«Ricardo Esgaio é um jogador que trabalha em duas posições, lateral e extremo direito, e acreditamos que o futuro vai passar por uma dessas posições. Pessoalmente, acho mais interessante vê-lo numa posição de lateral ofensivo, mas vamos verificar se, na próxima época, isso se consegue concretizar», Leonardo Jardim.
Eu confesso, acho um desperdício recuá-lo no terreno, até pelo bom finishing que apresenta. Mais, até acho que Esgaio tem cultura táctica suficiente para jogar numa posição mais interior, mas se tiver que ser o “rival” de Cédric, que seja.
15 Abril, 2014 at 11:11
Prefiro vê-lo mais adiantado no terreno do que a lateral.
15 Abril, 2014 at 11:11
O Esgaio poderia render mais como box to box. Para lateral, do que vi (foi pouco), pareceu-me pouco agressivo. Seja qual for a posição dele, contudo, tenho a certeza de que se dará bem. É muito bom a aparecer sem bola na área e a levar a equipa para a frente.
15 Abril, 2014 at 11:12
Não o acho particularmente rápido para ser lateral… muito menos extremo! Ainda assim acho-o com mais capacidade para atacar do que perder-se em tarefas de defesa (embora me pareça que o Leo está a pensar “jeffersonizar” o Esgaio)
Aí, concordo com o dono do tasco… interior. Digo mais… Na posição do A. Martins. O problema é o mesmo, nos dois… falta poder de choque.
15 Abril, 2014 at 11:13
Também acho que ele devia ser testado na posição do Andre. Mas será que essa não será para o J.Mario?
15 Abril, 2014 at 11:17
O J. Mário, para mim, rima mais com Adrien do que com A. Martins.
15 Abril, 2014 at 11:19
Eu gostava que o trio de meio campo fosse William Adrien e J.MArio
15 Abril, 2014 at 11:21
E a criatividade, ficava onde?
15 Abril, 2014 at 11:23
E a criatividade agora está onde? No A.MArtins? o rapaz pode ser esforçado e ajudar a pressionar, mas criatividade nao tem assim muito. Em termos de ultimo passe e remate tanto Adrien como J.Mario lhe são superiores.
15 Abril, 2014 at 11:39
O Martins não tem criatividade?!?
Como é óbvio, tem… Agora não a pode “usar” porque o Jardim não deixa.
A criatividade não aparece porque: 1) o modelo de jogo é o mais rígiodo e mecânico que já vi. Os jogadores parecem robôs e têm sempre as mesmas ações; 2) Está com funções que não lhe assentam. O jogo do Martins baseia-se no talento e não no trabalho. Andar e fazer piscinas na ala e a temporizar até que o extremo ou o lateral subam para despejar na área, não tem nada a ver com ele. Só ficariamos a ganhar se lhe fosse dada total liberdade de movimentos e se o deixássemos pegar cedo no jogo para que ele decidisse qual o rumo das jogadas. Obrigá-lo a fugir do meio, pondo-o desenquadrado da baliza, e sempre rodeado por dois ou três adversários é ridículo.
Não o algemem. Deixem-no jogar!
15 Abril, 2014 at 11:45
O Mantorra faz o concordamento dos situação ixpilicada.. deixem jogar o Mantorra.
15 Abril, 2014 at 12:04
Ê a tua opiniao e respeito. Eu nao vejo essas qualidades todas nele. Mas assim reformulo, neste esquema tactico nao vejo lugar para o A.Martins.
15 Abril, 2014 at 12:33
Eu também concordo!
A culpa é do Leonardo. Que não deixa.
Não deixa que sejam os jogadores a escolherem o modelo de jogo.
Ou seja, deu-lhes (finalmente) alguma cultura táctica. E rigor nas tarefas que cada um deve desempenhar em prol da equipa.
Quanto ao Esgaio, a minha opinião é que deveria rodar numa equipa da 1ª. divisão um ano (Setubal?) para depois voltar com outra estaleca. E acho que foi isso que o Leonardo quis dizer, no post acima.
15 Abril, 2014 at 12:50
Rui, ninguém disse que tinham de ser os jogadores a escolher o modelo.
Agora, não faz sentido nenhum esperar certas coisas de um jogador quando as limitações impostas pelo modelo são mais do que muitas.
Ele faz o que pode… dentro das circunstâncias…
15 Abril, 2014 at 11:50
O que o Martins tem que o torna num 10 puro é velocidade de execução! Ele dá movimento e velocidade ao jogo porque é capaz de fazer os passes de primeira, em velocidade e no espaço! Devia fazer mais passes a rasgar, e com o Montero fazia mas a verdade é que com o Slimani, mais do que passes a rasgar o que temos tido é bola nas alas, por isso ele lado dele anda mais desaparecido…
15 Abril, 2014 at 11:51
para o martins ser um 10 puro tem de começar a rematar e a fazer passes de rutura.
15 Abril, 2014 at 11:56
Os passes de ruptura foi o que eu disse…chamei passes a rasgas mas é o mesmo! Ele faz…mas com a equipa a jogar em cima e a meter bolas contantemente nas alas para o Slimani (parece-me muito deliberado) ele não faz passes porque não aparece ninguém…no inicio do ano com Montero fazia muitos…
Rematar concordo mas ele remata mal que doí…isso acho que nunca vai ter…
15 Abril, 2014 at 11:59
o remate treina-se e o resto das movimentações tem a ver com um pormenor, a forma de jogar da equipa baseia-se na repetição constante dos mesmos movimentos. aquilo já é mecanizado, não existe tanto improviso
15 Abril, 2014 at 11:21
Adrien a “10”?
Não sei… faltava aí nesse meio campo alguma magia. Não digo criatividade, mas “magia”…
Eu ainda quero acreditar que para o ano Shika vai dar cartas com a sua magia faraónica.
Aliás, espero ainda ver alguma esta época… mas não quero falar muito disso, que é um assunto que me machuca.
Bora ali beber um sakézinho, vá…
15 Abril, 2014 at 11:28
Concordo com ambas as apreciações.
Estou a ver o Esgaio como um “joao pinto”, a jogar a traz do ponta de lança. No fundo a fazer o que Montero tem feito quando o Slim está lá dentro..
Quanto ao Joao Mário … É um 10 puro, tipo “Deco”.
15 Abril, 2014 at 13:34
João Pinto, de quem Souness dizia ser um excelente jogador, não sabia era em que posição… 😉
15 Abril, 2014 at 23:17
“a jogar atras, colega”
estao todos a esquecer se do Chaby q para o proximo ano pode perfeitamente fazer parte da equipa ou jogar em alguns jogos para ganhar rodagem
15 Abril, 2014 at 11:28
Estou com o Tasqueiro Sampaio! J. Mario é Adrien chapado…e se é para ter dois 8 tens de ter 2 extremos desequilibradores e marcadores de golos e tens de meter os dois 8 a entrarem na área à vez (algo que o Adrien ainda não faz bem….nem o J. Mário). Por isso para o que temos agora a jogar ao mesmo tempo o Adrien e o J. Mário só com duplo pivot (eles os 2) no meio campo e um 10 puro…
Quanto ao Esgaio, a minha duvida está em se ele tem a velocidade de execução que precisa um interior que jogue ao lado do Adrien ou do J.Mário…velocidade de passe, de finta e de execução (não é corrida…), se ele pensa e executa com a velocidade necessária…e como acho que não e como acho que é algo que muito dificilmente se ganha com o tempo, vejo-o mais como lateral…
15 Abril, 2014 at 11:35
Não gosto nada dessa cena do duplo pivot… tem de ser jogadores muito especificos para “casarem” bem…
Fito nunca casou bem nesse esquema, William também não (o seu jogo perde dimensão).
Talvez tenhamos de pensar nisso caso ambos saiam (lagarto, lagarto, lagarto!).
Adrien também já se percebeu que se “perde” lá atrás (a 6???), embora nos primeiros tempos em que apareceu com o Bentolas até se saia bem (na minha opinião).
Adrien e J. Mário para mim são 8’s… são charneiras do ataque. Ora, ter duas charneiras não me parece bem… era tipo porta vai-e-vem ( 😛 ). William é o “porto seguro” do Adrien, e Adrien é o “porto seguro” do A. Martins (Mané… Shika?).
15 Abril, 2014 at 11:45
Tu hoje em dia quase jogas com um duplo pivot e se o William cá ficar vai ser cada vez mais…um duplo pivot (bem feito) é quando os 2 têm características semelhantes e em que ambos defendem bem e atacam bem! E por isso podem sair à vez…sendo que fica sempre só 1 quando atacamos…O William vai atacar e subir cada vez mais…é o que acho! Não sou grande fã porque é raro encontrar isto bem feito…mas Khedira e Alonso, Matic e Lampard/Ramires por exemplo não amarram a equipa atrás…
Nos casos que referes, no inicio o William ficava muito atrás (muito mais que agora) e o Rinaldo é um 6 puro, por isso nenhum dos 2 teria características para jogar com duplo pivot na altura! É como os porcos com o Fernando…com o Fernando lá (tal como o Rinaldo) é impossível jogar com 2…impossível não mas é improdutivo e estúpido porque passam a vida a chocar um com o outro e nenhum deles saí como deve ser…Acho que o William hoje pode! E com João Mário e Adrien não sei se resulta…o que digo é que os vejo muito mais a jogar os 2 mais atrás com um 10 à frente do que os 2 à frente com um 6 atrás….
15 Abril, 2014 at 12:09
William ameaça ferozmente o epíteto de Deus Fito…
Cada vez mais está em todo lado.
15 Abril, 2014 at 13:40
Mas de longeeee!!!…. Eu nunca comprei essa do Fito em todo lado… Sorry
17 Abril, 2014 at 0:24
O endeusamento de jogadores como Rinaudo, Matias Fernandes e Capel não deixa de ser sintomático do nosso estado de esquizofrenia (tanto somos os melhores, como a seguir eramos os piores), que felizmente não tem estado presente este ano porque o Leonardo Jardim é muito competente a gerir expetativas.
15 Abril, 2014 at 11:14
Lateral.
Como extremo, não terá tanto sucesso.
Apesar de ter um conhecimento de jogo bom para a sua idade, falta-lhe velocidade, “finta”, criatividade, etc…
Para ser um bom extremo, não basta apenas cabeça. É preciso talento… taleto esse, que o Esgaio não tem.
15 Abril, 2014 at 11:27
Esse argumento é muito usado, mas tem em consideração extremos tipo ronaldo, robben, et al. Mas vejamos: dizes que há quatro coisas que o esgaio nao tem: velocidade, finta, criatividade e talento.
Velocidade: um extremo precisa dela se for um douala; finta: precisa dela se for um robben, que vá sempre para dentro; criatividade: que atributo é este, ao certo? Se for inteligência, então precisa dela tanto um extremo como um médio como um avançado. Talento: novamente, que atributo é este ao certo? é passar a primeira fase do Portugal tem Talento?
No Liverpool até o Kuyt chegou a jogar como extremo; no Barcelona, o Villa. É por se esperar que um extremo seja sempre o ronaldo que uma equipa muitas vezes não funciona e se torna previsível.
Dito isto, acho possível tornar o proprio Wilson um bom extremo, desde que se perceba que tem de ser um extremo diferente do Capel ou do Mane.
15 Abril, 2014 at 11:51
O que eu defendo é que o mais importante é o conhecimento do jogo. A parte teórica.
O resto, velocidade, finta,…, são bónus. Mas mesmo assim, são importantes.
A criatividade, pelo menos para mim, não é sinónimo de inteligência.
Criatividade é arranjar soluções que a maioria nem imginava que existia. É invenção. A inteligência passa pelo saber fazer.
Quanto ao Wilson, tenho sérias dúvidas que se possa tornar num bom extremo.
Até pode vir a ser útil, mas bom nunca.
Falta-lhe quase tudo. É banal.
15 Abril, 2014 at 12:20
“Criatividade é arranjar soluções que a maioria nem imaginava que existia. É invenção. A inteligência passa pelo saber fazer.”
Arranjar soluções é tomar decisões, e isso é inteligência. É a mesma coisa. Saber fazer é técnica.
15 Abril, 2014 at 12:26
São coisas diferentes.
Tomar decisões não é arranjar soluções. Tomar decisões é optar por um caminho ou por outro. A criatividade encontra outro caminho ainda.
Vou pegar no Maçã Podre.
É um jogador que tem uma capacidade de decisão acima da média. O que faz, faz sempre bem feito porque opta por um bom caminho. Mas falta-lhe criatividade. Ele só opta pelos caminhos que lhe mostram. Não é capaz de criar um caminho para si.
15 Abril, 2014 at 11:14
Sempre vi o Esgaio como um lateral direito moderno que faça o corredor todo (um pouco à imagem de Daniel Alves do Barcelona)… está certo que ataca melhor que defende mas 90% dos jogos do Sporting para consumo interno são jogos quase de sentido único e em que convém que os laterais sejam ofensivos! E para além disso nos sub 21 tem jogado a lateral direito e com sucesso!
Penso que com Cedric e Esgaio estamos muito bem servidos na posição de defesa direito para os próximos anos e ainda por cima, ambos são “made in Sporting” !!!
15 Abril, 2014 at 11:19
Tínhamos um tão jeitozinho… foda-se, lá o Godo!
Meu rico Arias…
15 Abril, 2014 at 11:33
Não querendo desfazer o teu “foda-se, lá o Godo!” que fica sempre bem….já foi o nosso Presidente que o vendeu…e pode ter sido bem vendido…deu lugar ao Cedric, penso que temos uma % boa numa futura venda (parece que será MU por cerca de 10M), por isso podemos ter valorizado os 2 num ano em que só utilizaríamos 1…e se o Esgaio pegar para o ano ainda podemos valorizar 3! hehehe!
15 Abril, 2014 at 11:43
Eh pá, pois é… é o que dá papar camarão congelado!
Eh pá… foi o Bruno, foi… e que bom negócio fez ele!
Como sempre… 😛
15 Abril, 2014 at 11:53
Epah, mas fica sempre bem o “foda-se, lá o Godo!”! hehehe!
15 Abril, 2014 at 12:02
ahahahah
é o que se chama, limpar a face… ahahahah
15 Abril, 2014 at 12:10
Foi mesmo à cara suja, não foi?! hehehehe 😉
15 Abril, 2014 at 12:11
nahh…ninguém deu por nada…hihihi!
15 Abril, 2014 at 13:37
Ninguém viu… eheheh
15 Abril, 2014 at 12:50
Acho que até tens um pouco de razão:
O Arias andou não foi por não ter qualidade, foi pelo facto que receber demais pela qualidade que tinha! Ou seja, foi o Godo que o contratou, mas foi o Bruno que o despachou! Para mim a culpa é do Godo! 🙂
15 Abril, 2014 at 12:55
Foda-se, lá o Godo!
( Eu sabia que tinha o dedo podre desse porco… eu sabia!)
15 Abril, 2014 at 11:15
Eu concordo com o Jardim! Tem faro mas acho que não tem drible…vejo-o muito mais a fazer o corredor todo com espaço! Até mesmo a entrar por dentro quando o extremo abre…
Mas ninguém sabe…tudo vai depender de como ele evoluir nestes 2 anos…Espero que para o ano esteja nas mãos do Jardim…vai rodar com o Cedric quando os jogos apertarem e será um suplente importante por fazer bem as 2 posições!
Tem de ganhar mais agressividade e mais timming a defender mas isso trabalha-se…
15 Abril, 2014 at 11:25
Eu gosto do Esgaio a extremo…é inteligente, tem bons pés e tem muito golo!
No futebol europeu comparo-o (com a devida distância claro) ao Thomas Muller do Bayern. Não é um jogador vistoso mas é estremamente eficaz naquilo que faz!
Gostava de o ver na equipa A!!
15 Abril, 2014 at 11:26
a posição em que o esgaio apareceu na formação foi……..lateral direito, com enorme capacidade ofensiva, ou seja basicamente o treinador, quer fazer um regresso as origens.
é que nos ultimois 2, 3 anos o esgaio foi uma espécie de grosskreutz , que jogava em qualquer lugar( medio direito, medio esquerdo, interior, extremo, avançado centro), sem se “especializar” em posição nenhuma.
e neste momento está numa idade em que tem de se definir, qual é a sua posição predominante.
15 Abril, 2014 at 11:27
Eu por acaso vejo-o mais como defesa direito. O Esgaio é o gajo mais intenso de sempre, e faz o corredor todo desse lado. Também acho que lhe falta alguma finta, mas também por isso, por ser um gajo mais prático, com menos capacidade para gerar improviso, o colocava cá atrás, a subir à la Jefferson. A única questão é mesmo tratar-se de um gajo que tem uma tendência brutal para o golo.
15 Abril, 2014 at 11:32
Bom, apesar de tudo é mais fácil aprender a defender bem do que a atacar bem. Embora não sejam “favas contadas.” Há quem nunca aprenda (nada).
O problema maior do Esgaio é que as suas principais qualidades não são nem atléticas nem técnicas, são tácticas. Neste aspecto é que ele está (e está há muito) uns bons furos acima dos moçoilos da idade dele.
Uma coisa parece-me indiscutível: como extremo nunca irá lá. Não tem velocidade ou repertório de fintas (ou capacidade para no 1×1 ultrapassar o defesa que lhe aparecer pela frente) para a função.
O ponto essencial: não estou certo de que o Esgaio tenha futebol (suficiente) para um Sporting que queira de facto lutar pelo título todos os anos e realizar boas “carreiras” europeias. Talvez o dedinho competente do Leonardo Jardim possa fazer a diferença.
15 Abril, 2014 at 14:36
Sempre certeiro este Gregor.
15 Abril, 2014 at 11:33
Estou a ver o Esgaio como um “joao pinto”, a jogar a traz do ponta de lança. No fundo a fazer o que Montero tem feito quando o Slim está lá dentro..
E como dizem, num jogo em que o sentido seja predominantemente ofensivo é tirar o Cedric e meter o rapaz.
Eu Gosto Muito do Esgaio… Muito!!!
15 Abril, 2014 at 11:38
Pois eu acho que a posição perfeita para ele era a de interior num esquema losango. Não jogando nós assim talvez a de lateral seja a melhor para ele. Mas por exemplo (veja se Lahm) não teria problema nenhum em jogar também no meio campo. Se ficar com lateral tem que melhorar o processo defensivo.
15 Abril, 2014 at 11:40
Médio interior ou extremo! Nunca como lateral direito…
15 Abril, 2014 at 11:45
Para mim ou seria alternativa ao Cedric ou Nº10.
Não gostava de o ver encostado à linha, até porque não acho que terá a melhores características para Extremo num 4x3x3.
Uma vez que o André Martins tá longe de ser um 10 que me encha as medidas( ou fica para 8 ou sai, pois vem o J. Mario) gostava de contar para o Ano com Shikabala e Esgaio para 10!
15 Abril, 2014 at 11:47
Para mim o Esgaio é o Ramires do 4-1-3-2 do Pastilhas. Um misto de box-to-box com gajo-que-tem-pulmão-para-ir-à-linha-direita-cruzar-e-ainda-acompanha-o-lateral-esquerdo-adversário.
15 Abril, 2014 at 12:27
Boa analogia!
15 Abril, 2014 at 12:30
Nunca reparei que o Ricardo tivesse o olho “esgaiado”…
15 Abril, 2014 at 11:51
O Esgaio tem que seguir o caminho do J.Mário e do Betinho e fazer um ano de empréstimo.
É obrigatório que seja titular com regularidade. No Sporting, se ascender à A, num ano de Champions não sairá da bancada ou do banco na melhor das hipóteses.
Os casos do Adrien, do Cedric e do W.Carvalho atestam o que digo.
É que nem todos os jovens são como o Mané…
15 Abril, 2014 at 11:53
o esgaio já devia ter sido emprestado esta época, ou o mais tardar em janeiro
15 Abril, 2014 at 12:02
Concordo…se é para ser trabalhado pelo Abel prefiro que saia…
15 Abril, 2014 at 12:04
nem tem nada a ver com o abel, é que o esgaio, o joao mario e o betinho já tinham atingindo uma fase de maturação que estar na equipa b era tempo perdido
15 Abril, 2014 at 12:08
Tu és da opinião que não é do Abel…respeito…eu sou da opinião que é do Abel!
Se ele não consegue motivar e fazer evoluir miúdos de 19/20 anos estando num clube grande, mesmo jogando na 2ª muitas vezes para mim a culpa é dele! Eu gosto do Abel enquanto pessoa e respeito o seu profissionalismo…mas sinceramente para mim é o homem errado no local errado…
15 Abril, 2014 at 12:12
E ameaça cada vez mais se tornar um Bento versão 2.0… digo eu.
15 Abril, 2014 at 12:24
O Paulo bento era um por ano…este vai em 4 e já repetiu um deles…eu dizia que é um Bento XP!
15 Abril, 2014 at 12:26
Se é um XP, tem os dias contados…
maravilha! 😛
15 Abril, 2014 at 12:34
Gostava de ver o Oceano na B (de onde nunca devia ter saído…). Esse sim fez os jogadores crescerem e puxava bem por eles! Mas talvez seja demasiado caro…não sei…
15 Abril, 2014 at 12:45
Caros eram os Maneis…
O Oceano, coitado, serviu como escudo humano (mais um) da imbecilidade míope do Godo!
O Oceano é um gajo da casa… um grande Capitão! Fará sempre falta.
15 Abril, 2014 at 12:12
o joao mario , o betinho e o esgaio na equipa b já não tinham nada para evoluir, por isso o so lhes fazer bem irem para outro lado
15 Abril, 2014 at 12:20
Fogo…se um jogador aos 20 anos não tem mais para evoluir crl…granda bomba! Eu acho que eles tinham e têm muito para evoluir…se tiverem alguém que puxe como deve ser por eles…Não posso acreditar que com um bom treinador não tenham imenso para evoluir! Agora se o treinador não lhes mostrar puxar por eles sim…aos 20 anos estão estagnados e a querer sair…
15 Abril, 2014 at 12:23
evoluir noutro ambiente, ambiente de equipa b é para a primeira fase de chegar a senior, ao segundo ano na equipa, ou passa para a equipa principal ou vai rodar
15 Abril, 2014 at 12:29
Mantenho a minha opinião…acho que se tiveres um bom treinador e se o jogador for bom 2 anos na B e está pronto para a A…para ficar o 3º na B ou ter necessidade de sair, para mim é mau trabalho de base nos 2 anos anteriores e que será compensado fora! É 1 ano de adaptação aos Séniores e a jogar contra jogadores mais velhos e o 2º de crescimento individual e colectivo!
Especialmente se é um clube como o Sporting cuja base da equipa é academia e equipa B!
É a minha ideia…
15 Abril, 2014 at 12:55
na equipa b tens 3 tipos de jogadores:
os que estão la apenas para completar o plantel e que dificilmente irao chegar a primeira equipa
os que estão la para a primeira equipa, e que são mentalmente fortes e conseguem rapidamente ascender
os que estão la para a primeira equipa e que precisam de fazer o processo evolutivo: equipa b. 1 ano fora, voltar para a equipa principal, onde esse ano fora seria o de perceber se teria realmente estofo ou não.
depois depende da mentalidade do próprio jogador e das suas competências.
jogadores como o mane existem poucos e que não precisam do ano fora, o joao mario depois de um grande primeiro ano, no segundo perdeu motivação ao ficar na equipa b, devia ter ido rodar logo em agosto, o mesmo para o betinho. e o próprio esgaio devia também estar nessa fase, mas como ainda ninguém o “especializou” numa posição, esta a perder tempo e esta época acabou por ser mais ou menos uma época perdida.
( repara que adrien, william, andre martins, cedric , Wilson, todos têm algo em comum andaram por fora a ganhar maturidade e voltaram mais preparados para a equipa principal)
e se dou de borla o esgaio ficar na equipa principal como alternativa ao cedric(apesar de considerar um pouco arriscado fazer isso na próxima época, devia ter sido feito nesta), existem jogadores que pessoal fala aqui que deviam ir directamente para a equipa principal, que deviam fazer esta travessia de andar noutros ares devido um pouco ao seu feitio um pouco especial, em que ou são geridos com pinças ou acabam como o diogo rosados( muito talento e pouca ou nenhuma cabeça por querer dar uma passo maior que a perna ) e neste lote estou a colocar o iuri e um pouco o dramé, apesar deste já vir de outra realidade e ser ligeiramente mais maduro.
depois é esperar para ver como regressam os que este ano tiveram fora: rubio, viola, Zezinho e Tobias e ver caso a caso o que se deve fazer com eles: continuarem por fora, ficarem, ou serem descartados.
15 Abril, 2014 at 13:19
Riga existem 3 tipos de jogadores na B
Defesas, medios e avancados.
Ate ha uns poucos que jogam a GR.
Os avancados como o Mane, sao mais faceis de passar a A, porque se um avancado falha, nao compromete (imediatamente) o jogo.
Depois os medios, como o nome diz, a capacidade de passar a equipe A e medianamente facil.
Depois temos os defesas, que ou sao prodigios (tipo Dier) nao passam a A nos primeiros anos, pois a sua posicao e de grande responsabilidade.
Quando falham, comprometem a equipe a sofrer um golo.
Os desgracados dos GR sao aqueles que, pela mesma logica, normalmente nao chegam a A antes dos 25 anos. A excepcao foi o Patricio, e muito sofremos por isso, e muito se criticou o risco ao meio….
15 Abril, 2014 at 13:23
jubas não tem nada a ver com a posição dos jogadores, tem a ver com os factores que expliquei acima, em especial com a mentalidade dos mesmos.
15 Abril, 2014 at 14:49
adrien, william, andre martins, cedric , Wilson têm outro aspecto em comum…não havia equipa B no tempo deles…
Mais uma vez eu percebo o que dizes sobre rodarem fora alguns jogadores…alguns! Mas a falta de crescimento técnico e mesmo táctico dos jogadores que estiveram na B acho que é evidente…Por exemplo o Esgaio tem 2 anos de equipa B e algumas poucas aparição na A e a única coisa que ganhou foi experiência! Vi o Esgaio crescer com o Oceano…mesmo com o Domingues menos! E este ano é o mesmo jogador que iniciou a época… Este trabalho na B tem de ser muito mais profundo, tem de ser muito mais aprofundado tecnicamente e tacticamente, quer a nível individual de potenciação das características do jogador, quer na potenciação e adaptação táctica ao pretendido pela equipa A! E eu olho para a B, vejo muitos jogadores com muito potencial e não deixo de pensar (desde o inicio da época) que se forem para a A têm de crescer muito a todos os níveis! E parte desse crescimento devia ser feito na B e eu sinceramente não vejo esse trabalho!
Eu sei que devemos apoiar o nosso treinador e acho que o presidente fez bem a gestão de o deixar e faz bem em emprestar…mas o ano passado viste 2/3 ou 4 miúdos a subirem e quem acompanhou o principio viu que o jogador que subiu já era muito diferente do que chegou no inicio da época à B (Bruma, Illori, Dier…). Esse trabalho do Oceano acho que foi evidente…e este ano olho e parece que como eles começaram a época só mudou o Mané porque subiu e porque tem a qualidade que tem e vejo o João Mário hoje a crescer…de resto quem ficou acho que hoje é praticamente o mesmo jogador que era! Até podiam emprestar na mesma 1 ano para rodar mas já emprestavam 1 jogador diferente do que tinham…se não mais vale ter uma equipa B composta apenas por Séniores de 1º ano e por experientes da A e depois todos os de 2º ano é tudo emprestado! Por isso espero uma mudança no fim do ano…e só não sou tão peremptório com os juniores porque acompanho muito menos e por isso pode ter existido evoluções que eu não veja…Um jogador que se sente estagnado, sem crescer, a jogar à vez (porque a B tem muitos jogadores e todos precisam de minutos), sem treinos muito específicos de potenciação individual sem nada…é normal que se sinta enormemente frustrado e depois descamba nas guerras que deram…
15 Abril, 2014 at 11:51
Seria um violento desperdício andar a aposar 2, 3 anos num jogador com as características do Esgaio e dar-lhe o “papel” de ser suplente do Cedric.
A não ser, claro, que este seja vendido.
Ainda por cima o Esgaio não tem mostrado ser grande defensor…
Para mim, ou extremo ou médio interior (não parece ter as características para 10)…
SL
15 Abril, 2014 at 12:08
Não gostei nada do golo que sofremos há duas semanas em que o Esgaio foi “comido” com faciliadade na lateral… Mas se o Leo acha que sim, por mim tudo bem! 🙂
15 Abril, 2014 at 12:08
Não acho nada que o Esgaio seja ou possa render a defesa direito. Na minha opinião é um médio-ala puro. Não é um extremo mas ataca bem, aparecendo muitas vezes em zona de finalização ou de assistência. Por outro lado não tendo capacidades agressivas a defender não é nenhum tosco.
Acredito que possa ser um elemento útil no plantel já na próxima época. Da forma como jogamos actualmente não o vejo como uma alternativa de primeira linha, mas penso que ao jogarmos mais próximos do 4-4-2 com Slimani e Montero em simultâneo, é o elemento ideal para jogar do lado direito do meio campo, dá profundidade ofensiva sem comprometer defensivamente.
Curiosamente é um jogador que me lembra bastante o Hugo Viana quanto ao que considero ser o seu posicionamento ideal, porque é claramente mais rápido do que o Hugo alguma vez foi.
Mais do que onde jogar, é importante que o faça bem, como sabe, e nos dê muitas alegrias.
15 Abril, 2014 at 12:14
Pode-se adaptar a lateral, sim, mas para mim é extremo, em termos de drible não tão evoluido como alguns, mas compensa com a capacidade técnica e táctica (fecha muito bem e tem uma grande capacidade de ler o jogo), e com esforço, é jogador para fazer vai-vens pelo corredor, mas parece-me que ele não se sente muito confortavel a lateral. Falta-lhe capacidade de choque e “peso”. Eu aposto nele como extremo, ainda por cima um extremo goleador como ele é…
Para 10 temos Shika, Zezinho, Iuri e Chaby, querem mais??
15 Abril, 2014 at 12:17
Zezinho a 10? Não sei… não me soa.
PS: Para quando um trio do meio campo com Zezinho, Luisinho e Huguinho???
15 Abril, 2014 at 12:37
O Zezinho sempre foi 10 nas camadas “joves”… mas faz as 3 posições do centro do meio campo… Mas tens os outros…
15 Abril, 2014 at 12:39
E o Joãozinho Mariozinho também… Tinha-me esquecido.
15 Abril, 2014 at 12:42
Nem me fales em Joãozinhos, oh careca!
Até se me arrepiam os pelinhos do dedo gordo do pé esquerdo…
15 Abril, 2014 at 12:47
O Joãozinho do Juju já foi, calma…
15 Abril, 2014 at 12:52
Tenho saudades da Zulmira…
A nossa vida era mais cor-de-rosa, mais fashion, mais glamorosa…
Beijinhos, Zuzu, onde estiveres…
15 Abril, 2014 at 13:46
Nem por acaso, hoje vi-a (se não era, era irmã gémea de plásticas) com o Tozé Brito…
15 Abril, 2014 at 12:16
Se há coisa que me parece não faltar ao Ricardo (sim, estou a armar-me em comentador da bola que trata os jogadores pelo primeiro nome… só porque sim) é capacidade de adaptação e inteligencia para ler o jogo. Nas mãos de um bom treinador (que temos) pode fazer bem quase todas as posições do campo. Uma outra característica interessante no Ricardo, é o faro pelo golo. Em suma é um jogador que não podemos desaproveitar.
Z
15 Abril, 2014 at 12:18
Zando…
“Se fores na rua e te chamarem… Naide… Tu respondes?” 😉
15 Abril, 2014 at 14:55
Desde que não me chamem “Neide”…. 🙂
Z
15 Abril, 2014 at 13:40
Quem é o Ricardo? 🙂
15 Abril, 2014 at 14:20
Tás a perguntar ao Zando… ou queres armar-te em Daniel Oliveira comigo? 😛
Perguntas existenciais comigo não dá, moço…
15 Abril, 2014 at 14:44
hahahaha, ja te estou a imaginar a responder com uma lágrima no canto do olho… hahahah
por acaso era para o Zandonaide… 🙂
15 Abril, 2014 at 15:13
Querias dizer “armar-te em Daniel” presumo 🙂
Z
15 Abril, 2014 at 14:36
O Ricardo 🙂 vai ser tipo Zanetti ou Lahm…grande qualidade táctica…joga onde for necessário e bem. Mas vejo-o mais como alternativa quer ao Adrien , quer ao André.
15 Abril, 2014 at 16:02
Queres dizer como um javier ou um philipp?
Z
15 Abril, 2014 at 18:27
isso…tens razão! 🙂
15 Abril, 2014 at 12:23
Nunca vi o Esgaio a jogar, mas pelos comentários julgo que se devia aproveitar o Esgaio a Defesa Direito; o que acontece é que o treinador o deve ensinar e ele deve procurar assimilar esses ensinamentos, ter força e mentalidade para suprir as suas deficiências, treinar muito e bem (mesmo depois da hora- como fazia e faz o Cristiano Ronaldo), porque sem trabalho, muito trabalho, não se chega a ser um bom jogador!!
15 Abril, 2014 at 12:25
Aprenda ele a defender, que tem idade e temos treinador e sera o sucessor de Cedric.
Entretanto se for necessario faz uma perninha a extremo (daqueles que vem atras defender!!). Nao sera um abre-latas, mas num 4-3-3 a defender o resultado (por exemplo na LC) servira perfeitamente.
Mas tb acho que num 4-4-2 (que ninguem diz que nao possa ser a nossa tactica (ou uma das) no ano 1, faz a posicao de medio interior direito!!!
E daqueles que tem potencial para fazer todo o flanco.
Tem velocidade, tecnica e inteligencia para isso.
Para ser trabalhado pelo Jardim, e que fique muitos anos no SCP.
SL
15 Abril, 2014 at 12:29
Se começarmos a jogar em “losangolo” o Bento não vai resistir e convoca toda a gente do SCP, tal a saudade… hahahahaha
15 Abril, 2014 at 13:14
melhor que ouro…
https://www.youtube.com/watch?v=LZraoTZepmQ
O risco ao meio e um incompreendido. Ainda hoje.
Pelo menos eu nao o compreendo
15 Abril, 2014 at 14:21
Só não “vê” quem não quer…
15 Abril, 2014 at 12:33
Já que falamos de extremos, em que posição achas que deve jogar Esgaio?
Leo Gardem é que sabe….
15 Abril, 2014 at 12:34
*Garden (sorry)
15 Abril, 2014 at 12:39
Sou da tua opinião pumba, o mister e que sabe
15 Abril, 2014 at 12:54
+1
Ao ler estas duas cx. de comentários de hoje, sinto que faltei às aulas de treinador, na escola 🙂
15 Abril, 2014 at 12:59
Calão… 🙂
15 Abril, 2014 at 12:37
P/ mim a melhor posição p/ o Esgaio é a médio ala direito. Passe as dividas distancias, vejo-o como um Iniesta no flanco oposto.
15 Abril, 2014 at 12:38
O Sporting, a maioria dos jogos no campeonato Português será para ter caudal ofensivo para desgastar e abrir a defesa contraria e assim conseguir ganhar.
O Esgaio será sempre uma mais valia como defesa direito pois pode subir e defender na linha de meio campo. Será um defesa mais vocacionado para subir (assim como o jefferson) mas que em vez de apenas ir à linha e cruzar (jefferson e cedric) poderá ajudar na interior e até rematar à baliza mais vezes.
Está a faltar ao Sporting ser mais ofensivo (e pratico) neste final de epoca de modo a resolver os jogos facilmente.
O senão é que será complicado ter cedric e esgaio a jogar ao mesmo tempo 🙁
Tirando o exemplo de avalanche de ataque se estivermos a perder. Nesse caso o Esgaio poderá sempre ser uma boa opção para jogar no lugar de 6/8. Ou no caso de segurar a vantagem e o esgaio será sempre a melhor opção para render o extremo.
O ponto é que um gajo polivalente como o Esgaio será sempre útil à equipa e devia ficar na A !
15 Abril, 2014 at 13:56
O Cedric e o Esgaio podiam jogar num sistema basculante e inovador. Quando um subia, o outro descia :))
15 Abril, 2014 at 14:22
É o sistema “balança de peixaria”…
15 Abril, 2014 at 12:39
E se mudarmos de tactica no próximo ano?
E se o treino dele já estiver a ser feito com base nessa mesma alteração?
15 Abril, 2014 at 12:43
Pessoal gostaria de ter uma opiniao vossa sobre su gostam do Semedo, Se o acham um bom central? é que eu pessoalmente não sou um grande fa dele
15 Abril, 2014 at 14:13
Para mim o Semedo é para subir definitivamente á principal no próximo ano. Quero lá saber se fez uma época menos boa na equipa B, já se viu que jogadores lá ficam estagnados a certa altura.
O Semedo para mim é o substituto natural de Rojo, rápido, com técnica e com um jogo aéreo superior ao do argentino. Volto a dizer aqui que irá fazer uma dupla com o Dier que ficará para a história.
Se ainda houvesse duvidas quanto ao compromisso dele por ter-se declarado lampião, desde aquela invasão de campo para festejar que me convenceu de estar cá de corpo e alma.
15 Abril, 2014 at 17:30
Eu continuo com duvidas mas espero que o futuro me desminta…mas tenho para mim que aquele grau de estupidez não se apaga! Enfim…a ver vamos! Espero que tenhas razão…
15 Abril, 2014 at 17:02
n tem jogado grande coisa, mas isso na equipa é dificil… os jogadores não conseguem adquirir ritmo de jogo. ora jogam, ora ficam no banco… nunca conseguem ter continuidade e quando isso acontece as exibições pioram.
na minha opinião vai ser um belo central (medio defensivo acho q n), mas ainda comete muitos erros.
de qualquer forma, acho q ainda n ta pronto para a equipa A. um empréstimo para uma equipa em que jogue sempre era o ideal
15 Abril, 2014 at 12:49
Para mim, Esgaio deve começar onde for preciso. O que não significa que não possa passar para outra posição mais à frente da temporada. Neste momento, precisamos de alguém para substituir o Cédric e, portanto, é aí que o Esgaio deve começar. Extremos temos muitos, médios centros também (com as entradas de João Mário e, possivelmente, Wallyson).
Se Esgaio não for lateral direito, isso obrigará o clube a comprar um (ou accionar a opção do Piris). Eu não quero comprar laterais, prefiro usar o dinheiro para soluções mais ofensivas. Mesmo na esquerda, queria que o Mica subisse definitivamente e teríamos as laterais fechadas.
15 Abril, 2014 at 16:59
n é preciso contratar-se um lateral direito suplemte. há o riquicho na b, que pode de vez em quando ser integrado na equipa A
15 Abril, 2014 at 17:01
o riquicho que apenas na próxima época sera a sua primeira de senior
15 Abril, 2014 at 17:29
pois, pensei q fosse um ano mais velho.
mas mesmo assim não acho que a solução passe por recuar o esgaio.
parece-me ilógico e contraproducente recuar um jogador que tem golo nos pés (algo que é rarissimo no sporting actual, tirando os ponta) e que é sistematicamente um dos melhores marcadores e assistentes da equipa B. como diria o jesualdo: é uma bota demasiado pequena para os pés do esgaio
que, diga-se, devia estar neste momento a jogar regularmente numa equipa da primeira divisão
15 Abril, 2014 at 13:01
Se ningúem saír para o ano vamos ter ganda meio campo, william, adrien, joao mario, wallyson, A.martins e talvez zezinho. o rinaudo deve de voltar visto que o catania deve descer e nao deve dar os 5 milhoes por ele, entretanto vai cumprir pela 2 vez suspensao desde que chegou a italia
15 Abril, 2014 at 13:07
Esgaio será um lateral ofensivo, como diz o nosso Mister. Tem capacidade de desequilíbrio e intensidade muito a cima da média, o que farão dele um bom defesa.
Nunca será um extremo brilhante, mas sim muito bom. A lateral ou no meio-campo pode ser brilhante
15 Abril, 2014 at 13:14
Bom, não sei o que o LJ quer dizer com “lateral ofensivo”… ou até sei, mas não o estou a ver a permitir descompensar atrás.
Com a nossa dificuldade com o jogo interior e a capacidade do Esgaio de entrar e “cheirar” situações de golo, estava a vê-lo substituto do extremo-dto. Em papel 442, mas com o Cédric a fazer piscinas e a funcionar como extremo aberto que vai à linha e centra bem. Como todos aqui reconhecem, o Esgaio é forte em inteligência táctica; saberá (com ajuda do LJ) quando subir no meio, quando combinar com o Cédric, quando compensar a subida do Cédric.
SL
15 Abril, 2014 at 13:59
Disse isso lá em cima … Antes de ver o teu post. concordo plenamente contigo
15 Abril, 2014 at 13:23
O nosso mister deve saber o que fazer com ele. Seja em que posição for vai sempre tirar o melhor dele !
15 Abril, 2014 at 13:26
Aqui está o eterno dilema. Pôr os jogadores às necessidades da equipa ou pôr a equipa a cumprir as necessidades dos jogadores. Vejo Esgaio como um ala, um jogador que pode fazer toda a ala direita. Tal como penso que Jardim vê o jovem jogador. Imaginemos os jogos em casa, teoricamente mais fáceis, a ala direita com Esgaio ganha uma maior dimensão ofensiva, a poder aparecer em zonas de finalização e a combinar com o meio campo. A meu ver a polivalência nunca pode ser um problema, resta ver qual das posições se adequam ao jogador. Mais a mais, o plantel do Sporting está carregado de extremos de qualidades e outros tantos a despontar na equipaB/Juniores. Carrillo, Heldon, Mané, Capel, Wilson, Iuri, Dramé, Matheus, Podence, etc etc. Quanto a laterais há carência. E não faltam exemplos de jogadores que inicialmente na formação eram jogadores colocadas mais À frente no terreno e hoje são excelentes laterais. Esgaio a meu ver pode ser um Lahm mais rápido e numa só ala.
15 Abril, 2014 at 13:57
Olho para o Esgaio, olho para esta equipa, e encaixo-o no lugar do Cédric. E não é pelo défice de laterais que temos, é porque acho que ele pode ser como lateral o que nunca vai ser como extremo (e honestamente tenho dificuldade em vê-lo a posicionar-se como “interior” que vem à banda de vez em quando) – acho que há aspectos a melhorar quer a defender quer a atacar, mas se a competência que o distingue é a cultura táctica e não o drible, essa competência há-de permitir-lhe crescer para ser o “tal” lateral.
Quanto a empréstimos… tenho a impressão que o tempo para isso era esta época. Neste momento há urgência em definir de vez o que ele vai ser, e essa definição tem que ser feita pelo LJ – se for emprestado na próxima época perdemos o controle dessa definição, corremos o risco mais que evidente de outro treinador “definir” a posição do Esgaio em função de necessidades específicas da sua equipa e não em função do interesse da evolução do jogador numa futura equipa do Sporting.
A não ser que se inove – depois de termos um campeonato com jogadores emprestados com doenças/indisposições/lesões/castigos/impedimentos administrativos em dia de jogo com o “emprestador”, passávamos a ter também jogadores emprestados que só podem jogar em posições/esquemas tácticos aprovados pelo “emprestador”…
15 Abril, 2014 at 13:59
Esgaio, do meio para a frente !
15 Abril, 2014 at 14:01
Pelo que vi até hoje não consigo ter uma opinião formada sobre a melhor posição para o rapaz! A verdade é que ainda não vi muito mas… Isso já não será uma coisa positiva pois quando se discute se um jogador é melhor a extremo ou a lateral… Ninguém perguntou isso de Ronaldo ou Figo… Mas adiante.
O que eu sei é que temos um treinador fantástico e ele irá escolher o melhor para o Sporting e para o Esgaio!
15 Abril, 2014 at 14:08
Isso porque nenhum deles fazia essa posição. O Esgaio faz…
15 Abril, 2014 at 14:14
Off… tanto Sportinguista nos Açores 🙂 estou impressionado 🙂 já agora: Alexia Ferreira anda Off Side. Hello!!!
15 Abril, 2014 at 14:21
OFF
O que é que têm em comum os lamps de Carnide, os lamps do Brasil, e os lamps de Braga?
http://s30.postimg.org/gtsalkn5d/1509792_564937223604198_9062018692354875222_n.jpg
Lamp é um estado de espírito: “Roubado é mais gostoso”
15 Abril, 2014 at 14:41
Julgo que o caminho é só 1. Esgaio a defesa direito.
Isto porque evitamos gastar com Piris, porque vamos ter muitos jogos para o ano e porque será uma luta danada entre dois miudos com grande potencial. A ganhar, fica a equipa.
Off:
Hoje recebi uma grande notícia. Andava a passar no colégio dos putos uma circular para ir à “lixeira”.
Anulada a visita por ser … cara ! Resumindo, já não preciso de inventar uma doença aos putos para esse dia.
Fiquei foi a pensar … visitas a alvalade? Alguém tem informações se há para escolas? Preços?