Tb gosto muito mais. Dá um pouco a ideia de que é “todos contra todos”. Menos margem para calculismos, também.
Muito importante ganhar a próxima eliminatória contra o Sturm!
Permitir expectativas, precipitações e esperanças várias, sem dúvida. Dá para sonhar mais, mas estou convencido que o azeite de qualidade,q aliás anda caríssimo, vai acabar por vir à tona, para molhar o paozinho na realidade. Posso estar enganado mas os lamps q arrotam com a posição comparativa entre eles e o real devem estar a precipitar-se um bocadinho…
Ainda há 18 pontos em discussão. São precisos praí 14 para garantir o apuramento directo, por isso os lamps ainda precisam de pelo menos 8 pontos. São 4 vitórias em 6 jogos. Ou 3 vitórias e 1 empate. Ou seja, dos 6 jogos que faltam só podem perder 1, ou 2 se ganharem todos os outros.
Eu acho que é praticamente impossível ao Benfica passar directo.
Já nós, precisamos de fazer mais 10 pontos, mas os nossos adversários estão mais ao nosso alcance do que os deles.
A brincar o estrela vermelha ta feito, o AM ja foi e recebem em casa outra vez o Feyenoord e acho que n sera dificil. Sao logo 9 pts nas 3 1as jornadas. Fazem 12 pts certos com Bolonha e podem ganhar no Monaco… a mentalidade faz muita diferença.
Não pense que é tudo fácil. O fifica fez um enorme reultado com o Atleti, mas não tem tarefa fácil (Barcelona, Feyenoord, Bolonha em casa; Juventus, Bayern, Mónaco fora.
E repare que são tudo equipas que já perderam pontos que não esperavam e não vão dar de barato nos próximos encontros.
SL
Próxima jornada eles jogam contra o Feyenoord. Gosto bastante do Feyenoord como clube, mas estamos numa batalha por pontos contra os Holandeses nas competições Europeias. Portanto prefiro que ganhem. Pode ser até que se engasguem no campeonato com a bazófia europeia.
É muito difícil a classificação, temos 3 jogos em que as possibilidades de perder são muito grandes, Arsenal, City e e Leipzig, contra o Bruges e o. Bolonha vai ser ela por ela, como o foi com o PSV. Um dia mau e já fomos. Ficou provado que a liga portuguesa não vai ser um passeio. O Benfica tem uma belíssima equipa e pode ser perfeitamente campeã, Laje uniu aquilo e estão muito bem, as lesões vão ser muito importantes para o desenrolar das competições
Eu sei que é polémico mas para mim os 3 grandes estão melhores do que o ano passado e vai ser até ao fim.
E eu acho que os “passeios” que falam e que dizem que a liga está pior…se deve mais a equipas grandes a jogar melhor e com melhores planteis do que o ano passado. Mais do que a terem jogado contra equipas muito fracas. Até porque algumas dessas goleadas têm enganado…
Eu acho que se vai jogar melhor futebol na primeira liga este ano do que o ano passado.
O Porto para mim é a que tem, de longe, maior margem de crescimento.
Sporting e Benfica têm, mas muito menos. O crescimento de Sporting e Benfica é nas dificuldades e na consistencia. O Porto tem tudo para fazer. Mas tem jogadores para isso…
Eu não consigo perceber muito bem o que entendem por mrgem de crescimento.
O Sporting tem processos consoliaddos, log tem menos margem para crescimento? Com titulares todos abaixo dos 30 anos, Com titulares com 17 anos, com jogadores novos no de 19, 20 e 24 anos? A “consolidação” do Sporting é resultado de 4 anos com o mesmo treinador e com uma base sólida de jogadores no plantel embora todos tenha, começado muito novos (qual era a idade do Pote, do Inácio, do Quaresma há 3 e 4 anos). O “crescimento” da equipa tem de ver com essa estabilidade “funcional”. Daí o dizerem que muitos parece que jogam de olhos fechados.
Mas quer isso que se reduziu a margem de crescimento? DE FORMA ALGUMA. Para a média do rendimento de futebolistas de alta competição, jogadores comoo Pote, o Gyokeres, o Hjulmand, o Dani Bragança teriam adqurido a sua idade normal de maturação (início da fase de pico de carreira) agora, portanto todos ainda com uma boa margem de progressão; outros como o Maxi Araújo, o Catamo ou o Inácio esatriam ainda a 2 3 anos dessa fase; apenas o Nuno Santos e o Mateus Reis já estarão a aproximar-se de uma fase de carreira onde, normalmente, estariam mais próximos de começar a perder fulgor competitivo (até por serem mais solicitados a tarefas de preenchimento de corredor; poderia incluir apesar de apenas 27 anos, o ST. Juste neste grupo, ais devido à “predisposição” à contração de lesões; todos os outros são mais novos e têm ainda maior margem para progredir (excluo o Esgaio de todas estas contas por motivos que já deviam ser óbvios mas, infekizmente parece que não.
Depois … há que ter em linha de conta que os resultados contam (e muito), para o tal factor de estabilidade colectiva que permite consolidar, MELHORAR E AMPLIAR processos e rotinas de jogo. E o Sporting que estava habituado a ser o “patinho feio” dos 3 grandes é o actual indiscutível e mantém a invencibilidade na Liga Betano e na Liga dos Campeões …
Já o Benfica tem uma “virada” de chicotada psicológica com a mudança de treinador estando a época a decorrer o que pode vir (e, por enquanto, está) a ter um efeito dinamizador, mas também pode dificultar a estabilização; o Lajes é um treinador suficientemente inteligente para saber que não era nesta mudança que teria de revolucionar o modelo de jogo; assim, apostou muito mais na optimização dos jogadores à sua disposição sem grandes alterações no modelo; mas à medida que vai tendo destes resultados (e boa parte dos próxinos jogos permitem que els se vão acumulando) levarão à tendência de querer começar a implementar as suas próprias idéias. Até pode querer aproveitar a paragem do campeonato para o fazer, confiando que o próximo jogo com maior grau de dificuldade é a recepção ao Feyenoord, mesmo assim teoricamente acessível. Só que o Benfica deverá ter muitos jogadores envolvidos em várias seleções (o que dificulta trabalhar a equipa sobre novas idéias) e o Feyenoord pode “não estar pelos ajustes”. Aí o Lajes e o Benfica ficarão com um futuro bem mais apertado, porque o que se segue me Novembro e Dezembro na Champions e na Liga, pode continuar a causar mossa.
O Porto teve uma espécie de Primavera Marcelista: uma “mudança na continuidade” (técnica) que foi servindo para disfarçar o enorme problema financeiro com que se debate. Os jogos de Alvalade e de Bödœ foram o primeiro choque de realidade a abalar o “novo regime tripeiro” (uma espécie de espinha colonial no regime marcelista) … resta saber se terão mesmo estaleca para conseguirem estabilizar e recuperar ou se sofrerão mais choque que abalarão até a aparência de mudança democrática ( ja se vislumbram movimentos de contestação vindos de sectores dos Super Dragões).
Claro que nós não estamos imunes a essas pressões. Mas seremos dos 3, neste momento, os mais “habilitados” a suportar a pressão (até porque, lembrem-se há mais de 40 anos que somos o tal “patinho feio” … e há 75 anos que não somos bi-campeões … e até somos nós quem vai na frente … e até já derrotámos um dos rivais directos).
SL
Os passeios prendem-se com a possibilidade de investimento e endividamento constante, época após época, que os 4 maiores clubes têm e o restante não tem.
O Boavista não pode contratar jogadores devido a castigo por salários em atraso e tudo que mexe no clube, que saiba dar um pontapé na bola, arrisca-se a ser titular.
O Farense teve que montar um plantel, provavelmente mais barato, e caminha para a despromoção, com Marreco ou sem Marreco.
Os grandes continuam a gastar e os pequenos, que já terão derretido as receitas televisivas, dispensam jogadores para poupar salários e andam a procura de jogadores baratos ou dispensados para comporem planteis. As poucas receitas serão mais diminutas com a chegada do inverno, e não me admiraria no inverno muitos venderem os seus melhores e com mercado, para terem os salários em dia. É que não acredito que o Boavista seja caso único.
A cada época veremos mais disto, equipas mais fracas e futebol mais pobre. E recordes de vitórias e pontos…
A Escócia tem 5,5 milhões de habitantes, que é metade da nossa população. E tem dois colossos que conseguem investir o que os restantes clubes não conseguem. A falta de competitividade deve-se provavelmente mais a estes factores do que ao facto de jogarem 16 equipas no primeiro escalão.
Tens vários países a usar o modelo de fase final, um deles é a Bélgica, onde nas últimas 10 épocas houve cinco clubes diferentes a conquistar o campeonato.
A população da Bélgica e de Portugal é idêntica.
E, adivinha, na Bélgica jogam 16 equipas na primeira divisão.
Mas, a sério, achas que Portugal tem melhores equipas porque tem mais 2 equipas na primeira liga e neste momento uma delas é o Farense com zero pontos.
Factos: 10 temporadas, 5 campeões. Na Bélgica. É de terem 16 clubes? Provavelmente, não. Mas isto era só para mostra outra face da moeda, perante o argumento, absurdo, da Escócia.
Eu acho que sim. Disse logo na altura e agora continuo achar.
Não que ache que vai haver tubarão a ficar de fora, isso não acredito…mas isso nunca acontecia.
Agora que vai haver muito tubarão a suar as passinhas nas proximas jornadas, que não vão poder andar a passear e que vai haver muitos a jogar o playoff que não querem…isso vai….
Por isso é que eu disse logo…este modelo vai ter vida curta. Vai ser uma choradeira….
Acho mais fácil tirar pontos a Arsenal ou City em casa do que ganhar em Leipzig…
Porque é em casa.
Porque são jogos que vão dar o que têm e não têm.
Porque eles vêm com o pé a meio do acelerador porque a PL vai apertando e estão “palmo a palmo”.
Nenhuma das hipóteses é fácil. São as 2 muito muito dificeis…mas se tivesse de meter dinheiro, era nisso que metia…
O Arsenal e o City são das equipas mais consistentes actualmente. O Arsenal de agora não é o mesmo que enfrentámos na LE… Basta ver o jogaçõ que fizeram ontem com o BM ou em Machester (com 10).
Certo.
Se achamos que o PSV foi um jogo fisico, na Alemanha então vai ser bonito. Acho muito difícil roubar lá pontos. Terá de ser um dia perfeito para nós e a correr tudo mal do lado deles.
Ontem o Juve Leipzig foi muito mas muito equilibrado. Bolas aos postes dos dois lados, Leipzig a conseguir cortar a defesa da Juve no 1o golo o que tem sido muito raro, e muita qualidade no último terço. A Juve acaba por ganhar porque o Duzan marca um golaço e o CãoJr fez o que quis do defesa no golo dele.
Acho que o desafio do Leipzig vai ser muito parecido ao do PSV. Vamos ter de estar ultra focados no ultimo terço, e aproveitar muito bem as transições. Eles têm um bom gr mas a defesa parece ser claramente o ponto mais fraco. Quebrando bem a linha de pressão, se a fizerem muito forte, podemos fazer mossa, mas lá está, não podemos ir como fomos contra o PSV. Pote vai ser um reforço muito importante para esse jogo.
Para mim, Manchester City e Leipzig são os jogos teoricamente mais difíceis que ainda temos. Mas já deu para ver que é necessária SEMPRE muita concentração, muita intensidade, muito sentido colectivo, muita ligação de todos os sectores para todos os momentos do jogo, muita competência … e uma boa dose de sorte, claro.
Um abraço e saudações leoninas
A vitória na Áustria será de extrema importância.
Para começar nestes primeiros jogos a olhar pró plantel no aspecto físico e o empate na Holanda foi bom, se tivesse sido a vitória teria sido melhor, mas mesmo assim, foi bom.
Porque até depois, teremos colossos quase impossíveis, o Sturm Graz terá que ser ganho obrigatoriamente, porque enquandram-se nas nossas contas.
Mas ir e não pensar que está ganho, como foi da última vez que lá fomos, em que facilitamos.
Estava a pensar no mesmo.
Aliás nesmomento Bayern, Barcelona, Real Madrid, PSG, Atlético de Madrid, Man City, Inter, Atalanta, Arsenal e Mónaco, estão atrás do SLB. Os 5 primeiros desta lista estão também atrás e os outros 5 iguais … ao SPORTING!
Por isso, toca a perceber que isto é emsmo jogo a jogo e que não há impossíveis.
Não vi o jogo… Pode ter sido “episódico”, mas vi o nosso, e de “episódico” teve pouco:
– Amadorismo. Ex: Rábula das chuteiras (esta é nova, mas o amadorismo está sempre presente no Sporting, não só no do vagandas)
– Mau 11 inicial. Ex: Geny à esquerda.
-Casmurrice do RA. Ex: Quaresma no banco.
– Entrar nos jogos “a dormir”. Ex: Mau inicio de jogo e de 2ª parte
– Ausência de garra. Ex: Poucos duelos ganhos
– Má leitura de jogo por parte de RA. Ex: Alterações tardias.
Portanto estas coisas parece não mudarem quando os jogos são mais exigentes… Não é de agora…
Percebo o Geny na esquerda na medida em que Maxi vinha sendo fraquinho e com zero entrosamento.
Por outro lado RA tem a panca de 2 médios sózinhos contra 3 sabendo que vai ser altamente pressionado e nao temos perfis dominantes na pressao e nos duelos…
“Por outro lado RA tem a panca de 2 médios sózinhos contra 3 sabendo que vai ser altamente pressionado e nao temos perfis dominantes na pressao e nos duelos…” Enquadra-se no “episódio” “Casmurrice do RA”…
Depois toda a gente se espanta quando eu digo que ele não é grande coisa…
O lille deu um banho de bola ao Real na primeira parte, controlou o jogo na segunda e só sofreu verdadeiramente nos últimos minutos, vitória justíssima. Jogaram muito bem e percebi a dificuldade que tivemos em alguns momentos do jogo com eles.
Ate ao golo de Gyo, 11 contra 11 tens o lance do Pote mas fora isso, a posse de bola, o nosso ponto forte, nao se viu. Não fomos uma equipa claramente dominante e assertiva até à expulsão e o Lille circulou bem à vontade. Depois da expulsão sim, pegámos no jogo mas não creio que tenhamos feito grande jogo.
Deve ter sido esse período asfixiante que levou a um ambiente funerario em alvalade pre golo.
É que o campo estava difícil mesmo para as chuteiras adequadas, alguns jogadores do PSV tb escorregavam e o Quaresma até estava de pitons de alumínio, assim como o Bragança e ambos tiveram escorregões.
Estava muito dificil.
Por isso e o facto de ver os colegas a escorregar, mesmo os que escolheram alumínio, é que não se entende como é que os jogadores que não tinham de alumínio mantiveram as escolhas iniciais.
Era a mesma coisa que um carro de fórmula 1 tivesse pneus slick e depois de começar a chover torrencialmente mantivesse a escolha. Alguém ia entender?…
A verdade é que os tubarões têm que jogar com tubarões e com todos os potes, não vão haver tantas equipas a ganhar os jogos quase todos como na fase de grupos do formato antigo. Depois tirando 3 ou 4 em cima e uns 5-6 embaixo no resto há muito equilibrio.
Ontem vi uns bocadinhos do Atletico, uma boa parte do Real e ambos não jogaram peva! Não pressionaram não foram intensos deixaram jogar e organizar, não pressionam alto…enfim para o SCP eram bons adversários pois deixam pensar o jogo.
Também vi partes do Aston Vila com o Bayer e do Leipzig com a Juve. Foram dois jogos muito bons, o Aston Villa ganhou sendo mais fraco um daqueles jogos em que o mais fraco é competente, sofre vai aqui e ali e marca num contra-ataque. O Leipzig -Juve duas excelentes equipas (A. juve do Thiago Mota promete) O Leipzig perde por enificácia pois perdeu muitas oportunidades de golo depois de estat com um a mais, a Juve ganha com dois golos individuais espectaculares dando a volta com menos um.
Quando ao SLB, há ali muita qualidade no plantel. Não foi muito pensado com um modelo de jogo em mente, mas o lage é um gajo competente que vai arranjar um sistema que dê para eles, mas não vai ser nada de muito elaborado para já e depois dos outros começarem a perceber como jogam e passar o efeito psicológico da chicotada vamos ver como conseguem evoluir.
É deixá-los encher o balão e depois logo se vê.
Continuam a jogar sem grande fio de jogo.
Têm os jogadores nas posições mais adequadas e não têm apanhado equipas muito físicas que coloquem à prova a sua organização.
Quero ver essa fanfarronice toda quando jogarem contra o Bayern na alemanha….
E mesmo antes em casa contra o Feyenoord….
Até lá vão jogar contra o nacional na madeira que pode até se complicar, vamos ver.
E depois são passeios na Taça, em casa Rio Ave e Santa Clara e vão a Faro.
A seguir vão a Arouca e recebem o Guimarães.
Vamos ver como será.
Depois do que vi na Holanda e do que vi do Lille com o Real Madrid, dificilmente ganhamos ao Lille em casa.
Ou
Este Real Madrid não tem estaleca europeia, falta mentalidade
Segundo colosso espanhol a perder em território frances, pensam que estão no Espanholao onde é fácil ganhar aos Getafes.
Ou então é só ridículo tirar conclusões precipitadas com base num mau jogo de determinada equipa.
Eu sei que não.
Todo o comentário é uma realidade alternativa.
Isto é mais em resposta aos inúmeros comentários do dia de jogo que conseguiram extrair grandes teses com base no jogo de Eindhoven.
Era o que diriam se o Lille fosse a próxima jornada e tivéssemos ganho ao Graz na 1ª. É que é certinho, direitinho. Estava metade deste blog todo borrado nesta altura.
Com “Reality Checks” e “não é linear que ganhemos ao Bolonha, nem na Áustria, e porque sendo o Brugge de nível semelhante ao PSV, mais coisa, menos coisa, do que vi ontem até o empate parece uma façanha”.
inúmeras pérolas deste tipo.
O pessimismo neste blog já é uma imagem de marca e não me chateia, o que me chateia é que este pessimismo e insegurança típico nosso passa muitas vezes da bancada para o relvado.
Foda-se até se critica o facto de se acreditar que se pode ficar nos 8 primeiros. Mas qual é o mal? Vão ser os milhafres ou os porcos que vão acreditar em nós?
É mais improvável ficar nos 8 primeiros nesta Champions do que ganhar o 1º campeonato de Ruben Amorim?
Queremos que os jogadores tenham outra mentalidade, outra atitude, sejam menos medrosos e depois andamos aqui no: “Falta de noção”, “vivemos noutro planeta” e bla bla bla.
Gostava de ver o “totobola da champions” desta gente racional e ver quantos vencedores acertaram nestas duas jornadas.
Futebol é isto e o papel do adepto é acreditar e empurrar a equipa para o que parece impossível. Muitas vezes é essa força extra da bancada que permite milagres dos Xandões e Matias Fernandes desta vida quando existiam arautos da desgraça a dizer que seríamos humilhados.
E agora que estamos perante um dos melhores Sporting da maioria da história de vida dos que aqui andam, continuamos com essa conversa dos impossíveis e do sem noção.
O Sporting jogou mal em Eindhoven, desse jogo horrível conseguiu trazer um ponto e retirar 2 a um possível adversário direto. Do mal o menos.
Esta fase da Liga dos campeões estende-se até Fevereiro!! Há lesões, momentos de forma, mercado de inverno pelo meio. Há sorte e tudo é possível.
Temos 4 pontos e acredito que à terceira jornada teremos 7.
É que nem pense nisso! Com 7 pontos está aonde? 1/3 dos atuais participante vão directamente de vela. São 12 equipas! Vai-me dizer que nenhum dos 12 piores consegue fazer 7 ou 8 pontos em 24?
E os 8 acima deles (do 17º ao 24º) vão jogar contra equipas do pote A do play-off para apuramento para os 8ºs de final Equipas que terminam esta fase de 8 jornadas entre o 9º e o 16º (o que, pelo andar da carruagem, ainda deve incluir equipas que estiveram no pote 1 desta fase; um irá incluir de certeza, porque cada pote tinha 9 equipas).
Temos de lutar por 14 ou 15 pontos para ficar entre o 9º e o 16º e por 17 ou mais pontos para poder “garantir” um apuramento directo para os 8ºs, sem ter de jogar em Fevereiro.
SL
Compreendo a questão de não haver necessidade de estarmos todos borrados.
De termos a liberdade de podermos nesta fase em que estamos bem podermos ambicionar algo mais e sonhar que é possível.
Mas também compreendo o que é o futebol.
E futebol não é apenas ter adeptos cujo papel é apoiar e acreditar. Futebol também é composto por adeptos supersticiosos, pessimistas e em que tudo de mal vai acontecer. Mais ainda se forem adeptos de clubes com determinado histórico.
Compreendo menos essa mania de que aquilo que o adepto diz ou pensa que por magia passa por osmose ou algo do género para o atleta que supostamente é profissional.
Mas assim como os medrosos e pessimistas também sei que o futebol é feito de adeptos que não lidam bem com aqueles que falam mal.
Eu acho que há espaço para todos.
Lido mal é quando uns tentam calar os outros.
Dito isto devo ter sido dos primeiros que acredita que é possível acabar nos 8.
Ainda acredito. Até porque só depende de nós.
No limite espero ir aos playoffs e depois de saber quem é o adversário….quem sabe.
O que não invalida que ache que podíamos ter feito muito mais em casa do PSV e que precisamos de ter um plano para ultrapassar equipas mais físicas e pressionantes como foi o PSV ou então de facto aquilo que disse em cima não passou apenas de uma ilusão.
Não é passar por osmose. Sente-se no Estadio. Quando se sofre um golo ou alguma contrariedade.
Os silêncios, os suspiros. Quem está lá sente e os jogadores também.
E eu compreendo que se fale mal da equipa. Principalmente depois de um jogo destes. Temos que tirar ilações para melhorar. Temos que ver o que tem falhado em jogos semelhantes a este
O que não concordo é com base num jogo menos conseguido fazer-se funerais a certos jogadores e à equipa como um todo.
Nem compreendo deduções que passam deste jogo para os restantes jogos da Champions.
Muito menos compreendo que se critique quem acredite que se pode atingir objetivos improváveis.
Clap! Clap! Clap!
Completamente de acordo, caro Leão Rampante. Os momentos de jogo Sporting são para apoiar as equipas. Mas existem espaços de convívio e debate entre sportinguistas onde TODOS os escrutínios podem e devem ser feitos. De preferência com espaço e com racionalidade para para que todos possam ganhar com esse debate; mas também não vem mal nenhum ao mundo se o espaço for de liberdade mais irracional para a descarga emocional do nosso amor leonino.
É o que mais gosto nesta Tasca … e o que mais admiro e respeito na muito aberta e democrática forma como o Dono da Tasca a gere.
Um abraço e saudações leoninas
Que xaropada este pranto todo.
Andámos anos a ser encavados por Vikings e clubes de merda da Turquia e da Albânia e agora que empatámos na Holanda, contra um equipa que não perde em casa há mais de 40 jogos, parece o fim do Mundo. Acham que os adeptos do Real ficaram assim quando nos ganharam em Alvalade sem saber ler nem escrever ou no Barnabéu, quando perdiam 1-0 aos 88´? E como este exemplo podemos dar 1000 em que o Sporting foi superior e no fim…batatas. Prefiro o contrário.
Jogámos bem? Não.
Podíamos ter perdido? Sim.
Por muitos? Sim.
Podíamos ter ganho? Sim.
Então, porra, acabam lá com a choradeira que já mete dó sermos tão coitadinhos.
Ou seja… o tal reality check. Pelo perfil da nossa equipa acho dificil vencerem certos adversários que erwm considerados ‘no papo’, como Brugges, Bolonha. Sem falar no Leipzig que vejo mal saírmos de lá com pontos.
Pois, tu és daqueles gajos que nem necessitam ver os jogos, basta ver o resultado e comentar com base nisso…
Com o Lille jogaste mais de 1 parte contra 10… Eles só fizeram o 1º remate à baliza lá para os 80 minutos… Sim, podias e devias ter ganho por mais – até porque tiveste oportunidades para isso, mesmo sem forçares muito.
O jogo na Holanda mostrou claramente que podíamos ter ganho lá e que o PSV não é nenhum papão. O golo deles é uma oferta e uma sequência de erros nossos, que dificilmente voltariam a acontecer – bola metida no meio, Geny à espera da bola deixa-se antecipar, talvez em falta, adversário se oposição avança à vontade e o Israel está encostado a um lado da baliza inviabilizando chegar à bola num remate que nem ia com muita força.
Foi um jogo em que nós abordámos mal o adversário, cometemos muitos erros e mesmo assim, e mesmo com o problema das botas, sacamos um empate e até podíamos ter ganho.
O Real Madrid com o Lille falhou golos inacreditáveis. Mesmo jogando abaixo do normal, podiam ter ganho facilmente e perderam. E notou-se muito o desgaste físico que o jogo anterior deixou na equipa.
Onde é que o Real Madrid podia ter ganho facilmente?!!! Deves ter visto um resumo tendencioso com as oportunidades todas do Real que foram quase todas nos ultimos 5 minutos. O Lille Dominou o jogo e foi melhor até aos 85 min. Podia inclusive ter mior vantagem nessa altura.
O golo do Lille é um penalty a fechar a primeira parte. Jogo morno, sem muitas ocasiões mas o Lille melhor que o RM. Segunda parte também controlada, por isso dizem que o Lille dominou, não dominou só evitou domínio do Real. Até á tal ponta final que é típica neles. O RM é tão superior que faz a táctica dos oitchencha e ocho. Falhou, mas o xG ficou 1-2 apesar do resultado ter ficado na mesma.
“Pois, tu és daqueles gajos que nem necessitam ver os jogos, basta ver o resultado e comentar com base nisso…”
Precisamente o contrário.
Aliás… A maior crítica que apontei às críticas pos-Supertaça foi a isso mesmo. Que olhassem para o jogo e vissem os acontecimentos aleatórios em vez de se falar em ceboladas.
Aqui a minha maior crítica vai no sentido do futurismo que se está a fazer com base na nossa exibição em Eindhoven e a exibição dos adversários.
Também acho que o PSV não é nenhum papão e que foi muito mais demérito nosso. Sabendo do que poderíamos fazer, sabe a dois pontos perdidos, vendo o que se passou em campo foi um ponto ganho e 2 retirados a um adversário direto.
Agora, quando ao ponto em que estamos, já vi um Sporting mais fraco ser bem mais competente em Dortmund, Frankfurt ou Bergamo. Acredito muito mais numa réplica dessas do que numa eventual réplica da equipa de Eindhoven.
Tendo isso como base, temos que ser práticos e ver que temos 4 pontos em duas jornadas.
Temos um calendário complicado, mas há equipas com menos pontos que nós e calendários ainda mais complicados.
É o que é.
Não temos nenhuma razão para pessimismo na Liga dos Campeões.
Futurismo é que o que tu também fazes. Para ti o copo está meio cheio e portanto o futuro é radioso. E criticas os outros por acharem que o copo está meio vazio e preverem um desastre. Mas nem tu nem eles sabem o que vai acontecer.
Pegar nas sete jornadas do campeonato para desvalorizar o desastre que aconteceu na Supertaça é só mais uma falácia, porque não é o mesmo jogar com o Porto em Alvalade ou em campo neutro e certamente a dificuldade de jogar com o Porto não é a mesma de jogar com o AVS e o Arouca.
Dito isto, tens direito a achar o que tu quiseres.
Eu não digo que o futuro é radioso.
Eu digo que o presente é radioso. Temos 21 pontos no campeonato em 21 possíveis e já derrotamos um adversário direto e temos 4 pontos em 6 possíveis em duas jornadas na Champions.
Copo meio cheio?
Que me tivessem dado esses “meios copos” todos os anos desde que nasci…
Eu não desvalorizo a supertaça pelo o que se passou no campeonato. E
u analisei o que se passou na Supertaça e achei que tinha muito mais a ver com questões aleatórias do que em jogo jogado. Em jogo jogado fomos superiores na maior parte do tempo de ambos os jogos contra o Porto.
Agora está na moda dizer que é fácil ganhar na Madeira ou em Arouca.
Deve ser por isso que não fazemos este pleno desde 1990/91.
Claro que em teoria é “fácil” para os grandes ganharem a equipas pequenas, mas o que no diz a prática é que há sempre dias maus, dias de azar ou com menos competência.
«Copo meio cheio? Que me tivessem dado esses “meios copos” todos os anos desde que nasci… »
Exactamente … subscrevo … e nos meus 67 anos a beber “meiozinhos” (é como chamamos nos Açores à medida – de Tasca – de meio copo de vinho) destes … até me inscrevia nos AA (não! não é Álvaro Antunes … seria Alcoólicos Anónimos mesmo)
Um abraço e saudações leoninas.
p.s.: Não sei se repararam que no meio dessa anunciada catástrofe ganhámos 4 pontos defrontando 2 equipas do nosso pote mas de campeonatos claramente superiores; arrançámos 1 empate fora contra uma equipa que não perd em casa há 42 (QUARENTA E DOIS !!) jogos e, por enquanto vamos em 12º lugar entre 36 equipas e, neste moment – bem sei que é apenas neste momento e aida é bem cedo vamos à frente de Bayern, Barcelona, Real Madrid, PSG, Leipzig e Atlético de Madrid e com os mesmos pontos de Man City, Inter, Atalanta, Arsenal e Mónaco, por exemplo. Acham coisa pouca?
Acho que na terça feira demos tiros nos pés.
Independentemente das escorregadelas, pareceu-me que os jogadores estavam sempre à espera da bola em vez de atacar a mesma o que ajudava sempre a chegarem atrasados.
A questão das escorregadelas custa-me muito a aceitar numa estrutura profissional deste nível.
Não se pode admitir que tenha o impacto que pareceu ter.
Mas também por aí me parece difícil replicar este Sporting para outros jogos.
A questão Amorim… Tanto se falou no substituto para o Gyokeres que parece que nao se acautelou o substituto para Pote. Principalmente em jogos europeus.
As combinações de costas e ao primeiro toque são essenciais porque na maioria dos jogos vamos ter pressão alta.
Amorim já devia conhecer bem o Geny e já devia conhecer as nossas dificuldades neste tipo de pressão principalmente depois dos jogos com a Atalanta.
Fiquei desiludido porque dá a sensação que por 2 ou 3 pormenores poderiamos passar de um jogo jogado em que fomos “goleados” para um jogo jogado que podia ter sido bem favorável para nós.
Daqueles jogos em que mesmo que tivéssemos ganho ia acabar mal disposto pelas sensações que passou durante 90 minutos.
E tambem falhou na final da taça… equipa nao estava focada naquele jogo… tambem aconteceu na supertaça, idem com o city. Jogos sem foco e mentalizacao de faca nos dentes.
É sem duvida mais interessante. Cria mais incerteza e com isso maior entusiasmo para acompanhar. Dá mais oportunidades a equipas de segunda linha como o Sporting, mas é preciso ser competente para aproveitar. Quem quer estar na CL tem de saber estar…
veja-se por exemplo o Aston Villa, tem uma belíssima equipa e treinador. Ontem ganha o jogo porque teve um redes (que nem acho que seja especialmente bom) que atinou e esteve num dia superlativo.
Hoje sou a favor e percebo que estava errado. Este quadro competitivo é mais engraçado, dá mais azo a surpresas e até o sorteio tem um papel mais relevante – para o bem e para o mal, o que não deixa de ter piada também.
Eu até vejo isto passar para 10 jogos com facilidade, ao contrário, vejo dificuldade em acabarem com este método, como alguns dizem que vai rapidamente acontecer!
O que esteve subjacente á implementação deste novo modelo da fase regular da Champions, passando de 8 grupos de 4 equipas em que jogavam a duas voltas (casa e fora) para uma forma de liga com mais equipas no total onde cada equipa disputa 8 jogos pre sorteados… É, na minha opinião, fazer mais dinheiro…
Cada equipa disputa agora 8 jogos em vez de 6 …
Contudo, creio que este novo modelo traz uma muito maior incerteza nos resultados, senão vejamos…
Cada equipa só defronta outra uma vez … Os momentos de forma das equipas vão variando á medida que a época decorre logo, é muito importante os jogos que as equipas disputam nos seus campeonatos antes dos jogos Champions… Lesões, castigos etc vão ter um peso muito grande neste novo formato…
Eu gosto mais deste modelo de fase regular…
Os jogadores têm que ir com tudo para estes jogos Champions. O pior é quando certos treinadores começam a inventar…
No modelo antigo, com fase grupos, tinhamos um total de 32 equipas (8 grupos com 4 equipas cada) … Agora temos uma liga com 36 equipas …
Cada equipa disputava 6 jogos na fase regular, agora disputa 8.
No modelo antigo disputavam se 192 jogos na fase de grupos… Agora serão disputados 288 jogos na fase de liga.
Quase mais 100 jogos … Tanto dinheiro para a UEFA… Acabou se o patrocínio da gazprom (russia) faz se mais dinheiro, muito mais dinheiro de outra forma…
Achas razoável acreditar na veracidade dos resultados num ecossistema com direitos de TV de biliões ano, mercados de apostas de biliões em que as equipas que competem ganham milhões e os árbitros milhares?
Acho que este formato por ser disputado a 1 volta num sistema de (quase) todos contra todos não provoca mais surpresas, os casos do atleti e RM que vêm “confirmar” a teoria das “surpresas” tem a ver com o jogo antes entre os dois que os deixou todos partidos.
O que este sistema proporciona é uma vantagem para as equipas que jogam com os “mais fracos” em casa e com os mais “fortes” fora e isso é que vai ser determinante para as equipas do “meio da tabela” se em vez de irmos á holanda e á Austria os recebêssemos em casa e jogássemos fora com o City e o Arsenal só com os jogos em casa faziamos (normalmente) 12 pontos e iamos ao play-off….
No sistema “antigo” o RM perdia com o Lille e depois dava-lhes um cabaz em Madrid, agora perdeu com o Lille na mesma mas já não tem o jogo em casa para recuperar na eliminatória, mas também já não há “eliminatória” portanto a “surpresa” é igual, as consequências é que são diferentes…
O que me preocupa verdadeiramente são as equipas que estão atrás de nós, vejam os nomes e vejam quantos tubarões é que têm de subir na classificação rápidamente e nós sabemos como é que funcionam as arbitragens na UEFA em que os nomes e grandeza dos Clubes influenciam muitíssimo os apitadores…
A dinâmica deste formato, em liga, vai mudar drasticamente nas próximas jornadas, se calhar já na próxima, quando algumas equipas deixarem de ter objectivos.
Estrela Vermelha, Zagreb, Slovan Bratislava, Young Boys, por exemplo, são sérios candidatos a ficar precocemente fora da corrida ao play-off e os jogadores não jogam da mesma maneira quando têm objectivos e quando não têm.
O mesmo se pode dizer das equipas que alcançarem o apuramento antes da última jornada.
Este é um problema do formato.
Outro problema é este que o TenhamOrgulho aponta: ter a sorte de jogar em casa com os mais fracos é uma vantagem para algumas equipas, mas não para todas.
Dito de outra maneira: como não jogam todos contra todos, o calendário não é, realmente, igual para todos.
Mesmo assim, acho mais interessante este formato do que o anterior.
E para as equipas portuguesas é interessante porque vão andar até ao fim na luta.
Daí eu ter dito que o sorteio aqui tem um peso maior… e pode fazer TODA a diferença.
Além desse detalhe do jogar em casa com os mais fracos e fora com os mais fortes, faz diferença calharem-te os melhores de um pote 3 ou de um pote 4 em vez dos piores desses potes. Ou até do pote 2 e do pote 1.
Com o devido respeito acho que estás enganado e não partilho de todo a tua perspectiva.
Para além do prestígio da competição em si, quando cada vitória vale 2, 1M e cada posição na classificação final mais 275mil extra, as equipas nunca deixam de ter objectivos.
Além do mais apenas 12 equipas em 36 não se qualificam, o que faz com que haja sempre larga possibilidade com mais uma vitória ou outra de atingires o Playoff.
Caro 5 violinos … «… mais um bocadinho de “pirica” na rapaqueca, do Harder…» ? o rapaz ainda só tem 19 aninhos já é o Mais Duro e o amigia inda lhe quer por mais um bocadinho de “pirica” na rapaqueca? Ó Homem olhe que ele ainda rebenta!
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: afinal não é só a Língua Portuguesa que é muito traiçoeira
3 Outubro, 2024 at 8:59
Tb gosto muito mais. Dá um pouco a ideia de que é “todos contra todos”. Menos margem para calculismos, também.
Muito importante ganhar a próxima eliminatória contra o Sturm!
3 Outubro, 2024 at 9:10
Permitir expectativas, precipitações e esperanças várias, sem dúvida. Dá para sonhar mais, mas estou convencido que o azeite de qualidade,q aliás anda caríssimo, vai acabar por vir à tona, para molhar o paozinho na realidade. Posso estar enganado mas os lamps q arrotam com a posição comparativa entre eles e o real devem estar a precipitar-se um bocadinho…
3 Outubro, 2024 at 9:15
Ainda há 18 pontos em discussão. São precisos praí 14 para garantir o apuramento directo, por isso os lamps ainda precisam de pelo menos 8 pontos. São 4 vitórias em 6 jogos. Ou 3 vitórias e 1 empate. Ou seja, dos 6 jogos que faltam só podem perder 1, ou 2 se ganharem todos os outros.
Eu acho que é praticamente impossível ao Benfica passar directo.
Já nós, precisamos de fazer mais 10 pontos, mas os nossos adversários estão mais ao nosso alcance do que os deles.
3 Outubro, 2024 at 10:30
A brincar o estrela vermelha ta feito, o AM ja foi e recebem em casa outra vez o Feyenoord e acho que n sera dificil. Sao logo 9 pts nas 3 1as jornadas. Fazem 12 pts certos com Bolonha e podem ganhar no Monaco… a mentalidade faz muita diferença.
3 Outubro, 2024 at 12:45
Não pense que é tudo fácil. O fifica fez um enorme reultado com o Atleti, mas não tem tarefa fácil (Barcelona, Feyenoord, Bolonha em casa; Juventus, Bayern, Mónaco fora.
E repare que são tudo equipas que já perderam pontos que não esperavam e não vão dar de barato nos próximos encontros.
SL
3 Outubro, 2024 at 12:19
Após 2 jogos eles têm 6 pontos e nós 4.
Nós jogamos com Sturm, City, Arsenal, Brugge, Leipzig, Bologna.
Eles com Feyenoord, Bayern, Mónaco, Bologna, Barcelona, Juventus.
Eles chegam aos 15 pontos. Já nós…
Acredito que o resultado do próximo jogo vai traçar o destino de ambas as equipas!
3 Outubro, 2024 at 17:52
Pah, os nossos adversários são bem mais ao alcance pra nós, do que os deles pra eles.
Não os vejo nada a ganhar nenhum dos jogos deles, tirando com o bolonha
3 Outubro, 2024 at 19:42
Feyennord em casa, Mónaco?…
3 Outubro, 2024 at 9:19
É jogo a jogo.
Casa Pia primeiro
3 Outubro, 2024 at 9:22
Isso!
3 Outubro, 2024 at 9:21
Próxima jornada eles jogam contra o Feyenoord. Gosto bastante do Feyenoord como clube, mas estamos numa batalha por pontos contra os Holandeses nas competições Europeias. Portanto prefiro que ganhem. Pode ser até que se engasguem no campeonato com a bazófia europeia.
3 Outubro, 2024 at 9:25
É muito difícil a classificação, temos 3 jogos em que as possibilidades de perder são muito grandes, Arsenal, City e e Leipzig, contra o Bruges e o. Bolonha vai ser ela por ela, como o foi com o PSV. Um dia mau e já fomos. Ficou provado que a liga portuguesa não vai ser um passeio. O Benfica tem uma belíssima equipa e pode ser perfeitamente campeã, Laje uniu aquilo e estão muito bem, as lesões vão ser muito importantes para o desenrolar das competições
3 Outubro, 2024 at 9:27
Tira o cachecol do boifica para escrever.
3 Outubro, 2024 at 17:57
Mesmo! Ahahahahah!
Numa coisa eu concedo. Prós lamps, o campeonato voltou a ser um passeio.
É mais fácil quando os adversários se desviam
3 Outubro, 2024 at 9:41
Eu sei que é polémico mas para mim os 3 grandes estão melhores do que o ano passado e vai ser até ao fim.
E eu acho que os “passeios” que falam e que dizem que a liga está pior…se deve mais a equipas grandes a jogar melhor e com melhores planteis do que o ano passado. Mais do que a terem jogado contra equipas muito fracas. Até porque algumas dessas goleadas têm enganado…
Eu acho que se vai jogar melhor futebol na primeira liga este ano do que o ano passado.
3 Outubro, 2024 at 10:10
Nós temos o modelo mais consolidado, mas não vejo muita margem para melhorias (minha opinião).
O benfas está melhor e tem um plantel com qualidade, tem margem para melhorar.
O Porto ainda não percebi bem, mas não acho que esteja assim tão melhor. Tem margem para melhorar
Por tudo isto, preciso muito cuidado e encarar todos os jogos como finais.
3 Outubro, 2024 at 10:24
O Porto para mim é a que tem, de longe, maior margem de crescimento.
Sporting e Benfica têm, mas muito menos. O crescimento de Sporting e Benfica é nas dificuldades e na consistencia. O Porto tem tudo para fazer. Mas tem jogadores para isso…
3 Outubro, 2024 at 18:46
Eu não consigo perceber muito bem o que entendem por mrgem de crescimento.
O Sporting tem processos consoliaddos, log tem menos margem para crescimento? Com titulares todos abaixo dos 30 anos, Com titulares com 17 anos, com jogadores novos no de 19, 20 e 24 anos? A “consolidação” do Sporting é resultado de 4 anos com o mesmo treinador e com uma base sólida de jogadores no plantel embora todos tenha, começado muito novos (qual era a idade do Pote, do Inácio, do Quaresma há 3 e 4 anos). O “crescimento” da equipa tem de ver com essa estabilidade “funcional”. Daí o dizerem que muitos parece que jogam de olhos fechados.
Mas quer isso que se reduziu a margem de crescimento? DE FORMA ALGUMA. Para a média do rendimento de futebolistas de alta competição, jogadores comoo Pote, o Gyokeres, o Hjulmand, o Dani Bragança teriam adqurido a sua idade normal de maturação (início da fase de pico de carreira) agora, portanto todos ainda com uma boa margem de progressão; outros como o Maxi Araújo, o Catamo ou o Inácio esatriam ainda a 2 3 anos dessa fase; apenas o Nuno Santos e o Mateus Reis já estarão a aproximar-se de uma fase de carreira onde, normalmente, estariam mais próximos de começar a perder fulgor competitivo (até por serem mais solicitados a tarefas de preenchimento de corredor; poderia incluir apesar de apenas 27 anos, o ST. Juste neste grupo, ais devido à “predisposição” à contração de lesões; todos os outros são mais novos e têm ainda maior margem para progredir (excluo o Esgaio de todas estas contas por motivos que já deviam ser óbvios mas, infekizmente parece que não.
Depois … há que ter em linha de conta que os resultados contam (e muito), para o tal factor de estabilidade colectiva que permite consolidar, MELHORAR E AMPLIAR processos e rotinas de jogo. E o Sporting que estava habituado a ser o “patinho feio” dos 3 grandes é o actual indiscutível e mantém a invencibilidade na Liga Betano e na Liga dos Campeões …
Já o Benfica tem uma “virada” de chicotada psicológica com a mudança de treinador estando a época a decorrer o que pode vir (e, por enquanto, está) a ter um efeito dinamizador, mas também pode dificultar a estabilização; o Lajes é um treinador suficientemente inteligente para saber que não era nesta mudança que teria de revolucionar o modelo de jogo; assim, apostou muito mais na optimização dos jogadores à sua disposição sem grandes alterações no modelo; mas à medida que vai tendo destes resultados (e boa parte dos próxinos jogos permitem que els se vão acumulando) levarão à tendência de querer começar a implementar as suas próprias idéias. Até pode querer aproveitar a paragem do campeonato para o fazer, confiando que o próximo jogo com maior grau de dificuldade é a recepção ao Feyenoord, mesmo assim teoricamente acessível. Só que o Benfica deverá ter muitos jogadores envolvidos em várias seleções (o que dificulta trabalhar a equipa sobre novas idéias) e o Feyenoord pode “não estar pelos ajustes”. Aí o Lajes e o Benfica ficarão com um futuro bem mais apertado, porque o que se segue me Novembro e Dezembro na Champions e na Liga, pode continuar a causar mossa.
O Porto teve uma espécie de Primavera Marcelista: uma “mudança na continuidade” (técnica) que foi servindo para disfarçar o enorme problema financeiro com que se debate. Os jogos de Alvalade e de Bödœ foram o primeiro choque de realidade a abalar o “novo regime tripeiro” (uma espécie de espinha colonial no regime marcelista) … resta saber se terão mesmo estaleca para conseguirem estabilizar e recuperar ou se sofrerão mais choque que abalarão até a aparência de mudança democrática ( ja se vislumbram movimentos de contestação vindos de sectores dos Super Dragões).
Claro que nós não estamos imunes a essas pressões. Mas seremos dos 3, neste momento, os mais “habilitados” a suportar a pressão (até porque, lembrem-se há mais de 40 anos que somos o tal “patinho feio” … e há 75 anos que não somos bi-campeões … e até somos nós quem vai na frente … e até já derrotámos um dos rivais directos).
SL
3 Outubro, 2024 at 18:50
correcção: em vez de «… é o actual indiscutível …» deveria estar «… é o actual CAMPEÃO indiscutível …»
3 Outubro, 2024 at 11:12
Os passeios prendem-se com a possibilidade de investimento e endividamento constante, época após época, que os 4 maiores clubes têm e o restante não tem.
O Boavista não pode contratar jogadores devido a castigo por salários em atraso e tudo que mexe no clube, que saiba dar um pontapé na bola, arrisca-se a ser titular.
O Farense teve que montar um plantel, provavelmente mais barato, e caminha para a despromoção, com Marreco ou sem Marreco.
Os grandes continuam a gastar e os pequenos, que já terão derretido as receitas televisivas, dispensam jogadores para poupar salários e andam a procura de jogadores baratos ou dispensados para comporem planteis. As poucas receitas serão mais diminutas com a chegada do inverno, e não me admiraria no inverno muitos venderem os seus melhores e com mercado, para terem os salários em dia. É que não acredito que o Boavista seja caso único.
A cada época veremos mais disto, equipas mais fracas e futebol mais pobre. E recordes de vitórias e pontos…
3 Outubro, 2024 at 12:37
Mas reduzir o número de equipas….
“Tá quieto”….
Z
3 Outubro, 2024 at 12:42
Mas não já tivemos uma liga com 16 equipas? Alias o ano da mão do Rony, era nesse formato.
A Liga da Escócia são 12 equipas e tem competitividade?
3 Outubro, 2024 at 15:34
A Escócia tem 5,5 milhões de habitantes, que é metade da nossa população. E tem dois colossos que conseguem investir o que os restantes clubes não conseguem. A falta de competitividade deve-se provavelmente mais a estes factores do que ao facto de jogarem 16 equipas no primeiro escalão.
Tens vários países a usar o modelo de fase final, um deles é a Bélgica, onde nas últimas 10 épocas houve cinco clubes diferentes a conquistar o campeonato.
A população da Bélgica e de Portugal é idêntica.
E, adivinha, na Bélgica jogam 16 equipas na primeira divisão.
3 Outubro, 2024 at 15:45
E quem tem as melhores equipas?! Portugal ou Bélgica?
3 Outubro, 2024 at 15:50
Vamos ver em Brugge :))
Mas, a sério, achas que Portugal tem melhores equipas porque tem mais 2 equipas na primeira liga e neste momento uma delas é o Farense com zero pontos.
Factos: 10 temporadas, 5 campeões. Na Bélgica. É de terem 16 clubes? Provavelmente, não. Mas isto era só para mostra outra face da moeda, perante o argumento, absurdo, da Escócia.
3 Outubro, 2024 at 15:53
Vamos ao campo do campeão Belga e acho que 90% dos adeptos do Sporting ficaram fodidos com uma derrota…
Estou a dizer apenas que é indiferente. 16 ou 18….não vejo grande diferença. E por isso gosto de mais jogos…Mais jogos, mais risco, mais incerteza.
Mas entre 16 e 18 equipas, é-me meio indiferente….
3 Outubro, 2024 at 16:08
A nível de competitividade interna serem 16 ou 18 equipas não faz grande diferença.
Fazeres menos 4 jogos talvez permita que as equipas que competem na europa possam ter maior disponibilidade física….pela lógica….
3 Outubro, 2024 at 16:20
Quem veio falar em 12 equipas não fui eu.
3 Outubro, 2024 at 21:58
Além de que o Futebol não é o desporto-rei indiscutível na Escócia; disputa esse estatuto com o Rugby e … o Golfe … imagine-se.
SL
3 Outubro, 2024 at 11:48
É a realidade, concordo.
3 Outubro, 2024 at 9:38
Eu acho que sim. Disse logo na altura e agora continuo achar.
Não que ache que vai haver tubarão a ficar de fora, isso não acredito…mas isso nunca acontecia.
Agora que vai haver muito tubarão a suar as passinhas nas proximas jornadas, que não vão poder andar a passear e que vai haver muitos a jogar o playoff que não querem…isso vai….
Por isso é que eu disse logo…este modelo vai ter vida curta. Vai ser uma choradeira….
3 Outubro, 2024 at 9:46
O Leipzig….atenção ao Leipzig…
Está com zero pontos mas jogam muito à bola.
Não vi o jogo de ontem depois da expulsão mas os 3 da frente são um perigo. Vendo o Sporting jogar, aqueles 3, HxH contra os nossos e pode ser grave….
Vejo o pessoal falar de ir ganhar a Leipzig com uma “leveza”….
3 Outubro, 2024 at 9:57
Em Leipzig não ganhamos. É tão certo como uma expulsão do adversário do porto.
Acho bem mais possível tirar pontos no jogo caseiro contra o Arsenal.
SL
3 Outubro, 2024 at 10:03
Eu inclinava-me mais para isso…
Acho mais fácil tirar pontos a Arsenal ou City em casa do que ganhar em Leipzig…
Porque é em casa.
Porque são jogos que vão dar o que têm e não têm.
Porque eles vêm com o pé a meio do acelerador porque a PL vai apertando e estão “palmo a palmo”.
Nenhuma das hipóteses é fácil. São as 2 muito muito dificeis…mas se tivesse de meter dinheiro, era nisso que metia…
3 Outubro, 2024 at 12:36
O Arsenal e o City são das equipas mais consistentes actualmente. O Arsenal de agora não é o mesmo que enfrentámos na LE… Basta ver o jogaçõ que fizeram ontem com o BM ou em Machester (com 10).
3 Outubro, 2024 at 12:39
desculpem PSG, o Arsenal ontem fez um jogaço com o PSG…
3 Outubro, 2024 at 10:30
Certo.
Se achamos que o PSV foi um jogo fisico, na Alemanha então vai ser bonito. Acho muito difícil roubar lá pontos. Terá de ser um dia perfeito para nós e a correr tudo mal do lado deles.
3 Outubro, 2024 at 11:59
Mesmo com o bologna não será fácil.
Fizeram o Liverpool suar. Várias bolas nos ferros, uma dinâmica de ataque bem estabelecida.
3 Outubro, 2024 at 12:02
Ontem o Juve Leipzig foi muito mas muito equilibrado. Bolas aos postes dos dois lados, Leipzig a conseguir cortar a defesa da Juve no 1o golo o que tem sido muito raro, e muita qualidade no último terço. A Juve acaba por ganhar porque o Duzan marca um golaço e o CãoJr fez o que quis do defesa no golo dele.
Acho que o desafio do Leipzig vai ser muito parecido ao do PSV. Vamos ter de estar ultra focados no ultimo terço, e aproveitar muito bem as transições. Eles têm um bom gr mas a defesa parece ser claramente o ponto mais fraco. Quebrando bem a linha de pressão, se a fizerem muito forte, podemos fazer mossa, mas lá está, não podemos ir como fomos contra o PSV. Pote vai ser um reforço muito importante para esse jogo.
3 Outubro, 2024 at 12:53
Para mim, Manchester City e Leipzig são os jogos teoricamente mais difíceis que ainda temos. Mas já deu para ver que é necessária SEMPRE muita concentração, muita intensidade, muito sentido colectivo, muita ligação de todos os sectores para todos os momentos do jogo, muita competência … e uma boa dose de sorte, claro.
Um abraço e saudações leoninas
3 Outubro, 2024 at 9:52
Bom dia,
Tranquilidade é o Lema, jogo a jogo.
Para já, vitória tranquila sobre o Lille, que ontem por acaso até bateu o campeão em título, e empate precioso no Phillips Stadium.
O próximo será na Áustria, e os austríacos não têm nada a perder, por isso concentração máxima, antes disso consolidar na tuga league.
3 Outubro, 2024 at 9:57
Vencer sábado, que é o jogo mais importante.
SL
3 Outubro, 2024 at 9:58
A vitória na Áustria será de extrema importância.
Para começar nestes primeiros jogos a olhar pró plantel no aspecto físico e o empate na Holanda foi bom, se tivesse sido a vitória teria sido melhor, mas mesmo assim, foi bom.
Porque até depois, teremos colossos quase impossíveis, o Sturm Graz terá que ser ganho obrigatoriamente, porque enquandram-se nas nossas contas.
Mas ir e não pensar que está ganho, como foi da última vez que lá fomos, em que facilitamos.
3 Outubro, 2024 at 10:01
Sim. O que me leva a pensar que não vai durar muito.
3 Outubro, 2024 at 10:38
Ainda estou a tentar perceber como é que os lamps espetaram 4 no atlético e o lille ganhou ao real.
3 Outubro, 2024 at 10:41
Os alemães são os que vão lucrar mais com este formato.
3 Outubro, 2024 at 11:14
Bayern perdeu
3 Outubro, 2024 at 14:03
Estava a pensar no mesmo.
Aliás nesmomento Bayern, Barcelona, Real Madrid, PSG, Atlético de Madrid, Man City, Inter, Atalanta, Arsenal e Mónaco, estão atrás do SLB. Os 5 primeiros desta lista estão também atrás e os outros 5 iguais … ao SPORTING!
Por isso, toca a perceber que isto é emsmo jogo a jogo e que não há impossíveis.
3 Outubro, 2024 at 10:42
Futebol! A bola é redonda! 😉
3 Outubro, 2024 at 10:47
Não vi o jogo… Pode ter sido “episódico”, mas vi o nosso, e de “episódico” teve pouco:
– Amadorismo. Ex: Rábula das chuteiras (esta é nova, mas o amadorismo está sempre presente no Sporting, não só no do vagandas)
– Mau 11 inicial. Ex: Geny à esquerda.
-Casmurrice do RA. Ex: Quaresma no banco.
– Entrar nos jogos “a dormir”. Ex: Mau inicio de jogo e de 2ª parte
– Ausência de garra. Ex: Poucos duelos ganhos
– Má leitura de jogo por parte de RA. Ex: Alterações tardias.
Portanto estas coisas parece não mudarem quando os jogos são mais exigentes… Não é de agora…
Z
3 Outubro, 2024 at 11:05
Infelizmente… É isso.
SL
3 Outubro, 2024 at 11:55
Quase tudo verdade sim.
Percebo o Geny na esquerda na medida em que Maxi vinha sendo fraquinho e com zero entrosamento.
Por outro lado RA tem a panca de 2 médios sózinhos contra 3 sabendo que vai ser altamente pressionado e nao temos perfis dominantes na pressao e nos duelos…
3 Outubro, 2024 at 12:01
“Por outro lado RA tem a panca de 2 médios sózinhos contra 3 sabendo que vai ser altamente pressionado e nao temos perfis dominantes na pressao e nos duelos…” Enquadra-se no “episódio” “Casmurrice do RA”…
Depois toda a gente se espanta quando eu digo que ele não é grande coisa…
Z
3 Outubro, 2024 at 13:34
Também meto as culpas quase todas no Amorim.
1°- porque meteu a equipa a jogar muito bem e nos criou a ilusão que somos um dos favoritos a passar directamente.
2°- porque nestes jogos parece que tem sempre medo, inventa e acaba por dar merda.
3°- porque temos falta de opções no meio campo.
3 Outubro, 2024 at 11:05
O lille deu um banho de bola ao Real na primeira parte, controlou o jogo na segunda e só sofreu verdadeiramente nos últimos minutos, vitória justíssima. Jogaram muito bem e percebi a dificuldade que tivemos em alguns momentos do jogo com eles.
3 Outubro, 2024 at 11:56
11 contra 11 nao estávamos la…
3 Outubro, 2024 at 12:01
11 para 11 estava 1-0 para nós e nós com as melhores oportunidades…
4 Outubro, 2024 at 2:52
Ate ao golo de Gyo, 11 contra 11 tens o lance do Pote mas fora isso, a posse de bola, o nosso ponto forte, nao se viu. Não fomos uma equipa claramente dominante e assertiva até à expulsão e o Lille circulou bem à vontade. Depois da expulsão sim, pegámos no jogo mas não creio que tenhamos feito grande jogo.
Deve ter sido esse período asfixiante que levou a um ambiente funerario em alvalade pre golo.
3 Outubro, 2024 at 10:39
Os alemães vão limpar esta merda toda.
3 Outubro, 2024 at 11:17
o Bayern riu-se ontem.
além disso, deixa chegar a paragem do campeonato deles no inverno….
3 Outubro, 2024 at 13:29
Logo vês quantos vão ser apurados.
3 Outubro, 2024 at 13:23
Bayern 3 pontos – já 1 derrota!
Stutgard 1 ponto – 1 empate.
Leipzig o pontos – 2 derrotas!
Dortmund e Leverkusen com 6 pontos…
Não vejo nada que isso vá acontecer, se bem que um – Bayern, Dortmund ou Leverkusen – pode ganhar!
3 Outubro, 2024 at 10:40
Gosto muito do formato!!!
Z
3 Outubro, 2024 at 11:05
+1 aqui.
3 Outubro, 2024 at 15:02
Ao contrário do q possa ter parecido eu também!! Duvido é q traga muita surpresa…
3 Outubro, 2024 at 10:57
Há equipas que ainda devem estar com a mentalidade de fase de grupos e podem ter que dar ao chinelo mais à frente para irem aos playoffs.
Vai ser mesmo jogo a jogo.
Tudo pode acontecer.
Até mesmo escolher as chuteiras erradas…
3 Outubro, 2024 at 11:07
É que o campo estava difícil mesmo para as chuteiras adequadas, alguns jogadores do PSV tb escorregavam e o Quaresma até estava de pitons de alumínio, assim como o Bragança e ambos tiveram escorregões.
3 Outubro, 2024 at 11:14
Estava muito dificil.
Por isso e o facto de ver os colegas a escorregar, mesmo os que escolheram alumínio, é que não se entende como é que os jogadores que não tinham de alumínio mantiveram as escolhas iniciais.
Era a mesma coisa que um carro de fórmula 1 tivesse pneus slick e depois de começar a chover torrencialmente mantivesse a escolha. Alguém ia entender?…
3 Outubro, 2024 at 13:24
É o que penso!
3 Outubro, 2024 at 11:13
Também concordo bem mais interessante.
Mais ainda há muito jogo, muitos 6 pontos, por ai, tem mais haver com o calendário.
Nós temos a obrigação de ir ao play-off, até ao momento estamos bem encaminhados.
Belo inicio de época, no pós-Supertaça.
3 Outubro, 2024 at 11:19
A verdade é que os tubarões têm que jogar com tubarões e com todos os potes, não vão haver tantas equipas a ganhar os jogos quase todos como na fase de grupos do formato antigo. Depois tirando 3 ou 4 em cima e uns 5-6 embaixo no resto há muito equilibrio.
Ontem vi uns bocadinhos do Atletico, uma boa parte do Real e ambos não jogaram peva! Não pressionaram não foram intensos deixaram jogar e organizar, não pressionam alto…enfim para o SCP eram bons adversários pois deixam pensar o jogo.
Também vi partes do Aston Vila com o Bayer e do Leipzig com a Juve. Foram dois jogos muito bons, o Aston Villa ganhou sendo mais fraco um daqueles jogos em que o mais fraco é competente, sofre vai aqui e ali e marca num contra-ataque. O Leipzig -Juve duas excelentes equipas (A. juve do Thiago Mota promete) O Leipzig perde por enificácia pois perdeu muitas oportunidades de golo depois de estat com um a mais, a Juve ganha com dois golos individuais espectaculares dando a volta com menos um.
3 Outubro, 2024 at 11:31
Quando ao SLB, há ali muita qualidade no plantel. Não foi muito pensado com um modelo de jogo em mente, mas o lage é um gajo competente que vai arranjar um sistema que dê para eles, mas não vai ser nada de muito elaborado para já e depois dos outros começarem a perceber como jogam e passar o efeito psicológico da chicotada vamos ver como conseguem evoluir.
3 Outubro, 2024 at 11:36
Eu acho que tem corrido tudo bem aos lampiões.
É deixá-los encher o balão e depois logo se vê.
Continuam a jogar sem grande fio de jogo.
Têm os jogadores nas posições mais adequadas e não têm apanhado equipas muito físicas que coloquem à prova a sua organização.
Quero ver essa fanfarronice toda quando jogarem contra o Bayern na alemanha….
E mesmo antes em casa contra o Feyenoord….
Até lá vão jogar contra o nacional na madeira que pode até se complicar, vamos ver.
E depois são passeios na Taça, em casa Rio Ave e Santa Clara e vão a Faro.
A seguir vão a Arouca e recebem o Guimarães.
Vamos ver como será.
3 Outubro, 2024 at 13:27
Deixa os gajos encherem o balão e depois quem é que o vaza?
3 Outubro, 2024 at 16:03
A equipa deles…
Basta apanharem outro famalicão ou moreirense que lhes crie dificuldades e vamos ver.
Não é de um momento para o outro que se tornam melhor equipa.
Estão é mais “folgados” e tem corrido bem.
3 Outubro, 2024 at 16:32
A questão é? Lage acrescentou a cobertura de atos de vandalismo nos muros da casa?
3 Outubro, 2024 at 11:20
De acordo com a lógica de alguns…
Depois do que vi na Holanda e do que vi do Lille com o Real Madrid, dificilmente ganhamos ao Lille em casa.
Ou
Este Real Madrid não tem estaleca europeia, falta mentalidade
Segundo colosso espanhol a perder em território frances, pensam que estão no Espanholao onde é fácil ganhar aos Getafes.
Ou então é só ridículo tirar conclusões precipitadas com base num mau jogo de determinada equipa.
3 Outubro, 2024 at 11:29
Já não vamos jogar com o Lille….
É um jogo por equipa. 8 equipas diferentes.
Ou jogas em casa ou jogas fora.
3 Outubro, 2024 at 11:53
Felizmente não jogamos mais com eles…
3 Outubro, 2024 at 12:22
Eu sei que não.
Todo o comentário é uma realidade alternativa.
Isto é mais em resposta aos inúmeros comentários do dia de jogo que conseguiram extrair grandes teses com base no jogo de Eindhoven.
Era o que diriam se o Lille fosse a próxima jornada e tivéssemos ganho ao Graz na 1ª. É que é certinho, direitinho. Estava metade deste blog todo borrado nesta altura.
Com “Reality Checks” e “não é linear que ganhemos ao Bolonha, nem na Áustria, e porque sendo o Brugge de nível semelhante ao PSV, mais coisa, menos coisa, do que vi ontem até o empate parece uma façanha”.
inúmeras pérolas deste tipo.
O pessimismo neste blog já é uma imagem de marca e não me chateia, o que me chateia é que este pessimismo e insegurança típico nosso passa muitas vezes da bancada para o relvado.
Foda-se até se critica o facto de se acreditar que se pode ficar nos 8 primeiros. Mas qual é o mal? Vão ser os milhafres ou os porcos que vão acreditar em nós?
É mais improvável ficar nos 8 primeiros nesta Champions do que ganhar o 1º campeonato de Ruben Amorim?
Queremos que os jogadores tenham outra mentalidade, outra atitude, sejam menos medrosos e depois andamos aqui no: “Falta de noção”, “vivemos noutro planeta” e bla bla bla.
Gostava de ver o “totobola da champions” desta gente racional e ver quantos vencedores acertaram nestas duas jornadas.
Futebol é isto e o papel do adepto é acreditar e empurrar a equipa para o que parece impossível. Muitas vezes é essa força extra da bancada que permite milagres dos Xandões e Matias Fernandes desta vida quando existiam arautos da desgraça a dizer que seríamos humilhados.
E agora que estamos perante um dos melhores Sporting da maioria da história de vida dos que aqui andam, continuamos com essa conversa dos impossíveis e do sem noção.
O Sporting jogou mal em Eindhoven, desse jogo horrível conseguiu trazer um ponto e retirar 2 a um possível adversário direto. Do mal o menos.
Esta fase da Liga dos campeões estende-se até Fevereiro!! Há lesões, momentos de forma, mercado de inverno pelo meio. Há sorte e tudo é possível.
Temos 4 pontos e acredito que à terceira jornada teremos 7.
3 Outubro, 2024 at 12:37
Isto.
3 Outubro, 2024 at 13:03
E com 7 estamos nos playoffs.
3 Outubro, 2024 at 22:26
É que nem pense nisso! Com 7 pontos está aonde? 1/3 dos atuais participante vão directamente de vela. São 12 equipas! Vai-me dizer que nenhum dos 12 piores consegue fazer 7 ou 8 pontos em 24?
E os 8 acima deles (do 17º ao 24º) vão jogar contra equipas do pote A do play-off para apuramento para os 8ºs de final Equipas que terminam esta fase de 8 jornadas entre o 9º e o 16º (o que, pelo andar da carruagem, ainda deve incluir equipas que estiveram no pote 1 desta fase; um irá incluir de certeza, porque cada pote tinha 9 equipas).
Temos de lutar por 14 ou 15 pontos para ficar entre o 9º e o 16º e por 17 ou mais pontos para poder “garantir” um apuramento directo para os 8ºs, sem ter de jogar em Fevereiro.
SL
4 Outubro, 2024 at 10:21
Era ironia obviamente…
3 Outubro, 2024 at 13:26
Compreendo a questão de não haver necessidade de estarmos todos borrados.
De termos a liberdade de podermos nesta fase em que estamos bem podermos ambicionar algo mais e sonhar que é possível.
Mas também compreendo o que é o futebol.
E futebol não é apenas ter adeptos cujo papel é apoiar e acreditar. Futebol também é composto por adeptos supersticiosos, pessimistas e em que tudo de mal vai acontecer. Mais ainda se forem adeptos de clubes com determinado histórico.
Compreendo menos essa mania de que aquilo que o adepto diz ou pensa que por magia passa por osmose ou algo do género para o atleta que supostamente é profissional.
Mas assim como os medrosos e pessimistas também sei que o futebol é feito de adeptos que não lidam bem com aqueles que falam mal.
Eu acho que há espaço para todos.
Lido mal é quando uns tentam calar os outros.
Dito isto devo ter sido dos primeiros que acredita que é possível acabar nos 8.
Ainda acredito. Até porque só depende de nós.
No limite espero ir aos playoffs e depois de saber quem é o adversário….quem sabe.
O que não invalida que ache que podíamos ter feito muito mais em casa do PSV e que precisamos de ter um plano para ultrapassar equipas mais físicas e pressionantes como foi o PSV ou então de facto aquilo que disse em cima não passou apenas de uma ilusão.
3 Outubro, 2024 at 13:42
LR
Não é passar por osmose. Sente-se no Estadio. Quando se sofre um golo ou alguma contrariedade.
Os silêncios, os suspiros. Quem está lá sente e os jogadores também.
E eu compreendo que se fale mal da equipa. Principalmente depois de um jogo destes. Temos que tirar ilações para melhorar. Temos que ver o que tem falhado em jogos semelhantes a este
O que não concordo é com base num jogo menos conseguido fazer-se funerais a certos jogadores e à equipa como um todo.
Nem compreendo deduções que passam deste jogo para os restantes jogos da Champions.
Muito menos compreendo que se critique quem acredite que se pode atingir objetivos improváveis.
3 Outubro, 2024 at 14:07
Bem vindo ao mundo do futebol 🙂
3 Outubro, 2024 at 14:13
Só acrescentar que nunca concordei com assobios e manifestações contra a equipa no estádio ou pavilhão.
Agora em cafés, blogs, fóruns de sportinguistas…..?
É o espaço do adepto puro manifestar-se.
Para um lado e para o outro.
4 Outubro, 2024 at 0:01
Clap! Clap! Clap!
Completamente de acordo, caro Leão Rampante. Os momentos de jogo Sporting são para apoiar as equipas. Mas existem espaços de convívio e debate entre sportinguistas onde TODOS os escrutínios podem e devem ser feitos. De preferência com espaço e com racionalidade para para que todos possam ganhar com esse debate; mas também não vem mal nenhum ao mundo se o espaço for de liberdade mais irracional para a descarga emocional do nosso amor leonino.
É o que mais gosto nesta Tasca … e o que mais admiro e respeito na muito aberta e democrática forma como o Dono da Tasca a gere.
Um abraço e saudações leoninas
4 Outubro, 2024 at 9:14
Tal e qual.
Por vezes parece que há alguns (não estou a dizer que é o caso do XAIT) que lhes cheira demasiado a povo 🙂
3 Outubro, 2024 at 16:00
Que xaropada este pranto todo.
Andámos anos a ser encavados por Vikings e clubes de merda da Turquia e da Albânia e agora que empatámos na Holanda, contra um equipa que não perde em casa há mais de 40 jogos, parece o fim do Mundo. Acham que os adeptos do Real ficaram assim quando nos ganharam em Alvalade sem saber ler nem escrever ou no Barnabéu, quando perdiam 1-0 aos 88´? E como este exemplo podemos dar 1000 em que o Sporting foi superior e no fim…batatas. Prefiro o contrário.
Jogámos bem? Não.
Podíamos ter perdido? Sim.
Por muitos? Sim.
Podíamos ter ganho? Sim.
Então, porra, acabam lá com a choradeira que já mete dó sermos tão coitadinhos.
4 Outubro, 2024 at 10:29
A questao é que empataste milagrosamente e nao sais de lá com uma goleada por mero acaso… nao é bom sinal.
4 Outubro, 2024 at 10:25
Ou seja… o tal reality check. Pelo perfil da nossa equipa acho dificil vencerem certos adversários que erwm considerados ‘no papo’, como Brugges, Bolonha. Sem falar no Leipzig que vejo mal saírmos de lá com pontos.
Vamos ver.
3 Outubro, 2024 at 13:35
Pois, tu és daqueles gajos que nem necessitam ver os jogos, basta ver o resultado e comentar com base nisso…
Com o Lille jogaste mais de 1 parte contra 10… Eles só fizeram o 1º remate à baliza lá para os 80 minutos… Sim, podias e devias ter ganho por mais – até porque tiveste oportunidades para isso, mesmo sem forçares muito.
O jogo na Holanda mostrou claramente que podíamos ter ganho lá e que o PSV não é nenhum papão. O golo deles é uma oferta e uma sequência de erros nossos, que dificilmente voltariam a acontecer – bola metida no meio, Geny à espera da bola deixa-se antecipar, talvez em falta, adversário se oposição avança à vontade e o Israel está encostado a um lado da baliza inviabilizando chegar à bola num remate que nem ia com muita força.
Foi um jogo em que nós abordámos mal o adversário, cometemos muitos erros e mesmo assim, e mesmo com o problema das botas, sacamos um empate e até podíamos ter ganho.
O Real Madrid com o Lille falhou golos inacreditáveis. Mesmo jogando abaixo do normal, podiam ter ganho facilmente e perderam. E notou-se muito o desgaste físico que o jogo anterior deixou na equipa.
3 Outubro, 2024 at 13:54
Como podías ter sido goleado.
O PSV foi superior ao Sporting, seja por mérito deles ou demérito nosso.
Podíamos ter ganho, também.
3 Outubro, 2024 at 14:30
Sim, o justo até era o PSV ganhar… Mas nós não temos culpa de eles terem falhado 3 golos na cara do Israel…
3 Outubro, 2024 at 14:20
Onde é que o Real Madrid podia ter ganho facilmente?!!! Deves ter visto um resumo tendencioso com as oportunidades todas do Real que foram quase todas nos ultimos 5 minutos. O Lille Dominou o jogo e foi melhor até aos 85 min. Podia inclusive ter mior vantagem nessa altura.
3 Outubro, 2024 at 14:32
Só vi um resumo alargado… Não foram só as oportunidades. Foi o que me pareceu. Posso estar enganado. Aceito que o “facilmente” é um pouco forçado! 🙂
3 Outubro, 2024 at 14:57
Eu também não vi mas fui ao sofascore.
O golo do Lille é um penalty a fechar a primeira parte. Jogo morno, sem muitas ocasiões mas o Lille melhor que o RM. Segunda parte também controlada, por isso dizem que o Lille dominou, não dominou só evitou domínio do Real. Até á tal ponta final que é típica neles. O RM é tão superior que faz a táctica dos oitchencha e ocho. Falhou, mas o xG ficou 1-2 apesar do resultado ter ficado na mesma.
3 Outubro, 2024 at 14:58
Para o sofascore, um tal de Tiago Santos foi o melhor em campo.
3 Outubro, 2024 at 14:23
Viste o jogo do Real????
3 Outubro, 2024 at 15:39
“Pois, tu és daqueles gajos que nem necessitam ver os jogos, basta ver o resultado e comentar com base nisso…”
Precisamente o contrário.
Aliás… A maior crítica que apontei às críticas pos-Supertaça foi a isso mesmo. Que olhassem para o jogo e vissem os acontecimentos aleatórios em vez de se falar em ceboladas.
Aqui a minha maior crítica vai no sentido do futurismo que se está a fazer com base na nossa exibição em Eindhoven e a exibição dos adversários.
Também acho que o PSV não é nenhum papão e que foi muito mais demérito nosso. Sabendo do que poderíamos fazer, sabe a dois pontos perdidos, vendo o que se passou em campo foi um ponto ganho e 2 retirados a um adversário direto.
Agora, quando ao ponto em que estamos, já vi um Sporting mais fraco ser bem mais competente em Dortmund, Frankfurt ou Bergamo. Acredito muito mais numa réplica dessas do que numa eventual réplica da equipa de Eindhoven.
Tendo isso como base, temos que ser práticos e ver que temos 4 pontos em duas jornadas.
Temos um calendário complicado, mas há equipas com menos pontos que nós e calendários ainda mais complicados.
É o que é.
Não temos nenhuma razão para pessimismo na Liga dos Campeões.
3 Outubro, 2024 at 15:48
Futurismo é que o que tu também fazes. Para ti o copo está meio cheio e portanto o futuro é radioso. E criticas os outros por acharem que o copo está meio vazio e preverem um desastre. Mas nem tu nem eles sabem o que vai acontecer.
Pegar nas sete jornadas do campeonato para desvalorizar o desastre que aconteceu na Supertaça é só mais uma falácia, porque não é o mesmo jogar com o Porto em Alvalade ou em campo neutro e certamente a dificuldade de jogar com o Porto não é a mesma de jogar com o AVS e o Arouca.
Dito isto, tens direito a achar o que tu quiseres.
3 Outubro, 2024 at 16:46
Eu não digo que o futuro é radioso.
Eu digo que o presente é radioso. Temos 21 pontos no campeonato em 21 possíveis e já derrotamos um adversário direto e temos 4 pontos em 6 possíveis em duas jornadas na Champions.
Copo meio cheio?
Que me tivessem dado esses “meios copos” todos os anos desde que nasci…
Eu não desvalorizo a supertaça pelo o que se passou no campeonato. E
u analisei o que se passou na Supertaça e achei que tinha muito mais a ver com questões aleatórias do que em jogo jogado. Em jogo jogado fomos superiores na maior parte do tempo de ambos os jogos contra o Porto.
Agora está na moda dizer que é fácil ganhar na Madeira ou em Arouca.
Deve ser por isso que não fazemos este pleno desde 1990/91.
Claro que em teoria é “fácil” para os grandes ganharem a equipas pequenas, mas o que no diz a prática é que há sempre dias maus, dias de azar ou com menos competência.
4 Outubro, 2024 at 0:15
«Copo meio cheio? Que me tivessem dado esses “meios copos” todos os anos desde que nasci… »
Exactamente … subscrevo … e nos meus 67 anos a beber “meiozinhos” (é como chamamos nos Açores à medida – de Tasca – de meio copo de vinho) destes … até me inscrevia nos AA (não! não é Álvaro Antunes … seria Alcoólicos Anónimos mesmo)
Um abraço e saudações leoninas.
p.s.: Não sei se repararam que no meio dessa anunciada catástrofe ganhámos 4 pontos defrontando 2 equipas do nosso pote mas de campeonatos claramente superiores; arrançámos 1 empate fora contra uma equipa que não perd em casa há 42 (QUARENTA E DOIS !!) jogos e, por enquanto vamos em 12º lugar entre 36 equipas e, neste moment – bem sei que é apenas neste momento e aida é bem cedo vamos à frente de Bayern, Barcelona, Real Madrid, PSG, Leipzig e Atlético de Madrid e com os mesmos pontos de Man City, Inter, Atalanta, Arsenal e Mónaco, por exemplo. Acham coisa pouca?
3 Outubro, 2024 at 16:05
Ok!
Compreendo!
Eu acho que é tudo uma questão do Amorim preparar bem o jogo, e da mentalidade dos jogadores – que acho que foi o que falhou na 3ª feira.
3 Outubro, 2024 at 16:59
Concordo.
Acho que na terça feira demos tiros nos pés.
Independentemente das escorregadelas, pareceu-me que os jogadores estavam sempre à espera da bola em vez de atacar a mesma o que ajudava sempre a chegarem atrasados.
A questão das escorregadelas custa-me muito a aceitar numa estrutura profissional deste nível.
Não se pode admitir que tenha o impacto que pareceu ter.
Mas também por aí me parece difícil replicar este Sporting para outros jogos.
A questão Amorim… Tanto se falou no substituto para o Gyokeres que parece que nao se acautelou o substituto para Pote. Principalmente em jogos europeus.
As combinações de costas e ao primeiro toque são essenciais porque na maioria dos jogos vamos ter pressão alta.
Amorim já devia conhecer bem o Geny e já devia conhecer as nossas dificuldades neste tipo de pressão principalmente depois dos jogos com a Atalanta.
Fiquei desiludido porque dá a sensação que por 2 ou 3 pormenores poderiamos passar de um jogo jogado em que fomos “goleados” para um jogo jogado que podia ter sido bem favorável para nós.
Daqueles jogos em que mesmo que tivéssemos ganho ia acabar mal disposto pelas sensações que passou durante 90 minutos.
4 Outubro, 2024 at 10:36
E tambem falhou na final da taça… equipa nao estava focada naquele jogo… tambem aconteceu na supertaça, idem com o city. Jogos sem foco e mentalizacao de faca nos dentes.
4 Outubro, 2024 at 10:30
Podias ter ganho e sobretudo podias ter sido goleado…
3 Outubro, 2024 at 12:15
Assim está bem.
Os lamps inchados, nós com dúvidas, afinal não vai ser um passeio.
Assim temos que dar o litro, como deve ser sempre!
3 Outubro, 2024 at 20:57
Concordo.
3 Outubro, 2024 at 12:29
É sem duvida mais interessante. Cria mais incerteza e com isso maior entusiasmo para acompanhar. Dá mais oportunidades a equipas de segunda linha como o Sporting, mas é preciso ser competente para aproveitar. Quem quer estar na CL tem de saber estar…
3 Outubro, 2024 at 12:44
veja-se por exemplo o Aston Villa, tem uma belíssima equipa e treinador. Ontem ganha o jogo porque teve um redes (que nem acho que seja especialmente bom) que atinou e esteve num dia superlativo.
3 Outubro, 2024 at 13:28
Ora..ora… Nós é que temos o Sr. “Top-10″… Vens agora tu desconversar com o mister do Aston Villa…
🙂
Z
3 Outubro, 2024 at 13:40
Eu fui contra, quando apresentaram esta versão…
Hoje sou a favor e percebo que estava errado. Este quadro competitivo é mais engraçado, dá mais azo a surpresas e até o sorteio tem um papel mais relevante – para o bem e para o mal, o que não deixa de ter piada também.
Eu até vejo isto passar para 10 jogos com facilidade, ao contrário, vejo dificuldade em acabarem com este método, como alguns dizem que vai rapidamente acontecer!
3 Outubro, 2024 at 14:10
Para aqueles que queriam uma super liga, este modelo está muito mais próximo do que queriam.
Bem sabemos que se calhar não era bem isto que queriam mas apenas e só mais dinheiro.
O problema é que o argumento dos sonsos foi de vela…
3 Outubro, 2024 at 14:21
O que esteve subjacente á implementação deste novo modelo da fase regular da Champions, passando de 8 grupos de 4 equipas em que jogavam a duas voltas (casa e fora) para uma forma de liga com mais equipas no total onde cada equipa disputa 8 jogos pre sorteados… É, na minha opinião, fazer mais dinheiro…
Cada equipa disputa agora 8 jogos em vez de 6 …
Contudo, creio que este novo modelo traz uma muito maior incerteza nos resultados, senão vejamos…
Cada equipa só defronta outra uma vez … Os momentos de forma das equipas vão variando á medida que a época decorre logo, é muito importante os jogos que as equipas disputam nos seus campeonatos antes dos jogos Champions… Lesões, castigos etc vão ter um peso muito grande neste novo formato…
Eu gosto mais deste modelo de fase regular…
Os jogadores têm que ir com tudo para estes jogos Champions. O pior é quando certos treinadores começam a inventar…
3 Outubro, 2024 at 14:29
No modelo antigo, com fase grupos, tinhamos um total de 32 equipas (8 grupos com 4 equipas cada) … Agora temos uma liga com 36 equipas …
Cada equipa disputava 6 jogos na fase regular, agora disputa 8.
No modelo antigo disputavam se 192 jogos na fase de grupos… Agora serão disputados 288 jogos na fase de liga.
Quase mais 100 jogos … Tanto dinheiro para a UEFA… Acabou se o patrocínio da gazprom (russia) faz se mais dinheiro, muito mais dinheiro de outra forma…
3 Outubro, 2024 at 15:06
Achas razoável acreditar na veracidade dos resultados num ecossistema com direitos de TV de biliões ano, mercados de apostas de biliões em que as equipas que competem ganham milhões e os árbitros milhares?
3 Outubro, 2024 at 17:04
Bom, isso é outro assunto …
Eu razoável … Acho.
O problema aqui, nesse domínio que referes, é que “a carne é fraca” … E os biliões são muitos …
3 Outubro, 2024 at 15:12
Acho que este formato por ser disputado a 1 volta num sistema de (quase) todos contra todos não provoca mais surpresas, os casos do atleti e RM que vêm “confirmar” a teoria das “surpresas” tem a ver com o jogo antes entre os dois que os deixou todos partidos.
O que este sistema proporciona é uma vantagem para as equipas que jogam com os “mais fracos” em casa e com os mais “fortes” fora e isso é que vai ser determinante para as equipas do “meio da tabela” se em vez de irmos á holanda e á Austria os recebêssemos em casa e jogássemos fora com o City e o Arsenal só com os jogos em casa faziamos (normalmente) 12 pontos e iamos ao play-off….
No sistema “antigo” o RM perdia com o Lille e depois dava-lhes um cabaz em Madrid, agora perdeu com o Lille na mesma mas já não tem o jogo em casa para recuperar na eliminatória, mas também já não há “eliminatória” portanto a “surpresa” é igual, as consequências é que são diferentes…
O que me preocupa verdadeiramente são as equipas que estão atrás de nós, vejam os nomes e vejam quantos tubarões é que têm de subir na classificação rápidamente e nós sabemos como é que funcionam as arbitragens na UEFA em que os nomes e grandeza dos Clubes influenciam muitíssimo os apitadores…
3 Outubro, 2024 at 16:07
Tendo a concordar!
3 Outubro, 2024 at 15:43
A dinâmica deste formato, em liga, vai mudar drasticamente nas próximas jornadas, se calhar já na próxima, quando algumas equipas deixarem de ter objectivos.
Estrela Vermelha, Zagreb, Slovan Bratislava, Young Boys, por exemplo, são sérios candidatos a ficar precocemente fora da corrida ao play-off e os jogadores não jogam da mesma maneira quando têm objectivos e quando não têm.
O mesmo se pode dizer das equipas que alcançarem o apuramento antes da última jornada.
Este é um problema do formato.
Outro problema é este que o TenhamOrgulho aponta: ter a sorte de jogar em casa com os mais fracos é uma vantagem para algumas equipas, mas não para todas.
Dito de outra maneira: como não jogam todos contra todos, o calendário não é, realmente, igual para todos.
Mesmo assim, acho mais interessante este formato do que o anterior.
E para as equipas portuguesas é interessante porque vão andar até ao fim na luta.
3 Outubro, 2024 at 16:10
Daí eu ter dito que o sorteio aqui tem um peso maior… e pode fazer TODA a diferença.
Além desse detalhe do jogar em casa com os mais fracos e fora com os mais fortes, faz diferença calharem-te os melhores de um pote 3 ou de um pote 4 em vez dos piores desses potes. Ou até do pote 2 e do pote 1.
5 Outubro, 2024 at 19:03
Com o devido respeito acho que estás enganado e não partilho de todo a tua perspectiva.
Para além do prestígio da competição em si, quando cada vitória vale 2, 1M e cada posição na classificação final mais 275mil extra, as equipas nunca deixam de ter objectivos.
Além do mais apenas 12 equipas em 36 não se qualificam, o que faz com que haja sempre larga possibilidade com mais uma vitória ou outra de atingires o Playoff.
3 Outubro, 2024 at 16:12
Para quem gosta de competições-calculadora-na-mão, este formato é um banquete!
É fazer o mesmo nas Seleções e “rebentar” com o Roberto Martins…
3 Outubro, 2024 at 16:38
No Philips Stadium, mais um bocadinho de “pirica” na rapaqueca, do Harder e tínhamos 6 pontos…..
3 Outubro, 2024 at 16:43
E com um bocadinho menos de sorte tinham eles os 6 pts…
😉
Z
3 Outubro, 2024 at 17:08
No máximo 3, pois levaram da Juve
4 Outubro, 2024 at 10:42
E de goleada.
3 Outubro, 2024 at 18:52
E o escorreganço do Quaresma, isolado frente ao guarda-redes…
3 Outubro, 2024 at 20:21
É indescritível.
Mandei o tlm com o crl, levantei-me e fui beber àgua pra me acalmar.
3 Outubro, 2024 at 22:07
🙂
4 Outubro, 2024 at 0:25
Caro 5 violinos … «… mais um bocadinho de “pirica” na rapaqueca, do Harder…» ? o rapaz ainda só tem 19 aninhos já é o Mais Duro e o amigia inda lhe quer por mais um bocadinho de “pirica” na rapaqueca? Ó Homem olhe que ele ainda rebenta!
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: afinal não é só a Língua Portuguesa que é muito traiçoeira