Não só pela forma como é feito, mas tb pela mensagem que passa a restantes elementos do clube, seja empregados, jogadores e treinador.
João Pereira, a dar um exemplo de dignidade e categoria pessoal. Falta mesmo é experiência, conhecimentos técnicos, e um pouco mais de inteligência para não dar um passo maior que a perna. De resto merece todo o nosso carinho de sportinguistas.
Agora é reunir tropas á volta do Rui Borges e capitalizar este momento para ganhar ao Benfica.
Como já era de esperar, Varandas vem dizer que Rui Borges já estava no radar a mais de um ano.
Essa necessidade constante de querer convencer os adeptos de que se sabem o que estão a fazer esbarra constantemente com a realidade.
O João já estava a ser preparado há 4 anos e durou mês e meio.
O choque emocional nada mais é que um défice de competência e gestão de um presidente incapaz que pôs um clube como o Sporting dependente de um único homem (Amorim)…
Se fosse ao João Pereira não saía até me pagarem o último tostão a que teria direito…um clube que tem 4 milhões para dar por um treinador tem dinheiro para pagar rescisões de contrato.
Quanto ao Rui Borges, que lhe corra bem mas mostra alguma falta de carácter deixar o Vitória desta forma e nada nos diz que não fará o mesmo que o sonso se a oportunidade se apresentar!
Mas que forma?
O Sporting um dos 3 grandes de Portugal, chega-se a frente para contratar o Rui Borges, paga a clausula e o Rui Borges, tem a oportunidade de uma carreira.
Ia ficar no Vitoria?
É isso, estas a ganhar X em lado, apresentam-te uma proposta, numa das melhores empresas do mercado, com melhores condições profissionais e monetárias e tu vais ficar onde estas?
É isso, porque o teu patrão não merece como os restantes colegas também não.
Verdade foi exatamente o mesmo que o Amorim fez. Acho que essa questão é para quem se chora pelo Amorim. Se pediam a cabeça do Amorim e do ManU agora tenham a mesma energia e peçam a do Presidente também. Pessoalmente acho um passo completamente natural no futebol, aparece algo melhor e os jogadores/treinadores fazem pela vida, nada mais nada menos do que isso.
Louvar o JP não querer ser ressarcido, tirando isso acho que não há assunto, excetuando para a malta que se achava moralmente superior porque o Sporting nunca faria tal coisa como fez o Manchester.
O contexto é uma merda, a liderança é uma merda…mas eu gosto do Rui Borges. Gostava o ano passado no Moreirense, gostei mais ainda do trabalho que fez no Vitória.
Tenho muitas duvidas que esteja pronto para ir ao encontro das expetativas dos sportinguistas no contexto em que está (ausência de estrutura, dificuldade mental dos jogadores, próximos jogos). Eu sou um fatalista por isso na minha cabeça a época foi de crl e vamos ficar neste 3º lugar. Se correr bem, no máximo vamos lutar até ao fim pelo campeonato e perder…
A escolher alguém para o inicio de época, o Rui Borges era a minha escolha. Neste momento…não há uma boa escolha, ia tudo dar merda….
Vai ter demasiado trabalho em pouco tempo, com poucos recursos. Centrais a mais, laterais e médios a menos, extremos direitos de barda, 0 extremos esquerdos. Para um treinador que tem mostrado uma boa gestão de plantel no Vitória, chega ao Sporting sem muitas possibilidades de rodar e experimentar.
Partilho da opinião que o campeonato já foi, se era para fazer isto tinha feito em Novembro, e hoje o Rui Borges já tinha uma ideia clara do que tem e do que precisa e já tinha o sistema um pouco mais rotinado.
Desejo toda a sorte do mundo ao Rui Borges, mas vai ter um trabalho muito árduo pela frente, principalmente porque não tem estrutura nenhuma por trás dele nem um Presidente digno do cargo.
Não vejo outra hipótese para ele que não seja manter o 343, tentar agarrar o modelo de jogo antigo do Amorim, procurar dar conforto aos jogadores psicológico e tático….
E depois, com tempo, com o plantel completo e conhecendo bem os jogadores, tentar ir mudando o sistema se isso lhe trouxer mais conforto.
Mas tudo isto é uma merda…porque é muito dificil ele conseguir agarrar o antigo modelo do Amorim, ele vai sempre tentar introduzir algumas alterações porque vê o jogo dos olhos dele e tem 5 jogos killers pela frente uns em cima dos outros….
Eu já não gostava dessas coisas, agora com o JP a tentar fazer o mesmo que o antecessor passei quase a odiar. O treinador é contratado pelo trabalho que está a fazer e o seu trabalho é assente num ou dois sistemas táticos, que ele já trabalha há mais tempo e por isso sente-se muito mais confortável a introduzir e depois a mexer. Eu acho que o Rui Borges tem é de entrar já com as suas ideias e provar que as ideias dele têm sucesso. Tentar fazer o que o Amorim fazia é um passo para repetir o trabalho do João Pereira e rezar que para o ano tenha pré-época.
Tem de entrar o mais rápido possivel com o 4-3-3 ou 4-5-1, vai ter de adaptar alguns jogadores, mas é preferível ele começar já a trabalhar no que sabe do que tentar imolar um trabalho que não é dele.
Dfcl fugir aos 3 centrais pela forma como o plantel foi estruturado mas tentar copiar RA será um erro fatal sim. Jogadores precisam de refrescar as ideias com novos conceitos e não fingir que está tudo igual..
Estava a escrever sobre isso.
Também não acredito que vá alterar o actual modelo para o jogo com o Benfica.
O problema é a quantidade de jogos com pouco tempo para conseguir construir um modelo que não cause ainda mais confusão.
Se com João Pereira, em que só alterou algumas dinâmicas, perdeu-se a consistência ofensiva e só agora parecia melhorar defensivamente, um modelo que assente em 4 defesas e 3 médios é praticamente começar do zero.
Tenho sérias dúvidas que Diomandè com um modelo de 4 centrais não venha a mostrar-se ainda mais frágil.
Por outro lado, será engraçado ver Juste e Quaresma a lutarem pelo lugar à direita.
A minha maior dúvida é saber o que fará à Trincão quando Pote regressar, pois para mim o trio da frente será Pote, Gyo e Quenda/Catamo. Trincão como médio?
Por último dizer que o nosso futebol com Amorim foi um deleite.
Chegou o tempo de regressarmos ao feijão com arroz que pode também ser bom…
Olha, está aqui um exercício interessante para vocês 2 (Tiago e Fix) e quem mais se habilitar: com o actual plantel e as condicionantes (lesões) quem poderá figurar no primeiro 11 caso RB opte pelo seu 4×3×3 (apesar de eu acreditar que contra o Benfica ele manterá os 3 centrais)?
Contra o Benfica ele vai mudar o mínimo possivel. É uma merda do crlho, porque é um jogo demasiado grande para mudar as coisas e por isso o 11 não deve fugir muito do que se tem visto. A menos que haja uma recuperação de ultima hora, não vejo maneira de ele mudar muito. Espero que treine bastante o processo defensivo que estava uma real merda e que consiga motivar os jogadores. Mas são dois dias de treino pouco ou nada conseguirá fazer.
Eu aposto num 11 contra o Benfica dentro do que temos apresentado com a única duvida em quem será o avançado pela esquerda e por conseguinte o ala esquerdo….
Imagino a possibilidade de o Rui Borges voltar à ideia antiga de ter um dos alas mais recuado e tentar “rodar” a equipa para o 4231 por aí, num 4231……
Algo do tipo…
Israel
Quaresma, Diomande, Inácio, M. Reis
Morten e Morita
Quenda, Pote, Araujo
Gyokeres
Qualquer coisa deste gênero. Com o Pote a poder ser o 10 que precisamos.
Não é ideal mas bem feito, é exequível…algo deste genero com alguns destes com lugares trocados, eventualmente….
Problemas principais na frente esquerda só haver Araújo, 10 só haver Pote, M. Reis e Fresneda serem muito medianos e terem de jogar, a assimetria nas alas obrigar a uma dinâmica bem trabalhada sem grande tempo…
Mas se tivesse de apostar, nos próximos 6/7 jogos a estrutura vai ser a habitual….
6/7 jogos é demasiado. Acho que tem de começar a recuperar os jogadores assim que for possivel, contra o Leipzig já tem de ter o sistema tático dele a começar a ser cimentado.
Acho que o Sporting vai pagar agora o facto do Fresneda nunca ter jogado, o que o vai obrigar a fazer pré-época dentro da época. O Pote parece-me ser a escolha perfeita para o “10”, mas também vejo a possibilidade do Edwards dar uma perninha na posição. Lá está, mais um que tem de ser recuperado a nível físico e mental. Para a esquerda vai ter de se desunhar. Acho que o Maxi é um jogador tipo Acuna, tem qualidade para fazer a ala esquerda toda, mas não tem 1×1 o que o torna um extremo mau. Talvez o Quenda seja o que se enquadre mais nessa posição nesta altura.
O Geny num sistema com 4 defesas acho qeu perdeu o lugar no 11 e no plantel.
Opinião pessoal, quanto mais cedo o Rui Borges impor a sua ideologia de jogo melhor, se andar aqui como o JP em que tem medo de mudar, e depois não sabe o que os jogadores dão ao sistema tem tudo para fazer o campeonato até ao fim e não começar o próximo.
Israel
Quenda St Juste, Inacio, Maxi
Hjulmand
Morita, Simões, Pote
Trincão
Gyokeres
Eu jogava assim…
Opções:
Geny por Maxi e Quenda na esquerda
Fresneda por Maxi e Quenda na esquerda
Bragança por Simões
Debast, Quaresma ou Diomande por
St Juste
Harder por Trincão
Como é que a direção de varandas não conseguiu criar as condições para que João Pereira…..que segundo as palavras de varandas, daqui a 4 anos estará num dos maiores clubes do mundo…..vingasse no Sporting?
Como é que um treinador que estava a ser preparado há tanto tempo, dura tão pouco tempo?
Como é que esse mesmo projeto tão bem planeado e pensado afinal e de repente virou um presente envenenado?
Como é que se está a planear o João Pereira e hoje Varandas revela que Rui Borges «estava no radar há mais de um ano»?
Não se esqueçam de votar neste merdas se por acaso a bola começar a entrar outra vez em ano de eleições….
Em relação às afirmações do presidente do Sporting na apresentação de João Pereira. Que iria encontrar no Sporting um clube que o iria proteger e permitir crescer como treinador.
Onde ficou a proteção?
Onde foi permitido o crescimento?
Não estou com isto a defender a permanência do João Pereira.
Estou sim a demonstrar, mais uma vez, que o atual presidente do clube não tem, este mais do que qualquer treinador que já passou pelo Sporting, competência para continuar no lugar que ocupa.
Vão continuar a votar em gente desta para liderar o clube?
Abram os olhos de uma vez por todas….
Seja bem vindo o Rui Borges. Desejo-lhe o melhor, como desejei a todos os anteriores treinadores do Sporting.
Temos um treinador mais experiente que o João Pereira e isso só por si é um upgrade. Não sei eu nem sabe ninguém como vai correr daqui em diante. Só quero que corra bem.
Que a equipa consiga recuperar o ânimo e motivação, que retome o trabalho com garra e que consiga voltar a jogar e entusiasmar. Que se esqueça de vez o Ruben Amorim e que se pare com comparações. Eu entendo-as mas são totalmente inúteis.
Depois, conseguindo repor a equipa no caminho dos bons resultados, importa não esquecer este último mês e meio! Não deixemos cair em esquecimento a gigante demonstração de incompetência da parte desta direção/presidente. Não nos esqueçamos da “estrutura” que não existia (e devia) num clube desta dimensão. Não nos esqueçamos da atitude egocêntrica de um presidente que liga mais ao que pensam de si do que aos resultados do clube. Não esqueçamos o que este presidente fez ao João Pereira que, não obstante ser um adulto e poder ter dito “lamento mas neste momento não”, foi queimado em praça pública pela aventesma.
É imperativo que surja já uma oposição forte e que exponha tudo o que de mal é feito.
E não me venham com frases feitas tipo “É importante apoiar e estar a dizer mal é só para mandar abaixo…”. Apoiar, apoiam-se as equipas do Sporting. Ás direções temos de exigir e monitorizar. Os agradecimentos às direções, fazem-se nas eleições. Não há cá treinadores/jogadores que possam tapar as merdas que são feitas ou aquelas que não são feitas. O Sporting não pode ficar refém de nenhum treinador nem nenhum jogador.
O presidente actual, está mais que apresentado. Já estava antes e ficou reforçada a ideia de que não serve, após o Ruben Amorim, que foi a sua sorte grande!
Pois. É bom não se ir esquecendo o bonito servicinho que tem vindo a ser esta pandilha Vagabandas. É que mesmo eu, um cão raivoso no q a varandas diz respeito, me vou já esquecendo de muitas merdas. São já tantas que há que ir fazendo lembretes sistemáticos, de tudo, senão este cabrão ainda vai mantendo este desagradável costume de ir passando entre os pingos de chuva.
“Só o “obrigou” a assinar um contrato em que ganhava quase o que o Amorim ganha no United…”
Bruto!
O Amorim ganha 7M€ limpos e o Conceição ganhava 7M€ brutos!
O que o gajo fez ao filho foi o que tu farias ao teu filho: defendeu os seus interesses! Ou tu não farias isso?
O Mini Conceição baixou o ordenado para 1/3 ou 1/4 e compôs o resto ficando com 20% do passe e uma clausula de rescisão do dobro que custou – e na altura nem valia o que custou – e depois para o triplo do que custou!
Conceição não virou as costas na altura das eleições e foi aliciado, mas preferiu estar com Pdc sabendo da sua doença.
Com ele estavamos 7 pontos à frente e com 14 ou 16 pontos na CL.
Claramente mais um erro de escolha de Varandas na escolha de JP, se calhar por ordem do chefe para que perdesse a vantagem pontual que tinha para que o futuro campeão recuperasse.
Rui Borges poderá melhorar um bocadinho mas se tiver, e desconfio que sim, arbitragens como a que teve com o Guimarães em braga também não irá lá.
Mas terá certamente mais personalidade de comando na equipa.
Mas o campeão já está escrito.
Poderemos é ter uma melhoriazita, só isso.
Os meandros, o sistema não autorizam mais que uma melhoriazita.
Possivelmente poderemos ir buscar o J. Mendes ao Guimarães, def, esquerdo que está em fim de contrato e pode assinar em janeiro e Rui Borges gosta muito e tem 24 anos, tem feito bons jogos, e tem uma idade de estaca ou ser mais uma boa solução.
Mas eu NUNCA tinha escolhido o JP , mas se calhar não foi por acaso.
Julgo que Rui Borges terá o 4 nivel também, julgo. Mas JP nem que tivesse o 4 nível lá tinha ido, as arbitragens e o sistema deram um jeitao à recuperação do rival, juntamente com o despedimento do alemão e o abalar do judas, que desconfio, lhe arranjaram o MU, que até estava bem com o Nilstelrooy, para que o Sporting se enfraquecesse.
Como já disse, penso que o campeão está encontrado, mesmo que perca dia 29 com o Sporting.
É isto o que penso, disto tudo, é isto que penso deste imundo futebol português, que não me dá vontade de o ver, vejo o meu querido Sporting, porque NASCI leão, porque tenho nas veias o entusiasmo leonino, porque tenho o vício do pulsar sportinguista e hei-de morrer com ele. FELIZMENTE.
Mas que este futebol é muito ou nada limpo lá isso deve ser.
” …se calhar por ordem do chefe para que perdesse a vantagem pontual …” é isso que venho a dizer há algum tempo, o campeão deste ano está em carnide, está escrito nas estrelas e na liga. Para quem não percebeu este é um jogo viciado, move muitos milhões e mexe com interesses de muita gente e também dos governos. Estamos a retroceder no tempo, voltamos à política do Pão e Circo.
“Varandas prometeu há mês e meio “proteger” João Pereira. Oito jogos depois despediu-o
Presidente do Sporting não quis esperar mais e viu no empate em Barcelos a gota de água. O treinador a quem tinha vaticinado um grande futuro sai pela porta pequena de Alvalade.
“Contratualmente, o João está confortável e tranquilo”. Estas palavras são do presidente do Sporting e não têm sequer dois meses. O João era o Pereira, o novo treinador dos leões que sucedia a Ruben Amorim no cargo, naquilo que Frederico Varandas disse ser apenas uma antecipação do que já estava programado – afinal Ruben Amorim ia sair no fim da época e o até ali treinador da equipa B era o homem escolhido.
“Quase cinco anos depois, tenho o mesmo sentimento que tive exatamente nesta sala. Tenho poucas dúvidas de que João Pereira, daqui a quatro ou cinco anos, estará num dos clubes mais poderosos da Europa. Vai encontrar um clube que o vai proteger e lhe vai permitir crescer enquanto treinador. Por sua vez, o Sporting vai encontrar um treinador que o fará continuar a crescer”, disse ainda Frederico Varandas.
João Pereira até pode vir a estar num dos clubes mais poderosos da Europa daqui a quatro ou cinco anos, mas o caminho não terá começado exatamente como o presidente do Sporting previa. É que nem o Sporting o protegeu ou lhe permitiu que ele crescesse, nem o treinador fez o Sporting crescer.
Essa confirmação chegou com uma discreta publicação nas redes sociais já na madrugada desta quinta-feira, que anuncia a saída do homem que só devia ter entrado no verão de 2025. Só que o verão chegou no inverno de 2024 e atrapalhou tudo.”
CNN Desporto – António Guimarães
Acho piada a esta afirmação “Presidente do Sporting não quis esperar mais e viu no empate em Barcelos a gota de água”. Não tinha hipótese!
Teve de ceder às pressões internas e principalmente externas que se faziam ouvir na rua e em cada programa desportivo em que a sua incompetência e falta de conhecimento eram referidos e dissecados, excepto pelos lambuças do Otávio e do Pinotes…
Não quis esperar mais, apenas até perder o primeiro lugar…
Não sei se o Soares Franco é pior do que o Varandas. O Varandas mentiu sobre Alcochete para ganhar votos, testemunhou contra o Sporting já era Presidente, mentiu e manipulou acontecimentos para virar os sócios/adeptos contra as claques, reverteu uma AG porque não gostou dos resultados, puxou para si os louros que deviam de ser dados ao treinador, e como homem é um merdas. O Soares Franco é só um empresário nojento como mil outros, acho que o Varandas é pior como Presidente e como ser humano.
O gigantone bêbado encobriu o rasto do dinheiro “desaparecido” durante a presidência do (c)roquete, vendeu o imenso património imobiliário (terrenos e edifício sede que ainda estamos a pagar…) a metade do preço de mercado, contra a vontade dos sócios expressa numa AG, utilizando artifícios legais engendrados pelo língua de prata, só isto lhe daria o primeiro lugar, mais ainda, tal como o varandas “recuperou” miraculosamente a empresa dele que estava na bancarrota durante e a seguir á miserável presidência que teve no SCP, ou seja mais um “clássico” gestores de merda com as empresas falidas, vão para o SCP, fazem o seu trabalhinho de merda, enterram o Clube e depois por milagre as empresas falidas recuperam…
Pior se no caso do varandas a culpa é a dividir entre ele e quem votou nele, o gigantone bêbado foi cooptado portanto a culpa é só dele e dos “notaveis” que o lá meteram com o (c)roquete á cabeça!!!
Como disse antes foi o pior, ainda que por muito pouco…
Basta ver o discurso da personagem Varandas hoje na apresentação do Rui Borges, para ver a diferença de postura entre as ultimas intervencoes, e esta.
Antes era a cagança e a arrogancia de que ele é que sabia o que estava a fazer:
“Agora e que se vai ver sem o treinador e sem o director desportivo o que vale a estrutura”
“Tenho a certeza que o Joao Pereira vai estar num grande europeu daqui a 4 ou 5 anos”
“O Sporting nao vai ser gerido de fora para dentro”
“160 mil socios”
É só arrogancia, mas é arrogancia vazia porque está assente em nada, em nenuma competencia.
A postura dele hoje já é mais de um puto a quem o pai puxou as orelhas, porque fez merda, e ja foi mais de fininho. E nao tenho duvidas nenhumas que foi isso que aconteceu. Alguém lhe deu um valente puxao de orelhas e lhe disse “ve la a merda que andaste a fazer”, e ele meteu a arrogancia no saco.
Se o Rui Borges ganhar titulos, la se vai meter em bicos de pes outra vez a dizer que foi ele que escolheu o treinador.
Enfim, é um merdas, sempre foi, vai continuar a ser.
Eu percebo o que dizes, mas para falar dele tenho de o ouvir. Não sou daquelas pessoas que critica sem ter ouvido sequer o que o homem diz, só pelos títulos de jornais ou por um clip que circula na net.
É um martírio, eu sei, mas as vezes temos de fazer o sacrifício de ouvir o homem.
É uma consideração que temos de fazer, não ao merdas do varandas, mas à nossa própria consciência e sentido de justiça.
São sacrifícios que se têm de fazer pelo nossa própria decência.
Varandas disse aquelas frases todas bonitas para “decorar” o presente, todos sabíamos que JP não tinha e não tem arcaboiço para aquela função e Varandas também sabia.
JP foi como uma “pastilha elástica” depois de mastigada e sem sabor ……….
Não concordo.
Varandas acreditava mesmo que a sua aposta em JP era um brilharete e que com isso iria provar que era o maior ao encontrar na Turquia o próximo Amorim que daqui a 4 anos teria o Real Madrid e o City a disputá-lo.
Só um gajo muito parvo e sem noção faria uma apresentação daquelas sem acreditar mesmo naquilo. Ah, espera…
Se estamos lembrados ele Varandas só quer um título de campeão em cada mandato, é assim ? Julgo que se falou nisso, não foi ?
Pois sendo assim, sabe e saberá certamente que este ano não será o ano dele e do Sporting, por isso, vá de atirar com o JP prá fogueira o lugar do título estará guardado pra outro clube.
Fazendo fé no desejo de um título em cada mandato, isto sou eu a juntar as peças do puzzle. Se é que o que desejou foi ou é verdade.
Nós adeptos não sabendos de nada nos meandros, tentamos ligar estes pensamentos. Por isso digo, JP foi uma pastilha elástica autêntica.
Então o doutor curagem a confirmar mais uma vez que a escumalha tinha razão.
E a calar todos os beija cus que já nem aparecem por aqui.
Agora vamos ver o novo mister. O Rui Borges tem mais currículo que o JP, sem dúvida (não era difícil) apesar de não ser o treinador internacional que poderia fazer o clube dar o passo em qualidade, notoriedade, e sim, um projecto que durasse anos.
Enfim, a teimosia, arrogância, pouca inteligência da pessoa que “lidera” o clube a custar ao clube pontos e prestígio.
E reparem noutra coisa deste futebol.
Sai Fernando Gomes da federação e diz-se que irá pró COP ,sai Pedro Proença da Liga e diz-se irá prá federação , comentasse também da ida de ASD ou Duarte Gomes prá arbitragem.
É tudo um circo onde se fazem só rotações de lugares mas as pessoas continuam as mesmas neste sistema que deixa muitas dúvidas e incógnitas.
Limpeza não há.
Como se costuma dizer nas feiras e nos carroceis, ” nova volta nova viagem esta viagem terminou”.
Isto é tudo muito mais que triste.
Por isso, deixei de ir ao futebol, não tendo provas de nada, só suspeições no meu subconsciente, nada me entusiasma a ir e ver a coitada da bola.
E assim, na calada da noite, os BILTRES que infelizmente ainda estão na direcção leonina anunciaram a saída do JP…
“Obrigado JP, um leão para sempre”
Expõem o clube, a instituição SCP ao ridículo com a sua incompetência….
8avo treinador em seis anos … Agora é que vai ser… Nouvelle scp 2.0 new era …
Precisaram de se deixar ultrapassar pelos rabolhos, algo impensável há 1 mês e meio atrás, para tomar a decisão que nunca teria sido necessário tomar se tivessem contratado um Treinador e não um projecto de projecto…
Incompetência até mais não…
Agora vão arrebentar com o Vitória de Guimarães e torrar mais 4 ou 5 M € …
Acredito piamente na questão de ele ter acreditado no JP. Estava lá, era conhecedor do processo, dos jogadores e provavelmente até é capaz de ser um excelente gajo a treinar e pode ter visto nele uma continuidade. Gajo humilde etc
Ora este foi a meu ver o pecado capital. Mais que aquela apresentação descabida e cheia de rasteiras Varandas acaba por constatar que JP estava demasiado condicionado. O homem viu-se metido numa dinâmica em que não podia mexer-se. Quando ele diz que JP não foi JP acredito mesmo nisto!
Foi exactamente isto. Ele entrou num dilema.
Se venho e sou eu e se imponho a minha ideia e perfil estou fodido. Dou cabo de tudo.
Se continuo manso e com medo de mexer nos meninos pode ser que isto role pq ninguém em tão pouco tempo os destreina. Qualquer gajo se arriscava a ganhar jogos no Sporting de á 1 mes e meio mesmo sem treinar.
JP
Mostra um carácter e uma humildade incomum. Pode não saber comunicar. Pode ser inapto para a tarefa mas mostrou quilhoes sabendo que o risco era enorme como se veio a verificar. A forma como sai só demonstra que merecia mesmo melhor sorte.
Rui Borges
Felicíssimo. Não o escondeu. Estava radiante. É uma oportunidade de uma vida e fartou se de o repetir.
Tem a sorte de substituir JP e isso é logo um fator decisivo para entrar com outra Áurea e renovadas esperanças.
Tem um discurso simples replicado por milhões de treinadores não trazendo nada de novo e tb não foi impactante. Quis logo ganhar o grupo nas palavras, elevando os jogadores ao máximo mas tem um discurso que qualquer treinador hj em dia tem.
As comparações com RA são sistemáticas mas é perda de tempo. Ele é ele e RA é RA. É irrepetível!
Conclusao:
Acredito que a intenção de Varandas fosse a mais lógica naquele momento. Tem o mérito de engolir o erro e tentar corrigir.
RB vau meter o seu cunho vai rasgar com o passado e pelo que o vi fazer em moreira e em Guimarães o gajo não é mau. Vamos ver se conquista o grupo.
“Quando ele diz que JP não foi JP acredito mesmo nisto!”
Se o JP nao conseguiu ser JP, muito se deve ao Varandas que começa logo a dizer que é o maior, que vai estar num grande europeu daqui por uns anos, etc. Meteu no JP uma pressão que nao fazia sentido naquele contexto, e tudo por causa da arrogancia que tem e da necessidade constante que tem de puxar os holofotes para si próprio.
Agora na apresentacao do Rui Borges, parece que percebeu a merda que fez, e ja nao veio de peito feito.
“Tem o mérito de engolir o erro e tentar corrigir.”
Pela personalidade do Varandas, o que acho é que não reconheceu porra nenhuma, alias, nas ultimas semanas bem se viu pelo discurso que nao tinha vontade nenhuma de engolir fosse o que fosse. Veio sempre com as bocas da treta dos 160 mil socios e que o Sporting nao ia ser gerido de fora para dentro.
O que acho que aconteceu foi que quem manda no Varandas (porque acho que sim, que alguem manda nele), lhe deu um valente puxao de orelhas e lhe chamou a atencao para a merda que andou a fazer este mes e meio, e ele la meteu o rabinho entre as pernas.
“Acredito piamente na questão de ele ter acreditado no JP. Estava lá, era conhecedor do processo, dos jogadores e provavelmente até é capaz de ser um excelente gajo a treinar e pode ter visto nele uma continuidade. Gajo humilde etc.”
Falácias!
O próprio JP veio dizer que não sabia como o Amorim treinava e o que fazia, pelo que é óbvio que não sabia do processo. Portanto, mais uma mentira do Varandas que passou para os sócios/adeptos e que muita gente aceitou por parecer aceitável! Mas era mentira, como o JP disse!
O JP foi escolhido porque:
a) o Abel recusou
b) estava no Sporting e ele já tinha decidido há 4 anos que o JP ia dar um bom treinador – quando o gajo ainda jogava futebol e nem tinha começado a carreira de treinador!
“Se venho e sou eu e se imponho a minha ideia e perfil estou fodido. Dou cabo de tudo.”
O JP mudou várias coisas.
Basta ver como se jogava antes e como se joga agora.
Basta ver como o Gyokeres deixou de dar profundidade.
Basta ver como se aumentou absurdamente os centros (para ninguém).
Basta ver como o Quenda mudou de posição.
Basta ver como os 2 médios passaram a jogar de maneira diferente.
Basta ver como se chega com muito menos gente à área.
“Acredito que a intenção de Varandas fosse a mais lógica naquele momento. Tem o mérito de engolir o erro e tentar corrigir.”
Não foi a mais lógica!
Já aqui foi exposto que era obrigatório vir um treinador que mantivesse os jogadores crentes e o que ele fez foi exactamente o oposto. Fodeu tudo!
Não há mérito nenhum em engolir o erro, até porque ele não assumiu o erro. Disse que era culpa do João Pereira não ter sido o João Pereira, era culpa das lesões e das arbitragens. Não assumiu erro nenhum… Aliás, tu até disseste antes que a escolha dele era lógica, pelo que também nem vês que foi um erro absurdo – que qualquer futebolista comentador expôs claramente e explicou!
Quanto ao Rui Borges, o contexto hoje é diferente!
Ele não veio substituir o Amorim – isso é que tornava o contexto complicado e fazia exigir um treinador em quem os jogadores vissem outro líder que os levasse ao sucesso como o Amorim.
Ele vem substituir o João Pereira – o que torna o contexto menos complicado porque qualquer jogador percebe que vem dum bom clube que pratica bom futebol e há ali algo para dar ao grupo que o JP não tinha. É, para o plantel, um upgrade, enquanto o JP foi uma queda vertiginosa em relação ao Amorim!
Agora, o gajo vai ter muito trabalho a voltar a meter a equipa a jogar bem… Não é com um estalar de dedos…
A escolha do JP foi uma escolha do Varandas – a segunda porque a 1ª era o Abel que recusou. O Viana não queria o JP, queria alguém com experiência.
Como era de esperar, os jogadores não gostaram que a escolha tivesse sido o JP. Não viam o gajo com currículo para substituir o Amorim e manter os objectivos que o Clube e o plantel tinham com o Amorim ao comando.
Como era de esperar, deram o beneficio da duvida que acabou ao fim de 2 derrotas, nem tanto pelas derrotas mas pela forma evidente como a equipa técnica mostrou não estar à altura das exigências – alguns diziam mesmo que a equipa técnica se mostrava mais perdida do que eles! Falaram-me inclusive em discussões – nada de muito grave, só mesmo deixarem a ideia que não concordavam – com alguns jogadores que não concordavam com algumas medidas do JP.
Como era de esperar, a partir da derrota com o St. Clara – onde se perdeu a oportunidade de fazer o melhor arranca do campeonato da história do Clube – os jogadores deixaram de confiar na equipa técnica e sabiam que era uma questão de tempo para que fosse substituída!
Alguns jogadores fizeram chegar à “estrutura” – Hugo Viana – que não viam com bons olhos a manutenção do JP, que isso ia condiccionar os objectivos do Clube e da equipa e que tinham de arranjar uma outra solução!
Fizeram também chegar à “estrutura” que a equipa estava a ser prejudicada e achava estranho que o Clube não tomasse uma posição sobre isso, e ainda mostrasse confiança em quem os prejudicava!
A decisão de substituir o JP foi tomada no dia do jogo com o Boavista – o que me faz não compreender como ele ainda esteve à frente da equipa com o St. Clara, para a TP, e com o Gil Vicente! A decisão foi comunicada ao JP no dia seguinte ao jogo em Barcelos – dia 23! Só nesse dia é que contactaram o Rui Borges – através do empresário, coisa que ele confirmou hoje.
Posto isto…
É óbvio que tinha tudo para correr mal, e correu – era o mais expectável, na minha opinião, e eu disse-o aqui desde que o JP foi anunciado! Correu mal por uma má escolha do presidente, e porque o JP não percebeu que não estava minimamente preparado.
Pessoalmente, acho que o facto de não estar preparado o devia ter feito tentar mudar o menos possível, mas se ele não se apercebeu que não estava preparado…
Mantenho que, para mim, 90% da culpa disto é do imbecil do Varandas – que é ainda mais imbecil do que eu pensava, mas já lá vou… – e que 10% é do JP que devia ter percebido que não tinha capacidade para pegar na equipa nesta fase! Não meto culpas no Viana mas, se calhar, devia meter algumas, porque, como Director Desportivo, deixou isto acontecer e ser um imbecil – e o Viana tem de saber que o Varandas é um imbecil! – a escolher um treinador que era um risco enorme e que tinha alta taxa de probabilidade de insucesso. Mais, se os jogadores, ao fim de 3 jogos, já lhe diziam que a equipa técnica andava mais perdida do que eles, isso tinha de ter tido alguma consequência, no máximo depois da derrota em Moreira de Cónegos, especialmente pela exibição miserável que a equipa teve, onde se viu perfeitamente uma equipa perdida em campo e um treinador perdido no banco!
As declarações hoje do Varandas são mais uma coisa execrável… Aliás, ao nível do que fizeram ao João Pereira no final do jogo – ele e o Viana – ao deixarem o homem sair sozinho do Estádio e ser apupado pelos adeptos de uma forma vergonhosa!
O pavão imbecil hoje disse claramente, que prefere mentir às pessoas para que andem felizes, do que lhes dizer as verdades e as fazer viver a realidade… Pode ser que ajude uns quantos aqui na Tasca, que acreditam nas merdas todas que o gajo debita… Talvez ajude a abrir pelo menos um dos olhos…
O problema, diz ele, não foi a escolha errada dele – que é uma cena factual e que a maioria, fora e dentro do clube, aponta. Foi o João Pereira não ter sido o João Pereira, foram as lesões e foram as arbitragens… Porque é que o João Pereira não conseguiu ser o João Pereira, isso não se explica, mas vai-se adiantando que o Rui Borges agora vai conseguir ser o Rui Borges… Porquê? Ninguém sabe – provavelmente nem o pavão imbecil!
Tenho pena do JP…
Acho que tem um pouco de culpa, por ter aceitado o cargo – nunca o devia ter feito! Primeiro porque não estava minimamente preparado. Depois porque era um risco gigante para a sua carreira – que assim, já não sendo grande coisa, deu vários passos atrás e vai ter muito de penar até chegar onde estava antes disto – que era estar já inserido num grande clube que lhe dá todas as condições para evoluir!
Deste triste episódio saltam à vista, para mim, 3 coisas claras – que já se adivinhavam sem grande esforço e alguma atenção!
1º, o nosso presidente é um incompetente para a função e, pior, é uma pessoa cujo carácter é muito questionável. O termo que uso para ele, “pavão imbecil”, parece.me absolutamente apropriado. É um gajo que gosta de dar nas vistas e se gabar, mas faz muito mais merda do que acerta ou faz coisas que nem aquecem, nem arrefecem! É um gajo que tem a mania. Em cima disto, é um mentiroso, um manipulador, e não hesita em enganar as pessoas, com mentiras ou meias verdades, para levar a sua adiante…
2º, o nosso Director Desportivo é um banana. O gajo até pode ser bom a negociar – o que duvido muito por vários negócios ruinosos que fez – mas não é um gajo que se afirme e confronte um imbecil como o Varandas. Estou muito curioso para ver o seu trabalho no City porque acho que contrataram gato a pensar que era lebre!
3º, a tão famosa estrutura estava baseada em 80% na competência do Amorim. Sem o Amorim – e isto é fácil de ver pelo historial do mandato do pavão imbecil – a competência da estrutura é muito questionável – e não estou a dizer que falham tudo! Não falham tudo, mas parecem falhar muito mais do que acertam. Tal como o Amorim não acertava tudo, mas parecia acertar muito mais do que errava. Portanto, estava tudo muito alavancado no Amorim e não é tão certo que a “estrutura” funcione bem, independentemente do resto…
4º, como em qualquer empresa, quando o topo da pirâmide é questionável, ou porque é incompetente, ou por outras coisas como a tal falta de carácter, fica complicado que a empresa funcione bem. Muitas vezes, nestas circunstâncias, os objectivos pessoais sobrepõem-se aos objectivos da empresa ou gerais – e isso, por exemplo, vê-se claramente na política! Ora, se no topo da pirâmide temos o tal pavão imbecil e mentiroso, é complicado que a empresa funcione realmente bem, mesmo quando parece que funciona bem – como era o caso quando o Amorim lá estava, que escondia muito do que era o mau funcionamento da empresa com os bons resultados que ia conseguindo e que é onde a maioria das pessoas tem o seu foco pois pensar e analisar o que se passa para além da bola entrar custa um bocado!
Concordo com praticamente tudo menos com o ponto 2, sobre o Viana.
Não sei se ele é assim tão banana. Não sei qual a margem de manobra que ele de facto tem, tendo acima dele na hierarquia um incompetente. É que estes incompetentes, pela sua incompetencia muitas vezes acabam por manietar os gajos que ainda têm alguma. É como dizes, vamos ver em breve no City se ele é alguma coisa de jeito ou nao.
O ponto 4 nao podia estar mais de acordo. As vezes tens gajos que pela sua qualidade levam a empresa para a frente, mas quando o topo é incompetente, primeiro esses gajos fartam-se de estar sempre a trabalhar com imbecis, e segundo, mais cedo ou mais tarde a incompetencia do topo vai-se manifestar, esepcialmente quando os gajos bons saem.
“Porque é que o João Pereira não conseguiu ser o João Pereira, isso não se explica, mas vai-se adiantando que o Rui Borges agora vai conseguir ser o Rui Borges… Porquê? Ninguém sabe – provavelmente nem o pavão imbecil!”
Aqui está claramente a falar da questão do curso nível 4 de treinadores.
O que é uma estupidez.
Em relação ao JP é mais uma para os treinadores e jogadores perceberem que têm de começar a saber gerir melhor as suas carreiras. Se é que estão verdadeiramente interessados numa.
Em relação às estruturas. O 1º clube que tiver uma estrutura profissional vai limpar durante muitos anos os campeonatos em Portugal. Vai ser um verdadeiro eucalipto. Hoje há 0(zero) clubes estruturados. É tudo na base do amadorismo, tentativa e erro e na pura sorte. Se corre bem, maravilha…até vir um colosso europeu com um cheque para estragar tudo. Se corre mal é despedir treinadores, novos presidentes apenas e só quando há eleições e a bola não entrou….
Entretanto os árbitros e o benfiquistão vão manipulando alguns campeonatos.
Enfim…isto é o campeonato português….é mau demais.
Não acho nada que “o João Pereira não conseguiu ser o João Pereira” seja por causa do curso… Para mim tem algo a ver com o gajo não ter conseguido passar a mensagem ao plantel e isso devia ser melhor explicado porque é que ele acha que aconteceu.
O Amorim também não tinha o nível 4 e isso nunca o impediu de ser ele próprio!
Depois, “o Rui Borges já vai poder ser o Rui Borges” também é uma merda sem sentido – e aqui posso tender a compreender porque achas que isto tem a ver com o curso – pela mesma razão que já apontei para o que aconteceu com o Amorim.
Portanto, para mim isto são mais daquelas merdas que o Varandas diz sem sentido nenhum mas que as pessoas acham sempre muito inteligente…
Entra com o sistema do Amorim, com a equipa do Amorim, com os jogadores do Amorim e a precisar de fazer os resultados do Amorim.
Mas é uma patacoada. Ele entrou nestas condições precisamente com a justificação de que usava o mesmo sistema e conhecia a equipa. Agora… Também por aqui se vê… O varandas é tão atrasado e pouco transparente que só duma meia frase que ele conseguiu exprimir, 3 pessoas aqui tiveram 3 interpretações diametralmente diferentes. E em todas essas interpretações desmancham a teoria do pavão.
Perguntaram ao Rui Borges e ele também não percebeu… Lol
Do Varandas já não vale a pena falar mais e perder tempo com este peso morto do clube
Resta saber se a equipa consegue recuperar o tempo e energias perdidas, agora com um novo capitão, e com este presidente calado e quieto no seu camarote.
Vou ser optimista.
Até que me provém o contrário vou acreditar que sim
E neste domingo ca fico á espera da Vítoria contra o Benfica….
Agora temos um treinador. Não sabemos se vai resultar ou não, mas temos um.
E para oposição, quem teríamos?
Para presidente, consigo lembrar-me de um nome que tem muitas experiências: como jogador, como treinador, como diretor e, conhece como ninguém a merda que é o futebol português e as suas instituições – o Augusto Inácio.
Só precisaria de se rodear de pessoas competentes nas várias áreas, financeira, gestão, desportiva (futebol e modalidades) e ser a figura maior, mais institucional e numa posição de defesa dos interesses do clube. Já não vai para novo (tem quase 70 se não me engano) mas penso que é uma figura respeitada e com voz dentro do clube.
Com todos os defeitos (não há ng que não os tenha) eu aprecio a forma como Rodrigo Roquete nos defende na TV e sobretudo a clarividência que demonstra em muitos momentos nca deixando de ter um espírito crítico assinalável.
Precisamos de gente muito mais competente.
Um ex atleta não me parece a melhor aposta.
Roquete não o sendo é muito mais de show off do que propriamente trabalho à vista.
Quando vejo malta mais agarrada ao comentário do que propriamente a apresentar uma lista e lançar mãos à obra fico logo com pé e meio atrás.
Inácio de repente foi o melhor que me surgiu na memória, mas com a condição que repito: “…precisaria de se rodear de pessoas competentes nas várias áreas..:”
A realidade é que não temos absolutamente ninguém a quem chamar de oposição. E urge haver uma e que comece a construir a sua posição para as próximas eleições. É inclusive uma forma de pressionar esta abécula do Varandas a não fazer mais merda (missão quase impossível).
O Inácio tem mil e um anticorpos no Sporting. A ligação ao Porto e a ligação ao Gordo vão toldar muitas cabeças, acho que é por isso que nunca apareceu como opção antes, e acho que nunca vai aparecer.
Atenção que eu gosto do Inácio.
É daqueles Sportinguistas que não tem medo de dar a sua opinião.
Como presidente seria preciso algo mais.
Não tenho ninguém em mente.
Não conheço todos os sócios Sportinguistas.
Os que se conhecem na opinião pública são todos aqueles que não quero para gerir o Sporting. Ou malta que anda a comer já há algum tempo à conta do clube. Ou malta que apenas serve para comentar mas que lhe falta competência para gerir um grande clube como se espera que seja o Sporting. Ou ainda malta que se abstém por simples oportunismo politico.
O Sporting precisa de alguém com competência na tomada de decisão. Alguém extremamente racional mas ao mesmo tempo alguém que vibre como ninguém com o Sporting. Alguém que acorde a pensar no clube e que adormeça e sonhe em como tornar o clube cada vez melhor, mas que ao mesmo tempo não perca a noção nem se sobreponha ao Clube. Alguém que seja um líder nato. Alguém com carisma que consiga unir todo o tipo de sócios que existem no clube. Alguém que consiga trazer mais sócios ainda. Que tenha um mar de ideias para desenvolver cada vez mais iniciativas. Que aproxime os sócios e adeptos ao clube. Que seja transparente mas ao mesmo tempo saiba guardar a informação estratégica. Alguém que saiba comunicar e consuma futebol como poucos ao ponto de saber bem distinguir o que tem ou não qualidade, sejam treinadores, jogadores, staff….
É exigir muito?
Talvez.
Mas era isto que eu gostaria de ver como presidente do Sporting Clube de Portugal.
Quando tivermos a tal estrutura profissional e competente…tenho dúvidas que alguém nos segure em Portugal.
Quando falei no Inacio era só porque prefiro o Inacio ao Roquette. Mas nao acho de todo que tenha o perfil completo para ser o dirigente que nos precisamos.
Os requisitos para ser esse dirigente têm de ser esses que apresentaste, sim.
É tudo tão cliché lol. A melhor alternativa será muito provavelmente um desconhecido, ou alguém que ande a trabalhar nas sombras para ser Presidente. De momento não vejo ninguém com perfil, nem o Inácio, que também é portista, o que será sempre um problema.
Acho que é esperar para ver quem aparece e como se comporta durante o tempo todo, campanha, debates (que espero que haja a sério e não aquela merda que tem sido nas últimas eleições, até porque a Sporting Tv tem mais que espaço para dar debates) e plano eleitoral. Falar em oposição é prematuro, até porque a história nos diz que a maioria é tudo a mesma merda.
Até pode ser prematuro.
Mas faz falta alguém começar a tocar nos pontos do que está mal no clube. Ajudar o clube.
Com subtileza, mas já tocando nos pontos.
A não ser que não queira já mostrar todos os trunfos…e particularmente não gosto deste “oportunismo politico”.
Se vier alguém tocar nos tais pontos certos eu não esquecerei quem os abordou. Não esquecerei de onde vieram as ideias.
Um Sportinguista que queira ajudar, ajuda hoje e não está à espera da oportunidade para agarrar um lugar.
Se ajudar hoje o lugar será dele, mesmo que tenha ajudado o capitão bananas.
Mas não és tu que importas é a maioria. A malta tem de perceber de uma vez por todas que o Varandas apesar de ser um merdas montou uma boa máquina na imprensa. E é a imprensa que ainda move as multidões. Um gajo que apareça hoje para falar mal aborta completamente quaisquer aspirações que possa vir a ter. Por isso é que o Benedito saiu de fininho, aos olhos de muitos hoje tem imagem completamente preservada do que teria se regressasse em altura de eleições logo a seguir a sermos campeões.
Não me parece ser altura nem lugar para alguém aparecer. Eu gostaria que isso acontecesse, porque esta merda que se passou só é feita por filhos da puta e amadores, mas ninguém vai meter a cabeça no cepo e arruinar a imagem para uma vasta maioria de Sportinguistas.
Alguém vai aparecer, para pior não dá por isso é a malta estar atenta, mas mais importante do que alguém aparecer era os sócios do Sporting mudarem, coisa que é mil vezes mais difícil.
O perceber que a maioria que vota são um cambada de atrasados mentais.
O perceber que para gerir um clube como o Sporting se tem de usar estratégias de encantadores de cavalos.
Mas essa mesma maioria, para o qual se tem que usar este tipo de estratégias, não será a mesma que por alguma razão estúpida e no seguimento de outra qualquer estratégia de controlo de massas oposta deitará tudo a perder?
Resumindo…estamos fodidos de qualquer maneira, quando temos uma maioria estúpida.
Daí ter emitido apenas a minha opinião.
Porque se for por aquilo que acho que a maioria fará….não há esperança nem milagres.
O que eu digo é que quem vai a eleições provavelmente tem a mesma opinião que tu e eu sobre a “maioria” e por isso evita qualquer tipo de exposição prévia. Acho que antes de eleições um gajo só ganha pontos se os sócios quiserem por o Varandas na rua e aparecer alguém como ponta de lança do movimento. Acho que tirando isso a maioria só vai aparecer quando houverem eleições marcadas, ou perto disso. Agora vir falar mal, principalmente quando os bonecos das tvs e jornais continuam a lamber as bolas ao Varandas é apenas abortar uma possivel candidatura.
Eu percebo a estratégia que está por trás e a sua inteligência.
Mas particularmente não gosto. Sendo a minha opinião curiosa, admito, preferia 1000x vezes um burro que quisesse direcionar a sua campanha para a minoria de gajos como eu e tu e que por milagre conseguisse ganhar os votos da tal maioria que iriam ver a luz por momentos como já aconteceu em 2013, onde de mudou a agulha da imagem do candidato presidencialista por momentos e se optou pelo presidente adepto.
Não estou a ver um gajo com a tal esperteza, de repente deixar essa chico espertice quando a coisa apertasse.
Não sei se me faço entender….
Gosto de pessoas integras e honestas do principio ao fim, transparentes e frontais, mesmo que isso as prejudique.
Talvez seja inocência da minha parte.
Daí, realisticamente falando, achar que será muito, mas mesmo muito dificil dar a volta a isto.
Um gajo que achou que o Amorim era mais problema do que a direção, seja por andar à pesca de tacho seja por ser mais tapado que o Deus me livre, não serve para mais nada do que para a peixeirada da TV…
Bem, contribuindo com os meus dez tostões, se o calafate se candidatasse, consideraria (se ainda fosse sócia) dar -lhe os meus votos. Não sei se o paleio dele no programa que ele tinha na Sporting TV era sentido, mas isso seria comprovado minimamente na campanha. Gostava muito de o ouvir. Tinha umas intervenções bem apaixonadas. Não pede licença para dizer o que pensa. E tem conhecimentos na área da gestão.
Inácio, talvez não fosse mau! Ia depender muito de quem se rodeasse. Mas como presidente, acho que seria uma boa figura.
João Matos é um pouco como o Inácio, talvez até fizesse bem melhor figura!
O Rodrigo Roquette é um gajo que gosto de ouvir falar do Clube. Não concordo com tudo o que defende mas concordo com muita coisa. Uma vez fiquei sentado ao lado dele numa AG e debatemos umas ideias, e pareceu-me um gajo com cabeça e sentido critico. À partida não é alguém que elimine. Mas tinha de perceber melhor o que quer para o Clube, se fosse eleito…
O facto de ser da família Roquette não me faz eliminar o gajo. Eu sou da família da minha mãe e do meu irmão e a minha mãe pensava e defendia muita coisa diferente de mim, e o meu irmão é muito mais parecido com o que ela era do que comigo. Às vezes ser da mesma família não quer dizer que se seja igual… Outras quer!
O Figo era um gajo a considerar.
Mas tinha de ver bem o que defende.
O Ronaldo só mesmo para ser figura do Clube.
Não só não acho que tem competência, como acho que teria dificuldade – apesar de pensar que se ia rodear de gestores e pessoal competente, como faz nos seus negócios! Para ser ele, tinha de ser algo muito bem montado. Sinceramente, não estou a ver…
Destes 4, à partida o que gosto mais é o João Matos. Mas tinha de se rodear de gente muito competente.
Vi a apresentação.
A parte do varandas.
A parte do Rui Borges.
Em relação ao varandas é mais um rol de mentiras e atirar as culpas a terceiros.
A melhor que eu ouvi é que João Pereira não pôde ser João Pereira. Deu claramente a entender que o facto de não ter o nível 4 de treinador que levou o clube aos dias de hoje. Como se não tivéssemos todos visto o JP a levantar-se do banco e a poder dar instruções, umas vezes mais do que outras em que foi chamado à atenção, coisa que não impediu de todo que fizesse o trabalho que tinha que fazer.
Em relação ao Rui Borges, gostei de ouvir que tem é que trabalhar, sem grandes merdas, com nervo na venta.
Gostei de ouvir que independentemente do sistema, quer que os jogadores se sintam confortáveis e que possam dar o melhor que podem.
Agora está como estão os outros…dependente se a bola entra ou não.
Ou então não passou de conversa.
Não vai ser tarefa fácil.
No final do dia….está igual ao JP…têm todos (treinador e jogadores) que se agarrar ao seu trabalho.
Espero que o treinador tenha capacidade descomplicar o nosso jogo e para ajudar os jogadores a fazer melhor do que fizeram nestes dias.
Entra novo treinador, que estava a fazer um excelente trabalho no vitoria e já tinha feito bom trabalho anteriormente.
Bem vindo! Desejos de todo o sucesso.
Primeiro ponto: eu, romântico assumido, que me recuso a comparar o futebol a qualquer outra profissão (fora desporto profissional), acredito nos valores do clube, na honestidade, transparência… Sou frontalmente contra estar a roubar treinadores aos outros clubes só porque temos mais dinheiro. Critiquei-o quando o Amorim o fez pra vir pró Sporting, quando saiu do Sporting e só tenho que criticar agora quando vamos fazer o mesmo ao vitória. Acho que demonstra falta de compromisso com os objectivos do clube e isso pode ser problemático se for mal gerido. Como foi connosco, aquando da saída do Amorim.
Segundo ponto: todas as balelas da continuidade provaram ser isso mesmo. Balelas. Ninguém é igual a ninguém, o JP não fazia ideia dos treinos nem do que era pedido aos jogadores, não os soube manter focados e tirar o melhor deles, perdemos a liderança à pala disso. E agora vamos buscar um treinador que não se sabe que alguma vez tenha jogado neste sistema. Entra sem pausas para nada, sem tempo para trabalhar e conhecer a equipa, sem jogadores talhados para o sistema que costuma usar… É um restart completo.
Sendo assim, acho que é hora da direcção explicar o que pretende fazer, porque agora acho que não é claro para absolutamente ninguém. É preciso re-estruturar objectivos e gerir espectativas, até para sabermos com o que podemos contar.
E das duas uma: ou os objectivos se mantêm e vamos atacar o bi e o apuramento na Champions; ou atiramos a toalha ao chão e estamos a preparar, desde cedo, a próxima época.
Se for o primeiro cenário, acho que as probabilidades de sucesso são muito muito diminutas. O novo treinador não tem tempo para trabalhar e vai levar já com jogos dificílimos como com os lamps. Se se mantiverem estes objectivos e perdermos já o primeiro jogo, o que vamos ter a dizer daqui a mais 3 jogos, possivelmente com mais pontos perdidos, é que o treinador tem que ir embora… Ou então vão esperar que isso aconteça para depois então redefinirem os objectivos.
No cenário 2, que me parece, depois da cagada toda que fizeram até agora, o mais positivo para o clube, vamos ter que baixar já as expectativas. Assumir o erro da escolha de JP, apresentar o novo treinador mas retirar-lhe a pressão de ter que ganhar. Objectivo passa a ser dar tempo ao treinador para entender a equipa e planear o mercado de janeiro, com vista a ser campeão na próxima época. Objectivo pra este ano passa a ser o apuramento para a Champions e vencer a taça de Portugal.
Acho que estás a colocar um bocadinho o carro à frente dos bois, ainda não chegámos a janeiro, estamos em segundo a 1 ponto do primeiro, com quem vamos jogar Domingo… e se vencermos!? é assim tão difícil ganhar a um carnide que não convence ninguém e que já soma vários pontos sem o merecer, graças à arbitragem! Com coragem e empenho, Domingo vencemos!! E se corre bem…
“E agora vamos buscar um treinador que não se sabe que alguma vez tenha jogado neste sistema. ”
Sobre isto, o que acho após ver o que aconteceu com o João Pereira é que, em primeiro lugar há que cagar de alto no que houve antes. Como dizes e bem, ninguém é igual a ninguém e por isso é preciso acabar com a ideia de que temos de ter um gajo que saiba ser Ruben Amorim. Acabou, finito. A coisa estava bonita, mas já foi. Let it go!
Importante é que o Rui Borges saiba perceber quem tem à disposição e o que pode fazer com eles. Seja no mesmo sistema ou noutro qualquer. Precisamos de ganhar. Mas precisamos igualmente de perceber que há um rumo. Foi assim que o RA se manteve tanto tempo sem grande contestação, mesmo quando teve piores resultados. Ter um rumo e não uma equipa desgovernada, que foi o que vimos com o João Pereira.
“Sendo assim, acho que é hora da direcção explicar o que pretende fazer, porque agora acho que não é claro para absolutamente ninguém.”
Mas tu achas que a direcção faz sequer ideia do que pretende fazer?
Se eles próprios não fazem ideia do que pretendem fazer, achas sinceramente que o conseguem explicar seja a quem for?
Desde que o Varandas pegou no clube que o modelo de gestão é navegar à deriva, com base nas fezadas do “e se corre bem?”. Correu uma vez. Agora ele só está à espera que volte a correr com o Rui Borges, como estava a espera que tivesse corrido com o JP.
É só isto que eles sabem no que diz respeito a futebol. Não sabem mais. Por isso não esperes que venha dali grande explicação, a não ser a palha do costume para os burros do costume comerem.
Este comentário poderia ter sido meu. Parabéns, meu caro.
Já era óbvio há muito tempo, apenas alguns mais lentos, alguns bots, ou malta que coloca ideologias anti-direcções anteriores à frente dos interesses do Sporting é que ainda não tinham alcançado.
Eu acho que o Varandas tem uma ideia do que quer – disse isso na candidatura em 2018 quando falou no exemplo do Ajax, que, convenhamos, é o mais certo para um clube da nossa dimensão poder andar na ribalta alguns anos, como o próprio Ajax fez. A questão, que me parece, é que não faz ideia como implementar isso, que obriga a ter muita gente a seguir essa ideia – podia ser feito se o Amorim ficasse 10 ou 15 anos no Clube e entretanto se fosse passando a ideia a mais gente e fazendo isso transversal nos escalões todos… Mas a questão é que a ideia do Amorim nem estava solidificada e foi-se moldando ao longo dos anos, além de que implicaria muito mais tempo no clube.
Agora, ter uma ideia é só um principio!
Depois há que implementá-la, ajustá-la, corrigir o que houver para corrigir, e ir cimentando essa ideia transversalmente no clube – e isso também leva tempo. E acho que é aqui que o Varandas falha, porque não sendo competente não consegue escolher as pessoas, não consegue manter as pessoas, acabando por não implementar nada… E, eventualmente, fica-se pela ideia de que gostava de copiar o que o Ajax fez nos anos 60 e 70, que levou a grande sucesso depois em vários anos!
Eu também queria ter 10 milhões no banco, pena é não fazer ideia de como é que consigo isso.
Eu já aqui disse, há semelhanças entre JP e Varandas. Ambos acreditaram em “futebol, fácil, fácil” e se cagaram em reflectir se realmente seriam competentes para o cargo que iriam desempenhar.
Eu amo o Sporting Clube de Portugal. Mas tenho a conscieência que não sirvo para treinador ou para presidente do clube, isso separa-me dos dois.
É preciso ter respeito gigante pela instituição Sporting Clube de Portugal, que existe e existirá muito para lá da vida desses dois e minha e de todos.
Entendo o que dizes mas não acho a coisa assim tão linear. Mais linear no caso do JP, menos no caso do Varandas.
O cargo de presidente tanto pode ser tomado por um gajo altamente competente, como por um gajo pouco competente mas que tenha ideias e se saiba rodear de gajos competentes.
Sendo competente, faz a coisa funcionar por si.
Sendo menos competente faz a coisa funcionar através da competência dos outros.
Onde é que o Varandas falha, na minha opinião? É porque o gajo não é só pouco competente. É um pavão, que gosta de chamar a si os feitos, é um gajo que tem a mania que sabe e que nem as vezes que bate de frente na parede servem para lhe abrir a pestana…
O gajo tinha de ser humilde para que a competência dos outros funciona-se no conjunto e como não é, como é um gabarola e um egocêntrico, não só não consegue viver numa competência colectiva – porque tem de ser a sua suposta competência a ter relevo – como tem dificuldade em rodear-se de muita gente competente para não ficar evidente a sua menos competência – o que um gajo humilde consegue fazer porque aí sobressai a competência colectiva!
Mais que o gajo ser incompetente, é o seu carácter duvidoso que fode tudo!
“como por um gajo pouco competente mas que tenha ideias e se saiba rodear de gajos competentes. Sendo menos competente faz a coisa funcionar através da competência dos outros.”
Tenho alguma dificuldade em perceber isso.
Se é uma gajo que se sabe rodear de malta competente é porque sabe reconhecer competência. E por isso é competente no cargo de lider. Tem capacidade de liderança.
Se tem ideias é porque é competente.
Como é que sabe reconhecer competência nos outros sem saber o que é bom ou mau?
Se apenas vive do que os outros fazem sem saber o rumo que deve tomar é só um parasita do trabalho dos outros.
E isso não interessa.
Se apenas decide com base em resultados sem ter noção é só um paraquedista que vive do trabalho dos outros.
Não estou a ver onde um encostado é um gajo a considerar para presidente.
Se o caso é ter ideias e ter uma equipa capaz, isso por si só já revela competência para o cargo em questão.
“Se é uma gajo que se sabe rodear de malta competente é porque sabe reconhecer competência. E por isso é competente no cargo de lider. Tem capacidade de liderança.”
Não obrigatoriamente!
Um gajo pode não ser competente a fazer – o que um presidente competente é – mas sendo inteligente para perceber isso pode saber escolher pessoas competentes que façam o trabalho que ele não sabe fazer.
Um gajo competente pode ser competente por saber fazer ou por saber escolher quem fazer. De uma maneira ou de outra faz liderando.
Um gajo não competente não sabe fazer. Pode é também não saber escolher as pessoas para fazer, ou pode saber escolher as pessoas para fazer. Faz através dos outros e não da sua liderança.
É diferente.
Se nunca apanhaste casos destes, compreendo as tuas duvidas…
Mas o caso do Sporting é muito isto que eu disse. Tens o Varandas incompetente, que apanhou o Amorim competente que fez o que era preciso fazer. E não o fez pela liderança do Varandas. Fez pela sua, do Amorim, liderança.
Pela tua argumentação, o Varandas foi competente 4,5 anos… porque soube liderar o Amorim… 🙂
Óbvio que não foi!
O Varandas aceitou contratar o Amorim, porque o Viana o convenceu disso. Quando o Varandas disse na CI de apresentação do JP que ele “é que descobriu o Amorim” isso é falso… Ele é que o contratou porque ninguém é funcionário do Sporting sem a Direcção o contratar, mas isso é uma coisa e “descobrir” alguém é outra!
Se foi o Viana a convencer o gajo a contratar o Amorim o que eu concordo…o gajo não é competente…saiu-lhe a sorte grande.
Agora eu como lider ter a capacidade de reconhecer no Amorim capacidades de treinar bem, sou competente.
Um lider não tem que saber executar.
Um treinador pode ter sido um jogador de merda e ser um excelente treinador porque sabe reconhecer talento nos jogadores e saber onde os mete a jogar.
O que não concordo contigo é teres um presidente incompetente mas rodear-se de gente competente e assim ter sucesso e afinal até é bom.
Isto porque sabendo reconhecer talento para outros desempenharem as funções que precisa, para mim é ser competente….porque acima de tudo passa muito por aí a função de presidente….delegar funções e rodear-se de bons profissionais para concretizaras ideias para a organização que lidera.
Há aquela frase de que quem não sabe fazer não sabe ensinar.
Eu não concordo que seja assim.
Há até quem sabe muito fazer uma coisa e ensinar é uma nódoa.
O varandas nem uma coisa nem outra.
Estamos dependentes pura e simplesmente da sorte ou que alguém que saiba o engane ou convença.
Eu nao acho que ele tenha essa ideia. Se tivesse realmente essa ideia, colocava nas camadas jovens malta competente para formar os jogadores, nao era cá merdas tipo Felipe Cellikaya…
A ideia dele é muito simples: tentar ao maximo arranjar um gajo que faça o Sporting vencer no futebol profissional. Tentar ao máximo arranjar outro Amorim.
Se ele consegue arranjar um gajo desses, consegue perpetuar-se no cargo de presidente (porque já se percebeu que os socios votam em treinadores e nao em presidentes), e consegue continuar a aumentar o seu salario e o dos amigos, e a governar-se. Se nao consegue arranjar um gajo desses, começa a ver a vidinha dele a andar para trás.
Este é o modelo de governação do futebol do Varandas no Sporting. Não vê isto quem não quer.
Mas isso não impede o que eu disse de ser verdade…
Claro que o gajo se quer perpetuar na presidência. Todos os presidentes dos clubes, especialmente dos melhores, o querem, que isto é uma super vida! Ganham bem, têm tudo pago ainda por cima, são figuras publicas, são bajulados por tudo o que é outras figuras publicas, desde políticos a gajos dos espectáculos, etc…
Estou farto de dizer isto aqui, especialmente quando aparecem uns cromos a dizer que “só quer ficar um mandato para fzer Y ou X…” Isso não existe! Querem ficar o tempo que for possível… Se puderem fazer 40 anos como o PC fazem!
Agora, isso não impede os gajos de terem ideias e de quererem deixar a sua marca… Uns conseguem, outros não! E uns sabem como fazer, e outros não sabem.
O Benedito foi mais ambicioso e falou em Bayern lol. São merdas que 90% das vezes só são ditas porque ficam bem, depois vais ver e ninguém toma o tipo de decisão que esses clubes tomam porque há uma diferença cultural enorme entre nós e os holandeses/alemães. Eu não queria nada mais do que um Sporting tipo Bayern, gerido como eles gerem, mas portugueses não gerem como os alemães.
Para mim ter uma ideia do que se quer é muito mais do que dizer que se quer um modelo tipo Ajax…e foi claro durante a campanha e logo nos primeiros meses que não havia modelo nenhum ou qualquer tipo de espécie de pensamento estratégico nenhum. Navegar ao calhas, andar à deriva, lançar a rede e ver o que vem lá….é isto desde o dia 1 que entrou no Sporting e mantem-se até hoje.
Que além de tudo mais, é só mesmo conversa fiada, não há nenhum sinal em nada do que é feito que ele queira um modelo tipo Ajax, sendo que calculo nem ele saiba bem o que isso quer dizer….é só um clube que fica bem mandar para o ar como exemplo porque é romântico….
Calhou que em tantas vezes que lançou a rede, para além de botas e latas, apareceu um peixe graúdo que o alimentou uns tempos …
E eu só quero, rezo a todos os santinhos, que tenha vindo agora outro….
Claro que ter uma ideia é muito mais do que se dizer que se quer fazer como o clube A ou B… Aqui estamos de acordo!
Agora, não é na campanha que tu explicas à exaustão todos os detalhes que vais aplicar… Na campanha basta passar a ideia do que queres fazer, e se tens um clube que te sirva de exemplo, isso fica fácil – e foi o que ele fez.
Só te apercebes que não sabe como fazer isso mais tarde, como é preciso começar a implementar a coisa e nada funciona – basicamente porque escolhes mal a maior parte das pessoas, que foi o que aconteceu com ele pois 70% ou 80% das pessoas escolhidas inicialmente estavam fora ao fim de 2 ou 3 anos.
Só com o Amorim se percebeu algo que podia ser um principio disso mas, como eu disse, isso implicaria sempre que o Amorim estivesse disposto a estar muito mais tempo no clube e também que estivesse disposto a partilhar as suas ideias para serem implementadas nos outros escalões pelos outros treinadores – e hoje é fácil perceber que o Amorim nunca esteve interessado nisso e que isso nunca foi feito, o que é mais um dado que mostra a incompetência do Varandas!
Portanto, para mim, sim, o Varandas tinha uma ideia, nunca soube como aplicá-la, e mesmo quando teve a oportunidade de a aplicar através do Amorim, não soube fazê-lo.
“Portanto, para mim, sim, o Varandas tinha uma ideia, nunca soube como aplicá-la, e mesmo quando teve a oportunidade de a aplicar através do Amorim, não soube fazê-lo.”
Um gajo que faz uma campanha com base em teoria sem nunca saber como colocar em prática é tão útil como trazer areia para o deserto.
Depois de ver que varandas cumpriu nem com 20% do programa que tinha e ainda ter reciclado ideias antigas….a malta foi a correr votar no mesmo gajo vazio de ideias e desta vez já com um rol de medidas que não cumpriu e isso era factual.
As campanhas são isso mesmo, uma exposição de ideias e nada mais.
O Varandas expôs as ideias dele, como o Benedito o fez, como os outros fizeram, como o Bruno de Carvalho fez, como o Godinho fez, etc…
Tu nunca sabes à partida, quando tens gajos novos a concorrer, se aquilo são ideias para fazer ou só ideias… E se disseres o contrário mentes com todos os dentes que tens na boca!
Outra coisa completamente diferente é quando se concorre a uma reeleição. Aí já tens um período de analise do trabalho feito e podes analisar isso, se fez bem, se fez mal, etc…
Nao espero porque são estes gajos. Se fossem sérios tinham-se ido embora. Mas enfim… É o que eu acho que devia acontecer se houvesse algum bom senso ou lógica.
A contratação do Rui Borges é outro presente envenenado… Andamos há 4/5 anos a ajustar o plantel para um sistema de jogo e, de repente, vamos buscar alguém que joga de forma totalmente diferente!
Temos centrais em excesso, não temos laterais para uma defesa a 4, não temos médios e não temos extremos que nos dêem profundidade…
É continuar a rezar e pode ser que corra bem!!!
Bem verdade.
De inicio serão “adaptações” a ver se corre bem
Mas estamos no campeonato português.
Temos um plantel de quase 500M a jogar contra equipas que lutam para manter as portas abertas. Temos obrigação de lutar pelo título…
Viu-se contra sata clara (2x), Moreirense e Gil Vicente…
Eu bem te dizia que a história do campeonato desnivelado não era como andavam a contar. Se não fizeres o teu trabalho, até podes andar com mbappés e haalands, perdes pontos como os outros.
A diferença está na competência. Ou achas que os nossos jogadores não valem o que consta e não são muito melhores que os outros?
Nisso não tenho dúvidas…
Os nossos jogadores são óptimos, mas não é porque custaram muitos milhões. São óptimos porque já mostraram em campo que não interessam os milhões, estão lá para jogar à bola.
Mas esta questão dos valores é uma chachada e sempre será. O trincão vale não sei quantos milhões, em campo é um décimo de um morita, que custou 2M ou o que foi…
Bem Vindo Rui Borges. Que o teu sucesso seja o nosso sucesso. O caminho só pode ser para a frente. Vais encontrar um plantel ferido e sedento por um líder.
Uma palavra para o JP, veio com uma missão, falhou em toda a linha, apesar de tanto ele como nós, adeptos, quererem que a história tivesse sido outra. Não foi, seguir em frente. Nós estamos sempre cá, e o JP que siga o seu trajeto, e que isto apenas lhe tenha servido de aprendizagem para o futuro.
Só ter boa vontade não chega, existe todo um trabalho técnico que tem que ser feito antes de assumir uma equipa como a nossa, e a evolução para ele e para a sua equipa técnica é obrigatória.
Parece que, apesar de ter sido no início, já trabalhou com uma linha de três centrais.
Desejo que consiga voltar a transmitir confiança aos nossos jogadores, que neste momento anda em baixo, e comece já no domingo com uma vitória.
É uma tarefa difícil, devido ao último mês/mês e meio, mas é um Homem que tem vindo a subir a pulso e tem apresentado bons resultados. Quero muito acreditar que vai ser capaz de dar a volta a isto e que nos leve a celebrar a conquista do bicampeonato, embora tenha eu assumido anteriormente que o meu preferido seria Luís Castro ou, em alternativa e porque já trabalhou num sistema de três atrás, o Abel Ferreira.
Relativamente a João Pereira e ao presidente do Sporting, acho que o Miguel já explicou tudo mais acima.
Desejo a melhor das sortes a João Pereira, que se faça treinador como tanto deseja. Teve um carácter enorme na sua saída e, quanto a mim, não merecia ter passado um Natal tão “reles” e ingrato. Que continue a ser sempre um dos nossos!
Quanto a Frederico Varandas, só lhe peço que esteja calado e não meta o bedelho na pasta do futebol. Já chega de tantas asneiras!
“De acordo com o relatório do árbitro, Esgaio estava “visivelmente alterado e agressivo”, o que originou mesmo a intervenção de um adjunto de João Pereira a segurá-lo. Entretanto, após já ter visto o cartão vermelho, terá ofendido a equipa de arbitragem em 3 momentos: “Primeiro ofendendo e injuriando o árbitro gritando “fraco do c…., és um filho da p…; Depois ao passar junto ao assistente continuou as ofensas agora para este gritando ‘filhos da p…, são todos uns filhos da p…’; Finalmente e já quando o jogo tinha recomeçado ao passar junto ao 4º
árbitro ofende este gritando “filhos da p…, fracos do c……”. Esta atitude valeu ao jogador uma penalização extra de mais dois jogos e uma multa total de 1.683 €.”
Rui Borges, o que esperar? Para onde caminhamos? Morte dos 3 centrais? Miolo reforçado?
Sou suspeito, conheço o trabalho do Rui Borges há algum tempo, uns mais de perto que outros. Moreirense e Vitória mais recentemente, não tão de perto, mas à vista de todos.
Comecei a prestar atenção quando ingressou no Vilafranquense, e como sou da zona oeste de Lisboa, segui de perto o trabalho na segunda metade da época que fez no Mafra, onde vi alguns jogos ao vivo. Nunca esperei que chegasse ao Sporting tão cedo, mas fico feliz por tê-lo feito, porque me parece que tem um perfil de liderança que se enquadra com um clube grande.
Ideias gerais e notas que retive:
Ao acompanhar o trajeto dele de perto na época 22/23, ele sai do Vilafranquense a meio da época, deixando o clube na melhor posição de sempre (5º lugar). Foi “despedido” porque segundo sei, recusou-se a colocar jogadores de empresário no plantel (Vilafranquense mudou de acionista, e que mais tarde se tornou na AVS).
Ingressa no Mafra, equipa com uma boa base de jogadores (investimento Midtjylland) e que tinha acabado de perder o Diamonde para nós.
Quando entra na equipa a 10/11 de Fevereiro, com jogo com o Nacional a 13 de Fevereiro, empata 3-3, depois de ter estado a perder por 3-1. Primeiro jogo, poucos dias de treino, e altera o sistema tático para 4 defesas, quando o Mafra tinha jogado até então com uma linha de 3 centrais (onde se tinha destacado Diamonde, e onde se começou a destacar com Rui Borges o Ousmane Diao).
Faz 15 jogos até ao fim da época, e um fim de época brutal para as aspirações do Mafra: 2 derrotas apenas com Moreirense e Farense (as duas equipas que subiram de divisão) e consegue acabar a temporada acima do próprio Vilafranquense que com ele ao leme vinha a fazer a melhor temporada de sempre.
Na altura, o que se falava por Mafra é que os jogadores identificaram-se bastante com a sua liderança. O treinador anterior, Ricardo Sousa, também fez um bom trabalho no Mafra, mas não conseguiu aguentar a equipa na segunda época ao leme, muito pelo facto de terem entrado muitos jogadores novos, e a coisa não estava a funcionar. Com Rui Borges ao leme, houve coesão entre todos os jogadores e o projeto teve outro rumo. Chamou tanto a atenção que, o Moreirense sobe de divisão, e para iniciar o seu projeto de manutenção na 1ª liga vai contratar nada mais nada menos que Rui Borges.
O resto? O resto é o que sabemos até agora. Excelente trabalho no Moreirense, salto para o Vitória, e no espaço de 1 ano e meio está a começar o seu trabalho no Sporting.
A ideia base dele é 4-3-3, com mutações que se adaptam aos objetivos das suas equipas e às características dos seus jogadores. Não é um esquema rígido, e não sendo, acho que se vai adaptar muito bem ao que temos no Sporting.
Já vimos durante o reinado do Amorim, o Sporting defender em linha de 4 várias vezes, e fazendo pressão na construção adversária com 2 jogadores (gyokeres + trincão, gyokeres+pote). O ano passado então ainda era mais evidente, visto que jogávamos quase sempre com um ala defensivo e um ala ofensivo (nuno santos + esgaio, geny + matheus reis).
Em relação à linha de 4 defesas, estou tranquilo. Iremos com certeza ter o matheus reis a fazer de lateral esquerdo, e aproveitando dinâmicas antigas, a não subir tanto ficando como um “terceiro” central, com o quenda ou geny no lado oposto a ser o ala mais ofensivo. Se jogar maxi à esquerda, na ala direita jogará quaresma ou debast.
O trio do meio campo em processo ofensivo em nada difere do que já vínhamos a fazer, onde Pote e Trincão posicionavam-se por dentro, e a linha ficava para os alas. Acredito que até termos Pote a 100%, os dois médios ofensivos sejam Morita e Trincão. Com o tempo, o meio campo será dividido por Bragança, pote e morita, coisa que, a meu ver, os beneficia, porque um meio campo mais reforçado os ajuda a enaltecer as suas melhores características, sem terem uma preocupação exagerada de não deixar o Hjulmand constantemente sozinho (coisa que acontecia e muito no sistema de 2 médios atuais, e que se notava ainda mais quando os adversários conseguiam saltar a primeira linha de pressão do Sporting).
Mais importante que os esquemas táticos, aquilo que Rui Borges mais emprega às suas equipas, à semelhança de Amorim, é que os jogadores sabem sempre o que fazer dentro de campo, nunca ficam perdidos, e tal como Amorim, Rui Borges acredita no desempenho de funções. Os jogadores sabem as funções que têm que desempenhar em cada posição, e se tiverem que alterar durante o jogo, não ficam perdidos em campo.
Discurso simples, chama os jogadores a discutir as dinâmicas, e atribui-lhes o papel de protagonistas.
Ao contrário dos (c)roquetes e varandetes eu sou incapaz de “torcer” contra o meu Clube* para obter ganhos políticos, por isso desejo toda a sorte (e competencia) do Mundo ao Rui Borges que seja bem vindo e que venha para ficar, o que seria muito bom sinal, mesmo que isso implique mais um balão de oxigénio, para o imbeciloíde que comanda o SCP…
*Escusam de vir para aí “espadanar” porque é verdade e está comprovada por publicações nas redes sociais, por entrevistas á CS e por “escritos” vários, existiram muitos apoiantes do varandas e da “elite” dos “notaveis” a torcerem por derrotas do SCP, para terem desculpas para correr com um Presidente, coisa que nós, os adeptos comuns, vulgo escumalha, somos incapazes de fazer!!!
26 Dezembro, 2024 at 10:01
Bem vindo Rui Borges.
Boa sorte, do mercado nacional, é a melhor escolha.
Carreira subida a pulso, veremos se está preparado para o desafio.
Esperança algo renovada, mais uma vez qualquer treinador entrava pressionado, com mais ou menos experiência.
Imaginar entrar já a vencer o derby, era muito bom, veremos.
João Pereira, erro de casting (a juntar outros antes de RA), boa sorte para o futuro, mas claramente não estava preparado treinar o Sporting.
26 Dezembro, 2024 at 10:05
Bom dia,
Agora que já vivemos as alegrias e harmonia do natal é hora de voltar á realidade.
A ser verdade confirma-se a incapacidade de gerir um clube pela corrente administração….
https://www.abola.pt/futebol/noticias/brutalmente-despedido-a-seis-minutos-do-fim-do-natal-ingleses-e-a-saida-de-joao-pereira-2024122609012647795
Não só pela forma como é feito, mas tb pela mensagem que passa a restantes elementos do clube, seja empregados, jogadores e treinador.
João Pereira, a dar um exemplo de dignidade e categoria pessoal. Falta mesmo é experiência, conhecimentos técnicos, e um pouco mais de inteligência para não dar um passo maior que a perna. De resto merece todo o nosso carinho de sportinguistas.
Agora é reunir tropas á volta do Rui Borges e capitalizar este momento para ganhar ao Benfica.
26 Dezembro, 2024 at 10:49
Como já era de esperar, Varandas vem dizer que Rui Borges já estava no radar a mais de um ano.
Essa necessidade constante de querer convencer os adeptos de que se sabem o que estão a fazer esbarra constantemente com a realidade.
O João já estava a ser preparado há 4 anos e durou mês e meio.
O choque emocional nada mais é que um défice de competência e gestão de um presidente incapaz que pôs um clube como o Sporting dependente de um único homem (Amorim)…
26 Dezembro, 2024 at 11:19
A bazófia dos incapazes. É moeda corrente entre peneirentos da estripe do Frederico.
26 Dezembro, 2024 at 13:11
Nem mais.
26 Dezembro, 2024 at 15:02
estirpe…
26 Dezembro, 2024 at 12:17
Eu detesto o Varandas, mas daí a dar crédito ao Daily Mail!
26 Dezembro, 2024 at 10:15
Se fosse ao João Pereira não saía até me pagarem o último tostão a que teria direito…um clube que tem 4 milhões para dar por um treinador tem dinheiro para pagar rescisões de contrato.
Quanto ao Rui Borges, que lhe corra bem mas mostra alguma falta de carácter deixar o Vitória desta forma e nada nos diz que não fará o mesmo que o sonso se a oportunidade se apresentar!
26 Dezembro, 2024 at 10:19
Mas que forma?
O Sporting um dos 3 grandes de Portugal, chega-se a frente para contratar o Rui Borges, paga a clausula e o Rui Borges, tem a oportunidade de uma carreira.
Ia ficar no Vitoria?
É isso, estas a ganhar X em lado, apresentam-te uma proposta, numa das melhores empresas do mercado, com melhores condições profissionais e monetárias e tu vais ficar onde estas?
É isso, porque o teu patrão não merece como os restantes colegas também não.
Juízo.
26 Dezembro, 2024 at 10:39
Verdade foi exatamente o mesmo que o Amorim fez. Acho que essa questão é para quem se chora pelo Amorim. Se pediam a cabeça do Amorim e do ManU agora tenham a mesma energia e peçam a do Presidente também. Pessoalmente acho um passo completamente natural no futebol, aparece algo melhor e os jogadores/treinadores fazem pela vida, nada mais nada menos do que isso.
Louvar o JP não querer ser ressarcido, tirando isso acho que não há assunto, excetuando para a malta que se achava moralmente superior porque o Sporting nunca faria tal coisa como fez o Manchester.
26 Dezembro, 2024 at 10:51
Nem mais
26 Dezembro, 2024 at 11:03
É a lei do mercado a funcionar…
26 Dezembro, 2024 at 10:15
Conte connosco Mister. Desconfie do Sistema.
Um obrigado a JP. Uma lição carácter e sportinguismo. Qts prescindiriam de 2,5 anos de salários? A quem servir a carapuça.
SL
26 Dezembro, 2024 at 10:16
Bem vindo Rui Borges!
O contexto é uma merda, a liderança é uma merda…mas eu gosto do Rui Borges. Gostava o ano passado no Moreirense, gostei mais ainda do trabalho que fez no Vitória.
Tenho muitas duvidas que esteja pronto para ir ao encontro das expetativas dos sportinguistas no contexto em que está (ausência de estrutura, dificuldade mental dos jogadores, próximos jogos). Eu sou um fatalista por isso na minha cabeça a época foi de crl e vamos ficar neste 3º lugar. Se correr bem, no máximo vamos lutar até ao fim pelo campeonato e perder…
A escolher alguém para o inicio de época, o Rui Borges era a minha escolha. Neste momento…não há uma boa escolha, ia tudo dar merda….
26 Dezembro, 2024 at 10:32
Vai ter demasiado trabalho em pouco tempo, com poucos recursos. Centrais a mais, laterais e médios a menos, extremos direitos de barda, 0 extremos esquerdos. Para um treinador que tem mostrado uma boa gestão de plantel no Vitória, chega ao Sporting sem muitas possibilidades de rodar e experimentar.
Partilho da opinião que o campeonato já foi, se era para fazer isto tinha feito em Novembro, e hoje o Rui Borges já tinha uma ideia clara do que tem e do que precisa e já tinha o sistema um pouco mais rotinado.
Desejo toda a sorte do mundo ao Rui Borges, mas vai ter um trabalho muito árduo pela frente, principalmente porque não tem estrutura nenhuma por trás dele nem um Presidente digno do cargo.
26 Dezembro, 2024 at 11:41
Não vejo outra hipótese para ele que não seja manter o 343, tentar agarrar o modelo de jogo antigo do Amorim, procurar dar conforto aos jogadores psicológico e tático….
E depois, com tempo, com o plantel completo e conhecendo bem os jogadores, tentar ir mudando o sistema se isso lhe trouxer mais conforto.
Mas tudo isto é uma merda…porque é muito dificil ele conseguir agarrar o antigo modelo do Amorim, ele vai sempre tentar introduzir algumas alterações porque vê o jogo dos olhos dele e tem 5 jogos killers pela frente uns em cima dos outros….
26 Dezembro, 2024 at 11:54
Eu já não gostava dessas coisas, agora com o JP a tentar fazer o mesmo que o antecessor passei quase a odiar. O treinador é contratado pelo trabalho que está a fazer e o seu trabalho é assente num ou dois sistemas táticos, que ele já trabalha há mais tempo e por isso sente-se muito mais confortável a introduzir e depois a mexer. Eu acho que o Rui Borges tem é de entrar já com as suas ideias e provar que as ideias dele têm sucesso. Tentar fazer o que o Amorim fazia é um passo para repetir o trabalho do João Pereira e rezar que para o ano tenha pré-época.
Tem de entrar o mais rápido possivel com o 4-3-3 ou 4-5-1, vai ter de adaptar alguns jogadores, mas é preferível ele começar já a trabalhar no que sabe do que tentar imolar um trabalho que não é dele.
26 Dezembro, 2024 at 16:11
Dfcl fugir aos 3 centrais pela forma como o plantel foi estruturado mas tentar copiar RA será um erro fatal sim. Jogadores precisam de refrescar as ideias com novos conceitos e não fingir que está tudo igual..
26 Dezembro, 2024 at 12:03
Estava a escrever sobre isso.
Também não acredito que vá alterar o actual modelo para o jogo com o Benfica.
O problema é a quantidade de jogos com pouco tempo para conseguir construir um modelo que não cause ainda mais confusão.
Se com João Pereira, em que só alterou algumas dinâmicas, perdeu-se a consistência ofensiva e só agora parecia melhorar defensivamente, um modelo que assente em 4 defesas e 3 médios é praticamente começar do zero.
Tenho sérias dúvidas que Diomandè com um modelo de 4 centrais não venha a mostrar-se ainda mais frágil.
Por outro lado, será engraçado ver Juste e Quaresma a lutarem pelo lugar à direita.
A minha maior dúvida é saber o que fará à Trincão quando Pote regressar, pois para mim o trio da frente será Pote, Gyo e Quenda/Catamo. Trincão como médio?
Por último dizer que o nosso futebol com Amorim foi um deleite.
Chegou o tempo de regressarmos ao feijão com arroz que pode também ser bom…
26 Dezembro, 2024 at 16:12
O nosso futebol com Amorim não foi sempre um deleite…
26 Dezembro, 2024 at 11:48
Olha, está aqui um exercício interessante para vocês 2 (Tiago e Fix) e quem mais se habilitar: com o actual plantel e as condicionantes (lesões) quem poderá figurar no primeiro 11 caso RB opte pelo seu 4×3×3 (apesar de eu acreditar que contra o Benfica ele manterá os 3 centrais)?
26 Dezembro, 2024 at 11:57
Tendo toda a gente disponível:
Um 4-3-3 híbrido de 4-2-3-1 a atacar:
Israel
Geny Diomande Inácio Araujo
Morita Morten e Pote (duplo Pivot com Pote mais à frente)
Trincao Gyokeres Quenda.
Atualmente terá de ser:
Israel
Geny Diomande St. Juste Araujo
De Bast Morten Simões (duplo pivot)
Trincao Gyokeres Quenda
26 Dezembro, 2024 at 12:04
Contra o Benfica ele vai mudar o mínimo possivel. É uma merda do crlho, porque é um jogo demasiado grande para mudar as coisas e por isso o 11 não deve fugir muito do que se tem visto. A menos que haja uma recuperação de ultima hora, não vejo maneira de ele mudar muito. Espero que treine bastante o processo defensivo que estava uma real merda e que consiga motivar os jogadores. Mas são dois dias de treino pouco ou nada conseguirá fazer.
26 Dezembro, 2024 at 12:23
Não vai acontecer…seria um suicídio…
Não tem médio, não tem laterais…
Eu aposto num 11 contra o Benfica dentro do que temos apresentado com a única duvida em quem será o avançado pela esquerda e por conseguinte o ala esquerdo….
Imagino a possibilidade de o Rui Borges voltar à ideia antiga de ter um dos alas mais recuado e tentar “rodar” a equipa para o 4231 por aí, num 4231……
Algo do tipo…
Israel
Quaresma, Diomande, Inácio, M. Reis
Morten e Morita
Quenda, Pote, Araujo
Gyokeres
Qualquer coisa deste gênero. Com o Pote a poder ser o 10 que precisamos.
Fresneda seria a hipotese para o 11 alternativo:
Israel:
Fresneda, Debast, Diomande, Inácio
Bragança, Simões
Geny, Edwards , Trincão
Harder
Não é ideal mas bem feito, é exequível…algo deste genero com alguns destes com lugares trocados, eventualmente….
Problemas principais na frente esquerda só haver Araújo, 10 só haver Pote, M. Reis e Fresneda serem muito medianos e terem de jogar, a assimetria nas alas obrigar a uma dinâmica bem trabalhada sem grande tempo…
Mas se tivesse de apostar, nos próximos 6/7 jogos a estrutura vai ser a habitual….
26 Dezembro, 2024 at 12:36
6/7 jogos é demasiado. Acho que tem de começar a recuperar os jogadores assim que for possivel, contra o Leipzig já tem de ter o sistema tático dele a começar a ser cimentado.
Acho que o Sporting vai pagar agora o facto do Fresneda nunca ter jogado, o que o vai obrigar a fazer pré-época dentro da época. O Pote parece-me ser a escolha perfeita para o “10”, mas também vejo a possibilidade do Edwards dar uma perninha na posição. Lá está, mais um que tem de ser recuperado a nível físico e mental. Para a esquerda vai ter de se desunhar. Acho que o Maxi é um jogador tipo Acuna, tem qualidade para fazer a ala esquerda toda, mas não tem 1×1 o que o torna um extremo mau. Talvez o Quenda seja o que se enquadre mais nessa posição nesta altura.
O Geny num sistema com 4 defesas acho qeu perdeu o lugar no 11 e no plantel.
Opinião pessoal, quanto mais cedo o Rui Borges impor a sua ideologia de jogo melhor, se andar aqui como o JP em que tem medo de mudar, e depois não sabe o que os jogadores dão ao sistema tem tudo para fazer o campeonato até ao fim e não começar o próximo.
26 Dezembro, 2024 at 14:21
Israel
Quenda St Juste, Inacio, Maxi
Hjulmand
Morita, Simões, Pote
Trincão
Gyokeres
Eu jogava assim…
Opções:
Geny por Maxi e Quenda na esquerda
Fresneda por Maxi e Quenda na esquerda
Bragança por Simões
Debast, Quaresma ou Diomande por
St Juste
Harder por Trincão
26 Dezembro, 2024 at 17:08
Na Luz ia com:
Israel
Quaresma – Diamonde – Inácio
Quenda – Morten – Morita – Matheus Reis
Trincão – Gyo – Araujo
26 Dezembro, 2024 at 10:21
Ficam as questões:
Como é que a direção de varandas não conseguiu criar as condições para que João Pereira…..que segundo as palavras de varandas, daqui a 4 anos estará num dos maiores clubes do mundo…..vingasse no Sporting?
Como é que um treinador que estava a ser preparado há tanto tempo, dura tão pouco tempo?
Como é que esse mesmo projeto tão bem planeado e pensado afinal e de repente virou um presente envenenado?
Como é que se está a planear o João Pereira e hoje Varandas revela que Rui Borges «estava no radar há mais de um ano»?
Não se esqueçam de votar neste merdas se por acaso a bola começar a entrar outra vez em ano de eleições….
26 Dezembro, 2024 at 10:27
Só perguntas fáceis de responder.
Por ordem:
– Incompetência, arrogância e egocentrismo
– Incompetência, arrogância e egocentrismo
– Incompetência, arrogância e egocentrismo
– Incompetência, arrogância e egocentrismo
Espero ter ajudado. Desculpem a falta de modéstia, mas Chat GPT não daria respostas melhores.
26 Dezembro, 2024 at 10:38
Varandas=nojo na presidência
26 Dezembro, 2024 at 11:28
Acrescentar ainda outra questão:
Em relação às afirmações do presidente do Sporting na apresentação de João Pereira. Que iria encontrar no Sporting um clube que o iria proteger e permitir crescer como treinador.
Onde ficou a proteção?
Onde foi permitido o crescimento?
Não estou com isto a defender a permanência do João Pereira.
Estou sim a demonstrar, mais uma vez, que o atual presidente do clube não tem, este mais do que qualquer treinador que já passou pelo Sporting, competência para continuar no lugar que ocupa.
Vão continuar a votar em gente desta para liderar o clube?
Abram os olhos de uma vez por todas….
26 Dezembro, 2024 at 11:35
+1906
26 Dezembro, 2024 at 11:43
Já nem vou pela falta de decência, carácter, personalidade…..
26 Dezembro, 2024 at 10:23
Seja bem vindo o Rui Borges. Desejo-lhe o melhor, como desejei a todos os anteriores treinadores do Sporting.
Temos um treinador mais experiente que o João Pereira e isso só por si é um upgrade. Não sei eu nem sabe ninguém como vai correr daqui em diante. Só quero que corra bem.
Que a equipa consiga recuperar o ânimo e motivação, que retome o trabalho com garra e que consiga voltar a jogar e entusiasmar. Que se esqueça de vez o Ruben Amorim e que se pare com comparações. Eu entendo-as mas são totalmente inúteis.
Depois, conseguindo repor a equipa no caminho dos bons resultados, importa não esquecer este último mês e meio! Não deixemos cair em esquecimento a gigante demonstração de incompetência da parte desta direção/presidente. Não nos esqueçamos da “estrutura” que não existia (e devia) num clube desta dimensão. Não nos esqueçamos da atitude egocêntrica de um presidente que liga mais ao que pensam de si do que aos resultados do clube. Não esqueçamos o que este presidente fez ao João Pereira que, não obstante ser um adulto e poder ter dito “lamento mas neste momento não”, foi queimado em praça pública pela aventesma.
É imperativo que surja já uma oposição forte e que exponha tudo o que de mal é feito.
E não me venham com frases feitas tipo “É importante apoiar e estar a dizer mal é só para mandar abaixo…”. Apoiar, apoiam-se as equipas do Sporting. Ás direções temos de exigir e monitorizar. Os agradecimentos às direções, fazem-se nas eleições. Não há cá treinadores/jogadores que possam tapar as merdas que são feitas ou aquelas que não são feitas. O Sporting não pode ficar refém de nenhum treinador nem nenhum jogador.
O presidente actual, está mais que apresentado. Já estava antes e ficou reforçada a ideia de que não serve, após o Ruben Amorim, que foi a sua sorte grande!
Força Rui Borges, força Sporting!
26 Dezembro, 2024 at 12:45
Pois. É bom não se ir esquecendo o bonito servicinho que tem vindo a ser esta pandilha Vagabandas. É que mesmo eu, um cão raivoso no q a varandas diz respeito, me vou já esquecendo de muitas merdas. São já tantas que há que ir fazendo lembretes sistemáticos, de tudo, senão este cabrão ainda vai mantendo este desagradável costume de ir passando entre os pingos de chuva.
26 Dezembro, 2024 at 10:36
Sérgio Conceição ganhava este campeonato de caras, e não venham com o perfil, o homem sabendo da doença do presidente não lhe virou as costas.
Rui Borges, vai depender muito do próximo mês, o Benfica e o Porto não jogam um caralho atualmente, por isso é preciso apoio e embalo.
26 Dezembro, 2024 at 11:49
Não…
Só o “obrigou” a assinar um contrato em que ganhava quase o que o Amorim ganha no United…
Para nem falar do que fez com o filho…
26 Dezembro, 2024 at 12:36
“Só o “obrigou” a assinar um contrato em que ganhava quase o que o Amorim ganha no United…”
Bruto!
O Amorim ganha 7M€ limpos e o Conceição ganhava 7M€ brutos!
O que o gajo fez ao filho foi o que tu farias ao teu filho: defendeu os seus interesses! Ou tu não farias isso?
O Mini Conceição baixou o ordenado para 1/3 ou 1/4 e compôs o resto ficando com 20% do passe e uma clausula de rescisão do dobro que custou – e na altura nem valia o que custou – e depois para o triplo do que custou!
Claro que se o filho fosse teu, jogava de borla…
26 Dezembro, 2024 at 12:43
Achei graça ao “não virou as costas” ao Pinto da Costa…quando o andou a esmifrar tudo o que podia do velho…
O que eu tinha ouvido era perto de 8 Brutos…
26 Dezembro, 2024 at 14:08
Conceição não virou as costas na altura das eleições e foi aliciado, mas preferiu estar com Pdc sabendo da sua doença.
Com ele estavamos 7 pontos à frente e com 14 ou 16 pontos na CL.
26 Dezembro, 2024 at 14:10
Foi aliciado?!
Agora desempregado ninguém lhe pega, na altura em que estava no Porto e fez uma renovação dantesca é que tinha muita procura…
Claro……
Sim, porque o Porto o ano passado deu uma luta do crl ao Sporting….de certeza que ia um passeio….
26 Dezembro, 2024 at 14:16
Renovação dantesca fez Amorim, como agora comprovamos.
26 Dezembro, 2024 at 10:37
Claramente mais um erro de escolha de Varandas na escolha de JP, se calhar por ordem do chefe para que perdesse a vantagem pontual que tinha para que o futuro campeão recuperasse.
Rui Borges poderá melhorar um bocadinho mas se tiver, e desconfio que sim, arbitragens como a que teve com o Guimarães em braga também não irá lá.
Mas terá certamente mais personalidade de comando na equipa.
Mas o campeão já está escrito.
Poderemos é ter uma melhoriazita, só isso.
Os meandros, o sistema não autorizam mais que uma melhoriazita.
Possivelmente poderemos ir buscar o J. Mendes ao Guimarães, def, esquerdo que está em fim de contrato e pode assinar em janeiro e Rui Borges gosta muito e tem 24 anos, tem feito bons jogos, e tem uma idade de estaca ou ser mais uma boa solução.
Mas eu NUNCA tinha escolhido o JP , mas se calhar não foi por acaso.
Julgo que Rui Borges terá o 4 nivel também, julgo. Mas JP nem que tivesse o 4 nível lá tinha ido, as arbitragens e o sistema deram um jeitao à recuperação do rival, juntamente com o despedimento do alemão e o abalar do judas, que desconfio, lhe arranjaram o MU, que até estava bem com o Nilstelrooy, para que o Sporting se enfraquecesse.
Como já disse, penso que o campeão está encontrado, mesmo que perca dia 29 com o Sporting.
É isto o que penso, disto tudo, é isto que penso deste imundo futebol português, que não me dá vontade de o ver, vejo o meu querido Sporting, porque NASCI leão, porque tenho nas veias o entusiasmo leonino, porque tenho o vício do pulsar sportinguista e hei-de morrer com ele. FELIZMENTE.
Mas que este futebol é muito ou nada limpo lá isso deve ser.
26 Dezembro, 2024 at 11:09
Nem mais.
SL e muita força Leão!
26 Dezembro, 2024 at 21:01
” …se calhar por ordem do chefe para que perdesse a vantagem pontual …” é isso que venho a dizer há algum tempo, o campeão deste ano está em carnide, está escrito nas estrelas e na liga. Para quem não percebeu este é um jogo viciado, move muitos milhões e mexe com interesses de muita gente e também dos governos. Estamos a retroceder no tempo, voltamos à política do Pão e Circo.
26 Dezembro, 2024 at 10:37
“Varandas prometeu há mês e meio “proteger” João Pereira. Oito jogos depois despediu-o
Presidente do Sporting não quis esperar mais e viu no empate em Barcelos a gota de água. O treinador a quem tinha vaticinado um grande futuro sai pela porta pequena de Alvalade.
“Contratualmente, o João está confortável e tranquilo”. Estas palavras são do presidente do Sporting e não têm sequer dois meses. O João era o Pereira, o novo treinador dos leões que sucedia a Ruben Amorim no cargo, naquilo que Frederico Varandas disse ser apenas uma antecipação do que já estava programado – afinal Ruben Amorim ia sair no fim da época e o até ali treinador da equipa B era o homem escolhido.
“Quase cinco anos depois, tenho o mesmo sentimento que tive exatamente nesta sala. Tenho poucas dúvidas de que João Pereira, daqui a quatro ou cinco anos, estará num dos clubes mais poderosos da Europa. Vai encontrar um clube que o vai proteger e lhe vai permitir crescer enquanto treinador. Por sua vez, o Sporting vai encontrar um treinador que o fará continuar a crescer”, disse ainda Frederico Varandas.
João Pereira até pode vir a estar num dos clubes mais poderosos da Europa daqui a quatro ou cinco anos, mas o caminho não terá começado exatamente como o presidente do Sporting previa. É que nem o Sporting o protegeu ou lhe permitiu que ele crescesse, nem o treinador fez o Sporting crescer.
Essa confirmação chegou com uma discreta publicação nas redes sociais já na madrugada desta quinta-feira, que anuncia a saída do homem que só devia ter entrado no verão de 2025. Só que o verão chegou no inverno de 2024 e atrapalhou tudo.”
CNN Desporto – António Guimarães
26 Dezembro, 2024 at 10:41
Varandas é o Presidente mais nojento e com menos caracter que eu já vi no Sporting e acho que não tem a concorrência de mais ninguém.
26 Dezembro, 2024 at 10:59
Acho piada a esta afirmação “Presidente do Sporting não quis esperar mais e viu no empate em Barcelos a gota de água”. Não tinha hipótese!
Teve de ceder às pressões internas e principalmente externas que se faziam ouvir na rua e em cada programa desportivo em que a sua incompetência e falta de conhecimento eram referidos e dissecados, excepto pelos lambuças do Otávio e do Pinotes…
Não quis esperar mais, apenas até perder o primeiro lugar…
26 Dezembro, 2024 at 12:08
Se o Benfica não ganha quase que aposto que aguentava o João Pereira até ao derbie. É um merda.
26 Dezembro, 2024 at 15:13
Tem um pior, o gigantone bêbado, mas é por muito pouco…
26 Dezembro, 2024 at 15:32
Não sei se o Soares Franco é pior do que o Varandas. O Varandas mentiu sobre Alcochete para ganhar votos, testemunhou contra o Sporting já era Presidente, mentiu e manipulou acontecimentos para virar os sócios/adeptos contra as claques, reverteu uma AG porque não gostou dos resultados, puxou para si os louros que deviam de ser dados ao treinador, e como homem é um merdas. O Soares Franco é só um empresário nojento como mil outros, acho que o Varandas é pior como Presidente e como ser humano.
26 Dezembro, 2024 at 17:15
Subscrevo!
26 Dezembro, 2024 at 17:29
O gigantone bêbado encobriu o rasto do dinheiro “desaparecido” durante a presidência do (c)roquete, vendeu o imenso património imobiliário (terrenos e edifício sede que ainda estamos a pagar…) a metade do preço de mercado, contra a vontade dos sócios expressa numa AG, utilizando artifícios legais engendrados pelo língua de prata, só isto lhe daria o primeiro lugar, mais ainda, tal como o varandas “recuperou” miraculosamente a empresa dele que estava na bancarrota durante e a seguir á miserável presidência que teve no SCP, ou seja mais um “clássico” gestores de merda com as empresas falidas, vão para o SCP, fazem o seu trabalhinho de merda, enterram o Clube e depois por milagre as empresas falidas recuperam…
Pior se no caso do varandas a culpa é a dividir entre ele e quem votou nele, o gigantone bêbado foi cooptado portanto a culpa é só dele e dos “notaveis” que o lá meteram com o (c)roquete á cabeça!!!
Como disse antes foi o pior, ainda que por muito pouco…
26 Dezembro, 2024 at 11:51
Basta ver o discurso da personagem Varandas hoje na apresentação do Rui Borges, para ver a diferença de postura entre as ultimas intervencoes, e esta.
Antes era a cagança e a arrogancia de que ele é que sabia o que estava a fazer:
“Agora e que se vai ver sem o treinador e sem o director desportivo o que vale a estrutura”
“Tenho a certeza que o Joao Pereira vai estar num grande europeu daqui a 4 ou 5 anos”
“O Sporting nao vai ser gerido de fora para dentro”
“160 mil socios”
É só arrogancia, mas é arrogancia vazia porque está assente em nada, em nenuma competencia.
A postura dele hoje já é mais de um puto a quem o pai puxou as orelhas, porque fez merda, e ja foi mais de fininho. E nao tenho duvidas nenhumas que foi isso que aconteceu. Alguém lhe deu um valente puxao de orelhas e lhe disse “ve la a merda que andaste a fazer”, e ele meteu a arrogancia no saco.
Se o Rui Borges ganhar titulos, la se vai meter em bicos de pes outra vez a dizer que foi ele que escolheu o treinador.
Enfim, é um merdas, sempre foi, vai continuar a ser.
26 Dezembro, 2024 at 12:28
Quem escolheu o Rui Borges foi o Viana, como quem escolheu o Amorim foi o Viana.
O Varandas só aceitou contratá-los.
Já a escolha do JP foi do Varandas, contra a vontade do Viana.
26 Dezembro, 2024 at 12:31
Fiz questão de ir ver a apresentação só depois dela acabar para poder passar à frente o discurso do Varandas e ouvir só o treinador.
Ouvir o Varandas a falar é uma tortura que eu faço questão de evitar à muitos anos…..
26 Dezembro, 2024 at 12:55
Eu percebo o que dizes, mas para falar dele tenho de o ouvir. Não sou daquelas pessoas que critica sem ter ouvido sequer o que o homem diz, só pelos títulos de jornais ou por um clip que circula na net.
É um martírio, eu sei, mas as vezes temos de fazer o sacrifício de ouvir o homem.
26 Dezembro, 2024 at 13:21
Concordo.
É uma consideração que temos de fazer, não ao merdas do varandas, mas à nossa própria consciência e sentido de justiça.
São sacrifícios que se têm de fazer pelo nossa própria decência.
A besta do varandas não merece.
Nós merecemos.
26 Dezembro, 2024 at 15:26
Concordo, mas chega a ser deprimente ouvi-lo!
26 Dezembro, 2024 at 10:58
Varandas disse aquelas frases todas bonitas para “decorar” o presente, todos sabíamos que JP não tinha e não tem arcaboiço para aquela função e Varandas também sabia.
JP foi como uma “pastilha elástica” depois de mastigada e sem sabor ……….
26 Dezembro, 2024 at 11:03
Não concordo.
Varandas acreditava mesmo que a sua aposta em JP era um brilharete e que com isso iria provar que era o maior ao encontrar na Turquia o próximo Amorim que daqui a 4 anos teria o Real Madrid e o City a disputá-lo.
Só um gajo muito parvo e sem noção faria uma apresentação daquelas sem acreditar mesmo naquilo. Ah, espera…
26 Dezembro, 2024 at 11:27
Concordo com várias coisas:
“Só um gajo muito parvo e sem noção faria uma apresentação daquelas ”
e também concordo com:
“Só um gajo muito parvo e sem noção faria uma apresentação daquelas sem acreditar mesmo naquilo”
E também concordo com:
Ele é muito parvo mas acreditava mesmo no JP….
26 Dezembro, 2024 at 11:41
🙂
26 Dezembro, 2024 at 11:22
Se estamos lembrados ele Varandas só quer um título de campeão em cada mandato, é assim ? Julgo que se falou nisso, não foi ?
Pois sendo assim, sabe e saberá certamente que este ano não será o ano dele e do Sporting, por isso, vá de atirar com o JP prá fogueira o lugar do título estará guardado pra outro clube.
Fazendo fé no desejo de um título em cada mandato, isto sou eu a juntar as peças do puzzle. Se é que o que desejou foi ou é verdade.
Nós adeptos não sabendos de nada nos meandros, tentamos ligar estes pensamentos. Por isso digo, JP foi uma pastilha elástica autêntica.
26 Dezembro, 2024 at 12:25
Isso é o Chico!
Para o Chico, um titulo num mandato garante o voto dele na eleição seguinte…
26 Dezembro, 2024 at 11:35
Jogadores passam, treinadores passam …
E quem é que nos livra deste aleijado mental que se diz presidente do SCP?!?
Mais um exercício de contorcionismo, em que mete a cabeça no olho do cu…
Mas não há ninguém, dentro do universo leonino, que sinta que já chega deste miserável a enxovalhar o SCP?!?
26 Dezembro, 2024 at 11:35
Então o doutor curagem a confirmar mais uma vez que a escumalha tinha razão.
E a calar todos os beija cus que já nem aparecem por aqui.
Agora vamos ver o novo mister. O Rui Borges tem mais currículo que o JP, sem dúvida (não era difícil) apesar de não ser o treinador internacional que poderia fazer o clube dar o passo em qualidade, notoriedade, e sim, um projecto que durasse anos.
Enfim, a teimosia, arrogância, pouca inteligência da pessoa que “lidera” o clube a custar ao clube pontos e prestígio.
26 Dezembro, 2024 at 11:41
Ao Rui Borges e, neste momento, só lhe posso desejar sorte.
Tudo o resto que tenho para dizer sobre este rocambolesco processo de mudança de treinadores falarei depois.
26 Dezembro, 2024 at 11:44
E reparem noutra coisa deste futebol.
Sai Fernando Gomes da federação e diz-se que irá pró COP ,sai Pedro Proença da Liga e diz-se irá prá federação , comentasse também da ida de ASD ou Duarte Gomes prá arbitragem.
É tudo um circo onde se fazem só rotações de lugares mas as pessoas continuam as mesmas neste sistema que deixa muitas dúvidas e incógnitas.
Limpeza não há.
Como se costuma dizer nas feiras e nos carroceis, ” nova volta nova viagem esta viagem terminou”.
Isto é tudo muito mais que triste.
Por isso, deixei de ir ao futebol, não tendo provas de nada, só suspeições no meu subconsciente, nada me entusiasma a ir e ver a coitada da bola.
26 Dezembro, 2024 at 11:45
E assim, na calada da noite, os BILTRES que infelizmente ainda estão na direcção leonina anunciaram a saída do JP…
“Obrigado JP, um leão para sempre”
Expõem o clube, a instituição SCP ao ridículo com a sua incompetência….
8avo treinador em seis anos … Agora é que vai ser… Nouvelle scp 2.0 new era …
Precisaram de se deixar ultrapassar pelos rabolhos, algo impensável há 1 mês e meio atrás, para tomar a decisão que nunca teria sido necessário tomar se tivessem contratado um Treinador e não um projecto de projecto…
Incompetência até mais não…
Agora vão arrebentar com o Vitória de Guimarães e torrar mais 4 ou 5 M € …
Ninguém tira estes BILTRES da direcção do SCP?!
26 Dezembro, 2024 at 11:46
Algumas notas:
Varandas
Acredito piamente na questão de ele ter acreditado no JP. Estava lá, era conhecedor do processo, dos jogadores e provavelmente até é capaz de ser um excelente gajo a treinar e pode ter visto nele uma continuidade. Gajo humilde etc
Ora este foi a meu ver o pecado capital. Mais que aquela apresentação descabida e cheia de rasteiras Varandas acaba por constatar que JP estava demasiado condicionado. O homem viu-se metido numa dinâmica em que não podia mexer-se. Quando ele diz que JP não foi JP acredito mesmo nisto!
Foi exactamente isto. Ele entrou num dilema.
Se venho e sou eu e se imponho a minha ideia e perfil estou fodido. Dou cabo de tudo.
Se continuo manso e com medo de mexer nos meninos pode ser que isto role pq ninguém em tão pouco tempo os destreina. Qualquer gajo se arriscava a ganhar jogos no Sporting de á 1 mes e meio mesmo sem treinar.
JP
Mostra um carácter e uma humildade incomum. Pode não saber comunicar. Pode ser inapto para a tarefa mas mostrou quilhoes sabendo que o risco era enorme como se veio a verificar. A forma como sai só demonstra que merecia mesmo melhor sorte.
Rui Borges
Felicíssimo. Não o escondeu. Estava radiante. É uma oportunidade de uma vida e fartou se de o repetir.
Tem a sorte de substituir JP e isso é logo um fator decisivo para entrar com outra Áurea e renovadas esperanças.
Tem um discurso simples replicado por milhões de treinadores não trazendo nada de novo e tb não foi impactante. Quis logo ganhar o grupo nas palavras, elevando os jogadores ao máximo mas tem um discurso que qualquer treinador hj em dia tem.
As comparações com RA são sistemáticas mas é perda de tempo. Ele é ele e RA é RA. É irrepetível!
Conclusao:
Acredito que a intenção de Varandas fosse a mais lógica naquele momento. Tem o mérito de engolir o erro e tentar corrigir.
RB vau meter o seu cunho vai rasgar com o passado e pelo que o vi fazer em moreira e em Guimarães o gajo não é mau. Vamos ver se conquista o grupo.
Tenho dúvidas…
26 Dezembro, 2024 at 12:01
“Quando ele diz que JP não foi JP acredito mesmo nisto!”
Se o JP nao conseguiu ser JP, muito se deve ao Varandas que começa logo a dizer que é o maior, que vai estar num grande europeu daqui por uns anos, etc. Meteu no JP uma pressão que nao fazia sentido naquele contexto, e tudo por causa da arrogancia que tem e da necessidade constante que tem de puxar os holofotes para si próprio.
Agora na apresentacao do Rui Borges, parece que percebeu a merda que fez, e ja nao veio de peito feito.
“Tem o mérito de engolir o erro e tentar corrigir.”
Pela personalidade do Varandas, o que acho é que não reconheceu porra nenhuma, alias, nas ultimas semanas bem se viu pelo discurso que nao tinha vontade nenhuma de engolir fosse o que fosse. Veio sempre com as bocas da treta dos 160 mil socios e que o Sporting nao ia ser gerido de fora para dentro.
O que acho que aconteceu foi que quem manda no Varandas (porque acho que sim, que alguem manda nele), lhe deu um valente puxao de orelhas e lhe chamou a atencao para a merda que andou a fazer este mes e meio, e ele la meteu o rabinho entre as pernas.
26 Dezembro, 2024 at 12:15
“Acredito piamente na questão de ele ter acreditado no JP. Estava lá, era conhecedor do processo, dos jogadores e provavelmente até é capaz de ser um excelente gajo a treinar e pode ter visto nele uma continuidade. Gajo humilde etc.”
Falácias!
O próprio JP veio dizer que não sabia como o Amorim treinava e o que fazia, pelo que é óbvio que não sabia do processo. Portanto, mais uma mentira do Varandas que passou para os sócios/adeptos e que muita gente aceitou por parecer aceitável! Mas era mentira, como o JP disse!
O JP foi escolhido porque:
a) o Abel recusou
b) estava no Sporting e ele já tinha decidido há 4 anos que o JP ia dar um bom treinador – quando o gajo ainda jogava futebol e nem tinha começado a carreira de treinador!
“Se venho e sou eu e se imponho a minha ideia e perfil estou fodido. Dou cabo de tudo.”
O JP mudou várias coisas.
Basta ver como se jogava antes e como se joga agora.
Basta ver como o Gyokeres deixou de dar profundidade.
Basta ver como se aumentou absurdamente os centros (para ninguém).
Basta ver como o Quenda mudou de posição.
Basta ver como os 2 médios passaram a jogar de maneira diferente.
Basta ver como se chega com muito menos gente à área.
“Acredito que a intenção de Varandas fosse a mais lógica naquele momento. Tem o mérito de engolir o erro e tentar corrigir.”
Não foi a mais lógica!
Já aqui foi exposto que era obrigatório vir um treinador que mantivesse os jogadores crentes e o que ele fez foi exactamente o oposto. Fodeu tudo!
Não há mérito nenhum em engolir o erro, até porque ele não assumiu o erro. Disse que era culpa do João Pereira não ter sido o João Pereira, era culpa das lesões e das arbitragens. Não assumiu erro nenhum… Aliás, tu até disseste antes que a escolha dele era lógica, pelo que também nem vês que foi um erro absurdo – que qualquer futebolista comentador expôs claramente e explicou!
Quanto ao Rui Borges, o contexto hoje é diferente!
Ele não veio substituir o Amorim – isso é que tornava o contexto complicado e fazia exigir um treinador em quem os jogadores vissem outro líder que os levasse ao sucesso como o Amorim.
Ele vem substituir o João Pereira – o que torna o contexto menos complicado porque qualquer jogador percebe que vem dum bom clube que pratica bom futebol e há ali algo para dar ao grupo que o JP não tinha. É, para o plantel, um upgrade, enquanto o JP foi uma queda vertiginosa em relação ao Amorim!
Agora, o gajo vai ter muito trabalho a voltar a meter a equipa a jogar bem… Não é com um estalar de dedos…
26 Dezembro, 2024 at 11:57
Conversas de Natal…
A escolha do JP foi uma escolha do Varandas – a segunda porque a 1ª era o Abel que recusou. O Viana não queria o JP, queria alguém com experiência.
Como era de esperar, os jogadores não gostaram que a escolha tivesse sido o JP. Não viam o gajo com currículo para substituir o Amorim e manter os objectivos que o Clube e o plantel tinham com o Amorim ao comando.
Como era de esperar, deram o beneficio da duvida que acabou ao fim de 2 derrotas, nem tanto pelas derrotas mas pela forma evidente como a equipa técnica mostrou não estar à altura das exigências – alguns diziam mesmo que a equipa técnica se mostrava mais perdida do que eles! Falaram-me inclusive em discussões – nada de muito grave, só mesmo deixarem a ideia que não concordavam – com alguns jogadores que não concordavam com algumas medidas do JP.
Como era de esperar, a partir da derrota com o St. Clara – onde se perdeu a oportunidade de fazer o melhor arranca do campeonato da história do Clube – os jogadores deixaram de confiar na equipa técnica e sabiam que era uma questão de tempo para que fosse substituída!
Alguns jogadores fizeram chegar à “estrutura” – Hugo Viana – que não viam com bons olhos a manutenção do JP, que isso ia condiccionar os objectivos do Clube e da equipa e que tinham de arranjar uma outra solução!
Fizeram também chegar à “estrutura” que a equipa estava a ser prejudicada e achava estranho que o Clube não tomasse uma posição sobre isso, e ainda mostrasse confiança em quem os prejudicava!
A decisão de substituir o JP foi tomada no dia do jogo com o Boavista – o que me faz não compreender como ele ainda esteve à frente da equipa com o St. Clara, para a TP, e com o Gil Vicente! A decisão foi comunicada ao JP no dia seguinte ao jogo em Barcelos – dia 23! Só nesse dia é que contactaram o Rui Borges – através do empresário, coisa que ele confirmou hoje.
Posto isto…
É óbvio que tinha tudo para correr mal, e correu – era o mais expectável, na minha opinião, e eu disse-o aqui desde que o JP foi anunciado! Correu mal por uma má escolha do presidente, e porque o JP não percebeu que não estava minimamente preparado.
Pessoalmente, acho que o facto de não estar preparado o devia ter feito tentar mudar o menos possível, mas se ele não se apercebeu que não estava preparado…
Mantenho que, para mim, 90% da culpa disto é do imbecil do Varandas – que é ainda mais imbecil do que eu pensava, mas já lá vou… – e que 10% é do JP que devia ter percebido que não tinha capacidade para pegar na equipa nesta fase! Não meto culpas no Viana mas, se calhar, devia meter algumas, porque, como Director Desportivo, deixou isto acontecer e ser um imbecil – e o Viana tem de saber que o Varandas é um imbecil! – a escolher um treinador que era um risco enorme e que tinha alta taxa de probabilidade de insucesso. Mais, se os jogadores, ao fim de 3 jogos, já lhe diziam que a equipa técnica andava mais perdida do que eles, isso tinha de ter tido alguma consequência, no máximo depois da derrota em Moreira de Cónegos, especialmente pela exibição miserável que a equipa teve, onde se viu perfeitamente uma equipa perdida em campo e um treinador perdido no banco!
As declarações hoje do Varandas são mais uma coisa execrável… Aliás, ao nível do que fizeram ao João Pereira no final do jogo – ele e o Viana – ao deixarem o homem sair sozinho do Estádio e ser apupado pelos adeptos de uma forma vergonhosa!
O pavão imbecil hoje disse claramente, que prefere mentir às pessoas para que andem felizes, do que lhes dizer as verdades e as fazer viver a realidade… Pode ser que ajude uns quantos aqui na Tasca, que acreditam nas merdas todas que o gajo debita… Talvez ajude a abrir pelo menos um dos olhos…
O problema, diz ele, não foi a escolha errada dele – que é uma cena factual e que a maioria, fora e dentro do clube, aponta. Foi o João Pereira não ter sido o João Pereira, foram as lesões e foram as arbitragens… Porque é que o João Pereira não conseguiu ser o João Pereira, isso não se explica, mas vai-se adiantando que o Rui Borges agora vai conseguir ser o Rui Borges… Porquê? Ninguém sabe – provavelmente nem o pavão imbecil!
Tenho pena do JP…
Acho que tem um pouco de culpa, por ter aceitado o cargo – nunca o devia ter feito! Primeiro porque não estava minimamente preparado. Depois porque era um risco gigante para a sua carreira – que assim, já não sendo grande coisa, deu vários passos atrás e vai ter muito de penar até chegar onde estava antes disto – que era estar já inserido num grande clube que lhe dá todas as condições para evoluir!
Deste triste episódio saltam à vista, para mim, 3 coisas claras – que já se adivinhavam sem grande esforço e alguma atenção!
1º, o nosso presidente é um incompetente para a função e, pior, é uma pessoa cujo carácter é muito questionável. O termo que uso para ele, “pavão imbecil”, parece.me absolutamente apropriado. É um gajo que gosta de dar nas vistas e se gabar, mas faz muito mais merda do que acerta ou faz coisas que nem aquecem, nem arrefecem! É um gajo que tem a mania. Em cima disto, é um mentiroso, um manipulador, e não hesita em enganar as pessoas, com mentiras ou meias verdades, para levar a sua adiante…
2º, o nosso Director Desportivo é um banana. O gajo até pode ser bom a negociar – o que duvido muito por vários negócios ruinosos que fez – mas não é um gajo que se afirme e confronte um imbecil como o Varandas. Estou muito curioso para ver o seu trabalho no City porque acho que contrataram gato a pensar que era lebre!
3º, a tão famosa estrutura estava baseada em 80% na competência do Amorim. Sem o Amorim – e isto é fácil de ver pelo historial do mandato do pavão imbecil – a competência da estrutura é muito questionável – e não estou a dizer que falham tudo! Não falham tudo, mas parecem falhar muito mais do que acertam. Tal como o Amorim não acertava tudo, mas parecia acertar muito mais do que errava. Portanto, estava tudo muito alavancado no Amorim e não é tão certo que a “estrutura” funcione bem, independentemente do resto…
4º, como em qualquer empresa, quando o topo da pirâmide é questionável, ou porque é incompetente, ou por outras coisas como a tal falta de carácter, fica complicado que a empresa funcione bem. Muitas vezes, nestas circunstâncias, os objectivos pessoais sobrepõem-se aos objectivos da empresa ou gerais – e isso, por exemplo, vê-se claramente na política! Ora, se no topo da pirâmide temos o tal pavão imbecil e mentiroso, é complicado que a empresa funcione realmente bem, mesmo quando parece que funciona bem – como era o caso quando o Amorim lá estava, que escondia muito do que era o mau funcionamento da empresa com os bons resultados que ia conseguindo e que é onde a maioria das pessoas tem o seu foco pois pensar e analisar o que se passa para além da bola entrar custa um bocado!
26 Dezembro, 2024 at 12:08
Concordo com praticamente tudo menos com o ponto 2, sobre o Viana.
Não sei se ele é assim tão banana. Não sei qual a margem de manobra que ele de facto tem, tendo acima dele na hierarquia um incompetente. É que estes incompetentes, pela sua incompetencia muitas vezes acabam por manietar os gajos que ainda têm alguma. É como dizes, vamos ver em breve no City se ele é alguma coisa de jeito ou nao.
O ponto 4 nao podia estar mais de acordo. As vezes tens gajos que pela sua qualidade levam a empresa para a frente, mas quando o topo é incompetente, primeiro esses gajos fartam-se de estar sempre a trabalhar com imbecis, e segundo, mais cedo ou mais tarde a incompetencia do topo vai-se manifestar, esepcialmente quando os gajos bons saem.
26 Dezembro, 2024 at 14:29
“Porque é que o João Pereira não conseguiu ser o João Pereira, isso não se explica, mas vai-se adiantando que o Rui Borges agora vai conseguir ser o Rui Borges… Porquê? Ninguém sabe – provavelmente nem o pavão imbecil!”
Aqui está claramente a falar da questão do curso nível 4 de treinadores.
O que é uma estupidez.
Em relação ao JP é mais uma para os treinadores e jogadores perceberem que têm de começar a saber gerir melhor as suas carreiras. Se é que estão verdadeiramente interessados numa.
Em relação às estruturas. O 1º clube que tiver uma estrutura profissional vai limpar durante muitos anos os campeonatos em Portugal. Vai ser um verdadeiro eucalipto. Hoje há 0(zero) clubes estruturados. É tudo na base do amadorismo, tentativa e erro e na pura sorte. Se corre bem, maravilha…até vir um colosso europeu com um cheque para estragar tudo. Se corre mal é despedir treinadores, novos presidentes apenas e só quando há eleições e a bola não entrou….
Entretanto os árbitros e o benfiquistão vão manipulando alguns campeonatos.
Enfim…isto é o campeonato português….é mau demais.
26 Dezembro, 2024 at 18:08
Não acho nada que “o João Pereira não conseguiu ser o João Pereira” seja por causa do curso… Para mim tem algo a ver com o gajo não ter conseguido passar a mensagem ao plantel e isso devia ser melhor explicado porque é que ele acha que aconteceu.
O Amorim também não tinha o nível 4 e isso nunca o impediu de ser ele próprio!
Depois, “o Rui Borges já vai poder ser o Rui Borges” também é uma merda sem sentido – e aqui posso tender a compreender porque achas que isto tem a ver com o curso – pela mesma razão que já apontei para o que aconteceu com o Amorim.
Portanto, para mim isto são mais daquelas merdas que o Varandas diz sem sentido nenhum mas que as pessoas acham sempre muito inteligente…
26 Dezembro, 2024 at 18:12
Quais pessoas é que acham que a conversa daquele abstinente mental é de alguém minimamente inteligente?!?
26 Dezembro, 2024 at 18:32
Eu entendi isso pelo contexto em que JP entra.
Entra com o sistema do Amorim, com a equipa do Amorim, com os jogadores do Amorim e a precisar de fazer os resultados do Amorim.
Mas é uma patacoada. Ele entrou nestas condições precisamente com a justificação de que usava o mesmo sistema e conhecia a equipa. Agora… Também por aqui se vê… O varandas é tão atrasado e pouco transparente que só duma meia frase que ele conseguiu exprimir, 3 pessoas aqui tiveram 3 interpretações diametralmente diferentes. E em todas essas interpretações desmancham a teoria do pavão.
Perguntaram ao Rui Borges e ele também não percebeu… Lol
26 Dezembro, 2024 at 12:31
Do Varandas já não vale a pena falar mais e perder tempo com este peso morto do clube
Resta saber se a equipa consegue recuperar o tempo e energias perdidas, agora com um novo capitão, e com este presidente calado e quieto no seu camarote.
Vou ser optimista.
Até que me provém o contrário vou acreditar que sim
E neste domingo ca fico á espera da Vítoria contra o Benfica….
26 Dezembro, 2024 at 13:00
Vale a pena falar, vale.
26 Dezembro, 2024 at 13:01
Infelizmente o peso morto ainda lá vai ficar pelo menos mais ano e meio.
Espero é que perceba bem a sua real (in)capacidade e que nesse ano e meio se limite a deixar trabalhar quem sabe, e a ficar calado.
Varandas é a personificação do princípio de Peter, por isso quanto menos fizer, melhor para o clube.
26 Dezembro, 2024 at 13:42
Agora temos um treinador. Não sabemos se vai resultar ou não, mas temos um.
E para oposição, quem teríamos?
Para presidente, consigo lembrar-me de um nome que tem muitas experiências: como jogador, como treinador, como diretor e, conhece como ninguém a merda que é o futebol português e as suas instituições – o Augusto Inácio.
Só precisaria de se rodear de pessoas competentes nas várias áreas, financeira, gestão, desportiva (futebol e modalidades) e ser a figura maior, mais institucional e numa posição de defesa dos interesses do clube. Já não vai para novo (tem quase 70 se não me engano) mas penso que é uma figura respeitada e com voz dentro do clube.
Alguém tem outras ideias?
26 Dezembro, 2024 at 13:51
João Matos.
26 Dezembro, 2024 at 13:51
Com todos os defeitos (não há ng que não os tenha) eu aprecio a forma como Rodrigo Roquete nos defende na TV e sobretudo a clarividência que demonstra em muitos momentos nca deixando de ter um espírito crítico assinalável.
Figo e Ronaldo tb seriam boas escolhas.
26 Dezembro, 2024 at 14:00
Rodrigo Roquette é continuar a manter a casta actual (betos incompetentes, para quem a aparência é mais importante que a competência) no poder.
Prefiro 1000 vezes o Augusto Inacio, mesmo com a idade que tem (quase 70 anos).
26 Dezembro, 2024 at 14:02
Foda-se……
Este name dropping é quase tão deprimente como ouvir o Varandas falar…
Inácio, Roquette, Ronaldo, Figo….
Deus do céu…não tens piedade nenhuma do Sporting…
26 Dezembro, 2024 at 14:07
Claramente.
Precisamos de gente muito mais competente.
Um ex atleta não me parece a melhor aposta.
Roquete não o sendo é muito mais de show off do que propriamente trabalho à vista.
Quando vejo malta mais agarrada ao comentário do que propriamente a apresentar uma lista e lançar mãos à obra fico logo com pé e meio atrás.
26 Dezembro, 2024 at 14:30
Alguma ideia em mente?
Inácio de repente foi o melhor que me surgiu na memória, mas com a condição que repito: “…precisaria de se rodear de pessoas competentes nas várias áreas..:”
A realidade é que não temos absolutamente ninguém a quem chamar de oposição. E urge haver uma e que comece a construir a sua posição para as próximas eleições. É inclusive uma forma de pressionar esta abécula do Varandas a não fazer mais merda (missão quase impossível).
26 Dezembro, 2024 at 14:33
O Inácio tem mil e um anticorpos no Sporting. A ligação ao Porto e a ligação ao Gordo vão toldar muitas cabeças, acho que é por isso que nunca apareceu como opção antes, e acho que nunca vai aparecer.
26 Dezembro, 2024 at 14:41
Atenção que eu gosto do Inácio.
É daqueles Sportinguistas que não tem medo de dar a sua opinião.
Como presidente seria preciso algo mais.
Não tenho ninguém em mente.
Não conheço todos os sócios Sportinguistas.
Os que se conhecem na opinião pública são todos aqueles que não quero para gerir o Sporting. Ou malta que anda a comer já há algum tempo à conta do clube. Ou malta que apenas serve para comentar mas que lhe falta competência para gerir um grande clube como se espera que seja o Sporting. Ou ainda malta que se abstém por simples oportunismo politico.
O Sporting precisa de alguém com competência na tomada de decisão. Alguém extremamente racional mas ao mesmo tempo alguém que vibre como ninguém com o Sporting. Alguém que acorde a pensar no clube e que adormeça e sonhe em como tornar o clube cada vez melhor, mas que ao mesmo tempo não perca a noção nem se sobreponha ao Clube. Alguém que seja um líder nato. Alguém com carisma que consiga unir todo o tipo de sócios que existem no clube. Alguém que consiga trazer mais sócios ainda. Que tenha um mar de ideias para desenvolver cada vez mais iniciativas. Que aproxime os sócios e adeptos ao clube. Que seja transparente mas ao mesmo tempo saiba guardar a informação estratégica. Alguém que saiba comunicar e consuma futebol como poucos ao ponto de saber bem distinguir o que tem ou não qualidade, sejam treinadores, jogadores, staff….
É exigir muito?
Talvez.
Mas era isto que eu gostaria de ver como presidente do Sporting Clube de Portugal.
Quando tivermos a tal estrutura profissional e competente…tenho dúvidas que alguém nos segure em Portugal.
26 Dezembro, 2024 at 14:59
Eu estou de acordo com isto a 100%.
Quando falei no Inacio era só porque prefiro o Inacio ao Roquette. Mas nao acho de todo que tenha o perfil completo para ser o dirigente que nos precisamos.
Os requisitos para ser esse dirigente têm de ser esses que apresentaste, sim.
26 Dezembro, 2024 at 15:09
Sim eu percebi.
Seria num cenário de votar no menos mau.
Eu é que estou um pouco cansado dessa limitação.
26 Dezembro, 2024 at 14:31
É tudo tão cliché lol. A melhor alternativa será muito provavelmente um desconhecido, ou alguém que ande a trabalhar nas sombras para ser Presidente. De momento não vejo ninguém com perfil, nem o Inácio, que também é portista, o que será sempre um problema.
Acho que é esperar para ver quem aparece e como se comporta durante o tempo todo, campanha, debates (que espero que haja a sério e não aquela merda que tem sido nas últimas eleições, até porque a Sporting Tv tem mais que espaço para dar debates) e plano eleitoral. Falar em oposição é prematuro, até porque a história nos diz que a maioria é tudo a mesma merda.
26 Dezembro, 2024 at 14:45
Até pode ser prematuro.
Mas faz falta alguém começar a tocar nos pontos do que está mal no clube. Ajudar o clube.
Com subtileza, mas já tocando nos pontos.
A não ser que não queira já mostrar todos os trunfos…e particularmente não gosto deste “oportunismo politico”.
Se vier alguém tocar nos tais pontos certos eu não esquecerei quem os abordou. Não esquecerei de onde vieram as ideias.
Um Sportinguista que queira ajudar, ajuda hoje e não está à espera da oportunidade para agarrar um lugar.
Se ajudar hoje o lugar será dele, mesmo que tenha ajudado o capitão bananas.
Na minha opinião.
26 Dezembro, 2024 at 15:27
Mas não és tu que importas é a maioria. A malta tem de perceber de uma vez por todas que o Varandas apesar de ser um merdas montou uma boa máquina na imprensa. E é a imprensa que ainda move as multidões. Um gajo que apareça hoje para falar mal aborta completamente quaisquer aspirações que possa vir a ter. Por isso é que o Benedito saiu de fininho, aos olhos de muitos hoje tem imagem completamente preservada do que teria se regressasse em altura de eleições logo a seguir a sermos campeões.
Não me parece ser altura nem lugar para alguém aparecer. Eu gostaria que isso acontecesse, porque esta merda que se passou só é feita por filhos da puta e amadores, mas ninguém vai meter a cabeça no cepo e arruinar a imagem para uma vasta maioria de Sportinguistas.
Alguém vai aparecer, para pior não dá por isso é a malta estar atenta, mas mais importante do que alguém aparecer era os sócios do Sporting mudarem, coisa que é mil vezes mais difícil.
26 Dezembro, 2024 at 15:39
Essa é outra questão.
O perceber que a maioria que vota são um cambada de atrasados mentais.
O perceber que para gerir um clube como o Sporting se tem de usar estratégias de encantadores de cavalos.
Mas essa mesma maioria, para o qual se tem que usar este tipo de estratégias, não será a mesma que por alguma razão estúpida e no seguimento de outra qualquer estratégia de controlo de massas oposta deitará tudo a perder?
Resumindo…estamos fodidos de qualquer maneira, quando temos uma maioria estúpida.
Daí ter emitido apenas a minha opinião.
Porque se for por aquilo que acho que a maioria fará….não há esperança nem milagres.
26 Dezembro, 2024 at 15:40
Aliás é só a mesma maioria que votou 2 (DUAS) vezes num varandas….
É auto explicativo.
26 Dezembro, 2024 at 15:43
O que eu digo é que quem vai a eleições provavelmente tem a mesma opinião que tu e eu sobre a “maioria” e por isso evita qualquer tipo de exposição prévia. Acho que antes de eleições um gajo só ganha pontos se os sócios quiserem por o Varandas na rua e aparecer alguém como ponta de lança do movimento. Acho que tirando isso a maioria só vai aparecer quando houverem eleições marcadas, ou perto disso. Agora vir falar mal, principalmente quando os bonecos das tvs e jornais continuam a lamber as bolas ao Varandas é apenas abortar uma possivel candidatura.
26 Dezembro, 2024 at 16:08
Eu percebo a estratégia que está por trás e a sua inteligência.
Mas particularmente não gosto. Sendo a minha opinião curiosa, admito, preferia 1000x vezes um burro que quisesse direcionar a sua campanha para a minoria de gajos como eu e tu e que por milagre conseguisse ganhar os votos da tal maioria que iriam ver a luz por momentos como já aconteceu em 2013, onde de mudou a agulha da imagem do candidato presidencialista por momentos e se optou pelo presidente adepto.
Não estou a ver um gajo com a tal esperteza, de repente deixar essa chico espertice quando a coisa apertasse.
Não sei se me faço entender….
Gosto de pessoas integras e honestas do principio ao fim, transparentes e frontais, mesmo que isso as prejudique.
Talvez seja inocência da minha parte.
Daí, realisticamente falando, achar que será muito, mas mesmo muito dificil dar a volta a isto.
26 Dezembro, 2024 at 14:56
Eu estava a responder ao Cunha.
Não acho nenhum deles com capacidade para pegar no clube, mas entre o Roquette e o Inacio, 1000 vezes o Inacio.
Estou farto da casta dos betos incompetentes.
Mas estou de acordo que nenhum dos nomes mencionados na escadinha seria o ideal para mim.
26 Dezembro, 2024 at 14:11
O Rodrigo Roquette é outro troca-tintas lambuças.
Chega de invertebrados…
26 Dezembro, 2024 at 14:45
Um gajo que achou que o Amorim era mais problema do que a direção, seja por andar à pesca de tacho seja por ser mais tapado que o Deus me livre, não serve para mais nada do que para a peixeirada da TV…
26 Dezembro, 2024 at 19:18
Bem, contribuindo com os meus dez tostões, se o calafate se candidatasse, consideraria (se ainda fosse sócia) dar -lhe os meus votos. Não sei se o paleio dele no programa que ele tinha na Sporting TV era sentido, mas isso seria comprovado minimamente na campanha. Gostava muito de o ouvir. Tinha umas intervenções bem apaixonadas. Não pede licença para dizer o que pensa. E tem conhecimentos na área da gestão.
26 Dezembro, 2024 at 19:21
Ah! E Rodrigo Roquete seria colocar um varandas bem falante. De resto, tem os mesmos tiques de “sou muita bom” do gago
26 Dezembro, 2024 at 19:29
Rui Calafate? +1!!!
Mas sabendo ele o que sabe, teria de construir um núcleo duro que não desse espaço aos vícios que regressaram com Varandas!
Mas, para mim pessoalmente, muito bem lembrado, ana!
26 Dezembro, 2024 at 14:01
O Inácio era bem visto.
Ia defender o SCP, disso não tenho dúvidas.
O problema são os ‘stromps’ desta vida …
26 Dezembro, 2024 at 14:31
Inácio, talvez não fosse mau! Ia depender muito de quem se rodeasse. Mas como presidente, acho que seria uma boa figura.
João Matos é um pouco como o Inácio, talvez até fizesse bem melhor figura!
O Rodrigo Roquette é um gajo que gosto de ouvir falar do Clube. Não concordo com tudo o que defende mas concordo com muita coisa. Uma vez fiquei sentado ao lado dele numa AG e debatemos umas ideias, e pareceu-me um gajo com cabeça e sentido critico. À partida não é alguém que elimine. Mas tinha de perceber melhor o que quer para o Clube, se fosse eleito…
O facto de ser da família Roquette não me faz eliminar o gajo. Eu sou da família da minha mãe e do meu irmão e a minha mãe pensava e defendia muita coisa diferente de mim, e o meu irmão é muito mais parecido com o que ela era do que comigo. Às vezes ser da mesma família não quer dizer que se seja igual… Outras quer!
O Figo era um gajo a considerar.
Mas tinha de ver bem o que defende.
O Ronaldo só mesmo para ser figura do Clube.
Não só não acho que tem competência, como acho que teria dificuldade – apesar de pensar que se ia rodear de gestores e pessoal competente, como faz nos seus negócios! Para ser ele, tinha de ser algo muito bem montado. Sinceramente, não estou a ver…
Destes 4, à partida o que gosto mais é o João Matos. Mas tinha de se rodear de gente muito competente.
26 Dezembro, 2024 at 14:04
Vi a apresentação.
A parte do varandas.
A parte do Rui Borges.
Em relação ao varandas é mais um rol de mentiras e atirar as culpas a terceiros.
A melhor que eu ouvi é que João Pereira não pôde ser João Pereira. Deu claramente a entender que o facto de não ter o nível 4 de treinador que levou o clube aos dias de hoje. Como se não tivéssemos todos visto o JP a levantar-se do banco e a poder dar instruções, umas vezes mais do que outras em que foi chamado à atenção, coisa que não impediu de todo que fizesse o trabalho que tinha que fazer.
Em relação ao Rui Borges, gostei de ouvir que tem é que trabalhar, sem grandes merdas, com nervo na venta.
Gostei de ouvir que independentemente do sistema, quer que os jogadores se sintam confortáveis e que possam dar o melhor que podem.
Agora está como estão os outros…dependente se a bola entra ou não.
Ou então não passou de conversa.
Não vai ser tarefa fácil.
No final do dia….está igual ao JP…têm todos (treinador e jogadores) que se agarrar ao seu trabalho.
Espero que o treinador tenha capacidade descomplicar o nosso jogo e para ajudar os jogadores a fazer melhor do que fizeram nestes dias.
26 Dezembro, 2024 at 14:11
Entra novo treinador, que estava a fazer um excelente trabalho no vitoria e já tinha feito bom trabalho anteriormente.
Bem vindo! Desejos de todo o sucesso.
Primeiro ponto: eu, romântico assumido, que me recuso a comparar o futebol a qualquer outra profissão (fora desporto profissional), acredito nos valores do clube, na honestidade, transparência… Sou frontalmente contra estar a roubar treinadores aos outros clubes só porque temos mais dinheiro. Critiquei-o quando o Amorim o fez pra vir pró Sporting, quando saiu do Sporting e só tenho que criticar agora quando vamos fazer o mesmo ao vitória. Acho que demonstra falta de compromisso com os objectivos do clube e isso pode ser problemático se for mal gerido. Como foi connosco, aquando da saída do Amorim.
Segundo ponto: todas as balelas da continuidade provaram ser isso mesmo. Balelas. Ninguém é igual a ninguém, o JP não fazia ideia dos treinos nem do que era pedido aos jogadores, não os soube manter focados e tirar o melhor deles, perdemos a liderança à pala disso. E agora vamos buscar um treinador que não se sabe que alguma vez tenha jogado neste sistema. Entra sem pausas para nada, sem tempo para trabalhar e conhecer a equipa, sem jogadores talhados para o sistema que costuma usar… É um restart completo.
Sendo assim, acho que é hora da direcção explicar o que pretende fazer, porque agora acho que não é claro para absolutamente ninguém. É preciso re-estruturar objectivos e gerir espectativas, até para sabermos com o que podemos contar.
E das duas uma: ou os objectivos se mantêm e vamos atacar o bi e o apuramento na Champions; ou atiramos a toalha ao chão e estamos a preparar, desde cedo, a próxima época.
Se for o primeiro cenário, acho que as probabilidades de sucesso são muito muito diminutas. O novo treinador não tem tempo para trabalhar e vai levar já com jogos dificílimos como com os lamps. Se se mantiverem estes objectivos e perdermos já o primeiro jogo, o que vamos ter a dizer daqui a mais 3 jogos, possivelmente com mais pontos perdidos, é que o treinador tem que ir embora… Ou então vão esperar que isso aconteça para depois então redefinirem os objectivos.
No cenário 2, que me parece, depois da cagada toda que fizeram até agora, o mais positivo para o clube, vamos ter que baixar já as expectativas. Assumir o erro da escolha de JP, apresentar o novo treinador mas retirar-lhe a pressão de ter que ganhar. Objectivo passa a ser dar tempo ao treinador para entender a equipa e planear o mercado de janeiro, com vista a ser campeão na próxima época. Objectivo pra este ano passa a ser o apuramento para a Champions e vencer a taça de Portugal.
26 Dezembro, 2024 at 14:21
Acho que estás a colocar um bocadinho o carro à frente dos bois, ainda não chegámos a janeiro, estamos em segundo a 1 ponto do primeiro, com quem vamos jogar Domingo… e se vencermos!? é assim tão difícil ganhar a um carnide que não convence ninguém e que já soma vários pontos sem o merecer, graças à arbitragem! Com coragem e empenho, Domingo vencemos!! E se corre bem…
26 Dezembro, 2024 at 14:36
Domingo levas com o Eucalipto e logo vês…
26 Dezembro, 2024 at 14:48
…”outras vezes não vamos ter tanta qualidade mas se a atitude correta estiver lá, ganhamos na mesma”… acredita!
26 Dezembro, 2024 at 18:09
É o Veríssimo!
O Eucalipto, para mim, seria pior!
26 Dezembro, 2024 at 14:34
“E agora vamos buscar um treinador que não se sabe que alguma vez tenha jogado neste sistema. ”
Sobre isto, o que acho após ver o que aconteceu com o João Pereira é que, em primeiro lugar há que cagar de alto no que houve antes. Como dizes e bem, ninguém é igual a ninguém e por isso é preciso acabar com a ideia de que temos de ter um gajo que saiba ser Ruben Amorim. Acabou, finito. A coisa estava bonita, mas já foi. Let it go!
Importante é que o Rui Borges saiba perceber quem tem à disposição e o que pode fazer com eles. Seja no mesmo sistema ou noutro qualquer. Precisamos de ganhar. Mas precisamos igualmente de perceber que há um rumo. Foi assim que o RA se manteve tanto tempo sem grande contestação, mesmo quando teve piores resultados. Ter um rumo e não uma equipa desgovernada, que foi o que vimos com o João Pereira.
26 Dezembro, 2024 at 15:07
“Sendo assim, acho que é hora da direcção explicar o que pretende fazer, porque agora acho que não é claro para absolutamente ninguém.”
Mas tu achas que a direcção faz sequer ideia do que pretende fazer?
Se eles próprios não fazem ideia do que pretendem fazer, achas sinceramente que o conseguem explicar seja a quem for?
Desde que o Varandas pegou no clube que o modelo de gestão é navegar à deriva, com base nas fezadas do “e se corre bem?”. Correu uma vez. Agora ele só está à espera que volte a correr com o Rui Borges, como estava a espera que tivesse corrido com o JP.
É só isto que eles sabem no que diz respeito a futebol. Não sabem mais. Por isso não esperes que venha dali grande explicação, a não ser a palha do costume para os burros do costume comerem.
26 Dezembro, 2024 at 15:17
Já é tão óbvio que dói.
26 Dezembro, 2024 at 15:33
Este comentário poderia ter sido meu. Parabéns, meu caro.
Já era óbvio há muito tempo, apenas alguns mais lentos, alguns bots, ou malta que coloca ideologias anti-direcções anteriores à frente dos interesses do Sporting é que ainda não tinham alcançado.
26 Dezembro, 2024 at 15:33
Eu acho que o Varandas tem uma ideia do que quer – disse isso na candidatura em 2018 quando falou no exemplo do Ajax, que, convenhamos, é o mais certo para um clube da nossa dimensão poder andar na ribalta alguns anos, como o próprio Ajax fez. A questão, que me parece, é que não faz ideia como implementar isso, que obriga a ter muita gente a seguir essa ideia – podia ser feito se o Amorim ficasse 10 ou 15 anos no Clube e entretanto se fosse passando a ideia a mais gente e fazendo isso transversal nos escalões todos… Mas a questão é que a ideia do Amorim nem estava solidificada e foi-se moldando ao longo dos anos, além de que implicaria muito mais tempo no clube.
Agora, ter uma ideia é só um principio!
Depois há que implementá-la, ajustá-la, corrigir o que houver para corrigir, e ir cimentando essa ideia transversalmente no clube – e isso também leva tempo. E acho que é aqui que o Varandas falha, porque não sendo competente não consegue escolher as pessoas, não consegue manter as pessoas, acabando por não implementar nada… E, eventualmente, fica-se pela ideia de que gostava de copiar o que o Ajax fez nos anos 60 e 70, que levou a grande sucesso depois em vários anos!
26 Dezembro, 2024 at 15:37
Eu também queria ter 10 milhões no banco, pena é não fazer ideia de como é que consigo isso.
Eu já aqui disse, há semelhanças entre JP e Varandas. Ambos acreditaram em “futebol, fácil, fácil” e se cagaram em reflectir se realmente seriam competentes para o cargo que iriam desempenhar.
Eu amo o Sporting Clube de Portugal. Mas tenho a conscieência que não sirvo para treinador ou para presidente do clube, isso separa-me dos dois.
É preciso ter respeito gigante pela instituição Sporting Clube de Portugal, que existe e existirá muito para lá da vida desses dois e minha e de todos.
Eles não tiveram.
26 Dezembro, 2024 at 15:52
Entendo o que dizes mas não acho a coisa assim tão linear. Mais linear no caso do JP, menos no caso do Varandas.
O cargo de presidente tanto pode ser tomado por um gajo altamente competente, como por um gajo pouco competente mas que tenha ideias e se saiba rodear de gajos competentes.
Sendo competente, faz a coisa funcionar por si.
Sendo menos competente faz a coisa funcionar através da competência dos outros.
Onde é que o Varandas falha, na minha opinião? É porque o gajo não é só pouco competente. É um pavão, que gosta de chamar a si os feitos, é um gajo que tem a mania que sabe e que nem as vezes que bate de frente na parede servem para lhe abrir a pestana…
O gajo tinha de ser humilde para que a competência dos outros funciona-se no conjunto e como não é, como é um gabarola e um egocêntrico, não só não consegue viver numa competência colectiva – porque tem de ser a sua suposta competência a ter relevo – como tem dificuldade em rodear-se de muita gente competente para não ficar evidente a sua menos competência – o que um gajo humilde consegue fazer porque aí sobressai a competência colectiva!
Mais que o gajo ser incompetente, é o seu carácter duvidoso que fode tudo!
26 Dezembro, 2024 at 16:16
“como por um gajo pouco competente mas que tenha ideias e se saiba rodear de gajos competentes. Sendo menos competente faz a coisa funcionar através da competência dos outros.”
Tenho alguma dificuldade em perceber isso.
Se é uma gajo que se sabe rodear de malta competente é porque sabe reconhecer competência. E por isso é competente no cargo de lider. Tem capacidade de liderança.
Se tem ideias é porque é competente.
Como é que sabe reconhecer competência nos outros sem saber o que é bom ou mau?
Se apenas vive do que os outros fazem sem saber o rumo que deve tomar é só um parasita do trabalho dos outros.
E isso não interessa.
Se apenas decide com base em resultados sem ter noção é só um paraquedista que vive do trabalho dos outros.
Não estou a ver onde um encostado é um gajo a considerar para presidente.
Se o caso é ter ideias e ter uma equipa capaz, isso por si só já revela competência para o cargo em questão.
26 Dezembro, 2024 at 17:43
Concordo em absoluto. Aliás ia escrever isto mesmo, mas depois li o teu comentário, e poupaste-me o trabalho 🙂
26 Dezembro, 2024 at 18:19
“Se é uma gajo que se sabe rodear de malta competente é porque sabe reconhecer competência. E por isso é competente no cargo de lider. Tem capacidade de liderança.”
Não obrigatoriamente!
Um gajo pode não ser competente a fazer – o que um presidente competente é – mas sendo inteligente para perceber isso pode saber escolher pessoas competentes que façam o trabalho que ele não sabe fazer.
Um gajo competente pode ser competente por saber fazer ou por saber escolher quem fazer. De uma maneira ou de outra faz liderando.
Um gajo não competente não sabe fazer. Pode é também não saber escolher as pessoas para fazer, ou pode saber escolher as pessoas para fazer. Faz através dos outros e não da sua liderança.
É diferente.
Se nunca apanhaste casos destes, compreendo as tuas duvidas…
Mas o caso do Sporting é muito isto que eu disse. Tens o Varandas incompetente, que apanhou o Amorim competente que fez o que era preciso fazer. E não o fez pela liderança do Varandas. Fez pela sua, do Amorim, liderança.
Pela tua argumentação, o Varandas foi competente 4,5 anos… porque soube liderar o Amorim… 🙂
Óbvio que não foi!
O Varandas aceitou contratar o Amorim, porque o Viana o convenceu disso. Quando o Varandas disse na CI de apresentação do JP que ele “é que descobriu o Amorim” isso é falso… Ele é que o contratou porque ninguém é funcionário do Sporting sem a Direcção o contratar, mas isso é uma coisa e “descobrir” alguém é outra!
26 Dezembro, 2024 at 20:48
Se foi o Viana a convencer o gajo a contratar o Amorim o que eu concordo…o gajo não é competente…saiu-lhe a sorte grande.
Agora eu como lider ter a capacidade de reconhecer no Amorim capacidades de treinar bem, sou competente.
Um lider não tem que saber executar.
Um treinador pode ter sido um jogador de merda e ser um excelente treinador porque sabe reconhecer talento nos jogadores e saber onde os mete a jogar.
O que não concordo contigo é teres um presidente incompetente mas rodear-se de gente competente e assim ter sucesso e afinal até é bom.
Isto porque sabendo reconhecer talento para outros desempenharem as funções que precisa, para mim é ser competente….porque acima de tudo passa muito por aí a função de presidente….delegar funções e rodear-se de bons profissionais para concretizaras ideias para a organização que lidera.
Há aquela frase de que quem não sabe fazer não sabe ensinar.
Eu não concordo que seja assim.
Há até quem sabe muito fazer uma coisa e ensinar é uma nódoa.
O varandas nem uma coisa nem outra.
Estamos dependentes pura e simplesmente da sorte ou que alguém que saiba o engane ou convença.
26 Dezembro, 2024 at 15:48
Eu nao acho que ele tenha essa ideia. Se tivesse realmente essa ideia, colocava nas camadas jovens malta competente para formar os jogadores, nao era cá merdas tipo Felipe Cellikaya…
A ideia dele é muito simples: tentar ao maximo arranjar um gajo que faça o Sporting vencer no futebol profissional. Tentar ao máximo arranjar outro Amorim.
Se ele consegue arranjar um gajo desses, consegue perpetuar-se no cargo de presidente (porque já se percebeu que os socios votam em treinadores e nao em presidentes), e consegue continuar a aumentar o seu salario e o dos amigos, e a governar-se. Se nao consegue arranjar um gajo desses, começa a ver a vidinha dele a andar para trás.
Este é o modelo de governação do futebol do Varandas no Sporting. Não vê isto quem não quer.
26 Dezembro, 2024 at 16:00
Mas isso não impede o que eu disse de ser verdade…
Claro que o gajo se quer perpetuar na presidência. Todos os presidentes dos clubes, especialmente dos melhores, o querem, que isto é uma super vida! Ganham bem, têm tudo pago ainda por cima, são figuras publicas, são bajulados por tudo o que é outras figuras publicas, desde políticos a gajos dos espectáculos, etc…
Estou farto de dizer isto aqui, especialmente quando aparecem uns cromos a dizer que “só quer ficar um mandato para fzer Y ou X…” Isso não existe! Querem ficar o tempo que for possível… Se puderem fazer 40 anos como o PC fazem!
Agora, isso não impede os gajos de terem ideias e de quererem deixar a sua marca… Uns conseguem, outros não! E uns sabem como fazer, e outros não sabem.
26 Dezembro, 2024 at 16:02
Claro que não tem nem alguma vez teve…
Ficava bem em campanha dizer Ajax até porque era o clube da moda na altura…
Ele sabe lá o que é fazer algo remotamente semelhante a programar 2 meses, quanto mais construir todo um modelo de clube de ponta….
Teremos o clube que os treinadores conseguirem criar……
26 Dezembro, 2024 at 16:11
O Benedito foi mais ambicioso e falou em Bayern lol. São merdas que 90% das vezes só são ditas porque ficam bem, depois vais ver e ninguém toma o tipo de decisão que esses clubes tomam porque há uma diferença cultural enorme entre nós e os holandeses/alemães. Eu não queria nada mais do que um Sporting tipo Bayern, gerido como eles gerem, mas portugueses não gerem como os alemães.
26 Dezembro, 2024 at 15:59
A nossa grande diferença é essa…
Para mim ter uma ideia do que se quer é muito mais do que dizer que se quer um modelo tipo Ajax…e foi claro durante a campanha e logo nos primeiros meses que não havia modelo nenhum ou qualquer tipo de espécie de pensamento estratégico nenhum. Navegar ao calhas, andar à deriva, lançar a rede e ver o que vem lá….é isto desde o dia 1 que entrou no Sporting e mantem-se até hoje.
Que além de tudo mais, é só mesmo conversa fiada, não há nenhum sinal em nada do que é feito que ele queira um modelo tipo Ajax, sendo que calculo nem ele saiba bem o que isso quer dizer….é só um clube que fica bem mandar para o ar como exemplo porque é romântico….
Calhou que em tantas vezes que lançou a rede, para além de botas e latas, apareceu um peixe graúdo que o alimentou uns tempos …
E eu só quero, rezo a todos os santinhos, que tenha vindo agora outro….
26 Dezembro, 2024 at 16:12
Claro que ter uma ideia é muito mais do que se dizer que se quer fazer como o clube A ou B… Aqui estamos de acordo!
Agora, não é na campanha que tu explicas à exaustão todos os detalhes que vais aplicar… Na campanha basta passar a ideia do que queres fazer, e se tens um clube que te sirva de exemplo, isso fica fácil – e foi o que ele fez.
Só te apercebes que não sabe como fazer isso mais tarde, como é preciso começar a implementar a coisa e nada funciona – basicamente porque escolhes mal a maior parte das pessoas, que foi o que aconteceu com ele pois 70% ou 80% das pessoas escolhidas inicialmente estavam fora ao fim de 2 ou 3 anos.
Só com o Amorim se percebeu algo que podia ser um principio disso mas, como eu disse, isso implicaria sempre que o Amorim estivesse disposto a estar muito mais tempo no clube e também que estivesse disposto a partilhar as suas ideias para serem implementadas nos outros escalões pelos outros treinadores – e hoje é fácil perceber que o Amorim nunca esteve interessado nisso e que isso nunca foi feito, o que é mais um dado que mostra a incompetência do Varandas!
Portanto, para mim, sim, o Varandas tinha uma ideia, nunca soube como aplicá-la, e mesmo quando teve a oportunidade de a aplicar através do Amorim, não soube fazê-lo.
26 Dezembro, 2024 at 16:19
“Portanto, para mim, sim, o Varandas tinha uma ideia, nunca soube como aplicá-la, e mesmo quando teve a oportunidade de a aplicar através do Amorim, não soube fazê-lo.”
Um gajo que faz uma campanha com base em teoria sem nunca saber como colocar em prática é tão útil como trazer areia para o deserto.
26 Dezembro, 2024 at 17:46
🙂
26 Dezembro, 2024 at 18:21
Concordo!
Mas em campanha tu não descobres que o gajo não sabe aplicar a ideia que defende…
Vês isso na política a toda a hora!
26 Dezembro, 2024 at 16:34
Explicas sim.
Se tiveres essa ideia bem enraíza dentro da tua cabeça, claro que explicas. Não vais ao ínfimo detalhe mas explicas.
Mas sim, é quando entra que percebes se ele sabia o que estava a dizer ou se era só conversa…
E o Varandas mostrou que era só conversa desde o primeiro dia que entrou…
26 Dezembro, 2024 at 16:53
Tal e qual.
A malta vai na cantiga com uma facilidade….
Na campanha do varandas o que se viu foi uma mão cheia de nada.
Mas a ideia era outra….
26 Dezembro, 2024 at 16:55
Mais….
Depois de ver que varandas cumpriu nem com 20% do programa que tinha e ainda ter reciclado ideias antigas….a malta foi a correr votar no mesmo gajo vazio de ideias e desta vez já com um rol de medidas que não cumpriu e isso era factual.
Fazer o quê?
É o clube que temos…
26 Dezembro, 2024 at 18:27
As campanhas são isso mesmo, uma exposição de ideias e nada mais.
O Varandas expôs as ideias dele, como o Benedito o fez, como os outros fizeram, como o Bruno de Carvalho fez, como o Godinho fez, etc…
Tu nunca sabes à partida, quando tens gajos novos a concorrer, se aquilo são ideias para fazer ou só ideias… E se disseres o contrário mentes com todos os dentes que tens na boca!
Outra coisa completamente diferente é quando se concorre a uma reeleição. Aí já tens um período de analise do trabalho feito e podes analisar isso, se fez bem, se fez mal, etc…
26 Dezembro, 2024 at 18:23
“E o Varandas mostrou que era só conversa desde o primeiro dia que entrou…”
Absolutamente de acordo.
Só o facto de em 2 anos ou 3, 80% ou mais do pessoal que entrou com ele estar fora do Clube já mostra isso mesmo…
26 Dezembro, 2024 at 15:38
Nao espero porque são estes gajos. Se fossem sérios tinham-se ido embora. Mas enfim… É o que eu acho que devia acontecer se houvesse algum bom senso ou lógica.
26 Dezembro, 2024 at 14:31
A contratação do Rui Borges é outro presente envenenado… Andamos há 4/5 anos a ajustar o plantel para um sistema de jogo e, de repente, vamos buscar alguém que joga de forma totalmente diferente!
Temos centrais em excesso, não temos laterais para uma defesa a 4, não temos médios e não temos extremos que nos dêem profundidade…
É continuar a rezar e pode ser que corra bem!!!
26 Dezembro, 2024 at 15:12
Bem verdade.
De inicio serão “adaptações” a ver se corre bem
Mas estamos no campeonato português.
Temos um plantel de quase 500M a jogar contra equipas que lutam para manter as portas abertas. Temos obrigação de lutar pelo título…
26 Dezembro, 2024 at 15:40
Viu-se contra sata clara (2x), Moreirense e Gil Vicente…
Eu bem te dizia que a história do campeonato desnivelado não era como andavam a contar. Se não fizeres o teu trabalho, até podes andar com mbappés e haalands, perdes pontos como os outros.
26 Dezembro, 2024 at 17:18
A diferença está na competência. Ou achas que os nossos jogadores não valem o que consta e não são muito melhores que os outros?
Nisso não tenho dúvidas…
26 Dezembro, 2024 at 18:17
Os nossos jogadores são óptimos, mas não é porque custaram muitos milhões. São óptimos porque já mostraram em campo que não interessam os milhões, estão lá para jogar à bola.
Mas esta questão dos valores é uma chachada e sempre será. O trincão vale não sei quantos milhões, em campo é um décimo de um morita, que custou 2M ou o que foi…
26 Dezembro, 2024 at 19:32
Os nossos jogadores são bons e por isso o plantel vale o que vale…
26 Dezembro, 2024 at 15:08
Bem Vindo Rui Borges. Que o teu sucesso seja o nosso sucesso. O caminho só pode ser para a frente. Vais encontrar um plantel ferido e sedento por um líder.
Uma palavra para o JP, veio com uma missão, falhou em toda a linha, apesar de tanto ele como nós, adeptos, quererem que a história tivesse sido outra. Não foi, seguir em frente. Nós estamos sempre cá, e o JP que siga o seu trajeto, e que isto apenas lhe tenha servido de aprendizagem para o futuro.
Só ter boa vontade não chega, existe todo um trabalho técnico que tem que ser feito antes de assumir uma equipa como a nossa, e a evolução para ele e para a sua equipa técnica é obrigatória.
26 Dezembro, 2024 at 15:10
Entretanto o Varandas pode vender mais duas camisolas
“adeus João Pereira”
“olá Rui Borges”
26 Dezembro, 2024 at 15:10
Boa tarde.
A propósito da contratação de Rui Borges, apanhei este texto:
https://www.facebook.com/share/p/1TqDT2yoD9/
Parece que, apesar de ter sido no início, já trabalhou com uma linha de três centrais.
Desejo que consiga voltar a transmitir confiança aos nossos jogadores, que neste momento anda em baixo, e comece já no domingo com uma vitória.
É uma tarefa difícil, devido ao último mês/mês e meio, mas é um Homem que tem vindo a subir a pulso e tem apresentado bons resultados. Quero muito acreditar que vai ser capaz de dar a volta a isto e que nos leve a celebrar a conquista do bicampeonato, embora tenha eu assumido anteriormente que o meu preferido seria Luís Castro ou, em alternativa e porque já trabalhou num sistema de três atrás, o Abel Ferreira.
Relativamente a João Pereira e ao presidente do Sporting, acho que o Miguel já explicou tudo mais acima.
Desejo a melhor das sortes a João Pereira, que se faça treinador como tanto deseja. Teve um carácter enorme na sua saída e, quanto a mim, não merecia ter passado um Natal tão “reles” e ingrato. Que continue a ser sempre um dos nossos!
Quanto a Frederico Varandas, só lhe peço que esteja calado e não meta o bedelho na pasta do futebol. Já chega de tantas asneiras!
SL
26 Dezembro, 2024 at 15:20
Esse calado nem poeta é. Esse não se quer calado, quer-se é longe. E parece é que nunca mais chega o dia.
26 Dezembro, 2024 at 15:19
“De acordo com o relatório do árbitro, Esgaio estava “visivelmente alterado e agressivo”, o que originou mesmo a intervenção de um adjunto de João Pereira a segurá-lo. Entretanto, após já ter visto o cartão vermelho, terá ofendido a equipa de arbitragem em 3 momentos: “Primeiro ofendendo e injuriando o árbitro gritando “fraco do c…., és um filho da p…; Depois ao passar junto ao assistente continuou as ofensas agora para este gritando ‘filhos da p…, são todos uns filhos da p…’; Finalmente e já quando o jogo tinha recomeçado ao passar junto ao 4º
árbitro ofende este gritando “filhos da p…, fracos do c……”. Esta atitude valeu ao jogador uma penalização extra de mais dois jogos e uma multa total de 1.683 €.”
26 Dezembro, 2024 at 15:22
Nem me parecem mal gastos, esse 1683 euros…
26 Dezembro, 2024 at 15:29
Highlight do Esgaio na sua 2a passagem pelo Sporting
26 Dezembro, 2024 at 15:36
🙂
26 Dezembro, 2024 at 15:36
Tal e qual 🙂
26 Dezembro, 2024 at 15:40
Acho que nunca aplaudi tanto o Esgaio como nesta vez.
26 Dezembro, 2024 at 15:43
Eu fazia na boa um Crowdfunding para pagar esta multa….
Se o Esgaio acordar que o castigo passa para 10 jogos….
26 Dezembro, 2024 at 15:46
Também fazia uma vaquinha na boa para pagar a multa. Pena não ter recriado um Sá Pinto Artur Jorge mais o árbitro lol
26 Dezembro, 2024 at 15:51
Queres melhor?
Beneficia a equipa em 3 jogos, e como foi expulso quando era suplente, nem sequer prejudicou a equipa no jogo em que foi expulso.
GOAT.
26 Dezembro, 2024 at 15:57
Eu ouvi o esgaio falar uma vês e ficou mesmo completamente surpreendido que alguém tenha percebido essas palavras todas.
Mas se as disse, foram bem ditas!
26 Dezembro, 2024 at 15:44
Rui Borges, o que esperar? Para onde caminhamos? Morte dos 3 centrais? Miolo reforçado?
Sou suspeito, conheço o trabalho do Rui Borges há algum tempo, uns mais de perto que outros. Moreirense e Vitória mais recentemente, não tão de perto, mas à vista de todos.
Comecei a prestar atenção quando ingressou no Vilafranquense, e como sou da zona oeste de Lisboa, segui de perto o trabalho na segunda metade da época que fez no Mafra, onde vi alguns jogos ao vivo. Nunca esperei que chegasse ao Sporting tão cedo, mas fico feliz por tê-lo feito, porque me parece que tem um perfil de liderança que se enquadra com um clube grande.
Ideias gerais e notas que retive:
Ao acompanhar o trajeto dele de perto na época 22/23, ele sai do Vilafranquense a meio da época, deixando o clube na melhor posição de sempre (5º lugar). Foi “despedido” porque segundo sei, recusou-se a colocar jogadores de empresário no plantel (Vilafranquense mudou de acionista, e que mais tarde se tornou na AVS).
Ingressa no Mafra, equipa com uma boa base de jogadores (investimento Midtjylland) e que tinha acabado de perder o Diamonde para nós.
Quando entra na equipa a 10/11 de Fevereiro, com jogo com o Nacional a 13 de Fevereiro, empata 3-3, depois de ter estado a perder por 3-1. Primeiro jogo, poucos dias de treino, e altera o sistema tático para 4 defesas, quando o Mafra tinha jogado até então com uma linha de 3 centrais (onde se tinha destacado Diamonde, e onde se começou a destacar com Rui Borges o Ousmane Diao).
Faz 15 jogos até ao fim da época, e um fim de época brutal para as aspirações do Mafra: 2 derrotas apenas com Moreirense e Farense (as duas equipas que subiram de divisão) e consegue acabar a temporada acima do próprio Vilafranquense que com ele ao leme vinha a fazer a melhor temporada de sempre.
Na altura, o que se falava por Mafra é que os jogadores identificaram-se bastante com a sua liderança. O treinador anterior, Ricardo Sousa, também fez um bom trabalho no Mafra, mas não conseguiu aguentar a equipa na segunda época ao leme, muito pelo facto de terem entrado muitos jogadores novos, e a coisa não estava a funcionar. Com Rui Borges ao leme, houve coesão entre todos os jogadores e o projeto teve outro rumo. Chamou tanto a atenção que, o Moreirense sobe de divisão, e para iniciar o seu projeto de manutenção na 1ª liga vai contratar nada mais nada menos que Rui Borges.
O resto? O resto é o que sabemos até agora. Excelente trabalho no Moreirense, salto para o Vitória, e no espaço de 1 ano e meio está a começar o seu trabalho no Sporting.
26 Dezembro, 2024 at 16:04
Táticas, modelos, e afins:
A ideia base dele é 4-3-3, com mutações que se adaptam aos objetivos das suas equipas e às características dos seus jogadores. Não é um esquema rígido, e não sendo, acho que se vai adaptar muito bem ao que temos no Sporting.
Já vimos durante o reinado do Amorim, o Sporting defender em linha de 4 várias vezes, e fazendo pressão na construção adversária com 2 jogadores (gyokeres + trincão, gyokeres+pote). O ano passado então ainda era mais evidente, visto que jogávamos quase sempre com um ala defensivo e um ala ofensivo (nuno santos + esgaio, geny + matheus reis).
Em relação à linha de 4 defesas, estou tranquilo. Iremos com certeza ter o matheus reis a fazer de lateral esquerdo, e aproveitando dinâmicas antigas, a não subir tanto ficando como um “terceiro” central, com o quenda ou geny no lado oposto a ser o ala mais ofensivo. Se jogar maxi à esquerda, na ala direita jogará quaresma ou debast.
O trio do meio campo em processo ofensivo em nada difere do que já vínhamos a fazer, onde Pote e Trincão posicionavam-se por dentro, e a linha ficava para os alas. Acredito que até termos Pote a 100%, os dois médios ofensivos sejam Morita e Trincão. Com o tempo, o meio campo será dividido por Bragança, pote e morita, coisa que, a meu ver, os beneficia, porque um meio campo mais reforçado os ajuda a enaltecer as suas melhores características, sem terem uma preocupação exagerada de não deixar o Hjulmand constantemente sozinho (coisa que acontecia e muito no sistema de 2 médios atuais, e que se notava ainda mais quando os adversários conseguiam saltar a primeira linha de pressão do Sporting).
Mais importante que os esquemas táticos, aquilo que Rui Borges mais emprega às suas equipas, à semelhança de Amorim, é que os jogadores sabem sempre o que fazer dentro de campo, nunca ficam perdidos, e tal como Amorim, Rui Borges acredita no desempenho de funções. Os jogadores sabem as funções que têm que desempenhar em cada posição, e se tiverem que alterar durante o jogo, não ficam perdidos em campo.
Discurso simples, chama os jogadores a discutir as dinâmicas, e atribui-lhes o papel de protagonistas.
26 Dezembro, 2024 at 16:07
Ao contrário dos (c)roquetes e varandetes eu sou incapaz de “torcer” contra o meu Clube* para obter ganhos políticos, por isso desejo toda a sorte (e competencia) do Mundo ao Rui Borges que seja bem vindo e que venha para ficar, o que seria muito bom sinal, mesmo que isso implique mais um balão de oxigénio, para o imbeciloíde que comanda o SCP…
*Escusam de vir para aí “espadanar” porque é verdade e está comprovada por publicações nas redes sociais, por entrevistas á CS e por “escritos” vários, existiram muitos apoiantes do varandas e da “elite” dos “notaveis” a torcerem por derrotas do SCP, para terem desculpas para correr com um Presidente, coisa que nós, os adeptos comuns, vulgo escumalha, somos incapazes de fazer!!!