O Ministério Público apresentou recurso sobre a decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal de não pronunciar para julgamento a Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Benfica no âmbito do caso e-Toupeira, confirmou o Observador junto da Procuradoria-Geral da República. O recurso, que já tinha sido anunciado, vai ser agora analisado pelo Tribunal da Relação de Lisboa.
O procurador Valter Alves argumentou na fase de instrução criminal que poucos casos de corrupção eram tão claros como este, insistindo na pronúncia da SAD do clube da luz.
Na decisão instrutória, a juíza Ana Peres considerou que a SAD do Benfica não cometeu nenhum dos 30 crimes de que era acusada: falsidade informática, corrupção ativa e oferta ou recebimento de vantagem indevida. A juíza sustentou que os indícios de corrupção eram “vagos e imprecisos” e que o Benfica não estava obrigado a vigiar os atos do seu assessor jurídico Paulo Gonçalves. Este irá ser julgado por corrupção, tal como o funcionário judicial José Augusto Silva, que deixou de estar em prisão domiciliária.
Entretanto, um dos suspeitos do ataque à academia do Sporting, em Alcochete, em maio de 2018, foi detido em Angola, disse fonte judicial, acrescentado tratar-se do braço direito do líder da claque Juventude Leonina.
Segundo disse a mesma fonte à Lusa, Alano Silva, considerado um elemento “muito próximo” do líder da Juve Leo, Nuno Mendes, conhecido como Mustafá, terá viajado para Angola logo após a operação da GNR que culminou com a detenção do primeiro grupo de 23 suspeitos.
A detenção ocorreu na sequência de um mandado de detenção internacional emitido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, mas, segundo explicou a mesma fonte, como este suspeito tem nacionalidade angolana, é “quase certo” que não seja extraditado para Portugal, ainda que possa vir a ser julgado em Angola pelo ataque à academia de Alcochete.
24 Janeiro, 2019 at 18:06
Vamos lá ver “ o estado da justiça “ em Portugal…
Mas já vi que a “arma “ dos juizes corruptos…
É…
Ou não os levar a tribunal (há sempre uma janela aberta…para os criminosos saírem…)
Ou em último caso…vão empurrando o processo…até à prescrição…”
SL
24 Janeiro, 2019 at 18:09
Esta juíza, ou é doente pelo carnide, ou está com os bolsos mais pesados.
24 Janeiro, 2019 at 18:16
…ou as duas coisas.
24 Janeiro, 2019 at 18:31
Tens razão.
24 Janeiro, 2019 at 18:16
É doente pelo Carnide – há muitas fotos dela na Luz de cachecol no pescoço – mas não quer dizer que a outra também não seja verdade!
O que eu gostava é que quando uma decisão é contrariada por outra instância houvesse uma entidade que investigasse porque raio uma mesma coisa é decidida por juízes diferentes de forma diferente perante uma mesma lei!
A ver se acabávamos com a pouca vergonha que é a Justiça nesta anedota de país…
24 Janeiro, 2019 at 18:30
Não fazia ideia que era mesmo do carnide.
24 Janeiro, 2019 at 21:38
Miguel, não há país do mundo (ou melhor, ha, nas ditaduras, tipo Cuba, China, Turquia, Rússia…) onde isso não aconteça. Por isso é que há várias instâncias e a superior tem o,papel de unificar a jurisprudência…
O direito está muito longe de ser uma ciência exacta. Justiça divina só nos céus, para quem acredite, a dos homens e imperfeita…
E às vezes também é corrupta…
25 Janeiro, 2019 at 7:31
Nunca deves ter visto o Making a Murderer…. se tivesse visto verias que “cada juiz sua sentenca”.
A principal razão chama-se Corrupcão, mas para julgares um juiz precisas de….. um juiz, e eles, tal como os médicos, protegem-se uns aos outros.
24 Janeiro, 2019 at 19:27
e se calhar um cadinho de nhiaufa também…
24 Janeiro, 2019 at 19:27
…resposta ao NFA
24 Janeiro, 2019 at 19:35
Às tantas….um gajo até se esquece que está ali uma organização à frente de um clube.
24 Janeiro, 2019 at 20:14
Usando as táticas das organizações criminosas enchem-se os bolsos dos corrompidos e ameaças com os podres.
24 Janeiro, 2019 at 19:57
estaremos atentos…
eles não se vão ficar a rir.
24 Janeiro, 2019 at 20:06
a foto por si só… “há imagens que valem por 1000 palavras”…
24 Janeiro, 2019 at 20:11
Siga lançar fumo sobre o VAR e os árbitros! Como sempre o toupeira mor tenta manipular tudo e todos.
24 Janeiro, 2019 at 20:55
Entretanto o cashball vai voltar às capas de jornais visto que a CMTV diz que a PJ encontrou mensagens no telemóvel de André Geraldes que provam(dizem eles) subornos….
25 Janeiro, 2019 at 7:34
Exacto, o mesmo canal que pagou para inventarem o cashball, afirma que foram encontradas mensagens…. LOL
24 Janeiro, 2019 at 21:10
Admiro os tasqueiros que acreditam na justiça. Provam-me, no mínimo, que são bem mais fortes do que eu que sou descrente.
Os casos que envolvem o benfica têm ramificações tão grandes que nem sequer podemos esperar que a sua SAD seja constituída como arguída. Os crimes são por demais evidentes. Saltam à vista. São gritantes. São gigantes. Se por abstracta hipótese o benfica fosse a julgamento, seria impossível, verdadeiramente impossível não ser castigado e com tudo a que tem direito. Nunca mais teria recuperação. Portanto, mais vale matar o bicho logo à nascença.
Como tenho dito, a justiça já foi alcançada. Não se livram do julgamento moral que todos podemos e devemos fazer. E não se trata de um julgamento na praça pública. Trata-se apenas da obrigação que todos temos, benfiquistas incluídos, de afirmar os valores de um Desporto que ainda amamos.
SL
24 Janeiro, 2019 at 23:11
Neste país é muito difícil acreditar na justiça.
Quem sabe um dia…
24 Janeiro, 2019 at 23:13
Vara já lá está.
Pode ser que a vara o siga
25 Janeiro, 2019 at 11:26
A Justiça é mesmo para se acreditar, tal como se acredita no Pai Natal ou em Deus.
É que como não se vê tens de ter “crença”…. é um mero acto de fé!