Uma das notas mais relevantes deixadas pelo dérbi, é o que a presença de Slimani provoca na forma de estar da nossa equipa.
Muito se tem falado na ausência de golos com a assinatura de Montero (acho piada que, de um momento para o outro, um jogador que alguns iluminados da nossa praça se apressaram em rotular de «sem qualidade para assumir as despesas goleadoras do Sporting», seja, agora, olhado como alguém com obrigação de marcar todas as semanas) e, parece-me, isso tem a ver com o abaixamento de produção dos nossos extremos. Principalmente no dragão e na luz, Montero teve menos bolas do que o habitual (contra o Marítimo teve oportunidades suficientes para marcar) e, também, teve menos quem o acompanhasse nas tabelas que provocam os desequilíbrios no último reduto adversário. Mais isolado, Montero torna-se, igualmente, um alvo mais fácil para as entradas dos defesas adversários.
Ora, é aqui que surge Slimani que, no espaço de uma semana, marca dois golos decisivos e empresta uma presença física na área adversária como há muito não víamos em Alvalade. O homem é um autêntico bicho, compensado algumas dificuldades com os pés, quando tem que recuar para receber a bola, com um claro sentido de baliza e uma potência nos duelos físicos assinalável. Depois, o jogo aéreo. Slimani não é, apenas, grande. Slimani sabe movimentar-se e cabecear com certeza. Falha golos? é verdade, mas também é inegável que as oportunidades para marcá-los crescem a olhos vistos quando o argelino se junta a Montero. E não acredito que este “impacto argelino” só se faça sentir porque SuperSlim entra quando já existe desgaste no adversário.
E há um dado incontornável: não temos número 10. Por muito que André Martins seja esforçado, a sua posição é a 8 (o que o remete, imediatamente, para o banco, tendo em conta a forma da dupla William-Adrien); por muito que pareça um jogador interessante, Vítor parece longe de poder agarrar o lugar sem deixar margem para dúvidas. Curiosamente, é Montero o homem mais capaz de desempenhar esse papel, sem se assumir como um dez. A classe do colombiano permite-lhe recuar, jogar e fazer jogar (atente-se, por exemplo, no movimento que dá a Wilson a oportunidade de cruzar – e que cruzamento – para Capel). E, sinceramente, acredito que essa classe poderá sair beneficiada caso Montero jogue mais de frente para a baliza adversária e esteja menos desgastado com os constantes choques com os defesas. A sua inteligência fará o resto, permitindo-lhe continuar a aparecer, consecutivamente, em zona de finalização.
A tudo isto se junta um pormenor: em 90% dos jogos que fazemos, justifica-se jogarmos com dois homens na frente e com dois extremos, recuperando uma imagem e um desenho táctico que sempre associei às equipas que acompanharam a evolução do meu Sportinguismo.
12 Novembro, 2013 at 12:14
Para mim deviamos jogar com Montero e Slimani. Ficamos com muito mais presença fisica na àrea adversária e mais forte no jogo aéreo.
12 Novembro, 2013 at 12:18
Gostava que contra o Guimaraes jogassemos com Montero e Slim de inicio.
Por muito que goste do A. Martins, acho que neste momento devia ir para o banco.
12 Novembro, 2013 at 12:19
Penso que este primeiro terço do campeonato serviu sobretudo para solidificar alguns conceitos imprescindiveis de coesão táctica, raça e entrega ao jogo, utilizando para isso a matriz dos dois ultimos anos. Creio que a partir de agora é muito provável que Jardim comece a testar outras alternativas. A entrada de SuperSlim no 11 deve estar já a ser equacionada. Mas se calhar vamos ter de esperar pela taça da liga para assistirmos a essa experiência.
12 Novembro, 2013 at 12:19
A la Jorge Jesus, portanto, Cherba. Mas atenção que, como sucede no Benfica, o 4-2-4 deixa o meio campo muito vazio e permeável contra um adversário em 4-3-3. Obriga a uma grande ajuda dos extremos, que nem sempre se predispõe a isso. Mas concordo contigo, transforma a equipa numa máquina de ataque temivel.
12 Novembro, 2013 at 12:20
isso faz-me relembrar JVP + Jardel que ajudou a conquistar o último titulo de campeões nacionais…
12 Novembro, 2013 at 12:23
se bem te lembras essa equipa tinha 4 no meio campo , e os 2 do meio eram defensivos( os 2 bentos) e tinhas um extremo puro e um falso extremo, e o jvp com liberdade
12 Novembro, 2013 at 12:41
essa dos dois do meio-campo serem defensivos, não é totalmente verdade. Lembro-me, por exemplo, e porque lá estava como estive no sábado, quando quando empatámos 2-2 na luz, o Beto era o defesa direito que, muitas vezes, funcionava como terceiro central (praticamente só o Rui Jorge é que subia); depois tinhas o Paulo Bento e o Hugo Viana no meio, o Quaresma mais preso à linha, o JVP solto e o Niculae como apoio directo ao Jardel.
12 Novembro, 2013 at 12:43
quando o Rui Jorge subia, ficámos numa espécie de 3-4-3, isso sim
12 Novembro, 2013 at 12:49
sim, mas se fores ver o 11 tipo dessa época tens: nelson na baliza
beto a direita, rui Jorge a esquerda, centrais andre cruz e babb
meio campo com os 2 bentos, hugo viana e barbosa
na frente jvp e Jardel
nesse sistema que falas, foi como jogaram entre a chegada do Jardel e a lesão do niculae.( antes e depois jogaram com o jvp junto do ponta de lança)
nessa época o viana jogou tanto como o rui bento e o paulo bento foi o 4º mais utilizado
12 Novembro, 2013 at 12:53
essa maldita lesão…
12 Novembro, 2013 at 14:16
Fodasse que equipa essa, que saudades.!!
12 Novembro, 2013 at 12:20
Sem duvida, penso que se justifica a saida de André Martins, colocar o Montero a 10 e Adrien mais junto a WC com Slimani na frente…
13 Novembro, 2013 at 19:03
Por favor nada de usar as abreviaturas W e C, faz-me comichão. ..
William ou Carvalho, o monstrinho, o grandalhão, aquele monstro, tudo o que quiseres, menos conjugar essas duas abreviaturas
12 Novembro, 2013 at 12:20
Concordo, e de facto já tinha pensado nisso.
Resta saber se o nosso Mister quer dar à equipa um carácter mais ofensivo à equipa, em detrimento do equilíbrio.
De qualquer forma aceitarei todas as decisões.
Saudações Leoninas!
12 Novembro, 2013 at 12:20
Excelente post. A questão da falta de um 10 puro é muito pertinente e confesso que também sinto curiosidade em ver o Sporting jogar de início com mais poder de fogo. Saber até que ponto isso desequilibraria a equipa defensivamente também é uma questão relevante, mas contra equipas que se vão enfiar na defesa talvez traga mais benefícios do que problemas. SL.
12 Novembro, 2013 at 12:21
finalmente um post focado na analise a equipa e não na arbitragem
Cherba existe uma logica, para os extremos neste jogo e no dragao terem tido menos jogo e assim o Montero menos bola.
Quem alimenta os extremos e o montero? o meio campo, e se este anda numa luta enorme com o meio campo adversário
ponto em comum nos 2 jogos? a igualdade numérica e o adversário em ambos os jogos ter um dos extremo a ajudar nessa luta( num josue e neste o gaitam, que veio muitas vezes buscar a bola atras)
e por exemplos e no dragao o Adrien não se conseguiu soltar, neste apenas na segunda parte, e em especial apos a saída do Amorin.
Quanto ao jogar com 2 atacantes, o Montero nos estados unidos jogava como falso 10 e segundo avançado, a questão é, e deve ser por ai que o treinador não quer alterar o sistema, é porque jogar com 2 apenas no meio desequilibrava a equipa.
acho que em certos jogos, em especial com benfica e porto se devia de jogar com mais um elemento no meio campo, ou mesmo com um falso extremo.
12 Novembro, 2013 at 12:31
por isso é que eu falei em 90% dos jogos, riga. Parece-me perfeitamente normal que jogos maiores impliquem um reforço do meio-campo (ou a tal utilização de Martins ou de Vítor numa das alas), mas na maioria dos jogos, principalmente em Alvalade, creio justificar-se o aumento do poder de fogo logo de início. Quanto ao meio-campo, essa é outra nota que fica depois do dérbi: frente a porto e, agora, benfica, Martins praticamente desapareceu, Adrien fez primeiras partes medonhas e William Carvalho viu-se obrigado a sair da sua posição mais vezes do que o normal. Resultado, andámos muito tempo sem conseguir pegar no jogo a sério e demos mais casas na defesa do que o normal.
12 Novembro, 2013 at 12:39
Cherba finalmente boas dores de cabeça abraços e continua
12 Novembro, 2013 at 12:57
lembras-te do que te falei antes do jogo com o porto, a forma como eles iam jogar? e de ter dito que se o benfica jogasse no mesmo sistema que jogou na grecia íamos ter muitas dificuldades no meio campo
o andre martins a jogar a 10 foi completamente abafado em termos físicos quer pelo fernando quer pelo matic( numa jogada foi vê-lo tentar fazer carga de ombro ao matic e nem concegas lhe fazer)
jogar nesse risco é o tal 424 do outro lado da segunda circular e tirava o Adrien da zona criativa, o que o obrigaria a mais cuidados defensivos. e depois tens sempre o “problema” do adversário espetar la 3 jogadores no meio campo e acontecer o mesmo que do outro lado da segunda circular.
outro pormenor: nos primeiros jogos o William jogou sempre ” de cadeirinha” e a equipa conseguia sempre sair a jogar através dele. mas se reparares, em alguns jogos já colocam alguém em cima dele, o que dificulta a saída de jogo
12 Novembro, 2013 at 13:06
sim, essa marcação ao William está a tornar-se frequente. Também por isso, se o Adrien baixar um pouco pode permitir ter uma segunda opção de saída. E, a propósito, foi brutal ver a equipa a perder, o tempo a passar, e não haver a tendência de mandar charutos para a frente (mesmo com o Slim em campo)
12 Novembro, 2013 at 13:10
charutos de meio campo para dentro da área não resolve nada, em especial quando do outro lado tinhas um triângulo com cerca de 1.90( luisao, garay e matic) a jogar de frente para a bola
12 Novembro, 2013 at 13:14
mas repara, o adrien ao recuar, abre um buraco enorme com os jogadores da frente. precisas de ter ali mais um jogador
12 Novembro, 2013 at 15:06
Buraco ocupado pelo Montero.
O problema e que em 90 p cento dos jogos tanto faz q esse buraco seja ai, ou o do que falei já entre o WC e os dois “8”…
Ja nestes jogos (em Braga, no Dragao e na Luz) a equipa ressente-se dos buracos. Faltam ali 20 mts que resultam do facto de os centrais não serem rápidos e, por isso, nao encostarem tanto no meio campo, impedindo que o WC recue.
Mas estou contigo Cherba. Sporting tem que jogar com 2 avançados! “Four, four, fucking two!”
12 Novembro, 2013 at 16:30
gosto muito do 3-4-3 ou 3-5-2
temos bons laterais que sobem e defendem bem, sobrepovoamos o meio campo e abafamos qualquer defesa adversária
mas as rotinas para isso são muito complicadas e não me parece que tenham sido treinadas na pré-época
mas de facto, mesmo a perder, continuamos com o jogo controlado, bola a passar pé a pé, em vez da chouriçada que era usual ver nos nossos jogos o ano passado…
12 Novembro, 2013 at 14:18
Em Alvalade Montero e SLimani de inicio jogos fora so Montero.
12 Novembro, 2013 at 12:25
Montero pode ser um Matias Fernandez, por achá-los parecidos na sua forma de jogar, mas com 90 minutos e mais golo…
12 Novembro, 2013 at 12:49
Não sei se o Montero não é mais um JVP do que um Matias. Com um Jardel Slimani ao lado.
12 Novembro, 2013 at 12:29
Para mim deveria ser juntamente com a atual, a tática definida para atacar certos jogos. Se em alguns campos se justifica o uso dos 3 médios, mesmo contra algumas equipas pequenas que apostam em povoar o meio campo, noutras o beneficio de usar os 2 avançados é evidente. Montero para além da veia goleadora, é um tecnicista com uma visão de jogo excelente, capaz de malabarismos como o que já se assistiu duas vezes este ano, contornar mais do que um avançado no espaço de um metro quadrado. Assim sendo, Montero recuaria para tabelar e aparecia posteriormente na área com Slimani. Cruzamento ao primeiro poste para o instinto matador de Montero e cruzamentos ao segundo poste para a cabeça de Slimani ( ou o extremo do lado oposto, como o golo do Capel).
Deixando também uma opinião já expressa por mim anteriormente e que se falou num post anterior. O factor psicológico na escolha dos reforços, nomeadamente Maurício e Slimani. Se um agradece ao Sporting por o ter feito jogador da bola outra vez, quando a carreira ameaçava não passar daquilo, o outro encontra um tónico para dar tudo em campo, a garra em campo e das bancadas de um clube como o nosso. Não me esqueço do primeiro golo do Slimani, acabadinho de chegar, a ir festejar junto dos adeptos a Está justificada a não inscrição dos outros dois cepos.
12 Novembro, 2013 at 12:31
*mais do que um jogador no espaço de um metro
12 Novembro, 2013 at 12:31
Pois eu, apesar de achar que a dupla Slimani Montero (vou-lhe aplicar o 442) funciona bem, reconheço que o desenho inicial de LJ tb funciona (433). E o campeonato é longo.
Numa perspectiva de eficácia não estamos mal. Afinal temos o melhor ataque do campeonato!
É preciso ver se a mudança não nos leva a segurança defensiva e sobretudo o poder no meio campo.
Mudar por mudar não nos vai levar a lado nenhum e por outro lado é sempre bom saber que a equipa tem na manga um plano B para resolver jogos mais durinhos.
p
12 Novembro, 2013 at 14:17
Parece-me que, de certo modo, tocas no ponto que eu acho mais importante.
Esta tudo preocupado com um 10, como é que encaixa o Slim e o Montero mas o pertinete para mim é:
nao estrá a equipa a sofrer muitos golos?
sinceramnte, há qunato tempo temos uma equipa que marca tanto? um PL, extremos que marcam golos (onde andam os golos do meio campo?!?) e só não temos mais 3 ou 4 que são, de facto, os que o Montero perdoou!
Não andamos é a sofrer muitos golos? e muitos evitáveis? lançamentos (não interessa se é malou bem marcado , não é para sofrer aquele golo), cantos, o avançado adbersário sózinho… o meio campo adversário que nao é acompanhado ..
E a culpa não é só do rojo……
12 Novembro, 2013 at 22:48
uups, escapou-me um R em Lourenço!
12 Novembro, 2013 at 15:03
Estava a ficar preocupado, parece que toda a gente acha que devemos mexer na melhor equipa do campeonato, assim sem mais nem menos.
Ps: Fiz a minha avaliação num comentário mais à frente.
12 Novembro, 2013 at 12:43
Agora é que tocaste no ponto, Cherba: se Montero jogar um pouco atrás de Slimani, ganhamos um 9/10 que tem faltado à equipa. É uma garantia tremenda de golos. Mesmo que isso implique “fechar” um pouco os nossos extremos e avançar Adrien, acho que é uma hipótese a trabalhar.
Não me choca jogar com 2 avançados, até porque não temos neste momento nenhum jogador com pedalada no meio-campo (talvez Evandro do Estoril?) para acompanhar William e Adrien.
Slimani é um verdadeiro terror na area, por onde passa espalha o pânico. Fortíssimo de cabeça (desde Jardel, o melhor que vi), é rápido e remata forte com o pé direito. É ideal para o nosso campeonato, sobretudo em Alvalade. Não sei se é da pinta de Legionário que tem, mas a verdade é que os defesas se borram ao pé dele.
E Montero também pode beneficiar com isso, não sofrendo marcações tão impiedosas. Afinal de contas, já todos conhecem Montero.
12 Novembro, 2013 at 16:07
Desde a 1ª. vez que vi o Slimane jogar que pensei nesta hipótese para o futuro.
12 Novembro, 2013 at 12:44
Finalmente! Parece que, afinal, não sou o único “maluco”. Dizia isto aos meus amigos (Fredy a 10 e Slim a 9) e todos diziam “és mas é maluco”. Parece que não sou o único…
Abc
12 Novembro, 2013 at 12:48
Patricio-piris-mauricio-dier e Jefferson, william (6), adrien (8), capel (esquerda), Esgaio (direita), Montero (10) e Slimani…
Gostava de ver este esquema táctico para ver o que dava
12 Novembro, 2013 at 12:52
o Piris de sábado à noite, fez-me ter saudades do Quim Berto…
12 Novembro, 2013 at 14:22
Acho que nao foi por ali que perdemos o jogo.
E muito mais maduro a defender e a sair a jogar do que Cedric.
Mas e so a minha opniao.
12 Novembro, 2013 at 15:10
O Piris apanhou só com o melhor extremo a jogar em Portugal… e a subir de forma. Cédric é alternativa a Piris e não o contrário.
12 Novembro, 2013 at 15:12
foi medonho, Jubas… principalmente na primeira hora de jogo. A figurinha que o gajo fez, no início da segunda parte, quando tenta ir à linha cruzar e se atrapalha todo, quase que me fez cair lá do piso 3…
12 Novembro, 2013 at 17:10
Epá nesse lance passei-me c o gajo!
E depois noutro em que anda feito barata tonta atrás da bola e ainda leva uma cueca…
Mas mais a frio, convenhamos que foi um jogo lixado para entrar a titular.
12 Novembro, 2013 at 13:01
Entre o piris e cedric, jogava sempre com cedric. Nao desgosto do piris, mas o que pode dar a mais em termos defensivos (que nao acho que seja assim tanto) perde para o cedric na parte ofensiva.
12 Novembro, 2013 at 13:15
Sim, penso que o Esgaio ja merece ( pelo desempenho demonstrado) a chamada à equipa principal, até pq a sua polivalência permite fazer qualquer posição na direita em caso de necessidade.
12 Novembro, 2013 at 14:27
O Esgaio e o melhor jogador da B na minha opniao, mas acho que nao devemos interromper o processo de formacao do jogador.
Deixem no acabar esta epoca nos B’s que esta a ser muito boa, e para o ano faz a pre epoca e mostra ao Jardim que e uma solucao credivel.
Esgaio a continuar a evouir e Carrillo a continuar neste registo ora joga bem ora nao joga nada o a vaga na direita para o ano e dele.
O mesmo se passa com Fokobo e Rinaudo, veja um jogo dele nos B’s e tirem as proprias conclusoes.
S.L 76
12 Novembro, 2013 at 14:39
SIM!!!! Para mim em Guimarães é assim, tudo se encaixa
12 Novembro, 2013 at 12:54
Com Slimani e Montero na frente de ataque a jogar de início, teríamos de ter numa das alas um jogador que também soubesse fechar e aí André Martins ou Esgaio podiam ser uma solução, com Capel na ala contrária. No banco teríamos Cissé, Carrillo, Wilson e Mané como alternativas de ataque. No miolo jogariam William e Adrien com Rinaudo e Vítor como alternativas…
Leonardo, pensa nisso… eheheheh!
12 Novembro, 2013 at 12:58
o Wilson não pode jogar em Guimarães pelo vermelho no galinheiro, Esgaio fecha muito bem a ala e tem estaleca
12 Novembro, 2013 at 13:00
o Rojo é que viu vermelho…
12 Novembro, 2013 at 13:02
O wilson foi expulso no fim do jogo
12 Novembro, 2013 at 13:04
foda-se, estão a dar-me uma novidade…
12 Novembro, 2013 at 13:06
no final, por palavras ao Duarte Gomes
12 Novembro, 2013 at 13:07
O Wilson foi expulso depois do jogo acabar, foi ao encontro do Gamarte Gamas e disse-lhe das boas…
12 Novembro, 2013 at 13:12
se as boas foi o que o pedro sousa disse na tvi 24, até nem disse nada de especial
12 Novembro, 2013 at 13:30
O que é que o Pedro Sousa disse?
12 Novembro, 2013 at 13:33
que o que o Wilson disse foi “fdx estragaste tudo” que o arbitro disse apenas uma data de vezes “não vi” e que existem pessoas que tiveram comportamentos piores e disseram coisas bem piores que o Wilson e não foram expulsas nem devem constar no relatorio
12 Novembro, 2013 at 21:28
Rigaboss, eu pensava que o Wilson tinha dito qualquer coisa do género “fdx, estragaste tudo, vamos continuar a encornar-te!”. Aqui, o D.Gomes poderá ter respondido “Mais um?…Não admito, rua!” -e lá veio o vermelho, para que a namorada visse a sua rejeição
12 Novembro, 2013 at 14:08
O wilson Tb depois do jogo
12 Novembro, 2013 at 16:02
uma questao rleativamente ás expulsoes…
e se os vemelhos servirem por exmeplo para algum jogo da B?nao foi usada ja essa “estrategia” num passado recente?!cumprem castigo por um jogo da B.
12 Novembro, 2013 at 13:00
é mais ou menos disto que estava a falar:
Rui Patrício
Cedric Mauricio Dier Jefferson
William
Capel Adrien Mané
Montero Super Slim
12 Novembro, 2013 at 13:33
100% de acordo, era exactamente a minha sugestao.
12 Novembro, 2013 at 14:42
Talvez, mas Adrien ao lado do William, e Mané ou esgaio..
12 Novembro, 2013 at 14:42
Portanto 424 ?
No meio campo quem defende.? So o W.Carvalho.? O adrien nao consegue ser um box to box. Com os centrais que temos parece me pouca gente no meio campo.
12 Novembro, 2013 at 15:17
Só tirava o Mané (não por não gostar alias gostei muito!!! Mas porque acho que metê-lo a meio do jogo é mais produtivo para já e pode surpreender os defesas contrarios) e colocaria o Esgaio porque merece e tem já outra experiência e ritmo competitivo…..de resto era com esse 11 que jogava em guimarães.SL
12 Novembro, 2013 at 13:06
O que dizer sobre este oportuníssimo post, senão…assino por baixo, com sangue e a 100%?
Realmente há aqui vários pontos a destacar:
1º MONTERO está com falta de sono. tem de dormir mais:). já deu para perceber (e ele proprio já o confessou) que as suas noites não têm sido muito pacíficas. Quem é pai, sabe-o bem. Portanto, há que contratar uma baby sitter, principalmente para as vésperas dos jogos:) os recém nascidos são lixados…
2 Mais a sério: tal como o disse ontem, o derby de sábado foi um derby de ruptura, porque pela primeira vez provocou uma alteração tática profunda. Aliás, a bem da verdade, não foi a primeira vez, porque tal tinha acontecido com o Marítimo. Mas o que se começa a notar é que LEO JARDIM não faz estas alterações (entrada de SLIMANI e recuo de MONTERO para 10) ao calhas, a 5 minutos do fim, no sentido de “pôr a carne toda no assador”. Nada disso! JARDIM tem-no feito com critério, no inicio das segundas partes e assume completamente essa postura. E acho que não o fez mais até agora, não porque houve uma baixa de rendimento do MONTERO (o colombiano não baixou de rendimento, tornou-se até mais jogador!), mas porque SLIMANI ainda não estava apto.
3 – Agora, que descobrimos um verdadeiro homem de área que não tínhamos (MONTERO é um avançado móvel), penso que a partir de agora, LEO JARDIM vai ter que assumir este tipo de jogo.
E Cherba, pões o dedo na ferida quando falas da inexistencia do tal nº 10. Na verdade, a figura do 10 puro escasseia no futebol moderno internacional , e mais no futebol português. Praticamente já não existem 10 puros, porque um 10 puro não tem as mesmas missões defensivas que tem um 8. Por isso, a deslocação de MONTERO para o apoio ao ponta de lança é a descoberta da roda para nós.
4 – Porque MONTERO tem tudo para ser um nº10: velocidade de execução, inteligencia nas desmarcações e nas ocupações do espaço, técnica desequilibradora (veja-se a jogada fenomenal da bola que cruzou para o SLIMANI), capacidade de passe curto e longo. Se LEO JARDIM começar a jogar com MONTERO a 10, Adrien a 8 e SLIMANI a PL fixo, então vamos passar a ter muito mais jogo na área do adversário. Vejam o que aconteceu nestes dois ultimos jogos: vejam o acréscimo de oportunidades que houve da primeira para a segunda parte.
Em suma:
Por um lado – MONTERO é bom demais para estar sozinho na área. Tem que ter a bola no pé e tem que passá-la com mestria para os seus colegas, abrindo espaços, fazendo diagonais, rasgando as defesas, cruzando para golo.
Por outro lado – SLIMANI é goleador bom demais para estar no banco. Tem poder de elevação como há muito não viamos por Alvalade (qual o ultimo grande PL com esse poder? só me lembro de Jardel). Tem poder de choque, é rápido e, acima de tudo, é assertivo. “Falhou” dois golos feitos na Luz? Não falhou, não senhor: o primeiro tentou desviar o máximo possível a bola – acertou no poste e Artur fez bem a mancha – e no segundo foi importunado pelo Maurício e mesmo assim tirou tinta do poste.
LEONARDO JARDIM tem este desafio. Começa a ser insustentável ter apenas um destes jogadores em campo a tempo inteiro. E para resolver este imbróglio, LEO JARDIM vai ter que compensar os possiveis desequilibrios no meio campo defensivo que desta nova tática possam advir. Por isso, acho que não será para já em todos os jogos. Mas terá que ser o mais rapido possivel , principalmente para os tais jogos em que as equipa levam o autocarro para o campo. É nesses jogos que se perdem campeonatos.
PS: Tal como defendo abertamente a inclusão de SLIMANI, começo a ver que há outro jogador que já merece ser titular: CARLOS MANÉ. Mané e Carrillo nas alas, seriam um enorme acrescimo de velocidade e técnica na equipa. Mas CARRILLO tem que querer e mostrar, senão, sempre temos o que nunca desilude: DIEGO CAPEL.
QUE SE FODA A TAÇA!
EU QUERO É O CAMPEONATO!
12 Novembro, 2013 at 13:09
Capel é titular nesta equipa. Ponto.
12 Novembro, 2013 at 13:13
Cherba, óbvio que é, mas sabes que o é porque alguem que bem conhecemos não o quer ser. Capel, continuo a dizer, tem garra em sobra do que tem em consistencia e em desequilibrios. Mas se Carrillo conseguir ser jogador a tempo inteiro com cacpacidade defesa-ataque sempr eem pleno, entao , desculpa lá, mas tira Capel do jogo. Sou um fã de Capel, mas em pelno não é mais jogador do que Carrillo. E, por outro lado, começo a querer ver mais a vivacidade de Mané. É jgoador para mais tempo.
12 Novembro, 2013 at 13:19
percebo-te, mas, para mim, seria Capel e Carrillo.
12 Novembro, 2013 at 15:25
Disses-te muito bem “Se carrillo….” o problema é que o rapaz não demonstra em campo as suas potencialidades…mais…em varios momentos do jogo parece até completamente abstraido do mesmo…opa tem que se esforçar mais…trabalhar bem mais…para entrar de caras nesta equipa…o que me preocupa é que não está cá à dois dias….
12 Novembro, 2013 at 17:08
a questão, HCaravela é que tenho dúvidas se Carrillo é solução para titular. a maior parte das vezes que joga a titular rende pouco e é inconsitente. poroutro lado, sempre que é suplente e entra abana o jog. Penso que Leo Jardim já começa a ver isto. De forma que pergunto: não será Mané mais consistente do que o próprio Carrillo…?
12 Novembro, 2013 at 21:34
Ponto? Eu diria !!!
12 Novembro, 2013 at 13:16
Acho que o Mané vai sentar o Carrillo no banco.
Pode não ser já em Guimarães, mas é uma questão de tempo.
Concordo com a tua análise Converge, mas com uma ressalva: o Montero não é um 10 puro.
Finaliza bem demais, para ser só um 10. É um rato de área, que sabe sair para fazer jogo, mas volta sempre ao local do crime. Vejo-o mais como um JVP, mas com muito mais golo nos pés.
Mesmo com Slimani jogar ao seu lado, Montero vai marcar tantos/ou mais golos que o nosso Legionário.
12 Novembro, 2013 at 13:23
Sabes que é engraçado falares no JVP, porque eu vejo na dupla Montero-Slimani, uma possivel reedição da dupla JVP-Jardel! Ressalvando as diferenças notórias, claro (Montero é mais goleador do que JVP, e Slimani ainda não é um Jardel – como Jardel não vi ninguém.
12 Novembro, 2013 at 13:43
Com Jardel/JVP a proporção de golos era de 80/20.
Uma associação Slimani/Montero deve andar 40/60
12 Novembro, 2013 at 14:46
Calma pessoal o Mane e apenas um miudo com muita qualidade, mas acho que tem apenas 18 ou 19 anos nao podemos por a fichas todas nele.
Na hierarquia a frente dele para o lado direito temos o W.Eduardo e o Carrillho, parece me que o Mane e apenas para ir aprendendo sem ter uma grande responsabilidade em cima.
12 Novembro, 2013 at 15:28
Ora aí está um grande comentario….Montero nessa posição (que gosto muito de o ver jogar) não é nunca um 10….nem precisa ser…e acredito que chegue na mesma a muitas situações de finalização…o que me preocupa é como manter o equilibrio defensivo…isso sim….
12 Novembro, 2013 at 15:16
Capel a titular sff: é o nosso melhor extremo!!! e está num excelente momento (2 golos e 1 assistência nos últimos 2 jogos com o marítimo fez um jogo…).
Carrillo é a incógnita, eduardo o certinho e mané o irreverente…mas com todos em forma seria capel e carrillo!
12 Novembro, 2013 at 13:10
Num exercício de imaginação pura “e se eu fosse o Leonardo Jardim”, colocaria em Guimarães o seguinte 11:
Rui Patrício
Cedric Mauricio Dier Piris
William
Capel Adrien Mané
Montero
Slimani
dúvidas: Jefferson e Carrillo? Piris tem se mostrado mais e melhor defesa. Por outro lado, Carrillo ainda não me dá garantias de jogador a 90 minutos. E só espero que esteja enganado.
12 Novembro, 2013 at 13:12
o Jefferson tem sido uma das figuras da equipa, meu! Nota-se que a lesão lhe quebrou o ritmo, apenas isso.
12 Novembro, 2013 at 13:16
Jefferson, sem lesões, é incomparavelmente melhor lateral ofensivo do que Piris. Mas é incomparavelmente pior defesa do que Piris. Já deu para ver isso. o equilibrio desta equação é que me coloca dúvidas. até porque penso que Cedric tem evoluido em termos defensivos, por isso não sei se a solução é tirar Cedric em vez de Jefferson, até porque me parece que Piris é mais lateral esquerdo.
12 Novembro, 2013 at 13:45
converge
nessa equipa eu poria o Piris do lado em que o Capel estivesse, dado que Capel nao dá cobertura defensiva, neste caso Piris na direita com Capel e poria Carrillo na esquerda com Jefferson, (Mané poderá entrar depois, penso que ainda será cedo para o comecar a lancar de inicio)
sabendo a aversao que grassa aqui pelo losango, eheheh, a minha tactica seria o diamante, com um 4-1-3-1-1, com Adrien no centro , W carvalho atrás, Montero á frente logo atrás de Slimani…que é básicamente o que Leonardo tem feito nestes 2 ultimos jogos com as alteracoes…podendo com as movimentacoes certas tornar-se num 4-1-1-3-1 com o avanco dos extremos…
12 Novembro, 2013 at 13:58
claro, fernando, o montero a 10 seria sempre num 4.1.3.1.1 até porque adrien nao poderia estar muito adiantado.agora, esse sistema obriga tambem uma grnade resistencia fisica dos extremo spara defender.e a minha dúvida tambem está aí. sem um andre martins ou um vitor, perdes capcaidade defensiva nas alas e tanto capel como carrillho nao tem total disponibilidade defensiva.
12 Novembro, 2013 at 14:45
apenas dei esta sugestao, porque este ano, vejo um Carrillo, muito maispreocupado com os aspectos defensivos do que dantes…se nao me engano, dos nossos extremosé o unico com amarelos, por faltas defensivas junto da nossa grande area,…
aí penso que melhorou imenso, e ao mesmo tempo dá mais confianca aos laterais para subir, porque sentem que estao mais bem protegidos…
perde na criatividade, mas ganha-se a nivel de equipa…depois , claro nao ajuda quando (tendo ordens para se preocupar com os aspectos defensivos), comeca a levar assobios assim que algo lhe sai mal…
12 Novembro, 2013 at 15:31
Lá está converge eu gosto imenso deste 11 mas repara bem no meio campo…opa não será demasiado rico…ou não sobe um dos laterais???
12 Novembro, 2013 at 17:10
os nossos laterais são muitoas vezes mais extremos do que laterais. por isso é que é importante a chamada de Piris, pois dá mais segurança. a questão é que os golos que temos sofrido esta época têm sido muitas vezes por ineficácia dos laterais. aqui fala-se muito do Rojo mas a verdade é que por exemplo com os fc porcos perdemos o jogo tb por falta de marcação dos laterais. por isso, defendo que Piris deva avançar.
mas a questão é esta: nunca como agora tivemos tantas alternativas. e isso é excelente.
12 Novembro, 2013 at 13:11
Nos jogos grandes o nosso meio-campo tem de ter sempre mais um homem do que o adversário. Tanto na Luz como no Dragão jogámos com 2,5 porque o André Martins nunca se viu. Era essa a tara do Bento e era por isso que fodíamos quase sempre os corruptos. Eles jogavam com 3 e nós os 4 do malfadado losango. Na melhor época, tínhamos o Nani, que defendia como médio interior e a atacar abria numa das alas. Nunca mais tivemos nenhum jogador que fosse capaz de fazer o mesmo.
Quanto a jogar com Slimani e Montero, penso que isso só será possível em Alvalade. As equipas entram lá para ir defender e normalmente chegam 2 homens no meio-campo para controlar o jogo. Já quando essas equipas jogam em casa, tendem a meter mais homens no meio-campo e no ataque e precisamos de mais um homem na “sala das máquinas”.
A não ser que o Montero consiga jogar bem a 10 e assim salta um dos médios para o banco.
12 Novembro, 2013 at 13:18
isso é muito verdade, mas sabes que também é por isso que não ganhávamos campeonatos, porque com os peqeunos em casa era um ver se te avias para criar oportunidade de golo. o jornal A Bola na altura tinha um troféu para o mini campeonato dos jogos entre os 3 grandes. lembro-me que no tempo do Paulo Bento ganhámos 2 ou 3 anos esse troféu. Mas campeonatos…nicles!
12 Novembro, 2013 at 13:21
Exacto! Porque ele não percebia que contra os pequenos não precisava de jogar assim! É limitado! Senão, não seria o Paulo Bento…
12 Novembro, 2013 at 13:26
iá! e esse limitado está a dias de fazer história…pela negativa.
12 Novembro, 2013 at 13:12
Interessante essa tua ideia de Montero a 10 com Slimani a 9.
É verdade que Montero demonstra ter inteligência muito superior à de um mero “matador”. As tabelas, a capacidade de “ressuscitar a bola” (que passa a estar viva!) na produção de jogo ofensivo no meio dos adversários, estando tão à vontade no meio daquela confusão, enfim, uns pezinhos como já não víamos ali há muitos, muitos anos, deixam supor essa tua revolução relativamente ao tipo de jogo actual.
A única dificuldade será o desgaste que tal posição implica (ainda que acredite que ele tenha pulmão para isso).
Mas gostava de ver, sim senhor.
Quanto a Piris discordo de ti, o que se ganha defensivamente relativamente a Cédric não é assim tão pouco, e o que se perde ofensivamente não me parece nada de especial. Vai ser uma posição taco-a-taco. Ainda bem.
12 Novembro, 2013 at 13:14
Temos 3 jogadores para 2 posições! Caso haja lesões ou cansaço acumulado podemos rodar sem perder qualidade!
Também não acho que o Piris tenha estado assim tão mal na Luz.
12 Novembro, 2013 at 13:15
Cherba 200% de acordo.
A falta de um 10 “puro” (Chaby ainda não está preparado), é uma lacuna, tal como um extremo que desequilibre, forte no 1×1, Carrillo podia ser esse jogador, mas já falámos muito sobre isso.
De certeza que até à reabertura do mercado a equipa vai continuar a dar uma boa resposta, e em Dezembro despachamos Jeffren, Magrão e Welder e ajustamos o plantel!
Acredito nesta direcção, nesta equipa técnica, nestes jogadores, e especialmente nos melhores adeptos do mundo!!!
SL
12 Novembro, 2013 at 13:16
Esqueci-me do Labyad, mas, sinceramente nem sei que diga….
12 Novembro, 2013 at 13:20
Concordo, mas nesse sistema na minha opinião o Esgaio tem que jogar no lado direito do meio campo. É o jogador com mais cultura tactica que temos. Ajudava muito a equilibrar o meio campo. E qualidade nao falta.
12 Novembro, 2013 at 13:20
no meio de tudo isto, há um nome que continua a poder encaixar no meio-campo: João Mário. Resta saber se estamos em presença de mais um oito que tem sido utilizado como falso dez…
12 Novembro, 2013 at 13:52
Parece me um 8. E acho que ainda não está pronto para o 11 titular. Esta época tem estado pouco consistente. Jogar uma segunda liga completa vai lhe fazer bem….depois pré epoca 🙂
12 Novembro, 2013 at 14:52
Digo e volto a dizer, respeitando a opniao dos outros, Joao Mario nao tem sido titular na equipa B.
Tem entrado quando entra a espacos, e quando o faz nao me parece melhor que os outros que la estao.
Espero enganar-me mas acho que estamos a empolar em demasia as qualidades de um jogador.
12 Novembro, 2013 at 13:21
Concordo que Montero (é mais que um avançado puro) a 10 a apoiar Slimani ate é credível na maioria dos jogos da liga, a minha duvida é a capacidade de Montero em fase defensiva apoiar o meio campo e fazer a 1ª pressão criando o necessário equilíbrio. No actual sistema penso que atualmente Andre Martins ainda não tem essa capacidade nem como 8 nem como medio lateral, prefiro o sistema com Vitor que temporiza bem o jogo e raramente perde a bola e tem um ultimo passe de qualidade. Em suma creio que a chave do Sporting passa pela posição 10, com ou sem Montero, necessitamos de alguém que desequilibre nos momentos certos e sustente a equipa aguentando a posse de bola em zonas adiantadas. Acredito no Jardim…Sporting Sempre!
12 Novembro, 2013 at 13:30
tu não podes dizer que Montero não faz pressão de segunda linha porque ele simplesmente não tem essa função! mas de primeira linha tem feito. a questão essencial é: André Martins não tem servido para aquilo que Leo Jardim quer: que é um meio campo pressionante mas criativo. o unico que faz essa função e desgasta-se tremendamente é Adrien. E LEO JARDIM sabe que há outro jogador que pode fazer de André Martins: Montero. mas até agora não tinhamos outro ponta delança. Agora, já temos. logo…
12 Novembro, 2013 at 13:23
…para concluir, gostava de ver o Iuri Medeiro a 10 (vai e tem que evoluir fisicamente)!
13 Novembro, 2013 at 12:22
..tens o futuro 10 do sporting, chaby.
12 Novembro, 2013 at 13:32
Por outro lado, a jogar assim deixamos de ter plano B…não é uma questão fácil.
O próximo jogo é importantíssimo também para o Dier, se fizer uma boa exibição não sai mais da equipa. É que para mim o Rojo acabou. Foi expulso em metade dos clássicos que fez. E enquanto lá esteve foi erro atrás de erro.
12 Novembro, 2013 at 13:41
mas ó Babb, nós temos plano B quando o Plano A não funciona! a questão é essa.o Slimani não teria entrado com o Maritimo e Benfica se estivessemos a golear! Não é que o Montero tenha perdido as qualidade de goleador que reconhecemos nele, mas é verdade que as defesas já começam a conhecer-lhe as manhas e, devido ao seu menor poder de choque e resistencia, acaba por ser um jogador mais facilmente anulável na pequena área do que um monstro como Slimani. Slimani na pequena área só tem que se elevar. os golos que ele marcou contra maritimo e benfica nuncapoderiam ter sido marcados por Montero, por falta de altura. Mas atenção: recuar Montero não lhe vai tirar poder concretizador, até porque ele pode marcar de qualquer lado, vai é dar muito mais jogo de área ao Sporting. Nós andámos anos a ter um excelente avançado móvel totalmente sozinho, chamado Liedson. Liedson chegava a centrar para ele próprio!!! Ninguem viu isso, niguem viu que era determinante ir buscar um homem de área. chega Leonardo…e vê o óbvio!
12 Novembro, 2013 at 13:47
E se com Slimani e Montero ao mesmo tempo desde o inicio estivermos a perder 2-1 em Guimarães aos 70 min. Qual é o plano B? A minha questão era esta. Mas percebo o que dizes…
12 Novembro, 2013 at 13:52
Essas são as tais dúvidas da desproteção defensiva do meio campo. e depende muito das incidencias do jogo. eu de qualquer modo, nao acredito que se vá mudar já. o 4.4.2 serve mais para os jogos em casa fechadinhos com autocarros. mas se encotnramos maneira de manter a eficacia defensiva do meio campo, recuando adrien e apertando mais as alas, entao se os jogadores não estiverem em baixa de forma, a quantidade de oportunidade de golo que vamos criar dificilemtne permitiriam um resultado desses aos 70 minutos. mas nao sei…
12 Novembro, 2013 at 13:43
Mas não há um Sportinguista que dê um arraial de porrada no Miguel Sousa Tavares mais conhecido pelo VAT69? Alguém sabe a morada do ANIMAL?
12 Novembro, 2013 at 13:43
https://scontent-b-cdg.xx.fbcdn.net/hphotos-ash4/1454630_546787458730823_1620315539_n.jpg
Somos enormes!
12 Novembro, 2013 at 14:01
e já agora ao fdp do sr. Sobral do Mais Futebol, cuja crónica me provocou vómitos ao almoço.
Simplesmente execrável. Tem a lata de afirmar que o erro de arbitragem mais visível na luz foi o empurrão de Rojo a Luisão! É gozar com a nossa cara!
Como pode este fdp voltar a entrar em Alvalade?
12 Novembro, 2013 at 14:17
Há quem não tenha vergonha nenhuma de ser ignorante e incompetente e se gabe disso à boca cheia, deviam criar prémios para o pior serviço prestado à sociedade portuguesa!
12 Novembro, 2013 at 14:38
Um excelente ideia essa dos prémios! O Sporting devia patrocionar uma gala ao estilo dos prémios Ig Nóbel para premiar os comentadeiros, jornaleiros e paineleiros em geral pela improvável qualidade e genialidade das suas intervenções. É certo que premiando um desses invertebrados por ano a gala duraria com certeza mais de um década sem necessidade de repetir premiados.
12 Novembro, 2013 at 14:03
O que é um 8, o que é um 10, um 6 … fonix precisamos é de 11 gajos empenhados e que joguem em equipa 😉
Hoje joga um amanhã outro mas a estrutura base é a que está montada.
A minha pergunta permanece. Temos o melhor ataque do campeonato! Porque haverá LJ de mudar agora o esquema de jogo se este dá resultados?
Não é preferível manter o 433 só com Slimani e dar descanso a Montero?
Não será preferível manter o 442 como forma alternativa de pressionar equipas mais fechadas?
p
12 Novembro, 2013 at 14:21
O Slimani está a tornar-se a nossa arma secreta, que poderá até ser uma boa solução de inicio, ainda para mais com o Wilson a ter de cumprir castigo!
Quanto a mim tem faltado um pouco de intensidade no meio-campo, exceptuando o Adrien que está em forma. O William está menos intenso na recuperação de bolas, assim como o André Martins na pressão, e com uma capacidade física limitada.
Para o Natal pedia um médio 8, box-to-box com músculo, bom passe e bom remate, é só o que falta nesta equipa, um animal para jogar à frente do Monstro William!
12 Novembro, 2013 at 14:28
Eu pedia um Matias Fernandez sem lesões, para jogar a 10
12 Novembro, 2013 at 14:39
Já tivemos chamava-se Valdez e dispensamos pelo Bojinov.
SL
12 Novembro, 2013 at 15:20
É bem verdade…
12 Novembro, 2013 at 14:53
Apesar de ser apreciador do Matias não o encaixava nesta equipa, talvez um Yaya Touré fosse mais indicado!
A sério, porque não o Evandro do Estoril?
12 Novembro, 2013 at 14:36
Este tipo de mudanças dependem muito de duas coisas: a personalidade dos jogadores e a autoridade do treinador.
Montero parece ser aquele jogador que não tem problemas em emprestar toda a sua classe noutra posição. Creio que o colombiano é um “jogador total”, o “joker”. Não é apenas o “ponta de lança”. Joga muito, faz jogar muito, tem golo, tem visão de jogo e até é competente a pressionar e a defender. Este tipo de jogador não deve andar perdido entre os centrais. Deve andar livre no campo para poder usar toda a sua inteligência e intuição para chegarmos mais rapidamente ao golo.
Slimani é um jogador diferente. Se não jogar fica fodido e o porreiro disto é que ele está a usar toda a sua insatisfação por ser suplente da melhor forma possível que é com rendimento dentro de campo.
Ora, se é muito importante dar confiança a Montero, pela singularidade do jogador, é igualmente importante não retirá-la ao Slimani. O argelino, para mim, ganhou a titularidade. E como Montero é indiscutível, a única solução só poderá ser mudar o sistema. Porque é disso que estamos a falar, de uma mudança de sistema. Montero não vai fazer o que Vítor e André Martins fazem, vai recriar uma posição nova para si, um misto de 9 com 10, o agora chamado 9,5. Um 9,5 que se preocupa em assistir mas que não pode nunca deixar de tentar o golo, algo que nem o Vítor nem o André têm.
O porreiro disto tudo é que, se antes não tínhamos uma alternativa aparente para o Adrien, mudando para este sistema passamos a ter duas (André e Vítor). E poderemos, igualmente, treinar um deles (ou mesmo ambos) para assumirem a nova posição do Montero quando este não estiver disponível. Se calhar, o Vítor.
Não creio que este sistema nos faça perder identidade nem acho que seremos defensivamente mais permeáveis. Pelo contrário. Creio que a pressão ofensiva com Slimani e Montero será mais eficaz, o Adrien poderá dar mais ajuda ao William e, curiosamente, o meio campo até fica mais sólido porque retira responsabilidade ao Adrien de carregar a equipa para a frente, dividindo-a com Montero que até está mais talhado para essa função.
12 Novembro, 2013 at 19:24
Completamente de acordo, e Grande mas Grande descriçäo do Montero, é exactamente isso que eu penso que ele é.
12 Novembro, 2013 at 14:37
O Slimani tem uma alma do caralho. O gajo dá tudo. Acredita sempre e não tem medo. É um gajo desses que queremos à frente, se tiver o Montero por perto. Adoro o André Martins e acho que tem tudo para ser importante, mas a equipa só ganha em experimentar isto. Pode resultar numa explosão de golos ainda maior!
12 Novembro, 2013 at 14:38
Para mim jogam Slim e Montero.
Slim na frente e Montero a 9,5/10 atrás.
Jogamos em 4-2-3-1 com Adrien e William no miolo, mais à frente Capel extremo solto, Montero no meio e Wilson, Mane ou Esgaio que como qualquer formado na Academia sabem fechar a ala.
Em 90% do jogos não vamos sofrer pressão do meio campo, com esta equipa conseguiremos ainda mais golos. Pois as equipas portuguesas sabem marcar e já se estão a agarrar ao Montero pelo que o Slim consegue dar-se melhor à marcação.
Além de que o Slim é um boi e consegue segurar os centrais para o Montero, Capel ou Mane ou até um dos médios aparecer a chutar.
Aliás esta táctica iria permitir ao Adrien chutar fora da area e o William tem de melhorar o remate.
SL
12 Novembro, 2013 at 14:48
não vais sofrer pressão no meio campo?
em alvalade vais ter equipas a jogar fechadas, a tentar ter superioridade no meio campo e a jogar no contra ataque
e nos jogos fora de casa, sim vais ter essa pressão do meio campo, alias é preciso perceber como os adversários jogam e sem fugir á identidade, adaptar os jogadores certos a essa forma de jogar.
para jogar com o montero como 9.5 e com o adrien ao lado do william, não podes jogar com 2 extremos puros, se jogas assim fica com um buraco de 30 metros entre o montero e os outros 2
podes jogar com um extremo puro, mas podes por exemplo utilizar , um andre martins ou um vitor para ser o falso extremo e equilibrar ao meio, ganhando superioridade de meio campo
é o tal 4231, que falas mas em vez de ser disfarçado de 442, é de 433.
12 Novembro, 2013 at 14:56
Não vejo o Wilson o Mane ou o Esgaio como extremos puros.
O Capel e o Carrilho sim, tanto que pouco defendem.
Mas se queres ser fechar como deve ser é o 4-2-3-1.
Com uma defesa composta por Rojo à esquerda, Die/Semedor e Mauricio no Centro e Cedric/Piris à direita.
Meio Adrien/Rinaudo e William.
Mais à Frente Jefferson, Montero e Capel/Carrilho.
Na frente Slimani.
SL
12 Novembro, 2013 at 14:59
o esgaio nem é extremo, tem cultura de interior direito
o mané está a ser trabalhado para ser um jogador com as caracterisiticas de Wilson. ser um extremo que também entre bem pelo meio
12 Novembro, 2013 at 14:57
gosto disto!
12 Novembro, 2013 at 14:41
Já tinha comentado isto num post anterior, para mim o Slimani deve ser titular no próximo jogo no Guimarães, em deterimento do André Martins.
Pq será uma inovação tática que o Rui Vitória não contará;
Pq o Slimani já justifica;
Pq o André Martins n justifica ser titular neste momento;
Pq após a saída o A.Martins na lixeira, continuamos a controlar o meio campo (Carvalho e Adrien deram, dão e darão conta do recado);
Pq acho que vai libertar mais o Montero (Q jogador meu Deus).
SL
12 Novembro, 2013 at 14:51
pergunta:
como joga o guimaraes?
tem um meio campo de 3 gajos de combate
na luz o adrien começou a aparecer quando eles perderam o amorim e ficaram com um gajo a menos no combate de meio campo, até ai não se tinha conseguido soltar
12 Novembro, 2013 at 14:58
Mas ao jogares com slim e montero tambem obrigas um dos jogadores de meio campo a descer mais.
12 Novembro, 2013 at 15:01
bruno
recuando ligeiramente o trinco( as equipas jogam com 2) entalam o Montero e tens o adrien a 30 metros na mesma
12 Novembro, 2013 at 17:15
Epá ó Bruno desculpa lá mas este(s) ano(s) o Guimarães não joga… arrasta-se!
12 Novembro, 2013 at 17:16
Queria responder ao riga, obviamente.
12 Novembro, 2013 at 17:19
A resposta era, obviamente, endereçada ao Riga. Mil perdões.
12 Novembro, 2013 at 19:17
Tranquilo LM,
Riga, nesses casos parte dos extremos ajudar a diminuir o fosso. Tanto q ao descer um dos trincos p junto do montero, essa superioridade diminui e fica quase um 2×2 no meio campo. E ai entram os extremos e ate os laterais para dar superioridade.
12 Novembro, 2013 at 14:51
Marcar 3 golos e perder… a mim dá-me mais motivos para pensar na defesa que no ataque.
O W.Carvalho é enorme mas a verdade é que tanto no jogo contra Maritimo como neste ultimo, está a faltar apoio do meio-campo aos defesas, que vem do facto dos nossos extremos não defenderem e do tal 10 (A.Martins ou Vitor) tambem não recuar muitas vezes. Isso tem-nos deixado em situações de inferioridade numerica que são aproveitadas pelos adversários, com a “ajuda” da (não) marcação do Rojo.
12 Novembro, 2013 at 15:14
A nossa defesa tem cometido muitos erros de posicionamento nos últimos jogos, revê por exemplo o 2º golo do Cardozo em que tens o Rojo a olhar para o boneco e o Jefferson a fazer marcação cerrada à nossa baliza e ele aparece isolado.
12 Novembro, 2013 at 14:53
Agora como sempre… acho que a equipa deve ser montada como o Leonardo acha que é a melhor maneira.
As nossas opiniões são optimas…. mas gosto muito de confiar nas apostas do nosso treinador!
Viva o Sporting Clube de Portugal… que é do “C”!!!
12 Novembro, 2013 at 14:56
é preciso ter sempre em conta como joga o adversario e as características dos jogadores.
o guimaraes mesmo a jogar em casa, contra os 3 grandes joga de maneira diferente, 3 médios de combate( entre o moreno, olimpio, andre santos andre andre e o tiago rodrigues, ´e escolher 3) 2 extremos puros(marco matias e o malonga) ou 1 extremo puro e outro jogador mais interior( t rodrigues ou o barrientos) e um pl forte fisicamente, que segura bem a bola( o maazou, que o dier com um pl de características semelhantes teve muitas dificuldades, o derley do marítimo=
12 Novembro, 2013 at 14:59
O Montero ficaria a prender o trinco deles, Olimpio, simples.
12 Novembro, 2013 at 15:02
fito
com o montero ali não ia ser o olimpio o trinco principal, apostaria mais no moreno, que tem rotina de central
12 Novembro, 2013 at 15:12
Ainda melhor, é mais limitado tecnicamente e muito mais faltoso.
Mas o mais provável será jogarem os dois.
12 Novembro, 2013 at 15:02
Basta ver o trabalho do Montero no lance em que o Slim cabeceia ao lado. Além da finalização, Montero tens uns pezinhos como poucos. É muito difícil tirar-lhe a bola e mesmo quando está rodeado consegue arranjar espaço para criar perigo. Enquanto o Adrien e o Carvalho estiverem nesta forma, eu tirava o André Martins e jogava c Slim e Montero.
Alguém falou no Esgaio para o lado direito… não podia estar mais de acordo! É um gajo que sabe atacar mas tb sabe defender qd é preciso! E ainda dava uma ajuda ao meio-campo… sinceramente acho que é a escolha perfeita para o lugar