A dois dias da 1.ª jornada da Liga dos Campeões, na qual o Sporting CP visita o Real Madrid, o professor Aurélio Pereira, responsável pelo departamento de recrutamento e scouting leonino, foi ao Jornal das 7, na SIC Notícias para falar do expoente máximo saído da Academia Sporting e da filosofia subjacente ao trabalho desenvolvido em Alcochete.
“Conhecendo o Cristiano Ronaldo, sei que não vai facilitar. O profissionalismo nunca se lhe poderá ser colocado em causa”, começou por explicar, ainda que o tri-Bola de Ouro já tenha publicamente declarado em Espanha o seu amor ao Sporting CP, sendo igualmente Sócio, n.º 100.000. “Numa primeira fase, estamos a falar de uma criança de 11 anos, da Madeira, sem os pais, e que chega a Alcochete. Custou cinco mil contos em 1997. Era muito dinheiro. Estamos muito à-vontade em ver jogadores com estas idades. O que aconteceu é que no dia a seguir à sua chegada foi treinar com jogadores mais velhos e mostrou uma capacidade de integração a que não estávamos habituados. Os colegas são os críticos mais competentes, não os treinadores. “Isto é outra coisa”, diziam os colegas mais velhos. Era algo de diferente, para além das qualidades técncias, da velocidade de deslocação e desmarcação e movimento. Evidenciava já algum jeito para dominar o jogo aéreo”, acrescentou.
Apesar de nem todos os jogadores terem as mesmas capacidades, há algo que é comum: a genética do Clube, que permite ao Sporting CP trabalhar com a maior diversidade de personalidades existentes com um grau de erro menor. “O talento é uma coisa e o temperamento e audácia é outra. O ser humano que está dentro do jogador, muitas vezes , não se consegue logo ver. Não com o Ronaldo. Tratava os colegas por “ó miúdo, tem calma”. Isto ao segundo dia, quando muitos nas mesmas condições, já tinham as malas feitas para regressar a casa. Há um forte ADN na matriz da formação. Cultura histórica. Uma forma e um conceito de lidar com crianças em que lhes damos a liberdade de criar e não as formatar. Somos muito pacientes. Olhamos muito para o ser humano. Mais importante que ter uma formação vencedora é ter uma formação de vencedores”, rematou.
Curiosamente, ou talvez não, esta forma de encarar a formação parece facilmente passar para fora, como comprovam as palavras de Eric Cantona.
13 Setembro, 2016 at 8:56
palavras comoventes. é ver também a atenção e o respeito que o presidente tem granjeado fora de Portugal. o sporting está na moda. que orgulho em ser do sporting
13 Setembro, 2016 at 9:15
Vou dar uma de Vidente: Se o Gelson conseguir uma transferencia para um clube europeu com dimensão superior ao SCP, se calhar ainda vamos ter 3 marmelos do nosso laboratorio de talentos a ganhar uma bola de ouro.
Vamos lá ver se ele tem a sorte, sim porque a sorte tambem faz parte do processo.
13 Setembro, 2016 at 9:23
Fdx… Que exagero absurdo.
13 Setembro, 2016 at 9:24
Fica já aqui assente que eu não percebo nada de nada… por isso aceito.
13 Setembro, 2016 at 9:33
E convem não esquecer que quando o Ronaldo e o Messi acabarem…. a bola de ouro passa a ser muito disputada, pois passa a ser disputada por Humanos 🙂
13 Setembro, 2016 at 9:54
Verdade.
Numa segunda linha existem vários e dependerá da boa época que fizerem, dos clubes e das seleções.
Para já, são só estes dois.
13 Setembro, 2016 at 9:38
Não aceites! Que disseste de mal?! Claro que o Gelson tem tudo para ser o melhor do mundo…Patrício já é o melhor redes do mundo! Rubem Semedo será melhor central do mundo! William King of the World….etc etc…
13 Setembro, 2016 at 9:57
Não sei se o Rui é o melhor guarda-redes do mundo, mas tenho a convicção de que se houvesse um prémio anual para a posição, ele estaria nos 3 finalistas e seria provavelmente o vencedor este ano.
Z
13 Setembro, 2016 at 10:04
O Rui faz-me lembrar cada vez o mais o Buffon, um dos melhores de sempre. À medida que vai ganhando experiência, vai parecendo cada vez mais um GR com escola italiana.
13 Setembro, 2016 at 10:01
Acho que devemos ter calma.
Nem sabemos se o Gelson será sequer o titular absoluto esta época.
Está a ser dos melhores, tem um potencial enorme e JJ está a acreditar nele.
Vamos ver com Markovic e Campbell como o mister vai gerir isto.
Quando digo ter calma, digo para já. Porque será uma questão de tempo até termos outra pérola a sair por valores muito altos.
13 Setembro, 2016 at 9:47
Mas que exagero? Se calhar és tu que não percebes muito de bola.
13 Setembro, 2016 at 9:57
O JayJay é que lhe tem travado grande parte do seu individualismo, tentando torná-lo um jogador de equipa. Com isso ele ficou um pouco envergonhado. Agora não duvides que ele tem técnica suficiente para comer vários adversários de uma assentada. Mas é esperar para ver.
13 Setembro, 2016 at 10:03
Gosto particularmente da reportagem com o Cantona por se tratar do Cantona, um jogador que, para além de ter sido enorme enquanto tal, é um gajo conhecido pela sua inteligência, cultura e personalidade fortíssima.
Como jogador conseguiu a façanha incrível de levar o Leeds United ao título, transferindo-se depois para o Manchester United, onde foi igualmente campeão.
Mesmo a patada que deu ao espectador que o estava a insultar, foi bem dada, e revelou “tomates”. Eu sei que não é politciamente correcto escrever isto, mas é o que penso.
13 Setembro, 2016 at 10:07
+1
13 Setembro, 2016 at 10:35
+1
13 Setembro, 2016 at 19:17
+1
13 Setembro, 2016 at 10:11
Mais do que estar na moda, o nosso Sporting está em grande!
Vamos continuar a fazer crescer a onda verde!
13 Setembro, 2016 at 18:49
Alguém arranja ai o link para ver essa participação do Aurélio Pereira na SIC Notícias?
14 Setembro, 2016 at 3:58
Mais uma vez é com um ORGULHO do tamanho do sistema solar e com a Alma Leonina preenchida de felicidade que observo um dos maiores jogadores da sua época a falar desta forma tão elogiosa para com o Sporting Clube de Portugal!
Aquela conversa de que somos diferentes, é mesmo verdade. Nós somos diferentes porque somos SPORTING!
Que ninguém tenha dúvidas que o magnífico trabalho que esta Direcção tem feito em prol do SCP tem sido o catalisador para que as coisas boas comecem a girar em torno do universo Leonino!
Sinto-me feliz por RUGIR bem alto : SPORTING… SPORTING … SPORTING
Vamos a eles SCP!
SL