Quem perder pontos nos jogos fora das 4 melhores equipas – Sporting, Benfic@, Porto e Braga – vai complicar a luta pelo titulo e vai ter de recuperar essa perda nos confrontos directos com os rivais.
Vamos ter um campeão com 80 e tal pontos – e é bem possível que se bata este ano o recorde de pontos da prova…
Já dando um jogo de margem, teremos 27 vitórias em 28 jogos fora desses jogos mais complicados, a que se junta a obrigatoriedade de vencer o Braga em casa – 28 vitórias (84 pontos) em 29 jogos.
Ficam os confrontos directo e a ida a Braga para definir o campeonato… sendo que o Benfic@ já “queimou” o jogo que tinha de margem e ainda perdeu pontos num outro jogo e já está obrigado a recuperar pontos no confronto directo, e o Sporting já ganhou um dos confrontos directos, o que lhe dá um conforto extra!
O próximo jogo interessante para estas contas será o FCPorto-Braga…
Jogo tranquilo.
Muitos dos nossos jogadores a gerirem.
Equipa adversária mais preocupada em não levar cabaz do que propriamente tentar marcar algum golo.
Em relação aos jogos dos nossos rivais vi apenas até marcarem 2 para perceber ainda mais que este ano o campeonato português está fraquíssimo.
Pela 1ª vez que me lembro o campeão vai ser discutido entre as 3 equipas candidatas…sporting, benfica e porto.
A minha esperança é que os nossos rivais diretos percam ainda pontos contra equipas mais ou menos e a jogarem fora.
Se noutros anos não se pode perder pontos contra as equipas ditas pequenas, neste ano mais ainda.
Nós estamos um passo acima dos nossos rivais em termos de entrosamento e 11 inicial…diria mesmo os 14 melhores jogadores (tirando a baliza)… Considor que somos favoritos..
Mas… Começo a ver um certo “retocesso” no VAR…Ou seja os bois já perderam o receio inicial e começam a perceber que a impunidade continua em vigor. Isto pode ser perigoso…
Por eles começarem a perceber que o Sporting este ano está uns furos acima de todos, podem começar a fazer o normal de sempre que é nivelar através do apito.
A direção tem de perceber isso e subtilmente mostrar que está atenta.
Se não for a direção porque normalmente são uns incapazes….que seja ao menos o Amorim.
Porque estes gajos do apito vão fazendo as merdas aos poucos e quando dermos por ela….
E o campeonato como está…basta uma escorregadela e nunca mais apanhamos o comboio.
Estou a referir-me a uma tendência… De os arbitros revogarem decisões do VAR com aparentemente mais frequencia..Como disse é a minha precepção de uma tendencia…
Percebo que tenha sido chamado para ver (porque a bola bate no braço e o braço está aberto), mas eu concordo que aquilo não é penalti. É à queima roupa e acho que o braço está em posição natural porque ele está em queda do salto…não natural era ter os braços junto ao corpo…
E nesse caso o VAR não decidiu nada. O arbitro decidiu no jogo, o VAR aconselhou a ir ver e o arbitro manteve a decisão…
Epah pois, não vejo os jogos do Braga e tenho duvidas que os árbitros roubem para o Braga para nos lixar…estamos em campeonatos à parte e os Sportinguistas deviam habituar-se a isso…
Mas mesmo nesse caso que dizes, o VAR não marcou penalti. Achou que era e aconselhou a ver…
Não faço ideia se bem ou se mal…o que não falta é coisas questionáveis do proprio VAR….
Tiago, só o que o salto não foi vertical. Foi lateral (oblíquo) exactamente para tentar impedir a progressão da bola para a baliza. Não teve a intenção de o fazer com o braço, mas ao saltar daquela maneira e com aquela intenção não se pode considerar a abesrtura do braço natural, até porque aumenta a volumetria global do corpo (corpo que foi o que ele teve INTENÇÃO de projectar para evitar que a bola fosse em direcção à baliza; não tebe a intencão de cortar de cabeça, de peito, de anca, de coxa ou de pé; era qualquer parte do corpo. Teve azar: a bola foi logo bater no braço que aumentou a volumetria desse corpo. Não acho por acso que a maioria dos árbitros comentadeiros (que até têm relutância em reconhecer prejuízo ao SCP) tenham considerado penalty.
Respeiyo a sua opinião, mas não estou de acordo pela justificação que apresentei
Um abraço e saudações leoninas
Fosga-se lá voltamos nós ao mesmo, essa “regra” de que falas só existe se o jogador estiver a DISPUTAR a bola, se o jogador estiver simplesmente a fazer barreira para a bola não passar fá-lo por sua conta e risco, se a bola lhe bater na mão e o braço estiver a provocar mais volumetria é penalti e não há duvidas nenhumas de ninguém (excepto do arbitro do jogo que foi para a jarra by the way)
Vou aproveitar para explicar aos 2 o meu ponto de vista.
Sim, ele não salta na vertical mas sim oblíquo mas é porque está a tentar chegar à bola e a bola passa por cima dele. Ele não está a tentar impedir a bola de ir para a baliza, está a tentar chegar à bola. Não chega mas está em queda, é absolutamente normal ter o braço mais aberto. E a bola não ia para a baliza e nunca iria porque ela vem praticamente da linha de fundo. é cabeceada atrás dele, da linha de fundo, ia direita para as mãos do Ochoa.
Não tem nada a ver com abordar o lance de braços abertos, sem estar na posição natural…como aquele penalti que ressalta na coxa do Pote. Esse para mim é pênalti evidente, o braço não está em posição natural e está ali exatamente para impedir o Pote de rodar.
Quando o jogador está em queda (e em queda o normal é o braço abrir), de costas para o lance e à queima roupa…para mim é o caso de posição natural do braço.
Sporting CP
7 jogos, 7 vitórias, 21 pontos, 25 golos marcados, 2 golos sofridos, valor de mercado do plantel de 383,50M, jogador mais valioso Gyokeres 65M, 1º lugar isolado.
GD Estoril
7 jogos, 1 vitória, 3 derrotas, 3 empates, 4 golos marcados, 10 golos sofridos, valor de mercado do plantel de 22,55M, jogador mais valioso V.Zanocelo 3M, 13º colocado.
Posse de Bola 27%-63%
Tentativas de golo 5-22
Remates à baliza 5-14
Cantos 1-14
Mais um jogo, mais uma vitória tranquila. Grande primeira parte, muito completa, com muito do Sporting que temos visto. Boas combinações por fora e a conseguir os desequilíbrios, era onde havia espaço. O meio estava completamente congestionado, o Sporting foi por onde havia espaço. Houve apenas 1 lance do Estoril com o jogador a aparecer isolado numa falha de concentração do Debast mas que conseguiu segurar o lance. Continuou a tentar por dentro, a obrigar o Estoril a lutar muito por dentro mas foi o jogo exterior que se destacou.
A segunda parte, muito pior. O Araújo perdeu muito gás, o Sporting deixou de conseguir recuperar tanto a bola, houve muito espaço para o Estoril, muita gente em gestão…a equipa só voltou a agarrar o jogo curiosamente…com a saída do Gyokeres. Não pelo Gyokeres mas porque voltou a estar “arrumada”. A perda de gás do Araujo e a gestão de esforço de vários jogadores tirou muito da capacidade de abafar o Estoril como na primeira parte…e depois aos poucos as substituições foram voltando a dar. Primeiro com a entrada do Bragança mas aí o Harder entra para o lugar do Araújo e a equipa não conseguiu fechar o buraco do lado esquerdo nas costas do Harder. A ideia do Amorim é que neste caso seja o Gyokeres a fechar o meio e depois o Harder e o Trincão mais na frente (com o Trincão a ter o duplo papel que o Pote faz habitualmente), mas não resultou. Foi quando entrou o Quenda, foi para lá o Geny e a equipa ficou mais arrumada, que o jogo ficou “trancado”.
Por posição:
Israel lá esteve…sem trabalho. A vida de um GR do Sporting é jogar com os pés, não é com as mãos…
O trio de centrais esteve geralmente bem, mas com diferenças. Gostei muito do Debast a atacar, como tenho gostado sempre. Mas defensivamente nos duelos teve mais dificuldades perdendo alguns, especialmente na 2ª parte mas não só. O Diomande foi o inverso. Fortíssimo nos duelos mas a sair a jogar cometeu alguns erros. No meio dos 2, o Reis foi o que fez a exibição mais completa curiosamente, mas também é de quem espero menos por isso também pode ser por isso que noto menos. O Inácio entrou bem, está a precisar de jogar. O Quaresma entrou mais a medo, também precisa de tempo.
Nas alas, o Geny fez um grande jogo. A mostrar que o lugar não é do Quenda e que têm de contar muito com ele. Muito forte no 1×1, muito forte nas combinações com o Trincão e fez o golo. Defensivamente também esteve muito bem e ainda entrou bem para a frente. O Nuno Santos também fez um belíssimo jogo…lá está. O espaço estava nas alas e foi por lá que muito se fez de bom no jogo. O Quenda também entrou bem mas o melhor da entrada dele foi mesmo rearrumar a equipa.
No meio-campo, adorei o jogo do Morita. Fez um jogão em campo todo. O Morten teve uns furos abaixo do habitual. Estava numa zona muito congestionada, o Morita mais subido e mais aberto a ajudar a combinar no flanco…ele foi deixado muito sozinho e por isso teve mais dificuldades. O Bragança entrou bem e fresco, foi um dos que ajudou a voltar a segurar o jogo.
Na frente, o Araujo combinou muito bem na ala com o Nuno Santos e com o Morita, sempre muito dinâmico. Gostei de ver e acho que com espaço vai ser ainda mais perigoso. Enquanto teve gás, foi bom. Apesar de tudo continuo a vê-lo muito mais no lugar no Nuno Santos do que ali…mas neste momento é ali que precisamos. Do outro lado o Trincão fez uma grande 1ª parte mas também foi perdendo gás ao longo do jogo e foi dos que fez muita gestão física na 2ª parte…era ele que ia sair em vez do Gyokeres mas o Amorim mudou de ideias em cima da substituição…a placa tinha o 17 inicialmente. Depois a necessidade de dar minutos ao Quaresma “obrigou-o” a ficar até ao fim. O Gyokeres…não marcou, não assistiu mas fez um jogo à Gyokeres. Obrigou o Estoril a concentrar nele a maior parte das atenções e libertou muito todos os que o rodeavam. E mesmo assim combinou bem várias vezes. Na 2ª parte, o mesmo que o Trincão, com a agravante de não ter conseguido fazer o papel que era suposto quando entrou o Harder. Harder que entrou para dar muita luta e mais dinâmica…mas notou-se o menos tempo de Sporting. Ainda não vê bem o jogo especialmente sem bola. Tem muita qualidade, vai lá chegar rápido…mas lá está….precisa de crescer e parte importante do que será é como vai crescer.
Está feito, +3 pontos num campo que não é tão fácil quando pareceu. Venha a Champions!
Foi um jogo muito tranquilo. Acho que pela primeira vez esta época a equipa tirou completamente o pé do acelerador e deixou o jogo desenrolar, mas também sem deixar descambar. Foi uma boa maneira de gerir esforço e pernas para a CL e para um jogo que pode ser bem decisivo. O facto da equipa não entrar em muitos sobressaltos também me parece dizer muito do estado de espirito e do foco da equipa. Chegou ali a um ponto em que acho que se podiam ter testado coisas diferentes, tipo Trincão à esquerda durante um bocado e Geny do lado direito ou mesmo o Quenda, mas percebo que tenha sido mais importante dar pernas a quem regressa de lesão e a manter os hábitos da equipa.
Estamos a atravessar um momento muito raro de tranquilidade, a equipa joga muito bem, está focada e os resultados mostram isso. Acho que é aproveitar, pelo menos para o campeonato porque CL tem sempre as suas coisas únicas.
Agora vem o jogo com o PSV. Do que vi contra a Juve, passando aqueles 1os 30m de pressão e aquilo é uma autoestrada de oportunidades. A Juventus sem jogar por aí além, com um Dusan completamente desinspirado, podia ter dado uns 5 ou 6. Nós vamos ter de fazer um bocado do mesmo. Aguentar bem a pressão alta mantendo a posse, e depois aproveitar a profundidade com o Gyo e o Trincão. Pote vai fazer muita falta como o elo de ligação, mas se formos focados e cientes das dificuldades a coisa é capaz de se tornar “fácil”.
Verdade, mas acho que esta equipa tem muito mais noção de que isso pode acontecer e por isso fecha-se um bocado melhor, e reage também melhor.
Controlamos o jogo e mesmo a jogar umas mudanças a baixo a equipa não deixou o jogo ir para onde não queria.
O único ponto negativo foram as bolas paradas que foram na sua maioria muito más. Para além da lacuna para os livres diretos, que é mais um problema geral do futebol do que nosso, houve cantos que chegaram a ser autenticas aberrações.
o domínio é tanto que até meu deu sono.
estamos bem neste momento, nem cheiram.
nos ultimos 2 jogos o var confunde futebol com handball, é pena não acontecer o mesmo nos jogos dos rivais.
Só depois de comentar é que me apercebi da asneira de partilhar informação irrealista. Nunca seria possível gastarEM 36M numa única modalidade. Provavelmente gastam isso em todas.
A informação dos RC (Rel. e Contas de Rui Costa) é de que o fifica gastou do seu orçamento 14,2M€ com as 5 modalidades de pavilhão masculinas e 2,812€ com as 5 modalidades de pavilhão femininas.
O Sporting investe menos do que isso em todas as modalidades que tem fora da SAD e aplica nesse investimento 100% das quotizações SCP (medida BdC a contrastar com os 0% pré Godinho e os 25% aprovados por Godinho).
E ainda há quem não perceba que a consolidação do sucesso GLOBAL E DURADOURO do Sporting (Clube e SAD) passa muito por uma boa gestão (com objectivos, programa, planificação e assertiva e equilibrada) mas só ganhará projeção diferenciadora e tendencialment hegemónica se nos tornarmos um Clube verdadeiramente popular, procurando mais que duplicar o número de associados pagantes.
Muitas omeletes estamos nós a fazer com poucos ovos. Em boa parte porque foram herdadas boas bases (pavilhão, sporting tv, reitas das quotas, aumento exponencial das modalidades , aumento exponencial das conquistas europeias e mais diversificadas, etc).
O gordo coreano com casacos de cabedal parec ter deixado algum bom lastro.
SL
No Sporting não temos o detalhe por modalidade mas sabemos que em salários, honorários e deslocações, para todas as modalidades, gastamos cerca de 15M se acrescentarmos outros gastos o valor ficará mais próximo.
Gastamos bem menos mas diferença não é assim tão grande como muitas vezes é dito.
Disseram-me que nas últimas 2 épocas duplicaram o investimento no Voleibol e Andebol Masculinos.
No Hóquei e Basquetebol também aumentaram mas não significativamente.
Gostava que houvesse também no Sporting a transparência de que o Porto de Vilas-Boas já é um exemplo, e que o Benfica de Rui Costa parece querer seguir.
Principalmente no que respeita ao Clube…
Transparencia e porto são coisas que não rimam em lado nenhum!
Mas desde quando um portal manhoso que não é “oficial” é sinónimo de transparência nas contas??
A gestão do Libras Boas é recente, pelo que naturalmente ainda não divulgou um Rel& Contas da sua responsabilidade.
Que os tripas comam gelados com a testa é com eles….mas Sportinguistas irem na conversa de que o Libras Boas é sinónimo de transparência e honestidade…. porra! menos!! Muito menos!
Sei que colocam lá as contas das compras e das vendas, coisa que no Sporting nem no R&C está como deve ser porque há contas que aparecem noutros itens para não se perceber o real custo das coisas.
Se, por exemplo, lá nesse portal que não é oficial estiver a compra do Samu, com o que se pagou de passe, o que se pagou de prémio de assinatura, o que se pagou de comissão, para mim, se fosse sócio, estava bom.
Se meterem lá que gastam 4,4M€ no Andebol, para mim, se fosse sócio, estava bom…
Para ti é comer gelados com a testa…
São maneiras diferentes de ver as coisas!
Que o Villas-Boas vai fazer a coisa diferente do PC, em termos de gestão, eu não tenho duvida nenhuma – e para melhor!
Para mim, a partir do momento em que é anunciado e lançado pelo próprio FCPorto, é oficial… Mas eu não quis discutir isso. Quis discutir as contas… e se há transparência com o Villas-Boas ou não…
Tiveste o Zenha a dizer numa AG da SAD que o custo total do Paulinho foram 22,9M€ e não vês isso no R&C em lado nenhum.
Tiveste o Zenha a dizer numa AG do Clube que o Patrício foi vendido por 16M€ e que o protocolo com a China de 2M€ foi uma treta só para se poder dizer que se tinha vendido o gajo por 18M€, e não vês isso em lado nenhum no R&C…
Ainda hoje a maioria dos sócios dizem que o Paulinho foi comprado por 16M€ e que o Patrício foi vendido por 18M€…
E quem come gelados com a testa são os portistas?
Estamos a falar de uma nova medida implementada pelo AVB… Não do passado do fcp…
Eu sei que a ti isto não te deve agradar porque já houve um tempo em que o Sporting fazia o mesmo no seu próprio Jornal… Mas lá está… já fizeste por esquecer.
Com a duplicação do investimento no Andebol e Voleibol, eefiro-me a nós, e não ao Benfica.
Mas li que na época passada o.Benfica contava aumentar o investimento nas modalidade em cerca de 4M e gerar receitas a volta dos 6M. Mas não sei se conseguiram…
Malcolm, as nossas “todas modalidades” são 50 e não 5 de Pavilhão. A diferença é bem grande sim.
Mas a questão está em que nós temos “ferramentas de financiamento das Modalidades” que o podiam aumentar considerável e sustentadamente: aumentar significativamente o nº de sócios pagantes; regularizar as dívidas da SAD ao Clube por uso de imagem de marca, de instalações e de Sporting TV; aumentar e melhorar a promoção dos jogos de pavilhão para o objectivo imediato de utilização média de 2.000 assistentes por espectáculo e assim aumentar as receitas de bilhética; promover muito activamente um maior contacto regiular entre os adeptos e os atletas através de acçções várias de marketing; gerar merchandising próprio e, no futuro megastore Loja Verde ter uma secção só para as Modalidades com facturação separad por e/ou conjunto de modalidades que se agreguem para o efeito; procura mais “agressiva” de melhores sponsors por modalidade; procura mais “agressiva” de mais e melhor publicidade por modalidade; etc; etc . P Malcolm, melhor que muitos outros tasqueiros que o alcance da POPULARIZAÇÃO DO SCP através do aumento MUITO SIGNIFICATIVO de ASSOCIADOS PAGANTES terá um efeito abrangente, facilitador e potenciador de todas as sugestões de financiamento que relembro.
Um grande abraço Malcolm.
É sempre um prazer, uma aprendizage e um acréscimo da urgente capacidade de escrutínio poder ler os seus comentários
Saudações leoninas sempre
“Malcolm, as nossas “todas modalidades” são 50 e não 5 de Pavilhão. A diferença é bem grande sim.”
Eles também têm muitas modalidades – não sei mesmo se não terão mais que nós!
O que interessa são as principais modalidades. O resto é ecletismo e é isso que conta mais do que vencer os títulos.
É natural eles gastarem mais porque também facturam mais. É como uma familia que tem um rendimento acima de outra, gasta mais, tem uma casa melhor e um carro melhor… É o natural da vida.
Gastarem mais que nós não é nenhum crime, ou algo negativo, e muitas vezes é nesse sentido que se comenta… Quem me dera a mim que fosse o contrário, e fossemos nós a facturar mais e a gastar mais…
Eu não acredito que o Sporting gaste significativamente menos do que se vê ali no meu comentário onde está o que o Benfic@ e o FCPorto gastam nessas principais modalidades – falta o Atletismo.
Tirando o caso do Andebol, onde há 1M€ de diferença, no resto os 2 clubes gastam parecido… Claro que o FCPorto não tem o Voleibol masculino e o Futsal… No Andebol a diferença de orçamento faz diferença na competitividade mas no Hóquei e no Basquetebol nem por isso.
O Sporting deve andar ali logo abaixo dos valores do Benfic@ – talvez 200/300 mil abaixo por modalidade, excepto no Andebol que deve estar 300/400 mil acima mas abaixo do FCPorto. É a ideia que tenho, daquilo que me falam, porque eu não tenho dados nenhuns – é puro achismo com base em comentários que me chegam.
É complicado comparar o Orçamento do Clubes porque cada clube faz o Orçamento duma maneira diferente e com base em modalidades que nem sempre são as mesmas.
O facto do FCPorto não ter Voleibol masculino – pelo menos 2M€ – Futsal (pelo menos outros 2M€ – e o Atletismo – duvido que seja menos de 2M€ também – faz logo uma diferença enorme!
Só mais uma coisa…
Como é que o Clube consegue ter modalidades a gastar 2M€… e a SAD não consegue alocar 2/3 M€ ao FF?
Para mim não faz sentido!
Eles não alocam as quotas às modalidades.
Nós somos os únicos que o fazemos.
Idéias e CONCRETIZAÇÕES de um maluco que foi expulso do clube.
Um abraço e saudações leoninas
Tenho a certeza que pelo menos no carnide pagam parte dos salários “por fora” como acontecia no fcporko e até no SCP era um “truque” que os clubes usavam por causa dos impostos alucinantes, o varandas, bem ou mal acabou com isso no SCP, cheira-me que o vb vai fazer o mesmo no porto e que o carnide vai continuar igual…
Estive a falar no outro dia com o Prof Luis Magalhães no intervalo do jogo com o Lille e ele disse que a nossa modalidade que tem um orçamento maior é o futsal e que o basket vem bastante abaixo disso e deu 2 exemplos dos nossos dois alvos internos que pediram 10 e 11.000€/mês para virem para cá, nós não conseguimos pagar e eles foram cada um para o seu rival que não tiveram problema nenhum em pagar essa verba…
O maior orçamento de todas as modalidades em PT é o andebol do fcporko que com os patrocinios (têm um só para o andebol) ultrapassa os 5M…Quase o dobro do nosso!!!
Existem várias situações de suporte ás modalidades que não vêm plasmadas nos RC, principalmente nos nossos rivais, a começar pelos patrocinios aonde levamos 10-0 de qualquer um dos roxos…
Vi um bocado do jogo deles para o campeonato agora e pareceu-me uma equipa que ataca com muitos, tem qualidade no ataque posicional (o que nos vai obrigar a ser fortes na defesa posicional), mas que defensivamente…deixa espaços e não tem jogadores muito fortes.
Se formos fortes defensivamente, bem organizados…os 5 mais criativos (os 3 da frente + os alas) podem fazer grandes estragos nas saídas.
Mas vai haver aqui um balanço muito importante entre defesa posicional forte que não dê muitos espaços (porque eles são muitos na frente) e capacidade para sair.
Eu acho que o nosso sucesso vai passar bem mais pela prestação ofensiva – até que ponto os vamos preocupar em defender e também na nossa objectividade e eficácia – do que na prestação defensiva – ainda que vá ser importante.
Duvido que se saia lá sem sofrer 1 ou 2 golos, por isso é preciso apostar em marcar 2 ou 3… Ter os gajos preocupados em defender vai ser mais de metade do caminho para aspirarmos a poder vir de lá com a vitória.
Atenção Tiago que atacar com muitos é uma característica de quase todas as equipas da Eredvisie, mesmo as menos poderosas.
Tal como é generalisada a menor preocupação na consistência defensiva.
É um ADN do futebol holandês.
Deve lembrar-se, na época Van Basten e Nistelroy, a enorme quantidade de outros pontas de lança neerlandeses de enorme qualidade e mesmo de outros avançados, extremos e médios ofensivos.
Existia uma ótima e diferenciada formação nos Países Baixos. Continua a haver boa formação. Já não é tão diferenciada porque em França, Espanha, Portugal, também se passou a investir bastante na formação.
Daí entender que, desde que saibamos controlar e CONTORNAR bem a pressão ofensiva, possamos criar-lhes bastantes problemas. E, neste momento também temos uma equipa bastante ofensiva, bem rotinada, que pratica esse momento do jogo quase “a la Nicole Kidman/Tom Cruise” (de “olhos bem vendados”), mas bem mais equilibrada em todos os momentos do jogo. Assim haja, paciência, calma e muita concentração
Um abraço e saudações leoninas
Eu vi o ultimo jogo e foi partes do jogo, o jogo com a JUVE devia dizer mais da forma como vão jogar contra nós do que este…
Mas neste, jogaram assim. Não foram muito agressivos na pressão e viveram muito de enfiar muita gente na frente. Isso dificulta muito o nosso jogo porque isto normalmente nos empurra também muito para trás…
Porque somos muito de duelos e de encher bem o espaço quando é mais posicional…normalmente isto empurra-nos muito para trás e temos dificuldades em sair.
Depois depende da agressividade deles e do “dia” em que está o nosso ataque…
Tens um problema que nao se tem visto porque a nossa melhor defesa tem sido a posse de grande qualidade e isto frente a adversarios francamente fracos ou com mais um.
Mas por exemplo com o Lille, 11 contra 11, tivemos algumas dificuldades na pressão, demos muito espaço. Bragança, Morita, Morten não teem como ponto forte os duelos, intensidade e pressing. Se tivermos de correr atras da bola vamos sofrer..
OK, então se em Outubro equipamos de rosa por essa causa nobre, então no mês seguinte – ‘Movember’ – obrigamos os jogadores todos a deixarem crescer o bigode?
Camisola cor de rosa do Estoril…pensei que era por causa disto, motivo igual ao do Sporting.
Associarem o cor de rosa a doença mental fez-me rir com vontade e gozar forte com as miúdas do Estoril que estavam ao pé de mim. Se no Estoril associam o cor de rosa a doença mental, a culpa é delas….
Não conheço nenhum clube que tenha usado a sua influência sobre os adeptos mais jovens para os ajudar a não se viciarem em pornografia mas seria provavelmente das melhores iniciativas e em que o jogador de futebol mais teria capacidade de influência.
A iniciativa não existe. Era isso que estava a dizer. Mais facilmente se ajoelham por gays do que inspiram miúdos para não irem no caminho que os seus pais normalizaram.
Estávamos a falar de causas que clubes defendem. E não conheço clubes que sejam promotores de prevenção de vício em pornografia. Algo que é comum entre o seu público.
No transfermarket o valor atribuido ao Corad Harder é de 2 milhões???
Bem sei que o valor de mercado neste site é sempre aproximado, uma estimativa, mas 2 milhões por um jogador que foi transferido por 19 milhões ainda à pouco tempo.
Estes tem 2 ou 3 momentos de actualização global. Não vão mexendo á medida das transferências. Se ele continuar a marcar com regularidade, verás que o valor até ser colocado acima dos 19M.
Quem, no seu perfeito juízo, é que vai preferir pagar para ver um AVS x Farense em vez de um Villareal x Las Palmas?!?
No jogo da tugaria deu 0-0, na 1@ parte não houve sequer 1 remate por parte de nenhuma das equipas… Em Espanha, 3-1 num jogo pleno de oportunidades e até incerteza no resultado…
Continuem a apostar em ex-arbitros para lugares de dirigentes da liga e FPF …
Na defesa, se tivesse de meter dinheiro apostava em Debast, Diomande e Inácio. Mas não aposto que o Quaresma não entra para o lugar do Debast ou do Diomande porque sinto ambos a ficar cansados e há logo jogo no Sabado seguinte.
No meio campo, não faço ideia. O Morten é o Morten, para mim é o mais provável apesar de um ou outro jogo mais discreto e mais cansado, especialmente agora no Estoril. Mas o Morita vem de um jogão do crl e o Bragança deve ser o nosso médio mais consistentes até agora este ano. Não faço ideia…se tivesse de meter guito aposta no Morten e outro….o outro não sei mesmo…
Nas alas andamos no mesmo. Se fosse eu, era Geny e Nuno Santos. Mais experiencia, mais segurança, melhor capacidade defensiva e mais corpo e Quenda fresco para o campeonato onde há mais liberdade. Mas acho igualmente eficaz meter o Quenda….e o Geny jogar na esquerda no lugar do Nuno Santos ou na frente, ou não jogar.
Na frente é onde tenho mais certezas. Trincão, Gyokeres e Araujo. A alternativa eventualmente que vejo possivel é o Geny jogar no lugar do Araujo….mas não adoro o Geny à esquerda a atacar, por isso….aqui era onde eu acho que faria mais diferença. Nunca metia o Harder com outro…não está pronto nem ele nem a equipa para jogar a este nivel com o Gyokeres na frente.
E se Amorim estiver a pensar efetivamente em puxar o Trincão para a esquerda e o Geny para a frente na direita e mete atrás o Quaresma para dar a solidez que Quenda ou outro não dão?
Assim fica com 4 defesas centrais que lhe pode oferecer mais segurança lá atrás.
Ganha imprevisibilidade, velocidade e 1×1 do Geny na frente e ainda os apoios e progressão na esquerda com o Trincão e assim já não tem de arriscar num Araújo ou Harder que ainda não estão bem dentro do sistema.
E ainda fica no banco com o Araújo ou o Harder para meter em campo dependendo do resultado.
No meio não sei mesmo.
Mesmo o Amorim não faz grande distinção. Ele próprio diz que tem-se preocupado em dar o mesmo tempo aos 3 porque estão os 3 bem identificados com o que há a fazer nas 2 posições.
Talvez por ser mais a doer meta a dupla que foi aposta mais vezes que é o Hjulmand com o Morita.
E eu também não sou fã da ideia. É uma alteração radical da nossa forma de jogar e não estou a ver o Sporting com rotinas suficientes para que isso funcione…o central “a mais” tinha de saltar para o meio campo e fazer de médio montes de vezes se não a equipa fica muito amarrada atrás. Depois era preciso ele perceber muito bem quando ser central e quando ser médio, tal como o médio tinha de compreender o mesmo (entre médio e avançado). Ainda por cima o médio que tinha de fazê-lo era o Morten que não tem, de todo, rotinas de entrar na área e jogar perto da zona do avançado.
Isso é muito bonito mas é com o City depois de 3 ou 4 meses de trabalho. Não é caído do nada num jogo critico da champions fora…acho eu.
Acho que vamos tentar ser o mais fieis possivel ao nosso sistema, e daí achar que vai Maxi Araujo a jogo. Ou no limite o Geny pela esquerda…porque são capazes de fazer um bocadinho de Pote como interior esquerdo. São o mais perto de Pote, pelo menos…
Eu digo isto porque o Amorim disse na CI que queria aproveitar a mentalidade das equipas holandesas de sempre para a frente e assim usar o espaço que deixam atrás.
Ou seja o que percebi é que atrás deve ter consistência.
Ou então não é nada disto e vai antes sim apostar numa boa saída a jogar.
Curioso para ver como será.
Espero que aquilo que ele disse do básico do futebol e que insisto muitas vezes que são o passe, receção, posicionamento que o façam bem.
Se isso acontecer temos meio caminho andado para ganhar o jogo.
E que bom que era ganhar o 1º jogo fora na Champions.
O que eu tirei daí foi mesmo ter a bola, chamar a pressão, usar a qualidade de passe que temos para meter a bola entre linhas ou para os apoios do Gyokeres e sair rápido a jogar porque vai ficar muitas vezes 3×3 na frente….
E o Araujo está pronto? Acho-o completamente desconectado da equipa.. tactica e fisicamente.
Mas é capaz de ser assim com a falta de Pote e Reis. Eu nao gosto de Geny ali mas olhando para o nível actual de Geny e para o que faz Maxi prefiro Geny.
Quer á direira ou á esquerda, o Geny não sabe defender, melhorou, mas coisa pouca, Geny não nasceu pra defender, Geny nasceu pra atacar.
Nuno Santos sim, sabe fazer as duas coisas.
Jogadores completamente diferentes.
Aliás, é exatamente pelo crescimento defensivo do Geny que permitiu o Amorim deixar de jogar sempre com um ala mais lateral (como começou no ano passado) e a jogar com 2 alas.
Exatamente porque o Geny defende bastante bem a ala.
O melhor que tem é atacar à direita. Depois e defensivamente ser sólido. E o que faz pior, para mim, é atacar pela esquerda.
Basta ver a quantidade de duelos defensivos ganhos por ele e como é dificil o adversário criar perigo pelo lado dele….
30 Setembro, 2024 at 7:43
Bom dia!
Os 3 grandes estabilizaram nas “pazadas”… Viva a Liga-Betano!!!
Z
30 Setembro, 2024 at 10:38
Este ano vai ser assim…
Quem perder pontos nos jogos fora das 4 melhores equipas – Sporting, Benfic@, Porto e Braga – vai complicar a luta pelo titulo e vai ter de recuperar essa perda nos confrontos directos com os rivais.
Vamos ter um campeão com 80 e tal pontos – e é bem possível que se bata este ano o recorde de pontos da prova…
Já dando um jogo de margem, teremos 27 vitórias em 28 jogos fora desses jogos mais complicados, a que se junta a obrigatoriedade de vencer o Braga em casa – 28 vitórias (84 pontos) em 29 jogos.
Ficam os confrontos directo e a ida a Braga para definir o campeonato… sendo que o Benfic@ já “queimou” o jogo que tinha de margem e ainda perdeu pontos num outro jogo e já está obrigado a recuperar pontos no confronto directo, e o Sporting já ganhou um dos confrontos directos, o que lhe dá um conforto extra!
O próximo jogo interessante para estas contas será o FCPorto-Braga…
30 Setembro, 2024 at 8:56
Em relação ao jogo de sexta.
Jogo tranquilo.
Muitos dos nossos jogadores a gerirem.
Equipa adversária mais preocupada em não levar cabaz do que propriamente tentar marcar algum golo.
Em relação aos jogos dos nossos rivais vi apenas até marcarem 2 para perceber ainda mais que este ano o campeonato português está fraquíssimo.
Pela 1ª vez que me lembro o campeão vai ser discutido entre as 3 equipas candidatas…sporting, benfica e porto.
A minha esperança é que os nossos rivais diretos percam ainda pontos contra equipas mais ou menos e a jogarem fora.
Se noutros anos não se pode perder pontos contra as equipas ditas pequenas, neste ano mais ainda.
30 Setembro, 2024 at 9:10
Adormeci (mesmo) na segunda parte…
🙂
Z
30 Setembro, 2024 at 10:38
Eu estive quase… 🙂
30 Setembro, 2024 at 9:12
Nós estamos um passo acima dos nossos rivais em termos de entrosamento e 11 inicial…diria mesmo os 14 melhores jogadores (tirando a baliza)… Considor que somos favoritos..
Mas… Começo a ver um certo “retocesso” no VAR…Ou seja os bois já perderam o receio inicial e começam a perceber que a impunidade continua em vigor. Isto pode ser perigoso…
Z
30 Setembro, 2024 at 9:25
Sim é preciso continuar a manter a pressão.
Por eles começarem a perceber que o Sporting este ano está uns furos acima de todos, podem começar a fazer o normal de sempre que é nivelar através do apito.
A direção tem de perceber isso e subtilmente mostrar que está atenta.
Se não for a direção porque normalmente são uns incapazes….que seja ao menos o Amorim.
Porque estes gajos do apito vão fazendo as merdas aos poucos e quando dermos por ela….
E o campeonato como está…basta uma escorregadela e nunca mais apanhamos o comboio.
30 Setembro, 2024 at 10:25
O que aconteceu? No VAR?
30 Setembro, 2024 at 10:30
Estou a referir-me a uma tendência… De os arbitros revogarem decisões do VAR com aparentemente mais frequencia..Como disse é a minha precepção de uma tendencia…
Z
30 Setembro, 2024 at 10:36
Mas o VAR não decide nada. Pode aconselhar o arbitro a ir ver mas não decide nada.
Mas quando é que isso aconteceu? Foi com o Sporting?
30 Setembro, 2024 at 10:39
Com o AVS por exemplo…
Z
30 Setembro, 2024 at 10:45
Eu acho que o arbitro decidiu bem.
Percebo que tenha sido chamado para ver (porque a bola bate no braço e o braço está aberto), mas eu concordo que aquilo não é penalti. É à queima roupa e acho que o braço está em posição natural porque ele está em queda do salto…não natural era ter os braços junto ao corpo…
E nesse caso o VAR não decidiu nada. O arbitro decidiu no jogo, o VAR aconselhou a ir ver e o arbitro manteve a decisão…
30 Setembro, 2024 at 11:37
E ontem no jogo do braguilha?!?
A tendência a que o Z se refere aconteceu novamente…
VAR sinaliza o árbitro para ir ver o lance, vai e não marca um penalty, neste caso contra o braguilha quando o resultado era 0-0.
30 Setembro, 2024 at 11:47
Epah pois, não vejo os jogos do Braga e tenho duvidas que os árbitros roubem para o Braga para nos lixar…estamos em campeonatos à parte e os Sportinguistas deviam habituar-se a isso…
Mas mesmo nesse caso que dizes, o VAR não marcou penalti. Achou que era e aconselhou a ver…
Não faço ideia se bem ou se mal…o que não falta é coisas questionáveis do proprio VAR….
30 Setembro, 2024 at 12:48
Tiago, só o que o salto não foi vertical. Foi lateral (oblíquo) exactamente para tentar impedir a progressão da bola para a baliza. Não teve a intenção de o fazer com o braço, mas ao saltar daquela maneira e com aquela intenção não se pode considerar a abesrtura do braço natural, até porque aumenta a volumetria global do corpo (corpo que foi o que ele teve INTENÇÃO de projectar para evitar que a bola fosse em direcção à baliza; não tebe a intencão de cortar de cabeça, de peito, de anca, de coxa ou de pé; era qualquer parte do corpo. Teve azar: a bola foi logo bater no braço que aumentou a volumetria desse corpo. Não acho por acso que a maioria dos árbitros comentadeiros (que até têm relutância em reconhecer prejuízo ao SCP) tenham considerado penalty.
Respeiyo a sua opinião, mas não estou de acordo pela justificação que apresentei
Um abraço e saudações leoninas
30 Setembro, 2024 at 15:04
Fosga-se lá voltamos nós ao mesmo, essa “regra” de que falas só existe se o jogador estiver a DISPUTAR a bola, se o jogador estiver simplesmente a fazer barreira para a bola não passar fá-lo por sua conta e risco, se a bola lhe bater na mão e o braço estiver a provocar mais volumetria é penalti e não há duvidas nenhumas de ninguém (excepto do arbitro do jogo que foi para a jarra by the way)
30 Setembro, 2024 at 15:39
Vou aproveitar para explicar aos 2 o meu ponto de vista.
Sim, ele não salta na vertical mas sim oblíquo mas é porque está a tentar chegar à bola e a bola passa por cima dele. Ele não está a tentar impedir a bola de ir para a baliza, está a tentar chegar à bola. Não chega mas está em queda, é absolutamente normal ter o braço mais aberto. E a bola não ia para a baliza e nunca iria porque ela vem praticamente da linha de fundo. é cabeceada atrás dele, da linha de fundo, ia direita para as mãos do Ochoa.
Não tem nada a ver com abordar o lance de braços abertos, sem estar na posição natural…como aquele penalti que ressalta na coxa do Pote. Esse para mim é pênalti evidente, o braço não está em posição natural e está ali exatamente para impedir o Pote de rodar.
Quando o jogador está em queda (e em queda o normal é o braço abrir), de costas para o lance e à queima roupa…para mim é o caso de posição natural do braço.
30 Setembro, 2024 at 10:40
Isso não é bem assim… Imensas decisões o VAR decide… E o arbitro nem vai ver…
Z
30 Setembro, 2024 at 10:43
Quando?
Só me lembro de isso acontecer se o VAR concorda com o arbitro principal…
30 Setembro, 2024 at 11:03
O que eu acho é que os arbitros agora começam a discordar mais do VAR…
Z
30 Setembro, 2024 at 11:23
Não faço ideia….
Eu tenho gostado mais das arbitragens este ano do que é habitual…
Mas não vejo em pormenor os jogos dos outros…não faço ideia…
30 Setembro, 2024 at 10:42
Sim, concordo. Têm acontecido erros do VAR que não se podem admitir…
Ainda ontem o ultimo golo do Porto foi em falta evidente.
Na Supertaça o 2º golo do Porto é em fora de jogo.
Há a expulsão perdoada ao Otamendi na Luz, no lance que depois segue para o empate contra o Santa Clara.
E há mais…
30 Setembro, 2024 at 9:43
Vamos a números, que os gajos não mentem.
Sporting CP
7 jogos, 7 vitórias, 21 pontos, 25 golos marcados, 2 golos sofridos, valor de mercado do plantel de 383,50M, jogador mais valioso Gyokeres 65M, 1º lugar isolado.
GD Estoril
7 jogos, 1 vitória, 3 derrotas, 3 empates, 4 golos marcados, 10 golos sofridos, valor de mercado do plantel de 22,55M, jogador mais valioso V.Zanocelo 3M, 13º colocado.
Posse de Bola 27%-63%
Tentativas de golo 5-22
Remates à baliza 5-14
Cantos 1-14
Resultado final, mais um arraso…
30 Setembro, 2024 at 10:09
Bom dia tasca!
Mais um jogo, mais uma vitória tranquila. Grande primeira parte, muito completa, com muito do Sporting que temos visto. Boas combinações por fora e a conseguir os desequilíbrios, era onde havia espaço. O meio estava completamente congestionado, o Sporting foi por onde havia espaço. Houve apenas 1 lance do Estoril com o jogador a aparecer isolado numa falha de concentração do Debast mas que conseguiu segurar o lance. Continuou a tentar por dentro, a obrigar o Estoril a lutar muito por dentro mas foi o jogo exterior que se destacou.
A segunda parte, muito pior. O Araújo perdeu muito gás, o Sporting deixou de conseguir recuperar tanto a bola, houve muito espaço para o Estoril, muita gente em gestão…a equipa só voltou a agarrar o jogo curiosamente…com a saída do Gyokeres. Não pelo Gyokeres mas porque voltou a estar “arrumada”. A perda de gás do Araujo e a gestão de esforço de vários jogadores tirou muito da capacidade de abafar o Estoril como na primeira parte…e depois aos poucos as substituições foram voltando a dar. Primeiro com a entrada do Bragança mas aí o Harder entra para o lugar do Araújo e a equipa não conseguiu fechar o buraco do lado esquerdo nas costas do Harder. A ideia do Amorim é que neste caso seja o Gyokeres a fechar o meio e depois o Harder e o Trincão mais na frente (com o Trincão a ter o duplo papel que o Pote faz habitualmente), mas não resultou. Foi quando entrou o Quenda, foi para lá o Geny e a equipa ficou mais arrumada, que o jogo ficou “trancado”.
Por posição:
Israel lá esteve…sem trabalho. A vida de um GR do Sporting é jogar com os pés, não é com as mãos…
O trio de centrais esteve geralmente bem, mas com diferenças. Gostei muito do Debast a atacar, como tenho gostado sempre. Mas defensivamente nos duelos teve mais dificuldades perdendo alguns, especialmente na 2ª parte mas não só. O Diomande foi o inverso. Fortíssimo nos duelos mas a sair a jogar cometeu alguns erros. No meio dos 2, o Reis foi o que fez a exibição mais completa curiosamente, mas também é de quem espero menos por isso também pode ser por isso que noto menos. O Inácio entrou bem, está a precisar de jogar. O Quaresma entrou mais a medo, também precisa de tempo.
Nas alas, o Geny fez um grande jogo. A mostrar que o lugar não é do Quenda e que têm de contar muito com ele. Muito forte no 1×1, muito forte nas combinações com o Trincão e fez o golo. Defensivamente também esteve muito bem e ainda entrou bem para a frente. O Nuno Santos também fez um belíssimo jogo…lá está. O espaço estava nas alas e foi por lá que muito se fez de bom no jogo. O Quenda também entrou bem mas o melhor da entrada dele foi mesmo rearrumar a equipa.
No meio-campo, adorei o jogo do Morita. Fez um jogão em campo todo. O Morten teve uns furos abaixo do habitual. Estava numa zona muito congestionada, o Morita mais subido e mais aberto a ajudar a combinar no flanco…ele foi deixado muito sozinho e por isso teve mais dificuldades. O Bragança entrou bem e fresco, foi um dos que ajudou a voltar a segurar o jogo.
Na frente, o Araujo combinou muito bem na ala com o Nuno Santos e com o Morita, sempre muito dinâmico. Gostei de ver e acho que com espaço vai ser ainda mais perigoso. Enquanto teve gás, foi bom. Apesar de tudo continuo a vê-lo muito mais no lugar no Nuno Santos do que ali…mas neste momento é ali que precisamos. Do outro lado o Trincão fez uma grande 1ª parte mas também foi perdendo gás ao longo do jogo e foi dos que fez muita gestão física na 2ª parte…era ele que ia sair em vez do Gyokeres mas o Amorim mudou de ideias em cima da substituição…a placa tinha o 17 inicialmente. Depois a necessidade de dar minutos ao Quaresma “obrigou-o” a ficar até ao fim. O Gyokeres…não marcou, não assistiu mas fez um jogo à Gyokeres. Obrigou o Estoril a concentrar nele a maior parte das atenções e libertou muito todos os que o rodeavam. E mesmo assim combinou bem várias vezes. Na 2ª parte, o mesmo que o Trincão, com a agravante de não ter conseguido fazer o papel que era suposto quando entrou o Harder. Harder que entrou para dar muita luta e mais dinâmica…mas notou-se o menos tempo de Sporting. Ainda não vê bem o jogo especialmente sem bola. Tem muita qualidade, vai lá chegar rápido…mas lá está….precisa de crescer e parte importante do que será é como vai crescer.
Está feito, +3 pontos num campo que não é tão fácil quando pareceu. Venha a Champions!
30 Setembro, 2024 at 10:39
Foi um jogo muito tranquilo. Acho que pela primeira vez esta época a equipa tirou completamente o pé do acelerador e deixou o jogo desenrolar, mas também sem deixar descambar. Foi uma boa maneira de gerir esforço e pernas para a CL e para um jogo que pode ser bem decisivo. O facto da equipa não entrar em muitos sobressaltos também me parece dizer muito do estado de espirito e do foco da equipa. Chegou ali a um ponto em que acho que se podiam ter testado coisas diferentes, tipo Trincão à esquerda durante um bocado e Geny do lado direito ou mesmo o Quenda, mas percebo que tenha sido mais importante dar pernas a quem regressa de lesão e a manter os hábitos da equipa.
Estamos a atravessar um momento muito raro de tranquilidade, a equipa joga muito bem, está focada e os resultados mostram isso. Acho que é aproveitar, pelo menos para o campeonato porque CL tem sempre as suas coisas únicas.
Agora vem o jogo com o PSV. Do que vi contra a Juve, passando aqueles 1os 30m de pressão e aquilo é uma autoestrada de oportunidades. A Juventus sem jogar por aí além, com um Dusan completamente desinspirado, podia ter dado uns 5 ou 6. Nós vamos ter de fazer um bocado do mesmo. Aguentar bem a pressão alta mantendo a posse, e depois aproveitar a profundidade com o Gyo e o Trincão. Pote vai fazer muita falta como o elo de ligação, mas se formos focados e cientes das dificuldades a coisa é capaz de se tornar “fácil”.
30 Setembro, 2024 at 10:47
Não deixou descambar porque o Estoril falhou o que lhes demos….porque demos…na 2ª parte tiveram espaço para fazer muito melhor.
A 2ª parte é daquelas que corre bem porque estamos num momento em que corre tudo bem. Num momento mais tremido aquela 2ª parte dava merda forte…
30 Setembro, 2024 at 11:00
Verdade, mas acho que esta equipa tem muito mais noção de que isso pode acontecer e por isso fecha-se um bocado melhor, e reage também melhor.
Controlamos o jogo e mesmo a jogar umas mudanças a baixo a equipa não deixou o jogo ir para onde não queria.
O único ponto negativo foram as bolas paradas que foram na sua maioria muito más. Para além da lacuna para os livres diretos, que é mais um problema geral do futebol do que nosso, houve cantos que chegaram a ser autenticas aberrações.
30 Setembro, 2024 at 11:51
Ontem não achei que tivesse acontecido…lá está. A equipa ontem não se fechou melhor.
30 Setembro, 2024 at 10:14
o domínio é tanto que até meu deu sono.
estamos bem neste momento, nem cheiram.
nos ultimos 2 jogos o var confunde futebol com handball, é pena não acontecer o mesmo nos jogos dos rivais.
30 Setembro, 2024 at 11:58
Esta informação não está bem, pois não?
https://www.msn.com/pt-pt/desporto/futebol/rui-costa-revela-gastos-das-modalidades-do-benfica-na-%C3%A9poca-passada/ar-AA1rporY?ocid=entnewsntp&pc=U531&cvid=22b42d53fbab4e8db695c3fd56c8c5ad&ei=49
Acho que nenhum clube no mundo investe 145M de euros em 5 modalidades! E numa época apenas!
30 Setembro, 2024 at 12:01
Não, falta o separador de milhões. Onde diz 36 milhões é 3,6 milhões, etc.
30 Setembro, 2024 at 12:27
Só depois de comentar é que me apercebi da asneira de partilhar informação irrealista. Nunca seria possível gastarEM 36M numa única modalidade. Provavelmente gastam isso em todas.
Obrigado, Estrilho.
É o jornalismo que temos…
30 Setembro, 2024 at 13:08
A informação dos RC (Rel. e Contas de Rui Costa) é de que o fifica gastou do seu orçamento 14,2M€ com as 5 modalidades de pavilhão masculinas e 2,812€ com as 5 modalidades de pavilhão femininas.
O Sporting investe menos do que isso em todas as modalidades que tem fora da SAD e aplica nesse investimento 100% das quotizações SCP (medida BdC a contrastar com os 0% pré Godinho e os 25% aprovados por Godinho).
E ainda há quem não perceba que a consolidação do sucesso GLOBAL E DURADOURO do Sporting (Clube e SAD) passa muito por uma boa gestão (com objectivos, programa, planificação e assertiva e equilibrada) mas só ganhará projeção diferenciadora e tendencialment hegemónica se nos tornarmos um Clube verdadeiramente popular, procurando mais que duplicar o número de associados pagantes.
Muitas omeletes estamos nós a fazer com poucos ovos. Em boa parte porque foram herdadas boas bases (pavilhão, sporting tv, reitas das quotas, aumento exponencial das modalidades , aumento exponencial das conquistas europeias e mais diversificadas, etc).
O gordo coreano com casacos de cabedal parec ter deixado algum bom lastro.
SL
30 Setembro, 2024 at 13:40
O principal da “pesada herança” foi mesmo o contrato dos direitos televisivos … 500 e tal milhões € …
30 Setembro, 2024 at 16:33
Sem dúvida…
30 Setembro, 2024 at 12:22
Gastaram cerca de 17M
No Sporting não temos o detalhe por modalidade mas sabemos que em salários, honorários e deslocações, para todas as modalidades, gastamos cerca de 15M se acrescentarmos outros gastos o valor ficará mais próximo.
Gastamos bem menos mas diferença não é assim tão grande como muitas vezes é dito.
30 Setembro, 2024 at 12:33
Disseram-me que nas últimas 2 épocas duplicaram o investimento no Voleibol e Andebol Masculinos.
No Hóquei e Basquetebol também aumentaram mas não significativamente.
Gostava que houvesse também no Sporting a transparência de que o Porto de Vilas-Boas já é um exemplo, e que o Benfica de Rui Costa parece querer seguir.
Principalmente no que respeita ao Clube…
30 Setembro, 2024 at 13:09
Transparência no porto¿¿??????
Transparência em como jogar quase sempre contra 10 .. ter penaltis manhosos….jogadores adversários burros a fazerem erros grosseiros em Portugal….
Sim porque na europa levam baile do colosso bodo..
30 Setembro, 2024 at 13:23
Transparência nas contas… É disso que se fala!
30 Setembro, 2024 at 13:58
Transparencia e porto são coisas que não rimam em lado nenhum!
Mas desde quando um portal manhoso que não é “oficial” é sinónimo de transparência nas contas??
A gestão do Libras Boas é recente, pelo que naturalmente ainda não divulgou um Rel& Contas da sua responsabilidade.
Que os tripas comam gelados com a testa é com eles….mas Sportinguistas irem na conversa de que o Libras Boas é sinónimo de transparência e honestidade…. porra! menos!! Muito menos!
30 Setembro, 2024 at 14:11
Não sei se é transparente ou não.
Sei que colocam lá as contas das compras e das vendas, coisa que no Sporting nem no R&C está como deve ser porque há contas que aparecem noutros itens para não se perceber o real custo das coisas.
Se, por exemplo, lá nesse portal que não é oficial estiver a compra do Samu, com o que se pagou de passe, o que se pagou de prémio de assinatura, o que se pagou de comissão, para mim, se fosse sócio, estava bom.
Se meterem lá que gastam 4,4M€ no Andebol, para mim, se fosse sócio, estava bom…
Para ti é comer gelados com a testa…
São maneiras diferentes de ver as coisas!
Que o Villas-Boas vai fazer a coisa diferente do PC, em termos de gestão, eu não tenho duvida nenhuma – e para melhor!
30 Setembro, 2024 at 14:15
Mas porque é que o portal não é oficial?
O que é que quer dizer um portal não oficial?
Qual é a diferença de um portal oficial para um não oficial?
30 Setembro, 2024 at 15:23
O Ricardo é que disse que não era oficial…
Para mim, a partir do momento em que é anunciado e lançado pelo próprio FCPorto, é oficial… Mas eu não quis discutir isso. Quis discutir as contas… e se há transparência com o Villas-Boas ou não…
30 Setembro, 2024 at 15:30
Se é oficial ou oficioso não sei.
Sei é que já gerou elogios da UEFA, e principalmente dos sócios.
O Varandas prometeu transparência nas contas e até hoje népias…
30 Setembro, 2024 at 15:41
Se é lançado pelo Porto, comunicado pelo Porto…é oficial.
Nunca o vi, não faço ideia o que está lá…mas sempre achei que era oficial e não estava a perceber porque é que estavam a dizer que não…
30 Setembro, 2024 at 16:07
Pois, para mim também é oficial.
Foi lançado e explicado como funciona e como pode ser consultado pelo próprio Vilas-Boas.
Foi uma promessa das que eu achava que nunca iriam cumprir, e enganei-me…
30 Setembro, 2024 at 14:15
Tiveste o Zenha a dizer numa AG da SAD que o custo total do Paulinho foram 22,9M€ e não vês isso no R&C em lado nenhum.
Tiveste o Zenha a dizer numa AG do Clube que o Patrício foi vendido por 16M€ e que o protocolo com a China de 2M€ foi uma treta só para se poder dizer que se tinha vendido o gajo por 18M€, e não vês isso em lado nenhum no R&C…
Ainda hoje a maioria dos sócios dizem que o Paulinho foi comprado por 16M€ e que o Patrício foi vendido por 18M€…
E quem come gelados com a testa são os portistas?
Está bem, ó Melga!
30 Setembro, 2024 at 15:39
Os gelados que que o RcL gosta são outros…
#CHUPATERESA
Z
30 Setembro, 2024 at 15:38
Estamos a falar de uma nova medida implementada pelo AVB… Não do passado do fcp…
Eu sei que a ti isto não te deve agradar porque já houve um tempo em que o Sporting fazia o mesmo no seu próprio Jornal… Mas lá está… já fizeste por esquecer.
Z
30 Setembro, 2024 at 15:35
Com a duplicação do investimento no Andebol e Voleibol, eefiro-me a nós, e não ao Benfica.
Mas li que na época passada o.Benfica contava aumentar o investimento nas modalidade em cerca de 4M e gerar receitas a volta dos 6M. Mas não sei se conseguiram…
30 Setembro, 2024 at 14:21
Malcolm, as nossas “todas modalidades” são 50 e não 5 de Pavilhão. A diferença é bem grande sim.
Mas a questão está em que nós temos “ferramentas de financiamento das Modalidades” que o podiam aumentar considerável e sustentadamente: aumentar significativamente o nº de sócios pagantes; regularizar as dívidas da SAD ao Clube por uso de imagem de marca, de instalações e de Sporting TV; aumentar e melhorar a promoção dos jogos de pavilhão para o objectivo imediato de utilização média de 2.000 assistentes por espectáculo e assim aumentar as receitas de bilhética; promover muito activamente um maior contacto regiular entre os adeptos e os atletas através de acçções várias de marketing; gerar merchandising próprio e, no futuro megastore Loja Verde ter uma secção só para as Modalidades com facturação separad por e/ou conjunto de modalidades que se agreguem para o efeito; procura mais “agressiva” de melhores sponsors por modalidade; procura mais “agressiva” de mais e melhor publicidade por modalidade; etc; etc . P Malcolm, melhor que muitos outros tasqueiros que o alcance da POPULARIZAÇÃO DO SCP através do aumento MUITO SIGNIFICATIVO de ASSOCIADOS PAGANTES terá um efeito abrangente, facilitador e potenciador de todas as sugestões de financiamento que relembro.
Um grande abraço Malcolm.
É sempre um prazer, uma aprendizage e um acréscimo da urgente capacidade de escrutínio poder ler os seus comentários
Saudações leoninas sempre
30 Setembro, 2024 at 15:21
“Malcolm, as nossas “todas modalidades” são 50 e não 5 de Pavilhão. A diferença é bem grande sim.”
Eles também têm muitas modalidades – não sei mesmo se não terão mais que nós!
O que interessa são as principais modalidades. O resto é ecletismo e é isso que conta mais do que vencer os títulos.
É natural eles gastarem mais porque também facturam mais. É como uma familia que tem um rendimento acima de outra, gasta mais, tem uma casa melhor e um carro melhor… É o natural da vida.
Gastarem mais que nós não é nenhum crime, ou algo negativo, e muitas vezes é nesse sentido que se comenta… Quem me dera a mim que fosse o contrário, e fossemos nós a facturar mais e a gastar mais…
Eu não acredito que o Sporting gaste significativamente menos do que se vê ali no meu comentário onde está o que o Benfic@ e o FCPorto gastam nessas principais modalidades – falta o Atletismo.
Tirando o caso do Andebol, onde há 1M€ de diferença, no resto os 2 clubes gastam parecido… Claro que o FCPorto não tem o Voleibol masculino e o Futsal… No Andebol a diferença de orçamento faz diferença na competitividade mas no Hóquei e no Basquetebol nem por isso.
O Sporting deve andar ali logo abaixo dos valores do Benfic@ – talvez 200/300 mil abaixo por modalidade, excepto no Andebol que deve estar 300/400 mil acima mas abaixo do FCPorto. É a ideia que tenho, daquilo que me falam, porque eu não tenho dados nenhuns – é puro achismo com base em comentários que me chegam.
É complicado comparar o Orçamento do Clubes porque cada clube faz o Orçamento duma maneira diferente e com base em modalidades que nem sempre são as mesmas.
O facto do FCPorto não ter Voleibol masculino – pelo menos 2M€ – Futsal (pelo menos outros 2M€ – e o Atletismo – duvido que seja menos de 2M€ também – faz logo uma diferença enorme!
Só mais uma coisa…
Como é que o Clube consegue ter modalidades a gastar 2M€… e a SAD não consegue alocar 2/3 M€ ao FF?
Para mim não faz sentido!
30 Setembro, 2024 at 16:01
Álvaro, neste momento, se não me falham as contas, temos 39 modalidades activas.
O Benfica terá menos mas tem a vertente feminina em todas as principais de Pavilhão.
SL
30 Setembro, 2024 at 13:22
Andebol… (Sporting campeão)
FCPorto, 4,4M€
Benfic@, 3,4M€
Basquetebol… (Benfic@ campeão)
FCPorto, 3,0M€
Benfic@, 3,6M€
Hóquei… (Benfic@ campeão)
FCPorto, 2,5M€
Benfic@, 2,4M€
Futsal… (Sporting campeão)
Benfic@, 2,7M€
Voleibol… (Benfic@ campeão)
Benfic@, 2,1M€
Era interessante saber quanto gastamos nós por modalidade!
30 Setembro, 2024 at 13:28
FCPorto teve um prejuízo nas modalidades de 11,1M€. Prevê novo prejuízo de 11,3M€ para 24/25.
Não sei com fazem estas contas.
Deve ser só com custos das modalidades e receitas de cada modalidade. Sem ter em conta as quotas.
30 Setembro, 2024 at 14:23
Eles não alocam as quotas às modalidades.
Nós somos os únicos que o fazemos.
Idéias e CONCRETIZAÇÕES de um maluco que foi expulso do clube.
Um abraço e saudações leoninas
30 Setembro, 2024 at 15:31
Tenho a certeza que pelo menos no carnide pagam parte dos salários “por fora” como acontecia no fcporko e até no SCP era um “truque” que os clubes usavam por causa dos impostos alucinantes, o varandas, bem ou mal acabou com isso no SCP, cheira-me que o vb vai fazer o mesmo no porto e que o carnide vai continuar igual…
Estive a falar no outro dia com o Prof Luis Magalhães no intervalo do jogo com o Lille e ele disse que a nossa modalidade que tem um orçamento maior é o futsal e que o basket vem bastante abaixo disso e deu 2 exemplos dos nossos dois alvos internos que pediram 10 e 11.000€/mês para virem para cá, nós não conseguimos pagar e eles foram cada um para o seu rival que não tiveram problema nenhum em pagar essa verba…
O maior orçamento de todas as modalidades em PT é o andebol do fcporko que com os patrocinios (têm um só para o andebol) ultrapassa os 5M…Quase o dobro do nosso!!!
Existem várias situações de suporte ás modalidades que não vêm plasmadas nos RC, principalmente nos nossos rivais, a começar pelos patrocinios aonde levamos 10-0 de qualquer um dos roxos…
30 Setembro, 2024 at 12:42
Casas de apostas dão ligeiro favoritismo ao PSV.
30 Setembro, 2024 at 13:42
Que é complicado… Acho que todos sabemos…
Amanhã têm que ser leões dentro de campo.
Vamos Sporting!!!
30 Setembro, 2024 at 13:58
Vai ser muito dificil…
Sacar lá uma vitória era brutal. Mas é daqueles jogos que um empate sempre é um pontinho, sempre para somar…
30 Setembro, 2024 at 14:14
Vi um bocado do jogo deles para o campeonato agora e pareceu-me uma equipa que ataca com muitos, tem qualidade no ataque posicional (o que nos vai obrigar a ser fortes na defesa posicional), mas que defensivamente…deixa espaços e não tem jogadores muito fortes.
Se formos fortes defensivamente, bem organizados…os 5 mais criativos (os 3 da frente + os alas) podem fazer grandes estragos nas saídas.
Mas vai haver aqui um balanço muito importante entre defesa posicional forte que não dê muitos espaços (porque eles são muitos na frente) e capacidade para sair.
30 Setembro, 2024 at 14:19
Eu acho que o nosso sucesso vai passar bem mais pela prestação ofensiva – até que ponto os vamos preocupar em defender e também na nossa objectividade e eficácia – do que na prestação defensiva – ainda que vá ser importante.
Duvido que se saia lá sem sofrer 1 ou 2 golos, por isso é preciso apostar em marcar 2 ou 3… Ter os gajos preocupados em defender vai ser mais de metade do caminho para aspirarmos a poder vir de lá com a vitória.
30 Setembro, 2024 at 14:42
Atenção Tiago que atacar com muitos é uma característica de quase todas as equipas da Eredvisie, mesmo as menos poderosas.
Tal como é generalisada a menor preocupação na consistência defensiva.
É um ADN do futebol holandês.
Deve lembrar-se, na época Van Basten e Nistelroy, a enorme quantidade de outros pontas de lança neerlandeses de enorme qualidade e mesmo de outros avançados, extremos e médios ofensivos.
Existia uma ótima e diferenciada formação nos Países Baixos. Continua a haver boa formação. Já não é tão diferenciada porque em França, Espanha, Portugal, também se passou a investir bastante na formação.
Daí entender que, desde que saibamos controlar e CONTORNAR bem a pressão ofensiva, possamos criar-lhes bastantes problemas. E, neste momento também temos uma equipa bastante ofensiva, bem rotinada, que pratica esse momento do jogo quase “a la Nicole Kidman/Tom Cruise” (de “olhos bem vendados”), mas bem mais equilibrada em todos os momentos do jogo. Assim haja, paciência, calma e muita concentração
Um abraço e saudações leoninas
30 Setembro, 2024 at 14:56
“… pratica esse momento do jogo quase “a la Nicole Kidman/Tom Cruise”…”
Que poético, Álvaro! 🙂
30 Setembro, 2024 at 14:59
Sim, é verdade.
Eu vi o ultimo jogo e foi partes do jogo, o jogo com a JUVE devia dizer mais da forma como vão jogar contra nós do que este…
Mas neste, jogaram assim. Não foram muito agressivos na pressão e viveram muito de enfiar muita gente na frente. Isso dificulta muito o nosso jogo porque isto normalmente nos empurra também muito para trás…
30 Setembro, 2024 at 15:00
Porque somos muito de duelos e de encher bem o espaço quando é mais posicional…normalmente isto empurra-nos muito para trás e temos dificuldades em sair.
Depois depende da agressividade deles e do “dia” em que está o nosso ataque…
30 Setembro, 2024 at 15:45
Tens um problema que nao se tem visto porque a nossa melhor defesa tem sido a posse de grande qualidade e isto frente a adversarios francamente fracos ou com mais um.
Mas por exemplo com o Lille, 11 contra 11, tivemos algumas dificuldades na pressão, demos muito espaço. Bragança, Morita, Morten não teem como ponto forte os duelos, intensidade e pressing. Se tivermos de correr atras da bola vamos sofrer..
30 Setembro, 2024 at 15:47
Daí eu dizer que temos de descer mais linhas e ser fortes na defesa posicional.
Pressionar muito e dar espaço parece-me, do pouco que vi, má ideia…
Porque não somos espetaculares a faze-lo e porque eles têm qualidade na construção para passar…
30 Setembro, 2024 at 16:03
Jogo de muitos golos…
30 Setembro, 2024 at 14:55
Após saberem que o Matheus Reis não joga…
30 Setembro, 2024 at 15:00
https://www.record.pt/multimedia/videos/detalhe/prevenir-e-a-melhor-jogada-sporting-lanca-camisola-rosa-em-campanha-de-prevencao-do-cancro-da-mama?ref=HP_BlocodeVideos
Vermelho clarinho…
Falta a azul…
30 Setembro, 2024 at 15:19
OK, então se em Outubro equipamos de rosa por essa causa nobre, então no mês seguinte – ‘Movember’ – obrigamos os jogadores todos a deixarem crescer o bigode?
30 Setembro, 2024 at 15:25
E em Fevereiro de Amarelo, que é o meu mês, sff… 😀 😀 😀
30 Setembro, 2024 at 15:52
Vermelho? Não é cor de rosa?
Foda-se…na sexta mijei-me a rir.
Camisola cor de rosa do Estoril…pensei que era por causa disto, motivo igual ao do Sporting.
Associarem o cor de rosa a doença mental fez-me rir com vontade e gozar forte com as miúdas do Estoril que estavam ao pé de mim. Se no Estoril associam o cor de rosa a doença mental, a culpa é delas….
30 Setembro, 2024 at 16:19
Agora temos o Sporting Rosa, em celebração da frase clube de malucos do nosso estimado líder.
30 Setembro, 2024 at 19:34
Rosa não é mais que um vermelho claro… 😀 😀 😀
30 Setembro, 2024 at 16:21
Não conheço nenhum clube que tenha usado a sua influência sobre os adeptos mais jovens para os ajudar a não se viciarem em pornografia mas seria provavelmente das melhores iniciativas e em que o jogador de futebol mais teria capacidade de influência.
30 Setembro, 2024 at 16:25
Epah……
Repudio com veemência esta iniciativa.
Só sou capaz de apoiar caso seja uma campanha tipo…
“DIZ NÃO A:”
E depois os melhores sites com pornografia que há….
Para ver se os conheço todos….
30 Setembro, 2024 at 16:31
A iniciativa não existe. Era isso que estava a dizer. Mais facilmente se ajoelham por gays do que inspiram miúdos para não irem no caminho que os seus pais normalizaram.
30 Setembro, 2024 at 16:32
Quem é que se ajoelha por gays?!
Não são os gays a ajoelhar?!
30 Setembro, 2024 at 16:36
🙂
Este mundo está todo do avesso…
30 Setembro, 2024 at 16:38
Mesmo! 😀 😀
1 Outubro, 2024 at 14:36
😀 😀 😀
30 Setembro, 2024 at 16:37
E estou com dificuldade em perceber a ligação entre gays e pornografia…..
Só se for por a pornografia ser inclusiva e aceitar todos os gostos…
1 Outubro, 2024 at 3:17
Estávamos a falar de causas que clubes defendem. E não conheço clubes que sejam promotores de prevenção de vício em pornografia. Algo que é comum entre o seu público.
1 Outubro, 2024 at 14:37
Para o dinheiro envolvido e os valores praticados no futebol eu acho até que é mais do que pornográfico 🙂
30 Setembro, 2024 at 19:35
😀 😀 😀
1 Outubro, 2024 at 3:19
Foi lapso. Estava a lembrar do ajoelhar contra o racismo.
30 Setembro, 2024 at 16:16
No transfermarket o valor atribuido ao Corad Harder é de 2 milhões???
Bem sei que o valor de mercado neste site é sempre aproximado, uma estimativa, mas 2 milhões por um jogador que foi transferido por 19 milhões ainda à pouco tempo.
30 Setembro, 2024 at 16:18
Estes tem 2 ou 3 momentos de actualização global. Não vão mexendo á medida das transferências. Se ele continuar a marcar com regularidade, verás que o valor até ser colocado acima dos 19M.
30 Setembro, 2024 at 16:39
Basta o valor que pagamos para na próxima actualização subir para entre os 20M e 30M, fazendo ou não golos…
30 Setembro, 2024 at 19:15
Exagero
30 Setembro, 2024 at 16:26
A minha sobrinha e a minha filha querem ir a Alvalade assistir ao jogo logo à noite mas há indicação de que é só para sócios.
Sabem se isto é verdade?
1 Outubro, 2024 at 2:57
Quem, no seu perfeito juízo, é que vai preferir pagar para ver um AVS x Farense em vez de um Villareal x Las Palmas?!?
No jogo da tugaria deu 0-0, na 1@ parte não houve sequer 1 remate por parte de nenhuma das equipas… Em Espanha, 3-1 num jogo pleno de oportunidades e até incerteza no resultado…
Continuem a apostar em ex-arbitros para lugares de dirigentes da liga e FPF …
1 Outubro, 2024 at 10:45
Alguém sabe onde vai dar o PSV – Sporting da Youth League. Pelo que vi não tem nenhuma televisão a dar o jogo. Até vão transmitir outros jogos.
1 Outubro, 2024 at 11:48
Podes ver em psv.nl:
https://www.psv.nl/en/media/artikel/uyl-duel-tussen-psv-o19-en-sporting-cp-o19-live-op-psv.nl
1 Outubro, 2024 at 12:59
Obrigada
1 Outubro, 2024 at 12:04
A scp n ia dar isso? (tenho ideia q sim)
1 Outubro, 2024 at 12:00
O 11 que acho que Amorim vai escolher para hoje:
Israel
Geny Debast Diomande Inácio N. Santos
Hjulmand Morita
Trincão Gyokeres Maxi
___________________________________________
O que andavam a falar e que pode surpreender:
Israel
Quenda Debast Diomande Inácio N. Santos
Hjulmand Morita
Geny Gyokeres Trincão
Mas não sei até que ponto vai arriscar Quenda e Geny na mesma ala.
Percebo o Trincão a dar os apoios ao N. Santos e a “fazer” de Pote.
Vamos ver….
1 Outubro, 2024 at 12:18
Epah, é daqueles que não faço ideia…
E isso é bom! Estamos a alargar o plantel.
Na defesa, se tivesse de meter dinheiro apostava em Debast, Diomande e Inácio. Mas não aposto que o Quaresma não entra para o lugar do Debast ou do Diomande porque sinto ambos a ficar cansados e há logo jogo no Sabado seguinte.
No meio campo, não faço ideia. O Morten é o Morten, para mim é o mais provável apesar de um ou outro jogo mais discreto e mais cansado, especialmente agora no Estoril. Mas o Morita vem de um jogão do crl e o Bragança deve ser o nosso médio mais consistentes até agora este ano. Não faço ideia…se tivesse de meter guito aposta no Morten e outro….o outro não sei mesmo…
Nas alas andamos no mesmo. Se fosse eu, era Geny e Nuno Santos. Mais experiencia, mais segurança, melhor capacidade defensiva e mais corpo e Quenda fresco para o campeonato onde há mais liberdade. Mas acho igualmente eficaz meter o Quenda….e o Geny jogar na esquerda no lugar do Nuno Santos ou na frente, ou não jogar.
Na frente é onde tenho mais certezas. Trincão, Gyokeres e Araujo. A alternativa eventualmente que vejo possivel é o Geny jogar no lugar do Araujo….mas não adoro o Geny à esquerda a atacar, por isso….aqui era onde eu acho que faria mais diferença. Nunca metia o Harder com outro…não está pronto nem ele nem a equipa para jogar a este nivel com o Gyokeres na frente.
1 Outubro, 2024 at 13:16
Eu atrás só tenho um duvida que criei agora 🙂
E se Amorim estiver a pensar efetivamente em puxar o Trincão para a esquerda e o Geny para a frente na direita e mete atrás o Quaresma para dar a solidez que Quenda ou outro não dão?
Assim fica com 4 defesas centrais que lhe pode oferecer mais segurança lá atrás.
Ganha imprevisibilidade, velocidade e 1×1 do Geny na frente e ainda os apoios e progressão na esquerda com o Trincão e assim já não tem de arriscar num Araújo ou Harder que ainda não estão bem dentro do sistema.
E ainda fica no banco com o Araújo ou o Harder para meter em campo dependendo do resultado.
No meio não sei mesmo.
Mesmo o Amorim não faz grande distinção. Ele próprio diz que tem-se preocupado em dar o mesmo tempo aos 3 porque estão os 3 bem identificados com o que há a fazer nas 2 posições.
Talvez por ser mais a doer meta a dupla que foi aposta mais vezes que é o Hjulmand com o Morita.
1 Outubro, 2024 at 14:15
Acho que estás a inventar demais…hehehe
E eu também não sou fã da ideia. É uma alteração radical da nossa forma de jogar e não estou a ver o Sporting com rotinas suficientes para que isso funcione…o central “a mais” tinha de saltar para o meio campo e fazer de médio montes de vezes se não a equipa fica muito amarrada atrás. Depois era preciso ele perceber muito bem quando ser central e quando ser médio, tal como o médio tinha de compreender o mesmo (entre médio e avançado). Ainda por cima o médio que tinha de fazê-lo era o Morten que não tem, de todo, rotinas de entrar na área e jogar perto da zona do avançado.
Isso é muito bonito mas é com o City depois de 3 ou 4 meses de trabalho. Não é caído do nada num jogo critico da champions fora…acho eu.
Acho que vamos tentar ser o mais fieis possivel ao nosso sistema, e daí achar que vai Maxi Araujo a jogo. Ou no limite o Geny pela esquerda…porque são capazes de fazer um bocadinho de Pote como interior esquerdo. São o mais perto de Pote, pelo menos…
1 Outubro, 2024 at 14:33
Eu digo isto porque o Amorim disse na CI que queria aproveitar a mentalidade das equipas holandesas de sempre para a frente e assim usar o espaço que deixam atrás.
Ou seja o que percebi é que atrás deve ter consistência.
Ou então não é nada disto e vai antes sim apostar numa boa saída a jogar.
Curioso para ver como será.
Espero que aquilo que ele disse do básico do futebol e que insisto muitas vezes que são o passe, receção, posicionamento que o façam bem.
Se isso acontecer temos meio caminho andado para ganhar o jogo.
E que bom que era ganhar o 1º jogo fora na Champions.
1 Outubro, 2024 at 14:40
O que eu tirei daí foi mesmo ter a bola, chamar a pressão, usar a qualidade de passe que temos para meter a bola entre linhas ou para os apoios do Gyokeres e sair rápido a jogar porque vai ficar muitas vezes 3×3 na frente….
1 Outubro, 2024 at 13:55
E o Araujo está pronto? Acho-o completamente desconectado da equipa.. tactica e fisicamente.
Mas é capaz de ser assim com a falta de Pote e Reis. Eu nao gosto de Geny ali mas olhando para o nível actual de Geny e para o que faz Maxi prefiro Geny.
1 Outubro, 2024 at 14:06
O Araújo não está completamente entrosado mas é muito mais fácil para a equipa ele do que o Harder. Porque é mais igual ao Pote.
Daí eu achar que vai ele, mas sim o Geny é outra hipotese…eu não gosto de o ver à esquerda a atacar mas pronto.
1 Outubro, 2024 at 14:34
Quer a atacar quer a defender.
O Geny à esquerda tem feito tudo menos convencido.
À direita é outra fruta completamente diferente…
1 Outubro, 2024 at 14:36
A defender não concordo. Eu acho que ele defende bem à esquerda e acho que defende bem. Não gosto é de o ver atacar.
1 Outubro, 2024 at 14:42
O Geny defende bem ?
E ataca mal ?
Já não percebo nada disto, sinceramente.
Não será bem o contrário ?
Ok, cada um vê á sua maneira.
1 Outubro, 2024 at 14:45
Quer á direira ou á esquerda, o Geny não sabe defender, melhorou, mas coisa pouca, Geny não nasceu pra defender, Geny nasceu pra atacar.
Nuno Santos sim, sabe fazer as duas coisas.
Jogadores completamente diferentes.
1 Outubro, 2024 at 14:49
Sim. O Geny defende bem.
Aliás, é exatamente pelo crescimento defensivo do Geny que permitiu o Amorim deixar de jogar sempre com um ala mais lateral (como começou no ano passado) e a jogar com 2 alas.
Exatamente porque o Geny defende bastante bem a ala.
O melhor que tem é atacar à direita. Depois e defensivamente ser sólido. E o que faz pior, para mim, é atacar pela esquerda.
Basta ver a quantidade de duelos defensivos ganhos por ele e como é dificil o adversário criar perigo pelo lado dele….
1 Outubro, 2024 at 12:09
Lembram-se do castigo ao Demiral no Euro?
Há castigo para esta Cansu Çetin? (dado que é o mesmo gesto…)
https://www.zerozero.pt/noticias/feminino-benfica-i-vinga-se-i-do-fc-porto-e-conquista-supertaca/681443