Parece impossível mas é mesmo verdade. Em pleno momento de preparação da equipa nacional para a competição mais importante do mundo desportivo, a nossa praça pública (que deveria estar a discutir o bigode do Mário Rui ou a falta de forma assustadora do Adrien) viu-se forçada a escolher lados da barricada em torno da compra de… Rodrigo Battaglia.
O truque não é novo e muito menos surpreende. Nem sequer chega a incomodar o facto de todos os jornais desportivos terem tido conhecimento no mesmo dia sobre uma situação que envolvia dois clubes que se defrontam no fim-de-semana. Nem estranhamos que o culminar da campanha levada a cabo pelo jornal O Jogo tenha sido o de apontar dívidas leoninas, sabendo todos nós a grave situação financeira que ultrapassa o clube afecto ao dito jornal, e que este ano já chegou ao ridículo de afirmar que o “milagre da Champions” teria salvo o Porto.
O que surpreende em toda esta história, que jamais poderia ter sido alimentada pela direção leonina como foi, é que não envolve históricos rivais, nem clubes com um passado propriamente mau no que toca a negociações, mas sim clubes com objetivos manifestamente diferentes que não sairão das suas posições aconteça o que acontecer no sábado.
O que motiva António Salvador a comprar uma guerra com um dos emblemas que estrategicamente mais poderá alimentar os cofres minhotos, só ele poderá responder. O que motiva o Braga a reclamar uma dívida aparentemente antiga numa semana como esta, achando que conseguirá minar um plantel espalhado pelos quatro cantos do mundo e que está mais interessado nos cozinhados de Battaglia do que no seu valor há 7 meses, é a pura ingenuidade e inocência de considerar que também eles devem fazer parte da agenda mediática, pelos piores motivos.
Nos últimos anos (e neste ano em particular) o SC Braga tem aumentado os seus índices competitivos muito graças a jogadores sem espaço nos apelidados “três grandes”, que ali encontram condições de lutar pela titularidade. Apenas esta temporada, Abel recebeu Jefferson, Esgaio, André Horta e João Carlos Teixeira. Nos seus quadros estão atletas como Wilson Eduardo e Fábio Martins, também eles resgatados por não encontrarem minutos nos maiores emblemas. Existem poucos motivos que me façam compreender qual o raciocínio que levaria um clube a abdicar de boas relações que existem, estando até a negociar um jogador neste preciso momento.
Se é a esperança de chegar ao terceiro lugar, deixando o Sporting num humilhante quarto posto, não só é algo infundada como pouco provável de se concretizar. Se é o desespero por afastar definitivamente os leões da luta, em plena Pedreira, revela mais uma vez a fraca identidade de um clube que até já celebrou golos rivais no seu estádio. Se era o desespero pelo dinheiro, certamente que organismos como a UEFA ou a FIFA terão muito mais poder sobre o devedor do que os jornais O Jogo, Record ou a Bola.
As motivações que levaram o Braga a uma campanha mediática de nível tão baixo, só o próprio clube poderá saber. Da minha parte, espero sempre que o Sporting cumpra os compromissos que acordou, a tempo e horas e sem qualquer espécie de barulho. Se não o fez merece obviamente ser punido, mas poucos são os emblemas portugueses sem atrasos nas contas e ainda menos são os que merecem este tipo de atenção negativa. Portugal acordou esta semana para a gravidade de não pagar dívidas, facto louvável que espero agora ver replicado por todos os clubes da Primeira Liga, para todas as áreas da nossa sociedade e para todas as contas. Mesmo aquelas que são 600 vezes superiores a esta.
Da nossa parte, é fazer aquilo que nos compete dentro das quatro linhas. Vencer um equipa inferior à nossa, mostrar qualidade e trazer os três pontos com um golo de Battaglia.
Este ano já fomos muito felizes em Braga, conquistando o primeiro troféu da temporada desportiva. Tanaka, Ricky, Slimani e Bas Dost já nos fizeram gritar de alegria nos últimos minutos. É transformar esta energia tão positiva em muitos, muitos golos.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
29 Março, 2018 at 11:14
É dar-lhes na corneta com toda a alma.
29 Março, 2018 at 11:42
O Salvador fez a opção que faria qualquer escroque sem princípios: – vendeu a alma (se é que alguma vez teve) ao Ladrão certificado, o multi-arguido.
Assim, tornou-se em mais uma toupeira do benfica, desta feita, uma toupeira na Liga de Clubes, que o multi-arguido corrompeu com dinheiro, obviamente mas, também, com promessas de “negócios para roubar”, dentro e fora do futebol.
Uma das promessas foi a de conseguir nomeações de árbitros em vários jogos durante a época, para roubarem adversários do braguilha, designadamente nos jogos que faça contra o Sporting.
Vamos ter de contar, mais uma vez este Sábado, com vento contra dos lados do Campo e do VAR em tempestades que os bois hão-de desencadear. Não me sobram dúvidas.
Os peidos retidos (se olharem para o Salvador com olhos de ver, é isso que ele é, um peido retido pelo Ladrão), são os que pior cheiro exalam. Pois bem, o Salvador cheira mal mas, ponha-se mal no mal, cheira a merda já podre da ETAR de Carnide.
29 Março, 2018 at 11:43
Acho mesmo que lhe podemos pôr a alcunha de “O Cagalhão”.
29 Março, 2018 at 12:16
Como é possível o Sporting sentar se numa mesa a negociar com esta escória?…que seja o corte de relações definitivas e sejam tratados como merecem!
Desprezo total…o salvador já falava que era o 3 grande em Portugal…não tenho a menor dúvida se não entra o Presidente Bruno de Carvalho…lfv continuava o rei, o srº fair play, o salvador já tinha o braga no 3º lugar e o Sporting era o gozo desta gente.
GRANDE PRESIDENTE BRUNO DE CARVALHO QUE TEM POSTO A NU A VERGONHA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, PQ AS INSTITUIÇÕES DA JUSTIÇA EM PORTUGAL (GOVERNO, MAGISTRADOS ETC…) É zeroooooooooo!
30 Março, 2018 at 20:08
Isto só lá vai quando ficar exposta a corrupção do Presidente da FPF, do Gomes, sim.
Tudo tem de mudar de uma vez por todas senão, o futebol nunca chegará a ser uma competição saudável onde a verdade desportiva seja Rainha e o Leão um verdadeiro Rei da planície.
29 Março, 2018 at 12:19
Muito bom texto, Maria Ribeiro.
Parabéns.
29 Março, 2018 at 12:25
Acho que o Sporting devia (se é que é possivel) solicitar um controlo anti-doping para o jogo de Braga.
29 Março, 2018 at 16:23
Isso!
Nem que tivesse de o pagar…
29 Março, 2018 at 12:28
Fala-se demasiado no Mendica B.
Isto ja é dar palco a gente carente de atenção.
Veio para a praça publica expor os negocios? Levam com um corte de relações institucionais. Tal como fazem nos USA tambem nós nao devemos negociar com terroristas.
Assim se evitava todo este “chinfrim”…
29 Março, 2018 at 12:30
Eu acrescentava Montero e Carrillo a, “já nos deram alegrias nos últimos minutos contra o Braguilha”.
Bom texto.
29 Março, 2018 at 12:36
Sábado é para ganhar duas vezes em Braga.
29 Março, 2018 at 12:40
Demos atenção a quem a queria. Agora é ganhar em campo e não alimentar estes bate-bocas.
29 Março, 2018 at 12:41
O Porto pagou ao final de 2/3 anos … nós somos os caloteiros por pagarmos com acerto de contas, um mês depois da data?
Isto em Portugal … Juro que nem merece comentários! ( ponto )
29 Março, 2018 at 12:49
Ó burro do caralho o que os outros fazem é lá com eles.
E é encontro de contas, ignorante.
29 Março, 2018 at 13:42
🙂 ui ui que o Fito está com a Chica!
29 Março, 2018 at 13:44
Vai lá ler o que eu escrevi ó nervosa!
Deixa lá … isso ainda te mágoas. 😉
29 Março, 2018 at 14:40
Vê lá cuidado com a lingua, não vás tropeçar nela.
29 Março, 2018 at 12:41
https://www.facebook.com/oleaodacostaleste/videos/289461441587923/
29 Março, 2018 at 12:44
Mais um não-assunto alimentado pelo nosso presidente e a sua obsessão pelos holofotes.
Só nos resta mesmo ganhar no sábado, senão torna-se complicar justificar o maior orçamento de sempre no futebol profissional para lutar por um 3º lugar com o braga, onde por exemplo, destacam-se um Ricardo Esgaio dispensado e um Jefferson emprestado.
29 Março, 2018 at 17:03
Seja bem aparecido rabolho Fom Fom… O presidente só fez mais uma vez denunciar o esquema que existe nos teus clubes.. Se isto é querer os holofotes que seja.. Tudo o que tem de ser denunciado e para ser. Quem quiser por as palas nos olhos que ponha….. Unidos somos mais fortes mas temos de lutar contra ti e todos os sportingados mais as outras merdas de clubes chupistas do rabolhence f. C associação criminosa. Se nao fosse a o nosso presidente tínhamos acabado e muitos estariam contentes…. Por isso balboa vai pro caralho e fica com os holofotes para ti…. Fom Fom Fom Fom
29 Março, 2018 at 20:06
E o Doumbia, RABOLHO ?
29 Março, 2018 at 12:51
O Visão de Mercado escreveu isto sobre o tema (e não estou a gozar)
Os gverreiros há muito sentem que estão (ou podem estar) ao nível do Sporting por isso não surpreende esta postura (seria pouco provável contra Benfica e FC Porto).
E é isto. A estratégia de colar Sporting a Braga arrancou em força.
29 Março, 2018 at 13:32
O nível de indiretas para o Sporting/Bruno de Carvalho naquele blog, é imenso, a “lavagem” cerebral que fazem aos user’s, com noticias pró-Messi, Anti-Bruno Carvalho, Cristiano Ronaldo tem dias…
O Nível de comentários baixou imenso, acho uma graça quando falam isenção ou não á insultos na mesma, engraçado que deixam passar tudo desde “pug” a Nuno Saraiva e por ai vai.
Tocar na arbitragem? Só na Internacional, porque cá dentro não tocam no tema.
O elogio que deixo é a cobertura que dão a outras modalidades e alguns artigos de opinião.
E eu já comentei muito ali, desde de á um ano para cá deixei, não vale a rumar “contra a maré”, prefiro discutir futebol apenas com Sportinguistas.
Outra coisa, é que com certeza quem tá por de trás daquilo é alguém bem conhecido do grande público, até tenho alguns palpites, tanto que nunca dão a cara pelo o Blog…
29 Março, 2018 at 13:46
Rui Braz e associados
29 Março, 2018 at 14:26
Isenção na CS portuguesa…?
Isso não existe… todos malham no Sporting …com ou sem razão…
Nojo é o que é…
SL
29 Março, 2018 at 19:32
Esses energúmenos NUNCA me publicaram um comentário que seja, zerinho… E atenção, nunca escrevi nada ofensivo, qualquer palavrão, o que fosse, apenas contestava as barbaridades que escrevem, sob uma capa de pseudo isenção bafienta…
De há alguns anos a esta parte, não conseguem disfarçar nadinha o Anti-Sportinguismo primário que grassa naquele antro…
Enfim… Confesso que passo por lá para ler as modas, de que se queixam andrades e lampiões… Por vezes penso em mandá-los pastar ou afins, mas depois conto até dez e lembro-me que são acéfalos retardados…
29 Março, 2018 at 20:12
Caga no site.
Não justifica dar-lhes clicks.
É fácil.
SL
29 Março, 2018 at 12:52
As putas só sabem jogar esse jogo, sentem necessidade, gostam de ser rebaixadas e de fingir que são importantes.
Façamos o nosso trabalho e que aquilo que se passou esta semana e o que se tem passado ao longo da época sirva em todos os momentos do jogo de motivação!
29 Março, 2018 at 13:48
Tás me a sair um grande aldrabão e palhacinho!!
Agora já serve de jogo de motivação, tudo o que foi feito esta época???
Granda contorcionista!
29 Março, 2018 at 13:58
“O homem prudente sabe julgar os fatos da vida, mas a mente do tolo é cheia de ilusões e enganosa.”
29 Março, 2018 at 14:03
stop the bolingue.
29 Março, 2018 at 14:07
Boliche como dizem os brasileiros
29 Março, 2018 at 14:14
Os coninhas de sabão cá do tasco!
29 Março, 2018 at 14:43
Quanto recebes para fazer esta figura de otário?
29 Março, 2018 at 14:47
Vai dar banho ao cão!
Mas tu achas que tenho que aturar putos!!!
Tá no ir!!!
29 Março, 2018 at 14:54
Vai vai, põe-te no caralho que não deixas saudades!
29 Março, 2018 at 15:27
Shiuuu
29 Março, 2018 at 18:01
Já conheci alguns gajos muito básicos mas tu consegues bater todos aos pontos.
29 Março, 2018 at 14:17
Respeito
http://www.gaudiumpress.org/resource/view?id=129153&size=1
29 Março, 2018 at 15:00
Ganhaste
29 Março, 2018 at 14:12
Tás apresentado! 😉
29 Março, 2018 at 16:19
🙂
Achas que o tadeu entende?
Tss, tss, tss…
29 Março, 2018 at 14:41
Se te levasse a sério, coisa que ninguém faz, até era gajo me chatear, mas de um ignorante como tu só me dá para rir de tanto disparate.
Andas à procura de algo, pode ser que um dia destes encontres.
29 Março, 2018 at 14:46
Ele bem se esforça….
Mas é como tu dizes… Ignorante como ele é…. só dá mesmo para rir e ….ter pena.
29 Março, 2018 at 20:15
E repica-lo.
29 Março, 2018 at 15:29
Falas bem … mas não me alegras!
Já apoias a escolha do JJ para treinador?
Tira e mete … mete e tira ( táxi )
29 Março, 2018 at 16:03
a poia
29 Março, 2018 at 18:03
Eu apoio é o teu silêncio.
29 Março, 2018 at 13:11
Boas Tardes, Caros Tasqueiros.
A “posição” do Braga, para mim, é muito clara: NESTE MOMENTO é o quarto maior clube português. E, como tal, aspira a “subir desportivamente” na “escada”. E, para tal, terá que ultrapassar o terceiro. Que é, actualmente, o SCP.
Da mesma forma, entende – e bem – o Salvador que, de forma a “consolidar” o seu espaço no panorama do futebol português, deverá ganhar “espaço mediático” e nos “pólos de decisão”. Até aqui, tudo bem, e tudo expectável.
A postura, digamos, aguerrida do Salvador e da sua Direcção tem, também, a ver com um facto que existe há décadas: grande parte dos sócios do Braga tem, neste clube, o seu SEGUNDO clube. Com especial destaque para os milhafres. É verdade que, graças ao sucesso que nos últimos tempos o Braga tem tido (para um clube da sua dimensão) tem conseguido “fidelizar” os seus apoiantes, e nomeadamente os mais novos. O que acho óptimo.
Até aqui tudo bem.
Agora, quando para se “ganhar espaço” se entra em exageros (comunicacionais ou outros) aí a coisa “pia mais fino”. Pois os fins não justificam os meios. E se uma entidade quer ser bem considerada tem que pautar a sua conduta pela correcção.
Obviamente isto não se aplica só ao Braga. Mas a todos. E, aí, temo que o SCP (também) não tem estado bem. Com especial (e óbvio) realce para os insultos de Bruno de Carvalho a Salvador.
Podemos olhar para as coisas objectivamente ou com “óculos da nossa cor clubística”. Se optarmos pela primeira hipótese, deveremos fazer a nossa mea culpa.
Principalmente em “vésperas” de uma deslocação a Braga. Pois as gentes de Braga, apesar de pacíficas, têm demonstrado (uma facção delas) uma especial apetência para receber “mal” os milhafres e os vimaranenses. Espero que as autoridades estejam atentas, porque preocupa-me muito mais o bem estar dos adeptos Sportinguistas que as dívidas do “Battaglia”, da “formação de jogadores” e dos “bilhetes não pagos”.
SL
29 Março, 2018 at 16:18
Bom comentário.
Parabéns!
29 Março, 2018 at 23:27
Não consigo perceber porque somos o terceiro clube português e o Braga é actualmente o quarto.
Podes explicar melhor em que é que o Porto tem sido melhor que o Sporting nestes ultimos anos?
Podes explicar quando e como é que o Braga poderá passar o Sporting?
29 Março, 2018 at 23:34
Caro José Silva,
Está a brincar ou a falar realmente a sério?????
SL
29 Março, 2018 at 13:32
O Braga/Salvador quer conversa. O BdC/Sporting fez a vontade.
Lixo para a rua. E ainda saíram por cima porque “não deram resposta”.
Salvador é o Novo Gandhi.
Estratégia de comunicação?
É o mesmo que dizer que os bárbaros tinham uma estratégia de combate quando carregavam à maluca sobre as legiões romanas.
Tanto o Caríssimo Livramento como o Caríssimo Adolfo Sapinho fizeram uma análise objectiva da situação. Entende quem quer.
29 Março, 2018 at 14:13
Não é o único “boliche” 🙂
29 Março, 2018 at 14:50
A melhor resposta que podemos dar é no relvado, a ambos benfica e benfica b ( paneleiros do norte). Eles querem atenção, portanto cabe a nós, pôr o benfica b no seu lugar.
29 Março, 2018 at 15:05
Parabéns Maria Ribeiro, belo texto!
29 Março, 2018 at 15:16
O braguilha andava a dever mais de 1 milhão ao feirense pela venda do rafa…..anda a desaparecer dinheiro das contas do clubes…..o projeto da academia+centro de formação+pavilhão limita-se aos dois primeiros pontos porque o dinheiro acabou. Dos jogadores que se estão a valorizar o braguilha não tem o passe (estão emprestados) ou tem menos de 50%….siga a festa.
29 Março, 2018 at 15:28
É hoje noticia que o braguilha não iria fornecer bufete no camarote onde irão estar os dirigentes do Sporting…
Mas se fosse eu… alguma vez me atreveria a comer fosse o que fosse servido por aquela gente…?
Ainda apanharia uma intoxicação…
SL
29 Março, 2018 at 16:15
Muito bom texto, Maria Ribeiro, com o qual me identifico bastante! 🙂
29 Março, 2018 at 19:05
esta historia do Braga teria sido simples de resolver: bastava ser curto e grosso: sim existe a divida, mas as 2 direcçoes estão a tratar do caso que se vai resolver nos proximos dias.
nem era preciso andar a mandar bocas de dividas, benfica b, trolha, labrego, etc
isso foi basicamente descer o nivel, sem sequer ter sido provocado, e o Salvador, aproveitou isso a seu favor.
eles querem ter mais “estatuto” e comprar estas guerras apenas lhes sobe o ego e a motivaçao
29 Março, 2018 at 21:13
Provocados, fomos!
Ou quem achas tu que colocou a noticia da divida na CS? Foi o Sporting, como disse o labrego do Salvador?
29 Março, 2018 at 21:01
O melhor post que te vi escrever.
29 Março, 2018 at 23:33
Ganhar, sem espinhas. Repetir os insultos (mas com linguagem «elevada»…) na conf. de imprensa. Nem mais um negócio com o 3P. Fortalecer todos os anos facadas E Boavista (como se o CFB, o VFC e a AAC não estivessem já a rir-se com essa conversa ridícula de 4º maior clube português) com bons empréstimos. Fazer a dobradinha bis em femininos, para incharem mais. Se houver maneira de os privar legalmente do uso de Sporting Clube, avisem.
30 Março, 2018 at 7:56
o britalar parece o noriega…
acabará na prisão.
30 Março, 2018 at 13:43
Uma vez mais…..ABSOLUTAMENTE BRILHANTE!!!…E um orgulho estar a 5000 MILHAS de distancia, e sentir esta militancia . Isto sim e militancia. Toda esta vergonha tem que ser desmascarada mas na imprensa estrangeira assim Como com QUEM rege as instituicoes desportivas – UEFA e FIFA. Corrupcao tambem e roubo e o Benfica vive numa Cleptocracia com impunidade ha demasiado tempo. Esta na hora de dizer BASTA!…..Quanto a vassalagem vergonhosa do Salvador, o que mais ha para dizer?….
Tipo de baixo cariz, sem dignidade ou classe. E mais um energumeno a procura de protagonismo Tal Como o Pendura do Andre.