Há muito tempo que eu não tinha este sentimento querer que um jogo do Sporting, não acabe e que continue e continue….
Pois, agora este é o meu sentimento quando vejo a GREEN MACHINE jogar na Champions quero que o jogo não acabe…
E hoje não foi sequer a primeira vez….
Aquilo que eu sinto por esta equipa não se compara com nada, nem mesmo pelo futsal ou futebol, já fomos campeões da Europa de seleção no futsal no futebol e nem falo do hóquei mas, nunca estivemos sequer perto de o ser em andebol, a base de aonde parte a GREEN MACHINE é muito mais baixa, muito mais distante do top e no entanto 2 lugar no grupo da Champions já com uma catrefa de jogos disputados em que ganhamos ao campeão do Mundo, ao da Alemanha, ao de França, ao da Romênia…
Orgulho é pouco para exprimir aquilo que sinto por esta equipa….
Obrigada GREEN MACHINE são na realidade “tão grandes como os maiores da Europa” não posso pedir mais nada!!!
Faço das tuas as minhas palavras. É notável esta equipa! Faz hoje uma semana cruzei-me com o Carlos Carneiro à entrada do estádio e estive mesmo para lhe ir agradecer o trabalho fenomenal!
Como ele estava ao telefone não o fiz, mas devia tê-lo feito.
O reconhecimento é muito bonito e faz falta também.
Não sei se ficam todos, o Martim está a atrair muitas atenções, mas o pai e o mais novo de certeza ficam, aquela família é o andebol como nenhuma outra, pai, mãe e filhos todos internacionais por Portugal, a mãe sacrificou a carreira profissional para acompanhar o marido e os filhos….
Aquilo é um projeto familiar eles todos querem marcar uma época no andebol nacional, não é uma coisa de 4 ou 5 anos é uma coisa de 10 anos ou mais…
Super equipa de andebol!! Parabéns e continuar com esta fome de vitórias. Tentei comprar bilhete e estavam esgotados. Depois vejo parte de bancada vazia por causa de 20 adeptos romenos
Eu acho que vai ser muito dificil o VB já conseguir agarrar esta equipa.
Ele está completamente às aranhas, não sabe o que quer nem como quer que a equipa joga. Anda completamente ás apalpadelas e com a pressão com que está, não estou a ver agarrar mais a equipa a sério…
O United começa a parecer qualquer coisa como uma equipa do Amorim. Mas o Bodo é um doce e aquilo ainda está tudo colado com cospe. A agressividade da PL, que o Bodo não tem, desmonta aquilo tudo.
Malacia esteve horrivel, o Dalot pouco melhor, Garnacho mau na decisão e ainda sem perceber bem o que fazer e onde estar, o Bruno a tentar estar em todo o lado, Ugarte (até ele) meio perdido. As boas noticias para o Amorim é o encaixe do Diallo que foi otimo a Ala, Lisandro que é perfeito para aquele lugar e Hojlund. Antony também pareceu dar-se bem como ala direito. O Amorim vai perder cabelo a sério nestes primeiros 2 ou 3 meses para conseguir construir uma equipa.
Sempre pensei que ia optar pelo caminho contrário. Criar uma coesão defensiva e a partir daí ir andando metros para a frente. O Amorim optou pelo contrário…construir uma equipa a partir da pressão alta e reação à perda…é muito mais dificil.
E o primeiro problema é já este…continuar assim ás apalpadelas, com jogadores a entrar e a sair da equipa à medida que consegue treiná-los ou procurar um 11, cimentar, e depois fazer crescer o plantel a partir daí (sendo que, com tanto jogo a probabilidade de lesões é grande).
O Vitor Bruno está a mostrar porque é que os grandes treinadores são os que são teimosos….
Os treinadores cheios de duvidas e que andam a mudar a cada erro e a cada problema…é uma questão de sorte conseguirem pegar numa equipa ou não. É uma questão de rodar até encontrar as peças que encaixem, se encontrarem e não pode haver lesões.
O Lage também é assim. Encontra o seu sistema, as traves mestras e se aquilo encaixa, tudo bem. Quando não encaixa parece uma barata tonta sem saber bem o que fazer.
E é o que eu mais quero que não aconteça ao João Pereira. Conhece o teu modelo, conhece bem a tua forma de jogar e trabalha-a até ao limite. Não tenhas duvidas sobre o que queres ver no campo.
Por isso mesmo escrevi que ontem já vi mais dedo de Amorim, principalmente nas movimentações entre os defesas e os médios, sempre a tentarem aqueles passes de ruptura pelo míolo que no nosso caso colocavam muitas vezes os nossos médios com tempo e espaço para olhar de frente o jogo e pensar o que fazer a seguir.
Mas a pressão do Bodo não foi a mesma do Ipsiwich.
Até estar tudo automatizado levará meses, e na PL, e principalmente fora de casa, a pressão adversária é constante e uma perda de bola em zona proibida é a morte do artista.
O que noto também é uma dificuldade enorme do Onana em jogar com os pés.
Ainda voltam à Portugal para levar o Israel…
É o melhor que faz. É jogar com os pés. Agora até está melhor na baliza mas a melhor característica dele sempre foi com os pés.
Dá 10-0 ao Israel.
Sim, vai sofrer muito na PL para conseguir jogar como ele quer. Por isso é que pensei sempre que ia começar pela consistencia defensiva, antes de dar passos em frente. Optar por esta caminho é complicar a sua vida….
Não falo em dificuldade técnica
falo em dificuldade e percepção tática.
Referi isso no jogo com o ipswich, que não saia a jogar pelo centro quando não tinha linha de passe para as laterais.
Também pode ser falta de confiança no risco do passe ou na própria recepção do colega (se este não for o BF).
Nestes 2 últimos jogos teve muita dificuldade.
Ontem inclusive tem um lance no final do jogo em que apanha na orelha da bola e remata para a bancada, um lance que por exemplo o Diogo Costa resolvia facilmente com um passe em balão.
Mas o Amorim já tinha identificado isso em toda a equipa, falta melhor definição no passe…
Eu fico perplexo é com a falta de velocidade e forma física de muitos dos jogadores que estão no Man Utd…
De ligt, Antony, o próprio Bruno Fernandes… Até o Ugarte…
Tirando o hojlund e o mazraui daquele 11 inicial nenhum me pareceu com grande capacidade de choque… O Garnacho pode jogar e render muito mais… Ontem falhou 3 golos cantados …
O gajo tem lá muito jogador com pouca qualidade. Dallot e Malacia foram atrozes, o Dallot então não oferece 2 golos porque não calha. Acho que a melhor opção que tem nesta altura para ala esquerdo é o Garnacho porque o rapaz é muito limitado a interior e só sabe jogar com espaço. O Antony não gostei, não gosto do Antony, é lento como a merda o que complica bastante quando vai para cima e tenta passar em velocidade. Continuo a achar o Bruno um desperdício a jogar a meio campo quando podia perfeitamente jogar a interior direito, mas cansa ver o gajo a jogar, o homem não para. Neste momento acho que devia de apostar num meio campo com o Ugarte e o Casemiro, e jogar com o Bruno na frente.
Acho que a defesa é uma questão de tempo até acertar. O Mazraoi parece ter encaixado na direita, pelo menos ontem, e o Lisandro faz de Inácio com qualidade. O maior problema vão ser os índices fisicos e a vontade. Se o Amorim conseguir por o Rashford a correr não vai ter problemas nenhuns, se o Rashford continuar como ontem, alguém vai ter de ceder…
Sente se o Casemiro a escorregar para a arabia saudita. É o mais caro e não é o mais valioso. Eles estão a contar com o Mainoo e talvez isso volte a meter o Bruno mais á frente.
Com o avançar da idade, faria sentido trazer o Bruno para trás, para temporizar e manter mais a bola.
Não entendo porque é que o Antony não é testado a lateral esquerdo, dado que ele é o melhor avançado a defender da EPL e joga com o pé esquerdo. Talvez ele se recuse…
O Casemiro não tem pulmão para este meio campo, por enquanto. Precisa de um raio de ação mais curto.
Eu acho que quem vai deixar o Bruno avançar é o Mainoo. Mas precisa de tempo. O Bruno é o jogador mais inteligente do United, está a tentar agarrar a equipa pelo meio campo.
Eu acho que o Garnacho não pode ir para a ala. A reação dele à perda, a forma como defende, a falta de intensidade. E acho que com tempo vai perceber o sistema e vai conseguir fazer facilmente aquele lugar. Se ele quiser.
O Rashford para mim seria o vendável….não vejo nenhum lugar em que ache que ele possa jogar, vale dinheiro, tem pouca vontade…..
Na ala esquerda há mesmo um problema….é possivel que acabe por lá o Dalot exatamente porque…não vejo mais ninguém…
O Antony faz…ele tem vontade, corre…se ganhar confiança pode crescer. Não vai ser o que se projetou que poderia ser mas pode ser bem util….
Para a lateral esquerda eles têm um miudo pronto a subir. Não sei o nome mas já ouvi várias referências. O Amorim há de esgotar o Shaw, o Malacia, o Dalot e até o Garnacho e uma vez se veja que não é nenhum deles o miúdo já tem espaço para ter continuidade.
O Casemiro tal como o Eriksen, Maguire, Rashford, Antony, Lindelof e talvez mais uns quantos estão todos na lista do “se alguém oferecer algo, vamos pensar”. Alguns são líderes do passado que creio que nunca são bons de manter. Um capitão não pode deixar de ser convocado e ficar muito tempo no clube, como o Maguire ou o Rashford. Muito caros, muito inúteis.
Há anos que acho que o United devia investir na perda de jogadores e não na compra. Tem um plantel cheio de jogadores que desiludiram e que até parecem ter feito a cama a managers.
O Shaw nunca vai fazer a ala do Amorim. Se fizer, vai jogar menos que o St. Just. Não tem velocidade mas principalmente, não tem capacidade física para andar acima e abaixo…
O Mount…vamos ver….não sei se o Mount não vai ser um dos que melhor se vai adaptar ao sistema. Já jogou muito assim com o Tuchel, é um puto que todos os treinadores adoram, muito dedicado, é muito inteligente….o Mount não me admirava NADA de virar tipo Pote. Não tão titular como o Pote, mas aquele jogador que o Amorim conta sempre.
Vamos ver….depende muito dos encaixes….não sei quem vai encaixar bem no sistema, na forma de jogar…
Os que eu acho direto que são são Casemiro, Rashford e Eriksen. Estes….não têm nada do que é preciso para as posições onde jogam. Só se o Casemiro der central e o Eriksen der para avançar para o trio da frente, mas muitas duvidas. Estes acho MUITO MUITO dificil encaixarem. O Maguire não sei se é assim tão dificil encaixar. Forte na marcação, defesa a 3….não é espetacular com bola mas…..o Lindelof o mesmo mas inverso…bom de bola mas não muito forte na marcação….se os pontos fracos forem “amenizados”, vejo na boa ficarem para rodar os titulares…O Antony também acho que poderá encaixar relativamente bem para rodar titulares, depende como crescer com a equipa……
O Simões seria bem vindo, tem aquela pica á TT que arrasta a equipa para outros patamares de garra.
Harder e Gyokeres juntos dão vontade de virar os 3 da frente e meter um Bragança nas costas, acho que faria melhor que o Trincao, com dois laterais de tipo ofensivo.
Hoje é importante. Porque o Pereira vai mostrar a habilidade em gerir uma equipa magoada por uma derrota pesada. Seria um teste difícil até para um Mourinho, por isso para o Pereira é na minha opinião mais teste que o Arsenal.
A maneira que eu acho mais interessante meter Harder e Gyokeres juntos é mesmo meter os 3 médios ao mesmo tempo (Morita na direita, Morten a 6 e Bragança na esquerda) e depois os 2 na frente, um pela esquerda e outro na direita ou com o Harder atrás do Gyokeres.
Mas é uma grande alteração face ás rotinas e tira do jogo m dos nossos jogadores em melhor forma….o Trincão.
Fiquei a pensar na detecção precoce de potenciais bons treinadores a partir das características do Amorim e do Luís Enrique, outro polivalente.
Jogadores que tenham sido
1. Polivalentes
2. Jogado de forma inteligente
3. Ambiciosos
4. Jogado nos maiores palcos
5. Treinados por Grandes Misters.
6. Tenham entendido o jogo a partir do miolo.
Quando tento cruzar isto com os jogadores que o Sporting teve ao longo de anos, não há muito onde pegar.
Alguém se lembra de algum?
O Adrien parece me próximo ao modelo que descrevo.
O Xabi Alonso e o Xavi não picam os pontos todos mas picam alguns.
Se chegássemos a um top 3 mandava mail ao Varandas a explicar o raciocínio, para ele ir buscar jogadores destes em fim de carreira, traze los para um último ano na equipa B e depois passarem a técnicos e crescerem em casa rumo á equipa A.
O que me parece é que têm de ser lideres em campo, têm de ser jogadores que estejam constantemente em indicações aos companheiros e têm de ser jogadores que jogem em posição de muita intervenção no jogo e que o vejam de frente (médios de construção ou defesas).
Assim de cabeça vejo como hipóteses de futuros treinadores (dos que passaram no Sporting):
Adrien
Bruno Fernandes (apesar de jogar mais à frente muitas vezes, também joga na construção MUITAS vezes)
Morten
Coates
Esgaio
Nunca achei o Neto, por exemplo, com perfil para treinador. Curiosamente.
Mas o mais importante para perceber quem é ou não é o dia a dia. A forma como percebem imediatamente o que o treinador quer dele e de quem os rodeia, a forma como percebem cada exercício e o que é pretendido por eles, como se relacionam com os companheiros, o espirito que criam em torno de si…..
Acho que ninguém de fora consegue perceber mesmo quem pode ou não dar treinador. Só quem convive com eles…e mesmo assim é muito dificil. O Amorim ninguém que jogou com ele diz que ia dar treinador, por exemplo.
O Bruno é indisciplinado e tem o seu quê de diva. O Esgaio parece me adjunto. O Neto adjunto do adjunto. Gosto muito do Coates… Mas não bate certo com as métricas.
Ancelloti, Pep e Xabi Alonso eram jogadores relativamente parecidos. Não creio que serem jogadores top seja fundamental mas obviamente ajuda a galgar etapas.
Curiosamente o que apostava mais até era o Esgaio (a seguir ao Adrien, que me parece o que seria mais perto mas queimou a sua melhor hipótese, no Sporting…também não sei se o Adrien compreende totalmente o jogo…quando ser agressivo, quando morder a lingua, meter os outros à sua volta a morder a lingua….não sei…). O Morten é cedo para perceber.
Fisicamente é mau para jogar porque é muito lento. Mas ele é muito inteligente. Nos espaços que ocupa, na forma como compensa as saídas dos outros, mesmo a gestão de quando fazer falta por deficiência física dele, na compensação de quando pressionar e quando ficar baixo. Além disso tem claramente perfil de liderança, foi capitão toda a formação, Sporting e Braga. Por todo o lado por onde passou.
Jogou à frente, a meio campo e a defesa.
Aliás, acho que só tem a carreira que tem exatamente porque é inteligente a ler o jogo.
Eu até estava a falar no outro dia com amigos e dizia…ainda vamos adorar os Esgaio treinador e nos vamos esquecer do que era como jogador…heheh. Estava a gozar mas não acho que seja impossivel.
Epah o Esgaio quando fala não lhe vejo o dom da palavra.
Para ser treinador é preciso saber comunicar.
Essa aliás é a minha principal desconfiança em relação ao João Pereira. Ainda não descobri se a dificuldade de comunicação do JP é apenas pouco à vontade para falar e dentro do balneário a coisa faz-se ou se é geral.
O Xavier e o Barbosa têm aquele toque de director desportivo… Mas creio que seriam interessantes de ensaiar no Sporting no escalão que estivessem prontos a treinar.
O Beto creio que também se fez mais a director. O Oceano chegou a treinar uma selecção jovem, não foi?
Por aí, mas até ultrapassando as barreiras do clube… Lembro me do Lucho Gonzalez, Paulo Assunção, Maniche… O João Mário parece me ter o perfil mas deve treinar equipas para terem 80 por cento de posse de bola, 2 remates enquadrados.
Xavier, Barbosa e Figo nunca na vida. Sempre tiveram uma visão individualista do jogo, não coletiva. Não quer dizer que sejam egoístas ou más pessoas, mas nunca viram em campo a “big picture”. Nunca viste o Figo ou o Barbosa a dar muitas indicações taticas em jogo, em tapar espaços que mais ninguém está a tapar, a relacionar-se de forma harmoniosa com todos os que os rodeiam por perderem exatamente o sistema….
O Beto eventualmente mas também não era um construtor…era um lider mas não era um central muito inteligente….
Não percebo porque tiram o Geny ou o Quenda. Porque nunca jogam os dois? Experimentar meter o Quenda na frente em vez do Edwards ou meter o Trinção no outro lado e o Quenda e Geny juntos na direita. O flanco direito ia ser fortíssimo.
Acho que o Quenda não sai dali porque definiram que é naquela posição que pensam poder vender a melhor preço. Além de que nas posições da frente há jogadores muito mais caros que podiam perder a titularidade para o miúdo.
Os adeptos só querem ganhar mas o clube tem outras prioridades paralelas como arranjar clubes que queiram perder a cabeca com os nossos.
A ideia de ambos os laterais serem extremos parece me excesso de confiança. O nosso miolo a 2 é mais frágil se ambos os laterais forem menos capazes de defender.
Creio que é na intersecção destas duas ideias que se explica o que comentas.
Acho completamente impossivel um treinador definir a sua equipa com base em “onde vai render mais dinheiro”.
Acho que nenhum treinador é capaz de fazer a equipa com isso em mente e acho que essa era a ultima preocupação do Amorim. Muito menos uma equipa que jogasse como joga o Sporting.
E nem acho nada verdade. Se o Quenda fosse melhor na frente, faria MUITO mais sentido jogar na frente porque ia valer MUITO mais com o somar de golos e assistências. Mesmo financeiramente o Quenda vai sempre valorizar o triplo do Trincão e o Trincão só temos metade do passe. E por isso, na tua logica, fazia 10x mais sentido o Quenda jogar na frente. Daria muito mais nas vistas, mais golos, mais assistencias, menos correria para trás….
Um avançado vale muito mais do que um ala/defesa. Por isso, mesmo na eventualidade de o treinador pensar mais em vender que em ganhar, não faria sentido nenhum meter o Quenda ali…
E isso só vale para o Quenda? Um médio vale menos que um avançado, por isso….Porque é que o Bragança não joga na frente? Valoriza muito mais no ultimo terço, lá está.
E se o objetivo é vender, porque é que o Harder não joga muito mais? O Harder vai dar muito mais dinheiro que o Trincão e o Edwards juntos….
Isso não faz sentido nenhum. O objetivo é a equipa. Se a equipa for boa e harmoniosa, os jogadores vão mostrar qualidade e por isso, vão valer mais e vender.
Nenhum treinador que valha 2 tostões escolhe qual é o lugar mais vendável e “enfia” lá o joga só por isso. Sendo que , claro a teoria morre quando na verdade o tiras do lugar mais vendável, que é na frente….
As posições de máxima rentabilização do Amorim era o 4 no 343. Palhinha, Ugarte, Porro, Nuno Mendes, Mateus Nunes e até João Mário deviam bastar como exemplos.
A ideia de que o Quenda está ali com 17 anos sem ser á procura de uma venda precoce, antes dos 20, é uma coisa que tu achas mas eu não tenho de concordar.
Quenda não é ala é extremo, comporta-se como um extremo. O facto de jogar a 4 não significa que deixa de jogar como um extremo. Olha, faz o que o Garnacho tem feito desde que se estreou, ou o Rashford, ou vários outros exemplos. Tem uma função extra de defender, mas todas as caracteristicas dele são de extremo. Nunca ninguém vai observar o Qeunda para jogar numa linha defensiva a 4, vai ser sempre ou para linha de 5 bem subido ou para extremo, porque é o que ele é e é como ele joga.
Sim todos os jogadores do Sporting que jogaram foram valorizados.
Mas só os do meio campo levaram a que alguém pagasse os valores pedidos.
O Pote pode ter valorizado mas ao que se sabe nao houve propostas. O Inácio está sempre nas bocas do povo mas está a entrar em modo Beto no Real, é gajo para estar no Sporting daqui a 3 anos. Perdeu posição na selecção e o melhor Timing está a passar.
As vendas do Pereira até podem ser outras.
Todos os jogadores jogaram nas suas posições naturais, os que vendemos.
Mas quer o Quenda, quer o Geny, até o Maxi parecem adaptações de extremos de 433 a laterais de 343. E quando os jogos exigem mais nota se, como com a Atalanta no ano passado. O Geny foi mais que nulo, no entanto é o homem dos golos nos derbies. Não digo que tivesse de jogar na frente porque os 2 de apoio ao avançado no nosso esquema são esquisitos, um 10 e um extremo invertido… Vai ser muito mais difícil encontrar outra equipa que saiba usar esses jogadores, talvez por isso não apareçam compradores todos os anos.
Além desses, temos o Nuno Santos que seria avançado e passou a lateral, respondendo ao quem joga fora da sua posição. Há quem não jogue porque não consegue fazer nada fora do seu habitat, como penso ser o caso do Fresneda. Antes desses tivemos Fatawu, Plata que também não encaixavam a lateral ou a extremo invertido. O Mateus Reis já nem se lembra da sua posição, é entre central, lateral e lateral interior, é o que for preciso. Não está a caminho de ser uma grande venda, mas que eu esteja enganado.
A maior venda ser um avançado também tem a ver com a maior compra ser um avançado, certo? Além de serem naturalmente os jogadores mais caros no futebol.
Se o salário do Trincao for o dobro do Gyo, talvez ajude a entender porque não saí do onze mesmo quando produz zero. Agora está em forma, mas a forma dele não levanta a sobrancelha a ninguém. Há de cá andar a pastelar até ao fim do contrato ou até o Mendes lhe arranjar outro sitio onde fazer o que ele faz. Quer ele quer Edwards estão deslocados, não são assim tão diferentes do Geny mas como não defendem nem o nome da mãe que fazer?
A nossa equipa é uma equipa de deslocados a pensar onde valem mais….e no entanto jogamos o que jogamos…porra…é milagre! Afinal o Amorim é um génio do tamanho do mundo. Conseguiu meter uma equipa a jogar como crl com os jogadores todos fora de posição, a pensar no dinheiro que podem render em cada posição sem ligar muito ao rendimento que têm. Nunca vi isto acontecer antes, o homem é melhor do que eu pensava….
Agora fizeste-me lembrar o Z. O Amorim não é bom como dizem, e prova disso é que ninguém lhe pegava.
O Palhinha foi vendido por 20M. Estás a tentar convencer-me a mim ou a ti próprio que o Pote e o Inácio não tiveram propostas superiores a 20M?
Então afinal os jogadores mais valiosos são os avançados porque fazem golos e assistências?! Queres ver que afinal a posição natural do Quenda é à frente, é onde rende mais, à frente se rende mais é porque faz golos e assistências…e onde é mais valioso é na ala onde está muito mais longe da baliza? Só porque o Porro era?!
Outra coisa. O Nuno Mendes e o Porro foram vendidos como defesas. Eram mais laterais do que alas no Sporting, especialmente o Nuno Mendes. Tanto que ambos foram jogar como defesas e o Nuno Mendes até joga várias vezes como central pela esquerda….o Sporting só passa a jogar com alas completos depois da saída de ambos. À esquerda com o Nuno Santos e à direta com o Geny. E por isso…é mesmo um esforço MUITO grande tentar equiparar Nuno Mendes ou Porro a Quenda….mas mesmo MUITO grande.
Eu acho que é bem mais simples.
O Quenda foi ala a vida toda. E por isso a posição natural dele neste sistema…é como ala. Como jogou nos sub23 com o JP. Sempre bem aberto na ala.
Eu acho que é porque gostam os 2 de jogar exatamente nos mesmos espaços.
Na seleção por exemplo (nos sub21), o Quenda sofreu sempre que teve de jogar mais dentro por o Rui Jorge jogar em losango.
Eu acho que a posição dos 2 é aquela, ala direito. Acho que nenhum deles se dá bem a jogar mais na frente (ter de jogar de costas, ter de jogar em apoios, ter de passar por 2 ou 3 muito juntos sem espaço para para/arranca). Acho que ambos precisam de espaço para respirar.
Não acho impossivel jogarem mais à frente mas os 2 juntos nunca. Precisavam de um ala que fosse capaz de jogar por dentro e em combinações para lhes dar a ala muitas vezes.
Lá está…o Geny já jogou mais à frente e não gostei, o Quenda jogou por dentro algumas vezes na B e nos sub21…não gostei também….
Não me parece um encaixe fácil…ainda por cima à frente deles é onde joga o Trincão que está numa ótima forma e que também sofre muito mais de jogar na esquerda…em vez de 1 desconfortável iam ser 2 dos 3 da frente…
São o mesmo tipo de jogador que gosta de fazer o mesmo tipo de movimento. E não jogam mais na frente porque são jogadores que estão muito mais confortáveis a ir no 1×1 e a encarar o defesa do que a jogar em apoios. Aliás é muito raro ver o Geny ou o Quenda partirem para a combinação a 2 ou a 3, coisa que o Trincão e até o Edwards fazem com muito mais conforto e facilidade. Se meterem o Quenda e o Trincão que na minha opinião gostam de ocupar os mesmos espaços e fazer o movimento de dentro para fora já me irrita, quanto mais ter 2 jogadores iguais, a quererem fazer o mesmo movimento e a pensar de maneira parecida… Pode funcionar numa questão de desespero onde a única solução é partir o jogo e aí temos duas setas do lado direito, mas isto é mesmo coisa de desespero e mesmo assim não dá grandes garantias.
Tirar o Edwards sem ser por déficit físico é capaz de matar a moral do rapaz. Para o Santa Clara ele devia ser opção se tiver fôlego.
A continuidade ajudava o a levantar se de onde se deixou cair e quem sabe aparece alguém que o tire daqui.
Na minha mente, Edwards, Trincao, Esgaio, Fresneda, St.Juste são os cinco que a gente levava ao aeroporto em festa. Seria o melhor verão possível em 2025.
Matar a “moral do rapaz”? Para isso seria preciso ele ter.
Desculpem mas eu olho para a cara dele e nunca consigo perceber se ele está na terra ou algures bem longe. Sinceramente acho que deve ter alguma questão mental…
Eu voltava á “formula” do ano passado, Geny na direita. Não acho que seja um defesa espectacular, mas mesmo assim neste momento dá mais garantias que Quenda. E assim arriscava o Quenda mais na frente, no lugar do Trincão.
Na esquerda, acho que Maxi tem de jogar. Não sei senão colocava o MREis atrás.
O que já faz montes de diferença é a conferencia de imprensa…
Conferencia de imprensa típica de jogador de futebol e de 90% dos treinadores de futebol. Discurso muito mais redondo, conta muito menos, tentou sempre não ir para fora de pé para não se entalar….
Vou voltar a deixar de ouvir as CI…heheheh.
Acho que isto não conta nada dentro do campo mas para mim é mais chato….
O RA entre tudo o resto ouvia para tentar perceber o que ia na cabeça dele futebolisticamente. Com o JP é como as da maioria, não acrescenta nada frases feitas e nenhuma informação relevante.
Reside aqui a minha maior preocupação em relação ao JP.
Se ele comunica desta forma “sem vida” com os jogadores, não será fácil dar-lhe aquele boost motivacional.
Talvez neste aspecto estará o ponto forte do Amorim.
Mas o Amorim com as tretas dele também entrava em incoerências de merda.
Para os mais desatentos a coisa passava. Para outros chegava por vezes a ser revoltante.
Não acredito que o JP comunique assim com os jogadores.
Ele como jogador era líder, foi capitão, os jogadores iam com ele, os treinadores que gostam de jogadores de caráter gostavam dele….
Eu acho que ele quer passar a imagem de calminho para contrastar com a imagem que tinham dele de jogador para acalmar a reputação que tinha. E por isso está a CI toda a controlar-se e por isso o discurso é o mais redondo possivel.
Além disso não quer meter a pata na poça em publico par não pegarem em nada. E mesmo assim disse uma merda absolutamente banal, que quem ouviu percebeu, mas como disse as palavras “erro de casting” pronto…caiu o carmo e a trindade…era obvio o que ele queria dizer, qualquer pessoa que não fosse mal intencionada tinha percebido…mas pronto! Como disse “erro de casting”, desgraça!!!
Ganhar jogos, com vitórias ganha a confiança do grupo, com a confiança do grupo ganha ele confiança, começa a habituar-se a estar neste papel e estará mais natural…
Mesmo o Amorim sabia que este discurso redondo evitava muitas chatices que arranjou. Mas era mais forte que ele.
Agora, JP que se prepare que com estas CI’s com pouco sumo, estes jornaleiros vão querer outro no lugar dele e vão arranjar merdas para ele se queimar.
Até nisto o João Pereira vai estar sujeito ás comparações. E eu compreendo.
Deve ser por isso que quase todos os clubes passam por dificuldades após a saída de um treinador que teve impacto muito positivo.
Já houve uma altura em que a nossa fé era canalizada para quem está dentro de campo e sinceramente, acho que nos vamos ter de agarrar a isso até final da temporada. Os jogadores não deixaram de ser bons como foram até antes da saída do Amorim. Podem é ser mal utilizados.
Apesar de eu achar que devia ter sido outra a escolha, neste momento só resta mesmo apoiar ao máximo, até que hajam provas de que não serve. E se servir e fizer um excelente trabalho, tanto melhor. Mais importante que as CI, é o que conseguirá extrair da equipa.
Eu achei muito positivo as CI do Amorim no inicio, por serem algo diferentes…
Mas não acho as CI relevantes para o futebol que a equipa joga ou deixa de jogar!
São um “à parte” do futebol! Que pode ser interessante ou uma chatice, ou simplesmente normais!
Quero é ver o trabalho dele na equipa!
No jogo com o Amarante não deu para ver nada – dada a diferença entre a qualidade duma e doutra equipa!
No jogo com o Arsenal pareceu-me tudo mal preparado – a estratégia, a equipa… – e pareceu-me perdido no desenrolar da partida. Pareceu-me que os jogadores perceberam isso e que sentiram-se sem ajuda para ajustar ao que estava a acontecer.
Pareceu-me que falhou redondamente e que os jogadores perceberam isso!
Este jogo vai ser importante, porque o contexto é o do campeonato onde fomos arrasadores até agora, onde a equipa mostrou sempre um nível bem acima dos adversários – a excepção é a 1ª parte em Braga, mas que o Amorim soube dar a volta! É isso que os jogadores, para mim, hoje duvidam do João Pereira – se precisarem disto, estará o João Pereira ao nível do que é preciso?
A comunicação é importantíssimo a nível externo mas também interno.
É pôr os olhinhos no Porto por esses dias e para as diferenças entre Vítor Bruno (encurralado) e Conceição (com sangue nos olhos) para entender em que mensagem os jogadores acreditarão…
Como é evidente não basta.
Mas eu olho para o Vitor Bruno e não consigo acreditar que consiga dar a volta a este futebol.
Agora imagino o que pensarão os jogadores…
Não é importante para o futebol que a equipa apresenta!
Para isso é importante a mensagem do treinador aos jogadores e a capacidade táctica e de treino do treinador e equipa técnica!
O futebol de vez em quando tem coisas que manda essas teorias todas fora.
A bola quando não entra f*** tudo.
Para já o que dá para perceber é que os jogadores continuam a praticar o mesmo tipo de futebol.
Contra o arsenal enfrentaram as mesmas dificuldades que contra um city. Só que num correu tudo bem e noutro correu tudo mal. Mas a ideia estava lá.
Vamos ver amanhã.
Para mim jogos como o de amanhã é que serão reveladores desta mudança.
Os problemas que vimos contra o Arsenal sempre lá estiveram. E não desapareceram com Amorim e ainda é cedo para perceber se vão desaparecer com JP.
Acima de tudo eu acredito que esses problemas mais do que o sistema A ou B ou treinador X ou Y resolvem-se também e em maior grandeza consoante os jogadores que temos no plantel.
O ano anterior e este ano o facto de termos por exemplo um Gyokeres na frente faz a diferença que todos vemos.
Eu discordo que tenha sido igual ao Arsenal a 1ª parte com o City… E não sou o único porque ouvi vários analistas a dizerem o mesmo que eu penso.
O plano de jogo com o City foi diferente do que é o plano de jogo habitual do Sporting/Amorim. Foi esperar por os gajos, com pouco espaço entra a linha da defesa – de 5 – e a linha média – que muitas vezes era de 4 – deixando o Gyokeres lá na frente para atacar a profundidade.
É verdade que fomos dominados – como era de esperar até pela abordagem ao jogo que foi diferente – e tivemos dificuldade em contrariar a excelente troca de bola do City. Tiveram várias oportunidades mas sempre pressionados, o que os fez falhar…
* Haaland pressionado pelo Reis com defesa do Israel.
* Haaland num canto, pressionado, com o Gyokeres a cortar na linha.
* Haaland a rematar perto do penalti de primeira e o Israel a defender.
Tiveram 1 golo ofercido – perda do Morita! – e 3 oportunidades com um grau de dificuldade médio ou difícil.
O plano de jogo com o Arsenal foi diferente, e muito mais perto do normal do que o Sporting faz habitualmente.
As oportunidades foram mais flagrantes porque não tiveste jogadores a fazer pressão nos adversários.
* 1ª oportunidade e 1º golo porque estás a defender mal, com tudo mal posicionado e não há pressão sobre o jogador que marca.
* 2ª oportunidade e 2º golo, que ainda é tudo pior que no 1º. Tudo mal posicionado e zero pressão sobre os gajos do Arsenal.
* o 3º, de canto, o gajo salta sozinho… Ridículo!
Tiveram 3 oportunidades sozinhos e marcaram todas porque praticamente foi encostar lá para dentro – todas na pequena área! Nada a ver com as oportunidades do City, que nenhuma foi na pequena área e foram todas com um grau de dificuldade muito maior – logo menos chances de sucesso!
É a 1ª parte que praticamente define o jogo.
Com o City sais para o intervalo em posição de discutir o resultado. Com o Arsenal sais para o intervalo derrotado!
O factor chave, tendo em conta que defrontas 2 excelentes equipas, foi que com o City dificultaste sempre as oportunidades deles, e com o Arsenal ele conseguiram oportunidades em que foi só encostar lá para dentro – até tu marcavas 2 dos 3 golos deles!
A única coisa que foi igual, é que em ambos os jogos estiveste muito mais por baixo do jogo do que a equilibra-lo. Mesmo assim tens 2 excelente oportunidades com o City e tens zero com o Arsenal, enquanto sai para o intervalo com 20% ou 30% de posse com o City e equilibrado em posse com o Arsenal – mas uma posse pífia.
Dizer que os jogos, ou as primeiras partes, foram parecidas é uma falácia gigante!
Se o paleio ganhasse jogos, o Carvalhal já tinha os troféus todos no currículo. Eu quero é que os jogadores tenham um “bom discurso” dentro de campo. 🙂
Óbvio Ana, aliás o discurso do Amorim ajudou quando trocaram o Tabata e o Matheus pelo Sotiris e pelo Artur.
Sem ofensa, com esta equipa, o nosso Opinião limpava o Bi invicto.
Obrigado.
Não seria bem assim, mas que não tinha qualquer receio, isso não tinha.
Tomara eu.
Ajudar o nosso Sporting, era a glória da minha vida.
Depois de treinar o grande Sporting podia morrer descansado.
Que sonho.
Mas sim, jogava pra ser campeão e se não fosse, podiam-me despedir, a não ser que jogadores e adeptos gostassem do meu trabalho.
Comunicar ou saber passar a msg aos jogadores, adeptos ou saber lidar com a CS, não é para todos, e RA sabia fazer isso.
É importante ter facilidade em comunicar e ao comunicar ser inteligente, RA era.
Neste momento, acho eu, que nenhum dos três grandes estará bem servido de treinador que saiba comunicar com inteligência e facilidade.
Óbvio que o treino e tudo o que gira à volta faz parte da importância.
Mas obrigado por se lembrarem que sou treinador e já fui seleccionador distrital e alcancei um terceiro lugar no maior torneio de formação nacional o “Lopes da Silva” que se disputa entre as seleções distritais com uma selecção do interior.
É giro.
Gosto de vir aqui, só fico um pouco chateado quando vocês se ofendem e se chateiam, carago, podemos discordar é normal, mas somos do Sporting aquele clube que amamos.
Mas ok, quando vocês estão nessa, eu saio.
sim, o JJ era um gajo exímio a comunicar. Portanto o Benfica, que está a 8 pontos da liderança, vai quase de certeza ser campeão porque o treinador do Sporting não sabe….. falar. vocês realmente surpreendem a cada dia que passa.
Chamem-me maluco… mas um gajo que não sabe comunicar, tem poucas hipóteses de ter sucesso num trabalho que exige exposição pública como, quer queiramos quer não, a carreira de treinador exige.
RA sempre teve ascendente sobre quem entrava numa sala de CI e nunca o contrário. Passava uma arrogância q.b, mas que não violava o pensamento dos jornalistas. Mas não duvidem da sua certeza de que ele era o mais inteligente da sala.
Um JP a xanax, nervoso, amordaçado… não é o JP que comia relva e como tal não é o JP que tem de ser. Fiel ao que ele é. Tem de se soltar.
Acho isto importante porque o Sporting nunca teve a imprensa do seu lado como nestes últimos 4 anos e isso deu muito espaço de manobra para o RA testar e experimentar e levar cabazadas de lask, citys, ajaxs, ficar em 4 lugar, ser eliminado pelo Varzim, perder uma supertaça a ganhar 3-1 ao intervalo e nunca, jamais, em tempo algum o lugar dele esteve em dúvida. Essa notícia nunca existiu em 4 anos.
Vamos dar tempo ao JP, já disse não era a minha escolha, mas agora já está e será, onde vai um vão todos, ou juntos nós e os jogadores até Maio
Força Sportingao.
O JJ não sabia comunicar e ganhou 3 campeonatos. O Schmidt não sabia comunicar e ganhou. O Lage também é horrivel a comunicar e ganhou. O Conceição era escorraçado pela imprensa, faltava a conferências e flashes e ganhou. E não me venham cá com a história dos árbitros e das ajudas e bla bla que essa conversa já enjoa, já é passado e se continuarmos constantemente com essa conversa vamos sempre ser inferiorizados pelos outros e estaremos sempre muito mais longe de ganhar. Um dos grandes méritos do Amorim foi nunca ter olhado para o árbitro como a razão de uma derrota, por muito que algumas vezes (Guimarães, Vila do Conde) assim tenha acontecido. Um treinador que tem uma equipa como a que tem o Sporting esta época tem de ser julgado por aquilo que a equipa rende em campo e até agora, se formos imparciais na análise e não umas viúvas do Amorim, fizemos o nosso trabalho com o Amarante e fomos goleados contra uma das melhores equipas do mundo num jogo onde o adversário foi eficaz e onde o guarda-redes adversário evitou e bem muitos dos nossos golos. Mais uma vez, se formos imparciais na análise e não umas viúvas, conseguimos perceber que a história teria sido igual caso o City tivesse tido a mesma eficácia que teve o Arsenal (só na primeira parte foram duas do Haaland e uma do Bernardo, eram 4 ao intervalo, ainda pior). Para mim o João Pereira até pode ir para as conferências de imprensa falar em mandarim, isso não interessa para absolutamente nada, desde que no campo a equipa renda o suficiente para ser bi-campeã, e até agora não sabemos se vai render ou não porque tem um total de 0!!! jogos no campeonato. Portanto, se no sábado golearmos o Santa Clara, como eu acredito que vai acontecer, e no fim o João Pereira quiser vir para a conferência dormir um sono, assino já por baixo.
O JJ sabe comunicar… Comunica é em modo bronco porque é o que ele é. Mas de futebol percebe ele e quando o tema é futebol ele comunica o suficiente, apesar das calinadas… O facto de dar pontapés na gramática não é sinal que não comunique o que tem de comunicar!
O JP nota-se que está nervoso, nota-se que está à defesa, nota-se que não se quer alongar em explicações, enfim, nota-se imenso um “não à vontade” que é exactamente o contrário que se notava no Amorim ou no JJ. Ou no Conceição, ou no Vitor Pereira…
Um desafio.
Amanhã em Alvalade um apoio incondicional aos jogadores de princípio ao fim, esteja como esteja a decorrer o jogo, comece mal ou bem, o apoio que eles vão precisar não só neste jogo, mas até final da época.
Amanhã, seja Edwards ou Gyokeres, sejam qual for vão envergar aquela camisola e aquele símbolo, são eles que vão estar lá dentro e não são máquinas, como nós, sentem e nós também gostamos que nos acarinhem.
São dos nossos.
Força Sporting
Ainda em relação à comunicação.
Costuma-se dizer quem anda por dentro no futebol, que a nossa linguagem entre nós que lá andamos, todos nós que lá andamos nos percebemos,
O que eu mais acho, é que JP tem consciência do peso que a CS tem , e aqui sim, JP nao tem qualquer experiência, e por isso, ele ainda aparenta que anda com extremos cuidados para não cair em armadilhas que a CS é prodiga em aproveitar.
Mas JP só tem que ter a sua personalidade convém ser forte mas nunca de confrontação, RA sorria na maior parte das vezes, compreendendo o que a CS queria, mas nunca lhe fazia a vontade, levava o discurso pra onde queria com aquela forma de “sonso” como aqui muitas vezes.
Ter uma personalidade forte convém e muito. Ignorar o que não lhe interessa também, digamos, passar ao lado.
Muitas vezes,a uma pergunta complicada, não se deverá deserçar muito, uma palavra simples sem comprometer é o suficiente, porque quanto mais se explica uma situação que cria polémica mais nos enterramos.
RA sabia e estava à vontade neste campo.
Ora, vou aqui lançar um tema que vai chocar os mais sensíveis…
Preferia o Tozé Marreco a esta solução do João Pereira…
O Farense estava arrumado… Em 8 jogos, só perdeu 1, eliminou o Arouca fora de casa …
E, pelo que observei hoje na vitória contra o e. Amadora, tem os jogadores com ele … O que é digno de nota, pois pega num plantel que ele não escolheu e está a fazer uma equipa.
E que tal, como o Sporting clube Farense é uma das sucursais mais antigas do Sporting Clube de Portugal, o dr capitão Vagabandas inventar uma qualquer regra que permita a COOPTAÇÃO do treinador da sucursal… Talvez seja necessária uma pequena compensação financeira á sucursal…
28 Novembro, 2024 at 20:34
Que equipa, esta Green machine !
28 Novembro, 2024 at 21:04
Jogo bem interessante em Manchester – 2-2!
O Bodo Glimt tem jogadores bem interessantes e o treinador deles também deve ser bom!
A nossa equipa de andebol está num nível muito grande… Está para aí no 8º andar! 😀 😀 😀
28 Novembro, 2024 at 21:34
Hoje já se vê um cheirinho de Amorim no jogo do MU…
28 Novembro, 2024 at 22:31
72% de posse de bola (muito passe pro lado e para trás)
91% taxa de passes certos…
2 golos do Hojlund
Primeiro jogo em Old Trafford…
28 Novembro, 2024 at 22:38
O gajo esteve a semana toda sem tomar banho… dizem em Inglaterra!
28 Novembro, 2024 at 23:09
🙂 smells like tuga spirit…
29 Novembro, 2024 at 10:27
Começaram a chamar lhe Amor Win. Fica giro. Creio que nem sabem o que Amor quer dizer em português.
Os adeptos estão a gostar e vão empurrar empurrar empurrar. Estão todos fartos de desilusões.
Se ele não mudar de ideias, vai ter os adeptos com ele e a apoiar até decisões polemicas em dispensas caso existam.
28 Novembro, 2024 at 22:34
GREEN MACHINE!!!!!
29 Novembro, 2024 at 0:06
Orgulho na equipa, e the Costa Family pode dar umas aulas de inglês ao Luís.
28 Novembro, 2024 at 22:35
É só a mim que parece que o 3º golo do United é fora de jogo?
28 Novembro, 2024 at 22:37
O penálti do FCPorto é absolutamente falso e é pior ainda por ter sido o VAR a chamar o árbitro…
28 Novembro, 2024 at 22:40
Benfic@, especialmente, e FCPorto com arbitragens muito favoráveis nesta jornada europeia – nós também, que o Diomande escapou à expulsão 2 vezes!
29 Novembro, 2024 at 1:01
Vi agora.
No meu tempo era falta do jogador do Porto por baixar a cabeça, e livre indirecto para o Aderlecht…
28 Novembro, 2024 at 22:56
Este jarreta comentador do Sporting na CMtv é um belo merdas!!!Fdx
28 Novembro, 2024 at 23:10
Quem é?
28 Novembro, 2024 at 23:11
Já vi. O Baboso da Cruz é para mim o mais asqueroso dos nojáveis…
29 Novembro, 2024 at 0:29
O Pinotes Baptista é bem pior!
Esse é que é asqueroso!
Este é só mau e velhote!
29 Novembro, 2024 at 9:21
Sao os 2 péssimos, mas este Barbosa mete nojo!
29 Novembro, 2024 at 1:58
Há muito tempo que eu não tinha este sentimento querer que um jogo do Sporting, não acabe e que continue e continue….
Pois, agora este é o meu sentimento quando vejo a GREEN MACHINE jogar na Champions quero que o jogo não acabe…
E hoje não foi sequer a primeira vez….
Aquilo que eu sinto por esta equipa não se compara com nada, nem mesmo pelo futsal ou futebol, já fomos campeões da Europa de seleção no futsal no futebol e nem falo do hóquei mas, nunca estivemos sequer perto de o ser em andebol, a base de aonde parte a GREEN MACHINE é muito mais baixa, muito mais distante do top e no entanto 2 lugar no grupo da Champions já com uma catrefa de jogos disputados em que ganhamos ao campeão do Mundo, ao da Alemanha, ao de França, ao da Romênia…
Orgulho é pouco para exprimir aquilo que sinto por esta equipa….
Obrigada GREEN MACHINE são na realidade “tão grandes como os maiores da Europa” não posso pedir mais nada!!!
29 Novembro, 2024 at 12:00
Faço das tuas as minhas palavras. É notável esta equipa! Faz hoje uma semana cruzei-me com o Carlos Carneiro à entrada do estádio e estive mesmo para lhe ir agradecer o trabalho fenomenal!
Como ele estava ao telefone não o fiz, mas devia tê-lo feito.
O reconhecimento é muito bonito e faz falta também.
29 Novembro, 2024 at 2:14
Os jogadores da GREEN Machine são todos bons, mas para mim o nosso GRedes tem sido do melhor que tenho visto!!
Tem feito exibições de alto nível!!!
Os Irmãos Costa (Kiko e Martim) e o Pai Treinador não devem ficar por muito tempo em Portugal!! Pena nossa!!
SL
29 Novembro, 2024 at 3:10
Não sei se ficam todos, o Martim está a atrair muitas atenções, mas o pai e o mais novo de certeza ficam, aquela família é o andebol como nenhuma outra, pai, mãe e filhos todos internacionais por Portugal, a mãe sacrificou a carreira profissional para acompanhar o marido e os filhos….
Aquilo é um projeto familiar eles todos querem marcar uma época no andebol nacional, não é uma coisa de 4 ou 5 anos é uma coisa de 10 anos ou mais…
29 Novembro, 2024 at 3:15
O Martim hoje na entrevista pôs jogo disse textualmente “temos de melhorar o nível nos jogos fora de casa DENTRO de 2 ou 3 anos VAMOS estar melhores…”
Isto não é conversa de Amorim, é mesmo compromisso!!!!
29 Novembro, 2024 at 9:29
Bom dia
Super equipa de andebol!! Parabéns e continuar com esta fome de vitórias. Tentei comprar bilhete e estavam esgotados. Depois vejo parte de bancada vazia por causa de 20 adeptos romenos
29 Novembro, 2024 at 9:32
Eu acho que vai ser muito dificil o VB já conseguir agarrar esta equipa.
Ele está completamente às aranhas, não sabe o que quer nem como quer que a equipa joga. Anda completamente ás apalpadelas e com a pressão com que está, não estou a ver agarrar mais a equipa a sério…
O United começa a parecer qualquer coisa como uma equipa do Amorim. Mas o Bodo é um doce e aquilo ainda está tudo colado com cospe. A agressividade da PL, que o Bodo não tem, desmonta aquilo tudo.
Malacia esteve horrivel, o Dalot pouco melhor, Garnacho mau na decisão e ainda sem perceber bem o que fazer e onde estar, o Bruno a tentar estar em todo o lado, Ugarte (até ele) meio perdido. As boas noticias para o Amorim é o encaixe do Diallo que foi otimo a Ala, Lisandro que é perfeito para aquele lugar e Hojlund. Antony também pareceu dar-se bem como ala direito. O Amorim vai perder cabelo a sério nestes primeiros 2 ou 3 meses para conseguir construir uma equipa.
Sempre pensei que ia optar pelo caminho contrário. Criar uma coesão defensiva e a partir daí ir andando metros para a frente. O Amorim optou pelo contrário…construir uma equipa a partir da pressão alta e reação à perda…é muito mais dificil.
E o primeiro problema é já este…continuar assim ás apalpadelas, com jogadores a entrar e a sair da equipa à medida que consegue treiná-los ou procurar um 11, cimentar, e depois fazer crescer o plantel a partir daí (sendo que, com tanto jogo a probabilidade de lesões é grande).
29 Novembro, 2024 at 10:22
O Vitor Bruno está a mostrar porque é que os grandes treinadores são os que são teimosos….
Os treinadores cheios de duvidas e que andam a mudar a cada erro e a cada problema…é uma questão de sorte conseguirem pegar numa equipa ou não. É uma questão de rodar até encontrar as peças que encaixem, se encontrarem e não pode haver lesões.
O Lage também é assim. Encontra o seu sistema, as traves mestras e se aquilo encaixa, tudo bem. Quando não encaixa parece uma barata tonta sem saber bem o que fazer.
E é o que eu mais quero que não aconteça ao João Pereira. Conhece o teu modelo, conhece bem a tua forma de jogar e trabalha-a até ao limite. Não tenhas duvidas sobre o que queres ver no campo.
29 Novembro, 2024 at 10:47
Por isso mesmo escrevi que ontem já vi mais dedo de Amorim, principalmente nas movimentações entre os defesas e os médios, sempre a tentarem aqueles passes de ruptura pelo míolo que no nosso caso colocavam muitas vezes os nossos médios com tempo e espaço para olhar de frente o jogo e pensar o que fazer a seguir.
Mas a pressão do Bodo não foi a mesma do Ipsiwich.
Até estar tudo automatizado levará meses, e na PL, e principalmente fora de casa, a pressão adversária é constante e uma perda de bola em zona proibida é a morte do artista.
O que noto também é uma dificuldade enorme do Onana em jogar com os pés.
Ainda voltam à Portugal para levar o Israel…
29 Novembro, 2024 at 11:12
O Onana?
É o melhor que faz. É jogar com os pés. Agora até está melhor na baliza mas a melhor característica dele sempre foi com os pés.
Dá 10-0 ao Israel.
Sim, vai sofrer muito na PL para conseguir jogar como ele quer. Por isso é que pensei sempre que ia começar pela consistencia defensiva, antes de dar passos em frente. Optar por esta caminho é complicar a sua vida….
29 Novembro, 2024 at 11:32
Não falo em dificuldade técnica
falo em dificuldade e percepção tática.
Referi isso no jogo com o ipswich, que não saia a jogar pelo centro quando não tinha linha de passe para as laterais.
Também pode ser falta de confiança no risco do passe ou na própria recepção do colega (se este não for o BF).
Nestes 2 últimos jogos teve muita dificuldade.
Ontem inclusive tem um lance no final do jogo em que apanha na orelha da bola e remata para a bancada, um lance que por exemplo o Diogo Costa resolvia facilmente com um passe em balão.
Mas o Amorim já tinha identificado isso em toda a equipa, falta melhor definição no passe…
29 Novembro, 2024 at 11:48
Eu fico perplexo é com a falta de velocidade e forma física de muitos dos jogadores que estão no Man Utd…
De ligt, Antony, o próprio Bruno Fernandes… Até o Ugarte…
Tirando o hojlund e o mazraui daquele 11 inicial nenhum me pareceu com grande capacidade de choque… O Garnacho pode jogar e render muito mais… Ontem falhou 3 golos cantados …
29 Novembro, 2024 at 11:17
O gajo tem lá muito jogador com pouca qualidade. Dallot e Malacia foram atrozes, o Dallot então não oferece 2 golos porque não calha. Acho que a melhor opção que tem nesta altura para ala esquerdo é o Garnacho porque o rapaz é muito limitado a interior e só sabe jogar com espaço. O Antony não gostei, não gosto do Antony, é lento como a merda o que complica bastante quando vai para cima e tenta passar em velocidade. Continuo a achar o Bruno um desperdício a jogar a meio campo quando podia perfeitamente jogar a interior direito, mas cansa ver o gajo a jogar, o homem não para. Neste momento acho que devia de apostar num meio campo com o Ugarte e o Casemiro, e jogar com o Bruno na frente.
Acho que a defesa é uma questão de tempo até acertar. O Mazraoi parece ter encaixado na direita, pelo menos ontem, e o Lisandro faz de Inácio com qualidade. O maior problema vão ser os índices fisicos e a vontade. Se o Amorim conseguir por o Rashford a correr não vai ter problemas nenhuns, se o Rashford continuar como ontem, alguém vai ter de ceder…
29 Novembro, 2024 at 11:27
Sente se o Casemiro a escorregar para a arabia saudita. É o mais caro e não é o mais valioso. Eles estão a contar com o Mainoo e talvez isso volte a meter o Bruno mais á frente.
Com o avançar da idade, faria sentido trazer o Bruno para trás, para temporizar e manter mais a bola.
Não entendo porque é que o Antony não é testado a lateral esquerdo, dado que ele é o melhor avançado a defender da EPL e joga com o pé esquerdo. Talvez ele se recuse…
29 Novembro, 2024 at 11:37
O Casemiro não tem pulmão para este meio campo, por enquanto. Precisa de um raio de ação mais curto.
Eu acho que quem vai deixar o Bruno avançar é o Mainoo. Mas precisa de tempo. O Bruno é o jogador mais inteligente do United, está a tentar agarrar a equipa pelo meio campo.
Eu acho que o Garnacho não pode ir para a ala. A reação dele à perda, a forma como defende, a falta de intensidade. E acho que com tempo vai perceber o sistema e vai conseguir fazer facilmente aquele lugar. Se ele quiser.
O Rashford para mim seria o vendável….não vejo nenhum lugar em que ache que ele possa jogar, vale dinheiro, tem pouca vontade…..
Na ala esquerda há mesmo um problema….é possivel que acabe por lá o Dalot exatamente porque…não vejo mais ninguém…
O Antony faz…ele tem vontade, corre…se ganhar confiança pode crescer. Não vai ser o que se projetou que poderia ser mas pode ser bem util….
29 Novembro, 2024 at 11:50
Para a lateral esquerda eles têm um miudo pronto a subir. Não sei o nome mas já ouvi várias referências. O Amorim há de esgotar o Shaw, o Malacia, o Dalot e até o Garnacho e uma vez se veja que não é nenhum deles o miúdo já tem espaço para ter continuidade.
O Casemiro tal como o Eriksen, Maguire, Rashford, Antony, Lindelof e talvez mais uns quantos estão todos na lista do “se alguém oferecer algo, vamos pensar”. Alguns são líderes do passado que creio que nunca são bons de manter. Um capitão não pode deixar de ser convocado e ficar muito tempo no clube, como o Maguire ou o Rashford. Muito caros, muito inúteis.
Há anos que acho que o United devia investir na perda de jogadores e não na compra. Tem um plantel cheio de jogadores que desiludiram e que até parecem ter feito a cama a managers.
29 Novembro, 2024 at 12:07
Maguire, Lindelof, Eriksen e Antony… Claramente para vender…
Casimiro para despachar no final da época… Têm o Mainoo.
Outro para despachar é o Mason Mount…
Ainda fazem umas largas dezenas de milhões com a venda deste grupo de jogadores.
29 Novembro, 2024 at 12:17
O Shaw nunca vai fazer a ala do Amorim. Se fizer, vai jogar menos que o St. Just. Não tem velocidade mas principalmente, não tem capacidade física para andar acima e abaixo…
O Mount…vamos ver….não sei se o Mount não vai ser um dos que melhor se vai adaptar ao sistema. Já jogou muito assim com o Tuchel, é um puto que todos os treinadores adoram, muito dedicado, é muito inteligente….o Mount não me admirava NADA de virar tipo Pote. Não tão titular como o Pote, mas aquele jogador que o Amorim conta sempre.
Vamos ver….depende muito dos encaixes….não sei quem vai encaixar bem no sistema, na forma de jogar…
Os que eu acho direto que são são Casemiro, Rashford e Eriksen. Estes….não têm nada do que é preciso para as posições onde jogam. Só se o Casemiro der central e o Eriksen der para avançar para o trio da frente, mas muitas duvidas. Estes acho MUITO MUITO dificil encaixarem. O Maguire não sei se é assim tão dificil encaixar. Forte na marcação, defesa a 3….não é espetacular com bola mas…..o Lindelof o mesmo mas inverso…bom de bola mas não muito forte na marcação….se os pontos fracos forem “amenizados”, vejo na boa ficarem para rodar os titulares…O Antony também acho que poderá encaixar relativamente bem para rodar titulares, depende como crescer com a equipa……
29 Novembro, 2024 at 11:57
O Antony é mesmo o jogador mais vendável… O Diallo é muito melhor para este sistema e além disso bate muito bem livres directos.
Para jogos mais complicados é um meio campo com Ugarte, Casemiro e Bruno Fernandes…Shaw na esquerda, Diallo na direita … Hojlund e Rashford na frente…
Atrás é o Lisandro Martinez na esquerda, Mazraui e Leny yoro …
Para jogos menos complicados tira o Casemiro ou o Ugarte e mete o Garnacho, tira o Shaw e mete o Malacia…
29 Novembro, 2024 at 12:49
O Antony deverá ser o gajo para despachar em Janeiro.
Cheira-me que será o primeiro acto para “arejar” aquele balneário…
29 Novembro, 2024 at 9:39
Jogo com o Santa Clara muito importante para pousar a equipa, para a equipa dar resposta à derrota europeia…
Israel
Debast, Diomande, Inácio
Quenda, Morten, Bragança, Geny
Trincão, Gyokeres, Harder
Admitindo que Edwards, Morita e St. Just são para descansar e o Geny é para voltar a jogar que precisa de ritmo. E não queria tirar o Quenda.
Não adoro o encaixe Harder/Gyokeres mas Edwards deve estar todo roto e o Harder merece jogar….e não vejo melhor opção que ele.
Com os colhões no sitio, eventualmente o Simões….mas acho dificil passar à frente do Harder quando o JP ainda está a agarrar a equipa.
29 Novembro, 2024 at 10:02
O Simões seria bem vindo, tem aquela pica á TT que arrasta a equipa para outros patamares de garra.
Harder e Gyokeres juntos dão vontade de virar os 3 da frente e meter um Bragança nas costas, acho que faria melhor que o Trincao, com dois laterais de tipo ofensivo.
Hoje é importante. Porque o Pereira vai mostrar a habilidade em gerir uma equipa magoada por uma derrota pesada. Seria um teste difícil até para um Mourinho, por isso para o Pereira é na minha opinião mais teste que o Arsenal.
29 Novembro, 2024 at 10:06
A maneira que eu acho mais interessante meter Harder e Gyokeres juntos é mesmo meter os 3 médios ao mesmo tempo (Morita na direita, Morten a 6 e Bragança na esquerda) e depois os 2 na frente, um pela esquerda e outro na direita ou com o Harder atrás do Gyokeres.
Mas é uma grande alteração face ás rotinas e tira do jogo m dos nossos jogadores em melhor forma….o Trincão.
29 Novembro, 2024 at 10:11
Não consigo gostar do Trincao mesmo quando ele está em “forma”.
E também acho que depois de uma derrota é mexer o mínimo.
29 Novembro, 2024 at 11:10
Quenda?!?
29 Novembro, 2024 at 11:36
Desse 11, só faria 2 trocas.
Maxi por Quenda. Dar tempo a Geny e mais vertigem. E Maxi precisa de jogar mais e mais.
E trocava Matheus Reis por Inácio.
29 Novembro, 2024 at 10:09
Sim senhor. 1000 bilhetes para Bruges vendidos em 9 minutos. Upa upa! Isso é que deve ter sido um rateio cheio de critério!
29 Novembro, 2024 at 10:17
Fiquei a pensar na detecção precoce de potenciais bons treinadores a partir das características do Amorim e do Luís Enrique, outro polivalente.
Jogadores que tenham sido
1. Polivalentes
2. Jogado de forma inteligente
3. Ambiciosos
4. Jogado nos maiores palcos
5. Treinados por Grandes Misters.
6. Tenham entendido o jogo a partir do miolo.
Quando tento cruzar isto com os jogadores que o Sporting teve ao longo de anos, não há muito onde pegar.
Alguém se lembra de algum?
O Adrien parece me próximo ao modelo que descrevo.
29 Novembro, 2024 at 10:19
O Xabi Alonso e o Xavi não picam os pontos todos mas picam alguns.
Se chegássemos a um top 3 mandava mail ao Varandas a explicar o raciocínio, para ele ir buscar jogadores destes em fim de carreira, traze los para um último ano na equipa B e depois passarem a técnicos e crescerem em casa rumo á equipa A.
29 Novembro, 2024 at 10:42
O que me parece é que têm de ser lideres em campo, têm de ser jogadores que estejam constantemente em indicações aos companheiros e têm de ser jogadores que jogem em posição de muita intervenção no jogo e que o vejam de frente (médios de construção ou defesas).
Assim de cabeça vejo como hipóteses de futuros treinadores (dos que passaram no Sporting):
Adrien
Bruno Fernandes (apesar de jogar mais à frente muitas vezes, também joga na construção MUITAS vezes)
Morten
Coates
Esgaio
Nunca achei o Neto, por exemplo, com perfil para treinador. Curiosamente.
Mas o mais importante para perceber quem é ou não é o dia a dia. A forma como percebem imediatamente o que o treinador quer dele e de quem os rodeia, a forma como percebem cada exercício e o que é pretendido por eles, como se relacionam com os companheiros, o espirito que criam em torno de si…..
Acho que ninguém de fora consegue perceber mesmo quem pode ou não dar treinador. Só quem convive com eles…e mesmo assim é muito dificil. O Amorim ninguém que jogou com ele diz que ia dar treinador, por exemplo.
29 Novembro, 2024 at 11:23
Comprava Adrien e Morten.
O Bruno é indisciplinado e tem o seu quê de diva. O Esgaio parece me adjunto. O Neto adjunto do adjunto. Gosto muito do Coates… Mas não bate certo com as métricas.
Ancelloti, Pep e Xabi Alonso eram jogadores relativamente parecidos. Não creio que serem jogadores top seja fundamental mas obviamente ajuda a galgar etapas.
Lembro me agora do Abel Xavier mas é excêntrico.
29 Novembro, 2024 at 12:11
Curiosamente o que apostava mais até era o Esgaio (a seguir ao Adrien, que me parece o que seria mais perto mas queimou a sua melhor hipótese, no Sporting…também não sei se o Adrien compreende totalmente o jogo…quando ser agressivo, quando morder a lingua, meter os outros à sua volta a morder a lingua….não sei…). O Morten é cedo para perceber.
Fisicamente é mau para jogar porque é muito lento. Mas ele é muito inteligente. Nos espaços que ocupa, na forma como compensa as saídas dos outros, mesmo a gestão de quando fazer falta por deficiência física dele, na compensação de quando pressionar e quando ficar baixo. Além disso tem claramente perfil de liderança, foi capitão toda a formação, Sporting e Braga. Por todo o lado por onde passou.
Jogou à frente, a meio campo e a defesa.
Aliás, acho que só tem a carreira que tem exatamente porque é inteligente a ler o jogo.
Eu até estava a falar no outro dia com amigos e dizia…ainda vamos adorar os Esgaio treinador e nos vamos esquecer do que era como jogador…heheh. Estava a gozar mas não acho que seja impossivel.
De resto, não faço ideia….
29 Novembro, 2024 at 14:51
Epah o Esgaio quando fala não lhe vejo o dom da palavra.
Para ser treinador é preciso saber comunicar.
Essa aliás é a minha principal desconfiança em relação ao João Pereira. Ainda não descobri se a dificuldade de comunicação do JP é apenas pouco à vontade para falar e dentro do balneário a coisa faz-se ou se é geral.
29 Novembro, 2024 at 17:11
Estou contigo LR. Partilho da mesma desconfiança.
29 Novembro, 2024 at 10:26
Lembro-me de alguns que picam muitos desses pontos mas que não deram/acho que não dariam treinadores…
Xavier, Oceano, Barbosa, Figo, Beto…
SL
29 Novembro, 2024 at 10:31
O Xavier e o Barbosa têm aquele toque de director desportivo… Mas creio que seriam interessantes de ensaiar no Sporting no escalão que estivessem prontos a treinar.
O Beto creio que também se fez mais a director. O Oceano chegou a treinar uma selecção jovem, não foi?
Por aí, mas até ultrapassando as barreiras do clube… Lembro me do Lucho Gonzalez, Paulo Assunção, Maniche… O João Mário parece me ter o perfil mas deve treinar equipas para terem 80 por cento de posse de bola, 2 remates enquadrados.
29 Novembro, 2024 at 10:45
Xavier, Barbosa e Figo nunca na vida. Sempre tiveram uma visão individualista do jogo, não coletiva. Não quer dizer que sejam egoístas ou más pessoas, mas nunca viram em campo a “big picture”. Nunca viste o Figo ou o Barbosa a dar muitas indicações taticas em jogo, em tapar espaços que mais ninguém está a tapar, a relacionar-se de forma harmoniosa com todos os que os rodeiam por perderem exatamente o sistema….
O Beto eventualmente mas também não era um construtor…era um lider mas não era um central muito inteligente….
O Oceano, eventualmente…..
29 Novembro, 2024 at 12:39
Não é de miolo, mas a resposta óbvia tendo em vista as restantes características seria o Nani.
29 Novembro, 2024 at 12:41
Miguel Veloso também. Carriço, menos.
29 Novembro, 2024 at 17:11
João Moutinho
29 Novembro, 2024 at 22:16
Esse não tem o principal requisito, que todos os outros têm, que é respeitar o clube.
29 Novembro, 2024 at 17:16
O Nani não me parece.
Lá está, sempre viu o jogo do ponto de vista individual, não coletivo.
Abaixo falam do Montinho…esse sim.
29 Novembro, 2024 at 10:35
Não percebo porque tiram o Geny ou o Quenda. Porque nunca jogam os dois? Experimentar meter o Quenda na frente em vez do Edwards ou meter o Trinção no outro lado e o Quenda e Geny juntos na direita. O flanco direito ia ser fortíssimo.
29 Novembro, 2024 at 10:41
Acho que o Quenda não sai dali porque definiram que é naquela posição que pensam poder vender a melhor preço. Além de que nas posições da frente há jogadores muito mais caros que podiam perder a titularidade para o miúdo.
Os adeptos só querem ganhar mas o clube tem outras prioridades paralelas como arranjar clubes que queiram perder a cabeca com os nossos.
A ideia de ambos os laterais serem extremos parece me excesso de confiança. O nosso miolo a 2 é mais frágil se ambos os laterais forem menos capazes de defender.
Creio que é na intersecção destas duas ideias que se explica o que comentas.
29 Novembro, 2024 at 11:09
Porra…..isso é tipo a quadratura do circulo.
Acho completamente impossivel um treinador definir a sua equipa com base em “onde vai render mais dinheiro”.
Acho que nenhum treinador é capaz de fazer a equipa com isso em mente e acho que essa era a ultima preocupação do Amorim. Muito menos uma equipa que jogasse como joga o Sporting.
E nem acho nada verdade. Se o Quenda fosse melhor na frente, faria MUITO mais sentido jogar na frente porque ia valer MUITO mais com o somar de golos e assistências. Mesmo financeiramente o Quenda vai sempre valorizar o triplo do Trincão e o Trincão só temos metade do passe. E por isso, na tua logica, fazia 10x mais sentido o Quenda jogar na frente. Daria muito mais nas vistas, mais golos, mais assistencias, menos correria para trás….
Um avançado vale muito mais do que um ala/defesa. Por isso, mesmo na eventualidade de o treinador pensar mais em vender que em ganhar, não faria sentido nenhum meter o Quenda ali…
E isso só vale para o Quenda? Um médio vale menos que um avançado, por isso….Porque é que o Bragança não joga na frente? Valoriza muito mais no ultimo terço, lá está.
E se o objetivo é vender, porque é que o Harder não joga muito mais? O Harder vai dar muito mais dinheiro que o Trincão e o Edwards juntos….
Isso não faz sentido nenhum. O objetivo é a equipa. Se a equipa for boa e harmoniosa, os jogadores vão mostrar qualidade e por isso, vão valer mais e vender.
Nenhum treinador que valha 2 tostões escolhe qual é o lugar mais vendável e “enfia” lá o joga só por isso. Sendo que , claro a teoria morre quando na verdade o tiras do lugar mais vendável, que é na frente….
29 Novembro, 2024 at 11:16
As posições de máxima rentabilização do Amorim era o 4 no 343. Palhinha, Ugarte, Porro, Nuno Mendes, Mateus Nunes e até João Mário deviam bastar como exemplos.
A ideia de que o Quenda está ali com 17 anos sem ser á procura de uma venda precoce, antes dos 20, é uma coisa que tu achas mas eu não tenho de concordar.
29 Novembro, 2024 at 11:27
É?
Gyokeres, Pote e Inácio não? Diomande não?
Sarabia não?
Palhinha foi mais rentabilizado do que o Pote ou do que o Inácio?
O Quenda está a jogar ali porque já era ali que jogava na B e porque é a posição dele, que é um ala desde sempre.
Quando é que viste o Quenda a jogar noutra posição que não na ala?
Qual desses jogadores todos que disseste era melhor noutra posição que não essa e que só jogou ali para rentalibizar?
Quais são os outros que jogam fora de posição para rentabilizar?
Achas mesmo que um ala rende mais dinheiro do que um avançado? É por acaso que a maior venda do Sporting vá ser um avançado?
29 Novembro, 2024 at 11:31
Quenda não é ala é extremo, comporta-se como um extremo. O facto de jogar a 4 não significa que deixa de jogar como um extremo. Olha, faz o que o Garnacho tem feito desde que se estreou, ou o Rashford, ou vários outros exemplos. Tem uma função extra de defender, mas todas as caracteristicas dele são de extremo. Nunca ninguém vai observar o Qeunda para jogar numa linha defensiva a 4, vai ser sempre ou para linha de 5 bem subido ou para extremo, porque é o que ele é e é como ele joga.
29 Novembro, 2024 at 12:03
Nem mais…foi o que disse abaixo.
O Quenda joga na ala, como sempre jogou na vida. Tem momentos que defende mais baixo mas o jogo dele para a frente é o que sempre foi.
Seria até um completo milagre se o Quenda pegasse numa equipa como ele pegou se não fosse a agarrar muitas das rotinas que ele já tinha.
29 Novembro, 2024 at 11:41
Sim todos os jogadores do Sporting que jogaram foram valorizados.
Mas só os do meio campo levaram a que alguém pagasse os valores pedidos.
O Pote pode ter valorizado mas ao que se sabe nao houve propostas. O Inácio está sempre nas bocas do povo mas está a entrar em modo Beto no Real, é gajo para estar no Sporting daqui a 3 anos. Perdeu posição na selecção e o melhor Timing está a passar.
As vendas do Pereira até podem ser outras.
Todos os jogadores jogaram nas suas posições naturais, os que vendemos.
Mas quer o Quenda, quer o Geny, até o Maxi parecem adaptações de extremos de 433 a laterais de 343. E quando os jogos exigem mais nota se, como com a Atalanta no ano passado. O Geny foi mais que nulo, no entanto é o homem dos golos nos derbies. Não digo que tivesse de jogar na frente porque os 2 de apoio ao avançado no nosso esquema são esquisitos, um 10 e um extremo invertido… Vai ser muito mais difícil encontrar outra equipa que saiba usar esses jogadores, talvez por isso não apareçam compradores todos os anos.
Além desses, temos o Nuno Santos que seria avançado e passou a lateral, respondendo ao quem joga fora da sua posição. Há quem não jogue porque não consegue fazer nada fora do seu habitat, como penso ser o caso do Fresneda. Antes desses tivemos Fatawu, Plata que também não encaixavam a lateral ou a extremo invertido. O Mateus Reis já nem se lembra da sua posição, é entre central, lateral e lateral interior, é o que for preciso. Não está a caminho de ser uma grande venda, mas que eu esteja enganado.
A maior venda ser um avançado também tem a ver com a maior compra ser um avançado, certo? Além de serem naturalmente os jogadores mais caros no futebol.
Se o salário do Trincao for o dobro do Gyo, talvez ajude a entender porque não saí do onze mesmo quando produz zero. Agora está em forma, mas a forma dele não levanta a sobrancelha a ninguém. Há de cá andar a pastelar até ao fim do contrato ou até o Mendes lhe arranjar outro sitio onde fazer o que ele faz. Quer ele quer Edwards estão deslocados, não são assim tão diferentes do Geny mas como não defendem nem o nome da mãe que fazer?
29 Novembro, 2024 at 12:01
A nossa equipa é uma equipa de deslocados a pensar onde valem mais….e no entanto jogamos o que jogamos…porra…é milagre! Afinal o Amorim é um génio do tamanho do mundo. Conseguiu meter uma equipa a jogar como crl com os jogadores todos fora de posição, a pensar no dinheiro que podem render em cada posição sem ligar muito ao rendimento que têm. Nunca vi isto acontecer antes, o homem é melhor do que eu pensava….
Agora fizeste-me lembrar o Z. O Amorim não é bom como dizem, e prova disso é que ninguém lhe pegava.
O Palhinha foi vendido por 20M. Estás a tentar convencer-me a mim ou a ti próprio que o Pote e o Inácio não tiveram propostas superiores a 20M?
Então afinal os jogadores mais valiosos são os avançados porque fazem golos e assistências?! Queres ver que afinal a posição natural do Quenda é à frente, é onde rende mais, à frente se rende mais é porque faz golos e assistências…e onde é mais valioso é na ala onde está muito mais longe da baliza? Só porque o Porro era?!
Outra coisa. O Nuno Mendes e o Porro foram vendidos como defesas. Eram mais laterais do que alas no Sporting, especialmente o Nuno Mendes. Tanto que ambos foram jogar como defesas e o Nuno Mendes até joga várias vezes como central pela esquerda….o Sporting só passa a jogar com alas completos depois da saída de ambos. À esquerda com o Nuno Santos e à direta com o Geny. E por isso…é mesmo um esforço MUITO grande tentar equiparar Nuno Mendes ou Porro a Quenda….mas mesmo MUITO grande.
Eu acho que é bem mais simples.
O Quenda foi ala a vida toda. E por isso a posição natural dele neste sistema…é como ala. Como jogou nos sub23 com o JP. Sempre bem aberto na ala.
29 Novembro, 2024 at 10:54
Eu acho que é porque gostam os 2 de jogar exatamente nos mesmos espaços.
Na seleção por exemplo (nos sub21), o Quenda sofreu sempre que teve de jogar mais dentro por o Rui Jorge jogar em losango.
Eu acho que a posição dos 2 é aquela, ala direito. Acho que nenhum deles se dá bem a jogar mais na frente (ter de jogar de costas, ter de jogar em apoios, ter de passar por 2 ou 3 muito juntos sem espaço para para/arranca). Acho que ambos precisam de espaço para respirar.
Não acho impossivel jogarem mais à frente mas os 2 juntos nunca. Precisavam de um ala que fosse capaz de jogar por dentro e em combinações para lhes dar a ala muitas vezes.
Lá está…o Geny já jogou mais à frente e não gostei, o Quenda jogou por dentro algumas vezes na B e nos sub21…não gostei também….
Não me parece um encaixe fácil…ainda por cima à frente deles é onde joga o Trincão que está numa ótima forma e que também sofre muito mais de jogar na esquerda…em vez de 1 desconfortável iam ser 2 dos 3 da frente…
29 Novembro, 2024 at 11:25
São o mesmo tipo de jogador que gosta de fazer o mesmo tipo de movimento. E não jogam mais na frente porque são jogadores que estão muito mais confortáveis a ir no 1×1 e a encarar o defesa do que a jogar em apoios. Aliás é muito raro ver o Geny ou o Quenda partirem para a combinação a 2 ou a 3, coisa que o Trincão e até o Edwards fazem com muito mais conforto e facilidade. Se meterem o Quenda e o Trincão que na minha opinião gostam de ocupar os mesmos espaços e fazer o movimento de dentro para fora já me irrita, quanto mais ter 2 jogadores iguais, a quererem fazer o mesmo movimento e a pensar de maneira parecida… Pode funcionar numa questão de desespero onde a única solução é partir o jogo e aí temos duas setas do lado direito, mas isto é mesmo coisa de desespero e mesmo assim não dá grandes garantias.
29 Novembro, 2024 at 11:17
No jogo de amanhã…
Geny á direita e Maxi á esquerda. Morita no banco. Harder em campo. Edwards a apanha bolas.
É que nem pode ser doutra forma.
29 Novembro, 2024 at 11:44
Tirar o Edwards sem ser por déficit físico é capaz de matar a moral do rapaz. Para o Santa Clara ele devia ser opção se tiver fôlego.
A continuidade ajudava o a levantar se de onde se deixou cair e quem sabe aparece alguém que o tire daqui.
Na minha mente, Edwards, Trincao, Esgaio, Fresneda, St.Juste são os cinco que a gente levava ao aeroporto em festa. Seria o melhor verão possível em 2025.
29 Novembro, 2024 at 12:17
Matar a “moral do rapaz”? Para isso seria preciso ele ter.
Desculpem mas eu olho para a cara dele e nunca consigo perceber se ele está na terra ou algures bem longe. Sinceramente acho que deve ter alguma questão mental…
29 Novembro, 2024 at 12:45
Parece o soneca da branca de neve e os sete anões…
29 Novembro, 2024 at 12:47
Ele deixou-se cair, ou foi lá posto pelo Amorim?
29 Novembro, 2024 at 13:00
Apanha bolas ou ajudante do Paulinho..
Essa é a minha dúvida !
29 Novembro, 2024 at 12:01
Eu voltava á “formula” do ano passado, Geny na direita. Não acho que seja um defesa espectacular, mas mesmo assim neste momento dá mais garantias que Quenda. E assim arriscava o Quenda mais na frente, no lugar do Trincão.
Na esquerda, acho que Maxi tem de jogar. Não sei senão colocava o MREis atrás.
29 Novembro, 2024 at 14:28
O que já faz montes de diferença é a conferencia de imprensa…
Conferencia de imprensa típica de jogador de futebol e de 90% dos treinadores de futebol. Discurso muito mais redondo, conta muito menos, tentou sempre não ir para fora de pé para não se entalar….
Vou voltar a deixar de ouvir as CI…heheheh.
Acho que isto não conta nada dentro do campo mas para mim é mais chato….
29 Novembro, 2024 at 14:32
O RA entre tudo o resto ouvia para tentar perceber o que ia na cabeça dele futebolisticamente. Com o JP é como as da maioria, não acrescenta nada frases feitas e nenhuma informação relevante.
29 Novembro, 2024 at 14:33
É isso…
Eu podia ter escrito toda a CI antes dela….
Isto é o normal, estamos habituados a outra loiça….
29 Novembro, 2024 at 15:00
Já o disse em cima.
Reside aqui a minha maior preocupação em relação ao JP.
Se ele comunica desta forma “sem vida” com os jogadores, não será fácil dar-lhe aquele boost motivacional.
Talvez neste aspecto estará o ponto forte do Amorim.
Há quem lhe chame aura, carisma….
29 Novembro, 2024 at 15:01
Mas o Amorim com as tretas dele também entrava em incoerências de merda.
Para os mais desatentos a coisa passava. Para outros chegava por vezes a ser revoltante.
29 Novembro, 2024 at 15:06
Não acredito que o JP comunique assim com os jogadores.
Ele como jogador era líder, foi capitão, os jogadores iam com ele, os treinadores que gostam de jogadores de caráter gostavam dele….
Eu acho que ele quer passar a imagem de calminho para contrastar com a imagem que tinham dele de jogador para acalmar a reputação que tinha. E por isso está a CI toda a controlar-se e por isso o discurso é o mais redondo possivel.
Além disso não quer meter a pata na poça em publico par não pegarem em nada. E mesmo assim disse uma merda absolutamente banal, que quem ouviu percebeu, mas como disse as palavras “erro de casting” pronto…caiu o carmo e a trindade…era obvio o que ele queria dizer, qualquer pessoa que não fosse mal intencionada tinha percebido…mas pronto! Como disse “erro de casting”, desgraça!!!
29 Novembro, 2024 at 15:19
É a minha dúvida.
Eu também acho que sim. Mas…
Acima de tudo precisa de ganhar jogos. Ganhando jogos, ganha confiança de toda a gente.
29 Novembro, 2024 at 15:21
É isso…
Ganhar jogos, com vitórias ganha a confiança do grupo, com a confiança do grupo ganha ele confiança, começa a habituar-se a estar neste papel e estará mais natural…
Mas sabíamos que ia ter de ser assim.
29 Novembro, 2024 at 15:24
Tal e qual.
Mesmo o Amorim sabia que este discurso redondo evitava muitas chatices que arranjou. Mas era mais forte que ele.
Agora, JP que se prepare que com estas CI’s com pouco sumo, estes jornaleiros vão querer outro no lugar dele e vão arranjar merdas para ele se queimar.
29 Novembro, 2024 at 14:32
Acabaram se as master classes do rubão…
29 Novembro, 2024 at 14:41
Até nisto o João Pereira vai estar sujeito ás comparações. E eu compreendo.
Deve ser por isso que quase todos os clubes passam por dificuldades após a saída de um treinador que teve impacto muito positivo.
Já houve uma altura em que a nossa fé era canalizada para quem está dentro de campo e sinceramente, acho que nos vamos ter de agarrar a isso até final da temporada. Os jogadores não deixaram de ser bons como foram até antes da saída do Amorim. Podem é ser mal utilizados.
Apesar de eu achar que devia ter sido outra a escolha, neste momento só resta mesmo apoiar ao máximo, até que hajam provas de que não serve. E se servir e fizer um excelente trabalho, tanto melhor. Mais importante que as CI, é o que conseguirá extrair da equipa.
29 Novembro, 2024 at 16:01
Eu achei muito positivo as CI do Amorim no inicio, por serem algo diferentes…
Mas não acho as CI relevantes para o futebol que a equipa joga ou deixa de jogar!
São um “à parte” do futebol! Que pode ser interessante ou uma chatice, ou simplesmente normais!
Quero é ver o trabalho dele na equipa!
No jogo com o Amarante não deu para ver nada – dada a diferença entre a qualidade duma e doutra equipa!
No jogo com o Arsenal pareceu-me tudo mal preparado – a estratégia, a equipa… – e pareceu-me perdido no desenrolar da partida. Pareceu-me que os jogadores perceberam isso e que sentiram-se sem ajuda para ajustar ao que estava a acontecer.
Pareceu-me que falhou redondamente e que os jogadores perceberam isso!
Este jogo vai ser importante, porque o contexto é o do campeonato onde fomos arrasadores até agora, onde a equipa mostrou sempre um nível bem acima dos adversários – a excepção é a 1ª parte em Braga, mas que o Amorim soube dar a volta! É isso que os jogadores, para mim, hoje duvidam do João Pereira – se precisarem disto, estará o João Pereira ao nível do que é preciso?
29 Novembro, 2024 at 16:36
A comunicação é importantíssimo a nível externo mas também interno.
É pôr os olhinhos no Porto por esses dias e para as diferenças entre Vítor Bruno (encurralado) e Conceição (com sangue nos olhos) para entender em que mensagem os jogadores acreditarão…
29 Novembro, 2024 at 16:38
O ano passado o sangue nos olhos resultou melhor do que o Porto deste ano?!?!
Tenho duvidas…
29 Novembro, 2024 at 16:53
Como é evidente não basta.
Mas eu olho para o Vitor Bruno e não consigo acreditar que consiga dar a volta a este futebol.
Agora imagino o que pensarão os jogadores…
29 Novembro, 2024 at 17:02
Mas é pelo treino, pela equipa que mete a jogar, por tudo o que falta à equipa…
Tal como aconteceu no ano passado ao Ceição.
Não é pelo discurso.
29 Novembro, 2024 at 16:44
As CI são importantes para fora.
Não é importante para o futebol que a equipa apresenta!
Para isso é importante a mensagem do treinador aos jogadores e a capacidade táctica e de treino do treinador e equipa técnica!
29 Novembro, 2024 at 16:54
É bonito quando as coisas correm bem…
29 Novembro, 2024 at 16:57
O futebol de vez em quando tem coisas que manda essas teorias todas fora.
A bola quando não entra f*** tudo.
Para já o que dá para perceber é que os jogadores continuam a praticar o mesmo tipo de futebol.
Contra o arsenal enfrentaram as mesmas dificuldades que contra um city. Só que num correu tudo bem e noutro correu tudo mal. Mas a ideia estava lá.
Vamos ver amanhã.
Para mim jogos como o de amanhã é que serão reveladores desta mudança.
Os problemas que vimos contra o Arsenal sempre lá estiveram. E não desapareceram com Amorim e ainda é cedo para perceber se vão desaparecer com JP.
Acima de tudo eu acredito que esses problemas mais do que o sistema A ou B ou treinador X ou Y resolvem-se também e em maior grandeza consoante os jogadores que temos no plantel.
O ano anterior e este ano o facto de termos por exemplo um Gyokeres na frente faz a diferença que todos vemos.
29 Novembro, 2024 at 19:09
Eu discordo que tenha sido igual ao Arsenal a 1ª parte com o City… E não sou o único porque ouvi vários analistas a dizerem o mesmo que eu penso.
O plano de jogo com o City foi diferente do que é o plano de jogo habitual do Sporting/Amorim. Foi esperar por os gajos, com pouco espaço entra a linha da defesa – de 5 – e a linha média – que muitas vezes era de 4 – deixando o Gyokeres lá na frente para atacar a profundidade.
É verdade que fomos dominados – como era de esperar até pela abordagem ao jogo que foi diferente – e tivemos dificuldade em contrariar a excelente troca de bola do City. Tiveram várias oportunidades mas sempre pressionados, o que os fez falhar…
* Haaland pressionado pelo Reis com defesa do Israel.
* Haaland num canto, pressionado, com o Gyokeres a cortar na linha.
* Haaland a rematar perto do penalti de primeira e o Israel a defender.
Tiveram 1 golo ofercido – perda do Morita! – e 3 oportunidades com um grau de dificuldade médio ou difícil.
O plano de jogo com o Arsenal foi diferente, e muito mais perto do normal do que o Sporting faz habitualmente.
As oportunidades foram mais flagrantes porque não tiveste jogadores a fazer pressão nos adversários.
* 1ª oportunidade e 1º golo porque estás a defender mal, com tudo mal posicionado e não há pressão sobre o jogador que marca.
* 2ª oportunidade e 2º golo, que ainda é tudo pior que no 1º. Tudo mal posicionado e zero pressão sobre os gajos do Arsenal.
* o 3º, de canto, o gajo salta sozinho… Ridículo!
Tiveram 3 oportunidades sozinhos e marcaram todas porque praticamente foi encostar lá para dentro – todas na pequena área! Nada a ver com as oportunidades do City, que nenhuma foi na pequena área e foram todas com um grau de dificuldade muito maior – logo menos chances de sucesso!
É a 1ª parte que praticamente define o jogo.
Com o City sais para o intervalo em posição de discutir o resultado. Com o Arsenal sais para o intervalo derrotado!
O factor chave, tendo em conta que defrontas 2 excelentes equipas, foi que com o City dificultaste sempre as oportunidades deles, e com o Arsenal ele conseguiram oportunidades em que foi só encostar lá para dentro – até tu marcavas 2 dos 3 golos deles!
A única coisa que foi igual, é que em ambos os jogos estiveste muito mais por baixo do jogo do que a equilibra-lo. Mesmo assim tens 2 excelente oportunidades com o City e tens zero com o Arsenal, enquanto sai para o intervalo com 20% ou 30% de posse com o City e equilibrado em posse com o Arsenal – mas uma posse pífia.
Dizer que os jogos, ou as primeiras partes, foram parecidas é uma falácia gigante!
29 Novembro, 2024 at 16:18
Eu nca vi o JP que treinar.
Mas ouvir os flash e as CI da me uma certeza absoluta que passamos de um gajo brilhante para um qualquer cidadão comum deste planeta.
Cara fechada, em pânico, olhar esbugalhado tipo “tira me daqui”….
Olhando para este fator eu acho que só um descalabro não fará do slb campeão este ano.
A saída do Amorim começa a sentir se a cada dia.
29 Novembro, 2024 at 16:26
Se o paleio ganhasse jogos, o Carvalhal já tinha os troféus todos no currículo. Eu quero é que os jogadores tenham um “bom discurso” dentro de campo. 🙂
29 Novembro, 2024 at 16:31
Óbvio Ana, aliás o discurso do Amorim ajudou quando trocaram o Tabata e o Matheus pelo Sotiris e pelo Artur.
Sem ofensa, com esta equipa, o nosso Opinião limpava o Bi invicto.
29 Novembro, 2024 at 16:37
🙂
29 Novembro, 2024 at 16:46
🙂
29 Novembro, 2024 at 17:02
Obrigado.
Não seria bem assim, mas que não tinha qualquer receio, isso não tinha.
Tomara eu.
Ajudar o nosso Sporting, era a glória da minha vida.
Depois de treinar o grande Sporting podia morrer descansado.
Que sonho.
Mas sim, jogava pra ser campeão e se não fosse, podiam-me despedir, a não ser que jogadores e adeptos gostassem do meu trabalho.
29 Novembro, 2024 at 17:07
Comunicar ou saber passar a msg aos jogadores, adeptos ou saber lidar com a CS, não é para todos, e RA sabia fazer isso.
É importante ter facilidade em comunicar e ao comunicar ser inteligente, RA era.
29 Novembro, 2024 at 17:12
Neste momento, acho eu, que nenhum dos três grandes estará bem servido de treinador que saiba comunicar com inteligência e facilidade.
Óbvio que o treino e tudo o que gira à volta faz parte da importância.
29 Novembro, 2024 at 17:30
Mas obrigado por se lembrarem que sou treinador e já fui seleccionador distrital e alcancei um terceiro lugar no maior torneio de formação nacional o “Lopes da Silva” que se disputa entre as seleções distritais com uma selecção do interior.
É giro.
29 Novembro, 2024 at 17:36
Acho que devia mudar o seu nome para Mister Opinião, fica a sugestão em tom de brincadeira 🙂
29 Novembro, 2024 at 17:39
Gosto de vir aqui, só fico um pouco chateado quando vocês se ofendem e se chateiam, carago, podemos discordar é normal, mas somos do Sporting aquele clube que amamos.
Mas ok, quando vocês estão nessa, eu saio.
29 Novembro, 2024 at 17:40
Também não sou anjinho, sei que vêem aqui alguns que são do rival.
29 Novembro, 2024 at 16:46
Ás vezes estás tão longe da coisa…
29 Novembro, 2024 at 17:37
sim, o JJ era um gajo exímio a comunicar. Portanto o Benfica, que está a 8 pontos da liderança, vai quase de certeza ser campeão porque o treinador do Sporting não sabe….. falar. vocês realmente surpreendem a cada dia que passa.
29 Novembro, 2024 at 17:42
Sabe falar, mas vocês perceberam bem.
O JJ ? Ah o tenquirize.
29 Novembro, 2024 at 17:27
Chamem-me maluco… mas um gajo que não sabe comunicar, tem poucas hipóteses de ter sucesso num trabalho que exige exposição pública como, quer queiramos quer não, a carreira de treinador exige.
RA sempre teve ascendente sobre quem entrava numa sala de CI e nunca o contrário. Passava uma arrogância q.b, mas que não violava o pensamento dos jornalistas. Mas não duvidem da sua certeza de que ele era o mais inteligente da sala.
Um JP a xanax, nervoso, amordaçado… não é o JP que comia relva e como tal não é o JP que tem de ser. Fiel ao que ele é. Tem de se soltar.
Acho isto importante porque o Sporting nunca teve a imprensa do seu lado como nestes últimos 4 anos e isso deu muito espaço de manobra para o RA testar e experimentar e levar cabazadas de lask, citys, ajaxs, ficar em 4 lugar, ser eliminado pelo Varzim, perder uma supertaça a ganhar 3-1 ao intervalo e nunca, jamais, em tempo algum o lugar dele esteve em dúvida. Essa notícia nunca existiu em 4 anos.
29 Novembro, 2024 at 17:33
O João Pereira precisa de um curso de comunicação com a Ministra da Administração Interna para ficar no ponto…
29 Novembro, 2024 at 17:40
Com o varandas 🙂
29 Novembro, 2024 at 18:23
Fdsssss
29 Novembro, 2024 at 19:11
Foda-se, quer seja com a Ministra, quer seja com o varandas…
29 Novembro, 2024 at 17:44
” num trabalho que exige exposição pública……… como a carreira de treinador exige ”
E para mais num clube com a nossa dimensão.
Ora bem
29 Novembro, 2024 at 17:48
Vamos dar tempo ao JP, já disse não era a minha escolha, mas agora já está e será, onde vai um vão todos, ou juntos nós e os jogadores até Maio
Força Sportingao.
29 Novembro, 2024 at 17:50
O JJ não sabia comunicar e ganhou 3 campeonatos. O Schmidt não sabia comunicar e ganhou. O Lage também é horrivel a comunicar e ganhou. O Conceição era escorraçado pela imprensa, faltava a conferências e flashes e ganhou. E não me venham cá com a história dos árbitros e das ajudas e bla bla que essa conversa já enjoa, já é passado e se continuarmos constantemente com essa conversa vamos sempre ser inferiorizados pelos outros e estaremos sempre muito mais longe de ganhar. Um dos grandes méritos do Amorim foi nunca ter olhado para o árbitro como a razão de uma derrota, por muito que algumas vezes (Guimarães, Vila do Conde) assim tenha acontecido. Um treinador que tem uma equipa como a que tem o Sporting esta época tem de ser julgado por aquilo que a equipa rende em campo e até agora, se formos imparciais na análise e não umas viúvas do Amorim, fizemos o nosso trabalho com o Amarante e fomos goleados contra uma das melhores equipas do mundo num jogo onde o adversário foi eficaz e onde o guarda-redes adversário evitou e bem muitos dos nossos golos. Mais uma vez, se formos imparciais na análise e não umas viúvas, conseguimos perceber que a história teria sido igual caso o City tivesse tido a mesma eficácia que teve o Arsenal (só na primeira parte foram duas do Haaland e uma do Bernardo, eram 4 ao intervalo, ainda pior). Para mim o João Pereira até pode ir para as conferências de imprensa falar em mandarim, isso não interessa para absolutamente nada, desde que no campo a equipa renda o suficiente para ser bi-campeã, e até agora não sabemos se vai render ou não porque tem um total de 0!!! jogos no campeonato. Portanto, se no sábado golearmos o Santa Clara, como eu acredito que vai acontecer, e no fim o João Pereira quiser vir para a conferência dormir um sono, assino já por baixo.
29 Novembro, 2024 at 18:06
Esses não sabiam comunicar mas tinham a “comunicação” com eles.
Ainda agora tiveram uma vitória “épica” contra 10.
Mas é melhor esperar para ver.
29 Novembro, 2024 at 18:08
Boa boa.
29 Novembro, 2024 at 18:12
E tiveram fases contra 10 que andavam a defender.
Mas está tudo bem.
29 Novembro, 2024 at 18:09
Tenho que subscrever
29 Novembro, 2024 at 19:22
O JJ sabe comunicar… Comunica é em modo bronco porque é o que ele é. Mas de futebol percebe ele e quando o tema é futebol ele comunica o suficiente, apesar das calinadas… O facto de dar pontapés na gramática não é sinal que não comunique o que tem de comunicar!
O JP nota-se que está nervoso, nota-se que está à defesa, nota-se que não se quer alongar em explicações, enfim, nota-se imenso um “não à vontade” que é exactamente o contrário que se notava no Amorim ou no JJ. Ou no Conceição, ou no Vitor Pereira…
29 Novembro, 2024 at 22:30
Ora, esse “não há vontade” é o mesmo que dizer … Impreparado.
Não está preparado, ponto.
29 Novembro, 2024 at 17:53
Até ao jogo com os Rabolhos dos Açores, quero a qualificação do Futsal e uma vitória decisiva do Hóquei nas respectivas competições europeias.
29 Novembro, 2024 at 18:24
+1906
29 Novembro, 2024 at 18:25
E acrescento… Quero o Pote e o Quaresma plenamente recuperados para esse jogo contra os rabolhos…
29 Novembro, 2024 at 18:24
Um desafio.
Amanhã em Alvalade um apoio incondicional aos jogadores de princípio ao fim, esteja como esteja a decorrer o jogo, comece mal ou bem, o apoio que eles vão precisar não só neste jogo, mas até final da época.
Amanhã, seja Edwards ou Gyokeres, sejam qual for vão envergar aquela camisola e aquele símbolo, são eles que vão estar lá dentro e não são máquinas, como nós, sentem e nós também gostamos que nos acarinhem.
São dos nossos.
Força Sporting
29 Novembro, 2024 at 18:26
Apoio não tem faltado.
Em Alvalade, fora, o SCP entra sempre com 12 em campo …
29 Novembro, 2024 at 19:30
Recorde de assistência no jogo da Selecção Feminina…
29 Novembro, 2024 at 19:57
Que trânsito. Num trajeto que demoraria 20 minutos a fazer num dia normal, demorei 1h20.
Muito povo mesmo.
29 Novembro, 2024 at 21:27
Eheheh… 🙂
29 Novembro, 2024 at 20:10
Bom jogo das miúdas até agora…
29 Novembro, 2024 at 20:21
Golo da Chéquia!
É o que dá ter uma central de 1,60 contra uma atacante bem maior… Golo dum lançamento lateral! Inacreditável!
Bom inicio de Portugal, com 20/25 minutos bem bons mas a Chéquia já tinha equilibrado o jogo!
29 Novembro, 2024 at 21:17
A Diana desaprendeu de jogar…
29 Novembro, 2024 at 22:10
Portugal empatou 1-1.
40.189 espectadores, que é o recorde em Portugal.
Sporting empatou com o Braga 4-4 e está na Final Four!
29 Novembro, 2024 at 22:31
Tudo em serviços mínimos…
29 Novembro, 2024 at 22:17
Ainda em relação à comunicação.
Costuma-se dizer quem anda por dentro no futebol, que a nossa linguagem entre nós que lá andamos, todos nós que lá andamos nos percebemos,
O que eu mais acho, é que JP tem consciência do peso que a CS tem , e aqui sim, JP nao tem qualquer experiência, e por isso, ele ainda aparenta que anda com extremos cuidados para não cair em armadilhas que a CS é prodiga em aproveitar.
Mas JP só tem que ter a sua personalidade convém ser forte mas nunca de confrontação, RA sorria na maior parte das vezes, compreendendo o que a CS queria, mas nunca lhe fazia a vontade, levava o discurso pra onde queria com aquela forma de “sonso” como aqui muitas vezes.
Ter uma personalidade forte convém e muito. Ignorar o que não lhe interessa também, digamos, passar ao lado.
Muitas vezes,a uma pergunta complicada, não se deverá deserçar muito, uma palavra simples sem comprometer é o suficiente, porque quanto mais se explica uma situação que cria polémica mais nos enterramos.
RA sabia e estava à vontade neste campo.
29 Novembro, 2024 at 22:33
Portanto, o JP não está preparado…
Vamos ver como se desenrasca no campo…
29 Novembro, 2024 at 22:52
Até pode estar, vamos ver.
Nós não estamos lá dentro.
Mas com o decorrer dos jogos iremos ver nos pormenores.
29 Novembro, 2024 at 22:40
Ora, vou aqui lançar um tema que vai chocar os mais sensíveis…
Preferia o Tozé Marreco a esta solução do João Pereira…
O Farense estava arrumado… Em 8 jogos, só perdeu 1, eliminou o Arouca fora de casa …
E, pelo que observei hoje na vitória contra o e. Amadora, tem os jogadores com ele … O que é digno de nota, pois pega num plantel que ele não escolheu e está a fazer uma equipa.
29 Novembro, 2024 at 23:37
Concordo.
Agora só precisamos engendrar um plano para convencer Varandas que a aposta no Tozé partiu do neurónio solitário do seu cerébro…
30 Novembro, 2024 at 5:01
Hummm?!?
E que tal, como o Sporting clube Farense é uma das sucursais mais antigas do Sporting Clube de Portugal, o dr capitão Vagabandas inventar uma qualquer regra que permita a COOPTAÇÃO do treinador da sucursal… Talvez seja necessária uma pequena compensação financeira á sucursal…
29 Novembro, 2024 at 22:47
Talvez seja mais um exemplo de que quando o balneário é forte e os jogadores querem, tudo se torna possível.
Não certo, mas possível.