Para já, obrigado por me teres devolvido um pouco de esperança e confiança. Que o efeito seja o mesmo junto dos jogadores, que recuperar animicamente é, neste momento, mais importante do que qualquer tática.
Para já, obrigado por me teres devolvido um pouco de esperança e confiança. Que o efeito seja o mesmo junto dos jogadores, que recuperar animicamente é, neste momento, mais importante do que qualquer tática.
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
26 Dezembro, 2024 at 17:30
(Agora na mesa correta)
Bem, é como tinha dito quando foi anunciado o rumor inicial, gosto do trabalho do Rui Borges, gostei dos resultados que teve no Moreirense, não são muitos os que conseguem pegar numa equipa recém-promovida e acabar o campeonato a cheirar os lugares europeus, também estou a gostar do trabalho agora finalizado no Vitória, para uma equipa que nem sequer conseguia se classificar para a Conference, acabar em segundo neste novo formato de grupo único na sua primeira participação e sem qualquer derrota merece sempre destaque.
No entanto não consigo deixar de achar que o Rui seria alguém que contratasse apenas no final da época depois de analisado bem o seu trabalho. A minha escolha continuaria a ser o Terzic, mas agora está feito.
Apesar disto tudo, continua a ser um upgrade na minha opinião e só lhe posso desejar toda a sorte do mundo, para o bem de nós e do Sporting, no comando da nossa equipa.
E para acrescentar ao comentário anterior: gostei da frase!
26 Dezembro, 2024 at 17:32
Estou pronto para ficar iludido de novo 🙂
26 Dezembro, 2024 at 17:37
Não tenho a mínima dúvida disso…
26 Dezembro, 2024 at 22:45
🙂
26 Dezembro, 2024 at 18:06
Coitado…
26 Dezembro, 2024 at 17:39
Sinceramente gostei do discurso de RB na apresentação.
Muita confiança , muita motivação, espertalhão no bom sentido arranjando sempre resposta mesmo que muitas vezes não responda ao perguntado.
Muito á vontade nas questões do 4x4x2 ou 3x4x3 parecendo que não tem dogmas nessa matéria.
Afirmativo e directo , gostei.
Embora nervoso (fartou-se de beber água) tem claramente vantagem na comunicação sobre JP. Aliás seria dificil pior.
Acredito que ganhámos outro ânimo para o derby que aí vem e equilibrámos as expectativas.
26 Dezembro, 2024 at 18:06
Outro iludido …
26 Dezembro, 2024 at 21:39
Tem calma xupa-xupa
26 Dezembro, 2024 at 23:49
Mais um exemplo de tascajacking…
26 Dezembro, 2024 at 18:15
Rui Borges, o que esperar? Para onde caminhamos? Morte dos 3 centrais? Miolo reforçado?
Sou suspeito, conheço o trabalho do Rui Borges há algum tempo, uns mais de perto que outros. Moreirense e Vitória mais recentemente, não tão de perto, mas à vista de todos.
Comecei a prestar atenção quando ingressou no Vilafranquense, e como sou da zona oeste de Lisboa, segui de perto o trabalho na segunda metade da época que fez no Mafra, onde vi alguns jogos ao vivo. Nunca esperei que chegasse ao Sporting tão cedo, mas fico feliz por tê-lo feito, porque me parece que tem um perfil de liderança que se enquadra com um clube grande.
Ideias gerais e notas que retive:
Ao acompanhar o trajeto dele de perto na época 22/23, ele sai do Vilafranquense a meio da época, deixando o clube na melhor posição de sempre (5º lugar). Foi “despedido” porque segundo sei, recusou-se a colocar jogadores de empresário no plantel (Vilafranquense mudou de acionista, e que mais tarde se tornou na AVS).
Ingressa no Mafra, equipa com uma boa base de jogadores (investimento Midtjylland) e que tinha acabado de perder o Diamonde para nós.
Quando entra na equipa a 10/11 de Fevereiro, com jogo com o Nacional a 13 de Fevereiro, empata 3-3, depois de ter estado a perder por 3-1. Primeiro jogo, poucos dias de treino, e altera o sistema tático para 4 defesas, quando o Mafra tinha jogado até então com uma linha de 3 centrais (onde se tinha destacado Diamonde, e onde se começou a destacar com Rui Borges o Ousmane Diao).
Faz 15 jogos até ao fim da época, e um fim de época brutal para as aspirações do Mafra: 2 derrotas apenas com Moreirense e Farense (as duas equipas que subiram de divisão) e consegue acabar a temporada acima do próprio Vilafranquense que com ele ao leme vinha a fazer a melhor temporada de sempre.
Na altura, o que se falava por Mafra é que os jogadores identificaram-se bastante com a sua liderança. O treinador anterior, Ricardo Sousa, também fez um bom trabalho no Mafra, mas não conseguiu aguentar a equipa na segunda época ao leme, muito pelo facto de terem entrado muitos jogadores novos, e a coisa não estava a funcionar. Com Rui Borges ao leme, houve coesão entre todos os jogadores e o projeto teve outro rumo. Chamou tanto a atenção que, o Moreirense sobe de divisão, e para iniciar o seu projeto de manutenção na 1ª liga vai contratar nada mais nada menos que Rui Borges.
O resto? O resto é o que sabemos até agora. Excelente trabalho no Moreirense, salto para o Vitória, e no espaço de 1 ano e meio está a começar o seu trabalho no Sporting.
26 Dezembro, 2024 at 18:16
Táticas, modelos, e afins:
A ideia base dele é 4-3-3, com mutações que se adaptam aos objetivos das suas equipas e às características dos seus jogadores. Não é um esquema rígido, e não sendo, acho que se vai adaptar muito bem ao que temos no Sporting.
Já vimos durante o reinado do Amorim, o Sporting defender em linha de 4 várias vezes, e fazendo pressão na construção adversária com 2 jogadores (gyokeres + trincão, gyokeres+pote). O ano passado então ainda era mais evidente, visto que jogávamos quase sempre com um ala defensivo e um ala ofensivo (nuno santos + esgaio, geny + matheus reis).
Em relação à linha de 4 defesas, estou tranquilo. Iremos com certeza ter o matheus reis a fazer de lateral esquerdo, e aproveitando dinâmicas antigas, a não subir tanto ficando como um “terceiro” central, com o quenda ou geny no lado oposto a ser o ala mais ofensivo. Se jogar maxi à esquerda, na ala direita jogará quaresma ou debast.
O trio do meio campo em processo ofensivo em nada difere do que já vínhamos a fazer, onde Pote e Trincão posicionavam-se por dentro, e a linha ficava para os alas. Acredito que até termos Pote a 100%, os dois médios ofensivos sejam Morita e Trincão. Com o tempo, o meio campo será dividido por Bragança, pote e morita, coisa que, a meu ver, os beneficia, porque um meio campo mais reforçado os ajuda a enaltecer as suas melhores características, sem terem uma preocupação exagerada de não deixar o Hjulmand constantemente sozinho (coisa que acontecia e muito no sistema de 2 médios atuais, e que se notava ainda mais quando os adversários conseguiam saltar a primeira linha de pressão do Sporting).
Mais importante que os esquemas táticos, aquilo que Rui Borges mais emprega às suas equipas, à semelhança de Amorim, é que os jogadores sabem sempre o que fazer dentro de campo, nunca ficam perdidos, e tal como Amorim, Rui Borges acredita no desempenho de funções. Os jogadores sabem as funções que têm que desempenhar em cada posição, e se tiverem que alterar durante o jogo, não ficam perdidos em campo.
Discurso simples, chama os jogadores a discutir as dinâmicas, e atribui-lhes o papel de protagonistas.
26 Dezembro, 2024 at 18:31
Para já a vitória no próximo jogo contra um adversário que joga pouco e que o Vitória não arrumou por manifesto azar…
26 Dezembro, 2024 at 18:38
Azar… Ahah! Custa mais correr a subir.
26 Dezembro, 2024 at 18:42
Só agora estou a ver a apresentação.
Grizei-me todo com o jornalista a perguntar ao Rui Borges se fica com ciúmes por o varandas ter dito que o JP ia tar num gigante europeu e a ele não lhe ter dito isso. Ahahah
E o gajo disse o óbvio. “Eu estou feliz e honrado por estar no Sporting”
Só um ser completamente desprovido de inteligência rebaixa o seu próprio clube desta maneira…
26 Dezembro, 2024 at 19:27
Entretanto o Man acaba de perder pela 3a vez consecutiva!
26 Dezembro, 2024 at 20:11
Antes do final da época está no olho da rua e contrato assinado com as galinhas para a próxima época
26 Dezembro, 2024 at 22:47
Não volta a Portugal nos próximos 10 anos…
26 Dezembro, 2024 at 19:33
Disse mais numa frase do que o João Pereira o tempo todo que cá esteve, aliás o JP teve sempre um discurso um pouco miserável. Mas o importante é que passe o sentimento para os jogadores.
26 Dezembro, 2024 at 22:10
Essa de se recusar a por jogadores de empresário no plantel é que não o deve ajudar no Sporting.
Vai ter que engolir alguns.
Ou vai ter que prescindir da saída de outros.
Vamos ver.
Ou adapta-se ao futebol português.
26 Dezembro, 2024 at 23:11
O varandas é tão burro que aquilo que ele há dias queria, não sei bem como, enaltecer no Sporting, de ter um treinador a sair a meio da época por mérito desportivo… Com este move tá a dizer que o vitoria também é capaz de fazer o mesmo.
27 Dezembro, 2024 at 0:09
🙂
27 Dezembro, 2024 at 7:29
Gostei especialmente da parte em que o Varandas enquanto explica que João Pereira abdicou de uma indemnização, olha, inconscientemente, para Rui Borges.
Este Varandas é um monumental anormal.
27 Dezembro, 2024 at 7:33
O pior é que é um anormal, prepotente, arrogante, mesquinho e vingativo…
É motivo de gozo e chacota para a instituição SCP.