A barra de que falo não é aquela que normalmente habita por cima da cabeça do nosso Rui a cada jogo que defende o Leão. O assunto é outro e tenho batido nessa tecla sistematicamente… Mas continuo sem ver “respostas”.
O SCP é uma sociedade cotada em Bolsa. O SCP, para o bem e para o mal, vive da sua imagem e ganha/perde todos os dias em função disso. Diria que qualquer um de nós, que vive em sociedade e não é um eremita, vive da sua imagem, mas sobretudo, da imagem que os outros tem de nós.
Tenho manifestado vezes sem conta que o departamento jurídico do Clube devia ter uma parte vocacionada EXCLUSIVAMENTE para processar todo e qualquer meio de comunicação que manipule, atropele, difame ou calunie todo e qualquer membro do Clube. Claro que me vão dizer que as fontes não podem ser divulgadas… mas que raios, isso dá liberdade a escrever-se tudo e mais alguma coisa de forma inconsequente e destemperada?!
É para bater BARRA, sim senhor… DO TRIBUNAL!
Cada noticia manhosa que não se verificar como verdadeira devia sistematicamente ter o mesmo fim: TRI-BU-NAL!
Na Tasca tem-se debatido, com recorrência, a veracidade de muito do que é dito… de muito do que é insinuado… de muito do que é feito de forma ofensiva (não me esqueço dum símbolo com um lagarto no site da TSF, penso eu… ou da forma descarada como foi apagado da touca do Alexis Santos o simbolo do SCP numa noticia do Rascord) para atingir o Clube e, desta forma, fragilizar a sua posição perante os olhos dos seus sócios, adeptos, simpatizantes e… PATROCINADORES!
Não sou entendido em Direito… quem puder que se manifeste que eu agradeço. Sou um leigo nessa matéria, mas creio que não se pode falar impunemente em praça pública desta forma sem sofrer consequências. Será possível não meter o pé no pescoço desta corja alinhada para nos minimizar, fragilizar e destruir? Não há como recorrer à defesa da nossa HONRA e da nossa IMAGEM?! Temos que comer e calar sempre?
Uma secção de advogados, pagos com ordenados e prémios em função da percentagem das indemnizações conseguidas, seria uma das secções mais rentáveis do SCP. E uma bela fonte de receitas, diria eu…
ESCRITO POR No Rules… Great Saké
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
1 Setembro, 2016 at 19:32
Mário tuliooooooooooo.
1 Setembro, 2016 at 20:42
onde?
1 Setembro, 2016 at 19:34
Concordo absolutamente.
1 Setembro, 2016 at 19:42
Não podemos passar a vida a responder a tudo e todos sob pena de cair em descrédito. É dar importância a muitos que não a merecem.
Mas há casos e casos. Há calúnias que não podem passar impunes. Não são rumores, são afirmações que denigrem profissionais e o próprio clube.
O caso recente do Guerra é vergonhoso. O Diamantino é tb vergonhoso mas funciona como opinion maker. O guerra não. Afirma. É fodê-lo.
1 Setembro, 2016 at 19:54
Eu acho que se for possível foder também o Diamantino não devíamos hesitar. Ficava o exemplo para outros, e quem tem cu tem medo.
2 Setembro, 2016 at 15:46
E então este borra botas deste Diamantino que é um cagarolas de primeira apanha. Já quando jogava bastava o defesa dar-lhe um aperto que não passava mais por ali. Perguntem ao Zé Eduardo
1 Setembro, 2016 at 20:31
Não há que responder a nada. Há que silenciosamente colocar processos a quem de direito.
Quem opina, chame o presidente de nabo, aldrabão ou gatuno, está no seu direito. Quem afirma que o Sporting entregou dinheiro ou jogadores em troca de resultados, tem de provar. Ou que o Sporting dopou jogadores. Ou que o Jesus pediu a demissão.
A somar, aparecerem paineleiros com documentos do clube na mão. Têm de dizer quem lhos deu. Aí, nem o sigilo jornalístico os safa, porque não são jornalistas.
E para acabar, sites “noticiosos” que têm de ser devidamente encerrados e os seus gestores levados à justiça.
Nestes casos, o Sporting faz muito barulho, mas leão que ladra não morde.
1 Setembro, 2016 at 20:44
“Não há que responder a nada. Há que silenciosamente colocar processos a quem de direito.”
É exactamente isso que quero dizer… Ferro e fogo! Sem dó… onde houver motivos… gabinete juridico a bombar!
2 Setembro, 2016 at 8:02
Certo. Isto mesmo.
2 Setembro, 2016 at 8:32
“Não há que responder a nada. Há que silenciosamente colocar processos a quem de direito.”
É só isto!
Menos comunicados de “show-off” e mais processos em tribunal sem barulho!
2 Setembro, 2016 at 8:49
Parece q essa linha vai ser assumida, e bem, esta época. Nao desgasta tanto a imagem do Bruno perante os outros clubes e torna-os mais receptivos a ouvir aquela voz cavernosa dele… 🙂
Foi o q “pedi” no final da época e fico contente q a estrategia, para já, seja esta. Sempre na CERTEZA q Bruno rugirá sempre q seja “solicitado” ou assim entenda necessario.
Nao me canso de dizer: Obrigado, Bruno e equipa por detrás. Se ele pouco dorme certamente tb nao deixa dormir… 😈
2 Setembro, 2016 at 9:02
“Nao desgasta tanto a imagem do Bruno perante os outros clubes”
os outros clubes …. e o Nosso!
Ou tu achas que Todos os Sportinguistas têm disponibilidade mental para estarem sempre atentos a tudo?
1 Setembro, 2016 at 19:52
Mensagem de SUPER SLIMANI aos leoes de todo o mundo.
Slimani Islam deixou uma mensagem para o Sporting CP e para todos os Sportinguistas. #ObrigadoSlimani
“É com um gosto amargo que escrevo esta mensagem para vocês, para os adeptos do Sporting que me apoiaram, que me suportaram, aclamaram o meu nome e aplaudiram nas bancadas. Vocês moram no meu coração e vão ficar lá para sempre. A minha experiência neste Clube, que é uma família para mim, permitiu-me progredir e subir cada vez mais alto, e tudo graças a vocês. Também queria agradecer a todos os meus companheiros destes belos anos, aos meus companheiros de jogo, aos meus irmãos com quem partilhei momentos maravilhosos e desejo o melhor para o futuro dos treinadores que confiaram em mim, que me ensinaram bastante, a todo o staff médico e técnico e a todas as pessoas que trabalharam comigo no Clube. Obrigado a todos por me apoiarem durantes todos estes anos, por terem confiado em mim, por me amarem. Li os vossos comentários, destes adeptos que são tão fiéis ao Sporting, e agradeço por todas as vossas mensagens maravilhosas que vieram direito para o meu coração. Vocês vivem em mim, no meu coração, eu parto para uma nova vida, mas o Sporting permanecerá sempre no meu coração. Serei um leão para sempre.”
1 Setembro, 2016 at 20:02
Sobre o assunto acresento :
“Uma secção de advogados, pagos com ordenados e prémios em função da percentagem das indemnizações conseguidas, seria uma das secções mais rentáveis do SCP. E uma bela fonte de receitas, diria eu…!”
Ja ficava contente se os premios das indemizaçoes fossem para grupo de advogados, mas sem ordenados. A luta seria mais intressante.
by mats
OFF TOPIC: Gostaria de ver no proximo jogo em Alvalade, se possivel uma targa gigante de agradecimento ao Joao Mario e ao SLIMANI.
1 Setembro, 2016 at 21:24
O Adrien ia adorar…
1 Setembro, 2016 at 21:33
O Adrien tem è de jogar, não tem de adorar nem deixar de adorar…
1 Setembro, 2016 at 21:35
Depende…se queres valorizar os que saem ou os que fiquem! Mais depressa fazia uma tarja a agradecer aos que ficaram que aos que saíram. …
1 Setembro, 2016 at 21:40
Os que ficam continuam com agradecimento ao final do mês… para alem do apoio constante nas bancadas. Os que saem e deram muito ao clube acho que merecem um agradecimento.
1 Setembro, 2016 at 21:44
Os que foram foram por um agradecimento melhor ao final do mês…os que ficam ficam com um agradecimento mais pequeno ao fim do mês…
Com todo o respeito por quem vai interessa são os que ficam…valorizo são os que ficam…os que foram foram…têm 15 jogos em Alvalade…dá para agradecer a 2 de casa vez do plantel do Sporting…
1 Setembro, 2016 at 21:42
Pois eu não fazia tarja por nenhum.
Mas tb sou de opinião que o Adrien tem é de jogar à bola Ou só é homenzinho para o que lhe interessa?
1 Setembro, 2016 at 21:46
Eu também não fazia por nenhum…mas a fazer prefiro valorizar os que ficam…
1 Setembro, 2016 at 21:42
eu preferia agradecer aos que “quiseram” ficar… os que ficaram ainda inclui muito “veneno”…
2 Setembro, 2016 at 17:10
Parece-me que elogiando os que partiram com respeito pelo clube e pelos sócios e adeptos está também a enviar-se uma mensagem aos que ficam.
1 Setembro, 2016 at 20:08
Boa ideia!
1 Setembro, 2016 at 20:09
De acordo. Mas tenho que fazer um reparo: a questão não nos afecta apenas a nós sportinguistas. O jornalismo anda pelas ruas da amargura. A maioria do jornalismo (uma nota: há muito tempo que não considero os diários desportivos como cabendo na categoria de jornalismo, mas apenas revistas cor de rosa para o sector do desporto/futebol) transformou-se numa correia de transmissão e manipulação de declarações sem qualquer contraditório ou relação com factos. Em Portugal isso é obvio nos ditos jornais desportivos mas não é de todo exclusivo nem deste sector (kudos ao artistadodia e ao mister do café por se debruçarem nisto em relação ao futebol) nem do nosso país (sobre Portugal os “truques da imprensa portuguesa” costumam fazer trabalhos que demonstram que a manipulação de imagens ou ideias é o pão nosso de cada dia. Não é por acaso que p.e. nos EUA os programas humorísticos que imitam a ideia de telejornal se focam em comentar a agenda política usando (e muitas vezes corrigindo) os próprios serviços noticioso se transformaram numa das principais fontes de informação de muita gente.
A questão aqui é haver um equilíbrio entre código deontológico do jornalismo e a liberdade de expressão. Exemplo: se o Pedro Guerra pode (e vai) dizer as barbaridades que quiser, mas deveria ser obrigatório haver um contraditório por parte do jornal que o publica sempre que o que diz não é corroborado pelos factos. Declarações por declarações não têm valor se não forem suportadas pelos factos. Isto num mundo perfeito, claro mas porque já estou vacinado (e cínico) não ligo aos programas de tv nem muito menos leio os “jornais” desportivos.
1 Setembro, 2016 at 20:33
Off
Boa sorte Slimani!!!
Os teus cumprimentos via instagrama, agradeço o esforço, mas dispenso. Aquela correria para mandar um biqueiro para dentro da baliza do porto é agradecimento suficiente para mim.
1 Setembro, 2016 at 20:42
«Ao Sporting Clube de Portugal agradeço tudo o que fez por mim e pela formação que me deu como homem e jogador. Aos sportinguistas muito obrigado por todo o apoio e carinho que me deram desde sempre. Levo-os no meu coração»
Que seja feliz, Mané. Este sim, custa-me a vê-lo sair… Que tenhas sorte e que VOLTES mais forte, é o que desejo!
1 Setembro, 2016 at 20:38
Off:
Belfodil no Standard Liége
1 Setembro, 2016 at 20:46
O Wally deve estar a rir-se por dentro…
1 Setembro, 2016 at 20:46
E a pensar: “Conto ou não conto?!” hehehehehe
1 Setembro, 2016 at 20:47
O que gostaria era que a FEDERAÇAO DE FUTEBOL tivesse era um pessoa responsavel por estes assuntos. Em vez do VIDEO ARBITO, seria a ARBITO da TV/CS/IMPRENSA etc. Tudo hoje e gravado via formato digital seja imagens ou videos… Pelo menos para proteçao do FUTEBOL como negocio.
Estou a espera da multas aos “PEDRO GUERRAS” E “GOZMAS”. Ate agora nada.
Que as multas fossem redecionadas para as respectivas entidades/empregados/comentadores/jornalistas, e o seu valor fosse utilizado na formaçao das camadas jovens.
Embora entenda que queiram denegrir a imagem do clube, copia autentica da CS inglesa. O que nao entendo e porque o SCP passa se a divulgar certas informaçoes nos meios do clube acabando com as pseudo fontes. Essa gente a TV/CS ganha valurdios a custa da nossa instituiçao falando apenas durante 2 horas.
1 Setembro, 2016 at 20:48
OFF: Antero Henrique deixa SAD do Porto.
http://www.jn.pt/desporto/interior/antero-henrique-deixa-sad-do-fc-porto-5367958.html
Está bonita a festa no Morcão, pá 😈
1 Setembro, 2016 at 20:50
Caso para dizer: Elas não matam mas doyen… não doyen?
1 Setembro, 2016 at 20:58
Entrou o miúdo do Porto para ponta de lança e a dinâmica lá à frente já é outra.
1 Setembro, 2016 at 21:07
Nani a pentear a bola de forma gloriosa.
PT. 2 – Gibras.0
1 Setembro, 2016 at 21:10
Apercebi-me agora que vamos defrontar o Rafael Guerreiro na Champions. Que defesa esquerdo!
1 Setembro, 2016 at 21:26
Piu, piu, piu, piu… o Bernardo nem festejou, coitado… Ahahahahahahahah
1 Setembro, 2016 at 21:27
Era um exemplo que podia disciplinar a CS…mas depois também ficava difícil de esconder a verdade e de coisas verdadeiras passarem por carvão…é por isso que está boa ideia não é seguida…
1 Setembro, 2016 at 21:35
OFF-TOPIC (e porque não há post sobre ele):
No desporto, acho que nunca tive “Ídolos”.
Existem/existiram, sim, atletas que admirei imenso.
Nos desportos colectivos, todos ou quase todos eles tinham uma coisa em comum: davam tudo o que tinham.
“Esfarrapavam-se todos”, portuguêsmente falando.
No Sporting Clube de Portugal, enquanto muitos admiravam a técnica do Oliveira, eu só olhava para O Capitão.
Balakov? Paulo Sousa? Olhava para o Iordanov. Para o Oceano.
E, neste plantel que teve QUATRO Campeões Europeus, eu olhava para o Islam Slimani.
Cabeçudo. Impetuoso. Volátil. Rezingão.
Chocou com a Direcção.
Sempre pensei que deveria ser um gajo impossível de aturar no “balneário”.
Mas em campo? Dava tudo o que tinha.
E que era muito.
Cada minuto jogado era um minuto suado.
Corria como um louco.
Não dava uma jogada por perdida.
Incansável.
Um autêntico guerreiro.
Eu admiro o Islam Slimani.
E fiquei verdadeiramente chocado ao ver as suas lágrimas no último jogo.
Porque eu pensava que o Islam Slimani não era humano.
Que ele era uma máquina, imune à dor, ao cansaço, à dúvida.
Que ele era algo intratável, insensível, um pesadelo feito homem apenas para trazer dor aos adversários.
Afinal, não só era humano era – mais do que isso – um Leão.
Um de nós.
Que sofre, se esforça, e nunca perde a esperança e o desejo.
Que dá tudo o que tem.
Respeito.
Eu admito o Islam Slimani.
1 Setembro, 2016 at 21:48
Boas Noites, Caros Tasqueiros.
Em relação ao post, alguns comentários:
1- No que toca à “opinião” de elementos da Comunicação Social/media (colunistas, paineleiros, etc), só poderá existir responsabilização se os mesmos incorrerem em difamação/injúria.
A título de exemplo: se alguém, em termos de OPINIÃO, disser qualquer coisa como “Entendo que o Dr. Bruno de Carvalho, enquanto Presidente do SCP, tem uma postura altamente censurável, e não se encontra a servir bem o seu clube, bla, bla, bla” isto estará protegido pelo direito à liberdade de expressão.
2- No que toca à veiculação de alegadas NOTÍCIAS, a coisa já é diferente. Não só existem regras específicas para tal (que inclui a OBRIGATORIEDADE do contraditório prévio) como a possibilidade desponsabilização encontra-se amplamente salvaguardada na lei.
O que sucede é que, a maior parte das vezes, entende-se não ser de “avançar” com qualquer tipo de procedimento judicial por se entender que a vantagem que se poderia obter é inferior (ou muito inferior) aos danos que poderia advir ao alegadamente lesado (no caso, o nosso Clube).
SL
1 Setembro, 2016 at 21:49
por exemplo:
SCP mete Slimani no pacote do adrien, (eheheh, foi sem intencao, not), para “enganar” o financiador da transferencia de Slimani…
afinal, nessa mesma manha o SCP estava a negociar com o árabe…
mas que imagem “passa” da maneira como o SCP faz negócios??
isto nao prejudica a imagem da SAD?? processo em cima de maneira a fechar de vez esse pasquim…(os valores indemnizatorios poderiam ir para alguma instituicao de solidariedade para criancas deficientes ou incapacitadas, (no fundo aquilo em que os jornalixos de hoje se tornaram)…
1 Setembro, 2016 at 22:10
Há de facto necessidade de agir. Eu penso que temos dois caminhos.
Um primeiro (aquele que o benfica prefere) fazer grandes escandalos e colocar acções inverosímeis invocando pseudo-factos que não consegue provar, pedindo indemnizações de catorze milhões e estando-se nas tintas para o resultado final porque o que lhe interessa é fazer propaganda interna para os seus sócios e adeptos e externa procurando por todos os meios afectar a imagem do Sporting, dos seus dirigentes e técnicos. A isto chama-se “Litigância de Má-fé” através da Instrumentalização de um Órgão de Soberania para fins próprios, alheios à defesa de direitos ou busca da punição de delitos de natureza civil ou criminal. Isto só podia emergir da podridão moral em que vive, que sorve e exala por todos os poros. O benfica é um clube dirigido por ladrões , para ladrões e em benefício exclusivo de ladrões. Acho que os actuais dirigentes do benfica têm largas probabilidades de um dia virem a ser linchados no decurso de uma Assembleia Geral do Clube pelos seus próprios associados quando estes tomarem consciência da roubalheira que dura lá dentro há dez anos. É mais uma direcção a ir bater com os costados na cadeia. É normal e natural no Benfica. Todos os últimos dirigentes estão envolvidos em crimes de natureza diversa. Desde Vale e Azevedo, passando por “Gamásio”, Vieira, José Veiga, José Carriço, director do benfica para acompanhamento dos futebolistas, ou coisa que o valha, mais conhecido no “basfond” como “Zé do benfica” é mais um exemplo. Domingos Soares de Oliveira é infelizmente, Sportinguista, ou era. Hoje em dia é Vieirista , responsável por todas as vertentes financeiras da actividade das empresas do grupo benfica, acabará por se ver enredado na tramóia e será muito complicado desenredar-se porque a assinatura dele deve estar por todo o lado, até na ordem de impressão dos vouchers.
O outro caminho é pôr acções cíveis sérias, incorporando pedidos de indemnização por danos morais e valores relativamente baixos (15 mil euros, 20.00 em casos mais graves 60 mil mas, não ir além disso.
Concomitantemente fazer, quando se justifique, a correspondente queixa-crime que quando for decidida como procedente pelo Ministério Público levará apenso o pedido de indemnização cível como que a acção cível, proposta à cabeça, ficasse apensa ao processo-crime e dentro dele seguisse seus termos.
Isto nos estados unidos já estava resolvido porque o benfica teria ficado extinto em consequência do processo que moveu a Jorge Jesus. A por litigância de má-fé, a indemnização de Milhões que teria de pagar a Jorge Jesus por difamação, e as custas judiciais multiplicadas por cem SIM por cem, como penalização pela Instrumentalização do Poder Judicial para fins ilícitos, teriam acabado com o benfica, soterrado em centenas de milhões de US$ de custos que nem que liquidado todos os seus activos conseguiria liquidar e escapar à extinção.
Cá em Portugal os Tribunais, na boa tradição jurídica Romano-Napoleónica não encaram os danos morais como coisa que mereça indemnizações muito elevadas. 30 mil euros, já é uma sentença pesada nesta matéria. A seriedade dos danos causados não é um princípio de que se parte, com inversão do ónus da prova, como nos tribunais e no Direito Anglo-Saxónico.
Nos EUA alguém com cancro do Pulmão pede uma indemnização a um fabricante de tabaco, a viúva procede com a acção invocando danos morais porque entretanto morreu o marido e a acção não estava decidida, a tabaqueira é que vai ter de provar que o tabagismo do marido, durante trinta anos, incitado pela publicidade da marca a fumar mais e cada vez mais, sendo do domínio público que a marca adiciona aos cigarros produtos químicos que intensificam a dependência, não foi a causa do cancro. A marca é que tem de provar que a viúva não sofreu quaisquer danos morais.
Cá é tudo ao contrário, excepto quando é o Estado a intervir com todo o seu brilho e autoridade pública. Cá, como no mundo civilizado, a justeza e a natureza das coisas determina, salvo raras excepções, que quem invoca um facto é obrigado a dele fazer prova.
Ora, os danos morais são realidades ontológicas, não se vêem no mundo material, as suas consequências não são “exibíveis” como a falta de um braço, a cegueira ou a surdez provocada pela explosão duma bilha de gás. Não são realidades palpáveis porque o lesado faz a sua vida normal, ri-se, reúne-se com a família e os amigos, vai a casamentos e baptizados, ao cinema com a Mulher e os Filhos e no fim do mês de trabalho recebe o ordenado que lhe permite fazer tudo isso. Portanto, a avaliação dos danos imateriais ou morais é uma coisa saída dos livros do Harry Potter. Os Juízes têm dificuldade em se convencerem da acção causal e estabelecer a relação entre o acto e as consequências mas, mesmo que o consigam fazer a determinação de quanto “valem” esses danos é mais uma dificuldade. Valem um Milhão? Será que é justo fazer alguém pagar um milhão por danos que não se sabe ao certo que extensão têm? As indemnizações por danos morais têm vindo a aumentar mas, são pequenas.
Apesar disso acho que o Sporting devia montar um departamento de contencioso especial para tratar só e exclusivamente destes casos porque cem jornalistas em tribunal acusados de difamação, injúrias, de causarem danos morais e patrimoniais a pessoas do Sporting, ao próprio Clube e à SAD, ofensas ao seu bom nome e reputação, publicação de fotografias adulteradas e manipuladas com o único e simples objectivo de causar danos. Isso trava os outros, jornalistas e empresas jornalísticas bem como holdings de órgãos de comunicação colocadas em Tribunal sendo-lhes pedidas indemnizações umas atrás das outras, queixas por associação criminosa pelo desenvolvimento de políticas que tenham por intenção causar danos ao Sporting e fazer prova de que esses danos efectivamente ocorreram. Isso já é outra coisa e meus amigos, bastarão uma ou duas condenações que acendem um rastilho gigantesco de condenação cível e criminal. Além disso há inúmeros Sportinguistas na Magistratura e esses Juízes têm mais facilidade em entender a natureza e efeitos dos actos que são diariamente perpetrados para prejudicar o Sporting porque a les também assiste o direito à indignação.
Quando eu era novo, os magistrados eram maioritariamente adeptos da Académica (aqueles que se tinham formado em Coimbra) e do Sporting (os que se formavam em Lisboa). Os Juristas eram pessoas provenientes da burguesia e das classes mais abastadas. Havia poucos Lampiões metidos ao barulho. No Porto não existia Faculdade de Direito e os portistas eram uma massa adepta semelhante à do benfica mas, em vez de sotaque da Musgueira, tinham-no da Afurada. As classes mais abastadas do Porto eram normalmente adeptos do Boa Vista e quando iam para Coimbra tirar um curso, fosse ele qual fosse, ficavam com dois amores porque adoptavam a Académica como seu segundo.
Hoje os magistrados são gente de todos os Clubes mas, atenção há uma certa preponderância do Sporting nas suas opções clubísticas, mesmo hoje.
Ora, sabendo isto o Sporting tem de aproveitar e encharcar os tribunais, em várias comarcas com acções cíveis de pedido de indemnização a jornalistas. Por exemplo os núcleos do Sporting podem transformar-se em queixosos e invocar os efeitos nefastos da difamação nas respectivas imagens nas terras onde estão instalados e acusar os jornalistas, os jornais e os seus proprietários de lhes causarem danos morais.
Há muito caminho a trilhar. Há psiquiatras a consultar, há bullying nas escolas instigado pelos jornais e televisões contra miúdos Sportinguistas: Danos Morais. Há uma míriade de coisas a invocar que, uma vez postas perante os Tribunais, obrigarão as empresas de comunicação social a travar as políticas editoriais. Todos os actos de jornalistas, comentadores e dirigentes do benfica e porto deviam ser diariamente escrutinados e diariamente, durante todo o ano, deviam estar a ser colocadas acções judiciais contra a escumalha.
No entanto, uma advertência, a Justiça em Portugal é muito cara e são aqueles que acabam condenados a terem de suportar esses custos. Acontece que em muitas dessas acções acabará por nos não ser dada razão.
Há que fazer mas, com critério. Não se pode pôr um bando de estagiários a tratar do assunto. Têm de ser supervisionados de muito perto por uma equipe de advogados com mais de dez anos de profissão que sejam capazes de separar o trigo do joio.
Agora, que tem de se avançar, acho que é um imperativo e tem de se tornar num objectivo do leão.
Hoje em dia até há outro tipo de matéria que pode constituir objecto dessas acções como , por exemplo, a descriminação de pessoas, apenas pelo facto de serem Sportinguistas. Tudo isso pode ser imputado aos media e à irresponsabilidade com que manipulam e formatam a opinião pública. São anos de campanha sistemática de difamação do Sporting Clube de Portugal e dos seus dirigentes. Nada disso é difícil de provar, Está tudo escrito…ou gravado. Que mais é preciso?
1 Setembro, 2016 at 23:10
Era uma resposta deste genero que procurava.
Excelente, caro MT.
Fico satisfeito por perceber q há um caminho para trilhar. Obviamente nao será o dos 14M€ nem da demagogia.
Como diz o MT, há n casos em q somos difamados e injuriados. E ai TEM DE HAVER materia para baterem com os costados na barra do tribunal. E esse trabalho só pode ser feito por nós, Sporting.
Vamos por essa gentalha na ordem, tendo a certeza que nao só o SCP podera sair a ganhar com isto mas tambem a sociedade pois por cada acçao que ganhemos mais “sociedade” conseguiremos para todos.
1 Setembro, 2016 at 23:12
Mais do que morais, as noticias falsas, podem causar graves danos patrimoniais a uma sociedade cotada em bolsa.
2 Setembro, 2016 at 9:44
Mário excelente texto de análise juridica, obrig e SL
1 Setembro, 2016 at 22:47
A imprensa desportiva anda nas ruas da amargura, para mim já é satisfação suficiente
2 Setembro, 2016 at 16:05
Concordo plenamente, mas infelizmente penso que a nível de justiça, não há muito que se possa fazer e o pouco que se pode sai caro e não dá em nada!
Penso que para combater este tipo de situações tem de ser uma iniciativa conjunta de todos os adeptos e sportinguistas, muito ao estilo do que se fez com o “eu quero o Sporting campeão”. Não sei bem o que pode ser feito, mas alguma coisa tem de ser feita a uma escala gigante e com impacto pela Europa fora! Sugestões?