Esta é uma pergunta que me surge de cada vez que vou ao nosso Pavilhão e o vejo com meia casa. Ou menos.
Futsal, Andebol, Hóquei, Voleibol. Pelo menos nestas quatro modalidades, com especial incidência nas três primeiras, parece-me meio inexplicável que não tenhamos, sempre, pelo menos 2500 Sportinguistas a apoiar.
Podemos pensar que é uma questão cultural e que os números que atingimos até são bem bons tendo em conta os pavilhões às moscas que por aí há. Ou, se preferirem, podemos dar razão a quem defende que importa é ser campeão no futebol e o resto são brincadeiras que não contam.
Será que temos assim tantos adeptos a pensar desta forma?
Será que é um problema de má promoção dos jogos? Será que a comunicação dos mesmos não chega onde devia? Será que fazem falta bilhetes família? Será que é necessário um bilhete “dia de Sporting”?
Tanta pergunta que fica e eu só penso que Lisboa tem 500 000 habitantes e que esse número dispara para mais de 2,3 milhões se pensarmos na área metropolitana da capital, quemas incluí a margem sul do Tejo.
Quantos Sportinguistas aqui vivem? 750 mil? 1 milhão? Mais?
E onde é que eles andam, que, excetuando nas fases finais e nos jogos grandes, não marcam presença como deviam marcar naquele lugar onde o Sportinguismo se bebe em estado puro?!?
26 Novembro, 2018 at 19:31
Da outra x referi isto e volto a dizer,vocês de Lisboa e arredores não imaginam a sorte que têm em estar tão perto do nosso clube e a “inveja” de gajos como eu que mora a 300km e não podemos ir ao João Rocha ou Alvalade frequentemente.
Se calhar algumas pessoas de estarem tão perto não dão tanto valor,mas um dia que estejam longe vão se arrepende…basicamente como em tudo na vida que só se dá falta,quando já não temos 😉
SL
26 Novembro, 2018 at 21:00
+ 1
26 Novembro, 2018 at 21:32
Verdade
26 Novembro, 2018 at 22:16
Isso mesmo.
26 Novembro, 2018 at 22:50
+1Koki
26 Novembro, 2018 at 22:57
+1
26 Novembro, 2018 at 22:59
Isto
27 Novembro, 2018 at 1:13
Koki, fala o amigo dessa sorte e mora a 300km; eu tenho mais de 1600km de mar a separar do José de Alvalade, do João Rocha e da Academia (que é o mesmo que dizer, de Lisboa; o resto são arredores).
Realmente é como diz o post e eu já nem falo de 750 000 ou de 1 milhão, falo “só” em 600 000. Para encher o pavilhão basta um em cada 200 sportinguistas lá ir.
Nem me falem em má promoção, má comunicação, preços dos bilhetes, promoções, NADA! É falta de Cultura Sporting. PONTO! Andámos o ano passado a “fazer” sempre mais de 40 000 no Estádio, a jogar um futebol de merda e a assistir a espectáculos por vezes a roçar o miserável; e, nesse mesmo ano, só lotámos o Pavilhão no último jogo da finalíssima de Futsal, quando as nossas equipas de Andebol, de Hóquei, de Voleibol e do próprio Futsal, nos GARANTIAM SEMPRE altos espectáculos desportivos e uma irrepreensível representação dos Valores do Lema do Sporting: Esforço, Devoção e Dedicação. E até nos trouxeram a GLÓRIA suprema de tudo conquistarem!
É mesmo uma questão de um certo amorfismo comodista da maioria do adepto lisboeta.
Porra! Não repararam que foi mais fácil lotar o Altice Arena para uma Assembleia Geral destitutiva do que encher o Pavilhão para apoiar os seus Campeões?
Saudações leoninas
28 Novembro, 2018 at 16:51
No mil! Em absoluta sintonia. By the way, onde andam os 71?
27 Novembro, 2018 at 14:53
Faço minhas as suas palavras.
Um sportinguista do Porto…
27 Novembro, 2018 at 16:45
Concordo inteiramente contigo. Também vivo bastante afastado da capital, e tenho uma inveja tremenda do pessoal que está relativamente perto de Alvalade.
Desde muito novo que adquiri a cultura das modalidades e foi esse um dos principais motivos de ser SPORTINGUISTA.
Se vivesse perto de Lisboa, tentaria ir o máximo de vezes possível ao pavilhão, desde que as possibilidades profissionais e pessoais possibilitassem .
28 Novembro, 2018 at 16:21
+1 koki… quem me dera ser alfacinha neste caso 😀
28 Novembro, 2018 at 16:29
E sinceramente não custa nada crl… imaginemos um jogo a um sábado ou domingo à tarde, em vez de irem pro shopping vão ao pavilhão… a mulher não quer? Deixam na no colombo e vão ver o Sporting. O homem não quer porque não é do Sporting? Um par de patins logo! Se há sportinguistas que merecem apoio são estes que jogam no pavilhão. Respeitam o símbolo e o lema!!!! ESFORÇO DEDICAÇÃO DEVOÇÃO E GLÓRIA!
26 Novembro, 2018 at 19:32
O que não deixa de ser intrigante…
É o facto de quando foi da construção…haver tanta gente a achar que a lotação seria insuficiente…(e nem me lembro o que então achei…mas “também gostava” que tivesse pelo menos 5 mil lugares…”para estarem às moscas”, como se vê…)…
É uma pena olharmos e vermos tantas cadeiras vazias…!
Que pena eu não estar pelo menos 80 quilómetros mais perto…!!
SL
26 Novembro, 2018 at 21:35
Nem mais caro Max, esses 5000 só fariam falta para jogos contra o Carnide, infelizmente na esmagadora maioria nem meia casa temos.
27 Novembro, 2018 at 1:24
E há uma certa razão nessa opinião de preferir uma lotação de 5 000! Ela é a capacidade mínima para acolher uma Final Four da UEFA Futsal Champions League. Para organizarmos a deste ano tivemos de nos candidatar, mais uma vez, alugando o Altice Arena.
Claro que, com esta “(des)mobilização capitalista” (dA capital, não dO capital) iria ainda dar mais espaço às moscas! Mas a questão está em reforçar todas as condições necessárias à criação de uma tal cultura de ecletismo. Cultura que, incrivelmente, parece não existir naquele que é o Clube mais eclético do Mundo.
Saudações leoninas
27 Novembro, 2018 at 10:45
Errado numa coisa, não será no Pav. Atlântico mas sim num pavilhão algures no norte. Ou talvez em Coimbra. Nem me lembro bem.
Mas penso que seja boa ideia, para o pessoal do norte ter oportunidade de apoiar e assistir a grandes eventos do nosso Sporting. Não apenas do Sporting mas em geral, porque tirando o futebol os eventos grandes costumam ser apenas em Lisboa ou Porto.
26 Novembro, 2018 at 19:33
questão pertinente.
26 Novembro, 2018 at 19:42
Somos um Clube eclético mas 90% dos adeptos só liga ao Futebol… A excepção nestes 90%, é nos jogos de grande cartel (e mesmo assim, nem sempre)!!! Dos 10% que ama as outras modalidades (onde me incluo), se os dividirmos geograficamente pelo País e pelos vários jogos que o Sporting vai disputando todos os fins de semana quase em simultâneo, restam poucos para cada jogo…
Ultimamente, na minha zona, fui assistir ao Voleibol Feminino, ao Futsal Feminino e Masculino, ao Andebol e Futebol Jovem, ao Kickboxing e ao Futebol Feminino B… Tirando no Futsal, não vi mais nenhum cachecol do nosso Clube sem ser o meu!!! É estranho, é triste e é difícil perceber…
Acho que nos jogos fora, os Núcleos deviam ter um papel mais activo mas tenho a sensação que por vezes, nem eles sabem que há jogos ali perto…
Sobre os jogos caseiros com pouca afluência, só consigo perceber pela pouca cultura desportiva do País!!!
26 Novembro, 2018 at 19:55
Mas o mesmo se passa com Porto e Benfica. Se não for clássico ou derby têm os pavilhões com menos de metade dos lugares ocupados.
Vamos ver o que o Sporting no Basquetebol trará ao campeonato e à divulgação de mais esta modalidade. Concordo, é importante encontrar uma estratégia que permita trazer mais pessoas ao Pavilhão. Sorteio de produtos de merchandising ou descontos na loja verde, sei lá. Tenho pena pois não deveria ser necessário este tipo de iniciativas…
26 Novembro, 2018 at 20:50
Basicamente, exigimos muito mais do que aquilo que damos…
26 Novembro, 2018 at 21:51
… acho q é mesmo isso …
26 Novembro, 2018 at 22:56
Pois…
26 Novembro, 2018 at 21:40
Julgo que neste caso o Porto em relação ao Benfica leva mais gente aos pavilhões tenho essa percepção.
Julgo que no norte do pais a cultura desportiva é maior. Pode ser só impressão mas é o que me parece
26 Novembro, 2018 at 21:36
Nem mais caro Serjão, no alvo! Pouca cultura desportiva
26 Novembro, 2018 at 22:57
É apenas a minha sensação… Admito que possa estar errado 🙂
26 Novembro, 2018 at 22:23
A divulgaçao/promoçao dos jogos das modalidades e dos resultados dos mesmos nos canais oficiais do clube é péssima. Quantos de nós tinhamos de recorrer ao GAG para sabar a Agenda Leonina?
26 Novembro, 2018 at 22:58
Verdade que isso também conta um pouco… A agenda da minha página não é perfeita mas passem por lá 🙂
27 Novembro, 2018 at 1:40
Era mesmo aí que eu acho que s e deveria melhorar. E de parte a parte. Da parte dos Núcleos, na difusão da cultura de Ecletismo. E da parte dos Órgãos Sociais do Clube, no incremento e incentivo a deslocações de grupos dos Núcleos ao Pavilhão (e não apenas nos dias de jogo de Futebol em Alvalade); porque assim também estariam a fomentar o ecletismo nos Núcleos e, assim, a garantir maior apoio nas deslocações das suas Modalidades.
Para que tenham uma ideia do que pode (deve) ser feito nos Núcleos. No Núcleo Do SCP da Ilha de Santa Maria, temos um “placard” externo para anunciar os horários dos jogos da equipa principal de Futebol (alturas em que abre o Núcleo); os Órgãos Sociais do Núcleo decidiram duplicar a área desse placard e reduzir para metade a área de anúncio da transmissão do jogo de futebol. Os 3/4 restantes da área de placard que ficará disponível, serão integralmente alocados para divulgar os resultados da semana das Modalidades (de 2ª a 2ª). A sede fica na rua principal da Vila Sede de Concelho. Além de promover a dimensão e grandeza desportiva do Sporting entre os nossos, esclarece a verdadeira dimensão e grandeza do Clube a quantos teimam em querer diminuir-nos. Sem necessitar de nos pormos em bicos de pés a dizer que “somos os melhores e os maiores”; com resultados que demonstram semanalmente que o somos! A outra vantagem, esperamos nós nos Órgãos Sociais, é alimentar a cultura ecléctica e o desejo de passar a assistir em “família sportinguista”, também a alguns dos jogos da Modalidades (começaremos com os internacionais).
Saudações leoninas
27 Novembro, 2018 at 7:09
Excelente trabalho os meus parabéns.
26 Novembro, 2018 at 19:45
Falta a muitos Sportinguistas de Lisboa saber a sorte que têm de estar aqui ao lado… Desde que me mudei para cá que dificilmente falho um jogo e ninguém imagina quão privilegiado eu me sinto de cada vez que me sento naquelas cadeiras!
26 Novembro, 2018 at 19:52
1-A maioria dos adeptos militantes são de fora da periferia de Lx.
2-A maioria dos adeptos da Capital gosta de croquetes.
3-Logo como não à croquetes no RC e fica muito dispendioso aos de fora, as afluências são mais baixas.
26 Novembro, 2018 at 19:58
Vocês não vão acreditar mas a CMTV vai mostrar hoje imagens inéditas do ataque à Alcochete! Incrível!
26 Novembro, 2018 at 20:23
Nestas já se deve ver o Bruno a entrar com a “Lucille”.
É agora que o prendem!
26 Novembro, 2018 at 20:12
Qual será o impacto de estarmos tanto tempo sem a nossa casa das modalidades?
Claro que é o somatório de diversas causas, mas foi tanto tempo que se perdeu o hábito.
27 Novembro, 2018 at 10:36
É muito por aí.. Sao mais de 15 anos sem espaço proprio, sao mais de 20 anos sem volei, hoquei, basquet etc… Perdeu se muito de sportinguismo eclectico. Depois, de facto, nao ha cultura desportiva extra futebol. E a divulgaçao é péssima. Adoro andebol e ver um scp-montpellier às moscas é deprimente.
26 Novembro, 2018 at 20:15
Antes de sportinguistas somos portugueses.
1.5k num jogo de andebol é bem bom.
27 Novembro, 2018 at 1:42
Só se for para o Nuno.
Para o Sporting, para os atletas, para as Modalidades e para os 1.5k que lá vão não é bem bom, de certeza absoluta!
SL
27 Novembro, 2018 at 6:12
Está encontrado o desmobilizador !!
26 Novembro, 2018 at 20:18
A questão é, na minha opinião, cultural.
Mais depressa se preenchem agendas para ir a bola, do que para ir ao futsal, ao hóquei etc…
Basta um exemplo aqui ao lado com o Basket para vermos outra realidade, sei que ter jogadores espanhois na NBA, ajuda e muito.
Agora que a CS pesa muito, la nisso pesa.
SL
27 Novembro, 2018 at 2:27
Na questão da CS, não posso deixar de estar de acordo com o DFernandes. Eu cresci a ler 3 Jornais desportivos que só saíam a prelo (cada um deles) 3 vezes por semana: A Bola às 2ªs , 5ªs e Sábados; o Record às 3ªs, 5ªas e Domingos e o Mundo Desportivo, às 2ªs, 4ªs e 6ªs. O caso é que, mesmo não sendo 3 jornais desportivos diários como agora são (ou reclamam, porque de desportivos têm pouco), havia então muito mais espaço noticioso para as outras Modalidades e para os outros escalões. E havia muito mais espaço para as “noticias da bola”, uma vez que não havia as restrições impostas por FPF, LPFP e Clubes. Hoje há 3 jornais diários de futebolês, que só podem dizer todos a mesma coisa. O que varia é a diferente “côr” com que as mesmas histórias são pintadas, ou então inventam, para serem diferentes. O período áureo de vendas desses jornais era (já nem isso conseguem) o defeso, porque era quando mais se inventava sobre vendas e aquisições, e mais diferentes se tronavam os ditos jornais uns dos outros; desde que passaram a “depender” cada vez mais de agentes para passar essas invenções (ou seja desde que as invenções deixaram também elas de lhes pertencer) lá voltou tudo ao ram-ram de muda o cabeçalho da capa e toca o mesmo.
Recordo com nostalgia (porque gosto de bom jornalismo) a Bola que nos trazia durante 3 semanas 2 páginas de boa prosa de Carlos Miranda sobre os feitos do Joaquim Agostinho no Tour de France e durante mais 2 semanas fazia o relato das peripécias da Volta a Portugal.
A propósito da Volta a Portugal, havia pelo menos 4 jornais generalistas diários (2 matutinos e 2 vepertinos: o Diário de Notícias, o Século, O Diário de Lisboa e o Diário Popular) que traziam todos os dias as classificações integrais da Volta a Portugal (da etapa do 1º ao último com os tempos, o mesmo para a actualização da Geral, das Classificações por pontos, da Classificação da Montanha).
Todos os fins de semana ia ao Pavilhão da Tapada da Ajuda assistir aos jogos do Basket (da nossa primeira equipa com americanos, os irmãos Kit e Jim Jones) ou seguia a nossa equipa de Andebol na maior parte dos jogos em Lisboa (José Manuel, João Manuel, João Gonçalves, Carlos Silva, os irmãos Vasco e Bernardo Vasconcelos, João Miranda, Manuel Brito, Carlos Correia); por vezes assistia a jogos da nossa equipa maravilha do hóquei.
O Hóquei e o Ciclismo eram ainda as segundas modalidades mais populares em Portugal.
Realmente havia mais gente nos pavilhões, ringues e pistas e numa altura em que havia muitíssimo menos mobilidade (eu bem me lembro das peripécias para ir vir à Tapada da Ajuda ver o basket, ou ao Alto Santo Amaro, quando jogávamos andebol contra o Passos Manuel) de autocarro e eléctrico que, ao fim de semana, tinham uma regularidade ainda menor que nos “dias úteis”(custava-me a perceber essa dos dias de escola serem ‘uteis, porque, para mim, dias úteis eram aqueles em que havia Sporting para ver). Hoje há metro para tudo quanto é sítio, até nas periferias, e vê-se os pavilhões às moscas.
A CS tem muita culpa dessa quebra de cultura desportiva. Como tem culpa do incremento de vandalismo e hooliganismo.
Saudações leoninas
26 Novembro, 2018 at 20:27
Cultural
Marketing
Ócio
Custa assim tanto fazer uma agenda e enviarem por email, tipo de 4a para 4a feira.
Os bilhetes são baratos.
27 Novembro, 2018 at 2:29
E para que é que precisas de receber um convite por e-mail? Não conheces a agenda? Eu estou aqui no meio do Atlântico e conheço-a! O que é custa a vocês conheceram-na também:
Parece que é preciso convite em cartão prateado com letra dourada e a promessa de almofadinha para o assento.
SL
27 Novembro, 2018 at 7:13
Sr. Álvaro porque é mais fácil. Porque como eu milhares não vão ao site e à agenda regularmente.
Porque se quer cativar mais o adepto tem de ir mais de encontro a ele.
Lá por estar a 1600 km de alvalade e ter tempo e vontade de pesquisar tudo sobre o Sporting, sobre todas as modalidades, não quer dizer que eu que viva a 30 KM de alvalade tenha de ser igual.
Como eu há milhares de sportinguistas que só vêem modalidades se o SCP estiver a jogar, até futebol, só interessa se o Leão rampante estiver nas camisolas. Pertenço a estes adeptos/sócios menos informados, mais relaxados que se a informação chegar com tempo (chegar e não andar à procura) vou ao pavilhão sempre que a minha vida me permita e acompanhado.
Acho que há no SCP espaço para sócios como eu. E aos enormes sócios que vivem a 300km ou a 1600 Km de alvalade, se são tão melhores que os outros mudem a vossa vida e comprem um andar em telheiras.
27 Novembro, 2018 at 13:37
Acho que seria bastante útil. já que o site oficial é para esquecer.
Ainda por cima agora que o site “Grande Artista e Goleador” deixou de disponibilizar essa informação.
26 Novembro, 2018 at 20:28
Contra mim falo, apesar de estar sempre a vincar o nosso ecletismo as modalidades de pavilhão não me seduzem muito, até gosto do hóquei e do futsal mas não vou muitas vezes apesar dos preços acessíveis q são praticados na maior parte dos jogos.
É um comportamento a rever da minha parte e de muitos outros como eu q moram perto e poderiam ser mais presentes no apoio às modalidades. SL.
26 Novembro, 2018 at 20:35
Ai se eu “vivesse em…Olysipo “…
Não falharia um…!!
SL
26 Novembro, 2018 at 22:28
Acredito caríssimo. Grande abraço.
26 Novembro, 2018 at 22:34
Abraço para si também amigo e
SL
26 Novembro, 2018 at 22:26
Começa a ver andebol!
26 Novembro, 2018 at 22:32
Epa, logo andebol a q menos gosto…
26 Novembro, 2018 at 23:52
Começei a ver andebol só pelo Sporting, mas agora acho um desporto fantástico. Fui praticante de hóquei, mas acho que perde muito na tv… embora o piso do PJR ajude.
27 Novembro, 2018 at 2:32
Ora aí está um comentário ASSERTIVO! Dou-lhe os meus sinceros parabéns e um forte desejo que cumpra esse mea culpa.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: Vêem? É tão mais fácil, queixar da falta de e-mail personalizado com a agenda da semana!
27 Novembro, 2018 at 6:07
Abraço.
27 Novembro, 2018 at 12:48
Comentários destes é que fazem falta.
Se em vez de apontarmos ao factor x,y ou z, olhassemos para nós, resolviamos isto mais depressa.
26 Novembro, 2018 at 20:34
Ha 20 anos os pavilhões estavam cheios.
Ha 20 anos não havia SportTV a transmitir bola (e não só) 24/7.
27 Novembro, 2018 at 10:41
Ha 20 anos qual a lotaçao da nave ?
26 Novembro, 2018 at 20:44
Maioritariamente um problema cultural. Portugal é o país dos 3 F’s
26 Novembro, 2018 at 23:58
Infelizmente é bem verdade …
Acresce a isso tudo a loucura das novas tecnologias que isolam cada vez mais as pessoas …
Mas não há dúvida nenhuma do que o Cherba refere no post … Ali, no Pavilhão João Rocha, bebe-se Sportinguismo em estado puro!!!!!!!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
27 Novembro, 2018 at 0:01
E mais, basta ver o noticiário desportivo da TVE, ou seja, da congénere da nossa rtp, é já aqui do lado …
Falam do futebol, dão os golos de alguns dos jogos e depois falam de diversas modalidades … Diria mesmo que o futebol ocupa nos jornais desportivos cerca de 30 ou 40 % do tempo total, e não os 80 ou 90 % que temos por cá …
Este país é mesmo gerido por merd@ …
27 Novembro, 2018 at 0:28
Claro…
Por cá, temos resumo de 2 minutos e meia hora de dissertação do Postiga com o Carlos Daniel. Isso é que é desporto.
Aposto que metade nem sabe quem vai à frente da liga de basquete.
27 Novembro, 2018 at 0:39
Diria mesmo mais … Quem é o actual campeão nacional de basquetball…?
27 Novembro, 2018 at 6:42
Oliveirense. Deu 3-0 no FCP na final
27 Novembro, 2018 at 12:30
Eu sei … Tu sabes … Mas muitos deles não sabem …
😉
27 Novembro, 2018 at 2:42
Quando lhe chamavam o país dos 3Fs, havia jornais desportivos que eram desportivos, Havia uma só Televisão que só dava um programa desportivo semanal regular o “Domingo Desportivo em prime time de domingo que passava os golos dos 7 jogos da jornada, os resultados da 2ªa divisão e metade do tempo era dedicada a outros desportos que não futebol. Houve mais cedo que do Futebol, transmissões directas com alguma regularidade dos jogos de hóquei. Mais facilmente transmitiam um jogo internacional de clubes de andebol ou de hóquei do que um jogo de noite europeia de futebol. Só como exemplo, nenhum dos jogos da campanha da Taça das Taças de 64 foi transmitido na RTP. E, no entanto, é ver as imagens do banho de multidão à chegada à Portela (eu estava lá). Parece que agora somos mais dos 3 Fs que no tempo da propaganda Salazarista (Fátima é “fenómeno” de multidões que cresceu com as visitas papais desde João Paulo II; o Futebol passou a ser Partido único do Desporto; e o Fado foi elevado a património cultural da Humanidade).
Saudações leoninas
26 Novembro, 2018 at 20:52
É cultural sem dúvida e isso transparece e muito nos jornais desportivos generalistas e na própria educação. Ainda esta semana fizemos história no andebol e recebemos uma pequena nota na capa.
Como clube acho que podíamos fazer mais e melhor, aproximar os mais novos das modalidades e promover, pelo menos na capital, as outras “joias da coroa” do nosso clube.
Depois precisávamos de 2 Ministros, do Desporto e da Educação, que soubessem promover o desporto e o incentivar a prática do mesmo nas escolas e no dia-a-dia.
O pessoal pode não se interessar muito, mas a culpa não é propriamente dos Sportinguistas, é algo mais enraizado, mais cultural
26 Novembro, 2018 at 21:04
As respostas estão acima. País do futebol.
Basta haver jogo em Alvalade e o pavilhão enche antes, seja contra quem for. Já lá estive com 500px… e já lá vi jogos de título.
Arrisco a dizer que foi a melhor coisa que nos aconteceu desde o último campeonato. Aproveite quem ainda não o fez. Vale a pena.
Por outro lado, cabe ao Sporting cativar e arranjar formas de trazer mais gente e fidelizá-las.
Isso faz-se com equipas fortes nas não só.
26 Novembro, 2018 at 21:40
Este ano acho que não esgotou nos jogos em casa do futebol em que havia antes modalidades.
26 Novembro, 2018 at 22:13
Mas andou lá perto. Houve inclusive jogos em que já não havia bilhetes, mesmo que vissemos cadeiras vazias.
27 Novembro, 2018 at 2:52
Brave, faz-se com equipas fortes (já as temos), que garantam bons espectáculos (já garantem), num bom Pavilhão (foi construído) onde se possa desfrutar de conforto (ele existe), em segurança (também não falta), a preços acessíveis (mais ainda seria oferta e não venda) e num bom e entusiástico ambiente (pois … tinha sempre que faltar qualquer coisa).
Saudações leoninas
p.s.: por favor, não me fales tu também em melhor promoção, melhor comunicação, etc. Eu, na Ilha de Santa Maria, sei que amanhã às 20h de Lisboa temos jogo de Vólei para a Taça Challenge e na quarta feira às 20h30m temos jogo de Futsal para a fase Regular da Liga. Se estivesse aí não estava à espera de saber agendas por e-mails personalizados aos sócios; já tinha era os bilhetes comprados!
27 Novembro, 2018 at 8:30
Calma.
Estás a falar de agenda/promoção. Podemos discutir isso entre site, fb, twitter. De qq forma nenhuna bate o trabalho de compilação que o GAG fazia.
Marketing é muito mais que isso. Campanhas agressivas para levar lá malta, putos, meter o bichinho e fidelizar.
Nada servirá se as equipas não forem competitivas, mas era do MK que falava.
E por falar no volei, vou lá estar 😉
26 Novembro, 2018 at 21:07
Uma equipa de cá da terra andou na 2ª divisão de voleibol no início dos anos 90.
Jogos num pavilhão sempre cheio (400/500 lugares), apertadinhos até caber sempre mais um.
Nos dias de hoje, vou ao Fundão ver o nosso Sporting no futsal. Não tenho falhado um. Ambiente excepcional, pavilhão cheio, no qual somos a maioria.
Numa cidade com tanta gente, com tantos sportinguistas (Lisboa) …
No entanto, grande parte dos adeptos gostam é de futebol, quase que desconhecem o resto das modalidades.
Os que vão, é por arrasto. É neste arrasto que o clube se deve focar. É no fomentar a ida dos pais dos miúdos das camadas jovens aos jogos. Não apenas para os ver a eles.
Se temos hóquei, futsal, andebol, basquete de miúdos … “metam-lhes” o vício do corpo.
27 Novembro, 2018 at 2:59
Pois eu dou-te o exemplo do GD Os Marienses, no Andebol que, também na 2ª Divisão, lota sempre o Pavilhão Polidesportivo Municipal (na Ilha só há 5.700 habitantes). E haveria todos os motivos para desanimar porque Os Marienses já foram, dois anos consecutivos, campeões nacionais da 2ª Divisão e a FPA não permitiu a sua subida alegando que os Clubes não teriam dinheiro para suportar 2 deslocações aos Açores (o Sporting da Horta também estava na 1ª divisão); curioso é que um pequeno Clube de uma pequena Ilha, arranjava dinheiro para se deslocar 12 vezes ao Continente e uma à Ilha do Faial. Mas, ainda hoje (mesmo sabendo, ou desconfiando, que nunca vão deixar subir a equipa da terrinha) a terrinha continua a mobilizar-se pela sua equipa.
Saudações leoninas
26 Novembro, 2018 at 21:29
Se calhar vou ser um pouco duro mas é o que sinto. Portugal é um pais onde a cultura desportiva se resume a futebol e pouco mais.
E apesar de muitos defenderem o ecletismo pouco ou nada fazem por ele. Eu este ano tenho acompanhado como nunca as modalidades e até me estou a dar ao trabalho de apontar sempre as assistências de todos os jogos (só não registei 2) e os números são muito pouco animadores em 30 jogos de todas as modalidades só em 5 superámos os 2000 espectadores (3 deles contra o Benfica, e neste caso não é bem pelo gosto da modalidade mas sim pela rivalidade).
Até admito que em alguns jogos a meio da semana contra equipas mais fracas a adesão seja menor, mas ao fim de semana é triste ver jogos como contra a Oliveirense em Hóquei com pouco menos de 1000 pessoas, ou jogos da ehfchampions league com 1100/1200.
E não me venham dizer que é do preço dos bilhetes 90% dos jogos custa 4€ ou 5€ para sócios. É mesmo desinteresse.
Eu tive Gamebox futebol mais de uma década e foram raras as vezes que não a emprestei quando não podia ir. Hoje em dia com as modalidades já ofereci a mesma GB n vezes e nem uma vez consegui convencer alguém a ir ver (E como tenho duas a desculpa do ir sozinho também não cola).
Por isso digo e repito trata-se tão só de uma questão cultural que espero que mude e possa evoluir de forma a darmos valor a alguns dos melhores executantes do mundo nas suas modalidades que passeiam no nosso pavilhão.
27 Novembro, 2018 at 3:02
Uma boa parte dos sportinguistas não tem é Cultura de Sporting. Porque, se tivessem, sabiam que aquilo que nos faz estar entre os maiores da Europa não é o Futebol, mas sim as Modalidades.
SL
27 Novembro, 2018 at 6:47
Sem dúvida, se fosse apenas pelo futebol não teríamos a dimensão que temos.
27 Novembro, 2018 at 8:35
Concordo, mas isso nunca vai mudar.
Vai melhorar, porque a Sporting Tv (mais a RTP e TVI24) levam a todo o lado os jogos das modalidades mais mediáticas. Antes isso não havia com tanta frequência.
País do futebol.
26 Novembro, 2018 at 21:39
Pecadora me confesso. É que nem ao João Rocha (para o qual até contribuí), nem à nave, nem a nenhum dos pavilhões onde já jogámos. Gosto das modalidades, adoro saber que ganhámos no que quer que seja, vejo quase todas as transmissões na TV, mas NUNCA vi um jogo de qualquer umas delas ao vivo. Vou ali autoflagelar-me. 😛 Em minha defesa, posso dizer que sou claustrofóbica… Ajuda a obter perdão?
26 Novembro, 2018 at 22:16
Em tua defesa e do Sporting, só tens de ir já no próximo fds 🙂
26 Novembro, 2018 at 22:52
Ou no próximo mês!
27 Novembro, 2018 at 10:26
É assunto a ponderar… Deixam entrar sacos de papel para o caso de começar a hiperventilar? 😀 Naaa…. acho que nem assim. Sei bem o que passei quando lá fui buscar o emblema dos 25 anos…
26 Novembro, 2018 at 22:51
Queres um conselho. A primeira que fores ver, vai ao hóquei…
É a que acho que a diferença é maior. Na TV é mediano mau mas ao vivo… É brutal. É ainda por cima estamos num campeonato muito competitivo e entretido. É fácil ver um bom jogo. Se tiveres de escolher 1 modalide… Vai ao hóquei. É o meu conselho. Com todo o respeito por todas as outras e mesmo que na TV aches o jogo meio mehhh por não veres bem a bola…
27 Novembro, 2018 at 10:27
A um treino era capaz de ir, que não está lá ninguém a “roubar-me” o ar. 😀
27 Novembro, 2018 at 10:39
Pois…percebo…
Tenho uma lá em casa mas a dela não é muito severa. Por exemplo consegue na boa ir a um pavilhão e se a coisa estiver mais apertada vem para os corredores cá de cima que já fica fixe…é preciso estar mesmo casa cheia e tudo apertado para ela não conseguir estar. As vezes que fomos a pavilhões nunca apanhámos muita gente…sempre meia casa no máximo…havia sempre espaço fixe onde ela se sentia na boa…
26 Novembro, 2018 at 23:03
Muitas das vezes, a melhor forma de perder o medo, é enfrentá-lo… Queres melhor do que o Sporting para tentar? 😉
27 Novembro, 2018 at 10:28
Olha… e se me desse a sulipampa, ele há lá melhor sítio para dar o berro? 😛
27 Novembro, 2018 at 10:29
O pior é que, se essa história dos fantasmas é verdadeira… ficava por lá a assombrar aquilo. Naaaa… deixa-me estar quieta, mazé. Vou ao estádio, que é arejado qb!
28 Novembro, 2018 at 2:46
Ana, nunca assombrarias! No mínimo enchias aquilo de good vibes!
SL
26 Novembro, 2018 at 21:41
Desculpem a “intromissão”…
Mas como podemos querer que o futebol português…se bata com equipas de certos países…?
https://www.record.pt/multimedia/fotogalerias/detalhe/revelado-o-salario-medio-da-liga-portuguesa-veja-onde-fica-a-liga-nos-a-nivel-mundial?ref=HP_DestaquesPrincipais
SL
26 Novembro, 2018 at 21:54
Caro Max, será sempre assim. A Liga e bem, quis dar uma pequena volta a isso, mas o Benfica trocou-lhes as voltas e claro que o Porto e o Sporting tiveram de se fazer à vida para manter a competitividade.
Para contrariar isso, temos de gerar mais dinheiro internamente e distribui-lo de maneira diferente. Talvez criar escalões de atribuição de prémios durante uns anos para os clubes pequenos. Acredito que os 5 clubes principais do pais não precisam da ajuda da liga para serem rentáveis, mas o resto vive das bilheteiras com os grandes e isso não pode ser.
Obrigado pelo off já agora
27 Novembro, 2018 at 3:07
De qualquer modo, até acho que o posicionamento de Portugal em 15º (à frente da Liga Americana) revela que se está a pagar/gastar bem acima da capacidade do nosso mercado.
Saudações leoninas
27 Novembro, 2018 at 11:20
Mas se avaliarem quem faz os gastos aposto que 80% é feito pelos 3 grandes… É um número demasiado elevado. E se a MLS for como a NBA e a NFL, eles têm um tecto salarial que torna o campeonato muito mais competitivo
28 Novembro, 2018 at 2:50
É sim,. Existe um tecto para o salário máximo que cada clube só pode ultrapassar em 20% para apenas um máximo de 2 jogadores (os “nomes” para cativar público e oferecer mais espectáculo).
SL
27 Novembro, 2018 at 10:33
O fosso será cada vez maior. Daí a urgência de engolirmos sapos e torcermos pelos adversários tugas, ou tornar-nos-emos uma potência sanmarina não tarda muito. Já só lá vai uma equipa nossa. A manter-se a tendência… daqui a pouco nem isso. E, aí, nem nós sendo campeões todos os anos teremos entrada direta, e se lá chegarmos através de pré-eliminatórias, seremos desancados logo na fase de grupos. Já é assim um bocado.
26 Novembro, 2018 at 21:43
Já vi alguns jogos das modalidades, a estreia foi o ano passado na UEFA Futsal Cup, já vi o andebol, o volei, apenas o hoquei está em falta.
Problemas? 80km, gasto tanto tempo nas viagens como dura o jogo, mais 30€ para combustivel e portagens, não chega para tudo
26 Novembro, 2018 at 21:52
O “pior disso tudo amigo”…
Ainda é o tempo que se gasta nas viagens…!
(Referes 80 km…esqueceste foi “de os multiplicar por 2″…)
Abr e
SL
26 Novembro, 2018 at 22:18
Ele tb não referiu os 200€ que deixa na Parybeb em sumo de cevada.
27 Novembro, 2018 at 0:04
27 Novembro, 2018 at 3:10
Max, eu para assistir a um jogo tenho de fazer 900 milhas náuticas para cada lado e gastar um mínimo de 250€. E às vezes, faço-o!
Saudações leoninas
27 Novembro, 2018 at 3:11
p.s. ao comentário anterior, eu também não pus nessas contas os tais de 200€ em cerveja que o Brave refere.
SL
27 Novembro, 2018 at 8:44
Mas esses 200€ a malta gasta sempre, se não fôr no parybeb é no café da terrinha onde se vai ver o jogo com os amigos. Isso são custos fixos 😉 não contam aqui para este cálculo, hehehehe
26 Novembro, 2018 at 21:47
O clube nas principais modalidades, tem que fazer um contacto para. Os telemóveis dos sócios e ter uma agenda que passe no canal do clube durante a semana, também podia colocar 200 game boxes anuais, mais lateralizadas, mas com preços mais acessíveis que as outras, que são centrais.
27 Novembro, 2018 at 3:13
Pois! E rabinho lavado com água de risas também! Agora até querem contactos para os telemóveis para “divulgar” a agenda; já agora com a voz do Presidente, que pode ser que ele tenha ganho o hábito.
Ele há cada um!
SL
27 Novembro, 2018 at 6:25
Álvaro eu dei esyas ideias, mas eu vou lá, não vou a todas, mas a 50 por cento, vou, a modalidade que vou menos é o Voley, mas isto é por um gosto pessoal, irei mais ao Basquetebol. Por acaso teve razão numa coisa que disse, recebi uma daquelas chamadas pré gravadas do presidente do clube a apelar ao Empréstimo obrigacionista, e isso fez-me decidir de vez pelo investimento de uma muito pequena quantia. Claro que para os jogos não era preciso isso mas uma aplicação a informar dos jogos das.principais modalidades no João Rocha em mensagem, era capaz de dar geito para muitos adeptos. Vejo muitas vezes na NET, jogos de basket e de outros Desportos das faculdades americanas, porque o meu filho é um doido por isso e mostra-me, o que se vê é as famílias inteiras na Assistência aos jogos, penso que é por aí o melhor caminho, mas é claro que eles têm uma cultura desportiva que não tem nada a haver com a nossa. Por exemplo já levei a minha mulhere o meu neto duas vezes ao pavilhão, devia ter sido mais, mas a mulher é do Sporting, mas não tem cultura desportiva e tem medo que me dê alguma coisa quando assisto aos jogos, pois enervo-me bastante.
28 Novembro, 2018 at 3:05
Chico, aí há toda uma uma cultura diferente., Estive em Bosto.ne 1990 e assisti ao um Celtic-Wolves. Eu que pratiquei e adoro basket estava num pavilhão fantástico a poder ver ídolos como Larry Bird e Robert Parish e passei metade do tempo siderado com o espectáculo do público e dos bancos de suplentes. Os americanos conseguem isso não é só no desporto. É uma sociedade-espectáculo e uma sociedade-consumo: nessa mesma altura (último fim de semana de Janeiro havia a final do SuperBowl que opunha Frisco a Denver (SanFrancisco 49ers vs Denver Broncos); nos 49ers jogava o colossal Joe Montana. A final disputou-se em New Orleans e esgotou mais alojamentos que o Carnaval; contou nesse fim de semana com mais de 150 espectáculos de música ao ar livre (entre os quais Aretha Franklin e os Little Feat) e os números previstos de vendas só em pipocas ultrapassavam 135 000 US$ !!! Em bonés, pins e cahecóis ultrapassava os 3M US$. É uma noção de espectáculo que está associada à festa e ao consumo. E é assim há décadas! Faz parte do American Way of Life.
Saudações leoninas
27 Novembro, 2018 at 8:41
Álvaro, nem toda a gente tem o interesse, tempo ou capacidade de pesquisa para estar constantemente informado sobre todo o mundo Sporting.
Há que surpreender os adeptos, se possível com promoções e campanhas de última hora. Pode fazer a diferença nos residentes próximos.
E quem vai e sente o ambiente… volta.
28 Novembro, 2018 at 3:27
Brave, por amor da santa, há alguma desculpa para não saber os horários dos jogos seniores masculinos das 4 principais Modalidades de Pavilhão. Até na merda de Agenda do site esses não falham. Mais, o site até faz campanhas todas as semanas; e promoções.
Porra! estão aí, a 2 passos do paraíso, e queixam-se?
Estou a fazer este comentário depois de ter assistido, aqui na Ilha de Santa Maria, ao jogo de Volei contra o Minsk para a taça Challenge, jogo europeu, de qualidade, com bilhetes a 4 e 5€ e estavam 449 adeptos! Quatrocentos e quarenta e nove; mais do que isso levamos nós aqui no Pavilhão Municipal da Ilha de Santa Maria, para assistir a qualquer jogo de Andebol do GD Os Marienses. A lotação é de pouco mais de 500 e não cabe mais uma mosca … e a ilha só tem 5 700 habitantes!
Falta de cultura de desporto e falta de cultura de Sporting! Somos grandes porque somos eclécticos!
Este ano podemos passar a 2ª potência desportiva da Europa, igualando ou ultrapassando o Real Madrid em títulos europeus. Neste momento, são 34 do RM contra 28 nossos; mas temos este ano o Futsal, o Atletismo Corta-Mato por equipas Masculino e Feminino (campeões em título em ambos os géneros), o Europeu de Clubes de Atletismo Outdoor Feminino (bicampeãs em título), a Super Liga Europeia de Goalball (campeões em título), a Euro League de Hóquei em Patins e o Europeu de Clubes de Futebol de Praia. Só não estamos já mais perto por causa do Cristiano Ronaldo!
Não serão esses bons motivos para acompanhar as Modalidades?
O ano passado, as meninas do Atletismo tiveram uma conquista épica, conseguida na última de 20 provas, a estafeta de 4X400m, após termos fechado o 1º dia em 3º graças a uma desclassificação e 0 pontos, precisamente na outra estafeta , a do 4x100m e as heroínas de Midlesborough tinham pouco mais de uma dúzia de adeptos a recebê-las no Aeroporto.
Se estivesse aí não faltava e arrastava os meus 2 irmão e as minhas 3 sobrinhas sportinguistas.
Saudações leoninas
28 Novembro, 2018 at 8:23
Álvaro, não se trata de queixas.
Trata-se de poder melhorar. São coisas diferentes.
26 Novembro, 2018 at 22:20
Falta de motivação para as modalidades.
Perda de hábito de ir ao Pavilhão por falta deste durante tantos anos.
Pouca promoção e desconhecimento por parte dos sócios de muitos jogos.
No meu caso, fazer 120 km para ir e vir a Lisboa, 20€ de gasóleo e quase 10 € de portagem, o bilhete é o mais barato, ainda assim vou sempre que posso.
O Sporting necessita de melhor trabalho na promoção e marketing, proncipalmente em Lisboa no que diz respeito às modalidades.
27 Novembro, 2018 at 3:18
Outro!
Explica-me (de preferência fazendo um desenho porque eu devo mesmo ser muita burro!), por que raio e “principalmente em Lisboa” se deve trabalhar mais na promoção e marketing se tu a 60Km de Lisboa não precisa dessa promoção para saber que há jogo?
Mas será que não repararam que apontam o comodismo como uma das principais razões para não haver melhores assistências no pavilhão e o que propõem são … soluções para comodistas se acomodarem!?!
SL
26 Novembro, 2018 at 22:41
Questões culturais, não há cultura desportivas para além do futebol.
Falta de promoção mais mediática das modalidades. A meu ver as federações pouco ou nada fazem para promoverem o espectáculo em recintos fechados.
27 Novembro, 2018 at 0:05
Mas têm o “estatuto de utilidade pública” …
A rever, não achas???
27 Novembro, 2018 at 9:44
Exatamente. Quando temos um IPDJ mais interessado em “foder” um clube em prol de outro está tudo explicado.
26 Novembro, 2018 at 22:44
Eu acho que falta criar o hábito de ir ao pavilhão. O Sporting perdeu esse hábito e voltar a ganhar o hábito demora.
Devia ser o foco do Sporting. Mais do que rentabilizar muito, neste momento era importante o Sporting criar esse hábito. Ninguém pode ir a todas mas eu acredito que há adeptos para todas as modalidades. Tentar criar o hábito de as pessoas que gostam da modalidade X ou Y irem.
O Hóquei por exemplo não creio que seja assim tão complicado. É uma modalidade viciante em pavilhão e um campeonato ultra competitivo onde é fácil ir ver um excelente jogo. E começar a ir 2 ou 3, ver bons espectáculos, lembrar os antigamentes tempos áureos do hóquei… Fica o bichinho… Vão querer voltar. O Futsal tem a dificuldade de 90% dos jogos serem cabazadas e só ter real interesse no playoff. É por isso que não sou fã deste modelo de playoff em modalidades em que haja muito desiquilibrio. O Andebol e o Voley são as que acho que têm menos adeptos a quererem ir… São as modalidades que acho que têm menos adeptos…
Aqui era de extraordinária importância o apelo à família. Fazer grandes campanhas e grandes eventos a chamar e a convidar as famílias a irem ao pavilhão passar uma bela tarde ou mm manhã. O pai ou o avô que até era fã de Andebol, que jogou no liceu a levar netos ou filhos para uma manha/tarde no pavilhão. Com o jubas e actividades para os putos…
Temos de criar este hábito. Voltar a criar o hábito de ter casa cheia…
26 Novembro, 2018 at 22:53
Na minha opinião não basta dizer que a culpa é da falta de militância dos adeptos, meter os jogos ao pé do futebol e preços baixos. Temos de pensar a sério como chamar adeptos às diversas modalidades. Ir para além do óbvio. Trabalhar o assunto a sério. Tomar a iniciativa e querer tomar a iniciativa pelos adeptos. Não nos resignarmos a que é assim ou que são os tempos de hoje…
26 Novembro, 2018 at 23:03
Com os jogadores/equipas que temos actualmente e os resultados demonstrados, é fácil criar o hábito de ir ver os jogos.
Asanin, Ruesga, Miguel Maia, Angel Dennis, Pedro Gil, Ângelo Girão, Guita, Merlim, Cardinal, João Matos.
Querem mais nomes para se ir a um pavilhão? Vivesse eu mais perto.
26 Novembro, 2018 at 22:51
O Serjão já absorveu o meu comentário que consiste na falta de cultura desportiva do português em geral e do sportinguista em particular.
Se juntarmos a isto os muitos anos que estivemos sem determinadas modalidades e/ou em que competíamos para desfrutar e não conquistar títulos, além de termos várias casas para cada modalidade então temos a resposta para o afastamento dos adeptos.
Contudo, gostaria de dizer que somos os mais fiéis em Portugal ao nível das modalidades, como se comprovou nos longos anos em que utilizámos pavilhões emprestados como casa.
Pode-se enviar à quinta-feira um e-mail com os jogos das modalidades (local e hora) e mensagens para os telemóveis com os principais jogos no PJR, mas o mais importante será seduzir os adeptos/sócios.
Muitos fazem 100/150 Km para um jogo de futebol contra qualquer clube português, mas já não o fazem pelas modalidades, independentemente de ser um clube português ou estrangeiro e do seu nível. Falta muita cultura desportiva, incrível como algumas vezes há lotação esgotada no PJR e depois nesses jogos não passámos dos 2700/800 adeptos….
Poder-se-ia realizar um “dia de jogo” uma vez trimestralmente, mas o essencial seria um bilhete família, seduzir uma família a ir a um jogo das modalidades é preferível do que ter algum desconto ou que um menor não pagasse. Se ao nível da SAD (futebol) não baixámos o preço dos bilhetes ou das gameboxes para se manter o nível e porque não se consegue captar mais e melhores patrocinadores, no clube (modalidades) esta premissa é ainda mais importante, pois o objetivo passa por aumentar cada vez mais a competitividade, bem como o número das modalidades daí não podermos baixar os rendimentos com descontos ou com uma redução das gameboxes modalidades.
Defendo uma gameboxe conjunta (estádio+pavilhão), bem como a assiduidade nas gameboxes individuais, isto é, menos de 75% de presenças e perda de direitos, como o direito de preferência na compra de bilhetes para fases finais (modalidades) e finais (futebol: taça de portugal/liga…) e, a partir do momento que alguém falhe os 75% o seu lugar é vendido, ficando o ónus da presença no detentor, isto é, que responde se quer ir ao jogo, para que o clube lhe guarde um lugar, nem que seja na pior cadeira ou naquele lugar que nunca é comprado no estádio ou pavilhão.
26 Novembro, 2018 at 23:50
eu a 5/6 f tenho recebido um mail com os jogos das modalidades, algumas vezes semelhante ao que se recebem antes dos jogos em casa, com a mensagem de um atleta
27 Novembro, 2018 at 3:44
Pavel, as medidas para atrair famílias e fidelizar Gameboxes (como algumas que apontaste) são relevantes e acho um bom caminho. Do mesmo modo que garantir (e promover especificamente) preços de grupo alocado a Núcleos. A promoção da Agenda deveria ser feita no site (é, mas está muito incompleta. E repara que estamos a falar só das Modalidades de Pavilhão. Mas há muitas outras em que o panorama é mais desolador.
Dou um exemplo sintomático. Este ano, em Abril, realizou-se em Lisboa, no Multi Desportivo, a última etapa da SEGL (Super European Goalball League), na qual bastava ao Sporting ganhar um dos 5 jogos para se sagrar Campeão Europeu. Para além do Luís Giestas (Vice para o desporto Adaptado), do Bruno de Carvalho e dos seccionistas só estava um (é verdade um!) sportinguista a assistir aos jogos. O Presidente chamou-o para receber a Taça com os jogadores! (Diga-se que, aqui, o Sporting esteve muito fraco na divulgação do evento e perdeu uma belíssima oportunidade de promover, até internacionalmente, a Marca Sporting)
Saudações leoninas
27 Novembro, 2018 at 7:29
Boa pavel
26 Novembro, 2018 at 22:57
A 3 razões para as fracas afluências, no meu entender:
1/ falta de cultura desportiva dos portugueses;
2/ fraca promoção e divulgação dos jogos das “amadoras”…
3/ um evidente divórcio entre adeptos e clube (direcção)
Tudo isto resulta num menor entusiasmo, baixa afluência e perdas de receita.
26 Novembro, 2018 at 23:05
Acertaste nos 3 pontos sir.
27 Novembro, 2018 at 1:01
Dollar Bill não acertou nada porque de amadoras não têm nada. ,
27 Novembro, 2018 at 1:41
Chico todos percebemos o que é as ditas amadoras
27 Novembro, 2018 at 9:10
Chico, estás com azia, Chico…
Até escrevi “amadoras” …
26 Novembro, 2018 at 23:21
Tenho muito respeito pelos nossos jogadores “amadores”, que têm um comportamento muito mais profissional que os ditos profissionais.
Gosto muito de voley, vibro com o futsal e gosto cada vez mais da nossa equipa de andebol, (como não)?
Não ponho os peé no JR enquanto o actual estado das coisas não mudar.
27 Novembro, 2018 at 6:55
+1
27 Novembro, 2018 at 0:08
1/ Check
2/ Check
3/ Check
Bullseye!!!
27 Novembro, 2018 at 3:47
Meu caro. Por mais britanicamente fleumático que queira parecer, já era altura de parar com as picardias que se tronam ridículas.
O divórcio de que fala já deve vir do ano passado com a outra Direcção eleita em que as assistências também eram uma bela merda.
SL
27 Novembro, 2018 at 7:11
Bom comentário!
27 Novembro, 2018 at 8:48
O teu 3 é para rir, mas tens desculpa pela distância, a chuva e a net fraca.
Tens uma ideia errada ou então é só mais um pouco da gasolina na fogueira. Sempre dá conversa.
27 Novembro, 2018 at 9:24
“3/ um evidente divórcio entre adeptos e clube (direcção)”
Esta afirmação decorre das baixas assistências, no futebol, principalmente, mas também nas “amadoras”
Qual é o teu parâmetro para dizer o oposto?
27 Novembro, 2018 at 9:31
Bem…
Não sei o que mostra mais divorcio…um estádio com 30 mil ou um estádio com 40 mil em que 30 mil acabam a assobiar o presidente…
27 Novembro, 2018 at 9:37
No futebol as fracas assistências têm a ver com o fraco futebol e fraca expectativa… Não tem a ver com o divórcio com a direcção.
As assistências têm sido em linha com o ano do LJ… Também havia um divórcio com a direção aí?! As do pavilhão são parecidas com as do ano passado por esta altura (que aliás foi tema de debate aqui… Não sei se na mesma altura se um pouco mais tarde… Lá para Janeiro..). Também havia divórcio aí?!
27 Novembro, 2018 at 9:35
Não vejo diferenças nenhumas entre as assistências com a direção anterior e esta.
Vejo jogos a meio da semana e é igual…
Vejo jogos ao fds e é igual, mais lugar menos lugar.
Não vamos estar aqui a repetir vezes sem conta o trabalho do Bruno no que diz respeito às modalidades, acho que não é preciso. É muito graças a ele que HOJE temos as equipas que temos. Se o futsal sempre foi fortíssimo, a realidade que vivemos (campeões nas 4 principais e líderes em 3).
Mas a assiduidade/assistências/apoio é para mim EXATAMENTE a mesma merda. Muitos amigos meus continua a ir e acredita que são Brunistas até ao tutano. Ou não votaram ou votaram Benedito. E lá estão, quase sempre…
Podes tentar meter aqui o tema futebol, mas o post é sobre o JR. Se quiseres falar sobre isso, falamos e vais ver que concordamos em muito.
Eu sou um dos que renovou a GB bem fodido com o valor se ter mantido. Valor esse que foi decidido por quem?
Sem Champions, depois de meia equipa rescindir, jogos à 2ª feira… e o caralho do preço manteve-se.
Tenho perfeita noção da merda onde estamos metidos, mas sou dos que acredita que podemos melhorar e se no tempo do Godinho tinha perfeita consciência do que estavam a fazer ao clube, hoje acredito que esta direção está a fazer o melhor possível e dou-lhes tempo para apresentarem resultados.
Mais do que isso, não lhes mino o trabalho.
27 Novembro, 2018 at 9:43
Nem mais…
Não há menos gente por esta altura no JR do que havia no ano passado…e o ano passado foi ano de inauguração. Até digo mais…foram 2 anos perdidos para criar este habito generalizado para ir ao Pavilhão. Os que vão mais vão a todas as modalidades praticamente e vão por paixão. O Sporting tem de fazer um gigantesco caminho para criar o habito e a cultura de pavilhão. E perdeu 2 anos…Perdeu o impulso do ano da inauguração, espero que não perca o impulso das conquistas.
No futebol, com um futebol de merda, preços gigantes, nenhuma expectativa e vindos de um ano horrível. Ainda assim somos o clube que mais GB vendeu…e estamos com assistências a rondar as que tínhamos no ano do Leonardo Jardim. Haveria muito a falar aqui de muitos erros…
27 Novembro, 2018 at 12:19
A questão para mim é:
Jogássemos nós bom futebol, víssemos nós a equipa dar tudo em campo… e aquela merda está sempre cheia, seja com que direção for.
E é por aí que temos de recuperar isto. Não acredito em ganhar nada este ano, nada. O Malcolm fala até num suposto sucesso no futebol que poderia mascarar muitos problemas. De acordo.
Mas acredito que podemos melhorar muito! A começar nos mais pequenos, no scouting e em janeiro retocar o plantel profissional.
Veremos os frutos no futuro.
27 Novembro, 2018 at 10:33
É irónico dizeres que tens perfeita noção da merda em que estamos metidos e falares do Godinho. 🙂
27 Novembro, 2018 at 12:04
Nessa altura eu tinha a minha visão dos acontecimentos, infelizmente acertada como se veio a provar.
Hoje, mesmo tendo votado no JB acredito que Varandas está a fazer os possíveis para apresentar um bom trabalho. Tem claramente problemas de expressão que influenciam a comunicação, mas o conteúdo não é errado, bem pelo contrário.
Engraçado, de uma forma geral. eu adorava o que o Bruno dizia e odiava a forma como o fazia. Qd dava entrevistas gravadas ou para jornal, era enorme. Qd falava em reação, a sua comunicação roçava o ridículo.
O que conta é obra feita. E acho que o Varandas está a tentar tudo para nos levar a bom porto.
Posso estar errado e o Sporting vai acabar? Epá, cá estarei a dar a cara.
27 Novembro, 2018 at 12:08
Se dar 4M ao mendes não é conteúdo errado. Só para pegar no exemplo mais flagrante.
Vou até ao fim … tanto quanto me lembro foi esta a promessa, para não dizer que até a geriatria afirmou que nenhum rescisor tinha razão e que iriam entrar nos cofres mais de 100M.
27 Novembro, 2018 at 12:21
Essas história para mim está mal contada.
Como não tenho insides, não posso afirmar com tanta certeza como tu. Bem, se calhar isto tb é só a tua opinião.
Mas cada um usa o argumento como quiser para a sua narrativa.
Para mim está mal contada porque o Mendes não o reclamou antes oficialmente.
E tb está mal contada pq acho que nos devíamos mesmo a guita.
27 Novembro, 2018 at 12:11
Apenas achei irónico falares do “tempo do Godinho” e de teres perfeita noção da merda em que estamos metidos, nada mais… Não estou a falar de Bruno nem do passado, nem do Godinho do passado. Para bom entendedor, meia palavra basta…
Acabar, claro que não… e cada um dá a cara como quer.
27 Novembro, 2018 at 12:22
Qd digo dar a cara, é se acontecer algo diferente do que penso assumir que estava errado. Só isso, algo que muitos não fazem.
Infelizmente, o que pensei qd o Godinho subiu ao poder veio a confirmar-se…
27 Novembro, 2018 at 10:37
Como assim, não vês “diferenças nenhumas entre as assistências com a direção anterior e esta.”
Não tens acompanhado o tema, com sol ou com chuva ou com a NET 5G alguma coisa deve ter-te escapado…
Eu não fiz ataque a esta direção, só disse que há um divórcio entre a massa delta e está direcção…
… Tu continuas a ver arco íris e unicórnios.
27 Novembro, 2018 at 10:46
Tens as médias de assistência no ano passado no principio de Dezembro e as médias deste ano?
27 Novembro, 2018 at 10:55
Esquece, rapaz.
Para os meninos que, mesmo depois da doação de 4 M ao mendes – só para falar numa fácil e porque estou com pouca pachorra para elencar, continuam a não ver nada de mal nesta direcção, então nada que a direcção possa fazer, por mais abjecto que seja, merecerá a sua reprovação. Caso perdido.
Já a tentativa de descolar esta direcção-godinho-sem-godinho do godinho… Ui, aí sim temos algo bem mais grave que cegueira. Apesar de tudo, uma réstia de empatia impedia-me de imaginar que as pessoas em questão subissem a esse nível. Até agora.
27 Novembro, 2018 at 11:01
Houve quem não visse nada de mal em ter de pedir aos obrigacionistas para adiar o pagamento das obrigações de Maio para Novembro…30 Milhões…
27 Novembro, 2018 at 11:14
Fada-se, houve mesmo, o merdoso do bombeiro e os sues apoiantes de bosta.
27 Novembro, 2018 at 11:16
Que bruto! Agredir gente assim com um pedaço de verdade na tromba, Malcom?
27 Novembro, 2018 at 11:32
Passo-me com esta conversa, o gordo fartou-se de avisar, deixem concluir o EO, finalizar a reestruturação, preparar a época e depois se querem vamos para eleições.
QQ pessoa minimamente razoável percebia que isso era o mínimo e essencial para o futuro do clube, virem agora com desculpas merdosas , quer desportivas quer financeiras, é ridículo, ninguém foi enganado, ou melhor se há enganados é porque foram mesmo anjinhos. E o pior ainda está para vir e com sorte só nas próximas épocas será visível. O sucesso desportivo (futebol) caso aconteça, vai justificar tanta mas tanta coisa. O panhonha do gigantone vendeu o património que lhe apeteceu pq tinha acabado de ganhar um campeonato.
Os anéis estão a ir todos com o caralho, a seguir seguem os dedos …
27 Novembro, 2018 at 11:48
Tiago, fica difícil reembolsar os obrigacionistas quando tens um presidente da MAG que andou desde o inicio de Abril a ameaçar convocar uma AG de destituição dos órgãos sociais, ou quando tens o 2º maior accionista a pedir igualmente o afastamento do presidente da Sporting SAD…Tudo isto, quando se estava a preparar um novo empréstimo obrigacionista, precisamente, liquidar aquele que vencia em Maio.
27 Novembro, 2018 at 12:00
Vários. Não foram só eles. Houve muita gente que na altura desvalorizou isso porque interessou a muitas narrativas…
Não sei porque é que vieste com essa conversa toda…eu não estava a falar do BdC e da direcção dele…como deves imaginar eu sei que eles foram os que mais perderam em…sair e lhe ter sido negado o que queriam…
Era deixar preparar a época e o EO, depois era ver o que a época dava, depois era deixar acabar a época, depois era preparar a próxima…
Já nem vou ao que acho que ia acontecer se o Sporting conseguisse mesmo ir ao mercado obrigacionista naquela altura…com os bancos a cortar a torneira, Ricciarddi e Sobrinho a fazer lobby contra, com uma direcção com uma taxa de rejeição daquelas, com Alcochete…Hoje, finalizado este EO…ainda bem que não foi sequer possivel emitir.
27 Novembro, 2018 at 12:07
Green…
O grave na altura não era o adiamento…o grave é que não teriamos conseguido nem 15M, quanto mais 30…
Dependia dos Sportinguistas, tendo o banco cortado as vazas e tendo Ricciarddi e Sobrinho a fazer lobby contra. Achas que os Sportinguistas estavam com a direcção e vendo o rumo que tudo estava a levar iam subscrever aquele EO?
Eu sou maluco pelo Sporting…e não subscreveria. Porque com o BdC eu tenho muitas duvidas que o Sporting sobrevivesse…
27 Novembro, 2018 at 12:10
Malcolm, era o cenário perfeito.
Eleições nesta altura, plantel (futebol e modalidades) fechado, restruturação efetuada.
Tudo fácil, tudo um mar de rosas. Isto só não aconteceu por causa dos bombeiro e dos cabrões dos 71 que são uns sportingados e mal agradecidos.
Como escreveste no teu texto há dias, tb há outro gajo que bem podia não ter REBENTADO com isto tudo. Era só ter sido mais inteligente.
27 Novembro, 2018 at 12:12
Malcolm, era o cenário perfeito.
Eleições nesta altura, plantel (futebol e modalidades) fechado, restruturação efetuada.
Tudo fácil, tudo um mar de rosas. Isto só não aconteceu por causa dos bombeiro e dos cabrões dos sporting@dos e mal agradecidos.
Como escreveste no teu texto há dias, tb há outro gajo que bem podia não ter feito a merda que fez. Era só ter sido mais inteligente.
27 Novembro, 2018 at 12:18
A sobrevivência com BdC nunca saberás, pois impediram de uma direcção legitima de continuar, já a alternativa está aí para provar como é.
Isso que dizes sobre não conseguirem o EO (quer o revolving quer depois a alternativa) é treta, bastava estares atento às sessões de esclarecimento e CV e BdC garantiram que tinham garantias, precisamente das entidades bancarias que estavam interessadas na reestruturação. A contrapartida era a redução da divida bancaria directa, que estava ser cumprida.
Os bancos tb gerem fundos de investimento que garantiam a compra das obrigações, alias o que aconteceu agora ,só prova a incompetência pois deveria ser para estes fundos que deveriam dirigir a atenção e não pedir 100 euros aos sócios. Vergonha!.
Tiago desculpa, mas isto que estas a fazer é tentar reescrever a historia.
27 Novembro, 2018 at 12:29
A sobrevivência se o Bruno continuasse ninguém de facto pode afirmar se era conseguida e os sinais eram muito negativos, ao contrário do que com justiça diria no final do primeiro mandato.
Se eu por um lado era contra a destituição e a favor de eleições (que o próprio Bruno recusou), houve muitos a favor da destituição e uma tremenda falta de inteligência permitiu ao bombeiro meter a mão na massa.
As eleições sim, foram legítimas. E prova disso é o caminho que seguiram os apoiantes mediáticos do Bruno. Os da sua equipa e inclusive amigos que o defendiam na CS de forma cega.
Já era altura de olhar para esta direção e dar pelo menos tempo para apresentar resultados.
Este já levou mais porrada que o próprio Bruno qd começou, o que exemplifica bem o ponto de divisão em que deixaram o Sporting.
27 Novembro, 2018 at 12:39
Tinham garantias da Banca? Came on…com o Ricciarddi e o Sobrinho contra ele achas mesmo que essas garantias eram reais? Como podes achar que eles foram capazes de destituir o presidente mas não eram capazes com 3 ou 4 telefonemas acabar com essas “garantias”?! A sério?
Desculpa…À muito que não acredito na palavra do BdC e há muito que não acredito nos bancos. É todo um combo de pessoas em quem eu não acredito. Eu sei o que vi…e sei o que aconteceu. E sei como o clube foi gerido no ano de 2018. E sei quão fundo fomos. Eu sei o tamanho do tombo que de-mos e não tenho nenhum sinal que seria melhor se ele continua-se. Antes pelo contrário.
Eu não sei o que seria mas tenho a minha ideia. Tu também não sabes o que seria mas tens uma ideia. A minha ideia é que seria o fim do Sporting e por isso enquanto o Sporting sobreviver a alternativa foi melhor que a sua morte. Tu acreditas que não e que seria muito melhor do que o que é agora…
O adiamento do EO na altura foi grave porque o Sporting estava efectivamente sem condições para o colocar. E estava sem condições porque o BdC estava sem apoios.
Se o BdC quisesse em Janeiro ou Fevereiro tinha um montão de gente a votar para tirar de lá o Marta Soares. Era só querer. Ninguém gostava dele e depois daquela palhaçada da 1ª AG…estava tudo mais que pronto para o mandar para o crl. Imagina bem…uns meses depois dizem que ele e os seus apoiantes deitaram abaixo o BdC. Olha bem o estrago que um homem consegue fazer em meia duzia de meses…
27 Novembro, 2018 at 12:40
Brave, pelo conhecimento que tínhamos na altura poderiam existir motivos para destituição, dizer que tudo estava bem é tapar o sol com uma peneira.
Mas caralho, qual era a pressa? De quem era a pressa?
Esta pressa já se manifestava desde o inicio de Abril, bem antes do casball e alcochete.
Para quem quis ouvir, os motivos que levaram a Direcção a resistir, sim, não era apenas BdC que resistia, era defender os interesses do clube, e foram bem explicados em mais do que uma ocasião.
Assim, como foi explicado que gestão do processo de outra forma era impossível, pois qualquer outra forma, colocava o poder no bombeiro, na minha opinião, o principal inimigo do Sporting.
Ninguém foi enganado, ou melhor só foi enganado quem quis, e agora há uma solução que nunca saberemos como seria e há outra que está aí e vamos ver como termina.
Justificar esta opção, com a outra seria pior, é na minha opinião, ridícula, pois nunca saberemos como teria sido.
Volto a referir não era apenas BdC, era um grupo de pessoas que resistia corajosamente e com provas dadas de competência na defesa dos interesses dum Sporting independente dos interesses e eclético.
27 Novembro, 2018 at 12:46
A influencia do Sobrinho ou do Ricciardi na gestão actual do Novo Banco e Millenium parece ser mais justificação para incompetência negocial. Cada qual acredita naquilo que quiser, mas dá jeito nesta altura atirar para o Ricci a razão do insucesso.
Podes procurar e ler aquilo que foi dito, por quem manda no Millenium e ou a indignação do sindicatos dos banqueiros e ou dos rivais. Fica aqui um link, mas podes procurar que o material sobre isto é vasto.
https://www.tsf.pt/economia/interior/defesa-dos-interesses-do-bcp-justifica-polemico-perdao-de-divida-ao-sporting-9317348.html
27 Novembro, 2018 at 12:56
Mas eu estou contigo nessa. Pressa para quê?
O problema começou logo naquela AG merdosa de chantagem. Para quê, caralho? Meteu logo tudo à porrada, mas como os sócios ainda entendiam quem era a melhor opção, uns contra as propostas, outros a favor, lá demos ao Bruno uns míseros 90%.
A partir daí foi sempre a descer. Toda a gestão, comunicação, uma merda.
Madrid veio colocar cá fora os problemas de balneário que já exisitam há muito, primeiro com JJ, depois com o Bruno.
Alvalade contra o Paços, um domingo à noite… O pessoal podia ter ficado no sofá mas a grande maioria fez de questão de demonstrar ao Bruno o que achava. Não foi na net, nos blogues. Foi no estádio.
Voltas olímpicas e o caralho, já estava tudo fodido.
Depois foi um festival com a perda do 2º lugar, Alcochete, bombeiro, CG ilegais, EO com o caralho, etc, etc, etc. Um FESTIVAL e o Leão que se foda.
Vão todos para o caralho, todos contribuiram para foder o Sporting.
Resultado? Eleições forçadas. Uma campanha a lavar roupa suja até dizer chega… E os votos, podem dizer o que quiserem… não foram nenhum cabala.
Farto desta conversa.
27 Novembro, 2018 at 13:03
Tiago, isso nós nunca o saberemos, porque a possibilidade de sucesso (ou até de insucesso) desse EO, foi inviabilizada pela pressão mediática exercida pelas declarações de Marta Soares e Sobrinho.
Nada nos garante com 100% de certezas que, se o acima descrito não acontecesse, o EO não chegasse ao mínimo de 15 milhões, até porque, possivelmente, seria um EO com menos riscos associados que este último subscrito à dias.
Que se argumente que um EO não pode servir para reembolsar outro, é algo que aceito perfeitamente e subscrevo, agora achei muito injusto dares a entender que se adiou o reembolso obrigacionista por dá cá aquela palha, isso é passar uma borracha naquilo que o Marta Soares andou a fazer bem antes do ataque à Academia.
27 Novembro, 2018 at 14:57
Green…
Posso ter-me explicado mal mas eu não acho que se adiou por dá cá aquela palha. Aliás quem adiou foi a CMVM, nem foi o Sporting porque foram eles que não permitiram o lançamento do novo.
O que eu disse foi que muita gente desvalorizou na altura o adiamento porque servia a narrativa e esse adiamento para mim é resultado de um estado muito grave de fractura a que o clube tinha chegado e de exaustão da direcção junto dos adeptos. E o Sporting ter sido obrigado a esse adiamento foi muito grave por isso. Foi foi evidencia da falta de força da direcção junto dos adeptos. A primeira reestruturação que o BdC conseguiu assim que chegou foi fruto da pressão e comprometimento dos adeptos para com o Sporting e para com ele. E nessa altura…não havia essa força para ameaçar com 3 Milhões e um clube contra eles…
Quanto ao que teria acontecido lá está….cada um terá a sua teoria e tinha na altura e por isso agiram em conformidade. Hoje nunca saberemos mas a minha convicção é essa.
Quanto ao que o Malcom diz do Ricciardi e do Sobrinho. Só posso dizer que eu conheci essa pressão para fazer lobby para entalar o Sporting no EO. Eu vi. Mas eu raramente ando aqui com insides ou com merdas que vi porque para todos é apenas a palavra de um gajo qq atrás de um teclado que vale zero. E eu percebo isso porque faço com outros o mesmo. Só estou a dizer isto para dizer porque é que acredito que aconteceria. Não quero convencer ninguém. Por isso aquilo que eu digo vale zero e compreendo que achem isso. Mas posso dizer outra coisa na linha do que disse antes. Uma coisa era a negociação do BdC com 90% dos adeptos acabados de dar um voto de confiança numa AG e que obrigava os bancos a pensar que é um mercado grande demais para subestimar. Outra é o momento em que ele seria lançado e o facto dessa força se ter desvanecido. Banqueiros fazem o que eles calculam que lhes dará mais dinheiro. E se o Ricci e o Sobrinho se chegassem à frente com acordos com os bancos…podes ter a certeza que os bancos viravam agulha para onde lhes dava mais dinheiro. Foi aliás o que lhes aconteceu. Enquanto lhes rendia estar com BdC estiveram…quando a perspectiva passou a ser render mais deitá-lo abaixo, fizeram tudo para o conseguir.
O que não invalida todos os erros que eu disse na altura que esta direcção fez porque isto tudo era mais que previsível…não diria tanto inabilidade para negociar mas mais inabilidade para antever os problemas que estavam na cara. E só serem apanhados na curva revela impreparação…
27 Novembro, 2018 at 15:54
Fartos da conversa e de foderem o clube estamos todos.
Já por diversas vezes afirmei quem nunca errou que atire as pedras.
Ninguém merecia o processo nojento que foi transmitido em directo ao vivo e a cores, quando era um assunto que apenas diz respeito aos Sportinguistas e sócios.
O fantoche foi dos primeiros a atirar pedras, por isso agora que não fique admirado pelo Pay-Back. Karma is a bitch!
Quanto mais não fosse, a diferença abismal de atitudes e compromisso foi vista logo nas primeiras semanas quando BdC já gerava capas com títulos, “Bruno declara guerra aos bancos” e o fantoche vai-se desculpando com o legado e catalogando os sócios em verdadeiros e outros ….
Assim e em permanente actualização a lista já é longa:
– Doação ao mendes, de algo que nem os geriátricos conseguiram descortinar em dois meses o fantoche descobriu em duas semanas.
– Ajuste directo da comunicação ao amigo de campanha e purga no Jornal e SportingTv com lugar assegurado a tantos que durante tanto tempo fizeram da insidia e difamação arma de arremesso contra a direcção legitima
– Atitude de submissão perante o artolas do PTM mas sobretudo com o SEJD que tanto mal tem feito ao Desporto e ao Sporting, não esqueço que ele que tem responsabilidade nas questões de violência no desporto.
– Incapaz de defender a honra dele e do nosso clube perante o criminoso traficante de carnide
– Manutenção do Barbini na estrutura de dirigentes, deve gostar de levar no focinho.
– Promoção do responsável de segurança em alcochete para director de segurança
– Voto de confiança ao Peseiro para uns dias depois o despedir durante a madrugada de forma covarde.
– Incapacidade de defender ou melhor de se solidarizar com bloggers do clube perante os ataques do gabinete de crise das toupeiras.
– Estupidez máxima ao não de perceber que o ataque ao BdC, na tentativa de o incriminar pelo ataque, será o mais duro golpe, para não dizer de misericórdia, que pode ser dado ao leão. Nem uma palavra de solidariedade e de confiança, nem uma palavra de critica ao processo judicial, enfim!
– Estratégia ou melhor falta de preparação para enfrentar e arranjar soluções para a colocação de obrigações, até o pateta rodrigues arranjava uns árabes. Bem o fantoche preferiu vitimizar-se e enganar os sócios com os 100 euros e no final ainda os consegue catalogar, uma catalogação perfeita seria diferenciar pelo nível de estupidez. O fantoche ainda não percebeu que as obrigações são destinadas a investidores, sejam sócios ou não ….
….
O resto fica para outro dia pois a historia ainda só agora iniciou e cada diz, cada semana é um manancial de surpresas, tenho pena de assistir a muitos que preferem não ver.
27 Novembro, 2018 at 16:08
Tiago, já que falas em experiência pessoal, posso dizer-te que a minha gestora de conta no Santander ligou-me para sugerir aplicação de uma poupança e entre outras coisas (ela não sabe que sou Sportinguista) falou-me nas obrigações do Sporting como sendo de risco mas com alta rentabilidade.
Já aqui na empresa a gestora do Montepio, que sabe que eu sou do Sporting, também me contactou, perguntando pelo interesse meu ou do administrador neste produto que ela considerou de altamente remunerado.
O BIC, que muitas vezes me oferece bilhetes para jogos do Sporting, ele sabe que só quero bilhetes para jogos do Sporting, informalmente, numa conversa sobre outros assuntos, também me perguntou se eu já tinha subscrito e não desaconselhou.
Cada experiência, vale o que vale.
27 Novembro, 2018 at 12:06
Isso passa com Buscofem®
27 Novembro, 2018 at 12:32
https://www.theguardian.com/business/2018/jan/03/us-drug-firm-offers-cure-for-blindness-at-425000-an-eye
27 Novembro, 2018 at 12:48
Epá, esta merda é cara.
Deixa ver se o consigo um tacho no Sporting e mamo logo na primeira comissão.
Nem é preciso um Diaby, basta um Túlio para pagar isto.
27 Novembro, 2018 at 13:00
Poupa-te. O pior cego é aquele que não quer ver e, para isso, não há cura.
Em qualquer caso, podes sempre mandar um mail a dizer que te devem 4 M€ apesar de nunca o terem reconhecido, dos auditores não o terem detectado e de tu próprio nunca o teres reclamado em tribunal.
Só naquela. Se pagarem ninguém verá mal nisso.
27 Novembro, 2018 at 13:15
Essa resposta foi para mim?
Posso perguntar porquê que queres baixar o nível?
27 Novembro, 2018 at 13:49
O Sir já devia saber que os viscondes, pacientes, vigilantes, atentos, lpms, boys, bots, setenta-e-uns e quejandos, jamais baixam o nível. Mesmo quando o fazem.
Isso é coisa de brunete.
27 Novembro, 2018 at 17:22
Sir… a pergunta era escusada, és melhor que isso.
Mas a conversa é tão longa que já nem uma régua serve.
Mas a outra aproveitou-se.
27 Novembro, 2018 at 12:39
A tua primeira frase é … LAPIDAR e MENTIROSA …
“Não vejo diferenças nenhumas entre as assistências com a direção anterior e esta.”
Não vÊs??? Então és cego, ou pior, queres ser cego, ou ainda, está-te a fazer de parvo …
Há um claro decréscimo nas assistências no Estádio Alvalade XXI … Decréscimo nas receitas de Merchandising e muito mais …
Se a média de assistências foi sempre a subir nos últimos 5 anos até atingir o valor de 43 mil por jogo … Agora estás com assistência média de … Menos de 30 mil … Ora cerca de 1/3 a menos … Isso em percentagem dá qualquer coisa como -33% …
Em qualquer empresa quando há um decréscimo dessa ordem devem soar os ALARMES … É triste ver que há pessoas que, para fingirem que nada se passa, fazem estas tristes figurinhas …
27 Novembro, 2018 at 12:42
O contexto é Joao Rocha
27 Novembro, 2018 at 12:47
Ou seja, não vale bujardas.
27 Novembro, 2018 at 15:11
Spikes e basculações
27 Novembro, 2018 at 12:46
Ele fala das assistências do JR tu falas do estádio.
Dava para perguntar se és cego ou se te estás a fazer de parvo, mas acredito que nem tenhas lido bem o que ele escreveu
27 Novembro, 2018 at 13:30
Então, sendo assim, e para sermos precisos, esta thread começou com uma abrangência total.
Entretanto, e porque interessou à narrativa do brave, foi colocada no contexto amadoras…
Mas deixa lá, o spin está feito
27 Novembro, 2018 at 13:32
Mas para sermos ainda mais precisos, o post fala sobre o JR.
O spin não foi feito pelo Brave
27 Novembro, 2018 at 14:07
” esta thread ” [tal como os comunicados, também] tens de ler todo o comentário.
O spin continua, e sim, entre outros foi o brave
27 Novembro, 2018 at 14:21
Eu li “a thread”.
Mas quem comecou a desviar a conversa não foi o Brave, tendo em conta o teor do post.
27 Novembro, 2018 at 17:43
Fdx… desisto.
27 Novembro, 2018 at 20:00
“”3/ um evidente divórcio entre adeptos e clube (direcção)”
Esta afirmação decorre das baixas assistências, no futebol, principalmente, mas também nas “amadoras””
Post sobre o JR, tu escreves isto e eu é que mudo o assunto.
Estás todo fodido, meu.
Bem… vai começar o volei. Volto qd chegar a casa.
26 Novembro, 2018 at 23:04
O que me ri com a revelação cmtv acerca da Juve Leo ( que não vi na cmtv ).
Uau 6 gramas de haxixe .
Mais uns gramas de coca.
Eu a pensar que seria em quilos tipo porta 18.
2 bastões para autodefesa uau ( parece um armamento para um exército).
Meia dúzia de engenhos pirotécnicos igual aos usados no ataque a Alcochete ( usados em praticamente todos os jogos e que se pode comprar em qualquer lado ).
Capuchos para tapar a cara que sempre foram usados em muitos jogos.
Que grande revelação cmtv, parabéns, coisas completamente anormais dentro das claques de todos clubes de Portugal e da Europa sem falar do Mundo.
E os burros a comerem gelados com a testa.
Santa paciência.
27 Novembro, 2018 at 0:10
Era a essa cmtv e outras merd@ dos género é que a Juve Leo devia ter ido …
Até uma manifestação à porta da Assembleia da República eu apoiava … Sobretudo por causa da enormissima “DUALIDADE de TRATAMENTO” entre tudo o que diga respeito ao SCP e aos outros rivais …
A seguir Manifestação na FPF e Liga de Clubes … Associação de Treinadores … Sindicato de jogadores … Até a ERC merecia uma visita por parte da Juve Leo …
27 Novembro, 2018 at 1:44
Tens mais coca e amphetaminas nos camarotes do que na casinha lol
26 Novembro, 2018 at 23:05
A causa principal é a falta de cultura desportiva em Portugal, o pessoal acha piada é a futebol e o resto gosta que o clube ganhe para poderem comentar que o clube é campeão disto e daquilo, mesmo que nem saibam quantos jogadores entram em campo.
A juntar a isso, os jogos das modalidades são pouco promovidos. O nosso site continua miserável e confuso e também não ajuda a que as pessoas vão.
De qualquer forma, não deixa de ser triste que, pelo menos aos fim-de-semanas, não se meta 2500 pessoas no pavilhão em qualquer jogo da modalidade. Eu, estando fora a maior parte do ano, sinto inveja de quem está por perto e não aproveita.
Felizmente, vou estar agora 1 mês por Portugal e vou aproveitar para tirar a barriga de misérias, a começar já pelo vólei amanhã e prevejo que nem 500 pessoas lá estejamm.
27 Novembro, 2018 at 0:06
Basicamente é isto.
O pessoal prefere mamar uma tarde de BPL + Lá Liga na STV do que ir a um pavilhão.
27 Novembro, 2018 at 3:49
Faça aposta dessa previsão que ganha! E é jogo europeu!
SL
26 Novembro, 2018 at 23:11
” Será que é um problema de má promoção dos jogos? Será que a comunicação dos mesmos não chega onde devia? Será que fazem falta bilhetes família? ”
Sim. Sim. E sim.
No meu caso pessoal só não vi ainda um jogo de hóquei ( até porque não gosto muito…vibro e acompanho por ser Sporting) mas tenho acompanhado muito mais este ano! Mas também se não houver bilhete família ou de grupo fica muito mais complicado e pesado ( algo a rever com urgência)!
Há que pensar em melhores e mais soluções e com urgência.
26 Novembro, 2018 at 23:13
Só um “achega”… Sei que o post se refere à presença/ausência no PJR mas há outras possibilidades de acompanhar e apoiar ao vivo as nossas equipas!!! Eu vivo a 130 km do Estádio/Pavilhão mas em tanta Modalidade, quase todas as semanas tenho o Sporting a jogar no meu distrito… E da mesma forma que tenho eu, terão muitos de nós e todos os outros que não frequentam a Tasca!!! Façam ao menos esse esforço e levem um cachecol ou uma camisola para os atletas vos verem 🙂 Acreditem que vale a pena essa presença também nos jogos fora… Mesmo que seja uma modalidade que não agrade, vão!!! Eu não gosto de desportos de combate mas ainda a semana passada estive na Nazaré a assistir a um encontro de Kickboxing e foi fixe 🙂
27 Novembro, 2018 at 0:12
É assim mesmo!!!
Isso é sentir o SCP!!!
27 Novembro, 2018 at 4:58
Sentir, todos sentimos… Cada um à sua maneira 🙂
Porém, e como meio a brincar e meio a sério costumo dizer, ninguém com menos de 40 anos é do Sporting por causa do futebol!!! Sendo assim, seria importante retribuir às outras modalidades, a bela escolha que nos proporcionou…
27 Novembro, 2018 at 12:14
Eu se morasse no norte tentaria sempre estar presente nos estádios e pavilhões onde me fosse possível deslocar.
Trabalho em lx e moro a 25 kms, sou um privilegiado.
27 Novembro, 2018 at 9:25
Serjão, quem é do norte principalmente, quer no futebol quer nas “principais” modalidades, se quisesse acompanhar o Sporting ao vivo, não havia fim-de-semana que não tivesse um jogo para ver… Tudo que é equipa é praticamente de lá…
27 Novembro, 2018 at 9:45
Comentei precisamente isso ontem… Eu sou da zona centro e praticamente todos os fins de semana tenho o Sporting a jogar perto de mim!!! Seja em que modalidade for 🙂
No próximo Sábado, vou ver a equipa B de Hóquei no Valado, por exemplo…
26 Novembro, 2018 at 23:26
Parece que não estamos sozinhos nesta questão.
Os nossos velhos rivais europeus, Barcelona, também têm registado o mesmo problema de baixas assistências no Palau blaugrana.
“El Palau blaugrana es uno de los pabellones con peor asistencia de toda la liga ACB. Y es habitual que los equipos culés de balonmano, fútbol sala y hockey jueguen en familia salvo cuando llegan los partidos claves. Es difícil de comprender en un club que cuenta con 155.000 socios y 1.283 peñas en todo el mundo: 456 en Cataluña, 700 en el resto del estado español y 127 en el resto del planeta.”
https://www.google.com/amp/s/www.mundodeportivo.com/opinion/20180104/434052831424/marcal-barca-asistencia.html%3ffacet=amp
26 Novembro, 2018 at 23:27
E também um sentido de que: às vezes não vale a pena…
O fácil que é fazer um vaidoso falar para um microfone… (Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Ferro Rodrigues)
Então, um gang altamente conhecido e temido pelos estudantes de Braga, aterrorizava ou não aterrorizava?… (o ridículo de quem diz que se enquadra na lei. E não falta ridículo por aí no que se refere ao Sporting nos últimos meses. O Cashball uma encomenda que nem deu em acusação que apareceu convenientemente em certo dia. E muito mais casos ridículos vão aparecer. O que não vai aparecer novamente é: Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Ferro Rodrigues a comentarem Fait Divers do futebol, nem a falarem de terrorismo. Onde estavam quando das mortes em estádios, em rotundas ou em ataques vis e sequestrantes em hotéis. Alguns recentemente. O fácil que é fazer um vaidoso falar para um microfone.)
https://capas.newsplex.pt/capas/capa_jornal_i_26_11_2018.jpg
27 Novembro, 2018 at 0:13
Podes crer!
Subscrevo por inteiro e reafirmo a vontade de elaborarmos uma Carta Aberta aos mais altos signatários desta nação a exigir uma mudança de 180º nesta miserável conduta que, configura uma profunda desigualdade de tratamento.
SL
27 Novembro, 2018 at 0:27
Caro Jordão2,
IMHO, uma coisa é haver alguma discriminação negativa contra o SCP no que toca quer à CS quer a intervenções de políticos no que toca ao assalto a Alcochete (por mim, só posso apelidar de discriminação se existir tratamento desigual para situações iguais. Como não conheço (nem ninguém) situação igual à que se passou em Alcochete…
Outra coisa é menorizar Alcochete. Comparar o que aconteceu (pré e pós) com Guimarães é absolutamente risível. Com gangs criminosos que sempre (e infelizmente) existiram na nossa sociedade civil, não cola.
É-me algo incompreensível que se apelide o SCP de Grande instituição e depois se compare aquele episódio com crimes que (ainda infelizmente) acontecem semanalmente em cidades do nosso país.
E ainda me é mais incompreensível quando o SCP foi “líder” na luta contra a violência no futebol. Com intervenções na própria… Assemleia da República. Obviamente, na altura queríamos que o “poder político” actuasse porque se tratava dos milhafres. Agora queremos que o “poder político” se cale porque se trata… de nós.
Sportinguistas invadiram a Academia de futebol do SCP para espancar jogadores do CPS. Isto depois de ameaças no aeroporto, e nas garagens do estádio. Jogadores que (ao que dizem, não consigo confirmar) altura houve em que tiveram que contratar segurança pessoal…
Onde existou algo parecido?
SL
27 Novembro, 2018 at 0:37
jogadores que fizeram de propósito para o SCP perder …
Sim, mereciam mais uma “volta olímpica” … Mas era a serem lavados a mangueirada de chorume. . .
27 Novembro, 2018 at 0:38
Esses TRAIDORES mais o treinador TRAIDOR … E muitos mais TRAIDORES …
27 Novembro, 2018 at 0:59
Caro Livramento, vou-lhe fazer uma pergunta muita directa que pode atestar da gravidade ou não da gravidade do assunto (tem a ver com o princípio da proporcionalidade da defesa):
-Havia alguma arma branca ou de fogo entre os atacantes? Se havia, foi usada para intimidar ou causar dano físico? Não vai querer comparar uma fivela (que efectivamente pode matar uma pessoa mas não foi criada para isso) com uma arma de fogo ou corte, pois não? (Se souber Krav Maga, até um lápis é uma arma mortal).
Se não havia armas mortais e quase toda a gente ali usava calças, acho que os cintos deviam estar bem distribuídos.
Se entraram 40, num plantel de 30 mais tachos, não faltariam gajos para dar troco (mas alguns passaram calmamente pela situação sabendo que não seriam atacados).
Você certamente não sabe o que é terror. Não sabe o que é ter que passar todos os dias no mesmo caminho sabendo que pode ser assaltado ou violada.
Esses meninos mimados (sim, de facto não tem outro nome, nunca tiveram) não sabem certamente o que é terror. E, às confusões que armam aos anos por essa noite fora, certamente que não tem problemas em andar ao sopapo.
O verdadeiro terror que sentiram foi saberem que tudo fizeram para ficar em terceiro no campeonato e a consciência não lhes ter dado descanso.
A gravidade, foi a comunicação social que a deu. Digo-lhe de fonte segura que em Guimarães foi muito mais grave. É aqui ao lado. Não brincam ali. Só têm meio neurônio para as funções motoras.
(Mais uma vez lhe digo: para esses meninos, que se fartam de andar em rixas, muitas vezes com armas de fogo – já vem do tempo do Kennedy, só para falar do meu tempo – que são todos amigos desses bandidos das claques, que passeiam soberba pelas passarelas do país, não ali nenhum terror. Há só cagança.)
27 Novembro, 2018 at 1:15
Caro Jordão2,
Em primeiro lugar, eu não estava a comparar os jogadores do SCP com habitantes de países onde o ISIS é um flagelo.
E não, ao que se saiba não havia nem armas brancas nem “armas mortais”.
Obviamente, isso tem pouco a ver com o que eu escrevi.
Referi que “Sportinguistas invadiram a Academia de futebol do SCP para espancar jogadores do SCP” para tentar demonstrar, numa só frase, o que o acontecimento deveria dizer a nós, Sportinguistas.
Mas cá se volta com os “ah, mas os meninos são mimados”, “ah, a coisa não foi assim tão má”, “ah, eles é que deviam ter a consciência pesada porque fizeram para perder o jogo com o Marítimo”, etc., etc..
Desculpe-me o Caro Tasqueiro, mas isso é “conversa para boi dormir”, como se diz na minha terra.
Pode-se questionar desde a qualificação jurídica dos factos à adequação das medidas de coacção, o que se quiser. Estou perfeitamente de acordo que a Defesa no processo alegue o que bem entender na defesa dos arguidos. Incluindo relativizar/menorizar o sucedido.
Nós, Sportinguistas, fazer isso? Não.
A coisas foram o que foram. Nem mais, nem menos (menos o que ainda se puder averiguar no processo em curso). Mas o que já se sabe que aconteceu deveria envergonhar fortemente qualquer Sportinguista. Pelo menos é a minha forma de pensar…
SL
27 Novembro, 2018 at 1:19
“Não sabe o que é ter que passar todos os dias no mesmo caminho sabendo que pode ser assaltado ou violada.” – isto é em Portugal e muito mais comum que aquilo que deve pensar.
27 Novembro, 2018 at 1:59
Houve jogadores do fcp que levaram no focinho nem piaram, o treinador holandês ficou com o carro que parecia uma árvore de natal.
O Seixal do que me lembro foi invadido e elas também caíram.
Em Guimarães foi praticamente igual a Alcochete.
Podia dar mais episódios.
Diferença?
Tratamento da comunicação social com os notáveis e políticos a carregar em força.
Se gostei ?
Não gostei e condeno mas não faça do seu clube como se fosse o único caso em que a violência aconteceu.
Diferença?
Nos outros casos não houve pessoas de dentro a mandar fotos e vídeos passado 5 minutos para a comunicação social , chama-se a isso salvaguardar os interesses do clube.
Vale tudo quando se quer chegar a um objectivo.
O Bruno Fernandes por exemplo de repente já se sente em segurança?
Somos todos burrinhos se calhar.
Não me diga que é amor ao clube
27 Novembro, 2018 at 2:03
“Não gostei e condeno mas não faça do seu clube como se fosse o único caso em que a violência aconteceu.”
Pois…
Não vale a pena…
SL
27 Novembro, 2018 at 2:17
Qual foi a parte que não percebeu ?
Repito: condeno
mas não é infelizmente caso único para seu desagrado é o sr. não se importa de o Sporting ter o tratamento diferente dos rivais porque ajuda à narrativa.
Pensei que primeiro o Sporting depois o resto mas é quando intressa.
Podia copiar também as outras partes que escrevi mas isso já não lhe intressa.
27 Novembro, 2018 at 2:18
Uma boa noite
27 Novembro, 2018 at 4:04
Meu caro Livramento. Não se trata de comparar nada: Trata-se de tratamento discriminatório sim! porque, independentemente da caracterização, e até da qualificação, ou mesmo da gradação que se queira fazer da acção violenta a verdade é que há muito mais violência de G.O.As reportadas ao longo dos anos (até com mortes, com feridos hospitalizados) que não mereceram qualquer reparo da parte dos dirigentes políticos das instituições estatais.
Além disso, há que também saber escrutinar (independente até da descriminação)o conteúdo dessas mesmas intervenções. Um Presidente da AR (2ª figura do Estado), por exemplo afirmar na 4ª feira antes do jogo que o mesmo se devria realizar no Estádio do desportivo da Aves é de uma demagogia, populismo e oportunismo completamente irresponsável. Será que ninguém o fez notar que tais sugestões são um incentivo potencial à disrupção social e à violência. O que fariam, se a sugestão vingasse, os muitos milhares que tinham, pago não só os bilhetes do jogo como deslocações (até de avião) e estadias em hotéis? Iam pedir o reembolso ao sr Presidente da AR?
As declarações dos três estarolas naquela 4ª Feira foram apenas uma demonstração do mais reles populismo e da mais aviltante demagogia oportunista.
SL
27 Novembro, 2018 at 8:15
Andas distraído como sempre quando dizes que não houve situação idêntica à que se passou em Alcochete.
O mesmo vimos passar-se em Guimarães e no Seixal e nenhum comentário se ouviu de políticos, nem a CS teve interesse em tratar a fundo os temas.
Por esta altura ainda não percebeste que o circo montado em Alcochete, Cashball e outras novelas apenas serviram um propósito.
És demasiado “inocente”…
27 Novembro, 2018 at 9:23
Caro José Silva,
Em Guimarães e no Seixal:
– Os jogadores foram ameaçados em aeroporto, e posteriormente na garagem de um estádio?
– Os responsáveis do Clube ouviram o “líder” da claque dizer que iam fazer uma “visitinha” e nada fizeram?
– Houve jogadores que tiveram que recorrer a protecção privada (ainda não consegui confirmar isto, só pelo que se ouve por aí…), por temerem pela sua segurança?
– Os jogadores foram alvo de um ataque premeditado e previamente estruturado, incluindo “alvos” para cada agressor?
– Os agressores invadiram as instalações desportivas à vista de toda a gente, e com honras de transmissão televisiva?
– Os jogadores recusaram-se a voltar àquelas instalações, por receio de que as coisas se pudessem repetir?
– Jogadores saíram de Lisboa, para o Norte, para se sentirem mais seguros?
– Etc., etc.
Deixe-me adivinhar: não.
Mas, já agora, que “circo montado” foi esse relativamente a Alcochete?
SL
27 Novembro, 2018 at 11:35
pega lá
Nos outros casos não houve pessoas de dentro a mandar fotos e vídeos passado 5 minutos para a comunicação social , chama-se a isso salvaguardar os interesses do clube.
Vale tudo quando se quer chegar a um objectivo.
O Bruno Fernandes por exemplo de repente já se sente em segurança?
Somos todos burrinhos se calhar.
Não me diga que é amor ao clube
26 Novembro, 2018 at 23:29
So enche nos jogos que dao o titulo ou contra os lampioes! Valia mais ficarem em casa assim davam lugar a quem acompanha nos outros jogos! Devem ser os mesmos que fazem o black friday, e um acontecimento de massas logo tem que la estar!
26 Novembro, 2018 at 23:36
Não dá jeito nenhum tantas modalidades. Isto de ter tantas é o cabo dos trabalhos para manter o pavilhão cheio. O melhor é mesmo começar a cortar algumas.
27 Novembro, 2018 at 0:14
Como diria o Soares Franco, é ficar com o futebol e acabar com as amadoras todas. Um dos expoentes do ecletismo croquetiano.
27 Novembro, 2018 at 0:35
Sóares de Franco >>> O pior presidente do SCP
27 Novembro, 2018 at 1:02
Que tal trocar algumas cadeiras com as do estádio para parecer um pavilhão cheio?
27 Novembro, 2018 at 1:03
Que tal trocar algumas cadeiras com as do estádio para parecer um pavilhão cheio?
27 Novembro, 2018 at 0:07
Até aqui…
Onde estão os avatares fixes, concierge??
27 Novembro, 2018 at 0:14
Deixa-te de ideias … eheheheh
(o que me calhou em sorte … fosgasse …)
27 Novembro, 2018 at 0:10
Boa Noite.
Discussão boa esta.
Não acho que seja um problema de direcção A ou B.
É uma questão cultural.
Não somos um pais com cultura desportiva, nem o Governo parece estar para ai virado ou preocupado com tal assunto.
Entretanto chegam os JO e é tudo a “pedir” medalhas.
Malta da minha geração fim de 80/inicios de 90, conhece bem o desporto escolar e a fraca aposta em tal projecto.
O exemplo tem que começar por baixo, nos miúdos.
Na minha altura a rapaziada queria era jogar á bola, cheguei a faltar a N de aulas para ir jogar á bola…não á incentivo para praticar outro desporto e por vezes nem as escolas têm condições para tal.
Portanto no Sporting não ia ser diferente.
O que acho é pode haver uma maior divulgação dos jogos das modalidades.
Já aqui falei numa aplicação para o telemóvel por exemplo, só para as modalidades no pavilhão.
Agora pavilhão cheio, vai ser complicado.
Mesmo falando no futebol, não temos casas “cheia’s” tirando os 3 grandes e mesmo assim, depende da fase em que o clube se encontra.
Para finalizar, eu não tenho muita moral para falar, já que a minha “paixão” sempre foi e será o futebol, tirando fases finais ou jogos importantes, não tenho grande interesse.
Vai valendo a Tasca para me manter atualizado.
Como eu há muitos e aqui também entra a vida pessoal e profissional, onde há prioridades maiores.
27 Novembro, 2018 at 0:22
A resposta é simples: existem dois clubes dentro de um, o Sporting Clube de Futebol de Lisboa e o Sporting Clube Eclético de Portugal.
27 Novembro, 2018 at 0:50
Em Off …
E os ‘criminosos’ lá continuam o seu passeio pelos tribunais …
“Os presidentes do Sp. Braga, do V. Guimarães e o antigo jogador Nuno Gomes foram esta segunda-feira ouvidos na instrução do processo ‘e-toupeira’ como testemunhas arroladas pela SAD do Benfica, que prescindiu da inquirição de Sousa Cintra.
Júlio Mendes abandonou o tribunal às 15h24. Antonio Salvador saiu da garagem às 15h49 num carro com os vidros traseiros fumados. Não prestou declarações aos jornalistas.
Rui Patrício, advogado do Benfica, esclareceu que os encarmados é prescindiram da audição de Sousa Cintra.
“Sousa Cintra não faltou, fomos nós que prescindimos do seu depoimento. Justificámos ao tribunal as razões que estiveram na base desta decisão e que tem a ver com a divulgação pública do conteúdo das diligências a semana passada. Entendemos que nesse sequência devíamos tomar determinadas decisões hoje e uma delas foi prescindir do depoimento do sr Sousa Cintra”, disse acrescentando que “não vai haver mais diligências de prova”.
João Medeiros, outro dos advogados da Benfica SAD, mostrou-se satisfeito. “A fase de Instrução correu muito bem. Foi produzida muita prova, muito esclarecedora. É uma instrução, tudo pode acontecer. A fase de instrução correu muitíssimo bem. Satisfeitos, satisfeitos ficaremos se a SAD não foi pronunciada”, afirmou.
E quanto à divulgação dos áudios referiu: “Em causa está a prática de um crime público. É ao Ministério Publico que cabe investigar.”
…
É aguardar …
27 Novembro, 2018 at 1:12
Off 2
https://www.youtube.com/watch?v=62UhyE9qdLQ