“Todos estes jovens têm qualidade individual, mas o futebol tem duas componentes, coletiva e individual. Olhando para os 90 minutos de um jogo, tirando o Messi, em 80 minutos os jogadores não têm bola. Por isso se não ensinarmos os jogadores os aspectos táticos não serve de nada ter muita técnica. Se passa 85 minutos sem bola no pé, não interessa nada. O Messi e o Ronaldo é que passam mais tempo com bola. Nós só olhamos para o jogador quando ele tem bola e não pode ser assim.”
Estas palavras foram ditas por Jorge Jesus, há exactamente um mês atrás. Este proferiu-as no sentido de responder a uma pergunta que lhe foi feita por um jornalista sobre a possibilidade de Francisco Geraldes jogar na posição “8”, no seu modelo, mas, como se percebe, Jorge Jesus vai um bocado para além dessa questão.
Quanto à afirmação propriamente dita, e que serve de ponto de partida para o post, tenho a dizer que concordo em grande parte com ela, mas que tenho mais reservas quanto à intenção de Jorge Jesus ao dizê-la. Concordo em grande parte porque, de facto, é extremamente comum ignorar-se o que um jogador faz quando não tem a bola em seu poder, quando é exactamente nessa situação que passam a esmagadora maioria do jogo e na qual têm de ser fortes para criarem, através da sua movimentação, os melhores contextos possíveis para a equipa. Mas parece-me que há aqui um certo preconceito de Jorge Jesus, ao usar estas palavras para se referir, em parte, ao caso de Francisco Geraldes.
Quando se fala dele, normalmente gaba-se a criatividade, inteligência e qualidade técnica que possui. E bem, claro. Mas o que pode não ser tão claro, e que servirá de ponto principal deste post, é que essa criatividade e inteligência que ele tem não se manifesta apenas quando ele tem a bola. Também nos momentos em que são os colegas que têm a bola esses atributos aparecem, na forma como ele se movimenta e procura os posicionamentos mais adequados ao contexto e, acima de tudo, que mais agridam o adversário. Jorge Jesus referiu que a maioria dos jogadores passam 80 minutos sem tocar na bola, mas há que ver que, num contexto em que a equipa deles passe mais de 60% dos jogos com bola, a maioria desses 80 minutos em que os jogadores não têm a bola são passados em momentos ofensivos. Segundo a própria lógica de Jorge Jesus, há então que admitir que estes momentos são absolutamente cruciais para definir um jogador, e os parágrafos e pequenos vídeos seguintes servirão para mostrar o que de bom Francisco Geraldes tem, hoje, para apresentar neles.
Como foi dito, a inteligência está longe de se manifestar apenas nas decisões que se tomam com bola. E o notável jogador do Sporting mostrou-o, nos cerca de 15 minutos que passou em campo no jogo do passado sábado, com o Boavista. Já Podence tinha estado a um nível acima do habitual titular (Gelson) a esse respeito, ao procurar muito mais espaços centrais e tentar dar soluções diferentes do habitual, mas com a entrada de Geraldes então viu-se algo que só tem paralelo no que fazia João Mário no ano transacto. Numa ou noutra situação o posicionamento do jogador não foi o ideal (por se aproximar demasiado), mas na maioria das situações esse apoio curto que o jogador forneceu não só era o necessário, como era o que invadia o espaço mais perigoso, sendo normalmente entre sectores de adversários. Mas passemos aos vídeos, que permitirão explicar mais alguns pormenores… Em primeiro lugar, alguns vídeos de acções em que o Geraldes não faz nada de minimamente especial com a bola (em metade dos clips nem sequer lhe toca).
Um pouco por todos estes pequenos clips, salta à vista a intenção do jogador leonino em invadir espaços entre as linhas do adversário, de dar boas linhas de passe horizontais/diagonais quando a bola está no corredor lateral e, acima de tudo, a percepção muito interessante que tem da melhor forma de, realmente, dar essas linhas de passe. Ás vezes há a tendência deste tipo de jogadores se aproximarem demasiado do portador da bola a todo o instante, quase como se lha fossem pedir ao pé porque a sua vontade é simplesmente de a terem. Isto faz com que dificilmente (embora não seja impossível) recebam a bola em melhor situação do que a do anterior portador. Já o Geraldes, na clara maioria das situações, procura sempre dar opção num local em que, a receber o passe, se crie qualquer tipo de vantagem (dando um exemplo rápido, como nesta imagem).
É esta qualidade que, parece-me, Jorge Jesus ainda não percebeu exactamente em Geraldes, e que, a juntar a tudo o resto, o leva a ser, a meu ver, claramente a melhor opção para jogar na direita, porque a equipa do Sporting está claramente necessitada de um jogador que, partindo da faixa, ofereça este tipo de dinâmica posicional e ligações a zonas fulcrais em posse.
Mas claro, mesmo jogando pouco tempo, também não podia deixar de ter as suas características acções de qualidade com bola (a tal “qualidade individual” de que Jorge Jesus fala):
O passe a rasgar na 1ª situação será, obviamente, o que mais saltará à vista, mas a calma com que procura uma solução curta e vertical mesmo que dentro da sua própria área e ligeiramente pressionado (embora aqui, diga-se, o momento em questão ajude um pouco) na 2ª situação e especialmente o passe para Alan Ruiz na 3ª indiciam claramente a qualidade dele com bola, que já todos conhecemos.
Para o final, deixei uma situação que considero quase paradigmática. Porque, apesar de curta, mostra muita coisa sobre dois jogadores do Sporting. Dois perfis de decisão e formas de ver o jogo opostas, a meu ver uma (muitíssimo) melhor que a outra.
Geraldes faz tudo bem. Mal Schelotto recebe a bola, procura dar o máximo de profundidade num primeiro momento, por forma a ou conseguir encontrar espaço nas costas da defesa ou, o mais provável, de a obrigar a recuar rápido, isto enquanto acompanha a corrida do colega. Depois, no momento certo, trava, aproveitando que a defesa ia agressivamente na direcção oposta e oferece uma linha de passe central. Infelizmente para ele, jogadores como Schelotto (que, embora seja um dos piores casos a este respeito, está muito longe de ser o único nesta equipa do Sporting) não sabem muito bem o significado da palavra “travar”. Nem da ideia “pensar enquanto jogo à bola”, note-se… Em vez de perceber a ideia do colega, nem sequer o viu, qual burro com palas, continuando a correr furiosamente até à bandeirola de canto, conseguindo mesmo “ganhá-lo”. Alvalade aplaudiu, pois claro, e só não aplaudiu com uma intensidade muito maior porque o jogo estava resolvido. Este tipo de jogador ter muitos minutos é uma das maiores causas para o insucesso contínuo do Sporting, e aqui refiro-me a muito mais que ao Schelotto, que houve e há vários, ao longo dos anos, que enganam muito mais que ele (também são melhores, o que não é propriamente complicado). Mas isso é conversa para outros posts…
Texto escrito por AD no site Domínio Táctico
10 Abril, 2017 at 15:15
Concordo com tudo. E também penso que a evolução do Francisco na Primeira Liga é notória, espalhando já o seu perfume incrível no último jogo.
A grande pergunta agora é se Francisco consegue ser compatível com Gelson, actuando os dois ao mesmo tempo.
Francisco do lado direito, Gelson do lado esquerdo e Podence no meio? Ou Gelson no meio? Ou Alan Ruiz?
Cabe ao Jota perceber a melhor solução. Mas Gelson tem de jogar sempre e não faltará muito até dizermos o mesmo do Chico e do Daniel.
10 Abril, 2017 at 15:49
Que sonho !
Gelson na esquerda, Xico na Direita (à la João Mario) com o Daniel nas costas de Dost a procurar os espaços constantemente.
Atras deles Adrien e William a segurar o meio campo todo !
Só falta mesmo um Guerreiro na esquerda e um Cedric (saudades do Joao Pereira) na direita.
Tendo Patricio , Coates e Oliveira (ou mesmo Ruben) a fechar a Baliza.
É gastar o dinheiro que temos orçamentado e ir buscar dois laterais competentes !
10 Abril, 2017 at 16:00
“Francisco do lado direito, Gelson do lado esquerdo e Podence no meio? Ou Gelson no meio? Ou Alan Ruiz?”
E aqui é que se complica a “coisa”… e o Matheus??? e o Iuri???
10 Abril, 2017 at 16:04
Não se complica A. Ruiz , Matheus e Iuri são bons mas piores que estes, logo irão jogando conforme as oportunidades.
10 Abril, 2017 at 16:44
que todos os nossos problemas sejam ter a fartura suficiente para tentar limpar todas as provas em que participemos, Slayer
10 Abril, 2017 at 17:21
não é assim tão simples…. pelo menos aqui no tasco não é isso que tenho verificado.
Mal fulano joga menos bem… o JJ devia era ter porto sicrano!
10 Abril, 2017 at 17:20
e o DALA 🙂
10 Abril, 2017 at 18:07
Sim e o Dala…
10 Abril, 2017 at 16:03
Maria, em que posição jogava o Xico na equipa B? E no Moreirense? Há alguns tasqueiros que conseguem ver aquilo que mais ninguém vê. Fico com ciúmes… não percebo mesmo nada disto. Hehehehe
10 Abril, 2017 at 16:09
De Fran eu não vejo o Chico a fazer o que faz Adrien, vejo o Chico a fazer o que fazia João Mário. acho que são jogadores super parecidos.
Se voltarmos ao sistema de 3 médios (como jogava na B e no Moreirense), então colocar o Chico no meio campo (puro) é a decisão mais acertada, se não vejo-o a dar mais contibuição com a sua criatividade em zonas mais adiantadas. Um “ala” como se fez o JM ou o Bernardo Silva por exemplo.
10 Abril, 2017 at 16:12
Pois, eu também nunca fui da opinião de colocar o Xico na posição do Adrien. Só tem essa opinião quem gosta de inventar. Mas também te digo que o Xico nunca se evidenciou a jogar como extremo 😉
10 Abril, 2017 at 16:17
Verdade, nem o João até ao Jota. São aqueles médios encostados à ala, que fecham no meio-campo a defender e abrem na linha a atacar. E acho que é aí que vamos vibrar com o craque. Velocidade à Gelson não tem, verdade, mas o Bryan e o João tb não tinham e o ano passado partiram tudo.
10 Abril, 2017 at 17:22
Xico é na posição do Alan / Adrien
10 Abril, 2017 at 17:23
só que não tem golo como o Alan e não tem maturidade ( idade ) para ser capitão
10 Abril, 2017 at 21:05
Eu gosto de inventar!
Olho para o que era o Adrien aos 21/22 anos e vejo um Geraldes com um pouco mais de força e um pouco menos de técnica, a mesma vontade, o mesmo carisma, a mesma inteligência de jogo.
O Adrien não era um 8. Aprendeu a ser.
O Geraldes já tem um pouco de 8 e pode aprender também. Ganhando o fisico que lhe falta, e é só um pouco, será um Adrien em melhor!
Mas um miúdo desta qualidade pode aprender também a ser um João Mário. Eu é que preferia que ele aprendesse a ser um Adrien porque acho que era o lugar ideal para ele, porque ter um Adrien na equipa é ter um jogador que “cola” a equipa toda, a defender e a atacar, porque acho que ele podendo ser ainda melhor que o Adrien faria da equipa uma equipa ainda melhor!
O ano passado já se sabia que não havia substituto à altura para o Adrien. Deviam logo ter começado a trabalhar o Geraldes para isso. O que se fez com ele este ano – empréstimo de 6 meses e regressar para ser trabalhado – devia ter sido feito o ano passado. E ia entrando nas partes finais dos jogos quando o resultado estava feito – e o ano passado isso aconteceu muito. Este ano tínhamos escusado de deitar fora 2M€ – foi o que se perdeu entre o deve e o haver de ter cá o Elias 6 meses! – e tínhamos tido uma substituto para as 2 vezes que o Adrien se lesionou. Além de que podia sempre fazer outros lugares ou dar descanso ao Adrien se fosse preciso.
Isto é planear as coisas.
Mas há quem lhe chame inventar…
10 Abril, 2017 at 16:42
no Moreirense o Xico jogava mais adiantado do que joga o Adrien no Sporting. O que não significa que não possa fazer essa posição (eu sou dos que defende que pode)
10 Abril, 2017 at 17:21
Poder pode. Mas acho que não será ai que rende mais. Mas isso só o tempo provará. Desde que seja um dia titular do Sporting quero lá saber onde.
10 Abril, 2017 at 17:37
+1.
10 Abril, 2017 at 17:19
agora fizes te me lembarr o Kinder Surpresa 😉
Claro que é o JJ que tem de os escolher (infelizmente não podem jogar todos ) e tem no feito muito bem até agora!
10 Abril, 2017 at 15:37
Geraldes é claramente um jogador à parte no nosso plantel, só J. Mário (com quem reza a lenda tinha muitas conversa sobre futebol, posicionamentos e como “pensar” o jogo durante o percurso nas camadas jovens) era semelhante.
Gelson é claramente um caso à parte em termos de capacidade individual pura, mas Geraldes e Podence são melhores do que ele na procura da melhor solução para a equipa e nas suas movimentações. Actualmente são já 3 dos melhores jogadores do plantel. Agora o Burro do Schelotto só atrapalha qualquer um deles que jogue ali.
10 Abril, 2017 at 15:40
Posso estar a ler mal nas entrelinhas, mas quando do AD diz que o Geraldes é a melhor opção para a direita, está a considerar todas as opções que temos nessa posição…até o Gelson.
Não seria descabido diga-se e caso tal se verificasse, o Gelson teria de fazer o flanco esquerdo. Pessoalmente, acho que até tinha muito a ganhar jogando nessa posição, tornava-o um jogador muito mais completo e eficiente a jogar em qualquer flanco. Não duvido que será uma questão de tempo até o Xico ganhar o seu espaço em definitivo.
10 Abril, 2017 at 15:40
Concordo com tudo. Acho que Geraldes tem uma qualidade bem acima da media, tanto em tecnica como na inteligência.
O último video é o exemplo perfeito de Schelotto. Corre e corre e corre. Mas normalmente mal
11 Abril, 2017 at 2:01
Ninguém reparou que o Schelotto, todo arrebentado já, falha a “travagem” ao dar um toque na bola pra frente quando a queria calcar (e parar de correr)?
10 Abril, 2017 at 15:41
O que JJ diz sobre as suas ideias, posicionamento, cpacidade de analisar o jogo…deixa de fazer qq sentido quando depois temos constantemente num onze jogadores como Schelotto, Jefferson, Marvin…até mesmo Campbell.
Em relação ao Geraldes acho mesmo que só se pode tratar de uma questão pessoal (€€€).
Basta ver um passe do miudo para perceber isso
10 Abril, 2017 at 15:50
Não digas disparates!
10 Abril, 2017 at 16:22
Qual foi o disparate?
10 Abril, 2017 at 16:41
“Em relação ao Geraldes acho mesmo que só se pode tratar de uma questão pessoal (€€€).”
10 Abril, 2017 at 15:53
O Jefferson e o Marvin são as únicas opções para a esquerda. Ia por quem?
Claro que não é pessoal. Essa é a narrativa que quiseram passar desde o regresso do Chico. Que, tal como outros antes dele, terá de continuar a mostrar-se nos minutos que tiver. Tal e qual o Gelson o ano passado.
10 Abril, 2017 at 16:02
Mas vocês ainda sequer tentam manter uma discussão racional com essa criatura?…
10 Abril, 2017 at 16:08
Olha o lampião “ups”….
Não me esqueci…..
10 Abril, 2017 at 17:25
eu julgo mesmo que não fazes por mal… mas é muito Azar!
10 Abril, 2017 at 15:44
Realmente só depois de ter visto os vídeos vejo como Geraldes pode ser influente pela positiva no nosso jogo.
Muitos espaços ele tentou abrir e criar mas realmente , como diz o autor, com laterais bastante limitados futebolisticamente pode ser complicado jogar bonito.
10 Abril, 2017 at 15:45
Mas existe uma coisa que tende a irritar-me nestes teóricos do futebol. Que é ver um jogador apenas pelo comportamento táctico (refiro-me aqui à crítica a Schelotto). O Galgo não é, de todo o meu jogador favorito nem será certamente no futuro. Mas não assumir que a paixão, a entrega e a raça também são componentes de uma equipa e de alguns jogadores é algo que chateia.
É claro que a bancada aplaude um gajo que aos 93 minutos ainda faz piscinas, tenta ganhar cantos e executar cruzamentos. é claro que isso anima a bancada e faz parte do espectáculo. É claro que isso pode causar-te uma situação de perigo em qualquer jogo do nosso campeonato.
O Sporting não ganha um campeonato por tipos como este, mas também não perde. E quem diz o Schelotto diz outros que passaram pelos relvados portugueses. Que sem serem os gajos mais inteligentes do mundo, conseguem “inventar” coisas do nada. Exemplo: Capel.
E não existe um sportinguista que não me diga que, por cinco minutos, não amou o Capel.
10 Abril, 2017 at 16:00
Capel outros dos que nunca acrescentou nada, mas temos mais exemplos o Sá Pinto por exemplo. Em contra partida o P. Barbosa contribuía 20 vezes mais para a qualidade do jogo do Sporting mas como de vez em quando perdia umas bolas e não corria que nem um doido era mal amado. Mas é verdade o adepto gosta de ver correr mesmo que para nada e vibra com o corte in extremis que podia ter sido evitado ou com a piscina que deu um canto mas que ignorou uma situação de jogo que daria algo muito mais perigoso.
10 Abril, 2017 at 16:12
as pessoas gostam do que percebem, basta ver que as melhores acções do Bas (deixar colegas na cara do redes, ou com linha de remate limpa) passam despercebidas, e, se não marca, começam logo a resmungar…
10 Abril, 2017 at 16:02
Por acaso achei a critica ao Schelotto totalmente descabida e desrespeitosa, sobretudo pelo lance em questão, o Geraldes fez tudo bem certíssimo e o Schelotto fez um movimento que é standard para um lateral direito…ir á linha cruzar.
Além disso, é necessário acrescentar um factor na equação do AD, que é o nível de entrosamento que o Schelotto tem com o Geraldes, que é zero, salvo erro, foi a primeira vez que jogaram juntos no mesmo flanco, tudo isto tem influência no desenrolar de uma jogada e a decisão tomada pelo Schelotto, é a mesma que tomam 90% dos laterais em situações semelhantes.
Que o Galgo seja um jogador “feio” a jogar e que o Sporting possa arranjar um melhor lateral direito tudo bem, aceito e apoio, agora o lance em questão foi um péssimo exemplo e crucificar o Schelotto por esse mesmo lance é muito injusto.
10 Abril, 2017 at 16:11
Aí é que está! Talvez 70% fizessem ainda há vários que fariam diferente, mas eu gostava de ter um dos outros 30%. É que como podes ver no comentário abaixo no penúltimo vídeo 90 % dos jogadores tocava no Adrien e ficavam 8 adversários e os outro 10% (os que gosto de ver no SCP) deixam a equipa num 3×3 com a última linha, pena a bola não ter ido parar a outro desses 10%. Infelizmente não temos muitos desses logo há que aproveitar quando aparecem. Se os jogadores fizerem o que 90% fazem os defesas já sabem o que fazer e dificilmente se cria alguma coisa.
10 Abril, 2017 at 16:32
Pois eu também gostava muito de ter esses 10%, só que esses 10% não são para os nossos bolsos. Mesmo o Cedric, que considero o melhor LD que tivemos em muitos anos, tinha este tipo de acções, e então quem, visto que ele tinha um excelente cruzamento.
Amaral, o nosso futebol ao longo deste ano tem sido 90% previsível, o mal não é só o Schelotto, as coisas só não foram piores porque temos um grande goleador na frente e um miúdo no flanco direito que consegue dar 10% de imprevisibilidade ás nossas jogadas.
10 Abril, 2017 at 18:39
Cedric também era (é?) bastante limitado em termos de inteligência em campo.
Ao Galgo perdoa-se esta decisão porque estávamos nos 93 mins e ele já não podia com a gata pelo rabo. A questão são as outras acções que ele toma deste género em que não há atenuante.
Muito se desgasta ele a sprintar com bola (mal) controlada em direcção à bandeirola de canto. Se levantasse a cabeça, ficava muito melhor jogador. Por outro lado, não acho que Gelson seja parceiro na ala que o ajude a melhorar, também praticamente só ataca a linha de fundo…
Eram as minhas 2 melhorias para o ano:
1- Gelson a ser ensinado a ir para o meio (até poderia jogar na esquerda para ser obrigado a isso)
2- Schelotto a levantar mais a cabeça, e confiar nos gajos inteligentes como Geraldes, podence, Matheus…
11 Abril, 2017 at 9:43
Concordo,
O ano passado com o João Mário, o flanco direito tinha outro tipo de segurança, os espaços eram melhor preenchidos, mas isso é deve-se ao facto do João Mário ser um jogador extremamente inteligente que sabia sempre o que fazer e onde estar, um pouco se calhar á imagem do Geraldes.
A questão do levantar a cabeça por parte do Schelotto, não sei se ainda vai a tempo de interiorizar, é daquelas coisas que nasce com o jogador, mas pode ser que o JJ lhe vá dando na cabeça e lhe diga para antes de decidir os lances olhar para cima em busca de uma melhor opção.
10 Abril, 2017 at 17:38
concordo…. laterais é para correrem como poucos o conseguem fazer e ir e vir e vir e vir.
É também natura que no final do jogo ( 93 m), já não se tenha o mesmo discernimento para fazer outro tipo de jogadas ( tabelinhas), por mais incrível que parece é mais fácil correr de cabeça baixa e ir até ao “fim” ganhar o canto ou centrar do que parar e arrancar.
10 Abril, 2017 at 16:03
+1
10 Abril, 2017 at 16:11
+1
Eu não posso criticar tão levianamente quem dá sempre tudo o que tem em campo, são os jogadores úteis, podem não ser super estrelas nem portentos técnicos/táticos, mas ajudam a equipa da melhor forma que sabem.
É claro que preferia um Cafu e um Roberto Carlos nas nossas laterais, e espero ver essas laterais reforçadas com melhores jogadores para a próxima época, mas o Schelotto será certamente útil em muitos jogos.
10 Abril, 2017 at 16:14
O problema é que a utilidade é pouca! Se repararem o autor do Post não o critíca apenas diz que o seu perfil de decisão não é o que preconiza nem o que mais aproxima a equipa do Sucesso. Eu concordo plenamente e não confundo limitações com outra coisa qualquer, não desgosto do Schelloto mas não é jogador para o SCP.
10 Abril, 2017 at 16:26
Amaral, mesmo concordando com esse teu último ponto, cada vez mais se desprezam os “raçudos” no futebol, assumindo que quem os aplaude é sempre “burro”.
As pessoas não são burras, mas pagaram o bilhete e sabe bem como a merda ver um jogador suar até ao apito final. O Capel era grande coisa? Não, nem por isso. Mas foi um dos pilares daquela meia.final da Liga Europa. E na bancada chamavam-lhe mochilas entre risos mas não resistam a aplaudir aquele poço de força e raça.
10 Abril, 2017 at 16:28
+1
E prefiro 1000 vezes ter um Schelotto do que 1 labyad ou Shikabala.
Ou seja…. prefiro 1000 vezes um gajo raçudo a dar tudo do que ter um gajo que se quiser faz o que quer com a bola no pés… mas que diz que trabalhar é para os outros….
10 Abril, 2017 at 16:30
“Em vez de perceber a ideia do colega, nem sequer o viu, qual burro com palas, continuando a correr furiosamente até à bandeirola de canto, conseguindo mesmo “ganhá-lo””
Isto a mim parece-me uma critica!!
É claro que o futebol do ir à linha e cruzar era o futebol dos anos 80/90, que está mais do que ultrapassado nos dias de hoje, de qualquer forma para mim a critica foi exagerada, só isso.
Quanto ao achar que deveremos ter melhor para titular concordo em absoluto, no entanto acho que não será mau jogador para ter no banco.
10 Abril, 2017 at 17:39
uma assistencial para golo é mau???
10 Abril, 2017 at 19:43
“O Sporting não ganha um campeonato por tipos como este, mas também não perde.”
Discordo. Uma das razões para nao sermos campeões reside precisamente nos maus laterais que temos.
10 Abril, 2017 at 21:18
A razão porque não fomos campeões o ano passado chama-se APAF.
Sem APAF, com Schelotto, com João pereira, com Jefferson e com Marvin teríamos sido campeões. Portanto essa cena de “não somos campeões também pelos maus laterais que temos” é uma falácia. São jogadores medianos, é verdade, mas foi com eles que jogámos p’ra caralho o ano passado! O resto é não querer ver as coisas como elas são – e tivemos ontem mais uma excelente demonstração disso!
10 Abril, 2017 at 21:36
Este campeonato é a prova do valor dos nossos laterais. Mediocres.
11 Abril, 2017 at 10:40
Em Guimarães o Italiano foi culpado de ter sido empurrado por traz.
Na luz foram eles que meteram as mãos?
No Porto se me lembro as bolas entraram pelo meio dos centrais
….
Podiam ser melhores? Podiam.
Temos dinheiro para isso tudo?
Não sei
11 Abril, 2017 at 12:04
Se tivemos dinheiro para Markovic Campbell Douglas ou Petrovic, tambem temos para um lateral melhor. É so gerir melhor o dinheiro que temos
10 Abril, 2017 at 20:27
Não se perdem campeonatos por jogadores como este?Aliás este ano perdemos o campeonato(naquilo que nos concerne exclusivamente a nós) exatamente por 2 jogadores como este!
10 Abril, 2017 at 15:48
Como admirador de JJ só posso dizer, atualmente não vejo alguém melhor que ele, por isso, espero que fique por muitos anos e que nos dê muitas alegrias.
10 Abril, 2017 at 15:50
Este miúdo vê 2 passos à frente do jogador médio. O passe do penúltimo vídeo para mim chegava para o definir, é uma beleza de recorte técnico mas sobretudo define a inteligência deste miudo a jogar à bola. Ao contrário do que 90% dos jogadores faria naquela situação: tocar em Adrien com o Boavista com 8 jogadores atrás da linha ( linha média e defensiva) percebe num décimo de segundo que colocar em A.Ruiz deixa (se este domina a bola e enquadra) deixa a equipa num 3×3 com a ultima linha do Adversário.
Assim do nada de uma situação completamente fechada uma situação de imenso potencial.
Já agora no mesmo vídeo a movimentação de A.Ruiz é péssima e contrária a tudo o que devia estar a fazer. Devia procurar o espaço entre linhas e não vir a “fugir” dele, tem também os apoios mal orientados em relação à posição da bola, devia estar virado para a lateral e não para trás (condicionando a receção da bola vinda daquele lado), arrisco que se é Podence a estar naquela zona estaria desse modo e facilmente recebia enquadrando no tal 3 X 3. Lá está Alan tecnicamente é forte e tem golo mas no criação de oportunidades não está ao nível destes “nossos”. Estes pequenos pormenores e que fazem a diferença entre a facilidade de criar oportunidades ou um jogo em que parece que nada sai. Muitas vezes não se trata de intensidade nem de posicionamentos mas apenas desta “inteligência a jogar” que pode transformar situações de desvantagem em golo iminente com um simples passe.
10 Abril, 2017 at 18:44
Isto.
A questão aqui é: é mais fácil ensinar ao Alan este tipo de comportamento ou ensinar a um dos miúdos a ter mais “golo”?
Em teoria, seria mais fácil ensinar os putos, porque a inteligência em campo dificilmente se aprende. No entanto, o Alan tem estado fenomenal em termos de finalização, e é o único gajo neste plantel (!) que sabe rematar.
Acho que estamos a ser “enganados” por este Alan em grande forma com golos e assistências. Se ele perde esta produção, passa a ser um jogador a menos em campo. Já um jogador como Geraldes, mesmo não finalizando ou fazendo o último passe, ajuda sempre mais a equipa a estar mais perto de marcar.
10 Abril, 2017 at 21:04
Foda-se, vocês estão mesmo a defender que falta último passe e visão ao Alan?
11 Abril, 2017 at 10:04
Onde é que leste isso?
Movimentação sem bola é fraco, aproveitamento de espaço e inteligência sem bola também. Isto é o que leva a criar menos oportunidades para a equipa que um Geraldes.
Apenas é superior na qualidade de passe e remate, mas para isso é necessário que a equipa se movimente. Não se pode pedir que ele mexa com o jogo se a equipa estiver amorfa, por exemplo. Já o Geraldes consegue imprimir uma dinâmica ao jogo e desposicionar o adversário apenas através da ocupação inteligente dos espaços.
Alan tem um pé esquerdo do cacete, falta o resto para estar ao nível dos miúdos.
11 Abril, 2017 at 11:22
O FC respondeu e bem ninguém disse isso pelo contrário. É bom na definição dos lances mau na criação dos mesmos (sem bola com bola é até dos mais criativos). Não tenho dúvida que no lance em questão se estivesse onde devia e com os apoios orientados como devia que seria dos mais capazes de transformar o 3X3 em que a equipa ficava numa situação de golo. O problema é que a má movimentação dele não lhe proporcionou essa situação. É também por isso que não é um jogador capaz de elevar a equipa por si só quando esta não está a encontrar soluções é que como diz o JJ o jogador está sem bola 80% do tempo e como se movimenta nessa altura tem um impacto gigante na capacidade de criar da equipa.
10 Abril, 2017 at 15:58
O JJ é um casmurro. Às vezes dá a sensação que não percebe um caralho de bola. No ano passado o Xico raramente jogou na posição de falso extremo. Se o JJ fizesse bem o trabalho de casa a esta hora saberia uma coisa básica: que o Xico e o Podence jogam os dois de olhos fechados.
10 Abril, 2017 at 16:21
isso é bem verdade, e foram companheiros do Gelson e do Matheus, pelo que é um quarteto a ter bem em conta.
10 Abril, 2017 at 16:45
JJ também treina de olhos fechados. 😉
10 Abril, 2017 at 17:42
Pois o JJ já viu isso há muito mais tempo do que tu…. só que ele tem um problema que nem tu nem eu temos. Tomar decisões! 😉
10 Abril, 2017 at 17:53
E que rico problema!
10 Abril, 2017 at 19:19
Isso…!
10 Abril, 2017 at 16:00
Nos momentos ofensivos sem bola, já sabemos que é craque!
Temos é de ver como é que são os momentos defensivos sem bola!
10 Abril, 2017 at 16:02
E depois como é que defende junto do portador da bola!
Qual é a sua capacidade de desarme!
10 Abril, 2017 at 16:25
Qual é a capacidade de desarme de Alan Ruiz??
Ou de Bryan Ruiz (neste momento)?
Ou da de Elias, Marko, …Marvin…
Epá n tentem arranjar desculpas para aquilo que n tem.
E não digo que o miudo seja titularissimo…mas que raio?!!? Tem quantos minutos desde Janeiro
10 Abril, 2017 at 17:43
Bryan Ruiz é só um dos que defende mais na nossa equipa
10 Abril, 2017 at 17:55
Mas ainda sequer tentas manter uma conversa racional com essa espécie de criatura?…
10 Abril, 2017 at 17:55
Hahahahahaha
10 Abril, 2017 at 17:57
Gostava era de ter i Bryan Ruiz a defender-te aqui na tasca 😉
Hehehehe
Esta frase merece ficar afixada: Bryan Ruiz é dos que mais defende.
Ele quando chega ao final das partidas deve ter os colhões transpirados de tanta recuperação de bola.
11 Abril, 2017 at 0:00
Tás a gozar?
É dos jogadores mais voluntariosos.
Sabe é correr quando precisa, e não é nada mole no contacto físico.
11 Abril, 2017 at 11:51
Muito riso….
10 Abril, 2017 at 17:44
Sugiro-lhe que reveja (se puder) o Moreirense-Porto para a Taça da Liga e o duelo com o Danilo (fez faísca).
10 Abril, 2017 at 19:21
Não estava a falar a sério…
11 Abril, 2017 at 0:15
Ok.
10 Abril, 2017 at 16:13
Alguém me sabe dizer quando estão à venda os bilhetes para Setúbal?
10 Abril, 2017 at 16:18
Lá está , vocês veem estes minutos como prova de que JJ anda enganado. Eu vejo-os, precisamente, como prova de que JJ tem toda a razão.
O Francisco está cada vez mais apurado. Reparem que em 15/20 minutos de jogo conseguem falar de um impacto no jogo fantástico.
Se o trabalho que está a ser feito entre os dois estiver a ser bem feito teem os dois a ganhar … e nós (leia-se o Sporting) também.
Nada do que vejo me diz que JJ está a desaproveitar Francisco Geraldes.
10 Abril, 2017 at 16:28
Já não há paciência para esta polémica.
10 Abril, 2017 at 16:41
Kova, é curioso que, cada vez mais, exista mais paciência para discutir polémicas extra quatro linhas do que para discutir aquelas que surgem por aquilo que é o mais importante e que a todos devia apaixonar: o futebol jogado
10 Abril, 2017 at 16:46
Se calhar porque estás inserido num futebol onde, infelizmente, (quase) tudo se decide prévia e precisamente fora dessas quatro linhas, não? Ou será que já te esqueceste de onde estás?
10 Abril, 2017 at 17:05
precisamente por não me esquecer é que faço questão de tentar alimentar o que tentam matar: a paixão
10 Abril, 2017 at 17:58
Para os abutres que aqui andam a espreitar (porque, aparentemente, só tu é que ainda não percebeste isso), isso é beleza para os seus olhos. Se é que me faço entender…
10 Abril, 2017 at 17:22
Cherba, nada contra conversas sobre futebol jogado.
O que me chateia é ver o Geraldes a ser usado para atingir o JJ.
E ver que os elogios ao Geraldes normalmente chegam a par com críticas ao JJ e, por exemplo, ao Alan Ruiz.
Até parece que estamos só a discutir o que se passa no relvado, mas não é bem isso.
E também te digo que, depositando toda a confiança no Geraldes, porque acho mesmo que é craque, não percebo a pressa que para aqui vai.
10 Abril, 2017 at 17:32
Pior, parece que so algunss é que são jogadores do SCP
10 Abril, 2017 at 17:44
esta até fez TILT 😉
11 Abril, 2017 at 0:06
Está aqui tudo.
Já mete nojo esta guerra constante ao JJ.
Então ele mandou vir lá putos em Janeiro, estão a jogar e a jogar bem mas o JJ não percebe nada disto.
Não bastava a cartilha a atacar, também é necessária a autofagia. Até os cães da matilha lampiã já perceberam que tentar criar cisões entre o presidente e o treinador não funciona…agora viram-se para o treinador.
10 Abril, 2017 at 16:43
Totalmente.
Se quiserem oiçam as palavras do Augusto Inácio no Senadores sobre o Francisco Geraldes e depois percebem o porquê.
Aí ele vai falar de uma coisa chamada um meio-campo com 3 jogadores.
É o Domínio Táctico se calhar que percebe mais de futebol que o Jorge Jesus e o Augusto Inácio (juntos).
10 Abril, 2017 at 16:49
Kostov, podias resumir?
10 Abril, 2017 at 16:57
https://youtu.be/1dUugg5x-mI?t=59m23s
10 Abril, 2017 at 17:37
Obrigado
10 Abril, 2017 at 17:11
Melhor isto que cartilhas, apitos, murros e coisas que tal.
10 Abril, 2017 at 16:42
Acredito que JJ esteja a trabalhar o Francisco Geraldes para ser lançado na posição que J. Mário ocupou o ano passado.
Agora imaginem…. Gelson, Francisco Geraldes e ainda Podence a poder fazer a posição…… uiiiiiiii
Não sei é como é que encaixamos o Iuri…. se bem que face às oportunidades que já foram dadas ao Alan Ruiz………
SL
10 Abril, 2017 at 16:42
Off: Mais uns leaks do porco gil.
http://misterdocafe.blogspot.pt/2017/04/novos-videos-do-polvo-leaks-sobremesas.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook
10 Abril, 2017 at 16:46
Hehehehe
10 Abril, 2017 at 16:45
OFF:
Saíram mais umas gravações do Hugo Pinóqio Gil.
http://misterdocafe.blogspot.pt/2017/04/novos-videos-do-polvo-leaks-sobremesas.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter
10 Abril, 2017 at 16:49
Mas o gajo andará a falar para quem?
10 Abril, 2017 at 16:51
Apanharam-no num quelho e deram-lhe o soro da verdade. E ele começou a fazer aquilo que melhor sabe: gabar-se.
10 Abril, 2017 at 16:56
Lol. Que se lixe o beifique. Isto é que é amor ao clube.
10 Abril, 2017 at 16:57
Gostei imenso deste post parabéns. Acho que o grande problema de Francisco Geraldes vai ser no relacionamento com Jorge Jesus (espero estar enganado). Não irá ser, na minha opinião, uma relação fácil de personalidades.
10 Abril, 2017 at 17:26
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
As únicas observações que o Treinador tem em relação aos nossos jogadores que me interessariam seriam aquelas que ele certamente terá para o interior do Grupo. Porque a maior parte (estou a ser simpático) das vezes que as faz em público só sai asneira.
No que toca à posição “8”, começo pelo seguinte: se o Adrien não estivesse recuperado, não havia qualquer possibilidade de o Bryan Ruiz jogar nessa posição contra os milhafres. Nenhuma. Ou jogaria o William/Palhinha, ou o Bruno César.
Porquê? Pelo simples facto de que o Bryan Ruiz é um “remendo”, e o mesmo reúne poucas das características que um jogador como o Adrien tem para a posição (isto se se entender que o Adrien é o “jogador modelo” para a posição “8” no esquema táctico de JJ).
Sinceramente, gostaria de ver o Bryan Ruiz a fazer transições defensivas um jogo inteiro, a ter que correr atrás de adersários portadores da bola. A ter que usar o físico na disputa de bola. A aguentar a porrada aquando da recepção da bola e preparação para iniciar o movimento ofensivo. Isto tudo durante 90 minutos.
Poque isto é o que o Adrien faz. E não só contra os Tondelas e os Boavistas, mas contra os milhafres, Andrades, Borussias, etc..
Pode o Geraldes jogar a “8”? Pode. Se o Bryan Ruiz pode, ele também pode.
Agora, acredito perfeitamente que pode não ser a melhor posição no terreno para ele. A ideal seria num “meio campo a 3” , mas nós não jogamos assim nem vamos joga assim para o ano.
Pode ser um SA? Dificilmente. O Alan Ruiz é um SA “adaptado”, mas tem um magnífico remate, o que é importante para a posição (o GEraldes não tem demostrado isso).
Nas alas? Tipo “João Mário”? É possível. Mas não vai haver minutos para tantos jogadores (Gelson, Matheus, Bryan Ruiz/Bruno César, Iuri…). Mas, como já disse o Caro Cherba supra, é um bom dilema para se ter, esse do excesso de qualidade. 🙂
Isto para dizer que JJ já colocou:
– Bruno César como DE, AE, SA e nº8;
– Bryan Ruiz como AE, SA e nº 8;
– Esgaio como DE e DD;
– Alan Ruiz como SA;
– Zegelaar a DE (recuando-o no terreno);
– André Balada a SA;
– etc., etc.
Por isso não me digam que o Jorge Jesus não pode colocar o Geraldes a 8. E com bons resultados, digo eu!
SL
10 Abril, 2017 at 19:52
Concordo em grande parte com o que Livramento escreveu, mas adiciono mais um pequeno pormenor: o Francisco Geraldes é típico jogador para jogar solto, chamem-lhe maestro ou cérebro que pouco importa, mas essa é a mais-valia do Geraldes. Que mais se pode dizer de um jogador que joga bem com os dois pés? Os Ruiz só têm um pé e por isso se perdem inúmeras bolas e consequentemente ataques que poderiam e deveriam de ser mais produtivos. Quando vejo o Geraldes a jogar relembro dois jogadores que em diferentes alturas ajudaram o Sporting a ser campeão: António Oliveira e João Vieira Pinto ambos possuidores de técnica e inteligência.
O Jorge Jesus poderia era trabalhar este jogador para a marcação de livres directos que neste momento é uma das nossa maiores lacunas.
10 Abril, 2017 at 21:44
Caro Leão da Estrela,
O meu pensamento é o seguinte: se se paga mais de € 5M líquidos/ano a um treinador, supôe-se que o mesmo sabe mais do que os outros, correcto (a título de exemplo, o treinador campeão nacional o ano passado ganhava € 500m liquidos/ano) ? Que o Treinador vai trazer grandes mais-valias no que toca ao nosso plantel e – principalmente – aos nossos jovens, que têm sido sempre o nosso “estandarte”…
Ao longo dos tempos recentes (digamos, mandato Bruno de Carvalho) o SCP tem tido jovens que nos juniores ou na equipe B sobressairam. Jogadores tipo Ilori, Dier, Bruma, Mané, João Mário, Gelson Martins…
O que precisamos é de quem aposte neles.
A minha pergunta é a seguinte: se temos um treinador incapaz de aproveitar o ÓBVIO talento de um jogador como o Francisco Geraldes, qual é efectivamente a mais-valia desse treinador?
Neste momento, o Podence traz mais produção que o Markovic trouxe;
O Palhinha tem sido superior a tudo o que o Petrovic e/ou o Melli trouxeram (que foi nada);
Suspeito que o Pedro Marques no mínimo igualaria a “contribuição” do Castaignos;
É verdade que o nosso quarto central (o Douglas) ganha bem mais do que € 1M líquido/ano?
Estou farto desta época.
SL
11 Abril, 2017 at 0:28
Livramento totalmente de acordo.
11 Abril, 2017 at 2:15
Update :
Meli, petrovic e markovic já não estão no plantel
Segundo o treinador o ultimo amuou quando percebeu que não ia ser titular
10 Abril, 2017 at 17:30
Xico será a referência maxima do Sporting, mais tarde ou mais cedo. No “lugar de J. Mário”. Para que isso aconteça tem que ganhar massa muscular e resistência ao impacto. Nao perdendo a mobilidade e leveza que hoje possui.
Enquanto não acontecer, serà segunda opção para JJ. Podence idem.
J. Mario ganhou isso em Setúbal. Xico não conseguiu em Moreira de Conegos.
Tem que malhar nas férias…
10 Abril, 2017 at 17:36
Foi em Setúbal que o João Mário ganhou massa muscular?! Hehehehe. Estou sempre a aprender.
Já agora, olha bem para o Podence e diz-me se ele precisa de mais massa muscular nas pernas 😉
10 Abril, 2017 at 17:40
Então o João Mário esteve pouco mais de 6 meses em Setúbal e ganhou a massa muscular que não conseguiu ganhar em não sei quantos anos a jogar bola no SCP?!
Estes tipos do Sado será que usam o mesmo método dos lampinos e companhia?
Ganda Setúbal! Temos de contratar aquela gente que por lá trabalha, com um bocado de sorte o Podence ainda chega ao 1.75 cm.
10 Abril, 2017 at 17:40
O Podence é titular?
Compara o Gelson de agora com o Gelson que comecou a época passada.
Compara o J.Mario quando foi para Setubal e quando regressou do empréstimo…
Muito mais “entroncados”….
10 Abril, 2017 at 17:49
Mas foi em menos de 6 meses que JM ganhou massa muscular?
10 Abril, 2017 at 17:54
Se assim for é contratar em peso todo o staff técnico do Setúbal.
10 Abril, 2017 at 17:55
Provavelmente. Quando foi para Setubal nao jogava no sporting b. E era franzino. Quando começou a época estava “maior”. Portanto foram 8 meses que fizeram a diferença.
10 Abril, 2017 at 17:59
Lembras te de Ronaldo quando foi para Manchester?
10 Abril, 2017 at 20:38
Deve ser do Moscatel
10 Abril, 2017 at 21:38
Ora bem. O meu amigo é que a sabe toda!!!!!
10 Abril, 2017 at 18:17
com esta o Neymar riu-se…
10 Abril, 2017 at 18:22
Pode se rir… mas…
1 – o Xico nao é o Neymar nem (ainda) o Aimar.
2 – O Neymar nao é treinado pelo Jota.
10 Abril, 2017 at 17:56
Lembras te de Ronaldo quando foi para Manchester?
10 Abril, 2017 at 17:58
Lembro-me 🙂 mas não venhas dizer que o JM era franzino. E calma, o JM não esteve 8 meses em Setúbal 😉
10 Abril, 2017 at 18:00
Nao esteve 6… mais dois de pré epoca dà 8
10 Abril, 2017 at 18:02
Não te esqueças que depois do regresso do JM ao SCP ele ainda fez mais uma época sob o comando do Marco. E depois um ano inteiro com o JJ.
Sabes, isso da massa muscular às vezes é como o crescimento de uma árvore. Só dás pelo crescimento dela quando ela já está bem lá em cima 😉 até lá à muita coisa que passa despercebido à nossa observação.
10 Abril, 2017 at 18:05
Es capaz de ter razao. Mas tambem sei que a massa muscular é potenciada quando se deixa de ser rapazinho e se passa a ser homem. Joao mario foi para setubal com 20 anos… foi na altura certa. Ajudou e muito…
10 Abril, 2017 at 18:22
A ignorância é muito atrevida e em questões de bola também o sou. Para mim Geraldes não pode ser 2º A porque não asseguraria o nº de golos exigíveis a quem ocupar essa posição. Aí só vejo Alan Ruiz, G Dala, C Mané,Teo. Também não o vejo a 8. Aí optaria por Gauld ou Bruno Paulista. Sobram as alas. Só falam da direita e porque não a esquerda? Geraldes é ambidextro embora o pé direito seja o preponderante. Permitiria compatibilizar com Gelson Martins e talvez conseguisse mais golos.
É muito talentoso e inteligente e juntamente com Paulo Oliveira, cujo regresso à titularidade desejo, um dos perfis mais sólidos para aceder ao núcleo dos capitães quando necessário.
11 Abril, 2017 at 2:17
Isto
10 Abril, 2017 at 18:38
Este post é “desnecessário” (pelo menos para mim).
Eu bem vi o que este menino fez em pouco menos de 15 minutos.
Está bem que o Boavista já estava conformado com o resultado, mas há perfume quando o Chiquinho toca na chicha, tal como o JM!
10 Abril, 2017 at 18:38
Só a inteligência extraordinária dele a jogar fez o JJ chamá-lo de volta! Ele tinha tudo para ter muitas dificuldades.
O JJ vê o Geraldes como via o JM. Lembram-se que o JM demorou cerca de 3 a 4 meses a convencer como interior. Eu próprio não acreditava e foi o trabalho de treino que o ajudou. 3 a 4 meses…o JM que tem igualmente uma inteligência soberba a jogar.
Lembro aqui que o JM levava nessa altura já 1 ano de Sporting.
O Geraldes é um jogador que precisa de perceber a equipa e que a equipa o perceba…muitas vezes apareceu entre linhas e o seu movimento não foi utilizado. Chegar no fim de Janeiro tendo estas características ainda é mais difícil que um repentista fantasista que é darem a bola e ele fazer o que sabe, muitas vezes sozinho.
O Geraldes não fez pré -época com o Sporting. JJ chamou sempre jogadores que já tinham trabalho com ele para a equipa. A adaptação é muito, muito mais fácil.
O modelo de jogo do Sporting não é nada fácil. Tirando os extremos do campo (PL e Central) as movimentações são muito complexas e muito diferentes de jogar noutro modelo, particularmente o 433.
Por tudo isto acho que temos de ter calma com o Geraldes e não andar em busca do “já tinha dito que estava ali O jogador…o JJ é que andou a engomar! “. Todos nós que o acompanhamos sabemos que está ali O jogador. Mas só o será se todo este trabalho invisível ao adepto e que o adepto dá como garantido for feito e bem feito. É isso que eu exijo ao JJ. Qualidade no trabalho e não vypes momentâneo com os miúdos. Até agora é isso que ele me tem dado. Raramente um miúdo chegou à equipa principal que não se notasse trabalho de base. Daqui a provavelmente 2 anos estaremos a ver uma série de miúdos de topo e veremos que afinal o JJ sabia muito bem o que estava a fazer com Palhinha, Podence, Matheus, Geraldes e Semedo. E vamos olhar para as indignações e análises ultra-complexas à mentalidade de um jogador perante palavras do treinador que para miúdos são destruir o miúdo e que na realidade são parte da formação…
10 Abril, 2017 at 19:00
“Lembram-se que o JM demorou cerca de 3 a 4 meses a convencer como interior. Eu próprio não acreditava e foi o trabalho de treino que o ajudou. 3 a 4 meses…”
Caro Tiago Coração de Leão,
O João Mário não foi colocado na ala direita porque o Carrillo (que era aí titular) deixou de ser convocado?
SL
10 Abril, 2017 at 19:31
Não…o JM jogou na ala a espaços ainda havia Carrilho…pelo que me lembro.
Até me lembro do JJ dizer ainda numa CI que nem sequer era um lugar novo para ele porque lá tinha jogado no europeu de sub.21…
10 Abril, 2017 at 21:14
Caro Tiago Coração de Leão,
Não.
O Carrillo era dono da ala direita. Quando ele “encostou”, o JM foi ocupar esse lugar (quando o William – que estava lesionado – voltou).
SL
10 Abril, 2017 at 22:27
Não seja mentiroso.
O Carrillo foi aposta titular de JJ para ED mas já na pré-época o João Mário foi aposta para ED em certos jogos.
Só se tornou titular porque efetivamente o Carrillo foi encostado mas é uma mentira à lá cartilha que só foi treinado para ED depois do peruano sair do plantel.
Tanto até que o Sporting nem contratou substituto, pois estava precavido com JM e GM.
10 Abril, 2017 at 22:44
Caro Kingston,
Por favor dobre sua língua, antes de me insultar, porque acaba de me dar razão!!!!!!!!
O Carrillo era o extremo direito, e o João Mário jogava no meio. Isso o Caro Kingston não disputa. O facto de o JM ter jogado a ED em “certos jogos” na “pré-época” não impediu que o Gelson fosse aposta para o lugar (ED) quando o Carrillo foi “encostado”, certo?
O que significaria que o JM não foi a primeira aposta para ED quando o Carrillo “encostou”, certo?
SL
10 Abril, 2017 at 22:54
Estás a falhar o meu ponto…
O JM estava a ser preparado desde a pré-época para ocupar a direita. Eu não disse que ele era titular lá desde início, disse que ele estava a ser treinado para isso. Só se destacou lá passado uns meses mas isso prova o que eu disse. O JM desde a pre-época que treinou e jogou nas alas.
10 Abril, 2017 at 23:08
Caro Tiago Coração de Leão,
Ok. O João Mário jogou sempre “no centro”, com o Carrillo “à direita”.
Mas no entanto “O JM estava a ser preparado desde a pré-época para ocupar a direita.”
OK.
SL
11 Abril, 2017 at 2:18
Clap Clap clap
10 Abril, 2017 at 20:09
Excelente video, Cherba!
O Francisco Geraldes está kms à frente de muitos jogadores do nosso plantel em termos da tomada de decisão e qualidade de passe. Viu-se isso mais um vez em apenas 15 minutos em campo. A comparação com o Schelloto é demais evidente.
O Francisco Geraldes precisa de jogar. Tenha ele oportunidades e não mais sai do nosso 11. Inteligência, visão de jogo e qualidade inquestionáveis!
10 Abril, 2017 at 21:38
http://oartistadodia.blogspot.pt/2017/04/carregaribeiro.html?m=1
e esta hein!!! que grande FDP ( sem ofensa á mãe )
10 Abril, 2017 at 22:25
Será que ele gostaria de ser tocado (desse modo, não à Bibi)?
10 Abril, 2017 at 21:49
1º – Concordo com todos os elogios feitos a F.Geraldes. Tem qualidade e inteligência acima da média e possivelmente teremos o jogador cerebral que necessitamos após a saída de João Mário.
2º – Geraldes entrou com 4 x 0, fresco como uma alface e notou-se que a maior parte dos colegas(William, Alan Ruiz, Adrien, Coates…)estavam numa “onda”completamente diferente, a pausar o jogo e a trocar bola para passar o tempo, sem correrias… F.Geraldes, bem, quis imprimir dinâmica ao jogo mas entrou em campo numa fase de descompressão. Pede mais minutos em jogo de grande intensidade!
3º – Respeito, mas discordo completamente da apreciação em relação a Schelloto! Não gostei de o ver referir que o jogador usa palas, e ontem fez um jogo muito bom(na minha opinião). Ontem fez aquilo que a muito queria ver: cruzamentos atrasados para a entrada da área. Alan Ruiz beneficiou de uma assistência de Schelloto e como vemos no vídeo, também William quase marcava. No lance em que Geraldes posiciona-se para receber a bola, Schelloto apercebe-se do posicionamento e aposta no lance individual. Penso que não foi a melhor opção, mas desculpo pela exibição que fez:esteve bem a defender e melhor a atacar. E aos 85 minutos, depois de fazer o lado direito sempre em alta velocidade, perdoo a má decisão.
4º – Que tal uma análise deste tipo ao Podence?
Saudações Leoninas
10 Abril, 2017 at 22:23
Francisco Geraldes precisa de jogar, e vai jogar. Acredito que Jesus é crente em Geraldes.
Jogadores com esta inteligência e capacidade de interpretar o jogo são raros. O perfil extra-futebol é um bónus.
Para o ano, ele, Iuri, Podence e Gelson, com os dois Ruizes e Bruno Cesar (e Dala?) podem dar muitas alegrais no trio da frente a apoiar Bas Dost. As selecções estragam um bocado o esquema, mas pronto…
Se deveria jogar JÁ?
Todos temos as nossas pancadas e os nossos patinhos feios, idem para os treinadores. Jesus acredita nos Ruizes, no Bruno Cesar, como acreditou até à exaustão em Markovic e Andre. Se por um lado, correndo mal, é acusado de teimoso, caso corra bem é elogiado por manter confiança.
10 Abril, 2017 at 22:33
Tu, quando queres, até vais ao sítio!
10 Abril, 2017 at 22:51
Sou o típico relógio avariado. Certo duas vezes por dia.
11 Abril, 2017 at 0:10
Não. É mais quando te libertas de certas e determinadas, digamos, das Reginas Georges do tasco.
10 Abril, 2017 at 22:39
Eu vi 15 minutos de Geraldes que nunca tinha visto, na minha opinião, é trabalho feito pelo treinador durante a semana, é tal preparação da próxima época.
11 Abril, 2017 at 0:06
A conclusão que eu retiro, é esta.
Qualidade e potencial, no geral, temos nós e muito.
Agora se voltar-mos a insistir para o ano, em anedotas como zeegelaar e schellotto( e respectivos suplentes) para laterais, então estamos a condenar-nos logo de inicio a que a coisa não corra bem novamente!
Ter jogadores como geraldes, william, adrien, alan ruiz, etc, e depois juntá-los a schellottos, por mais que o jogador deixe tudo em campo(não tá em causa isso…mal então seria se o homem não corresse sequer…), é a mesma coisa que comprar um porsche, e depois por-lhe uns pneus Wanli do chinês.
A coisa até desenrasca, mas o mais certo é espetares-te na primeira curva mais apertada…
Considero o JJ um gajo que sabe de futebol à brava. E é por isso que não lhe perdoo, nem consigo entender, o facto de ter-mos avançado para esta época com uns laterais que nem para uma equipa de meia tabela servem de tão burros que são.
Mas pronto…
11 Abril, 2017 at 7:20
“anedotas”
Parei de ler aqui
11 Abril, 2017 at 0:28
Infelizmente existem muitos adeptos do SCP que ficaram reféns do Oceano (grande capitão) e tudo que não sejam umas correrias loucas, ás vezes sem sentido, a espumar pela boca é para deitar abaixo, os nossos jogadores “inteligentes” são invariavelmente condenados á critica mais feroz, podia estar aqui a dar exemplos a noite toda, mas vou só falar dos actuais, o BR está em pior forma que no ano passado, é verdade, mas equilibra SEMPRE a equipa, por exemplo, fazendo sprint atrás de sprint para ir ocupar a posição dele no meio campo, é verdade não é muito agressivo na recuperação da bola, mas NUNCA deixa um “deserto” na posição dele aonde um adversário com pésinhos meta uma bola a 30 metros para o sítio aonde não está ninguém da nossa equipa…No outro dia fui ver um jogo com a nossa amiga Aléxia e passei a noite toda a apontar o jogo sem bola do BR (olha quem está a correr para trás, olha quem está a impedir que a bola vá para o extremo/lateral, olha quem foi pressionar, olha quem foi apoiar o nosso lateral) no fim ela já me dizia “se calhar até tens razão…” lol lol
Outro caso incompreensível é o do Willian que não corre, mentira, ele não faz é correrias sem sentido que é lento, mentira, quando é necessário vai ele atrás dos extremos e médios que isto e que aquilo, mentira, mentira quer dizer em vez de estarmos felicíssimos porque formamos outro “monstro” do futebol que é trinco mas sabe sair em drible, ou em tabelas, ou com passes de 30 ou 40m, andamos aqui a ir na lenga-lenga dos lampiões (que já nem suportam mais a sucessão de grandes futebolistas que o nosso clube forma em oposição aos flops consecutivos deles) ou dos fruteiros que querem á viva força promover o matarruano que joga no meio campo deles…francamente não compreendo, até houve uns maduros que andaram a xingar o JJ por ele não meter o Palhinha (de quem eu gosto muito, mas a quem falta talento para chegar ao nível do William) no lugar do William…sério, até fiquei sem reacção…
Uma equipa não se faz só de gajos que correm que nem uns doidos e de malucos que fintam tudo o que aparece á frente, são precisos gajos a pensar o jogo, o william ás vezes não corre porque ele antecipou a jogada adversária e JÁ ESTÁ NO SITIO CERTO, ou muito perto, vai correr para quê? Dá uma voltinha e volta para aonde estava?
Vocês já ouviram a expressão “o patrão da defesa, o patrão do meio campO…” garantovos que não é por correrem que nem uns malucos é por pensarem o futebol…
Bom isto para dizer o quê? O Xico Geraldes é um jogador desses, tudo que ele faz é pensado para ajudar a equipa, o colega e o treinador, é por isso que ele naquele lance “travou” e não foi numa correria maluca sem sentido e que só por um bambúrrio da sorte daria alguma coisa, ele sabia bem que quem ia a correr era o schelloto, não era o gélson ou o Podence logo ele tentou facilitar uma saída deu-lhe uma linha de passe simples…Chama-se inteligencia!!!
Para acabar os meu jogadores preferidos de todos os tempos, não são aqueles que “comem” a bola, embora goste de ver o show, são os inteligentes, “a bola é que tem de correr…” por isso as saudades que me deixa o Cruiff por exemplo e á nossa escala o João Mário!!!
SL
11 Abril, 2017 at 2:24
Foda se, está aqui muita coisa!!
Sobre Brian ruiz, está aqui tudo!!!
11 Abril, 2017 at 7:21
O que vale é que há gente que tem olhos na cara
11 Abril, 2017 at 8:07
Estou contigo.
11 Abril, 2017 at 11:33
Ora nem mais.
11 Abril, 2017 at 0:31
Gostava de ver uns vídeos de Alan Ruiz sem bola.
Geraldes não joga apenas por jesus ser Casmurro. Inácio disse tudo sobre Geraldes .
Ainda me lembro quando quis adptar djalo a DD.
11 Abril, 2017 at 8:08
Tu, ou o arquétipo que representas, havias era de sair do sofá e vê-lo no estádio.
Já agora que lógica tem comparar um com o outro? Vais meter o Geraldes atrás do PL?
11 Abril, 2017 at 2:02
Bla bla bla bla
Muitos vídeos
Bla bla bla
Análise muito interessante mas onde está o momento defensivo?*
O 8 ou o ala no esquema de Jesus tem de defender muito e bem.
Quer a equipa jogue muito tempo com posse de bola ou não.
(Aliás, achar que uma equipa com mais posse defende menos, enfim…)
É por isso que o Bryan joga sempre.
Gelson em poucos jogos , notou-se uma evolução tremenda.
Isto é lindo.
O Geraldes é máquina mas já tira o lugar ao Gelson!?!!!!
(Obrigar a mudar de ala é tirar o lugar)
* não estou a dizer que o geraldes nao defende bem, apenas que acho esta análise muito incompleta
11 Abril, 2017 at 9:36
Moreirense x Porto. Há lá um baixinho cujo “momento defensivo”, a jogar a 8, come o meio campo de uma equipa que anda a lutar pelo título.
11 Abril, 2017 at 9:42
Hadji, concordo inteiramente. Há neste post uma referência minha a esse jogo.
11 Abril, 2017 at 4:03
É uma palhaçada esta crucificação do Schelloto, um médio adaptado a lateral direito, que galga o corredor de um jeito como há mts anos não tínhamos, corre, luta, com praticamente 1.90 de altura, deixa a pele em campo, cava faltas, faz cruzamentos, passes, luta os 90 minutos, é uma vergonha falarem mal deste jogador, ganhem vergonha na puta da cara.
11 Abril, 2017 at 8:05
Exacto. Se fosse jogador de outra equipa se calhar já era bom
11 Abril, 2017 at 23:05
Bom sou eu!
Era uma Maquinazorra!!! A caminho da Juve!
11 Abril, 2017 at 8:13
Acho o scheloto um jogador útil.
Mas não um titular. Pode desenrascar pq a entrega é total, mas são demasiados os lances onde decide mal.
Não quer dizer que a espaços não faça um bom jogo. Gosto de gajos com raça que dão tudo pela camisola, mas prefiro um bom jogador.
Just my opinion.
11 Abril, 2017 at 9:17
Bom dia. É a minha também. E adianto isto: Cruzassem bem os laterais do Sporting e, provavelmente, Bas Dost teria o título europeu de melhor goleador.
11 Abril, 2017 at 9:27
*teria já
11 Abril, 2017 at 11:05
O Schelotto é um lateral do c@ralh0!
O Geraldes vai ser um jogador do c@ralh0!
11 Abril, 2017 at 11:19
O Geraldes já é um jogador do car@lho.
Vai ser um jogador do car@lhão!
11 Abril, 2017 at 11:20
Isto de aproveitar tudo para, dissimuladamente atacar, Jota Jota tem tudo para dar merda
11 Abril, 2017 at 12:40
Da colecção: #entulho, #amadorismo, #jogamossemlaterais, #tirosnospes
http://sporting.filtro.pt/marvin-zeegelaar-torna-se-o-jogador-da-liga-com-mais-cortes-num-jogo/
11 Abril, 2017 at 13:21
desculpa dizer-te que o Marvin não é um jogador do c@r@lho
11 Abril, 2017 at 14:39
É um jogador do c@ralh0 porque é o melhor LE que temos.
11 Abril, 2017 at 13:37
É renovar já!
11 Abril, 2017 at 23:35
Almoço foi regado, hein?
12 Abril, 2017 at 0:09
Fiquei convencido com os argumentos
11 Abril, 2017 at 13:43
Diz que o Real Madrid já está em Lisboa para levar o Marvin…
Qual Marcelo…qual quê!
11 Abril, 2017 at 14:45
na volta…
http://goalpoint.pt/wp-content/uploads/2016/11/GoalPoint-Sporting-Real-Madrid-Champions-League-201617-Ratings.jpg
Vê lá quem foi o jogador com melhor rating estatístico do lado do Sporting no jogo com o Real Madrid? .
11 Abril, 2017 at 16:28
Pronto, a mim convenceram-me! O Marvin é dos melhores laterais esquerdos que passaram pelo Sporting e nem pensemos em mais ninguém para a próxima época…