Com tudo o que tem sido escrito e dito nos (demasiados) programas e jornais de futebol sobre o encontro de Cristiano Ronaldo com o Sporting Clube de Portugal, há um tema que tem sido rebatido e discutido ao máximo: a formação de Alcochete e as pérolas que tem dado ao futebol europeu.
No entanto, e esta é uma opinião extremamente pessoal, a discussão parece-me sempre, ao fim do dia, demasiado superficial e pouco aprofundada. Parecemos o Ajax, ou o Barça ou o Manchester United (que coitados, nem podem comparar-se a nós nesses aspecto). Ou então somos mais Partizan ou Bayern de Munique. Ora, a única coisa que estes clubes têm em comum é que, no seu respectivo país, têm sido os maiores impulsionadores do futebol local e os que mais contribuiram para a revelação de jovens talentos nacionais. Mas o modelo, os recursos, a filosofia e até o investimento, são coisas completamente diferentes.
De há uns anos a esta parte, principalmente desde que Vieira quis mostrar ao mundo que também ele investia na Academia de jovens jogadores, o tema formação tem vindo a ser batido e rebatido entre rivais em mesas de café. Como quem fala de um penalty inventado, ou de um jogador que é um flop, de um presidente que é um frouxa. Conversa-se sobre formação e sobre estes jovens jogadores como se de pedras de arremeço se tratassem, como se fossem moeda de troca numa simples discussão facciosa entre dois adeptos de clubes rivais. E isso criou a ilusão de que todos nós poderíamos discutir uma ciência que desconhecemos.
A verdade é que são poucos os comentadores desportivos e jornalistas da área que nos demonstrem conhecimentos profundos sobre aquilo que é um jovem jogador e o seu percurso. Então joga-se o jogo que eu tanto adoro: o das estatísticas. “O Manel está a um golo de ser o mais jovem com mais golos”; “O Zé é o mais jovem na Champions”; “O Manel bateu os recordes de sprint do Nani”; “O Zé tem tantos golos como o Manuel Fernandes no primeiro ano”. Tudo factos, certo, que nos são atirados com o nome de um grande jogador ao lado, para enfatizar o feito. Como se o futebol fossem números, como se o Figo fosse pior jogador que o Pauleta, apenas porque o último acertou mais vezes nas redes.
Mas depois aperecem os homens que mudaram o panorama da formação em Portugal. Homens como Aurélio Pereira, homens que pegaram em cartas e espalharam pelo país, em busca do próximo craque a ser desenvolvido. Homens que fazem de tudo para criar o melhor jogador possível, sem esquecer o humano. E ouvi-lo apenas 10 minutos basta para compreender que a discussão publica da formação em Portugal tem tido o tom errado, a ideia mais odiosa e os resultados práticos do costume: o Sporting continua a lançar craques todos os anos, os outros conseguem-no mais faseadamente.
Caímos todos na esparrela. É certo. Muitos são os adeptos sportinguistas ansiosos por ver um míudo criado no Benfica ou no Porto falhar. Apenas para lhes poder esfregar na cara que, afinal, tanta conversa lhes deu pouco resultado prático. Uma prática que abomino e que tem claramente de ser substituída com o discurso positivo. Ninguém poderá nunca, em Portugal, comparar a enormidade de Alcochete à de qualquer outra Academia. E, se as Bolas de Ouro não chegam para a argumentação, eu digo apenas: Gelson e Rúben. Dois jovens que se estabelecem no onze, duas revelações, que provam que a morte do nosso modelo está longe de estar próxima.
“Não queremos equipas vencedoras, queremos jogadores vencedores”, diz Aurélio Pereira quando explica o que é, afinal, diferente no Sporting. Porque os rivais se preocuparam com as capas, os títulos, os convocados das selecções. Tudo números, tudo para jogar o jogo da estatística, tudo para poder argumentar na fraca discussão que se vai mantendo sobre a formação em Portugal, que enquanto não for profunda e embelezada ficará sempre mais pobre.
No Sporting, a formação não é bandeira. Não é Bruno de Carvalho, nem Jorge Jesus, nem Paulo Bento, nem Godinho. No Sporting a formação é o passado, o presente e o futuro. No Sporting existe uma forma de estar, de respirar e de trabalhar que nos permite passar de um William Carvalho para um João Mário e logo de seguida para um Gelson, tudo no espaço de 3 temporadas. O Sporting tem o dever de o continuar a fazer, os adeptos têm o dever de o continuar a exigir e, todos juntos, apontar os holofotes para o que de bom fazemos e não o que de mau os outros fazem. Nesse campo ganhamos sempre, e o nosso futebol também.
*às terças, a Maria Ribeiro revela os seus apontamentos sobre as novas gerações que evoluem na melhor Academia do mundo (à excepção do Dubai)
13 Setembro, 2016 at 15:02
grande post, Maria. Eu já o disse não sei quantas vezes e há-de ser um desejo que me acompanhará sempre: ser campeão com uma equipa maioritariamente constituída por jogadores da nossa formação.
No ano passadado tivemos como titulares indiscutíveis Rui, Ruben, William, Adrien, João Mário, este ano Gelson tem justificado estar no lugar do João, mas nada garante que não venha a ser relegado para o banco. Dizem-me que tem que ser assim, que não temos mais tempo para esperar e que é para meter a carne toda no assador. A questão é que, depois, vão dizer-me que temos é que continuar a investir em gajos experientes e, sinceramente, começo a ver pouco espaço para irmos lançando outros produtos da Academia.
Palhinha, Domingos Duarte, Iuri, Wallyson, Francisco Geraldes, Podence, Ronaldo Tavares, entre outros, chegarão a ter oportunidade de serem, pelo menos, a sombra desses “craques que rendem no imediato”? Ou continuaremos a comprar “Petrovic’s”?
13 Setembro, 2016 at 15:20
Na minha opinião desses todos só o Francisco Geraldes e o Podence podem para já aspirar a fazer parte do plantel principal brevemente.
E se para o ano já não teremos nem Campbell nem Markovic acho que a posição do Podence, se evoluir como o esperado, está “garantida” na equipa A da próxima época (e quem sabe se tambem para o Iuri, se ainda for a tempo de abrir a pestana).
Quanto ao Geraldes, com Adrien e Elias terá pouco espaço para já, mas vamos esperar para ver, este não engana e terá o seu espaço na equipa A de certeza.
Wallyson e Palhinha terão de evoluir bastante para ter andamento para o Sporting actual, e não sei se ainda vão a tempo/qualidade para o fazer.
Ronaldo Tavares e Domingos Duarte ainda são jovens que precisam de rodar/jogar, não me parece que seja já na próxima época que irão entrar na equipa A.
E para mim é preferivel ter um Petrovic no banco e o Palhinha a jogar no Belenenses do que manter o Palhinha e praticamente não jogar o ano todo.
Eu tambem gostava de ver o Sporting a jogar com a maioria da equipa proveniente da nossa academia, mas somos vitimas do nosso próprio sucesso, tivessemos nós ainda os 10 Aurélios que estiveram no europeu e estavamos agora a falar de quantos iamos dar amanha ao Real.
13 Setembro, 2016 at 15:31
Lobão,
e até quando o Palhinha vai rodar para não fazer apenas dez ou doze jogos por época? Até quando vamos gastar 1+1+1+1+1+1 milhão em Petrovics?
Outra dúvida: achas mesmo que sendo campeão e, por exemplo, surpreendendo as casas de apostas ao passar à fase seguinte da champions (ou caindo para a Liga Europa e chegando à final), o Jesus vai aceitar iniciar a nova época sem jogadores tarimbados? Ainda para mais podendo dizer “se querem ganhar é destes que temos que contratar?”
É fodido um equilíbrio entre o romantismo e os factos…
13 Setembro, 2016 at 15:54
É verdade, mas para isso é que temos o treinador e presidente para fazerem esse tipo de decisões/opções e até agora na sua maioria não discordo com as que foram tomadas até agora.
E temos de ter conciência que nem todos atingem o potencial para jogar na equipa A, por exemplo eu também gostava de ver o Mané ainda connosco mas neste momento já foi ultrapassado “até” pelo Gelson que é outro academista.
Espero estar enganado mas não vejo no Palhinha o potencial para se vir a impor na equipa A. (se calhar é por estar habituado ao William).
Quanto aos 1 milhão, já conseguimos fazer dinheiro (valor de vendas superiores aos valores de compra) até com o Naby-Sar, com este Presidente estou tranquilo em que não ficaremos a perder nestes negócios.
Ainda este ano trocamos Naldo por Douglas e ficamos com lucro (não só na troca, como no diferença entre a compra e venda do Naldo).
E quanto ás exigencias do JJ, qualquer treinador pede sempre o melhor possivel, o sucesso dele tambem depende disso.
Mas até por isso, vendo a qualidade da nossa academia, estou tranquilo que irá sempre lançar novos jogadores made in Alcochete regularmente porque ao contrário do que os lampiões dizem ele aposta na qualidade, independentemente de onde vem.
Não estou a dizer que não devamos defender os nosso jogadores da academia e que não devamos optar por eles quando em questão de valor/qualidade não se veja uma grande diferença em relação ao potencial contratado, mas apesar das grandes movimentações neste ultimo mercado, não acho que os nossos academistas estejam a ser descurados.
Acho que a avalição das apostas de JJ na formação só poderá ser feita realmente daqui a 2/3 anos.
13 Setembro, 2016 at 17:08
Concordo com a tua analise!
A questão é que nem todos os jogadores vão ter qualidade para jogar numa equipa A que se quer a lutar pelo titulo aqui e a lutar por ir passando os diversos adversários na CL.
Eu não dava nada pelo Geraldes e hoje já o vejo com hipótese de um dia tomar o lugar do Adrien.
Apostava muito no Iuri e hoje acho que se vai perder porque é um gajo burro que não aprende. Só ter talento não chega.
O Palhinha ainda não me convenceu mas também não digo que não me vai convencer. Vamos ver este ano.
O Podence tenho duvidas que seja a 2º avançado que vai dar jogador. Gajos do tamanho dele naquela posição só sendo um Messi… e ele não é. Acho que dava mais a extremo… mas vamos ver!
O Wallyson tem perdido tempo em emprestimos para fora. Não dá para acompanhar bem assim. Devia ter sido emprestado a uma equipa do nível dum Guimarães, pelo menos. E acho que o Matheus vai marcar passo este ano… Também devia ter sido emprestado a uma equipa deste nível.
A verdade é que alguns destes jogadores estiveram 1 época a mais na B a marcar passo e agora, emprestados a equipas da 1ª Liga, é que se vai ver o que valem.
É o caso do Gauld e do Tobias também. Nunca gostei muito do Tobias… Sempre o achei, de longe, o mais fraco do conjunto que tinhamos com o Dier, o Semedo e o Illori.
Mas vamos ver o que evoluem este ano. Para alguns é o ano do sim ou sopas…
14 Setembro, 2016 at 4:34
eu tambem achava que o matheus tinha de ir rodar mas o JJ parece estar convencido que ele precisa de mais um ano a levar na cabeca ate poder ser emprestado. mas parece claramente que vai levar pelo menos mais 2 anos ate comecar a contar
14 Setembro, 2016 at 10:09
Eu também não acreditava nadinha no Ruben Semedo, mais pela cabeça dele do que pelas qualidades técnicas, mas um dia meteu a mão na cabeça e pensou “fodasse, eu posso dar mais do que isto! Eu posso ser um jogador do caralho!” (palavrões incluídos e tudo) e a verdade é que me provou o contrário. Pergunto-me quanta responsabilidade terá tido o JJ que no passado até criticou a sua atitude. Não pode ser só bater no JJ por pedir este ou aquele, eu concordo com o Lobão quando diz que ele quer é qualidade, venha ela de onde vier.
14 Setembro, 2016 at 10:05
Concordo com praticamente tudo o que o Lobão disse. É o comentário mais sensato quanto a esta temática do Romantismo vs Realismo.
13 Setembro, 2016 at 15:24
O texto da Maria está muito bom. Mas o comentário do taberneiro é que me apoquenta. De tão verdade. 🙁
13 Setembro, 2016 at 15:30
Ponto prévio: Eu e tu vamos sempre discordar em relação a Wallyson ahah
Em relação a tudo o resto. Jesus identificou, na sua entrevista, quais os seis jogadores que considera serem o futuro do Sporting: Podence, Iuri, Chico, Tobias, Paulista e Matheus. Não esperes muito mais do que a promoção faseada destes cinco jovens da formação (Paulista não o é).
Com este treinador esse “sonho” não faz sentido. Porque foi contratado para ganhar JÁ e porque simplesmente não faz parte dele. No Sporting vai fazendo porque tem de fazer. O próprio admite que a qualidade da formação que encontrou é completamente diferente do Benfica, em que sentiu que os jogadores não estavam preparados para a sua exigência. Acredito na sinceridade desta declaração.
Agora, o nosso papel como adeptos também é o não nos “lampionizarmos”. Isto é, não aceitar tudo isto apenas porque precisamos de um campeonato como pão para a boca. Durante a pré-temporada, certamente testemunhaste, tive várias trocas de galhardetes com adeptos do Sporting que diziam coisas horríveis em relação a jovens da nossa formação. Apenas porque não são logo aquilo que esperamos deles. Não podem ser, faz parte do processo. Mas para alguns a dispensa de Iuri, outra vez, ou do Palhinha faz todo o sentido porque agora estamos melhores. Ora isso não só é irónico como hipócrita. De um lado gritar ALCOCHETE É DO CARA…. do outro dizer que o Palhinha nem no Casa Pia calça.
Esperarei até Maio, uma vez que o plantel está fechado e vamos ganhar um campeonato, mas a partir de Junho continuarei aquela que é a minha e a tua luta: um Sporting made in em Alcochete no máximo que poder ser. E este ano não foi.
13 Setembro, 2016 at 15:38
Jorge Jesus quer jogadores com perfil físico que ele acha essencial (com ele não há pesos-pluma), e com espírito competitivo.
Jesus não aposta em miúdos? Que idade tinha o Markovic… ou o Rodrigo?
A diferença é que esses aparecem, com 21 anos (salvo seja), no EsseEle, com 2 ou 3 anos de profissionalismo, enquanto que os “nossos” andam pela B ou a brincar ao futebol nos Aroucas.
O JJ quer ganhar, e hoje (acho uma graça em falarem nos resultados imediatos como se fosse uma coisa má), e para tal, precisa dos melhores.
Havendo qualidade, e os jogadores mostrando aquilo que o treinador quer ver, acredito que tenham oportunidade e joguem.
PS: o Petrovic, à 1ª vista, tira o lugar ao Palhinha apenas e só como aguadeiro. À evolução do segundo, tal posição não seria benéfica. A pergunta é, vale a pena dar 1M por um aguadeiro sérvio?
14 Setembro, 2016 at 15:10
não te esqueças do Semedo…
ele foi emprestado no inicio da época, e só depois já no Natal e depois de uma arranque de temporada em grande é que o Jesus o foi buscar…
Jogadores emprestados não estão esquecidos…
13 Setembro, 2016 at 16:45
Atenção que JJ já disse que vão ficar admirados com o Petrovic !
É sabido que JJ nem sempre acerta (sobretudo a LE) mas com trincos safou-se sempre muito bem.
13 Setembro, 2016 at 19:41
Os “Petrovics” são um mal necessário só jogadores com um talento enorme se conseguem fixar numa equipa campeã, e isso não acontece sempre. Veja-se por exemplo como está o Barça agora… A comprar “Outros Petrovics” (melhores bem sei) mas a cantera não tem os bolsos cheios de Messis, Xavis ou Iniestas… O mesmo se passa com o nosso clube. Por outro lado temos o Ajax que por ventura continua a apresentar muitos jogadores da formação (nem sei bem) e o preço a pagar é o desaparecimento da alta roda do futebol europeu.
Voltando aos “Petrovics” são eles que permitem que os nossos jovens joguem noutros clubes muito mais jogos do que jogariam em Alvalade. Veja-se os exemplos de William e Adrien.
Uma coisa no entanto é certa se queremos ser campeões com jogadores da casa não o seremos só com jovens. E preciso segurar os mais velhos… certo Adrien? 😉
Z
14 Setembro, 2016 at 10:02
Palhinha e Wallyson não têm qualidade suficiente, lamento dizer, mas não têm.
13 Setembro, 2016 at 15:15
Tudo certo Maria, mas eu não retiraria a referência ao Dubai da tua crónica na ânsia de ser “positivo”.
14 Setembro, 2016 at 4:38
nao entendo porque os adeptos do sporting continuam a achar que ha problema em assumir que o benfica fez investimento nas camadas jovens e alguns deles nao sao maus.
por eles estarem melhor nao significa nada, mas nao temos de os rebaixar so para dizer que o sporting esta bem.
alguns bons jogadores eles tiveram, podem ter (bernardo? renato?) se vao ser mt bons o so bons ao nivel de portugal o futuro vai dizer mas nem tudo o que e feito nos outros lados tem de ser mau e horrivel
13 Setembro, 2016 at 15:22
E se tivessemos mercado e valor para segurar o que produzimos, quem pode por em causa que éramos TODOS os anos crónicos candidatos ao título europeu máximo?
De longe… qual Barça qual quê …
13 Setembro, 2016 at 15:25
+1
13 Setembro, 2016 at 15:30
Olha só para este 11:
GK: Rui
DefD: Cedric
DefC: Fonte e Semedo
DefE: Veloso (á falta de melhor)
MedDef: William
MedC: Adrien
MedD: J.M.
MedE: Nani
SA: Quaresma
A: Ronaldo.
E ainda tinhamos no banco:
Beto
Gelson
Montinho
Eric
…
13 Setembro, 2016 at 15:34
Maldita lei Bosman #$#”%/*&%
13 Setembro, 2016 at 16:25
Sponsor… e bilheteira… e tv´s … e marca mundial … muito trabalho … fazível??
Nem por sombras digo que não… mas muito difícil…
14 Setembro, 2016 at 15:13
sem qualquer tipo de provocação faço-te uma pergunta,
achas que o Ronaldo ia ser o mesmo jogador que é agora se nunca tivesse saído do scp?
13 Setembro, 2016 at 15:23
Ganda texto, parabéns Maria (mais uma vez)
13 Setembro, 2016 at 16:03
Quanto ao romantismo da formação e ao “mito” do JJ não apostar na formação….
Nesta pré-temporada foram dadas oportunidades aos miúdos e o que aconteceu? Exibições “pálidas” e goleadas.
Nem tudo o que reluz é ouro. A nossa Academia é uma Mina, mas não dá para aproveitar 10 todas as épocas!
Lançados por JJ —-> Gelson e Ruben Semedo. Quando mostram qualidade e capacidade mental …. o JJ aposta neles, pois o critério do JJ sempre foi o da “qualidade”
Ai e tal o Iuri, o Palhinha… em vez do Petrovic e do Meli.
JJ foi claríssimo em relação a Iuri e só se o Iuri for muito burro é que não percebe o que precisa de fazer para JJ apostar nele.
Palhinha —-> Temos William e Bruno Paulista com mais andamento que Palhinha. Fazia algum sentido ter palhinha a fazer número no plantel?
Wallyson –> gosto muito dele, mas no Nice não foi titular absoluto. Sinal de algo… Para “ajudar” lesão que impediu a pré-epoca, pelo que o melhor é rodar mais uma época.
Tobias, Podence e Geraldes —> precisam de jogar, por isso a melhor solução foi o empréstimo. O mesmo se aplicaria a Matheus Pereira…
Petrovic e Meli foram erros de casting, sendo que Meli é emprestado e por isso menos mal. Petrovic estava na cara que era “barrete”, mas se for só um por época… estamos bem.
13 Setembro, 2016 at 16:38
Confesso que Meli tivesse mais minutos até a este momento.
Parece bom jogador e com intensidade…se calhar seria o substituto de Adrien, mas com a não saída deste e a chegada de Elias, pedeu o espaço.
No entanto, vamos ver como será em Janeiro e a situação de Adrien…se algo acontecer acredito que o Argentino apareça.
13 Setembro, 2016 at 16:38
nesta pré-época todos os jogadores foram rotulados de “merda” por milhares de adeptos. Não serve de grande exemplo, ainda para mais com a equipa completamente coxa.
13 Setembro, 2016 at 17:49
E atenção que na próxima pré temporada vamos ter a Taça das Confederações que, possivelmente, também nos irá levar RP, William, Rúben e Adrien…
14 Setembro, 2016 at 4:20
MAs é uma competição muito mais curta que um Europeu ou um Mundial… São “só” 15 dias…
13 Setembro, 2016 at 16:11
Muito bom Texto… e é disto que temos que viver e é disto que temos que saber conviver.
Quanto hipótese de uma equipa 100% Alcochete
Acho que não há milagres… e nós somos efetivamente testemunhas de como tudo se tem processado. Muitos do que aqui escrevem e participam diariamente neste crescimento como clube … refiro me à era Bruno de Carvalho, fariam, se tivessem no lugar do “Garoto” quase tudo como tem sido feito. Então…. temos que entender todos, que este é o caminho!
Provavelmente, o sonho de ter uma equipa com a totalidade dos jogadores, Made in Alcochete, leva muitos anos a conquistar/consolidar…. e mesmo assim ….DUVIDO!, que algum dia o venha a ser! Basta olhar de soslaio para o Barça e perceber que é um pouco utópico… ou então, damos tamanha queda que teremos que recomeçar tudo do zero novamente e sem dinheiro nenhum, ter de recorrer à prata da casa na sua totalidade (bater 3 vezes na madeira).
Claro que gostaria de ter essa equipa …. e por isso também gosto da ideia de criar uma família forte, em todo o percurso, desde as escolinhas até aos seniores. Onde todos os atletas deem o que tem e o que não tem pelo Sporting. Porque acreditam no projeto, nas pessoas e no orgulho que isso lhes possa transmitir para as suas vidas.
A escola e formação do Sporting não deve terminar aos 20 anos… tem de continuar até ao último dia que esse jogador e Homem, deixem a nossa instituição para seguirem a sua vida!
13 Setembro, 2016 at 16:12
Medir pilinha sobre a qualidade da nossa formação…. até parece parva a conversa. Tivemos 10 jogadores na equipa Campeão da Europa. Lamento mas nem dou conversa a quem não a merece e aqui refiro me a todas as escolas do MUNDO!
13 Setembro, 2016 at 16:12
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
“Ganhar já” não significa NECESSARIAMENTE que o SCP não aposte em jovens da sua formação.
Mas vamos a meter uma coisa na cabeça: excepto se estivermos a falar de foras-de-série, o SCP não pode ter no seu plantel 4, 5 jogadores da formação sem prévia experiência competitiva. Não há assim tantos minutos para distribuir.
O Tobias Figueiredo poderia estar no plantel, em vez do Douglas? Poderia. Mas seria terceiro ou quarto central. Excepto em caso de lesão de um dos titulares, quantos jogos faria? Se fosse terceiro central, se calhar 10, 15 minutos de vez em quando a sair do banco….
E o Geraldes, que nunca antes jogou na primeira divisão? Queremos mesmo que seja o suplente para o meio do meio campo?
Que faz o Esgaio no plantel?
Etc., etc..
É verdade que o nosso treinador não é conhecido (pelo contrário) por apostar na formação. Creia-se ou não na alegada mudança de paradigma dos milhafres, o que é certo é que uma das vitórias que eles conseguiram o ano passado foi o de serem campeões jogando com o Quisto, o Nelson Semedo, o Guedes….
É verdade que o nosso treinador apostou no Ruben Semedo e no Gelson Martins. Mas em circunstâncias excepcionais (o Semedo tinha sido dispensado pelo mesmo treinador no defeso, o Gelson beneficiou do “Caso Carrillo”). Não se conseguiu aproveitar o Carlos Mané. E a dispensa do Iuri Medeiros foi, a meu ver, estranha.
Mas mesmo que, com este treinador, não se dê tanto ênfase à aposta na formação, isso terá alguma relevância se formos campeões?
Estou convicto que os grandes talentos da nossa formação serão sempre aproveitados. Mas é preciso haver talento.
SL
13 Setembro, 2016 at 16:54
A carreira do Esgaio foi dinamitada a partir do momento que o colocaram a LD.
O lugar dele não é aquele… Se querem matar a carreira ao rapaz e perder um BOM meio campista, é favor continuar.
É criminoso esta teima de RE a LD… é Lesa-futebol!
13 Setembro, 2016 at 16:13
Amanhã os juniores também jogam para a champions, às 11h, será que vão jogar alguns da B? Por falar na B podem ver aqui os golos do último jogo: https://www.facebook.com/varzimsportclub/videos/1171193256257823/
Amanhã às 19:45 h será o melhor do mundo (Ronaldo) Versus o melhor da europa (Rui Patrício)
13 Setembro, 2016 at 17:15
Aqui diz 17…
http://www.flashscore.com/soccer/europe/uefa-youth-league/
13 Setembro, 2016 at 16:35
Como não consegui publicar meu comentário, tenho de o colocar por link externo:
https://postimg.org/image/xljhbl2en/
13 Setembro, 2016 at 16:35
O lançamento de jogadores da formação para o plantel principal carece muitas vezes de um período de transição que só não existe para os predestinados. Assim, recorrer a jogadores emprestados em vez dos jogadores da formação, é essencial para garantir que a maioria dos jogadores da formação tem minutos de 1ªliga antes de chegarem ao plantel. É por esse prisma que vejo a chegada de jogadores emprestados para os lugares de Palhinha, Iuri, Podence ou Geraldes. Creio que para o ano, com o campeonato no bolso, não será exercida opção nos emprestados que estão a “ocupar” as vagas destes jogadores.
13 Setembro, 2016 at 16:45
+1
Quanto aos emprestados Markovic e Joel Campbell não têm opção de compra.
13 Setembro, 2016 at 16:44
É incrivel a capacidade que alguns tem de descobrir BARRETES que já estavam à vista logo assim que chegaram ao aeroporto!
Isto sendo que nem meados de Setembro atingimos..
Será possivel dar tempo e espaço para que os jogadores se possam ambientar?
Do Paulista dizia-se isto e aquilo o ano passado e ai está ele a dar descanso ao Willy C…
Deixem respirar a malta, carajo!
E quem diz isto, diz da equipa B. Poupem Deus e a rapaziada, porra!
Querem deitar abaixo, eh pá… Há um “mono” de betão, uma ETAR a céu aberto lá para os lados do Culombo… deitem essa merda abaixo, meu.
De que me serve apostar na formação se depois os gajos ficam e são sistematicamente massacrados. Dêem lá uma folguinha…
13 Setembro, 2016 at 16:50
Ah, e já agora, concordo plenamente que, para crescerem um pouco mais, tenham de rodar fora.
A lógica é (excepto os “Ronaldos” da vida): Juniores, 2 anos de B (máximo!), 2 anos emprestados (máximo)… e retorno à base para afirmação.
Portanto… afirmação aos 22/23 (mais tardar) para render desportiva e financeiramente.
Curto e Grosso!
13 Setembro, 2016 at 16:47
Um OFF ( mais ou menos )
CR28 convidou o Sr Aurélio Pereira para assistir ao jogo.
( De sempre e para sempre, um dos nossos! )
14 Setembro, 2016 at 9:16
e havia duvidas disso 🙂
13 Setembro, 2016 at 16:49
Nem mais sake man…
Atenção que JJ já disse que vão ficar admirados com o Petrovic !
É sabido que JJ nem sempre acerta (sobretudo a LE) mas com trincos safou-se sempre muito bem.
13 Setembro, 2016 at 17:10
Epá, estou farto de ser seguidista e vou comprar uma “guerra” com o Sporting… Apetece-me!
Como sou do Barreiro e os lampiões nos anos 80 tiveram no seu seio o “grupo do Barreiro” constituído por Bento, Nunes, Carlos Manuel, Diamantino, Frederico, Jorge Martins, José Luis, Jorge Silva e Chalana, eu também quero que o Sporting Clube de Portugal tenha no seu plantel um grupo de jogadores oriundos do Barreiro!
Se os Pirezas eram do Barreiro, o Soeiro também, o Azevedo, Vasques, Carlos Gomes, Carvalho e o Libânio idem. Se o Albano foi do Barreirense para o Sporting, o Travassos e Manuel Fernandes foram da Cuf para o Sporting, porque é que o Jesus e a Direcção não apostam mais no produto do Barreiro?
Bruno Paz és a nossa bandeira! Força miúdo!
13 Setembro, 2016 at 17:12
Naqueles tempos o mundo era muito “pequenino”…
13 Setembro, 2016 at 17:18
Eu posso-me orgulhar de já ter sido várias vezes campeão nacional pelo Sporting com um plantel 100% Made in Sporting….
Mas foi no Championship Manager! (antecessor do FM para os mais novos)
13 Setembro, 2016 at 17:39
Com o novo também é possível 😀
13 Setembro, 2016 at 17:44
Acredito que sim… eu larguei o vício há 12 anos…
SL
13 Setembro, 2016 at 17:55
Ainda és do tempo em que o Maradona estava sem contrato, pronto para assinar por qualquer clube, bastava pagar um pouco mais do que o que ele pedia e pumba tinhas pelo menos 10 golos certos nessa época.
13 Setembro, 2016 at 19:01
fdx… sou desse tempo! Lembro-me bem de fazer isso 😀
13 Setembro, 2016 at 19:39
Não me lembro desse pormenor… Mas com as regras que auto-impunha (ainda era pior que o Cherba) era completamente impossível contratá-lo, porque nunca contratava estrangeiros e quando contratava era só portugueses e tinham de ter algum passado no Sporting.
Comecei a jogar estratégia de futebol no spectrum com o Football Director http://www.vizzed.com/videogames/c64/screenshot/Football%20Director-2.png , depois ainda joguei muito nos anos 90 ao Premier Manager https://www.youtube.com/watch?v=5A76Ds4aM3A só depois encontrei o Championship Manager, até encerrar a carreira em 2003/04 eheheh
SL
14 Setembro, 2016 at 4:25
Se experimentares o FM 2016… Acho que vais gostar bastante…
Tá mesmo muito realista… E já tens o Campeonato alemão e tudo o resto a 100%…
13 Setembro, 2016 at 21:15
Se me permites uma pequena correção, o Sporting foi buscar o Albano ao Seixal. Tens toda a razão, muitos Sportinguistas mais novos não sabem, mas a margem sul era o grande viveiro de talentos do futebol nacional
e do Sporting atê aos anos 80. Estranhamente deixou de o ser. Creio que o Figo terá sido o último grande talento no Sporting, vindo da margem sul.
13 Setembro, 2016 at 22:21
Tens razão, ele começou no Seixal, foi para o Barreirense e voltou ao Seixal antes de ingressar no Sporting.
http://www.fcbarreirense.com/index.php?option=com_content&task=view&id=829&Itemid=223
Há mais exemplos de grandes referências sportinguistas daqui desta zona que me esqueci de referir, como o Alexandre Batista, natural do Barreiro ou o José Carlos que sendo de VFX, foi transferido da Cuf do Barreiro para o Sporting.
O Valter Costa nos anos 70 fez 3 épocas em Alvalade e o último do Barreiro a chegar à equipa A foi o Marco Almeida. Fez poucos jogos mas é um leão de juba larga!
13 Setembro, 2016 at 17:17
OFF: Ainda estão a tempo de participar na Fantasy da CL! Juntem-se à Liga Privada a Tasca do Cherba! Código de acesso: 36946ATO. VAMBORA!
13 Setembro, 2016 at 17:23
É verdade que estamos há muito sem ganhar o título.
É verdade que nunca estivemos tão perto como no ano passado… e o treinador era JJ.
Por mais romântico que eu seja em relação a tugas no 11, melhor… a jovens tugas no 11… eu quero ser campeão porque precisamos muito de o ser, seja com que 11 for.
Naturalmente, sendo a melhor equipa em Portugal e com presença assídua na Champions, não devemos NUNCA perder o rumo do que fomos no passado porque a formação é o nosso ADN.
E invariavelmente, muitos frutos virão desse caminho… não só financeiro.
Com ou sem JJ.
13 Setembro, 2016 at 17:34
E na Youth Champions League quem é que nos vai representar ? É a equipa de juniores? Não tenho a certeza mas acho que a competição é sub-21 certo?
13 Setembro, 2016 at 17:36
Convocados da Youth League
1 – Abdu Conté
2 – André Franco
3 – Bruno Paz
4 – Bubacar Djaló
5 – Daniel Bragança
6 – Elves Baldé
7 – Filipe Semedo
8 – Gonçalo Vieira
9 – Jefferson Encada
10 – João Oliveira
11 – João Ricciulli
22 – Miguel Luís
13 – Nuno Moreira
14 – Pedro Ferreira
15 – Pedro Marques
16 – Pedro Silva
17 – Rafael Leão
18 – Thierry Correia
13 Setembro, 2016 at 17:54
O elves vai dizimar a defesa blanca 🙂
13 Setembro, 2016 at 18:04
Obrigado!
13 Setembro, 2016 at 18:48
Epa, isto é uma bela equipa mesmo. Começando a ganhar amanhã já é um grande sinal.
13 Setembro, 2016 at 17:48
Off:
Há uma campanha orquestrada que junta o clube da corrupção de árbitros com prostitutas e o clube do tráfico de cocaína e da lavagem de dinheiro contra o Sporting que teve ontem um ponto alto – ou direi baixo – no dia seguinte quando a pergunta ao público é se o clube da corrupção de árbitros com prostitutas e o clube do tráfico de cocaína e da lavagem de dinheiro têm razão nas queixas de que estão a ser prejudicados, ou seja, a sic a assumir a lógica da campanha desses clubes.
Porque é que não perguntaram por exemplo se esses clubes estão ou não a tentar pressionar os árbitros contra o Sporting? É uma pergunta no mínimo tão legítima quando a deles mas como há muito numa pergunta – delimita um campo de presuposições e de ideias – a escolha demonstra a agenda que se quer adiantar
Eu não vejo a hora de jogar contra o clube do tráfico de coca e lavagem de dinheiro que é para os colocar na ordem e no lugar a que pertencem: a perder com o Sporting.
13 Setembro, 2016 at 17:53
O meu jogador preferido de todos os tempos é o Balakov. Não era da formação, mas é o protótipo de jogador à Sporting, raçudo e brilhante. Como imagino que devam ter sido o Travassos ou o Peyroteo.
Por outro lado, há jogadores da formação que detesto genuinamente, como o Simão, que tem claramente o perfil de Carnide.
A formação deve formar jogadores à Sporting, sabendo que se vai falhar nalguns casos.
O scouting deve contratar jogadores à Sporting, sabendo que não se vai acertar sempre.
A ideia de existir um modelo de jogador que se possa identificar mais com um clube é polémica, mas olhando para as referências dos rivais, creio que se auto-justifica: o João Pinto (do fcp) ou o Jaime Magalhães, nunca seriam ídolos no Sporting; o Néné ou o Diamantino idem.
Para além da categoria e qualidade, acho que tendemos a preferir jogadores com raça e com carácter, mais do que qualquer outra coisa. Por isso sentimos mais na pele algumas desilusões. Por isso também se tornam símbolos jogadores como Oceano (formado, acho que veio em idade junior mas não tenho a certeza) e Iordanov (contratado), que dificilmente seriam ídolos em Carnide e na Frutaria. Eram demasiado honestos para a Frutaria, demasiado homens para Carnide.
Do plantel actual, destaco o caso do Bryan Ruiz. Tem classe e tem carácter. Foi contratado, mas é um jogador à Sporting. É um dos capitães com toda a justiça. Por mim acabava aqui a carreira e tinha as portas abertas para continuar noutras funções. Pouco importa se foi formado em Alcochete ou não.
13 Setembro, 2016 at 19:43
O Oceano não é formado no Sporting, veia da II Divisão (Nacional da Madeira) para o Sporting por indicação do Pedro Gomes que tinha sido seu treinador. Antes do Nacional jogou no Almada.
13 Setembro, 2016 at 19:48
*veio
13 Setembro, 2016 at 21:12
Ok, então é isso. Tinha ideia que ele tinha jogado no Almada, mas não tinha a certeza se já em idade sénior. Como dizia o outro, é mais um exemplo que se enquadra na teoria: até o Oceano Cruz foi contratado. Grande olho do Pedro Gomes! 🙂
SL
13 Setembro, 2016 at 21:24
Sim, foi um achado. São raros os exemplos de jogadores que singraram nos grandes vindos directamente da II Divisão. Assim de repente lembro-me também do lampião Vitor Paneira e pouco mais…
13 Setembro, 2016 at 19:03
Maria Ribeiro, mais um excelente texto!
Adorei esta parte…
“No Sporting a formação é o passado, o presente e o futuro. No Sporting existe uma forma de estar, de respirar e de trabalhar que nos permite passar de um William Carvalho para um João Mário e logo de seguida para um Gelson, tudo no espaço de 3 temporadas.”
13 Setembro, 2016 at 19:25
A Maria tem que amar e viver o Sporting muito intensamente para fazer
posts com a qualidade e conhecimento do deste.
13 Setembro, 2016 at 19:37
Árbitros nomeados pelo CA para a próxima jornada:
Arouca-Chaves, Luís Ferreira (AF Braga)
Benfica-Sp. Braga, Jorge Sousa (AF Porto)
Boavista-Feirense, Bruno Esteves (AF Setúbal)
Estoril-Moreirense, Gonçalo Martins (AF Vila Real)
Rio Ave-Sporting, João Pinheiro (AF Braga)
V. Guimarães-Belenenses, Manuel Oliveira (AF Porto)
V. Setúbal-Paços de Ferreira, Manuel Mota (AF Braga)
Nacional-Marítimo, Bruno Paixão (AF Setúbal)
Tondela-FC Porto, Hugo Miguel (AF Lisboa)
13 Setembro, 2016 at 21:45
Um desconhecido no nosso jogo… Hum…
13 Setembro, 2016 at 19:41
Exmº Sr Provedor do Telespectador,
Venho por este meio alertá-lo para algo que se irá passar hoje na transmissão da RTP1, e que, em meu entender (e por certo de mais uns milhões de portugueses), não respeita os valores mínimos da imparcialidade que, creio, devem presidir ás escolhas de transmissões com o cariz do assunto porque lhe escrevo. Claro está que me refiro á transmissão em directo na RTP1 do jogo da 1ª jornada da fase de Grupos da Liga de Campeões 2016/17.
Os critérios que presidiram á escolha da transmissão de um jogo de uma equipa portuguesa que joga em casa (Sport Lisboa e Benfica), em detrimento de outra (Sporting Clube de Portugal) que, não só joga fora, mas também disputa o jogo no terreno do actual Campeão Europeu de Clubes (Real Madrid), não são perceptíveis a ninguém. Quais são os critérios que presidiram a este tratamento diferenciado (mais uma vez) por parte do canal público de televisão e rádio para com uma Instituição como o Sporting Clube de Portugal? É o facto da maioria da ‘entourage’ que compõe a secção desportiva da RTP serem simpatizantes/associados dos outros dois clubes portugueses que também participam nesta edição da Liga dos Campeões da UEFA?
Fico a aguardar as suas prezadas notícias e, subscrevo-me,
Com os meus cumprimentos,
13 Setembro, 2016 at 19:46
É para eles poderem dizer em canal aberto que estão 40.000 a ver o jogo.
MENTIROSOS!!!!
25/30 no máximo dos máximos
13 Setembro, 2016 at 19:55
Eles durante o sorteio disseram que só transmitiam jogos à terça
13 Setembro, 2016 at 20:43
Salvo erro, desde que a rtp recuperou os direitos de transmissão dos jogos da champions, na fase de grupos só transmitem os jogos em casa das equipas portuguesas.
Assim, deverá transmitir 2 jogos em casa de cada equipa.
13 Setembro, 2016 at 20:48
Se assim for é VERGONHOSO…
Eu não me acredito… Isso tem a ver com o mafioso, o joaquim oliveira, e a sporco tv…
Isto do futebol em portugal é um polvo com muito mais que 8 tentáculos…
14 Setembro, 2016 at 6:05
sempre foi o criterio da rpt transmitir os jogos em casa das equipas portuguesas e a sporttv ficar com os fora.
podes nao concordar mas o criterio ja era assim antes de terem ido para a tvi
13 Setembro, 2016 at 20:25
Besiktas é muito fraquinha!
Benfica vai ganhar a esta merda de equipa!
Claro que o merdas de um dos 3 assalariados, voltou a repetir a mentira dos 40.000…
País das maravilhas!
13 Setembro, 2016 at 20:44
Eu não sei como é que o mendes vai descalçar a bota dos 20/25 milhões que já “deu” ao carnide pelo passe do orelhas júnior. O rapaz já deu o que tinha a dar ao mundo do futebol, a partir daqui é só deportivo, wolwerhampton…
13 Setembro, 2016 at 20:44
O Talisca vai bisar.
Palavra de d’artagnan
13 Setembro, 2016 at 22:57
Quase… quase 😉
13 Setembro, 2016 at 20:49
Que vergonha de jogo da champions que estão a trasmitir… Vou mudar par ao 24 kitchen… Pode ser que aprenda alguma coisa…
13 Setembro, 2016 at 20:51
Podence e Iuri se tiverem a evolução que é expectável serão os substitutos naturais de Campbell e de Markovic.
Meli … Dependendo do rendimento… Temos opçao de compra…
Adrien sairá?!?
De qq forma F Geraldes a manter a bitola estará no grupo de 26 jogadores da proxima epoca.
É bastante provável que P Oliveira saia na proxima epoca… Permanecendo os outros 3 centrais… Tobias ficará!
Palhinha…. JJ já afirmou q acredita em Petrovic…. Veremos !
Ou seja, caso nao tenhamos grandes mexidas no plantel e, nesre contexto, já teremos bastantes jogadores experientes, acredito que teremos mais hipóteses de apostar nos 4 … Talvez 5 jogadores da formacao que supra mencionei…
SL
13 Setembro, 2016 at 20:52
Off:
In Rascord
«Nuno Lopes fiel ao Sporting
O treinador vencedor da Taça CERS e Supertaça sente-se orgulhoso por liderar equipa B
Nuno Lopes vai manter-se na estrutura técnica do Sporting com novas funções. Depois de conquistar para a formação de Alvalade as segundas Taça CERS e Supertaça António Livramento da história do clube, ter qualificado o Sporting para a Liga Europeia e ser galardoado como Treinador do Ano, Nuno Lopes deixa a plantel principal e passa a ser o responsável pela nova equipa B e ainda os sub-20, conjuntos constituídos pelos mesmos jogadores.
“Quando se perspetivam objetivos e não se cumprem, as direções têm de tomar as decisões, mas também têm de olhar para aqueles que dão tudo pela equipa, que é o que chama de gratidão. Quando isso acontece e eu senti na pele, como sportinguista fico feliz com isso”, disse Nuno Lopes, que não esconde o seu amor pelo clube e, por isso, não considera ter sido alvo de uma ‘despromoção’.
“Antes de ser treinador já era do Sporting. Aquilo que se conquistou não se apaga. Penso que já conquistei um lugar no Museu do Sporting à conta da minha competência, dos jogadores e do meu sportinguismo. Sei que ao reconhecer isso fechei algumas portas, mas os princípios, a forma de estar e o sentido de clube é o que mais defendo aqui no Sporting”, sublinhou Nuno Lopes.
Sensível
Face ao sportinguismo latente do seu discurso, a recusa ao apelo presidencial em manter-se no clube nem se colocou.
“Perante isto nunca poderia dizer que não, porque ia contra os meus princípios de vida. Por vezes estamos em lugares que não são considerados de poleiro, mas são extremamente importantes numa estrutura do hóquei. E quando temos esse sentido de clube nunca podemos negar esses desafios e é nessas altura que se declara o nosso sportinguismo. Numa situação menor estamos prontos para aceitar que o Sporting é maior do que os interesses pessoais”. E a distância nem é problema. “Em três anos continuo a fazer 300 km todos os dias [vive na Marinha Grande] com o maior orgulho e sempre com o sentido de servir o meu clube. Era um desperdício não aproveitar este percurso de três anos e que o presidente inteligentemente aproveitou. Não podia dizer não.”»
Nuno, és GRANDE! Clap! Clap! Clap!
13 Setembro, 2016 at 21:12
Que pena terem-lhe tentado fazer a folha. A ele e ao Gilberto Borges.
13 Setembro, 2016 at 21:14
Que pena e acima de tudo que falta de vergonha.
13 Setembro, 2016 at 21:28
O Gilberto Borges saiu?
13 Setembro, 2016 at 21:38
Que eu saiba, ainda não. Mas não é por falta de vontade de “alguns”.
13 Setembro, 2016 at 21:39
Claro que não.
13 Setembro, 2016 at 21:44
Claro?
13 Setembro, 2016 at 21:54
Há relativamente pouco tempo esteve num programa da Sporting TV (Pavilhão Sporting) onde estavam 3 representantes das principais modalidades de pavilhão, Miguel Albuquerque (Director Futsal), Jorge Sousa (Director Andebol) e Gilberto Borges (Director do Hóquei Patins) e não me pareceu nada demissionário, antes pelo contrário.
13 Setembro, 2016 at 21:58
Ainda bem que ganharam vergonha na cara. Ou se calhar, não a ganharam. Não tiveram foi grande alternativa. E tiveram que engolir o sapo.
Temos pena.
14 Setembro, 2016 at 9:50
Mas tiveram quem? Isso são só boatos ou sabes de alguma coisa que nós não sabemos? Ainda para mais num clube em que sempre tudo vem cá para fora em formato de furo jornalístico.
13 Setembro, 2016 at 21:50
Grande Nuno Lopes!
13 Setembro, 2016 at 21:04
Mergulho de talisca na luz = penalty.
(2015)
13 Setembro, 2016 at 21:31
Talisca a pedir penaltis CONTRA o Carnide
QUEM DIRIA
14 Setembro, 2016 at 9:51
A vida dá voltas de uma forma surpreendente.
13 Setembro, 2016 at 21:35
Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahah
13 Setembro, 2016 at 21:35
Foda-se! Mais que justo!
13 Setembro, 2016 at 21:36
O Talisca vingou-se. Chupem.
13 Setembro, 2016 at 21:37
Não jogaram nadinha estes lampiões!
13 Setembro, 2016 at 21:37
CARMA IS A BITCH
13 Setembro, 2016 at 21:37
Taaaliscaaaaa, e golo! Queres ver que a culpa e do JJ?
13 Setembro, 2016 at 21:38
Ta…Ta…Ta… Talisca 🙂
13 Setembro, 2016 at 21:39
Estes não levaram 4 do Sporting no ano passado quando andávamos a rodar a equipa na liga Europa?
Patanisca!!!!!!!!!
Ah ah ah
13 Setembro, 2016 at 21:40
Quem não Talisca não petisca! Era este o slogan do ano passado. AH AH AH, finalmente um lampião emprestado, que não faz auto-golos, nem oferece bolas ou simula lesões para não jogar com eles. Chupem!!!!
13 Setembro, 2016 at 21:43
Um honesto emprestado lampião. Chupem que é Patanisca com feijão!