O Sporting é um clube formador? É.
Esse facto, só por si, chega para o tornar suficientemente competitivo no futebol sénior? Não. De todo.
A ideia da academia forte e do ‘ADN’ da formação é um discurso com cerca de 15 anos. A ideia da formação Sporting surgiu, essencialmente, como uma forma de mascarar um facto inegável: o nosso desinvestimento e desinteresse no departamento de scouting. Desta forma tentámos colmatar junto dos adeptos aquilo que nos faltava em relação aos nossos inimigos.
Felizmente estamos a tentar ir mais além nesse aspecto e a aproximar-nos de um modelo misto: formação + melhorias no scouting e contratações. Este discurso devia mudar. Em termos competitivos o Sporting está agora mais próximo dos seus inimigos.
Podemos, e devemos, parar com o discurso do clube formador. O Sporting não é só formação. O Sporting é o seu lema, as suas vitórias, os seus atletas (da formação e não só). A muleta da Academia deve ser revista e actualizada. Para bem do clube, claro.
Outra coisa que gostaria de abordar: Já parávamos com a questão do ordenado do treinador. Se o Sporting tem, finalmente, dinheiro para pagar a um bom treinador esse facto deve ser celebrado e não vaiado pelos nossos adeptos.
TEXTO ESCRITO POR psfilipe
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
24 Maio, 2017 at 6:25
psfilipe, procurando responder às tuas questões:
– queres dizer “competitivo” ou querias dizer “ganhador”? É que achar que não seríamos competitivos com uma equipa constituída por Rui; ???, Coates, Domingos Duarte/Demiral, Empis; William, Adrien, Francisco Geraldes; Gelson, Dost, Matheus/Podence (com Beto, Semedo, Palhinha, Gauld e Dala no banco)…
– a questão, quanto a mim, é quem contratar para tornar esta base num rolo compressor? É aí que entram os Dost desta vida e aquilo que falas também: o scouting
– ora, Demiral e Dala são os melhores exemplos (para mim) de bom scouting. E Slimani o exemplo máximo, embora aqui tenha resultado de uma indicação de Mariano Barreto. É o complemento do scouting: uma rede de colaboradores profissionalizada
– e já que falamos em scouting, o camião de gajos que chegou na época passada é tudo menos isso. Foi um treinador a brincar ao FM, como tanto gosta. Podia resultar, mas foi um fracasso a toda a linha. Não me parece que o problema seja termos finalmente dinheiro para ter um treinador que faça a diferença, bem pelo contrário. Eu sempre defendi que em vez de andarmos a comprar paletes de jogadores, devíamos investir nesse tipo de treinador.
– Agora, era o que faltava não apontar o dedo ao treinador quando o vejo a cometer erros atrás de erros, a não assumi-los e ainda se arrogar no direito de praticamente nos dizer que devíamos estar muito agradecidos por ele estar clube. Mais, era o que faltava dar palmadinhas nas costas a um gajo pago a peso de ouro, o que implica um enorme esforço financeiro do meu clube, e que, ao invés de colocar em prática o que diz (o treinador é que faz a diferença, não os jogadores), fecha a época a dizer que se quisermos ganhar temos que comprar gajos de 10 milhões para cima.
24 Maio, 2017 at 7:24
nao sou ele e concordo em absoluto com o resto da tua mensagem mas:
– queres dizer “competitivo” ou querias dizer “ganhador”? É que achar que não seríamos competitivos com uma equipa constituída por Rui; ???, Coates, Domingos Duarte/Demiral, Empis; William, Adrien, Francisco Geraldes; Gelson, Dost, Matheus/Podence (com Beto, Semedo, Palhinha, Gauld e Dala no banco)…
sinceramente nao sei se com esse 11 seriamos competitivos, pode resultar mas pode muito nao resultar.
24 Maio, 2017 at 9:27
Com esse nem arranhávamos os lampioes
24 Maio, 2017 at 10:09
não seriamos de maneira nenhuma.
24 Maio, 2017 at 8:43
O problema é mesmo ver e ouvir o JJ falar após o jogo com o Chaves e perceber que a próxima época tem novamente os condimentos necessários para novo espalhanço…
24 Maio, 2017 at 10:52
+1
24 Maio, 2017 at 9:25
“Suficientemente competitivo”
O “Suficiente” aqui não é displicente Cherba e junto a competitivo, leva a uma expressão como “lutar pelo título”.
Quando tentas focar no Barreto a escolha do Slimani, estás a retirar peso à opção do Presidente na sua aquisição.
Se há um esforço financeiro do teu Clube por parte de alguém que é exímio negociador, reconhecido por todos, então só de vias ficar feliz. Quer dizer que hoje em dia, em vez de andar a desbaratar dinheiro em comissões e abutres, estamos a investir na estrutura.
Quem me dera poder pagar mais ainda.
Ou tu achas que és bem pago pelo teu árduo trabalho diariamente?
….
Este tema deve ser debatido internamente e deve ser questionado pelos Sportinguistas todos.
Não podemos vender a nossa formação como sendo a melhor do planeta e solução para todos os nossos problemas.
Porque não é verdade!
Metade da equipa já é da formação e não conheço nenhum clube dos suficientemente grandes da Europa com este radio de jogadores formados e a ser campeão.
Se gostava? Amava!
Amava que fossem todos Leões de berço e do Coração!
…..
Ninguém quer ver os mesmos erros repetidos e tenho a certeza de quem encabeça essa lista. 1 JJ e 2 Bruno
…..
Agora resta nos … porque todos queremos o mesmo…. acreditar e apoiar!
Só assim vamos estar mais perto de lá chegar!!!
…..
Uma coisa que ninguém fala e não ajudou em nada ao nosso possível sucesso este ano:
Andarmos metade do ano em eleições.,, e com o país inteiro ( menos 90% dos Sportinguistas ) a falar mal do Sporting!
24 Maio, 2017 at 10:40
“Metade da equipa já é da formação e não conheço nenhum clube dos suficientemente grandes da Europa com este radio de jogadores formados e a ser campeão.”
Barcelona…conheces?
24 Maio, 2017 at 10:46
Só naquela, o Ajax ta na final da LE. Aquela competição onde nós nao fomos
24 Maio, 2017 at 12:02
E o Ajax que ganhou a Champions ao Milão? Que equipa, grande parte da formação.
24 Maio, 2017 at 10:48
MU da altura do Scholes, Becks, Nevilles, etc. é outro exemplo.
24 Maio, 2017 at 11:01
David Beckham entrou no Man Utd aos 17 anos vindo dos Spurs. Um pouco à imagem de Nani.
24 Maio, 2017 at 12:12
E Nani não é considerado da nossa formação? E apostar num miúdo seja da formação ou não, que foi o que fizeram, não é exactamente o mesmo?
24 Maio, 2017 at 7:26
Eu já só tenho fé é na bruxa, e da sua santidade chamada SORTE….
Estou farto de bater no ceguinho… que limpe a cabeça, escolha bem e prepare a equipa para pré, e digo já…
“no matter what” qual seja o adversário da pré eliminatória… NÃO HÁ DESCULPA !!!
“no matter what” qual seja a equipa disponível para essa pré eliminatória… NÃO HÁ DESCULPA !!!
NÃO HÁ DESCULPA !!!
NÃO HÁ DESCULPA !!!
NÃO HÁ DESCULPA !!!
Quem ganha o que ganha, e se auto intitula o MESTRE !!!! NÃO HÁ DESCULPA !!!
Até vou estar calado, só se quando abrirem o trombone, sim disse ABRIREM, o trombone para debitarem MERDA e eu não concordar também saio do meu voto de silêncio.
Sempre me disseram que uma boa reputação leva anos a construir e segundos a destruir…. Apreendam os dois, ou três ou todos !!!! CALEM A MATRACA e TRABALHEM !!!! mas agora DESCANSEM E LIMPEM A MENTE E O FÍSICO !!!!
24 Maio, 2017 at 7:32
A formacão é de facto um tema recorrente no Sporting.
Parecem os vermes que como não têm nada para dizer andam sempre a dizer o mesmo “o Sporting não ganha nada há 15 anos”, “o JJ deu-nos dois campeonatos” e outras merdas.
Sim, temos formacão e todos vêm isso.
Podemos apenas jogar com jogadores da formacão, claro que não.
Temos de ter um balanco entre formacão e experiencia. Mas depois não me digam que querem ganhar tudo. É que sempre que falam em formacão dão exemplos de clubes que ganham um campeonato a cada 20 anos, ou que o fizeram numa ocasião e depois voltaram ao mesmo. Para sermos competitivos temos de apostar, como temos apostado no futsal, jogadores com qualidade de fora com outros com qualidade da formacão. Mas qualidade é uma coisa rara de se encontrar. Um Ronaldo não aparece todos os anos porque têm de se reunir uma data de condicões, sendo que a mais importante é mesmo o atleta/jogador querer realmente muito ser o melhor possivel, não apenas ser o melhor do bairro. O Ronaldo tornou-se no melhor do mundo em Manchester, não no Sporting, porque quando lá chegou foi obrigado a jogar com jogadores de alto gabarito, muito superiores a ele (na altura). Se o Sporting quer criar formacão ao mais alto nivel tem de colocar a sua formacão lado a lado com jogadores de alto gabarito, como o Bas Dost e o João Mario e o Patricio.
Acho que temos um problema na Academia, que é a equipa principal estar cada vez mais separada da formacão, mas tirando isso penso que estamos cada vez mais no bom caminho no que toca à formacão.
24 Maio, 2017 at 7:40
O texto é pequeno em tamanho e conteúdo.
Quando se começa um texto a meter na mesma frase o Sporting ser um clube formador e relacionar esse facto com o facto de isso chegar ou não para ser competitivo está-se a incorrer na falácia que o treinador incorre, praticamente, em todas as intervenções. Porque não começar assim? “O Sporting compra muito e mal. Esse facto chega para ser competitivo? De todo”
Parar com o discurso de clube formador? Que estupidez. O discurso não é o de formador, é o de aproveitar o que se formaa, que é bem diferente. E o de analisar justamente o que eles valem bem como o risco de ir buscar alguém para as mesmas funções. E é esse binómio que funciona mal. Avalia-se mal os que formamos e avalia-se ainda pior (sobretudo em quantidade) os que compramos.
A seguir, outra coisa que não concordo. A Academia não serviu para mascarar mau scouting. Quando se tem mau scouting arranja-se bom scouting, não se constrói toda uma infraestrutura com o objectivo de produzir jogadores. A formação simplesmente faz parte do nosso ADN, é know-how de topo e uma vantagem competitiva não só em relação aos rivais como internacional. Quem não percebe isto não merece o trabalho que pessoas como o Aurélio Pereira fazem. Isto não é para mascarar nada, é só a nossa matriz mais forte da filosofia do clube. E nem sequer é apenas no futebol.
O texto acaba a passar a mão pelo pelo do treinador que, curiosamente, foi quem trouxe para a mesa este assunto que já tem barbas. E fê-lo porquê? Para branquear a sua incompetência, sacudir a água do capote e meter o ónus da responsabilidade no clube. No ano passaado não se falou em formação porque JJ trabalhou bem. É a vida.
24 Maio, 2017 at 10:30
Gostava mais de te ler quando não empratavas na Tasca.
Agora andas um pouco arrogante (textualmente falando) demais para os meus gostos literários.
Mas OK, os textos são pequenos em tamanho e conteúdo, advoga-se o direito (ahhhhhhhh, o direito) de classificar textos ou parte deles de estupidez.
Foda-se…
Esta tasca está a revelar-se uma fileira de desilusões. Quem viu muitos e quem os vê.
Os dogmas dos masterchef’s de pressão.
CARALHO, pá…
24 Maio, 2017 at 11:02
Mas tinhas esperanças em quê, não consegues topar as pessoas à distância?
24 Maio, 2017 at 11:15
É a tua opinião. Não gostas, eu encaixo e a vida continua. Não vou andar aqui a julgar e a classificar pessoas e a sua forma de viver o clube só porque não concordo com elas. Nem vou dizer que as pessoas mudaram sem saber merda nenhuma do que se passa na vida delas. Simplesmente mudei a minha opinião sobre, neste caso, o treinador e essa mudança é baseada em factos reais. Mas a interpretação que cada um faz fica ao critério dos próprios e eu só tenho de aceitar.
24 Maio, 2017 at 11:21
E o fight & resist crl? 🙂
24 Maio, 2017 at 12:14
É só a partir das 16h…
24 Maio, 2017 at 12:19
Já eu acho este um bom comentário, bem como o que fizeste no último post.
24 Maio, 2017 at 12:31
O Sá já te disse o código para esta semana?
24 Maio, 2017 at 16:05
Não , ainda estou à espera de saber se fui aceite.
24 Maio, 2017 at 16:01
Isto.
24 Maio, 2017 at 7:46
obvio so que formacao so nao chega, acho que isso nunca foi um topico para ser levado a serio.
mas tem de haver como em tudo na vida um equilibrio e obviamente isso tambem nao existe.
24 Maio, 2017 at 12:32
rui patrício – cedric – dier – semedo – afonso figueiredo – gelson – william – adrien – joao mario – nani – ronaldo – não chega para vencer a champions (e isto foram só os primeiros ajos que me lembrei para cada posição)?
24 Maio, 2017 at 7:59
O Sporting sempre comprou. Mal.
Quem não se lembra de ver o farnerud no topo da massa salarial?
O Sporting é um clube formador, não é ADN (expressão da treta), mas sim uma filosofia ou estratégia. Por enquanto deve ser assim, pode ser que na próxima década possamos ser um Bayern. Mas para já, formar, vender (tem de ser), e ir ao mercado adquirir o que não se consegue obter em casa.
Qt ao salário do jedi j, sim, caso se consiga pagar, siga; mas depois de 6 anos a dizer que tinha um vencimento desadequado para a realidade nacional, digamos que é uma pirueta danada de se fazer.
24 Maio, 2017 at 8:14
A formação (tal como o ecletismo, olimpismo, etc.) é uma bandeira que devemos erguer com orgulho.
É também uma vantagem competitiva e de gestão. Nunca um handicap. E aí está o problema. Nenhum treinador do Sporting deveria desculpar-se com o que quer que seja, muito menos com a formação!!!
É óbvio de que a formação só não chega. Mas a formação não é parte do problema mas sim parte da solução! Qualquer Sportinguista com 2 dedos de testa percebe isto!!
24 Maio, 2017 at 8:20
Esta época, dentro das 4 linhas, o que falhou, mais do que este ou aquele jogador, foi sobretudo as transições defensivas e por vezes a abordagem aos lançes de bola parada. Meus amigos, isto é sobretudo responsabilidade do treinador! O estranho é que estes aspectos do jogo costumavam ser os pontos fortes das equipas de JJ. Não percebo, portanto, o que aconteceu este ano. Mas parece-me que JJ tem de se focar mais em treinar e menos na conversa!
24 Maio, 2017 at 8:23
Óbvio. É uma questão de discurso. De pegar no que está bem para branquear o que está mal. A própria construção da frase é falaciosa. O que está mal (ou pior) são os camiões de dinheiro em jogadores que nem sequer chegam a jogar. E quando isso corre mal, que é quase sempre, começa-se a lançar os putos e acaba-se a dizer que são esses que são insuficientes. Este ciclo vicioso aconteceu com vários treinadores, JJ é só o mais recente. E o que mais poder teve e tem de alterar isto.
24 Maio, 2017 at 8:26
exacto
24 Maio, 2017 at 8:45
Sem tirar nem pôr.
24 Maio, 2017 at 8:59
Completamente de acordo com o Rugido Verde e com o Sá!!
24 Maio, 2017 at 9:15
Mais um de acordo com o Rugido Verde e o Sá (e já agora o Cherba).
24 Maio, 2017 at 9:38
Junto a minha à vossa “voz”.
24 Maio, 2017 at 9:51
Oi, li um comentário seu sobre o Pós Jogo da SCP TV, o que é que foi dito?
24 Maio, 2017 at 11:58
DeFranceschi, se tiver oportunidade, veja o programa. Mas ontem referi-me aoenas à concordância que me mereceu o Padrão a insurgir-se contra Patrícia Morais, mas esqueceu-se da Bruna Costa. Da impreparação do Dias Ferreira sobre temas abordados. Falou-de do jogo de Juvenis mas ezqueceram todos (ou simplesmente não viram o jogo) do gesto do rapazinho dos lampiões para o árbitro, com a mão a sugerir gamanço, da boa actuação do árbitro, apesar de ter sido complacente com esta atitude. Porque não dize-lo se é justo? De uma recusa enigmática do Dias Ferreira para comentar os últimos acontecimentos, etc. Gostei menos do qie mais. É a minha opinião…
24 Maio, 2017 at 12:38
*A insurgir-se contra a campanha à Patrícia Morais.
Escrever na rua e no tm é lixado.
24 Maio, 2017 at 17:07
Ok. Obrigado.
24 Maio, 2017 at 9:42
Outro
24 Maio, 2017 at 8:16
Para mim se o grande JJ não conseguir aproveitar pelo menos estes 3 grandes talentos na equipa principal não é tão bom como dizem (podence,Iuri Medeiros e Chico Geraldes) vou esperar para ver.
Mas é claro que para termos plantel para jogar para ganhar para o ano sem sair ninguém precisamos de um bom avançado móvel rapido com golo para jogar atrás de dost e principalmente um bom defesa direito e esquerdo e um jogador a altura do Adrien para a posição 8, e na minha opinião também é necessário um bom extremo rápido e forte no 1×1 para o lado esquerdo porque tanto o Bryan como o Bruno César são muito fracos para o Sporting naquela posição vê se pelo número fraco de golos e assistências dos dois esta época.
24 Maio, 2017 at 8:24
“[…] aproveitar pelo menos estes 3 grandes talentos na equipa principal … (podence,Iuri Medeiros e Chico Geraldes) ”
“precisamos de um bom avançado móvel rapido com golo para jogar atrás de dost ” -> Podence (ou Dala)
“um jogador a altura do Adrien para a posição 8,” -> Chico Geraldes
” um bom extremo rápido e forte no 1×1 para o lado esquerdo”-> Iuri Medeiros
24 Maio, 2017 at 8:50
Onde vejo contratação é na venda do William. Palhinha defende muito bem mas não é o King com bola.
Segundos avançados temos opções. Mas verdadeira alternativa ao Dost (não vai jogar sempre) não temos.
Os laterais…
De resto… é sem medos. Se há gajo para ensinar um miúdo é JJ.
24 Maio, 2017 at 8:34
Nao falar do ordenado porquê? Verdade que o ganha, mas será que tendo em conta o qur ganha nao deveria fazer um melhor trabalho? Ou será que nao arranjavamos melhor, pelo que pagamos a JJ?
24 Maio, 2017 at 8:51
Tal como diz o Bruno, pelo valor que pagamos a Jesus é expectável que se queira ver bom futebol e títulos.
Com excepção da Supertaça na época passada, conquistas foram bola e o futebol desta época foi do pior que vi na era Bruno de Carvalho.
Se ganhar é dificil nesta Liga Salazar, o mínimo que exijo a quem treina o Sporting é que coloque a equipa a jogar bom futebol.
Se não o consegue, então por um valor inferior encontraremos quem o faça.
24 Maio, 2017 at 10:21
Pelo trabalho feito na 1ª época, não arranjas melhor mesmo pagando mais. Pela trabalho da 2ª época sim arranjas melhor e pagando muito menos.
Se o objectivo é unicamente ganhar um titulo, é muito possível vencer com um qualquer “Trapattoni”, agora se o objectivo é montar uma matriz de jogo, uma estrutura competente que possa ganhar títulos, praticando futebol atractivo e ser competitiva durante muitos anos, não existem muitos treinadores adequados e muito menos adeptos dispostos a isso.
Agora promessas de treinador, tipo aquele do Chaves que falhou em Braga, ou do Paços que falhou no Porto, existem muitos. Não quer dizer que sejam maus ainda não estão ou estavam preparados para projectos que seja necessário arquitectar de raiz, bem estruturados e alicerçados em recursos provenientes da formação ou scouting, ainda por cima com objectivos de vitoria imediatos. Para isto, não encontras melhor do que um JJ desde que esteja motivado para isso.
Agora quando aparecem sugestões do género Pedro Martins é mesmo de quem já esqueceu tivemos o original durante alguns anos, mas se é isso que querem … o gajo do marítimo parece-me ser uma promessa a acompanhar, o Sérgio Conceição com alguma moderação que pode ainda adquirir com a experiência é outro com muito potencial.
Paulo Sousa, devido à sua inteligência e cultura táctica enquanto jogador, sempre considerei que tinha tudo para se tornar um grande treinador, não tenho acompanhado de forma atenta a sua evolução ou melhor a matriz de jogo que coloca nas suas equipas.
Da mesma, considero que Ricardo Carvalho, não sendo alto, nem forte, nem muito rápido, atributos essenciais para um central, com a sua capacidade de interpretação e leitura dos jogos consegui ser um dos melhores centrais do mundo, pelo que auguro, caso ele opte pela carreira, se torne num excelente treinador, por mim tentava já coloca-lo numa das equipas de formação de forma a avaliar a sua capacidade de transmitir ideias e conhecimentos tácticos.
24 Maio, 2017 at 11:34
Dizem que o ricardo Carvalho tem um parafuso a menos, e que o Coentrão não sabe ler nem escrever 😀
Mas não sei se é verdade.
24 Maio, 2017 at 11:42
Do Coentrão não sei, mas do Ricardo Carvalho é mais ou menos isso, julgo que a idade e as funções podem atenuar ou mesmo eliminar o problema, quanto mais não seja através de medicação.
O Sá Pinto, com a passagem a treinador também aparenta ser um homem diferente.
Em todo modo, a questão de RC como disse é apenas uma expectativa, nem sei se o gajo quer ser ou tem jeito para treinador, por isso disse que, se ele tiver vontade deveria começar pelos escalões de formação.
24 Maio, 2017 at 8:41
Quanto ao scouting e formação, vamos ver quantos jogadores vamos buscar esta época. E desses, quantos nao havia ja melhor em casa.
24 Maio, 2017 at 8:43
Claro que pode ser competitivo. De todo!
Formar não é ter um 11 da formação. É ter um misto entre aqueles que demonstram qualidade para lá chegar e experiência.
Apostar sem medos em 3/4 miúdos… depende das fornadas… permite investir mais alto em contratações tipo Dost.
Prefiro dar 10M e comprar 3 gajos top para as posições onde há de facto necessidade.
Claro que para isto funcionar tem de haver um departamento competente e também sorte.
Sobre o ordenado do treinador, apenas me custa como sócio se não render. É como um jogador. Ainda bem que o investimento pode ser maior porque podemos ir buscar mais e melhor.
Seja em treinadores, seja em atletas (independente das modalidades) e em condições para os mesmos.
Este presidente trouxe exigência e há muitos adeptos que não perceberam a mensagem e vivem na era da desculpabilização.
E o exemplo deverá respeitar a hierarquia. Começar de cima.
24 Maio, 2017 at 9:29
Tudo depende do que é que entendem por formação…
Tivemos 10 no Europeu e fomos campeões…
Provavelmente com os actuais até poderia não dar em nada.
… Mas, com Cedric e com o Carlos Mané… João Mário…
Formar, para mim, é usufruir dos jogadores até aos 24/25 anos e depois sim, vender. Dessa forma, tendo em conta que sobem em média, 2 com qualidade por ano, dá para ter equipas com elevada qualidade.
Obviamente, há que colmatar falhas na formação com contratações, mas estamos a falar de 2 ou 3 num plantel de 25 ou 2 ou 3 em 50 se contarmos com a equipa B.
A equipa B tem de ser esmagadora. Um cilindro competitivo Não um cemitério de projectos ou de contratações falhadas.
Quem está na B, tem de estar pronto para o SMS: Amanhã treinas com a equipa A.
Os empréstimos servem apenas para jogos de força no tabuleiro das influências.
Gerir é decidir e assumir as decisões. Por isso é que não podemos ser todos líderes.
Definam padrões de qualidade para integrar as Equipas A e B. Descartem todos os outros. Empréstimos apenas para o estrangeiro.
25 Maio, 2017 at 0:43
ISTO
24 Maio, 2017 at 9:30
Xkiii há prai muita confusão. …
O slogan da formação é também e não de somenos, uma estratégia de comunicação de forma a pôr um selo nos nossos produtos e torna los mais vendáveis, mais apetecíveis.
E também tornar o clube mais apetecível a jovens talentos. Portanto, é marketing.
Não se pode largar este slogan aliás reparem que até as lamparinas se agarraram a ele com unhas e dentes
24 Maio, 2017 at 10:42
agarar… sim senhora… somos os melhores a formar!!! PONTO
O que se está aqui aa falar é outra coisa…..Só com a melhor formação do mundo e arredores…. Não é suficiente para vencer Campeonatos Nacionais. PONTO
Neste momento já temos metade da equipa formada em ALVALADE.
Não temos de andar a querer meter todos lá dentro… só porque Amamos muito os nossos meninos.
24 Maio, 2017 at 10:47
“Não podemos vender a nossa formação como sendo a melhor do planeta e solução para todos os nossos problemas.
Porque não é verdade!”
O que é que não é verdade, a nossa formação ser a melhor, solução para os nossos problemas ou ambas? É que parece que te contradizes a ti próprio.
24 Maio, 2017 at 9:32
O que deveria ser feito, mas não o é na “perfeição, seria olhar para a nossa formação e ver o que não temos, ou seja, em que posições não vamos conseguir formar um jogador de topo… e nessa posição contratar um jogador feito e de qualidade provada.
Sei que na teoria até parece ser fácil, mas não o é… Mas este seria o modelo ideal.
Na nossa formação jovem não vejo um DE, um 6, avançados são incógnitas ainda (na minha opinião), e estamos só com 1/2 médios. É preciso tempo para ver como eles vão crescer.
24 Maio, 2017 at 9:32
O post, quanto a mim, coloca a questão em preto & branco quando sabemos bem que há N variedades de cinzento. E tem uma frase que me fez ficar logo de cabelos em pé pois a primeira vez que ouvi algo semelhante, foi por parte do paneleiro do Baía para desvalorizar a nossa Academia:
“A ideia da formação Sporting surgiu, essencialmente, como uma forma de mascarar um facto inegável: o nosso desinvestimento e desinteresse no departamento de scouting.”
Ainda estou à espera que me digam quem quer uma equipa só de formação. O que eu pretendo, como muitos outros, é que se adicione QUALIDADE – e não quantidade – à já existente na nossa academia. Que não se compre fora quando se tem melhor ou tão bom em casa porque quem vem de fora deve acrescentar qualidade e, se possível, no imediato.
Que se de verdadeiras oportunidades aos nossos formados e que se tenha a paciencia para com eles que é pedida pelos adeptos a quem vem de fora e dada pelo(s) treinadores. Não é com pré-épocas horrendas como a deste ano que se pode aquilatar seja o que for.
Um 11 do SCP, baseado apenas na formação, seria sem dúvida competitivo. Nunca o vi em prática mas as equipas que temos apresentado com jogadores comprados, também não tem sido vencedoras, infelizmente.
A aposta na formação é uma filosofia, como bem disse o broda Nuno. Apenas desse modo somos capazes de contar com jogadores com a qualidade de um Sir, Adrien ou Gelson.
Temos muito que melhorar ao nível de scouting e aproveitar dicas como a do Mariano Barreto, para podermos chegar antes dos rivais e tubarões europeus.
Quanto a deixar de falar do salário do JJ, não vejo motivos para tal.
Isto parece o “deixem-me em paz para trabalhar” de BdC. Exigencia!
É exactamente pela sua qualidade e pelo que dele é esperado que tem o vencimento que tem. Aliás, vejo tantos pedidos para não se falar do salário, de apostar ou não na formação, etc. que começo a achar que alguns o consideram uma divindade e que ainda o podemos irritar e ele ir-se embora. Se isso acontecer, aliás como ele já o disse diversas vezes, que vá. O SCP existe há mais de um século e continuará a existir depois de todos nós.
JJ veio para ganhar e potenciar os nossos jogadores. O pecúlio de conquistas desportivas é francamente pobre. Era o que faltava não levarmos o seu elevadíssimo ordenado em linha de conta quando avaliamos a sua prestação.
PS: A conversa pode vir a ser extremamente interessante se todos se respeitarem.
24 Maio, 2017 at 9:37
Duas notas finais:
1) como disse o brave, “Prefiro dar 10M e comprar 3 gajos top para as posições onde há de facto necessidade.” do que gastar o mesmo dinheiro e trazer 9, 10 para verem no que dá;
2) A nossa formação é uma das melhores, se não a melhor, do Mundo. Não faz sentido que tenhamos tanto orgulho na mesma e depois tenhamos tantas reticencias sobre a qualidade dos nossos jogadores para ajudarem na equipa A. Os nossos tanto podem entrar para ser titulares como boas segundas opções. E tem uma coisa que os que vem de fora não tem: sabem o que é o SCP.
24 Maio, 2017 at 9:52
Pegando no teu ultimo ponto, criticar o salário do jota é como entrar na secção de frutas e legumes do continente e criticar o preço das batatas. Custa aquilo. Se queremos, pagamos, não queremos desamparamos a loja. Por esta ou aquela razão, de momento não há ninguem mais indicado para o lugar. Por isso, estar sempre a bater na tecla do salário, que nem sabemos ao certo quanto é (exceto os cartilheiros que sabem sempre tudo) é estúpido, e além de estúpido, irritante.
24 Maio, 2017 at 10:45
e mesquinho!
carregado semper de alguma inveja… como se lhes estivessem tirar do bolço para se pagar ao Homem.
Nunca vi os Lamps (Clube do Povo ) a queixar se do ordenado do JJ….
AH ok … como ganhavam?!… tá certo!
24 Maio, 2017 at 10:49
Ora, como os lamps nao se queixavam, nós não nos devemos queixar? Eu bem digo, tu no fundo queres ser lampiao
24 Maio, 2017 at 10:59
Nunca vi os Lamps (Clube do Povo ) a queixar se do ordenado do JJ….
(insert canção do Jorge Palma aqui)
24 Maio, 2017 at 17:08
Isso é falso. Queixavam-se e nunca lhe pagaram mais de 4M…
24 Maio, 2017 at 11:00
Ou então chego lá e digo… por metade do preço na loja do lado compro batatas tão boas ou melhores que estas. Basta olhar para o que está disponível no mercado
24 Maio, 2017 at 11:29
pronto, isso já é outra conversa. já agora, o que existe no mercado, bom, acessivel, disponivel, e pronto a “pegar de estaca”?
24 Maio, 2017 at 9:59
A nossa formação é a nossa mais valia em relação aos outros. Mas para ganharmos mais do que eles temos que os igualar, ou pelo menos temos que nos aproximar deles a nível de investimento e qualidade do scouting.
24 Maio, 2017 at 10:45
investimento na APAF??!!.. Concordo!.
24 Maio, 2017 at 10:46
Isso sim é conversa de lampião!!
24 Maio, 2017 at 10:10
Isto entra na tal falta de projecto. Já alguém percebeu qual é o Projecto do Sporting? Eu ouço o Presidente e fico a pensar uma coisa, ouço o treinador e só vejo recados e fico a pensar outra.
Meus meninos só um BURRO não aproveita a academia. Eu defendo que quando vamos ao mercado tem que ser para comprar gajos que entrem no 11 de caras. Simples. Espero que seja este ano. Mas duvido muito.
A academia forma jogadores muito acima da media. Basta juntar gajos bons para as posicoes que nao temos. É tão simples que chateia.
Ps: Só um exemplo, anda tudo a molhar a cueca em Portugal com um tal de Krovinovic, e eu olho pro Chaby a espalhar magia na segunda…já nem falo no Geraldes.
24 Maio, 2017 at 10:21
https://www.youtube.com/watch?v=rG4gnI13qMg
Não merecia uma oportunidade na pre-época???
24 Maio, 2017 at 10:33
Claro. Mais, Matheus Oliveira é melhor em que? 1M que custou mais comissoes e premio de assinatura.
24 Maio, 2017 at 10:48
O Mattheus não é da formação e custa dinheiro. Ainda não percebes-te que o que interessa é um jogador custar 10M€ e não a sua qualidade?
24 Maio, 2017 at 10:50
Os de 10M vão ter que render logo mas aos de 8M temos que dar tempo, certo?
24 Maio, 2017 at 10:53
Epah vem da america do sul e tal…
É a primeira experiência na Europa e o catano….
E não viste como foi o Acosta???
Esquecem-se é de dizer que o Acosta foi excepção à regra!!
Em regra quem é bom….chega e mostra serviço!
24 Maio, 2017 at 10:57
basciamente pagámos ao Kilo. Veio com o preco de 8M e com 8kg a mais. Por isso tivemos que dar tempo.
24 Maio, 2017 at 11:06
Bem, nestas férias vai ter acompanhamento de um consultor de nutrição.
🙂
24 Maio, 2017 at 11:19
Era melhor que não. Lesionado e na Argentina, chegava cá e ia directo ao Tallon
24 Maio, 2017 at 10:22
Iuri….
Se o Iuri não fosse nosso andava tudo com o pito aos saltos….
24 Maio, 2017 at 10:24
+45345
E se ele fosse para um rival, era ve-lo a ser insultado de cima a baixo.
24 Maio, 2017 at 10:32
É o que também penso Ricardo.
Se o Iuri fosse do Braga, andava tudo maluco atrás dele…como o Rafa (que custou 16M ao Benfas!!!).
24 Maio, 2017 at 10:34
Já nem falei no Iuri porque é simplesmente o melhor jogador extra grandes.
24 Maio, 2017 at 10:22
é simples e acredito que vai acontecer. o presidente pode andar distraido mas duvido que coma a mesma sopa azeda duas vezes. especialmente depois de o porto fechar com o sonso
24 Maio, 2017 at 10:47
Gajos a cima da média… mas que sãos jovens… e por isso não tem a experiência suficiente.
Vemso issi na 2 LIGA…. ganhamso só com os putos??? NOP NOP NOP
24 Maio, 2017 at 10:47
Vemos isso na 2 Liga… ganhamos só com os Miúdos? Não
24 Maio, 2017 at 10:47
Também eu gosto de pensar que os melhores jogadores, as melhores promessas, são as pérolas que anualmente vão saindo da Academia. Mas isso é ser demasiado redutor e não querer ver que existem imensos jogadores com potencial formados no benfica, porto e outros clubes e que andam a espalhar magia nos campos de futebol de clubes menores e são no mínimo tão bons como os nossos.
O projecto de apostar fortemente na Academia, está na génese desta ultima seca de campeonatos, é verdade que somos nós que formamos a espinha dorsal da selecção, mas apenas porque apostamos durante anos em dar competitividade a alto nível a projectos de jogador, mas o custo disso é elevado e traduz em zero títulos. É isto que queremos …., se é, temos de ser paciente e deixar de despedir treinadores porque falham o objectivos.
PS: Qual será o custo desportivo da aposta em Semedo e noutra altura em Tobias, que devido sobretudo à inexperiência acumularam expulsões. O resultado já sabemos, mantendo a aposta, neste caso em Semedo, estamos a lapidar um futuro central da selecção. É só um caso meramente exemplificativo da ideia, nem analisei as situações de expulsão em que efectivamente possa ter prejudicado a equipa e consequentemente o rendimento desportivo do clube.
24 Maio, 2017 at 10:51
“Qual será o custo desportivo da aposta em Semedo e noutra altura em Tobias, que devido sobretudo à inexperiência acumularam expulsões. ”
E qual foi o custo desportivo da aposta em Schelloto, Douglas, Marvin, Elias, Campbell, Markovic, Petrovic, Bryan ruiz (esta época), Castagnos, Andre Balada e Alan Ruiz (que só rendeu em meia duzia de jogos) ?
Quando ao custo financeiro acho que não vale a pena falar 🙂
24 Maio, 2017 at 11:14
É fácil, só tens de ler o que está escrito, ou és paciente e não colocas como objectivo a conquista do campeonato, ou arriscas e tentas contratar jogadores que possam dar mais garantias ao treinador. Agora se falham, é natural, ele preenche o boletim do totobola na sexta e não depois dos jogos.
Depois a forma como colocas a pergunta, misturando jogadores e situações, indicia de imediato um bloqueio à discussão, acredito que não seja isso que pretendas.
Como disse, o exemplo que dei é meramente exemplificativo nem tive o cuidado de analisar em pormenor. Se queres comparar e eu continuo a falar, acreditando que estas de boa fé, não tive grande cuidado em validar com factos a ideia que tento transmitir, podes falar do único central da lista que é o Douglas, que foi contratado para substituir o Naldo, numa altura que já tínhamos um jovem da formação integrado no plantel e ainda se falava na possibilidade de Paulo Oliveira também sair e que era unanimemente reconhecido que Tobias precisava de ser emprestado para evoluir. Ou seja na altura fez todo o sentido a contratação …
De certeza que se formos avaliar todos, haverá alguns que não fez sentido contratar, mas pegar numa lista e listar é que não faz na minha opinião sentido nenhum, a não ser como disse, que o objectivo do Sporting seja unicamente formar os futuros titulares da selecção.
24 Maio, 2017 at 11:20
O que não faz sentido é tua continua desculpabilização de tanta incompetência!
Qualquer pessoa que esteja de boa fé…. sabe perfeitamente que as probabilidades de sucesso nas contratações que listei eram bastante reduzidas!
Já sei que vais dizer “mas em agosto todos achávamos que íamos fazer uma grande época”
Sim… mas esse optimismo vinha mais da MANUTENÇÃO da equipa base da época anterior do que destas contratações!
E repara que tive o cuidado de deixar de fora Bas Dost…. porque este era daqueles que a probabilidade de correr mal era bastante diminuta!
Digamos que cantas bem, mas não me alegras! 🙂
24 Maio, 2017 at 11:36
Pois, é como disse, um bloqueio à discussão.
Deves ser daqueles que pensam que Enzo quando chegou ao Benfica foi de imediato considerado o melhor jogador do campeonato, o Gaitan, nem sequer precisou de treinar para ser utilitarismo, o Matic …. não vale a pena continuar, quando as ideias estão formatadas de nada servem os factos.
Termino por aqui, dizendo apenas, a sorte do Benfica e que nós não tivemos, foi JJ ter ganho o campeonato no 1ª época, permitiu as 3 épocas seguintes sem títulos mas a construção de uma matriz, que o Vitoria tem todo o cuidado de não estragar e pasme-se, falando pelos benfiquistas que conheço, não me lembro de eles terem ficado incomodados pelo facto de em muitos jogos, o único Português que poderia calçar era o Amorim.
24 Maio, 2017 at 11:53
Pois é isso mesmo 🙂
Os factos que contam são os da tua cabeça!
Factos que tu ignoras
—> salário “pornográfico” para ganhar “BOLA” !!
—> maior orçamento de sempre para o futebol para em Janeiro estar a ver a banda passar!
—> contratação de entulho em vez de aposta nos nossos putos
Mas pronto…. isto não são factos e são ideias formatadas!
P.S. E quanto aos lampiões…quero é que se fodam!
24 Maio, 2017 at 12:08
Incrível, os saltos que dás para encontrar suportar as teorias que formataste, fala-se de alhos respondes com bugalhos.
– Salário pornografico, concordo, nunca esteve nesta discussão, é demasiado elevado para a realidade portuguesa, no entanto havendo orçamento para o suportar, qual é o problema? Pegando apenas no exemplo recente, Bas Dost a um jornal Italiano disse que evoluiu imenso com JJ, é agora um jogador mais completo e confirma que havia um proposta para ser transferido por 40M. Fazendo uma contas de cabeça, a mais valia dará para pagar uma serie de anos de salários de JJ. Muitas vezes o barato saí caro e o caro acaba por sair barato, é sempre uma questão de perspectiva.
– Maior orçamento de sempre para …. se os orçamentos por si só fossem uma garantia de competitividade e de vitoria nas competições, nem seria necessário organizar jogos.
– Contratação de entulho…aposta nos jovens, voltamos ao mesmo, é fácil fazer o totobola na segunda feira, não tenho tempo, mas seria interessante verificar os teus e os comentários de muitos dos “haters” actuais de JJ e do entulho em Agosto de 2016. Lembro-me que depois da pré época desastrosa poucos haveriam que não considerassem benéfico os empréstimos. Mas prontos, isto sou eu que penso pela própria cabeça e não tenho ideias pré concebidas, mas mais importante, com a experiência adquirida sei perfeitamente que não são as vassouradas que resolvem o problema da competitividade e da falta de títulos.
24 Maio, 2017 at 12:17
Não tinhas “terminado”?
Estás a ficar nervoso?
1) Contratação de entulho:
Olha o que eu te escrevi anteriormente:
“Já sei que vais dizer “mas em agosto todos achávamos que íamos fazer uma grande época”
Sim… mas esse optimismo vinha mais da MANUTENÇÃO da equipa base da época anterior do que destas contratações!”
2) Salário do JJ —> o cenário de valorização do Dost ser EXCLUSIVAMENTE da responsabilidade do JJ é um “Must”. Conseguiste escrever sem te rires?
Só faltou dizeres que o Dost antes de chegar ao Sporting era um pino que não marcava golos!
3) Maior Orçamento —> se é o maior orçamento a exigência tem que se adequar! É que se é para ficar em 3º e em Janeiro estar a ver a banda passar…. fazes o mesmo com metade do orçamento.
P.S. Mas já sei que é tudo ideias pré-formatadas e que tu já terminaste 🙂
24 Maio, 2017 at 12:18
Malcolm,
“seria interessante verificar os teus e os comentários de muitos dos “haters” actuais de JJ e do entulho em Agosto de 2016.”
E aqueles que detestavam o JJ, a maneira de falar e o seu comportamento e agora o veneram e até conseguem dizer que ele melhorou no que toca ao discurso? Só podem estar a gozar, certo?
Não seria também interessante fazer essa retrospectiva?
As pessoas mudam de opinião. Ontem li que quem acha que algo poderia correr mal mas gostava que corresse bem, não devia falar porque era maldizente ou outra coisa qualquer. Os exemplos de censura encapotada que ultimamente tenho visto, são diametralmente opostos ao que se verificava na altura dos croquettes.
24 Maio, 2017 at 12:20
Mas olha vou ser teu amigo e dizer que o Dost vale 40 milhões apenas e só por causa do JJ!
E o dinheiro investido no entulho (custo aquisição, salários, comissões) também é responsabilidade do JJ, certo??
24 Maio, 2017 at 12:35
Ricardo, nas respostas para ti termino mesmo, pois duvido da tua capacidade de leitura, deturpas intencionalmente aquilo que está escrevo, mas tudo bem, fica no teu … bloqueio intencional à discussão.
JVL, sempre tive e tenho a mesmo opinião sobre JJ, a nível de comunicação e de comportamento é do pior que existe em Portugal, a nível técnico, do que verdadeiramente interessa é exactamente o oposto, é o melhor que poderíamos ter. Não invalida que ache o salário pornografico, mas essa é uma preocupação da direcção.
Quanto à mudança de opinião, não era isso que estava em causa, talvez tenha expressado mas quando coloquei JJ na equação, apenas tentava dizer que em Agosto poucos seriam os que não concordassem com a maior parte das contratações e com a politica de empréstimos. Agora depois dos jogos virem afirmar que as contratações era só entulho e que a aposta deveria ter sido nos putos, são os mesmos, caso se tivesse sido essa a opção, agora diriam, nem com a pré época aprenderam, tava-se mesmo a ver que com os putos ia dar merda, no fundo o culpado era sempre o treinador, por ter cão e por não ter, mas também é por isso que ele tem o tal salario pornografico.
24 Maio, 2017 at 13:01
Malcolm,
Eu gostava que o SCP tivesse ido buscar o JJ quando ele foi para o slb portanto sou um fã do treinador há muito. Lembro-me de épocas muito acima do esperado em clubes mais modestos como Belém e Vitória e da primeira volta com o Felgueiras (a segunda foi horrível).
Já o comportamento e discurso…mas lá está, é por isso que há um superior hierárquico e um departamento de comunicação, para o refrearem e chamarem-lhe a atenção quando necessário. E eu estou cansado de ouvi-lo mandar o SCP para baixo.
Continuo a dizer que devo ter sido dos poucos a não entrar em euforia. Acreditei que o plantel seria mais profundo e equilibrado mas Douglas, Markovic e Elias nunca teriam vindo se eu mandasse algo. Os restantes acreditei que JJ / Direcção os conheceriam.
Que vimos a seguir? Que tirando Dost e Beto, todos os restantes poderiam ter ficado onde estavam que em casa, tínhamos melhor ou tão bom.
Esta época para mim, vai ser a que ditará a continuidade de JJ. Se ganhar, como esperamos todos, excelente; se não, é deixá-lo ir para onde quiser, de preferencia para o caralho. O salário é demasiado elevado para que possa continuar sem títulos.
24 Maio, 2017 at 12:25
Malcolm,
Não posso concordar, MESMO, que seja a aposta na formação que esteja na origem deste novo jejum. É tão redutor e falso que fico chocado ao ler isto.
Houve anos em que pura e simplesmente não tínhamos equipa para ser campeão, direcções que se estavam a cagar para o Clube, que tiveram péssimas opções como aliar-se a um rival, que desbarataram património e compraram sem que houvesse um projecto e/ou uma linha mestre de orientação.
A quem recorremos a maior parte das vezes para nos safar, fosse em campo ou colocar algum dinheiro no Clube? À formação!!
Tirando o Sli e o RvW, que jogadores estrangeiros vendeste com um bom lucro? Penso que nenhum. Recuperar a verba investida não conta, deixá-los com o passe na mão também não.
A formação tem sido a nossa bóia mas ultimamente parece que está sob ataque, especialmente daqueles que querem manter o JJ a todo o custo.
Nós sem ela, e tendo em conta o estado a que chegámos por causa dos croquettes (finanças), andaríamos a lutar pela Europa, se tanto.
Gabamo-nos dela, b
24 Maio, 2017 at 12:30
Gabamo-nos dela, bolas de ouro para aqui e acolá, 10 campeões europeus formados no Clube e depois discute-se se vale a pena manter a aposta na formação.
Deveríamos era refoçá-la!
24 Maio, 2017 at 15:26
JVL, apesar de iniciares o comentário, dizendo não concordar, no fundo o que dizes é apenas um complemento do meu comentário.
Quando digo que a formação está no inicio, não estou a dizer que é responsável, um parêntese para dizer que na minha opinião, o futuro, a viabilidade económica do clube, passa exactamente por aí, uma das principais criticas que faço à gestão actual, é precisamente ter mudado um paradigma e colocou o risco financeiro dependente do sucesso desportivo e ou da venda de activos (se houver interessados). Apesar do aumento de algumas receitas nomeadamente da TV, estou com muito receio do que iremos ver nos próximos relatórios e contas, mas também sei que estávamos em clara desvantagem em relação aos rivais e a agressividade da politica financeira apenas nos aproximou.
O problema. é ter-se apostado na formação, promovendo um enorme conjunto de jogadores, sem uma estratégia pensada e discutida, apenas se apostou porque provavelmente a gestão incompetente demitiu-se das suas responsabilidades e como as coisas correram mais ou menos bem, então a estratégia foi continuar, pois todos estavam a ganhar, de uma forma ou de outra … excepto o Sporting.
Quando se promove a aposta na formação sem definir e clarificar que será uma aposta consistente, com objectivo e o cuidado de blindar e manter os jogadores meia dúzia de anos, secundarizando os objectivos desportivos a curto prazo.
Um clube que num curto espaço de tempo (4 ou 5 anos) lança tantos jovens, sei que vou esquecer alguns, mas aqui fica uma lista, Paito, Carlos Martins, Hugo Viana, Veloso, Pereirinha, Saleiro,Varela, Carriço, Andre Santos, Andre Marques, Nani, Djalo, Patricio, Adrien (sim, foi ainda lançado no tempo de PB), Andre Santos, Neto e mais recentemente, tivemos o exemplo de Dier, Bruma e Illori, quando pode retirar algum rendimento desportivo, acabam por sair por uns trocos e esses trocos em lugar de serem aplicados a blindar, remunerando adequadamente os que ficam, são utilizados para comprar um Pongolle ou num qualquer outro jogador de sucesso.
Provavelmente o primeiro problema é resolver como conseguir manter um Illori (que estava na disposição de não jogar durante dois anos) ou um Bruma que simplesmente deixou de aparecer e nem falo no caso do Montinho. Como manter focados e satisfeitos aqueles que se vão destacando, introduzindo elementos externos, se de qualidade terão de ser bem pagos.
Acredito que a gestão actual enfrentou este problema, e pontualmente priorizou o objectivo imediato desportivo, temos todos necessidade disso, mas não retirou o foco da importância na aposta na formação, tudo a seu tempo.
É possível que a ideia que procuro transmitir esteja um pouco confusa, mas a verdade é que neste momento, não tenho mais tempo, para rever e tentar ser mais assertivo.
24 Maio, 2017 at 15:42
Malcolm,
Acho que concordamos em várias coisas. Onde discordava de ti era com a origem do jejum ter como base a aposta na formação.
Se bem percebi, também estás um pouco preocupado com o facto da formação não aparentar ser um projecto definido mas sim um pouco ao sabor das marés: se temos dinheiro, colocamos de lado; se não tivermos, melhor Academia do Mundo. Foi o que depreendi mas por favor corrige-me caso não seja isso.
Isto é que devia ser o padrão: discordarmos e debatermos, cada um com o seu ponto de vista. Foi refrescante.
24 Maio, 2017 at 15:52
Sim é um pouco isso, neste momento a fome de títulos sobrepos-se à vontade de apostar na formação.
E na minha opinião não eram incompatíveis (títulos e formação), é uma questão de paciência e de uma gestão competente, mas percebo a opção de não confiar na paciência dos adeptos só espero e desejo que dê certo mas sobretudo que não seja um retrocesso na recuperação financeira.
24 Maio, 2017 at 10:11
Da ultima vez que tivemos paciência de markovic com um jogador da formação, saiu-nos na rifa um rapazinho que foi inaugurar uma estátua (!) no inicio da semana. O critério é a qualidade, não a origem. 11 da formação, porque não, se forem bons?
24 Maio, 2017 at 10:49
Não tivemos paciencia com o Markovic… não foi necessário… porque ele não quis jogar nuca.
Tivemos alguma paciencia com o Alan Ruiz… ai tivemos alguma sim… mas julgo que poderá valer a pena.
24 Maio, 2017 at 11:33
ó Bala78, se te lembrares bem, quem teve paciência e o impôs a um estádio cheio, a vaiar o puto, foi o Paulo Bento. Estou à vontade para elogiar o Benfo, porque nunca fui muito à bola com o tipo…
Bottom line: foram jogos e jogos de assobios e vaias para cima do puto ( felizmente a têmpera do Rui é do outro mundo, senão era mais um ‘has been’ a lamentar ).
24 Maio, 2017 at 11:46
o que queria dizer é que juntando academia e paciência, se calhar precisávamos apenas de uma ou duas compras por ano. mas como é óbvio, esse numero depende sempre da qualidade das fornadas.
24 Maio, 2017 at 11:53
Não podia estar mais de acordo, provavelmente aqueles (estádio cheio) que assobiaram, são os mesmo que agora exigem a aposta total e incondicional nos jovens da formação. Devem estar a sentir necessidade de irem para um estádio e descarregar frustrações em cima de miúdos.
24 Maio, 2017 at 12:22
acho que o problema reside na clivagem que há entre a malta que gosta realmente do Sporting, e a malta que gosta de ir para a copa, na 2ª feira, a dizer com ar inchado: fomos ganhar a ‘Rio Ave’ ou ganhámos em ‘Marítimo’, ou ainda ‘demo-vos uma abada do krlh’.
Estes últimos são os mesmos que, ao nosso lado, no estádio, dizem : ‘Eich, amanhã no trabalho nem os vou poder ouvir…’, quando as coisas não correm bem. Indiferentes ao sofrimento da equipa, tem uma preocupação única: me, myself and I
quando o Sporting ganha, não se nota. Quando não ganha é o krlh
And now for something completely different…
Quando é que será que as segundas linhas,saídas da Academia, começam a ser vendidos com algum critério? Cada vez que me lembro do Daniel Carriço a ser vendido por 700k€ ao Reading até dá vontade de chorar
Nem só de foras-de-série vive a Academia…
24 Maio, 2017 at 10:21
E sai mais do mesmo…
Formação não chega?
O problema nunca esteve na formação!! Esteve sempre no entulho que se comprou fora! E este problema não começou com Bruno de Carvalho! Já vem de trás!! E infelizmente há muito tempo!
Basta ter em conta quais foram as maiores vendas do Sporting? Tirando Slimani que foi a excepção à regra….. é tudo da formação!
O que se quer…. é comprar melhor!!
Por exemplo se precisamos de reforçar 5 posições e só temos 10 milhões para investir em vez de comprar 5 pinos por 2 milhões….. é preferível não comprar 5, mas comprar apenas 1 ou 2 jogadores cujo o risco seja muitíssimo menor!!!
E essa é a critica que faço à politica de contratações actualmente e já fazia no passado!!
Para arriscar no euromilhões com jogadores de 2 milhões de euros prefiro “arriscar” em putos da formação! Essa é a questão!
———————–
Não podemos questionar o salário do treinador?
Então temos uma besta a ganhar 6 milhões para ganhar 1 supertaça em 2 anos e numa das épocas ficar em 3º lugar e despachado de tudo em Janeiro e temos que bater palminhas?
É que para ficar em 3º e em Janeiro estar a ver a banda passar…. qualquer peseiro servia!! E atenção que quero o Peseiro longe!!!
24 Maio, 2017 at 10:30
Lá está
24 Maio, 2017 at 10:31
podemos questionar os resultados do treinador face ao que ganha. por esse critério, o treinador deve obviamente ser despedido. quem propões para o substituir?
caso contrário, do que serve a auto-flagelação diária sobre esse tema?
24 Maio, 2017 at 10:38
Bora deixar o Bruno e o JJ em paz! Ou seja… vamos deixar as “divindades” trabalhar….
O Sporting nasceu em 1906! Tem mais de 100 anos e NUNCA vai acabar!!
Por isso era o que mais faltava bater palminhas a uma besta que ganha 6 milhões para não ter resultados e para QUEIMAR a formação! E digo queimar com base nas ATITUDES e não nas palavras 🙂
A pagar 6 milhões ao treinador…. o leque de treinadores é grande!
basta ver que por exemplo segundo noticias recentes o Inter estaria disposto a oferecer 5 milhões ao Leonardo Jardim.
Esse era o Homem que eu gostava de ver ao leme, mas duvido que ele queira voltar ao futebol português…mesmo a receber mais!
24 Maio, 2017 at 10:56
chamas besta com facilidade de mais ao Nosso treinador e Presidente
Guarda esse rancor para outra altura … pode ser?
Depois ficas chocado que te chamem nomes feios… e que te façam xixi nos teus posts.
Vão ter que nos aguentar… como nós já tivemos que aguentar, muita merda e incompetência, durante muitos anos.
O Herman é que sabia… umas vezes o interruptor está para cima …outras vezes para baixo.
24 Maio, 2017 at 11:02
Consegues dizer-me onde é que chamei besta ao Presidente?
Pois…. para alem de seres o pateta do guarda serôdio és aldrabão!
Mas aguentar o quê?
Estás completamente fora dela!
Mas quem é que tu pensa que és?
Eu relembro-te que acreditando no que tu dizes…. tu apenas te fizeste Sócio com Bruno de Carvalho e estas foram as primeiras eleições em que votaste!
Eu sou do Sporting Clube de Portugal! Essa é a diferença entre tu e eu!
P.S. Duvido que percebas a minha ultima frase, mas caso não percebas temos pena 🙂
24 Maio, 2017 at 12:35
“Vão ter que nos aguentar… como nós já tivemos que aguentar, muita merda e incompetência, durante muitos anos.”
Foste só tu queres ver? Ainda me hás-de dizer quem daqui, apoiava os croquettes.
24 Maio, 2017 at 11:35
propões o leonardo. ótimo, também gosto. problema: ela não quer, nem por 10M. next.
não é bater palminhas. é largar o discurso de auto-flagelacao.
24 Maio, 2017 at 11:56
Eu acho que ele não quer….
Mas só propondo é que vais saber, certo?
Ou foste falar com ele para saberes que com um contrato à JJ (8 milhões por época vencendo o campeonato) ele não aceita?
Mas pronto…. o que salta à vista é que para ti JJ é Rei Sol dos treinadores e é para manter até ao fim do contrato e renovar Ad eternum mesmo que continue a ganhar bola!
P.S. O contrato do JJ é público, pois foi divulgado no football leaks
24 Maio, 2017 at 11:58
Mas também te arranjo treinador low-cost —> Vitor Pereira
24 Maio, 2017 at 12:20
E é garantia de vitoria no campeonato? Ou no fim do ano, se falhar faz-se nova vassourada.
Deves esquecer que VP tinha uma equipa fantástica no Porto, ganhou, praticando um futebol em que os adeptos do Porto não se importaram nadinha de dispensar mesmo não tendo melhor alternativa para treinar.
Em todo o modo, acho que VP é um treinador a considerar, sobretudo quando se quer resultados rápidos, embora não seja garantia dos mesmos. Será um dos treinadores “Trapattoni” que menciono num comentários mais acima.
24 Maio, 2017 at 12:24
Garantias não há com ninguém!
Mas a exigência adapta-se face ao investimento realizado!
Mas pronto para ti é normal pagar 6/7 milhões a um treinador para ganhar “bola” 🙂
Ou os 6/7 milhões são uma ideia pré-formatada?
24 Maio, 2017 at 15:38
É exactamente a ideia formatada, que pela insistência procuram incutir como sendo a causa de todos os males.
Já te disse mais do que uma vez que é totalmente desajustada, pelo que não me vou repetir, bem que podes continuar a insistir!
Apenas vou acrescentar o seguinte, desde que haja orçamento, prefiro que seja gasto num treinador competente do que num craque que fique dessa forma com salário bem acima dos restante, causando por isso clivagens graves no plantel.
24 Maio, 2017 at 15:46
Competente é mamar 12 milhões em 2 épocas para
….. ganhar 1 supertaça?
…… ficar em 3º e em janeiro estar a ver a banda passar ?
….. continuar a afundar o ranking europeu do clube?
Quanto ao teu 2º parágrafo…. 100% de acordo 🙂
P.S. mas está dificil terminares 🙂
24 Maio, 2017 at 16:11
Ricardo, continuas a descontextualizar, vai ver o comentário em que escrevo “termino por aqui”.
Vou explicar, termino por aqui, o comentário que estava a escrever é uma como qualquer outra forma de concluir um comentário. Podia ter escrito “em resumo”, concluindo, “termino por aqui” ….
Já é a terceira ou quarta vez que referes isso, espero que não haja limite ao numero comentários e havendo que todos tenhamos direito ao mesmo numero. A tasca ainda é de todos?
PS: Como ele mamou 12M, é um problema gravíssimo, se mamasse apenas 2M não haveria problema nenhum ficar em terceiro ou sétimo ou mesmo mudar 3 ou vezes de treinador numa época.
O insucesso desportivo é exactamente o mesmo, fico chateado da mesma maneira pois queria era ganhar.
Por mim mamar 12M ou 1M é um problema da Direcção que terá de encontrar rendimentos que suportem o orçamento.
24 Maio, 2017 at 16:17
Man…
Por mim podes comentar o que tu quiseres quando quiseres 🙂
Claro que 12 milhões é diferente de 2 milhões!
Com 12 milhões em época não há desculpas para ganhar “bola” (1 supertaça)!
Com 12 milhões é ganhar ou ganhar!!
Isto é como numa empresa qualquer. em que o grau de exigência e responsabilidade de quem ganha 5 mil € por mês é diferente de quem ganha 500 €
24 Maio, 2017 at 10:23
O Sporting é um clube formador e competitivo.
24 Maio, 2017 at 10:36
Eu até gostava era de saber quem é o responsavel pelo Scouting do futebol profissional. A sério. Quem é?
24 Maio, 2017 at 10:37
Sem tempo nem paciência para discutir não posso ficar indiferente ao texto. Quero apenas expressar que discordo em absoluto e em toda a linha com o que é dito.
Há os suficientes exemplos, mundo fora, de clubes que se constroem sobre a formação, contratando fora um ou dois tipos por época, e são hegemónicos nos seus resultados desportivos. E nenhum forma a qualidade e quantidade de jogadores padrão-bola-de-ouro como nós.
Há mutis exemplos, até em Portugal, de que a contratar à tripa-forra em quantidade e em valor só se ganha em comissões e, para ter algum rendimento desportivo continua a ser preciso comprar a arbitragem.
Já vivi em ditadura e, até por isso, não posso deixar de repudiar veementemente estas mensagens sobre o que se deve ou não falar.
Qualquer tipo que tenha trabalhado na vida sabe que se ganha 5 ou 10 vezes mais do que os colegas tem que ter proporcionais resultados. Tal como vai mandar dar uma volta a quem lhe diga que tem que render igual a quem recebe 5 ou 10 vezes mais.
Não creio que este ímpeto censório face ao (ordenado do ) JJ possa resultar. Foi contratado para ganhar, pago como ao pagaríamos ao messias que nos levaria até ao títulos (sim, plural), deixou-se-lhe trazer os camiões de gajos que quisesse, ao preço que quisesse, em detrimento dos nossos miúdos. É impossível que depois deste fracasso não tenha, da parte da generalidade dos adeptos, o caminho da rua apontado.
E para os censores, notem que exigir os máximos resultados possíveis a toda a gente (incluindo a secções que, inteiras, têm um orçamento inferior ao ordenado de JJ) e desculpar tudo ao JJ, renovando a aposta na sua filosofia, só pode ou piorar em muito a contestação ao JJ e a quem o apoia ou alienar os adeptos para fora da vida do clube.
P.S.: Saudades de vir à Tasca para ler o Cherba.
24 Maio, 2017 at 10:46
É isto tudo, sem tirar nem por.
24 Maio, 2017 at 10:48
Totalmente de acordo
24 Maio, 2017 at 10:56
“Foi contratado para ganhar, pago como ao pagaríamos ao messias que nos levaria até ao títulos (sim, plural), deixou-se-lhe trazer os camiões de gajos que quisesse, ao preço que quisesse, em detrimento dos nossos miúdos.”
Isto é exactamente uma daquelas situações que apelido de “wishful thinking”.
A realidade dos factos desmente a teoria.
Sem necessidade de descriminar muito mais, se o “messias” tivesse tudo o que queria, nesta altura estarias a ver na equipa, Danilo, Mitroglu, Cervi, Marega, e quantos outros que nem chagaram ao n/ conhecimento e isto não são gajos ao preco que quisesse mas sim a preços suportáveis pelo Sporting. Se fosse ao preço que quisesse, para não ir longe, este anos ainda terias visto João Mário e Slimani a espalhar classe um e raça outro, com o leão ao peito.
24 Maio, 2017 at 11:07
Hadji,
És do tempo da ditadura…. ??? tens para ai 60/70 anos??
Mas a tua escrita não reflete isso?
Os Sócios estão 90% com o Presidente e com o Rumo a seguir!
Não te preocupes com os restantes 10%.
O Sporting já esteve a ser gerido com tipos que não tinham sido eleitos… e esses sim comprar campeões de MERDA!
Os Sportinguistas não tem memória curta?
Foi este Presidente que te devolveu o clube! E foi este presidente, com o Nosso apoio, que voltou a meter o universo leonino a sonhar com Mais e mais!
Agora exigimos, porque ele trouxe esta cultura de exigência.
Dantes comíamos e calávamos!
E aqui não à sensores …. porque se há… Tu és um dos piores.
“E para os censores, notem que exigir os máximos resultados possíveis a toda a gente (incluindo a secções que, inteiras, têm um orçamento inferior ao ordenado de JJ) e desculpar tudo ao JJ, renovando a aposta na sua filosofia, só pode ou piorar em muito a contestação ao JJ e a quem o apoia ou alienar os adeptos para fora da vida do clube.”
O que é isto se não censura?!
24 Maio, 2017 at 11:21
“Dantes comíamos e calávamos!”
“Nunca vi os Lamps (Clube do Povo ) a queixar se do ordenado do JJ….”
Se isto não é comer e calar…
25 Maio, 2017 at 0:16
Como desta vez até fizeste um esforço para te portares bem e não partires para o insulto mereces resposta.
Algum problema com a minha idade? Já pensaste que há mais de 200 países para além de Portugal e que neles houve, e há, ditaduras bem piores do que a que por cá tivemos? É que, meu consócio (presumo), levar uma vida recta e independente, sem favores nem amigos, leva as pessoas, muito frequentemente, a ir para sítios desagradáveis. Escolhas.
Em qualquer caso, tenho uma vaga ideia de andares aí a embirrar com a idade de um outro Tasqueiro (com T grande). Serás o actual detentor do pelouro PPC, fustigado por um fetiche original ou apenas censor amador?
Portanto, sem a condição de septuagenário, não posso ser contrário às práticas da ditadura, ou a que um “camarada” me venha dizer que não posso falar do ordenado de alguém, certo?
Continuando na censura, registo a magnificência do teu argumento. “Quem diz é quem é”, transporta-nos sempre para o ternurento mundo infantil. Boa escapatória. Não há como resistir.
(infelizmente borraste a pintura, citando algo em que digo que não estou disposto a que nos tentem calar. Ou seja, o contrário da censura. La Palisse dixit)
Mas há uma coisa em que tens razão. Meia razão. Não sou de calar, mas sou de comer. Nomeadamente de “comer na boca” em AG em que fui falar contra godinho à frente dele. Mas a guarda pretoriana, jl, prontamente veio agredir. Acho que a ideia era que se tinha que apoiar sempre a direcção. Toda a gente sabia que Direcção e Sporting eram uma só coisa.
Da forma como falas também deves ter levado, certo?
24 Maio, 2017 at 12:31
É isto.
24 Maio, 2017 at 11:04
Em relação ao tema da formação. Vejam isto.
https://twitter.com/AFCAjax/status/867257613968318465?s=09
24 Maio, 2017 at 11:07
Mas isso é Amor Próprio e Identidade!!
E infelizmente há aqui muito boa gente que não tem disso no que diz respeito ao Sporting!
Provas?
” Bora investir na Apaf”
“bora deixar o jj em paz e não questiona o salário” apesar da besta não ter resultados e demonstrar com atitudes que se está a cagar para a formação e para o nosso adn!
24 Maio, 2017 at 11:13
Isto era o tipo de video que queria ver por parte do SCP. Era sinal que estavamos a seguir o nosso caminho
24 Maio, 2017 at 11:29
Está se a cagar para a formação??
Gelson
Esgaio
Semedo
Palhinha
Podence
Chico
Adrien, William, Adrien- este não contam.
Apostar na APAF… investir na verdade! Dar lhes condições para não terem que optar pelo suborno.
24 Maio, 2017 at 11:33
Brutal a aposta no Esgaio, no Palhinha e no Chico 🙂
E mesmo o Podence só joga quando as vacas sagradas estão out!
E quanto ao apostar na Apaf escusas de vir tentar limpar a face, pois já te vi por aqui defender que temos que fazer o mesmo que os lampiões.
Por isso ganha vergonha na cara e faz-te homem!
24 Maio, 2017 at 12:22
Foi JJ que lancou o Geraldes todas as semanas…na B. Esgaio idem.
Podence lá foi jogando quando nao havia mais ninguem, tipo o Matheus. E este como tem tiques de vedeta, no ultimo so fez uma assistencia e marcou um golo, se nao tivesse tiques tinha marcado de pe esquerdo. So puxou para o direito porque tem tiques
24 Maio, 2017 at 14:16
Não é da fomração… mas é mais um jovem lançado pelo JJ —> Gelson Dala 🙂
25 Maio, 2017 at 0:58
Lol
Agora além de terem de estar no plantel têm de ser titulares!!!
24 Maio, 2017 at 11:14
Grande video. Enorme mensagem.
Quero muito que estes gajos vençam hoje, até porque prefiro apanhá-los que ao United (sei lá que tipo de investimento farão no verão).
24 Maio, 2017 at 11:16
Uma vitória do Ajax hoje beneficia o SCP no sorteio do playoff da Champions!
Ajax desde pequenino…
24 Maio, 2017 at 11:21
Por acaso agora fiquei a pensar no que escrevi.
Se o United vencer, vai direto. Se perder nem sequer vai?
24 Maio, 2017 at 11:22
Yup, nem la metem os pés
24 Maio, 2017 at 11:22
Se perder vai directo……. para a Liga Europa 🙂
24 Maio, 2017 at 11:26
Então podemos apanhar o Ajax se não vencer hoje, é assim?
24 Maio, 2017 at 11:28
Acho que sim…
E se vencer….podemos apanhar o PSV, o qual aproveita a vaga da Holanda que o Ajax abre por ocupar a “vaga” da Liga Europa 🙂
24 Maio, 2017 at 11:42
Exacto. Por isso vitória do Ajax serão boas noticias para nós
24 Maio, 2017 at 12:07
Além de que ver o Mourinho na merda é sempre um bónus, para mim.
24 Maio, 2017 at 12:17
Ainda pensei que o Utrech subisse uma “posição” e pudesse ser opção.
24 Maio, 2017 at 12:33
Muito bom!
24 Maio, 2017 at 11:29
OFF:
Como se diz tiki-taka em feminino?
https://twitter.com/paravertudo/status/866787457760677893
24 Maio, 2017 at 12:35
Grande jogada!
24 Maio, 2017 at 11:32
http://zero06seis.blogspot.pt/2017/05/cirurgioes-e-alfaiates.html
24 Maio, 2017 at 11:40
Bem Zambia ganhou e já passou o grupo… e agora Portugal é obrigado a ganhar.
11 PORTUGAL: Diogo Costa; Dalot, Rúben Dias, Jorge Fernandes, Yuri Ribeiro; Pêpe, Miguel Luís; Hélder Ferreira, Xadas, Diogo Gonçalves; Xande Silva;
12h
24 Maio, 2017 at 12:09
Apenas o Miguel Luís é nosso, certo?
24 Maio, 2017 at 12:17
Certo
24 Maio, 2017 at 11:47
Não concordo com a mensagem do texto!
Uma academia que forma dois bolas de ouro não pode descurar a formação. A nossa academia tem uma excelente visibilidade, e isso é um selo de qualidade dos nossos jogadores.
Agora é obvio, a equipa tem que ser um misto de jogadores irreverentes da formação, com o símbolo do leão rampante cravado a fogo no coração, e jogadores com tarimba internacional, jogadores de seleção.
Outro mito é o scout do Sporting!! Uma scout que consegue sacar um Bryan Ruiz por 1.8M, um Bruno César por 1M, Slimani por 300k, Paulo Oliveira por 2M, Schelloto a custo zero, Demiral a custo zero, entre outros que agora não me lembro
24 Maio, 2017 at 11:50
O Sporting tornou-se tão mais competitivo que se passou a colocar em causa a importância da Academia. Há 5 anos era a única réstia de esperança que tínhamos num futuro para este clube.
Chama-se a isto evolução, dizem.
24 Maio, 2017 at 12:12
bom…se vamos pega no que se dizia de Bruno de Carvalho Há um ano ….
Evolução é isso mesmo. é estar sempre atento a todos os perismas.
E ninguém está a por em causa formação.. apenas atentar equacionar qual o real peso que ela tem.
é debate… e tentar chegar a conclusões.
24 Maio, 2017 at 12:15
Só equacionar é absurdo. Depois acendem-se velinhas para não nos levarem o Gelson ou o Adrien. Mas pronto.