Uma das grandes preocupações dos Sportinguistas é talvez que o seu clube reúna todas as competências e qualidades para que consiga conquistar títulos significativos no futebol. É uma demanda que perseguimos com ansiedade e muitas vezes de forma obsessiva. É um facto que de tanto procurarmos fórmulas vencedoras, condenamos Direções, terminamos mandatos, despedimos treinadores e reformulamos constantemente plantéis. De alguma foram, assumimos sempre que o problema ou a distância que nos resta para o sucesso é nossa responsabilidade.
Esquecemo-nos porém que estamos inseridos num contexto desportivo “especial”, dentro de um pais “muito especial”. Não competimos sozinhos e por muito que nos culpabilizemos por erros na gestão desportiva, há muito mais que interfira na legitimidade para um clube em Portugal ter as condições necessárias para ser campeão. Estarei a falhar à verdade se disser que as operações “paralelas” dos nossos grandes rivais Porto e Benfica se tornaram tão complexas e competentes que nos deixam, a nós Sporting, como um autêntico pato no lago só à espera de levar, época atrás de época, o tiro mortal quando a eles lhes parece ter chegado essa hora?
Estarei a falhar na razão se disser que, seja o Sporting mais ou menos paladino da verdade desportiva, o cenário mudará zero, enquanto toda a massa de esquemas, corrupção, tráfico de influências e compadrio não for combatida pelo Estado de forma convicta e sem reservas ou receio de consequências politico-sociais? Estarei enganado quando sinto que isso, não só não parece estar para breve, como nos preparamos para perder mais uma grande oportunidade para escolher esse caminho?
A força política que sustenta as diligências das polícias e tribunais é…fraca. Em Portugal é especialmente fraca contra os poderosos. A Justiça é lenta porque isso dá vantagem a muita gente, as Polícias investigam mal e de forma deficiente porque isso dá margem de manobra a muita gente. As areias dos grandes crimes, escapam sucessivamente por entre os dedos, tão abertos como se deseja, tão espaçados como as elites moralistas permitem que o rico escape e o pobre não, que o grande crime escape e o pequeno não, que o crime organizado impere e o desorganizado não.
Portugal, não é só no futebol, permanece como uma coutada de golpes ao próprio Estado, sendo que os que verdadeiramente sofrem e são comprovadamente lesados, são os menos culpados, são os que nunca se sentaram a mesa alguma para dividir saques, são os que no final do mês pagam com as suas deduções a mariscada farta de quem veem nas televisões a dizer-lhes “que vivemos acima das nossas possibilidades”. É neste charco que Porto e Benfica, sobretudo estes, traçaram os planos que quiseram para que se contornassem regras, regulamentos e leis. Foi neste habitat de predadores nocturnos que escolheram as serpentes, os ratos e as toupeiras mais aptas a viciar a verdade desportiva e a colher as vantagens indevidas dessa aposta.
E depois, vem o Sporting. Apresentamo-nos sucessivamente em contra-corrente a este ciclo de vícios. E fazemos gosto em afirmá-lo. Parece-nos até estranho que os outros adeptos não sejam como nós. Mas são. E a prova disso está escrita ao longo de mais de quatro décadas e perfeitamente vincada na sobrevivência de Vieira e na derrocada de Bruno de Carvalho, ao longo do ano anterior. Esta nossa “diferença” orgulha-nos tanto ou mais quanto as derrotas nos enfraquecem e isto, meus caros, é um dilema de proporções gigantescas. Somos uma espécie que não se tenta adaptar ao seu habitat, queremos contrariar as leis do nosso ecosistema. Será viável? De que forma?
Não questiono a validade da nossa identidade ou da nossa “diferença”. Para mim também é vital não percorrer caminhos que nos levem à mesa dos maus vícios do futebol português. O que questiono é se entendemos as consequências e aceitamos os prejuízos. O que me perturba é a nossa desistência por pensar e agir em conformidade com este enorme prejuízo. E é neste imenso jogo de gato e rato, entre crime e castigo que tenho a certeza que temos de desistir de ser vítimas e passar a ser obsessivos, não em autofagia, mas na perseguição dos esquemas e dos que os promovem. E faremos esse caminho sozinhos. O Sporting não vai poder contar com nada, nem ninguém nesta luta.
É nesse sentido que se torna evidente para mim, que este é o primeiro de muitos pactos que a nação leonina precisa de realizar. Os adeptos têm de unir-se em torno de quem procurar a melhor defesa para o clube. Os dirigentes têm de afrontar os poderes paralelos instalados. Ficar calado e sentado à espera da PJ, dos tribunais, da FPF, da Liga ou qualquer outra entidade externa não só é uma má opção de gestão, como é ainda pior em termos de comunicação. Portugal é o pais onde quem não faz barulho é ignorado, onde quem não se revolta é esquecido, onde quem não combate é ridicularizado.
E, pela enésima vez, o problema não é o “barulho” ou o “clima”. Que deixemos essas merdas de convénios de etiqueta. O Sporting não tem de se preocupar com a poeira que a sua contestação levantar. Nós somos os lesados. Nós apenas queremos respostas. Nós temos direito a levantar todos os tapetes, a pontapear todas as cobras, a acusar e a denunciar todo lixo que está entre as nossas aspirações e as nossas legítimas conquistas. O problema não é o “comportamento” do Sporting, nunca foi. As tvs e jornais atribuem-nos a nós as responsabilidades que não imputam aos nossos rivais e, por mais ridículo que isto seja, ainda tem a distinta lata de fingir que não sabem que somos nós os eternos prejudicados.
A diferença que os sportinguistas devem cultivar não é de sermos mais “calmos”, mais “educados”, menos “belicosos” ou mais “cívicos…mas sim, os mais “justos” e “honestos” e isso nada interfere com o ruído, as lutas e a “revolta” que fizermos para passarmos a ser isso de forma contrária à ingenuidade e passividade de agora.
O problema, ao contrário daquilo que preocupa o Dr. Fernando Gomes, não é o “clima” do futebol português. É a verdadeira impunidade que se dá aos infractores. Esta é uma “verdade” que tarda à Direção de Varandas entender. Dizer que se “confia na justiça e nos tribunais” fica muito bonito quando convivemos diariamente com juízes e advogados, mas a verdade é que o Sporting tem milhares de razões para não confiar minimamente na justiça e nos tribunais. Nunca fizeram nada por nós, nem vão fazê-lo enquanto não decidirmos colocar todo o nosso peso social e desportivo numa luta sem quartel contra quem nos toma, constantemente, por fracos e parvos.
*às quartas, o Zero Seis passa-se da marmita e vira do avesso a cozinha da Tasca
27 Março, 2019 at 15:40
Estou completamente de acordo com o que escreves!
Essa linha de raciocínio remete-me para um passado muito recente, onde essa força social (vinda do cidadão comum, do sócio comum, não dos notáveis dos 15 e 20 votos…!!) e desportiva começou a fazer-se notar de um modo que eu nunca tinha sentido (não tenho a verdadeira noção do peso social que o clube tinha durante a presidência de JR…)!
Num pais governado pela corrupção e para a corrupção, quantos pactos serão necessários?!!
27 Março, 2019 at 15:42
“O problema, ao contrário daquilo que preocupa o Dr. Fernando Gomes, não é o “clima” do futebol português. É a verdadeira impunidade que se dá aos infractores. Esta é uma “verdade” que tarda à Direção de Varandas entender. Dizer que se “confia na justiça e nos tribunais” fica muito bonito quando convivemos diariamente com juízes e advogados, mas a verdade é que o Sporting tem milhares de razões para não confiar minimamente na justiça e nos tribunais. Nunca fizeram nada por nós, nem vão fazê-lo enquanto não decidirmos colocar todo o nosso peso social e desportivo numa luta sem quartel contra quem nos toma, constantemente, por fracos e parvos.”
Tudo resumido aqui!
Na 2ª feira fui jantar com o meu irmão e o amigo dele que é amigo do Leonardo!
No fim do jantar o meu irmão disse que ia deixar de ser sócio e assistir aos jogos de futebol – que é a única modalidade que realmente segue! – porque não está para gastar por ano 700/800, ou mais, euros para ver uma coisa que, afinal, é tão real quanto um campeonato que jogamos em casa na Playstation! 🙁
No caminho para casa vim a pensar nisto e, racionalmente, tenho de aceitar que realmente é isso que eu faço: pago quotas, pago GameBox, gasto a ir aos jogos, enervo-me e irrito-me, e, afinal, tudo isto é um faz de conta! Tudo menos o dinheiro que se gasta e que podia ser usado em coisas mais úteis e mais reais! 🙁
27 Março, 2019 at 15:47
Então Miguel …
Agora já não são … Cabalas?!?!?
27 Março, 2019 at 16:39
Nunca disse que esta parte eram cabalas.
Aliás, já escrevi bastante sobre o facto do Sporting ter 2 problemas e um ser interno – os nossos próprios erros – e outro externo – o contexto em que competimos.
E há pouco tempo – no máximo 2 semanas – escrevi aqui sobre a parte externa dizendo até que, mesmo com os nossos erros, que acabam por ser muito similares aos que as nádegas têm quando têm períodos em que não ganham, se não fosse o contexto externo completamente desvirtuado, tínhamos mais uns 8 campeonatos!
Portanto, meu caro Peles, isto não são cabalas.
Cabalas são as merdas que se inventam e não existem… 😉
27 Março, 2019 at 16:47
Nunca dizes nada … (piruetas a quanto obrigas) …
27 Março, 2019 at 19:20
Vai ver o que escrevi, idiota…
Às vezes não tenho pachorra para as tuas idiotices!
28 Março, 2019 at 0:57
Pagam-te à frase ou à palavra??? Ou ao caractere ???
27 Março, 2019 at 22:48
A Impunidade que se da aos infractores este sim para mim e o mal dos males que afecta o Sporting.
Para mim que nao tenho idolos como dirigentes mas sim equipas jogadores e treinadores o mal e a forma impune que temos sido roubados e empurrados para baixo em momentos cruciais Xupa-me as Peles isto sim e claro a falta de atitude muitas vezes e de disciplina dos nossos jogadores em alguns casos mas a impunidade aos que nos tramam tem sido gritantes teriamos mais tres ou quatro campeonatos neste jejum de 17 anos no minimo.
27 Março, 2019 at 16:09
Eu vivo no Norte, mas se vivesse em Lisboa, não iria a todos os jogos. Escolheria derbies e pouco mais.
Pior que não ter a ilusão de vencer o campeonato – que a bem da verdade, não temos a muito tempo – é não ver bom futebol ou jogadores promissores da nossa formação a serem testados na equipa principal. Não há nada que atraia o adepto. É gastar centenas de milhares de euros no futebol para não receber nada em troca.
Já pagar as quotas não custa tanto pois as modalidades estão a fazer um trabalho fantástico e são o grande propulsor do sportinguismo. O meu filho que adora basquetebol não vê a hora de termos a modalidade para irmos ver jogos. Já está prometida uma viagem ao Pav. João Rocha para vermos um jogo. Aqui ainda vale a pena gastar dinheiro.
27 Março, 2019 at 16:44
Pois, mas o meu irmão está, basicamente, a cagar para as modalidades. Vê futebol e mais nada! Não tem cultura desportista porque nunca foi desportista. Liga ao futebol…
Um gajo como eu, que praticou n modalidades, liga a tudo… E juntando ao gosto por quase qualquer modalidade o sportinguismo, torna o seguir as modalidades do Sporting quase uma obrigação mas por prazer! 🙂
27 Março, 2019 at 17:21
Não sei se contigo é assim mas para mim nem é questão de ganhar o título ou não. Claro que gostava muito que o Sporting fosse campeão, mas o que sinto falta é de qualidade e identidade.
Ver o Sporting jogar à keizer, à Jesus, à italiana, à Paulo Bento, etc nunca me vai interessar durante muito tempo. Estou me borrifando se nunca temos dinheiro para contratar treinadores competentes e por isso temos sempre de sofrer imenso, mesmo em casa, para derrotar um trofense.
Viessem terceiros lugares mas com metade da equipa formada na casa, com jovens talentosos, com estrangeiros que nos entendessem os que eram melhores do que qualquer nacional naquela posição… Mas a jogar à sporting… Tenho 41 anos e sei que o passado já me pesa na coluna vertebral… Mas jogar à Sporting é ter a melhor qualidade de posse e de passe de Portugal, ter extremos que partem para o um para um, ter avançados letais e guerreiros, ter médios centro cerebrais com visão de jogo à modric… 🙂
Até parece que somos mais um clube onde treinadores de merda vêm construir currículo… A partir daí, nem que fosse gastar metade do que dizes já é metade a mais… Porque os anos acumulam e isto não tem sentido nenhum. Para mim, claro.
27 Março, 2019 at 21:33
Eu parto do principio que ninguém é do Sporting pelos títulos do futebol… 🙂 Se é, pois há qualquer coisa naquela cabeça que não funciona bem! 😀 😀 😀
Ser do Sporting é… nem sei! Ia dizer que é um modo de vida mas, foda-se, vejo tanta gente que faz cenas que eu considero absolutamente dignas dum lampião ou dum portista que fico sem saber! Para mim, é pelo que o Sporting representa no desporto português, e mundial, um clube sério e honesto que desenvolve o desporto de um modo transversal na sociedade, um clube de valores, um clube onde ganhar não é tudo e ganhar a qualquer custo não é sequer uma questão!
O que eu quero é que suem a camisola e lutem pelas vitórias. Depois o resto é desporto. Umas vezes ganha-se, outras empata-se e outras perde-se mas, claro, num clube desta dimensão ganha-se muito mais do que se perde.
Estou farto de cometermos o mesmo erro anos a fio e acho impressionante como ainda há adeptos que defendem seguir essa linha de orientação. Impressionante e assustador!
Por exemplo, eu estou absolutamente convencido que se temos seguido um projecto com o Bruno de Carvalho desde o 1º ano – e já sei que alguns me vão dizer que nos 2 primeiros anos houve projecto, o que discordo absolutamente – teríamos sido campeões no espaço de 5 anos, o que teria evitado tudo o que aconteceu, como é óbvio.
Para mim é fundamental ter um bom treinador. E um bom treinador é um gajo que perceba de táctica de de modelos de jogo, um gajo que saiba gerir um plantel, um gajo que saiba motivar os jogadores (titulares e suplentes), um gajo que saiba trabalhar os jovens e ensiná-los. Não precisa ser expert nisto tudo. Um Jozic é um bom exemplo disto e não era caro. Um Leonardo jardim é um bom exemplo disto e é mais caro porque já teve algum sucesso por onde passou.
Um Jesus não se enquadra neste conceito porque falha redondamente em alguns parâmetros, o que acaba por até anular as mais valias que tem noutros.
Um Marco Silva (sim, eu sei!) até cabe aqui, apesar de com alguns limites.
Não vejo que o Keizer caiba aqui porque me parece limitado em vários parâmetros – gestão do plantel e tacticamente, pelo menos.
Queirós meteu a equipa a jogar bom futebol. Jozic meteu a equipa a jogar muito bom futebol. Com o Inácio a equipa jogava bem e via-se que era uma equipa. Com o Boloni também jogavam bem e ainda tinham o Jardel! Com o Peseiro jogámos bem, às vezes muito bem, mas éramos algo inconstantes – faltava ali qualquer coisa. Com o Paulo Bento chegámos a fazer bons campeonatos, apesar de termos equipas sem dinheiro e muito à base da prata da casa. Depois do Paulo Bento só voltámos a jogar bem com o Jardim, com o Marco e no 1º ano do Jesus, mas em todos os casos com alguns jogos menos conseguidos (demais). Estes últimos 3 anos têm sido dum futebol deprimente que é inaceitável! Quem não está farto disto?
Ficando em 3º e indo à final da Taça, estou convencido que o Varandas mantém o Keiser. Eu tenho muitas duvidas que seja uma boa decisão.
Não indo à final da Taça, e perdendo o 3º lugar, acho que o Keizer não fica!
Falando-se do Mourinho para o Mónaco – acho um bocado surpreendente mas se for verdade… – era de fazer um forcing muito grande para trazer o Jardim. Que isso nos custe “menos um reforço”. Com o “menos um reforço” do empréstimo dos 65M€, já são 2 reforços a menos, ou seja, poderás no máximo trazer 2 ou 3 este verão – 3 se venderes o Dost, que é quem eu julgo que está mais perto de ser vendido por vontade do clube!
Trazendo 3 bons jogadores – um para o lugar do Dost – que sejam titulares de caras, não perdendo nenhum dos bons jogadores titulares – Coates, Mathieu, Acuña, Bruno Fernandes e Raphinha – conseguiremos ter uma equipa que, com um bom treinador, jogue um bom futebol.
Eu continuo a achar que nos sub23 e juniores não há muita matéria prima para ser aproveitada na equipa principal. Talentos nestas 2 equipas tínhamos o Leão. O outro talento depois do Leão é o Joelson. O resto são jogadores que terão de subir muito a qualidade para se afirmarem num Sporting que se quer a lutar pelo titulo.
Sim, é verdade que para ter o Bruno Gaspar podíamos ter o Thierry e não se tinham gasto 5M€ porque o que um faz, o outro também é capaz de fazer. Mas se o Bruno Gaspar não é jogador para o Sporting, o Thierry, sendo similar, é? Ou vai-se queimar o miúdo antes de estar pronto a ser lançado? É que se não lançarem os miúdos num contexto favorável é muito fácil que falhem, quando até podem ter qualidade!
O Sporting tem de apostar no seu ADN que é uma equipa com bons jogadores estrangeiros misturados com bons putos da formação. Mas isto requer dinheiro para ir buscar bons estrangeiros – jogadores de 4/5 M€ a 10/11 M€ – e uma formação que tenha 3 ou 4 talentos por ano porque é natural que metade se percam!
27 Março, 2019 at 22:54
De acordo Miguel.
27 Março, 2019 at 15:48
Excelente Javardeiro …
O teu pedido de um “PACTO” … É mais uma UTOPIA …
Infelizmente …
27 Março, 2019 at 22:58
Nao defendo ninguem pois n sou advogado mas continuas um Ressabiado Rebarbado Xupa-me as Peles.
E isso e notorio muda um pouco pah ou candidata-te tens e que dizer como te chamas pra n haver enganos mas se fores a votos tens de ter que fszer campanha e logo vimos isso ne
Rapaz homem pensa no futuro so pensas no passado marsvilhoso cm o teu guru.
Pah n sejas retrogado.
28 Março, 2019 at 1:01
Epa, vai mamar num das Caldas …
28 Março, 2019 at 22:42
Vai tu
28 Março, 2019 at 22:45
Tu e que gostas de homens Xupa.
27 Março, 2019 at 15:54
Ate estou arrepiado ao ler este texto de ter tanta veracidade que contem…
27 Março, 2019 at 15:55
A impunidade que se dá aos infractores no futebol é a mesma que se dá aos infractores fora do futebol.
O Portuga adora as regras, desde que sejam os outros a cumpri-las.
O futebol tornou-se um Estado no Estado, mas o mesmo vale para outros sectores.
27 Março, 2019 at 16:45
“O Portuga adora as regras, desde que sejam os outros a cumpri-las.”
Pimba!
27 Março, 2019 at 16:49
Aliás, quebrá-las é visto como uma legítima vantagem competitiva
27 Março, 2019 at 21:35
Exacto.
E esta mistura é o que deu este país!
O país do Chico Esperto!
27 Março, 2019 at 16:47
+1
27 Março, 2019 at 16:06
Mais uma posta daquelas…!!! Brilhante…!!!
Mas há quantos anos andamos a dizer isso??? Seremos sempre ‘os bananinhas’ enquanto continuarmos, só, a dizer (agora nem isso)… TEMOS DE FAZER…!!! E essa ‘união’ TEM DE COMEÇAR pelo topo da pirâmide…
Foi isso que os 71 (não gosto nada desta expressão) não perceberam mas NUNCA É TARDE para remediar… O politicamente correcto é sempre o… encavado…, particularmente se não for cinico o suficiente para dizer uma coisa e fazer outra…!!!
27 Março, 2019 at 16:16
Pelo topo da pirâmide…
27 Março, 2019 at 16:39
Sim…, pela parte… de cima…!!!
27 Março, 2019 at 19:20
Acho que no caso do Sporting tem mesmo que ser pela base…a parte de baixo…porque pela parte de cima não vamos lá…! É começar por baixo, limpar a parte de cima e zelar pelo asseio da casa…
27 Março, 2019 at 23:01
Tou de acordo em algm coisas Ze
27 Março, 2019 at 16:23
o caso que vou partilhar com vc, não tem directamente a ver com futebol ou com o SCP, mas retrata muito bem como funcionam as coisas em PT…
vc já ouviram falar no “caso Rosa Grilo” uma senhora que com a ajuda do amante António Joaqui resolveram matar o marido da primeira e esconder o corpo.
Se eu vos contar que o Advogado do António Joaquim é pago pela CMTV? e que é dessa forma que a CMTV tem acesso a toda a documentação, e que para disfarçar ( e para pagar ) as fugas de informação ao longo dos ultimos meses têm carregado sobre a figura da Rosa Grilo, ele tem sido directos, ele tem sido acesso a casa dela, ele tem sido cartas, ele tem sido videos pessoais…
O facto é: apesar de provavelmente ter sido Antonio Joaquim a matar o atleta, toda a gente conhece o caso como “Rosa Grilo” e comenta tudo aquilo que ela faz ou diz, retirando completamente AJ dos holofotes da opinião publica. Ela é a adultera.
Descobri isto à muito pouco tempo, mas não pude deixar de fazer o paralelismos entre a protecção que dão ao Benfica, e a que dão ao assasino.
Quando saiu a acusação do MP era ver a redação da CMTV em choque por um tribunal de juri ser algo que desfavorecia o antigo oficial de justiça. – ah e tal é uma coisa inedita! um truque do MP pq não tem prova directa…
foi ai que percebi como é facil intoxicar a opinião publica,
foi ai que percebi pq é que o Rui Pedro foi preso e nunca mais se ouviu falar dele.
foi ai que percebi que a historia do Balsemão trocar o silencio sobre o Panamá papers por financiamento de um grupo Impresa praticamente falido e é capaz de não ser de todo mentira….
foi ai que percebi que as redes sociais estão a dar cabo dos média tradicionais pq são impossiveis de abafar
foi ai que percebi que qm tem o poder de facto não se apercebeu que a tecnologia evolui e teve um deslize…
só não sei o que fazer com todas estas minhas conclusões.
27 Março, 2019 at 16:43
Baralha e volta a dar… Vais precisar delas para um post daqui a uns dias…!!!
27 Março, 2019 at 16:46
Não sabes o que fazer com essas conclusões?!? Pois olha também acho que se as entregares à PJ ou ao ministério público de nada servirá …
Neste momento, em portugal das aparências, acho que só há uma coisa a fazer por quem (e eu me incluo) se sente indignado com o estado em que isto está …
Recolher o máximo de informação possivel, nem que para isso se utilizem métodos ‘não convencionais’ … De seguida lançar essa informação faseadamente para orgãos de comunicação social nacional menores mas sobretudo orgãos de comunicação internacionais … Criar uma base de dados que contenha essa informação sensivel e alojá-la numa empresa de alta segurança … Não facultar essa informação a ninguém, especialmente advogados …
Isso é o que está a acontecer com a informação recolhida sobre este novo elenco directivo que está no ‘nouvelle scp’ … Em breve vai ser engraçado ver e ouvir as ‘pipocas a saltitar’ …
27 Março, 2019 at 16:50
Eu digo há muito tempo que Portugal é o país do “parece”.
Desde que pareça que funciona, não se mexe que está bom.
Se parece que não funciona, mexe até parecer que funciona e já está bom!
28 Março, 2019 at 0:13
1 milhão de comentários depois, dizes uma coisa 100% acertada…
27 Março, 2019 at 16:49
Por alguma razão Portugal é um dos países mais corruptos na UE – onde existem países de leste que já viviam afundados em corrupção há décadas!
No campeonato da corrupção, foi chegar, ver e vencer…
27 Março, 2019 at 16:54
Não é da UE … É mesmo da OCDE …
27 Março, 2019 at 19:52
Por acaso, Portugal no ranking de corrupção da OCDE, que a abrange 180 países é o 3oº MENOS corrupto.
Por isso, talvez estejam a laborar no mesmo defeito de que se queixam: ser levados pela opinião mediática.
Saudações leoninas
27 Março, 2019 at 22:55
Já corrompemos o gajo que faz p ranking. É certinho.
27 Março, 2019 at 23:06
Infelizmente oh Xupa-me as Peles o grande cancro de uma nacao a Corrupcao.
27 Março, 2019 at 19:23
O denunciante do cashball…
27 Março, 2019 at 16:52
O Sporting ao ver o estado actual do futebol português, visto que não quer meter-se neste lamaçal e bem, devia considerar seriamente e entrar em conversações e negociações para saltar fora deste campeonato da treta. Que tente juntar-se ao campeonato espanhol e abandone de vez esta palhaçada de futebol “profissional”.
27 Março, 2019 at 16:56
Podemos não ganhar campeonatos na mesma, mas ao menos estavamos numa competição menos suja do que a portuguesa. É assim que querem o futebol português? Então é deixar as nádegas competirem sozinhas e façam da competição o que quiserem.
27 Março, 2019 at 16:58
E assim ficam lá com o mercado de 2 players que querem. Era a melhor bofetada que o Sporting podia dar à FPF, Liga e afins. Queria ver se o mercado seria assim tão bom com os sportinguistas fora dele.
27 Março, 2019 at 17:12
Compreendo a tua indignação.
Mas não penses que só existe “jogos de bastidores e corrupção” deste lado da fronteira.
The world is a business, Mr. Beale!
27 Março, 2019 at 19:56
Sim e a Espanha até seria um “refúgio” muito pouco adequado nesta matéria.
SL
27 Março, 2019 at 17:42
Impossível, nunca a UEFA iria autorizar isso e muito menos a FIFA!
Só se mudarmos a sede do clube e colocar o nosso estádio em Olivenza, assim como assim é meio Portugal meio Espanha…
Claro que o nome também iria ter resistência pois Clube de Portugal…
😉
27 Março, 2019 at 18:39
A Liga espanhola é igualmente corrupta e com tráfico de influências, basta ver alguns jogos do Real ou do Barça.
Disfarçam melhor isso é verdade….
27 Março, 2019 at 21:38
Aqui já chegaram ao ponto onde nem se preocupam em disfarçar…
27 Março, 2019 at 16:58
Excelente texto, zero seis.
Tenho muito pouco a acrescentar…
Não há sociedades perfeitas. Todas têm as suas “trincheiras”. Mas o maior problema de qualquer sociedade, que faz com que as revoltas ganhem força, é a desigualdade.
A impunidade que se dá a determinados infractores é uma forma de desigualdade, já que outros são tratados de forma diferente (quer seja dentro ou fora das leis vigentes).
27 Março, 2019 at 20:02
“É nesse sentido que se torna evidente para mim, que este é o primeiro de muitos pactos que a nação leonina precisa de realizar. Os adeptos têm de unir-se em torno de quem procurar a melhor defesa para o clube. Os dirigentes têm de afrontar os poderes paralelos instalados. Ficar calado e sentado à espera da PJ, dos tribunais, da FPF, da Liga ou qualquer outra entidade externa não só é uma má opção de gestão, como é ainda pior em termos de comunicação. Portugal é o pais onde quem não faz barulho é ignorado, onde quem não se revolta é esquecido, onde quem não combate é ridicularizado.”
COMPLETAMENTE DE ACORDO. E acrescentaria apenas que “fazer barulho” e não ficar calado não tem nada que ver nem com ser trauliteiro, nem com ser calimero. Trata-se “apenas” de denunciar SEM DESCANSO todos os casos de podridão que minam o Futebol e o Desporto português e, simultaneamente, levar permanentemente e a todas as instâncias decisórias e mediáticas, nacionais e internacionais, um caderno claro com o conjunto de propostas para alterar EFECTIVAMENTE o lodaçal em que se encontra o Desporto em Portugal.
Saudações leoninas
27 Março, 2019 at 22:59
+1
27 Março, 2019 at 23:13
O pior e que na maior parte das vezes e infelizmente ja nem a denuncia funciona tal o poder do polvo ‘Poder e Corrupcao.
27 Março, 2019 at 17:12
O SCP sair de cá ??? isso e o que eles queriam , acesso garantido á Champions todos os anos ,
27 Março, 2019 at 17:18
Que acesso garantido? Ias ver Portugal descer no ranking com uma velocidade louca. A ver se não ias ter apenas uma equipa na champions. Depois eles que se matassem uns aos outros por esse lugar.
27 Março, 2019 at 18:09
Texto soberbo!
Chapeau 06, como sempre na mouche!!
Nós por cá, continuamos a “mamar” com os bananas e o rogerinho do croquete esverdeado…
Como é q mandamos esta mantilha à fava e tomamos o clube novamente para por ordem naquilo!!!
27 Março, 2019 at 23:16
Isso tambem nao seria um golpe ? Sao contra golpes e nao se imporyavam em nome do poder de fazer um golpe ora porra.
Eu prefiro eleicoes e mesmo n tando de acordo que se vote.
27 Março, 2019 at 18:27
o Sporting tem que se impor pela sua grandeza e pelas suas boas práticas e não pode fazer alianças como já fez no passado com Porto e Benfica, pois estes clubes têm dirigentes que constríram o seu poder através de métodos corruptos e mafiosos. Enquanto Pinto da Costa e Vieira estiverem no futebol português o Sporting não pode ter convergências com estes dois clubes, a não ser o indispensável para o seu funcionamento. A luta do Sporting passa por trazer para o seu lado parceiros que estejam imbuídos dos mesmos ideais, o que neste momento que o futebol atravessa é difícil, pois a maioria das entidades que gravitam á volta do futebol já estão com vicíos que é muito dificil deixaram, há muito dinheiro por baixo da mesa e é assim que a maioria dos dirigentes vive. Isto realmente só com o estado a intervir, mas no estado também comem como tal se calhar só com uma pessoa que seja tão mafiosa como eles ( estou-me a lembrar do tio RIcci ), só que aí estavamos a prostituir todos os nossos ideais.
27 Março, 2019 at 18:46
O problema é maior que o Pinto ou até o Orelhas.
É um problema do País real num todo.
Somos trafulhas .
O tuga é conivente com a cunha, jogo de bastidores e a chico-espertice.
Mudar o futebol é praticamente impossível pq quem o gere são as mesmas pessoas que (des)governam o País.
O SCP, ainda por cima este de mansos, é aquele gajo que vai trabalhar para um departamento de 10 gajos e 8 são corruptos, pá…quem tem um problema são os outros dois, não os outros 8…
27 Março, 2019 at 21:18
“pela sua grandeza e pelas suas boas práticas”
Isto tudo num futuro passado.
27 Março, 2019 at 18:36
Excelente texto, ZeroSeis.
Quando falo em sermos ‘fanáticos’ refiro-me, obviamente, a isto mesmo.
O Sporting precisa de canalizar a sua capacidade de agência para o combate à corrupção. Creio até que esta é a nossa maior prioridade neste momento.
SL.
27 Março, 2019 at 23:18
Tou de acordo nisso psfilipe.
27 Março, 2019 at 19:32
Não há muito mais que dizer.
Somos uma merda mas não há crise, o Carnide ganha, o défice baixa, saímos da austeridade, gastamos milhares de milhões a segurar bancos e a CMTV é o canal mais visto da televisão. Não temos cultura desportiva e estamos ao nível de um país da América Latina. Somos o cu da Europa e pior de tudo é que nos limpamos mal porque estamos cheios de merda.
E o pior que tudo é que o português é das pessoas mais trabalhadoras e engenhosas do mundo. Como chegamos aqui não sei, como sairemos também não faço ideia. Em relação ao Sporting é que sei como chegamos aqui, e sei como sairemos, é preciso é as estrelas se alinharem na perfeição.
27 Março, 2019 at 20:04
Senão me engano li algures que estamos na 30°posição do ranking dos paises mais corruptos do mundo….n é de estranhar com as duas nadegas a carborar nem sei como n tamos pior…tá tudo camuflado!
27 Março, 2019 at 20:20
Leste o ranking ao contrário.
27 Março, 2019 at 20:19
Os factores externos são uma desculpa inaceitável para quem não faz nada para os mudar. Houve uma direcção que se recusou a acampar à sombra dos factores externos e essa foi corrida e enxovalhado pelo Sporting.
Se os factores externos são o que dizem, então ataquem-nos sem dó nem piedade, em vez de irem receber salvas de prata à tribuna da luz e em vez de se recusarem a recorrer de processos em tribunal em que somos queixosos. Parem de fazer negócios de merda com jogadores que rescindiram contratos connosco.
Não há factores externos que nos valham quando quem nos representa não coloca o Sporting em primeiro lugar.
27 Março, 2019 at 21:38
Pois …
É mais fácil chorar do que lutar.
27 Março, 2019 at 20:22
Extraordinário! Acabo de perceber que os comentários onde se escreve Sporting com 71 são censurados. LOL! Por amor de Deus, Cherba, ao que se chegou! É uma tentativa de doutrinar a tasca?!
27 Março, 2019 at 21:38
#article71
27 Março, 2019 at 22:06
Só reparaste agora? É assim há bastante tempo.
28 Março, 2019 at 0:31
Não tenho por hábito usar isso, mas não deixa de ser caso para pensar…
28 Março, 2019 at 0:24
A sério? Não se pode dizer Spor7Ing?…
27 Março, 2019 at 20:24
As nádegas estão nas suas 71 quintas! E os Sportinguistas? Nádegas a dizer!
27 Março, 2019 at 20:47
iorda9 para mim quem se meter com o Sporting leva, agora servir o papel higiénico para uma das nádegas, não.
27 Março, 2019 at 20:57
“Poderá haver quem goste deste tipo de coisas. Alguns até chamarão à colação a velha teoria de que a polémica é necessária e alimenta os seguidores do fenómeno futebolistico. Mas sejamos sérios: Vitor Catão e César Boaventura são a ponta do icebergue do estado em que mergulhou o futebol português. Sinais que parecem não incomodar as autoridades deste país, desde quem nos governa, passando pelo poder judiciário, até quem gere o nosso futebol.
Só há uma forma de parar isto: os amantes do futebol fazerem boicote aos jogos, não comparecendo nos estádios e não vendo as transmissões televisivas. Se o dinheiro à volta do futebol começar a minguar, os agentes envolvidos vão sentir o solo a fugir-lhes dos pés e serão obrigados a definir regras, cumpri-las e regenerarem-se. A alternativa é continuarmos a fingir que nada se passa, à espera de umas quantas vitórias à Pirro, o que nos tornará cúmplices de toda a situação. A dependência é uma besta, como diria o Jorge Palma, mas se esta é a “droga” que nos servem, então eu prefiro a “metadona” das modalidades ou a “ressaca” de uma cura de desintoxicação.”
https://castigomaximo.blogs.sapo.pt/excrecencias-medonhas-52250
27 Março, 2019 at 20:59
Claro como água, caralho!
Os sportinguistas têm que deixar de ser bananas e ficar envergonhados quando é para defender os nossos interesses.
Nunca ser como eles, os corruptos.
Mas, seja contra as nádegas, seja contra os seus lacaios, seja contra os mendes desta vida, o Sporting tem que ter gente dentro e fora do clube que se orgulhe da sua história e que promova o seu potencial, e que reconheça a importância de ter em Portugal um modelo competitivo justo e que atraia as pessoas para o futebol – em vez do pântano onde só os chicos-espertos e mafiosos impunemente se safam.
Acho que estão a fazer a cama lentamente ao orelhas, mas temos que estar atentos e marcar uma posição para influenciar o futuro.
Infelizmente, neste momento o Sporting não é um voz independentemente, quanto mais uma voz sequer. Devolvemos a trela ao dono Mendes e fazemos o submissos o papel que nos dão em Portugal.
Creio que a música de revolta do Pensador tem que ser martelada até entrar na cabeça das pessoas:
https://m.youtube.com/watch?v=atXuxbc7zZk
27 Março, 2019 at 21:08
“Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro
Até quando você vai levando porrada?
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai ficar de saco de pancada?
Até quando você vai levando?”
27 Março, 2019 at 21:24
As duas equipas do concelho de Oeiras podem custar o campeonato de hóquei ao Sporting…
27 Março, 2019 at 21:31
GOLOOOOO!!!! À segunda foi!!
27 Março, 2019 at 21:32
Porrrraaaaaa!! Não podia ser mais à queima!
27 Março, 2019 at 21:33
Dasssssssssss, que ranço!!
27 Março, 2019 at 21:35
Zero seis um bom post. Para ser excelente faltou por os nomes aos bois. Aos mansos que se calam e aos bravios que falam . Sem isso não passa de um exercício de retórica
27 Março, 2019 at 21:38
A união conquista se em primeiro lugar pela justiça e honestidade . Depois pela ação . O que temos hoje em dia são papagaios vendidos a tudo e todos : a cs; ao fifica ; aos interesses financeiros …só não dão defendem é o sporting
27 Março, 2019 at 21:41
Afinal os juízes na lista do fantoche não eram para equilibrar a balança?
“Quatro juízes e magistrados na equipa de Frederico Varandas”
27 Março, 2019 at 21:48
Malcolm, olha que isto também é uma grande fantochada
https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/sporting/noticias/interior/bruno-de-carvalho-revela-pinto-da-costa-foi-quem-mais-me-surpreendeu-pela-positiva-10729388.html
27 Março, 2019 at 21:56
Se actualmente para defender o Sporting, volto a repetir defender o SPORTING, tem de dar a cara o velho peidoso, estavas mesmo à espera de quê!??
Fantoche é o caralho da marionette ainda não ter colocados os SEUS juízes a trabalhar para levar o traficante ventoinha a sentar o cu no mocho. Provavelmente é porque a única coisa que pretendeu dos seus juízes era mesmo foder ao máximo o gordo nem que para isso tivessem de dar cabo do clube.
Pinto da Costa defende Bruno de Carvalho: “Indignou-me a maneira como foi tratado o SPORTING e o seu ex-presidente”
https://tribunaexpresso.pt/porto/2018-11-17-Pinto-da-Costa-defende-Bruno-de-Carvalho-Indignou-me-a-maneira-como-foi-tratado-o-Sporting-e-o-seu-ex-presidente
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/pinto-da-costa-diz-que-sporting-seria-um-justo-campeao
27 Março, 2019 at 22:13
Se queres um gajo a comprar tudo e todos e habituado a esse metier, então torna-se amigo do tio Ricci, esse até o primo foi apanhado e ele escapou sobre os pingos da chuva, esse mete o Orelhas e o bimbo da Posta no bolso
27 Março, 2019 at 22:21
Vou repetir fantochada é a puta da marionette não defender o Sporting quando e nas situações que se exige que o faça.
28 Março, 2019 at 0:34
Porquê? Por acaso conheces o Pinto da Costa?
27 Março, 2019 at 21:47
“As tvs e jornais atribuem-nos…”
Nem é preciso as tvs e jornais atribuir quando apresentas um Vitor ferreira, um Seixas, um Zé Rodrigues, o Monteiro dos aventais, o marta alzheimarado, um barbosa, dois cristovãos e tantos mas tantos e não quero esquecer o rute e mais alguns gelatinosos aqui da tasca.
27 Março, 2019 at 21:53
O grande problema do Sporting não é a falta de união dos sportinguistas. O grande problema do Sporting é não ter um líder preocupado em promover essa união. Antes pelo contrário.
Diz-se que Bruno de Carvalho deitou ao lixo uma oportunidade única de ficar na história como o melhor presidente de sempre do Sporting. Acredito que sim.
Tivesse ouvido as pessoas a sua volta e sido mais calculista e talvez fosse hoje o presidente, relegitimado nas urnas.
Mas Frederico Varandas também não se pode queixar do Sporting que recebeu. Até nos problemas imediatos, financeiros e desportivos, recebeu a SAD com as contas em dia, jogadores regressados, processos dos jogadores que não regressaram ultimados e enviados para tribunal. Recebeu um Sporting com 90 mil sócios pagantes, com toda a estrutura desportiva pronta para a nova época, com um contrato televisivo de milhões para socorrer qualquer transtorno financeiro que surgisse, uma massa de apoiantes que poderia chegar aos 71% caso Varandas fosse capaz de conquistar para si a confiança dos eleitores dos candidatos vencidos.
Mas recebeu ainda mais! Recebeu uma reestruturação financeira concluída que nos garantiria a solvabilidade dos compromissos a médio prazo, conforto financeiro para reajustar os custos da SAD na ausência de Liga dos Campeões, e a recuperação de quase 100% da SAD proporcionando uma capacidade negocial de milhões de euros!
E o que fez FV com esta herança, com esta confiança depositada pelos sportinguistas? Deitou-a ao lixo.
A comunicação tem sido uma tragédia. Desde a desvalorização dos activos que são os jogadores do plantel principal e da formação, até a desvalorização da marca Sporting com CI sobre colchões, sacos de dinheiro e batuques, a comunicação é uma sucessão de tiros nos pés! A “gestão silenciosa” apenas tem sido quebrada para aumentar a hostilidade interna enquanto que externamente permitimos que nos achincalhem nos OCS, órgãos decisores do futebol nacional, dentro e fora dos campos e pavilhões.
A transparência deixou de ser uma bandeira do clube e os habituais relatórios de contas consolidadas do Sporting deixaram de ser publicados. Com o silêncio estratégico veio a opacidade com que somos geridos sem que aos sócios sejam dados quaisquer esclarecimentos.
Nosso papel actual no Sporting é pagar quotas e comprar gameboxes.
Desportivamente temos um total falhanço na aposta em Marcel Keizer. Não apresentamos um futebol ao nível de um clube com a nossa grandeza, não existe aposta na formação, deixaram sair jogadores importantes para a equipa (e enquanto activos) a custo zero. Puseram em causa objectivos desportivos e desperdiçaram proveitos futuros.
Financeiramente socorreram-se do contrato da NOS para resolver problemas de tesouraria após terem prometido que este seria o último recurso a ter em conta. Isto depois do fracasso financeiro do EO, algo inédito numa operação deste tipo nos 3 grandes.
Apesar do encaixe da Apollo aceleram incompreensívelmente acordos para as rescisões por valores inadmissíveis, com clubes que se encontram numa posição fragilizada por já terem sido punidos e estarem comprometidos com os jogadores e as possíveis sanções que lhes venham a ser aplicadas. Estamos a socorrer os clubes que se aproveitaram da nossa fragilidade!
Mas se tudo isto não fosse já de si prejudicial à união e confiança da família sportinguista, as últimas notícias que dão conta da rejeição de Varandas e Zenha da reestruturação financeira preparada por Bruno de Carvalho e concluída pela CG, a serem verdadeiras, acrescentam gestão danosa ao rol de disparates e más decisões deste CD.
Após as últimas eleições dei o benefício da dúvida à Frederico Varandas, apesar de não ver na sua figura alguém com perfil para continuar o que de bom havia sido feito e para recuperar a onda verde em torno do Sporting. Mas acreditei em Salgado Zenha e Miguel Cal. A CI e a estratégia escolhida de diabolização da anterior direcção e para justificar a falta de resultados, sem atentar aos prejuízos reputacionais causados ao clube pela mesma, destruíram a confiança que ainda tinha.
Passamos de um clube em crescimento desportivo e financeiro para um clube com activos desvalorizados, sem capacidade negocial, sem a união prometida, com uma comunicação manipuladora para os sócios e ineficaz para quem nos prejudica, com uma gestão incapaz de manter o que ainda resta.
Apesar de não acreditar nesta direcção continuarei a apoiar as equipas e jogadores que representam o Sporting. Não será por minha causa que o Sporting deixará de ser tão grande como os maiores da Europa e do Mundo.
27 Março, 2019 at 22:38
Excelente comentário. Merece post
27 Março, 2019 at 23:05
Nem mais!
27 Março, 2019 at 23:13
+1
Excelente comentário.
27 Março, 2019 at 23:27
De acordo JHC assim e que e.
28 Março, 2019 at 0:36
Herança do caraças. Não há dúvida!
27 Março, 2019 at 22:02
O Sporting e os sportinguistas, mostraram durante o ultimo ano que nao estao minimanente preparados, ou ate interessados, em combater este estado actual de coisas.
Preferem andar a combater-se uns aos outros, faccoes contra faccoes, tertulias contra tertulias, familas contra familias, pelas migalhitas que lhes permitam chegar ao topo do camarote, onde entao podem brilhar e fazer as suas negociatas pessoais, distribuindo algum milho pelos amigos, enquanto em campo o Sporting é encavado de todas as formas e feitios, e as bancadas cada vez ficam mais despidas de adeptos.
Ha quem chame a isto o projecto roquette.
A falta de vergonha final, na minha opiniao, vai ser nao lutar pela verdade do campeonato 15/16, pois é preferivel nao ganhar nada, do que dar um titulo de campeao ao tal Coreano.
27 Março, 2019 at 22:10
Isto, a merda do magistrados que entraram na lista do fantoche afinal só serviram mesmo para foder o coreano.
27 Março, 2019 at 22:15
Não tenha dúvida. Esta e a batalha pelos 4 campeonatos não serão travadas por esta direcção.
27 Março, 2019 at 22:37
Se o sucesso do Sporting fosse o objectivo real dos sportinguistas, o clube nao tinha passado de um dos mais ricos em patrimonio da Europa, para a situaçao em que culminou em 2013.
É um antro de chulos e parasitas…tanto como os que ha nos outros ou mais. A diferença é que os outros ainda se preocupam em querer ganhar titulos para o clube de vez em quando, pois sabem que isso os ajuda a manter a mama. Os nossos nem com isso se preocupam, porque sabem que os adeptos preocupam-se mais com as aparencias, do que com titulos.
“Prefiro acabar em 10lugar, mas ter um clube digno”. Cesar mourao.
Que maravilha de gente.
27 Março, 2019 at 23:15
+1
27 Março, 2019 at 23:31
Neste caso a minha opiniao e difetente prefiro perder as vezes com injustica do que entrar em jogos sujos e vencer de forma corrupta.
Mas prefiro vencer sempre claro.
27 Março, 2019 at 23:50
Atençao que eu nao quis dar a entender, que se tinha de ganhar utilizando meios ilegais!
Como é obvio, eu tambem nao quero isso!
O que quero, no minimo, é que se lute com todas as forças contra este sistema. Que se fale. Que se berre. Que nao se lhes de descanso! Tudo aquilo que eu reconhecia ao anterior Presidente, e nao reconheço neste.
Tudo aquilo que a maioria dos sportinguistas nao quer, porque sao todos demasiado “finos”, e “diferentes”, para se andarem a meter em confusoes.
Sao todos uns dingos bananas.