O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, utilizou as redes sociais para reagir às acusações de Paulo Pereira Cristóvão, lamentar a tentativa de destabilização e clarificar a situação.
«Em face de ter sido informado que amanhã [hoje] e quinta-feira vão sair notícias que, pelo seu impacto, desviam as atenções dos problemas gravíssimos que atingem o futebol português e que não envolvem o Sporting CP ou o seu Presidente, vejo-me lamentavelmente obrigado a vir a terreiro antecipar este esclarecimento.
Numa altura em que o Sporting Clube de Portugal apresenta grande estabilidade financeira e com resultados de que todos podem orgulhar-se, em que no plano desportivo está sólido e coeso e a lutar por todos os objectivos a que se propôs, em que o seu Presidente por via da boa reputação de que goza e pelo bom exemplo que representa é convidado a participar na mais importante feira de tecnologia e empreendedorismo do mundo, é deplorável que o ex-sócio Paulo Pereira Cristóvão venha tentar desestabilizar o nosso trabalho e o Clube com uma queixa ao MP que está, seguramente, no top 3 das mais estúpidas que tenho visto ultimamente. Essa queixa foi-me dada a conhecer hoje pela Revista Sábado.
Vamos então analisar por partes a dita queixa / calúnias:
– Ao contrário do que é dito, à excepção da Fundação Aragão Pinto que, como é sabido, está em processo de encerramento, não tenho qualquer empresa, ou parte de empresa ou participação em empresa em nenhuma parte do mundo;
– Ao meu serviço, da mesma forma que a restante administração da SAD, tenho um carro atribuído para uso profissional. Infelizmente, por indicações da Direção de Segurança do Sporting CP, sou aconselhado, eu e a minha família, a utilizar para tudo viaturas institucionais. E aos mais esquecidos lembro que, do meu casamento, saí num carro clássico que fui eu que paguei;
– A Administração a que me honro de presidir nunca prolongou qualquer contrato com a empresa Casa do Marquês de José Eduardo. O que fizemos, como pessoas de bem, foi honrar o que existia e já vinha de trás. Sucede que esse contrato está a terminar, e o que decidimos fazer, há vários meses, foi denunciar o contrato não permitindo a renovação automática prevista, mas sim, algo que devia ser enaltecido pela transparência que significa, abrir um concurso para a prestação do serviço de catering. Diz também que o José Eduardo, insinuando assim favorecimento, expandiu o seu negócio para a Academia. Ora, a menos que tenha comprado a Eurest, o que desconheço, não é verdade. Mais uma mentira. E ainda fala sobre sobre o meu casamento, sendo que é verdade que foi a Casa do Marquês que serviu o Copo de Água, mas fui eu que paguei tudo do meu bolso;
– Também se pretende acusar-me de levar elementos da minha família em viagens pagas pelo Clube. Que fique muito claro: Nunca o Sporting Clube de Portugal teve qualquer custo com deslocações a Núcleos, Estágios ou Academias. Nem sequer comigo, que sou Presidente. A prática é simples: quem convida ou organiza as viagens é quem paga, sem nunca onerar o Clube ou a SAD;
– Ainda levanta suspeitas sobre a transferência de Rúben Semedo para “pasme-se” o Newcastle…. Então é facílimo de desmascarar, uma vez que os documentos são públicos. Houve de facto uma reunião em que estiveram presentes o agente João Pinheiro e um agente inglês seu parceiro. Disseram poder trazer uma proposta do Newcastle de 14 milhões e, na sequência da reunião, elaborou-se um documento em que se relatava a mesma confirmando a disponibilidade do Sporting CP para fazer a venda por aquele valor. Mas a verdade é que a proposta não passou das intenções e nunca chegou. E só por ignorância ou má fé é que se ignora que o atleta se transferiu por 14 milhões para o Villareal de Espanha, sem qualquer interferência do agente João Pinheiro;
– Por fim ainda se tenta atacar com o negócio da compra do Tanaka. Em primeiro lugar, nunca o agente João Pinheiro ou a sua empresa tiveram qualquer envolvimento na transferência do jogador para o Sporting Clube de Portugal. Os envolvidos foram a empresa Bisc do agente espanhol John Baez que detinha os direitos económicos do atleta, e uma figura estranha de nome Paulo Emanuel Mendes (que mais tarde vim a saber ter ligações a Paulo Pereira Cristóvão) que em boa hora acabou por não ter qualquer papel no negócio, e o Kashiwa Reysol, clube japonês em que Tanaka estava inscrito e por isso detinha os direitos federativos. O agente fez-nos saber que o preço era 750 mil euros. É bom saber que estávamos numa época em que o TPO ainda era permitido. Assim sendo, o negócio fez-se pelos 750 mil euros, sendo que 500 mil foram para a Bisc pelos direitos económicos e 250 mil para o Reysol para pagar os direitos federativos. Ou seja, não houve nenhuma alteração como se pretende fazer crer na queixa;
Perguntam-se e com razão porque estou a escrever isto tudo. É simples: como disse no início, é deplorável que se tente lançar lama para cima de um Clube como pretende o ex-sócio Paulo Pereira Cristóvão, fazendo esta queixa / calúnias chegar aos jornais. Quem quiser saber a verdade sobre tudo isto, ela está aqui. Quem quiser dar guarida ao que diz o dito sujeito é lá consigo. O departamento jurídico da SAD dará seguimento a mais uma queixa contra este indivíduo por mais estas calúnias que decidiu produzir»
Caso não tenhas lido, fica aqui o comunicado de PPC que conduziu a esta resposta do Presidente.
“Na última sexta-feira, fomos todos brindados com mais um monólogo dos muitos a que Bruno Miguel Azevedo nos vem habituando, o qual, em plena AG e sem que nada o justificasse, falou aos poucos sócios de uma carta que o Conselho Fiscal do Clube havia recebido nesse mesmo dia. Disse Bruno Miguel que eu e o consócio João Paiva dos Santos, havíamos pedido ao CF a sua suspensão mas que poderíamos ficar descansados que os estatutos do nosso “amado” clube não iam ser violados”, começa por referir Paulo Pereira Cristóvão.
“Bruno Miguel não é somente hipócrita, Bruno Miguel é também mentiroso como iremos explanar, senão vejamos:
1.º Ninguém pediu a sua suspensão. O que se pede ao Conselho Fiscal é que este atue disciplinarmente sobre o sócio Bruno Miguel Azevedo porquanto contra ele correrem, pelo menos, dois processos-crime (que foram devidamente identificados) pela prática em abstracto de dois crimes de difamação agravada, um crime de devassa da vida privada por meio informático e um crime de incitamento à prática de crime, ilícitos estes praticados contra sócios do Sporting Clube de Portugal e em exercício de funções de presidente por parte de Bruno Miguel Azevedo.
No seu monólogo omitiu este “pormenor” aos sócios e fê-lo de forma voluntária por forma a que a sua encenada vitimização corresse bem.
2.º Na mesma carta, que aliás está à disposição de todos aqueles que a quiserem ler, foram esmiuçados actos praticados pelo ainda presidente, julgados e condenados nas instâncias desportivas e que terão necessariamente que obter consequências disciplinares internas sob pela daquele Conselho Fiscal passar a imagem de que não será mais que um órgão fantoche nas mãos do funcionário que ocupa a cadeira da presidência.
3.º Não deixa de ser estranho que uma carta recebida na sexta-feira pelo órgão fiscalizador do Clube, acabe de imediato nas mãos do fiscalizado sem mais. Isto indicia que provavelmente os Sporting actual esteja simplesmente sem entidade que o fiscalize de acto.
4.º Falou Bruno Miguel sobre um processo disciplinar que estaria a correr contra mim. Mais uma vez omitiu aos sócios que o tal processo que fala não existe e não existe porque, conforme foi em tempo divulgado, azevedo, o presidente do conselho fiscal e o advogado sócio do Benfica contratado e pago pelo Sporting, foram incompetentes ao deixarem expirar prazos que são prazos de lei e não prorrogáveis, não podendo ao fim de cinco anos querer fazer procedimentos disciplinares que em 2012 tinham 90 dias para serem encetados.
Por isto, não há qualquer processo e se porventura este Conselho Fiscal promíscuo com Bruno Miguel, lhe quiser fazer a vontade de tentar eliminar as vozes que não se submetem, então será altura de pessoalmente responderem nos tribunais civis e se necessário for, será nestes tribunais que esse CF será dissolvido.
5.º O que se refere igual naquela exposição é que o Bruno Miguel com tanta suspensão que tem vindo a acumular, neste momento é um presidente em suspenso. Isto é factual”, pode ler-se no longo comunicado do antigo dirigente do Sporting.
8 Novembro, 2017 at 7:40
CM…
PPC…
enfim, todos eles.
https://youtu.be/ld-4iNENxlI
8 Novembro, 2017 at 7:43
um NOJO este abutre mafioso do grupo dos godinhos que assaltaram o nosso SCP. SL
8 Novembro, 2017 at 13:20
o nosso clube e não só.
8 Novembro, 2017 at 7:57
PPC, deixe o Sporting em paz! Já não basta a porcaria que tem feito ao envolver-se em assaltos dando uma má imagem como ex-dirigente do clube, ainda vem agora com larachas.
8 Novembro, 2017 at 8:03
Responder publicamente a este escroque é um erro. Está completamente descredibilizado entre os Sportinguistas, qualquer publicidade a esse fdp feita à custa do clube (boa ou má) é colocá-lo num patamar de importância que nunca deverá ter. Afinal estamos a falar de alguém que tem mais processos a correr na Justiça do que o presidente no CD.
8 Novembro, 2017 at 8:36
Não penso assim. Neste caso o BdC fez bem em explicar tudo, até porque responde por antecipacão a muitas coisas, o que vai evitar problemas maiores antes do tempo.
Aliás, os melhores adeptos do mundo são sempre os primeiros a criticar quando ainda não têm a informacão toda. Lembro-me por exemplo do recente caso da Joana, em que estaria numa posicão nova a ganhar 3x mais, quando na realidade nada disso era verdade.
8 Novembro, 2017 at 8:50
Acho bem que BDC explique. Acho mal que so explique quando PPC faz cartas.
Onde esta essa informaçao da Joana? Nao encontro em lado nenhum.
8 Novembro, 2017 at 9:41
O caso da Joana foi muito comentado por aqui.
Mal sairam as noticias foi logo tudo a acusar o Presidente de andar a fazer trafulhice. A mulher tinha sido promovida para um cargo novo e estaria a ganhar muito mais….
Quando foi explicado, nem o cargo era novo, nem o ordenado era superior (até foi criticado depois por estar a pagar tão pouco).
Passados uns dias houve um post apenas sobre um “falso” perfil do LinkedIn, porque a miuda actualizou a informacão e supostamente teria sido aldrabado porque uma posicão apareceu diferente (lendo a tese que está no site é bem explicito que a posicão era temporária e acumulada com outra em paralelo).
Mas tudo serve para atacar o clube, mesmo por parte dos adeptos.
8 Novembro, 2017 at 16:14
Isso e treinadores despedidos que no dia a seguir estão com a equipa a jogar em Espinho… 😀
8 Novembro, 2017 at 15:00
Não sei aonde está a razão mas uma pessoa que independentemente da razão arranja um esquema fraudulento para culpar um árbitro é muito bem capaz de arranjar outro para entalar o atual presidente do Sporting. Este Sr. PPC depois de tudo o que veio a público não tem credibilidade para ser ouvido por ninguém.
8 Novembro, 2017 at 14:03
Discordo em absoluto.
Não responder a alguém que ainda tem guarida na comunicação social, mesmo que tenha credibilidade zero, é dar lugar a diversas interpretações. E se há coisas que o adepto sportinguista faz muito bem são interpretações autofágicas.
Muito bem respondido pelo presidente Bruno de Azevedo, Miguel de Carvalho ou o que estes criminosos quiserem chamar, que estou bem a borrifar para estes abutres.
8 Novembro, 2017 at 14:09
Sir… em OFF. Isto porque ainda há tempos apanhei um comentário teu a falar da equipa B e onde inluías o Ary Papel como um dos jogadores mais promissores da equipa. Estás a brincar não estás? Olha, vou ser sincero, se o o Ary Papel render pelo menos o suficiente para o custo da passagem aérea para Angola já me daria por satisfeito. Diz-me o que é que ele tem feito com o Leão ao peito para estares constantemente a bajulá-lo? Golos? ZERO! Assistências? ZERO? Jogadas sem nexo? MUITAS! Olha, prefiro o Dramé a jogar ao pé coxinho de que o Ary Papel.
E não penses que tenho alguma coisa contra ti, apesar de já termos trocado alguns «galhardetes».
8 Novembro, 2017 at 14:45
@DeFranceschi.
Não bajulo ninguém, e certamente que não seria um jogador da bola a mudar isso, por isso acalma-te lá.
O que eu inicialmente disse sobre Ary Papel e Gelson Dala, ainda eles não eram jogadores do nosso Sporting, é que seria bom uma atenta avaliação dos mesmos. Curiosamente, ou talvez não, isso aconteceu e o Papel até passou algum tempo em PT quando estava castigado, a ser avaliado.
Agora que estão integrados o que achas do Gelson Dala? pessoalmente acho que JJ está a cometer um erro colossal em não o integrar mais na equipa A. e olha que mesmo na estrutura sportinguista há quem pense o mesmo (vai daí talvez por isso é que nunca é convocado…).
O Papel está num patamar competitivo inferior. Há trabalho psicológico a fazer mas o talento e o atrevimento de craque está lá todo. Mas sim, apontas e bem, as estatisticas (que na verdade não estão certas mas esse nem é o ponto). Tens visto os jogos da B? Não te parece que tem sido dos mais desiquilibradores e até dos mais trabalhadores no plano defensivo? O prof. Luís Martins, que já demonstrou cabalmente que tem olho para a coisa, gosta dele…
E há boas referências também. Convido-te a ler este art. e depois de bom grado voltamos ao assunto:
https://www.ojogo.pt/futebol/noticias/interior/avisei-jorge-jesus-que-ary-papel-e-um-quaresma-5675309.html
8 Novembro, 2017 at 14:57
O Ary Papel não é bom nem sequer para a primeira liga…como eu disse nesse comentário, para mim nem sequer lugar no banco da B tem quanto mais…
8 Novembro, 2017 at 16:06
Respeito a tua opinião. Fica como referência futura.
8 Novembro, 2017 at 19:45
Considero o Ary Papel um jogador muito promissor.
Concordo contigo. Na B tem sido o mais desequilibrador.
Estaremos cá para ver …
SL
8 Novembro, 2017 at 8:16
Off, porque esse senhor PPC, como o Sa disse e bem acima, nao merece qualquer importância:
A pagina Mais Cinco Minutos do facebook fez um post sobre os nossos 5 violinos aqui: https://www.facebook.com/canalmais5minutos/photos/a.1794345690638768.1073741853.477918818948135/1852295648177105/?type=3&theater
A pagina é brasileira e publica regularmente posts historicos sobre jogadores ou equipas bem como varios factos curiosos, recomendo.
8 Novembro, 2017 at 10:47
Obrigado!
8 Novembro, 2017 at 8:35
Este tipo nao deveria ja estar preso ???? Grande justica esta…Algo tem que mudar urgementemente em Portugal para estes tipos parece que tudo lhes e permitido, senhores juizes e que tal aplicarem as leis do codigo ? Para quando uma justica mais celere ? Penas suspenas ??? so podem estar a brincar.
Concordo com socios atentos e que se procurem explicacoes fundadas, que nao e o caso deste fulano que ja nao e socio e bem, mas tudo o que venha deste gajo morre logo a partida e assume proporcoes mentirosas e sabemos muito bem que o que lhe interssa nao e o Sporting.
Muito bem BC a jogar pela antecipacao, uns sao casmurros e nao aprendem com os erros, outros aprendem, assimulam e evoluem.
8 Novembro, 2017 at 8:39
Em princípio, também acho que este gajo não merece publicidade. Por outro lado não posso criticar BdC por repor a verdade numa questão de difamação.
Se PPC é a origem da história do Tanaka, e se é fácil de comprovar que é mentira, então expulsão exige-se (ou o que houver nos estatutos). Creio que a responsabilidade é na verdade do CD que já o devia ter feito na altura que se verificou a partilha de informações do Sporting com o outro cabrão do benfica que me esqueço o nome
8 Novembro, 2017 at 8:42
PPC já não é sócio do Sporting, já foi expulso.
8 Novembro, 2017 at 8:49
Então ando distraído! Ainda bem
8 Novembro, 2017 at 8:55
No próprio post de Bruno de Carvalho ele refere-se a PPC, como ex-sócio.
8 Novembro, 2017 at 8:47
PPC é um cancro. Tudo o que possa dizer nao vai ter impacto nenhum. É ignorar
8 Novembro, 2017 at 10:18
Pode não ter impacto nos sportinguistas mas tem impacto em tudo o resto…
8 Novembro, 2017 at 8:51
Mas qual é a credibilidade de um ex-pj cadastrado?
Para mim é 0 e para a maior parte das pessoas também.
Ainda se fosse alguma pessoa credível a fazer as acusações, agora cadastrados?!????
É o melhor que conseguem para atacar a direção do Bruno de Carvalho, fraquinhos.
Sl
8 Novembro, 2017 at 8:54
O curioso (ou não) é que estas noticias “bombasticas” aparecem sempre após um “mau” resultado na liga.
E ainda há muito Sportinguista que vai na cantiga.
Muito triste isto.
8 Novembro, 2017 at 9:08
dai a antecipacao de BC, dai concordar com dar relevancia a isto apesar deste tipo ser um merdas e vai morrer como um merdas.
8 Novembro, 2017 at 8:54
Ratos em Alvalade, isto só vai acabar quando formos campeões nacionais de futebol profissional masculino.
SL
8 Novembro, 2017 at 9:08
Felizmente ja nao estao em alvalade. Querem voltar mas ja nao estao la. Provavelmente anda por la outro tipo de ratos mas estes nao.
Infelizmente nao acaba quando formos campeoes.
8 Novembro, 2017 at 9:02
O post de BDC nao devia ser a responder a ninguem. Devia ser dirigido aos socios antes de qualquer suspeita.
De resto ha uma quantidade de coisas mal explicadas…
1 – Sao os nucleos que pagam qualquer despesa do presidente? Deixa por esclarecer o que passa quando viaja sem ser a convite dos nucleos. Quando vai ao cazaquistao por exemplo.
2 – Fala tambem numa data de intermediarios que, mesmo nao tendo tido influencia nestas transferencias especificas, existem e estao em contacto com o Sporting. Nao me agrada nada…
3 – Assume que comprou tanaka atraves TPO enquantos ao mesmo tempo estava numa luta declarada contra a Doyen. Traffic, tanaka, etc…
4 – Ficamos a espera que PPC ou alguem dessa estirpe faça uma queixa qualquer sobre a transferencia daquele puto brasileiro (nem me lembro do nome) atraves do caala ou sera que temos direito a saber isso antes?
Queremos o Sporting transparente e limpo. Estar melhor do que antes e bom mas nao e suficiente.
Comunicado do PPC, nao li nem vou ler. Se estivesse no lugar de BDC so responderia que o departamento juridico esta a par da situaçao e iria actuar.
8 Novembro, 2017 at 9:06
Percebo que seja dificil (impossivel?) estar no futebol sem termos a nossa volta ecroques chupistas que se aproveitam de tudo e todos.
Nos ja somos o clube (dos tres grandes pelo menos) mais transparente na questao de comissoes e partilha de passes. Talvez uma sugestao seja detalhar no relatorio anual as comissoes das renovaçoes e contrataçoes. Quem nao deve nao teme (seja quem paga seja quem recebe).
8 Novembro, 2017 at 9:12
Tem vergonha na cara.
8 Novembro, 2017 at 9:15
poupaste-me o “trabalho” de escrever 🙂
Disseste tudo e levantaste todas as questões pertinentes!
8 Novembro, 2017 at 9:28
4 – Bruno Paulista
De acordo com tudo o que dizes
8 Novembro, 2017 at 9:34
E qual é o problema do Bruno Paulista ter vindo através do Caala? O Sporting agora não pode ter instrumentos de gestão?
O mundo dos negócios é assim mesmo, o Danilo também foi para o fcp através do Portimonense e não se vê os adeptos do Porto preocupados por isso.
Isto do futebol é um mundo onde é preciso ter habilidade para se ser bem sucedido, pois é um mundo cão.
8 Novembro, 2017 at 9:35
O problema do Bruno Paulista é nem saberes ao certo se veio emprestado ou comprado nem por quanto.
8 Novembro, 2017 at 9:37
Segundo o que sei ele veio emprestado pelo Cáala, lá está não somos obrigados a saber todos os detalhes do negócio, para isso é que estão lá os dirigentes, para defender os interesses do clube.
8 Novembro, 2017 at 9:50
O comunicado foi claro sobre termos comprado o jogador por 3.5M por 65% do passe…
Será essa a mesma duvida que a do perfil da Joana no LinkedIn? Essa duvida existencial, em que uma pessoa agora já não pode actualizar os seus dados sem levantar suspeitas?
8 Novembro, 2017 at 9:53
Como podes ver pelo que diz o Lion Roar ha duvidas sobre se foi comprado ou emprestado. Ele acha que veio emprestado. Nao é una situação esclarecedora.
8 Novembro, 2017 at 9:56
Se calhar estou enganado, mas a informação da transferência veio nos relatórios enviados à CMVM, a situação foi esclarecida aí.
8 Novembro, 2017 at 10:02
“Caála trava saída de Bruno Paulista para o Vasco
Dono de 90% do passe, clube angolano que cedeu o atleta ao Sporting bloqueia regresso do médio ao Brasil por empréstimo”
8 Novembro, 2017 at 9:42
Esse discurso não bate certo com o discurso moralista do Presidente, seguido pelos adeptos.
Se usamos os mesmos “instrumentos” do Porko, não podemos criticar essas práticas quando eles as utilizam.
8 Novembro, 2017 at 9:47
Não me parece que BdC tenha um discurso moralista, o que é certo é que tem feito um grande trabalho na recuperação financeira do clube tendo em conta o estado calamitoso de 2013 onde não havia dinheiro para pagar aos jogadores.
O futebol é um mundo com muitas nuances e há que saber jogar com elas para se ter sucesso pois os obstáculos diários são muitos, isto não é o Football Manager onde se passa tudo certinho e direitinho, tem que se aturar muita gente mal intencionada que gravita no futebol.
8 Novembro, 2017 at 9:48
É verdade mas daí a dizer que se fez algo de mal e levantar suspeitas vai uma grande distância
8 Novembro, 2017 at 12:14
Qual discurso moralista?
Eu sou contra os fundos, mas BdC nunca o foi. Ele foi contra não se saber a origem do dinheiro, os rostos dos donos dos fundos, o não partilharem o risco da partilha dos passes com os clubes e contra a ingerência na gestão das carreiras dos jogadores partilhados pelos fundos.
Aliás, na primeira candidatura em 2011 foi à Rússia apresentar os rostos de um fundo que iria investir no clube caso vencesse as eleições.
8 Novembro, 2017 at 12:21
Em entrevista à publicação desportiva francesa ‘So Foot o lider «leoino refere que: “Quando o Sporting CP trabalhava com fundos, perdeu mais de 100 milhões de euros. Quando deixámos de negociar com eles, começámos a ganhar dinheiro”.
O presidente dos leões deixou clara a luta contra o que considera o “cancro do futebol”, sustentando que “foi preciso retirar as células malignas do corpo do Sporting”.
8 Novembro, 2017 at 12:36
e?
8 Novembro, 2017 at 12:41
Ah bom, o “cancro do futebol” é um elogio.
Ok
8 Novembro, 2017 at 12:45
Bruno de Carvalho entende que os «fundos são um monstro que habita em quase todos os clubes e tem de ser banido» do futebol.
8 Novembro, 2017 at 12:43
Perdemos 100milhões porque os fundos mandavam no Sporting e alguns ex-dirigentes tinham ligações a esses mesmos fundos.
BdC deixou de negociar com os fundos porque não obedeciam aos requisitos que enunciei acima.
Até que a FIFA regulamentou os TPO.
8 Novembro, 2017 at 12:50
Tanto que negociou com fundos que comprou o Tanaka a um.
8 Novembro, 2017 at 12:57
Se negociou é porque obedeciam aos requisitos.
8 Novembro, 2017 at 13:02
Nada se pode fazer contra memória selectiva.
Eu lembro-me de textos a roçar o orgulhosamente sós. Provavelmente sou eu que estou enganado. Ou levei demasiado à letra algumas palavras.
8 Novembro, 2017 at 13:07
O requisito deve ser estar ser ter sede no panamá e estar relacionado com o Mossack Fonseca
8 Novembro, 2017 at 14:16
Ahahahaha!
Temos de abrir uma secção de contorcionismo.
8 Novembro, 2017 at 14:27
Não estava contra os fundos?!
Sempre a aprender…
8 Novembro, 2017 at 14:58
Programa Eleitoral 2011
3. Futebol e Academia
c) Negociação de um novo Fundo de Investimento, “Sporting Champions” no valor de 50 milhões de euros que permitam a compra de jogadores resultantes da prospecção;
Programa Eleitoral 2013
Financeira
60.
Preparação da estrutura desportiva do Sporting Clube
de Portugal, em antecipação, para as significativas alterações das regras internacionais de gestão dos Clubes,
como por exemplo a possível eliminação de participação
de fundos de investimento nos passes de jogadores, o
que reforçará a nossa aposta na formação e consequente
gestão de ativos de valor produzidos pelo Clube.
8 Novembro, 2017 at 15:24
O que vale é que temos o Nogueira para nos elucidar!!
Obrigado Nogueira por facilmente demonstrares que afinal Bruno de Carvalho não estava contra os fundos 🙂
8 Novembro, 2017 at 15:31
Nogueira… o programa eleitoral de 2011 acabou nessa altura.
Como sabes nessa altura existia a possibilidade de investidores russos que não foram apresentados em 2013.
Como sabes também, depois do diferendo com a Doyen, BdC encetou uma luta contra os abusos dos fundos e a sua participação nos passes dos jogadores. Estávamos no final de 2014, início de 2015. Todos os sportinguistas ou quase todos o apoiaram nessa cruzada. Tal como o Nuno referiu os fundos foram mesmo considerados por ele o cancro do futebol. De qualquer modo este negócio do Tanaka (e não quero acreditar em nada do que diz o PPC) foi antes dessa situação da Doyen. Digo isto porque tento ser coerente e fiel à verdade. Portanto quando falo nisto não estou a usar este argumento para atacar a posição mais explícita de BdC que surgiu DEPOIS disto. Apenas contesto que se diga que não é contra os fundos…
8 Novembro, 2017 at 15:33
“que reforçará a nossa aposta na formação”
Era bom era. Programa eleitoral pré JJ da nisto
8 Novembro, 2017 at 15:35
Também ao teu cuidado e do teu arquivo Nogueira (declarações produzidas por BdC no congresso Future of football, 16/12/2014):
“Para o presidente leonino, há três pontos que são fundamentais nesta discussão.
«Primeiro: os fundos aumentaram o valor das transferências ou não?», perguntou.
«Segundo: o que aconteceu com os salários de jogadores pertencentes a fundos, aumentaram ou não? Pelo que vejo no meu clube e em outros clubes, aumentaram, e muito. Isso está a matar os clubes.»
«Terceiro: eu disse ao sr. Platini, quando reuni agora com ele, que a Liga dos Campeões e a Liga Europa estão a tornar os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. Os fundos são bons para combater isso? Felizmente tenho o meu pai e a minha mãe vivos, eles sempre me ensinaram a não gastar mais do que tenho e agradeço-lhes por isso.»
A intervenção de Bruno de Carvalho, diretamente da plateia, provocou um forte aplauso da sala, e dos oradores no palco: a maior parte deles também se opõe ao fundos.
Só um, de resto, se mostrou contra a proibição de fundos no futebol: Jonny Nye, fundador da SRG.
«É muito perigoso e ingénuo a FIFA proibir a partilha de passes. Regulem a partilha de passes, dêem transparência, criem normas de atuação, mas não enterrem a partilha de passes debaixo da terra. Isso é muito perigoso porque os fundos vão encontrar outra forma de atuar às escondidas», disse. “
8 Novembro, 2017 at 15:49
Concordo com o Nogueira. O BdC é contra fundos sem rosco e sem partilha dos riscos. Foi sempre isso que disse.
8 Novembro, 2017 at 16:17
Miguel, ele disse isso, mas tendo em conta que nos fundos não há partilha de risco nem se vê como vai existir e as afirmações que produziu em que criticou os fundos sem outros considerandos, não percebo como se pode dizer que não é contra os fundos…
8 Novembro, 2017 at 9:47
Ireland, se o Sporting comprou na totalidade o passe do Tanaka onde é que estamos liga dos aos TPO?
Também posso dizer que “resgatámos” o jogador.
8 Novembro, 2017 at 11:45
Uma coisa não percebo:
havendo ainda dúvidas legítimas não esclarecidas, como as do IIreland, por exemplo, porque não vai ele a uma AG e põe essas questões?
De certeza que ninguém lhe atira uma cadeira!
8 Novembro, 2017 at 11:53
Gosto sempre de ajudar:
http://voos.rumbo.pt/voos/baratos/lisboa
8 Novembro, 2017 at 9:49
1. A sério que estamos a discutir que o Sporting não deve pagar a representação do clube lá fora?
8 Novembro, 2017 at 9:53
O importante aqui é atacar o Presidente, seja porque motivo for.
Já ouvi coisas como ele andar a usar o carro do clube para ir às putas e afins (sim, uma carta do Sporting independente lida no directo da RPZD1906). Tudo serve de arma de arremesso.
8 Novembro, 2017 at 10:11
“Assume que comprou tanaka atraves TPO enquantos ao mesmo tempo estava numa luta declarada contra a Doyen. Traffic, tanaka, etc…”
Atenção ao que dizemos, o Tanaka não foi comprado através de TPO, nós comprámos o jogador a um TPO o que é diferente, não utilizámos nenhum parceiro para comprar o Tanaka e para posterior partilha dos direitos económicos. O Sporting investiu 750 mil no jogador e adquiriu 100% do passe, aqui não há caso.
Caso pode haver é no Paulista, isto sim é um negócio dúbio, aqui sim as interrogações são mais que muitas, agora Tanaka?! Eh pah não vale a pena arranjar problemas onde não há.
8 Novembro, 2017 at 10:30
Tenho por norma concordar em muita coisa contigo.. mas…
1 – Qdo vai ao Cazaquistão calculo que vá a expensas do clube.. nem quero pensar que não seja assim.
2 – Com isso vais viver sempre… O problema poderá ser o que resulta dele. Até agora tenho estado descansado..
3 – Através não… a um…
4 – Tb gostava de perceber isso, porque não me agradou
8 Novembro, 2017 at 10:33
Não concordo que não deva “responder” porque se o que o PPC diz tem pouco impacto nos sportinguistas, tem muito impacto em tudo o resto, especialmente em quem persegue o BdC.
Fez bem em esclarecer e foi bem esclarecido. Fosse sempre assim!
Quando vai para fora, óbvio que paga o Sporting. Qual é a dúvida?
As únicas questões que se podem colocar nestas situações são “quem vai com ele”, “porque vai com ele” e “quem paga essas pessoas”. Isto sim, tem alguma relevância saber.
O mundo do futebol funciona com empresários e não é possível viver no futebol afastando-os a 100%. Sempre que seja possível, isso é desejável mas poucas vezes isso acontece. O que se tem de evitar é pagar quantias exorbitantes aos empresários, e penso que isso tem sido feito em quase todos os negócios.
O BdC sempre disse que era contra os fundos em que não se conheciam os seus donos. Não os outros, ainda que preferisse que os jogadores pertencessem ao clube. Nunca disse que era contra os fundos todos. Inclusive disse que o Sporting não tinha nenhum problema em trabalhar com os fundos se o risco fosse partilhado, o que não acontece no caso da Doyen onde o risco está todo no clube. Portanto é bom não confundir as coisas…
Todos queremos o Sporting transparente e limpo. Concordo que está bem melhor do que antes mas também acho que ainda precisa de ser mais.
8 Novembro, 2017 at 10:45
Excelente…concordo inteiramente
8 Novembro, 2017 at 11:57
Nem sequer seria justo afastar completamente os empresários.
A quantidade de jogadores que seriam “comidos” por dirigentes manhosos… desde os distritais aos mais alto nível.
Pais ou empresários, sou a favor desde que saibam defender de forma justa o jogador, respeitando o clube que normalmente serve de rampa de lançamento.
Já TPOs, puta que os pariu. Interferem e não é pouco na gestão de um clube, quase sempre de forma negativa.
8 Novembro, 2017 at 9:30
Sabendo que este sr. não tem hipótese de voltar pois acredito que o Sporting não volta a cair nisto o que me fica é.
Quem é que patrocina isto?
Quem estará na retaguarda?
8 Novembro, 2017 at 9:31
Não é apenas o Sporting a fazer capa do CM. Coincidências.
(já agora, obrigado por me terem feito parar no quisque para olhar para aquilo)
Claro que o Sporting tem mais destaque, pois é o Maior.
A única solução é mesmo ser preventivo, e a cada transferência e renovação ser 101% transparente. Ao cêntimo.
8 Novembro, 2017 at 9:31
Lol… Mas alguém ainda ouve este merdas?
8 Novembro, 2017 at 10:02
Bom dia.
Vou provavelmente ser mais longo do que pretendia e tocar em aspectos que, ao contrário do que se possa supor, estarão ligados ao tema aqui lançado.
PPC já mostrou, infelizmente, que não é boa rês. “Não merece que se lhe dê atenção”. Mas já lançou confusão como se pode inferir pelo que aqui se lê…
Concordo com esta frase do Ireland Time: “Comunicado do PPC, nao li nem vou ler. Se estivesse no lugar de BdC só responderia que o departamento juridico está a par da situação e iria actuar.”.
Afinal os adeptos têm culpa… Adeptos como PPC, não aqueles que são ruidosos ou não no seu apoio ao Clube. Não aqueles que honram os seus compromissos para com o Clube. Não aqueles, simples mortais que, na Tasca ou noutro qualquer espaço leonino, manifestam as suas opiniões sem obedecer a nada mais que na sua condição de adeptos, com as suas maiores ou menores limitações, julgam serem as melhores para o Sporting.
Aqueles mesmos que outros adeptos pretendem “abafar” com a alegação que “têm agendas” e que, como o inefável Pedro Baptista, agora vem dizer, seguem a cartilha dos lampiões. Quem é este iluminado que nos quer dar lições de amor ao Clube?
Não colem, por favor, esses sempre insuspeitos adeptos, aqueles que amiudadamente criticam, a patifes como PPC.
Estou quase a completar 70 anos e só posso dizer que a entrada na blogosfera, com as suas vertentes positivas e negativas, me ajudou a recuperar um elan Sportinguista que
vivi até Maio de 2000 e que variadíssimos motivos pessoais, alguns muito complicados, me levaram a perder.
E o que dói é um gajo pensar duas vezes no que aqui escreve (há quem lhe chame estilo “redondinho” e outros dissimulação) porque difere da outra “cartilha”, aquela que o senhor Pedro Baptista e outros preconizam…
Deixem que se pense de forma diferente, aquela que a própria “moleirinha” inspira, sem obedecer a qualquer congeminação estapafúrdia que imaginações algo delirantes concebem…
O tema que o CM hoje lança (que pena terem-se esquecido da
8 Novembro, 2017 at 10:07
Nádia) é mais um com o propósito de destabilizar. Não sou capaz, para além do repúdio pela “táctica” de adiantar muito mais, em meu entender, que aquilo que sublinhei do Ireland
Time.
SL
P.S. – Desculpem a “fragmentação” do comentário…
8 Novembro, 2017 at 13:06
Esse pedro batista e o ppc podem ir os dois para a grande puta que os pariu..
8 Novembro, 2017 at 10:04
“Só me preocupa”…é como o PPC ” conseguiu” colocar cá fora “estas noticias”…a partir da cadeia de Monsanto…
Espera lá…ele não está preso…
Mas devia…!
SL
8 Novembro, 2017 at 10:27
Há coisas bem melhores do que falar de um cadastrado.
Allez SCP.
8 Novembro, 2017 at 10:31
Para quando a expulsão de sócio deste gajo?
Um off: hoje o Sporting joga na Maia, contra o ISMAI, Andebol. Já não vou a um jogo de andebol há uns anos, alguém me sabe dizer os preços médios para um jogo?
8 Novembro, 2017 at 10:33
O Presidente Bruno de Carvalho gosta do princípio segundo o qual “quem erras é despedido”
Também se aplica na gestão de um clube de futebol? E aos administradores e dirigentes?
8 Novembro, 2017 at 10:49
Chama-se a isso eleições! O que tu queres sei eu!
8 Novembro, 2017 at 10:58
Ó chouriço, isso vem a propósito de quê?
8 Novembro, 2017 at 10:59
“quem erras é despedido” -> Onde foste buscar isto?!
8 Novembro, 2017 at 12:00
Errar e gestão danosa é diferente.
Isso não quer dizer que em ambas as situações não sejas despedido. Se erras muito, repetidamente e não aprendes…
8 Novembro, 2017 at 13:54
Com esse nick estás apresentado. Nem preciso de ser vidente ou bruxo. És um betinho de Cascais. Queres poleiro? Então caralho, a ETAR é do outro lado da 2ª Circular.
8 Novembro, 2017 at 10:46
Acho nojento que tanto o PMR e o PPC apareçam SEMPRE após maus resultados. Se é isto a oposição, BdC não precisa de se preocupar.
8 Novembro, 2017 at 11:13
Há pelo menos duas “alas” de oposição….
1) a “patrocinada” por lampiões e Sportinguistas “ressabiados”….em que ppc é o ponta de lança no trabalho sujo….
2) a de Sportinguistas que simplesmente não querem Bruno de Carvalho a Presidente….e que tem uma estratégia bem definida para 2021 e que “utilizou” o madeirinha como candidato para queimar em 2017 e que agora se presta a fazer os trabalhos sujos de desgaste e “guerrilha”….
Que Bruno de Carvalho não entendam os 86 % como um cheque em branco, mas sim como um voto de confiança, pois se o fizer estará certamente muito mais próximo da continuidade em 2021.
E já agora que conte menos “histórias da carochinha” como isto por exemplo:
“Nunca o Sporting Clube de Portugal teve qualquer custo com deslocações a Núcleos, Estágios ou Academias. Nem sequer comigo, que sou Presidente. A prática é simples: quem convida ou organiza as viagens é quem paga, sem nunca onerar o Clube ou a SAD;”
Claro que o Sporting e/ou a SAD tiveram e vão continuar a ter custos com as deslocações do Presidente a Núcleos, Estágios e Academias, pois como é lógico são deslocações ao serviço do clube!
E parece-me que NUNCA se questionou tais deslocações…
O que se questionam são deslocações de funcionárias do Sporting, nomeadamente a mulher do presidente a partir do momento em que a relação foi publica e isso continuamos à espera de esclarecimento.
Porque começou a ir se não tinha mudado de funções?
Foi apenas “coincidencias” no timing?
Basta esclarecer uma vez e arruma o assunto de vez!
8 Novembro, 2017 at 11:21
Isto
8 Novembro, 2017 at 12:01
PPC é um pinheiro. O PL que ameaça, mas não marca. Até o Postiga marca mais.
8 Novembro, 2017 at 12:39
Só se for o Postiga pré-SCP. O do SCP tem o recorde mundial de remates aos postes e barra numa época.
8 Novembro, 2017 at 10:51
PPC não está sozinho. Está a fazer o trabalho sujo de outros…uns sportinguistas e outros lampiões…
Sportinguistas…
8 Novembro, 2017 at 11:16
1- Há uns anos li que o BdC tinha feito um pacto de não agressão com o PPC.
2- O PPC não vale a ponta de um corno,mas sabe muita merda.
3- Há aqui qualquer coisa nesta história que não cheira bem.
4- Espero estar enganado.
9 Novembro, 2017 at 10:25
Buuuu que medo
8 Novembro, 2017 at 11:17
E depois querem ser campeões, com esta guerrilha constante.
Assim não há clube, direcção e adeptos que aguentem.
Eu não vejo esta merda nos outros clubes. Talvez por isso ganhem mais vezes.
8 Novembro, 2017 at 14:23
Resumo eloquente. Na mouche.
9 Novembro, 2017 at 10:27
Alguma dúvida??’
Ando a apregoar isso faz tempo…
pareço o outro a falar aos peixes.
Dasss
8 Novembro, 2017 at 11:29
Se é isto a oposição no Sporting estamos bem fo….s.
Assim que a equipa de futebol tem um resultado menos positivo logo aparecem os abutres. Este ano não houve cartazes ou panfletos pela cidade, foi logo uma capa do CM. Nem para oposição têm jeito.
PPC é alguém que não risca nada. É deixa-lo morrer sozinho.
Em relação aos esclarecimentos, deixam várias questões mas não é esta a altura de as esmiuçar até porque isso seria dar relevo a este escroque.
8 Novembro, 2017 at 11:39
Caguei no PPC.
Falando de coisas importantes, o Slimani quer sair do Lester e acho que era de aproveitar.
8 Novembro, 2017 at 11:40
JM tb quer sair do Inter.
8 Novembro, 2017 at 11:48
O JM é jovem e decerto vai querer continuar a ser emigrante.
Já o Slim está com 29 e encararia com bons olhos um regresso a Alvalade,
por empréstimo, estilo Nani.
Tendo em conta que o Doumbialá está muito aquém do esperado e ganha 1,9 milhoes limpos (foda-se), eu tentaria resgatá-lo.
8 Novembro, 2017 at 11:58
Tb eu era luxo.
Segunda metade da época com Slimani e Bas Dost.
Dois Panzers.
8 Novembro, 2017 at 12:03
Sli seria importante, muito importante…
8 Novembro, 2017 at 11:45
Nem que viessem em Dezembro por empréstimo!
8 Novembro, 2017 at 12:07
Pode haver a tendencia de acharem que Sli faria mais falta…
Eu acho o contrário. Para mim, contratar o João Mário levaria esta equipa para outra dimensão. Solução para 2º avançado, médio e ala. Um complemento perfeito para o meio campo e para Bruno Fernandes.
8 Novembro, 2017 at 12:11
Outro aqui a pensar assim
8 Novembro, 2017 at 12:16
O problema é que o Sli é hipótese, o JM não acredito.
8 Novembro, 2017 at 12:20
Nem o Sli acredito. Mais depressa outro clube da PL lhe pega
8 Novembro, 2017 at 12:41
JM de volta apenas época e meia depois? Aposto uma grade – pode até ser a que o Schaars me deve – em como isso não acontecerá. Infelizmente.
Quanto ao Sli, gostava bastante. Só não vejo é como seria possível jogarem os 2 ao mesmo tempo, já que o esquema do mestre não permite. E como o mestre mudar, está quieto…
8 Novembro, 2017 at 13:50
O JM tem o PSG interessado, a saída poderá ser boa inclusive para o SCP! O Spaletti é merda! É mais um daqueles cromos que se disfarça de treinador.
8 Novembro, 2017 at 16:00
Contratar JM?
Tomaram LSD?
8 Novembro, 2017 at 12:22
Infelizmente o Sporting esteve cheio de crápulas que se abotoaram com tudo o que havia no Clube e chegaram a endividar o Clube para se abotoarem com os valores mutuados, a exemplo daquilo que acontece de há décadas para cá no benfica. Agora andam a comer migalhas da mão do arguido-luís e fazem-lhe o jeito de se atirarem a Bruno de Carvalho e ao Sporting.
Estes nossos inimigos, Lobos (Lampiões) a vestirem a verde e branca, que desonram, merecem ser atropelados pelos NN como o foi, sem qualquer culpa o Marco Ficcini.
É isso que lhes há-de acontecer por se aproximarem tanto da esterqueira da Luz.
Força Presidente! Estes filhos de puta mereciam ser “dependurados” de uma verga. A puta que os pariu. Não passam, porém, de bardamerdas, como tantos outros.
8 Novembro, 2017 at 12:43
“Estes nossos inimigos, Lobos (Lampiões) a vestirem a verde e branca, que desonram, merecem ser atropelados pelos NN como o foi, sem qualquer culpa o Marco Ficcini.”
Fdx Mário!! Menos, muito menos! Sempre a desejar a morte de outrém. Puta que pariu, não há paciencia para esta merda.
8 Novembro, 2017 at 12:55
É nestes exageros de falares sempre em mortes e matar (mas so falares, fazer ta quieto e ainda bem) que me fazem passar a maior parte dos teus comentários à frente.
8 Novembro, 2017 at 13:49
Eu gosto da maior parte dos comentários do Túlio!
8 Novembro, 2017 at 13:50
Gostos nao se discutem Dude 🙂
8 Novembro, 2017 at 13:03
Ó Salvador-correio e se fosses pró CARALHO? fazia-te bem ao hemorroidal.
8 Novembro, 2017 at 13:29
PPC só lhe resta envergonhar-se a si próprio, algo que até faz muito bem.
De resto já envergonhou tudo, desde a policia judiciaria, o Sporting, os seus familiares etc. etc. etc.
8 Novembro, 2017 at 13:51
Tenho conhecimento de que o Godinho & friends continuam, de forma activa, a conspirar, tendo em vista o regresso. Para tal pretendem usar uma figura que julgam mediática para enganar os sócios. Podem contar com a minha feroz oposição. Estas denúncias enquadram-se nesse propósito. Muito inocentes, contudo, se acham que os sócios têm memória curta.
Entretanto, continuarei a criticar o treinador, se persistir em ter opções e declarações cretinas, ao contrário dos votos de unanimismo dos yes man do establisment. Não vou assistir ao meu clube rumo ao precipício (desportivo) calado.
Terei a honra de ser homenageado no próximo domingo pelas bodas de prata (com 1 ano e meio de atraso) pelo meu Presidente, ao qual estarei sempre grato por ter salvo o clube da ruina. Mas, para mim, não há vacas sagradas. Se se desviar de rumo, conta tb com a minha oposição.
Sporting Sempre!
PS: Pereira Cristovão, gatuno, vai pra puta que te pariu!
8 Novembro, 2017 at 14:03
Parabéns!
8 Novembro, 2017 at 14:11
Obrigado!
É um orgulho.
Que venham mais 25, recheados de títulos, e depois posso morrer feliz.
8 Novembro, 2017 at 14:16
Parabéns
8 Novembro, 2017 at 15:41
Usando figuras como ppc…
Na linha da qualidade que demonstraram ter por 2 anos apenas.
Ainda me estou a rir a pensar que o Farinha Alves foi diretor para o Futebol… PQP!
8 Novembro, 2017 at 14:19
É assim que se manifesta a oposição à actual direcção do Sporting?
Força Bruno, por mim podes continuar mais 50 anos. Mesmo com certas atitudes que me desagradam.
8 Novembro, 2017 at 14:41
Infelizmente há muitos rumores, muita calúnia no Sporting. Para o adepto normal, que não recebe nada do Sporting, que contribui na medida das suas possibilidades e tempo para apoiar o clube a tendência natural é ignorar o que é dito por uma figura que foi protagonista da maior vergonha de sempre do clube- colocou dinheiro na conta de um árbitro sem este saber, constituindo crime de difamação e denúncia caluniosa (ainda assim não foi corrupção).
Não vou perder tempo com o Tanaka e o que ele alega. Isto está na esfera do Ministério Público e será aí que tudo será analisado.
Não acredito que BdC protagonize atos deste calibre, ou seja que anda a ficar com dinheiro associado a transferência de jogadores do Sporting. Seria escabroso, monstruoso e vinha ao arrepio de tudo o que ele defendeu (apesar de todos os spins que se quiserem fazer como esta de dizer que ele não era contra os fundos, há limites). Seria aliás estúpido porque foi ele que fez auditorias – já agora, houve consequências práticas, ou ainda se está a analisar? – e sabe que ele um dia também o será.
Já algumas coisas gostava de ver melhor explicadas como aqui foi dito. Coloco à cabeça um dos negócios mais nebulosos desta Direção, com o Bruno Paulista, toda esta história da Joana Ornelas, entre outros.
Mas para já, temos dois clubes com dirigentes corruptos e envolvidos em práticas completamente ilícitas e quero acreditar que no nosso isso nunca se vai constatar. Precisamos é de recuperar os jogadores e melhorar de produção em campo e fora dele.
SL
8 Novembro, 2017 at 15:26
Podem dizer o que quiserem, podem escrever, podem até cuspir mas para mim depois daquele que dá nome ao pavilhão, nunca conheci melhor presidente que BDC, por isso….
8 Novembro, 2017 at 15:36
Nem me dou ao trabalho de ler a parte em que se refere o “comunicado” do ex-sócio…
Aliás, a sua credibilidade é tão clara e tão expressiva que dispensa…
Só os distraídos é que se poderão dar a esse trabalho.
Ah, e os custos com camaras de videovigilância que foram compradas no seu “(des)mandato” já esclareceu para onde foram o 1,5M€ (+ coisa, – coisa) que terão custado? Qual era a empresa a quem foi “adjudicada” a compra? Quem eram os membros dessa empresa?
Isso sim, era giro o “caluniador” explicar…
8 Novembro, 2017 at 18:17
Pereira Cristóvão vai para o caralhinho que tá foda ex sócio.
Tens muito clube por escolher acho que o vermelho que te assenta como o caralho.
Para mim és um lampião, podes te esforçar mas não passas de um rebolho aziado.
Nunca vamos esquecer que o pereira Cristóvão pôs o bom nome do Sporting clube de Portugal na lama, tudo obra deste obreiro.
Ninguém gosta de ti em Alvalade a não meia de dúzia de traidores e aziados
8 Novembro, 2017 at 18:23
Por acaso, até deviam ler o que o PPC escreveu. Não só metade é insinuações sem backup, como a outra metade é contradita várias vezes.