Para lá de todos os elogios que este grupo, depois de serem abandonados pelo líder, num choque anímico fortíssimo, depois de um mês de inferno técnico/tático com perda de uma vantagem folgada no campeonato, depois de uma onda de lesões consecutivas que deixou um plantel curto ainda mais curto e sem algumas das suas principais figuras, merece pelo cerrar de dentes nas últimas duas semanas, há algo que deve ser colocado em cima da mesa: perdemos três finais consecutivas no espaço de seis meses, mais coisa menos coisa.
É verdade que conseguimos algo que faz sentido para um Clube como o nosso: estar nessas finais. Taça de Portugal, Supertaça, Taça da Liga, sendo campeões antes dessas três finais.
No final, nenhuma delas nos sorriu, por motivos bem diferentes.
Na Taça de Portugal, entre a expulsão de St Juste, à meia hora de jogo, e estarmos sem guarda redes, tendo que lançar para a titularidade um puto impreparado para a fogueira, perdemos com um Porto que nos era inferior (1-2).
Na Supertaça, com um Porto ainda mais inferior (o actual), chegámos aos 25 minutos a ganhar 3-0, passando literalmente a ferro o adversário. Acabámos a perder 3-4, no prolongamento, num jogo que passámos do brilhante ao patético.
Ontem, na Taça da Liga, perdemos em penáltis (1-1 no tempo regulamentar), numa final onde chegámos após tudo aquilo que escrevi no parágrafo inicial.
Curiosamente, das três finais, e tendo em conta que o trabalho de Rui Borges leva cerca de 15 dias, esta última pareceu-me aquela em que a equipa foi mais consistente ao longo dos 90 minutos. Mas não ganhámos. Mas podemos ter ganho algo muito importante para o resto da época. Mas não ganhámos. Mas os indicadores são bons.
Copo meio cheio, copo meio vazio (ou o caminho certo que falta tornar efectivo).
12 Janeiro, 2025 at 18:10
Deixo aqui o comentário sobre este assunto que escrevi no post anterior, porque me parece relevante para este post e é a minha opinião sobre isto:
Miguel
12 Janeiro, 2025 at 12:51
Responder
A derrota na Taça de Portugal tem a condicionante da expulsão do Juste e de jogares com o guarda redes da equipa B.
E tem ainda o facto do Amorim não saber jogar com 10, a não ser defender até ao limite… Sempre mostrou isso, e mesmo aquele jogo em Braga que se ganhou 1-0 no ano do 1º titulo, foi assim. Fomos lá 2 vezes, marcámos 1 golo numa delas e o resto foram 10 gajos a defender o jogo todo…
Neste aspecto o Amorim não sabe mais! Mesmo assim, nos 90 minutos foi um empate.
Portanto, sendo uma perda dum troféu, tem de se perceber o contexto!
A derrota de ontem foi num jogo equilibrado, com uma equipa desfalcadíssima – sem 6 jogadores que jogam regularmente – onde em nada fomos inferiores ao adversário. Ainda por cima com um treinador novo, acabado de chegar, com uma sequência de 4 jogos de grau de dificuldade inacreditável para o que acontece em Portugal. E perde-se nos penaltis – ou seja, o resultado em 90 minutos foi um empate!
Portanto, também aqui, sendo uma perda de um troféu, tem de se perceber o contexto!
A Supertaça, sim, foi a perda dum troféu inaceitável e muito por culpa própria.
E também aqui tem de se perceber o contexto para se perceber que esta perda deste troféu nada tem a ver com as duas perdas mencionadas antes. E o contexto foi estar a ganhar 3-0 contra um FCPorto fraco e pouco capaz… Aqui sim, há um demérito gigante da nossa parte, muitas criticas a fazer ao treinador, porque foi ele acima de tudo que perdeu o troféu com as suas opções durante a partida. Nem o facto de no tempo regulamentar ter dado empate o safa…
E meter este jogo ao nível dos 2 anteriores é uma merda – mais uma vez – de quem se limita a comentar resultados e não sabe olhar ao que se passa durante o jogo!
Do jogo de ontem, eu tenho a tirar o seguinte:
a) o Rui Borges trouxe de volta a alma da equipa, o que só demonstra a absoluta estupidez, a absoluta incompetência, que foi a opção João Pereira
b) a sequência de jogos que a equipa apanhou com o novo treinador é algo nunca visto em Portugal: Benfic@ (casa, vitória), Vitória (fora, empate), FCPorto (neutro, vitória) e Benfic@ (neutro, empate com derrota nos penaltis). E, em cima disto, sem 5/6 jogadores dos mais utilizados durante a época.
c) o Rui Borges tem dificuldade em mexer na equipa e demora muito a ler o que a equipa precisa durante o jogo – que foi algo que se viu no Amorim nas primeiras épocas.
d) se com a equipa desfalcada desta maneira, com um meio campo com Geny, Hjulmand, Simões e Quenda, se consegue jogar taco a taco com o melhor plantel de Portugal, com certeza vamos dar luta por ganhar este campeonato!
e) o Hjulmand é um jogador do caralho!
– // –
O campeonato vai ser disputado até ao fim e qualquer equipa das 3 grandes vai poder ganhar – porque são muito melhores que as outras se jogarem o seu normal e se empenharem tanto como os adversários. Mas, onde não o fizerem, como se viu hoje com o FCPorto, podem perder pontos que serão depois importantes e que os terão de recuperar com os adversários directos, naqueles 5 jogos mais complicados da época!
– // –
Miguel
12 Janeiro, 2025 at 17:25
Responder
Em termos de pontos perdidos…
No grupo dos 29 jogos com obrigação de ganhar:
a) o FCPorto leva 5 pontos perdidos – 1 derrota e 1 empate
b) o Benfic@ leva 10 pontos perdidos – 2 derrotas e 2 empates
c) o Sporting leva 10 pontos perdidos – 2 derrotas e 2 empates
No grupo dos 5 jogos mais difíceis:
a) o Sporting leva 3 vitórias em 3 jogos – 9 pontos
b) o Benfic@ leva 1 vitória e 1 derrota em 2 jogos – 3 pontos
c) o FCPorto leva 2 derrotas em 2 jogos – 0 pontos
Isto mostra bem que se não é a decisão absurda do Varandas, provavelmente acabavas a 1ª volta com 16 vitórias e 1 empate – ainda que eu esteja convencido que nesse contexto ganhávamos em Guimarães também e fazíamos 17 vitórias!
12 Janeiro, 2025 at 18:24
Terminou a primeira volta, passámos o cabo das tormentas agora até 6 de fevereiro sem vacilar, sem ofensa o marquês que safoda, há rotundas em Mirandela?
12 Janeiro, 2025 at 18:33
Vai ser uma limpeza … Ou, não …
12 Janeiro, 2025 at 18:40
O Morten já lançou o mote..
12 Janeiro, 2025 at 18:36
Um troféu é um troféu. Não há nenhum que não seja importante. Mas há uns mais importantes que outros. Já perdemos os dois menos importantes, estamos na frente do principal e com possibilidades de ir disputar a final do segundo mais importante.
Não obstante a merda que foi perder o troféu ontem, não perdemos o jogo e os sinais demonstrados durante o mesmo, fazem-me acreditar muito.
Ao contrário da Supertaça, que foi dos poucos jogos em que senti mesmo vergonha da equipa, ontem não senti isso. Senti que fomos melhores no jogo, mas fomos piores na decisão por penaltis. Para a história fica o troféu ganho pelos outros. Mas consegui ver a equipa unida e isso tem de nos trazer algo bom no futuro, como disse e bem o RB.
E o jogo de hoje que nos garante o primeiro lugar no fim da primeira volta, faz de nós os verdadeiros campeões de inverno.
Para finalizar, voltar a referir em letra maiúscula, nold e sublinhado: NÃO NOS ESQUEÇAMOS DO QUE O VARANDAS FEZ AQUANDO DA SAÍDA DO AMORIM, NEM DAS MERDAS QUE FEZ ANTES DISSO. A INCOMPETÊNCIA MORA EM ALVALADE! VAI É ESTANDO DISFARÇADA EM RESULTADOS. MAS A INCOMPETÊNCIA LIDERA O SPORTING!
12 Janeiro, 2025 at 18:41
Na mouche
12 Janeiro, 2025 at 18:47
Portanto, neste momento, temos a rabolhagem em terceiro cheias de inchaço por terem ganho a taça da liga
O Porto em segundo a mostrar lenços brancos ao treinador
O Sporting em primeiro com os adeptos só a desejar que regressem os lesionados.
12 Janeiro, 2025 at 19:01
Assinava já o último parágrafo se fosse assim no final do campeonato.
Claramente que o que nos falta são esses jogadores, pela qualidade que dão ao 11 e pelas opções no banco.
12 Janeiro, 2025 at 19:04
Acho que serão os reais reforços, mais do que alguém que se vá buscar agora em janeiro.
12 Janeiro, 2025 at 19:17
Valdemar, percebo, mas o que seria esta equipa com:
Um guarda-redes a sério, em vez do sérvio ou do uruguaio
Um central-patrão, em vez de um dos rapazes
Um defesa esquerdo bonzinho, em vez do Fresneda ou do Esgaio
Um centro campista mais
Um extremo que acrescentasse, em vez do Edwards
Um segundo matador, em vez do miúdo nórdico ou para além do miúdo
Entre o Verão e o Inverno, poderíamos perfeitamente ter uma plantel assim, sem loucuras estúpidas, mas com competência máxima no “scouting” e negocial.
Realmente, não queremos ou não sabemos ser felizes.
12 Janeiro, 2025 at 20:20
Não tenho dúvidas.
E com um treinador competente e comprometido com o clube
E com um director desportivo útil, corpo e alma no presente clube e não a fazer passeatas ao novo que já o contratou
E já agora com um presidente inspirador e que saiba juntar dias sílabas sem se trocar todo e não arrogantemente egocêntrico.
Mas é o que temos, amigo sniper
12 Janeiro, 2025 at 21:18
De acordo com tudo. Uma pena.
12 Janeiro, 2025 at 22:33
Não entendo quem ainda acha o Israel insuficiente. Sim, comprometeu em alguns jogos. Salvou tantos, mas tantos outros. Ainda ontem.
Para vir e ser titular, só alguém MUITO melhor (não o hype do momento, mas alguém COMPROVADAMENTE bom), e o comboio De Gea só passou uma vez…
12 Janeiro, 2025 at 19:11
Não gosto de paleio. Gosto de factos. Vamos a eles?
1. Em 4 títulos mais recentes: perdemos Taça, Supertaça e Taça da Liga; ganhámos o Campeonato.
2. Desde que Varandas é presidente (2018/2019):
Campeonatos (6), Taças (6), Supertaças (6), Taças da Liga (7): 25 títulos
Sporting 2 + 1 + 1 + 3 = 7
Benfica 2 + 0 + 2 + 1 = 5
Porto 2 + 4 + 3 + 1 = 10
Braga 0 + 1 + 0 + 2 = 3
É isto “o melhor presidente desde D. Afonso Henriques”?
Nem todos os natural born loosers são sportinguistas, nem todos os sportinguistas são natural born loosers, mas há demasiados sportinguistas que, sim, são-no. Só podem, com a falta de exigência que demonstram, com a tolerância para com a mediocriodidade, com as escolhas erradas que fazem.
As coisas são o que são.
I rest my case.
12 Janeiro, 2025 at 19:32
Acabei de escrever algo parecido.
“Nem todos os natural born loosers são sportinguistas, nem todos os sportinguistas são natural born loosers, mas há demasiados sportinguistas que, sim, são-no. Só podem, com a falta de exigência que demonstram, com a tolerância para com a mediocriodidade, com as escolhas erradas que fazem.”
E este parágrafo é certeiro. Muito banana murcho e perdedor neste clube. A começar nos dirigentes e a acabar em milhares de adeptos (que curiosamente, ou não, são os que apoiam estes incompetentes).
12 Janeiro, 2025 at 19:38
Certeiro, como sempre.
12 Janeiro, 2025 at 21:42
É isto!!
Entretanto está na hora de mudar os colchões…
12 Janeiro, 2025 at 19:30
Esta foi a que menos me custou perder devido a todas as condicionantes dos últimos 2 meses.
MAS…. não façamos disto uma taça de cartão à lampiões.
E vamos a números:
Perdemos as últimas 4 finais a que fomos!!!
Taça Liga vs Porco
Taça Portugal vs Porco (depois de estar a vencer)
Supertaça vs Porco (depois de 3-0!!!)
Taça Liga vs Toupeiras.
Inadmissível!! Especialmente as duas finais antes da de ontem.
Um clube que já ganha pouco tem que meter 1 troféu pelo menos nomeio disto tudo.
E para mim isto é mental. E vem de cima….e não só.
12 Janeiro, 2025 at 19:47
Edwards chegou atrasado á concentração dos jogadores do SCP antes da final da taça da liga…
Por isso ficou fora dos convocados…
Excelente demonstração práctica da bandalheira que é a nau Catrineta leonina com o excelso capitão bananas ao leme.
12 Janeiro, 2025 at 20:26
Qual é o problema?
Se treinadores podem ir passear a Londres,
Se directores desportivos podem ir passear a Manchester
Qual é o problema de chegar atrasado à concentração?
12 Janeiro, 2025 at 23:09
Exacto. O exemplo vem de cima.
12 Janeiro, 2025 at 19:53
Líderes…
porto perdeu
Boa vitória do United
Ceiçao empatou
Nem tudo é mau.
Jogo a jogo, com calma.
SL!
12 Janeiro, 2025 at 20:22
Vitoria do United? O sonso esta a ficar perito a por o MU a jogar como equipa pequena. 11 atras da bola e chuto para a frente… vai voltar ao normal nos jogos mais “fáceis” quando tiver de cruar realmente alguma coisa…
12 Janeiro, 2025 at 20:54
Dalot foi mal expulso e teve de defender o empate até as grandes penalidades…
12 Janeiro, 2025 at 20:57
É o tal ódio de que fala o Miguel….tolda a razão
12 Janeiro, 2025 at 22:24
🙂
12 Janeiro, 2025 at 19:58
Que amasso que o Real Madrid está a levar do Barcelona, só na 1ª parte 4-1.
Raphinha joga muito.
Somos campeões de Inverno, estamos isolados na frente.
12 Janeiro, 2025 at 20:36
MUUAAAAHAHAHAHJAJAHAHHAHAHHAHAHAHA
Trincão
I lobe you
12 Janeiro, 2025 at 20:59
Que treino que o Barça deu ao Real. Ainda correm com o Ancelloti para vir buscar o JP.
12 Janeiro, 2025 at 21:19
Isso. E levam o Varandas com o João Pereira. Qual Florentino, qual carapuça.
12 Janeiro, 2025 at 21:15
Um gajo que devia estar a dar tudo para ter minutos e entrar na equipa, até porque precisa dele, parece que chega atrasado á concentração!! Fdx, que profissional de mão cheia. Ou tem uma boa razão para isso ter acontecido ou para mim ia o resto da época para a B.
Após este resultado do Porto…mais fodido fico! Já podíamos estar tão confortáveis…
12 Janeiro, 2025 at 21:21
Agradeçamos ao mestre das conferências de imprensa e ao nosso querido líder, com a sua gestão errática e delirante.
12 Janeiro, 2025 at 21:44
Correção: parece que foi a concentração dos não convocados.
12 Janeiro, 2025 at 22:25
O gajo ganha 1,7M€ brutos…
12 Janeiro, 2025 at 22:56
Gestão de roof top …
12 Janeiro, 2025 at 22:07
Esta coisa de ir em primeiro é uma chatice.
Que saudades de por esta altura já estar afastado da luta pelo título.
Que merda o porto empatar e virarmos o campeonato na frente.
Que tristeza ….se nos enganámos com o JP pra quê corrigir ? só tinhamos que ser logicos , levar os enganos por diante e estar afastado de tudo.
Haja coerência.
12 Janeiro, 2025 at 22:23
O porto perdeu, atualiza-te.
12 Janeiro, 2025 at 22:24
Eu sei que perdeu , enganei-me , obrigado.
12 Janeiro, 2025 at 22:25
O Rui Borges tem-nos no sitio com uma simplicidade e humildade do caralho.
Tem neste momento o grupo com ele, isso nota-se.
Acho que o bicampeonato está mesmo ao alcance.
Saiba a admnistração dar ao treinador 2 reforços efetivos L.E. e Extremo para jogarem alem do GR que vem.
E se querem saídas, começem pelo Edwards e cada vez mais acho que Inácio com uma boa proposta (que não acredito já) na ordem dos 30/35M era bem vendido. Tenho muitas duvidas dele neste sistema.
12 Janeiro, 2025 at 23:01
Nos quartos da taça vamos a Barcelos. 3 feira vai ser giro( ou não) ver o que o Marreco poderá ter preparado….
12 Janeiro, 2025 at 23:13
Pois bem …
Querem ver o copo meio cheio ?
É assumir que temos o Gyokeres, temos o Hulmand, temos o Quenda, e
temos o Gonçalo Inácio além do pote e mais um ou outro jogador de nível excecional .
Ou seja esta época representa uma oportunidade única para o Sporting ser campeão com este plantel
Copo meio vazio as lacunas que este plantel apresenta nomeadamente o guarda-redes o segundo ponto de lança a falta de jogadores do meio-campo e algumas falhas na lateral .
Agora, parece que superamos o amadorismo do presidente com a escolha do j Pereira.
O reset tá feito. Vamos em primeiro em aminha opinião somos os favoritos para ganhar no título