Já desde o apito final de Camp Nou que me apetecia cozinhar um petisco onde o principal ingrediente era a Liga Europa, mas preferi esperar pelo sorteio, para fazer um petisco com mais ingredientes. Não que o sorteio me fizesse alterar a forma de pensar, mas sim porque é efetivamente diferente jogar com o Astana, com o AEK ou com o Borussia Dortmund.
Dentro do nosso reino ouve-se de tudo desde o “A Liga Europa tem de ser para ganhar, não há desculpas, com este plantel tem de se ganhar a Liga Europa”, passando por “Entre ir á Liga Europa e ter sido eliminado ficando em 4º, preferia ser eliminado logo, a Liga Europa é 0”e depois há os mais moderados que dizem “A Liga Europa é para dar tudo, com os melhores, o mais longe possivel”.
Por um lado percebo que o nosso principal objetivo seja acabar com a seca de 16 anos e finalmente sermos campeões. Sim é o nosso principal objetivo, mas não o único. Uma equipa como o Sporting tem de ser grande em Portugal e pela Europa fora, como JJ chama “Prestigio Europeu”. Veja-se as nossas prestações na Europa nos últimos 10 anos:
Olhando para a tabela acima percebemos a razão pela qual estivemos inseridos no Pote 4 da Champions. Excetuando as temporadas com Paulo Bento (2007/2008 e 2008/2009) e a de Sá Pinto (2011/2012), temos sido fraquinhos na Europa. Para ganharmos pontos no ranking UEFA, para conseguirmos num futuro próximo ambicionar um Grupo mais acessivel na Champions (olhem bem para os grupos dos nossos rivais) só conseguimos ganhando jogos, indo longe nas provas e para isso nada melhor que a Liga Europa.
Outro ponto importante é o prestigio europeu, pois esse não se consegue só nos grandes jogos que fazemos contra tubarões como fizemos com Real Madrid e Barcelona, pois no futebol o que fica na memória,é quem ganha e quem chega mais longe nas competições.
Monetariamente a Liga Europa, não é nem de perto nem de longe comparável á Champions, mas ainda assim, não são prémios que possamos deitar fora. O vencedor levará para casa mais 6,5 ME e o finalista vencido 3,5 ME, a isto acrescem mais direitos televisivos. Não sou especialista em contas, mas estes valores a juntar ao que ganhamos já na Champions não dará para pudermos segurar um William por exemplo?
Olhando para dentro das quatro linhas, cada vez mais a Liga Europa, tem se tornado uma competição com equipas fortes do topo do futebol europeu que veem na Liga Europa a oportunidade perfeita para ganhar uma competição europeia, de puderem se qualificar dietamente para a Champions e de disputar a Supertaça Europeia. E esta Liga Europa será para “homens de barba rija”, a presença de AC Milan, Arsenal, At. Madrid, CSKA Moscovo, Dinamo Kiev, Borussia, Napoles, Real Sociedad… preveem a Liga Europa mais competitiva dos ultimos anos, com muitas equipas sedentas de vitórias e a verem nesta competição a sua glória.
Uma questão que também me parece importante é o que está na cabeça dos jogadores. Ou alguém acredita que na cabeça de Mathieu, Coates, Coentrão, Bas Dost , Doumbia ser campeão em Portugal seja só isso que interessa? Eu não acredito, e tenho a certeza que independentemente da equipa JJ fizer alinhar os rapazes vão dar tudo para se mostrarem à Europa. O sorteio não foi mau, excetuando a longa viagem até à Ásia, não nos pudemos queixar muito, podendo ainda resolver a eliminatória cá na 2ª Mão, na nossa casa. É daquelas eliminatórias que temos mesmo de passar, porque somos melhores, não fossemos nós o Sporting Clube de Portugal.
Portanto a minha opinião como adepto e sócio, é que temos de jogar para ganhar todos os jogos da Liga Europa e do Campeonato. Se temos de jogar para ganhar, tem de jogar os melhores, os que estão melhor (é diferente de jogarem sempre os mesmos!!!). Se é muita “fruta” pensar em ganhar campeonato e Liga Europa, sim secalhar é, mas não pudemos descurar uma nem outra. Vamos dar o máximo, tal como fizemos na Champions (e no pós Champions somos lideres do campeonato). Vamos Sporting, Por Ti, por Nós! Porque como alguém disse “Um clube tão Grande, como os Grandes da Europa”.
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Luís Miguel
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
14 Dezembro, 2017 at 12:53
Foco no campeonato, mas ir o mais longe possível na LE. Nao devemos desprezar a LE, podemoa ganhar dinheiro, apesar de muito menos que na LC, e ganhamos pontos no ranking para sairmos do pote mais baixo.
14 Dezembro, 2017 at 12:59
Bom petisco!
Concordo que, para bem do prestígio europeu, o Sporting terá de ir a esta liga para a tentar ganhar.
Se é um risco extra pela luta do campeonato? Sim é!, mas já é tempo do Sporting ter plantel para jogar mais do que uma competição.
Com algumas correcções neste mercado de inverno acho que vamos ficar capazes de o fazer.
14 Dezembro, 2017 at 13:11
Para mim tudo vai depender no que acontecer no mercado de inverno.
Entre entradas e saídas, se conseguirmos aumentar o valor da equipa. então sim, há que lutar pelos dois.
Mas vai haver muito assédio por jogadores importantes da nossa equipa. Vamos ver o que irá acontecer até final de Janeiro.
14 Dezembro, 2017 at 13:13
Eu sou um tipo especial de moderado (modéstia à parte ehehe).
Não acredito que devamos desprezar qualquer competição, especialmente porque há um símbolo, uma camisola, um século de história a respeitar. Não tenho ilusões de termos grandes chances de ganhar a Liga Europa: com o plantel na máxima força lutamos contra qualquer equipa, é verdade, mas Arsenal, At. Madrid, CSKA Moscovo, Borussia, Napoles, Real Sociedad, o próprio Lyon partem à frente, nós seremos sempre outsiders, pelo menos até que as caminhadas europeias sejam constantes. E convenhamos, são muitos ”favoritos”. Não tendo ilusões, acho que é uma prova para ir amealhando pontos e chegar longe. Longe podem ser os quartos, as meias, a final. Depende de quem formos apanhando pelo caminho.
Este sorteio, não sendo o perfeito, foi agradável (fora a viagem). Há que passar aos oitavos e esperar por um bom sorteio. Se for dando para empurrar as decisões para nossa casa, temos tudo para passar.
Agora, compreendo que a necessidade de um título nacional para o Sporting (e de um Sporting campeão para o desporto nacional) é brutal!
Temos vinte e tal jogadores, uma belissima equipa técnica e uma boa direção, três milhões e meio de adeptos, com 40 000 no estádio semana após semana. Temos tudo isso, o Campeonato e as Taças para ganhar e uma Liga Europa onde devemos ter respeito pela intituição de dimensão europeia que representamos.
14 Dezembro, 2017 at 13:16
Na verdade o mais importante será ganhar o Campeonato…
Mas devido “aos obstáculos” que todos sabemos existirem e o nosso campeonato “é tão transparente”…como uma pedra de granito…não sei se não será mesmo “mais fácil” fazer “carreira” na Europa…
Também não é novidade que na Europa… “acontecem” coisas, que muitas vezes são “muito comparáveis”…às coisas inacreditáveis que por cá se passam…
Mas estamos a falar do Sporting e não de um Vilaverdense qualquer (pese embora o respeito que todos nos devem merecer…)…
E o Sporting só pode entrar em qualquer campo…para ganhar…!!
Por isso…”vamos em frente…que atrás vem gente…”…
SL
14 Dezembro, 2017 at 13:17
Gostava muito de ganhar a liga europa, aquela final da taça UEFA de 2005 perdida em nossa casa ficou-me atravessada para sempre.
Vai ser difícil chegar longe, os adversários este ano são fortes e é preciso gerir o campeonato que é prioritário, daí a importância de se reforçar o plantel agora em Janeiro.
* celebra-se hoje mais um aniversário de um dos jogos que mais gozo me deu, os 7 a 1 aos lampiões, uma efeméride que merece sempre ser recordada.
14 Dezembro, 2017 at 13:22
Mas ninguem quer mandar a LE às urtigas porque sim. Existe uma razão para isso.
Em Portugal, o Sporting apenas ganha quando joga 120%, e isso são os jogos normais, porque nos grandes jogos por vezes nem 150% chega para ganhar. E isto porque existe uma estrutura que se encarrega de transformar um 3-0, vitoria segura no guimarães ao intervalo, num 3-3 com dois golos irregulares.
Sim, o ganhar a LE seria muito bom, mas realisticamente ganhamos o campeonato e ficamos com o prestigio de termo sidos campeões nacionais, mesmo durante a epoca do polvo…. depois a Europa será nossa. Um passo maior que a perna não traz prestigio nenhum, ou alguem se lembra da epoca do Peseiro? Roubados contra o carnide (dissemos adeus ao titulo), uma semana depois a jogar em casa vimos o CSKA ficar com a LE e a taca de Portugal foi igualmente à vida…. sim, anos antes do JJ fazer o mesmo com o carnide.
O desgaste da LE é muito superior ao desgaste da Champions devido a jogarmos em semanas consecutivas. Se fosse a Champs e tivessemos um plantel com segundas linhas seguras, ainda dizia para arriscar, agora pela LE não vale a pena pois o prémio não compensa o risco. Não é vergonha nenhuma assumir que temos limitacões. Vergonha é andar a roubar e ser apanhado…. como o polvo tuga.
14 Dezembro, 2017 at 13:37
Uma equipa fantástica (a do Peseiro), perdeu montes de pontos absolutamente ridículos que davam para ir à lixeira com o campeonato resolvido…sem liga Europa acho que nem o Peseiro perdia esse campeonato…
15 Dezembro, 2017 at 7:27
Aquele jogo com o Alkmaar rebentou com a equipa até à ultima gota de suor, mas ainda penso que valeu a pena por toda a emocão.
Eu penso que foi precisamente o roubo na lixeira que nos tramou, eu passei a semana toda a bater mal e apenas no dia do jogo com o CSKA me animei porque achei que iamos ganhar, ainda para mais que ao intervalo estavamos por cima com o 1-0.
14 Dezembro, 2017 at 14:11
Óbvio!
Além de que jogamos às 5.ªs.
O benfica vai jogar fresquinho e com os árbitros.
E situações como as de ontem … vão acontecer mais vezes … mas não sei se as suficientes.
14 Dezembro, 2017 at 13:35
Vejo muita gente dividir a questão como se fosse ou vamos com tudo ou não apostamos.
Eu vejo a liga Europa como tenho visto quase todos ou mesmo todos os grandes clubes fazerem. Gestão do plantel mantendo um 11 forte até pai aos quartos. A partir daí já não se gere.
Em algum momento teremos de fazer essa gestão e para mim mais vale na liga Europa. Isto significa desistir?! Não! Isto significa jogar com alma e para ganhar mas a descansar 3 ou 4 titulares de cada vez. Assim como foi neste ciclo com o Barcelona. Mas sem meter o A. Ruiz.
Uma equipa com:
RP
Ristovky, Coates, A. Pinto, Jonathan
Gelson, Battaglia B. Fernandes e B. César
Podence e Doumbia
Por exemplo não é equipa para eliminar o Astana?! Isto foi um 11 e com mais de 3 alterações…mas pode ser outra com 3 ou 4 alterações dependendo da forma física dos jogadores…e depois do Astana o mesmo. Ninguém aposta tudo na liga Europa até aos quartos. Até lá vai-se rodando a equipa…
14 Dezembro, 2017 at 13:38
+1
14 Dezembro, 2017 at 13:49
A rotação é feita todos os jogos.
Por exemplo porque n joga Ritovsky mais vezes?? Porque não joga Podence mais vezes? Ou mesmo André Pinto?
Não é mudar 11 de uma vez
14 Dezembro, 2017 at 13:50
Um grupo de 16/18 jogadores não chega para gerir dois jogos por semana?
Ainda mais jogando com Belems e Tondelas…
14 Dezembro, 2017 at 14:12
Ou Rio aves e Bragas
14 Dezembro, 2017 at 14:31
E Benfica e Porto.
As excepções sao isso mesmo. Procura no dicionário.
14 Dezembro, 2017 at 18:56
🙂
15 Dezembro, 2017 at 7:34
Nuno, a questão é diferente. Será que um grupo de 16/18 jogadores que temos chega para fazer 5 jogos no espaco de 2 semanas?
Estamos a falar de uma equipa que até ao momento mostrou ter fragilidades em termos fisicos. E eu compreendo, afinal não podemos ter um defesa de 20 anos todo poderoso mas podemos ter um Coentrão. Temos essas limitacões neste momento.
Se o Bas Dost se lesiona ou tem algo que requer ir com calma? Eu fiquei aflito quando o vi no chão num jogo e o Doumbia estava lesionado…. literalmente estavamos tramados.
Esta epoca temos alguns limites, que com o tempo vão sendo eliminados, mas se formos agora com tudo arriscamos a ficar a meio do caminho. A LE oferece pouco retorno para o investimento que requer de nós. A Champions seria diferente porque o dinheiro é muito superior e valeria a pena arriscar mais.
14 Dezembro, 2017 at 14:01
Cá na minha cabeça, na minha forma de estar na vida e julgo que na minha forma de viver o Sporting e ser Sporting onde vou jogar é para ganhar, sejam campeonatos nacionais, liga europa, liga dos campeões, taça da liga, amigáveis e seja no futebol ou no xadrez.
14 Dezembro, 2017 at 14:14
Na minha também …. mas não vamos ser estupidos de meter sempre os melhores… porque depois …, R e b e n t a m
14 Dezembro, 2017 at 17:05
O JJ fez isso no 1º terço e não o chamaste estúpido.
14 Dezembro, 2017 at 17:11
Ouch
14 Dezembro, 2017 at 18:58
Santinho!
14 Dezembro, 2017 at 18:57
mas agora queres fazer isso outra vez?!
pois eu vou voltar a não chamar estúpido ao JJ!
14 Dezembro, 2017 at 22:02
O único estúpido desta história é o Tadeu… 🙁
Jogarem os 11 melhores para ganhar o próximo jogo nunca será o mesmo de jogarem sempre os mesmos 11…
15 Dezembro, 2017 at 7:39
Se o tadeu é não sei, mas tu és certamente.
Jogaram sempre os mesmos 11? Ou jogaram habitualmente os mesmos jogadores porque…. são os melhores que temos.
O Mister JJ é que sabe quem está em melhor condicão. E mesmo que eu ache que o Alan Ruiz não deve jogar não tenho nada a apontar ao resto que tem jogado. Aqui e ali podem ficar aquém mas de uma forma geral não é que tenha ficado no banco algum trumfo….
Ver o Patricio jogar sempre. O Gelson. O WC. O Bas Dost. É normal porque neste momento são jogadores com qualidade acima da média. Aqui e ali podem ser substituidos, mas serão titulares quase sempre.
14 Dezembro, 2017 at 17:31
Só faz falta quem está Tadeu, quem não está não está. Quais melhores, joguem e ganhem, todos.
14 Dezembro, 2017 at 14:03
Ó Luís Miguel …. sabes mesmo do que eu gostava ?
Um Euromilhões esta sexta feira e pouco mais.
Só para poder ir de férias!
Quanto ao teu Post … além de demonstrares querer o milhão milhão, pouco mais dizeres do que:
Esfalfem se todos por 6,5 milhões
Deixem o Fica tentar chegar ao penta e culpem o JJ por ser um incompetente do caralho!
A LE é para ser jogada pelas nossas segundas linhas tal qual se jogou ontem. Se tiverem que entrar 3 dos efetivos, porque se percebe que essa é a diferença para vencer o jogo… então que entrem.
Até lá é dar minutos ao Iuri, Palhinha e outros 😉
Saudações Sportinguistas e boa Sorte!
14 Dezembro, 2017 at 22:04
Porque raio não és tu lampião?
Foda-se!
15 Dezembro, 2017 at 7:40
É isso ai tadeu.
Por falar em euromilhões. Investe em criptomoedas…. é quase o mesmo 😉
14 Dezembro, 2017 at 14:28
“Tão Grande como os Maiores da Europa”!!!
by José de Alvalade
Posto isto…. temos que ser fiéis aos nossos valores
Competições europeias é SEMPRE para fazer o melhor possivel!!
E na Liga Europa o melhor possível é…. GANHAR!
Se somos o principal favorito e se temos obrigação? Claro que não, pois há equipas com outros argumentos —> por exemplo Nápoles, Atl. Madrid, Dortmund….
Ai e tal jogamos às 5ªs.
Sim… e depois? Qual é o problema em jogar à 2ª feira?
É por se saber os resultados dos adversários que a nossa pressão de ganhar diminuiu?? Jogando antes ou depois a nossa pressão de ganhar existe sempre!
Ai e tal à 2º temos menos publico! Continue a equipa a lutar pelo titulo e seja 2ª 3ª sábado e teremos mais de 40 mil no estádio! Champions foi à 3ª e 4ª e tivemos mais de 40 mil.
Ai e tal o desgaste na L. Europa vai-nos lixar o campeonato!
Pois….deve ser por isso que não ganhamos o campeonato desde 2002 e deve ser por isso que realisticamente desde essa altura lutámos pelo titulo 3 vezes (se não me falha a memória)
–> Ano de Peseiro em que o campeão fez pontuação que num ano normal daria 3º lugar “folgado”
–> 1 ano com Paulo Bento no campeonato da mão do Ronny
–> 1º ano do JJ
Aliás…. as nossas prestações têm sido de tal forma brilhantes que fomos para o Pote 4 no sorteio da Champions e chegámos ao cumulo de que no inicio desta época até o braga estava à nossa frente!
Por isso….não me fodam!!
Com um treinador a ganhar o que ganha por mês e já na 3ª época…… com o nivel de investimento acumulado nestas 3 épocas…. era o que mais faltava não existir plantel para abordar o campeonato, taça de portugal e Liga Europa com a ambição (diferente de obrigação!!!) de fazer o melhor possível (Ganhar)
Alem disso… na próxima eliminatória da LE…. muito mau seria se por exemplo a equipa que jogou ontem não fosse capaz de sacar pelo menos 1 empate no cazaquistão!
Posto isto…. bora lá mostrar que também somos um clube de dimensão europeia no Futebol!
14 Dezembro, 2017 at 17:11
Tão Grande como os Maiores da Europa”
Isso só se aplica quando nos comparamos aos rabolhos.
Liga Europa? Eh pa, temos de pôr os bes. , que daqui a uns dias recebemos o Aves.
14 Dezembro, 2017 at 22:05
Isso tudo!
Pena que o Tadeu não saiba ler…
14 Dezembro, 2017 at 15:09
A aguardar moderação
O ano passado ficamos sem Europa em Dezembro e o Fica foi tri e esteve até Março.
E nos… Bem voces devem saber
14 Dezembro, 2017 at 15:18
Mas eles tinham um plantel enorme… tens que ver isso… nós não temos.
14 Dezembro, 2017 at 22:07
Tinham?
Conta lá…
15 Dezembro, 2017 at 7:43
São 12 em campo, mais dois nas linhas e um junto ao banco de suplentes.
E o resto está sentado nos bancos da APAF, e da FPF, e da Liga, e da….
14 Dezembro, 2017 at 15:17
“Portanto a minha opinião como adepto e sócio, é que temos de jogar para ganhar todos os jogos da Liga Europa e do Campeonato. Se temos de jogar para ganhar, tem de jogar os melhores, os que estão melhor (é diferente de jogarem sempre os mesmos!!!). Se é muita “fruta” pensar em ganhar campeonato e Liga Europa, sim secalhar é, mas não pudemos descurar uma nem outra”
Pois a minha opinião como sócioe e adepto é que se apostarmos fortemente nas 2 competições, vamos acabar por perder as 2. O foco tem de ser o campeonanto a não que ser em janeiro chegue um André Cruz, Cesar Prates e Mbo Mpenza. Nesta altura tens várias segundas linhas que estão muito abaixo das primeiras escolhas – Petrovic, Alan Ruiz, Tobias Figueiredo, tens a lateral esquerda coxa, etc. Foco no campeonato e fazer o melhor possivel na liga europa sem beliscar minimamente a equipa a entrar na próxima jornada do campeonato.
14 Dezembro, 2017 at 16:10
Segundas Linhas são Andre Pinto, Palhinha/ Batta e Podence/ Bryan.
Esses 3 são 3ªs escolhas
14 Dezembro, 2017 at 15:32
Reconheço que sermos campeões é nesta altura da nossa vida mais importante que uma LE. Internamente terá um impacto brutal.
Mas não podemos descurar de forma alguma a competição. Prestígio europeu, dinheiro, quiçá entrada direta na LC. E os pontos, que valem muito nos potes.
É retocar o plantel e caso saia alguém importante, acertar no substituto. Depois é gerir, JJ tem essa responsabilidade.
14 Dezembro, 2017 at 19:00
e depois acordas de uma bela noite de sonho Moloflex
14 Dezembro, 2017 at 19:35
Eu durmo no chão, pá. Nunca recuperei desde a minha experiência nos marines.
15 Dezembro, 2017 at 7:53
Repara numa coisa.
Eu não quero sair da LE, mas realisticamente achas mesmo que a vamos ganhar?
A sério, para termos entrada directa na Champs teremos é de ser campeões, não é achar que vamos ganhar a LE quando ainda nem sequer jogamos um jogo.
A LE tem uma carga de jogos mais intensa que a Champions e oferece menos dinheiro (muito menos, para teres uma ideia, o campeão leva menos dinheiro que um participante da fase de grupos da Champs).
Temos de ser realistas e lutar com o que temos. O Campeonato representa um ano de trabalho, a LE são umas semanas que nos podem dar uma alegria, como podem por em causa todo esse ano. Normalmente o vencedor da LE não é o campeão nacional, mas sim uma equipa que ficou arredada da luta. E sim, o porco foi campeão, mas tinha a ajuda do café com leite na altura.
14 Dezembro, 2017 at 15:39
Fora de casa jogámos com segundas linhas e em casa com um misto das duas. Internamente, se der para descansar e rodar a equipa ao longo dos jogos espetacular. Temos que ir jogo a jogo. Até agora, com jogos a meio da semana (entre play-off e champions foram 8) temos nos saído bem. Melhor só sendo perfeitos e a perfeição não existe, pode-se é trabalhar ao máximo para reduzir os erros.
14 Dezembro, 2017 at 15:44
Acredito que tal como a maioria dos sportinguista, o presidente e JJ tenham este sonho. O que fizermos em janeiro é que vai definir se será uma prioridade para a estrutura ou não. Se o plantel se mantiver intacto (excepto a entrada do tal extremo) o foco vai ser o campeonato a 100% e JJ vai rodar na Liga Europa o máximo que conseguir. Já o conhecemos e sabemos que será assim. Se chegarem outras caras, nem que sejam retornados, então vamos atacar tudo.
Eu quero ganhar, não me importo de em algumas semanas arriscar mais na Liga para o conseguirmos.
14 Dezembro, 2017 at 15:48
Isso mesmo Maria..
14 Dezembro, 2017 at 19:02
aqui estás a elaborar uma boa suposição…. se vierem 3 gajos muito bons….
ai sim..talvez consigas dar luta nas 4 provas…talvez!
sim porque ainda estamos em quatro!!!
14 Dezembro, 2017 at 15:51
Este ano o campeonato português dá duas vagas na Champions — e só uma é directa.
Estão a ver o que isto significa? O Porto estava qualificado para a Champions e não contratou ninguém. Agora imaginem que ficam em terceiro.
O mesmo se aplica aos lampiões: pote 1 da Champions, vendas de milhões e a defesa deles é Varela, Almeida, Jardel, Luisão e Grimaldo (quando não Eliseu). Agora imaginem que ficam em terceiro.
Ganhar o campeonato muda tudo. E o Sporting precisa de mudar.
14 Dezembro, 2017 at 16:02
Kova,, aquilo que falamos não está esquecido, não tenho tido é o tempo desejado para fazer como deve ser. Vai estar pronto quando abrir o mercado
14 Dezembro, 2017 at 16:20
Ora essa. Sem stress 🙂
15 Dezembro, 2017 at 7:58
Exacto. E mais um factor. O porco está com a corda na garganta…. se não forem à Champions metade do plantel tem de sair porque já este ano foi complicado cumprir com o fair play da uefa.
Se os rabolhos não forem sabemos que a casa abana como uma cabana de palha, ainda para mais agora que estão sob as luzes da ribalta.
Ser campeão pode ser o empurrão que quer o polvo azul quer o polvo vermelho precisam para cair no precipicio.
14 Dezembro, 2017 at 16:49
É um post muito pertinente do Luís Miguel.
Na minha opinião, com o plantel actual, acho difícil termos capacidade para lutar por campeonato e Liga Europa.
A capacidade de atacar essas frentes, dependeria muito da forma de como iríamos abordar o mercado de Janeiro, desde logo é imperativo que não saía ninguém do núcleo duro e depois tentar assegurar a entrada de 2/3 novos elementos que permitam alguma rotatividade em vários jogos sem uma significativa perda de qualidade.
Sem isso, temos que avaliar bem as nossas aspirações europeias, pois com excepção do Nápoles que a nível interno está bem e recomenda-se, tenho um feeling que equipas como o Dortmund, o Atlético de Jorge Mendes ou o Arsenal, apostem forte na liga Europa.
14 Dezembro, 2017 at 16:50
A verdade é que sendo campeão, não precisas do ranking pois asseguras o pote 1 !
O campeão este ano terá uma grande vantagem monetária em relação aos outros dois rivais e pode abrir um fosso grande para o futuro.
Se ainda houver dinheiro na conta (pelos vistos temos 25M), é apostar as fichas todas em Janeiro e dar condições para que o plantel possa ser capaz de festejar em Maio.
14 Dezembro, 2017 at 19:03
BINGO!!!!
14 Dezembro, 2017 at 17:01
Cambada de meninos pá!
Ah e tal jogam à quinta, a pressão, as viagens… depois jogar à segunda.
Estamos a falar de uma equipa amadora ou de profissionais?!? O Porto tb jogou na segunda e espetou 5 não foi?!?
Deixeimo-nos de tretas!! É jogar para ganhar sempre, seja campeonato ou LE…ou taça da liga.
Volto a referir…André Pinto era titular do Braga, Iuri do Boavista, Ristovsky internacional pela sua selecção, Doumbia o mesmo, Palhinha e Podence jogadores de selecção Portuguesa…isto não dá para ganhar a tondela’s, chave’s, setubal’s….
14 Dezembro, 2017 at 19:04
Quando o Porto der o estouro depois estamos aqui para te bater palmas 😉
14 Dezembro, 2017 at 22:44
O Porto não vai dar o estouro e vai reforçar-se. Para já parece-me que via Antero vão fazer do PSG a Doyen do FCP. Parece certo que o PSG contratou o Wendell e que o vai emprestar ao Porto. Outros se seguirão.
15 Dezembro, 2017 at 9:19
Mas qual é a previsão do “estouro”? Tem informação disso? É amanhã, o próximo mês, no Carnaval.?
E nós? Quando vamos começar a jogar à bola?? Em Maio? Junho?
Conversa de me***
14 Dezembro, 2017 at 17:12
Não gosto da Liga Europa mas vejo-a como prioritária para recuperar uma posição relevante no ranking europeu.
No entanto, não troco uns oitavos-de-final da Champions por uns quartos-de-final da Liga Europa.
Por este motivo e, naturalmente, dependendo dos sorteios, diria que só uma meia-final fará com que a prestação na Liga Europa seja satisfatória.
Bom?! Bom é ia à final e ganhá-la seria excelente.
14 Dezembro, 2017 at 17:32
Já agora, gostava que o Sporting jogasse com muitos dos melhores na Taça da Liga. É que parecendo que não Braga, Setúbal e Moreirense têm mais troféus que nos. Isso não é admissível a meu ver.
14 Dezembro, 2017 at 17:33
Yep…
15 Dezembro, 2017 at 7:28
Taça da liga para mim é competição para encher chouriços, na minha opinião, e depois de tudo o que já nos fizeram nessa competição, era para jogarem os Bs sempre.
14 Dezembro, 2017 at 17:43
OF-TOPIC
O sorteio dos quartos de final e das meias-finais da Taça de Portugal será realizado segunda-feira, dia 18, pelas 12h00, informou a federação.
O evento ocorrerá na Cidade do Futebol e nele estarão presentes Cova da Piedade, Farense, Moreirense, Aves, Sporting, Rio Ave e os vencedores do FC Porto-V. Guimarães e do Caldas-Académica.
14 Dezembro, 2017 at 19:39
As sempre são a duas mãos?
14 Dezembro, 2017 at 20:53
Sempre, camarada, sempre.
As semifinais são.
14 Dezembro, 2017 at 22:49
Contra pequenos é passadeira estendida para o Jamor.
14 Dezembro, 2017 at 17:50
Sendo a Liga Europa a única competição europeia possível de conquistar acho um erro menosprezá-la. Não me parece que seja essa a ideia da direcção e equipa técnica até porque, à luz do que vemos, as probabilidades de conquista do campeonato não devem ser assim tão menores do que conquistar uma LE.
Tudo vai depender do percurso do carnide no campeonato daqui para a frente. Se ficarem arredados da luta cedo, as probabilidades aumentam mas como não acredito nisso vai acabar por ser uma luta a 2+1 a chegar vivo até à fase decisiva entre portas e travessas. E depois na fase decisiva tudo é possível.
Quero estar na luta por tudo o máximo de tempo possível, se conseguirmos isso metemos pelo menos 1 troféu no museu seja ele qual for.
14 Dezembro, 2017 at 19:06
ou “quem tudo quer, tudo perde!”….perspetivas!
14 Dezembro, 2017 at 18:08
Entre ganhar a liga europa e ficar em segundo no campeonato ou o inverso, não sei o que escolheria…
Competições europeias dão outro prestígio. … todavia…
Bem…não sei mesmo…
14 Dezembro, 2017 at 19:07
:)) é por estas e por outras que vir à Tasca é um exercício mental muito difícil…. isto não é para todos! 😉
14 Dezembro, 2017 at 20:54
O exercício faz bem à saúde.
14 Dezembro, 2017 at 18:22
Liga europa é muito importante e temos de aproveitar todas as hipóteses que o sorteio nos der. Deu astana! Vamos por de parte porque calha entre feirense em casa e tondela fora ? Queremos ser grandes mas nao aguentamos ganhar ao feirense e ir ao astana ? E quando passarmos a proxima eliminatória é depois do jogo com o Porto. E nessa semana o porto joga com o liverpool. Para ganharmos um campeonato aqui temos de entrar em merdas como emails e apitos. Como li no twitter, penso que do cherba, só mostra que cada campeonato que ganhamos vale por 5 dos lamps e 5 tripeiros. Para podermos furar o bloqueio que o Mendes e outros nos impuseram por deixarmos de ser totós, temos de fazer cenas grandes na europa, pois os dildo brothers deste mundo nao se atrevem a apresentar propostas de merda por jogadores que brilham na europa. Quero muito ser campeão mas a liga europa é muito importante. Espero que desta vez o jj pense que pode fazer uma rotação em alguns jogos. Se formos buscar alguem em janeiro ainda melhor, senao é dar hipóteses a podence, risto, César, doumbia, apinto, iuri e rafa Leão. Se forem entrando dois/tres por jogo para descansar alguns titulares para o campeonato podemos perfeitamente fazer uma liga europa de alto nivel. Se formos passando quando chegarmos aos quartos, meias finais, os jogadores nao tem cansaço. Querem é jogar na europa. É bom para eles e bom para nós enquanto clube. Se já vamos milhares para jogos fora muitas vezes sem termos muitas hipóteses de ganhar, madrid, Barça, juve, etc imaginem a jogar quartos e meias da liga europa. este ano nos jogos a seguir a champs estivemos bem. Campeonato acima de tudo mas liga europa ao mesmo nivel!
15 Dezembro, 2017 at 7:35
Eu só não vou a Astana porque é longe pra car”!$#”!
14 Dezembro, 2017 at 18:52
Casinhas no corunha. Pippo Russo sorriu 🙂
14 Dezembro, 2017 at 19:19
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
Atendendo a alguns Clubes que estão na Liga Europa, não tenho esperanças de ganhar essa competição.
No entanto, temos plantel suficiente para competir na mesma e nas outras competições em que estamos inseridos. O plantel não pode ser considerado “curto” se ainda temos jogadores como o Iuri Medeiros, Matheus Oliveira, Bryan Ruiz, Gelson Dala, Rafael Leão, Domingos Duarte, Francisco Geraldes, Ryan Gauld, etc., etc….
SL
14 Dezembro, 2017 at 21:57
100% de acordo com este texto do Luis Miguel!
Cabe ao JJ gerir o plantel e escolher os melhores para GANHAR cada jogo. É isso que se exige, que lutem pela vitória em cada jogo. O resto é futebol – excepto cá que também são padres e missas…
14 Dezembro, 2017 at 23:28
O Porto está imparável com dois goleadores e para além do Wendel, adquirido e emprestado pelo PSG, outros se seguirão falando-se também no Danilo. O PSG pela mão do Antero vai ajudar. Nos momentos de penúria financeira P Costa habitualmente tem-se saido melhor que nos de desafogo.
Quanto à nossa equipa gostava de a ver a jogar com Doumbia e Dost. Os jogos ganham-se com goleadores.
Os melhores períodos da era JJ foram quando utilizou as duplas Teo/Slimani e Alan/Dost. O problema é que essas duas fases foram interrompidas de modo abrupto. Teo foi de férias de natal, ficou 2 meses na praia, e tiro no pé, vendeu-se o Montero e lá se foram os 4 pontos de vantagem da 1ª volta. Quando Teo regressou retomamos as vitórias incluindo 3-1 no Dragão e 4-0 em Braga. No ano passado o Alan lesionou-se depois de em 10 jogos ter marcado 6 golos, que foram 7 mas no Maritimo o padre de serviço anulou um que foi regularíssimo e Dost 15 ! Seguiu-se um resto de campeonato miserável com derrotas com Belenenses e Feirense. Não se pode insistir em Podence como 2ºavançado, ele que ainda não marcou um único golo ! É um excelente extremo que pode derivar para o centro mas como 2º avançado é necessário um goleador. Se continuarmos como até aqui tenho o feeling que será uma questão de tempo mas que vamos estampar-nos e não tarda muito.
15 Dezembro, 2017 at 9:13
Convém não esquecer que na época 2011/2012 fomos a uma meia-final europeia, caíndo perto do fim em Bilbau.
Para mim, a Liga Europa não é prioritária mas devemos em Janeiro preparar o plantel para abordar esta competição com ambição.