Claro que estes últimos já lá estavam antes. O que releva o papel do Amorim.
Mas lembremos de novo que o Amorim só teve este papel porque:
– a Direção Varandas “desencatou” dinheiro* para pagar ao Braga mais de 12M€;
– a Direção Varandas”desencatou” dinheiro* para adquirir os jogadores acrescentados ao plantel;
– a Direcção Varandas “rentabilizou” jogadores** que,em 2018 ou já tinham contratos profissionais no SCP ou já pertenciam à sua Formação.
* por «”desencatou” dinheiro» entenda-se herdou a pesada herança de mais 70% dos cerca de 540M€ de um contrato de direitos televisivos celebrado com a NOS pela Direção do “gordo” e os largos milhões de euros permitidos pela venda de activos também herdados da anterior direção (de memória, entre outros, Wendel, Acuña, Battaglia, Bruno Fernandes, Bas Dost, Thierry Correia, Raphinha, Matheus Pereira).
** por “rentabilizou” jogadores entenda-se uma referência irónica ao 2º milagre de Varandas/Zenha, que transforma jogadores vindos de um plantel destroçado pela invasão de Alcochete ou de uma formação que nem colchões em condições tinha em activos que renderam (e muitos vendidos a quase “saldo”) mais de 15OM€.
Mais uma vez … COISA POUCA!!
Um abraço e saudações leoninas
11 Setembro, 2024 at 19:59
E falta aí Nuno Mendes.
11 Setembro, 2024 at 19:53
‘Nada do BdC chegou ao Amorim. Nada. Zero. Quando o Amorim chegou não sobrava nada.’
Como para ti só contam as chuteiras no relvado… o Coates foi o quê?
Sem Coates simplesmente não tens base para nada nem título nenhum.
12 Setembro, 2024 at 10:29
Estás a dizer que a base para o campeonato feito pelo Leonardo Jardim foi deixada pelo Godinho Lopes?
Já viste a quantidade de jogadores que já lá estavam desse plantel? E os que foram vendidos já lá estavam, e o acordo feito com a banca foi feito com os bancos com que o Sporting já trabalhava, mesmo as primeiras vendas dele, tipo o Bruma ou o Rojo…tudo já lá estava.
Mas as bases são muito mais do que isso. E por isso, o GL não teve nenhuma influencia no campeonato do Leo Jardim.
A base do titulo é muito mais do que isso. É a equipa técnica, é o modelo de jogo, é o grupo que se formou, é o espirito desse grupo, é a concentração e a mentalidade a cada jogo, é encontrar os jogadores certos para encaixar no modelo…é tão, mas tão mais do que quem já estava na formação 3 anos antes…
A base do titulo é o Ruben Amorim.
Por mais voltas que queiram dar ao texto. Eu sei que aleija todos pensarmos que o BdC fez um primeiro mandato espetacular e que não ganhou nada e o Varandas é uma merda e ganhou…mas é essa a realidade e colar a vitória do campeonato do Amorim ao BdC é só um exercício de ficção….
Dava perfeitamente para colar as taças ganhas na época de 2019. Isso sim. Mas o titulo de 2021 não. Tudo o que havia em 2018/19 foi destruido…e quem fez tudo renascer foi o Amorim.
O BdC tem mérito nos títulos que ele ganhou e podia ter ganho e que criou condições para ganhar. Tem o demérito de ter perdido os que perdeu. E fica por aí…
12 Setembro, 2024 at 10:07
“Nada do BdC chegou ao Amorim. Nada. Zero.”
Tinha ideia de que o campeonato do covid tinha uns quantos jogadores da formação “gaposa”…
Adiante. Acrescento os meus dez tostões concordando com o Stalley e o TCL na história da base deixada. O BdC não deixou base nenhuma! No que é fundamental e que nos permitiu vencer dois campeonatos em três anos: os bons relacionamentos/acordos com os donos disto tudo. O BdC que se deixasse de manias de que conseguiria o que quer que fosse sem ir ao beija-mão, e tivesse ido mazera à porra da reunião com o LFV que o Marta Soares tanto insistiu para que fosse. E não tivesse ele deixado o Vieira a falar sozinho na garagem do edifício onde decorriam as reuniões da liga ou denunciado os podres do futebol tuga, o campeonato de 2016 não nos teria sido roubado, de certeza absoluta.
Siga, que o pessoal está feliz com estes malabarismos financeiros com o mafioso Mendes, que, não se esqueçam, tem problemas com a justiça à conta deles e que usa os clubes conforme lhe dá jeito e os descarta quando a teta seca. Onde anda o Valência? Estamos como o Benfica: vendemos jogadores por balurdiozinhos (balúrdios é para os encarnados, que é cliente mais antigo e desbarata mais dinheiro do que nós, pelo que os jogadores deles são vendidos SEMPRE por valores mais altos do que os nossos, que há muita má gestão financeira a maquilhar. Mas tanto eles como nós, cada qual à sua proporção, se enterram em dívidas e andam de calças na mão e a vender putos da formação por 15 milhões para pagarem a luz e a água.
BdC provou que era possível “sobreviver” e crescer sem o Mendes. Podíamos não ganhar ttítulos no futebol, mas ninguém de boa fé pode negar que tanto o clube como a SAD cresceram, sem favores, sem negociatas de camarote, sem cedências. E isso provocava micoses a muita gente. Infelizmente até a quem não a devia provocar: aos sportinguistas.
12 Setembro, 2024 at 10:28
Bom dia Ana, tudo certo, e agora quem segue aparentemente nesse caminho é , pasme-se, o FCP com AVB.
12 Setembro, 2024 at 10:38
O Pinto da Costa andou lá muitos anos. Ultimamente estava a tentar descolar-se, daí os resultados. Claro que o Villas Boas vai reentrar. Outro galifãozinho Varandas style.
12 Setembro, 2024 at 10:41
O carrocel do mendes é como a máfia: se entras, não consegues sair.
12 Setembro, 2024 at 10:31
Achas que o fundamental para ganhar os títulos foi bons relacionamentos?!?!?
Sim sim, eu sei…foi o Vieira que nos deu o primeiro titulo e que praticamente lhe custou o lugar……
I rest my case….
12 Setembro, 2024 at 10:37
Tiago… quantos títulos nos foram roubados? A sério que és tão roubado atualmente como o foste até há bem pouco tempo? No que consistia a proposta do Vieira? Não era dividir títulos? Mais para ele do que para nós, mas dividir…
12 Setembro, 2024 at 10:40
Não tenhas dúvidas de que tem muuuuuito a ver com relacionamentos. Já tivemos grandes equipas, grandes treinadores com 0 títulos. Roubalheiras descaradas. De há uns anos para cá que não vês isso.
11 Setembro, 2024 at 13:56
Daqui a 10 anos ainda andamos a falar da “antiga direcção “.?
Não vale a pena , não se consegue avaliar nada imparcialmente. A “presidencialisse” voltou.
11 Setembro, 2024 at 14:02
Porra! Não houve direcção que falasse mais da “antiga direcção” do que esta…
Vê lá se o AVB anda a falar em herança pesada? E talvez tivesse boas razões para isso, mas como não tem que disfarçar incompetência… Prefere trabalhar.
Z
11 Setembro, 2024 at 14:10
Tripeiro 🙂
11 Setembro, 2024 at 22:49
É Fruteiro, o Z não engana….
Agora a sério, portal da transparência, AVB sem remuneração, comissões mínimas a empresários, já vi isto em algum lado, o que fará o DDT a AVB?
11 Setembro, 2024 at 14:43
essa é que é essa Z, mas que grande diferença.
11 Setembro, 2024 at 14:45
Fruteiro!
11 Setembro, 2024 at 14:11
Já te respondi involuntariamente acima.
11 Setembro, 2024 at 19:25
Quem está sempre a trazer a antiga Direcção aos assuntos é a actual Direcção.
Foda-se, man, toma os comprimidos!
11 Setembro, 2024 at 14:07
Eu acho que o grande problema é tudo que passa para a cs, é só recordes,tudo positivo e tal e muita gente come isso nas gordas,e tudo o resto que está quase escondido para ninguém perceber e que ninguém fala na cs?a dívida aos fornecedores é cada vez pior..
11 Setembro, 2024 at 14:08
Mais do que tu ? Humm é dificil.
Villas Boas vai dar um.excelente presidente, mas não é o nosso.
11 Setembro, 2024 at 14:29
O grande problema é que não se consegue discutir esta matéria aqui , sem que a ” presidencialisse ” tome conta disto. É o Bruno versus Varandas.
Herança pesada pra uns , excelente herança pra outros , expressões tipo “rumo tenebroso” , comparações despropositadas , etcetc.
Eu vou apanhar ar , fiquem com a Ginha.
11 Setembro, 2024 at 19:24
Tu percebeste que hoje, 6 anos pós o Varandas entrar, o passivo é bem superior ao que era em 2018? E não é mais porque compraste as VMOCs com dinheiro que antecipaste do futuro – e portanto, no futuro não terás essas receitas!
11 Setembro, 2024 at 20:14
Como se costuma dizer aqui no Norte, mais vale apanhar ar que apanhar no “pacote”…
11 Setembro, 2024 at 21:22
Pareces entender da matéria . Eu continuo só a apanhar ar.
11 Setembro, 2024 at 23:21
Nããã, a malta aqui não corre riscos. Antes a nortada…
11 Setembro, 2024 at 14:32
Eu deixei muito de falar de finanças do clube por um motivo…
Na verdade, no fundo…ninguém quer saber.
Basta ler os posts todos enquanto o mercado estava aberto. Tudo pede mais jogadores, mais um esforço, era só mais este e aquele e aqueloutro…
Nesta situação financeira e com este plantel, contam-se pelos dedos de uma mão…meia…os que estavam disposto a fazer o que era preciso. Vender um ou dois titulares, continuar a construir como nos outros anos, abater divida mais do que contratar jogadores.
E na verdade, nunca estão. O adepto de futebol só quer “mais um esforço”. Estamos viciados nisso.
Por isso…deixei de dar para este peditório…
O Sporting que eu defendo expliquei durante anos a fio, particularmente desde a primeira eleição do Varandas. Mas especialmente quando está a correr bem desportivamente, ninguém está disposto a isso.
Espero que o Amorim fique muitos e longos anos….porque eu sei que mesmo que não ganhe todos…ele vai construindo e reconstruindo…temo que, quando batermos com o nariz na realidade, na preparação do próximo ano, e ele perceber que na verdade o ano da reconstrução vai ser no próximo e não neste (porque ele achava que estávamos em condições de aguentar o ano sem vender quando o que fizemos foi vender só no final do ano e não no inicio), ele seja o primeiro a dizer que não quer novamente começar do zero…
11 Setembro, 2024 at 14:46
speak tha true, é isso mesmo Tiago e mais nada.
11 Setembro, 2024 at 17:00
Aumentar o risco este ano faz sentido. Se tens acesso á Champions e tens plantel com jogadores que podes vender pela cláusula, não é agora que nos borramos todos e andamos em equilíbrios.
A estratégia está perfeita. O Fotis era perfeito mas com o Harder também se faz, tem mais risco mas faz se.
O Bi e uma Champions acima do décimo, sei que não será o caso, mas é possível, daria saídas pela cláusula de 2 ou 3 defesas, do Gyo e do Morten. Uma espécie de Alcochete financeiro sem Psy op. Podemos com alguma facilidade fazer mais 200M de vendas e creio que já se vê o futuro, mais na frente e na defesa que no miolo.
11 Setembro, 2024 at 17:15
Espero que tenhas razão…mas daqui a 1 ano falamos sobre nossa competitividade em 2025/26….
11 Setembro, 2024 at 14:57
Foda se um gajo lê cada coisa,o varandas é um presidente de merda para mim,só está bem quando não fala,quando não mexe,quando uma pessoa tenta esquecer que ele existe,saiu lhe a sorte grande em ter acertado no Amorim,se não já tinha ido com o caralho.
Mas também falar no bdc que deixou as bases para a equipa de futebol ganhar os títulos vai aí uma alucinação do caralho,a base era nada,perto disso,se formos às modalidades ainda concedo,agora futebol??o bdc também é um gajo com o feitio de merda,até nas finanças quando Carlos Vieira era quase unânime que fez um bom trabalho, foi chamado de gajo do Excel não foi??o bdc é o gajo que tá sempre certo, só que não e tem se visto as decisões de merda que ele teve na vida pessoal…agora também o que fizeram ao homem foi uma filha da putice,isso foi,mas menos,ele á sua maneira foi um presidente mau em muitas coisas e bom em termos património e vitalidade do Sporting entre outras,o varandas é o contrário,tá se a cagar para os sócios, é uma pessoa mesquinha, fraca de espírito, lá está cada um á sua maneira por mim estavam longe,bem longe do clube.
11 Setembro, 2024 at 15:05
Nada a acrescentar.
No futebol não deixou “nada” e isso é assumido pelo próprio quando volta com Inácio e contrata Sinisa.
11 Setembro, 2024 at 15:25
Para vocês as bases são treinador, jogadores e restante estrutura, é isso?
Acho isso uma ideia muito limitada.
Ainda estou para saber onde iam buscar o Amorim por 12M se não tivessem um contrato da NOS para assegurar tudo isto que se tem vindo a fazer…
Vinda de Gyokeres e companhia…
Ou o contrato da NOS não é uma boa base para se trabalhar?
Ou um pavilhão pago e que retira um aumento de gastos na sua construção ou até para jogar com ele como ativo hipotecável em qualquer negócio, não é uma boa base? Já para não falar dos efeitos indiretos que pode trazer às modalidades?
Enfim temos conceitos diferentes do que é uma boa base num negócio.
Achar que o dinheiro não ocupa um lugar de destaque….
11 Setembro, 2024 at 15:36
Neste caso estava se a falar de base do futebol masculino e não tudo o resto,acho que ninguém decente mete em causa o trabalho financeiro e patrimonial que o bdc fez,digo eu..
O gyokeres veio porque também o Amorim fez bons trabalhos a valorizar os jogadores,não tem nada a ver com a o bdc,nem consigo passado tantos anos dizer que as coisas boas ou más feitas por estes gajos tenham algo a ver com a antiga direção.
11 Setembro, 2024 at 16:24
Sabes quando é que vou parar de pensar que o trabalho feito não tem origem na base do pilim que BdC teve o trabalho de arranjar?
Quando pararem de antecipar receitas do contrato NOS….
Quando pararem de aumentar dividas a fornecedores….
Quando começarem a pagar as contas com o seu próprio trabalho.
11 Setembro, 2024 at 16:43
Uma coisa é uma coisa,outra coisa é outra coisa,estes títulos que se ganhou não tem nada a ver com o bdc,assim como a merda toda que o varandas fez antes de chegar o Amorim também nada tem a ver com “herança pesada”.
11 Setembro, 2024 at 17:06
Um presidente é traído pelo treinador, jogadores, órgãos sociais, até sócios tomados pela campanha á lá Covid de Alcochete e no final era suposto ter deixado base?
Mesmo assim, no primeiro ano, a carregar com Viettos e Jeses do Varandas, ganhamos 2 taças. Em penalties e sem saber ler nem escrever mas ganhamos 2 taças. Alguma base lá terá ficado.
11 Setembro, 2024 at 17:23
Claro que não,porque ele tava a meio do trabalho… ninguém diz que a culpa nesse aspecto foi dele.
12 Setembro, 2024 at 20:37
Presidente traído pelos sócios… eh pá, isso deve ter sido o que o D João VI sentiu quando teve de aceitar a Constituição de 1822…
Se o povo não presta, dissolve-se o povo… ou os sócios … ou dá-se uma golpada, criam-se órgãos fictícios, põe-se lá os capangas e os sócios nunca mais poderão trair ninguém…
Porra, tantos anos depois ainda nessa?
11 Setembro, 2024 at 17:53
Koki, desculpa mas o título de 2929-21 foi, sem qq dúvida, muito mérito do Amorim e de um espírito de grupo e de compromisso que há muito se não via no Sporting (mesmo recordando como fomos expoliados de um campeonato em 2015/16).
Mas quer o Amorim quer 2/3 desse grupo, só foram possíveis de estar no Sporting ou porque vinham de plantéis e formação responsabilidade da anterior ou porque foram adquiridos com dinheiro da cham,ada pesada herança (os 2 anos anteriores de Varandas deram contas negativas, logo para no 3º ano haver dinheiro para montar o plantel campeão não foi por obra e graça do Divino Espírito Santo – estas costumam dar é boas “sopas de império” aqui nos Açores).
Porque falamos dessas conquistas num post sobre as CONTAS da SAD é bom colocar as coisas em contexto não apenas “tecnico” porque, sem pilim lá se vai a técnica, a táctica, a estratégia, a moral e tudo o mais.
Já nesta última conquista (pela conteúdo e pela forma, isto é, pela assertividade da movimentação no mercado de transferências e pela distância aos rivais), diria que só por “contextualização irrealista” se pode deixar de atribuir mérito TAMBÉM À Direção (sobretudo a Direção Técnica do Hugo Viana).
E é ainda bom lembrar que estamos a falar de contas da Sporting SAD e nestes 6 anos de Varandas/Zenha, e mesmo nos 3 e meio de Amorim, o balanço resultadista não será tão virtuoso quanto alguns aqui o pintam, porque a SAD abarca TODO o Futebol do Sporting incluindo a Formação e os oitros escalões seniores do FM e a Formação e o Futebol Profissional do FF.
E nem queiram contabilizar resultados por aí.
SL
11 Setembro, 2024 at 20:17
Na mouche.
Na 3a época desta direcçao, já com um 4o lugar no bolso, não há base nenhuma. Há um plantel refeito na base da formação (Inácio, TT, Nuno Mendes) e contratações depois de ter existido investimento da anterior direccao na formacao, um patrocínio decisivo à sobrevivência do clube negociado pela anterior direcção e a cerca de 150M em vendas de jogadores recrutados por BdC (Rafinha, Dost, Acuña, Bruno F entre outros).
Sem falar em Coates, Palhinha, Bragança, Max.
É complicado aceitar que aconteceu mas a verdade é que o pós alcochete poderia ser bem pior
12 Setembro, 2024 at 9:31
Eu não quero continuar nessa converça mas isso há sempre…
Olho para a equipa do Leonardo Jardim e o melhor da equipa vem da formação e a maior parte da equipa vem da formação.
Isso quer dizer que a base estava lá antes? Não.
Como digo, a base do titulo nem sequer vem da época antes dessa. A base dessa equipa é feita nessa época. Tudo foi construído nesse ano. É por isso que o titulo é tão especial…é conseguido no que chamamos “ano zero”, o ano de deitar tudo abaixo e reconstruir….
11 Setembro, 2024 at 15:42
Tiveste sempre equipas competentes. Não foste campeão porque não te deixaram. Logo aqui, muda completamente o rumo de tudo.
Agora que haviam ali muitos defeitos em bdc… haviam. Um deles é o mesmo do vagangas: falava quando devia era estar caladinho.
11 Setembro, 2024 at 15:35
Será que dá para requisitar uns croquetes, uns canapês e um resto de leitão no 2good2go após os jogos?
11 Setembro, 2024 at 16:46
Agora por falar em money, sabem quantas Libras (GBP) são 100.000.000,00 € são 84,254 Milhões.
Para os clubes ingleses comprar Gyokeres é uma pechincha!!
SL
11 Setembro, 2024 at 16:59
saberão porventura alguns papagaios croquetes que por aqui papagueiam qual era a situação do SCP quando Bruno de Carvalho chegou , depois de Godinho Lopes torrar mais de 100 milhões em 2 epocas ????? saberão quanto é que o SCP tinha por epoca do contrato televisivo, por epoca , contrato negociado por essas sumidades empresariais da croquetada ???? saberão o que é um PER ???? querem comparar a situação que Bruno enfrentou , com a que varandas encontrou ???? vão dar banho ao cão ……
11 Setembro, 2024 at 17:10
O Varandas recebeu um paraíso que a imprensa tratou de apelidar de profundo inferno.
Qualquer clube que pudesse “vender” 10 traidores num verão só, seria um clube em celebração. Se o United tivesse um Alcochete em 3 anos estavam de volta…
O contrato da NOS, a rabulo das VMOCs, a saída do chiclas e dos 10 traidores com retorno considerável apesar de abaixo do mercado – no entanto ninguém acreditava que aqueles gajos sairiam alguma vez por aqueles valores … São jogadores medíocres como tem vindo a ser comprovado… Tudo isto é excelente e por isso é que se fez um Alcochete, para nos dar um mito redentor e uma pipa de massa para pagar a operação e os novos amigos.
12 Setembro, 2024 at 9:28
Achas o Bruno mediocre? O Dost tinha ou n dado jeito ainda mais um tempo?
Ou esses nao contam para a lista? (Para mim n deviam contar porque voltaram, por isso pergunto genuinamente).
Os restantes concordo, excepto talvez o Rafael Leao. O J Mario podia ter sido/dado mais tb.
11 Setembro, 2024 at 17:43
Já agora muitos de vós saudosos do
” outro regime ” , referem constantemente que o Varandas herdou 500 milhões.
Podem concretizar melhor ?
500 milhões em quê? Em depósitos? Em cash ? Sem ironia gostava de saber.
11 Setembro, 2024 at 18:02
Contrato com a NOS, e nem vale a pena falar em jogadores…
Z
11 Setembro, 2024 at 18:43
E sem BC não havia contrato ?
11 Setembro, 2024 at 18:45
Ora foda-se?! Não perguntaste de onde vinha o dinheiro?
Tens aí a resposta.
A sério…já podes sair para cagar… mesmo, vá…anda.
Z
11 Setembro, 2024 at 19:02
Tem maneiras , já és crescido , ou então guarda esse tom para os putos da tua idade.
11 Setembro, 2024 at 19:39
Epá, o pessoal dá-se ao trabalho de argumentar contra a tua opinião e tu não contra argumentas nada e só vens com essas frases de merda tipo puto do liceu?
Pega no que o pessoal argumenta, e se achas que está errado e não é assim, dá a tua argumentação nesse sentido.
Ou então és só mais um J. que anda para aqui a dizer merda – e hoje deve ter ficado sem net, com estas contas tão boas!
11 Setembro, 2024 at 20:25
Naqueles moldes? Não.
Da mesma forma que não haveria pavilhao.
11 Setembro, 2024 at 18:14
Sem ironia Pacheco? Mesmo?
Então é o quê?
Em 2016 foi celebrado um contrato a 10 anos com a NOS em que o Sporting recebia 540M€ pela cedência de direitos de transmissão televisiva dos jogos da 1ª Liga (e julgo que de conteúdos da Sporting TV, embora nunca tenha percebido quais). Como os pagamentos da NOS eram anuais, faça as contas ao que restou pra esta Direção só aí. Acrescente a negociaçãpo já assegurada pela anterior Direção de renegociação das dívidas bancárias que permitiram o ganho com transformação de compra da dívida em recompra das VMOC a 30% do seu custo aos bancos. Junte ainda a tudo isso as vendas de activos transitados das gestões das anteriores Direcções.
Acha mesmo que tiveram uma “pesada herança”.
E mesmo se considerasse que a invasão da Academia tinha gerado uma tão pesada herança, o que tinha a anterior Direção que ver com isso?
Ainda estão com essa conversa mesmo após a sentença judicial do caso ilibar QUALQUER RESPONSABILIDADE de BdC do crime?
Não acham que continuar a denegrir com essa MENTIRA um ex Presidente do Sporting não é uma forma de manhar a reputação do Clube e da sua Marca?
Não sou Varandista, tal como não me considero Brunista. Mas procuro fazer escrutínios que acho justos e contextualizados (posso ser eu a estar errado) na avaliação permanente das virtudes e defeitos de cada Direção, e, sobretudo do legado que nos deixam (em todas as vertentes da Vida do SCP).
Um abraço e saudações leoninas
11 Setembro, 2024 at 19:41
O gajo não responde a argumentos.
Não deve saber como responder a isso…
11 Setembro, 2024 at 19:48
Claro a sapiência e eloquência foi toda para ti.
11 Setembro, 2024 at 21:40
Não sejas parvo.
Eu argumentei e no fim fiz um comentário.
Tu limitaste-te a copiar o meu comentário, indo buscar outras merdas que não são para aqui chamadas. Se a sapiência e a eloquência são para mim, foi porque tu ficaste no zero. Não tenho nada a ver com essa merda. Tu é que optaste por dar zero argumentos… E mesmo assim ainda mandas bocas!
Pronto, és mais um parvo que aqui anda, o que é que um gajo pode fazer… Aliás, foram vários os tasqueiros que se deram ao trabalho de te dar argumentos para contestar a tua opinião enviesada e tu sempre sem argumentar e a responder como um puto do liceu!
Estás apresentado.
11 Setembro, 2024 at 18:16
Já percebeste Pacheco? Ou vais sair para cagar?
Z
11 Setembro, 2024 at 19:14
Eh pá.. cresce . Tu não percebes que essa malandrice de bolso , essas respostas de puto atrevido , essa linguagem que tu julgas muito prá frentex , nos anos 90 já tava fora de moda ?
11 Setembro, 2024 at 19:31
Cá está…
Plasmado nos gatafunhos que este marreco, infelizmente, aqui vai deixando na Tasca … O culto da superioridade…
Mas quem é que investiu este e outros cabeças de água de santola desta suposta superioridade sobre todo e qualquer assunto???
Manca-te palhaço.
11 Setembro, 2024 at 19:41
Eu não vou descer ao teu nível , e também não vou fazer-te a vontade . Aliás a conversa nem era contigo porque tomas as dores de outro ?queres é que eu a exemplo de outras vezes me chateie e me ponha a andar cansado dos insultos. Queres a quinta só pra ti e para os teus amigos .Não admites que ninguém pense diferente . Quem não tece loas ao eterno lider vulgo BC é um palhaço , é isso que tu pensas.
Desengana-te vou andar por aqui.
11 Setembro, 2024 at 19:51
Mas eu estou me a carimbar que andes por aqui ou deixes de andar …
Quanto a ter comentado a conversa… Então mas o que é um blogue?!?
Cada comentário tem, na parte de baixo, em letras verdes, a palavra Responder …
De miseráveis de espírito está este país de fantasia cheio…
11 Setembro, 2024 at 19:50
Cresce!? Então vens aqui armado em sonso a perguntar donde vinha o dinheiro… Levaste resposta e vieste desconversar…
Portanto para crescer…Estás cá tu.
Z
11 Setembro, 2024 at 18:52
Não, não percebi. Então sem BC não havia contrato , nem renovação?
E já recebemos os 540 milhoes. É que herdar 500 milhões, como vocês enchem a boca , não é nada disso.
Afinal a grande herança é uma renovação de contrato , que foi feita pelo Bruno , mas podia ter sido feita por qualquer outro.
Eh pá eu nunca falei em ” pesada herança ” eu não sou o Varandas. Mas verifico que o argumento de uns vale tanto como o de outros. Não há boas nem más heranças.
Por outro espanta-me que essa veneração pelo BC ( em quem eu votei da 1a vez ) permaneca intocável.
Vocês conseguem esquecer, ignorar, todo o percurso pós-Sporting que o hoem fez?
Percurso esse que prova que BC sem o Sporting vale zero. Isto é BC precisava do Sporting pra sobreviver .
Façam o luto como deve ser .
11 Setembro, 2024 at 19:18
Eu estou a cagar no percurso pós Sporting. O que caralho tem o que o gajo faz com a vida dele com o que fez no Sporting?
Epá, e devias também perceber que o que lhe fizeram arruinou a vida dele. Safou-se como conseguiu e anda onde gostam dele. De qualquer maneira, não anda a pedir esmola, nem foi preso, nem acusado de corrupto, e nem todos podem dizer isso!
O contrato que o Bruno fez foi o maior feito no Clube.
Não foi só renegociar ou renovar.
O gajo esticou muito os valores, e, inclusive, aumentou quase 20M€ em cada um dos 2 últimos anos que tinha ainda de contrato com a Olivedesportos! Um contrato que vinha de Direcções anteriores.
O que o Clube passou a receber anualmente com a negociação dele passou a ser mais do dobro, o que é muito significativo.
Não se trata de veneração nenhuma ao BdC, a quem, por exemplo, eu critiquei aqui muitas vezes e até o responsabilizei pela crise que se entrou em Abril de 2018. Mas é da mais elementar justiça falar a verdade e perceber o que o gajo fez pelo clube.
O gajo reorganizou o Clube todo, de alto a baixo, mesmo com alguns erros à mistura.
O gajo provou que é possível ter contas positivas e ser competitivo em todas as modalidades, coisa que as Direcções croquetes negaram durante 15 anos!
O gajo provou que era possível ter contas positivas e fazer um pavilhão, deixando-o pago, o que estes merdas que lá estão não fazem, que deixam tudo para alguém no futuro pagar!
O BdC não precisa do Sporting para nada, que vive sem pedir dinheiro a ninguém.
Já o Varandas, pelo que se falou, pagou as dividas da clínica dele com o dinheiro que o Sporting lhe dá…
Convém seres correcto e verdadeiro, e não andares para aqui a mentir. O que mais me mete nojo na vida é a ingratidão, e o que tu demonstras aqui é pura ingratidão. O gajo pegou num clube falido, à beira dum PER, e, em 5 anos, meteu o Clube a competir com as nádegas, organizado e a limpar campeonatos de quase tudo – se não nos gamam, tínhamos também ganho o futebol em 15/16 – e ainda deu património ao clube, que deixou pago!
Desculpa lá, Pacheco, mas o teu comentário é miserável.
Resta saber se o fazes por desconhecimento e ignorância do que se passou, se é por seres assim mesmo… Uma tristeza!
11 Setembro, 2024 at 19:24
Eu também acho miseráveis muitos dos teus comentários.
Estamos quites.
11 Setembro, 2024 at 19:34
Podias ter argumentado… Assim, isso é zero!
11 Setembro, 2024 at 19:52
Mas queres que argumente com alguém que em dois comentários me diz pra sair pra cagar ?
Tem paciência.
11 Setembro, 2024 at 21:42
Eu não te disse para sair para cagar, nem o Álvaro…
Mas ao fim de 4 ou 5 comentários, olha que vontade não me falta.
11 Setembro, 2024 at 19:34
Diz este palhaço … Não há boas nem mas heranças …
Até a legislação mudou há uns 7 ou 8 anos atrás para criar a figura da … Renúncia de herança … E vem este palhaço com esta música desafinada …
11 Setembro, 2024 at 19:53
Vindo de ti é um elogio. Obrigado.
11 Setembro, 2024 at 19:55
Tanto elogio um porco, como uma galinha, como um burro…
Agora escolhe o que mais se adequa a ti …
11 Setembro, 2024 at 19:58
Tão engraçadote. Quase que achei piada. Continua a tentar.
11 Setembro, 2024 at 20:42
“Afinal a grande herança é uma renovação de contrato”.
Agora sem brincadeiras, o Pacheco não faz ideia do que aconteceu em 2013 e com os contratos televisivos, certo?
É que a afirmação dá a entender que não, ou por não acompanhares o que aconteceu, ou por seres mais novo e este período não te dizer nada.
O Benfica roeu a corda relativamente ao que estava previsto na negociação dos direitos televisivos e cada clube negociou o seu contrato com a NOS, acordando tempo de duração do contrato e valores, por exemplo.
À custa dos 3 milhões de adeptos leoninos, e de uma cláusula especial no contrato, Bruno de Carvalho conseguiu o melhor contrato televisivo de sempre, superado o dos rivais, deixando Vieira a espumar e a prometer que iria voltar à mesa com a NOS para rever os valores para que fossem superiores ao nosso, algo que não conseguiu.
Esse contrato foi a almofada que salvou o Sporting do período Varandas pré-Amorim, e serviu para fechar a Reestruturação Financeira negociada por Bruno de Carvalho, reestruturação que não só salvou o Sporting da falência em 2013 como serviu para recuperar a maioria da SAD com a aquisição dos VMOC que estavam em posse da banca.
11 Setembro, 2024 at 19:01
Mais 45M€ de passivo e não vem no teu resumo, Cherba?
Acho isso imperdoável num resumo pequeno, porque se há uma cena importante é o passivo!
Temos um lucro de 12M€ mas aumentamos o passivo em 45M€… Qualquer Mandraque percebe isto!
11 Setembro, 2024 at 19:05
Agora o Cherba também é croquete e varandista ?
11 Setembro, 2024 at 19:37
São todos varandistas, o Brunão, perdão a Tasca, fala a uma voz, (às vezes o Miguel tem de ir ao castigo porque mija fora do penico), quem não segue o discurso…
11 Setembro, 2024 at 20:22
Pacheco:
“Se possivel com isenção sem “presidencialisses “.
Lembrei-me do Malcom.”
A verdade é que detesto o Varandas quer na sua faceta publica mas sobretudo na pele de dirigente de um clube que me diz muito.
Sabendo isso até compreendo que não me consideres isento mas na verdade apenas comento números procurando não os distorcer, também é verdade que apenas procuro os aspetos que a mim provocam mais apreensão ou preocupação pois para falar dos aspetos positivos há uma comunicação oficial e oficiosa que não olha a meios para difundir as mensagens.
Dito isto, efetivamente considero que nesta altura trazer para a conversa heranças e gestões anteriores, quer de um lado quer do outro, é algo que já chateia e que não leva a lado nenhum, apenas a perda de tempo.
Os factos são estes:
– Ninguém pode dizer como seria com BdC até poderia ser pior do que foram os primeiros anos de varandas, embora pareça ser praticamente impossível fazer pior daquilo que foi feito.
– Os primeiros anos de Varandas foram catastróficos e por via disso a continuidade dele esteve por um fio …. não fosse o Covid e duvido que sobrevivesse às manifestações e AGs no final de 2019/2020.
– Com a chegada de RAmorim, a gestão desportiva de varandas melhorou imenso mas na minha opinião a gestão económica e financeira continua miserável e apenas é salva pela capacidade de Amorim (talvez tb com ajuda do mendes) em potenciar jogadores e consequentemente as suas vendas.
Se a gestão financeira nos rivais era por mim muito criticada não me peçam para não criticar o meu clube quando na minha opinião está a seguir os mesmos caminhos.
Dito isto, não é má vontade não colocar aqui os comentários que já fiz sobre estas contas, podes tu e quem esteja interessado procurar os meus comentários no OFF de hoje e de ontem, nomeadamente até nas escadinhas em que procurei esclarecer algumas duvidas que colocaram. O JHC acima já colou um dos comentários, acho que não vale a pena colar aqui mais.
Fiz apenas uma analise rápida, sei que poderia fazer algo mais profundo mas sinceramente no tenho tempo mas sobretudo vontade para perder tempo com algo que não muda absolutamente nada. Desejo o melhor para o Sporting e que aquilo que me causa preocupação seja a aplicação pratica desta citação de Fernando Pessoa: “Esperar pelo melhor e preparar-se para o pior: eis a regra.”
PS: Já agora, sim é muito positivo o aumento do capital próprio, o resultado positivo pelo terceiro ano consecutivo, o aumento de varias receitas, o aumento do ativo nomeadamente na componente de valorização do plantel, a concretização da renegociação das vmocs, etc… claro que tudo isto é bom mas na minha opinião poderia ainda ser muito melhor..
11 Setembro, 2024 at 20:44
Acrescentar apenas para quem quiser, vale a pena ler os comentários muito assertivos sobre as contas, feitos pelo Tiago Coração de Leão no Off de hoje.
11 Setembro, 2024 at 21:09
Obrigado! Mas nesta matéria és o doutor…hehehehe
Também acho que estamos praticamente de acordo sobre o que achamos que devia ser o caminho do Sporting…deves ser com quem concordo mais….
Provavelmente temos o mesmo defeito profissional…heheheh daí vermos +- os mesmos ângulos…
Eu deixei apenas de estar sempre a falar disso porque sei que estamos a falar sozinhos e que aqui quando é cru nas contas, aí Jesus, mas quando é para ter de vender ou não comprar é o Deus me livre… é fazer um esforço. E por isso cansei-me…
11 Setembro, 2024 at 21:28
Obrigado pelos teus esclarecimentos.
11 Setembro, 2024 at 21:29
Obrigado pelos esclarecimentos.
11 Setembro, 2024 at 21:38
Juro que não estava a ironizar quando juntei isenção e o teu nome.
Falei de ti porque habitualmente escreves longos e esclarecedores textos sobre a atualidade económica/financeira do Sporting .
11 Setembro, 2024 at 21:42
Juro que não estava a ironizar quando juntei isenção e o teu nome.
Falei de ti porque habitualmente escreves longos e esclarecedores textos sobre a atualidade económica/financeira do Sporting .
Vamos ver se consigo responder no sitio certo.
11 Setembro, 2024 at 20:37
Para quem não entendeu o que é uma base.
1.
tudo o que serve de apoio ou suporte a alguma coisa
2.
princípio fundamental de uma teoria ou ideia; fundamento
E isto não havia no futebol do Sporting no pós-Alcochete e voltou a criar-se com a chegada do RA e a reestruturação da estrutura do futebol.
Podem dar ai as voltas que quiserem, os testamentos que quiserem.
Há 3 exemplos muito claros, que do é uma Base no Sporting.
Futsal (passam direcções e continua a ganhar), Hóquei (projeto iniciado com BC desde os escalões inferiores) e Andebol (reestruturado por esta direcção, com titulo do ano passado a culminar a aposta).
11 Setembro, 2024 at 22:58
Apenas uma imprecisão, o Andebol foi reestruturado no anterior mandato desta direção, mas quem o fez foram Carlos Carneiro e Ricardo Costa…
11 Setembro, 2024 at 23:02
Havia base sim senhora. Base não teve o Amorim, mas o Peseiro recebe um plantel com qualidade, gajos batidos e experiência. Negociando regressos o Sporting só precisava de treinador, e até nisso o Bruno deixou um melhor do que o que o Cintra e depois o Varandas escolheram.
Acho que o teu problema é comparares coisas incomparáveis. As modalidades são completamente diferentes, as dinâmicas são diferentes, nenhuma das 3 se assemelha ao futebol. Se estás a falar da Estrutura do Futebol, é diferente, a própria Estrutura estava a ser renovada, mas havia mais do que qualidade suficiente a nível de plantel para se trabalhar e lutar por títulos, claro que fica mais fdd fazê-lo quando se contrata um gajo completamente incompetente como era o Peseiro.
11 Setembro, 2024 at 23:11
O Andebol foi reestruturado e bem, mas depois de desmembrada uma equipa bicampeã.
Agora todos tecem loas à família Costa, mas nunca me dei ao trabalho de procurar comentários à reação do Pai, enquanto treinador do FCP quando quebramos a hegemonia deles….
11 Setembro, 2024 at 23:51
Mais que perfeccionista e extremamente competitivo, Ricardo Costa não gosta de perder nem a feijões. Já assim era nos Carvalhos, exigente consigo e com os filhos com quem passava horas a treinar, apenas os 3.
Segundo sei, a saída do Porto (para o Gaia após o nosso Bicampeonato, e onde treinou o filho Martim) não foi simpática nem pacífica.
Quando Carneiro o convida (estava no Avanca com o Kiko) imagino que tenha visto aí a grande oportunidade de “vingar-se” das 2 épocas fracassadas e do que viveu no Porto 4 épocas antes…
12 Setembro, 2024 at 13:05
Alguém desancou em tudo e mais alguma coisa, e não fui eu….
Até teria a sua razão, pois ficou um livre de 7 metros por marcar no galinheiro que nos podia ter tramado….
12 Setembro, 2024 at 13:09
O Martim teve uma prolongada lesão, o Kiko estava a rodar no Avanca, mas Carlos Carneiro teve visão e ao convencer o Pai, teve que convencer mais alguém a pagar as cláusulas dos miúdos.
Neste momento há rumo no andebol, como havia em 2017/2018.
11 Setembro, 2024 at 21:35
” Já agora, sim é muito positivo o aumento do capital próprio, o resultado positivo pelo terceiro ano consecutivo, o aumento de varias receitas, o aumento do ativo nomeadamente na componente de valorização do plantel, a concretização da renegociação das vmocs, etc… claro que tudo isto é bom mas na minha opinião poderia ainda ser muito melhor..”
Isto escreveu o Malcom que não é propriamente um Varandista ou croquete. E sim não esqueci o que ele escreveu para trás, mas isto foi a síntese.
Concluo que esta direcção e não podendo omitir os titulos do futebol , está em traços gerais fazer um trabalho muito razoável , apesar de alguns erros.
11 Setembro, 2024 at 21:41
Não sei o que se passa, mas não consigo situar as minhas respostas. Respondo ao Malcom aparece-me a responder ao Tiago. Já aconteceu 2 vezes.
11 Setembro, 2024 at 23:14
Se evitares as palavras Varandas e competência no mesmo comentário, já deve funcionar.
Comigo resulta…
11 Setembro, 2024 at 23:34
Essa tua obsessão pelo Varandas é um tanto ou quanto inexplicável.
O que é que te move afinal , pra fazeres do homem o teu inimigo de estimação?
11 Setembro, 2024 at 23:56
É provável. Pra mim é a antítese do que deve ser um presidente do Sporting, tanto em carácter como em competência…
11 Setembro, 2024 at 21:50
Bom dia malta, há uma coisa que eu não entendo muito bem. Como é que se apresenta relatórios sucessivamente positivos e a dívida a fornecedores aumenta e o passivo aumenta.
Faço uma pergunta simples mas que se calhar é parva, apenas num enquadramento simplicista. Se o Sporting pedir um empréstimo de 100M ao banco, gastar 20M numa gala e agarra no restante e apresenta como saldo bancário de 80M, isto vale como um saldo positivo? É que os 80M estão no banco disponíveis , mas a dívida aumentou 100M.
Não sou contabilista, mas a mim não me faz sentido, se as minhas dívidas aumentam e muito, como é que eu tenho um saldo positivo.
11 Setembro, 2024 at 22:42
🙂
No exemplo que dás, terias um resultado negativo (prejuizo) de 20M, pois apenas tiveste o gasto e não tivestes rendimentos.
E terias um activo de 80M que é o dinheiro disponível no banco e um passivo de 100M que é o financiamento obtido no banco.
Ter um saldo (resultado) positivo e as dividas (passivo) aumentarem, basta que os gastos que tiveres não sejam pagos, isso faz com que aumentes o passivo.
Basta por exemplo que parte dos rendimentos no ano já os tenhas recebido por antecipação podes ter um resultado positivo mas não consegues pagar todos os gastos, pelo que o que não pastes aumenta o passivo.
Nota que enquanto o ativo e passivo são valores que resultam de uma eventual continuidade do negocio, os saldos transitam de ano já o resultado são os valores dos rendimentos deduzidos dos gastos da atividade num determinado ano. Todos os anos começam do zero.
Espero que dê para perceber … pois a esta hora já nem consigo raciocinar com clareza.
11 Setembro, 2024 at 22:44
” pelo que o que não pastes aumenta o passivo. ”
digo
pelo que, o que não pagastes aumenta o passivo.
11 Setembro, 2024 at 23:09
Que fantástica síntese! 🙂
11 Setembro, 2024 at 23:34
Obrigado pela explicação Malcolm, imaginava algo do género. Mas a minha veia mais economista faz-me sempre ver o quadro geral de uma forma mais linear. Posdo ter mais património, posso ter mais activos, mas o que contabilizo para a minha vida é sempre os activos, menos os passivos que me dá a noção de ano para ano em que direção caminho. Percebo que numa grande empresa possa não ser assim
11 Setembro, 2024 at 23:54
É o mascarar números.
Nunca acreditei em R&C, nem noutros tempos nem agora.
E seja com que direcção e presidente for.
Uma coisa é certa, cada um que lá está dentro, vai sabendo como o seu clube está, isto é certinho direitinho. Porque no final de cada mês vão ter ou não que se chegar à frente.
12 Setembro, 2024 at 0:05
E quem tem património e anda aflito, depressa recorre a ele, infelizmente.
Património deveria ser sagrado, até ignorado ou se possível aumentado.
Deveriam -se fazer gestões sem tocar nos patrimónios, mas não acontece assim na maior parte das vezes.
Os valores dos planteis é sempre muito volátil, porque quando se ganha um campeonato o valor é um, o mesmo plantel se estiver 1 ou 2 anos sem ganhar já vale muito menos. Não é um valor que se possa contar sempre e ser igual.
13 Setembro, 2024 at 3:33
Vamos ver se algum dia conseguimos começar a pagar o que se deve e não a aumentar.
Até lá…
L SL