Não sei se te aconteceu o mesmo, mas tenho levado a semana a recordar-me de um dos episódios mais marcantes do meu trajecto enquanto adepto do Sporting Clube de Portugal. Há nove anos, se a memória não me falha, o Sporting recebia o Belenenses, treinado por Jorge Jesus, e precisava de ganhar e esperar que o fcPorto escorregasse com o Aves para poder sagrar-se campeão. Alvalade encheu, mesmo face a um campeonato que, tal como este, surgia inquinado por decisões do apito. E depois de festejar quatro golos, já sabendo que do outro jogo nada havia a esperar, aquela moldura humana uniu-se num cântico menos elaborado que O Mundo Sabe Que, mas tão ou mais arrepiante pela espontâneidade com que surgiu. Foram nove longos minutos em que, de cachecol aberto, mais de 40 mil almas cantaram a uma só voz “Até Morrer, Sporting allez!”.
E tenho-me lembrado desse momento porque voltamos a partir para uma última jornada com este sentimento de esperança reduzida, lúcida, ilusória, o que quiseres chamar-lhe. Mas esperança. Recuso-me que seja de outra forma, mesmo depois da fantochada que foi aquele jogo na Madeira (só para dar um exemplo). E recuso-me, desde logo, por respeito a tudo o que a nossa equipa tem feito ao longo de toda esta época e por olhar para a partida de amanhã como mais uma oportunidade de ver em acção estes homens, que tão bem têm sabido envergar a camisola verde e branca de Leão Rampante ao peito. Será a última oportunidade, esta época, de ver praticar o melhor futebol cá do burgo, de poder gritar Ruuuuui depois de uma defesa, de poder ver o Schelotto evoluir de jogo para jogo, de sorrir ao ver o patrão Coates e o aspirante Semedo, de tentar que o Marvin me ouça quando grito para o gajo sacudir o peso da camisola e jogar o que sabe, de ajeitar o bigode que não tenho quando o William domina o meio-campo no seu estilo tartaruga, de esperar que ninguém veja que pinguei a cueca quando o João Mago e o Ruiz ajeitam a bola, de tentar correr ao lado do Gelson dizendo-lhe “bora, puto, parte esse gajo!” e de, depois do Slimani moder a língua, ficar com a vista mais enevoada do que quando vou à bola e me esqueço dos óculos.
Amanhã é hora de terminarmos este trajecto que fizemos juntos. Fomos e somos melhores dentro e fora de campo e é isso que amplia o sentimento de angústia quando pensamos na próxima partida, disputada num estádio onde nos afastaram de uma competição que seria nossa (aposto não um, mas os dois testículos). Tudo isto, frente a um adversário que cabe num dos momentos mais marcantes da caminhada 2015-17. Tão marcante que ainda sinto a roupa molhada de tentar proteger uma roupa mais pequenina que se ergue ao meu colo e, de olhos arregalados, agitada um cachecol de forma frenética depois da remontada. Depois de termos carregado uma equipa em ombros. Depois do capitão Adrien ter feito o primeiro e, virando-se para nós, nos dizer “venham daí, caralho!” (achavam que eu ia esquecer-me do 23? O gajo foi impedido de jogar amanhã, mas o seu espírito estará presente em cada um de nós). E nós fomos, fomos todos, porque isto funciona mesmo assim e porque mesmo que não o seja esta época terá que ser sempre nossa na redefinição do que somos e do que queremos ser.
«Vamos ser campeões, pai?»
“O importante é ganharmos o nosso jogo, depois logo se vê”
«E se os lampiões empatarem somos campeões?»
“Sim”
Faz-se uma pausa e as ideias ajeitam-se na cabeça da pequena Leoa.
«Pai… mesmo se não formos campeões posso levar a camisola do Sporting para a escola? Quero levá-la na mesma»
E quando lhe digo “claro que podes”, percebo que, uma vez mais, é a forma infantil de olhar o futebol que guarda a nossa essência. É essa pureza, esse prazer do jogo pelo jogo, esse cagar na expressão “zero ídolos” que guarda a resposta ao raio das inquietudes adultas que perspectivam o que se seguirá ao último jogo do campeonato. Não há nada mais simples do que isto, afinal: depois de amanhã seremos Leões tão ou mais orgulhosos do que somos hoje. E era o que faltava dependermos de uma conquista para dizê-lo ao mundo!
14 Maio, 2016 at 17:33
Muito bom para a alma!! SPOOOOORTING
14 Maio, 2016 at 17:33
Depois de amanhã continuaremos a ser o Sporting! Depois de amanhã a nossa camisola continuará a ser às riscas verdes e brancas! Depois de amanhã continuaremos a ser o clube mais invejado de Portugal! Depois de amanhã continuaremos a Amar o nosso clube como ninguém!!
14 Maio, 2016 at 17:34
É esse sentimento que também corre cá dentro.
Esperança, mas sabendo que estamos no campeonato Português.
Fomos quase sempre melhores, mas aquela derrota com o União, está a pagar-se.
Vamos fazer o nosso trabalho e ter orgulho.
Sporting sempre.
14 Maio, 2016 at 17:35
Excelente texto.
Cada vez me convenço mais que temos Leõezinhos para seguir esta paixão quando nós já não pudermos, e a Cherbinha é disso exemplo.
Juntos somos mais fortes, unidos somos invenciveis.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING
14 Maio, 2016 at 17:43
Lindo!!!
#EUVOULAESTAR
#SPOOORRRRRTTTTTIIIINNNNGGGGG
14 Maio, 2016 at 18:03
Fui ver esse jogo a Alvalade.Na semana seguinte também fui ao Jamor ver o Sporting derrotar um Belenenses de JJ completamente diferente do que tinha jogado na semana anterior.Foi mais um jogo com uma arbitragem habilidosa do Proença.
Também fui um das mais de 40 mil pessoas que cantou ” Até Morreeerrrrrr ,Sporting Allez “.Apesar de todos sabermos que não seriamos campeões foi um grande momento de dedicação e demonstração de fervor futebolístico.
O único senão foi a saida do estádio ao ver os andrades com as bandeiras de fora a festejarem o seu título.
Não acredito em milagres no futebol nacional por isso acho que o campeão está definido mas a vida continua, o Sporting continua.
Acho um exagero 20 euros o preço do Bilhete.Duas pessoas são 40.Não me apeteçe dar dinheiro ao Braga,já dei para a Taça mas estou a pensar deslocar-me para ver o ambiente e quem sabe esperar pelo fim do jogo para aplaudir a nossa equipa pois mereçem sem dúvida o nosso apoio.
14 Maio, 2016 at 18:06
Orgulhoso. Já lutamos até ao fim, somos temidos e respeitados dentro das 4 linhas, a estratégia desportiva e financeira é adequada e a contar com os jovens.
Falta melhorar as estruturas e o pavilhão é um sonho a tornar-se realidade.
Venham as obras no relvado e as melhorias na academia.
O que fica a faltar (seguramente é grande objectivo)? As instâncias. Estarmos onde se decide. Arbitragem, liga, federação.
Depois disto até a CS se rende.
14 Maio, 2016 at 18:10
Ainda não li o texto mas hoje já li um hoje na bola do dias Ferreira que seriam as minhas palavras se fosse eu a gritar, amigo cherba dá me poesia e esperança Viva Sporting
E no post anterior do pavilhão sou sócio e um dos meus filhos também mas com alguma pena não tenho cheta 🙂
Saudações leoninas
14 Maio, 2016 at 18:10
Excelente post, Cherba!
Em relação ao que se passou no Seixal, só tenho a agradecer a Vítor Pereira a imagem de um jogo que demonstra bem a essência do que a lampionagem é! Todo o país assiste ao afundar de um futebol que podia ser um espectáculo de grande qualidade neste país, pois tem jogadores de grande qualidade, bem como treinadores, clubes e adeptos, no entanto a força do cancro denominado lampionagem está pujante!
O problema deles é que existe alguém mais forte, que irá extirpar esse mal!
14 Maio, 2016 at 18:16
Já li e gostei 🙂 tamos todos na mesma à espera do milagre.
Será uma injustiça se não formos campeões
14 Maio, 2016 at 18:21
Malta, alguém sabe onde fica e a que horas chega a nossa equipa a braga ?
14 Maio, 2016 at 18:22
Só para a discussão caralho para o teo e as férias na Colômbia.
E outro ponto barcos aí foi meter água, uma contratação no mercado de Inverno é para titular Fds
14 Maio, 2016 at 18:24
Mais valia o suk:(
14 Maio, 2016 at 18:24
Mais um belo texto
14 Maio, 2016 at 18:24
Quem texto. Haja coração que paixão hà de sobra.
14 Maio, 2016 at 18:38
Ainda hoje me lembrei desse jogo…
Uma coisa tenho a certeza, se não for já amanhã, oportunidades não faltarão à Cherbinha para festejar muitos títulos, pois o nosso futuro é risonho.
14 Maio, 2016 at 18:43
Foi um dos jogos do ano sem dúvida.
Grande momento que nos devia ter conduzido à um título mais que merecido.
Nos juniores, Gabriel Silva faz o merecido 2-1
SPOOOOORTING!
14 Maio, 2016 at 18:47
Ronaldo matador Tavares!
3-1!
14 Maio, 2016 at 23:54
Ui! Este Gabriel Silva a movimentar-se lembra-me o Jardel. Refiro-me ao jeito de se movimentar.Quanto a finalizações será difícil…
14 Maio, 2016 at 18:49
É sempre bom…”depenar galinhas”…!!
SL
14 Maio, 2016 at 18:54
Porto empatou em Coimbra e o Rio Ave empatou em casa com o Guimarães, ambos por 2-2, o que deixa o Sporting líder do campeonato de juniores com 1 ponto de avanço.
Próximo jogo, mais um decisivo, em Vila do Conde.
Excelente recuperação dos nossos jovens leões
Força rapazes!
14 Maio, 2016 at 18:55
Afinal foi erro do zero zero.
Os tripas ganharam 3-2 e lideram.
14 Maio, 2016 at 19:22
Golo aos 94 e bem duvidoso.
14 Maio, 2016 at 18:57
4 jogadores do oriental presos depois do jogo…. vocês querem ver que as galinhas deixaram as penas de fora?
14 Maio, 2016 at 19:03
Leixões e Oliveirense também… tudo jogos em que o carnide b tinha interesses…
14 Maio, 2016 at 19:18
Aposto que “são as apostas” a ditar a lei do jogo…!!
SL
14 Maio, 2016 at 19:04
Caros este ano somos nós os campeões… Independentemente do resultado de amanhã.
Porque o que já ganhamos foi o futuro… Ou acham mesmo que os aziados não gostam de nós (ainda me lembro tão bem: faz falta um Sporting forte, pá… De ouvir aquilo com as entranhas a roer) sem razão??
Eles viram algo que terá escapado a alguns… Um rapazola em 2/3/4 anos fez mais e na direcção certa que muitos antes dele.
Não falo de competência nem de sportinguismo ou da falta dele… Falo de fazer e saber fazer bem.
Com este saber fazer podemos ter o Futuro, em todas as modalidades, inclusivé no futebol. Para mim mais uma modalidade da minha Casa, mas a modalidade âncora.
Eles perceberam que para o ano, no ano a seguir, etc, etc, têm que levar connosco. E isso é bem melhor que ganhar este ano e para o ano não ganhar nada, e depois idem…
Quando fomos campeões em 2000, vi que estava por fazer o mais difícil, o ser Sempre campeão… Sempre.
Não podemos ser menos, é a nossa marca, o nosso adn, é quem nós somos…
Alguns terão até esquecido isso, mas é disso mesmo que os nossos rivais têm medo. É esse a nossa conqiuista este ano, apesar de título ou não título…
É só um… Eu quero ganhaá-los todos, sempre, seja onde for, contra quem for, em que modalidade for. Porque nós somos o Sporting Clube de Portugal, e temos o Futuro do nosso lado.
P.s. é TÃO bom eles não gostarem de nós…
Tão booooooommmmm … … …
14 Maio, 2016 at 19:14
Depois da operação “Fénix”, será que a PJ está a apontar para a outra nádega? Alguém amanhã vai estar com o cu apertado…
14 Maio, 2016 at 19:38
PJ? Investigar o boifica? E os inspectores e outros elementos que fazem parte da comissão de recandidatura do Orelhas? estão lá para enfeitar? ts, ts, ts….
14 Maio, 2016 at 20:35
Chama-se Operação “Jogo Duplo”, e é a confirmação de que há mesmo resultados combinados no futebol português. Quem era o fulaninho que andava contra a suspeição no futebol últimamente, hum, hum?
Não sei se quem está a investigar isto está no bolso do Vieira, mas se havia alguma coisa combinada para amanhã, os clubes pequenos deviam de pensar duas vezes, pelo sim pelo não.
14 Maio, 2016 at 20:42
Por acaso já me ocorreu isso.
Nunca me esqueço que a operação apito dourado foi lançada 2 dias depois de termos sido roubados vergonhosamente no Bessa pelo Bruno Ladrão com o Orelhas o Bufas e o Loureiro júnior na tribuna a assistir. Esse jogo acabou por ajudar à perda do 2º lugar que dava, na altura, pré-eliminatória da Champs – e pôs o Porco a jogar à vontade no dia seguinte (estavamos então a 5 pontos do Porco). Uma semana depois e não tinha havido roubo.
14 Maio, 2016 at 20:47
É o Porto viria a vencer a Champions graças à auto-estrada que lhe abriram no campeonato, que lhe permitiu poupar jogadores na Liga nacional e priorizar a Champions no final da época. É assim que se ganham muitos troféus numa época.
14 Maio, 2016 at 19:17
Está tudo aqui do que foi o campeonato dos vouchers: https://www.youtube.com/watch?time_continue=536&v=SrRei9-RP_0
Explicação para todos os gostos, para os desatentos, para os desonestos, para os hipócritas e para os que gostam, ou fingem não saber. Vale a pena ver.
14 Maio, 2016 at 19:19
Depois de amanhã vou continuar a ser Sporting. E aconteça o que acontecer, vou estar orgulhosa dos meus rapazes.
14 Maio, 2016 at 21:06
+1
14 Maio, 2016 at 19:19
Acho que a ssururuba com a PJ é para entalar os que estavam a tentar encavar os lamps, ao tentaterm safar-se.
O estado-maior tinha tudo controlado para o caso de a coisa não correr bem.
A operação estava montada e os Lamps tranquilos pois já sabiam que de uma forma ou de outra ficariam.
Não se iludam.
O 25 de Abril ainda está por fazer no futebol.
14 Maio, 2016 at 19:59
https://www.youtube.com/watch?v=w0MVQhmNwxU
para breve um destes com o Rui…e com o mesmo final, eheheh
14 Maio, 2016 at 20:16
Em andebol estamos a levar na pá no ladrão e não consigo perceber como se joga para o terceiro lugar.
14 Maio, 2016 at 20:26
Ehf vs challenge?
14 Maio, 2016 at 22:37
Então já fomos.
14 Maio, 2016 at 22:41
Fomos onde?
Devemos ir à Chellenge…
Penso que o 1º vá à LC, os 2º e 3º à EHF, 4º e 5º à Challenge. Mas não tenho a mínima certeza
14 Maio, 2016 at 20:37
Tesourinho deprimente.
http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=5118366
14 Maio, 2016 at 21:43
O Sporting vai ser campeão.
14 Maio, 2016 at 21:45
Enquanto há vida há esperança.