É um estádio bonito, novo, arejado
Sporting Clube de Portugal vs Lille
20h
Estádio José Alvalade
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Noite de verão, estreia na Champions, espero que pelo menos com 40 mil Sportinguistas em Alvalade, com a belíssima ideia de em vez de assobiar o hino da Champions, puxar pela garganta e cantar por cima.
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
Oitavo classificado da Liga Francesa, com seis pontos em quatro jogos, o Lille vem de três derrotas consecutivas (2-1 com o Slavia, valendo o 2-0 da primeira mão; 1-3 com o PSG; 1-0 em casa do Saint Étienne, que ainda não tinha somado qualquer ponto até então), com o presidente do clube a vir a público questionar o empenho dos seus jogadores, já depois do mau estar causado pela ausência de vários deles num jantar que serviria para unir o grupo.
Por outras palavras, a equipa que foi quarta classificada no campeonato anterior, comandada por Paulo Fonseca, que entretanto foi para o Milan, parece ser uma doce lembrança, mesmo tendo em conta que muitos dos bons jogadores continuam a jogar pelos ‘Les Dogues’, que partem de um 5-4-1 para uma equipa que se estica rapidamente para 3-4-2-1.
Este homem é um Mister!
Livre no mercado desde que deixou o Rennes, em novembro de 2023, Bruno Génésio chegou ao Lille com a complicada tarefa de dar continuidade ao bom trabalho de Paulo Fonseca, e a verdade é que um objectivo está cumprido: depois de duas pré eliminatórias, conseguiu colocar “os cães” na nova fase de grupos da Champions. Que a estreia esteja ao nível dos últimos três jogos.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
O canadiano Jonathan David é craque, é rápido, forte e é goleador, mesmo jogando sozinho lá na frente. Se conseguirmos manietar o médio Benjamin André, será meio caminho para emperrar o Lille. Ainda estou para perceber como despachámos o lateral direito, Tiago Santos, para o Estoril…
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Ruben, noite de estreia na Champions, uma Champions em formato mini campeonato com apenas uma volta, onde ganhar este primeiro jogo será fundamental. Neste momento estamos melhores do que o Lille, disso não há dúvida, e é uma excelente oportunidade para mostrarmos que o excelente momento que atravessamos internamente pode ser replicado na mais importante competição de Clubes do mundo. Pressionar a defesa deles, que não lida bem nem com isso nem com jogadores que aparecem bem entre linhas, mas acima de tudo sermos nós mesmos, sem diminuir em nada a nossa identidade! Estou curioso para perceber se o Geny avança para a direita, no lugar do Quenda, ou se voltas a colocá-lo à esquerda, de resto… em que equipa que ganha só se mexe se alguém se lesionar (como aconteceu ao nosso Edu Quaresma). The Chaaaaaampions! The SPOOOOOOOOORTING!
Vamos jogar no totobola
Sporting Clube de Portugal vs Lille – 1
18 Setembro, 2024 at 14:04
Já agora só uma opinião acerca do Gyokeres.
Se fosse um português a ter o protagonismo que Gyokeres tem vindo a ter e se fosse a primeira vez a jogar numa champions, provavelmente esse português acusaria a carga de responsabilidade deste jogo.
Mas Gyokeres pertence a uma nacionalidade cuja reação à importância de um jogo como este não o afeta minimamente, encara estas coisas de uma forma diferente, de um sentir diferente.
Até estas coisas, têm que ser avaliadas nas alturas das contratações.
Para Gyokeres foi apenas mais um jogo, desfrutou dele, até lhe poderia ter corrido mal, mas a mentalidade ajuda nestas coisas, como a Hjulmand que foi também o primeiro numa champions também não afetou.
18 Setembro, 2024 at 14:08
A estes dois jogadores quando as coisas lhe correrem mal não é por causa da pressão, isso não os afeta, será, ou porque os adversários foram superiores ou porque as coisas não correram bem nesse dia, como pode acontecer com todos.
Mas pela pressão não será certamente.
18 Setembro, 2024 at 14:13
Este tipo de jogadores não ficam eternamente a pensar durante um jogo no falhanço que tiveram, não se massacram mentalmente, para este tipo de jogadores o que passou passou, não dormem sobre isso, viram a página e tá a andar, procuram vingar-se no lance a seguir, procuram fazer melhor a seguir.
São nórdicos.
18 Setembro, 2024 at 14:16
Estou até em crer, que embora sejam profissionais, se divertem com a competição, querendo ser melhores e superiores.
Vikings
18 Setembro, 2024 at 14:23
Li uma entrevista neste verão do Haaland, onde dizia, “o meu pai nestas férias, obrigou-me a raxar lenha ”
Esta simplicidade nestas coisas, de um jogador a ter um bruto salário, demonstram a forma como se está e encara a vida.
E mais
O respeito que se tem durante a vida pelo seu progenitor, tenha-se a vida que tiver.
São outras mentalidades.
18 Setembro, 2024 at 14:24
O português com estes salários, pagaria para mandar fazer.
18 Setembro, 2024 at 15:29
O Gyokeres é o nosso Obélix
https://maisfutebol.iol.pt/liga-dos-campeoes/champions/champions-sporting-lille-2-0-cronica
18 Setembro, 2024 at 16:00
E o Pote poderia ser o nosso Astérix mas só lhe dão a poção mágica ás vezes e em pequenas quantidades… o Gyökeres por enquanto ainda só está ao nível de um Éautomatix. Venha o PSV o City e o Arsenal para ele nos provar aquilo que realmente é capaz.
18 Setembro, 2024 at 16:06
Essa está boa
18 Setembro, 2024 at 14:05
Concordo. Com este modelo competitivo e garantindo a passagem aos play-ofs 4 ou 5 anos seguintes , dá uma visibilidade enorme além da correspondente receita monetária.
18 Setembro, 2024 at 16:17
Ontem houve momentos que senti saudades dos arbitros tugas…
Isto realmente é geral…os árbitros não valem um crl…
O arbitro ontem não valia nada…
18 Setembro, 2024 at 16:41
O homem é arbitro na Lituânia, aceito perfeitamente que seja pior que os nossos, o que não aceito é o contrário.
18 Setembro, 2024 at 16:27
A entrada do Maxi Araújo foi muito atabalhoada…
O gajo sabe jogar à bola, é intenso…mas está meio à toa ainda…precisa de assentar ideias. Precisa de treinar…
18 Setembro, 2024 at 16:52
Sim, nunca pensei que não metesse o Nuno Santos …
O Maxi andou ali … Meio perdido …
Isto significa que, no Domingo perante o AVS deve jogar o Nuno Santos na esquerda e o Geny na direita …
18 Setembro, 2024 at 16:52
Construir uma equipa leva tempo. Os alas ontem não estiveram ao seu melhor nível e por isso o jogo do Sporting não foi tão bom. Geny é muito melhor do lado direito, Geovany tem 17 anos e tem muito que aprender e só evolui jogando, isto não é a mesma coisa que os juniores que ele passava por eles como queria e na liga portuguesa também é mais fácil na liga dos campeões aparecem adversários de outro calibre. Maxi precisa de tempo e ao mesmo tempo necessita de jogar.Amorim também se enganou ao colocar Debast no meio, ele não estava preparadopara isso, mas daqui a uns tempos pode estar e é com os erros que todos aprendem só que todos os jogos são muito importantes neste futebol profissional. mas énestes jogos que mais se aprende.
Geovany com os deus 17 anos e a sua clausula de 100 milhões é a pérola mais importante no futuro do futebol do clube e tudo isso mexe com um jovem de 17 anos.
Amorim nunca deixa cair os seus e muito menos um menino de 17anos, apesar de haver a tentação de colocar o Geny á direita e o Nuno Santos á esquerda. Muitas vezes é necessário dar um passo atrás como aconteceu com o Debast para depois dar 2 em frente
18 Setembro, 2024 at 17:07
Uma oportunidade perdida não terem posto a equipa feminina a jogar a Champions em Alvalade.
Ainda assim, seriam 3 jogos no espaço de 6 dias…
18 Setembro, 2024 at 20:18
A relva aguentava bem, até porque as mulheres não estragam a relva…
Oportunidade perdidíssima!
18 Setembro, 2024 at 21:42
Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem:
“Esta, sim, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne!
Ela será chamada mulher,
porque do homem foi tirada.
E não estraga a relva”
Gênesis 2:21-23
18 Setembro, 2024 at 23:39
Se calhar nem vais lá com os remédios…
Não gastes dinheiro nisso!
18 Setembro, 2024 at 17:40
E renovar com o Gyokeres com 150M de clausula?
Não quer isto dizer que tenha depois de sair por esse valor, mas já permite pedir um bocadinho mais que os 100… 😀
18 Setembro, 2024 at 17:55
PSG vai dar os 100 milhões em Janeiro
18 Setembro, 2024 at 17:41
A previsão de receitas da CL para o Sporting este ano poderá andar algo por estes numeros:
18.5M prémio entrada
6.5M direitos televisivos
10M ( 4v + 2e)
4M prémio classificativo
1M bonus de qualificação 24 primeiros
Só aqui estão 40M, passar uma eliminatória poderá dar perto de mais 5M.
Ao lado destes números, andar a jogar taças da liga ou mesmo taça de Portugal é para encher chouriços. Além do mais como disse à pouco, as receitas indirectas são brutais, valorização de activos, patrocínios, bilheteira, merchandising.
18 Setembro, 2024 at 18:03
Por isso digo, este ano taça da liga e taça de Portugal não é para ir com os suplentes, é para ir mesmo com a equipa B.
São 7 ou 8 jogos que se poupam os 16/17 titulares, que diga – se já não são muitos para as exigências que temos em frente.
18 Setembro, 2024 at 21:58
A taça de Portugal é sempre para jogar e ganhar com a A/suplentes depende dos sorteios e calendário , a taça da carica, sim jogar e ganhar com equipa B…
Na verdade acho que não haverá melhor desafio para os miúdos da B.
18 Setembro, 2024 at 23:52
Por mim nem a taça jogava, não tem muito interesse. Deixem as Taças para os bragas e Guimarães. Toda a Europa está de olho na champions e todos interessados em ver a classificação, os resumos e os resultados. Dinheiro, prestígio, valorização de activos, é o futuro do futebol na Europa.
18 Setembro, 2024 at 22:00
Bolonha empata em casa.
City empata em casa.
Brugge perde em casa.
Excelente jogo do Inter que foi sacar um empate em Manchester.
Brugge e Bolonha são jogos que temos de ganhar!
18 Setembro, 2024 at 22:02
Não que seja muito significativo – não é nada! – neste momento vamos em 9º… Só o PSG, de quem ganhou, vai atrás de nós!
18 Setembro, 2024 at 22:06
Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós – mas não no PSG – a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!
Efésios 3:20-21
18 Setembro, 2024 at 23:37
Devias tomar os remédios…
19 Setembro, 2024 at 7:59
Ámen
18 Setembro, 2024 at 22:10
Neste formato, não importa muito o resultado dos adversários que vamos apanhar
18 Setembro, 2024 at 23:36
Serve só para ver o possível nível das equipas…
18 Setembro, 2024 at 23:56
Sim esses 2 jogos mais o strum graz, 4 vitórias e depois sacar mais 2 ou 3 empates, acho perfeitamente possível.
Parece me que o Amorim também está mais motivado para fazer gracinha na Europa, gostei de o ver dizer que é jogo a jogo, mas que cada jogo é para tentar ganhar. É esse o espírito
18 Setembro, 2024 at 22:30
Importante é marcar muitos golos. O goal average vai decidir muita coisa. Ontem perdemos uma excelente oportunidade .
19 Setembro, 2024 at 0:15
Oportunidade é ganhar os próximos 4 jogos.
– Fora com o PSV que já perdeu 3 pontos
– Fora com o Sturm Graz, que joga amanhã em Brest (empate ou vitória do Brest seria o ideal)
– Em casa com o Man. City que já perdeu 2 pontos na sua casa, tirando 2 pontos também ao Inter (este é muito importante porque ficaríamos com 5 pontos à melhor com o que será à partida um dos entraves a entrada directa nos oitavos)
– Em casa com o Arsenal, que joga amanhã em Atalanta (duas equipas que seria ótimo o empate; para nós também importante porque ficaríamos com 5 pontos à melhor sobre o Arsenal, à partida outro dos entraves a entrada directa nos oitavos).
Até agora o que nos está a prejudicar mais foi o frango monumental do Gr do Girona face ao PSG (pois seria outro tubarão a perder 2 pontos e na sua casa).
Mas isto só se vai começar a definir a partir da 4ª , 5ª jornada.
SL
19 Setembro, 2024 at 0:40
Pensei isso ontem …. do modo como arquitetaram esta CL é essencial marcar muitos golos, porque isso pode valer 2 a 3 lugares acima na tabela!!!!
SL
18 Setembro, 2024 at 23:34
Ora aí está porque temos que nos desfazer do St Juste o mais rapido possivel.
Uma slot dos centrais gasta com um lesionado cronico e agora bastou haver 2 azares e provavelmete vamos passar umas duas semanas com Debast Diomande e Reis e a rezar para que mais ninguém se aleije.
Do mercado de Verão ficou a faltar mais um central e voltámos a arriscar na situação dos médios que passou de bastante favorável com Essugo e Mateus a escassa sem estes dois jogadores e é a partir de agora que essa escassez se começará a sentir.
A titulo de exemplo, se Morita levar amarelo no próximo jogo da Champions deverá cumprir um jogo de castigo e teremos que ir a Graz ou mais tarde a receber o City ou o Arsenal só com Hjulmand e Bragança (de resto só remendos), isto se mais nenhum deles for também castigado entretanto.
Em sentido inverso este ano estamos bastante bem apetrechados de alas e até fiquei surpreendido do Nuno ontem nem ter tocado na chicha e Esgaio então só deve estar mesmo para um SOS.
De resto, parabéns pela vitória, começámos tremidos mas sinceramente já estava à espera, eram muitas estreias na Champions e claro o nivel não é o mesmo do Tugão e qualquer falha pode custar caro, normal as pernas tremerem um pouco mais.
Claro que a ideia era rebentar com eles após a expulsão, mas não saiu assim e o mais importante foi os 3 pontos, muito saudáveis estamos nós para achar que uma vitória 2-0 na Champions sabe a pouco, mesmo dadas as circunstâncias.
Acredito que na Holanda será um jogo com golos porque o PSV ataca bem e a nossa defesa não é assim tão segura, mas poderão deixar espaço nas costas da defesa para o nosso trio atacante fazer estragos e portanto acredito que poderá ser um jogo decidido nas transições e espero que consigamos marcar mais um golo que eles, pois tenho algumas reservas de que sairemos de lá sem encaixar algum golo.
Em todo o caso, nota bastante positiva para a nossa defesa ontem, em especial para Diomande de quem por vezes sou critico mas que ontem esteve imperial (embora eu desconfie mais dele nos jogos com equipas pequenas onde ele é mais propício a desconcentrações e relaxamentos).
Parabéns também ao Debast pelo golo, obvio que fez uma exibição terrível na Supertaça, mas nem aí era flop tal como agora já não pode passar a craque, terá um longo percurso a percorrer mas tem muito potencial, principalmente com bola.
SL
19 Setembro, 2024 at 1:20
Os mais jovens existem e são para estes dias. Espero que tenhamos um central puto no banco. A experiência com o Inácio e o Quaresma é excelente.
19 Setembro, 2024 at 3:03
Sim nós que já temos uma das equipas com média de idades mais baixa da Liga dos Campeões por exemplo, o que estamos a precisar é de jogadores ainda mais jovens.
De momento sinceramente acho que todos os jovens com potencial de equipa A já lá estão e estão identificados, pode haver alguma agradável surpresa, mas claramente faz nos mais falta de momento o oposto, experiência e calo para uma fase da época mais complicada que aí vem.
Vamos defrontar equipas de grau de dificuldade ainda bem superior ao Lille e o desgaste, lesões e castigos vão começar a aparecer e agora é que vamos ver a gestão.
Até agora com um jogo por semana foi fácil, veremos se conseguimos manter a performance agora ou se tal como o ano passado vamos ter que começar a pensar em abdicar das competiçōes europeias algures mais adiante na época.
É óbvio que não estou a pensar em ganhar a Champions mas acho que esta equipa tem qualidade e capacidade para fazer algo notável, mas sem ter profundidade para rodar aqui e ali de vez em quando vai tornar as coisas mais dificeis lá para a frente.
Creio que o campeonato não será o passeio que foi até agora, mas não vou agoirar pois tem sido tudo tão perfeito mas creio que não será sempre assim.
Concluindo, felizmente temos uma equipa forte e jovem, mas não acredito que tenhamos jogadores na equipa B ou nos juniores capazes de servir de backup nesta altura.
De resto, relativamente ao ano passado, o upgrade em termos de profundidade foi a chegada do Maxi e o aparecimento do Quenda que nos dão mais soluções para as alas, ainda assim o Quenda era um jogador que já se falava no seu potencial há um ano ou dois, qualquer outro jovem que apareça agora com sucesso na equipa principal terá de ser um autêntico coelho tirado da cartola.
Esperemos que tudo corra bem, mas mais uma vez digo que acho que a visão do planeamento do plantel foi mais uma vez curta em certas posições considerando que vamos fazer mais de 50 jogos e queremos ganhar 3 competições e estar a bom plano numa quarta de grau de dificuldade bastante superior.
Já sei que tivemos que vender o Mateus para segurar os outros, mas se não tinhamos capacidade de trazer mais ninguém pelo menos não emprestavamos o Essugo que acho que poderia ser uma boa opção de rotação para certos jogos e também não acho boa solução recuar o Pote pois depois a manta fica mais curta no ataque.
SL
18 Setembro, 2024 at 23:42
https://x.com/DAZNPortugal/status/1836520078839550268?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1836511600238334087%7Ctwgr%5E3cc15d1e3cafea28871f30718bfc75e432d5ae95%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.record.pt%2Finternacional%2Fcompeticoes-de-clubes%2Fliga-dos-campeoes%2Fdetalhe%2Fdigno-dos-apanhados-o-golo-de-nuno-mendes-apos-erro-monumental-do-guarda-redes-do-girona
18 Setembro, 2024 at 23:47
Que frangalhada.
19 Setembro, 2024 at 0:01
Penso que a tendência vai ser para alargar este modelo, não a mais clubes, mas com mais jogos, tipo 10, numa espécie de superliga europeia. Ponho as minhas fichas nessa opção.
19 Setembro, 2024 at 0:15
Vai-te custar ums fortuna em bilhetes.
19 Setembro, 2024 at 0:28
Rodrigo, ach que um alrgamento de jornadas sem alargamento de clubes, só iria voltar a beneficiar os “tubarões”.
Este modelo é mais “arriscado” para eles, pois, só em 2 dos 8 jogos terão de enfrentar equipas do seu “pote” (obrigando vários dos 9 desse pote a perder entre 3 a 6 pontos nesse jogos “entre eles”, que não existiam no modelo anterior).
O único modo de até aumentar o risco dos tubarões e “equilibrar mais a balança” era condicionar o acrescento de 2 jornadas a jogos entre equipas do pote 1 e 2 (1 jornada de cada) e do pote 3 e 4 (1 jormada de cada). Mas dúvido que esses tubarões estivessem disponíveis para aceitar essa “descriminação”.
SL
19 Setembro, 2024 at 1:31
Ocupar o espaço de uma Superliga sem ser uma Superliga.
Acima alguém diz que as taças não tem interesse. Viola. Se pudéssemos ir á Champions ficando em décimo na Liga, quase já seria aceitável. O arrasto gravitacional da Champions é qualquer coisa.
A jornada está a correr nos bem, os nossos adversários não vencem, o que na minha opinião lhes retira capacidade.
Sobre a oportunidade perdida de golear, discordo, a euforia e ter sido contra dez teria efeitos mais imprevisíveis do que um 2 a zero com um golaço. Na memória fica algo mais construtivo. Quase aposto que o Bayern não ganha a taça só por ter arrancado com um 9 a 2.
A situação dos centrais não é a melhor. Fresneda está apto?
19 Setembro, 2024 at 1:42
Tendo a concordar!
Este modelo dá para explorar outras opções.
19 Setembro, 2024 at 0:52
É pá vocês já pensaram no caso de ficarmos nos 8 primeiros lugares …. em money quanto é que isso valia?
Para além do prestígio, era ouro sobre verde!!!!
SL
19 Setembro, 2024 at 1:42
Já!
19 Setembro, 2024 at 1:20
https://youtu.be/hhgJdnD81fE?si=3d-0tiJ_kEdtfa0-
Uma analista brasileiro da uma leitura táctica ao Sporting.
19 Setembro, 2024 at 9:50
Nós percebemos estas movimentações porque são a forma natural de jogar do Sporting, e vemos repetidas todos os jogos.
No entanto achei graça ele referir que nós temos jogadas ensaiadas para as bolas paradas 🙂
As movimentações nas bolas paradas são idênticas a de todas as equipas incluindo as dos distritais!
É como nos lançamentos laterais haver uma troca de jogadores pelas costas para baralhar as marcações e um receber livre ou mais ä vontade.
Isso das bolas paradas não é definitivamente o nosso ponto forte…
19 Setembro, 2024 at 12:25
Temos fases. Há fases em que só marcamos de canto mas tínhamos o Coates. É natural que demoremos um pouco a inventar outra forma de atacar bolas sem ele, mas há de surgir outro ou outros capazes de a meter lá dentro.
Gostei como gosto sempre de ver alguém falar do Sporting.
19 Setembro, 2024 at 21:02
Acho eu, que o Sporting na próxima jornada da champions, ida ao PSV, poderá ser a chave para o apuramento ou não prós oitavos.
Ganhando, tem o caminho um pouco aberto, perdendo, poderá quase de certo que ficar dentro do 9° ao 24°.
O PSV, contrariamente ao que muita gente pensa, por ter perdido com a Juventus por 3-1, não foi um resultado que deslustra, ainda por cima em Itália.
PSV vai ser duro, não tenham as mínimas dúvidas.
Ainda por cima, num estádio onde os jogos têm um ritmo muito parecido aos jogos da premier league.
Não vai ser fácil, nada fácil.
19 Setembro, 2024 at 21:09
Se puderem, vejam as estatísticas do jogo da Juventus/PSV e depois, vejam o que nos espera.
Não vi o jogo, mas estive a analisar as estatísticas e o PSV, disputou o jogo mano a mano em Itália com a Juve.
Acredito na nossa equipa ? Claro que acredito, mas é jogo pra muito sofrimento. Pra onde vai pender ? Não sei.
19 Setembro, 2024 at 22:41
Com este novo modelo de champions, os “habitualmente suplentes” passam a ser cada vez menos suplentes, porquê ? porque as equipas além das champions têm também, e já tinham, os campeonatos internos, e têm, e já tinham, obrigatóriamente que rodar jogadores.
Isto que disse, já anteriormente era importante, mas o que quero dizer, é que, com a maior, ainda competividade, neste novo modelo de champions, mais imperativo se torna não ter só 14 ou 15 jogadores, e os jogadores, que não gostam de se sentar no banco, vão ter que mudar a mentalidade e o comportamento e compreender que terá que ser assim, CADA VEZ MAIS.