Antes de mais, penitencio-me por não poder servir-vos como antes. Hoje que tenho tempo, estive aqui a organizar umas ideias como terapia para a angústia que sinto.
Existem várias razões pela performance desta época. Cada um terá as suas, deixo aqui as minhas, que divido em dois tipos: razões internas e razões de contexto. Estão perfeitamente à vontade para berrarem aí atrás que estou a passar paninhos quentes ou a arranjar desculpas. É cagativo. O que posso garantir é que pouco ou nada tenho escrito, o que tem me dado para pensar, pensar muito porque o momento é delicado, imprevisível no início da época (no campeonato começámos muito bem) e merecedor de uma análise mais abrangente do que atribuir culpas a A ou a B.
Nas razões internas, que não são mais do que aspectos relacionados com os jogadores e a forma de jogar, segue abaixo, por ordem decrescente de impacto, aquilo que eu entendo serem os motivos deste momento:
1) PL. Slimani vs. Bas. Quem diz que estamos “iguais” no ataque só pode estar maluco. Isto não quer dizer que não goste de BD ou que não ache que tenha sido uma excelente contratação. Ponho este aspecto em primeiro lugar pq Sli marcou quase 30 golos, a maioria dos quais decisivos para o resultado e muitos deles em jogos de elevada dificuldade. E, por outro lado, Sli era o primeiro defesa da equipa, permitindo-nos condicionar o jogo do adversário logo à saída da sua área. Há quem despreze isto mas eu, não só não desprezo como lhe dou importância máxima. Jogar com Bas implica uma nova forma de jogar, obriga a maior desgaste dos médios e obriga a jogar quase exclusivamente por fora. Tudo diferente daquilo que eram os nossos princípios de jogo do ano passado. E depois, um pequeno grande pormenor: com Sli, se o jogo de posse e circulação não entrava, havia SEMPRE (mas mesmo sempre!) um maluco lá à frente que, mesmo tendo a morfologia de um pilar de betão, atacava o espaço durante 90 min como vejo poucos avançados fazer, o que permitia que um pontapé longo, ou até mesmo um alívio, se transformasse numa potencial jogada de perigo. Isto, em futebol, vale ouro. Sobretudo quando não se joga bem ou não se concretiza em jogo apoiado (e ganhámos muitos jogos pela margem mínima no ano passado)
2) O segundo ponto mais importante tem a ver com a saida de João Mário. Quando no ano passado tínhamos um jogo interior fortissimo com Bryan e JM, este ano com Bryan em baixo e Gelson ainda a aprender como jogar por dentro, simplesmente não temos jogo interior. A consequência é a previsibilidade do nosso jogo. Ao mesmo tempo que o lateral adversário “sabe” que vai ser sempre comido pelo Gelson, os centrais tb já sabem que basta marcar Bas pq n há 2 avançado que ataque o espaço como Teo fazia.
3) O terceiro ponto tem a ver com os laterais. Nenhum tem qualidade para jogar no Sporting. Quem joga contra nós já sabe que basta insistir pelos flancos (sobretudo o esquerdo). Ou seja, defensivamente, embora colectivamente o processo não tenha sofrido alterações (defesa alta, pressão feita no meio campo adversário, condicionamento do jogo adversário em zonas altas), os intérpretes nas laterais são individualmente insuficientes. É isso provoca demasiadas quebras no nosso domínio e insegurança no nosso jogo.
4) O segundo avançado. Aqui as incoerências são tantas que não percebo o que JJ quer. Se a ideia era uma cópia de Teo, nem Alan Ruiz nem André o são. Muito menos Bryan e BC. Se a ideia era experimentar outro tipo diferente de segundo avançado (creio que era essa a ideia com Alan Ruiz), então tinha que ter insistido no mesmo, mesmo correndo o risco dele não render no imediato. Aqui acho que, por um lado, Jesus n teve a paciência para o seu plano A (Alan Ruiz) e a procura de outro plano está a desgastar ainda mais jogadores como BC e Bryan que são a primeira opção para todas as posições do meio-campo e como 2 avançado.
Estas são, para mim, as razões estratégicas/tácticas para a diferença do ano passado para este ano. Jesus quer que a equipa jogue da mesma forma….com jogadores totalmente diferentes. E este é o primeiro grande erro de JJ. Nem alterou a forma da equipa jogar e escolheu jogadores errados para a sua forma de jogar. Sli, Teo, JM….para Bas, Alan Ruiz, Gelson…acho que não poderiam ser mais diferentes.
Depois, há as razões de contexto, mais relacionadas com os jogos e o ambiente fora-de-campo.
Sempre disse que “aceitava” a derrota de Vila do Conde pela ressaca da derrota em Madrid. Jogos de intensidade e competitividade máximas como o de Madrid provocam desgaste, sobretudo mental. Mais ainda se correrem da forma que correu esse jogo. Isso rebentou psicologicamente a equipa. A prova é que várias equipas, inclusive tubarões, claudicaram nos jogos a seguir à Champas. Com 4 jogos absolutamente decisivos deste tipo (Dortmund e Madrid) só uma super-equipa passaria incólume desse período, tanto na própria Champas como no campeonato.
Dentro do contexto, temos a arbitragem. Não falo sequer no impacto que tem tido, falo apenas no factor em si e nas consequências. Não conheço outro clube com tanta percentagem de lances duvidosos decididos contra si. Recentemente estamos a acabar os jogos com o dobro ou o triplo(!!!) das faltas do adversário. Mãos claras que depois dão origem a golos não são marcadas. Mãos involuntárias são imediatamente assinaladas consoante a cor do equipamento., tudo isto no espaço de uma semana. Parece-me claro que existe uma estratégia concertada para empurrar o Sporting para baixo. Tanto na avaliação dos lances decisivos como na dualidade de critérios.
Posto isto, acho que despedir Jesus (ou mesmo trocá-lo no final da época) será um retrocesso. Ninguém, em Portugal, é melhor que ele. E ninguém, emPortugal, é capaz de encarnar o espírito de combate que precisamos de ter para fazer face à corrupção reinante. Hoje, é difícil ver isto mas 86 pontos no Sporting (sublinho, no Sporting) valem muito, pelo menos para mim. Se queremos regularidade, para mim não faz sentido despedir aquele que melhores garantias dá para essa mesma regularidade. Ou então achamos que estes 8 pontos de atraso e o actual 4 lugar é o “normal” para Jesus. Por incrível que pareça, mesmo os gajos que custam 6M (ou mais) ao ano não são infalíveis e podem sempre ter uma época destas. Só em Manchester há 2. A questão está em perceber se isto é o “normal” de JJ (e se fosse era correr com ele já), mas se não for, seria bom pensarmos duas vezes antes de lhe fazer a cama.
Não despedir Jesus não significa que tenha de ficar tudo como está. Jesus pode ser teimoso mas com a equipa nesta posição terá de, forçosamente, ouvir outras ideias das pessoas que o rodeiam. Terá de assumir as más contratações e, em face deste rendimento das mesmas, trazer outros, sejam eles da Academia ou contratados. Recusar-se a isto será a morte dele como treinador.
O que eu sei é o seguinte: existem 2 áreas distintas: contratações e treino. Se a primeira foi completamente ao lado, mandar às malvas a segunda só pq a primeira falhou é uma estupidez. Porque Jesus, ao nível do treino e da exigência é e vai continuar a ser top, seja em Alvalade ou noutro sítio. Basta ver a evolução de JM, Gelson, Semedo e do próprio Adrien em apenas 1 ano com JJ. É tirar-lhe (ou limitar) o pelouro das contratações e seguir em frente. O risco de contratar alguém pior está aí ao virar da esquina. E não é com Rui Jorges e Fonsecas (de quem gosto) que vamos combater o Sistema. Porque é disso que se trata. nós não estamos simplesmente a disputar jogos e campeonatos, estamos a tentar por fim a um Sistema corrupto dominado pelo Carnide e o regresso à bipolarização que tanto nos custou a quebrar.
Termino com 2 ideias: A primeira é que um treinador razoável é campeão no Carnide ou no Porco mas no Sporting fica em sétimo. A segunda é que o Sporting, para ganhar tranquilamente os seus jogos tem de ser constantemente dominador. Existe uma máxima que diz: “quem joga melhor está mais perto de ganhar”. No Sporting, jogar melhor não é suficiente. Temos de jogar muito melhor, roçar a perfeição tanto a defender como a atacar. Não vejo pessoa mais capaz disto do que JJ. Porque já o fez no ano passado. E mesmo assim não ganhou.
PS: Sobre o presidente, não vou escrever nada, para já, porque não creio que tenha tido grande impacto no percurso da equipa. O pelouro das contratações não foi entregue a Jesus este ano, foi entregue no ano passado e o ano passado foi impressionante, tanto em termos pontuais como exibicionais. Qualquer pessoa sensata manteria tudo como está. Foi o que BdC fez. Tem responsabilidades? Tem. Mas mudar o que correu bem é o primeiro passo para estragar. Mas também o elegemos para ler os sinais, prever os acontecimentos e antecipar acções. E isso não foi feito, ou, para ser mais justo, conseguido.
PS2: Neste momento, tudo se resume à resposta dos adeptos a (mais) um mau momento. Estamos em controlo de danos. Tudo isto pode inverter para um rumo positivo (mesmo que não atinjamos os objectivos) ou continuar nesta maré que, invariavelmente, levará a uma crise bem mais profunda. Eu já fiz a minha escolha: estive no Restelo como estive há 2 anos com Marco Silva num momento em tudo similar (e só Deus, o Moura e a Maria sabem como saí de lá). Sabem como terminou esse ano? Com um caneco no museu. Não aquele que ansiamos há muito mas, ainda assim, foi um desfecho fantástico, tendo em conta o momento em que estávamos. E acabámos todos num enorme momento de comunhão em pleno Jamor. É a prova que mesmo uma má época pode sempre acabar em união.
* às sextas, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
23 Dezembro, 2016 at 19:15
Concordo com tudo. Esta pausa no campeonato é muito positiva, porque é uma paragem em que o Jorge Jesus vai poder contar com todos os jogadores, ao contrário das anteriores que se deviam aos jogos da selecção e por isso a grande maioria do plantel saía para as selecções.
Que o treinador e o presidente tenham a calma e a sapiência para decidir o que fazer, sendo que não me cai um “braço” se eles não decidirem fazer uma “limpeza” no plantel. Keep calm and carry on.
23 Dezembro, 2016 at 19:22
Sá certeiro como um Bas Dost (ou será Slimani?)
Concordo com quase tudo.
Os primeiros 4 pontos são todos responsabilidade do JJ, que tem demorado muito a reagir.
BdC será responsabilizável de acordo com as decisões que tomar a partir de agora.
Sobre as contratações, não vou tão longe. Não consigo dizer que falhou tudo.
Erro indesculpável: laterais.
Erro que na minha opinião arrasta todas as outras posições para o subrendimento: segundo avançado.
Acredito que o JJ não esperava que Markovic, Bryan e Alan Ruiz fossem incapazes de garantir a qualidade que o Sporting precisa na posição mais perto do Dost.
Honestamente, os tiros completamente ao lado, para mim, são Elias e Markovic.
Também não percebo porque não se aposta no Podence, no Geraldes e no Matheus.
E custa-me a insistência no Bryan.
23 Dezembro, 2016 at 22:42
Eu pessoalmente até tenho gostado dos jogos q o Elias tem feito
23 Dezembro, 2016 at 22:44
Pra mim tiros ao lado foram o Azbe Jug, o Alan Ruiz, o Meli, o Markovic e o André
23 Dezembro, 2016 at 19:29
Estas comparações com o Sli, não são justas.
Primeiro ano de Sli, 10 golos. Segundo ano, 15.
O Dost leva 10.
Depois o ponto 1 está relacionado com o 2. Até ao ano passado era largarem o Sli lá à frente, sozinho. O mesmo que fazem com o Dost. Arranjem-lhe um parceiro, que ninguém mais se lembra do argelino.
23 Dezembro, 2016 at 20:02
Acho que o Dost até leva 11.
9 + 1 cl + 1 tp
23 Dezembro, 2016 at 20:17
Verdade!
Ainda estou com os nervos. Nem contei o de ontem.
Obrigada pela correcção.
23 Dezembro, 2016 at 21:56
Claro que estas comparações não são justas. Slimani ou caos? Valha-me Deus…
Por mim acho que tudo se resume a duas coisas:
Falhanço total nas contratações e prosápia a mais.
23 Dezembro, 2016 at 22:48
Isto resume-se a 1 coisa:
Ou és lampião=ladrão, ou és paneleiro. Qual delas és?
23 Dezembro, 2016 at 19:33
Que grande posta!!!
Revejo-me completamente neste grande texto, concordando com 99% do que está aqui escrito. Parabéns ao autor pela clarividência.
Muito boas festas para a nossa grande família, e que 2017 nos traga a paz de espírito para sabermos empurrar, da melhor forma, o nosso SPORTING para a gloria.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
23 Dezembro, 2016 at 19:35
Bom texto, Sá! De acordo também com quase tudo, exceto nos elogios que fazes a JJ. Nesta época está a desiludir-me, sobretudo por opções discutíveis. A titularidade de Bryan Ruiz é um absurdo. Depois, acho que Bas Dost joga muito sozinho na área. O Sporting é uma equipa que põe muito pouca gente na área durante o processo ofensivo, daí o marcarmos tão poucos golos. É evidente que não temos praticamente alternativas aos titulares. Mas quem foi o responsável pela desastrosa política de contratações desta época?
23 Dezembro, 2016 at 19:40
Que assistência do puto escocês….
23 Dezembro, 2016 at 20:07
Atirou há pouco uma bola ao poste.
23 Dezembro, 2016 at 20:08
Excelente post.
A frase principal:
“É tirar-lhe (ou limitar) o pelouro das contratações e seguir em frente”.
Temos de ter um departamento de Scouting a trabalhar em conjunto com a equipa técnica e a direção.
off: A noticia da noite dos pasquins é que BdC admite não se recandidatar. Não acredito.
23 Dezembro, 2016 at 20:17
Pronto, já vão fazer um “filme”. Eles estão estalando!
23 Dezembro, 2016 at 20:25
🙂
É por causa da mensagem de Natal do Presi.
23 Dezembro, 2016 at 20:54
Bruno de Carvalho pode estar a sinalizar que não está agarrado ao lugar e que não se recandidata de qualquer maneira. Creio que é uma forma de alertar os sócios para a defesa do clube, e quem sabe para colher apoios de peso para a sua lista.
Gostaria que ele tivesse mais “pesos pesados” com ele, até porque para partir para fora é preciso primeiro pacificar o Sporting. Ele precisa de uma direcção mais forte do que a actual para o apoiar, até porque com o tempo a exigência dos sócios aumenta, como se está a ver nesta época.
As coisas têm de ser bem preparadas para depois serem bem feitas.
23 Dezembro, 2016 at 20:12
Bom regresso Sá
23 Dezembro, 2016 at 20:21
Sem falar das vergonhosas arbitragens … a verdade é que temos tido um ano do caraças. Perder o campeonato o ano passado motivou mais do que desmotivou. Todos pensávamos que este ano entraríamos a matar.
Houveram algumas situações que nos dificultaram a vida …
– João Mário e Slimani saíram tarde demais …
– Adrien e William foram campeões da Europa … perfeito! Mas depois de uma época desgastante,ainda fazer mais 1 mês de Europeu é muito desgastante. William já não tem férias á 3 anos. (Mundial,Europeu sub-21,Europeu … e pelo andar da carruagem para o ano vai ás Confederações)
– Lesão de Spalvis,um jogador onde até depositávamos muito esperança.
– Markovic,Campbell,Elias,Castaignos chegaram muito em cima da hora.
– Lesão de Adrien
– Má forma de Adrien
– Marvin e Schelotto que na recta final do ano passado até tinham estado bem,começaram a facilitar.
– Jogadores que tinham chegado á 1 semana ao Sporting,eram convocados para as suas selecções,que os cansavam e quebravam o ritmo com a equipa do seu clube.
– Algumas contratações saíram falhadas …
__________________________________________________________________
Para o verão está bem claro o que temos de fazer.
– Não comprar em quantidade mas sim em qualidade.
– Tentar garantir os jogadores o mais cedo possível … tal como as vendas.
– Comprar o Coates em definitivo. Nem que para isso seja preciso vender o Bryan.
– Negociar com o Arsenal para nos cederem o Campbell mais um ano,tal como fizemos com o Sunderland.
– Laterais urgentemente! Na pré-época ou até em Janeiro,experimentar o Empis e o Riquicho.
– Chamar os putos que tenham feito as melhores épocas.
– Não comparar toneladas de jogadores que não acrescentam nada á equipa B.
– Dar uma oportunidade ao Sacko e ao Gauld,dois jogadores com qualidade mas que nunca lhes foi dada a oportunidade de jogar asério.
– Melhorar o scouting …
– E por fim … nos inícios de Agosto vencer a Supertaça ao Leixões … o finalista vencido da Taça de Portugal.
23 Dezembro, 2016 at 20:25
Aaaah! E claro,comprar o Wilson Eduardo … e emprestá-lo a um clube australiano,japonês,chinês,marroquino … enfim,algum clube que não jogue contra nós.
23 Dezembro, 2016 at 20:26
O mercado de verão foi mal ajuizado e trabalhado.
Os únicos setores que fortalecemos no verão foram a baliza e o eixo central da defesa.
As laterais não sofreram evolução, bem pelo contrário, os que tínhamos passaram por maus momentos.
No meio campo subtraímos um João Mário que ajudava a fechar no meio e não trouxemos ninguém que fosse clara aposta e alternativa aos aurélios european champions.
Nas alas Bryan em má forma e falta de alternativas que possam jogar em profundidade ou mesmo em terrenos interiores. A única opção que podia ser utilizada: Matheus Pereira, não foi tomada.
Na frente contratámos um ponta de lança Top europeu, mas não ajuizámos bem a sua alternativa, nem o segundo avançado – uma das posições chave no esquema tático de JJ.
Assim, cabe ao treinador e ao presidente decidirem:
1. Reduzir o plantel, pois 25 jogadores chegam para as provas internas – a correr muito bem, temos 25 jogos até ao fim da época.
2. Escolher se querem 2 jogadores bons para cada posição ou 1.5 chega. Se queremos só 1 bom jogador e começar a trabalhar/contratar uma alternativa que possa explodir na próxima época.
3. Reduzir custos, 60 milhões num plantel para jogar provas internas é uma carga muito pesada, ainda mais se tivermos que recuperar 8 pontos para os donos disto tudo.
Estas são as minhas opções:
Na baliza:
*1. Emprestar/vender Jug;
2. Se o objetivo for baixar acentuadamente os salários, então há que emprestar e/ou vender Beto e Jug.
Nas laterais:
*1. Vender/emprestar Jefferson;
2. Se o objetivo for baixar acentuadamente os salários, então há que vender Schelotto, Marvin e Jefferson.
Centrais:
*1. Comprar Coates até maio, logo, até esta altura temos que ter 5 milhões de euros limpos.
*2. Emprestar Paulo Oliveira;
3. Se o objetivo for baixar acentuadamente os salários, então há que emprestar e/ou vender Paulo Oliveira e Douglas.
No meio campo:
*1. Vender Elias e devolver Melli;
*2. Vender e/ou emprestar Petrovic e Paulista;
3. Se o objetivo for baixar acentuadamente os salários, então há que vender Elias, Petrovic, Paulista e Wallyson (deve regressar porque não joga).
Na alas:
1. Emprestar Matheus;
2. Se o objetivo for baixar acentuadamente os salários, então há que devolver Joel e emprestar Matheus;
No ataque:
*1. Devolver Markovic;
*2. Emprestar Castaignos;
3. Se o objetivo for baixar acentuadamente os salários, então há que vender Castaignos, André; Teo (que parece que vai regressar em janeiro) e Tanaka e emprestar Alan Ruiz e Spalvis.
Com * aquilo que eu faria. A contratar: lateral esquerdo, médio centro, vulgo 8, ala/extremo e avançado móvel, vulgo segundo avançado.
23 Dezembro, 2016 at 20:42
Emprestar/vender Beto NUNCA.
É imprescindível termos um bom redes para substituir o Rei e criar-lhe uma concorrência forte. É posição em que não podemos ter remendos.
Agora vou ler o resto do comentário que só com esta até deixei de ver. 🙂
23 Dezembro, 2016 at 20:51
Eu também gosto muito do Beto e do que ele representa, mas o clube e os seus interesses, bem como os do jogador estão à frente do que qualquer um de nós deseje.
Acaba de ler 🙂
23 Dezembro, 2016 at 20:55
Se não der para emprestar/vender o Jeff, podemos doá-lo. Só dá despesa.
Comprar Coates era para ontem!
Entre PO e Douglas, prefiro ficar com PO
Ficava com o Castaignos.
23 Dezembro, 2016 at 20:57
E tragam os miúdos de volta!
O Gauld entrega-a redondinha ao Dost.
23 Dezembro, 2016 at 21:01
+1
23 Dezembro, 2016 at 20:56
Matheus era para pôr na A no lugar do Markovic
24 Dezembro, 2016 at 14:32
Desde o fecho do mercado até final da epoca, teremos na melhor das hipoteses 21 jogos
23 Dezembro, 2016 at 20:41
Concordo com quase tudo, acho também que não adiantaria de nada despedir o Jesus, já vimos aliás esse filme no passado. Também acho que falta um segundo avançado, já suspiro pelo Montero e até pelo gordo maluquinho do Teo, mas que falta um segundo gajo na área que seja “rato” isso é óbvio. O Alan, enfim… desilusão total, mas também um gajo que ainda antes de calçar umas chuteiras pelo Sporting já dizia que era o clube ideal para dar o salto, enfim. Sei que temos de viver na realidade mas porra a grande maioria de nós daria tudo para vestir aquela camisola num jogo oficial, é um sonho de uma vida e para nós não há saltos nenhuns a partir daí. Não se pode pedir isso a um puto otario acabado de chegar da Argentina mas um bocadinho de moderação ficava bem. E uns quilinhos a menos também já agora… mas adiante. Temos sido roubados? sim! Mas não concordo nem pode haver vitimazacoes por vezes bacocas para justificar erros próprios, ser grande também é isso, reconhecer quando se errou e seguir em frente tentando corrigir o mais possível o mais rápido possível
23 Dezembro, 2016 at 20:41
Muito bom texto! Apenas discordo num ponto: No dia em que JJ sair do Sporting,
gostava de ver, entre nós, um Senhor de nome Rui Jorge. Espero, no entanto, que JJ seja campeão pelo Sporting, preferencialmente em 2017! Muito difícil, sabemo-lo, até porque temos jogos muito difíceis até ao jogo com os tripeiros.
Veremos o que os ajustamentos no plantel nos trazem.
Saudações Leoninas, uma excelente quadra natalícia.
23 Dezembro, 2016 at 20:49
Eu quero JJ em alvalade até ele se reformar.
23 Dezembro, 2016 at 21:54
+1
23 Dezembro, 2016 at 23:34
Outro.
23 Dezembro, 2016 at 20:50
Eu gostava de ver o regresso do Jardim.
23 Dezembro, 2016 at 20:52
Jardim atingiu um patamar que muito dificilmente voltará. Preferia o Jardim no Arsenal.
23 Dezembro, 2016 at 23:35
Também eu, quando Jesus se reformar.
23 Dezembro, 2016 at 20:49
A saída do JM está para o Jesus como a do Ramires esteve no seu 2º ano lá do outro lado.
O Bas Dost precisa é de ser bem municiado. Com balões que vão de linha a linha ou centros direitos aos defesas, nem o Jardel metia golos. Ponham lá meia dúzia de redondas na sua zona, que ele faz faz golos.
Agora, não lhe peçam que jogue estilo tanque como o Slimani… é que nem vale a pena, só se ia perder.
O segundo avançado, só vejo o Ruiz como um tipo de Aimar. Capaz de progredir com bola, rematar, ou assistir. Teo (ou Lima) não será.
Dos laterais, tudo dito… não atrapalharem o ataque ou enterrarem na defesa já é uma noite positiva.
Falta o 2º William e o 2º Adrien. Quando o Elias entrou, a equipa caiu a pique. Por melhor que seja o Adrien, a simples troca de um jogador não pode influenciar assim tanto o rendimento de um onze. O William joga sempre, cansado, desastrado, ou de ressaca. Por alguma razão deve ser.
Foram muitos jogos, a pré-época não existiu (nem alguma vez mais existirá; os efeitos Materazzi são hoje impossíveis), agora é ir ao mercado e remendar a equipa, recuperar físico e cabeça, e aproveitar o calendário mais largo para treinar, e começar a jogar à bola como deve ser.
23 Dezembro, 2016 at 20:52
Um off: quando o Elias veio, sempre pensei que fosse usado sobre a direita em jogos mais complicados.
23 Dezembro, 2016 at 21:06
O segundo avançado com Bas Dost tem que ter muita intensidade ao contrário de Sli Bas Dost não tem a mesma movimentação portanto não são Monteros, Alan Ruiz, Brian Ruiz ou Teo que servem, tem que ser um jogador com velocidade e boa movimentação. Onde ele está ?
23 Dezembro, 2016 at 22:01
Eu tinha apostado no Bruno César… a Médio Ofensivo Centro… É rápido, é forte, defende, passa bem, tem muita técnica e… tem um bom remate!
Basta relembrar o jogo em Madrid, no Santiago Bernabéu… Fez ‘un partidaço’ …
E ia introduzindo o Alan Ruiz nessa posição nos jogos das Taças e quando fosse necessário substituir o Bruno César…
Em jogos contra as equipas mais fracas, como por exemplo o próximo jogo em Alvalade, entrava com o Castaignos ao lado do Bas Dost e o Bruno César na esquerda… O resto mantinha os melhores…
SL
24 Dezembro, 2016 at 14:09
Concordo que o Bruno Cesar possa ser opção. Mas não digas que é um jogador rápido por favor..
23 Dezembro, 2016 at 21:32
Gostei do Douglas.
23 Dezembro, 2016 at 21:55
+1
23 Dezembro, 2016 at 21:35
O portal turco ‘Futbol Arena’ adianta esta sexta-feira que o Trabzonspor estará em negociações com o Sporting tendo em vista a contratação do médio ofensivo costa-riquenho Bryan Ruiz. De acordo com aquela publicação, as conversações já estarão mesmo na discussão dos valores a pagar pela operação, com os leões a pedirem 5 milhões de euros pelo jogador – avaliado em 7,5 milhões -, enquanto que os turcos estarão dispostos a pagar apenas 3.
De referir que Bryan Ruiz já foi no passado apontado ao clube turco, mas a sua contratação nunca se deu. Agora, aos 31 anos, e depois de uma época e meia no Sporting, o dianteiro costa-riquenho pode estar de partida para a Turquia, para atuar numa equipa na qual atua o sul-coreano Hyun-Jun Suk, cedido pelo FC Porto.
23 Dezembro, 2016 at 21:52
Epá…..deixa-me passar o Natal descansada.
24 Dezembro, 2016 at 0:53
Já se esqueceram das consequências da transferência do Montero há um ano?
23 Dezembro, 2016 at 21:54
O Bryan mesmo coxo faz falta, como diz o Jesus (das poucas que acertou): é um senhor em tudo e exemplo para os mais novos. Aqueles centros e cantos de pé esquerdo ainda é do que nos vai safando.
23 Dezembro, 2016 at 21:56
Cantos???
Onde é que viste esse filme?
23 Dezembro, 2016 at 21:58
Porra ao contrário do que aconteceu anos e anos que não entrava uma de canto não é o primeiro canto do Bryan que vai lá para dentro, nomeadamente com o Coates a cabecear
23 Dezembro, 2016 at 22:04
Ontem, aos 36 minutos, tinhamos 8 cantos a nosso favor e… nada de jeito… Nem um deu remate á baliza dos ‘pastéis de nata’… E ainda houve um que ia dando o golo a esses ‘docinhos de Belém’ …
E atenção, eu gosto bastante do Bryan Ruiz… Infelizmente para nós, desde há cerca de 1 mês atrás… O homem não dá uma para a caixa…
23 Dezembro, 2016 at 22:06
Pá é verdade, mas o homem foi pai, não dorme nada e já não vai para novo… dá um desconto 🙂
23 Dezembro, 2016 at 22:09
Essa não era a mesma desculpa para a seca de golos do Montero?
23 Dezembro, 2016 at 22:11
Eu sei disso e… recordo-me que ao Adrien há 2 anos e tal aconteceu o mesmo quando lhe nasceu o puto…
E por compreender isso tudo é que acho que tem sido mau para ele e para o SCP ele entrar quase sempre a titular… Epa, entrasse outro jogador…
23 Dezembro, 2016 at 22:10
Basta ver quantas assistências fez o homem o ano passado, este ano tem estado menos bem como toda a equipa.
O Ruiz é um senhor jogador, inteligente, com uma classe dentro e fora do campo,por mim ficava até quando quisesse.
23 Dezembro, 2016 at 21:55
Exacto Maria lol deixem-nos passar o Natal tranquilos
23 Dezembro, 2016 at 22:08
Em 2017 termina este mandato. O balanço caberá aos sportinguistas, a decisão de prosseguir a mim.
o balanço está feito, presidente… são necessários mais 4 anos.
23 Dezembro, 2016 at 22:10
A situação do que se viveu ontem no Restelo no final do jogo demonstra que os sportinguistas estão com a equipa, que o Leão acordou, tal como Jorge Jesus tinha prometido na apresentação como treinador do Sporting e que aquando do estágio na pré-época na Cidade do Cabo que iria ser a partir dali que se iria trabalhar para que o Sporting tivesse um futuro brilhante tem feito “arregimentar as tropas” e a invasão de campo no final do jogo foi o rugido de libertação que os adeptos mereciam.
Aqui ficam os meus votos de um Feliz Natal para todos os tasqueiros.
23 Dezembro, 2016 at 22:10
Se por um lado é que unânime que a esmagadora maioria das contratações não resultaram, com excepção da opinião dos talibãs do costume, por outro poderemos ter um problema grave, a multiplicação de Labyads. Se os desejáveis empréstimos ou as rescisões não resultarem como vai ser? É muita gente a quem teremos de pagar salários, alguns não são baixos…
23 Dezembro, 2016 at 22:15
Felizmente para o Sporting Clube de Portugal, o Presidente Bruno de Carvalho e restante Direcção Leonina têm sido incansáveis na promoção e projecção além fronteiras do nome do nosso clube.
Desse modo, Bruno de Carvalho tem merecido destaque em muitos jornais desportivos de referência a nível internacional.
Como tal, não estou nada preocupado com o que referes, até porque actualmente, sobretudo a partir do 2º ano do mandato desta Direcção tem existido critério nos empréstimos de jogadores que resultaram e, na minha opinião, continuam a resultar, em enorme evolução dos nossos jovens jogadores…
Nesse ponto que te preocupa, estou perfeitamente tranquilo…
23 Dezembro, 2016 at 22:24
De acordo quanto aos empréstimos que efectuámos, já quanto aos próximos tenho receio. A única certeza que tenho é que o plantel é curto, em termos de qualidade, claro.
23 Dezembro, 2016 at 22:38
Quanto aos próximos???
Tens receio??? Compra um cão…
23 Dezembro, 2016 at 22:32
Vai-te foder!
23 Dezembro, 2016 at 22:17
A todas as tasqueiras e tasqueiros desejo Boas Festas e um muito Feliz Ano 2017 – e o Sporting campeão!!!…
Saudações leoninas.
24 Dezembro, 2016 at 0:10
Muito obrigado e igualmente! Tudo de bom Liondamaia!
Sá dá gosto perceber o teu encadeamento de raciocínio. Ainda por cima escreves bem… Tá tudo dito. Posso não concordar aqui e ali, mas está um texto top.
SL
23 Dezembro, 2016 at 22:21
Ricardo Centurion, jovem, extremo esquerdo , boa margem de progressão e barato
23 Dezembro, 2016 at 22:22
Aí está o SISTEMA a dar #colinho ao guimaraes…
Penalty a favor do arouca aos 50 e pouco minutos … Não assinalado… E vê-se bem que o ‘boi do apito na boca’… (Que hoje equipa da cor que eles mais gostam… ) vê perfeitamente o empurrão ostensivo sobre o ala direito do arouca…
E, atenção que eu não posso com os ‘bovinos de raça arouquesa’…
23 Dezembro, 2016 at 22:27
O SISTEMA quer as duas “lebres” desta época a ver se pressionam o SCP e os corruptos do norte…
23 Dezembro, 2016 at 22:22
— Beto, Semedo, Douglas, Coates, Bruno César, Bryan Ruiz, Gelson, Dost, Campbell, Naldo, Teo Gutierrez, Alan Ruiz
— João Pereira, Schelotto, Zeegelaar, Petrovic, Elias, Meli, André, Castaignos, Markovic
Jogadores lançados por JJ no Sporting.
23 Dezembro, 2016 at 22:32
Aqui há uns anos tínhamos olheiros em quem confiavamos, agora aceitamos com demasiada facilidade os vídeos que os empresários nos impingem ou os que circulam na net…
23 Dezembro, 2016 at 22:34
Acabou-se a droga na Porta 18?
23 Dezembro, 2016 at 22:39
Mas estás a trabalhar dia 23 de Dezembro pela noite dentro?
Pagam assim tão bem para vires aqui atacar o JJ com essa propaganda mal cosida?
24 Dezembro, 2016 at 0:12
Aquilani, Barcos
23 Dezembro, 2016 at 22:26
É impressionante como o Sá vê sempre 99,5% das coisas como eu. É sempre um prazer ler os seus textos! Quanto ao futebol jogado é mesmo isso:
“Jesus quer que a equipa jogue da mesma forma….com jogadores totalmente diferentes. E este é o primeiro grande erro de JJ. Nem alterou a forma da equipa jogar e escolheu jogadores errados para a sua forma de jogar.”
23 Dezembro, 2016 at 22:29
Excelente posta.
O ponto 1 e 2 parecem-me os mais incisivos na análise, sem Slimani e João Mário não é possível manter o mesmo nível, principalmente sem Slimani, concordo em absoluto com o descrito no ponto 1.
E depois o ponto 4, do segundo ponta-lança. André ou Castaignos fazem o lugar na perfeição, até melhor que o Teo ( um mito ) que só apareceu na segunda metade da época. O brasileiro e o holandês são bons jogadores !
E depois é isto:
“um treinador razoável é campeão no Carnide ou no Porco mas no Sporting fica em sétimo. A segunda é que o Sporting, para ganhar tranquilamente os seus jogos tem de ser constantemente dominador. Existe uma máxima que diz: “quem joga melhor está mais perto de ganhar”. No Sporting, jogar melhor não é suficiente. Temos de jogar muito melhor, roçar a perfeição tanto a defender como a atacar. Não vejo pessoa mais capaz disto do que JJ. Porque já o fez no ano passado. E mesmo assim não ganhou.”
2017 !
23 Dezembro, 2016 at 22:32
Quem puder que veja estes últimos minutos do arouca x guimaraes…
A forma como os jogadores do guimaraes reclamam por tudo e por nada com o árbitro… Se fossem jogadores do sCP já tavam uns 2 na rua…
Isto é mesmo ridiculo… Estes ‘bois de apito na boca’ são, no minimo, asquerosos…
23 Dezembro, 2016 at 22:37
Para mim basta um SA/extremo e um lateral para a equipa dar um salto qualitativo enorme.Mas se vierem dois laterais e o SA/Extremo para mim é perfeito!
Dizer que há jogo com o Porto no início de Fevereiro e que convém termos os reforços já integrados da melhor maneira possível por essa altura