O passado sábado poderia ter sido um Dia de Sporting brilhante, mas o que aconteceu nos jogos de hóquei em patins e de andebol deixaram qualquer Leão com um amargo de boca que nem as quatro batatas ao Boavista conseguiram fazer esquecer. Parece-me, no entanto, que as situações divergem e que os próprios jogos redundaram em decepção por factores diferentes.
No hóquei, a declarações do técnico Paulo Freitas sintetizaram tudo: «O que aconteceu foi mau demais. Não gostei de muitas coisas. Houve falta de atitude de alguns jogadores e vamos ter de resolver isso internamente. O que costumo dizer é que o contágio tem de se dar pela positiva, nunca pela negativa. E houve jogadores que talvez tenham contagiado os colegas pela negativa. Isso não pode acontecer. Nós somos o Sporting CP e temos de ter uma postura completamente diferente. Parabéns à equipa adversária, que tem qualidade e carácter
A verdade é que ganhar por 6-2 a 3 minutos do final, é impensável o Sporting deixar fugir a vitória, muito menos perante uma equipa relativamente à qual, durante toda a partida, mostrou ser infinitamente superior. Diga-se, aliás, que o Sporting vinha fazendo uma óptima partida até esse momento e que acabou traído por um desleixo inadmissível a quem veste a verde e branca.
Depois de um investimento considerável, a verdade é que esta época é um falhanço ao nível desta modalidade. Aliás, eu olho para o hóquei e vejo algumas semelhanças com o que se passa com a nossa principal equipa de futebol, com a diferença de que o futebol fez uma limpeza de balneário e o hóquei despachou um dirigente e o treinador. O resultado é uma espécie de pré-época antecipada que terá que ser gerida com mestria por Paulo Freitas, como que começando a preparar um 17-18 onde a exigência passará por conseguir alguma conquista de relevo.
Quanto ao andebol, a primeira parte no dragão caixa foi fantástica. E, não, não foi o fcPorto que estava a jogar mal, era o Sporting que estava a jogar andebol de elevado nível. Ao intervalo, uma vantagem de seis golos deixava tudo bem encaminhado para uma vitória que nos colocaria na liderança do campeonato, mas… aconteceu aquilo que, invariavelmente, acontece quando jogamos com o fcPorto.
“O FC Porto foi superior, conseguiu galvanizar-se no seu recinto. Foram marcando e defendendo bem e ganharam uma confiança que não conseguimos contrariar. Sabíamos que iriam ser agressivos e procurar melhorar de uma parte para a outra, mas não deixo de elogiar a postura e atitude dos meus jogadores. Estivemos muito bem no primeiro parcial e penso que, na globalidade do jogo, merecíamos mais. Mesmo com alguns problemas físicos, os jogadores deram tudo e esforçaram-se“, diria, no final, o técnico Hugo Canela, um tanto ou quanto atrapalhado para conseguir justificar tão gritante desnível da primeira para a segunda parte (dos 13-19 ao intervalo, passámos para os 30-28 finais, o que significa que no segundo tempo só conseguimos marcar 9 golos).
É verdade que o cabrão do Quintana voltou a engatar, mas, porra, este ano não nos podemos queixar de ter falta de guarda-redes e a equipa mostrou ter qualidade e confiança suficientes para dobrar aquele que tem sido o clube dominante no panorama do andebol nacional. Não podemos é continuar a desperdiçar vantagens em segundas partes e pontas finais miseráveis, algo que tínhamos conseguido inverter nos últimos tempos.
Ainda assim, ao contrário do hóquei, o andebol tem possibilidade de terminar a época com várias conquistas e não falta material humano para consegui-lo. Como disse Hugo Canela na antevisão do jogo desta noite, frente ao Madeira SAD (pav Casal Vistoso), “Neste momento, como tínhamos noção de que o jogo de sábado era muito importante, notamos que os atletas estão ainda numa fase de luto. Mas eles são experientes e profissionais e sabem que vão ter de se erguer. Ainda não se perdeu nada, falta muita coisa, e tudo pode acontecer, mas para isso acontecer é preciso muito trabalho. É isso que eles têm na cabeça“.
Esperemos que sim, que tenham. Isso e a noção de que, face a investimentos cada vez maiores e com o João Rocha cada vez mais pronto, há cada vez menos margem para utilizar um estafado «”raisparta” a sina!».
12 Abril, 2017 at 17:33
O andebol conseguiu estragar-me completamente a festa dos quatro secos ao Boavista. Tantas vezes pedi a cabeça do Zupo e afinal parece que o vírus por lá continua, mesmo considerando que o espanhol era largamente responsável pelo desnorte completo no banco nos momentos críticos…
12 Abril, 2017 at 17:44
Eu digo que os lampiões, por uma vez, nos vão ser úteis e que voltaremos só a depender de nós para o assalto ao título!
12 Abril, 2017 at 17:57
Sinceramente….tenho pesadelos com o Quintana….à já uns anos!!
12 Abril, 2017 at 18:14
Foda-se, “o Porto foi superior”?!?!?????????????
Que jogo é que o Canela viu? Não foi o mesmo que deu na minha televisão.
O Sporting foi superior durante 45/50 minutos e isso devia ser suficiente para ganhar o jogo.
No hóquei, gostei das palavras do Freitas. Foi directo e frontal.
Ou muito me engano, mas há ali meninos que já estão marcados.
Admite-se falta de qualidade, mas não se admite a falta de empenho e desleixo que mostraram. Não queria referir nomes, mas o João Pinto foi demasiado evidente.
Fiquei doente com estas derrotas, nem consegui ver o futebol.
12 Abril, 2017 at 19:24
Parecem haver jogadores a jogar inferiorizado fisicamente.
Demasiados veteranos com mazelas, como Pedroso e Oneto, tem riscos…
No jogo faltou sempre um pormenor. Tivesse o solha concretizado aquele contra-ataque, e o Canela era o maior.
No fim se tirarão ilações.
12 Abril, 2017 at 19:26
No Andebol, a ideia com que fiquei foi a de que nos faltou “caixa”, isto é, pernas e resistência.
A este nível, um jogo é extremamente exigente do ponto de vista físico, não bastando força e resistência para 80 mnt , é preciso mais e sempre ao mesmo nível.
Em minha opinião, foi onde falhámos, os 5 mnt finais, precisamente onde o Porto se superiorizou.
Será o principal 6 (os jogadores de campo) do Porto mais jovem que o nosso? Terá falhado o controle da ansiedade nos últimos 10 mnt?
Se…se…se…
Custou perder e mais custa perder assim.
12 Abril, 2017 at 19:38
No Andebol foi uma desilusão, mas aceita-se.
Já do hóquei, não quero falar.
12 Abril, 2017 at 20:08
Nao me interessa um atleta que possa sair do clube e depois rumando para um outro mostrando servico, a mim interessa-me e a sua atitude quando joga com a verde e branco, isto a proposito do hoquei.
12 Abril, 2017 at 20:08
Num jogo entre candidatos não se pode rodar a equipa quase toda de uma vez, o que nos tramou foram os primeiros 5 a 10 minutos da segunda parte com as segundas linhas, foi onde o porto se aproximou. Depois foi como já aqui foi referido a quebra final, o chamado “peido mestre” e claro está Quintana.
12 Abril, 2017 at 20:29
O hóquei não perdoei ainda…
O andebol deu tudo, fomos é na segunda parte batidos por um Quintana que defendeu tudo.
Hoje está bem encaminhado, 19-12 e boa atitude.
PS: gosto de um comentador na Sporting TV que diga Sporting e não “Sporteingue”.
12 Abril, 2017 at 21:32
O Asanin também fartou-se de defender, não foi por aí.
A frescura também não é desculpa, pois temos jogadores para rodar em todas as posições.
Faltou-nós apenas…ganhar. Faltou por exemplo, o solha não falhar num momento decisivo, com tudo para marcar. Esse tipo de coisas.
Há 17 anos que não ganhamos no porto…durante este tempo, até o carnide e o abc, com equipas piores que as nossas, foram campeões.
12 Abril, 2017 at 22:05
Há 17 anos que não ganhamos ao porto no Porto. Temos vencido os fruteiros em finais da Taça e em “casa”, com excepção dos últimos dois anos. Se o ABC consegue vencê-los, o Sporting também de conseguir.
12 Abril, 2017 at 20:47
Era tão bom os lampiões batessem os tripas, mas já esqueci.
12 Abril, 2017 at 20:56
O hóquei parece que precisa de um reset, a ver se afasta os fantasmas desta época.
O andebol, não há hipótese, o porto é melhor equipa e aquele Quintana foda-se, que cabrão, defendia tudo…É raro ver um gajo daquele tamanho tão ágil.
Alguém se apercebeu o que se passou com o Kopco? Não percebi a expulsão
12 Abril, 2017 at 21:24
o Andebol adormeceu de novo…lá ganhámos mas perderam uma vantagem enorme.
12 Abril, 2017 at 21:26
Vencemos 36 34 e os lampiões estão a bater-se bem no dragao.
12 Abril, 2017 at 21:27
Não sei o que se passa mas as segundas partes têm sido péssimas, há períodos onde desligamos do jogo completamente.
12 Abril, 2017 at 21:40
Péssima segunda parte nossa, mas bom la ganhamos…
O carnide esta-se a bater bem no porcão.
Nunca apoiei tanto o carnide !!
12 Abril, 2017 at 21:49
os lamps já estão a perder por 3
12 Abril, 2017 at 21:53
Os lampiões não têm hipótese, não aproveitaram as poucas falhas ofensivas do porto e as exclusões
12 Abril, 2017 at 21:55
O Zupo é bom tipo, assim como o Canela mas, tenho de o dizer, senão rebento: O CANELA não é treinador para a nossa equipe. É muito macio e muito passa-culpas. O que aconteceu no dragão caixa foi falta de brio da generalidade da equipe, ou foi medo? Infelizmente, acho que foi medo mas, quem teve medo, foi o Canela!
Quando se joga a este nível, com arbitragens adversas não se pode querer gerir uma vantagem ( digo eu que tenho 63 anos de experiência de uma vida muito complicada). Um treinador jovem é sempre um gajo que está a aprender a ser rato e FDP. Precisamos de um gajo com muito traquejo e aquilo que tenho ouvido sobre quem vai ser o treinador na época que vem, deixa-me preocupado…
12 Abril, 2017 at 23:12
Foi falta de pulmão, tal como hoje.
13 Abril, 2017 at 0:11
Quem?
12 Abril, 2017 at 21:57
OFF-TOPIC
O Dias Ferreira está agora na Sporting TV a falar sobre a sua experiência no “Dia Seguinte” e a confirmar que a dada altura começou a haver uma cartilha e que o Gosma da Silva chegava a receber mensagens durante o programa.
12 Abril, 2017 at 22:03
Lá terá de ser outra vez o ABC a foder os fruteiros!
13 Abril, 2017 at 7:17
Para já ontem apenas me foderam uma aposta… 😐
12 Abril, 2017 at 22:04
O confronto entre 2 campeões da Europa dizia a comunicação social lampiona tentando comparar o incomparável.
Cristiano Ronaldo melhor jogador do Mundo formado no Sporting Clube de Portugal a melhor escola de formação do Mundo e um tal de renato qualquer coisa.
No final o costume, CR7 marca 2 e o outro nem saiu do banco, dói não dói?
12 Abril, 2017 at 22:06
“Não desgostei” de ver a actuação do Renato Sanches…
“Não o vi”…perder um lance…!!
SL
12 Abril, 2017 at 22:17
Melhor foi o ultimo jogo no campeonato… Foi tão eficaz que nem deu-se por ele no estadio.
12 Abril, 2017 at 22:47
é de uma grande eficácia…
naquela posição que bem conhecemos, nada acontece de perigo para a sua baliza, uma verdadeira parede.
por outro lado onde põe os olhos, põe a bola, o apanha bolas que o diga.
é assim a vida de um suplente.
12 Abril, 2017 at 22:55
Tudo o que meta as nádegas cheira mal que tomba. Graças a Deus que sou do Sporting!
https://m.youtube.com/watch?v=2Xdh8trEgpo&feature=youtu.be
13 Abril, 2017 at 0:45
Epa… isso é tao triste…
…e eu tenho-lhes (carnide) um odio enorme mas também tenho limites!
E pior é uma falta de respeito para com o Chapecoense!
Mas o carnide tambem nao é melhor e tem lá gente que se vangloria da morte de um adepto do SCP com assobios, e existem tambem jornalistas escarlates que desejaram uma bomba no aviao onde viajavam adeptos do SCP.
Carnide e porco estão bem um para o outro! Deviam estar numa liga á parte! A liga dos Crapulas!
13 Abril, 2017 at 2:19
Isto è pura estupidez…
Mas nada diferente do que fizeram “os ilegais”num jogo contra o Sporting…imitando o silvo de um petardo…
A diferença…?
Enquanto o FCP já se demarcou, condenando o cantico…
Ainda estou à espera que a direcção ” amerdalhada” faça o mesmo…
Uma coisa porém é verdadeira…:
Está a entrar-se no campo da estupidez pura e dura…!!
SL
13 Abril, 2017 at 14:19
Amigo Max eu diria mesmo que se está a entrar num campo muito perigoso…
…espero estar enganado, e apenas desejo que alguem ainda consiga ter mão nisto!
SL
12 Abril, 2017 at 23:27
Vejo o jogo desta equipa de hóquei e não posso deixar de pensar naquela outra quefez das tripas coração para nos devolver um título europeu e um troféu nacional. Diferem em muito, mas sobretudo no treinador e… nos colhões. Sim, curto e grosso é uma questão de colhões. Ponto.
E acrescento. Por mim, só teria entrada no João Rocha quem lá fosse para honrar a camisola. E neste momento só me parece ser o caso do futsal. Os outros, para isto iam jogando em alverca e afins até se fazerem uns homenzinhos.
Ah, e quem dera a estes gajos terem a raça e, lá está, os colhões, da maioria das nossas equipas femininas.
12 Abril, 2017 at 23:53
o quea??? sai de casa estava o hoquei 6-2, estava a acabar o jogo. como não ganhámos?
daaassssssss
13 Abril, 2017 at 0:15
Sinceramente estas 2 modalidades fazem lembrar a Ferrari do ano passado.
O carro parecia que faltava só um bocadinho mas nunca chegava aos Mercedes. Chegaram à conclusão que aquela estrutura não tinha muito mais para evoluir e que ia ter sempre um atraso. Por isso voltaram ao zero e re-desenharam o carro todo e este ano têm carro mais perto e com muito mais potencial.
Desde o ano passado que digo…estas estruturas têm de ser repensadas de alto a baixo. Não vale a pena mudar de treinador ou de equipa. O problema parece ser de base e tem de se perder tempo para construir algo novo de raiz e não remendos ainda por cima caros…
13 Abril, 2017 at 1:36
Já era tempo de marcarmos golos fora das quatro-linhas. Não sei se fomos nós ou outros, mas o golo deixou o adversário em polvorosa, como tal, esta quarta foi um dia muito importante, um autêntico regabofe.
Quem quiser dar novidades e desenvolvimentos que se chegue à frente, mas mais tarde ou mais cedo o CM, fruto das conexões com a justiça, trará a informação à esfera pública.
13 Abril, 2017 at 7:12
Depois da derrota com o Porco (ou vitória oferecida aos tripas, escolham vcs), já havia gente a pedir a extinção da modalidade.
Obrigado, Cherba, por estrebuchar com a derrota e não cair nesse RICICULO papel.
Como dizes, ainda podemos ganhar coisas. Era giro estrear o JR com um troféu europeu… E esse, que eu saiba, só pode vir do andebol. Sim, porque a UEFA futsal CUP vamos ganha-la antes da inauguração 😉
13 Abril, 2017 at 8:59
No andebol precisamos de um treinador a sério, por bom trabalho que o Canelas esteja a fazer não me sai da cabeça “Sá Pinto”. Pedir garra e concentração aos jogadores não chega, semana após semana vejo pouca evolução no jogo do SCP, ataques e posicionamento defensivo sempre igual, depois os ataques perdidos constantemente nas partes finais dos jogos.
13 Abril, 2017 at 9:46
Ontem o vírus atacou novamente nos minutos finais com o Madeira SAD.
A vantagem chegou a ser de 8 golos a meio da segunda parte (30-22), simplesmente para acabarmos com o certo na boca quando os madeirenses refuziram até 1 golo de diferença por duas vezes nos instantes finais…
Vencemos 36-34 mas mais uma vez mostrámos falta de concentração e garra para uma partida completa…incompreensível.
13 Abril, 2017 at 10:06
O problema parece ser que quando o treinador faz descansar os melhores jogadores o rendimento da equipa baixa muito. Se contra o Madeira SAD o preço a pagar é uma vitória quase tangencial, contra o porto o Sporting perde o jogo. Mas se os jogadores não descansarem o rendimento da equipa baixa na mesma, porque não aguentam o ímpeto de um adversário mais revigorado.
O Sporting já passou de tudo. Se roda paga um preço, se não roda paga outro. Se roda no fim perde a vantagem no fim, se roda no início da segunda parte, perde a vantagem no início da segunda. Não sei se temos “matéria-prima” para conseguir ultrapassar isto este ano. O ABC, por exemplo, tem a vantagem de ter um treinador muito batido que percebe muito da modalidade. Enquanto houver possibilidade, deve-se lutar. Também ninguém dava nada pelo ABC no ano passado. Pede-se aos jogadores do Sporting mais concentração e menos “rodriguinhos”. Ao menos isso. No Sábado o beifica joga o seu campeonato, que é impedir o Sporting de poder chegar ao título, portanto vai ser “escaldante”.