garnetNa passada sexta-feira foi o dia de mais uma estrela a abandonar a NBA. Aos 40 anos, Kevin Garnett anunciou o fim da sua carreira. Depois de Duncan e Kobe mais um grande jogador, com 21 temporadas na competição, que deixa a prova.

Muito brevemente uma “lista” do que foi a carreira de KG: campeão da NBA (2007/2008) ao serviço dos Celtics, MVP (03/04) , jogador defensivo do ano (07/08), 15 vezes selecionado para o All-Stars Game sendo que numa delas foi MVP, melhor jogador da história dos Minnesota Timberwolves (equipa onde começou e termino a carreira) e o único jogador a manter uma sequência de 20 pontos, 10 ressaltos e 5 assistências durante 6 temporadas consecutivas (99-05).

Apesar dos últimos anos penosos, fruto também da idade e problemas físicos, na última época praticamente nem apareceu, é obrigatório reconhecer o mérito a um jogador muito carismático, raçudo e talentoso como Garnett! Atualmente tem propostas para integrar as equipas técnicas de Cavs e Clippers. Médias de carreira: 17.8 pontos, 10 ressaltos, 3.7 assistências nas 21 épocas da carreira.

Nets v Boston X PierceEntretanto, Paul Pierce, “The Truth”, anunciou que esta época será a última na NBA mas ainda quer conquistar mais um anel para poder sair em grande (espero que sim e era justo!).

Outro jogador que também está em vias de abandonar a competição mas por razões distintas é Chris Bosh. O ainda atleta dos Heat , reprovou nos exames médicos , numa situação que envolve coágulos sanguíneos, que ao que tudo indica o forçarão a abandonar a carreira apesar dos esforços e desvalorização que o atleta tem dado ao problema parece que não há volta a dar.

O presidente dos Heat, Pat Riley foi perentório: “Eu percebo o que ele está a fazer. É um esforço heróico. Eu amo Chris Bosh. Foi difícil ver a sua família e ele passando por esta situação nos últimos dois anos. Eu já tive de lidar com uma situação parecida, com Magic Johnson nos Los Angeles Lakers. Não é fácil estar com um jogador por seis anos, vê-lo jogar e vê-lo fazer de tudo. Eu não consigo imaginar o que ele está sentindo”.
É pena mas não vale a pena correr riscos desnecessários e acima de tudo está a saúde.

chris-bosh-e1463761253218

 

*às sextas o ILLUMINATOR saca um lançamento do meio-campo e conta-nos o que de melhor vai acontecendo na NBA antes de comer o maior hambúrguer que conseguir (às vezes o texto pode não sair à sexta porque o homem fica acordado madrugada fora a ver os jogos)