O Sporting confirmou, através de comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que Geovany Quenda e Dário Essugo sã os mais recentes reforços dos ingleses do Chelsea. Este duplo negócio com os londrinos vai render, ao todo, 74.408 milhões de euros aos cofres leoninos.
O extremo de 17 anos custará 52 136.541,32 milhões de euros aos blues. 50 777.700 milhões de euros dizem respeito a um valor fixo, com 1.358.841,32 milhões de euros que serão pagos após serem cumpridos objetivos desportivos. Quenda vai ficar em Alvalade por mais uma época, por empréstimo do Chelsea. A transferência acarreta um serviço de intermediação no valor de 3,55 milhões de euros.
Já Dário Essugo vai deixar 22.272.275,00 milhões de euros nos cofres do Sporting. O médio está cedido ao Las Palmas até final da temporada, mudando-se para Londres a partir do próximo verão. O custo de intermediação fica nos 999,687 euros.
Como não poderia deixar de ser, o negócio divide opiniões, e eu estou do lado dos que, penso que podemos dizer assim, não estão a achar lá muita piada ao momento. Passo a explicar porquê, em modo de resposta às justificações dadas por quem acha que é óptimo.
Tenho visto quem acha que é um óptimo negócio, dizer que Quenda ainda é um diamante por lapidar, que uma boa primeira época pode não ter continuidade, que conseguimos encaixar mais do que o orçamento de uma época e ainda ficar com o jogador mais um ano.
É tudo verdade. Mas não é menos verdade que Quenda é o diamante maior deste plantel. Não existe jogador com maior margem de progressão, não existe jogador com maior potencial futebolístico, não existe jogador como maior potencial de valorização ao nível do mercado. Não quero saber se raramente se vende um jogador desta idade por um valor destes (acho que é o segundo mais caro de sempre, a nível mundial), pois acho que 50M é curto por Quenda, sendo que dificilmente não voltaremos à Champions na próxima época, voltando a colocar na montra o extremo. Aceitaria, por exemplo, se a esse valor se acrescentassem pelo menos 20M em objectivos.
Já que falamos em Champions, não deixa de ser curioso que se faça um negócio destes com a época em curso, algo nada habitual, o que vem reforçar o que já ficou claro no mercado de inverno: não há dinheiro para mandar cantar um VAR, só não se percebe porque raio é que se enterraram 6 milhões no Biel… Outra nota curiosa: os valores do contrato com a NOS foram todos antecipados, o que significa que nos próximos dois anos há 70M que não entram na tesouraria. Coincidências.
Passamos para Essugo. Ah, e tal, o gajo nunca foi titular no Sporting. Pois não. Ah, e tal, 22M é mais do que bom. Ora, façamos uma conta simples: Essugo estreou-se em 2021, com 16 anos. De lá para cá, andou pelos escalões jovens, e, em 23/24, foi emprestado ao Chaves, onde, pelo menos para mim, fez mais do que suficiente para mostrar que era melhor do que Sotiris, Tanlongo ou Koba Koindredi. Quanto custaram estes três jogadores? Para que foram contratados quando havia… Essugo? É isto a aposta na formação?
Resumindo e baralhando, estes 70 milhões, já descontando as comissões a pagar (vá lá, não são os 10% da praxe), deveria ser o valor a receber unicamente por Quenda. Essugo, esse, com as oportunidades devidas, faria hoje parte do nosso plantel e teria sido várias vezes utilizado esta época, até pelo rol de lesionados que tivemos. Aliás, quantas vezes se questionou o avançar para 24/25 unicamente com Hjulmand, Morita e Bragança, ainda para mais num ano onde a carga de jogos ia aumentar pelas mudanças na Champions.
Ficamos com os cofres recheados, pois ficamos. E para lá de se concordar ou não com o negócio, nada resta que não seja perceber de que vale este movimento financeiro, mas isso é algo que só se perceberá quando for preciso começar a construir o plantel de 25/26, e deixarmos, ou não, arrastar as negociações em torno dos jogadores que queiramos que sejam reforços.
20 Março, 2025 at 20:18
Com esta direção este negócio só vai servir para aumentar prémios de gestão. O resto são Biels, sunsets e corporate parties.
20 Março, 2025 at 20:39
Concordo, os 22 milhões que se recebem do Essugo já foram gastos em merda que se andou a comprar para esse lugar. Mas, não sejamos anjinhos há muitas contratações que só servem para mexer o dinheiro e fazer pagar comissões… só não vê quem não quer.
20 Março, 2025 at 20:45
Cherba, colocas e bem muitas e diversificadas questões que, legitimamente pululam pela cabeça dos sportinguistas pensantes …
Para os outros, os ruminantes, pouco interessa… Querem é ter o seu gin bar no meio das bancadas com uns puffs…
E isto é feito com a tal “herança pesada” …
Hold on to your seats…
20 Março, 2025 at 21:07
No fim, mesmo no fim disto tudo, gostava de saber ao certo quanto vai entrar (€) realmente nos cofres do Sporting???!!!!!
20 Março, 2025 at 21:40
Pois estou como tu. O trio de ataque para o ano devia de ser Pote + Contratação + Quenda. Duvido que desvalorizasse 1centimo, com CL, seleção, etc. Em vez disso vamos ter Pote + Contratação + Trincão (com ordenado melhorado). No meio campo quase igual. Morita sai, Bragança não começa a época, e o Essugo sai pela módica quantia de 20M. Outro que campeonato + CL facilmente iria valorizar. Porque em vez de dar uma época no plantel ao Essugo, vamos literalmente buscar o Kocho.
O Sporting parece que deixou de formar para tirar proveito e vender, e passou a formar para vender em desespero. O Quenda e Essugo saem pela mínima valorização possivel, mas está tudo bem.
Fdd vai ser para a próxima época quando tiverem de vender o Quenda e não houver Quenda para vender. Esta época devia de estar coberta com a venda do Gyo, mas pela pressa parece que afinal não.
21 Março, 2025 at 8:21
Se calhar a situacao financeira é bem pior do que a que apregoam.
21 Março, 2025 at 9:11
Claro que é. Se pensarmos que o Sporting tem precisado de fazer 40/50M/época, mesmo que o ano passado não os tenha feito, haveria a necessidade de esta época fazer entre 80/100M. O Gyokeres sozinho praticamente cobre isto. Se em cima do Gyokeres temos de meter mais 70M, é porque há alguma coisa que não bate certo.
Mas pronto. O Varandas ganhou 2 em 6, vai para o Bi, e é dos melhores Presidentes de sempre. Claro que o facto de ter faturado mais do que qualquer outro e mesmo assim ter conseguido criar um buraco maior do que aquele que encontrou, é irrelevante.
20 Março, 2025 at 21:45
Que “bonita” selecção temos!!
Que “lindo” seleccionador temos!!!
Que “belos” jogadores temos!!!
Quais deles os melhores???!!!!
20 Março, 2025 at 21:59
Ser a segunda maior venda de um jogador de 17 anos com tanto potencial, é também a constatação de que estamos longe de ser um Clube equilibrado e sustentável.
Vender jovens com esse potencial, sem que tenham possibilidade de crescer e valorizar dentro de portas por mais alguns anos, é o que fazem os sul-americanos.
Grandes clubes não poēm as suas pérolas a venda, e muito menos com as competições ainda a decorrerem…
20 Março, 2025 at 22:22
Tanto record e nunca tivemos tão bem e afinal…
21 Março, 2025 at 12:54
Concordo muito muito com isto!
20 Março, 2025 at 23:00
A dois tempos.
A venda de Essugo é BOA. Para a próxima época, ia estar atrás de CINCO jogadores (Hjulmand, Bragança, Debast, Simões e o novato Kocashvili), de entre os quais um indiscutível, um mais novo do que ele (e que já mostrou ser promessa de muito futuro) e um recém-chegado. isto sem falar em Felicíssimos, Britos ou Arreiois. Na melhor das hipóteses, ia ser opção periférica, se não fosse novamente emprestado. Por menos do que isto, vendemos um titularíssimo e internacional AA português. Venda não óptima, mas boa, nos moldes do Thierry Correia.
A venda de Quenda é MÁ. Não só por ser o melhor extremo que vi sair da Academia desde Nani (ou, vá lá, Rafael Leão), mais inteligente que Bruma, mais objectivo que Gelson e Podence, nem só por poder fazer competentemente três posições, incluindo uma mais defensiva, nem por ser opção titular…mas porque todos sabemos que se equipasse de vermelho, teria sido avaliado em 120 a 150 milhões e vendido ‘por especial favor’ por 80 ou 100. Isso é que dói, como já doeu com outros. Mas para isso, tinha sido preciso que o Martínez o tivesse deixado ser o internacional AA mais novo de sempre, nem que fosse para jogar os descontos… De resto, toda a sorte do Mundo, puto. Boa sorte por ‘cá’.
Logo, copo meio cheio, por agora.
PS: Os ódios de estimação são fodidos. Já há aqui gente a ver cenas no Biel com base em dez minutos de um jogo…
21 Março, 2025 at 0:36
O Biel veio do Bahia e ainda tem de aprender a falar português, também tá inscrito no Fitness hut e para o ano vai certamente explodir.
Agora fora de brincadeiras, concordo contigo, o Essugo bem vendido , Quenda mal vendido
21 Março, 2025 at 11:06
“PS: Os ódios de estimação são fodidos. Já há aqui gente a ver cenas no Biel com base em dez minutos de um jogo…”
Nem é tanto pelos 10 minutos de jogo, é mais pelos n jogos ausente. Negócio criminoso.
21 Março, 2025 at 17:04
Por acaso acho exactamente o oposto:
Venda do Quenda boa. Tem muito potencial, de facto, mas nunca ninguem conseguiu vender um miudo de 17 anos em Portugal por valores semelhantes, e mesmo lá fora há poucos (slavo errro só um central para o United) que foram vendidos por valores superiores. Ainda por cima tendo em conta que vamos te-lo durante mais um ano, acho que a venda é boa.
Venda do Essugo má. Acho que é daquelas situações, que, com o emprestimo para o Las Palmas cresceu imenso, e está a continuar a crescer, e seria muito util no próximo ano. Nao acho que estaria atras desses 5 jogadores. Quanto muito estaria atrás do Hjulmand e do Debast (e nao sei se o Debast nao volta a central). Do georgiano ainda nao se sabe se vem (eu so acredito quando for a apresentação), e o Bragança vai ficar no estaleiro muito tempo e nao sabemos como vai voltar, quando voltar. Do Simoes considero que o Essugo está à frente, ou pelo menos compete taco a taco.
21 Março, 2025 at 5:15
As vendas estão feitas mais importante que discutir se foram boas ou más é saber como e aonde vão ser utilizados os 120M de Euros (74+48) isso sim é importante….
Quanto ao essugo um jogador com o perfil dele no SCP e apenas no SCP note-se, era expulso jogo sim, jogo não, fraco no passe, mediano no transporte de bola, muito forte no contacto físico….
Digam-me honestamente com as arbitragens a que assistimos ano após ano quais são as chances de um jogador como ele cuja arma principal é o físico e o choque se safar no SCP?
Ou já se esqueceram do que fizeram (e tentaram fazer ainda pior) ao Palhinha e ele era muito mais evoluído tecnicamente que o essugo…
Quando fazemos um raciocínio convém não nos limitarmos ao que vai de encontro as ideias pre-concebidas que já temos…
21 Março, 2025 at 8:56
O Essugo é um Vidigal de que falam como se fosse um William ou Palhinha. Não percebo mesmo o hype.
21 Março, 2025 at 10:22
o mesmo Vidigal que foi fundamental para seres campeão?
21 Março, 2025 at 10:41
Menos Cherba menos, fundamental foi o Acosta, o André Cruz e o Scmeikel….O Vidigal foi importante como alguns outros agora fundamental?
Já o disse acima e volto a dizer a “simpatia” que temos por uma opção ou outra nunca nos deve “nublar” a visão sobre a realidade e o raciocínio, mesmo que não sejam do nosso agrado…
21 Março, 2025 at 13:18
Não posso, propriamente, falar pelos outros mas diria que o sentido do cherba é titular numa equipa que foi campeã nacional.
Logo, fundamental.
Obviamente, qqr um dos que referes seria muito mais difícil de substituir do que o Vidigal.
mas o facto é que o Vidigal era o trinco titular dessa equipa
Tal como o Essugo, poderia ser titular da futura equipa tricampea
21 Março, 2025 at 16:50
Volto ao mesmo o essugo é um jogador limitadissimo, o grande trunfo dele é a parte fisica e em PT nunca um jogador com essas características a jogar no Sporting se safava, porque dada a forma dele jogar vai permanentemente ao choque, se com o Mortem é uma chuva de amarelos imagina com o Essugo
Num dos roxos era titular de caras e não levava nem amarelos nem vermelhos, no Sporting não acabava metade dos jogos
21 Março, 2025 at 18:10
Nisso acredito..
22 Março, 2025 at 11:43
Limitadíssimo??? Os gajos do Chelsea devem ser mesmo muito parvos para darem mais de 20 milhões por um jogador Limitadíssimo…. ou então, não sabem o que fazer a tanto dinheiro que têm….
Deves andar distraído e não tens visto os jogos do Essugo na Liga Espanhola…. acontece.
Nem tens acompanhado o interesse de grandes clubes no miúdo, acontece….
Mas a pressa de vender é tanta que vamos atrás da primeira cenoura que nos agitam á frente….. quando no verão podíamos vender o jogador por outros valores bem mais interessantes…. gestão de topo, como sempre
21 Março, 2025 at 13:37
sabias que, nessa equipa de 99/00, apenas o Rui Jorge e o Acosta fizeram mais jogos do que o Vidigal
e olha que eu sou Duscher team
21 Março, 2025 at 13:50
Não tinha certo mas tinha essa ideia
Ai duscher duscher..
21 Março, 2025 at 15:24
O companheiro de meio campo do Vidigal variou entre Bino/Delfim e Duscher. O Vidigal jogava sempre.
Creio que o Duscher até foi para a seleção a meio do ano, não foi?
21 Março, 2025 at 16:45
Quem retira o Vidigal do lote de gajos fundamentais para ganhar esse campeonato obviamente era demasiado gaiato e não se lembra.
21 Março, 2025 at 16:51
Não me conheces de parte nenhuma não sabes a minha idade portanto evita-te…
21 Março, 2025 at 16:47
E então? O Trincão é o gajo com mais minutos e é queimado diariamente aqui….
O facto que um jogador faz mais minutos que outros não quer dizer grande espingarda a não ser que NAQUELE ano, NAQUELA função o clube (ou o treinador) não tem melhor para aquele lugar, apenas e só…
Se não existisse o Gyo o Harder jogava os jogos todos era por isso que passava a marcar mais ou ser mais importante que o Gyo?
21 Março, 2025 at 17:01
Se não existisse Gyokeres e o Harder jogasse os jogos todos e fossemos campeões, obviamente que era um jogador fundamental para esse campeonato.
Não estou a ver qual é a duvida.
Ninguém diz que o Vidigal era um superjogador. Mas foi extremamente importante.
E o Essugo joga MUITO melhor do que o Vidigal com bola. Aposto o que quiseres, mas o que quiseres….que vou ler aqui daqui a uns anitos “que ele cresceu imenso com bola e que foi uma evolução brutal”
Quanto queres apostar?
21 Março, 2025 at 18:30
Eu não aposto pois sei que vou perder
21 Março, 2025 at 21:41
Portanto deixa lá ver se eu entendi bem
Primeiro fundamental é uma coisa ( e foi isso que o Cherba disse) importante ou muito importante é outra
Depois a tua argumentação é “se” e “futuramente” em relacão aos “ses” eu digo-te que nesse ano sem o Vidigal também podíamos ser campeões aí tens outro “se” como gostas, porque “se” ele não jogasse jogava outro no lugar dele, este “se” tem tanto valor como os teus zero, nomeadamente “se” o Harder jogasse os jogos todos e fosse o melhor marcador etc etc etc vale zerinho !!!
Vamos ao futuramente ( e já agora o Vidigal não era nenhum Dusher mas era muito, mas muito menos tosco que o Essugo, vai ver o golo dele na final da supertaça, em Paris se não estou em erro, com o fcporko) eu não sei, nem aposto com ninguém o valor FUTURO de um jogador, muito menos de um miúdo, o que não faltam é exemplos de jogadores que melhoraram o jogo deles ao longo dos anos ( o Oceano por exemplo) outros pioraram, (o Felix) o que eu disse é que a jogar como está ACTUALMENTE não acabava metade dos jogos no SCP em PT, nas competições Internacionais talvez, talvez fosse diferente…
Uma coisa é a teoria á lá FM, outra é a realidade…
Por isso é que não me interessam os “ses” do mal vendido, ou não devia ser vendido, mas sim a realidade que é a que é, foram vendidos e importante é o que estes anormais vão fazer com o dinheiro!!!
Por último porque parece existir alguma confusão com a interpretação do português, útil e importante em “futebolês” não é a mesma coisa que decisivo ou fundamental!!!
Pareces-me um gajo inteligente, sabes certamente a diferença entre cenários teóricos e a “praxis” a realidade… Pode é não te dar jeito para a argumentação…
21 Março, 2025 at 17:56
Isso não invalide que fique ligado ao bicampeonato.
Foi um contribuinte muito importante.
Se é substituível ou não é outra questão.
Insubstituíveis, a equipa tem dois, o Gyo meio campeonato é dele e o Hul.
22 Março, 2025 at 13:14
Camarada, neste momento o Essugo tem lugar no nosso plantel e faria muitos, muitos minutos
22 Março, 2025 at 0:48
Sem Vidigal dificilmente eras campeão, tanto que quem rodava no meio campo eram outros, Vidigal foi sempre titular e varria o meio campo todo. Duas canoas nos pés é certo…mas limpou aquilo todo dando liberdade e descanso a outros na hora de recuparar.
Ou és mto novo ou então tanto de bola como o Varadas percebe de gestão.
22 Março, 2025 at 9:37
O Tenham não é puto.
(e diria que percebe)
Mais uma vez, nao posso falar pelos outros mas a minha interpretação do cerne da afirmação dele é o impacto no plantel.
o vidigal seria mais facilmente substituível, tal como o essugo.
Penso que não diria o mesmo do Hul.
Como o fresneda vai ser bicampeão mas não é fundamental como o nuno Mendes..
Claro que foi importante/fundamental, esteve lá os jogos quase todos a limpar e galgar terreno.
Mas não seria difícil substituir.
Ja os livre do André, os golos do acosta e sua ratice, a presença do Schmeichel nem com mastercard!
Acho que é nesse sentido.
Essugo, vamos ver se será um vidigal ou um gatttuso
21 Março, 2025 at 9:32
Não gosto desta venda.
Como tenho dito…Estamos a vender os mais novos antes de atingirem o seu potencial máximo. O pressuposto deveria ser o contrário. Valorizar e só depois de estar perto do valor máximo…vender. Não temos nem aproveitamento máximo desportivo nem financeiro.
E isto é filosofia porque são muitos exemplos e agora mesmo num ano que não temos problemas em vender…
21 Março, 2025 at 10:23
obrigado
21 Março, 2025 at 10:39
Estamos a formar para vender assim que possivel, e não para tirar proveito desportivo. O Essugo sai sem fazer uma época em que pode lutar pela titularidade (num ano em que vai haver espaço para mais médios) para irmos buscar o Kocho que é 5 ou 6 anos mais velho…
Mas mesmo assim o negócio do Quenda é capaz de ser o pior de todos. Ele sai mas fica, provavelmente para continuar à esquerda o que tira o melhor do jogo dele, e para continuarmos a ter o Trincão na direita, a ganhar mais do que já ganha… Clara oportunidade para renovar o ataque, saindo Gyo e Trincão com o Geny e o Quenda a serem opções para serem extremos direitos, e acabamos por vender o melhor dos 3 para ficarmos a usá-lo à esquerda, partindo do principio que o Pote vai ser um dos médios no 4-4-2 ou 4-5-1 do RB. Se o Pote continuar à esquerda, o negócio fica ainda pior.
21 Março, 2025 at 12:10
“E isto é filosofia porque são muitos exemplos e agora mesmo num ano que não temos problemas em vender…”
O Sporting é um clube vendedor, como o são o Benfic@ e o FCPorto…
Logo, a filosofia de vender é a normal nestes clubes.
O Benfic@ vendeu o Neves, vendeu o Félix, vende Enzo Fernandez, vendeu o Darwin… Vendeu o Ramos… Vendeu o Cancelo, vendeu o Bernardo!
Faz parte!
Têm muito mais receita e vendem porque são um clube vendedor.
“… agora mesmo num ano que não temos problemas em vender…”
Isto quer dizer exactamente o quê?
Não vendeste ninguém titular no verão de 2024… É super óbvio que há imensa pressão para vender até 30 de Junho de 2025… O que raio não entendes aqui?
21 Março, 2025 at 12:19
Porra…vá lá…se leres com atenção chegas lá.
O problema não é ter de vender. O problema é vender antes dos jogadores da formação atingirem o potencial máximo de valorização quer desportivo quer financeiro. Venderem assim que aparece uma proposta com uns euros que se veja.
E prova disso é que todos os que dizes que os lamps venderam…tirando o Bernardo e o Cancelo, foram mais caros do que o Quenda…e nem vou ao Essugo e M. Fernandes.
Achas que os lampiões fizeram bem em vender o Bernardo e o Cancelo?! Deves ser a unica pessoa que eu conheço que acho que isso foi um bom ato de gestão.
Achas que alguma vez os lamps iam vender o Felix, o Enzo ou o Darwin por mais do que venderam? Mesmo o Neves, não é o tipo de jogador que em Portugal valorizasse muito mais.
Não devemos ter problemas com vendas significa exatamente isto:
Temos vários jogadores que estão, esses sim, no seu potencial máximo de valorização no Sporting (Gyokeres, Morten, Diomande ou mesmo Inácio) e outros já em decrescente (como o Morita) que têm muito mercado e que podiam cobrir o prejuízo de não vender o ano passado e acrescentar a venda deste ano. E que, além do mais, muito provavelmente teremos de vender na mesma durante o mercado, bastando aparecer um clube grande europeu que os queira levar, porque percebem que o tempo de valorizarem no Sporting já passou.
21 Março, 2025 at 12:37
Substituiria o provavelmente por seguramente.
Este venda liberta meios para os compromissos deste semestre. Para os da próxima época, incluindo o reforço do plantel e já contando com a UCL, teremos de efetuar vendas de valor semelhante a esta, mesmo contando que os reforços não sejam muito caros e se consiga prazos alargados de pagamento.
21 Março, 2025 at 12:48
O que queria dizer aí é…mesmo que já não seja uma necessidade, provavelmente teremos de vender.
Por exemplo…
Imagina que o Gyo saí em Julho por 80M. Faz o que precisamos, deixamos de ter necessidade de vender para viver.
Depois disso aparece Man United e Barcelona a darem 40/45M pelo Morten. O Morten vai querer sair para um destes clubes e por isso, mesmo sem necessidade, provavelmente teremos de vender. Quem diz Morten diz Inácio, Diomande ou outros. Chegando interesse de clubes de topo, fica dificil de segurar. Mais milhão menos milhão, eles vão sair.
E voltamos ao mesmo. Se era para isto…mais valia sempre ter vendido e estruturado já este ano tendo isso em mente, evitando vender sob pressão a meio do ano, putos com potencial de valorização enorme. É mais uma prova da irracionalidade dos adeptos que passa para uma opção irracional da direção. Toda a gente queria manter todos os jogadores…pior…toda a gente queria contratações a meio do ano. Depois acontece isto e não se podem queixar.
Eu só me queixo porque…foi contra a gestão do mercado do ano passado e pior ainda quando nem sequer podemos chegar ao mercado aberto do ano seguinte sem venda “grossa”.
Vender os putos para desenrascar ou de aflitos, é um crime. De todos os pontos de vista.
22 Março, 2025 at 9:43
Também concordo
22 Março, 2025 at 11:46
Concordo em absoluto, acho que daqui a algum tempo podiam render bem mais. Se calhar até no final da época. Há (havia) muitos interessados
21 Março, 2025 at 9:59
Como já disse antes o Essugo foi uma péssima venda. Não sei qual foi a necessidade de vender o Essugo depois de vender o Quenda. Para o ano sem Morita, com Bragança e Simões vindo de lesões graves quem vamos ter no meio campo? Falaram dos pequenos da equipa B, mas têm de ir rodar como fizeram com o Essugo. Agora que fez um época de séniores completa vão vendê-lo? Se venderem o Morten quero me rir. Estou a gostar do Felicissimo, vamos ver. Agora deviam renovar com o Arreiol, senão é menos um. O Brito não gostei, mas jogou poucos jogos. O Denilson da equipa B acho que devia ser aposta, nem sei como estava no banco na youth league, sendo dos melhores marcadores na youth league.
21 Março, 2025 at 10:25
a venda do Essugo foi para compor o ramo de flores. Estava meio despido
21 Março, 2025 at 10:43
O Essugo foi bem vendido.
Vou ser sincero, numa equipa que tenha de assumir o jogo como o Sporting assume em 90% dos jogos, Essugo não seria titular. Acho que acima dos 20M€ seria sempre um bom negócio. Aproveitado bem o facto do hype da CS que o asociou ao Real Madrid e tal. Desejo-lhe toda a sorte. Tem a sorte que muitos outros leões não tiveram, foi 2x campeão no Sporting.
A venda de Quenda divide opiniões.
Confesso, o negócio está longe de ser mau e inaceitável, mas acho que talvez desse para esticar até aos 60M. Contudo é obvio que Quenda não vale hoje isso, mas tem potencial para valer.
O facto de ficar cá mais uma época com a cabeça limpa, poderá ser fundamental.
21 Março, 2025 at 12:27
Basta ver por quanto vão os putos do outro lado para ver que foi um mau negócio. Eles nunca teriam vendido por menos de 80 (e era ‘em saldo’) ou mais provavelmente 100.
21 Março, 2025 at 10:57
Eu não vejo isso tudo nem no Essugo, nem no Quenda… Vejo potencial, mas já vi tanto potencial dar em nada que não tomo nada disso por garantido…
O Quenda é dos gajos que me irrita mais, muito porque acho sempre que pode fazer mais e melhor e não o faz com tanta regularidade.
O Quenda no Benfic@ e estavam aqui a dizer que era outro Félix ou, pior, outro Cavaleiro… Como está no Sporting é muito bom…
O Quenda, para 17 anos e para a 1ª época no plantel sénior a tempo inteiro, tem cumprido bem. Isso é inquestionável. Para o que eu via na formação, surpreendeu-me pela positiva porque vejo mais compromisso este ano do que via na formação, onde passava muitos jogos completamente ao lado…
O facto de ser o 1º ou 2º jogador mais caro na idade já pressupõe que é uma boa venda. Dizer que não é, é estúpido… Agora, aceito que questionei a venda nesta altura mas eu estou farto de dizer que não há dinheiro e que o clube está enterrado em dividas… E nem estava a contar com o facto dos últimos 2 anos do contrato da NOS já terem sido gastos – pelo que esse dinheiro faltará para as épocas 25/26 e 26/27!
Quando se gere mal o dinheiro, depois temos destas merdas, em que se é obrigado a vender… E quando se é obrigado a vender, é sempre complicado vender bem… ou no momento mais certo! Basta ver o que aconteceu no FCPorto nos últimos 6 ou 7 anos…
O Essugo é outra conversa… Eu não vejo tudo o que hoje falam dele… É um gajo com físico acima da média e pouco mais… Também é novo e pode evoluir, claramente! Mas o gajo precisava duma época como esta, num clube competitivo, num campeonato competitivo, onde pudesse jogar com regularidade… E isso nunca seria no Sporting, pelo que fizeram bem em emprestar o gajo para que evoluísse!
Eu não via o Essugo a entrar de caras no 11, nem em ser das primeiras opções para entrar no meio campo… É a minha opinião, vale o que vale, mas é esta!
Vender o gajo por 22M€, quando se foi buscar o Hjulmand por 18M€, para mim, é uma evidência que foi bem vendido! O Hjulmand é 20 vezes mais jogador que o Essugo!
Sou muito da mesma opinião que o TenhamOrgulho no que toca ao Essugo… Pouco inteligente, bom a desfazer, mediano a razoável no resto, e ainda é um jogador sem golo. Vale muito mais por algum potencial que tem, do que pelo que joga actualmente. Portanto, foi bem vendido – muito melhor que o Mateus Fernandes, por exemplo!
Agora, esta Direcção é fraca, apesar de ter coisas, aqui e ali, positivas… Até acho que o elo mais fraco é mesmo o Varandas e são as opções dele que fodem muita coisa no Clube – não que os outros me inspirem confiança, mas acho que não são tão maus como o Varandas! Como Direcção, são fracos e é por isso que as contas do Clube estão como estão… E safam-se porque a maioria ignora a situação – uns porque não ligam, outros porque são tão ignorantes que nem percebem – e eles lá os vão comendo com as óbvias mentiras que debitam…
A partir do momento em que não se vendeu ninguém relevante no verão de 2024, era evidente que se ia passar um ano complicado em termos de contas e que, no 2º semestre, haveria uma pressão enorme para vender – o que nunca indicia bons negócios. Este negócio até não é mau, o que, de um certo ponto, me surpreende. Não é um negócio fantástico mas é um negócio perfeitamente aceitável!
Quando se lê, na CS, que este negócio cobre as vendas de 2 épocas, isso mostra, ou ignorância, ou desonestidade… Este negócio cobre o facto de não termos o dinheiro da NOS nessas 2 épocas, pelo que estamos no ponto zero! Continuamos a precisar de vender esta época, e na próxima também!
O que me preocupa é gastarem dinheiro em Bieis desta vida… Já veio um em Janeiro, e preparam-se para ir buscar outro a Leiria no Verão…
21 Março, 2025 at 11:01
Pois.
A era Amorim pôs fim a uma espécie de anarquia de compras mal feitas.
Parece que voltamos ao pré Amorim.
Isso é muito preocupante… E poderá ser fatal para o Sporting.
21 Março, 2025 at 12:07
Não pôs totalmente fim. Porque ele também não quis (era importante estar alinhado com o carrocel).
Mas de forma geral sim, quis contratar em funçao de um perfil e ideia de jogo.
21 Março, 2025 at 12:09
Ainda bem que não foi no tempo dele que vieram os Esgaios, Vinagres e Paulinhos desta vida.
Amorim está longe de ser isso tudo que pintam.
21 Março, 2025 at 12:29
Nunca o Quenda é outro Cavaleiro. O Quenda tem potencial para ser um Nani ou Rafael Leão. No Benfica era vendido por 80 a 100 e era por favor.
21 Março, 2025 at 13:13
Qual foi a parte do “SE o Quenda fosse do Benfic@, estavam aqui a dizer que era outro Félix ou, pior, outro Cavaleiro…”?
Achas mesmo que diriam que era um Nani?
Epá, basta ver o que dizem do João Neves, que é praticamente uma cópia do Moutinho quando apareceu no Sporting… Basta ver o que diziam do Vitinha…
21 Março, 2025 at 13:27
Acho o Neves tudo isso.
O Vitinha e António Silva, não acho.
O Bernardo e Cancelo, achava.
O Sanches e Semedo, não achava.
O Mora, acho.
O Fábio Vieira, não acho.
21 Março, 2025 at 17:15
Tambem me preocupam as compras de Biel, e Alisson.
Por outro lado se os interesses de que se fala se concretizarem (o georgiano, o Gustavo Sá), é capaz de não ser tão mau assim (mas irá sempre depender dos valores, como é óbvio).
No fundo acho que voltámos aquela era em que a probabilidde de ir comprar entulho é maior (pelo menos maior que nos ultimos dois anos), e a probabilidade de acerto nas contratacoes é menor, mas não é zero.
22 Março, 2025 at 13:58
Nao estão interessados no Gustavo Sá.
21 Março, 2025 at 11:52
Os cofres ficam recheados mas, pelo que se percebe, têm fugas por todos os lados e o dinheiro parece que desaparece. Não faz sentido nenhum termos as vendas que temos tido nos últimos anos, acrescentar ainda a antecipação total do contracto da NOS e andarmos sempre com a conversa de que não há dinheiro. Isso é que devia ser bem esclarecido! Para onde foram as centenas de milhões que têm entrado nos cofres?
Quanto à venda, o Quenda é o 2° Sub18 mais caro de sempre porque ninguém vende craques dessa idade!!
21 Março, 2025 at 12:01
“Quanto à venda, o Quenda é o 2° Sub18 mais caro de sempre porque ninguém vende craques dessa idade!!”
Vendem-se muitos jogadores de 17 e 18 anos…
Ser “craque” é um conceito muito relativo… O Quenda é craque?
Craques jogam nas selecções dos seus países, como titulares indiscutíveis…
21 Março, 2025 at 12:34
Diria que o Nani foi craque, ou não?
Lembra-se dele nas primeiras épocas, de olhos no chão, a levar nas orelhas do Paulo Bento?
…era mais velho do o Quenda é agora…
O Quaresma idem.
O Ronaldo era mais velho do que o Quenda quando se estreou…e TODAS as decisões dele nesse jogo foram erradas (vejam o resumo no YouTube).
Eu acho que o pessoal não está bem a ver o que é o Quenda. Tanta coisa com o Fatawu, e o Quenda é melhor do que ele, e o pessoal fala aqui como se o puto fosse um Djaló desta vida…
21 Março, 2025 at 13:15
O Quenda é o melhor extremo do plantel e não é de perto. Está a jogar condicionado porque está a jogar do lado contrário. Mas se formos analisar pelas qualidades individuais é muito melhor que o Geny e o Trincão, é um extremo muito mais completo que os dois e tem menos 6 anos que os dois. A progressão do Quenda com jogos será garantidamente ascendente, ao contrário do Trincão e do Geny que vão chegar ao plateau deles mais rápido.
21 Março, 2025 at 13:20
Isso concordo!
21 Março, 2025 at 17:15
Nem pode haver duvidas sobre isso.
21 Março, 2025 at 17:59
Vejo assim
21 Março, 2025 at 13:19
Obviamente não é um Djaló…
O Quenda ainda lhe falta mais intensidade e melhor definição para ser esse tal craque… É um gajo com potencial, já um jogador a ter em consideração – por isso é titular no Sporting – mas está longe de ser craque…
O Yamal, que eu já disso aqui que não acho tudo o que dizem que é, é muito mais jogador que o Quenda… E esse, sim, pode perfeitamente ir no caminho de vir a ser um craque!
Quaresma era melhor que o Quenda.
Ronaldo era melhor que o Quenda.
Nani também era melhor que o Quenda.
Enfim, é a minha opinião! Vale o que vale…
21 Março, 2025 at 13:24
O Yamal é o novo Cristiano Ronaldo. Futuro melhor do Mundo. Como ele aparecem 2 ou 3 por geração (como foi o caso com Ronaldo e Messi).
21 Março, 2025 at 16:58
Isso já não sei…
21 Março, 2025 at 13:43
É preciso ter um bocadinho de noção na altura de comparar as coisas. É normal que o Quaresma e o Nani fossem melhores que o Quenda. Nunca jogaram fora de posição, e fizeram 2 épocas de senior a titular antes de sair. O Quaresma saiu com 19 o Nani com 20. O Quenda tem 6 meses de senior e já está de “malas feitas”.
Comparar o Cristiano e o Yamal com o Quenda é de má fé. Estamos a falar de gajos que até ver são únicos. Se o patamar é esse então coitados de quem veio antes e de quem está para vir, nunca será merda decente se a exigência é serem tão bons como gajos que marcaram a história do futebol.
Sabes o que fode a compra do Quenda? É ele ficar mais um ano. Se ele fica mais um ano e faz uma época melhor que esta (não é dificil, é metê-lo no lugar do Trincão) a opinião generalizada é que o Sporting perdeu dinheiro ao vender o Quenda por 50M. O que hoje parece ser um dado adquirido para muitos, que a venda é boa, pode daqui a um ano provavelmente será um erro.
21 Março, 2025 at 14:38
Concordo, é comparar o incomparável.
Quenda está ainda a uma larga distância de resolver jogos sozinho. E atendendo a deficiente definição e finalização, ainda tem de comer muita broa…
21 Março, 2025 at 16:17
Está? Quem ia resolvendo o jogo no Dragão? Resolver sozinho não deve ser o barómetro, temos de ver tudo. Regularidade, leitura de jogo, compromisso defensivo, capacidades técnicas, encaixe tático, etc etc. O Quenda já jogou a ala, já jogou à direita e agora joga à esquerda. O Quenda não tem um jogo que se possa dizer que foi horrivel. O Quenda consegue jogar bem em isolação no 1×1; consegue jogar bem em combinações; consegue puxar para dentro para cruzar/rematar com a mesma facilidade com que cruza para fora e tenta o passe; o Quenda tem dos melhores primeiros toques do plantel. O Quenda faz muita coisa muito bem, mesmo estando numa ala que lhe tira as melhores armas.
A diferença do Quenda para o Yamal é que o Yamal faz tudo melhor. Mas o Yamal faz tudo melhor do que 100% dos jogadores da idade dele, e do que 99% de jogadores mais velhos que ele.
O Quenda está no mesmo ponto em que o Neves estava o ano passado, a diferença é que o Quenda pode render muito mais do que o Neves rendeu porque pode ser um jogador muito mais impactante do que é o Neves. E o Neves foi mais caro…
21 Março, 2025 at 17:09
O Quenda ia tanto resolvendo o jogo no Dragão como ficou ligado ao golo do FCPorto por estar a defender o gajo que faz o centro com os olhos…
O Quenda nos últimos 20 minutos já nem corria para defender… Vinha a passo e só corria para a frente!
Isto foi falado aqui por vários tasqueiros – dele e do Trincão! – quando se criticaram a inércia e as substituições do Rui Borges.
21 Março, 2025 at 17:30
“Regularidade, leitura de jogo, compromisso defensivo, capacidades técnicas, encaixe tático, etc etc. O Quenda já jogou a ala, já jogou à direita e agora joga à esquerda.”
Podes somar isso tudo e acrescentar mais dezenas de critérios, mas para chegar ao patamar de um Salah, ou o citado Yamal, é necessário muito mais do que aquilo que Quenda demonstrou até o momento.
Mas gostava de vê-lo superar, por exemplo, Rafael Leão…
21 Março, 2025 at 18:00
Isto.
Tem um jogo horrível, pelo menos
21 Março, 2025 at 18:11
:p
21 Março, 2025 at 21:03
Miguel quem é que faz literalmente o lance todo do Dragão? O que aconteceu com o Quenda no fim é que já não tem pernas. O facto de não ter pernas aos 70min e continuar em campo é culpa do Quenda ou do treinador?
21 Março, 2025 at 21:06
JHC, o Salah é um bom exemplo do que pode ser o Quenda. Sabes que o Salah aos 25/26 anos foi vendido à Roma porque não era bom o suficiente para o Chelsea… O Quenda ainda vai mais que a tempo de chegar e ser um Salah, depende tudo do crescimento dele como jogador. O facto é que o Quenda não fica pior.
21 Março, 2025 at 17:05
O Yamal é da idade do Quenda…
Se o Quenda tem 6 meses na 1ª equipa do Sporting e o Yamal vai na 2ª ou 3ª época no Barcelona, isso deve-se à tal qualidade que o Yamal tem e o Quenda não tem.
Como não se podem comparar se são jogadores da mesma idade?
Não querer comparar é que absoluta má fé…
O futebol hoje é diferente do futebol de há 20 anos…
O que se pede e exige a um jogador hoje é um pouco diferente do que se pedia e exigia a um jogador há 20 anos. Há essa diferença mas em termos profissionais e de qualidade, quer há 20 anos, quer agora, os jogadores têm de dar o que é suposto.
Nani, Ronaldo e Quaresma eram jogadores bem mais completos que o Quenda é hoje. Começa logo porque qualquer dos 3 tinha muito mais golo do que tem o Quenda…
Isto é tudo um bocado subjectivo, claro, mas esta é a minha opinião… Não me custa que outras pessoas pensem de maneira diferente e achem o Quenda melhor que qualquer um dos 3…
O que não aceito é que se ache que não se possa comparar 2 jogadores que têm, ao dia de hoje, ambos 17 anos… Isso é que me parece uma aberração!
21 Março, 2025 at 17:32
Comparar podes comparar, mas com critérios idênticos.
Ter 2 épocas na equipa principal é diferente de ter apenas 1. Só aí estamos a falar de coisas diferentes…
21 Março, 2025 at 17:51
Olha… Afinal o Yamal tem qualidade…
Z
21 Março, 2025 at 18:33
As segundas, quartas e sextas-feitas tem qualidade…
21 Março, 2025 at 18:01
Eh eh eh
O yamal já é Top
21 Março, 2025 at 21:09
Tens de comparar jogadores que sejam minimamente comparáveis. O Quenda é mais fácil de comparar com o Neves que é mais velho do que com o Yamal. Tu quando comparas o Cristiano usas quem? Messi, Maradona, Pele e mais ninguém, porque mais ninguém está nem perto do patamar qualitativo do Ronaldo. A idade é quase irrelevante quando os patamares qualitativos e competitivos são diferentes.
Mas pelos comentários do resto, pelos vistos tu ainda não descobriste que o Yamal é um verdadeiro fora de série, daqueles que aparecem muito raramente, tipo um Neymar, no mínimo.
21 Março, 2025 at 17:19
Acho que estas comparações com Quaresma, Ronaldo, Nani acabam por ser injustas para o proprio Quenda.
No fundo estamos quase sempre a espera que a formação nos volte a dar jogadores como esses, por isso quaisquer que saiam da formação que não se aproximem desse nivel correm o risco de ser logo criticados.
Eu prefiro olhar para o Quenda pelo que é, pelo que tem feito, que é bastante, para um puto de 17 anos num primeiro ano com os seniores, do que avalia-lo pelo que que fizeram outros jogadores formados por nos que eram de facto fora de serie.
21 Março, 2025 at 17:53
Nesse aspecto concordo… E vou dizer mais… Os minutos que o Quenda tem não se justificam pelo seu rendimento. É só mais um sitoma da nossa falta de planeamento.
Z
21 Março, 2025 at 21:14
Há jogadores que tu olhas e consegues ver onde estão e onde podem chegar. Eu disse muitas vezes que o Nuno Mendes era um gajo que aparecia um a cada 10 anos, talvez nem isso. O Quenda está perto do que era o Nuno Mendes a nível de qualidade, basta olhar para as qualidades dele.
Como disse, o Quenda está a fazer uma grande época apesar de estar num contexto completamente desfavorável. Foi dos que mais foi afetados com a mudança de treinador. É o único do plantel a jogar fora de posição natural. É o mais novo do 11 titular, e o que menos jogos falhou.
21 Março, 2025 at 21:15
+1
21 Março, 2025 at 11:59
Há dois aspetos distintos nesta discussão.
1- Se a venda do Quenda e do Essugo são por valores maus, bons ou excelentes.
2- Se esta direção está a gerir bem o clube.
Em relação ao 1º tema acho que as vendas são feitas por valores muito bons. Excelentes só se fossem por valores que já vimos quando eles vestem de vermelho.
Acho que no mundo do futebol o potencial não é valor.
Embora o mercado é que decide o que cada clube está disposto a dar pelo atleta A ou B, se formos apenas ao futebol apresentado em campo acho que são valores muito bons.
Em relação ao tema se esta direção está a gerir bem o clube, nomeadamente na gestão desportiva dos atletas, momentos de vendas ou mais importante ainda, no que concerne à gestão financeira, se o rumo está a ir no sentido da estabilidade financeira ou é apenas navegação à vista e com a corda ao pescoço ou ainda se o valor vai ser bem investido em atletas que realmente vêm acrescentar ou serão apenas favores ao City Group, Mendes ou outro qualquer amigo……isso vamos ver.
Os sinais de incompetência que temos vindo a observar não dão muita confiança, sendo que de vez em quando parece que um ou outro funcionário do clube tende a romper com o quadro de miséria de quem preside o clube.
21 Março, 2025 at 12:02
Tendo a concordar!
21 Março, 2025 at 13:31
Bem dito.
21 Março, 2025 at 14:11
Não podia estar mais de acordo Rampante, acho que os valores em relação aos jogadores são muito bons,o Quenda é dos jogadores com mais jogos na equipa e em termos de golos e assistências como está??horrível mesmo,essa é a verdade e não é de agora,decide muitas vezes mal,tem tempo para aprender mas lá está isso do potencial por vezes é o que é,o Trincao também tinha no Braga e depois anda por aqui porque não tem intensidade e decisão para mais..
Do Essugo então,um jogador que já foi expulso algumas vezes no las palmas,um jogador banal em termos de construção, que destrói e pouco mais,não percebo porquê tanta contestação por um jogador que está emprestado e não se viu nada de especial mas o futuro dirá,apesar de tudo percebia o pessoal ficar mais fodido por ter saído o Mateus Fernandes do que um Essugo que até vai por mais.
21 Março, 2025 at 17:54
É bem!
Z
21 Março, 2025 at 12:00
Não consigo concordar com isto, nem com os valores nem com o facto de deixarmos sair jovens promessas da nossa Academia sem os deixarmos singrar de verde e branco primeiro (sei que já virão dizer que já perdemos grandes negócios por não termos vendido jovens que depois floparam, mas ainda tento acreditar na minha ingenuidade que o futebol e o Sporting não são somente um negócio).
Depois é perceber que este é apenas o inicio do desmantelamento desta equipa, porque acredito que muitos mais jogadores saírão no Verão e o próximo mercado será uma autêntica revolução.
E no fim, tenho muitas dúvidas de que o Sporting fique mais forte, tenho até medo do quão mais fracos poderemos ficar…
Mas isso só o tempo o dirá, tem a palavra o presidente e o novo responsavel pelo futebol.
SL
21 Março, 2025 at 12:03
Não te esqueças que terás eleições em Março de 2026…
21 Março, 2025 at 13:31
Pois, não estando a pensar envolver-me em nenhuma candidatura, terei que aguardar para ver quem me poderá entusiasmar nessa altura para decidir o meu sentido de voto.
Acredito isso sim que a actual direção não se esqueça em momento algum de que estão para vir essas eleições e portanto espero que sintam que a sua reeleição não esteja tão garantida como possam pensar.
No entanto, ganhe quem ganhar em Março de 2026, espero que possam surgir alternativas que dêem aos sócios hipoteses de escolha sobre o caminho a seguir.
Até lá a minha preocupação é como vai acabar esta época e como já está a ser preparada a próxima e isso não depende de eleições, sendo que os sinais até agora deixam-me um pouco preocupado.
SL
21 Março, 2025 at 13:36
O que é que está direcção de BILTRES tem feito para unir e desenvolver a marca Sporting Clube de Portugal?!?
Nada.
Núcleos entregues ao Deus dará… Sócios=Clientes… Gestão de roof top.
Enfim…
Com papas e bolos se enganam os tolos…
21 Março, 2025 at 17:13
A questão não é essa.
A questão é que havendo eleições em Março de 2026 – daqui a 1 ano, em plena época 25/26 – o Varandas vai apostar tudo em estar a fazer uma boa época para que possa ser reeleito facilmente.
Não estou nada a ver o gajo desmantelar a equipa e muito menos estar disposto a fazer uma equipa mais fraca. Vai apostar tudo em fazer uma boa equipa – mesmo sendo um incompetente!
21 Março, 2025 at 17:52
Nesse caso, acreditas que ou não vão sair pelo menos 3/4 titulares desta equipa (fora outros suplentes válidos), ou a sairem virão grandes trutas para os seus lugares, mantendo a equipa altamente competitiva para disputar todos os titulos nacionais e pelo menos não fazer má figura na Europa que deve ser os nossos minimos de exigencia, certo?
A não ser que este Palmeiro (não tenho grandes referências do trabalho dele) seja um negociador implacável e consiga negociar jogadores bons para a nossa equipa a 5/10M, da mesma maneira que podem entrar quase 200M, uns 100 também deverão sair.
A equipa precisa de ser requilibrada e pensada de novo para um novo modelo de jogo, seja do Rui Borges ou qualquer outro, precisa de aumentar a profundidade pois já se viu que a manta fica curta para tantas competições, precisa de aumentar a qualidade do banco para não andar com Esgaios e afins e precisa de saber se vale a pena contar com os jogadores que sofreram lesões graves (em que estado vai estar Nuno Santos? Que enquadramento terá se jogarmos num sistema com defesa a 4?).
Antevejo uma remodelação grande do plantel e como é óbvio não vale a pena estar a falar antes do tempo, mas duvido que um incompetente (como o chamas) possa gerir todas estas e outras questões de forma positiva.
Relativamente às eleições, se formos campeões acredito que a direção ganhe créditos suficientes para ser reeleita e mesmo que não seja, só um inicio catastrófico da próxima época poderá colocar alguma coisa em causa, mas se e só se aparecer uma alternativa verdadeiramente válida, algo que desconheço até aos dias de hoje.
SL
21 Março, 2025 at 18:10
Acredito que o Varandas fará o que achar bom para se manter no cargo…
Agora, o gajo é incompetente, parvo, incapaz… O que vai sair dali, nem desconfio…
21 Março, 2025 at 20:29
Só estou a tentar perceber como é que as duas coisas combinam, porque por um lado dizes que ele é incompetente, por outro parece que acreditas que ele fará algo mágico só para ser reeleito.
SL
21 Março, 2025 at 13:48
Compartilho esta visão
Mas não posso considerar mau negócio
Nem vejo essa visão possível com estes imbecis que lá estão
21 Março, 2025 at 14:47
Sim, mesmo olhando para o negócio em si e assumindo que esse é o valor de mercado actual destes jogadores, se não houve propostas mais vantajosas, creio que devíamos ter acautelado cláusulas relacionadas com o cumprimento dos objectivos dos jogadores que pudessem render mais 20/30M ao clube.
Que o Essugo não contava já se sabia há muito e foi usado como carne para canhão, para fazer agora uns milhões, espero que signifique a permanência de Hjulmand no próximo ano ou o erro será ainda maior!
Mas vender a maior promessa da nossa Academia, um titular indiscutivel neste momento, por metade da cláusula de rescisão, sabendo que era um jogador que estava a gerar bastante interesse entre os tubarões europeus, parece me um acto de desespero e no meu entender não deveria haver motivos para isso, a menos que a gestão feita não tenha sido a melhor.
Entendia perfeitamente como vou entender a venda do Viktor no final da época e de um ou outro activo, mas neste caso não consigo entender a pressa e os contornos do negócio.
Mas como disse, o que mais me incomoda é que estamos com escassez de referências vindas da Academia e à primeira oportunidade vendemos as que temos e em segundo incomoda-me como possa estar a ser preparado o plantel para a próxima época, uma vez que antevejo que muitos mais jogadores estejam na porta de saída entre os quais Diomande e/ou Inácio, St. Juste, Matheus Reis, Morita, Hjulmand (?) e Viktor, sendo que devemos avaliar bem as situações de Nuno Santos e Daniel Bragança se contam e em que condições.
Certo que vamos bater recordes de vendas, mas também teremos que bater recordes de entradas se quisermos continuar a ser competitivos e acreditar que iremos buscar jogadores mais próximos de Gyo e Morten do que de Biel ou Koba.
Por ultimo não esquecer que se não formos campeoes não temos presença assegurada na Champions e eu não contava com isso até estar garantido.
SL
21 Março, 2025 at 12:13
Não vou dizer que as vendas foram boas ou más pois é algo que só no futuro saberemos …
Agora há uma coisa muito importante, que esta venda proporciona.
Sem a venda até final de junho estaríamos pressionados a fazer uma venda de muitas dezenas de milhões, assim, poderemos encarar o próximo mercado sem a pressão de vender e tentar esticar ao máximo os negócios que possam surgir e que vão ser necessários para o orçamento da próxima época.
21 Março, 2025 at 13:21
Também acho isso, e já o disse aqui.
Resta saber o que vai fazer esta Direcção que é muito fraca a negociar…
21 Março, 2025 at 13:37
Se forem ingleses não devemos “temer” nada …
O zenha adora “enganar” os britânicos…
21 Março, 2025 at 16:00
E sendo assim a questão é…
Faz sentido termos vendido 3 jovens no inicio da sua potencialização máxima para isso?
A mim, não me parece.
Eu acho que o rumo é ao contrário. Vender jogadores que estão perto do potencial máximo de valorização para conseguir manter os melhores jovens que ainda estão no inicio do potencial máximo.
Esta tem de ser a vida do treinador do Sporting porque só assim o Sporting pode evitar situações destas. E chegar a este ponto depois de quê….6 ou 7 anos de mandato…e montes de vendas…diz muito.
21 Março, 2025 at 16:18
+1
21 Março, 2025 at 18:28
Vendeste o Mateus – que nuca foi relevante no plantel do Sporting – por 15M€… Os mesmos 15M€ que apresentaste de lucro no 1º semestre da época 24/25. Sem a venda dele, terias tido um resultado de 0€, o que te devia mostrar a necessidade que tinhas de fazer dinheiro e de vender alguém para isso…
Hoje sabe-se – e falou-se na altura – que houve uma proposta de 10M€ pelo Morita e que o Amorim vetou a sua saída – o que é absolutamente compreensível para o plano que havia para a época do Sporting, que era o bi campeonato e uma CL acima da média.
Há cenas que são discutíveis – onde cada um tem a sua opinião e seja a opção que se escolher há todo uma outra facção que vai criticar na mesma! E depois há as cenas onde a esmagadora maioria, com poucas excepções, têm determinada opinião, acham determinada coisa – como dar 10M€ por 50% do passe do Vinagre ou ir contratar o Ilori – que não levantam grandes questões.
Nestes segundos casos, sim, podem-se dizer que são erros óbvios…
Nos casos onde as opiniões se dividem, e seja o que se decida haverá sempre um grupo semelhante a defender a outra solução, acho parvo estarem a apontar as coisas como tendo-se decidido mal ou estupidamente!
Tinhas de vender alguém e tinhas de fazer um determinado montante – que até devia ser acima dos 15M€! A opção que houve foi esta. Foi por aí que se foi…
A mim parece-me demasiado óbvio!
Estar no sofá a mandar posta de pescada sobre cenas que dividem opiniões, ainda por cima sem qualquer responsabilidade em acertar ou errar, parece-me que é entrar num debate sem sentido…
E voltamos aos outros 2…
Vender o Essugo bem mais caro do que se contratou o Hjulmand NUNCA pode ser um mau negócio!
Vender o Quenda pelo maior ou 2º maior valor num jovem de 17 anos também nunca pode ser um mau negócio!
E se tivermos em conta que no verão não se vendeu ninguém da equipa titular, mais tem de se aceitar este negócio!
Para mim, não perceber isto, das 2, uma…
Ou não se percebe um boi do que é dirigir o Sporting…
Ou não se quer perceber um boi do que é dirigir o Sporting!
E tu, Tiago, não acredito que não percebas um boi do que é o contexto de dirigir o Sporting!
21 Março, 2025 at 18:28
Mas no fim da época o Gyo sai de certeza… por isso não percebo o racional…
Z
21 Março, 2025 at 19:57
haver motivos para mais um aumento da direção porque os resultados vão disparar
21 Março, 2025 at 13:40
Qqr ” facção ” desta questão tem pontos válidos.
Qqr opinião é subjectiva e tem muita futurologia.
Muitos “e se”
Muitos achismos do real valor, evolução etc
Ha o custo de oportunidade, óbvio, em qqr escolha que se faça.
Ficam e lesionam se e la vai a venda.
Quenda pode sair, com 25 ser top, titular indiscutível dum outro tubarão europeu e vamos pensar, 50 foi pouco. Ou nem se adapta. Porra 18 aninhos…
O Essugo pode ser titular duma equipa topo inglesa …
ou daqui a 2-3 anos andarem em empréstimos.
Sai um Nani ou um gelson?!
Perde se mais um Dani para o putedo?
Claro que temos histórico de vendas de jovens pérolas ridículas, desde o CR28 ( mas na altura por um jovem de 18 anos….que nao tinha “provado” nada nem seria Teoricamente o mais talentoso, eu que mesmo na altura não teria vendido) a outras mais recentes.
A mim, formation lover, faz me espece deixar sair jovens sem ter tirado rendimento desportivo deles, apenas rendimento financeiro.
Penso que deveriam jogar, no mínimo 2—3 épocas de titulares indiscutíveis.
Saiam com mais maturidade maior probabilidade de não fracassar la fora, nos tiravamos rendimento desportivo e, não menos importante, desfrutavamos dos nossos meninos.
E não menos importante mas difícil medir, na minha opinião, ajudaria a criar /manter a “mística” Sporting, a saírem e eventualmente voltarem mais tarde.
Não penso que ninguém no seu perfeito juízo e sem filtros possa dizer que qqr um deles seja mau negócio mas depende de info que nao possuímos.
Basicamente, Hul.
Fica? Vai?
Se sai, essugo é mal vendido.
Por esse valor vai ser difícil ir buscar outro.
Ou como dizem, por esse valor, compram 3 e nenhum pega…
Debast e felicíssimo chegam?!? O nome esquisito vale alguma coisa?
Agora, ficando Hul, so falta o parceiro e suplentes
Gostei do Felicissimo e pelo que dizem auriol ainda melhor e eu continuo a ser um formation lover.
Resumindo, ao dia de hoje, não posso dizer mal das vendas mas preferia que ficassem mais anos no Sporting
Só espero que o Quenda tenha uma base suporte.
O que preocupa é, como tb já aqui disseram , é o que vai fazer o bando de imbecis com o dinheiro
21 Março, 2025 at 13:41
Quenda para o ano tem uma evolução brutal, deslumbra na CL e 100 era pouco…. Custo de oportunidade
21 Março, 2025 at 13:52
Quanto ao Quenda ficar emprestado..
Tb pode ser visto como bom ou mau..
Vai depender de muita coisa que nem controlamos..
Faz sentido manter no forno jogadores doutros?
E se ele for o jogador mais imp do plantel tricampeão?
Como fica a cabeça dele? Este é o mais importante
Mais uma vez, espero que tenha um apoio muito grande
21 Março, 2025 at 17:45
supostamente fizemos o mesmo em relação ao Georgiano…
https://www.youtube.com/watch?v=Nkpacr3NV4s
se ainda com a venda de esugo der para manter Hul , é simplesmente uma venda espetacular !
21 Março, 2025 at 18:38
Mas porquê razão Huljmand não ficaria?
Tem contrato e está feliz no Sporting. Nem me parece que o Sporting esteja interessado em vendê-lo ou já teríamos dezenas de capas de jornais com interessados…
21 Março, 2025 at 21:25
Amorim saiu.
JP foi terrível.
Acredito que estejam com RB mas ja percebeu que não há estrutura…
Ah e o campeonato é nivelado por baixo.
Demasiado jogo fora do relvado…
A pergunta é, porque ficaria?
Feliz, talvez…
é acarinhado, Lisboa, Portugal é fixe… Mas pode sempre comprar casa e vir nas férias…
21 Março, 2025 at 19:07
Foda-se desde o Mostovoy que não via um DVD tão bom!…
Z
21 Março, 2025 at 21:16
Ah ah ah
21 Março, 2025 at 21:46
Não fazes um vídeo destes do Essugo…
Eu gosto do jogador, daquilo que vi que, confesso, não é muito. Acho-o melhor que o Essugo.
E acho que vai ser um gajo super útil no plantel e por 6 ou 7 M€, é de trazer, na minha opinião!
21 Março, 2025 at 22:38
https://m.youtube.com/watch?v=UQGi_jC86_0
https://m.youtube.com/watch?v=PvfJNYJ-o8o
https://m.youtube.com/watch?v=xX6-1MB_Rpk
21 Março, 2025 at 22:49
21 Março, 2025 at 22:54
O amarelo ja explica pq é que o vídeo do kocho é válido e estes nao
22 Março, 2025 at 0:16
Todos os vídeos são válidos… Nunca disse que os vídeos do Essugo não eram válidos…
O 1º vídeo do Essugo não é mau – mostra bons detalhes das capacidades dele. Mas eu acho que o video do Kocho mostra mais e é mais consistente – mostra mais vezes as mesmas vários valias.
É a minha opinião, ó boca aberta…
21 Março, 2025 at 16:56
Por acaso tenho mais certezas em relação ao Essugo do que ao Quenda. Não vou dizer que é bem ou mal vendido – para mim não é óbvio nem uma nem outra.
O Essugo não é mal vendido nem bem vendido – simplesmente não devia ser vendido. Deveria ter feito parte do plantel em 2024/25 e já que não foi, deveria fazer em 2025/26. Raramente um médio centro da formação explode antes dos 22, 23 anos, especialmente no Sporting. Se foi emprestado sem cláusula de compra era obvio que a ideia era integrá-lo em 25/26, já com mais um ano de experiência em cima. Mas acabaram por mandar o plano às urtigas por uma “megalomana” oferta de 20 milhões menos comissões e direitos. Mal jogado, na minha opinião.
Tenho pena do miúdo. Vai para um clube de merda, que tem quase 100 jogadores profissionais ao serviço, e não vai ter hipótese de crescer mais ou sequer mostrar-se. O Sporting perde um talento por umas migalhas. Tudo mau.
21 Março, 2025 at 17:29
O Sporting vive na obrigação de vender 2 ou 3 jogadores por ano !
se pudermos “pagar” a epoca com jogadores que não estão na 1a linha nem segunda de serem titulares , maravilha !
21 Março, 2025 at 17:27
Essugo é muito bem vendido se ajudar a ficar com Hjulmand pelo menos mais um ano e ainda se já “encomendaste” o georgiano Kochorashvili
Quenda é bem vendido se ajudar a manter as verdadeiras estrelas do plantel atual.
Quenda é mais util que trincão mas não considero ainda que seja uma estrela da equipa.
Para mim um extremo tem de partir para cima do adversário no 1×1 e abrir espaços e vejo poucas vezes o quenda a fazer isso.
50 milhoes é muito mais que o valor real atual.
É verdade que pode parecer curto (espero que sim!) para o ano se começar a explodir mas lembrar que ainda vai ser de leão ao peito.
O que me alegrava era vender o Trincão…. ao contrário de o quererem aumentar e ainda lhe darem a braçadeira.
Sei que há por aqui muitos defensores do Francisco mas se queremos melhorar o nivel da quipa trincão não pode ser titular….embora aceite perfeitamente que seja um reforço a partir do banco
21 Março, 2025 at 17:31
https://www.youtube.com/watch?v=6y0Y5DDsTho
21 Março, 2025 at 18:39
“Kochorashvili”

Mais um nome para o gozo… Estilo Caicedo, Belfodil, etc.
“Até Ko-choras!”
21 Março, 2025 at 19:03
Esse gajo tem o selo de qualidade do Miguel… Tal como o Rosier… E o “Lesões-não-relacionadas”…
Eu “acardito”!!!!
Z
21 Março, 2025 at 19:35
Eu só digo que é melhor que o Essugo…
Não disse mais nada!
E do Rosier só disse que era internacional Sub21 da França, que é quase sempre uma das melhores equipas da Europa do escalão.
Quanto às lesões, meu caro, os dados são factuais… O resto és tu a ser o parvo que costumas ser neste tipo de comentários para atacar as pessoas pessoalmente! Tu o gajo que diz que quem foi campeão 2 vezes no Sporting é uma merda de treinador…
22 Março, 2025 at 2:35
Acho que já aqui te desmontaram esses “dados factuais”… Mas pronto…
Já agora o grande treinador… também cagou num internacional sub-21 de Espanha… em favor de um… “Esgalho”…
Tudo delicias!
Z
22 Março, 2025 at 12:53
Não demonstraram porra nenhuma.
Há sim quem diga que é o mesmo, o que não é verdade, mas cada um diz o que quer… A ser verdade o que vem no Transfermarkt, e nada me faz duvidar disso, é fácil ver que nos 3 anos anteriores a mudar-se para cá o historial de lesões dele tem zero a ver com o que se passa no Sporting – e daí eu já ter dito aqui, mais de uma vez, que deviam tentar perceber porque isso mudou tanto, porque não é normal o que passou a ser o historial de lesões do gajo no Sporting!
Mas eu coloco aqui outra vez…
https://www.transfermarkt.pt/jeremiah-st-juste/verletzungen/spieler/288253
No ano anterior a vir, 2 paragens, cada uma por ter sido operado a um ombro – igual ao que aconteceu com o Fresneda! Cerca de 3 meses ausente de cada vez.
2 anos antes, só 1 paragem, por lesão no joelho, pouco mais de uma semana o que correspondeu a 2 jogos perdidos na época toda!
No ano anterior, 2 lesões, uma que o afasta menos de 2 semanas e perde 1 jogo, e outra que o afasta 1 semana e perde 2 jogos… 3 jogos perdidos numa época!
Agora compara isso com o historial de lesões no Sporting.
22 Março, 2025 at 13:02
Ainda sobre isto…
Agora vê os historial de lesões do Pote, do Bragança, do Nuno Santos… É para despachar essa gente toda? E alguém os quer com esse historial de lesões se tu achas que os 3 anos do St. Juste antes de vir para cá são indicativos que não devia ser contratado?
Pois é…
22 Março, 2025 at 12:59
Sobre o treinador…
Isso não faz dele uma merda.
Para ti faz… que é o que não se compreende, quando o gajo é campeão 2 vezes em 4 anos… e no Sporting. Se fosse no Benfic@ ou no FCPorto nem teria o mesmo valor! Mas no Sporting tem de ter muito valor, que tu não lhe dás.
Claro que não é um gajo isento de erros, ou isento de decisões questionáveis… Como eu não sou, e como tu não és! Todos temos decisões questionáveis… Mas isso é uma coisa e ser a merda que tu dizes é outra coisa completamente diferente.
Acredito que, aqui na Tasca, o único a achar o Amorim uma merda és tu… E uma merda é um Pontes, um Silas, um Tiago Fernandes! Nem o Peseiro é uma merda… é só fraco!
21 Março, 2025 at 20:00
prefiro meter 6Milhoes no georgiano que aparenta ser raçudo do que perder a hipotese de vender o esugo por 22 milhoes
no final das contas tens um medio mais experiente e mais 16M em cash !
Priceless !
21 Março, 2025 at 21:16
Tinhas o foder
E afinal, olha…
21 Março, 2025 at 18:35
O Trincão não é jogador para ser suplente. Vai-se abaixo mentalmente…
OU é titular e isso dá-lhe confiança, ou é um jogador que não interessa… Isto não quer dizer que não possa ser suplente aqui e ali… Não pode é ser um suplente crónico!
21 Março, 2025 at 21:17
Tb Não tem mentalidade para titular.
Ah, foda se, e agora?!!
21 Março, 2025 at 21:35
Agora mija na mão e deita fora…

21 Março, 2025 at 18:03
Já aí vem o Allison para lutar com o Biel…
21 Março, 2025 at 18:30
O primeiro de camião de cepos que vai chegar.
21 Março, 2025 at 18:32
Pois, o problema é começarem a contratar os Bieis desta vida…
21 Março, 2025 at 21:19
Pode ser que traga a estrelinha do outro Allison
21 Março, 2025 at 19:05
Será que o Biel joga no próximo jogo?!
É para um amigo…
Z
21 Março, 2025 at 19:34
Joga joga..
21 Março, 2025 at 21:21
Ainda está a ser preparado.
Mas não digas mal.
Ainda não viste jogo suficiente.
Tens de perceber, não é facil entrar num nos “18” dum plantel campeão, com todos disponíveis… Oh wait
22 Março, 2025 at 0:06
Hoje há Benfic@-Sporting no FF para a Taça de Portugal…
Quem passar a eliminatória vai ao Jamor levantar o caneco!
22 Março, 2025 at 0:26
Espero que caia um temporal na hora do jogo.
Ou que chova a rodos.
Talvez um ambiente atípico e com condicionantes como uma intempérie, aumente a nossa probabilidade de vencer…
22 Março, 2025 at 11:39
Duvido porque uma equipa que tem uma condição física pior terá sempre mais dificuldade num contexto desses…
22 Março, 2025 at 10:09
Mais uma derrota?!?
22 Março, 2025 at 11:39
O Benfic@ é naturalmente favorito, até porque joga em casa…
22 Março, 2025 at 11:38
E no Andebol masculino também há derbi!
22 Março, 2025 at 12:25
Aí temos de ganhar!!
22 Março, 2025 at 0:54
Ambas as vendas são boas.
17 anos e com potencial, fica mais um ano o que para mim faz toda a diferença, o resto vamos ver, mas com estas idades nunca se sabe. Podiamos sacar mais….talvez, mas não é certamente com esta direcção de maltrapilhos.
Essugo idem, mas com a experiencia deste ano no Clube, se calhar ficava com ele p próxima época, evoluiu bastante em Espanha.
O SCP está nas lonas. Não há dinheiro.
22 Março, 2025 at 14:19
Não há dinheiro?
Uma direcção que ganhou tudo, segundo dizem, foi à liga dos campeões, recebeu um negócio de patrocínio de 515M e um pavilhão feito e pago?
É que se formos comparar com uma outra que recebeu um clube que tinha que vender o ponta de lança para pagar água e luz, que vendeu o Rojo e levou o fundo Doyen a tribunal para entretanto usar esses 15M para manterem o clube à tona, que recebeu o clube a nem ir às competições europeias, e que ainda assim deixou um pavilhão feito e pago, um plantel competitivo, negociou patrocínio, deixou 300mil sócios, arredou os fundos e empresários e nunca se queixou que não havia dinheiro, mesmo se, citando os lampiões e os croquetes, nunca ganhou nada, e ainda deixou o negócio das VMOC alinhavado…
22 Março, 2025 at 15:20
!!