Eu bem digo que é preciso trabalhar muito mais a condição física das jogadoras.
Equipa foi abaixo aos 60 minutos, ainda se equilibrou com as substituições mas os 10 minutos finais – 5 do jogo mais o extra – foram penosos, com erros sucessivos, sem conseguirem ter a bola, mesmo se o Real carregar muito.
Se queremos andar neste nível, não podemos não ter condição física para correr os 90 e tal minutos dum jogo.
E digo isto há 4 anos, de caras.
Com a Cova já havia este problema, que continua com a Cabral. Vamos no 5° ano disto…
E é triste até fazerem um jogo competente e depois perderem por coisas mais simples – 2 erros da redes e falta de condição física para aguentar o jogo todo.
O problema da condição fisica e do elevado ritmo de jogo também é visivel no futobol masculino em Portugal… Portando se-lo (ainda mais) no FF não me surpreende minimamente.
O Hammarby-Benfic@, o Juventus-PSG e o Hacken-Arsenal tiveram um ritmo maior e as equipas bateram-se ambas até ao final.
O Real também não quebrou.
Nós é que quebrámos, como eu disse por volta dos 60 minutos – nessa altura a Bravo já quase não se mexia e jogava em 3 m2 – e nem com as substituições aguentaram.
Os 10 minutos finais foi algo doloroso de ver, pela quantidade de erros individuais que tiveram, por não conseguirem segurar uma bola e fazer 3 passes seguidos, por praticamente não correrem… Era pontapé para a frente e lá vinha o Real outra vez! E muitas vezes o pontapé para a frente fazia a bola andar 5 ou 6 metros, não mais que isso… Acabaram sem pilhas mesmo! Ora eu não vi isso em mais nenhuma das 7 equipas que segui nestes 2 dias.
Este problema já se viu no FM – e muita gente aqui falou nisso – mas a época passada já estivemos bem de Outubro para a frente e esta época não vejo esse problema. Parece-me que o preparador já acertou com o que fazer!
No futebol quando se começa a errar muitos passes, é sempre sinónimo de que a parte física está a quebrar.
Sempre foi assim.
A parte física está relacionada com o avontade em executar bem ou mal, e atinge também a parte mental em normalmente escolher as piores opções ou menos boas, como quiserem.
“É normal que haja mais fadiga [na parte final do jogo], o Real Madrid tem uma equipa de muita qualidade individual e coletiva. É uma equipa que joga uma liga profissional muito mais competitiva do que a nossa, e isso faz com que as jogadoras tenham outro ritmo. Por isso é normal que jogadoras que estavam muito bem acabem por ter mais dificuldades para tomar as melhores decisões. Mas deram tudo até ao final e a forma como termina o jogo é bastante injusta. Elas não o mereciam.”
Declarações da Mariana Cabral, que assume as dificuldades físicas.
É verdade que o Real joga noutra realidade, joga num contexto superior. É um facto.
Mas nós podíamos e devíamos jogar mais intenso, e mais rápido, e podíamos até diferenciar-nos por isso das outras equipas e ter mais competência e mais facilidade em ganhar os jogos.
Eu vejo os jogos praticamente todos, e o que vejo e quase todos é que uma parte do tempo se passa entre passes na defesa, entre passes à guarda redes, entre passes entre o meio campo e a defesa… Uns 30% do jogo é isto, com as jogadoras com pouco movimento, muito passe sem evolução, muito passar de tempo em trocas de bola estéreis… E depois, quando os jogos são como o de hoje, onde não há esses 30% do tempo só para passar tempo, é evidente que nos falta energia e condição para esses 30% de jogo que para a nossa equipa são quase um extra ao nosso jogo normal.
Eu lembro-me do Nuno Cristóvão falar da exigência em estar em jogo os 90 minutos e nunca tirar o pé… E isso era mesmo assim. Por isso dávamos aos 7, aos 8 e mais a certas equipas, porque nunca se tirava o pé e no fim nós ainda corríamos e as outras equipas já tinham muita dificuldade!
O Nuno Cristóvão estava absolutamente certo.
O que se vê hoje – e eu critico isso desde a Cova – não é nada disto. É um jogo mais lento, um jogo com demasiada troca de bola muito devagar – “parece um jogo de futebol em câmara lenta e com jogadoras meio bêbadas, sem conseguirem executar rápido…” – e pouca progressão e objectividade numa parte significativa do jogo!
A coisa parece bem, com boas ideias… Mas vamos ver.
Que custo terá?
Que beneficio trará?
Isto é importante.
E, se há coisa que eu critico nestes gajos desta Direcção, é o esbanjar de dinheiro e o torrar dinheiro em coisas que não me parecem prioritárias. Se os gajos explicassem melhor o que fazem, como fazem, quanto custa e que benefícios trará, se calhar um gajo nem criticava…
Mas não.
É tudo pela calada.
Tratam os sócios como transparentes… excepto quando é para comprarem bilhetes e irem à Loja Verde…
Só três empates, porque as equipas, querem começar a amealhar pontos o mais depressa possível para se acomodarem na tabela.
Nesta forma de disputar, a champions, até os tubarões têm que fazer pela vida, porque há mais do que 8 tubarões, que são os que passam diretamente aos oitavos, e algum tubarão arrisca-se a ter que ir á outra fase e na outra fase, ás vezes tudo pode acontecer, pró bem e pró mal.
Antigamente nos grupos de apuramento, os tubarões, a partir de uma fase de jogos nos grupos, já tinham a sua posição praticamente definida e descansavam nos jogos finais dos grupos, ou tiravam o pé do acelerador, agora não, é disputar até ao fim, pró apuramento prós oitavos.
desta forma a champions vai tornar-se mais competitiva e desgastante também prós jogadores.
Barça perde e quando estas equipas perdem algum jogo, depois complicam as contas de outras equipas no apuramento.
Com esta derrota passa a ter mais importância para eles ganharem na Luz, por exemplo, e mais importância para o Benfic@ também lhes ganhar e também ganhar ao Mónaco.
Arsenal empata em Atalanta.
Temos de também tentar sair da recepção ao Arsenal sem perder. Muito importante.
At. Madrid ganha ao Leipzig, o que cria pressão nos alemães. Vai ser importante não perder lá…
Sturm Graz perde.
Este é dos jogos que temos de ganhar, dê por onde der…
🙂
Para o ano, indo à CL, cada jogo jogamos com uma camisola diferente e ainda nos sobra 1 para usar na 1ª mão do play off, se lá formos! 😀 😀 😀
Bem notas a retirar de alguns dos adversários que teremos que defrontar…
PSV, vai ser um jogo complicado em casa deles mas, com uma defesa acertada podemos surpreender.
Sturm Graz, é uma equipa perfeitamente ao nosso alcance… Muito admirado ficarei se não vencermos.
Clube Brugge, vai ser um jogo tipo o do PSV mas, temos boas hipóteses.
Leipzig, equipa muito física. Vai ser uma luta feroz. Pelo menos o empate é possível.
Arsenal, se jogarem como hoje até acredito na vitória mas … Não podemos vacilar nem ter qualquer tipo de paragens cerebrais.
Man City, jogo para sofrer contudo, acho os menos fortes do que nas últimas épocas. É daqueles jogos em que as estrelas têm que se alinhar para sacarmos pontos. Para esse jogo tirava a pressão aos jogadores e dizia lhes para desfrutarem que a história está a 90 minutos mais descontos.
Mas contradiando o que dizes acho que a chave vai estar em atacar (bem) e não em defender… Não acho que sejamos fortes a defender contra equipas melhores… mas se as pusermos em sentido com ataques perigosos e se não tirarmos os olhos da baliza adversária as nossas hipoteses aumentam.
Eu quando falo em defender bem não me expliquei bem. O que eu quero dizer é que não podemos dar o espaço que, por exemplo, demos ao Lille.
Contra equipas como o Leipzig ou o Brugge isso pode ser fatal. Já nem falo no Arsenal nem no Man City, porque nesses jogos já sei que o ‘masterclasses’ vai baixar o bloco o que, contra equipas deste calibre costuma ser fatal.
O Arsenal hoje contra a Atalanta não teve tempo para pensar nem assentar o seu jogo, como tal podia ter perdido, não fosse o penalty falhado.
Contra o Leipzig … Vai ser necessário um mega esforço. O Atl Madrid venceu em cima do final da partida e tiveram que acelerar para uma velocidade de jogo que eu acho que o SCP não consegue.
É nessa velocidade de jogo que falou e que hoje o Atleti teve, é que o João Felix não consegue, e Simeoni exige que toda a equipa tenha.
E João Félix não teve nem tem, andamento para este nível de exigência que Simeoni impõe e que a alta competição impõe e exige.
Na seleção e nos clubes por onde tem passado, é acelera agora e descansa depois, nas equipas com um nível máximo de exigência , é, acelera agora e acelera depois mais ainda.
Para mim, tentar tudo para ganhar em Eindhoven, e ganhar na Áustria sem espinhas. 4 pontos aqui já era bom mas 6 pontos era uma maravilha e colocava a Europa a olhar para nós ao fim de 3 jornadas!
É nessa velocidade de jogo que falou e que hoje o Atleti teve, é que o João Felix não consegue, e Simeoni exige que toda a equipa tenha.
E João Félix não teve nem tem, andamento para este nível de exigência que Simeoni impõe e que a alta competição impõe e exige.
Na seleção e nos clubes por onde tem passado, é acelera agora e descansa depois, nas equipas com um nível máximo de exigência , é, acelera agora e acelera depois mais ainda.
Não vão existir equipas em crise nesta champions, é bom, que metamos isto na cabeça, sob pena de termos uma desilusão.
Na hora H, todas estarão no ponto de partida, e todas estarão no seu máximo.
Nesta champions, não será bom tirar pensamentos desta e daquela equipa antes do tempo, todas vão querer o mesmo e o mais depressa. O momento que atravessam atualmente, não vai contar.
E os jogadores, lêem o que escrevemos aqui.
19 Setembro, 2024 at 19:42
A rabolhagem lá se safou
19 Setembro, 2024 at 19:45
O Estrela Vermelha joga pouco. Lampiões ganharam 2-1 sem terem de se esforçar muito.
19 Setembro, 2024 at 19:54
Ainda estou com azia com a derrota do FF…
Eu bem digo que é preciso trabalhar muito mais a condição física das jogadoras.
Equipa foi abaixo aos 60 minutos, ainda se equilibrou com as substituições mas os 10 minutos finais – 5 do jogo mais o extra – foram penosos, com erros sucessivos, sem conseguirem ter a bola, mesmo se o Real carregar muito.
Se queremos andar neste nível, não podemos não ter condição física para correr os 90 e tal minutos dum jogo.
E digo isto há 4 anos, de caras.
Com a Cova já havia este problema, que continua com a Cabral. Vamos no 5° ano disto…
E é triste até fazerem um jogo competente e depois perderem por coisas mais simples – 2 erros da redes e falta de condição física para aguentar o jogo todo.
19 Setembro, 2024 at 20:20
O problema da condição fisica e do elevado ritmo de jogo também é visivel no futobol masculino em Portugal… Portando se-lo (ainda mais) no FF não me surpreende minimamente.
Z
19 Setembro, 2024 at 21:36
O Hammarby-Benfic@, o Juventus-PSG e o Hacken-Arsenal tiveram um ritmo maior e as equipas bateram-se ambas até ao final.
O Real também não quebrou.
Nós é que quebrámos, como eu disse por volta dos 60 minutos – nessa altura a Bravo já quase não se mexia e jogava em 3 m2 – e nem com as substituições aguentaram.
Os 10 minutos finais foi algo doloroso de ver, pela quantidade de erros individuais que tiveram, por não conseguirem segurar uma bola e fazer 3 passes seguidos, por praticamente não correrem… Era pontapé para a frente e lá vinha o Real outra vez! E muitas vezes o pontapé para a frente fazia a bola andar 5 ou 6 metros, não mais que isso… Acabaram sem pilhas mesmo! Ora eu não vi isso em mais nenhuma das 7 equipas que segui nestes 2 dias.
Este problema já se viu no FM – e muita gente aqui falou nisso – mas a época passada já estivemos bem de Outubro para a frente e esta época não vejo esse problema. Parece-me que o preparador já acertou com o que fazer!
19 Setembro, 2024 at 21:41
No futebol quando se começa a errar muitos passes, é sempre sinónimo de que a parte física está a quebrar.
Sempre foi assim.
A parte física está relacionada com o avontade em executar bem ou mal, e atinge também a parte mental em normalmente escolher as piores opções ou menos boas, como quiserem.
19 Setembro, 2024 at 21:44
100% de acordo!
19 Setembro, 2024 at 21:57
“É normal que haja mais fadiga [na parte final do jogo], o Real Madrid tem uma equipa de muita qualidade individual e coletiva. É uma equipa que joga uma liga profissional muito mais competitiva do que a nossa, e isso faz com que as jogadoras tenham outro ritmo. Por isso é normal que jogadoras que estavam muito bem acabem por ter mais dificuldades para tomar as melhores decisões. Mas deram tudo até ao final e a forma como termina o jogo é bastante injusta. Elas não o mereciam.”
Declarações da Mariana Cabral, que assume as dificuldades físicas.
É verdade que o Real joga noutra realidade, joga num contexto superior. É um facto.
Mas nós podíamos e devíamos jogar mais intenso, e mais rápido, e podíamos até diferenciar-nos por isso das outras equipas e ter mais competência e mais facilidade em ganhar os jogos.
Eu vejo os jogos praticamente todos, e o que vejo e quase todos é que uma parte do tempo se passa entre passes na defesa, entre passes à guarda redes, entre passes entre o meio campo e a defesa… Uns 30% do jogo é isto, com as jogadoras com pouco movimento, muito passe sem evolução, muito passar de tempo em trocas de bola estéreis… E depois, quando os jogos são como o de hoje, onde não há esses 30% do tempo só para passar tempo, é evidente que nos falta energia e condição para esses 30% de jogo que para a nossa equipa são quase um extra ao nosso jogo normal.
Eu lembro-me do Nuno Cristóvão falar da exigência em estar em jogo os 90 minutos e nunca tirar o pé… E isso era mesmo assim. Por isso dávamos aos 7, aos 8 e mais a certas equipas, porque nunca se tirava o pé e no fim nós ainda corríamos e as outras equipas já tinham muita dificuldade!
O Nuno Cristóvão estava absolutamente certo.
O que se vê hoje – e eu critico isso desde a Cova – não é nada disto. É um jogo mais lento, um jogo com demasiada troca de bola muito devagar – “parece um jogo de futebol em câmara lenta e com jogadoras meio bêbadas, sem conseguirem executar rápido…” – e pouca progressão e objectividade numa parte significativa do jogo!
19 Setembro, 2024 at 20:16
Miguel já que falamos dos lugares de leão, vê vai haver mais
https://www.sporting.pt/pt/noticias/clube/2024-06-27/nova-era-novo-estadio-novos-lugares-de-leao
19 Setembro, 2024 at 20:20
Vão ter um campo novo no Bairro da cruz vermelha na alta de Lisboa.
https://www.google.com/amp/s/www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/amp/sporting-anuncia-acordo-para-a-compra-do-alvalaxia-e-mais-2-mil-lugares-na-proxima-epoca-no-estadio
19 Setembro, 2024 at 21:44
A coisa parece bem, com boas ideias… Mas vamos ver.
Que custo terá?
Que beneficio trará?
Isto é importante.
E, se há coisa que eu critico nestes gajos desta Direcção, é o esbanjar de dinheiro e o torrar dinheiro em coisas que não me parecem prioritárias. Se os gajos explicassem melhor o que fazem, como fazem, quanto custa e que benefícios trará, se calhar um gajo nem criticava…
Mas não.
É tudo pela calada.
Tratam os sócios como transparentes… excepto quando é para comprarem bilhetes e irem à Loja Verde…
19 Setembro, 2024 at 20:52
Tudo isto é excelente mas a gameback está ativada ou não ?
19 Setembro, 2024 at 21:28
Há mais males em relação às assistências mas a gameback é a pior por ainda não ter sido activada. O que já fazem nos nossos rivais.
Os direitos dela são estes
https://gamebox.sporting.pt/faq/gameback
19 Setembro, 2024 at 21:00
É urgente pelo menos atenuar o problema da lotação esgotada com 41000 pessoas no estádio . A gameback era uma ajuda importante.
19 Setembro, 2024 at 21:09
“Duplo” penalty falhado pela Atalanta… A Recarga ainda era mais fácil…
🙂
Z
19 Setembro, 2024 at 21:28
https://www.record.pt/futebol/futebol-feminino/detalhe/mariana-cabral-em-alvalade-seria-uma-promocao-do-futebol-feminino-muito-melhor-do-que-em-alcochete?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais
Ó Mariana, e o relvado? 😀 😀 😀
19 Setembro, 2024 at 21:54
https://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.localidade.hora/
Foi por um triz, mas a chuva grossa está a chegar, por um lado ainda bem pelos fogos
19 Setembro, 2024 at 21:50
Barça vai perder ou empatar…Faltam 7 mins de desconto. Hoje em dia o Barça não é um tubarão… mas este resultado põe o Mónaco a competir connosco…
Z
19 Setembro, 2024 at 21:58
Só 3 empates nesta primeira jornada… Curioso…
Z
19 Setembro, 2024 at 22:07
Só três empates, porque as equipas, querem começar a amealhar pontos o mais depressa possível para se acomodarem na tabela.
Nesta forma de disputar, a champions, até os tubarões têm que fazer pela vida, porque há mais do que 8 tubarões, que são os que passam diretamente aos oitavos, e algum tubarão arrisca-se a ter que ir á outra fase e na outra fase, ás vezes tudo pode acontecer, pró bem e pró mal.
Antigamente nos grupos de apuramento, os tubarões, a partir de uma fase de jogos nos grupos, já tinham a sua posição praticamente definida e descansavam nos jogos finais dos grupos, ou tiravam o pé do acelerador, agora não, é disputar até ao fim, pró apuramento prós oitavos.
desta forma a champions vai tornar-se mais competitiva e desgastante também prós jogadores.
19 Setembro, 2024 at 22:17
Exacto… como são 8 jogos e uma grande “confusão” por ter adversários “random” ninguém que ficar para trás ao inicio…
Gosto!
Z
19 Setembro, 2024 at 22:42
Não há nada mais que 8 tubarões…
Por nome:
Real Madrid
City
Liverpool
Barcelona
Bayern
Por poder actual, metia ali o PSG mas talvez tirasse o Barcelona.
Clubes logo abaixo dos tubarões:
Arsenal
Juventus
Inter
Portanto, são 5 ou 6…
E mais uns tubarões-martelo! 🙂
19 Setembro, 2024 at 22:47
Talvez tubarões tigre…
Abaixo disse estarão os tubarões touro e, só depois os tubarões martelo.
Eheheh
19 Setembro, 2024 at 22:11
Barça perde e quando estas equipas perdem algum jogo, depois complicam as contas de outras equipas no apuramento.
Com esta derrota passa a ter mais importância para eles ganharem na Luz, por exemplo, e mais importância para o Benfic@ também lhes ganhar e também ganhar ao Mónaco.
Arsenal empata em Atalanta.
Temos de também tentar sair da recepção ao Arsenal sem perder. Muito importante.
At. Madrid ganha ao Leipzig, o que cria pressão nos alemães. Vai ser importante não perder lá…
Sturm Graz perde.
Este é dos jogos que temos de ganhar, dê por onde der…
🙂
Para o ano, indo à CL, cada jogo jogamos com uma camisola diferente e ainda nos sobra 1 para usar na 1ª mão do play off, se lá formos! 😀 😀 😀
19 Setembro, 2024 at 22:19
Bem notas a retirar de alguns dos adversários que teremos que defrontar…
PSV, vai ser um jogo complicado em casa deles mas, com uma defesa acertada podemos surpreender.
Sturm Graz, é uma equipa perfeitamente ao nosso alcance… Muito admirado ficarei se não vencermos.
Clube Brugge, vai ser um jogo tipo o do PSV mas, temos boas hipóteses.
Leipzig, equipa muito física. Vai ser uma luta feroz. Pelo menos o empate é possível.
Arsenal, se jogarem como hoje até acredito na vitória mas … Não podemos vacilar nem ter qualquer tipo de paragens cerebrais.
Man City, jogo para sofrer contudo, acho os menos fortes do que nas últimas épocas. É daqueles jogos em que as estrelas têm que se alinhar para sacarmos pontos. Para esse jogo tirava a pressão aos jogadores e dizia lhes para desfrutarem que a história está a 90 minutos mais descontos.
Vamos Sporting!!!
19 Setembro, 2024 at 22:29
Falta aí o Bolonha….
Temos 2 jogos fora a aseguir PSV e Graz… Se ganharmos (não é fácil, mas é possivel) é quase certo estar no Play-off.
Z
19 Setembro, 2024 at 22:32
Mas contradiando o que dizes acho que a chave vai estar em atacar (bem) e não em defender… Não acho que sejamos fortes a defender contra equipas melhores… mas se as pusermos em sentido com ataques perigosos e se não tirarmos os olhos da baliza adversária as nossas hipoteses aumentam.
Z
19 Setembro, 2024 at 22:45
Eu quando falo em defender bem não me expliquei bem. O que eu quero dizer é que não podemos dar o espaço que, por exemplo, demos ao Lille.
Contra equipas como o Leipzig ou o Brugge isso pode ser fatal. Já nem falo no Arsenal nem no Man City, porque nesses jogos já sei que o ‘masterclasses’ vai baixar o bloco o que, contra equipas deste calibre costuma ser fatal.
O Arsenal hoje contra a Atalanta não teve tempo para pensar nem assentar o seu jogo, como tal podia ter perdido, não fosse o penalty falhado.
Contra o Leipzig … Vai ser necessário um mega esforço. O Atl Madrid venceu em cima do final da partida e tiveram que acelerar para uma velocidade de jogo que eu acho que o SCP não consegue.
Vamos Sporting!
19 Setembro, 2024 at 23:00
É nessa velocidade de jogo que falou e que hoje o Atleti teve, é que o João Felix não consegue, e Simeoni exige que toda a equipa tenha.
E João Félix não teve nem tem, andamento para este nível de exigência que Simeoni impõe e que a alta competição impõe e exige.
Na seleção e nos clubes por onde tem passado, é acelera agora e descansa depois, nas equipas com um nível máximo de exigência , é, acelera agora e acelera depois mais ainda.
20 Setembro, 2024 at 7:31
Exactamente!
19 Setembro, 2024 at 22:45
Também vou mais por aí…
Para mim, tentar tudo para ganhar em Eindhoven, e ganhar na Áustria sem espinhas. 4 pontos aqui já era bom mas 6 pontos era uma maravilha e colocava a Europa a olhar para nós ao fim de 3 jornadas!
19 Setembro, 2024 at 22:35
Correcto e afirmativo Z.
O Bolonha está em crise. Veremos como estão quando os defrontarmos.
Como ‘nota solta’, refiro a sorte que o real Madrid teve contra o Stuttgart… O Courtois fez uma exibição do outro mundo.
SL
19 Setembro, 2024 at 23:02
É nessa velocidade de jogo que falou e que hoje o Atleti teve, é que o João Felix não consegue, e Simeoni exige que toda a equipa tenha.
E João Félix não teve nem tem, andamento para este nível de exigência que Simeoni impõe e que a alta competição impõe e exige.
Na seleção e nos clubes por onde tem passado, é acelera agora e descansa depois, nas equipas com um nível máximo de exigência , é, acelera agora e acelera depois mais ainda.
19 Setembro, 2024 at 23:06
Não vão existir equipas em crise nesta champions, é bom, que metamos isto na cabeça, sob pena de termos uma desilusão.
Na hora H, todas estarão no ponto de partida, e todas estarão no seu máximo.
Nesta champions, não será bom tirar pensamentos desta e daquela equipa antes do tempo, todas vão querer o mesmo e o mais depressa. O momento que atravessam atualmente, não vai contar.
E os jogadores, lêem o que escrevemos aqui.
19 Setembro, 2024 at 22:32
No próximo domingo á noite temos que vencer e convencer.
Palpita me 3 ou 4 alterações no 11… Matheus Reis por Gonçalo Inácio, Bragança por Hjulmand, Nuno Santos por Geny e, talvez, Edwards por Trincão.
Em princípio volto a Alvalade…
Força Sporting!
19 Setembro, 2024 at 22:52
Varandas, vai buscar esta miúda, pá!
https://www.youtube.com/watch?v=8g0m88L5vHE