É bastante impressionante como ainda não começou o campeonato e eu já tenho esta sensação de desgraça eminente. Vou começar por tentar explicar o caminho que me levou até ela, apesar de quem costuma ler o que escrevo já saber.
O caminho para aqui chegar começou em Novembro. Keizer é apresentado. Nunca o tinha visto mais gordo… tentei perceber o que estávamos a contratar. O que é que concluí do que fui lendo e vendo foi futebol ofensivo, um formador de jovens, um treinador de modelo. Vamos a isso!
E entrou com uma força impressionante. A equipa jogava para a frente, atropelava quem se atravessava. Era o tempo do entusiasmo. A primeira vez que tenho o meu momento “ohh diabooo….” é com o Nacional. Lembro-me perfeitamente. Arrancamos a perder 2-0 e damos a volta com alguma sorte à mistura (2 penaltis, um golo do Nani à bomba mas com tabela em defesa, um aos 90 e tal), acabando com mais uma goleada por 5-2. Mas não foi possível não pensar “O Nacional não vale um boi e esteve a ganhar 2-0… isto é frágil. Mais frágil do que parece”. Lembro-me de rever o jogo e de ter pensado que a equipa era incapaz de gerir um jogo. Quando tentou, viu-se a perder 2-0 e foi à força de ter tudo a atacar que chegou à vitória. E mesmo assim o Nacional ainda teve outras hipóteses. O jogo seguinte mais 5-2 com o Rio Ave, mais sensações negativas… algures nesta altura lembro-me do murro no estômago que senti quando o Keizer afirmava que preferia ganhar 3-2 que 1-0. Frase feita que detesto e sempre achei que um treinador a sério só responderia “prefiro ganhar 3-0”. O futebol da equipa estava claramente a arrefecer e os defeito começavam a saltar à vista dos adeptos, quanto mais de treinadores adversários.
E depois… o choque com a realidade. Uma equipa competente apesar de não ser grande coisas. Um treinador inteligente. Um 1-0 com o Vitória que só peca por escasso. O aproveitamento dos desequilíbrios do Sporting foi total. Podiam ter sido facilmente 3-0. Isto de subir os 2 laterais e o médio centro todos ao mesmo tempo e deixar os centrais + Gudelj mais à frente sozinhos a defender é capaz de não ser grande ideia. Além disso… a maior organização do adversário fazia com que o estarmos a atacar com 7 gajos mas sem grande entrosamento criasse muito pouco jogo. Não havia lances muito estudados e coisas muito elaboradas…havia apenas muita gente a chegar à frente. E pronto. Quando a coisa emperrou um bocadinho…acabou. Nem para a frente nem para trás. A equipa assustou-se e o Keizer mostrou (para mim pela 1ª vez) que não tinha unhas para esta guitarra. Acabou as goleadas, veio depois Tondela, um jogo como porco que meteu medo ao susto e uma equipa que mostrou que só sabia ou atacar ou defender. Ou tem a equipa toda a defender e aí é +- competente a defender mas não sabe atacar, ou tem a equipa toda na frente e é +- competente a atacar mas um descalabro a defender. Bom…O Keizer entrou tarde, não fez pré-época, não construiu o plantel…estamos a fechar Dezembro e a entrar em Janeiro, vamos ver.
A 2ª vez que o Keizer me mostrou que não tinha unhas para esta guitarra foi Janeiro. Aliás…a 2ª e a 3ª. Mas vamos primeiro à segunda. Uma catadupa de jogos, uns atrás dos outros, uma equipa de rastos…e sempre os mesmos a jogar. Sem mudanças, sem alterações…um longo arrastar da maioria da equipa. O exemplo extremo disso é o Wendel voltar de lesão e o M. Luis que vinha fazendo o lugar…pura e simplesmente desaparecer. Até o Wendel se apresentar em campo e aos 20 minutos já parecer que está aos 96 ou 97. Ganhamos a Moreirense e Feirense sem saber como, ganhamos a taça da liga graças a penaltis (incluindo o que nos levou para penaltis, no ultimo minuto da final, caído do céu) mas perdemos com lampiões 2 vezes com um banho de bola que não foi mais pesado porque o BF esteve lá. 4-2 em casa para o campeonato (que podia ter sido um resultado parecido com o de ontem) e um 2-1 na lixeira à custa de Svilar e do desacerto dos avançados deles que falharam e falharam e falharam. Pelo meio um empate com o Setúbal que foi apenas natural para uma equipa incapaz de jogar futebol e completamente esgotada pela taça da liga e pela falta de rotação. E, portanto, aqui está a 2ª vez que o Keizer me mostrou que não servia. A incapacidade de gerir o plantel. Pelo meio o presidente dizia que o plantel não tinha qualidade. Um plantel MUITO nivelado e onde só o B. Fernandes, Coates e Mathieu pareciam intocáveis, a vantagem é mesmo o nivelamento. Ristovky ou B. Gaspar a diferença não é abissal. Se meter aqui o Theirry a diferença ainda é menor. Borja ou Acuna, Diaby/Jovane (Raphinha estava lesionado), Gudelj ou Doumbia. Mesmo Dost, que naquela fase era -1 e estava horrível…não perdíamos nada em trocar, como mais tarde se provou. A grande mais valia tinha de ser ter sempre uma equipa +- fresca, menos B. Fernandes (os centrais estão sempre +- frescos).
A 3ª vez que me mostrou que não servia foi quando o mercado fechou. O mercado fecha e pouco sentimos que a equipa cresceu. Sim, contratámos jogadores. E os jogadores não são maus. Não são bombas mas não são maus e vêem acrescentar. Tirando o Ilori, claro. Mas não se preparou nada para o futuro. O B. Gaspar continuava lá e a jogar, o Gudelj continuava a ser titularíssimo, o Diaby a ser no mínimo 12 jogador…tudo jogadores que era óbvio não seriam o futuro do Sporting. Os putos (que deviam ser o futuro do Sporting) cada vez mais encostados. O treinador estava a dar tudo o que tinha, a jogar com o que ele achava melhor para o momento ignorando completamente o futuro…e o resultado era pobre mas pobre.
Vem a liga europa e vem o reforço da 2ª demonstração. Tínhamos tudo para fazer uma gracinha na Liga Europa. O campeonato estava perdido de qualquer forma. E o que é que o Keizer decide!? Rodar a equipa na Liga Europa e meter jogadores que estão parados há meses. Até o Petrovic jogou foda-se! Foi impossível não esboçar um sorriso quando alguns diziam “então se não roda é porque não roda, se roda é porque roda!”. Bom…lá está…se tivesse feito isso a tempo (em Dezembro e Janeiro) podia fazer isto à vontade. Mas quer dizer…meter jogadores que estão parados há 2 meses para a Liga Europa e querer que eles mostrem serviço…é mesmo só gozar o prato. Ou ser estúpido. Esta gestão absurda de recursos mostrava-me cabalmente que o Keizer não servia (somado ao que vinha de trás).
E pronto…fora da Liga Europa e passada a altura de jogos mais intensa…pensei…o Sporting vai crescer imenso e vai consolidar agora o seu futebol mas eu já não acredito no Keizer. Na hora do aperto, no proximo ano teremos os mesmos problemas. Mas não. Foi pior. Para mim vem a derradeira e inequívoca prova que o Keizer não servia. Um enorme bocejo até ao final do campeonato, incapaz de se ver construir alguma coisa que se visse. Tempo em barda para trabalhar e nada. Apenas um ou outro espasmo de futebol. Lembro-me de Braga, quando o Keizer surpreende com os 3 centrais e o tronco do treinador dos gajos (Abel) a navegar na maionese como sempre quando tinha pela frente equipas um bocado mais fortes. Lampiões para a taça em casa. Não foi fantástico mas equilibrámos bem o jogo. E Jamor com o Code City quando eles tiveram um dia em que tudo correu mal numa equipa ofensiva e a nós tudo bem. Mais nada. Em 13 jogos. E quase 3 meses. Para mim era evidente que não era um pré-época que ia mudar isto. Se não foi ali que a equipa mostrou, não ia ser depois. Nesse momento tive a certeza que as 4 demonstrações deste ano se iriam repetir no próximo ano. Para mim sempre foi indiferente ganhar a taça ou não. Felizmente ganhámos e fiz uma festa do crl! Mas mesmo nesse jogo mostrámos tão, mas tão pouco. Se me era indiferente o jogo da taça, a verdade é que apesar de ganhar, aquele jogo só reforçou que não servia. Tudo o que eu achava que o Keizer trazia…era um erro. Nada daquilo era verdade. “Futebol ofensivo, um formador de jovens, um treinador de modelo.”. Nada. E por isso, honestamente nunca pensei que o Keizer fica-se. Foda-se…era comprovadamente o oposto do que tinha sido vendido que se tinha ido buscar e se queria. E tinha-o provado. Como é que podia uma direção que tem uma ideia e um rumo, que contrata um treinador que diz que encaixa no perfil, ele revela não ter nada a ver com aquilo…e fica?
A pré-época só o provou. Putos, só para fazer numero. Olhar para o futuro? Zero. Andamos a montar uma equipa em torno de um jogador que o mais provável é não estar cá amanhã. Gestão de recursos? Zero. Para mim o nosso melhor ala foi encostado. O mais irreverente andou a jogar aos soluços (Plata). Modelo de jogo?! Same old shit. Uma equipa desconjuntada que ou ataca com muitos ou defende com muitos…e por isso nunca é equilibrada. O melhorzinho foi um puto que é quase um milagre ter sequer feito pré-época. Foi preciso o contratado estar cronicamente lesionado, o titular do ano passado estar aleijado também, o suplente estar na CAN e a alternativa ao suplente ser o Ilori. Foi preciso 3 gajos indisponíveis e uma pré-época inteira de um coxo a enterrar para se perceber que afinal o Theirry até tinha qualidade para ter jogado no ano passado.
Não esperava perder com os lampiões para a taça. Esperava um jogo amarrado, esperava que a sorte do Keizer tivesse o seu papel tal como teve nas taças. Esperava no limite que os lampiões marcassem o primeiro e nós não respondêssemos. Ou o 2º. Nunca me passou pela cabeça perder assim. Desde há muito que sinto que o Keizer não vai a lado nenhum mas sempre achei que ia cair com um acumulado de jogos com os mesmos erros que mostrou na época passada e quando se torna-se óbvio que fazer a pré-época não transformou nada. Nunca pensei que isto fosse evidente para todos tão cedo.
Pena é que se vai concluir quando mais uma época tiver ido para o galheiro. Pouco dou por esta época e tenho como certo que o Keizer não vai chegar ao fim. Se antes achava que não chegava a Março, depois de ontem acho que não chega ao Natal. Só tenho mesmo 1 desejo para este ano. Que apareçam mais Theirrys e que não seja preciso uma conjugação de factores absolutamente estrambólicos para vermos mais Thierrys. Isto não vai acontecer com o Keizer…mas que quem venha a seguir, venha com vontade de construir uma equipa para o futuro, sem medo nenhum de arriscar e de meter os putos. E que os putos estejam lá para ser aproveitados.
Mas tenho pouca esperança…porque do que vejo da direcção…isto não vai mudar. No limite muda o treinador e tudo o resto mantém-se. E por isso isto só resulta se se acertar em cheio num grande treinador, grande líder, grande formador. Porque na ausência de projecto, de uma ideia, de um rumo a coisa só vai lá se o treinador tiver isto. É esperar acertar no euro-milhões. Termino apenas por referir que ao contrário de outros, não duvido da boa vontade do presidente, do Viana ou desta direcção. Duvido (para não dizer que tenho como certo) da competência e da capacidade para o cargo. E da incapacidade de antecipar problemas passando a vida a reagir, normalmente reagir defendendo-se e autopromovendo-se, raramente mudando para melhor. Faz-me lembrar o Bettencourt. Candidatou-se com um plano (chamado Paulo Bento) e quando o plano falhou parecia um comboio descontrolado rumo ao precipício. Aqui o plano é scouting. Só é scouting e a resposta para todos os problemas e questões está no scouting. Quando o plano falhar (e para mim a continuar assim vai falhar e falhar feio) resta…nada…E estou a dizer Bettencourt porque a comparação com GL mata quase todas as discussões tal como as comparações com o Hitler. Apesar do cheque e da vassoura da altura, da confiança cega no scouting (na altura scouting do Freitas), da ausência aparente de rumo não andar assim muito longe…do all in dos adiantamentos de receitas futuras, da incapacidade aparente para gerir os recursos existentes…apesar dos sinais, eu quero mesmo acreditar que ainda assim o Varandas sabe melhor o que está a fazer. Pelo menos não contrata 20 jogadores num ano…
Sinceramente isto já não é sequer um texto de um gajo revoltado. Nem irritado. Nem brunista, nem anti não sei quê, nem de facção nenhuma. É de um gajo PROFUNDAMENTE preocupado com o rumo que as coisas estão a levar e completamente ciente que se a coisa estiver a descambar…ou é travada muito a tempo e muito cedo ou o Sporting não resiste novamente. Sem dinheiro para adiantar, sem contratos publicitários e de TV para fazer nos próximos muitos anos, sem % de passes que façam a diferença vendendo sem ser por muitos milhões, sem putos na equipa para usar porque foram todos queimados. Quem ler isto e achar que é só mesmo ódio pelo Varandas está completamente cego. Neste momento é o medo que me move mais. Muito mais do que não gostar do Varandas. E é o corolário do que tenho defendido sempre. O caminho que levamos, ou a coisa corre muito bem no campo ou estamos fodidos. E é este risco que eu acho que está a ser corrido que sempre me afastou de muitas das decisões desta direcção (isto e a propaganda…mas enfim…com isso eu era capaz de conviver com muito mais facilidade…).
ESTE POST É DA AUTORIA DE… Tiago Coração de Leão
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
7 Agosto, 2019 at 8:52
Tanto tempo para perceber a merda de treinador que o holandês é?
Isto só neste clube, chegar á 1 jornada e não existir uma pontinha de ânimo.
Fechem portas!
7 Agosto, 2019 at 9:01
Os Sportinguistas esquecem se como ganharam essas taças….2 jogos horríveis, sendo que na final da taça Portugal conseguimos ser completamente dominados.
7 Agosto, 2019 at 12:01
Nem mais!
7 Agosto, 2019 at 11:53
Johny, a pergunta que se impõe é a seguinte:
Que clube é que contrataria um treinador com o cv do Kaizer?
Nunca um clube do nível do Sporting.
Isto não foi um engano nem um acaso.
O Sporting, e a sua direcção devidamente aconselhada, escolheu o treinador Kaizer sabendo do seu cv e apostando no seu perfil.
Varandas sabia o que valia Kaizer, valia subserviência e facilidade nas negociatas, valia a liberdade de acção de um Yes-men.
Kaiser não foi um erro, fez parte de uma estratégia.
Agora admiram-se?
Espantam-se gente boa como o Ireland ou o Tiago cotação de leão?
Mas então, não era óbvio?
Ou será que o óbvio foi obnubilado pela cartilha?
Enfim. Agora constatam alguns ou que era simplesmente inegável de tão evidente.
Kaiser não vale um caralho a não ser nos planos de Varandas.
SL
7 Agosto, 2019 at 12:59
+1
E mostrou bem quando disse porque não jogava o Matheus Pereira q deve estar a sair por 3.5 mendilhões em breve…
Já perguntaram ao director?
7 Agosto, 2019 at 8:56
Estou contigo.
A aposta era de risco, cv zero, mas o perfil interessante. 5 secs rule, preferir ganhar por 3-2 que 1-0, bom discurso.
Quis ver!
O plantei fraco e não construído por si amenizava a coisa. Mas exibições e opções muito discutíveis, mas o Bruno lá ia carregando a equipa e as taças levaram-me a um pensamento. Merece começar a época.
Só que em vez de evolução, houve regressão. Não há voz de comando, futebol é zero.
Isto vai sair caro ao Varandas, pois não estou a vê-lo a mexer.
4 jogos que aí vêm. 4 finais para o Keizer.
7 Agosto, 2019 at 9:05
Eu discordo veemente do “merece começar a época”. Ganhar duas taças significa bola, porque isso advém da “adrenalina” de um jogo. Tudo se resolve em 90 minutos.
E é mais fácil – e provável – ganhar 1 em 10 do que 10 em 10…
Pelo que a equipa (não) mostrou durante o período em que se decidem coisas (Jan, Fev), para mim ficou claro que não dava.
Fácil, Fácil.
7 Agosto, 2019 at 9:08
Isso
7 Agosto, 2019 at 9:24
Eu até compreendo do ponto de vista do adepto. Enfim…ganhou, não vou ser contra a manutenção! Eu discordei e discordei claramente quando era mais difícil (depois da vitória na taça) mas percebo a reacção dos adeptos.
Acho é que isso mostra muito da direcção. Contratam um treinador porque é um líder, porque é formador, porque pratica um futebol ofensivo e é um treinador de modelo. Ele mostra durante o ano que não é nada disto. E fica?! Como? Porquê? Eles viram os jogos como todos viram…a manutenção do treinador, para mim, só mostra desnorte e navegação à vista. Mostra que não há plano nenhum. Porque se houvesse o Keizer não era treinador do Sporting, ganhando ou perdendo a taça…
7 Agosto, 2019 at 9:29
Não é pela “taça” em sim. Podíamos jogar muito e perder nos penaltis como jogar pouco e ganhar…
A verdade é que as vencemos e ajudou, mas a principal razão é mesmo começar uma época com um plantel preparado por si, pré-época, etc.
Agora sim, sem desculpas de “CGs” e “Peseiradas”.
7 Agosto, 2019 at 14:51
Manter o kaiser so mostra que esta direçao tmb nao percebe nada disto !
E ainda dizem que nao estão preocupados….
7 Agosto, 2019 at 10:22
‘preferir ganhar por 3-2 que 1-0, bom discurso’
Discurso peseiral sim.
Ganhar por 3-2, 4-3 etc sao resultados de equipa que não está em controlo do jogo.
Gostar disso é mau sinal.
7 Agosto, 2019 at 10:32
É um discurso longe da realidade, ainda por cima num campeonato tugo cheio de manha e fatores externos. Os campeões normalmente são os que sofrem poucos golos.
O bom discurso que referi é na simpatia, não no conteúdo.
7 Agosto, 2019 at 11:29
Aí percebo.
Mas um treinador que tem de meter a mao na massa tem de ter uma mentalidade e discurso realista. Gostar desses resultados é imbecilidade.
7 Agosto, 2019 at 11:32
E sobretudo dizê-lo é revelador. Mas ha outros factores, pormenores que nao indiciam liderança forte. O olhar sempre fugidio, pouca assertividade no discurso e nas ideias. E obviamente pouco galvanizador.
7 Agosto, 2019 at 14:38
E opções muito discutíveis, no que toca ao 11 e às subs.
Mais, falta de tomates. Arriscar um Max não é para todos.
7 Agosto, 2019 at 9:02
E se o Keizer não mandar nada? Às vezes pergunto-me se não é isso que se passa…
O gajo não é grande coisa, mas não sei até que ponto ele não se está só a cagar, a receber o dele porque, afinal de contas, ele é quem menos tem a dizer…
7 Agosto, 2019 at 9:25
Isso é claro para mim. Independentemente de se achar bom ou mau, isso é claro para mim.
Por exemplo, Diaby só devia jogar por decreto. Gudelj idem.
Mas espera que quando o quiserem mandar embora já vai ter muita responsabilidade…
7 Agosto, 2019 at 9:30
A história do Matheus não abona muito a favor da estabilidade entre treinador e direção.
7 Agosto, 2019 at 10:28
Quem acha que aquelas declarações dele sobre o Matheus foram um lapso fez, quanto a mim, uma leitura errada da coisa.
Ele sabia bem o que estava a dizer e fê-lo com uma intenção clara.
7 Agosto, 2019 at 10:33
E depois do Keizer, foi o Bruno.
7 Agosto, 2019 at 10:50
Exactamente o que penso. Os bonecos são-no até lhes calhar a fava. Aí são como todos os outros e lutam pela sua sobrevivência.
7 Agosto, 2019 at 9:14
Bom texto, mas tens a tua quota parte de responsabilidade nisto pelas acções do verão passado.
Sim, futurologia e o caralho, “e se, e se, e se…” mas a verdade é que muitos alertaram para a merda em que nos íamos meter.
E nem falo só de futebol. Incompetência gritante a todos os níveis. Enxovalho do potencial do Sporting. Um clube submisso. Onde está a restruturação financeira? Mendes, custo zero, e penetrações. Foda-se para isto. Mil vezes o maluco do Bruno com a sua competência.
Saudades de quando gozavam conosco havia uma retorda. Belfodil? Foda-se!
Já agora, o Cintra ultrapassou as piores expectativas
7 Agosto, 2019 at 9:18
Não é por o Godinho Lopes se ter revelado uma catástrofe que o JEB era o homem certo para o cargo e que tirá-lo de lá tenha sido um erro. Nem por o JEB ter sido horrível que faz do Soares Franco o homem certo para o cargo…
Não é por achar que o Varandas é completamente inepto para o cargo que faz com que tirar de lá o BdC tenha sido um erro.
Tenho pena e não quero NADA levar a discussão para aí mas mantenho exactamente o mesmo pensamento hoje sobre o assunto que tinha na altura. O meu unico lamento é que tenha sido eleito o que eu considero pior para o cargo…
7 Agosto, 2019 at 9:33
Ok, não insisto nisso e aliás louvo seres dos pouco que o assume.
Só clarifico uma coisa. Não é uma questão de presidentes, atenção, é uma análise fria e racional.
Porque o momento da época ser o defeso, com operações financeiras e preparar o plantel, com, a falta de alternativas (e podemos discordar se tinha ou não condições devido a Alcochete) a decisão de destituir BdC naquela altura duplicou o mal gerado pelas rescisões.
Acredito que estaríamos bem melhor hoje caso tivéssemos protegido BdC de uma cabala evidente. As rescisões foram orquestradas e provavelmente também Alcochete.
E fico por aqui.
7 Agosto, 2019 at 10:25
Isto.
7 Agosto, 2019 at 12:19
“Acredito que estaríamos bem melhor hoje caso tivéssemos protegido BdC de uma cabala evidente. As rescisões foram orquestradas e provavelmente também Alcochete.”
Isto. Tão óbvio que até doi.
7 Agosto, 2019 at 14:15
Era pegar numa luta que croquete nenhum quer lutar.
Até alguma gente razoável preferiu fugir à caldeirada e deixar cair BdC.
Temos de concordar que ia ser muito desconforto para muita gente durante muito tempo.
Era fundamental e não foi possível.
O BdC foi quase, quase um milagre.
Não esperes um tão cedo.
O que me dói já nem é o q não se fez e podia ter feito, o q me dói é achar difícil ter tempo suficiente para que muitos consigam abrir os olhos novamente e ainda sobrar alguma coisa da comezaina em curso (que só vai no primeiro prato…)…
7 Agosto, 2019 at 12:53
Se BDC nao fosse tao burro!
Se BDC não tivesse mantido JJ mais um ano!
Se BDC não tivesse o mundo contra ele e só ele fosss o bom…
Se e se e se!
7 Agosto, 2019 at 14:31
Burro.
7 Agosto, 2019 at 21:25
Simples.
7 Agosto, 2019 at 9:58
Mais do que evidente.
7 Agosto, 2019 at 11:03
Tirar de la BdC naquela altura foi um erro. Disse-o na altura e volto a dizer. As consequências, que ainda nao sao totalmente visíveis, começam a estar a vista.
7 Agosto, 2019 at 11:20
Isso, se tivesse saído só em Setembro e com eleições em Outubro… Agora aguentem!
7 Agosto, 2019 at 11:32
São factos públicos, dá jeito a algumas narrativas esquece-los mas CD na altura concordava com eleições em Setembro mas pretendia manter-se em funções para finalizar dossiers urgentes (EO, Reestruturação, preparação da época) e sujeitava-se durante o período a uma fiscalização por quem o pmag entendesse e haveria tempo mais do que suficiente para marcar eleições em meados de Setembro.
O pmag, queria a demissão e mais nada. A partir da demissão o futuro seria aquilo que o pmag entendesse.
7 Agosto, 2019 at 11:41
Como é que isto é difícil de entender?
7 Agosto, 2019 at 12:23
Não é difícil de entender.
Quem discute isto não queria lá BdC — fosse como fosse.
E é só isto que está em causa.
A palhaçada do “desbaratou os activos” é vergonhosa.
Ninguém desbaratou ‘activos’ nenhuns.
Os ‘activos’ resolveram amotinar-se contra o clube.
E uma parte do clube (sócios e adeptos) aceitou isso como perfeitamente normal e preferiu imolar o presidente.
Alguns merecem o que está a acontecer.
Não vale a pena queixarem-se agora.
7 Agosto, 2019 at 12:18
Meter Godinho, Franco e Bettencourt no mesmo saco de BdC 😀
7 Agosto, 2019 at 9:33
Rsponsabilidade temos todos.
Como votei sempre Bruno, sou culpado por o JJ ter vindo e fodido isto tudo.
Responsabilidade tem que não foi sequer votar por o Bruno não ir a eleições. Deu votos ao Varandas.
Isto é um argumento de merda:
“muitos alertaram”… fdx.
7 Agosto, 2019 at 9:55
Mais que o JJ, quem fodeu isto tudo foi a revolta do balneário.
A questão é: estaríamos melhores ou não?
Mas devias estar feliz porque a bola começou a rolar. Isso é que importa.
Cagaste em tudo o resto para remover um incómodo. Agora assume
7 Agosto, 2019 at 10:08
“Cagaste em tudo o resto para remover um incómodo.”
Explica lá isto, se conseguires. E em português.
7 Agosto, 2019 at 10:18
Não te armes em Miguel
“Porque o momento da época ser o defeso, com operações financeiras e preparar o plantel, com, a falta de alternativas (e podemos discordar se tinha ou não condições devido a Alcochete) a decisão de destituir BdC naquela altura duplicou o mal gerado pelas rescisões.”
7 Agosto, 2019 at 10:23
Mas o que tenho a ver com a destituição do Bruno? Podes explicar?
7 Agosto, 2019 at 10:26
Tudo. Foste tu que hackeaste o sistema de contagem de votos e inverteste as percentagens. Não te faças de sonso.
7 Agosto, 2019 at 10:29
A ignorância leva o comum mortal a dizer merda, em vez de estar calado.
7 Agosto, 2019 at 10:33
Sá, vai pó caralho tu também
7 Agosto, 2019 at 10:32
Não a defendeste?
7 Agosto, 2019 at 10:34
Epá, poupa-me.
7 Agosto, 2019 at 10:39
Poupo-te ou quê? É mentira?
Não vieste meter a colher?
Já agora, qual é tua opinião sobre o que fiz o favor de colar para tu perceberes? Achas bem o tiro nos pés de 23 de Junho considerando todo o contexto?
7 Agosto, 2019 at 10:40
Foda-se.
Ou és burro ou desatento.
7 Agosto, 2019 at 10:55
É preciso ligar o computador?
A que mais atravessada me ficou foi o “eu quero é ver a bola a rolar”
7 Agosto, 2019 at 11:12
Mas o que tem a ver querer a bola a rolar? Algum problema?
Eu quero ver competição, quero ver as modalidades. Tenho putos que vivem isso e se estão a cagar para o resto. Sabem lá eles quem é o Varandas.
Sabem quem é o Bruno, o Mathieu, o Nani. Vê lá que o meu adora o Vietto, diz que é esquerdino como ele.
Portanto, eu quero ver a bola a rola e estimo que te fodas.
Sobre o resto, estás redondamente enganado. E repito, ou és desatento ou burro.
7 Agosto, 2019 at 11:11
Portuguezza, sei que a tua opinião sobre a destituição é essa, mas mais do que pensar na altura – como penso agora – que BdC não tinha quaisquer condições para continuar no cargo, há duas coisas que me parece que não estás a ter em conta:
1) Se BdC e o CV têm ido a votos e têm vencido, a destituição teria tido a virtualidade de aclarar as coisas e dar nova legitimidade democrática a Bruno ou a CV que, claramente precisavam dela naquela altura e, apenas o autismo de BdC se recusava vê-lo – daí não ter convocado logo eleições no pós-Alcochete – por ser um gajo extremamente inflxível e que achava a maioria das vezes que contra argumentos não há factos:
2) Se BdC se tem mantido no cargo, pouco tempo depois irias ser confrontado com a sua detenção e constituição como arguido e, muito provavelmente nem nessa altura ele acharia que já não reunia condições para continuar em funções.
No pós-Alcochete – e acreditando que BdC não é o mandante de nada, mas incompatibilizou-se irremediavelmente com os maiores activos do clube – BdC só tinha como saída as urnas e, mesmo assim, corria o risco de ser mais cedo que tarde detido no âmbito do processo crime. Perante esse cenário catastrófico, quem é que nos garante que a Banca iria assinar a tão propalada restruturação? Quem é que nos garante que a época desportiva iria ser melhor com a preparação de BdC e de Mihajlovic do que com a de Peseiro e Cintra que nos valeu aquilo que normalmente e infelizmente vale na maioria dos casos (o 3.º lugar)? Em 5 anos com BdC não fomos campeões com muito maior estabilidade do que no último defeso e era justamente o ano passado em que estávamos no olho do furacão que íamos vencer tudo sem espinhas? Desculpa para não acredito minimamente nisso.
Penso que a argumentação que culpa os 71% por todos os males da terra é mentirosa e inclui nessa massa de sócios uma grande maioria que há cerca de um ano tinha votado BdC (nessa altura eram bons sportinguistas?) e muitos sócios que no acto eleitoral seguinte nem sequer votaram em Varandas (como foi o meu caso, por exemplo).
Posto isto, queria apenas dizer que durmo perfeitamente com o facto de ter votado pela destituição. Sou um sócio comum que toma decisões com base na informação limitada que dispõe. Podem-me culpar do que quiserem, mas ilibarem o anterior CD (como muitos fazem) e o actual (como outros tantos fazem também) do ponto em que nos encontramos hoje é de uma desonestidade intelectual profunda.
SL
7 Agosto, 2019 at 11:27
Se BdC se tem mantido no cargo nao havia detencao nenhuma. Isso eh wishful thinking, comme d’habitude.
7 Agosto, 2019 at 11:38
Já por diversas vezes disse isso mesmo, Não acredito que estando em funções, por muito lampionizada que esteja a justiça, se atreviam a tanto.
7 Agosto, 2019 at 11:52
Leão Verde, o único wishful thinking aqui é o teu que teimas em ver uma vontade em mim de que BdC fosse detido. Não a tenho agora como nunca a tive, mas se dúvidas havia na tua mente sobre isso, aproveito para te esclarecer as mesmas desde já.
SL
7 Agosto, 2019 at 11:56
Malcom, achas mesmo que não lhe metiam a luva se ele continuasse em funções?
Então se o propósito da procuradora e dos juiz – movidos pela mão invisível como muitos defendem – é o de aniquilar o homem mesmo depois de ele já ter sido destituído, achas mesmo que se os sócios o têm mantido em funções eles iram amochar? Muito provavelmente iam era fazer pior e deixá-lo não com apresentações periódicas como medida de coação, mas sim prendê-lo preventivamente. Bastava esta pequena nuance para “arrumar” logo com a presidência de BdC.
Não vejo o Sporting com essa força nos meandros da justiça e da política para evitar a detenção de BdC. Nem nós somos o Benfica nem o BdC é o Orelhas.
7 Agosto, 2019 at 12:20
Só tenho a minha convicção que vale o que vale, poderia discorrer sobre o assunto acrescentando argumentos, mas no final restaria apenas a convicção.
Posso dizer apenas isto, a justiça portuguesa é forte com os fracos e fraca com os fortes e o cargo de presidente do Sporting ainda é e julgo que vai continuar a ser, muito forte.
O BCP e o BES sentiram essa força aquando da reestruturação.
7 Agosto, 2019 at 12:32
Sim, pah eu ateh sou um gajo cheio de wishful thinkings.
A verdade eh que te^m sido criados e repetidos ah exaustao todo o tipos de argumentos “e se…” para justificar o apoio ao afastamento de BdC. Tu nao es excepcao.
Malcolm, eh que eh isso mesmo. Nunca o poder politico iria marrar de frente com o Presidente do Sporting, fosse ele quem, fosse.
7 Agosto, 2019 at 11:39
Grande ROC, o teu raciocínio é válido.
O ideal teria sido deixar acabar o defeso e eleições em Setembro. Que BdC tinha falado.
Aliás ele demitia-se se os rescisores voltassem nas mesmas condições.
Se faltasse à palavra logo os sócios e a MAG teriam o dever de agir.
Em relação à sua apreensão haveria sempre a hipótese de CV assumir a liderança brevemente. Em todo o caso se ele continuasse como presidente a probabilidade de ser preso era bastante menor. E acho que ninguém de boa fé acredita que ele tenha alguma responsabilidade pelo ataque. Se exigir compromisso leva à violência então estamos muito mal.
Podemos concordar que a forma como é feito poderia ser diferente, sem posts de Madrid e intervenções na CMTV, claro.
Mas a responsabilidade é partilhada e a de BdC, tendo em conta as atenuantes como o assassinato de carácter (espero que isto não seja discutível) e como o desequilíbrio emocional do homem, é bastante menor.
Mais, durante o suposto atropelo aos estatutos, BdC teve a frieza de procurar aconselhamento legal e o argumento para a sua suspensão é completamente falacioso. Ele não fez nada de errado legalmente. Não é por os estatutos serem omissos que torna algo ilegal. E esse foi o principal argumento explícito só que misturou-se política com justiça e isso é um erro constitucional gravíssimo.
Portanto, não o ilibo de responsabilidade, mas o melhor era mesmo ter feito como referi acima. E ele ter ido a eleições outra vez.
7 Agosto, 2019 at 12:51
Totalmente de acordo.
Há um ano que sabemos isto.
Há um ano que dizemos isto.
Mas como somos ‘brunistas’…
Nem daqui a cem anos.
7 Agosto, 2019 at 12:50
Leão Verde, os “e ses” dos que votaram pela destituição são tão válidos como os “e ses” de quem a elase opôs. Valem o que valem na medida em que estamos a discutir com base em suposições. Quem te garante que se BdC se tem mantido em funções não sucedia algo diverso daquilo que tu pensas que aconteceria? Ninguém.
7 Agosto, 2019 at 12:51
Isto era mais abaixo
7 Agosto, 2019 at 12:54
Mas não devemos desvalorizar a formulação de hipóteses
Podemos debater os diferentes factores que conhecemos aceitando os unknowns.
É como os debates sobre o Brexit. É factual e científico que não há nada de positivo que daí possa vir, mas muita gente diz que não podemos prever o futuro.
7 Agosto, 2019 at 12:55
“Se BdC e o CV têm ido a votos e têm vencido”
Se isso acontecesse teriamos pela 1a vez na historia duas listas a ganhar!
7 Agosto, 2019 at 10:34
“Responsabilidade tem que não foi sequer votar por o Bruno não ir a eleições.”
Está aqui um e não me arrependo, fosse quem fosse que ganhasse, a merda seria a mesma.
Houvesse coragem, nessa altura, para obrigar os merdosos da comissão de gestão, a respeitar os estatutos e o requerimento assinado por perto de 3000 sócios solicitando uma AG para discutir as decisões ilegais de comissões cooptadas. A puta da vontade de de assaltar o pote foi tanta que nenhum candidato e por arrasto os sócios se importaram com o mal que estava a ser feito.
Em lugar de votar assinei esse e outros requerimentos, valeu um grosso, puta que pariu os croquettes de merda e vou parar por aqui senão encho a caixa de insultos.
7 Agosto, 2019 at 10:36
Exacto, só mesmo o Benedito tinha algo por escrito que era mais que lugares comuns.
E esse tem desiludido
Votou-se no bananismo de um atrasado mental que só sabe dizer ‘não se preocupem que eu percebo de futebol’.
E o caralho das assinaturas para convocar a AG de destituição, que nunca foram provadas?
7 Agosto, 2019 at 10:39
“fosse quem fosse que ganhasse, a merda seria a mesma.”
Tenho muitas dúvidas nisto e votei com convicção, não por exclusão de partes.
Não vou divagar sobre o que faria se lá estivessem outras boas opções, mas num sei que não votaria.
Mas continuo a pensar o mesmo… o primeiro pós Bruno seria sempre para queimar. Não podemos passar a vida em eleições, mas veremos o que esta época nos reserva a nível desportivo e financeiro, embora eu gostasse mesmo de ver era um… projeto.
7 Agosto, 2019 at 11:03
Claro que não sou dono da verdade e poderia ter surgido um vencedor que se preocupasse mais com o futuro do clube do que com o sucesso desportivo imediato.
Mas a cisão foi marcada a fogo nesse quente mês de Agosto em que se permitiu a uma Comissão, que estatutariamente apenas deveria gerir assuntos correntes, julgar e castigar um CD e esquecendo, por exemplo, de julgar os autores materiais e presos do ataque em Al Cochete e o comportamento terrorista da mag e do pmag.
Com a cisão, o escrutínio e a exigência desportiva e financeira, estarão sempre em níveis máximos.
7 Agosto, 2019 at 11:11
Assuntos correntes. Mais outra.
O próprio pirómano tentou abusar os estatutos e o seu poder para nomear uma CF transitório completamente inquinada e cheia de víboras só para suspender BdC
7 Agosto, 2019 at 11:25
O assunto corrente mais premente foi emprestar o demiral com opção de compra ridícula!
7 Agosto, 2019 at 9:15
Boa análise Tiago!
Partilho da mesma opinião.
Varandas nunca me convenceu, portanto a falta de liderança e de aposta séria num projecto de futuro não me surpreende. Só poderei ficar agradavelmente surpreendido se ele implementar a reestruturação financeira +/- como estava alinhavada mas não acredito! Já relativamente a Keizer confesso que foi uma desilusão. Achei que tinha sido uma aposta inteligente e no início acreditei que tínhamos um treinador de projecto e exactamente com o perfil que precisávamos – infelizmente enganei-me.
Neste momento, já não acredito em nada! Eu que sempre fui contra o cemitério de treinadores que foi Alvalade nestas 2 últimas décadas e que prezo a estabilidade, só vejo como solução mudar tudo.
Eleições JÁ!
Mudar treinador rápido!
Apostar a sério na Academia e reforçar a equipa com a cantera!
Canalizar o pouco dinheiro que há para as questões financeiras!
Numa frase:
Refundar o Sporting por dentro, para e com os Sportinguistas!
7 Agosto, 2019 at 11:51
+ 1
7 Agosto, 2019 at 13:10
+2
7 Agosto, 2019 at 9:17
Estamos F*did*s!!!!!!
A travessia do deserto vai fazer muito do que todos nós (Sportinguistas, não os outros) pensámos!!!
SL
7 Agosto, 2019 at 9:18
ser muito pior
7 Agosto, 2019 at 9:19
Caros,
ja’ pensaram de como as coisas funcionam no benfas? Qual e’ a diferenca? E’ que a equipa deles nao jogava nada, andava toda a gente descontente com o Rui Vitoria, este e’ mandado embora, vem um treinador sem CV algum, total aposta de risco… e foram campeoes?
Onde esta a diferenca? Nao ser’a tambem na qualidade da material prima? Ser’a que a nossa equipa e’ avassaladoramente melhor (sem ser no nosso coracao, claro) que as outras que tem de obrigatoriamente ganhar? Ja compararam investimentos (anos seguidos)?
Apenas com JJ se apostou claramente no plantel (nao vou falar sobe se houve “all-in” ou nao) e com os resultados que se conhecem.
SL
7 Agosto, 2019 at 11:56
Não dêem o benfas como exemplo! Esses não necessitam de grandes equipas, nem ter treinadores conceituados e de currículo…eles pervertem os sistemas a seu favor.
7 Agosto, 2019 at 20:19
Mas por essa lógica a qualidade da nossa matéria prima é excepcionalmente superior à das outras equipas todas do campeonato, pelo que teríamos de fazer 90 pontos, só perdíamos com benfica e porto. Já reparaste que cada vez amis a espinha dorsal do braga, que é a 4a equipa, se faz com os jogadores que nós dispensamos? Palhinha, Esgaio, Wilson Eduardo, etc
7 Agosto, 2019 at 9:21
Bom texto. Eu vou mais longe…completamente de acordo com a análise mas tenho dúvidas sobre o alcance da sua intervenção. Tenho para mim que é um boneco que n é tido nem achado para nada (contratações, promoções, dispensas), está fodido com esse papel e começamos a ver sinais disso (Matheus).
E depois…o mais importante para mim. Se esse é o perfil escolhido pelo menos que se tire as vantagens disso. Quero com isto dizer que se MK é um boneco, então que se “force” o homem em direcção ao que todos sabemos ser o necessário e correcto para o Sporting (aposta na formação). Em termos de gestão pura e dura, como é que podemos exigir a MK a aposta em Thierry quando tens 4 LD no plantel pq n vendes entulho e BG e Risto foram os que jogaram no ano passado e já enterraste mais 8M noutro que veio lesionado? Se queremos que se aposte a sério nos melhores não podemos dar tanta “variedade” de escolha ao treinador. E isto é estrutura e gestão.
Mais, qual o perfil de jogador de MK? Será que nestas 2 janelas de defeso pediu algum jogador? E se pediu, teve-o? Muitas dúvidas, cheira-me que não. E Vietto? Qual a opinião de MK sobre um jogador que n é adequado para o seu sistema preferencial mas que tem de jogar pq a estrutura resolveu trazê-lo? (n era melhor ficar com Montero?). Mais…Nani! Alguém conhece algum treinador que não goste de ter o máximo de talento.à sua disposição? Que achou da dispensa de um titular, mais experiente jogador do.plantel e de qualidade inegável? Achou bem?
Tenho para mim que MK n tem unhas mas esta estrutura tb lhe corta tudo até ao sabugo.
7 Agosto, 2019 at 9:29
“Tenho para mim que é um boneco que n é tido nem achado para nada (contratações, promoções, dispensas)”
Tenho a certeza disso. Por isso é que não abordei nada relacionado com o mercado, jogadores contratados ou dispensados. Abordei principalmente as escolhas dele dentro do que tem disponível…
Tenho a certeza que o plano é “o scouting é mestre, o scouting contrata, o treinador gere o que tem”.
No limite dos limites o Keizer pode conhecer um jogador, pede, o Scouting vai estudar o rapaz e se interessar pode aprovar…mas não tenho duvidas que quem manda é o Scouting. Nem sequer é o presidente ou o Viana…é o Raul José.
7 Agosto, 2019 at 9:38
Nem acho mal. O treinador pede jogador com determinadas características, o scouting vê o que há disponível, escolhem-se as prioridades.
Isso de Renatos ou Douglas é fixe, mas os treinadores vão e os fetiches ficam (curiosidade, nenhum ex-treinador vem cá pescar, ao contrário dos rivais).
Mas tem de haver coordenação.
No Sporting, ou a Direcção contrata e o treinador (MS, e ao que parece este) come e cala, ou o treinador contrata e a Direcção paga.
7 Agosto, 2019 at 9:48
Pois…
As contratações, dispensas ou vendas têm de ser coordenadas entre direcção, scouting e equipa técnica. E aqui parece que isso é um bicho de 7 cabeças…não percebo bem porquê. No Liverpool, com um treinador chamado Klopp (que tinha tudo para ser todo poderoso) conseguem. No Dortmund também conseguem. Não é assim tão complicado…
7 Agosto, 2019 at 9:24
O treinador não caiu do céu. Foi escolhido. Pede responsabilidades a quem as tem. Mas ainda deve haver por aí muito tanso às voltas com o keizerball. O que eu já me ria em Dezembro com a conversa do keizerball!
7 Agosto, 2019 at 9:27
Grande texto.
Concordo com tudo.
7 Agosto, 2019 at 9:30
Cartilha “leal” : tudo o que ganhámos na época passada foi com sorte, os outros tiveram azar, podíamos ter sido massacrados mas… ganhámos. As derrotas, sim, essas é que foram verdadeiras.
Quando os principais detractores do Sporting são do Sporting, que esperança podemos ter no futuro do Clube?
7 Agosto, 2019 at 10:02
Já estás no futuro. Andas distraído?
7 Agosto, 2019 at 10:58
“…que esperança podemos ter no futuro do Clube?”
Quando dermos o prémio de dirigente do ano ao Varandas. No seguimento daquele que foi dado ao Godinho.
7 Agosto, 2019 at 13:58
Exactamente. Uma estátua XL em formato fálico para ele receber de costas e de cócoras.
7 Agosto, 2019 at 11:59
Foi um empate 5 a 0.
7 Agosto, 2019 at 12:19
A tua maior alegria nos últimos tempos, não duvido.
7 Agosto, 2019 at 13:27
jonascp | Março 31, 2011 às 7:58 pm
Luís Duque já começou a trabalhar em Alcochete! Finalmente temos de novo alguém que percebe de futebol à frente do clube!
Força, Sporting, vamos recuperar o orgulho do leão!”
“jonascp | Dezembro 30, 2011 às 4:57 pm
Nestes prémios é óbvio que falta o prémio para Dirigente do Ano e esse terá que ser atribuído, sem qualquer dúvida, a Godinho Lopes. Tenha-se sido ou não seu apoiante, o seu trabalho até aqui merece o nosso reconhecimento.”
“jonascp | Março 29, 2011 às 10:44 pm
Tenho uma boa notícia para os sportinguistas verdadeiros ( não para as brunettes, um termo feliz criado aqui por um sportinguista verdadeiro) :
Desde que Godinho Lopes passou a ser o Presidente do Sporting Clube de Portugal, o clube já poupou uns bons euros, porque temos um Presidente que não quer ser remunerado para servir o clube!”
7 Agosto, 2019 at 13:52
A memória é uma coisa linda! JonasSCP, metes-me nojo!
7 Agosto, 2019 at 15:36
Iorda, a mim não me metes nojo, nunca diria isso de uma pessoa que não conheço. A cultura do ódio e do insulto é a arma dos leais. Não vou por aí.
7 Agosto, 2019 at 14:39
A risada é, como é que esse tipo vem para ai todo armado em campeão, depois de ter defendido dessa maneira o “pior” (entre aspas porque o fivelas vai bem lançado para lhe roubar esse titulo) presidente de sempre do Sporting.
fdx que triste do crl
7 Agosto, 2019 at 15:27
Em favor do Jonascp tenho a dizer que ele sempre andou aqui com aquele nick e é coerente com as suas ideias. Não fosse a prosápia com que debita sentenças, e lê-lo-ia com gosto apesar de não concordar com ele em (quase) nada.
Já outros andaram por aqui com iguais pontos de vista e ou desapareceram, ou só aparecem quando dá jeito para meterem os dedos nos olhos dos outros, ou, o que é pior, andam com outros nicks.
7 Agosto, 2019 at 15:40
u como deves ser um parasita da sociedade, vivendo à custa do Rendimento Mínimo ou do Subsídio de Desemprego, tens todo o dia para chafurdar no arquivo morto e procurar afirmações minhas. Que vida triste que deves ter, pá!!! Nem um interesse cultural! Zero! Tens uma agenda para cumprir: lambe-tomates do Bruno. E então gostas de transcrever o que publiquei há oito anos. Começo é a ficar preocupado como facto de não me largares a braguilha… Mas vou desiludir-te: não tenciono satisfazer os teus desejos sexuais.
E como além de teres uma orientação diferente da minha, também és um pouquinho limitado intelectualmente (vês, fui simpático, não disse que tu és burro…), vou repetir mais uma vez, só para não te dares ao trabalho de pesquisar tanto, em vez de arranjares um parceiro:
ASSUMO TUDO O QUE ESCREVI NA ALTURA!!!
Não imaginava era que ainda iríamos ter um presidente pior do que o Godinho, alguém que em Maio de 2018 ia acabando com o Sporting, alguém que ouviu um estádio inteiro a chamar-lhe cabrão e a pedir a demissão, alguém que foi demitido e expulso pelos sócios, alguém que vai ser julgado pela justiça.
7 Agosto, 2019 at 17:10
Blà blà blà wisky saquetas e para não variar tantos caracteres gastos só para dizer asneira.
“jonascp | Março 28, 2011 às 11:22 pm
Voltei!!! Já estava com saudades do espumar de raiva dos apoiantes de BdC. Além disso, alguém se referiu a mim…
Enquanto à porta da SIC alguns vociferavam disparates, lá dentro o nosso presidente dava uma grande entrevista, objectiva e voltada para o futuro.
Sportinguistas: temos PRESIDENTE!
”
É isto o JonaSLB. Quase uma década a insultar tudo e todos os que não seguem a cartilha do croquete.
Quando quiserem explicar aos vossos filhos porque o Sporting não passa da cepa torta, dêem o exemplo deste boneco. Como ele há mais uns milhares.
7 Agosto, 2019 at 9:31
Tudo feito a olho.
Há problemas? Mete dinheiro. Traz mais gente.
7 Agosto, 2019 at 9:37
Fui um dos que dei o beneficio da dúvida ao kareca para começar a época, mas muito desconfiado. Disse aqui antes do jogo com o carnide que o kareca era como aquelas namoradas que já lhes demos algumas trancadas mas ainda não sabes se vale a pena continuar a namorar com ela. Às vezes é bom, outras vezes mau, outras vezes assim assim, e olhas para ela e não percebes nada. Qualquer dia dás em maluco e pensas que a culpa não é dela mas sim tua.
Ora bem, se existe coisa que eu detesto, são treinadores que não conseguem meter uma equipa a defender. Pó caralho com os resultados do 5-2 ou do 4-3, eu prefiro ganhar por 1-0 e ver uma equipa bem organizada defensivamente. Nunca vi nenhuma equipa ser campeã a defender mal e porcamente.
Sinceramente, depois do 5-0 muito dificilmente o kareca chegará ao final desta época. Os 2 próximos jogos são fundamentais, mas mesmo ganhando é estar a adiar o que me parece inevitável. O kareca teve esta pré-época toda para mostrar algum trabalho e a equipa ainda está pior.
7 Agosto, 2019 at 9:50
PREOCUPADO….!!!! Porquê???
Se o líder não está nós também não estamos… E isto foi só um deslize do Keizer… É que fazer uma pré-época de 6 meses tem destas coisas… Às vezes habituas-te… Amanhã ele já se lembra que agora é que é…
7 Agosto, 2019 at 9:51
O elan inicial já tinha sinais de fragilidade. Defensivamente era um apuro e ofensivamente demos a volta a jogos com bombas de fora da área e uma eficácia invulgar.
Gostei de ver muito jogo interior só que bastou os adversários perceberem o esquema sem grandes alternativas do Keizer para bloquear o nosso jogo.
Dost lesionado também não ajudou.
Keizer depois abandonou as suas ideias e estabilizámos defensivamente só que deixou de haver capacidade ofensiva.
Houveram duas ou três boas exibições com surpresas em jogos mais difíceis, como o braguilha em casa e ambos os jogos com os lampiões para a Taça. Mas foi só isso.
Não se percebem muitas das opções do onze e o próprio discurso do Keizer é bastante limitado.
7 Agosto, 2019 at 10:01
Grande parte dos sócios não acredita na capacidade de Keiser em por a equipa a lutar pelo campeonato, os jogadores sentem isso, como se devem sentir confusos com as invenções táticas sucessivas.
Junte-se a isso o passado pesado e jogos com Alvalade vazio e Keiser não chega a Dezembro, provavelmente.
7 Agosto, 2019 at 10:06
boa reflexão!!! O keiser não é treinador para o Sporting e mais cedo do que tarde o varandas tem de procurar outro treinador… para a opinião do adepto era para ontem… a verdade é que duvido que o faça… antecipo tal como muitos sportinguistas uma época igual a tantas outras… o sporting não vai lutar para o 1º lugar… vamos ficar em 3º com uma diferença de pontos considerável para os 2 primeiros… vamos a espaços ter boas performances, mas no geral a equipa vai ter muitas dificuldades… o keiser é um treinador pouco interventivo e fraco na reação a uma qualquer situação durante o jogo… esta percepção do que vai ser é a maior desilusão que tenho… partir para uma época em que tenho 99% de certeza que as coisas não vão correr bem…
7 Agosto, 2019 at 10:14
Quando o nosso treinador diz que estamos a trabalhar para chegar ao nível do final da epoca passada não é preciso dizer mais nada.
7 Agosto, 2019 at 10:17
Olho para o Sporting e sinto-me um espectador de uma sessão de hipnose de um Alexandrino qualquer: ‘a formação não presta, a formação não presta’, ‘nós somos competentes, nós somos competentes’, ‘unir o Sporting, unir o Sporting’. Só resulta com os pobres de espírito e com os que foram pagos pelo hipnotizador…
7 Agosto, 2019 at 11:52
Hehehe.
É mesmo.
7 Agosto, 2019 at 10:31
Boa análise
Concordo em grande parte com o que dizes.
E de facto esses sinais anteriormente demonstrados pelo Keizer também me deixaram sempre muito na duvida.
Falta de evolução no futebol praticado e gestão do plantel.
O facto de ter ganho as duas taças ( da maneira que foi mas ganhamos ) e ter o benefício da dúvida de não ter feito pré-epoca fez com que fosse complicado mandar MK embora.
Caso o jogo de domingo tivesse sido uma vitória ou pelo menos uma derrota que não fosse humilhante em que o jogo fosse discutido taco a taco, eu continuaria a ter dúvidas que ele tenha unhas para uma prova de regularidade como o campeonato, misturado gestão dos jogos da taça e liga Europa.
Penso que temos plantel para fazer muito mais.
A ver no próximo domingo…
SL
7 Agosto, 2019 at 10:35
É natural que o que motiva a malta é a bola a rolar, mas com tantos problemas que temos enfrentado no Sporting espanta-me como gastamos muito mais tempo a discutir os aspectos mais ligados ao futebol em vez do que influencia o sucesso de um clube.
Este post é sintomático disto!
Passamos tanto tempo a falar de jogadores e fica aqui patente que afinal mais importante do que o jogador A ou B é o treinador!! Nunca percebi como há clubes ricos que dão dezenas de milhões por um jogador e não estão dispostos a pagar nem um décimo pelo homem que decide como rentabilizá-los?!?!?
Mas ainda mais importante do que o treinador – e era aqui que eu queria chegar – é quem o escolhe e define a estratégia do clube! Como é possível os adeptos (e isto é válido para a maioria dos clubes, não só para Sportinguistas) discutirem tão pouco sobre o director desportivo e a sua política, sobre scouting, sobre o aproveitamento da formação, etc.
Submetemos os jogadores ao nosso escrutínio semanalmente mas damos o benefício da dúvida ao treinador até ao final da época e, pior, só pomos em causa a direcção de 4 em 4 anos?!?!?! Isto tem alguma lógica, quando um puto vindo da cantera precisa de 1 ou 2 anos para amadurecer enquanto o treinador tem em média 20 anos de experiência e a direcção é suposto reagir e antecipar problemas diariamente (é o que fazem bons gestores nas grandes empresas)? Há aqui um mis-match temporal ridículo!
Eu sei que não tem tanta piada, mas e que tal começarmos a questionar e escrutinar dirigentes em vez de jogadores?
Varandas, you are the weakest link! Goodbye!
7 Agosto, 2019 at 10:39
Primeiro, parabéns pelo post e por teres uma coisa que infelizmente é cada vez mais raro por cá: separar as pessoas do clube. O clube 1º.
Começar pelo ponto que me parece essencial, a questão do projeto de Varandas estar dependente e ligado ao treinador keiser. Não o acho. Keiser não foi nunca usado em campanha. Assim como nunca foi garantido que Peseiro era o treinador do projeto de Varandas. E aqui, acho sempre que um projeto seja de que presidente for nunca poderá estar ligado a um treinador. Se as coisas correrem mal, caberá a Varandas despedir Keiser. Se deixar as coisas andar e não houver medidas, aí sim, arrisca-se claramente a cair com o seu treinador, o que demonstrava burrice total! Espero que a estrutura esteja atenta! Para bem do Sporting.
Que Keiser mereceu o voto de confiança para começar a época, não tenho dúvida. Com sorte, sem sorte, com isto ou aquilo foi o treinador que ganhou mais numa época desde… Boloni! Ganhando nas finais ao FC Porto, e eliminando nas meias o Benfica e o Braga. As exibições foram do 80 ao 8 durante o tempo em que esteve, alternando por vezes pelo meio. No fundo, normal. Um plantel que não foi montado por si, onde remendou em Janeiro. E acho que em Janeiro, os reforços que vieram tiveram quase todos papel fundamental e cumpriram para aquilo que foram contratados (Luiz Phellype, Ilori jogou na ausencia de Mathieu, Doumbia foi jogando muitas vezes…). A rotação (ou falta dela) podia ser devido á incapacidade do treinador ou apenas á legitima falta de opções que garantissem confiança.
Resumindo na 1ª fase de Keiser foi muito boa! A 2ª entre Janeiro e Março foi fraquinha (os muitos jogos empoucos dias) e a 3ª fase foi aceitavel (quando começaram a ser 1 jogo por semana). Por isto ficou a curiosidade de se perceber o que Keiser faria com uma pré época e um plantel que fosse escolhido por ele.
A derrota, e sobretudo os numeros da mesma, colocam Keiser sobre brasas. A ver vamos como começamos.
Acho que a equipa tem neste momento problemas a mais…
– A nossa transição defensiva é horrorosa… Ou melhor a nossa reação á perda de dois ou 3 jogadores é boa, o resto não acompanha.
– A incapacidade de termos uma solução sem BF
– A contrataçao de Vietto (e não está em causa o valor do jogador, que me parece ser claramente um jogador muito interessante) não fazer sentido tendo em conta a nossa forma de jogar
– A insistÊncia em ter Bas Dost em campo e fazer tudo menos jogar para um avançado com as caracteristicas dele
– A insistência em dar oportunidades a Diaby, Ilori…. Há Plata por exemplo…
Há mais. Uma pré época fraca, onde o único foco era preparar o 11 para a Supertaça e nem isso se fez, depois optou-se pelos 3 centrais.
A ver vamos como corre. Eu continuo a torcer e muito ver Keiser campeão. Tenho fé? pouca. Mas enquanto Keiser for o treinador vou apoia-lo dentro de campo.
7 Agosto, 2019 at 10:52
Ok, já preparamos o assumir do insucesso de Keizer junto com o não assumir da responsabilidade do fantoche…
Boa cartilheiro
7 Agosto, 2019 at 11:14
Keizer vai ser imolado para o Varandas salvar a pele. E já não deve faltar muito, infelizmente.
7 Agosto, 2019 at 11:47
Uma coisa é assumir responsabilidade, outra é acabar com o “projeto”.
É que não tem nada a ver!!!
Se JJ saisse no fim do seu 2º ano, ninguém diria que era o fim do projeto de BDC. Apenas uma aposta falhada. Ao insistir mais um ano com ele… foi o fim dos dois.
Mas secalhar isto é muito para a tua cabeça!
7 Agosto, 2019 at 12:24
Mas então o Keizer não era o treinador do projeto? E acaba-se assim a meio?
O que aconteceu a dar tempo?
7 Agosto, 2019 at 12:58
Como foi MS que acabou por cair!
Não ha treinadores do projeto, ha treinadores que se adequam no projeto
7 Agosto, 2019 at 12:59
Mas o MS foi uma coisa bem diferente. Competência como treinador ele tinha, o problema foi ter interferido na gestão do clube
7 Agosto, 2019 at 10:59
Projeto?
Estamos de acordo nisso. O “projecto” não está ligado nem dependente do Keizer…
Por isso é que o Keizer continuou para este ano…
7 Agosto, 2019 at 13:47
“Mas enquanto Keiser for o treinador vou apoia-lo dentro de campo.”
A esplanada dentro do campo foi só na apresentação. É melhor comprares bilhete para apoia-lo na bancada.
7 Agosto, 2019 at 10:39
“…mas e que tal começarmos a questionar e escrutinar dirigentes em vez de jogadores?”
Sobretudo quando são dirigentes que e para quem ninguém tenha duvidas afirmam:
FVarandas: “A escolha de Keizer define muito o que é esta direção.”
7 Agosto, 2019 at 10:43
Para quem apostou tudo no “futebol”, Keizer não funcionar é um tiro enorme no pé.
Tudo não, houve questões financeiras abordadas na campanha mas não estou à vontade para discutir o tema por desconhecimento na matéria. Essa parte tu explicas bem.
7 Agosto, 2019 at 10:48
A parte financeira e podes ter a certeza preocupa-me bem mais do que todo o mal que possa acontecer no futebol.
Tudo aquilo que de quando em vez tenho por aqui escrito, está bem evidenciado neste texto, escrito ontem e por uma pessoa que não conheço mas sim que foi pré candidato* nas ultimas eleições:
https://castigomaximo.blogs.sapo.pt/dala-dala-dala-dala-dala-dala-dou-114047
7 Agosto, 2019 at 10:51
* Desistiu da candidatura, julgo que por falta de apoio e disponibilizou as ideias base do seu programa para quem as quisesse aproveitar.
Só soube disto nas ultimas semanas.
7 Agosto, 2019 at 10:53
Pedro Azevedo? Não sei quem é. Foi pré candidato?
7 Agosto, 2019 at 11:09
Sim, se quiseres coloco aqui o link para um texto extenso em que ele divulgou algumas das ideias da sua candidatura.
Descobri um destes dias que ele chegou a ponderar seriamente a candidatura e fez algumas diligencias nesse sentido, mas acabou por desistir.
Já o conhecia dos textos que escrevia no És a Nossa Fé, mas a determinada altura, inicio de 2018, deixei de acompanhar esse blog e um destes dias apanhei um link do blog pessoal.
7 Agosto, 2019 at 14:48
Manda.
7 Agosto, 2019 at 14:55
https://castigomaximo.blogs.sapo.pt/algumas-ideias-para-o-sporting-109335
Conforme ele diz no PS final, o que está no post e mais material foi publicado originalmente no Es a Nossa Fé, em Julho 2018, na altura em que desistiu da candidatura.
“PS: Tudo o que se encontra plasmado neste Post e que continua por fazer foi anteriormente publicado em Julho de 2018 no “És a nossa Fé”. Algumas outras ideias vi aplicadas, mas certamente não por as terem lido ou ter havido interactividade no passado, vidé a forma como ainda recentemente um dos administradores da SAD se referiu depreciativamente às “redes sociais”. Para além da falta de humildade, há toda uma cultura vigente, que já vem de trás, em que as ideias dos sócios não são de todo valorizadas, exceptuando em época de eleições, período em que de repente os sócios passam a ser verdadeiramente o centro das atenções. Tenho muito mais ideias em “pipeline”, mas pergunto-me se há interesse nisso, pois o mais certo é ir incomodar alguém. No fim do dia, o que parece importar é se a bola entra ou bate na trave. E contra isso…”
7 Agosto, 2019 at 15:25
Então e nas próximas, aparece?
7 Agosto, 2019 at 15:39
Epá, não conheço a pessoa apenas os escritos*, não sei se é velho ou novo, rico ou pobre, gordo ou magro, engenheiro ou economista … pelo que escreve, na minha opinião, domina bem a gestão económica e desportiva.
Não utiliza a critica fácil e gratuita mas não tem receio de publicar a sua opinião sobre todos os assuntos e submete-se ao contraditório e fundamenta muito bem os seus pontos de vista.
Isto para mim é importantíssimo num candidato (e que tanta falta faz ao JB) e caso surjam eleições no horizonte, sem duvida que seria um nome que gostaria de ver em acção.
*Em 2016 e 2017 lia com frequência o que escrevia em 2018 deixei de ler e muito recentemente descobri este blog pessoal, onde continua a escrever com a mesma qualidade que lhe reconheço.
7 Agosto, 2019 at 17:46
Bem, aguardemos pelo inicio do próximo ano…
7 Agosto, 2019 at 10:56
“O caminho para aqui chegar começou em Novembro. ”
Oi?
7 Agosto, 2019 at 10:57
Keizer servirá de bode expiatório tal como o outro serviu.
Já não m surpreendem.
A despreocupação existe devido ao desinteresse total em fazer algo positivo para o clube.
É deixar andar até acabar com tudo o k de bom foi feito e recuperado.
É o reboot croquette.
7 Agosto, 2019 at 11:08
Caga nisso! Quem vier atrás que feche a porta.
Não tenho a mínima esperança no futuro do clube.
Portanto já se começa a dizer que o insucesso do Keiser não é responsabilidade do fivelas. Certo. É minha concerteza!
O Sporting não tem salvação. Tão triste com isto tudo.
Isto é como a política e os políticos. A culpa é sempre de quem lá esteve anteriormente e enquanto isso nós e o país está na merda.
Mas hey, para o ano é que é!
7 Agosto, 2019 at 11:14
Chego à conclusão que o Keiser é verdadeiramente um treinador que aposta na formação.
Não no sentido de apostar nos jovens da formação, que é isso que todos pensamos quando nos vendem a ideia de um treinador com perfil formador, mas sim apostar na formação que a direcção lhe indica, joga este 11. Nós é que decidimos quem comprar/vender e quem vai a jogo.
Direcção – dirige, treinador – treina, jogador – joga, adepto – apoia. Esta é a estrutura visionária do nosso presidente, o losângulo, onde apenas o vértice “adeptos” está ligeiramente (não totalmente pois há quem acredite que estamos no rumo certo ou inevitável após 5 anos negros) preocupado.
7 Agosto, 2019 at 11:17
Se o Clube dependesse dos Sportinguistas (adeptos) era muito mais forte.
Mas temos os piores sócios do mundo, incapazes de decidir o que é melhor para o Sporting. E não é de agora. Somos um Clube de castas, infelizmente. Dos Stromps, dos nojáveis, do Conselho Leonino e dos aventais. Houve um gajo que tentou mudar isso e foi, basicamente, destruído. Com o pretexto de ser pouco democrático, quando todos sabemos que o verdadeiro motivo foi ter mexido com a ordem natural das coisas no Sporting e no futebol português. Qual é a democracia que vigora nos andrades? E nos lampiões? Não precisam dela para ganhar campeonatos e nos meter no bolso.
A culpa de tudo isto ou boa parte dela, é nossa. Dos sócios.
7 Agosto, 2019 at 11:19
É um chavão, mas não deixa de ser verdade.
Somos o Sporting que os sócios escolheram.
“Democraticamente”, claro.
7 Agosto, 2019 at 11:39
O gajo deve ter sido o ditador que mais promoveu eleições, discussões em AGs e informação para os sócios.
A cartilha da gente de bem e dos democratas da casta dos Garcias Pereiras é/era tão fraca que só sinto pena e desprezo de quem comeu aquilo tudo às colheradas.
7 Agosto, 2019 at 11:42
Como eu gostaria de ser convidado para uma discussão publica com o presidente actual em que ele respondesse a todas as duvidas que tenho.
Um presidente que se preste a isto …. é um coreano, um ditador.
7 Agosto, 2019 at 12:13
Foda-se Malcolm, isso é masoquismo.
Imagino tu a sacares perguntas da cartola e o homem a gaguejar.
Passavas o Natal com ele 😀
7 Agosto, 2019 at 12:17
Provavelmente mandava o segurança fazer-te um mata-leão.
Fim da discussão.
7 Agosto, 2019 at 12:21
Mais uma.
7 Agosto, 2019 at 14:50
Não contrariando o que dizes, até promoveu mais AGs do que era necessário.
Aliás, uma era completamente desnecessária.
7 Agosto, 2019 at 11:40
Não é ‘em boa parte’ é… na parte toda… ou não fossemos nos que escolhemos o futuro do clube…
O problema é que a culpa é sempre do outro… Dirigentes e sócios vai tudo na mesma procissão…
O Sporting está como o país já esteve (e não deixou de estar muito longe disso) “Não se governa nem se deixa governar”…
7 Agosto, 2019 at 11:31
Varandas
Out out out
Varandas
Out out out
Varandas
Out
7 Agosto, 2019 at 13:29
Tira dai a ideia. Varandas não cai já. Não enquanto a Central não o vaiar. Nesse dia acabou. Não antes.
Desde 1995, todos os Presidentes que saíram antes do final do mandato foram primeiro vaiados pela central. Roquette, Dias da Cunha, Bettencourt, Godinho e BdC.
7 Agosto, 2019 at 11:31
Para mim o que me preocupa ainda mais é a capacidade negocial (ou falta dela) do varandas.
Ele não consegue vender um jogador por preço aceitável, e das contratações só mesmo o Plata é que me entusiasma!
Pode vir a bater record de venda com o BF, mas isso qualquer um fazia!