Sim, o título desta crónica encaixa no jogo de ontem, onde o Sporting entrou mal, mas encaixa, também, nesta época repleta de equívocos que, quanto mais do fim se aproxima mais nos mostra uma equipa a jogar como deveria ter jogado nos meses em que tudo deitou a perder.
Num Estádio complicado, com um árbitro complicado e face a um adversário que tem sido uma espécie de besta negra dos grandes, o Sporting arrancou três pontos inquestionáveis e construiu com paciência a sua oitava vitória nos últimos nove jogos, nos quais apresenta um bonito registo de 15 golos marcados e apenas dois sofridos. Mas o início não deixava antever uma vitória tão robusta, até porque nos primeiros seis ou sete minutos o Sporting não encontrava forma de passar do meio-campo e, diga-se em abono da verdade, ao longo de toda a primeira parte o futebol praticado deixou muito a desejar. Com Adrien à procura de ritmo e William a aumentá-lo à medida que os minutos passavam, não foi fácil aos Leões segurarem a partida. Bas Dost (que jogador) bem descia para ajudar na distribuição, Bruno César bem tentava inventar bolas de golo (mais um grande jogo), Gelson bem tentava levar a partida para ritmos frenéticos aos quais os defesas adversários não conseguissem responder, mas com a máquina a meio gás seria de um erro enorme da defesa sadina que surgiria o 0-1: redes e central a olharem para a bola e Gelson, mais rápido que a própria sombra, a metê-la lá dentro e a mostrar que gosta de marcar ao Setúbal (já lá vão três à equipa do sado).
Logo a seguir o jogo poderia ter ficado quase decidido: Gelson disparou em velocidade pela direita e foi travado em falta. Penalti que o árbitro transformou em livre directo, dando sequência a 20 minutos de apito miseráveis onde cada espirro de um jogador verde e branco era motivo para cartão amarelo (Marvin voltou a ver um cartão à primeira falta que fez; nos entretantos, um tal de Mikel ia-se rindo à medida que distribuída porrada por tudo o que mexia). E foi neste clima de paulada e resposta que se avançou para o intervalo, com um calafrio junto à baliza de Patrício (na sequência de um canto a bola percorre toda a boca da baliza) e com Alan Ruiz a falha o segundo golo após recuperação de bola de Gelson (vejam a simulação que parte Mikel ao meio antes do passe para o argentino. Uma delícia).
O intervalo foi bom conselheiro e o segundo tempo foi totalmente dominado pelo Sporting, que só tirou o pé do acelerador quando quis e que podia ter construído uma goleada maior se, por exemplo, Dost tivesse colocado a mira 30 cms mais abaixo depois de uma grande recuperação de Adrien e do belíssimo cruzamento de Bruno César (51′). Depois foi Schelotto a estar próximo de ampliar a vantagem, com a bola a ser defendida por instinto. Na sequência do canto, Bruno César mete com conta peso e medida para a entrada de William Carvalho que, de cabeça, colocou maior justiça no marcador. O Sporting estava empolgado e a nota artística deu um ar de sua graça: recuperação de Schelotto e enorme trivelada de Alan Ruiz para Dost encostar no poste contrário. Um golaço celebrado a preceito e o jogo metido no bolso, dando, já nos descontos, margem a que o Setúbal colocasse Rui Patrício à prova (grande estirada ao remate cruzado).
A cinco jornadas do final do campeonato, o Sporting parece ter estabilizado o seu futebol e vai acumulando vitórias convincentes. Dificilmente já irá a tempo de recuperar qualquer posição na tabela, mas terminar em crescendo deverá servir de mote para atacar a próxima época com o discernimento e as certezas que nos faltaram este ano. E será um erro não aproveitar esse “prémio de consolação”.
15 Abril, 2017 at 9:19
Que este final seja uma pré-época, que os reforços sejam cirúrgicos e que as seleções não atrapalhem.
My wish.
Hoje é #DiaDeSporting outra vez e na Pontinha já batemos o Osasuna por 1-0.
15 Abril, 2017 at 9:24
Viva o Sporting!
P.S.: Mikel vai ter um futuro risonho, pois se no Setúbal dá pau a torto e a direito, imagine-se na frutaria!
15 Abril, 2017 at 9:38
Espero que consigamos mais uma vitória convincente contra os encornados.
No final dos 5 jogos que faltam, logo faremos as contas….
Embora depois do jogo de Moreira de cónegos tenha passado a acreditar menos…
15 Abril, 2017 at 9:47
2-0 na Pontinha.
15 Abril, 2017 at 9:58
Duas derrotas e um empate a cada uma das nalgas. Muito muito dificil mas não impossivel … e os nossos jogos ganhos até ao fim
Tenho esta estranha mania de ter fé!
Muito boa segunda parte ontem.
Alan a mostrar serviço, Dost é dos maiores craques que vi com o manto sagrado vestido, Bruno Cesar a mostrar que està num optimo momento a que Gelson parece estar a querer regresar.
Coates patrão da defesa e mesmo sem deslumbrar, o nosso meio campo com Adrien é outra loiça.
Perdoem me mas não quero pensar ainda na próxima época. Acho que esta ainda me vai dar sorrisos…
15 Abril, 2017 at 9:59
Grande jogo dos nossos Juniores e bom jogo dos Seniores. Falta jogar a B.
Até ao lavar dos cestos é vindima. Com arbitros em vez dos apitadores, a história seria diferente.
Em relação ao futuro, temos uvas de grande qualidade para as próximas vindimas.
15 Abril, 2017 at 10:07
Bom jogo e mais um golinho do Dost. Que é so uma maquina do crlh
15 Abril, 2017 at 10:29
Foi um bom dia
Em Setúbal, vitória natural da melhor equipa, com tranquilidade.
Gostei de ver o William facturar, e de fazer aquelas arrancadas de levar tudo à frente estilo tractor (numa delas, passando uma agressão em claro).
Que o dia de hoje seja tão bom ou melhor, desportivamente falando.
15 Abril, 2017 at 10:29
Gostei, 3 pontos, Vitoria esclarecedora contra um dos adversarios mais complicados, boa exibicao de Gelson a mostrar que esta em boa forma, Bas Dost isolado como rei dos marcadores o que nos da mais visibilidade perante patrocinadores, gostei do onze inicial, no bom caminho.
15 Abril, 2017 at 10:46
Colegas sabem a que horas são as meias finais do torneio da Pontinha ?
Em que campo é que se vai desenrolar no CAC ou no Inatel ?
15 Abril, 2017 at 10:54
Bom dia desde a Irlanda
Alguem sabe se ha link para ver os Iniciados na Anadia?
Obrigado e SL
15 Abril, 2017 at 11:55
Já estive em Cork. Linda cidade!
Abraço leonino!
15 Abril, 2017 at 11:08
Acabámos por marcar quando era necessário e o jogo fez-se. Houve alguns momentos de brilhantismo de quem está em forma (Bruno, Gélson, Alan e Bas) e de grande competência colectiva mas houve momentos de relaxamento também e o Setúbal até chegou demasiadas vezes à nossa área.
Gostei da pressão alta muito eficaz na segunda pá TV
Para quem não gostou da displicência de Alan no lance antecedente ao 3o golo (perder a bola e não pressionar imediatamente) terá ficado contente com o seu posicionamento e acção no lance que se seguiu…com as devidas distâncias mas o Ronaldo também defende com os olhos
Está a posicionar-se muito melhor. Com aquele corpo e técnica temos ali uma estrela em potência. Porque não é ele a marcar livres?
15 Abril, 2017 at 11:17
Exibição personalizada e melhor momento da época. chegamos ao Derby em alta.
Destaque para Gelson, Zegellar (apesar do amarelo), William e Podence.
PS: nos Infantis ganhámos 2-0 ao Osasuna e vamos defrontar nas meias finais hoje às 17h o Nacional que goleou o Brugges por 3-0 (faltam 5 minutos para acabar…) . Lembro que já demos 5-0 ao Nacional.
(daqui a uma hora o fc porto e o benfica defrontam-se…)
Que maravilha que é ver estes miúdos a jogar! Que craques, que maturidade! Tenho visto todos os jogos e impressiona-me o facto de todos os jogadores, independentemente das suas posições, terem qualidade técnica acima da média, mas acima de tudo uma agressividade e maturidade tática que, aos 11,12 e 13 anos é quase inacreditável. Impressionante a leitura de jogo, a frieza o saber gerir a posse de bola. Enfim, não é por acaso que somos os melhores do mundo na formação.
Nestas idades não se devem fazer destaques individuais. Apetece, mas não vou fazê-lo aqui. É perigoso e já se fala nos nossos miúdos em Espanha (ex. Ismana Mané que hoje nem jogou).
Prefiro falar no colectivo, da grande solidariedade e entrega destes craques.
Mas tenho a certeza que deste grupo, se todos não singrarem de leão ao peito, estou certo que daqui a 10 anos vamos todos ouvir falar de, pelo menos, meia duzia deles (eu até apostaria quais são…:)
15 Abril, 2017 at 11:21
Tudo dito, tudo certeiro.
Esta n post e deve ser sempre reforçado pois mais uma vez,
http://leoninamente.blogspot.pt/2017/04/mais-um-erro-que-pode-valer-uma-bota.html
Isto é mais uma facada no podre futebol de portugal, nem querem saber em prestigiar a competição, se é do Sporting é para abater.
15 Abril, 2017 at 11:23
Transmissões do dia:
Futsal: beifica-Sporting, 14:30h TVI
Futebol: Sporting B – União da Madeira, 16:00h Sporting TV
Andebol: beifica – Sporting, 20:00h Andebol TV
15 Abril, 2017 at 12:28
Não conseguirei ver nada hoje, mas conto com vitórias nos três jogos.
15 Abril, 2017 at 11:24
Calma com os entusiasmos e com as exigências para o jogo com as galinhas.
Para eles é o jogo do título e vão roubar, mentir e usar todos os truques sujos durante a semana para afrontar o Sporting.
A nossa vitória será mesmo muito difícil de obter.
Só estou a dizer isto porque há por aí muito menino que já se anda a preparar para rasgar a equipa, o treinador e a direcção de alto a baixo caso as coisas não corram bem. ‘Salvar a época’ e tretas do género…
Como se num jogo contra estes merdas jogar mais à bola fizesse a diferença.
Lembrem-se do escândalo do último jogo com eles.
SL e desejos que, mesmo com a roubalheira, tenhámos hipótese de vencer!
15 Abril, 2017 at 11:35
Ora!
15 Abril, 2017 at 15:30
Ora? Se calhar é mentira…
15 Abril, 2017 at 11:35
Nem um tweet dos iniciados?
15 Abril, 2017 at 11:37
O jogo do futsal é que me está a deixar numa nervoseira, que nem vos conto!
15 Abril, 2017 at 11:39
parece q já estamos a ganhar 1a0 na Anadia.
15 Abril, 2017 at 11:47
link?
15 Abril, 2017 at 11:51
Vi um tweet
15 Abril, 2017 at 11:53
Já está na segunda parte?
15 Abril, 2017 at 12:04
também vim um tweet parece que já estamos a ganhar 3-0, espero que se confirme
15 Abril, 2017 at 12:04
Sim. Três zero 🙂 tweet: sporting 1 7
15 Abril, 2017 at 12:05
O gajo acho q está
A ver o jogo
15 Abril, 2017 at 12:21
1-3 agora.
15 Abril, 2017 at 11:42
Em OFF:
quem quiser matar saudades do JMário, há derby de Milão:
http://www.streamcomando.com/en/stream/inter-ac-milan-94413/hd-fre
15 Abril, 2017 at 11:54
Já está a espalhar magia… Aquelas patufas não enganam
15 Abril, 2017 at 11:59
E esteve uns joguitos sem jogar, não entedo porquê..
15 Abril, 2017 at 12:24
Até já o começavam a comparar com o Quisto Sanches e o Ralé Gomes, vê lá tu bem! Há é um senão: a realidade é fodida!
Pantufas: http://www.zerozero.pt/player_results.php?id=56560&epoca_id=146
Quisto Sanches: http://www.zerozero.pt/player_results.php?id=155284&epoca_id=146
Ralé Gomes: http://www.zerozero.pt/player_results.php?id=204312&epoca_id=146
Note-se que o Ralé só tem mais minutos jogados porque o Pantufas não pôde jogar a Liga Europa, por causa de a contratação dele ter feito com que o Inter falhasse o fair play financeiro.
15 Abril, 2017 at 12:28
Temos de começar a pôr claúsulas de Balon D’Ore xDDDD
15 Abril, 2017 at 12:19
2 ex leoes. Joao Mario e Matias Fernández .
15 Abril, 2017 at 12:17
Bons Dias, Caros Tasqueiros.
Bom jogo (melhor a segunda parte), boa exibição, bom resultado contra o Setúbal.
Efectivamente o SCP está no melhor momento da época, o que se nota no rendimento de jogadores como o Alan Ruiz, o Bruno César, o Gélson Martins e a costumeira eficácia do grande Bas Dost.
O que, no fundo, me deixa alguma amargura: se jogássemos assim desde o principio da época (não que tenhamos vindo a fazer exibições maravilhosas, mas globalmente temos sido bastante consistentes) a época certamente teria corrido muito melhor.
A defesa (apesar de os seus intérpretes não terem – fora o Coates – grande qualidade individualmente) tem melhorado bastante, e vai ter agora um grande desafio, no jogo contra os milhafres.
Há dois elementos (Zegelaar não deverá contar para a próxima época, e nem vai a jogo contra os milhafres) que estão “em questão”, nomeadamente o Scelotto e o Semedo, e vai ser interessante ver como os mesmos se vão comportar contra um adversário (muito) mais complicado ofensivamente.
Schelotto / Coates / Semedo / Bruno César(?) contra Rafa / Jonas / Mitroglou / Sálvio. Veremos…
SL
15 Abril, 2017 at 12:19
Mais um penalti por marcar a nosso favor…e “menos um” para o Bast Dost na contagem…
Esta é uma daquelas jogadas em que o vídeo árbitro será fundamental…!!
A que horas jogam os B’s…?
SL
15 Abril, 2017 at 12:23
16h
15 Abril, 2017 at 12:37
Obrigado amigo Converge…
Abr e SL
15 Abril, 2017 at 12:28
Exceto que não, porque um vídeoárbitro poderia muito bem invocar a sua “subjetividade” e alegar que nem sequer existiria falta.
15 Abril, 2017 at 12:22
Bastava n se ter inventado no Nacional (William a bater penalty) e vergonhosas exibições contra Tondela, braga e guimaraes.
O facto de n estarmos a lutar pelo título tem um só nome….JJ
15 Abril, 2017 at 12:26
O facto de ignorares outras partes que correram mal na época que tem apenas um nome: desonestidade intelectual.
15 Abril, 2017 at 12:36
:)) Ganda Cromo
15 Abril, 2017 at 13:21
Até hoje não consigo compreender como é que se meteu o William a bater esse penalty…
4 pontos (consecutivos) perdidos com os dois últimos classificados!!!!
15 Abril, 2017 at 12:27
Gostei da exibição da equipa é pena o campeonato não começar agora.
Continuo a ser um crítico do Alan Ruiz, tecnicamente muito evoluído mas continua a ter pouca intensidade, de todas as formas está a um nível que nunca pensei que fosse chegar.
Quanto ao Marvin, fez um bom jogo e tem vindo a subir de rendimento, na minha opnião tem todas as características físicas para ser um bom def esq. Vai fazer falta no dérbi e se para o ano vier o Insua será uma boa alternativa.
Semedo prefiro o Paulo Oliveira.
Podence que qualidade tem este jogador tudo para a seguir ao Gelson ser a próxima pérola de Alcochete.
Para a semana obrigatório encavar os milhafres
15 Abril, 2017 at 12:30
O Tonel é que era um vendido…
http://tuvaisvencer.blogspot.pt/?m=1
Em cada lampião há definitivamente um cabrão!
15 Abril, 2017 at 12:32
Dá vontade de dizer “isto nem é como começa nem como acaba, é como corre entretanto.”
Dito isto, subscrevo plenamente a ideia de que um final de época em crescendo criará certamente melhores condições para “atacar” a próxima época com outros recursos e élan.
15 Abril, 2017 at 12:37
Ontem fui a Setúbal, que maravilha fazer parte desta gente que apoia o clube mesmo quando dificilmente este ganhará alguma coisa. Tenho orgulho neste clube, nestes adeptos e também nesta equipa, que depois de no ano passado ter sido de longe a melhor equipa do campeonato este ano está a demonstrar que se não está na luta pelo título não é só por sua culpa. Era bom que para o próximo ano se movessem influências de sportinguistas bem posicionados para acabar com esta pouca vergonha dos campeonatos não serem para que joga mais, mas para quem dá mais almoços.
Quanto ao jogo de ontem, depois de uma primeira parte onde o Setúbal entrou com todo o gás procurando surpreender o Sporting, veio uma segunda parte de bom futebol e em que o Sporting dominou a seu bel prazer com algumas jogadas bem conseguidas.
Bas Dost, Bruno César, Alan Ruiz ,William e Gelson foram para mim as maiores figuras, mas a equipa funcionou bem num todo.
Da equipa de arbitragem nem é bom falar, por vezes penso como é que certos gajos chegam à primeira liga, a incompetência é tão grande que até mete dó. Ao virem arbitrar um jogo do Sporting equipados de encarnado demonstram logo ao que vêem, querem provocar ainda antes do jogo começar e demonstram ao longo do jogo pela marcação de faltas inexistentes, de amarelos fantasmas sempre contra o mesmo.
Tanto nos preocupámos com o Gelson, mas as ordens de amarelação foram para os laterais, vá-se lá saber porquê.
15 Abril, 2017 at 12:43
A partir do momento em que veio espalhado pelos media que o Gelson estava à bica, não tenho dúvidas de que isso deve ter funcionado como uma espécie de alerta para não o amarelarem, pois pensaram que, ao fazerem-no, estariam a ser demasiado óbvios. A solução deve ter passado por olhar para quem mais estava à bica e assim que viram que era o Marvin, oh maravilha! Afinal, estamos a falar de um dos patinhos feios do plantel. Devem ter pensado: “Pode ser este, que, se calhar, até vai haver adeptos agradecidos por ele não jogar!”
15 Abril, 2017 at 12:42
Já há resultado final nos iniciados?
15 Abril, 2017 at 12:46
Ganhámos 4-1.
15 Abril, 2017 at 12:52
Boa!!
Obrigado!
15 Abril, 2017 at 12:56
Não tem de quê! Estas notícias dão-se sempre com prazer! 🙂
15 Abril, 2017 at 12:56
Excelente!
A próxima jornada é decisiva com a recepção aos lampiões.
Sábado às 11h00.
Este ano é para limpar o caneco nos três escalões!
15 Abril, 2017 at 13:17
espetáculo! 🙂
15 Abril, 2017 at 12:53
Foi um bom jogo ontem há noite em Setúbal tendo em conta o nível de exibições más esta época.
É pena não estarmos em Janeiro porque ainda se podia fazer alguma coisa agora já é tarde infelizmente.
Este casanova é um prato:
http://tribunaexpresso.pt/rogerio-casanova/2017-04-14-A-circum-navegacao-dos-neuronios-de-Zeegelaar-o-exoesqueleto-de-Bas-Dost-e-o-escriturario-que-ha-em-Alan-Ruiz–por-Rogerio-Casanova-
15 Abril, 2017 at 13:06
Infelizmente agora é tarde…mesmo quando deixámos de ter margem de manobra vacilámos ( em casa frente ao Guimarães). Resta-nos vencer todos os jogos que faltam, especialmente o próximo.
Do jogo há que destacar o B. César tanto na exibição de ontem, como na sua forma recente, um jogador que apesar de não deslumbrar e de não o achar capaz de ser “o titular” é útil de se ter no plantel. William (não foi só o golo) também esteve bem na segunda parte. Dost soma e segue…
Hoje começam os derbies no futsal e andebol e para a semana no futebol…seria muito bom alcançar uma streak de 3 vitórias consecutivas!!!