Este é um “hoje escreves tu” diferente. Ao contrário do que é normal, eu não recebi este texto. Fui buscá-lo. Estava eu a pensar desafiar-vos para, no domingo, voltarem a mostrar o Tasca Power na recolha de assinaturas e dou de caras com esta prosa, escrita pelo Leão de Plástico.
«Para mudar, seja o que for, é preciso reunir duas coisas: inteligência e tomates. A inteligência é fundamental para entender 1- Que algo não está bem 2- Que podia estar melhor 3-O que se pode fazer para melhorar. Os “tomates” ou se quiserem coragem, serve acima de tudo para passar das palavras e considerações aos actos. Sem “mas”, sem “secalhar”, sem “era capaz se”.
Nós Sportinguistas somos excelentes no diagnóstico, nas intermináveis reflexões, nos estudos profundos das ciências desportivas, na poética das organizações…falta-nos o resto. As mãos calejadas, as mangas arregaçadas, a testosterona que transpira a “coisas feitas” e a orgulho por “ter despachado”. Somos um clube de ideólogos e laboratórios ensaísticos, lugares que só existem na nossa cabeça e onde vive um grande, enorme, gigantesco clube chamado Sporting Clube de Portugal.
O problema é que esse monumental clube só se encontra mesmo na virtualidade de cada uma das nossas epopeias mentais…na realidade, o Sporting está a lutar dramaticamente por ter gente nos estádios, ter gente nas estruturas desportivas amadoras, ter gente a apoiar e suportar o clube nos vários eventos, desportivos ou não, que promove.
Muitos Sportinguistas apenas foram a Alvalade 2 ou 3 vezes na vida. A maior parte nunca viu um jogo ao vivo de Futsal, Hóquei ou Andebol. 99% nunca praticou desporto numa instalação do clube. A maioria não adquire merchandising há mais de 5 ou 6 anos e…nunca sequer leu as gordas do jornal do clube. Arrisco-me a dizer que o Sporting é muito maior como ideia, como coisa etérea do que como organização desportiva.
Pois andam por aí uns rapazes que estão a lutar contra a ditadura do alheamento e fartos de verem os “espertos” do futebol enxovalhar as hipóteses de crescimento do clube que amam, decidiram pôr mãos à obra e arregaçar as mangas. Começar pelo Sporting, acabar onde quer que exista um adepto com vontade (e tomates) para mudar o que está mal.
Sim, estou a falar do Movimento Basta! Um nome tão conhecido como esvaziado de reconhecimento por parte de quem quer que todo o podre permaneça intacto. Muitos falam deste Basta! sem sequer ter lido duas linhas do que se propõe, do que defende e realiza. Estes rapazes oferecem com generosidade o tempo, o espaço e os argumentos certos para todos os que enchem a boca para dizer mal do futebol português.
Mas como têm tomates, não falam só disso. Pensam e agem. Ultrapassam a fronteira do clube imaginário e vão para as ruas, estádios e portas de FPF agitar o marasmo de consensos inúteis. Lamentavelmente e apesar de imensa adesão online, quando chega a hora de ter os Sportinguistas do seu lado, a coisa murcha. Todos se remetem às desculpas do costume e “esquecem-se” de que há uma batalha a decorrer e da qual estão a debandar.
Para os que não debandam, para os que têm consciência que só um clube que luta é que ganha, para os que não acham que são sempre os “outros” que devem mudar as coisas por nós, para todos esses um desafio: No Domingo, 2 horas antes do jogo com o Estoril, é necessário sensibilizar todos os Sportinguistas para a urgência de um protesto pela Verdade Desportiva no nosso futebol. Quem tem a “barriga cheia” de segundos lugares pode ficar à margem, mas para os outros, que sabem o que nos espera no próximo ano, este é uma oportunidade de se juntarem ao Movimento.
Às 14h00 e até à hora de início do jogo, nas imediações do Estádio de Alvalade, será continuada uma recolha de assinaturas, numa petição que já decorre desde o jogo Sporting-Porto e que será entregue na Assembleia da República.
Existe uma versão online desta petição que podem ver e assinar aqui:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=movimentobasta
O que o Movimento pede a cada Sportinguista é simples: ajuda a sensibilizar outros leões!»
Posto isto, fica o desafio:
Quem desejar ajudar na recolha, como voluntário, por favor envie um e-mail para:
[email protected] ou para [email protected]
com nome e contacto telefónico.
Conto convosco!
7 Maio, 2014 at 18:02
Grande texto do Javardeiro, mais uma vez toca numa questão pertinente. A vontade de demonstrar que se tem uma cultura de participação cívica. Todos nós podemos andar pelos blogs e páginas afetos ao Sporting, e dizer que fazemos e acontecemos…mas é preciso demonstrar no terreno.
O Sporting precisa que os Sportinguistas sejam muito mais participativos do que, habitualmente, são, não só fazendo-se sócios (quem possa, obviamente), comprando merchandising do clube ( se for possível), mas sobretudo, o Movimento Basta deu-nos a possibilidade de ajudar o clube, sem necessitar de gastar dinheiro, apenas disponibilizando o nosso tempo e a nossa vontade.
Eu vou lá estar a recolher assinaturas ! Bora lá, tasqueiros ! ( Se for preciso pagar umas imperiais, outra vez, também se arranja 🙂 )
7 Maio, 2014 at 18:09
Andamos 17 anos adormecidos… ou anestesiados, se quiseres.
Eu sei que isto das massas é complicado de mexer…
Infelizmente, a paixão que graça por aqui não é generalizada.
Isto “só” lá vai com títulos, que é mais ou menos como uma Noélia entrar num tasco e atiçar o pessoal que lá estiver… Temos que ganhar umas “Noélias” primeiro, para os adeptos ficarem de com a “tenda (do Sportinguismo) armada”
7 Maio, 2014 at 18:15
Isso é mais ou menos como o empregado que está à espera que o patrão o aumente para trabalhar um pouco melhor
7 Maio, 2014 at 19:24
E sabes quantos são assim, certo?
Infelizmente, é assim, na generalidade… Mas também não curto a cena. Se o Sporting dependesse só dos Tasqueiros (na sua esmagadora maioria) eramos o clube com mais títulos do universo (falo de futebol, claro).
7 Maio, 2014 at 18:17
Lol…se é por aí, se calhar temos de ter lá duas “paraguayas” a recolher assinaturas… 🙂
Concordo com o que dizes, Ricardo, mas é agora, antes dos títulos, que o Sporting mais precisa de nós, e eu não consigo acreditar que, de entre 4 milhões de Sportinguistas ( ok, a viver o clube, de forma mais intensa, teremos 300/400 mil) não haja uns milhares valentes que estejam dispostos a ajudar o seu clube sem contra-partidas…
Eu sei que muitos que estão mais longe, como é o teu caso, já fazem o que podem e o que não podem, mas ainda há bastante para fazer, trazer amigos “sportinguenses” para mais próximo do clube, pedir-lhes para assinar a petição, por exemplo. Se calhar, esta ideia que tenho, de que as pessoas tem de participar activamente para o bem de todos, seja no desporto, seja noutras áreas, faz de mim um sonhador, mas não consigo deixar de pensar desta maneira…
7 Maio, 2014 at 19:23
Repara que eu não estava a falar de mim… estava a generalizar.
Infelizmente, vai demorar a assumir um papel demolidor em termos de massa associada… Não é o que gostava que acontecesse, mas temo que seja mesmo assim. Infelizmente é a inércia que vivemos no país…
7 Maio, 2014 at 18:03
“…para os que não debandam…para os que não acham que são sempre os “outros” que devem mudar as coisas por nós…” Lá estarei.
7 Maio, 2014 at 18:16
Gostava de estar por LX mas não posso. Que pode um Leão dos Algarves, que anda pelos Algarves, fazer para ajudar?
7 Maio, 2014 at 18:38
Assina a petição e convence todos os teus amigos e/ou família a fazer o mesmo – aqui:
http://bit.ly/Pc0j9s
7 Maio, 2014 at 18:57
Isso ja ta feito desde o principio.
7 Maio, 2014 at 20:29
Mais um…
SL
7 Maio, 2014 at 23:23
Também já assinei online.
7 Maio, 2014 at 18:16
Eu, daqui dos Açores pouco ou nada posso fazer, mas no espaço de poucas semanas (e com 71 anos) assinei o nosso Jornal e fiz-me sócio – 107.698 (com quotas pagas até dezembro)!!!!!!
É pouco?? Já devia ter feito há mais tempo?? Eu digo que sim!!
Mas…. há sempre um mas…. olhei sempre para os benefícios que teria (nenhuns ou quase nenhuns) em ser sócio do Clube que sempre (desde que me conheço) amo; e por amá-lo muito, e por continuar a ver o que fazem e continuam a fazer para o denegrir, o empurrar para baixo, sem qualquer pudor e sem qualquer vergonha, decidi ajudá-lo no que posso!!
Acho que a mais não sou “obrigado”.
SPORTING!! SPORTING!! SPORTING!!
SEMPRE, SEMPRE, SEMPRE!!!!!!!!!!
PS – Espero que o “Movimento Basta” tenha o êxito que todos nós Sportinguistas desejam!! Espero também que o trabalho que estão a ter, e o que terão daqui para a frente, produza os seus frutos; e que pelo menos abra as consciências dos políticos, dos diversos poderes instituídos no nosso futebol, de todos os dirigentes, jogadores e árbitros!
Pr’á frente malta, não desanimem!
7 Maio, 2014 at 20:18
Eh amigo…
Parabéns e um abraço de quem também já tem 71…!!
SL
8 Maio, 2014 at 8:14
AH LEÕES!
Vocês são um exemplo para todos nós!
7 Maio, 2014 at 18:40
Subscrevo inteiramente, está na hora de passar das palavras e considerações aos actos.
É verdade, 95% dos sportinguistas que conheço não vão ao estádio, não compram merchandising, não pagam cotas, não vêem modalidades, etc… no fundo esperam que “outro” resolva. E a grandeza de tanta gente que sente o clube mas que em nada o ajuda, passa a ser virtual, pois defender o Sporting é mais que “lutar pelo nosso nome” com vermelhos e azuis, no trabalho, nos cafés ou nas redes sociais… Está na hora! Se 10% da nossa massa adepta contribuísse… que bom seria.
Eu assinei o movimento online já há bastante tempo, nos dias de jogo em que o pessoal esteve a recolher assinaturas cheguei mesmo a queimar e entrei logo no estádio, mas este domingo assinarei também na folha.
Espero que vão ouvindo as mensagens que o pessoal aqui e ali vai passando e que ninguém se esqueça, não serão outros, temos de ser nós!!!
Abraços
7 Maio, 2014 at 18:55
Atenção que só se deve assinar uma vez a petição. Quem o fez online, não deverá assinar a folha presencialmente (corrijam-me se estiver errado)…a entrega na AR será a soma das duas e não convém haver repetições. SSul se queres ajudar mais um pouco, partilha o link da petição com todos os teus contactos ou aparece às 14h00 no Estádio…serás muito útil.
7 Maio, 2014 at 21:35
Agora deixaram-me baralhada. Logo que a petição online apareceu assinei. Depois disseram aqui na tasca que se podia assinar presencialmente quando se fosse ao Estádio. Pensava assinar agora no domingo presencialmente mas com esta indefinição fico sem saber se posso assinar ou não
7 Maio, 2014 at 23:46
Eu também fiquei com a ideia na altura em que se lançou o movimento que se falou em assinar online e presencialmente.
Domingo vou tentar estar lá pelas 14h00 e claro que ajudo no que for preciso.
Abraços
7 Maio, 2014 at 19:03
Ouçam cá, essa estória que anda aí a circular sobre o nosso treinador, vocês já pensaram que os que não conseguiram que ele saísse para o porco, podem estar a tentar que ele vá para o estrangeiro? Era aí que entrava o Jorge Mendes que, toda a gente sabe, está feito com os nossos rivais. Esse mafioso pode andar a ver se arranja um clube que faça a cabeça ao Jardim, só para o tirar do Sporting. Não acredito que o LJ fizesse isso ao clube, até porque só se fosse parvo é que não percebia que mais do que reconhecer o valor dele, o intento é prejudicar o Sporting. Mas é óbvio que há muito insistência e interesse em criar veneno na relação entre o LJ e o Sporting, para ficarmos sem treinador. Filhos de uma grande puta, não há meio de pagarem por toda a merda que fazem!
7 Maio, 2014 at 19:14
Ja assinei a peticao. Uma vez que os putos ainda nao podem, vou convencer a minha Ex.ma esposa lampia a assinar. Forca e contem comigo para repor o nosso Sporting no lugar (1) que nos ultimos 30 anos muitas vezes lhe foi sonegado.
7 Maio, 2014 at 19:14
Assinarei com certeza antes do jogo envergando com orgulho o meu cartão de sócio. A união tem de fazer a força, e isso é crucial.
Alguns pontos importantes de hoje:
1º- Treino em Alvalade. Assisti in loco hoje de manhã e deixo aqui alguns tópicos importantes: Shikabala tem uma classe e uma técnica acima da média, dois chapéus ao guarda-redes com uma elegância tremenda que não entraram por sorte. A meu ver ainda lhe falta velocidade, está um pouco preso a sair para o ataque. Depois, André Martins, fez um grande treino, comandava “aquele meio campo” com uma qualidade invejável. Grande surpresa. Assinalo ainda o bom ambiente naqueles meinhos, grande atmosfera se vive naquele balneário.
2º- Jardim no Mónaco. Quando li a noticia supus que fosse mais uma especulação para dificultar a futura renovação etc etc etc. Mas depois pus me a pensar e ao mesmo tempo que lia alguns comentários aqui na Tasca: Era muito mau se Leonardo saísse, não alinho naquele discurso que por meia duzia de tostões o treinador deve sair, vem outro, o que importa é o resto no futuro. Não mesmo. Nesta época foi um dos mais obreiros no sucesso do Sporting e quero o ver mais uns anos no Sporting, assim as partes o desejam. Não me mandam Marco Silva ou Rui Vitória desta vida porque o que lá está é para manter e para preservar dando lhe as condições adequadas.
3º- Missão pavilhão- Alem das condições já conhecidas, acrescenta-se agora o nome do contribuinte no pavilhão e também um desconto considerável para o jogo, além de um certificado. Começa a tornar-se mais claro, e devia e deve haver mais acções de campanha até domingo. Parece uma coisa feita na obscuridade quando tem de ser exactamente o contrário.
7 Maio, 2014 at 19:21
Além do cartão de sócio , não te esqueças do cartão de cidadão…o nº desse é que conta para a petição.
Quando andei a recolher assinaturas no jogo contra o guimarães, ficaram mais umas quantas por recolher porque muitas pessoas não tinham , nem sabiam o seu nº de identificação…
Lá estarei mais uma vez a ajudar.
7 Maio, 2014 at 22:15
Boa crónica leão!
7 Maio, 2014 at 20:27
Toca a comprar o jornal amanhã. Há novidades!
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_jornalsporting8maio_070514_127866.asp
7 Maio, 2014 at 20:43
Desculpem o off-tópico mas:
F Augusto não seria a melhor opção para ser a sombra do William na próxima época?!?!?
SL
7 Maio, 2014 at 20:45
Tambem gosto.
8 Maio, 2014 at 0:03
Parece-me um bom reforço.
A única questão é se há espaço para ele, João Mário e Wallyson.
8 Maio, 2014 at 1:38
Quem é F.Augusto?
7 Maio, 2014 at 20:46
Off topic:
http://www.sporting.pt/Clube/missaopavilhao.asp
E pronto, mais uma vez as baratas tontas que andavam a criticar porque não podiam doar o que podiam, ou porque preferiam o nome numa placa, caíram no ridículo! Mania de falarem cedo demais!
7 Maio, 2014 at 21:04
Já fiz a pré-reserva mas ainda há algumas dúvidas a esclarecer, concretamente onde será construído (já aqui li que ficaria num espaço do antigo estádio) e como será financiado, acreidto que terão resposta a partir de Domingo.
Sobre o tópico: infelizmente não vou poder ir a Alvalade para a despedida desta temporada por isso não poderei ajudar na recolha de assinaturas, já assinei a petição online (creio que há um mês). Mas como estou bastante tempo afastado de Portugal e muitas vezes tenho grandes dificuldades com ligações à internet, tenho de admitir que sei relativamente pouco sobre o movimento Basta. Sei que partiu de um desafio do Bruno de Carvalho e a petição que assinei era sobre três pontos creio, a arbitragem, os bilhetes e justiça desportiva. Onde é que pode ler mais sobre o movimento?
7 Maio, 2014 at 23:33
Eles andam aqui pela Tasca a recolher as sugestões do pessoal 😀
7 Maio, 2014 at 20:56
Sinal +:
Esta época está a jogar numa posição mais recuada ….
E parece-me uma adaptação feliz….
E aquele pé Esquerdo tem toque…
Tem sido convocado ou pre-convocado para seleção do Sub20 do Brasil…
Aspecto menos positivos:
1,82 e 77 Kgs não é um colosso físico…e o Nosso SCP vai ter de melhorar este aspecto…
O Rio Ave joga com duplo pivôt… O SCP não …
SL
8 Maio, 2014 at 0:31
moralha do JMendes é sempre de pé atrás… o projecto dele no paços de ferreira deve ir ao fundo, o do rio ave fez o brilharete das finais, o de braga não deu em nada. Não entrou no valência, entrou no porto sem gastar um cêntimo.
7 Maio, 2014 at 21:00
Vou doar 50€… Ganho uma camisola e tenho a oferta das primeiras quotas do novo sócio do SCP… O meu filhote!!!
A camisola será ainda da PUMA?!?!?!
Eu já sou sócio!!! E tu cacifeiro?!?!
SL
7 Maio, 2014 at 21:33
Vi hoje a camisola e não tem qualquer marca. Verde e branca com o símbolo do Sporting, numero 12 nas costas (numa caixa de fundo branco) e na zona lateral em baixo o símbolo da missão pavilhão, não me lembro bem se também tem o símbolo do 12 jogador ah frente.
7 Maio, 2014 at 21:03
Lá vou juntar 60€ para colocar o meu nome no Pavilhão hehehe
7 Maio, 2014 at 21:53
Para quem gosta do Ancelloti devia ter visto o jogo hoje.
A defender um 1-0 contra o Valladolid que está para descer… Abdicou do Benzema e pôs o Illaramendi (este gajo custou 30M!).
Fodeu-se. Sofreram golo e como já estavam sem o Ronaldo que saiu aos 9 minutos lesionado, foi só pontapé para a frente até acabar o jogo.
Agora o Barcelona depende só dele para ganhar a liga, 2 vitórias nos 2 jogos que faltam e são campeões.
7 Maio, 2014 at 21:55
Grande campeonato espanhol
7 Maio, 2014 at 22:12
Só espero que não tenha sido nada de grave… common Ronaldo!
7 Maio, 2014 at 22:30
Pior ainda: Trocou Benzema por Coentrão
7 Maio, 2014 at 22:30
*Marcelo
7 Maio, 2014 at 22:46
Não é possível, rai’s parta à bola! Que vómito o Barcelona ser campeão outra vez, c@£@*§§!! Coitado do Atlético de Madrid. Vai ter um último jogo do mais difícil que podia haver. Ou é campeão, ou é cabeçudo! Ai coração…
7 Maio, 2014 at 21:54
Leão que ruge assim devia ser Leão de Bronze e não de plástico! Parabéns ao autor! Saudações Leoninas!
7 Maio, 2014 at 22:03
Vamos ter SPORTING TV em sinal aberto?
Eu já assinei a petição!
Saudações Leoninas!!!
7 Maio, 2014 at 22:05
Nice avatar 🙂
7 Maio, 2014 at 22:26
Thanks!
7 Maio, 2014 at 22:11
Alguém pode postar foto da camisola MISSÃO Pavilhão ?!?!?!?
SL
7 Maio, 2014 at 22:42
Uma camisola muito bonita aparentemente sem marca, com o doze do décimo segundo jogador. O que a torna ainda mais bonita é que traz o emblema mais bonito do mundo, esse mesmo, o emblema do Sporting, em vez do emblema da adidas inventado pelos lambuças.
7 Maio, 2014 at 23:30
http://www.google.pt/search?q=joao+benedito+missao+pavilhao&rls=en&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=zLNqU7LOJ6LY7AaG8YGYBQ&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1280&bih=611#facrc=_&imgdii=_&imgrc=q3FI5r30EWdOBM%253A%3BodUIapoZa_VZUM%3Bhttp%253A%252F%252Fblog.verdebranco.net%252Fwp-content%252Fuploads%252F2014%252F04%252FMissao-Pavilhao-1.png%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.forumscp.com%252Findex.php%253Ftopic%253D59020.300%3B258%3B467
7 Maio, 2014 at 23:42
Se for mesmo essa é lindissima 😀
7 Maio, 2014 at 23:47
É mesmo, o Benedito apresentou no blog dele!
8 Maio, 2014 at 0:53
Essa sim a clássica verde-e-branca.
Se há coisas que lamento a sério é não ver em Alvalade a maioria das pessoas vestidas nas bancadas com a camisola do Sporting ou outra qualquer desde que seja em verde.
Um gajo olha para os jogos do Dortmund na TV e está o estádio todo de amarelo, os do Wolfsburg todo de verde e por aí…
7 Maio, 2014 at 22:54
acabei de contribuir para o Pavilhão! uma camisola linda, sem publicidade e com o emblema do …SPORTING!
7 Maio, 2014 at 23:12
In Rascord: “Está definido o mês do arranque da Sporting TV. Em julho, e tal como Record oportunamente anunciou, os adeptos leoninos (e todos os outros, já que a transmissão será feita em multiplataformas e em sinal aberto) terão acesso a uma grelha transversal, com emissões 24 horas por dia”.
Saudações Leoninas
7 Maio, 2014 at 23:23
In jornal do Sporting: “A Sporting TV vai finalmente chegar a casa dos Sportinguistas, com o início das emissões a ter lugar já em Julho próximo. O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal decidiu esta semana atribuir a gestão do canal Sporting à World Channels, uma das três propostas finalistas.
Neste processo foram oito as propostas admitidas, o que revela bem o interesse que o canal Sporting despertou junto das mais diversas entidades”.
José Quintela,
Director”
7 Maio, 2014 at 23:25
Informações mais relevantes na edição do Sporting a destacar sobre a Sporting TV:
– arrancam as emissões em Julho;
– será em sinal aberto;
– emissões de 24h/dia com 6h/dia de nova programação à semana (mais 2 em que tenham jogos), e 8h/dia ao fim de semana.;
– terá transmissões: equipa B, futebol formação, andebol, futsal, atletismo, hóquei em patins, entre outras;
– a gestão do canal Sporting será da responsabilidade da World Channels.
7 Maio, 2014 at 23:31
Em sinal aberto mas é na Meo, Zon e afins?
7 Maio, 2014 at 23:35
Parece que sim… josé
7 Maio, 2014 at 23:39
Sim também me parece o mais óbvio. Estou ansioso por chegar o mês de Julho!
8 Maio, 2014 at 0:08
Já assinei a petição e no domingo irei ao estádio apoiar a equipa. Compromissos, não me permitirão chegar mais cedo a Lisboa, mas serei sempre mais um a apoiar o movimento. Já tinha lido o post no LdP, e sabia que o Cherba lhe ia dar o merecido destaque. No domingo, serei mais um a ajudar na “missão pavilhão”, na qual a Tasca teve um papel fundamental.
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/
8 Maio, 2014 at 8:29
Entrei no site de do Sporting e nos destaques não aparece qualquer notícia sobre a Missão Pavilhão.
Tive que navegar um pouco para perceber onde se encontrava esta iniciativa e lá a encontrei num canto… http://www.sporting.pt/Clube/missaopavilhao.asp
Recebi também a newsletter semanal do Sporting e…nada.
Se eu não vier à Tasca ou não tiver acesso ao jornal do Sporting, temos mais uma divulgação deficitária de uma iniciativa que carece de muito mais destaque.
Francamente, a Tasca presta-nos um melhor serviço informativo sobre esta iniciativa que o próprio clube.
Boa notícia, sem dúvida, a da Sporting Tv!
8 Maio, 2014 at 8:46
Se calhar é porque a campanha só arranca oficialmente no Domingo. Só nessa altura é que haverá o devido destaque. Mas é bom que já haja tanta gente com vontade de largar a nota. Depois é manter o élan.
8 Maio, 2014 at 10:28
Sporting Tv olé
Sporting Tv olé
Sporting Tv olé
Olé
Sporting Tv olé
Sporting Tv olé
Sporting Tv olé
Olé
Transmissões de alguns jogos de cabo verde, Moçambique e de Angola … Para uma grande fatia portugueses por ai espalhados
( apenas mais uma ideia )